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Prova ESAF - 2016 - FUNAI - Indigenista Especializado


ID
2052436
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Fredrik Barth, antropólogo norueguês, organizou a coletânea intitulada Grupos e Fronteiras Étnicas: a organização social da diferença cultural, em 1969, considerada um divisor de águas nos estudos sobre grupos e identidades étnicas. Assinale, entre as opções abaixo, aquela que indica a razão pela qual a formulação de Barth é considerada importante para os estudos étnicos comparados.

Alternativas
Comentários
  • Qualquer identidade é baseada na diferença. A identidade nasce na identificação da coesão de certo círculo social ou grupo, não fazendo parte dele grupos externos.

  • transacionalismo, o que você é resulta da transação entre a sua autopercepção e de como é percebido pelos outros. 

    A contribuição maior dessa corrente, sem dúvida, é o caráter transacional das organizações e das identidades sociais, notavelmente a etnicidade. 


ID
2052439
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

As línguas indígenas do Brasil são aquelas faladas pelos povos indígenas no país. Embora a língua oficial do Brasil seja o Português, há hoje inúmeras línguas indígenas faladas no país – sem contar as de índios isolados (que, por não manterem contato regular conosco, não puderam ainda ser conhecidas e estudadas). Em meio a essa diversidade, apenas 25 povos têm mais de cinco mil falantes de línguas indígenas. Entre estes, estão os

Alternativas
Comentários
  • O Guarani é falado por mais de 6 milhôes de habitantes, em especial no Paraguai, que coexiste com o espanhol como língua oficial do País. Possui vários dialetos, dentre eles o Jopará, Guarani-Mbya, Guarani- Nhandeva etc.

  • O que isso tem a ver com direitos humanos?


ID
2052442
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Ainda são poucos os esforços de valorização do patrimônio cultural constituído pela diversidade linguística indígena do Brasil. Expressão disso são os pouquíssimos municípios que possuem uma ou mais línguas indígenas co-oficiais, além do Português. Entre estes municípios não está:

Alternativas
Comentários
  • tupiniquim é uma língua extinta que foi falada por tribos tupiniquim nos estados brasileiros do Espírito Santo e Bahia, e pertencia à subfamília tupi-guarani.


ID
2052445
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 896.917 pessoas se autodeclararam “indígena” no Censo 2010. Isso corresponde, aproximadamente, a _________ da população total do país à época. Deste total, ______ foi registrado como vivendo em “cidades” e ______ em “áreas rurais”.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o censo do IBGE de 2010, 57,7% viviam nas Terras Indígenas. As alternativas não apresentam esse número.

ID
2052448
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

O Brasil é um dos países mais diversos em termos socioculturais no mundo. O Censo Demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) considerou etnia ou povo “a comunidade definida por afinidades linguísticas, culturais e sociais.” Se tomarmos como base os dados do Censo 2010 do IBGE, o Brasil teria hoje cerca de _____ povos e _____ línguas indígenas, sendo que o maior contingente populacional estaria na região _____ e o menor na região _____.

Alternativas
Comentários
  • GAB. B

    Nunca ouvi falar de índios no Sul, já pelo contrário, a maior parte dos índios vive no Norte (Amazonas e outros mais).

  • 305 povos e 254 línguas indígenas, sendo que o maior contingente populacional estaria na região NORTE e o menor na região SUL.

    O IBGE contabilizou 305 diferentes etnias indígenas no Brasil. Os principais troncos étnicos e suas ramificações são:

    Macro-Jê - Boróro / Guató / Jê / Karajá / Krenák / Maxakali / Ofayé / Rikbaktsa / Yatê

    Tupi - Arikém / Awetí / Jurúna / Mawé / Mondé / Mundurukú / Puroborá / Ramaráma / Tuparí / Tupi- Guarani

    Com relação à língua falada, o Censo 2010 identificou 274 línguas indígenas no Brasil, sendo que 57,1% dos indígenas não falam a língua indígena, já 76,9% deles falam a Língua Portuguesa.

    Entre os indígenas que vivem em Terras Indígenas esses percentuais se alteram, 57,3% falam alguma língua indígena e 28,8% não falam a Língua Portuguesa.

    A maior parte dos indígenas são alfabetizados (76,6%). Inclusive os indígenas que vivem em Terras Indígenas são alfabetizados, em sua maioria (67,7%).


ID
2052451
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Em relação à sociodiversidade nativa que existiu e existe hoje no Brasil, assinale a afirmação incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E é a errada, mas não sei o porquê. Abcs
  • Letra E


    É só pensar no índio que usa Nike e toma Coca-cola.

  • Letra E


ID
2052454
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Assinale a opção que define corretamente o que é etnocentrismo.

Alternativas
Comentários
  • " Etnocentrismo é um conceito antropológico que ocorre quando um determinado individuo ou grupo de pessoas, que têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, julgando-se melhor ou pior, seja por causa de sua condição social, pelos diferentes hábitos ou manias, por sua forma de se vestir, ou até mesmo pela sua cultura "

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Etnocentrismo

    "Etnocentrismo é um preconceito que cada sociedade ou cada cultura produz, ao mesmo tempo que procura incutir, em seus membros, normas e valores peculiares. Se sua maneira de ser e proceder é a certa, então as outras estão erradas, e as sociedades que as adotam constituem “aberrações”. Assim o etnocentrismo julga os outros povos e culturas pelos padrões da própria sociedade, que servem para aferir até que ponto são corretos e humanos os costumes alheios."

    http://www.unicap.br/Pe_Paulo/documentos/etnocentrismo.pdf

  • Toda sociedade é etnocêntrica, em maior ou menor grau. Para explicar qualquer realidade, inclusive realidades sociais distintas da nossa, temos que nos valer do arcabouço de ideias e mentalidade que possuímos previamente. Quanto mais conhecemos, abrimos o "leque" da compreensão e ficamos menos etnocêntricos, mas o etnocentrismo persiste na medida em que é impossível se se conhecer todas as culturas do mundo, línguas, costumes etc.

