SóProvas



Prova Colégio Pedro II - 2018 - Colégio Pedro II - Professor - Geografia


ID
2805163
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.112/1990 dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. No que se refere ao processo administrativo disciplinar, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • ITEM (A) (errada):   Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

     

    Item B (ERRADA): Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.
     

     

    ITEM C (CORRETO):   Art. 156.  É assegurado ao servidor o direito de acompanhar o processo pessoalmente ou por intermédio de procurador, arrolar e reinquirir testemunhas, produzir provas e contraprovas e formular quesitos, quando se tratar de prova pericial.

     

    Item D (errada):  Art. 167. No prazo de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão.

    Se houver algum erro, avisem-me :)

  • (b) art. 147 da Lei 8.112/90 - é de  60 dias e não de 30 dias.

  • a) a autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a instauração imediata do processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

      Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

     b) como medida cautelar, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar ao servidor seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 30 (trinta) dias, sem o pagamento de remuneração.

    Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a          autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

     c) é assegurado ao servidor o direito de acompanhar o processo pessoalmente ou por intermédio de procurador, arrolar e reinquirir testemunhas, produzir provas e contraprovas e formular quesitos, quando se tratar de prova pericial.

     d) no prazo de 30 (trinta) dias, prorrogável por igual período, contados da instauração do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão motivada, tendo por base as provas juntadas aos autos, observados os princípios do contraditório e da ampla defesa.

     Art. 167. No prazo de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão.

  • Pessoal, façam como a mariane e ALGUNS outros colegas.

    Quando quiserem demonstrar alguma questão errada, além de dizer onde está o erro, coloque a resposta certa. Não seja um peso morto em apenas dizer o que está errado sem a correção, pq isso não adianta de nada, alem de ocupar espaço atoa aqui. 

     

    Que a vontade de ser útil e colaborar seja maior do que a de aparecer.

     

  •  a) a autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a instauração imediata do processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa. sindicância ou processo administrativo disciplinar

     b)como medida cautelar, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar ao servidor seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 30 (trinta) dias, sem o pagamento de remuneração. 60 dias + 60 e não passa disso

     c)é assegurado ao servidor o direito de acompanhar o processo pessoalmente ou por intermédio de procurador, arrolar e reinquirir testemunhas, produzir provas e contraprovas e formular quesitos, quando se tratar de prova pericial.

     d)no prazo de 30 (trinta) dias, prorrogável por igual período, contados da instauração do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão motivada, tendo por base as provas juntadas aos autos, observados os princípios do contraditório e da ampla defesa. 20 dias

  • A resposta esta no: Capítulo III Seção I Do Inquérito:

    ART.156. É assegurado ao servidor o direito de acompanhar o processo pessoalmente ou por intermédio de procurador, arrolar e reinquirir testemunhas, produzir provas e contraprovas e formular quesitos, quando se tratar de prova pericial.

  • Juliana, serve pra você tambem.


    O PAD tem 2 tipos.

    Rito Sumário e Ordinário.

    O sumário o tempo é 30 + 15 e o ordinario é 60+60.

    Ou seja, você tambem não deveria sair falando o que não tem plena certeza.


    Pois o PAD não é, em todo caso, 60+60

  • Lei 8.112/90

    Art. 156. É assegurado ao servidor o direito de acompanhar o processo pessoalmente ou por intermédio d procurador, arrolar e reinquirir testemunhas, produzir provas e contraprovas e formular quesitos, quando se tratar de prova pericial.

  • Gab. C

    A) a autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a instauração imediata do processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

      Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

    B) como medida cautelar, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar ao servidor seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 30 (trinta) dias, sem o pagamento de remuneração.

     Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

    D)no prazo de 30 (trinta) dias, prorrogável por igual período, contados da instauração do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão motivada, tendo por base as provas juntadas aos autos, observados os princípios do contraditório e da ampla defesa.

    Conclusão do processo:  Art. 152.  O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem.

    Julgamento:  Art. 167. No prazo de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão.

