SóProvas



Prova CESPE - 2011 - Correios - Cargos de Nível Médio - Conhecimentos Básicos - Cargos 35 e 36


ID
883735
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O item a seguir apresentam trechos de textos que poderiam fazer parte de correspondências oficiais. Julgue-o quanto à correção gramatical e à adequação para compor esse tipo de correspondência. 


Com esse foco, na ECT desenvolvem diversos programas, com destaque para: Coleta seletiva solidária; Projeto Ecopostal; Educação ambiental – Correios Solidariedade Expressa; Entrega de livros didáticos – Papai Noel dos Correios; Fotografias de crianças desaparecidas nos telegramas; Patrocínio esportivo, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • A meu ver a vírgula não está incorreta. Se retirássemos a vírgula a frase passaria a expressar que o foco é na ECT: "Com esse foco na ECT desenvolvem diversos programas,..." No meu entendimento o erro está na expressão: "na ECT desenvolvem...". O correto seria: "Com esse foco, a ECT desenvolve diversos programas..."
  • O correto seria:

    "Com esse foco, na ECT, desenvolvem-se diversos programas," (...)

    Faltou a partícula apassivadora, pois na voz passiva analítica ficaria: diversos programas são desenvolvidos. Como está na voz passiva sintética, necessita-se da partícula. A vírgula depois de "ECT" entendo que poderia ser dispensável, por ser um advérbio de pequena extensão (até 3 palavras). 
  • Essa letras maiúsculas após dois pontos e ponto e vírgula estão corretas?
  • Faltou Concisão (objetividade) ao texto. Alguém concorda? 
  • Ao colega concurseiro Felipe Gracia,
    A virgula posta isolando o "na ECT" causa uma ambiguidade. Com tal artífice não se sabe se o foco é DA ECT, no desenvolvimento de programas...ou se o o foco é NA ECT. Então acho eu que o correto seria a virgula somente antes de "na ECT" e não após também.
  • "Se, depois dos dois pontos, vier um simples desdobramento da frase ou uma enumeração (e não uma citação direta), a palavra começará com minúscula" - Manual de Redação da PUCRS

    O mesmo vale para ponto-e-vírgula (repare que os nomes dos projetos continuam em maiúsculas). Na frase deveria ser:
    ...com destaque para: coleta seletiva solidária; Projeto Ecopostal; educação ambiental – Correios Solidariedade Expressa; entrega de livros didáticos – Papai Noel dos Correios; fotografias de crianças desaparecidas nos telegramas; patrocínio esportivo, entre outros.

  • o correto nao seria... "com esse foco, na ECT DESENVOLVEM-SE diversor programas...
  • Acredito que os erros são:

    1- Falta do significado próprio antecedendo a sigla  ECT

    2- Falta da partícula apassivadora "se" no verbo desenvolver (desenvolvem-se)

    3- Falta da vígula depois de "na ECT", visto que, essa frase foi escrita na ordem inversa.

    Transpondo para a ordem direta, temos: "Desenvolvem-se diversos programas na ECT.

    ETC não é sujeito da oração, mas sim, adjunto adverbial de lugar que complementa o objeto direto "diversos programas". Portanto, o uso da vírgula  é obrigatório quando a oração é iniciada por um adjunto.

    Não enxergo essa ambiguidade que o colega falou!

    Resumindo:

    Com esse foco, na "significado da sigla" - ECT, desenvolvem-se diversos programas, com destaque para: ...

    QUESTÃO ERRADA!!

    PS: Se eu estiver errado, por favor, me corrijam!
  • As letras maiúsculas após os ponto e virgulas... Errado
  • Ele fez uma verdadeira salada de frutas com a pontuação.Ele começa enumerando os programas e sem mais nem menos usa os (- -) ,que deveriam ser usados para introduzir uma especie de fala do autor ou explicação no contexto,ele usa no meio da enumeração em si.1 dos erros.
  • Verificamos alguns erros na construção dessa oração.

    Se fosse oração sem sujeito, o verbo estaria na terceira pessoa do singular (desenvolve) + índice de indeterminação do sujeito (-se). O verbo está no plural, o que pode indicar voz passiva: diversão programas são desenvolvidos. Nesse, caso, falta, então, a partícula apassivadora: desenvolvem-se.

    Temos problemas também com o uso de letras maiúsculas após ponto-e-vírgula. O correto seria o uso de letras minúsculas, pois há apenas separação de itens de uma enumeração. 


    A resposta é incorreta.

  • Os erros foram muito bem explicados pelos amigos "mais curtidos". 


    Gabarito ERRADO

ID
883738
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Os itens a seguir apresentam trechos de textos que poderiam fazer
parte de correspondências oficiais. Julgue-os quanto à correção
gramatical e à adequação para compor esse tipo de
correspondência.

Como é do conhecimento de Vossa Senhoria, foi lançada, em 2009, a Identidade Corporativa dos Correios, que tem como um de seus principais valores a sustentabilidade.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa CERTA

    Está perfeitamente de acordo com o manual de redação oficial:  A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: "A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)". Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais.
  • Em se tratando de redação oficial, devemos ter o uso dos pronomes SUA  e VOSSA bem assimilados..

    Vossa Excelência X Sua Excelência :

    os pronomes de tratamento que possuem "Vossa (s)"  são empregados em relação à pessoa com quem falamos.
    Ex.  Espero que V. Ex.ª, Senhor Ministro, compareça a este encontro - (falando com o ministro)


    Emprega-se SUA EXELÊNCIA, quando se fala A RESPEITO  da pessoa

    Por Exemplo:
    Todos os membros da C.P.I. afirmaram que Sua Excelência, o Senhor Presidente da República, agiu com propriedade (falando a respeito do presidente, mas não em sua presença)
  • Só complementando o comentário dos colegas,

    GRAMATICALMENTE a questão está perfeita! As inúmeras vírgulas estão delimitando os termos INTERCALADOS e DESLOCADOS!

    QUESTÃO: Como é do conhecimento de Vossa Senhoria, foi lançada, em 2009, a Identidade Corporativa dos Correios, que tem como um de seus principais valores a sustentabilidade.

    NA ORDEM DIRETA FICARIA ASSIM: A Identidade Corporativa dos Correios, que tem como um de seus principais valores a sustentabilidade, foi lançada em 2009 como é do conhecimento de Vossa Senhoria.
  • SE É DO CONHECIMENTO, ENTÃO PRA QUE COMUNICAR?
  • A expressão "Como é do conhecimento de Vossa Senhoria" não é considerada pelo CESPE uma expressão prolixa, desnecessária, conforme depreende-se da questão abaixo, dada também como CERTA

    Q260794 - CESPE - 2012 - TCU - Técnico de Controle Externo Considerando que os trechos a seguir constituam segmentos, não necessariamente sequenciais, de um ofício, julgue-os quanto à correção gramatical, condição essencial aos documentos da comunicação oficial.

    Conforme é do conhecimento de V. Sa., a primeira fiscalização avaliou o serviço de atendimento ao usuário de três órgãos públicos e resultou em acórdão proferido pelo TCU. A segunda fiscalização, julgada por outro acórdão, verificou a atuação desses mesmos órgãos no acompanhamento da qualidade dos serviços prestados.

  • Vlw Marcos Fagner. Marquei errado justamente por entender que a expressão 'Como é do conhecimento de Vossa Senhoria' indicaria prolixidade. Mas agora acho que não erro mais esse tipo de questão...

  • Como é do conhecimento de Vossa Senhoria, foi lançada, em 2009, a Identidade Corporativa dos Correios, que tem como um de seus principais valores a sustentabilidade.

    Marquei errado pq depois de valores tinha que ter uma vírgula ou dois pontos!


ID
883741
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Os itens a seguir apresentam trechos de textos que poderiam fazer
parte de correspondências oficiais. Julgue-os quanto à correção
gramatical e à adequação para compor esse tipo de
correspondência.

Essa postura reflete uma consciência de responsabilidade social mais coerente com a realidade brasileira: não basta recursos; é necessário também de qualquer jeito promover e incentivar o crescimento sustentável da sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Essa postura reflete uma consciência de responsabilidade social mais coerente com a realidade brasileira: não basta recursos; é necessário também de qualquer jeito promover e incentivar o crescimento sustentável da sociedade.

    O trecho destacado está separado por: ponto e vírgula, o que seria suficiente ter colocado uma vígula.
    Bons estudos e "vamo que vamo"
  • O ";" ponto e vírgula não está errado pelo fato de tratar-se de orações coordenadas assindéticas, o erro da questão é em NÃO BASTAM RECURSOS.
  • Concordo com a Priscila e o Daniel.

    O termo "de qualquer jeito"deveria estar entre vírgulas e também o achei desapropriado para o contexto. Não se faz nada "de qualquer jeito"na administração pública, deve haver ponderação, proporcionalidade.

    Bons estudos!
  • Achei que faltou clareza pela ausência de vírgulas no último período...
    Então, ao meu ver, a correção ficaria assim:


    Essa postura reflete uma consciência de responsabilidade social mais coerente com a realidade brasileira: não basta recursos; é necessário também de qualquer jeito promover e incentivar o crescimento sustentável da sociedade.

    Essa postura reflete uma consciência de responsabilidade social mais coerente com a realidade brasileira: não bastam recursos; é necessário também, de qualquer jeito, promover e incentivar o crescimento sustentável da sociedade.

