SóProvas



Prova CFC - 2014 - CFC - Auditor Independente - SUSEP


ID
3908995
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

O regime de previdência privada de caráter complementar e organizado de forma autônoma em relação ao regime geral de previdência social é facultativo. A instituição e a operação de planos de benefícios de caráter previdenciário concedidos em forma de renda continuada ou pagamento único, acessíveis a quaisquer pessoas físicas, são atividades:

Alternativas
Comentários
  • As entidades abertas são constituídas unicamente sob a forma de sociedades anônimas e têm por finalidade instituir e operar planos de benefícios de caráter previdenciário, concedidos em forma de renda continuada ou pagamento único, acessíveis a quaisquer pessoas físicas.

    As entidades abertas serão reguladas também, no que couber, pela legislação aplicável às sociedades seguradoras (art. 73, LC 109/01).

    Aliás, as sociedades seguradoras que operam exclusivamente no ramo vida poderão ser autorizadas a operar esses planos de benefícios.

    As entidades abertas podem fazer o pagamento do benefício previdenciário em uma única parcela, diferentemente das entidades fechadas que somente garantem benefícios pagos na forma de renda (por prazo certo ou vitalícia).

    Fonte: Ciclos r3

  • A questão exige o conhecimento do Regime Complementar de Previdência que, conforme preconiza o art. 202 da Constituição Federal, é um regime de caráter complementar e organizado de forma autônoma em relação ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS), sendo a sua filiação de natureza facultativa (ou seja, ninguém é obrigado a se filiar, ainda que exerça atividade remunerada) e deve ser regulado por lei complementar.

    Ou seja, aqueles que recebem acima do teto do RGPS (atualmente fixado em R$6.433,57) podem optar por se filiarem a um regime complementar, de forma a manter um padrão de vida mais alto quando da aposentadoria, e, aí, nesse caso, devem contribuir concomitantemente ao regime complementar e ao regime geral.

    O regime complementar pode ser aberto ou fechado. Veja a definição trazida por Frederico Amado:

    • Regime aberto: será composto por entidades abertas de previdência complementar, sendo necessariamente administrado por pessoas jurídicas organizadas sob a forma de sociedades anônimas, em que qualquer pessoa pode participar do plano (como a BRASILPREV, previdência aberta do Banco do Brasil que conta com mais de um milhão de segurados
    • Regime fechado: será integrado por entidades sem fins lucrativos (associações e fundações), em que somente um determinado grupo de pessoas poderá integrar (como na PREVI, a caixa de previdência dos funcionários do Banco do Brasil em que somente os funcionários poderão participar desse plano)

    O ponto central da questão versa sobre o parágrafo único do art. 36 da Lei Complementar nº 109. Veja:

    Art. 36, parágrafo único, LC 109/01: as sociedades seguradoras autorizadas a operar exclusivamente no ramo da vida poderão ser autorizadas a operar planos de benefícios a que se refere o caput (como entidades abertas), a elas se aplicando as disposições desta Lei Complementar.

    Portanto, a única alternativa correta é a letra B: permitidas às entidades abertas de previdência complementar e, também, às sociedades seguradoras autorizadas a operar exclusivamente no ramo vida.

    Fonte: Amado, Frederico. Direito previdenciário - Coleção sinopses para concursos. Bahia: Editora Juspodivm, 2021, 12ª edição. Pág. 730.

    Gabarito: B


ID
3908998
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Decreto-Lei n.º 73/66, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Seguros Privados, regula as operações de seguros e resseguros e, entre outros assuntos, trata da estipulação de seguros. Em relação ao “estipulante”, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3909001
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação de Seguros
Assuntos

A regulação das operações de cosseguro, resseguro, retrocessão e intermediação é exercida pelo órgão regulador de seguros, conforme definido em lei e observadas as disposições da Lei Complementar nº 126/2007. Em relação às operações de cosseguro, assinale a opção CORRETA.

