SóProvas



Prova Colégio Pedro II - 2019 - Colégio Pedro II - Professor - Espanhol


ID
3253165
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com o disposto na Constituição Federal de 1988, no que se refere à educação, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Conforme a CF de 1988:

    ? Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A questão exige conhecimento acerca da disciplina constitucional ligada à Educação. Analisemos as assertivas, com base na CF/88:


    Alternativa “a": está incorreta. Conforme art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.


    Alternativa “b": está correta. Conforme art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas; VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei; VII - garantia de padrão de qualidade. VIII - piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal.   

    Alternativa “c": está incorreta. Conforme art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.


    Alternativa “d": está incorreta. Conforme art. 206, Parágrafo único. A lei disporá sobre as categorias de trabalhadores considerados profissionais da educação básica e sobre a fixação de prazo para a elaboração ou adequação de seus planos de carreira, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.


    Gabarito do professor: letra b.

  • Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

  • GABARITO: B

    Assertiva A. Incorreta. Art. 205, CF. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

    Assertiva B. Correta. Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: (...) III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino (...)

    Assertiva C. Incorreta. Art. 207,CF. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    Assertiva D. Incorreta. Art. 206, CF. Parágrafo único. A lei disporá sobre as categorias de trabalhadores considerados profissionais da educação básica e sobre a fixação de prazo para a elaboração ou adequação de seus planos de carreira, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.        

  • GABARITO: B

    a) ERRADO: Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

    b) CERTO: Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

    c) ERRADO: Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    d) ERRADO: Art. 206. Parágrafo único. A lei disporá sobre as categorias de trabalhadores considerados profissionais da educação básica e sobre a fixação de prazo para a elaboração ou adequação de seus planos de carreira, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.  


ID
3253168
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o disposto na Lei n. 12.772/2012, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A - o cumprimento do interstício de 18 (dezoito) meses de efetivo exercício em cada nível é um dos requisitos para a progressão na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

    (24 meses)

    B o ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá sempre no Nível IV da Classe C I, mediante aprovação em concurso público.

    (Sempre no Nível 1 da Classe D I)

    C - no regime de dedicação exclusiva, será admitida, observadas as condições da regulamentação própria de cada Instituição Federal de Ensino, a percepção de remuneração de cargos de direção ou funções de confiança.

    (GABARITO)

    D - para os fins do disposto nesta lei, promoção é a passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior dentro da mesma classe, e progressão, a passagem do servidor de um nível para outro subsequente.

    (Inverteu os conceitos. Dica: lembre que no dicionário progressão vem antes de promoção. Logo, progressão é dentro da mesma classe, promoção fora da classe).

  • Essa foi por eliminação. Item C.

  • Para "ProGRessão" lembre da palavra "deGRau", ou seja, mudança de nível, de "altura".

ID
3253171
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere ao disposto no Estatuto do Servidor Público Federal (Lei n. 8.112/1990), é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    A administração pública tem o dever de apurar também as denúnciais anônimas em desfavor de seus servidores, contudo, para isso, checará primeiramente a veracidade do conteúdo da denúncia por meio de procedimento investigativo menos invasivo e menos complexo. A abertura de sindicância é o procedimento mais comum para apurar denúncias anônimas. 

     

    * A autoridade administrativa não poderá se valer, exclusivamente, de denúncia anônima para instaurar processo administrativo disciplinar - PAD em desfavor de seus servidores. A denúncia deve, primeiramente, ser averiguada. 

  • A) Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

    B) Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a        autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

    C) Art. 144.  As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

    D) Art. 152.  O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem.

    Lei 8.112/90

  • Gab: C

    Acrescentando que se a denúncia não preencher os requisitos ou se o fato não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, será ela arquivada. :)

  • E continuarei marcando a Letra A até o fim da minha existência

  • Gab: C A incorreta A autoridade é obrigada a PROMOVER apuração imediata; B incorreta Prazo é de 60 dias, SEM prejuízo da remuneração D incorreta Não excederá 60 dias, pode ser prorrogado por igual prazo.
  • Vejamos as opções propostas, individualmente:

    a) Errada:

    Na realidade, a obrigação é de apuração imediata, o que pode se dar tanto por processo administrativo disciplinar quanto por sindicância, a depender do caso concreto. Neste sentido, o teor do art. 143 da Lei 8.112/90, a seguir colacionado:

    "Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa."

    b) Errado:

    Em rigor, o afastamento preventivo deve se dar sem prejuízo da remuneração do servidor, na forma do art. 147, caput, da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração."

    c) Certo:

    Trata-se de assertiva respaldada pelo teor do art. 144 da Lei 8.112/90, de sorte que inexistem equívocos a serem indicados.