    Alguém discorda? Lembrando que fiz a correção apenas quanto à gramática... Concordo com os outros colegas que o emprego de "de qualquer jeito" soa inapropriado.
  • Essa postura reflete uma consciência de responsabilidade social mais coerente com a realidade brasileira: não basta(M) recursos; é necessário também de qualquer jeito promover e incentivar o crescimento sustentável da sociedade.

    O principal erro que encontrei foi de concordância verbal, pois o verbo "bastar" deveria estar no plural para concordar com o sujeito posposto "recursos", que está no plural. Poderia assinalar também como erro  a colocação desse ponto e vírgulas, logo após o termo "recursos", pois, ao que parece, esse termo não é uma enumeração. De todo modo, a questão está errada pelo erro de concordância verbal.

  • Em 'não basta recursos' quem é o sujeito? 'recursos' né. O verbo deve sempre concordar com o sujeito. Assim, o certo seria 'não bastam recursos'. Vamos ficar ligados: o Cespe adora colocar o sujeito depois do verbo para puxar o tapete do candidato incauto.

    Força, foco e fé!

  • Não bastaM recursos. o núcleo do sujeito é "recursos" e está no plural, logo, o basta está errado no singular.



ID
883771
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de Internet e intranet, julgue o item a seguir.

Uma intranet é uma rede de computadores cujos componentes estão interligados em um mesmo domínio.

Alternativas
Comentários
  • Apenas para reforçar a aprendizagem:

      INTERNET INTRANET EXTRANET Acesso Público Restrito a funcionários da empresa Restrito a clientes, parceiros e/ou fornecedores Usuários Qualquer usuário Usuários da rede interna Redes conectadas ou autorizadas Informação Pulverizada, pública e usualmente superficial Privada/Compartilhada dentro da empresa Compartilhada entre determinadas empresas
    Abraços e bons estudos!

    Obs.: A INTRANET pode ou não se restringir a um único local físico (dependências da empresa, p.ex.). Se restringir, a comunicação é estabelecida através da LAN - Local Area Network (rede local); caso contrário, far-se-á por meio da internet "comum".
  • A afirmação está correta, e o comentário acima também.

    Uma intranet é uma rede onde os usuários possuem acesso restrito através de login e senha. Onde está este login e senha? É aí que surge o final da questão para esclarecer.
    Um domínio, dentro da rede da empresa, é um servidor (por exemplo, Windows Server 2008) com um cadastro de usuários (por exemplo, Active Directory Users and Computers), identificado por um nome único (por exemplo, SAOJOSE), que organiza as contas de usuários e computadores em uma 'floresta' de objetos.
  • intranet é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suite de protocolos da Internet, porém, de uso exclusivo de um determinado local, como, por exemplo, a rede de uma empresa, que só pode ser acessada por seus usuários ou colaboradores internos, tanto internamente como externamente ao local físico da empresa.

    por isso, o seu domínio será interno
  • Discordo do gabarito.

    Dentro de uma rede corporativa é possível existir mais de um domínio, todos acessando aplicações, sistemas e compartilhando informações em uma mesma intranet.
  • Qual a definição de "componente" e "dominio" nesse contexto??
  • Domínino é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de pc na net. O nome de domínino foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números
  • Domínio é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de pcs na net. O objetivo do domínio é de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet.

    Exemplos:
    COM.BR
    IND.BR
    JUS.BR
    INFO.BR
    GOV.BR
    MIL.BR

     

  • Questão muito mal redigida. Imagina que você compre o domínio para o seu site (.com.br) nesse caso, pelo CESPE, você estaria na intranet de grandes corporações como das lojas americanas.com.br, submarino.com.br.

  • Não entendi! Rede de computadores ? Não seria Rede de usuários ? Pois, você pode acessar a intranet de outro computador, desde que possui a senha. Alguém ???

  • Gabarito: CERTO.

    A questão está correta, pois a intranet é uma rede privada com acesso restrito ao grupo de domínio devidamente cadastrados. Entenda por grupo de dominio os respectivos servidores da organização. Para este acesso é necessário um login e senha.

    Portanto, item CERTO.

    Grande abraço e bons Estudos!

     

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática.

    Uma intranet é uma rede onde os usuários possuem acesso restrito através de login e senha. Onde está este login e senha? É aí que surge o final da questão para esclarecer.
    Um domínio, dentro da rede da empresa, é um servidor (por exemplo, Windows Server 2008) com um cadastro de usuários (por exemplo, Active Directory Users and Computers), identificado por um nome único (por exemplo, SAOJOSE), que organiza as contas de usuários e computadores em uma 'floresta' de objetos.

  • Dentro da Intranet você possui arquivos, programas e sistemas em outros domínios. Isso é muito comum em grandes empresas. Questão mal formulada.

  • Questão muito rasa. Dentro de uma intranet eu posso ter quantos domínios eu quiser. Cada computador/host é que vai procurar o domínio a qual pertence.

  • Minha contribuição.

    Intranet

    -Rede privada;

    -Faz uso da mesma tecnologia da Internet;

    -Mesmos protocolos da Internet (TCP/IP);

    -Mesmos serviços da Internet: e-mail / web / redes sociais / chat etc;

    -Acesso restrito aos funcionários / colaboradores.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Domínio = ambiente

  • Questão Mal Formulada.

  • GAB. CERTO

    Uma intranet é uma rede de computadores cujos componentes estão interligados em um mesmo domínio = AMBIENTE.

  • GAB. CERTO

    Uma intranet é uma rede de computadores cujos componentes estão interligados em um mesmo domínio. Domínio é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de pcs na net. 


ID
883774
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de Internet e intranet, julgue o item a seguir.

Na Internet, uma rede de comunicação pública, não há regras para o uso e a definição de nomes de domínio.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    Na Internet, uma rede de comunicação que utiliza a estrutura pública e privada para conexão entre redes, existem regras para o uso e a definição de nomes de domínio. Domínios internacionais pela Internic e no Brasil pela Registro.br
  • Domínino é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de pc na net. O nome de domínino foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números.

    se não houvesse uma definição haveria muitos conflitos em relação aos nomes,  pq teriam vários nomes repetidos;

    Rumo à aprovação!
  • Quem tiver interesse sobre registro de domínios visite www.registro.br
    é o órgão responsável pelo registro de domínios no Brasil, lá vc poderá ver muitas coisas como: domínio registrados/vagos etc.

    rumo ao fim...
  • Assertiva ERRADA. 


    Embora a internet seja descentralizada, isso não significa que ela seja desorganizada. Se fosse desorganizada, seria difícil ou até impossível localizar conteúdos dentro dela. Os domínios são organizados hierarquicamente e os servidores DNS são responsáveis por manter essa hierarquia. Através deles e de uma consulta hierárquica os dispositivos conectados em rede podem se localizar e localizar equipamentos remotos de maneira bastante rápida.
  • Também não é casa da mãe Joana, há regras sim!

  • ERRADA

    É um cabaré, mas é um cabaré organizado.


ID
883777
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a conceitos básicos e modos de
utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos
associados à Internet.

Os programas embutidos em uma página web e que são executados quando o navegador carrega a página não apresentam riscos de segurança; por isso, não é necessário configurar o navegador para desativá-los.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    Os programas embutidos em uma página web (plugins, complementos) podem oferecer risco a segurança. E atualmente, o navegador Internet Explorer até sugere a desativação de complementos para acelerar a navegação.
  • Estes programas podem ser nocivos ao computador , por isto deve ser configurados ao navegador e ativá-los.
  • lembrar do filtro Active X no IE

  • Nada é absolutamente seguro em informática, porquanto a questão está ERRADA! 

  • Errado

    Os programas embutidos em uma página web (plugins, complementos) podem oferecer risco a segurança. E atualmente, o navegador Internet Explorer até sugere a desativação de complementos para acelerar a navegação.

  • GAB E

    TUDO É PERIGOSO NA INTERNET

  • Novamente, de novo, mais uma vez, vou repetir (risos). . . . . .

    Tem nego invadindo o sistema de segurança da CASA BRANCA, considerado um dos mais seguros do mundo, avali . . . .

    Gab: Errado.


ID
883780
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a conceitos básicos e modos de
utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos
associados à Internet.

No endereço web http://ect.gov.br, os caracteres .br representam o domínio de nível máximo do endereço e indicam que o país de origem do sítio da Internet é o Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: CERTO
    Todo o endereço da web é formado pelo www mais o domínio da empresa e depois pelo valor que geralmente identifica o país de origem do sítio. www.sergipereporter.com.br site hospedado no Brasil. Existe também sites que desprezam o br por serem sites com nível mundial tipo o www.globo.com. Mas o nível máximo que pode chegar é o sufixo do país.
  • o que ele quis dizer com nivel maximo de endereço ? 



    jesus o unico caminho ..
  • Domínio de nível máximo é o mesmo que domínio de 1º nível, ou seja, o .br.

    Agora, afirmar que só pq tem o .br indica que o país de origem do site é o brasíl parece precipitado. Pois, nada impede que se hospede um site de outro país neste domínio. 
    Devido a presença do .br a única coisa que se pode afirmar é que o domínio foi registrado no Brasil
    espero ter ajudado.



  • As siglas no final dos endereços das paginas da internet são configurados com a representação de seu país , onde foi criada o dominio do endereço.