  • Examinemos cada alternativa, no que se refere ao processo administrativo disciplinar, à luz da Lei nº 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais:

    A) a autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a instauração imediata do processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

    Incorreta.A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa”, conforme o art. 143 da Lei nº 8.112/1990.

    B) como medida cautelar, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar ao servidor seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 30 (trinta) dias, sem o pagamento de remuneração.

    Incorreta. Ocorre que, diferente do mencionado nesse item, o art. 147, da Lei 8.112/90 determina que tal afastamento será pelo prazo de até 60 (sessenta) dias. Vejamos: “Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração”.

    C) é assegurado ao servidor o direito de acompanhar o processo pessoalmente ou por intermédio de procurador, arrolar e reinquirir testemunhas, produzir provas e contraprovas e formular quesitos, quando se tratar de prova pericial.

    Correta. Trata-se de cópia literal do art. 156, da Lei 8.112/90.

    D) no prazo de 30 (trinta) dias, prorrogável por igual período, contados da instauração do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão motivada, tendo por base as provas juntadas aos autos, observados os princípios do contraditório e da ampla defesa.

    Incorreta. O art. 167, da Lei 8.112/90, assim estabelece: “No prazo de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão”.

    Gabarito: alternativa “C”.

  • Vejamos cada afirmativa, separadamente:

    a) Errado:

    Em rigor, a apuração pode se dar através de sindicância ou de processo administrativo disciplinar, a teor do art. 143 da Lei 8.112/90:

    "Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa."

    b) Errado:

    A uma, o afastamento cautelar pode ocorrer por até 60 dias (e não por 30 dias), prorrogável uma vez por igual período. A duas, tal afastamento se opera com o pagamento de remuneração do servidor, tudo nos termos do art. 147 da Lei 8.112/90:

    "Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

    Parágrafo único. O afastamento poderá ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessarão os seus efeitos, ainda que não concluído o processo."

    c) Certo:

    Assertiva plenamente de acordo com o art. 156 da Lei 8.112/90, litteris:

    "Art. 156.  É assegurado ao servidor o direito de acompanhar o processo pessoalmente ou por intermédio de procurador, arrolar e reinquirir testemunhas, produzir provas e contraprovas e formular quesitos, quando se tratar de prova pericial."

    d) Errado:

    A uma, o prazo para julgamento é de 20 dias. A duas, é contado do recebimento do processo, e não de sua instauração, consoante art. 167 da Lei 8.112/90, que ora transcrevo:

    "Art. 167. No prazo de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão."


    Gabarito do professor: C


ID
2805166
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Nos termos da Lei nº 9.394/1996, “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”. No que se refere ao ensino médio, etapa final da educação básica, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Não poderá ser superior a mil e oitocentas horas.

  • Artigo 35-A:

    § 5o  A carga horária destinada ao cumprimento da Base Nacional Comum Curricular não poderá ser superior a mil e oitocentas horas do total da carga horária do ensino médio, de acordo com a definição dos sistemas de ensino.            (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

     

    GABARITO A

  • ÚNICA DECOREBA COM 800 HORAS

    I – a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de

    duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais,

    quando houver;

  • INCORRRRRETAAAAAA

  • A carga Mínima Anual deverá ser de 800 H.Letra A

  • A carga Mínima Anual deverá ser de 800 H.Letra A

  • Quando se trata de carga horária, se considera a mínima.


ID
2805172
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

A Lei nº 8.069/1990 dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e dá outras providências. No que se refere aos dispositivos desta Lei, analise as assertivas:


(I) Considera-se criança a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

(II) O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, de natureza jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

(III) Excepcionalmente, nos casos expressos em lei, aplica-se o Estatuto da Criança e do Adolescente às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.

(IV) Os profissionais que atuam no cuidado diário de crianças na primeira infância receberão formação específica para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico.


Estão corretas

Alternativas
Comentários
  • (I) Considera-se criança a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

    (II) O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, de natureza NÃO-JURISDICIONAL, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

    (III) Excepcionalmente, nos casos expressos em lei, aplica-se o Estatuto da Criança e do Adolescente às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.