    "Art. 144.  As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade."

    d) Errado:

    Na realidade, o prazo legal para conclusão do PAD é de sessenta dias, podendo ser prorrogado por igual período, e não de 120 dias, prorrogável por outros 120 dias, tal como aduzido pela Banca, equivocadamente.

    "Art. 152.  O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem."


    Gabarito do professor: C

  • Vejamos as opções propostas, individualmente:

    a) Errada:

    Na realidade, a obrigação é de apuração imediata, o que pode se dar tanto por processo administrativo disciplinar quanto por sindicância, a depender do caso concreto. Neste sentido, o teor do art. 143 da Lei 8.112/90, a seguir colacionado:

    "Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa."

    b) Errado:

    Em rigor, o afastamento preventivo deve se dar sem prejuízo da remuneração do servidor, na forma do art. 147, caput, da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração."

    c) Certo:

    Trata-se de assertiva respaldada pelo teor do art. 144 da Lei 8.112/90, de sorte que inexistem equívocos a serem indicados.

    "Art. 144.  As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade."

    d) Errado:

    Na realidade, o prazo legal para conclusão do PAD é de sessenta dias, podendo ser prorrogado por igual período, e não de 120 dias, prorrogável por outros 120 dias, tal como aduzido pela Banca, equivocadamente.

    "Art. 152.  O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem."


    Gabarito do professor: C
  • a. sindicância ou PAD

    b. 60 dias, sem prejuízo à remuneração (admite prorrogação)

    c. correta

    d. 60 dias, podendo ser prorrogada por igual período.

  • Gabarito letra C

    Em relação à letra A: dependendo da penalidade a autoridade pode aplicar o PAD, sindicância ou rito sumário.

    Espero ter ajudado.

  • GABARITO: LETRA C

    Título V

    Do Processo Administrativo Disciplinar

    Capítulo I

    Disposições Gerais

    Art. 144.  As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

    Parágrafo único.  Quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia será arquivada, por falta de objeto.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990. 

  • A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a instaurar, imediatamente, processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

    Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

    B a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá, como medida cautelar, afastar o servidor do exercício do cargo, pelo prazo de até 90 (noventa) dias, sem remuneração.

    Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a  autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

    C as denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

    Art. 144.  As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

    D o prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 120 (cento e vinte) dias, contados da data do fato, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem.

    Art. 152.  O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem

  • Rapaz, essa C foi a primeira que julguei como essa, pressupondo a existência das denúncias anônimas.

  • Gab C.

    Complementando:

    Súmula 611-STJ: Desde que devidamente motivada e com amparo em investigação ou sindicância, é permitida a instauração de processo administrativo disciplinar com base em denúncia anônima, em face do poder-dever de autotutela imposto à Administração. STJ. 1ª Seção. Aprovada em 09/05/2018, DJe 14/05/2018. 

    É possível instaurar processo administrativo disciplinar com base em “denúncia anônima”? SIM, mas a jurisprudência afirma que, antes, a autoridade deverá realizar uma investigação preliminar ou sindicância para averiguar o conteúdo e confirmar se a “denúncia anônima” possui um mínimo de plausibilidade.

    Denúncia anônima exige prévia sindicância ou investigação prévia O STJ afirmou que, no caso de denúncia anônima, não se deve instaurar imediatamente (diretamente) o processo administrativo disciplinar. Antes disso, por precaução e prudência, o administrador deverá realizar uma sindicância, ou seja, uma investigação prévia para examinar se essa denúncia anônima não é completamente infundada

    (...) 3. Conquanto a Lei n. 8.112/1990, no art. 144, preveja a formulação por escrito, com identificação e endereço do denunciante, não há expressa determinação legal para que denúncias anônimas sejam ignoradas e simplesmente arquivadas, uma vez que a Administração dispõe do poder-dever de autotutela. (...) STJ. 6ª Turma. AgRg no REsp 1126789/RS, Rel. Min. Og Fernandes, julgado em 06/08/2013.

    Em suma, mesmo com o art. 144 da Lei nº 8.112/90, admite-se a denúncia anônima.

    Fonte: Dizer o direito.


ID
3253174
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

A Lei n. 13.146/2015 institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

No que se refere aos seus dispositivos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Segundo o Estatuto da Pessoa com Deficiência (13.146/2015):

    A) para fins de aplicação desta Lei, consideram-se barreiras arquitetônicas aquelas existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo. ? incorreto, a) barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo.

    B) é dever exclusivo do Estado assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à paternidade e à maternidade, à alimentação. ? incorreto, segue correção: Art. 8º É dever do Estado, da sociedade e da família.

    C) a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional privado e trabalho ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o desenvolvimento de seus talentos e habilidades. ? incorreto, correção: Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.