    Aqui estão o exemplo de alguns dominios de vários paises.
    .br Brasil  
    .bs Bahamas  
    .bt Butão  
    .bv Ilha Bouvet Não é utilizado actualmente
    .bw Botswana  
    .by Bielorrússia  
    .bz Belize  
    .ca Canadá  
    .cc Ilhas Cocos  
    .cd República Democrática do Congo Antes, denominada de: Zaire)
    .cf República Centro-Africana  
    .cg República do Congo  
    .ch Suíça Confederação Helvética
    .ci Costa do Marfim  
    .ck Ilhas Cook  
    .cl Chile  
    .cm Camarões  
    .cn República Popular da China  
    .co Colômbia
  • ".br representam o domínio de nível máximo do endereço",desculpem a ignorãncia mas o domínio não seria "ect"??
  • Nishimura, me corrija se eu estiver errado.

    O domínio é o local do registro do site e não a origem do site, certo?

  • A questão está correta... E como comentado, o domínio de nível máximo é o país onde está. Já o DPN, domínio de primeiro nível, depende de cada país, e no Brasil está controlado pelo Registro.br. E tem outros níveis, como os endereços governamentais:

    www.sjc.sp.gov.br, www.prf.justica.gov.br, etc.

  • nao sabia que em um endereço de domínio da pra colocar o http:// e não colocar o www..
    Bem, aprendi....
    :-)

  • Por exemplo: teste.gigaconteudo.com

    .com – é o domínio de primeiro nível

    gigaconteudo – é o domínio de segundo nível

    teste – é o domínio de terceiro nível

    Fonte: http://www.gigaconteudo.com/dominio-de-primeiro-segundo-e-terceiro-nivel

  • Quando o site é registrado no Brasil utiliza-se a sigla BR. Quando não tem o código do país significa que o site foi registrado nos EUA.


    Alguns tipos de domínio:

    .com - instituição comercial

    .gov - instituição governamental

    .net - empresas de telecomunicações

    .edu- instituições educacionais

    .org - organizações não governamentais

    .jus- relacionado com o Poder Judiciário


    Fonte: Apostila Casa do Concurseiro.

  • A questão está correta... E como comentado, o domínio de nível máximo é o país onde está. Já o DPN, domínio de primeiro nível, depende de cada país, e no Brasil está controlado pelo Registro.br. E tem outros níveis, como os endereços governamentais:

    www.sjc.sp.gov.br, www.prf.justica.gov.br, etc.

  • GAb C

    Nível 1 : BR

    Nível 2: Com

    Nível 3: Nome do site (questões de concurso)

  • GAB C

    IPS NÍVEL 1 - BR

    IPS NÍVEL 2 - .COM

    IPS NÍVEL 3 - QCONCURSOS

  • CERTA,

    PEGUEMOS O SITE: WWW.GOOGLE.COM.BR

    ISP NÍVEL 1: EXTENSÃO - .BR

    ISP NÍVEL 2: EXTENSÃO - .COM

    ISP NÍVEL 3: NOME do SITE - GOOGLE

    Deus é bom o tempo todo, o tempo todo Deus é bom! Avante


ID
883783
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito de ferramentas e aplicativos de navegação, de correio
eletrônico, de grupos de discussão e de busca e pesquisa, julgue os
itens subsequentes.

Ferramentas de grupos de discussão utilizam o email para a troca de mensagens entre os participantes, enquanto o mural é utilizado para disponibilizar as mensagens em um sítio da Web que os participantes acessam.

Alternativas
Comentários
  • Os Grupos de Discussão estão a dar lugar a sítios na internet chamados de fóruns de Internet, estes apresentam-se mais atractivos graficamente, de fácil leitura, com possibilidade de debate de ideias directamente a partir do browser sem necessidade de um programa específico para receber e enviar comentários e melhorada organização de assuntos são alguns dos aspectos a favor dos fóruns em detrimento dos Grupos de Discussão. No entanto os melhores Grupos de Discussão subsistem e teimam em continuar a ter milhões de participantes diariamente como é o caso do Google Groups.
     
    Os tópicos dos grupos de discussão podem ser lidos em programas como o Windows Live Mail, conta de correio electrónico ou directamente na Internet na página do Grupo de Discussão.

    Normalmente é necessária a inscrição ou registo num Grupo de Discussão para passar a receber automaticamente as mensagens na caixa de correio.
  • Resposta: CERTO
    Um exemplo do mural é o facebook. Já em relação as ferramentas de grupo de discussão todas as mensagens enviadas para o grupo são enviadas por e-mail de cada participante.
  • Correto. Com o advento das redes sociais, os grupos de discussão caíram em desuso.
    Mas ainda existem, e alguns de seus usuários continuam fiéis ao grupo, que tem o funcionamento demonstrado na imagem a seguir.
  • Uma dúvida: grupos de discussão não utilizam "chat" para troca de mensagens?
  • Olha Marcos... Os grupos de discussão que participo via Yahoo Grupos e Google Grupos, oferecem a troca de mensagens via e-mail, um mural de mensagens postadas anteriormente pelos participantes, álbum de fotos e configurações globais. Chat eu não tenho e não encontrei por lá.
  • Lista de discussão, também denominado grupo de discussão é uma ferramenta gerenciável pela Internet que permite a um grupo de pessoas a troca de mensagens via e-mail entre todos os membros do grupo. O processo de uso consiste no cadastramento da lista, por exemplo no Yahoo, um dos sítios que oferecem o serviço gratuitamente, e após, no cadastramento de membros. Umamensagem escrita por membro e enviada para a lista, replica automaticamente na caixa postal de cada um dos cadastrados.

  • Por que não consigo visualizar as imagens aqui postadas?

    Alguém está ou esteve com esse mesmo problema?

    Obg.!


  • Lafaiete Carvalho e demais colegas, não é possível ver as imagens nos comentários pois o QC DESATIVOU esse recurso. Antigamente era possível, por isso vários comentários com muitos "likes" geralmente não tem muita coisa, pois eram imagens ilustrativas / mapas mentais etc.

  • Minha contribuição.

    Grupos de discussão => Consistem em comunidades virtuais que permitem que usuários da rede mundial de computadores possam trocar mensagens de interesse comum utilizando, entre outros, recursos de correio eletrônico e de páginas web. Entre os elementos normalmente presentes em um grupo de discussão, encontram-se o administrador do grupo, que decide acerca das regras do grupo, e o moderador, que tem a função de aprovar ou não determinada mensagem.

    Abraço!!!

  • Os grupos de discussão utilizam o email para a troca de mensagens, além de oferecer um mural de mensagens postadas por outros usuários 

  • Resposta: CERTO

  • Minha contribuição.

    -Lista de Distribuição: as mensagens são enviadas de forma unidirecional, isto é, o Estratégia envia um e-mail para vários destinatários, mas os destinatários não podem respondê-lo. Em geral, servem apenas para comunicar algo sobre um tema bastante específico, como – por exemplo – um anúncio comercial de um produto!

    -Lista de Discussão: as mensagens são trocadas – em geral – de forma bidirecional, isto é, é possível enviar ou receber e-mails em todos os sentidos. Os participantes podem a qualquer tempo colocar uma dúvida ou um tema na lista. A partir daí, os que puderem contribuir vão enviar seus e-mails de resposta que também serão recebidos por todos.

    -Grupos de Discussão: semelhante a um fórum, trata-se de uma página web em que os usuários discutem sobre um tema específico. Para participar de uma discussão, um usuário envia uma mensagem em um tópico para outros usuários lerem e responderem. Não é necessário instalar nenhum programa para sua utilização, basta um endereço de e-mail.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!


ID
883786
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito de ferramentas e aplicativos de navegação, de correio
eletrônico, de grupos de discussão e de busca e pesquisa, julgue os
itens subsequentes.

Para visualizar um documento armazenado em arquivo com extensão .doc, disponível em um link de determinado sítio da Internet, o computador utilizado deve ter instalado editor de texto compatível com a versão do documento.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: CERTO

    O navegador funciona somente como um meio de acesso, mas para abrir o  arquivo realmente é necessário ter instalado no computador o programa com a versão compatível, que nesse caso é doc.
    Ainda, vale lembrar que a partir do Microsoft Office 2007 a extensão doc foi alterada para docx, por isso, arquivos criado nessa versão ou versões posteriores não podem serem abertas no Microsoft Office 2003 e versões anteriores que é compatível com a extensão doc.

  • Vai depender do site, no Google Drive é possível visualizar o arquivo sem ter o MS-Word instalado no PC!
  • algumas questoes devemos ter cuidado, pois dependendo da situação têm questoes que ja estao desatualizada devido às mudanças na era da informática, conforme comentou a   colega acima
  • Concordo com as opniões dos colegas acima. A questão nem falou a respeito de baixar o arquivo. Entende-se que o arquivo
    pode ser visualizado na internet mesmo ultilizando esses recursos do google drive, e outros elementos que o office já oferece 
    através do navegador na própria internet.
  • Olá pessoal! A questão é atemporal aos conhecimentos doutrinários vigente! Hoje se fala em google drive, mas em 2011, ainda era cedo para tal tecnologia. Cuidado com o que é pedido no enunciado.
    Abç.
  • Creio que a que a resposta dessa questão está desatualizada, ou seja, nos dias de hoje, não há mais necessidade de instalar programa para a leitura de arquivo com extenção . doc, entre outros, senão vejamos: Os Office Web Apps permitem que você crie e compartilhe documentos do Word, pastas de trabalho do Excel, apresentações do PowerPoint e blocos de anotações do OneNote online em seu navegador da Web. 
    Fonte: http://office.microsoft.com/pt-br/web-apps-help/introducao-aos-office-web-apps-HA101785172.aspx
  • Contém erro está questão, pois se, estou num ambiente de  correio elettônico(e-mail) posso  abrir sim um documento, mesmo não tendo a versão do aplicativo. Em alguns sites como por exemplo o Hotmail, você  tem  a  disposição o aplicativo no próprio site, como é o caso do Word, Ecxel, Power Point no Skydrive.
  • Questão errada. Você pode por exemplo  abrir a extensão do arquivo no google docs sem necessariamente ter instalado o aplicativo do word.
  • Correta.
    O formato DOC não é visualizado diretamente no navegador, devido a ausência de plugin específico, necessitando ser aberto por um programa editor de textos instalado no computador, como o WordPad, Word ou Writer.

