SóProvas



Prova CIAAR - 2012 - CIAAR - Primeiro Tenente


ID
891202
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A Lei de Responsabilidade Fiscal foi criada com o objetivo de

Alternativas
Comentários
  • A Lei Complementar n° 101, de 4 de maio de 2000, intitulada Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), foi criada com o objetivo de fiscalizar e zelar pelo equilíbrio das finanças públicas.

     

    A lei estabelece normas e diretrizes orçamentárias a serem seguidas pelas esferas governamentais, que tem como pressupostos a responsabilidade, o planejamento e clareza na gestão fiscal; buscando a prevenção de possíveis desvios e riscos no orçamento público, bem como o total adimplemento das dívidas contraídas até o final do mandato.

     

    A L.R.F., possibilita condições para a criação e aperfeiçoamento de novas diretrizes e implementação de novos rumos para a política estatal, e incentiva os cidadãos a participar e acompanhar a aplicação dos recursos públicos e se estes tem atingido eficácia aceitável.

     

  • ALTERNATIVA D

    A Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF deu forma ao Relatório Resumido da Execução Orçamentária, definiu o que compõe o relatório, como se publica essa informação. Também trouxe como inovação o relatório de gestão fiscal, que visa demonstrar se foram atingidas as metas e os limites estabelecidos na lei de responsabilidade fiscal. Outra inovação é que a lei exigiu que as receitas vinculadas tenham a contabilização de onde está evidenciado o que já foi aplicado e qual é o saldo.

    A lei também passou a dar uma maior importância e visibilidade à contabilidade

    http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/contabilidadepublica.htm
  • Nãoooooooooooooooo! Não foi criada para aumentar a relevância e a visibilidade da contabilidade pública!!! CUIDADO!

     

    Pode até aumentar a relevância e a visibilidade da contabilidade, mas NÃO FOI CRIADA PARA ISSO!!!

     

    Diversas questões no QC que contradizem esse gabarito!!!

  • Q835027

    Ano: 2016 Banca: Exército Órgão: EsFCEx Prova: Exército - 2016 - EsFCEx - Oficial - Ciências Contábeis

    A Lei complementar nº 101 de 04/05/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF) foi editada com o objetivo de:

    GABARITO: "B" criar níveis gerenciais de controle em que se previnem riscos nas instituições públicas

    Portanto, gabarito da EsFCEx diferente da Aeronáutica.

  • Na esfcex o posicionamento foi de acordo com a própria LRF e deu-se como correta. letra c

    NO CIAAR o posicionamento foi de acordo com o prof. Kohama e deu-se também como correta. letra d


ID
891205
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública

Sobre o campo de aplicação da contabilidade pública,analise as afirmativas.

I. As empresas estatais dependentes de recursos do orçamento federal são abrangidas pelo campo de aplicação da contabilidade pública.

II. As autarquias públicas, em razão da sua autonomia administrativa e financeira, podem deixar de aplicar as regras da contabilidade pública.

Ill. O Sistema "S" (SENAI, SENAC, SENAR, SENAT), por receber recursos parafiscais, é incluido no campo de aplicação da contabilidade pública.

IV. Os bens de uso comum do povo possuem a característica de não serem contabilizados como ativos, embora as obrigações decorrentes sejam incluidas no passivo.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  •  NBC T 16.1 - 2. Campo de Aplicação:
    – (a) entidades do setor público; e
    – (b) ou de entidades que recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou
    apliquem recursos públicos, na execução de suas atividades, no tocante aos
    aspectos contábeis da prestação de contas.
    • Entidade do Setor Público: órgãos, fundos e pessoas jurídicas de direito público ou que,
    possuindo personalidade jurídica de direito privado, recebam, guardem, movimentem,
    gerenciem ou apliquem recursos públicos, na execução de suas atividades.
    • Equiparam-se, para efeito contábil, as pessoas físicas que recebam subvenção,
    benefício, ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público.
    • NBC T 16.1 - 8. As entidades abrangidas pelo campo de aplicação devem observar as
    normas e as técnicas próprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, considerandose
    o seguinte escopo:
    – (a) integralmente, as entidades governamentais, os serviços sociais e os conselhos profissionais;
    – (b) parcialmente, as demais entidades do setor público, para garantir procedimentos suficientes de prestação de contas e instrumentalização do
    controle social.
  • Por que a D não está correta?
  • Primeiro é necessário saber o que são recursos parafiscais, vejamos: tributo é parafiscal quando o seu objetivo é a arrecadação de recursos para o custeio de atividades que, em princípio, não integram funções próprias do Estado, mas este as desenvolve através de entidades específicas