    Muitos povos índigenas têm o termo que se auto designam como "gente verdadeira", "homem" (em detrimento de outras sociedades), "povo escolhido", o que demonstra o etnocentrismo também nessas culturas.

  • Não entendi o motivo da letra D) não ser correta

  • LETRA D - (ERRO EM VERMELHO): Uma noção correlata ao conceito de relativismo cultural, que se refere à tendência que temos de considerar as culturas dos demais povos como inferiores à nossa.

     

    Observe que CORRELATAR significa relacionar reciprocamente, destarte a primeira oração contradiz a segunda.

  • etnocentrismo

     

    Antrpol visão de mundo característica de quem considera o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade socialmente mais importante do que os demais.

    Não entendi por que não é a letra D.

  • Acrescentando sobre a alternativa D...

    Relativismo cultural é uma perspectiva da antropologia que vê diferentes culturas de forma livre de etnocentrismo, o que quer dizer sem julgar o outro a partir de sua própria visão e experiência.

    A perspectiva do relativismo cultural é uma construção da Antropologia, idealizada por nomes como Franz Boas, e também utilizado na Sociologia.

    Como conceito científico, o relativismo cultural pressupõe que o investigador tenha uma visão neutra diante do conjunto de hábitos, crenças e comportamentos que a princípio lhe parecem estranhos, que resultam em choque cultural.

    Fonte: https://www.significados.com.br/relativismo-cultural/

  •  d) Uma noção correlata ao conceito de relativismo cultural, que se refere à tendência que temos de considerar as culturas dos demais povos como inferiores à nossa.

     

    Ao meu ver, o erro desse item é afirmar que etnocentrismo é correlato ao relativismo cultural. Na verdade eles têm significados opostos!

  • etnocentrismo - substantivo masculino

    ANTROPOLOGIA

    visão de mundo característica de quem considera o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade socialmente mais importante do que os demais.

  • Só pra quem tá usando a versão FREE: GAB: B

  • Um conceito cunhado pela antropologia para aludir à tendência presente em todas as culturas humanas...


    Tá aí uma hipótese em que a generalização não tornou a assertiva falsa.

  • Haja coragem pra afirmar que TODAS as culturas do mundo são etnocêntricas...

  • A. ERRADA.  O etnocentrismo despreza a relação de hierarquia entre as sociedades. "(...)Pode-se definir o etnocentrismo como uma atitude individual ou colectiva que coloca a etnia da qual se faz parte como eixo central de uma determinada interpretação ou concepção do mundo, sem necessariamente conduzir à crença de que a sua própria raça ou grupo étnico são superiores aos demais povos e raças que compõem a humanidade"

    B. CERTA. etnocentrismo é a tendência a observar o mundo desde a perspectiva particular do povo e cultura a que se pertence.

    C. ERRADA. Etnocentrismo é um fenômeno social . "etnocentrismo é a tendência a observar o mundo desde a perspectiva particular do povo e cultura a que se pertence(...)"

    D. ERRADA. O etnocentrismo não é um conceito correlato ao relativismo, pelo contrário. "(...) é um processo de observar o conhecimento de  sistemas culturais sem uma visão etnocêntrica em relação à sociedade do pesquisado,(...)"

    E. ERRADA. vide letra D.

    Franz Boas, 1887. Museums of Ethnology and their claissificationScience 9: 589. Tradução

  • Essa generalização (todas as culturas) me pegou também. 

  • Etnocentrismo é um substantivo masculino de raiz grega, formado pelo prefixo "ethnos" que significa nação, tribo, raça ou povo, mais o sufixo "centrismo", que sugere centro.

  • Assertiva B

    Um conceito cunhado pela antropologia para aludir à tendência presente em todas as culturas humanas, que faz com que se entenda a realidade e as outras culturas a partir dos próprios padrões culturais.


ID
2052457
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Na linguagem comum, confunde-se “trabalho de campo” com etnografia. A rigor, trabalho de campo não é invenção da Antropologia nem muito menos monopólio dela. Já a etnografia – ou o método etnográfico – e a observação participante são abordagens próprias da Antropologia, que emergem e se consolidam ao longo do século XX. Se entendemos um método como uma forma de nos aproximarmos da realidade que nos propomos a estudar e entender, reconhecemos os seguintes elementos constitutivos da etnografia e da observação participante, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Vivendo imerso numa sociedade, dá pra evitar ter " acesso direto à vida íntima e privada das pessoas"? E  "conhecer as tramas que se passam nos bastidores das suas relações afetivas" em nada contribui para compreensão da sociedade estudada? Sob meu ponto de vista, esta questão deveria ser cancelada.

     

  • Ninguém é capaz de saber exatamente o que de vai no íntimo de cada pessoa..nem de nossa própria família, imagina da dos outros.
  • Etnografia: é o método utilizado pela antropologia na coleta de dados. Baseia-se no contato intersubjetivo entre o antropólogo e o seu objeto, seja ele uma aldeia indígena ou qualquer outro grupo social sob o qual o recorte analítico será feito. A base de uma pesquisa etnográfica é o trabalho de campo. Neste caso, este trabalho de campo se dá por meio do contato intenso e prolongado (que pode durar até mesmo mais de um ano) do pesquisador com a cultura do grupo para descobrir como se organiza seu sistema de significados culturais 

    Por não utilizar metodologias estatísticas, o levantamento etnográfico faz parte do rol de pesquisas qualitativas 

     

    trabalho de campo constitui parte de um experimento científico. É uma atividade realizada por pesquisadores na natureza ou no local onde o fenômeno estudado ocorre naturalmente. Engloba a coleta e/ou registro de dados, caracteres, informações relativas ao fenômeno ou objeto de estudo. Diferencia-se das atividades executadas dentro de um laboratório de pesquisa. 