    Entendendo:
    - o site de Internet armazena qualquer tipo de arquivo, de TXT a EXE, passando pelos PDF e DOC.
    - o computador que acessa o site, precisa atender a certos requerimentos para poder abrir os arquivos disponíveis.
    - se a extensão do arquivo acessado é reconhecida pelo computador, será questionado se o usuário quer Abrir, Salvar ou Cancelar a operação.
    - se a extensão do arquivo acessado não é reconhecida pelo computador, será questionado se o usuário quer Salvar ou Cancelar a operação.
    - ao clicar em ABRIR, o navegador precisa acionar o aplicativo que abrirá o arquivo. Se fosse um PDF, chamaria o Adobe Acrobat. Se fosse TXT, abriria pelo Bloco de Notas. Se fosse PPT, abriria pelo PowerPoint. E sendo DOC, abrirá pelo WordPad, Word ou Writer.

    E o Google Docs ?
    - o Google Disco, antes Google Drive, antes Google Docs, não está instalado no computador do usuário.
    - ele é on-line, executado a partir da nuvem, com login/conta Google.
    - e ele não é associado ao navegador de Internet.
    - na prática, teríamos que salvar o DOC, acessar o Google Docs, enviar o arquivo para a nuvem, para finalmente poder visualizar o seu conteúdo.

    Voltando a questão, ela está correta, porque o computador do usuário precisa ter um editor de textos para visualizar o DOC.
    Lembremos que nos concursos, em questões de Informática, o que vale é a REGRA e não a EXCEÇÃO.
    Bons estudos.

  • Atualmente não precisamos mais ter o programa para e leitura instalado no Pc pois temos os recursos de acesso em núvem.
  • Discordo cabalmente do colega Fernando Nishimura. Desde 2006 é possível acessar, pelo Google Docs (agora chamado Drive) QUALQUER  arquivo com extensão de texto (.doc - .docx - .odt - .txt, etc. etc...), bem como de planilhas eletrônicas (.xls - xlsx - ods), apresentações etc. sem a mínima necessidade de se ter um programa compatível com arquivo instalado no micro. Não se trata de regra ou exceção. A questão diz que "o computador utilizado deve ter instalado editor de texto compatível com a versão do documento" e isso é bastante equivocado, haja vista que não é necessário tal programa instalado quando se tem ferramentas próprias, gratuitas e substitutas na web. E pra piorar o enunciado diz "A respeito de ferramentas e aplicativos de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão e de busca e pesquisa, julgue os itens subsequentes". Ou seja, o arbitramento rotineiro do CESPE não alterou o gabarito super equivocado da questão.

  • O cespe nessa questão simplesmente desconsiderou o cloud computing. Pra mim a questão tá errada, se não, no mínimo desatualizada, pois existe a possibilidade, talvez não para abrir o arquivo no computador, mas para apenas o VISUALIZAR (como a própria questão disse) sem a necessidade de possuir um programa instalado.

  • Acertei porque conheço o CESPE... 
    No Cespe não basta saber a resposta certa, você tem que descobrir o "núcleo" da questão... 
    O núcleo desta questão não é nuvem, o núcleo dessa questão é downloads de arquivos da internet.
    .
    Você deve saber que o cara que faz a questão é humano, e humanos não conseguem perceber todas as variáveis,
    você apenas pode ter certeza que UMA variável foi contabilizada, e essa variável é o núcleo que você identificou na questão, dê sempre a essa variável um peso maior.

  • Questão desatualiza! Hoje é possível abrir por Saas ( Software as a Service) software como um serviço, um exemplo é o Google Drive que pode abrir esse tipo de documento (.DOC ; .DOCX; .XLSX; .CSV).


ID
883789
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, a respeito do Microsoft Office Excel.

Se, em uma célula de planilha, for digitado um número entre parênteses, o Excel irá exibi-lo como uma data.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Ele ficará com o sinal de menos na frente do número.

    exemplo: (10)  =  -10

  • Resposta: ERRADO
    Considerando as configurações padrões do excel qualquer valor digitado entre parênteses é considerado um valor negativo e não uma data.
  • ERRADO - Complementando os bons comentários acima...
    Um número digitado entre parênteses:
    1. Se ele for positivo - Irá inverter o sinal: (30)    -30
    2. Se for negativo - Permanecerá como digitado:  (-40)    (-40)
  • DE ACORDO COM A QUESTÃO APRESENTADA, MOSTRA-SE ERRADA, UMA VEZ QUE PARA RETORNAR A DATA FAZ-SE NECESSÁRIO APLICAÇÃO DA SEGUNTE FÓRMULA: 

    =HOJE()

    "No pain, no gain. "
  • Não seria =agora() Tiago?
  • =HOJE() reporta a data
    =AGORA() reporta a data e a hora
  • tentei aqui... o calc não aceita o comando =agora(), somente aceita o =hoje()
    o excel aceita os 2

  • (23) vai resultar em -23


    O NÚMERO FICA NEGATIVO.

    GABARITO ERRADO
  • No excel o parênteses indica numero negativo.

  • @glaucia Respondendo a sua pergunta

     

    =HOJE()  -  vai mostrar a DATA

     

    =AGORA()  -  vai mostra a DATA E HORA

     

    faz sentido né, uma vez que agora precisa exatamente qual o momento.

     

    Bons estudos galera.

  • PARECE ATÉ A MESMA SINTAXE USADA NA CONTABILIDADE. RSRS

    = RECEITA LÍQUIDA R$ 1.000

    (-) CMV R$ 500

    = LUCRO BRUTO R$ 500

  • Gab. E

    O numero ficará negativo.


ID
883792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, a respeito do Microsoft Office Excel.

Quando se inicia o aplicativo Excel, três novas pastas de trabalho em branco são abertas automaticamente.

Alternativas
Comentários
  • Pasta de Trabalho: No Excel, uma pasta de trabalho é o arquivo no qual você trabalha e armazena seus dados. Pelo fato de cada pasta de trabalho poder conter diversas planilhas, você poderá organizar vários tipos de informações relacionadas em um único arquivo.

    Planilhas: É o principal documento usado no Excel para armazenar e trabalhar com dados. Uma planilha consiste de células que são organizadas em colunas e linhas. Uma planilha sempre será armazenada em uma pasta de trabalho.

    Fonte: http://www.mjp.emp.br/excel.htm

    O correto seria: Quando se inicia o aplicativo Excel, três novas PLANILHAS em branco são abertas automaticamente.

  • Conforme comentado, deveria ser planilha ao invés de Pasta.
    Word = parágrafo -> página -> Documento (doc/docx)
    Excel = células -> planilha -> pasta de trabalho (xls/xlsx)
    PowerPoint = objetos -> slide -> apresentação de slides (ppt/pptx)
  • Quando se inicia o aplicativo Excel, três novas PLANILHAS de trabalho em branco são abertas automaticamente.
  • Exatamente Andrea, e o limite de planilhas existentes dentro de uma pasta de trabalho depende da memória RAM disponível no computador.
  • Errado. São abertas novas planilhas. Três por padrão e, como dito pelo amigo acima, tem como alterar esse parâmetro. 
  • UMA PASTA DE TRABALHO COM TRÊS PLANILHAS. 
    OU SEJA: PASTA DE TRABALHO É O CONJUNTO DAS TRÊS PLANILHAS.



    GABARITO ERRADO
  • Abre Uma pasta na qual contém Três planilhas.

  • Lembrando que no Excel 2013 não se abrem mais três planilhas automaticamente, e sim apenas uma (Planilha1).

  • No Excel 2016 somente abre Uma Planilha, fiquem atentos!

  • pastas não, planilhas... a quantidade irá variar de acordo com a versão!

     

  • KKKKKK

    Como pude errar, pasta??

    Planilha ne :o

  • At.te, não se abrem mais três planilhas automaticamente, e sim apenas uma (Planilha1).


ID
883795
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação ao Microsoft Office PowerPoint, julgue o item a
seguir.

Um eslaide oculto é mostrado, no modo de Classificação de Slides ou na guia Slides, com um símbolo especial, para informar que ele está oculto. Quando se faz a apresentação, os eslaides ocultos são ignorados automaticamente.

Alternativas
Comentários
  • Na guia Slides no modo de exibição normal, selecione o slide oculto que você deseja que fique visível novamente.

    O ícone do slide oculto  aparece com o número do slide dentro dele, ao lado dos slides ocultos na guiaSlides.

    No menu Apresentações, clique em Ocultar slide.

    Mostrar um slide oculto durante uma apresentação de slides

    Clique com o botão direito do mouse em qualquer slide durante a apresentação, aponte para Ir para Slide.

    Os números entre parênteses indicam os slides ocultos.

    Clique no slide que deseja exibir.
  • Correto

    O símbolo especial a que se refere a questão é um retângulo com um risco diagonal situado sob o número do slide.