    (IV) Os profissionais que atuam no cuidado diário de crianças na primeira infância receberão formação específica para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico

  • ( C ) - Ater-se a questão dos 18 anos incompletos! A assertiva " I " está correta, pois disse entre 12 e 18 anos.

  • Art. 11 

    § 3o  Os profissionais que atuam no cuidado diário ou frequente de crianças na primeira infância receberão formação específica e permanente para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico, bem como para o acompanhamento que se fizer necessário. 

  • IV também faz parte da LDB

  • GABARITO: C

  • Fundamentos legais (ECA): [katia Lima, minha intenção era apenas transcrever os enunciados como foram apresentados na questão e indicar os respectivos dispositivos legais que os fundamentassem ou contrariassem. Peço desculpas à comunidade se meu comentário causou alguma confusão]

    (I) Considera-se criança a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. art. 2º, caput

    (II) O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, de natureza [não] jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. art. 131

    (III) Excepcionalmente, nos casos expressos em lei, aplica-se o Estatuto da Criança e do Adolescente às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade. art. 2º, §único

    (IV) Os profissionais que atuam no cuidado diário de crianças na primeira infância receberão formação específica para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico. art. 11, §3º

    GABARITO: C

    :^)

  • Pérola ♢ voce esta equivocada....


    Art. 131. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei.

  • Gabarito letra C,

    o ITEM II está errado porque:" O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, de natureza NÃO jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente"

  • Art. 131. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta lei.

  • Conselho tutelar é orgão não jurisdicional.

  • Katia Lima, mas foi justamente isso que a Pérola disse: natureza [não] jurisdicional. Não sei qual foi o erro.

  • A assertiva (I) está correta por causa do previsto no artigo 2º do ECA.

    A assertiva (II) está INCORRETA por causa do previsto no artigo 131 do ECA.

    A assertiva (III) está correta de acordo com o previsto no parágrafo único do artigo 2º do ECA.

    A assertiva (IV) esta correta, pois de acordo com o artigo 11 parágrafo 3º do ECA que foi incluído pela Lei 13.257/16.

  • Gabarito: C

  • O conselho tutelar não é órgão de natureza jurisdicional, aí você já consegue matar a questão.

  • O Conselho Tutelar (..) - (NÃO) JURISDICIONAL, a II está errada!

  • A questão exige o conhecimento de diversos dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Vamos aos itens:

    ITEM I: CORRETO. Art. 2º ECA: considera-se criança, para os efeitos desta lei, a pessoa até 12 anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre 12 e 18 anos de idade.

    ITEM II: INCORRETO. O Conselho Tutelar não é órgão jurisdicional, ou seja não é do Judiciário, não é presidido por um juiz, mas é composto por conselheiros (populares eleitos).

    Art. 131 ECA: o Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta lei.

    ITEM III: CORRETO. Art. 2º, parágrafo único, ECA: nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre 18 e 21 anos de idade.

    ITEM IV: CORRETO. Art. 11, §3º, ECA: os profissionais que atuam no cuidado diário ou frequente de crianças na primeira infância receberão formação específica e permanente para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico, bem como para o acompanhamento que se fizer necessário.

    GABARITO: C


ID
2805175
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal de 1988, sem prejuízo de outras garantias, o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de

Alternativas
Comentários
  •  GABARITO B

     

    a) ERRADO. Públicas e privadas.

     

    CF, art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    (...)

    III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

     

     b) CERTO

     

    CF, art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

    (...)

    V - educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade; 

    (...)

    VI - oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando;

    (...)

     

     c) ERRADO. É a partir de 4 anos.

     

    Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

    I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.

     

    #JURISPRUDÊNCIA: São constitucionais a exigência de idade mínima de quatro e seis anos para ingresso, respectivamente, na educação infantil e no ensino fundamental, bem como a fixação da data limite de 31 de março para que referidas idades estejam completas. STF. Plenário. ADPF 292/DF, Rel. Min. Luiz Fux, julgado em 1º/8/2018 (Info 909).

     

     d) ERRADO. É gratuita em estabelecimentos oficiais.

     

    CF, art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    (...)

    IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

    (...)

  • Aqui ele mistura o art. 208 (Garantia de) com o Art. 206 (princípios).