    A resposta D está errada porque essas entidades "S" não se enquadram como entidades públicas simplesmente por receberem recursos parafiscais, a norma é clara confome mencionada acima (16.1): órgãos, fundos e pessoas jurídicas de direito público ou que, possuindo personalidade jurídica de direito privado, recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem dinheiros, bens e valores públicos, na execução de suas atividades. Equiparam-se, para efeito contábil, as pessoas físicas que recebam subvenção, benefício, ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público.
    Logo, elas são entidades PRIVADAS, que não realizam serviços, obras públicas de forma clara conforme a norma NÃO SE ENQUADRAM NO CAMPO DA CONTABILIDADE PÚBLICA.
    Espero ter ajudado.
  • Boa noite amigos,

    Creio eu que a discussão que a terceira assertiva da questão propõe não seja a consideração de que os serviços sociais sejam entidades participantes da administração pública, seja direta ou indireta, e sim o ponto acerca do recebimento de recursos parafiscais e sobre estar inclusos no campo de aplicação da Contabilidade Pública.

    Compartilho então posicionamento de Deusvaldo Carvalho e Márcio Ceccato em seu livro Manual Completo de Contabilidade Pública, pág.20:
    "Os Serviços Sociais, conhecidos como "sistema S" (Sebrae, Senai, Sesi, Sesc, Sest, etc.) são pessoas jurídicas de Direito Privado. Não fazem parte da administração Pública (direta ou indireta), atuam como colaboradores do Poder Público e prestam serviços à sociedade, realizando atividades de interesse oúblico, motivo pelo qual são destinatários de recursos públicos. Suas receitas são oriundas de contribuições sociais e dos serviços prestados de consultorias, assessorias etc. Em virtude de serem financiados com recursos do estado (tributos), os serviços sociais devem aplicar integralmente as regras da Contabilidade Pública."

    Além disso, os Serviços Sociais integram SIM o campo de aplicação da Contabilidade Pública, conforme disposto na NBC T 16.1, ponto 8, alínea "a".
  • questao passivel anulacao: a questao nao fala de considerou o CFC o o Direito Financeiro.
    sob a otica do direito financeiro: tem-se adm direta e ainda fundacoes publicas e autarquias.
    ja para o CFC todas as entidades do setor publico, inclusive conselhos de classe e servicos autonomos....exceto OAB.....
    por esse motivo fica sem resposta correta.
  • Rosalina a II - pois as autarquias aplicam a contabilidade pública integralmente. Já na III o erro está em limitar, por meio da expressão: "por receber recursos parafiscais". Veja a excelente lição abaixo:

    Nas edições posteriores à norte de HELY, os atualizadores (EURICO DE ANDRADE AZEVEDO e outros) expõem (30ª ed., p. 366/367):

    “Serviços sociais autônomos – Serviços sociais autônomos são todos aqueles instituídos por lei, com personalidade de Direto Privado, para ministrar assistência ou ensino a certas categorias sociais ou grupos profissionais,sem fins lucrativos, sendo mantidos por dotações orçamentárias ou por contribuições parafiscais. São entes paraestatais, de cooperação com o Poder Público,com administração e patrimônio próprios, revestindo a forma de instituições particulares convencionais (fundações, sociedades civis ou associações) ou peculiares ao desempenho de suas incumbências estatutárias. São exemplos desses entes os diversos serviços sociais da indústria e do comércio (SENAI, SENAC, SESC, SESI), com estrutura e organização especiais, genuinamente brasileiras.


     

  • O erro do item está em dizer que o Sistema "S" é incluído no campo de aplicação da contabilidade pública por receber recursos parafiscais.

    O Sistema "S" é incluído no campo de aplicação da contabilidade pública por receber recursos públicos, mesmo que recebam, também, recursos parafiscais.


ID
891208
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Analise as afirmativas.

I. O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), criado em 1936, tinha como objetivo principal a realização da modernização administrativa do país.