    D) os casos de suspeita de violência praticada contra a pessoa com deficiência serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade policial e ao Ministério Público. ? correto, segundo art.26 do referido Estatuto.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • CUIDADO:

    Lei 13.146/2015 (EPcD), art. 3, IV

    (...)

    a) barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo;

    b) barreiras arquitetônicas: as existentes nos edifícios públicos e privados;

    (...).

  • Estatuto das PCD:

    Art. 26. Os casos de suspeita ou de confirmação de violência praticada contra a pessoa com deficiência serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade policial e ao Ministério Público, além dos Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

    Parágrafo único. Para os efeitos desta Lei, considera-se violência contra a pessoa com deficiência qualquer ação ou omissão, praticada em local público ou privado, que lhe cause morte ou dano ou sofrimento físico ou psicológico.

  • A ) INCORRETA Lei 13146/2015

    Art. 3º Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se:

    IV - barreiras: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros, classificadas em:

    a) barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo;

    b) barreiras arquitetônicas: as existentes nos edifícios públicos e privados;

    B) INCORRETA - Lei 13146/2015

    Art. 8º É dever do Estado, da sociedade e da família assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à paternidade e à maternidade, à alimentação, à habitação, à educação, à profissionalização, ao trabalho, à previdência social, à habilitação e à reabilitação, ao transporte, à acessibilidade, à cultura, ao desporto, ao turismo, ao lazer, à informação, à comunicação, aos avanços científicos e tecnológicos, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária, entre outros decorrentes da Constituição Federal, da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo e das leis e de outras normas que garantam seu bem-estar pessoal, social e econômico.

    C) INCORRETA - Lei 13146/2015

    Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.

    D) CORRETA - Lei 13146/2015

    Art. 26. Os casos de suspeita ou de confirmação de violência praticada contra a pessoa com deficiência serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade policial e ao Ministério Público, além dos Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

  • GABARITO D

    Art. 26. Os casos de suspeita ou de confirmação de violência praticada contra a pessoa com deficiência serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade policial e ao Ministério Público, além dos Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

  • As alternativas são resolvidas com base na literalidade da Lei n. 13.146/2015.

    Letra A - A alternativa trocou o conceito de barreiras arquitetônicas pelo de barreiras urbanísticas - Art. 3º, IV, b) barreiras arquitetônicas: as existentes nos edifícios públicos e privados; a) barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo;

    Letra B - Não é um dever exclusivo do Estado - Art. 8º É dever do Estado, da sociedade e da família assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à paternidade e à maternidade, à alimentação (...).

    Letra C - Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.

    Letra D (CORRETA) - Art. 26. Os casos de suspeita ou de confirmação de violência praticada contra a pessoa com deficiência serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade policial e ao Ministério Público, além dos Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

    GABARITO: LETRA D

  • A Lei n. 13.146/2015 institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

    No que se refere aos seus dispositivos, é correto afirmar que: os casos de suspeita de violência praticada contra a pessoa com deficiência serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade policial e ao Ministério Público.


ID
3253177
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Referente ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8.069/1990), foram feitas as seguintes afirmativas:

I. As revistas destinadas ao público infanto-juvenil não poderão conter ilustrações, fotografias ou anúncios de bebidas alcoólicas e tabaco, e deverão respeitar os valores éticos e sociais da família.
II. O acesso ao ensino obrigatório é direito público subjetivo e o seu não oferecimento pelo poder público ou sua oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente.
III. É dever das instituições de ensino, clubes e agremiações recreativas e de estabelecimentos congêneres assegurar medidas de conscientização e prevenção ao uso ou dependência de drogas ilícitas.
IV. As instituições de ensino deverão atuar de forma articulada na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel e difundir formas não violentas de educação de crianças e de adolescentes.

Estão corretas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? IV - As instituições de ensino deverão atuar de forma articulada na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel e difundir formas não violentas de educação de crianças e de adolescentes.

    ? Correção, conforme o ECA (8069/90): Art. 70-A. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão atuar de forma articulada na elaboração de políticas públicas e na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante e difundir formas não violentas de educação de crianças e de adolescentes, tendo como principais ações: (Incluído pela Lei nº 13.010, de 2014).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gabarito letra A

    I. Art. 79. As revistas e publicações destinadas ao público infanto-juvenil não poderão conter ilustrações, fotografias, legendas, crônicas ou anúncios de bebidas alcoólicas, tabaco, armas e munições, e deverão respeitar os valores éticos e sociais da pessoa e da família.

    II. Art. 54. § 1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.

    § 2º O não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público ou sua oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente.

    III. Art. 53-A. É dever da instituição de ensino, clubes e agremiações recreativas e de estabelecimentos congêneres assegurar medidas de conscientização, prevenção e enfrentamento ao uso ou dependência de drogas ilícitas. 