    Slides ocultos são ignorados automaticamento na apresentação.
  • Também podemos ocultar um slide clicando nele com o botão direito e selecionando a opção "ocultar slide".
    Para torná-lo visível novamente, clique com o botão direito e selecione "ocultar slide" novamente. Ele vai deixar de ser oculto e o símbolo (quadrado com um risco diagonal) vai sumir. 
  • Certo.


    Tal símbolo é um quadrado com um risco ao meio...

    Ao iniciar uma apresentação, o slide oculto é ignorado (óbvio...)

  • Gabarito certo:

    É importante destacar ,para que os slides ocultos sejam ignorados automaticamente é necessário ter mais de um slide , façam o teste com apenas um slide e verão que apresentação seguirá normalmente .

  • Minha contribuição.

    PowerPoint (Resumo)

    -PPTX ~> É a extensão padrão, default, dos arquivos;

    -PPSX ~> Extensão só para apresentação - mnemônico PPSX (SHOW);

    -Modos de exibição de apresentação ~> Normal, Classificação de Slides, Anotações, Modo de Exibição de Leitura, Estrutura de Tópicos;

    -Guias ~> Mnemônico: PAREIDATA - Página Inicial, Arquivo, Revisão, Exibição, Inserir, Design, Animação, Transição, Apresentação de Slides;

    - Slide Mestre ~> O slide mestre controla a aparência da apresentação inteira, inclusive cores, fontes, segundo plano, efeitos e praticamente todo o resto, é possível ter mais de um slide mestre em uma apresentação;

    -Grupo: Modos de Exibição Mestres - Slide Mestre - Folheto Mestre - Anotações Mestras;

    -Animação ~> Efeitos visuais usados dentro de um mesmo slide;

    -Efeitos de Transição ~> Efeitos visuais usados na transição de um slide para outro;

    -Pincel de Animação ~> Serve para aplicar o efeito a outros objetos na apresentação;

    -F5 ~> Inicia a apresentação do primeiro slide;

    -SHIFT+F5 ~> Inicia a apresentação a partir do slide atual;

    -Tela branca: Vírgula (,);

    -Tela preta: Ponto (.);

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • O comando para mostrar o slide oculto na apresentação é V

  • O comando para mostrar o slide oculto na apresentação é V


ID
883798
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação ao Microsoft Office PowerPoint, julgue o item a
seguir.

Durante uma apresentação, enquanto os eslaides são exibidos no projetor, as anotações do orador são exibidas no computador do apresentador junto com os eslaides.

Alternativas
Comentários
  • Esta ERRADO.
    Vejamos por quê:

    Durante uma apresentação, enquanto os eslaides são exibidos no projetor, as anotações do orador são exibidas no computador do apresentador junto com os eslaides.

    Na verdade o recurso que permite que as anotações sejam exibidas no computador do apresentador, ao lado dos eslaides, enquanto estes são simultâneamente projetados para o público é "anotações do apresentador".
    Por sua vez, o recurso "anotações do orador", é outra coisa. As anotações do orador criam espaço especial de apontamentos junto aos eslaides para sua impressão, de forma a auxliar em uma "leitura" da apresentação impressa.

    PARA COMPLEMENTAR: Anotações do orador:
    Use anotações do orador para aprofundar os tópicos do slide. Boas anotações podem ajudá-lo a manter o público atento e evitar o excesso de texto no slide.
    • Ao desenvolver o conteúdo dos seus slides, digite as anotações no painel de anotações, abaixo do slide. Geralmente, como apresentador, você imprimirá essas anotações e as consultará durante a apresentação.
    • Você pode ampliar o painel de anotações para facilitar o trabalho, arrastando a barra de divisão.
    • Suas anotações são salvas em uma página de anotações, que contém uma cópia do slide, juntamente com as anotações. Isso é o que você imprime para consultar durante a apresentação.
    Há um limite de espaço. Se as anotações excederem o espaço do modo de anotações, elas serão cortadas quando impressas.
    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online
    http://www.portaleducacao.com.br/informatica/artigos/46515/criando-anotacoes-do-orador-powerpoint-2007#ixzz2YIccxf00
  • Quer dizer que a CESPE pode chamar slide de "eslaide" mas eu não posso chamar o apresentador de orador? :)
  • O aportuguesamento de palavras estrangeiras  é uma regra aceita como correta pela ortografia oficial e  deve ser feito respeitando as normas brasileiras. As palavras estrangeiras  geralmente passam por um processo de aportuguesamento fonológico e gráfico. A Academia Brasileira de Letras, órgão responsável pelo Vocabulário Ortográfico de Língua Portuguesa, tem função importante no aportuguesamento dessas palavras.
    As pessoas, em geral, estão tão acostumadas com a presença dos estrangeirismos na língua que, muitas vezes, desconhecem que uma série de palavras têm sua origem em outros idiomas.

    Exemplo: eslaide - Slide


  • Errado!

    As anotações não aparecem no modo de Apresentação de Slides do Microsoft Powerpoint.

    Bons estudos a todos!

    Fonte: Alexandre Lênin - Estratégia Concursos

  • Errado.



    Quando um slide está no modo de apresentação, ele não mostra as anotações , pois elas não fazem parte da apresentação. Elas servem para guiar,alertar, realçar, de forma indireta, algo relacionado ao slide.

  • Só lembrando que no PowerPoint 2013 existe a possibilidade de exibir as anotações em um monitor e os slides em tela inteira em outro: é o Modo de Exibição do Apresentador. Conforme o próprio programa o descreve, "mostra o slide em tela inteira em um monitor e o "modo de exibição do orador" em outro monitor, mostrando uma visualização do próximo slide, as anotações do orador, um cronômetro e muito mais."

  • Prezados,

    Essa questão, na época, era correta.
    Entretanto hoje no Power Point quando exibimos os slides em um projetor (ou em uma máquina que tenha 2 monitores) , os slides aparecem sozinhos na tela projetada, e as anotações e os slides aparecem no outro monitor.

    Portanto a questão está errada.

  • apartir do 2013 pode sim, questão desatualizada.

  • Questão desatualizada, atualmente é possível observar esse recurso

  • Hoje é permitido, quem estiver estudando apenas considere certa na sua mente hehe

  • Essa questão, na época, era correta.
    Entretanto hoje no Power Point quando exibimos os slides em um projetor (ou em uma máquina que tenha 2 monitores) , os slides aparecem sozinhos na tela projetada, e as anotações e os slides aparecem no outro monitor.


ID
883810
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação ao BrOffice, julgue os itens seguintes.

O BrOffice é um conjunto de aplicativos livre, para escritório, que possui interface similar à de outros produtos do gênero em ambiente gráfico.

Alternativas
Comentários
  • Correto.
    A comparação se dá entre o OpenOffice/BrOffice/LibreOffice e Microsoft Office versões pré-2007.


  • Acho que está errado, não? Pois não é somente para escritório.
  • Ou seja, se não for para escritório, não é livre????......Esse cespe, viu?!
  • Tiago e Diego, o termo "para escritório"é extraído do conceito desse software. Vejamos :

    1- BrOffice.org : OpenOffice.org é uma suíte de aplicativos para escritório livres multiplataforma, sendo distribuída para Microsoft Windows, Unix,Solaris, Linux e Mac OS X. A suite usa o formato ODF (OpenDocument) e é compatível com o formato do Microsoft Office.


    fonte: http://linuxeducacional.com/mod/wiki/view.php?pageid=4

     2- A origem do BrOffice remete-se ao StarOffice, suíte de escritório produzida pela Star Division que surgiu na década de 1990. Após adquirir a Star Division, em 1999, a Sun Microsystemsanunciou, em 19 de julho de 2000
    , a intenção de formar uma comunidade

    fonte: 
    http://pt.wikipedia.org/wiki/BrOffice
  • Ao colocar " para escritório " entre virgulas no texto, pretende-se sim indicar exclusividade em relação ao uso dos aplicativos.

    Portanto, discordo do gabarito!!.
  •  Ok Professor Diogo Pasquale, perdoe-me, prometo que procurarei estudar  a fundo a partir de agora a língua portuguesa, principalmente noções básicas, como você sugeriu. Tentamos agregar valor e o cara vem com três pedras nas mãos...fala sério.
  • Se comparado o Br office ao Microsoft Office , todos eles tem a mesma função ,mas apenas com o visual e algumas ferramentas diferenciadas.
  • concordo com você Diogo Arantes pois se é livre não pode ser parcialmente, mas temos que entender a Banca visto que ela colocou uma vírgula depois da palavra livre  dando outro sentido a frase que não é a de exclusivo

  • 'ambiente gráfico', dá o entendimento de que é similar apenas em aplicativos de edição gráfica - o q banca pode considerar sendo pra escritório tbm... >.<

  • REVISÃO

  • Entendi foi nada o comentário do professor.

  • Essa vírgula me matou para escritório mesmo sendo praticamente uma suíte de escritório fica muito tendêncioso esse para escritório.

  • Correto.

    A comparação se dá entre o OpenOffice/BrOffice/LibreOffice e Microsoft Office versões pré-2007.


ID
883837
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação à administração pública, julgue os itens a seguir.