II. O Estado oligárquico, no periodo identificado como República Velha ou dos Coronéis (1889-1930), dava relevante importância às politicas de caráter social ou à mobilização da sociedade civil.

Ill. O governo Vargas (1930-1945) deflagra o processo que leva à criação das bases institucionais de uma democracia nos moldes das sociedades fordistas da época, estabelecendo direitos trabalhistas, um sistema de ensino público,o sufrágio universal e a Constituição de 1946.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Quanto a primeira afirmativa: primeiro foi criado o Conselho Federal do Serviço Público Civil em 1936, depois transformado em 1938 no Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP.


ID
891214
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública

As despesas empenhadas em determinado exercicio,e que não foram canceladas, nem sempre são pagas no mesmo exercício. As despesas empenhadas e não pagas denominam-se

Alternativas
Comentários
  • Os restos a pagar constituem compromissos financeiros exigíveis que 
    compõem a dívida flutuante e podem ser caracterizados como as despesas empenhadas, 
    mas não pagas até o dia 31 de dezembro de cada exercício financeiro. A Inscrição em 
    Restos a Pagar decorre da observância do Regime de Competência para as despesas. 
    Portanto, as despesas empenhadas, não pagas até o dia 31 de dezembro, não canceladas 
    pelo processo de análise e depuração e, que atendam os requisitos previstos em legislação 
    específica, devem ser inscritas em Restos a Pagar, pois se referem a encargos incorridos no 
    próprio exercício. 
  • Considera-se Restos a Pagar, nos termos do disposto no item 1.3.1 desta Macrofunção, as despesas empenhadas, mas não pagas até 31 de dezembro, estando a sua execução condicionada aos limites fixados à conta das fontes de recursos correspondentes, com base na legislação vigente.

    FONTE:
    http://manualsiafi.tesouro.fazenda.gov.br/020000/020300/020317
  • Restos a pagar são todas as despesas empenhadas e não pagas até o dia 31 de Dezembro do Exercício Corrente, devendo se proceder com o registro em contas distintas para as processadas (liquidas) e as não processadas (não liquidadas)

ID
891220
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Plano Real, concebido no governo do presidente Itamar Franco,em 1993, teve como principais medidas exceto:

Alternativas
Comentários
  • Está faltando a palavra "exceto" ao final do enunciado:

    "O Plano Real, concebido no governo do presidente Itamar Franco,em 1993, teve como principais medidas, exceto:"
  • REAL CR$ 2.750 = R$ 1 (com centavos) - 01.07.1994  A Medida Provisória nº 542, de 30.06.1994 (D.O.U. de 30.06.94), instituiu o REAL como unidade do sistema monetário, a partir de 01.07.1994, com a equivalência de CR$ 2.750,00 (dois mil, setecentos e cinqüenta cruzeiros reais), igual à paridade entre a URV e o Cruzeiro Real fixada para o dia 30.06.94. Foi mantido o centavo. Como medida preparatória à implantação do Real, foi criada a URV - Unidade Real de Valor - prevista na Medida Provisória nº 434, publicada no D.O.U. De 28.02.94, reeditada com os números 457 (D.O.U. de 30.03.94) e 482 (D.O.U. de 29.04.94) e convertida na Lei nº 8.880, de 27.05.1994 (D.O.U. de 28.05.94). Exemplo: CR$ 11.000.000,00 (onze milhões de cruzeiros reais) passou a expressar-se R$ 4.000,00 (quatro mil reais).

    As 3 Fases do Real

     1) ortodoxia - ajuste fiscal

     PAI (Plano de Ação Imediata – 1993) ◦ corte de gastos de ordem de US$ 7 bilhões, concentrado nas despesas de investimento e pessoal)  Criação do IPMF (0,25% - Temporário)  Criação do FSE Fundo Social de Emergência), que bloqueava parte dos repasses da União aos Estados e Municípios (15%)  Acúmulo de reservas internacionais.

    2) Heterodoxia

     Criação da URV como unidade de conta, para promover a indexação completa e equilibrar os preços relativos na moeda indexada.  Diferente (mas parecida) da proposta “Larida”, que propunha a convivência de uma moeda indexada (ORTN) com a moeda não indexada, deixando que os agentes econômicos escolhessem entre as duas. ◦ A URV - Valor em cruzeiros reais seria convertido pela inflação diária. Vários preços públicos foram convertidos instantaneamente, mas a adesão era voluntária.