    IV. Art. 70-A. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão atuar de forma articulada na elaboração de políticas públicas e na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante e difundir formas não violentas de educação de crianças e de adolescentes, tendo como principais ações: 

    Bons estudos!

  • A questão exige o conhecimento de diversos dispositivos elencados no Estatuto da Criança e do Adolescente, e pede que o candidato assinale os itens corretos.

    Vamos aos itens:

    Item I: correto. Art. 79 ECA: as revistas e publicações destinadas ao público infanto-juvenil não poderão conter ilustrações, fotografias, legendas, crônicas ou anúncios de bebidas alcoólicas, tabaco, armas e munições, e deverão respeitar os valores éticos e sociais da pessoa e da família.

    Item II: correto. Art. 54, §1º, ECA: o acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.

    Art. 54, §2º, ECA: o não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público ou sua oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente.

    Item III: correto. Art. 53-A ECA: é dever da instituição de ensino, clubes e agremiações recreativas e de estabelecimentos congêneres assegurar medidas de conscientização, prevenção e enfrentamento ao uso ou dependência de drogas ilícitas.

    Item IV: incorreto. O erro do item está em afirmar que as ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou tratamento cruel devem ser formuladas pelas instituições de ensino, quando, em verdade, devem ser formuladas pela União, Estados, DF e Municípios.

    Art. 70-A ECA: a União, os Estados, o DF e os Municípios deverão atuar de forma articulada na elaboração de políticas públicas e na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante e difundir formas não violentas de educação de crianças e de adolescentes, tendo como principais ações: (...)

    Gabarito: A (I, II e III corretas)


ID
3259945
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Cuando se consideran actividades de lectura, muchos son los modelos de procesamiento lector, entre los que se destaca el modelo interaccionista, ampliamente abordado por muchos autores, entre los cuales Freitas y Vargens (2010), y por los PCN-EF (1998).

Con base en la reflexión que hacen las autoras sobre ese modelo, tenga en cuenta las siguientes asertivas:
I. La selección textual por parte del profesor se configura como tarea primordial que debe estar en correlación con los objetivos didácticos que se quiere alcanzar.
II. Son tres las fases secuenciales de trabajo con la lectura, de acuerdo con el abordaje interaccionista. Son ellas: la prelectura, la lectura propiamente dicha y la postlectura.
III. La prelectura surge como fase en la que el conocimiento previo del alumno juega un papel importante, a partir de la activación de elementos genéricos, enciclopédicos y lingüísticos.
IV. Salvo en circunstancias específicas, la lectura debe realizarse en voz alta, pues se trata de un proceso lineal, con idas y venidas necesarias a la construcción de sentidos.

Sobre los ítems anteriores, los que están de acuerdo con las reflexiones de las autoras son

Alternativas
Comentários
  • Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta certa, analisaremos todas as assertivas apresentadas no enunciado.
    I. Essa assertiva é verdadeira, já que, de fato, a seleção textual é uma das tarefas primordiais do professor, e os textos escolhidos sempre devem estar relacionados aos objetivos que se deseja alcançar.
    II. Essa assertiva é verdadeira, pois o trabalho com a leitura possui, sim, três fases.
    III. Essa assertiva é verdadeira, já que na primeira fase, a pré-leitura, o aluno irá identificar, somente a partir do título ou do tema sobre o que o texto trata, o conhecimento prévio, para depois ir de fato para a leitura, a fim de confirmar as hipóteses formuladas na primeira fase.
    IV. Essa assertiva é falsa, pois as autoras acreditam que a leitura deve ser feita mentalmente. 

    Logo, podemos verificar que as assertivas verdadeiras são I, II e III. Sendo assim, a resposta está na letra A.

    Gabarito dado pela banca: letra A.
    Gabarito do professor: letra A.

  • I, II y III.