A Lei n.º 8.112/1990 instituiu o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a ementa, a Lei 8.112/90 dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.
  • Lei 8.112/90:
    Art. 1o  Esta Lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais.
  • questão correta ne?
  • Questão correta Juliana Karp.
  • Será que alguém poderia comentar sobre Autarquias de Regime Especial, por exemplo Bacen, e Autarquias Especiais, por exemplo Agencia Reguladora, porque parece que o Governo criou termos muito parecidos, para confundir as pessoas ? Obrigado.
  • Russo, eu trabalho numa autarquia de regime especial, é uma Universidade Federal, onde trabalho. Não sei explicar com clareza, mas nós temos uma maior autonomia se comparada a outras autarquias. Claro, autonomia autorizada por lei

  • Muita gente comenta mas não coloca o gabarito!


    CERTO.

  • Inicio de lei passa batido na hora da leitura. 

  • Complementando...
     

    (CESPE - 2012 - TRE-RJ - Técnico Judiciário - Área Administrativa) O regime jurídico instituído pela Lei n.o 8.112/1990 aplica-se aos servidores civis da União e das autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. ERRADA, pois não se aplica às empresas públicas e nem às sociedades de economia mistas.

  • Eu trabalho numa autarquia que é clt. 

  • Achei que só servia para as fundações públicas de direito público...

  • Certa

    Lei 8.112/90

    Art. 1o Esta Lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais.

  • Autarquia de regime especial é toda aquela em que a lei instituidora conferir privilégios específicos e aumentar sua autonomia comparativamente com as autarquias comuns, sem infringir os preceitos constitucionais pertinentes a essas entidades de personalidade pública. O que posiciona a autarquia de regime especial são as regalias que a lei criadora lhe confere para o pleno desempenho de suas finalidades específicas. 

    Assim, são consideradas autarquias de regime especial o Banco Central do Brasil, as entidades encarregadas, por lei, dos serviços de fiscalização de profissões, como a OAB, etc. Com a política governamental de transferir para o setor privado a execução de serviços públicos, reservando ao Estado a regulamentação, o controle e fiscalização desses serviços, houve a necessidade de criar na administração agências especiais destinadas a esse fim. 

  • CERTO.

     

    É o que diz o Art. 1 da lei 8.112/90 que trata do tema.

  • GABARITO: C



    Lei 8.112/90

    Art. 1° Esta Lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da união , das autarquias, inclusive as em regime especial , e das fundações públicas federais.


    sendo que cada ente federativo tem seu estatuto próprio

    RogerVoga

  • Em relação à administração pública, é correto afirmar que: A Lei n.º 8.112/1990 instituiu o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais.


ID
883840
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação à administração pública, julgue os itens a seguir.

Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o art. 30 da Lei 8.112/90, cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. E o parágrafo único preceitua que os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento e caráter efetivo ou em comissão.

  • vamos lá:

              Na lei  8112/90

                      atr.3º. Cargo publico é  conjunto de atribuiçães e responsabilidade prevista                        na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. 

                        P.U. Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros,são criados por lei,com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos,para provimento em caráter efetivo ou em comissão

  • Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre: (...)
    X - criação, transformação e extinção de cargos, empregos e funções públicas, observado o que estabelece o art. 84, VI, b


    Obs: Criação, transformação e extinção dos cargos deve-se operar por meio de lei. 

  • Acho que esta questão caberia recurso, pois temos alguns cargos que são acessíveis a brasileiros nato, não naturalizado.
    Ex: Presidente da Repúplica, Ministro do STF, etc. Ao colocar a expressão "todos os brasileiros" inclui tando o nato quanto o naturalizado.


  • Quando ele diz "todos os brasileiros", inclui a possibilidade de natos e naturalizados e não exclui a possibilidade de cargo público para estrangeiro. Ele foi incompleto, mas não errado.
  • Esta questão é uma cópia fiel do parágrafo único do art. 3º da Lei n. 8.112/90:

    Os cargos publicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.
  • Os cargos públicos não são acessíveis a todos os brasileiros, pois aqueles que tiverem seus direitos políticos suspensos, ou os demitidos por improbidade administrativa não podem exercê-los. Não caberia recurso ?
  • Jasiel Mata falou tudo. Brasileiros Natos, não Naturalizados. Cabe recurso.

  • Os de carreira diplomáticas só aos Natos, gabarito deveria ser errado

  • Cópia do art. 3º da Lei n. 8.112/90:

  • CERTO. 

    LEI 8.112/1990 
    Art. 3º Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. 

    Parágrafo único. Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

  • Vou botar meu irmão de 13 anos pra fazer concurso então. Afinal ele é Brasileiro.

  • Gab: certo.

    Letra de lei seca!

    Art. 3  Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    Parágrafo único.  Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

  • Em relação à administração pública, é correto afirmar que: Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.


ID
883843
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação à administração pública, julgue os itens a seguir.

A administração pública está alicerçada sobre duas bases: a organizacional (formal) e a funcional (material), ambas revestidas dos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência.

Alternativas
Comentários
  • Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:
  • Sentido formal / subjetivo / orgânico = órgãos + agentes + entidades (quem faz a Adm. Pública?)
    Sentido material / objetivo / funcional = atividade administrativa (o que faz a Adm. Pública?)

    Conforme a colega acima relatou no artigo 37 os princípios norteadores é o famoso "LIMPE" (Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e efetividade). Ainda consta os implicitos, mas não foi abordado na questão. 
    A luta continua! 

    Refeências Bibliográficas
    ALEXANDRINO, Marcelo e PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. São Paulo: Método, 2008.

  • Princípios da Administração Pública   LIMPE

    O LIMPE é uma combinação interessante de letras, formada por alguns princípios encontrados em nossa Constituição Federal. São eles, respectivamente, os princípios da: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. Esses apresentados, são referentes à administração pública. Existem diversas brincadeiras, relacionadas a “Limpe a administração pública”, “Se deseja uma boa administração pública, limpe!”, “Vamos manter limpa a administração púbilca”, dentre outras.

    O primeiro princípio é o da Legalidade. Todos eles estão presentes no artigo 37 da Constituição Federal.

    Legalidade

    A Legalidade está no alicerce do Estado de Direito, no princípio da autonomia da vontade. Baseia-se no pressuposto de que tudo o que não é proibido, é permitido por lei. Mas o administrador público deve fazer as coisas sob a regência da lei imposta. Portanto, só pode fazer o que a lei lhe autoriza.

    Impessoalidade

    A imagem de Administrador público não deve ser identificada quando a Administração Pública estiver atuando. Outro fator é que o administrador não pode fazer sua própria promoção, tendo em vista seu cargo, pois esse atua em nome do interesse público. E mais, ao representante público é proibido o privilégio de pessoas específicas. E deve tratar todos igualmente.

    Moralidade

    Esse princípio tem a junção de Legalidade com Finalidade, resultando em Moralidade. Ou seja, o administrador deve trabalhar com bases éticas na administração, lembrando que não pode ser limitada na distinção de bem ou mal. Nãose deve visar apenas esses dois aspectos, adicionando a ideia de que o fim é sempre será o bem comum. A legalidade e finalidade devem andar juntas na conduta de qualquer servidor público, para o alcance da moralidade.

    Publicidade 

    Na Publicidade, o gerenciamento deve ser feito de forma legal, não oculta. A publicação dos assuntos é importante para a fiscalização, o que contribui para ambos os lados, tanto para o administrador quanto para o público. Porém, a publicidade não pode ser usada de forma errada, para a propaganda pessoal, e, sim, para haver um verdadeiro controle social.

    Eficiência

    O administrador tem o dever de fazer uma boa gestão, é o que esse princípio afirma. O representante deve trazer as melhores saídas, sob a legalidade da lei, bem como mais efetiva. Com esse princípio, o administrador obtém a resposta do interesse público e o Estado possui maior eficácia na elaboração de suas ações.
  • Dica:

    O Mate Funciona: Objetiva, formal e material

    Forma suOR: Formal, subjetiva e orgânica

  • Ícaro, obrigado pela dica mas vc digitou formal ao invés de funcional.


    Dica:

    O Mate Funciona: Objetiva, FUNCIONAL e material

    Forma suOR: Formal, subjetiva e orgânica

    #PARTIUNOMEAÇÃOPARATODOS
  • Adm Pública

    Sentido

     - OBJETIVO

    - MATERIAL

    - FUNCIONAL

    O que a Adm Pública FAZ.

    Sentido 

    - SUBJETIVO

    - FORMAL

    - ORGÂNICO

    Quem forma a ADM. PÚBLICA.



    --


    Vamos deixar suor pelo caminho..

  • GABARITO CERTO


    Segue o link galera, bons estudos.


    https://drive.google.com/file/d/0B007fXT7tjXfaEE4aVhnOGN1LUU/view?usp=sharing

  • OBJETIVO é FUMA !  :P

    OBJETIVO /FUNCIONAL/MATERIAL

  • Sentido formal / subjetivo / orgânico = órgãos + agentes + entidades 
    Sentido material / objetivo / funcional = atividade administrativa

  • FORMA SUOR: formal, subjetivo, orgânico

    FUMA OB: funcional, material, objetivo

  • Famoso (L I M P E) de sempre.

  • Macete:

     

    Administração pública em sentido subjetivo, orgânico ou formal->  SOF = Secretatia de Orçamento Federal (para quem já estudou AFO fica fácil).

    Administração pública em sentido funcional, objetivo ou material ->  FOMA

     

    --

     

    Gabarito: certo


ID
883846
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação à administração pública, julgue os itens a seguir.