  • O ato de PROVIMENTO - Antes da posse...MOMEAÇÃO... Toda vez tive que ir lá, dar um autógrafo e pegar a papelada pra fazer o corre dos doc... não me lembro da lei citar isso.... (Desculpe o Desconhecimento)


ID
2052460
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

“É necessário ter em mente que a libertação das populações indígenas ou é realizada por elas mesmas ou não é libertação. Quando elementos estranhos a elas pretendem representá-las ou tomar a direção de sua luta de libertação, cria-se uma forma de colonialismo que retira às populações seu direito inalienável de serem protagonistas de sua própria luta”. Este trecho corresponde a uma formulação central da

Alternativas
Comentários
  • " O indígena como protagonista de seu próprio destino
    1. É necessário ter em mente que a libertação das populações indígenas ou é realizada por elas mesmas ou não é libertação. Quando elementos estranhos a elas pretendem representá‐las ou tomar a direção de sua luta de libertação, cria‐se uma forma de colonialismo que retira às populações indígenas seu direito inalienável de serem protagonistas de sua própria luta."

    Declaração de Barbados I

    Pela libertação do indígena

  • a data do ENCONTRO DE BARBADOS, do qual foi produzida a declaração por antropólogos foi 1971!!!

  • O Simpósio sobre a fricção interétnica na América do Sul, realizado de 25 a 31 de janeiro de 1971, em Barbados, ficou conhecido como Encontro de Barbados. Contou com a participação de quinze antropólogos, entre eles quatro brasileiros: Darcy Ribeiro, Carlos A. Moreira Neto, Sílvio Coelho dos Santos e Pedro Agostinho. Desse encontro resultou a Declaração de Barbados, que recomenda, entre outros aspectos, que as pesquisas antropológicas sejam realizadas a partir de uma aliança consciente e estratégica com os indígenas.


ID
2052463
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

O indigenato constitui o arcabouço jurídico do direito originário dos índios às terras que ocupam, sendo ele fonte primária e congênita da posse territorial. Com base nessa afirmativa, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Procurador da República Edilson Vitorelli, posse imemorial ou indigenato defende que não há marco temporal possível, é terra indígena toda área que foi historicamente ocupada pelos indígenas.

  • Explicação consta do site da FUNAI (http://www.funai.gov.br/index.php/2014-02-07-13-26-02):

    "Em que consiste o direito originário dos povos indígenas às terras que ocupam? Ainda no século XVII, a Coroa Portuguesa havia editado diplomas legais que visavam coadunar o processo de colonização com o resguardo de direitos territoriais dos povos indígenas, a exemplo do Alvará Régio de 1680, primeiro reconhecimento, pelo ordenamento jurídico do Estado português, da autonomia desses povos, seguido da Lei de 06 de junho de 1755, editada pelo Marquês de Pombal. Juntos, esses diplomas reconheceram o caráter originário e imprescritível dos direitos dos indígenas sobre suas terras, compondo o que o Direito Brasileiro dos séculos XIX e XX chamou de instituto do indigenato, base dos direitos territoriais indígenas posteriormente consagrados no art. 231 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CRFB)."


ID
2052466
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

“Sempre foi máxima inalteravelmente praticada em todas as Nações, que conquistaram novos Domínios, introduzir logo nos povos conquistados o seu próprio idioma, por ser indisputável, que este é um dos meios mais eficazes para desterrar dos Povos rústicos a barbaridade dos seus antigos costumes”. Assim começa o sexto dos 95 parágrafos do Diretório que se deve observar nas Povoações dos Índios do Pará, e Maranhão, enquanto Sua Majestade não mandar o contrário, mais conhecido como Diretório dos Índios. Regulamento elaborado em 1755 e tornado público em 1757 por D. José I, rei de Portugal, por meio do seu ministro, o Marquês de Pombal, o Diretório dos Índios propunha a integração forçada dos povos indígenas como súditos da Coroa portuguesa. Além de determinar a substituição da língua geral, o nheengatu, pela língua portuguesa (ação decisiva na mudança linguística que se operou no Brasil no final do século XVIII), outras medidas foram previstas pelo Diretório, exceto:

Alternativas

ID
2052469
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

A Lei nº. 601 de 18 de setembro de 1850, a “Lei de Terras”, quis – supostamente – disciplinar o regime fundiário no país e foi regulamentada pelo Decreto nº. 1.318 de 30 de janeiro de 1854. Entre seus múltiplos objetivos, a Lei almejava solucionar o problema causado pela imprecisão do antigo ordenamento colonial de apropriação fundiária, regularizar a quantidade crescente de apossamento descontrolado de terra no Brasil e estabelecer uma definição nova de “terra devoluta”. As terras dos índios – aldeias e vilas – estavam incluídas no Plano da Lei de Terras e do Decreto de 1854 enquanto áreas a serem demarcadas e regularizadas. Não obstante, esse ordenamento jurídico teve vários efeitos nefastos sobre os territórios em posse dos índios, exceto:

Alternativas

ID
2052472
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Desde a criação do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio (MAIC), em 1906, previa-se na sua estrutura a instituição de um “serviço para catequese e civilização dos índios”. No início do século XX, em meio à polêmica pública sobre a capacidade (ou não) de evolução dos povos indígenas, o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon propôs que se criasse uma agência indigenista do Estado, tendo por agentes delegados especiais. A ação indigenista dessa agência teria as seguintes finalidades, exceto:

Alternativas
Comentários
  • resposta letra "a"

     

    Evidenciada a necessidade da intervenção do Estado nas relações entre populações indígenas e sociedade nacional, intensificadas com a abertura de diversas frentes de expansão capitalistas. A polêmica envolvendo amplos setores da vida nacional sobre a regulamentação desses contatos levou, em 1910, o governo a criar o Serviço de Proteção aos Índios (SPI). Para a direção geral, foi convidado Cândido Rondon, que conferiu à instituição as atribuições de assistência e proteção aos grupos indígenas dentro do princípio de respeito à diversidade cultural


ID
2052475
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

O Serviço de Proteção aos Índios e Localização de Trabalhadores Nacionais (SPILTN) foi criado em 1910 a partir das redes sociais que ligavam integrantes do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio (MAIC), do Apostolado Positivista e do Museu Nacional. O SPI foi a primeira agência leiga do Estado brasileiro a gerir povos indígenas e suas principais iniciativas, desde sua criação, estiveram voltadas para a pacificação de grupos indígenas em áreas de colonização. Considerando as análises propriamente antropológicas sobre o seu histórico de atuação, como os trabalhos de Antônio Carlos de Souza Lima, o SPI pode ser melhor definido como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    O SERVIÇO DE PROTEÇÃO AOS ÍNDIOS (SPI), órgão criado pelo decreto nº 8.072, de 20 de junho de 1910, com o nome de Serviço de Proteção aos Índios e Localização de Trabalhadores Nacionais (SPILTN), tinha como tarefa a pacificação e proteção dos grupos indígenas, bem como o estabelecimento de núcleos de colonização com base na mão de obra sertaneja. As duas instituições foram separadas em 6 de janeiro de 1918 pelo decreto Lei nº 3 454, e a instituição passou a ser denominada SPI. O SPI, como já dissemos, foi extinto em 1967 quando da criação da Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

    Conforme cita Antônio Carlos de Souza Lima, nos últimos 40 anos, diversas foram as mudanças nas relações entre o Estado Nacional brasileiro e os povos indígenas habitantes do território do país. De uma política desenvolvimentista marcada por um assimilacionismo desenfreado, chegamos até a demarcação na condição de terras indígenas (TIs) de extensas partes do território brasileiro, a partir dos anos 1990. De “grupos” integralmente submetidos ao Estado brasileiro na condição de legalmente tutelados – isto é, apenas parcialmente responsáveis por seus atos e necessitados, para efeitos da estrutura jurídico-administrativa brasileira, da mediação e da condução de um tutor, equiparados, assim, em termos de Direito Civil, aos brasileiros não indígenas menores de 18 e maiores de 16 anos –, passaram, por efeito da Constituição de 1988, a ser reconhecidos como capazes de se representarem juridicamente por meio de suas organizações, e tiveram seu estatuto de povos reconhecido por força da ratificação pelo governo brasileiro da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificada pelo Congresso Nacional em junho de 2002.

    Portanto, item correto é a alternativa D.


ID
2052478
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição Federal de 1988 definiu “terras tradicionalmente ocupadas pelos índios” como “as por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias à sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições” (Art. 231). Assinale, entre as opções abaixo, a que indica corretamente uma das principais novidades que a Constituição em vigor trouxe para a definição de “terra indígena” em relação aos marcos regulatórios anteriores.

Alternativas
Comentários
  • comentários da banca após recursos:

     

    Quanto ao argumentos (a) e (f), que sugere ser a correta a resposta A, observa­-se que a previsão de um procedimento específico para a demarcação administrativa de terras indígenas precede a Constituição Federal de 1988. ­

     

    Importa notar que as previsões do Estatuto do Índio (Lei 6.001/73) ainda cingem­se às noções de “riquezas naturais e utilidades”, ao “uso dos mananciais e das águas dos trechos das vias fluviais”, ao “exercício da caça e pesca nas áreas por ele ocupadas” (ênfases minhas), numa perspectiva material e utilitarista, e não às “terras [...] imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seubem­estar [...] segundo seus usos, costumes e tradições”, numa perspectiva mais abrangente e explicitamente referida a definições de bem­-estar culturalmente informadas – o que teve consequências posteriores na legislação infraconstitucional e nas práticas técnicas e administrativas de identificação de terras indígenas, levando à ideia de “caracterização ambiental” das terras indígenas (de que são indicadores o Manual do Ambientalista, PPTAL/Funai, 2002, e as Orientações básicas para a caracterização ambiental de terras indígenas em estudo: leitura recomendada para todos os membros do grupo técnico, Funai/GIZ, 2013.).

    Ademais, não há incompatibilidade entre isso ser uma novidade no marco regulatório e o fato dela ter sido trazida à legislação como resultado das mobilizações de grupos sociais portadores de identidade étnica que passaram a incorporar a variável ambiental como dimensão de suas lutas políticas por direito à terra. ­

     

    Quanto ao argumento (c), observa­-se que a Constituição de 1967, em seu Art. 186 já previa “o usufruto exclusivo dos recursos naturais e de todas as utilidades nelas existentes”. ­ 

  • A banca Cespe é uma mãe perto dessa ESAF, ainda bem que esta já partiu dessa para uma melhor!

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre direitos dos trabalhadores aplicáveis aos servidores públicos.

    A- Incorreta. 

    B- Incorreta. 

    C- Incorreta. 

    D- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 39,§ 3º: "Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo público o disposto no art. 7º, IV, VII, VIII, IX, XII, XIII, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXII e XXX, podendo a lei estabelecer requisitos diferenciados de admissão quando a natureza do cargo o exigir".  Art. 7º, XX, CRFB/88: "proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa D.