ID
3259948
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

El trabajo con actividades orales, aunque presentado como una posibilidad por los PCN-EF (1998) y recomendado por las OCEM (2006), suele no estar presente en las salas de clase de la educación básica. Con el objetivo de que se incluyan dichas actividades en la escuela, Bruno (2010) propone que se establezca una relación entre lo oral y lo escrito y que se reflexione sobre la importancia del ejercicio didácticamente elaborado para la construcción de esa relación para el desarrollo de las habilidades lingüísticas. Así, la autora propone que se realice un trabajo a partir de la noción de géneros discursivos, que se manifiestan en diferentes formas de texto, entendiéndose género como toda y cualquier manifestación concreta de discurso que el individuo produce en determinada situación comunicativa. Sobre esas propuestas de Bruno, es INCORRECTO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Para identificarmos em qual das alternativas está a afirmação INCORRETA, com relação às ideias de Bruno (2006) acerca do trabalho com atividades orais, analisaremos uma a uma.
    A) Essa alternativa está errada, pois aqui não há uma afirmação incorreta. Bruno destaca, sim, que o trabalho com atividades orais exige que se tenham em conta as três dimensões constitutivas do gênero.
    B) Essa alternativa está errada, já que aqui não há uma afirmação incorreta. A autora afirma, sim, que não há um tipo textual específico para cada gênero, os tipos textuais podem estar relacionados à diversos gêneros, sem que haja exclusividade.
    C) Essa alternativa está errada, já que aqui não há uma afirmação incorreta. A autora considera, de fato, que tanto os gêneros primários quanto os secundários precisam ser trabalhados no ensino da língua estrangeira.
    D) Essa alternativa está certa, pois aqui há uma afirmação incorreta. Bruno não considera que se deve trabalhar cada gênero de maneira individualizada, os gêneros textuais devem ser trabalhados, na verdade, de maneira fluida.

    Logo, podemos concluir que a resposta certa está na alternativa de letra D.

    Gabarito dado pela banca: letra D.
    Gabarito do professor: letra D.

  • D

    ese trabajo exige atención específica para cada género discursivo tratado, es decir, hay que trabajar individualmente todo y cualquier género: caracterizarlo, analizar sus finalidades sociales y estudiar sus elementos lingüísticos propios, entre otros aspectos. En síntesis, hay que trabajar cada género de manera individualizada.


ID
3259951
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Estudios más recientes sobre la enseñanza de la pronunciación, de los cuales forma parte Aurrecoechea (2009), indican que la pronuncia es un elemento de fundamental importancia en la comunicación oral. Por esa razón, es necesario que se incluya la pronuncia en las clases de lengua extranjera, desde que el desarrollo de las habilidades orales sea uno de sus objetivos. A lo largo del tiempo, el papel de la pronuncia en la enseñanza ha sido muy variado: si ya fue algo completamente olvidado, también ya se vio como elemento de destaque. Teniendo en cuenta esas reflexiones es INCORRECTO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Para identificarmos em qual das alternativas há uma afirmação incorreta acerca do ensino da pronúncia em língua estrangeira, analisaremos todas.
    A) Essa alternativa está errada, já que aqui não há uma afirmação incorreta. De fato, erros relacionados à pronúncia podem levar a dificuldades na comunicação, pois podem provocar entendimentos errados ou nenhum entendimento do que o falante quer dizer.
    B) Essa alternativa está certa, já que aqui há uma afirmação incorreta. Na verdade, as atividades de produção e recepção devem ser trabalhadas simultaneamente, pois falar e ser compreendido é que é o real objetivo.
    C) Essa alternativa está errada, já que aqui não há uma afirmação incorreta. O tempo dedicado à pronúncia costuma, sim, ser curto, mesmo tendo em conta que as atividades orais têm suma importância no aprendizado de língua estrangeira.
    D) Essa alternativa está errada, já que aqui não há uma afirmação incorreta. O objetivo central das atividades orais no ensino de língua estrangeira não é a pronúncia perfeita ou nativa, e sim a pronúncia que seja possível compreender, para que o indivíduo consiga se comunicar e ser entendido pelo interlocutor.

    Logo, podemos concluir que a resposta certa está na alternativa B.

    Gabarito dado pela banca: letra B.
    Gabarito do professor: letra B.

ID
3259954
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Los estudios sobre literacidad ya llevan más de cuatro décadas. Desde antaño, según Batista (2010, p. 120), el término “faz referência aos trabalhos que enfocam os diferentes empregos, funções e efeitos produzidos pelos indivíduos ao utilizarem a escrita na sociedade”.
La autora aclara el concepto aún más, al decir que la literacidad

Alternativas
Comentários
  • Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta certa, analisaremos todas.
    A) Essa alternativa está errada, já que a autora não considera que a "literacidad" esteja relacionada diretamente à transmissão de conteúdos para fins comunicativos.
    B) Essa alternativa está errada, já que a autora não considera que a "literacidad" seja somente o domínio dos códigos inerentes à leitura e à escrita.
    C) Essa alternativa está errada, pois a autora não considera que a "literacidad" seja a leitura e escrita apenas dos gêneros escolares, e sim de diversos outros gêneros em distintos contextos.
    D) Essa alternativa está correta, já que, para Batista, "literacidad" é, de fato, o domínio da engenharia da escrita, o que implica no desenvolvimento de diversas habilidades, como a capacidade de ler e escrever em contextos distintos, e não somente em um específico.

    Logo, podemos verificar que a resposta certa está na alternativa D.

    Gabarito dado pela banca: letra D.
    Gabarito do professor: letra D.

