SóProvas



Questões de Lei 12.711 de 2012 - Ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio - Lei de Cotas


ID
1058440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AGU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A respeito das políticas de cotas e ações afirmativas, julgue o item a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética.
Lúcio, Pedro e Vera são estudantes de ensino médio que pretendem ingressar na mesma instituição federal de ensino superior.
Lúcio, autodeclarado preto, com renda familiar de dez salários mínimos, cursou todo o ensino fundamental e o médio na rede privada de ensino, juntamente com seus três irmãos.
Pedro, autodeclarado pardo, filho único, com renda familiar de sessenta salários mínimos, cursou o ensino fundamental na rede privada e o ensino médio na rede pública de ensino.
Vera, branca, filha única, com renda familiar de cinquenta salários mínimos, cursou o ensino fundamental e o médio na rede pública de ensino.
Nessa situação, com base na lei que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico, apenas Pedro e Vera terão o direito a concorrer a uma vaga pelo sistema de cotas.

Alternativas
Comentários
  • In casu, verá não terá direito porque não se nas cotas raciais e porque não se enquadra no critério de renda Per capita previsto na lei. Conforme:

    Lei12711/12

    Art. 1o  As instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

    Parágrafo único.  No preenchimento das vagas de que trata o caput deste artigo, 50% (cinquenta por cento) deverão ser reservados aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita.

  • Pelo fundamento que o colega colocou parte final do art.1o, verifica-se que o gabarito foi considerado correto porque, ambos cursaram o ensino médio em escolas públicas, sendo irrelevante a questão da etnia. 

    • 1) O que é a lei de cotas?

      A Lei nº 12.711/2012, sancionada em agosto deste ano, garante a reserva de 50% das matrículas por curso e turno nas 59 universidades federais e 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia a alunos oriundos integralmente do ensino médio público, em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos. Os demais 50% das vagas permanecem para ampla concorrência.

    • 2) A lei já foi regulamentada?

      Sim, pelo Decreto nº 7.824/2012, que define as condições gerais de reservas de vagas, estabelece a sistemática de acompanhamento das reservas de vagas e a regra de transição para as instituições federais de educação superior. Há, também, a Portaria Normativa nº 18/2012, do Ministério da Educação, que estabelece os conceitos básicos para aplicação da lei, prevê as modalidades das reservas de vagas e as fórmulas para cálculo, fixa as condições para concorrer às vagas reservadas e estabelece a sistemática de preenchimento das vagas reservadas.

    • 3) Como é feita a distribuição das cotas?

      As vagas reservadas às cotas (50% do total de vagas da instituição) serão subdivididas — metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar superior a um salário mínimo e meio. Em ambos os casos, também será levado em conta percentual mínimo correspondente ao da soma de pretos, pardos e indígenas no estado, de acordo com o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    • 4) A lei deverá ser aplicada imediatamente?

      Sim, mas gradualmente. Em 2013 terão de ser reservadas, pelo menos, 12,5% do número de vagas ofertadas atualmente. A implantação das cotas ocorrerá de forma progressiva ao longo dos próximos quatro anos, até chegar à metade da oferta total do ensino público superior federal.

    • Fonte:http://portal.mec.gov.br/cotas/perguntas-frequentes.html

  • Certo. Ambos cursaram o ensino médio na rede pública, independente da renda e autodeclaração,racial;  irão concorrer ao sistema de cotas.

  • Lúcio não entra no sistema de cotas pois cursou todo ensino médio em escola privada.

    Pedro e Vera entram no sistema pois cursaram todo o ensino médio em escola pública.

    Dos 50% das vagas reservadas, 25% são para estudantes de renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínmo.

    Pedro e Vera se enquadram nesses outros 25% dos quais apenas se exige ter cursado todo o ensimo médio em escola pública, independente da renda.

     

    Conforme dispõe a lei 12.711/12:

    Art. 1o  As instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

    Parágrafo único.  No preenchimento das vagas de que trata o caput deste artigo, 50% (cinquenta por cento) deverão ser reservados aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita.

    Art. 2o  (VETADO).