  • a) (errada) Progressiva universalização do ensino médio e pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, com exclusividade para as instituições públicas de ensino. 

    Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: (...) III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

     

    b) (correto) Educação Infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade e oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.

    Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: (...) IV - educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade; (...) VI - oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.

     

     c) (errada) Educação Básica obrigatória e gratuita dos 5 (cinco) aos 17 (dezessete) anos de idade e gestão democrática do ensino público.

    Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.

     

     d) (errada) Gratuidade do ensino em estabelecimentos públicos e privados e progressiva universalização do ensino médio.

    Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: (...) IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; (...)

  • Esta aí um artigo que poucos leem, fica dica abra sua Constituição e faça a leitura, na prova de delegado MG, em uma questão pedia a literalidade dos arts 196 em diante... SAÚDE.,

  •  Corrigindo a nasca de bacana da letra C 

     

    C) educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria​

  • O dever do Estado com a educação será efetivado mediante garantia de:   (Não confundir com os princípios elencados no artigo 206)

    1.Educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria;

    Entendimento do STJSão constitucionais a exigência de idade mínima de quatro e seis anos para ingresso, respectivamente, na educação infantil e no ensino fundamental, bem como a fixação da data limite de 31 de março para que referidas idades estejam completas. STF. Plenário. ADPF 292/DF, Rel. Min. Luiz Fux, julgado em 1º/8/2018 (Info 909).

     

    2. Educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 anos de idade;

    3. Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando;

    4. Progressiva uniformização do ensino médio gratuito; (...)

     

  • Errei por pura falta de atenção e pressa em responder, dá ódio.

  • Errei por pura falta de atenção e pressa em responder, dá ódio.

  • GABARITO: B.

     

    Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

    (...)

    IV - educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade;         

    VI - oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando;

     

  • Educação Básica obrigatória e gratuita dos 5 (cinco) aos 17 (dezessete) anos de idade e gestão democrática do ensino público.


ID
2810443
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o disposto na Lei nº 12.772/2012, a progressão na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá com base nos critérios gerais estabelecidos nesta Lei e observará, cumulativamente,

Alternativas
Comentários
  • Aleluia que foi reclassificada.

    Próxima.

  • ''Ô.ô'

  • (B)
     

     A progressão na Carreira de Magistério Superior ocorrerá com base nos critérios gerais estabelecidos nesta Lei e observará, cumulativamente:

    I - o cumprimento do interstício de 24 (vinte e quatro) meses de efetivo exercício em cada nível; e

    II - aprovação em avaliação de desempenho.

  • Progressão- Mudança de nível para outro dentro da mesma classe, acontece a 24 meses + avaliação de desempenho.

    Promoção- Passagem de uma classe para outra, mínimo 24 meses.

    DI -> DII Avaliação de desempenho

    DII -> DIII Avaliação de desempenho

    DIII -> DVI Avaliação de desempenho

    DVI -> Titular Avaliação de desempenho + título de doutor + avaliação de atividades acadêmicas como extensão, pesquisa, tese inédita.


ID
2838391
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Quando falamos em cartografia, começamos a pensar na representação do espaço. Há, então, uma maneira especial de se fazer isso, de mediar o espaço através dessa linguagem. Do ponto de vista mais técnico, a cartografia seria a técnica de representar a Terra nos mapas, a superfície da Terra, os conceitos, uma porção de coisas, nos mapas. No entanto, qualquer linha que alguém trace numa folha de papel e depois diga “isto aqui é um rio”, é uma forma de representar.”
DOIN, Rosângela. Disponível em: https://tvescola.org.br. Acesso em: 24 jul. 2018.

A familiarização dos estudantes com os elementos cartográficos constitui um processo em que podemos estabelecer uma correlação, principalmente, entre a Geografia e o componente curricular

Alternativas
Comentários
  • Língua Portuguesa, visto que as questões relativas às habilidades de pensamento do estudante são norteadas pelos mesmos princípios da alfabetização.

  • ?

  • A C também está correta. Passível de anulação!