Alternativas

ID
3909004
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O segurado deve expressar formalmente a sua concordância com a operação. O International Accounting Standards Board (IASB) vem trabalhando ao longo dos últimos anos no estabelecimento de um padrão abrangente para o tratamento contábil dos contratos de seguro. Diante das dificuldades encontradas, emitiu pronunciamento transitório, conhecido como IFRS 4 - Fase I. Uma das disposições deste pronunciamento define o que são contratos de seguro e quais as suas características. Para convergência das normas contábeis locais com essa norma internacional, o CFC emitiu a NBC TG 11. Considerando as definições contidas na mencionada norma, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3909007
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Econômico
Assuntos

A Circular SUSEP nº 280/2004 trata do ambiente de controle, da avaliação de riscos, das atividades e dos procedimentos de controles, dos processos de informação e da comunicação e da monitoração. Ao levar em consideração as definições contidas na citada Circular assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3909010
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Seguradora Fort S.A. é uma sociedade de capital aberto, controladora da Fort Capitalização S.A. e da Fort Entidade Aberta de Previdência Complementar S.A., sociedades anônimas de capital fechado. A Seguradora Fort S.A. mantém um programa de remuneração dos seus executivos e, também, dos executivos de suas controladas, com base em ações de sua emissão. Dessa forma, os diretores de suas controladas recebem ações de emissão da Seguradora Fort S.A., ainda que não exerçam funções na Seguradora. Com base nas normas contábeis em vigor, considerando que não é requerido o “repagamento” pelas controladas à controladora e que a transação é considerada como “pagamento baseado em ações liquidado em instrumentos patrimoniais”, como as controladas devem refletir o custo do programa em suas demonstrações separadas ou individuais?

Alternativas

ID
3909013
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A NBC TG 11 requer que a seguradora divulgue informações que auxiliem os usuários a entenderem a natureza e a extensão dos riscos originados por contratos de seguro. Entre tais informações, uma das mais relevantes se refere ao desenvolvimento de sinistros. Em relação a essa divulgação, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3909016
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Circular SUSEP nº 457/2012 define regras e procedimentos para realização do Teste de Adequação de Passivos (TAP) para fins de elaboração das demonstrações contábeis a serem observados pelas sociedades seguradoras, entidades abertas de previdência complementar e resseguradores locais. Em relação às regras e aos procedimentos estabelecidos por esta Circular, assinale a opção CORRETA.

Alternativas

ID
3909019
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As sociedades de capitalização são requeridas pela Susep a constituir Provisão Matemática para Capitalização (PMC). Em relação à PMC, assinale a opção CORRETA.

Alternativas

ID
3909022
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As sociedades supervisionadas deverão encaminhar à Susep, para divulgação em seu sítio eletrônico, as demonstrações contábeis consolidadas, de acordo com o previsto no Anexo I da Circular SUSEP n.º 483/14. Acerca desse assunto, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3909025
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Circular SUSEP n.º 483/14, em seu Anexo I, trata dos registros contábeis relativos às operações decorrentes dos Consórcios DPVAT. Com base nessa regulamentação, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3909028
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com Circular SUSEP nº 483/2014, as seguradoras devem divulgar anualmente demonstrações contábeis consolidadas elaboradas em consonância com os pronunciamentos plenamente convergentes com as normas internacionais emitidos pelo CPC e referendados pela SUSEP. A XYZ Entidade Aberta de Previdência Privada S.A. é uma controladora da Seguradora ZRB S.A. e encaminha à Susep demonstrações contábeis consolidadas. Quais das divulgações abaixo a XYZ deve fazer para estar em conformidade com os requerimentos da NBC TG 05 - Divulgação sobre Partes Relacionadas?

Alternativas

ID
3909031
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Seguradora Forte S/A é uma seguradora autorizada a operar, exclusivamente, com seguros de vida. Em seu plano de negócios para o próximo período de 2 (dois) anos, sua administração estabeleceu como meta passar, também, a instituir e a operar planos de previdência privada, mas discute, neste momento, se será necessário constituir uma entidade jurídica separada para isso. Considerando a legislação e regulamentação em vigor, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Item D,

    Art. 36. As entidades abertas são constituídas unicamente sob a forma de sociedades anônimas e têm por objetivo instituir e operar planos de benefícios de caráter previdenciário concedidos em forma de renda continuada ou pagamento único, acessíveis a quaisquer pessoas físicas.