    Art. 3o  Em cada instituição federal de ensino superior, as vagas de que trata o art. 1o desta Lei serão preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas, em proporção no mínimo igual à de pretos, pardos e indígenas na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    Parágrafo único.  No caso de não preenchimento das vagas segundo os critérios estabelecidos no caput deste artigo, aquelas remanescentes deverão ser completadas por estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

    Art. 2o  (VETADO).

    Art. 3o  Em cada instituição federal de ensino superior, as vagas de que trata o art. 1o desta Lei serão preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas, em proporção no mínimo igual à de pretos, pardos e indígenas na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    Parágrafo único.  No caso de não preenchimento das vagas segundo os critérios estabelecidos no caput deste artigo, aquelas remanescentes deverão ser completadas por estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

  • Gabarito: E

     

     

     

    Comentários

     

     

    Lei de Cotas - 12.711/2012, garante no mínimo a reserva de 50% das matrículas, por curso e turno, nas universidades federais a alunos oriundos integralmente do ensino médio público, em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos. 

     

    Os demais 50% das vagas permanecem para ampla concorrência.

     

     

    As vagas reservadas às cotas (50% do total de vagas da instituição) serão subdivididas:

     

     

             1. Metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5

             (um salário mínimo e meioper capita; e,

     

     

             2. Metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar superior a um salário mínimo e meio.

     

     

    Em ambos os casos, também será levado em conta percentual mínimo correspondente ao da soma de pretospardos e indígenas no Estado, de acordo com o último censo do IBGE

     

     

     

     

    No caso mencionado acima, temos as situações de: Lúcio, Pedro e Vera que são estudantes de ensino médio que pretendem ingressar na mesma instituição federal de ensino superior. 

     

     

    Sendo assim, vale lembrar que as vagas nas Universidades Federais são dividas em: No mínimo 50% de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e o que sobrar para ampla concorrência. 

     

     

                       ●  Lúcio - NÃO atende o requisito básico, pois estudou todo o ensino médio na rede privada de ensino;

     

     

                       ●  Pedro - Atende o requisito básico, justamente por ter estudado todo o ensino médio na rede pública de ensino;

     

     

                       ●  Vera - Atende o requisito básicor por também ter estudado todo o ensino médio na rede pública de ensino;

     

     

     

    Por fim, podemos constatar que Pedro e Vera estão habilitados a cota de preferência nuclear na inserção de universidade federais.

  • Data Venia, Batman!

    Tem comentário aí que mostra o típico ADÉVOGADO do Brasil: expressão em latim, alinhamento centralizado, cheio de formalidades, mas falando tudo errado!

  • Não entendo tantas resoluções erradas em uma questão tão facil.

  • Tais leis de cotas são CONSTITUCIONAIS, por que:

    Elas respeitam as Três dimensões da igualdade

    A igualdade proíbe que haja uma hierarquização dos indivíduos e que sejam feitas distinções sem fundamento.

    No entanto, a igualdade também transmite um comando, qual seja, o de que deve haver a neutralização de injustiças históricas, econômicas e sociais e que haja um maior respeito à diferença.

    No mundo contemporâneo, a igualdade se expressa em três dimensões:

     a) a igualdade formal;

    b) a igualdade material;

    c) a igualdade como reconhecimento.

    a) Igualdade formal

    A igualdade formal significa dizer que não pode haver privilégios e tratamentos discriminatórios. A igualdade formal está ligada ao chamado Estado liberal e foi idealizada como uma forma de reação aos privilégios da nobreza e do clero.

    Pode ser subdividida em dois aspectos:

    • Igualdade perante a lei: comando dirigido ao aplicador da lei – judicial e administrativo –, que deverá aplicar as normas em vigor de maneira impessoal e uniforme a todos aqueles que se encontrem sob sua incidência.

    • Igualdade na lei: comando endereçado ao legislador, que não deve instituir discriminações ou tratamentos diferenciados baseados em fundamento que não seja razoável ou que não vise a um fim legítimo.

    A igualdade formal encontra-se prevista no art. 5º, caput, da CF/88: “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”.

    b) Igualdade material

    O conceito de igualdade material está ligado a demandas por redistribuição de riqueza e poder e, em última análise, por justiça social.

    O desenvolvimento da ideia de igualdade material surge a partir da constatação de que não basta proibir que haja privilégios. É preciso atuar ativamente contra a desigualdade econômica e em favor da superação da miséria.