ID
2838394
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ao tratar da história da produção do meio geográfico, Milton Santos propõe sua divisão em três etapas: o meio natural, o meio técnico e o meio técnico-científico-informacional. Sobre esta última, afirma:

Neste período, os objetos técnicos tendem a ser ao mesmo tempo técnicos e informacionais, já que, graças à extrema intencionalidade de sua produção e de sua localização, eles já surgem como informação; e, na verdade, a energia principal de seu funcionamento é também a informação.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2009, p. 238.

Uma expressão da diferença entre essa etapa da produção do meio geográfico e as anteriores reside no fato de que

Alternativas
Comentários
  • os objetos técnicos, ainda que não estejam difundidos de maneira generalizada e total, conhecem atualmente uma difusão mais generalizada e mais rápida que antes.


ID
2838397
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Uma abordagem mais sensível às questões femininas é essencial ao desenvolvimento de uma geografia não sexista, se não feminista. Além disso, acreditamos que a eliminação de vieses sexistas geraria uma geografia politicamente mais relevante. Na medida em que os papéis de gênero definam de maneira significativa as vidas das mulheres e homens, será frutífero incluir o gênero como variável potencialmente importante em muitos contextos de pesquisa.”

MONK, J.; HANSON, S. “Não excluam metade da humanidade da geografia humana”. In: SILVA, Joseli Maria; ORNAT, Marcio Jose; CHIMIN JR, Alcides Baptista (Org.). Geografias feministas e das sexualidades: encontros e diferenças. Ponta Grossa: Todapalavra, 2016, p. 48.

Assinale a alternativa que apresenta uma abordagem com cegueira de gênero na geografia escolar.

Alternativas
Comentários
  • Apreciação da política econômica da divisão internacional do trabalho considerando seus impactos na classe trabalhadora.


ID
2838400
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“O raciocínio geográfico, uma maneira de exercitar o pensamento espacial, aplica determinados princípios para compreender aspectos fundamentais da realidade, estabelecendo relações entre os componentes físico-naturais e as ações antrópicas.”

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Conselho Nacional de Educação, 2017, p. 357.

Na Base Nacional Comum Curricular, encontramos a descrição dos seguintes princípios do raciocínio geográfico:

Alternativas
Comentários
  • QUADRO 1 – DESCRIÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO PRINCÍPIO DESCRIÇÃO Analogia Um fenômeno geográfico sempre é comparável a outros. A identificação das semelhanças entre fenômenos geográficos é o início da compreensão da unidade terrestre. Conexão Um fenômeno geográfico nunca acontece isoladamente, mas sempre em interação com outros fenômenos próximos ou distantes. Diferenciação* É a variação dos fenômenos de interesse da geografia pela superfície terrestre (por exemplo, o clima), resultando na diferença entre áreas. Distribuição Exprime como os objetos se repartem pelo espaço. Extensão Espaço finito e contínuo delimitado pela ocorrência do fenômeno geográfico. Localização Posição particular de um objeto na superfície terrestre. A localização pode ser absoluta (definida por um sistema de coordenadas geográficas) ou relativa (expressa por meio de relações espaciais topológicas ou por interações espaciais). Ordem** Ordem ou arranjo espacial é o princípio geográfico de maior complexidade. Refere-se ao modo de estruturação do espaço de acordo com as regras da própria sociedade que o produziu. 

    BNCC


ID
2838406
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“As culturas nacionais não mostram a diluição numa identidade global, apregoada por muitos há poucos anos, ao contrário, assiste-se a certo revigoramento na luta pela autodeterminação e da manutenção de vantagens de sociedades socialmente circunscritas. [...] A idílica equalização da aldeia global não se realiza num mundo cada vez mais dividido pelo acesso diferenciado aos benefícios da modernidade, o que distingue os países entre si e cada um internamente.”

MORAES, Antônio Carlos Robert. Território e história no Brasil. São Paulo: Annablume; Hucitec, 2002, v. 1, p. 149-150 (adaptado).

Assinale a alternativa que apresenta um aspecto que reforça a tese defendida pelo autor.