A ECT possui personalidade jurídica própria, integra a administração indireta da estrutura governamental e constitui empresa pública de direito público.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. É de direito privado. DECRETO 200/67. Art. 5º Para os fins desta lei, considera-se: II - Empresa Pública - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criado por lei para a exploração de atividade econômica que o Governo seja levado a exercer por fôrça de contingência ou de conveniência administrativa podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito.
  • Empresa pública é Pessoa Jurídica de Direito Privado, constituída por capital exclusivamente público, aliás, sua denominação decorre justamente da origem de seu capital, isto é, público, e poderá ser constituída em qualquer uma das modalidades empresariais
  • Empresa Pública - pessoa jurídica de direito provado.
    Ex.: Correios, Comlurb, Caixa Econômica Federal....
    Para que se constitui - prestação de serv. públicos e explorando atividade econômica.

    Ela possui capital exclusivamente público.
    Obs.: Não precisa ser de uma mesma pessoa jurídica. Pode ser, por exemplo, a União e a Autarquia, ou a União e o Estado. (Adm. Pública Direta e Indireta)

    Ela pode ser constituída de qualquer forma, qualquer modalidade empresarial (LTDA), na forma S/A, desde que seja sociedade anonima de capital fechado.

    Avante...
  • Vale uma observação acerca da ECT,

    Ela é, sim, uma empresa publica com personalidade juridica de direito privado, prestadora de serviço público, pertecente à administração indireta, porém possui tratamento de fazenda publica (dado pela sua "exclusividade" na prestação de tal serviço), e esse tratamento lhe dá prerrogativas inerentes somentes a pessoas juridicas de direito publico, tais como: impenhorabilidade de bens, prerrogativas processuais, imunidade tributária, etc.
  • Direito PRIVADO

  • Julia Blakeney 


    Autarquia → personalidade jurídica de direito público
    fundação Pública → personalidade jurídica de direito público ou privado
    Empresa Pública → personalidade jurídica de direito privado
    Sociedade de economia Mista → personalidade jurídica de direito privado.

    bons estudos

  • Julia Blakeney, mais atenção ao postar comentários para não prejudicar os colegas. Please!

  • A Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) é uma empresa pública DE DIREITO PRIVADO que recebe tratamento de Fazenda Pública e, em razão disso, em vários pontos do regime jurídico terá tratamento diferenciado. A aplicação desse tratamento especial também tem como fundamento a exclusividade na prestação do serviço postal. Esse regime especial decorre do Decreto-Lei nº 509/69 que, em seu art. 12, dispõe: “A ECT gozará de isenção de direitos de importação de materiais e equipamentos destinados aos seus serviços, dos privilégios concedidos à Fazenda Pública, quer em relação à imunidade tributária, direta ou indireta, impenhorabilidade de seus bens, rendas e serviços, quer no concernente a foro, prazos e custas processuais”. Além disso, o Pleno do STF, no julgamento do RE 220.906-9 (DJ: 24.11.2002), afirmou que a ECT tem os mesmos privilégios conferidos à Fazenda Pública, dentre os quais o da impenhorabilidade de seus bens, rendas e serviços, devendo a execução contra ela fazer-se mediante precatório.

  • Empresa pública é direito PRIVADO.

  • o comentario da Julia Blakeney  totalmente ERRADOOOOO.... desse jeito acaba com a vida do concurseiro :(

     

  • Julia blakeney vc quia dizer :so as autarquias são de direito publico,as outras de direito privado ne?

    so uma observação importante, as fundaçoes publica podem ser de direito publico ou privado.guando.são de direito publico são fundaçoes autarquicas.deixo essa obs porque as vezes o cespe gosta de confundir com algumas questoes maliciosas. 

  • Direito PÚBLICO                                      Direito PRIVADO

     

    Autarquias                                                Empresas públicas

    Fundações públicas                                 Soc. Econ. Mista

    Associações Públicas                             Fundações governamentais

  • A ECT e de direito privado.

  • empresa pública - direito privado.

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Essa Julia viajou no comentário...
  • Errei por não ler a quesão até o final.

     

    Bons estudos!

  • "A ECT possui personalidade jurídica própria, integra a administração indireta da estrutura governamental e constitui empresa pública de direito público."

     

    Empresas públicas da Adm indireta são de direito privado, assim como as sociedades de economia mista.

     

    Gabarito: Errado

  • Errado.

    Direito privado.

  • "ECT, empresa prestadora de serviço público em regime de exclusividade, que desfruta de imunidade tributária recíproca e paga suas dívidas mediante precatório"

  • É pessoa jurídica de Direito Privado mas possuí foro de fazenda pública, conforme decido pelo STF.

    Gabarito, errado.

    TJAM2019

  • DIREITO PRIVADO*****

  • Não existe empresa pública de direito público.


ID
883849
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação à administração pública, julgue os itens a seguir.

Entidade da administração indireta, criada por lei específica, pode ser extinta por ato do Poder Executivo, desde que demonstrada e comprovada sua ineficiência.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. Somente por LEI ESPECÍFICA. CF/88. ART. 37.
    XIX - somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
    XX - depende de autorização legislativa, em cada caso, a criação de subsidiárias das entidades mencionadas no inciso anterior, assim como a participação de qualquer delas em empresa privada;
  • Entidade da administração indireta, criada por lei específica (autarquia), pode ser extinta por ato do Poder Executivo, desde que demonstrada e comprovada sua ineficiência?

    Acredito que o erro da questão está em atribuir a extinção ao ato do Poder Executivo, pois, somente uma lei específica poderá extinguir uma Autarquia, que foi criada também por lei específica, respeitando assim o princípio da simetria jurídica (
    a forma de nascimento dos institutos jurídicos deve ser a mesma para sua extinção).

    Nesse sentido, Celso Bandeira de Mello diz que não poderia ato administrativo extinguir a existência de pessoa jurídica instituída por lei, já que se trata de ato de inferior hierarquia.
  • 294614Entidade da administração indireta, criada por lei específica, pode ser extinta por ato do Poder Executivo, desde que demonstrada e comprovada sua ineficiência.


    Resposta: (Errado)
     
    Vigora aqui o Princípio da Simetria das Formas Jurídicas pelo qual a forma de nascimento dos institutos jurídicos deve ser a mesma de sua extinção. Será lei específica o instrumento legislativo idôneo para extinção das autarquias, de competência privativa do Chefe do Executivo.
    Assim como a criação depende de lei específica, de iniciativa privativa do Chefe do Poder Executivo, da mesma forma, pelo já citado princípio da simetria das formas jurídicas, a sua extinção também dependerá de lei específica.

    Fonte: http://professorarmando.blogspot.com.br/2008/05/administrao-direta-e-indireta-conceito.html
  • Princípio da Simetria das Formas: Criado por Lei, extinto por Lei...

  • No tocante à extinção das entidades da administração indireta, deve ser observado o princípio do paralelismo das formas, segundo o qual se um instituto jurídico é criado considerando determinado procedimento e obedecendo a forma específica, sua extinção deverá seguir o mesmo procedimento e adotar a mesma forma.

  • criada por lei; extinta por lei;

  • Principio da isonomia, tudo que é feito de um modo, deve ser desfeito do mesmo modo. 

  • PRINCÍPIO DA SIMETRIA DAS FORMAS JURÍDICAS, OU SEJA: SE É CRIADA POR LEI ESPECÍFICA, ENTÃO SERÁ EXTINTA TAMBÉM POR LEI ESPECÍFICA.

     

     


    GABARITO ERRADO

     

  • A lei que cria ou autoriza a criação de entidades descentralizadas, na qual se definem o objeto e as atribuições dessas entidades, só pode ser modificada por outra lei da mesma espécie ou superior em razão do princípio do paralelismo das formas; de acordo com esse princípio, um ato deve ser revogado ou modificado pela mesma autoridade que o praticou, respeitadas as formas e o procedimento como foi realizado. CERTO

  • AUTARQUIAS

    Criação, organização e extinção: São criadas por lei específica (CF , art. 37, XIX), de iniciativa do chefe do Executivo (CF , art. 61, § 1º), e sua organização é imposta por decreto, regulamento ou estatuto. A extinção também depende de expressa previsão legal (princípio do paralelismo — criadas e extintas por lei específica). Como pensamos, não há necessidade de lei “exclusiva”, mas de regra específica em lei que disponha sobre a criação ou extinção da entidade autárquica.


  • Simples e objetivo

     - > Só lei revoga lei.

    - > Se a lei cria,a lei extingue.

    - > Se a lei autoriza a criação,autoriza tambem a extinção.

  • PARALELISMO DAS FORMAS

     

    LEI CRIOU -> LEI EXTINGUE

  • A extinção somente com lei.

  • SOMENTE POR LEI ESPECÍFICA

  • É indispensável a lei específica tanto para criar quanto para extinguir.

     

    Bons estudos!

  • LEI ESPECÍFICA:           CRIAR    e   EXTINGUIR

     

                 

     

    ERRADO

  • De acordo com o princípio da simetria das formas, se a entidade foi criada por lei específica, então ela deverá ser extinta por lei específica.  

  • Errado.

    Criada por Lei específica e extinta por lei específica.

  • Entenda essa lógica e seja feliz:

     

    "Uma porta só pode ser fechada com a mesma chave que a abriu !!"

  • Princípio da simetria: a mesma forma de criação deve ser a de extinção.
  • Entidade da administração indireta, criada por lei específica, pode ser extinta por ato do Poder Executivo, desde que demonstrada e comprovada sua ineficiência. -------------> ser extinta da msm forma que foi criada

  • criada e extinta por LEI

ID
883852
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação à administração pública, julgue os itens a seguir.

A administração direta é o conjunto de órgãos que integram as pessoas políticas do Estado; a administração indireta é o conjunto de pessoas administrativas que têm a competência para o exercício de suas tarefas de forma descentralizada.