ID
2052481
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

“A perpetuação de culturas nativas, em que se fundamenta, no Brasil, a política de reservas, carece de sentido. Em termos antropológicos, pois é impossível sustar o processo civilizatório. As populações civilizadas do mundo são descendentes de populações tribais, que seguiram, em todos os países, o secular caminho que leva paleolíticos a se transformarem em neolíticos e estes em civilizados”. Assinale a opção que expressa as ideias prevalentes do texto acima e o seu contexto histórico.

Alternativas
Comentários
  • " Por essas e outras razões, a política indigenista brasileira requer uma urgente a ampla revisão. Desde logo, independentemente da nova orientação que se lhe dê, é preciso estabelecer uma faixa que acompanhe as fronteiras do Brasil com outros países e dela excluir as reservas indígenas. Em termos mais amplos, importa questionar: que objetivos deve ter tal política, ademais da proteção do índio?

    Por outro lado, a perpetuação de culturas nativas, em que se fundamenta, no Brasil, a política de reservas, carece de sentido. Em termos antropológicos, pois é impossível sustar o processo civilizatório. As populações civilizadas do mundo são descendentes de populações tribais, que seguiram, em todos os países, o secular caminho que leva os paleolíticos a se transformarem em neolíticos e estes, em civilizados. "

    Trecho do artigo: AS TERRAS INDÍGENAS SÃO UMA AMEAÇA À SOBERANIA NACIONAL? SIM
    O “JARDIM ANTROPOLÓGICO” É UMA INSENSATEZ; de   Hélio Jaguaribe

  • Resposta Correta: Letra "E"

    De um artigo de opinião de um sociólogo do século XXI, expressando a permanência de concepções anacrônicas e ultrapassadas sobre a história humana no senso comum contemporâneo.


ID
2052484
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Segundo a definição adotada pelo governo brasileiro, sociobiodiversidade é a relação entre bens e serviços gerados a partir de recursos naturais, voltados à formação de cadeias produtivas de interesse de povos e comunidades tradicionais (incluindo indígenas) e de agricultores familiares. Nesse sentido, o Governo Federal tem implementado ações voltadas à promoção dos produtos da sociobiodiversidade na economia formal, visando as seguintes dimensões, exceto:

Alternativas
Comentários
  • NEM SEI QUE CONTEÚDO É ESSE, MAS APARECEU PRA MIM AQUI COMO DIREITOS HUMANOS KKKK

     

  • Para quem não é assinante:

    Gab. C

  • Para mim, tbm apareceu como DH mas nada a ver.

  • Alguém sabe a fonte da questão?


ID
2052487
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Recentemente, a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome sistematizou a análise dos resultados obtidos em estudos etnográficos sobre os efeitos das transferências monetárias do Programa Bolsa Família (PBF) junto a povos indígenas residentes em sete Terras Indígenas. As pesquisas de campo junto aos povos indígenas destas sete Terras Indígenas foram realizadas a partir do método da etnografia e da observação participante, entre os meses de setembro de 2013 a fevereiro de 2014. Entre as principais descobertas desse trabalho não se inclui:

Alternativas

ID
2052490
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

O Decreto nº. 6.861, de setembro de 2009, criou os chamados “territórios etnoeducacionais” estabelecendo uma nova base administrativa de planejamento e gestão das políticas e ações de educação escolar indígena no país. Segundo o antropólogo indígena Baniwa, Gersem José dos Santos Luciano, há aspectos relevantes em que os territórios etnoeducacionais revolucionam o campo da cultura política, administrativa e pedagógica, seja reforçando diretamente as lutas históricas dos povos indígenas, seja inovando no campo das políticas de educação escolar indígena. Entre esses aspectos relevantes, não se inclui:

Alternativas

ID
2052493
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

A Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI) foi instituída por meio do Decreto nº. 7.747, de 05 de junho de 2012, com o objetivo de garantir e promover a proteção, a recuperação, a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais das terras e territórios indígenas, assegurando a integridade do patrimônio indígena, a melhoria da qualidade de vida e as condições plenas de reprodução física e cultural das atuais e futuras gerações dos povos indígenas, respeitando sua autonomia sociocultural, nos termos da legislação vigente. Seus objetivos específicos estão divididos em eixos temáticos. Assinale a opção que indica quantos e quais são esses eixos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º Os objetivos específicos da PNGATI, estruturados em eixos, são:

    I - eixo 1 - proteção territorial e dos recursos naturais:

    II - eixo 2 - governança e participação indígena:

    III - eixo 3 - áreas protegidas, unidades de conservação e terras indígenas:

    IV - eixo 4 - prevenção e recuperação de danos ambientais:

    V - eixo 5 - uso sustentável de recursos naturais e iniciativas produtivas indígenas:

    VI - eixo 6 - propriedade intelectual e patrimônio genético:

    VII - eixo 7 - capacitação, formação, intercâmbio e educação ambiental:


ID
2052496
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Assinale, entre as opções abaixo, aquela que apresenta algumas das principais noções desenvolvidas em Etnologia Indígena no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • gabarito (C)

    Transfiguração étnica, fricção interétnica, situação histórica.

  • ``transfiguração étnica", que estuda como os povos surgem e se transformam por forças bióticas (doenças, mudanças genéticas) e ecossociológicas (por exemplo, o afastamento de povos indígenas de áreas que passaram a ser ocupadas por gado).


ID
2052499
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Os principais troncos e famílias linguísticos encontrados no território brasileiro são:

Alternativas
Comentários
  • Tupi e Macro-Jé são divididos em troncos, já as línguas Aruaque (Aruak) e Caribe (Karib) não têm diferenciação interna suficiente

    para serem divididas em troncos, são categorizadas como famílias linguística.

    O termo "Tupi-Guarani", trazido pela questão, é uma família linguística pertencente ao tronco Tupi.