    Mais do que a igualdade perante a lei, deve-se assegurar algum grau de igualdade perante a vida.

    Dessa forma, deve-se garantir a proteção jurídica do polo mais fraco de certas relações econômicas, a criação de redes de proteção social e mecanismos de redistribuição de riquezas.

    Para isso, é necessário que o Poder Público faça a entrega de prestações positivas adequadas em matérias como educação, saúde, saneamento, trabalho, moradia, assistência social.

    A igualdade material encontra-se prevista no art. 3º, I e III, da CF/88, que afirma que a República Federativa do Brasil tem como objetivos “construir uma sociedade livre, justa e solidária” e “erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais”.

    FONTE: DOD continua parte 2

  • continuação parte 2:

    c) Igualdade como reconhecimento

    A igualdade como reconhecimento significa o respeito que se deve ter para com as minorias, sua identidade e suas diferenças, sejam raciais, sociais, religiosas, sexuais ou quaisquer outras.

    A injustiça a ser combatida nesse caso tem natureza cultural ou simbólica. Ela decorre de modelos sociais de representação que, ao imporem determinados códigos de interpretação, recusariam os “outros” e produziriam a dominação cultural, o não reconhecimento ou mesmo o desprezo.

    Determinados grupos são marginalizados em razão da sua identidade, suas origens, seus rendimentos, sua religião, aparência física ou orientação sexual, como os negros, judeus, povos indígenas, ciganos, deficientes, mulheres, homossexuais e transgêneros.

    O instrumento para se alcançar a igualdade como reconhecimento é a transformação cultural ou simbólica.

    O objetivo é constituir um mundo aberto à diferença (“a difference-friendly world”).

    A igualdade como reconhecimento encontra-se também prevista no art. 3º, IV, da CF/88, que determina que um dos objetivos fundamentais da República é o de “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.

    Vale ressaltar que, em muitos casos, alguns grupos sofrem tanto uma desigualdade material como uma desigualdade quanto ao reconhecimento. As mulheres e os negros, por exemplo, sofrem injustiças cujas raízes se encontram tanto na estrutura econômica, quanto na estrutura cultural-valorativa, exigindo ambos os tipos de remédio.


ID
1337662
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Referente ao ingresso, regulamentado pela Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012, nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico, avalie as afirmações a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

(   ) As instituições federais de educação superior, vinculadas ao ministério da educação, reservarão no mínimo 50% de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

(   ) As instituições federais de ensino técnico de nível médio reservarão 50% de suas vagas para estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas.

(   ) As instituições federais reservarão 50% das vagas de escolas públicas para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

(   ) As instituições federais reservarão vagas segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para estudantes com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo.

(   ) As Instituições federais reservarão 50% das vagas destinadas para negros, pardos ou índios para estudantes com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Questão resolvida com conhecimento do texto da lei 12.711/2012:


    Art. 1o  As instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

    Parágrafo único.  No preenchimento das vagas de que trata o caput deste artigo, 50% (cinquenta por cento) deverão ser reservados aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita.

    Art. 2o  (VETADO).

    Art. 3o  Em cada instituição federal de ensino superior, as vagas de que trata o art. 1o desta Lei serão preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas, em proporção no mínimo igual à de pretos, pardos e indígenas na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    Parágrafo único.  No caso de não preenchimento das vagas segundo os critérios estabelecidos nocaput deste artigo, aquelas remanescentes deverão ser completadas por estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

    Art. 4o  As instituições federais de ensino técnico de nível médio reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso em cada curso, por turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas.

    Parágrafo único.  No preenchimento das vagas de que trata o caput deste artigo, 50% (cinquenta por cento) deverão ser reservados aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita.

    Art. 5o  Em cada instituição federal de ensino técnico de nível médio, as vagas de que trata o art. 4odesta Lei serão preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas, em proporção no mínimo igual à de pretos, pardos e indígenas na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    Parágrafo único.  No caso de não preenchimento das vagas segundo os critérios estabelecidos nocaput deste artigo, aquelas remanescentes deverão ser preenchidas por estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escola pública.