Alternativas

ID
2838409
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O conceito de escala, fundamental para as análises espaciais, desde o final do século passado tornou-se uma das temáticas mais debatidas pelos geógrafos. Diferentemente da escala cartográfica – uma simples correlação matemática entre a realidade e sua representação –, a escala geográfica refere-se à extensão ou magnitude de um dado fenômeno no espaço. Sobre ela, Marcelo Lopes de Souza problematiza:

Era costume e, infelizmente, ainda é comum os pesquisadores (e planejadores) tomarem os níveis de análise da realidade como “dados”, quase da mesma maneira como observamos uma porção da superfície terrestre expressa em uma fotografia aérea ou imagem de satélite. [...] Em outras palavras, é como se esses níveis “estivessem sempre aí”, apenas à espera de alguém para “descobri-los” ou “usá-los” para elucidar a realidade.

SOUZA, Marcelo Lopes de. Os conceitos fundamentais da pesquisa socioespacial. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015, p. 187.

Pensando na inquietação apresentada pelo autor, pode-se apresentar como exemplo da inconsistência de se tomar o conceito de escala geográfica como um conjunto de recortes inatos e imutáveis, o uso da expressão

Alternativas

ID
2838412
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A floresta invertida

Duas características [...] são determinantes para que o Cerrado seja um dos mais importantes biomas do Brasil: a capacidade que suas plantas têm de captar o carbono do ambiente e a capacidade das raízes de captar e reter água. E essas duas características o transformam em uma verdadeira floresta invertida. Segundo o professor Altair Seles Barbosa, “de todas as formas de vegetação que existem, o Cerrado é a que mais limpa a atmosfera. Isso ocorre porque ele se alimenta basicamente do gás carbônico que está no ar, porque seu solo é oligotrófico”. Dele também nascem vários rios pequenos que vão formando as bacias hidrográficas. [...] Os aquíferos são outro ponto de extrema importância quando se fala em Cerrado: toda a água captada e distribuída pelos aquíferos garante a sobrevivência de grande parte da população brasileira. Se o Cerrado não for preservado, a sobrevivência de nossa própria espécie estará ameaçada.

COMISSÃO PASTORAL DA TERRA. Disponível em: www.cptnacional.org.br. Acesso em: 1 ago. 2018.

As assertivas a seguir trazem possíveis relações das temáticas tratadas no texto com assuntos trabalhados na geografia escolar.

I – Hidrologia: o comprometimento das reservas de aquíferos subterrâneos, em decorrência do avanço da agricultura de subsistência nas áreas centrais do país.
II – Dinâmica econômica do Brasil: a relação entre os complexos regionais brasileiros e a interferência mútua das atividades agrárias e urbanas.
III – Dinâmica climática do Brasil: a interferência da cobertura vegetal na formação de “rios voadores”, garantindo o regime de chuvas em regiões interioranas.
IV – Formação territorial do Brasil: a importância das reservas indígenas como unidades de preservação ambiental e sociocultural.
V – Poluição atmosférica: efeito da aceleração do processo de urbanização nas bordas mais setentrionais do país.

Tendo em vista a consistência teórica, assinale a alternativa em que estão presentes as assertivas com temas e conteúdos que podem ser explorados em sala de aula.

Alternativas
Comentários
  • I- em decorrência do avanço da agricultura de subsistência nas áreas centrais do país.

    ACREDITO Q O ERRO DA ASSERTIVA SEJA ESSE, VISTO Q O AVANÇO HJ É DO AGROBUSINESS.

    V- Poluição atmosférica: efeito da aceleração do processo de urbanização nas bordas mais setentrionais do país.

    BORDA LESTE, LEMBRANDO Q A MAIOR TAXA DE DD DO BRASIL ESTÁ PROXIMA DO LITORAL...

    BONS ESTUDOS!


ID
2838415
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia

“A China se tornou a maior potência emergente do mundo contemporâneo, tendo recentemente superado o Japão como segunda economia do mundo e com previsões de que poderá ultrapassar os Estados Unidos até o final da década de 2020 – já tendo superado este país em termos, mais estritos, da produção industrial.”

HAESBAERT, R. Globalização e fragmentação no mundo contemporâneo. 2. ed. Niterói: UFF, 2013, v 1, p. 113.