     

     

  • gabarito (B)

    Tupi-Guarani, Aruaque, Caribe, Macro-Jê.


ID
2052502
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

No trabalho de campo junto a um povo indígena, o etnólogo deverá:

Alternativas
Comentários
  • gabarito (A)

    procurar estabelecer uma relação dialógica com o povo indígena, demonstrando sempre o respeito pela cultura indígena.


ID
2052505
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

O direito dos povos indígenas às terras que tradicionalmente ocupam

Alternativas
Comentários
  • gabarito (C)

    não procede do reconhecimento pelo Estado (nem é anulado pelo não reconhecimento), mas decorre do próprio fato de sobrevivência atual dos povos que se identificam como os povos originários do Brasil.


ID
2052508
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

A demarcação de uma terra indígena é determinada

Alternativas
Comentários
  • gabarito (D)

    pelo fato de serem terras tradicionalmente ocupadas pelos índios, as por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias à sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições.


ID
2052511
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Atualmente, a grande maioria das religiões indígenas no Brasil

Alternativas
Comentários
  • gabarito (D)

    coexistem com as religiões ocidentais, incorporando elementos indigenizados do cristianismo e elementos próprios modificados pelo contato interétnico.


ID
2052514
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

As sociedades indígenas da família linguística caribe da região do Maciço Guianense têm sido caracterizadas pelo antropólogo Peter Rivière e outros antropólogos como:

Alternativas
Comentários
  • gabarito (D)

    sociedades caracterizadas por uma equação entre co-residência e parentesco e a preferência declarada pela endogamia na aldeia, contrastando a segurança oferecida pelos parentes, pelos co-residentes e pelos moradores e os perigos representados pelos outros, os forasteiros e os estranhos.


ID
2052517
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

O surgimento dos movimentos indígenas no Brasil foi estimulado inicialmente pela

Alternativas
Comentários
  • O contexto de abertura de novas fronteiras econômicas, especialmente no bioma amazônico, durante o "milagre econômico" e o acirramento dos problemas que o contato da sociedade envolvente com sociedades relativamentes isoladas traz, teve como consequência a luta por direitos que estavam sendo usurpados, muitos fundamentais, como o direito a vida e a posse da terra onde se vive. 

  • gabarito (E)

    atuação do Conselho Indigenista Missionário na década de 1970 de promover as assembleias indígenas, onde se desenharam os primeiros contornos da luta pela garantia do direito à diversidade cultural.


ID
2052520
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Os descimentos de índios no Estado do Grão-Pará e Maranhão nos séculos XVII e XVIII foram empreendidos principalmente por:

Alternativas
Comentários
  • DESCIMENTOS

    Expedições, em princípio não militares, realizadas por missionários, com o objetivo de convencer os índios que "descessem" de suas aldeias de origem para viverem em novos aldeamentos especialmente criados para esse fim, pelos portugueses, nas proximidades dos núcleos coloniais. 

    O termo tem origem no fato de os deslocamentos serem realizados em direção ao litoral, onde estavam localizadas as primeiras povoações estabelecidas por portugueses. Ou seja, os índios “desciam” em direção ao litoral. 

    Fonte: 
    FREIRE, José Ribamar Bessa; MALHEIROS, Márcia Fernanda. Os aldeamentos indígenas do Rio de Janeiro. Disponível em

  • gabarito (C)

    grandes contingentes de índios escravizados, índios livres, mamelucos e outros grupos subalternos recrutados pelos portugueses para escravizar os chamados “Índios bravos”.


ID
2052523
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Assinale a opção que indica corretamente quais foram os principais motivos que levaram à extinção do Serviço de Proteção aos Índios (SPI) em 1967, dando lugar à Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

Alternativas
Comentários
  • O "Relatório Figueiredo" retrata bem essa situação de corrupção e ingerência política sofrida pelo SPI, documento que se pensou perdido por mais de 40 anos. 

  • gabarito (A)

    A Funai foi criada no ano de 1967, em substituição ao extinto Serviço de Proteção ao Índio (SPI), por meio da lei responsável nº 5.371. O SPI foi um órgão criado em 1910 cuja missão era dar assistência às tribos indígenas. Entretanto, ao envolver-se em diversas polêmicas relacionadas à corrupção, má gestão e acusações de genocídio (extermínio de uma grande quantidade de pessoas), esse órgão foi dissolvido, dando lugar à Fundação Nacional do Índio. A criação da Funai deu-se no contexto da ditadura militar, período em que os indígenas sofreram com a extrema violação de seus direitos, devido aos diversos conflitos entre indígenas, governo e donos de terras. Nesse período, o governo tinha a pretensão de expandir o país economicamente e politicamente, por meio da expansão do território via reforma na administração. A expansão não abarcava os interesses indigenistas, pois a prioridade naquele momento eram as obras de infraestrutura e a expansão das terras ruralistas. A questão dos direitos indígenas só voltou a ter espaço com a instauração do regime democrático na década de 1980 e a devida regularização da situação jurídica desses povos. A democratização, então, tornou possível colocar em discussão a situação dos nativos perante a sociedade civil. A criação do Estatuto do Índio em 1973 (lei nº 6.001) endossou com precisão a situação dos indígenas no país, já que, a partir desse momento, caberia ao Estado proteger os direitos desses povos nativos. Outra grande conquista veio com a Constituição de 1988, que, por meio do artigo 231, garantiu a preservação dos direitos dos indígenas delegando ao Estado o dever de assegurar a pluralidade étnica e a autonomia desses povos. No ano de 2009, por meio do decreto nº 7.056/09, a Funai reformulou-se na tentativa de atualizar sua estrutura, a fim de melhorar o atendimento e o funcionamento do órgão perante os serviços prestados às comunidades indígenas.