  • Comentários sobre as questões erradas:
    - As instituições federais reservarão 50% das vagas de escolas públicas para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas.  ( O erro está em afirmar 50 %. O correto seria "...em proporção no mínimo igual à de pretos, pardos e indígenas na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição." (Art.3)

    - As instituições federais reservarão vagas segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para estudantes com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo. ( O erro foi mencionar  sobre o Censo,  quando a lei não especifica isso: "  No preenchimento das vagas de que trata o caput deste artigo, 50% (cinquenta por cento) deverão ser reservados aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita.
    - As Instituições federais reservarão 50% das vagas destinadas para negros, pardos ou índios para estudantes com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo. ( O erro persiste em mencionar os 50%, bem como a renda per capita  igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo, quando o correto seria afirmar que ".. 50% (cinquenta por cento) deverão ser reservados aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita, no preenchimento das vagas de que trata o caput do artigo 4 , ou seja, As instituições federais de ensino técnico de nível médio reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso em cada curso , por turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas.

  • Não há alternativa correta, visto que:

    (   ) As instituições federais de educação superior, vinculadas ao ministério da educação, reservarão no mínimo 50% de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. CORRETO, art. 1º

    (   ) As instituições federais de ensino técnico de nível médio reservarão 50% de suas vagas para estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas. Errado. O artigo 4º mostra "no mínimo 50%"

    (   ) As instituições federais reservarão 50% das vagas de escolas públicas para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas. FALSO

    (   ) As instituições federais reservarão vagas segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para estudantes com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo. FALSO

    (   ) As Instituições federais reservarão 50% das vagas destinadas para negros, pardos ou índios para estudantes com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo. FALSO

    Sequência: VFFFF

  • Questão desatualizada. A lei 12.711 foi alterada pela lei 13.409 em seus artigos 3º, 5º e 7°


ID
1441819
Banca
CEFET-BA
Órgão
MPE-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca da proteção dos cidadãos em face do racismo, julgue os seguintes itens:

I - Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira, e os conteúdos referentes serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.

II - De acordo com a Lei Federal nº 12.711/12, as instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 55% (cinquenta e cinco por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

III - As instituições federais de ensino técnico de nível médio reservarão, nos concursos seletivos para ingresso em cada curso, por turno, no mínimo 55% (cinquenta e cinco por cento) de suas vagas para estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas.

IV - Em cada instituição federal de ensino superior e de ensino técnico de nível médio, as vagas para estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas serão preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas, em proporção no mínimo igual à de pretos, pardos e indígenas na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

V - Com base no Estatuto da Igualdade Racial, o poder público garantirá a implementação de políticas públicas para assegurar o direito à moradia adequada da população negra que vive em favelas, cortiços, áreas urbanas subutilizadas, degradadas ou em processo de degradação, a fim de reintegrá-las à dinâmica urbana e promover melhorias no ambiente e na qualidade de vida.

A alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo, considerando V para verdadeiro e F para falso, é:

Alternativas
Comentários
  • ITEM I - ART. 11. § 1o  Os conteúdos referentes à história da população negra no Brasil serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, resgatando sua contribuição decisiva para o desenvolvimento social, econômico, político e cultural do País. CORRETO

    ITEM II - Art. 1o As instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. ERRADO

    ITEM V - Art. 35.  O poder público garantirá a implementação de políticas públicas para assegurar o direito à moradia adequada da população negra que vive em favelas, cortiços, áreas urbanas subutilizadas, degradadas ou em processo de degradação, a fim de reintegrá-las à dinâmica urbana e promover melhorias no ambiente e na qualidade de vida. CORRETO. 




  • ITEM I está correto. Lei 9.394, Art. 26. 

    § 2o  Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).

  • Item IV

      Art. 5 da Lei n. 12.711/12

  • ITEM III - ERRADO - é 50 %

    Art. 4o  da lei 12.711/12.  As instituições federais de ensino técnico de nível médio reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso em cada curso, por turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas.

  • Patrick, o item I é referente ao artigo 26-A da Lei 9.394/1996

  • Que lixo de lei.

  • qual  o gabarito?

     

  • Questão desatualizada! 