Uma das evidências mais claras da ascensão da China como potência na atualidade está relacionada com o(a)

Alternativas

ID
2838418
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Longe de ser algo irrelevante, a colonialidade é um resíduo irredutível de nossa formação social e está arraigada em nossa sociedade. Manifestando-se das mais variadas maneiras em nossas instituições políticas e acadêmicas, nas relações de dominação/opressão, em nossas práticas de sociabilidade autoritárias, em nossa memória, linguagem, imaginário social, em nossas subjetividades e, consequentemente, na forma como produzimos conhecimento.”

CRUZ, Valter do Carmo. “Geografia e pensamento descolonial: notas sobre um diálogo necessário para a renovação do pensamento crítico”. In: CRUZ, V. C.; OLIVEIRA, D. A. Geografia e giro descolonial: experiências, ideias e horizontes de renovação do pensamento crítico. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2017, p. 16.

Geralmente colocada como uma herança superada com o fim do colonialismo, a experiência colonial constitui processos de colonialidade do poder, do saber, do ser e da natureza que marcam a nossa formação social.

Assinale, dentre as alternativas a seguir, extraídas das habilidades da BNCC do Ensino Fundamental (anos finais), aquela que evidencia a presença da colonialidade nos currículos escolares.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D


ID
2838421
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“A competição força os capitalistas individuais e as corporações a buscarem lugares melhores para produzir, assim como os força a buscar tecnologias superiores. Na medida em que novos locais com menores custos se tornam disponíveis, os capitalistas sob a mira da concorrência têm de responder mudando-se, se puderem. Os produtores de Ohio movem-se para o delta do Rio das Pérolas, os da Califórnia, para as fábricas maquiladoras de Tijuana, os de Lancashire, para a Turquia, por exemplo.”

HARVEY, David. O enigma do capital e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2011, p. 135.

O trecho acima lança luzes sobre a emergência do modelo de produção flexível, fortemente marcado pela fragmentação do processo produtivo e com consequências sensíveis na complexificação da Divisão Internacional do Trabalho (DIT).

Assinale a alternativa que expressa uma dualidade espacial inerente à atual configuração da DIT.

Alternativas

ID
2838424
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Além das mudanças naturais no clima do planeta, muitos estudos demonstram que a ação humana também tem provocado fenômenos de alteração climática [...]. O aquecimento global e outros fatores de mudanças climáticas em nível planetário ainda não são um consenso e são tema de intensos debates entre estudiosos e pesquisadores.”

MARTINS, Dadá et al. Geografia no cotidiano: ensino médio. 1o ano. Curitiba: Base Editorial, 2016, p. 144.

Tema comum nas aulas de geografia, o aquecimento global está na ordem do dia. Sabemos que, com frequência, hipóteses científicas são tratadas como certezas pelo senso comum.

Considerando a importância do rigor científico para o contexto escolar, assinale a alternativa a respeito do aquecimento global que poderia ser questionada.

Alternativas
Comentários
  • A elevação do nível do mar é também causada por fatores naturais, além dos artificiais, portanto, não existe garantia de que a interrupção da emissão de gases artificiais seria capaz de contê-la.


ID
2838427
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O programa adotado pela maioria das escolas do Brasil para a 1a série do ensino médio concentra muitos assuntos ligados à geografia física. A teoria da deriva continental é um dos pilares teóricos assumidos no conhecimento escolar para desenvolver temas que envolvem a formação geológica do planeta. Por ser uma teoria complexa e conter muitos detalhes, o desafio docente consiste em combinar a precisão teórica com a adequação da linguagem utilizada em sala de aula.

Todas as alternativas a seguir trazem assuntos importantes relacionados à teoria tectônica de placas. Identifique aquela em que a forma de apresentação do conteúdo traz, ao mesmo tempo, informações corretas, e linguagem adequada à 1a série do ensino médio.

Alternativas
Comentários
  • b) As placas tectônicas são como peças de um grande quebra-cabeça que “boiam” sobre o magma. Embora não possamos perceber, elas se movimentam em uma velocidade de aproximadamente dois centímetros por ano.