Alternativas
Comentários
  • Correto

    Administração Direta é aquela composta por órgãos públicos ligados diretamente ao poder central, federal, estadual ou municipal. São os próprios organismos dirigentes, seus ministérios, secretarias, além dos órgãos subordinados. Não possuem personalidade jurídica própria, patrimônio e autonomia administrativa e cujas despesas são realizadas diretamente através do orçamento da referida esfera. Caracterizam-se pela desconcentração administrativa, que é uma distribuição interna de competências, sem a delegação a uma pessoa jurídica diversa.

    Administração Indireta é aquela composta por entidades com personalidade jurídica própria, patrimônio e autonomia administrativa e cujas despesas são realizadas através de orçamento próprio. São exemplos as autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. A administração indireta caracteriza-se pela descentralização administrativa, ou seja, a competência é distribuída de uma pessoa jurídica para outra.

  • Confundi-me com o termo "pessoas administrativas". :-)
  • correta e bem clara a questão...

  • Gabarito: Correto

    Palavras-chave 

     

    Administração direta - centralização, não há personalidade jurídica própria, órgãos (desconcentração), ministérios, secretarias, subordinação
    Administração indireta - descentralização, entidades com personalidsde jurídica própria (empresa pública, autarquia, sociedade de economia mista e fundação), sujeitas ao controle finalístico/supervisão ministerial da Administração Direta, 

  • Correta e bem objetiva. 

  • Beleza de questão.

  • Exato !!

     

    Então se a Banca vier com a seguinte gracinha:

     

    A Polícia Rodoviária Federal faz parte de uma pessoa política da Administração Direta !

    Você marca: CERTO

     

    Não caia em pegadinhas !!

  • A administração direta é formada pelos órgãos subordinados diretamente às pessoas políticas. No âmbito federal, por exemplo, integram a Administração direta a Presidência da República, os Ministérios, os órgãos subordinados aos ministérios (exemplo: Secretaria da Receita Federal, Polícia Federal, etc.), a Câmara dos Deputados e seus órgãos administrativos, o STF, demais tribunais do Judiciário, etc. Nos municípios, são exemplos de órgãos da Administração direta a prefeitura municipal, as secretarias municipais e as câmaras municipais. Enfim, os órgãos que integram as pessoas políticas (isto é, a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios), independentemente do Poder, fazem parte da Administração direta ou centralizada.

    Fonte: Estratégia

  • Em relação à administração pública, é correto afirmar que: A administração direta é o conjunto de órgãos que integram as pessoas políticas do Estado; a administração indireta é o conjunto de pessoas administrativas que têm a competência para o exercício de suas tarefas de forma descentralizada.

  • PMAL 2021! ☠️

  • EXATO.

    A administração direta é o conjunto de órgãos que integram as pessoas políticas do Estado; a administração indireta é o conjunto de pessoas administrativas que têm a competência para o exercício de suas tarefas de forma descentralizada.


ID
883855
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação à administração pública, julgue os itens a seguir.

A administração direta engloba os ministérios, as autarquias, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e as fundações públicas.

Alternativas
Comentários
  • A administração direta engloba os ministérios, as autarquias, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e as fundações públicas.

    Errado.

    A Administração Pública direta engloba os órgãos dos entes políticos (União, estados membros, Distrito Federal e municípios). Órgãos são unidades integrantes de uma pessoa jurídica, eles não possuem personalidade jurídica e são criados por meio da desconcentração.

    Já a Administração Pública indireta compreende as entidades dotadas de personalidade jurídica e autonomia administrativa, orçamentária e financeira, criadas por meio da descentralização. São elas: autarquias, fundações públicas de direito privado e direito público, empresas públicas e sociedades de economia mista.

    No caso da questão, só está correto os ministérios, o restante pertence a administração pública indireta. 

     

  • Decreto-Lei 200/67

    Art. 4° A Administração Federal compreende:

    I - A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios.

    II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:

    a) Autarquias;

    b) Empresas Públicas;

    c) Sociedades de Economia Mista;

    d) fundações públicas
  • Como a banca cespe mudou... em três anos... 

  • seja boazinha assim CESPE...pelo menos até junho 2016

  • Adm indireta.

    GABARITO ERRADO

  • Galera,seguinte:

    Administração Direta = União,Estados,Distrito Federal e Municípios.

    Administração Indireta = Fundação,Autarquia,Empresa Pública e Sociedade de Economia Mista.

  • Rezando pra cair questões como essa! kkkkkk


  • As autarquias, as EP e as SEM fazem parte da administração indireta.

  • Errado.

    Facinho.

  • ERRADO!!!!

    Com questões desse tipo, fico me perguntando o motivo de nao ter estudado nessa época.

    AVANTE!!

  • A administração direta engloba os ministérios, as autarquias, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e as fundações públicas. --------adm indireta

  • Parei de ler em autarquias.

  • ADM INDIRETA

  • DE FATO ENGLOBA; engloba os ministérios, MAS AUTARQUIAS, EMPRESAS PUB, E SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA.. DE FORMA ALGUMA,ELAS SAO DA ADM INDIRETA

  • ERRADO

    • ADM INDIRETA

    PMAL 2021


ID
883858
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação à administração pública, julgue os itens a seguir.

Os empregados da ECT, por serem pessoas físicas vinculadas a uma empresa pública pertencente à administração pública indireta, são considerados servidores públicos.

Alternativas
Comentários
  • Os empregados da ECT, por serem pessoas físicas vinculadas a uma empresa pública pertencente à administração pública indireta, são considerados servidores públicos.

    Errado. 

    Servidores públicos são aqueles que mantêm vínculo de natureza institucional com o Estado e ocupam cargos públicos na Administração direta da União, estados, Distrito Federal e municípios, bem como em suas autarquias e fundações públicas. Os empregados da ECT, por serem pessoas físicas vinculadas a uma empresa pública, são empregados públicos e mantêm vínculo de natureza contratual com o Estado, fundado no regime da CLT. 

  • ECT = PESSOA JURÍDICA - EMPRESA PÚBLICA DE DIREITO PRIVADO - ADMINISTRAÇÃO INDIRETA - EMPREGADOS PÚBLICOS (CLT)
  • ERRADA!


    De modo abrangente são "Agentes Públicos".


    Regidos por "Estatuto" = "Servidores Públicos"

    Regidos pela "CLT" = "Empregados Públicos"


    "Não se desanime, o sucesso é logo ali"

  • Serão sempre regidos pela CLT.

  • A própria questão já dá a resposta. "Os empregados da ECT..."

    Empregados públicos não podem ser considerados servidores públicos


  • Os empregados serão considerador CLT (celetistas).

  • São considerados empregados públicos.

  • São EMPREGADOS PÚBLICOS, pois possuem um EMPREGO PÚBLICO, regido pela CLT.

  • Galera,seguinte:

    Lembrar dos Agentes Públicos:

    - Agente Político.

    - Servidores Públicos = Servidores Estatutários + Servidores Temporários + Empregados Públicos.

    - Particulares em colaboração com o Estado = Agentes honoríficos + Agentes Delgado + Gestores do negócios público.


  • CLASSIFICAÇÃO DE AGENTE PÚBLICO:

    AGENTE POLÍTICO:
       - Do poder executivo, legislativo, judiciário, ministério público e tribunal de contas.

       - Cargos em comissão de natureza política.




    SERVIDOR PÚBLICO:
       - Servidor Estatutário --> podendo adquirir cargo em comissão de natureza administrativa .
       - Empregado.
       - Servidor temporário.



    MILITARES:
       - Marinha, Força Aérea , Exercito e Auxiliares.



    PARTICULARES EM COLABORAÇÃO COM O PODER PÚBLICO:
       - Agente Honorífico.
       - Agente Delegado. (concessionárias, permissionárias e autorizatárias)
       - Agente Credenciado.



    OBS.: A DOUTRINA CONSIDERADA NESTA QUESTÃO, HOJE, É MINORITÁRIA. 

    GABARITO ERRADO

  • Por se tratar de matéria estritamente doutrinária, o assunto apresenta variações de abordagem a depender da obra autoral que se estiver cobrando.


    Outra questão da CESPE:


    Ø A noção de servidor público compreende os servidores estatutários, os empregados públicos e os servidores temporários. CERTO

  • "Os empregados da ECT, por serem pessoas físicas vinculadas a uma empresa pública pertencente à administração pública indireta, são considerados servidores públicos."


    Servidor público em sentido amplo:
    - servidor público (estatutário, regidos pela lei 8112)
    - empregado público (Celetista, regidos pela CLT)
    - temporários (não regidos nem pela CLT nem pela lei 8112)

    Servidor públicos em sentido estrito:
    - servidor público (estatutário, regidos pela lei 8112)

    Para a questão, a banca considerou servidor público em sentido estrito.
    ERRADA

  • Eles são empregados públicos.

  • Cespe tem que especificar se está falando em sentido amplo ou estrito. Pq assim fica difícil...
  • empregado

  • empregados públicos

  • Regime CLT: Empregados Públicos

     

    Estatutario: Funcionários Públicos

     

     

    ERRADO

  • Regidos pela CLT -> Empregados Públicos. 

  • Errado.

    São empregados públicos. Portanto, Celetistas.

  • Empresa pública é regido pela CLT. Então, são empregados públicos.

  • SERVIDOR # EMPREGADO PÚBLICO

    ESTATUTO CLT