    Item IV - Os arts. 3º e 5º da L. 12.711/2012 foram modificados pela Lei 13.409/2016, que acrescentou as pessoas com deficiência que cursaram o ensino médio ou fundamental em escolas públicas na redação dos referidos artigos. Confiram:

    Art. 1o  As instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

    Art. 3o  Em cada instituição federal de ensino superior, as vagas de que trata o art. 1o desta Lei (mín. de 50% n. médio em públicas) serão preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência, nos termos da legislação, em proporção ao total de vagas no mínimo igual à proporção respectiva de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.          (Redação dada pela Lei nº 13.409, de 2016)

    Art. 4o  As instituições federais de ensino técnico de nível médio reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso em cada curso, por turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas.

    Art. 5o  Em cada instituição federal de ensino técnico de nível médio, as vagas de que trata o art. 4o desta Lei serão preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência, nos termos da legislação, em proporção ao total de vagas no mínimo igual à proporção respectiva de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo do IBGE.          (Redação dada pela Lei nº 13.409, de 2016)

  • Analisando as alternativas:

    I - VERDADEIRA. Art. 26-A, caput e §2º.

    II - FALSA. O correto é 50% (cinquenta por cento) das vagas. Art. 1º da Lei 12.711/12.

    III - FALSA. O correto é 50% (cinquenta por cento) das vagas. Art. 4º da Lei 12.711/12.

    IV - VERDADEIRA. Art. 5º da Lei 12.711/12. Vale lembrar que a Lei 13.409/16 acrescentou a este artigo as pessoas com deficiência.

    V - VERDADEIRA. Conforme art. 35 da Lei 12.288/10 (Estatuto da Igualdade Racial).

    Gabarito do professor: letra B.
  • Por eliminação desses 55% já dá para acertar a questão, nem precisa saber o resto.

  • Aparecida daniele, de acordo com o comentário do professor do Qconcursos a resposta é letra b

     

    Analisando as alternativas:

    I - VERDADEIRA. Art. 26-A, caput e §2º.

    II - FALSA. O correto é 50% (cinquenta por cento) das vagas. Art. 1º da Lei 12.711/12.

    III - FALSA. O correto é 50% (cinquenta por cento) das vagas. Art. 4º da Lei 12.711/12.

    IV - VERDADEIRA. Art. 5º da Lei 12.711/12. Vale lembrar que a Lei 13.409/16 acrescentou a este artigo as pessoas com deficiência.

    V - VERDADEIRA. Conforme art. 35 da Lei 12.288/10 (Estatuto da Igualdade Racial).

    Gabarito do professor: letra B.

     

  • a assertiva IV não pode estar correta, pois relaciona instituições federais de ensino SUPERIOR e reserva de vagas para pessoas que estudaram integralmente o ensino FUNDAMENTAL em escolas públicas.

    a reserva de vagas para IFES são para pessoas que cursaram o ensino MÉDIO integralmente em escolas públicas.


ID
1748080
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O art. 1º da Lei nº 12.711/2012 estabelece que “as instituições federais de educação superior, vinculadas ao Ministério da Educação, reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas".

Em relação ao preenchimento dessas vagas, 50% deverão ser reservadas aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a quanto?

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     

     

     

     

    Comentários

     

     

    A Lei de Cotas - 12.711/2012, garante no mínimo a reserva de 50% das matrículas, por curso e turno, a alunos oriundos integralmente do ensino médio público, em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos. Os demais 50% das vagas permanecem para ampla concorrência.

     

     

    As vagas reservadas às cotas (50% do total de vagas da instituição) serão subdivididas:

     

     

             1. Metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5

             (um salário mínimo e meioper capita; e,

     

     

             2. Metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar superior a um salário mínimo e meio.

     

     

    Em ambos os casos, também será levado em conta percentual mínimo correspondente ao da soma de pretos, pardos e indígenas no Estado, de acordo com o último censo do IBGE

  • complementando o comentário do juan aguiar, a lei 13.409/2016 alterou os artigos 3º, 5º e 7º.

    dentro dessas alterações foram incluídas as pessoas com deficiência, na proporção dessas na população, segundo o último censo do IBGE.


ID
1791733
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Está estabelecido na Lei 12711/12 de 29 de agosto de 2012 que as instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo:

Alternativas
Comentários
  • Lei 12.711/2012:

    Artigo 1º -  "As instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas".

    Parágrafo único. "No preenchimento das vagas de que trata o caput deste artigo, 50% deverão ser reservados aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita".