    3) A reforma monetária

     Cruzeiro real/2.750 = 1 real = 1 dólar. ◦ Ideia de rompimento da inflação inercial, pois a inflação se dava em URV. ◦ criação de metas monetárias e banda cambial estreita (1995), ou seja, âncora cambial e monetária.  Ao contrário do que se pensa, a taxa de câmbio foi flexível no início do plano e se valorizou nominalmente. A partir do início de 1995 o Banco Central adotou um sistema de mini bandas (tão estreitas que isso se assemelhava mais a um regime de câmbio fixo).  Foram instituídas metas de expansão monetária para os três primeiros meses, que foram, sistematicamente descumpridas (remonetização).


ID
891223
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Plano Real foi concebido para ser implantado em três etapas. A primeira etapa, conhecida como Programa de Ação Imediata (PAI), em 14 de junho de 1993, tinha como objetivo efetuar uma ampla reorganização do setor público e das suas relações com a economia privada. Assinale a alternativa que não pertence às medidas adotadas neste programa.

Alternativas
Comentários
  • REAL CR$ 2.750 = R$ 1 (com centavos) - 01.07.1994  A Medida Provisória nº 542, de 30.06.1994 (D.O.U. de 30.06.94), instituiu o REAL como unidade do sistema monetário, a partir de 01.07.1994, com a equivalência de CR$ 2.750,00 (dois mil, setecentos e cinqüenta cruzeiros reais), igual à paridade entre a URV e o Cruzeiro Real fixada para o dia 30.06.94. Foi mantido o centavo. Como medida preparatória à implantação do Real, foi criada a URV - Unidade Real de Valor - prevista na Medida Provisória nº 434, publicada no D.O.U. De 28.02.94, reeditada com os números 457 (D.O.U. de 30.03.94) e 482 (D.O.U. de 29.04.94) e convertida na Lei nº 8.880, de 27.05.1994 (D.O.U. de 28.05.94). Exemplo: CR$ 11.000.000,00 (onze milhões de cruzeiros reais) passou a expressar-se R$ 4.000,00 (quatro mil reais).

    As 3 Fases do Real

     1) ortodoxia - ajuste fiscal

     PAI (Plano de Ação Imediata – 1993) ◦ corte de gastos de ordem de US$ 7 bilhões, concentrado nas despesas de investimento e pessoal)  Criação do IPMF (0,25% - Temporário)  Criação do FSE Fundo Social de Emergência), que bloqueava parte dos repasses da União aos Estados e Municípios (15%)  Acúmulo de reservas internacionais.

    2) Heterodoxia

     Criação da URV como unidade de conta, para promover a indexação completa e equilibrar os preços relativos na moeda indexada.  Diferente (mas parecida) da proposta “Larida”, que propunha a convivência de uma moeda indexada (ORTN) com a moeda não indexada, deixando que os agentes econômicos escolhessem entre as duas. ◦ A URV - Valor em cruzeiros reais seria convertido pela inflação diária. Vários preços públicos foram convertidos instantaneamente, mas a adesão era voluntária.

    3) A reforma monetária

     Cruzeiro real/2.750 = 1 real = 1 dólar. ◦ Ideia de rompimento da inflação inercial, pois a inflação se dava em URV. ◦ criação de metas monetárias e banda cambial estreita (1995), ou seja, âncora cambial e monetária.  Ao contrário do que se pensa, a taxa de câmbio foi flexível no início do plano e se valorizou nominalmente. A partir do início de 1995 o Banco Central adotou um sistema de mini bandas (tão estreitas que isso se assemelhava mais a um regime de câmbio fixo).  Foram instituídas metas de expansão monetária para os três primeiros meses, que foram, sistematicamente descumpridas (remonetização).


ID
891226
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Na condução da política econômica,a politica fiscal assume papel de relevância na condução da estabilidade monetária, do crescimento e desenvolvimento econômico do país, assumindo características expansionistas ou contracionistas, de acordo com o objetivo que se pretender atingir.

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre a política fiscal. A seguir,assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A condução/administração da politica fiscal independe da vontade política do governante, devendo ser cumprida no rigor da lei.