  • a) Se considerarmos as camadas da Terra, notamos que a litosfera é pouco espessa, como a casca de uma laranja. Sua espessura tem em média 10 mil quilômetros, sendo “quebrada” por falhas e fraturas. (ERRADO - a litosfera tem de 0 a 100 Km.)

     

     b) As placas tectônicas são como peças de um grande quebra-cabeça que “boiam” sobre o magma. Embora não possamos perceber, elas se movimentam em uma velocidade de aproximadamente dois centímetros por ano. (GABARITO - tome cuidado com o aproximadamente) 

     

     c) A crosta continental tem composição litológica muito variada, pois compreende rochas de caráter ácido até ultramáfico, Podemos subdividi-la em camadas (superior e inferior) que apresentam diferentes graus de metamorfismo.

     

     d) Os limites entre as placas podem ser convergentes (quando colidem), divergentes (quando se afastam) ou conservativos (quando deslizam lateralmente). Um bom exemplo de colisão pode ser observado na Cordilheira Dorsal Atlântica. (ERRADO - essa cordilheira é divergente, ou seja, as montanhas submarinas se afastam).


ID
2838436
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“A sociedade global como um todo, em diferentes formas e intensidades, de acordo com o contexto (da periferia de Bagdá às favelas do Rio, da banlieu de Paris às slums de Bombaim), propagou nos tempos políticas de segurança que, além de alimentarem fortes setores da economia, foram alicerçadas num ideário, numa ideologia ou mesmo numa cultura de insegurança ou do medo de tamanha amplitude que acabou legitimando grande parte das medidas de exceção tomadas pelos governos nacionais e que são louvadas pela mídia internacional hegemônica.”

HAESBAERT, R. Viver no limite: território e multi/transterritorialidade em tempos de in-segurança e contenção. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014, p. 231.

Tomando como exemplo a cidade do Rio de Janeiro, assinale a alternativa que caracteriza os rebatimentos espaciais simbólicos do processo descrito no texto.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    A cobertura geográfica da mídia hegemônica acerca dos episódios envolvendo conflitos entre policias e narcotraficantes, privilegiando determinadas áreas e impactando, assim, nas políticas públicas de segurança.


ID
2838442
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em livro recente, Gomes (2017) examina o que considera uma das mais importantes proposições de Humboldt, a Naturgemälde, termo que pode ser traduzido como “pintura da natureza”. Trata-se de uma imagem presente em sua primeira grande publicação, que segundo Gomes era muito mais que uma mera ilustração de algo explicado no texto:

Trata-se do perfil de montanhas. Ao lado, no ápice da elevação, está indicado Chimborazo [...] que era considerada a montanha mais alta do mundo. À direita, no cume com um cone vulcânico emitindo fumaça, há a indicação do Cotopaxi. [...] No espaço do céu são indicadas comparativamente as altitudes de outras montanhas, situadas na Europa e na Ásia [...]. O desenho da montanha, do lado esquerdo, apresenta aspectos visíveis em seu conjunto, a densa e verdejante vegetação das áreas mais baixas, a gradativa diminuição de volume e do aspecto verde, logo depois as rochas nuas e, acima delas, as neves. [...] Dos dois lados do desenho, ocupando duas largas faixas nas extremidades, estão dispostas colunas [...]. Cada uma contém informações sobre diferentes aspectos que variam segundo a altitude. [...] Os dados nas colunas podem ser lidos de três formas: no sentido vertical [...], no sentido horizontal [...], e a terceira, relacionando os dados expostos nas colunas com as espécies vegetais anotadas sobre o desenho e correlacionando-os ao aspecto visível que nos é dado pela figuração da montanha no desenho.

GOMES, Paulo César da Costa. Quadros geográficos: uma forma de ver, uma forma de pensar. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017, p.37-38.

Após aprofundar a análise da imagem, Gomes afirma que, na prática e de maneira muito própria, Humboldt teria construído com a Naturgemälde um sistema original de informações geográficas.

Tal comparação se torna possível se considerarmos que os Sistemas de Informações Geográficas (SIG), assim como a Naturgemälde,

Alternativas