ID
3259957
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Lopes-Rossi (2006) reflexiona sobre la contribución de proyectos pedagógicos para la lectura y producción de géneros discursivos en el aula. La autora considera que el esquema módulos didácticos - secuencias didácticas favorece a los alumnos en la adquisición de las características discursivas y lingüísticas de géneros diversos, pues los acerca a las situaciones reales de comunicación.

De ser así, de las estrategias a continuación, señale la que NO corresponde a la propuesta de Lopes-Rossi (2006):

Alternativas
Comentários
  • Para identificarmos em qual das alternativas há uma estratégia que não corresponde à proposta por Lopes-Rossi, analisaremos todas.
    A) Essa alternativa está certa, já que Lopes-Rossi não diz que para a compreensão efetiva da funcionalidade de um gênero discursivo basta o oferecimento de modelos variados a fim de que os alunos reproduzam. É necessário um trabalho mais minucioso com diversos gêneros, composto por várias etapas, para que os alunos compreendam e, assim, possam reproduzir.
    B) Essa alternativa está errada, já que aqui há, sim, uma estratégia que corresponde à proposta de Lopes-Rossi.
    C) Essa alternativa está errada, já que aqui há, sim, uma estratégia que corresponde à proposta de Lopes-Rossi.
    D) Essa alternativa está errada, já que aqui há, sim, uma estratégia que corresponde à proposta de Lopes-Rossi.

    Logo, podemos concluir que a resposta certa está na alternativa A.

    Gabarito dado pela banca: letra A.
    Gabarito do professor: letra A.


ID
3259960
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Con base en la reflexión que hacen Barros y Costa (2010) sobre el proceso de elaboración de materiales didácticos para la enseñanza de español, tenga en cuenta las afirmaciones que siguen:

I. Se consideran como “materiales didácticos” los recursos (audiovisuales o no) o instrumentos que se utilicen con alguna finalidad pedagógica.
II. Los materiales didácticos se construyen con base en concepciones teórico-metodológicas que aparecen siempre explicitadas en dichos materiales.
III. Entre las ventajas de elaboración de un material propio por el profesor están: la posibilidad de actualizaciones, de acuerdo con la demanda del público al que se destina, y el trabajo con temas de modo más denso que en los manuales, por ejemplo.
IV. En la construcción de un material propio, a partir de temas y con base en una perspectiva de géneros, se sugiere un abordaje de la gramática en una progresión de los contenidos de lo más fácil a lo más difícil, de modo que el alumno consiga insertarse en prácticas de uso de la lengua.

Analizando las afirmativas, las opciones que corresponden a las ideas de los autores son

Alternativas
Comentários
  • Para identificarmos quais das afirmativa são verdadeiras e quais são falsas, analisaremos cada uma separadamente.
    I. Essa afirmativa é verdadeira, já que qualquer material que seja utilizado para finalidade pedagógica no ensino de língua estrangeira é considerado material didático.
    II. Essa afirmativa é falsa, pois as concepções teórico-metodológicas nem sempre aparecem explicitadas nos materiais didáticos utilizados.
    III. Essa afirmativa é verdadeira, já que, quando é o próprio professor que elabora o material didático, ele costuma ser mais flexível, atualizado e mais adequado a cada público a que se destina.
    IV. Essa afirmativa é falsa, pois os autores não afirmam que a abordagem da gramática deve ser feita de conteúdos mais fáceis a mais difíceis.

    Logo, podemos concluir que as afirmativas I e III são verdadeira, sendo assim, a resposta certa está na alternativa C.

    Gabarito dado pela banca; letra C.
    Gabarito do professor: letra C.


ID
3259963
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

La variación lingüística es la posibilidad que el hablante tiene de decir lo mismo por medio de elementos lingüísticos diferentes. Es una realidad inherente a toda y cualquier lengua viva, se da en todos los niveles de la lengua y es consecuencia tanto de factores lingüísticos como de factores no lingüísticos. Por tales razones, es necesario que el tema aparezca en las clases de español, como recomiendan los diversos documentos oficiales brasileños, como las Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006).

Sobre el tratamiento de la variación lingüística en las clases de español según ese documento, es correcto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta certa, analisaremos todas.
    A) Essa alternativa está errada, já que não se pode considerar o espanhol peninsular mais puro, correto e original, pois não existe um espanhol "padrão".
    B) Essa alternativa está errada, pois nas aulas de espanhol como língua estrangeira não deve haver um "modelo" de variedade que os alunos devam seguir.
    C) Essa alternativa está errada, pois, na verdade, quadros de curiosidades não são a melhor forma de apresentar as diferentes variedades da língua.
    D) Essa alternativa está certa, já que, de fato, não existe uma variedade dominante, não há hierarquia entre elas, a língua é plural, não é uma unidade, logo, possui distintas variantes que têm igual importância.