ID
2052526
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Nos anos 1970, o Coronel da Aeronáutica e especialista em estratégia Ivan Zanoni Hausen, da FUNAI, propôs que fossem estabelecidos “critérios de indianidade”. Assinale a opção que indica corretamente qual foi o principal objetivo desses “critérios de indianidade”.

Alternativas
Comentários
  • gabarito (B)

    Permitir que a FUNAI determinasse quem era e quem não era índio para, desta maneira, subtrair os direitos daqueles índios que a FUNAI decidiu não reconhecer como índios.


ID
2052529
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Assinale, entre as opções abaixo, aquela que indica o porquê da participação de alguns indígenas na revolta social conhecida como a Cabanagem, na então província do Grão-Pará, entre 1835 a 1840.

Alternativas
Comentários
  • Na década de 1830, a província do Grão-Pará, que compreendia os estados do Pará e do Amazonas, tinha pouco mais de 80 mil habitantes (sem incluir a população indígena não-aldeada). De cada cem pessoas, quarenta eram escravos indígenas, negros, mestiços ou tapuios, isto é, indígenas que moravam nas vilas. 

    Belém, nessa época, não passava de uma pequena cidade com 24 mil habitantes, apesar de importante centro comercial por onde era exportado cravo, salsa, fumo, cacau e algodão. 


    A independência do Brasil despertou grande expectativa no povo da região. Os indígenas e tapuios esperavam ter seus direitos reconhecidos e não serem mais obrigados a trabalhar como escravos nas roças e manufaturas dos aldeamentos; os escravos negros queriam a abolição da escravatura; profissionais liberais nacionalistas e parte do clero lutavam por uma independência mais efetiva que afastasse os portugueses e ingleses do controle político e econômico.

    O resto da população – constituída de mestiços e homens livres -, entusiasmada com as idéias libertárias, participou do movimento, imprimindo-lhe um conteúdo mais amplo e mais radical. 

  • gabarito (B)

     Os indígenas e tapuios esperavam ter seus direitos reconhecidos e não serem mais obrigados a trabalhar como escravos nas roças e manufaturas dos aldeamentos; os escravos negros queriam a abolição da escravatura; profissionais liberais nacionalistas e parte do clero lutavam por uma independência mais efetiva que afastasse os portugueses e ingleses do controle político e econômico.. 


ID
2052532
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei de Cotas, nº. 12.711/2012, garante a reserva de 50% das matrículas por curso e turno nas 59 universidades federais e 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia a alunos oriundos integralmente do ensino médio público, em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos. Os demais 50% das vagas permanecem para ampla concorrência. As vagas reservadas às cotas (50% do total de vagas da instituição) serão subdivididas — metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar superior a um salário mínimo e meio. Em ambos os casos, também será levado em conta percentual mínimo correspondente ao da soma de pretos, pardos e indígenas no Estado, de acordo com o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação à Lei de Cotas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GabaritoB

     

     

     

    ComentáriosEsta alternativa trabalha a ideia do princípio da isonomia (em específico isonomia real) que se encontra na CF/88.

     

     

    O princípio da isonomia também conhecido como princípio da igualdade. Representa o símbolo da democracia, pois indica um tratamento

    justo para os cidadãos. Assim, vale saber que podemos observar tal princípio pela ótica formal e real

     

     

    A igualdade formal consiste no tratamento igual para todos, sem considerar possíveis diferenças entre os sujeitos do processo, No entanto

    ao longo dos anos percebeu-se que dar tratamento igualitário a todos acabava perpetuando diferenças e privilégios, pois as pessoas não são

    iguais, há homens e mulheres, pessoas com pouca instrução e outras com um vasto conhecimento, economicamente mais poderosos e os

    menos, e se isso não for levado em conta, ainda que formalmente justa criará situações reais e injustas.

     

     

    Daí a necessidade de evoluir para uma ideia de isonomia real, a qual leva-se em conta as peculiaridades de cada pessoa. Quando as

    pessoas estiverem em situação de igualdade, devem receber tratamento igual, mas quando estiverem em situações diferenciadas, isso deve

    ser considerado, ou seja a isonomia real é tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida de sua desigualdade.


ID
2052535
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição Federal de 1988, no seu Artigo 231, afirma que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E.

     

    CF/88, Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.

     

    § 3º O aproveitamento dos recursos hídricos, incluídos os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas só podem ser efetivados com autorização do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades afetadas, ficando-lhes assegurada participação nos resultados da lavra, na forma da lei.

  • Art 49 é competência exclusiva do congresso nacional;

    XVI - autorizar, em terras indígenas, a exploração e o aproveitamento de recursos hídricos e a pesquisa e lavra de riquezas minerais;

  • § 3º O aproveitamento dos recursos hídricos, incluídos os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas só podem ser efetivados com autorização do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades afetadas, ficando-lhes assegurada participação nos resultados da lavra, na forma da lei.

  • Art 49 é competência exclusiva do congresso nacional;

    XVI - autorizar, em terras indígenas, a exploração e o aproveitamento de recursos hídricos e a pesquisa e lavra de riquezas minerais;

  • Gabarito Letra E A competência é do Congresso National. vide CF/88 Art.49, XVI e CF Art. 231.
  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre recursos hídricos.

    A- Incorreta. A autorização é concedida pelo Congresso Nacional, vide alternativa E.

    B- Incorreta. A autorização é concedida pelo Congresso Nacional, vide alternativa E.

    C- Incorreta. A autorização é concedida pelo Congresso Nacional, vide alternativa E.

    D- Incorreta. A autorização é concedida pelo Congresso Nacional, vide alternativa E.

    E- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 213, § 3º: "O aproveitamento dos recursos hídricos, incluídos os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas só podem ser efetivados com autorização do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades afetadas, ficando-lhes assegurada participação nos resultados da lavra, na forma da lei".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa E.