           Parágrafo único. As sociedades seguradoras autorizadas a operar exclusivamente no ramo vida poderão ser autorizadas a operar os planos de benefícios a que se refere o caput, a elas se aplicando as disposições desta Lei Complementar.


ID
3909034
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a Resolução CNSP n.º 168/2007, os contratos de resseguro, automáticos ou facultativos:

Alternativas

ID
3909037
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação as operações de resseguro, assinale a opção CORRETA.

Alternativas

ID
3909040
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

NÃO é vedado às sociedades supervisionadas pela Susep:

Alternativas

ID
3909043
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Circular SUSEP n.º 462/2013 trata da constituição de provisões técnicas pelas sociedades seguradoras, entidades abertas de previdência complementar, sociedades de capitalização e resseguradores locais. Acerca dos termos dessa Circular, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3909046
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A regulamentação divulgada pela Susep determina que as sociedades seguradoras e as entidades abertas de previdência complementar constituam a provisão de prêmios não ganhos (PPNG). Em relação à PPNG, assinale a opção CORRETA.

Alternativas

ID
3909049
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca do VGBL e PGBL, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3909052
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Resolução CNSP n.º 166/07 dispõe sobre os requisitos e procedimentos para constituição, autorização para funcionamento das sociedades seguradoras, de capitalização e entidades abertas de previdência complementar. Com base nessa regulamentação, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3909055
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No processo de constituição e funcionamento de sociedade seguradora, de capitalização e entidade aberta de previdência complementar deve ser informada à Susep a composição do grupo de controle da sociedade. De acordo com as normas do CNSP, as participações societárias diretas que impliquem controle das sociedades NÃO podem ser detidas por:

Alternativas

ID
3909058
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a Circular SUSEP n.º 485/14, para fins de constituição da provisão de sinistros ocorridos e não avisados (IBNR) para as sociedades seguradoras que não possuírem base de dados suficientes para utilização de metodologia própria, deverá ser utilizado, como base de cálculo, o valor que resultar maior entre os percentuais definidos no Anexo I-A desta Circular, aplicados sobre o somatório dos prêmios-base ou sinistros-base, no período de 12 (doze) meses, considerando o mês de constituição e os 11 (onze) meses anteriores. A Seguradora Forte apresenta as seguintes parcelas relativas a prêmios e sinistros no período de 12 (doze) meses:

Prêmios diretos de risco assumidos e emitidos R$160.000
Sinistros diretos R$48.000

Prêmios de cosseguros aceitos R$30.000
Sinistros de cosseguros aceitos R$60.000
Prêmios de cosseguros cedidos R$8.000
Sinistros de cosseguros cedidos R$22.000

Prêmios cancelados R$10.000
Prêmios restituídos R$12.000

Assinale a opção que apresenta o valor correto do prêmio-base do período:

Alternativas

ID
3909061
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com a Resolução CNSP n.º 302/13, o capital de risco é o montante variável de capital que a sociedade supervisionada deverá manter, a qualquer tempo, para garantir os riscos inerentes à operação. Considerando os termos dessa Resolução, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3909064
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As sociedades seguradoras, nas operações com certos ramos de seguro, conseguem reduzir os custos com o pagamento de indenizações devidas em função da ocorrência de sinistros mediante assunção da propriedade e venda posterior dos bens segurados sinistrados. Esses bens são conhecidos no jargão adotado pelo mercado de seguros como “salvados”. Assinale a alternativa que reflete a forma como os salvados são contabilizados, de acordo com a regulamentação divulgada pela Susep.