( ) Quando o desemprego prevalece,o governo aumenta o nível de demanda no mercado,reduzindo seus gastos ou elevando tributos como forma de recolocar a economia no pleno emprego.

( ) O governo, ao oferecer bens e serviços sociais, age no sentido de completar os bens e serviços privados, tendo como objetivo prover às muitas famílias que não possuem recursos financeiros para adquiri-los.

( ) A alocação de recursos por parte do governo tem como objetivo principal a oferta de determinados bens e serviços que são necessários e desejados pela sociedade e não são providos pelo sistema privado por motivos quaisquer.

( ) A tributação e as transferências são mecanismos mais eficazes na condução da política fiscal, cujos efeitos dos aumentos das transferências governamentais produzem resultados mais eficazes que os dos gastos do governo na geração do aumento da renda disponivel.

Alternativas
Comentários
  • ( ) A condução/administração da politica fiscal independe da vontade política do governante, devendo ser cumprida no rigor da lei. 

    ( ) Quando o desemprego prevalece,o governo aumenta o nível de demanda no mercado,reduzindo seus gastos ou elevando tributos como forma de recolocar a economia no pleno emprego. 

    ( ) O governo, ao oferecer bens e serviços sociais, age no sentido de completar os bens e serviços privados, tendo como objetivo prover às muitas famílias que não possuem recursos financeiros para adquiri-los. 

    ( ) A alocação de recursos por parte do governo tem como objetivo principal a oferta de determinados bens e serviços que são necessários e desejados pela sociedade e não são providos pelo sistema privado por motivos quaisquer. 

    ( ) A tributação e as transferências são mecanismos mais eficazes na condução da política fiscal, cujos efeitos dos aumentos das transferências governamentais produzem resultados mais eficazes que os dos gastos do governo na geração do aumento da renda disponivel.

    GABARITO:

     c) F-F-V-V-F


ID
891229
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando que as receitas do Tesouro Nacional tenham somado R$ 15 trilhões,que as despesas públicas totais, R$ 10 trilhões,que as correções monetárias e cambiais,R$ 3 trilhões e os juros sobre as dívidas públicas internas e externas iguais a R$ 8 trilhões, assinale a resposta que apresenta, correta e respectivamente: o déficit/superávit total, o déficit/superávit primário e o déficit/superávit operacional, em trilhões de reais, obedecendo aos sinais dos resultados encontrados.

Alternativas
Comentários
  • 15 (Receita) - 10 (Despesa) = 5 (Resultado Primário)
    5 (RP) - 8 (Juros) = -3 (resultado Operacional)
    -3 (RO) -3 (Inflação) = -6 (Resultado Nominal)

ID
891232
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Suponha que um mercado opere em concorrência perfeita. Em adição, considere a incidência de um imposto especifico sobre as unidades vendidas deste mercado. Neste caso, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Elástico = Maior Imposto
    Inelástico = Menor imposto

ID
891235
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • alternativa correta letra A

    Uma curva de indiferença representa todas as combinações de cestas de mercado que fornecem o mesmo nível de satisfação a uma pessoa, que é, portanto, indiferente em relação as cestas de mercado representadas pelos pontos ao longo da curva.

    Vejamos as curvas de indiferença abaixo. Vamos supor que o ponto A representa 3 unidades de vestuário e 2 unidades de alimentação. Já o ponto B representa 1 unidade de vestuário e 4 unidades de alimentação. Para uma pessoa que possua curvas de indiferença como as apresentadas abaixo, podemos afirmar que tanto o ponto A (3,2) quanto o ponto B (1,4) fornecem o mesmo nível de satisfação, pois ambos estão sobre a mesma curva de indiferença.






ID
891238
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A partir de um modelo IS-LM padronizado, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Se a elasticidade da demanda por moeda em relação à taxa de juros é muito baixa, então a IS será mais elástica.

( ) A curva LM apresentará inclinação negativa, se a curva de demanda por moeda for perfeitamente inelástica a taxa de juros.

( ) A inclinação da IS diminui à medida que aumenta a sensibilidade do investimento em relação à taxa de juros.

Alternativas
Comentários

  • (F) Se a elasticidade da demanda por moeda em relação à taxa de juros(ALTERA A CURVA LM) é muito baixa, então a IS(ERRADO) será mais elástica.