ID
2052538
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Na história dos estudos sobre o contato interétnico entre sociedades indígenas e segmentos da sociedade nacional no Brasil, assinale, entre as opções abaixo, qual noção marcou o rompimento com os estudos de aculturação.

Alternativas
Comentários
  • gabarito (C)

    -Fricção interétnica de Roberto Cardoso de Oliveira-

  • GAB. C

    Fricção interétnica de Roberto Cardoso de Oliveira: marcou o rompimento com os estudos de aculturação.


ID
2052541
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Em texto clássico da etnologia indígena, publicado em 1979, os antropólogos Anthony Seeger, Roberto da Matta e Eduardo Viveiros de Castro argumentam a necessidade de focalizar a construção da pessoa nas sociedades indígenas. Assinale a opção que indica corretamente por que enfatizaram a construção da pessoa nas sociedades indígenas.

Alternativas
Comentários
  • Falando em termos mais simples: buscar enxergar os povos indígenas a partir de seus próprios pontos de vista ("noções usadas pelos próprios índios"). Sair da tradicional tentativa de entender um povo X por meio das visões de mundo de um povo Y. Não faz sentido e representa uma abordagem violenta.

    Indicação de leitura: O ouro canibal (https://piseagrama.org/o-ouro-canibal/)

    :^)


ID
2052544
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Assinale, entre as opções abaixo, em qual definição se encaixa a categoria de “Terra Indígena”.

Alternativas
Comentários
  • Art. 17. Reputam-se terras indígenas:

            I - as terras ocupadas ou habitadas pelos silvícolas, a que se referem os artigos 4º, IV, e 198, da Constituição;

            II - as áreas reservadas de que trata o Capítulo III deste Título;

            III - as terras de domínio das comunidades indígenas ou de silvícolas.

  • GABARITO: C

  • gabarito (C)

       Art. 17. Reputam-se terras indígenas:

           I - as terras ocupadas ou habitadas pelos silvícolas, a que se referem os , e ;                                            

           II - as áreas reservadas de que trata o Capítulo III deste Título;

           III - as terras de domínio das comunidades indígenas ou de silvícolas.

            Art. 18. As terras indígenas não poderão ser objeto de arrendamento ou de qualquer ato ou negócio jurídico que restrinja o pleno exercício da posse direta pela comunidade indígena ou pelos silvícolas.

           § 1º Nessas áreas, é vedada a qualquer pessoa estranha aos grupos tribais ou comunidades indígenas a prática da caça, pesca ou coleta de frutos, assim como de atividade agropecuária ou extrativa.


ID
2052547
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Na Região Amazônica do século XIX, o termo “tapuio” foi usado para se referir aos:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    “índios mansos” que passaram a ser designados “caboclos” no século XX.

  • Gabarito: C

    Tapuio

    No estado de Goiás vive um grupo de pessoas conhecidas pelo nome de tapuio. Sua origem coincide com os primeiros séculos de formação de Goiás, a descoberta do ouro, a chegada de colonos e seus escravos africanos, o surgimento de arraiais garimpeiros e, naturalmente, a resistência dos índios a todo esse movimento.

    Os tapuios são o resultado da mescla desses povos e trajetórias de vida. Descendem de diversas etnias indígenas que fizeram hostilidades à colonização e foram aldeadas naquela região, como igualmente procedem dos demais outros agrupamentos humanos que para lá afluíram, isto é, dos negros fugidos da escravidão nas minas de ouro e, mais tarde, já no início do século XX, das populações migrantes oriundas do próprio Goiás e estados vizinhos.

    Fonte: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Tapuio

  • GAB. C

     TAPUIOS = “índios mansos” que passaram a ser designados “caboclos” no século XX.


ID
2052550
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Em seus trabalhos sobre indigenismo e territorialização, o professor João Pacheco de Oliveira procurava:

Alternativas
Comentários
  • GAB. D

    João Pacheco de Oliveira procurava :realizar uma etnografia dos processos sociais envolvidos no estabelecimento das terras indígenas no Brasil.


ID
2052553
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

O perspectivismo ameríndio:

Alternativas
Comentários
  • O perspectivismo ameríndio, formulado há dezesseis anos em um artigo de Eduardo Viveiros de Castro (1996), tornou-se o conceito mais citado na antropologia brasileira, dentro e fora das fronteiras (em geral pouco permeáveis) da etnologia. O perspectivismo ameríndio pode ser definido como algo irreal e racionalmente pensado, ou seja, é um atributo ou categoria que o pensamento pode construir com base na alteridade, ou melhor, passa então a fazer parte de uma consciência do outro, o outro é quem define a realidade conforme o seu perspectivismo.

    O pensamento filosófico em questão está condicionado à natureza do outro, é isso que, torna a realidade por meio do perspectivismo uma flecha que direciona em vários sentidos.Se inclinado para o simulacro, ao qual, ela aparece não é a realidade, mas sim a percepção de realidade. É a realidade exterior que se apresenta no funcionamento da sociedade, e uma dessas sociedades é o ameríndio no entender do estruturalista o que interessa é o mecanismo interior, a ação do inconsciente, trocas e simbolismo. 

    http://www.eumed.net/rev/cccss/28/cultura-amerindia.html

  • GAB. A.

    Trata-se da noção de que, em primeiro lugar, o mundo é povoado de muitas espécies de seres (além dos humanos propriamente ditos) dotados de consciência e de cultura e, em segundo lugar, de que cada uma dessas espécies vê a si mesma e às demais espécies de modo bastante singular: cada uma se vê como humana, vendo todas as demais como não-humanas, isto é, como espécies de animais ou de espíritos.

  • Onde esta isso?