Alternativas

ID
3909067
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a Circular SUSEP n.º 462/13, as Sociedades de Capitalização devem constituir mensalmente provisões técnicas. Nos termos dessa Circular NÃO se aplica às Sociedades de Capitalização a:

Alternativas

ID
3909070
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As estimativas utilizadas na avaliação de passivos de seguros exigem elevado grau de julgamento da administração. Para a aceitação dessas estimativas, o auditor independente deverá exercer rigoroso julgamento das premissas utilizadas. Assinale a opção que NÃO corresponde a um procedimento de auditoria aplicável na avaliação dessas estimativas pelo auditor.

Alternativas

ID
3909073
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a Circular SUSEP n.º 483/14, o fato gerador da receita para os produtos de risco NÃO é:

Alternativas

ID
3909076
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considerando o estabelecido na Circular SUSEP n.º 483/14, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3909079
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a Circular SUSEP n.º 249/04, o acompanhamento sistemático pela auditoria interna das atividades relacionadas com o sistema de controles internos deve ser objeto de relatório específico. Acerca desse relatório e levando em consideração os requisitos estabelecidos pela Circular, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3909082
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Levando em consideração o que requer a Circular SUSEP n.º 249/04, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3909085
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a NBC TG 11 – Contratos de Seguros, com relação às características de modelos contábeis, em contratos de seguros adquiridos em combinação de negócios ou transferência de carteira, em que ganhos ou perdas realizados no ativo da seguradora têm efeito direto na mensuração de alguns ou de todos os seus passivos por contrato de seguro (shadow accounting), assinale a opção CORRETA.

Alternativas

ID
3909088
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As entidades supervisionadas pela Susep devem desenvolver e implementar, na forma da lei e da regulamentação vigentes, procedimentos de controles internos relacionados à lavagem de dinheiro. Acerca dos procedimentos mínimos de controle interno, referidos na Circular SUSEP n.º 445/12, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I) Um dos procedimentos é o estabelecimento de uma política de prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo, que inclua diretrizes sobre avaliação de riscos na subscrição de operações, na contratação de terceiros ou outras partes relacionadas, no desenvolvimento de produtos, nas negociações privadas e nas operações com ativos.
II) Um dos procedimentos é a elaboração de critérios e implementação de procedimentos de identificação de clientes, beneficiários, terceiros e outras partes relacionadas, e de manutenção de registros referentes a produtos e procedimentos expostos ao risco de servirem à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo.
III) Um dos procedimentos é a elaboração e execução de programa anual de auditoria interna que verifique o cumprimento dos procedimentos desta Circular, em todos os seus aspectos, podendo tal verificação, a critério da Susep, ser conduzida pelo seu departamento de auditoria interna ou por auditores independentes.
IV) Um dos procedimentos é que, com relação aos corretores, se aplicam, obrigatoriamente, as disposições dos itens I e II quando seu faturamento anual, no exercício precedente, ultrapassar R$10.000.000,00 (dez milhões de reais).
A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º As instituições devem implementar e manter política formulada com base em princípios e diretrizes que busquem prevenir a sua utilização para as práticas de lavagem de dinheiro e de financiamento do terrorismo.

    Parágrafo único. A política de que trata o caput deve ser compatível com os perfis de risco:

    I - dos clientes;

    II - da instituição;

    III - das operações, transações, produtos e serviços; e

    IV - dos funcionários, parceiros e prestadores de serviços terceirizados.


ID
3909091
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Entidade ABC calculou o valor recuperável de seu ativo imobilizado e constatou a existência de imparidade a ser reconhecida, com base no fluxo de caixa descontado. Ao realizar os testes no cálculo do valor recuperável, o auditor independente constatou que a taxa utilizada para descontar o fluxo de caixa era maior que a recomendada para as circunstâncias. Com base no enunciado, pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
3909094
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Seguradora XYZ ajustou seu patrimônio líquido pelas adições e exclusões previstas nas normas específicas e apurou um Patrimônio Líquido Ajustado (PLA) insuficiente em 30% em relação ao capital mínimo requerido. Em consequência, deverá apresentar à Susep o:

Alternativas

ID
3909097
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Qual das situações a seguir NÃO se configura como hipótese de impedimento ou incompatibilidade para prestação do serviço de auditoria independente em sociedades supervisionadas pela Susep?