    (F) A curva LM apresentará inclinação negativa(ERRADO), se a curva de demanda por moeda for perfeitamente inelástica(LM VERTICAL) a taxa de juros.

    (V) A inclinação da IS diminui à medida que aumenta a sensibilidade do investimento em relação à taxa de juros.


ID
891241
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A partir das informações abaixo (considere que todas as transações são feitas à vista), assinale a alternativa correta.

• O Brasil exporta bens no valor de 600 milhões de reais.
• O Brasil importa bens no valor de 550 milhões de reais.
• O Brasil paga 200 milhões de reais à vista, referente a juros, lucros e aluguéis.
• O Brasil amodiza empréstimo no valor de 100 milhões de reais.
• Entram no país equipamentos no valor de 90 milhões de reais sob a forma de investimentos diretos.
• Entram no país 50 milhões de reais sob a forma de capitais de curto prazo.
• O Brasil realiza doação de medicamentos no valor de 50 milhões de reais.

Alternativas

ID
891244
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação aos investimentos diretos externos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Investimentos em carteira buscam tratamento alfadengário mais favorável????


ID
891247
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A partir da equação P = 200 - 0,5Y em que P é o preço e Y é a quantidade procurada do bem em dado periodo de tempo,assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • E=ΔQ/ΔP

    Demanda elástica E>1

    Demanda Inelástica E<1

    Elasticidade unitária E=1

    . B) ERRADO

     E(p) = - p x f '(p) / f(p)

    E(p) : elasticidade em função do preço

    p: preço

    f ' (p) : derivada da função f(p)

    f (p) : em função do preço

    P = 200 - 0,5Q

    1) coloque em função de p

    Q = (200 - P) / 0,5

    2) Faça a derivada da equação

    f ' (p) =   - 1/ 0,5 = 2

    f (p) = (200 - P) / 0,5

    P = 50

    3. Resolva a fórmula E(p) = - p x f '(p) / f(p)

    E(p) = - 50 x 2 / (200 - 50)/ 0,5

    E (p) = - 100 / 300 = - 0,333

    Isto em módulo. 

    c) ERRADO. A demanda menor que um indica demanda inelástica e não, elástica.

    d)  ERRADO. Para cada variação no preço de 1%, sua quantidade demandada se reduz em 0,3%, que é um valor menor que 1.


    Não sou da área, se tiver algum erro corrija por favor. Fiz com base no entendimento deste vídeo 

    https://www.youtube.com/watch?v=ij9rEzu2MrM



ID
891250
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Marque a alternativa que sintetiza as três funções principais da moeda.

Alternativas

ID
891253
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O mercantilismo é uma das teorias do comércio internacional. Em relação a essa teoria, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito 'A'

    "O mercantilismo é um conjunto de ideias econômicas que considera a prosperidade de uma nação ou Estado dependente do capital que possa ter.
    Os pensadores mercantilistas preconizam o desenvolvimento econômico por meio do enriquecimento das nações graças ao comércio exterior, o que permite encontrar saída aos excedentes da produção. O Estado adquire um papel primordial no desenvolvimento da riqueza nacional, ao adotar políticas protecionistas, e em particular estabelecendo barreiras tarifárias e medidas de apoio à exportação.
    "

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercantilismo
  • Mercantilismo: Exportar é bom, importar é ruim.


ID
891262
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Imagine uma firma que opera em um mercado que esteja em concorrência perfeita. Sua função de custo total (CT) é dada por: CT = 25 q 2 + 1050, em que q representa a quantidade produzida do bem. A partir desta função, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a)ERRADA. calculando a derivada de CT temos Cmg = 50.q

    b) ERRADA. Custo variavel medio = CV/q
    Na equacao, CV = 25q2
    CVme = 25q2/q = 25q

    c)CERTA. A curva de oferta da firma e determinada por sua curva de custo marginal. E, na empresa em concorrencia perfeita, Cmg = P. Assim:
    Cmg = P
    50q = p  ou q=p/50

    d)ERRADA.Novamente, P = Cmg. Se P=300, temos:
    300 = 50 q
    q = 6 unidades.


ID
891265
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre a lei dos rendimentos marginais decrescentes.