    Logo, podemos concluir que a resposta certa está na alternativa D.

    Gabarito dado pela banca: letra D.
    Gabarito do professor: letra D.

ID
3259966
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

El tratamiento didáctico de la literatura, las ventajas de su utilización en las clases y su importancia para el desarrollo del alumno son tema de una reflexión que realiza Ana Cristina dos Santos (2005). La autora explica que, en las clases de lengua, casi siempre el texto literario surge como pretexto para el tratamiento de instancias que poco tienen que ver con el trabajo que se debería realizar con ese género. Su subutilización únicamente como muestra de cultura o como excusa para fines gramaticales o lexicales debe dar espacio a una postura otra de trabajo con lo literario en nuestras clases.
En oposición a esa práctica limitadora del género literario, la propuesta de la autora apunta hacia

Alternativas
Comentários
  • Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta certa, analisaremos todas.
    A) Essa alternativa está errada, já que a autora não considera que o gênero literário deva ser mais valorizado que outros gêneros que possuam linguagem figurada e conotativa.
    B) Essa alternativa está certa, pois a autora propõe que nas aulas deva haver um trabalho que valorize a finalidade estética do gênero literário, em contraste aos propósitos utilitários e práticos próprios da linguagem discursiva.
    C) Essa alternativa está errada, pois a autora não propõe que o desenvolvimento da competência literária do aluno deva se dar somente dentro dos limites culturais que cada um traz como bagagem e conhecimento de mundo. 
    D) Essa alternativa está errada, pois a autora, em sua proposta, não diz que essa categoria se mantém fixa graças à veracidade da linguagem discursiva.

    Logo, podemos concluir que a resposta certa está na alternativa B.

    Gabarito dado pela banca: letra B.
    Gabarito do professor: letra B.

  • un trabajo que valore la finalidad estética del género literario, en contraste a los propósitos utilitarios y prácticos propios del lenguaje discursivo.


ID
3259969
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Con relación a la enseñanza de español desde una perspectiva intercultural crítica basada en los estudios culturales contemporáneos (PARAQUETT, 2019, 2010; SILVA, 2009; WALSH, 2009), considere las siguientes asertivas:


I. Cuando enseñamos español teniendo en cuenta los estudios culturales, debemos aclarar a los estudiantes sobre la importancia de respetar las culturas de todos los pueblos, tolerar la diferencia y valorar la diversidad.
II. Cuando enseñamos español desde la perspectiva intercultural, los estudiantes tienen la oportunidad de conocer mejor al otro y a sí propios.
III. Cuando hablamos de cultura en sala de clase estamos, también, refiriéndonos a cuestiones de jerarquía y poder.
IV. El profesor debe tener un buen bagaje cultural para poder auxiliar a los estudiantes con las dudas a respecto de las diferentes realidades del mundo hispánico.


Señale la opción cuyas asertivas están de acuerdo con los estudios de los autores mencionados: 

Alternativas
Comentários
  • Querendo estudar para PRF, mas está difícil. CADÊ OS COMENTÁRIOS DOS PROFESSORES QCONCURSO??? Vamos melhorar viu, só não ui para o Estratégia ainda porque o layot deles são horríveis, mas estão dando show com os comentário dos Professores. Só querem arrecadar, há tempos que o pessoal não estão alimentando o sistema de questões. Concurso desse nível e não estão dando o trabalha de comentarem assuntos importantes.

  • A proposta de uma educação intercultural crítica surge como uma alternativa ao conceito de que o processo de aprendizagem é uma via de mão única, em que a reflexão ocorre apenas ao nível do conteúdo ensinado. Essa proposta visa justamente permitir ao estudante uma maior capacidade de análise do ambiente ao seu redor, tornando o processo de aprendizagem um movimento crítico, reflexivo e que possibilita a compreensão de diversos fatores essenciais à vida em sociedade:

    A perspectiva intercultural crítica de educação, se assenta na concepção de uma educação emancipatória que, como afirmou Vera Candau (2012b, p. 48), tem as ações fundamentais de desconstruir preconceitos e discriminações, articular igualdade e diferença, resgatar no nível individual e coletivo “processos de construção das nossas identidades culturais". A perspectiva intercultural crítica de educação não invisibiliza os conflitos inerentes às diferenças que habitam os espaços de aprendizagem, muito pelo contrário, os enfrenta, porque compreende que o processo de ensinar e de aprender não se faz com o (as) estudante idealizado, mais sim com alunos e alunas reais. Quando percebemos a avaliação a partir dessa perspectiva concebemos o processo como permanente. (SILVA, 2015, p. 176)

     

    Nesse sentido, vamos analisar cada uma das opções que a questão apresenta.