Alternativas

ID
3909100
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Devem constituir órgão estatutário, denominado Comitê de Auditoria, as sociedades seguradoras que tenham apresentado no encerramento dos dois últimos exercícios sociais Provisões Técnicas em montante igual ou superior a R$700.000.000,00 (setecentos milhões de reais). Assinale a opção que apresenta a condição NÃO requerida para fins da extinção do Comitê de Auditoria.

Alternativas

ID
3909103
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

As sociedades supervisionadas deverão solicitar ao auditor independente que produza como resultado do trabalho de auditoria determinados relatórios circunstanciados. Qual dos relatórios circunstanciados apresentados nas opções a seguir NÃO é requerido pela Susep?

Alternativas

ID
3909106
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Nos contratos automáticos de resseguro proporcional, é INCORRETO dizer que os prêmios de resseguros devem ser contabilizados:

Alternativas

ID
3909109
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Susep, ao emitir orientação sobre o registro contábil dos prêmios de resseguro, procurou esclarecer aspectos não claramente abordados pela regulamentação. Considerando as orientações divulgadas, assinale a opção INCORRETA:

Alternativas

ID
3909112
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Para o adequado registro dos prêmios de resseguro é relevante considerar certos conceitos. Em relação aos contratos de resseguro não proporcionais, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3909115
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Tomando por base as normas e orientações divulgadas pela Susep, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3909118
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Tomando por base as normas e orientações divulgadas pela Susep, assinale a opção CORRETA.

Alternativas

ID
3909121
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Para o exercício da função de auditor independente, é imprescindível manter-se atualizado por meio de um programa de educação profissional continuada. Os organismos profissionais e os reguladores estabeleceram requisitos sobre esse programa. Acerca desses requisitos é INCORRETO dizer que:

Alternativas

ID
3909124
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Nos termos das normas contábeis divulgadas pela Susep, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3909127
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com as normas e orientações divulgadas pela Susep, assinale a opção CORRETA.

Alternativas

ID
3909130
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Por meio da Resolução n.º 297/2013, o CNSP disciplinou as operações das sociedades seguradoras por intermédio de seus representantes de seguros, pessoas jurídicas. Em relação às normas que disciplinam essa atividade, assinale a opção CORRETA.

Alternativas

ID
3909133
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Seguradora Forte contratou com a Resseguradora ABC um resseguro do tipo proporcional para a sua carteira de seguro de incêndio, com vigência de 12 (doze) meses, a iniciar-se em 15 de março de 2014. Nos 12 (doze) meses anteriores à data do contrato, a Seguradora Forte emitiu, em média, 150 (cento e cinquenta) apólices por mês e espera que essa média cresça 10% no período coberto pelo contrato de resseguro. Dadas as características dos clientes da Seguradora Forte, o maior volume de contratações ocorre, em geral, entre os meses de julho e novembro. Nessas circunstâncias, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3909136
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A distribuição de lucros nas Sociedades Seguradoras constituídas sob a forma de sociedades por ações está prevista na Lei n.º 6.404/76 e suas alterações, bem como na Circular SUSEP n.º 483/14. De acordo com o previsto nesses diplomas legais, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3909139
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os créditos tributários do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e Contribuição Social sobre o Lucro decorrentes de prejuízos fiscais ou bases de cálculo negativas, respectivamente, e aqueles decorrentes de diferenças temporárias devem ser adequadamente reconhecidos, de acordo com o previsto na Circular SUSEP n.º 483/14. Acerca desse assunto, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3909142
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As seguradoras e entidades de previdência privada são requeridas a constituir provisões técnicas para refletir obrigações decorrentes de suas operações. O CNSP e a Susep estabelecem normas que padronizam a denominação dessas provisões segundo as obrigações a que estão relacionadas e regras que orientam a formulação e o cálculo de seus valores. Levando em consideração essas normas e regras assinale a opção CORRETA.

Alternativas