I. No ponto máximo do produto total, o produto médio é negativo.

II. Na fase declinante do produto total, o produto marginal ainda é positivo.

Ill. Se o insumo variável for utilizado de forma excessiva,a produção total declinará.

IV. O produto marginal é negativo quando o insumo variável é utilizado excessivamente.

V. O produto médio de um insumo variável atinge o ponto de máximo e, neste ponto,ele é igual ao produto marginal.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas

ID
891274
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Analise o modelo IS/LM abaixo para uma pequena economia aberta e suponha livre e perfeita mobilidade de capital. O modelo é representado pelas expressões a seguir. Observe.

Y = C (Y) + l(r) + G + X(e) - M(e);
Mo = L(r, Y);
r= r*

Considere: Y é o produto; C o consumo; I o investimento; G os gastos do governo; X as exportações; M as importações; Mo a oferta monetária; L(r. Y) a função demanda por moeda; r a taxa de juros interna; e a taxa de câmbio; r* a taxa de juros internacionais.

Diante do exposto,é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA. a funcao Mo= L(r,Y) mostra que a demanda por moeda e diretamente proporcional a renda(Y) e a taxa de juros(r)

    b) ERRADA. No curto prazo a politica monetaria e mais eficiente, suas medidas surtem efeito mais imediato. Ao contrario da politica fiscal, que requer tempo para tornar-se eficiente.

    c) CERTA. Uma politica monetaria expansionista aumenta a disponibilidade de moeda, o que incorre em depreciacao da taxa de cambio e estimulo as exportacoes.

    d) ERRADA.  A politica monetaria e mais eficiente em economia aberta.
  • Em uma economia aberta e com perfeita mobilidade de capitais, a política fiscal só será a mais eficiente se esta operar em regime de câmbio fixo. Se operar em regime de câmbio flutuante, a mais eficiente será a política monetária

     

     

  • a partir de 1970 São Paulo foi retirado da Região Sul.


ID
891277
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

As externalidades são inerentes ao desenvolvimento econômico e podem surgir entre produtores, entre consumidores, e entre consumidores e produtores no processo dinâmico de evolução mercadológica e econômica. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre externalidades. A seguir,marque a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Devido ao fato de as externalidades não estarem refletidas nos preços de mercado,elas não podem se tornar uma causa de ineficiência econômica.

( ) A utilização da cobrança de taxas para emissão de poluentes, por exemplo,é um método de eliminar uma suposta externalidade provocada à sociedade em função de sua emissão.

( ) Há externalidades negativas, que ocorrem quando a ação de uma das partes impõe custos à outra; e externalidades positivas, que surgem quando a ação de uma das partes se beneficia da outra

Alternativas

ID
891280
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A política econômica,administrada ao país, contém comandos que podem ser ministrados de acordo com as necessidades almejadas em termos de resultados econômicos e sociais. Neste sentido, assinale a alternativa que não condiz com a gestão pública da política econômica.

Alternativas

ID
891283
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma empresa possui riscos associados às suas atividades operacionais e financeiras, de modo que a minimização desses riscos produz a maior agregação de valor econômico para a organização na condução de suas atividades empresariais. Neste sentido,analise as afirmativas e assinale a incorreta.

Alternativas

ID
891286
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O estudo das elasticidades dos bens e serviços auxilia os agentes econômicos a tomarem decisões de consumo e oferta com base no comportamento dos preços dos bens e serviços oferecidos à sociedade, da renda dos consumidores, bem como através da dinâmica de alterações dos preços dos produtos substitutos e complementares. Assinale,dentre as alternativas, a considerada incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A elasticidade-renda e uma medida de sensibilidade que avalia o grau que a renda do consumidor afeta a quantidade demandada.

ID
891289
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Foram realizadas pesquisas econômicas em determinado país, permitindo a obtenção das equações de equilibrio dos mercados de bens e serviços e do mercado monetário, conforme abaixo descritas.

MERCADO DE BENS E SERVlÇOS (IS): Y = 460 - 100 r
MERCADO MONETÁRIO (LM): Y = - 200 + 2500 r + 1000/P

Sendo: Y = nivel do produto real (em U$ bilhões)
r = taxa real de juros
P = índice geral de preços

Com base nas informações, assinale a alternativa que representa a curva de demanda agregada a essa economia.

Alternativas