    I – O termo “aclarar" pressupõe que o docente será responsável por informar aos alunos/às alunas sobre um determinado conceito. Essa noção é contrária à proposta da educação intercultural, que visa fazer com que os próprios discentes cheguem a conclusões a partir da análise crítica das informações que lhes são apresentadas. INCORRETA.

    II – Ao comparar outras culturas, refletir sobre os motivos pelos quais determinadas práticas acontecem ou buscar compreender processos históricos, os estudantes se permitem também olhar para sua própria cultura, ora aproximando-a da cultura que aprendem, ora estabelecendo diferenças em relação à sua própria. Essa alteridade é característica da perspectiva intercultural. CORRETA.

    III – Autores como Foucault (principalmente em trabalhos como“A ordem do discurso", 1970; e “Microfísica do Poder", 1978), Bakhtin (“Marxismo e Filosofia da Linguagem", 1929) e Maingueneau (“Novas tendências em Análise do Discurso", 1997; “Gênese dos discursos", 2008) trazem, cada qual em sua área, contribuições essenciais para compreendermos as práticas discursivas na sociedade a partir do conceito de ideologia/poder. Embora atualizada em cada um desses autores, a noção de que a alteridade ocorre a partir de uma troca de “forças" é constante. As práticas de uma sociedade, marcadas também pelos discursos que dali emergem, indicam um conjunto mais ou menos fixo de traços, os quais, por serem partilhados pelos membros originários daquela região, podem ser entendidos como traços culturais. Alguns traços são mais regionalizados, partilhados por um grupo social, mas não por todos (por ex.: o espanhol rioplatense e a variante de Ushuaya), o que também pressupõe a dominação de um determinado conjunto sobre outros. Os aspectos partilhados por todo um conjunto, aqueles que nos permitiriam identificar uma “cultura espanhola", “cultura argentina" ou “cultura boliviana", também apontam para relações de poder – afinal, o que caracteriza a cultura da Argentina são aspectos que são observados ali, exclusivamente, e que, por serem tão específicos e diferenciados dos demais, não aparecem nos outros espaços. Por exemplo, é possível dizer que um indivíduo do Panamá que more na Argentina sentirá a diferença cultural em alguns traços, nomeadamente aqueles (linguísticos, prosódicos, lexicais, sociais, musicais, etc) que diferenciam um panamenho de um argentino – e essa separação entre o eu e o outro essencial e automaticamente estabelece uma dada relação de poder entre esses indivíduos. CORRETA.

    IV – Ao sugerir que o professor precisa ter uma bagagem cultural com o objetivo de auxiliar os alunos com dúvidas que possam surgir, coloca-se o professor como um responsável por informar aos alunos/às alunas sobre um determinado conceito. Essa noção é contrária à proposta da educação intercultural, que visa fazer com que os próprios discentes cheguem a conclusões a partir da análise crítica das informações que lhes são apresentadas. INCORRETA.

    Gabarito da Professora: Letra C.

    Referência:

    SILVA, Sônia Maria Vieira da. Processos avaliativos e formação docente na perspectiva intercultural crítica de educação. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, V. 1 N. 1 – (fev - mai 2015), p. 176-187.


ID
3259972
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Acerca del proceso de descolonización, Fanon (1963/2001, p. 31 apud WALSH, 2009, p. 35) nos enseña que la “descolonização não passa jamais inadvertida, já que afeta o ser, modifica fundamentalmente o ser, transforma os espectadores oprimidos pela falta de essência nos atores privilegiados, recolhidos de maneira quase grandiosa pela foice da história. Introduz no ser um ritmo próprio, como contribuição dos novos homens, uma nova linguagem, uma nova humanidade”.

A partir de lo presentado por el autor y de acuerdo con los estudios de Walsh (2009), podemos afirmar que la práctica pedagógica decolonial contribuye de forma significativa con la enseñanza y aprendizaje de lenguas en una perspectiva intercultural crítica porque

Alternativas
Comentários
  • Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta correta, analisaremos todas.
    A) Essa alternativa está errada, pois somente a inclusão dos historicamente excluídos no processo de colonização não caracteriza a perspectiva intercultural crítica.
    B) Essa alternativa está errada, pois, na verdade, as perspectivas interculturais funcional e crítica não abordam de formas distintas o processo de descolonização.
    C) Essa alternativa está errada, pois a perspectiva intercultural crítica não preza por controlar conflitos étnicos.
    D) Essa alternativa está certa, pois esse é justamente o conceito da perspectiva intercultural crítica. Fanon diz que não se deve somente incluir os espectadores oprimidos, mas sim incluí-los buscando suprimir as assimetrias culturais, acabando com o colonialismo que existe até hoje.

    Logo, podemos concluir que a resposta certa está na alternativa D.

    Gabarito dado pela banca: letra D.
    Gabarito do professor: letra D.