  • Gabarito: C

     

     

     

     

    Comentários

     

     

    A Lei de Cotas - 12.711/2012, garante no mínimo a reserva de 50% das matrículas, por curso e turno, a alunos oriundos integralmente do ensino médio público, em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos. Os demais 50% das vagas permanecem para ampla concorrência.

     

     

    As vagas reservadas às cotas (50% do total de vagas da instituição) serão subdivididas:

     

     

             1. Metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita; e,

     

             2. Metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar superior a um salário mínimo e meio.

     

     

    Em ambos os casos, também será levado em conta percentual mínimo correspondente ao da soma de pretos, pardos e indígenas no Estado, de acordo com o último censo do IBGE


ID
2038795
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O art. 1º da Lei nº 12.711/2012 estabelece que “as instituições federais de educação superior, vinculadas ao Ministério da Educação, reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas”.


Em relação ao preenchimento dessas vagas, 50% deverão ser reservadas aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a quanto?


Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima.

Alternativas
Comentários
  • GAB c) Art. 1o  As instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

    Parágrafo único.  No preenchimento das vagas de que trata o caput deste artigo, 50% (cinquenta por cento) deverão ser reservados aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita.

  • Gab.: C .... 1,5 salário.


ID
2052532
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei de Cotas, nº. 12.711/2012, garante a reserva de 50% das matrículas por curso e turno nas 59 universidades federais e 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia a alunos oriundos integralmente do ensino médio público, em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos. Os demais 50% das vagas permanecem para ampla concorrência. As vagas reservadas às cotas (50% do total de vagas da instituição) serão subdivididas — metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar superior a um salário mínimo e meio. Em ambos os casos, também será levado em conta percentual mínimo correspondente ao da soma de pretos, pardos e indígenas no Estado, de acordo com o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação à Lei de Cotas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GabaritoB

     

     

     

    ComentáriosEsta alternativa trabalha a ideia do princípio da isonomia (em específico isonomia real) que se encontra na CF/88.

     

     

    O princípio da isonomia também conhecido como princípio da igualdade. Representa o símbolo da democracia, pois indica um tratamento

    justo para os cidadãos. Assim, vale saber que podemos observar tal princípio pela ótica formal e real

     

     

    A igualdade formal consiste no tratamento igual para todos, sem considerar possíveis diferenças entre os sujeitos do processo, No entanto

    ao longo dos anos percebeu-se que dar tratamento igualitário a todos acabava perpetuando diferenças e privilégios, pois as pessoas não são

    iguais, há homens e mulheres, pessoas com pouca instrução e outras com um vasto conhecimento, economicamente mais poderosos e os

    menos, e se isso não for levado em conta, ainda que formalmente justa criará situações reais e injustas.

     

     

    Daí a necessidade de evoluir para uma ideia de isonomia real, a qual leva-se em conta as peculiaridades de cada pessoa. Quando as

    pessoas estiverem em situação de igualdade, devem receber tratamento igual, mas quando estiverem em situações diferenciadas, isso deve

    ser considerado, ou seja a isonomia real é tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida de sua desigualdade.


ID
2070736
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Conforme a Lei n.º 12.711/2012, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab D) Art. 4o  As instituições federais de ensino técnico de nível médio reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso em cada curso, por turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas.

  • GabaritoD

     

     

     

    Comentários: De acordo com o gabarito a letra D é a correta, porém, é passível de anulação. Infelizmente, a banca por não dar o braço a torce dificilmente fará isso. Digo pois, no texto da lei 12.711 no seu artigo 4 está escrito: "Ensino técnico de nível médio" e não o que está escrito na alternativa D:  "ensino técnico e nível médio ".

     

     

    No caso em vista, deve-se escolher a alternativa menos errada. Sendo assim, vale mencionar que as alternativas A, B, C e E estão erradas.

     

     

                       a) Todas as instituições de educação superior reservarão, em cada processo seletivo para

                       ingresso nos cursos de graduação, cinquenta porcento de suas vagas para estudantes

                       pretos, pardos e indígenas.

     

    Todas não, apenas as instituições FEDERAIS de educação superior e vale mencionar que depende da proporção ser no mínimo igual à de pretos, pardos e indígenas na população do Estado onde está instalada a instituição, segundo o IBGE.

     

     

     

                       b) Em cada instituição federal de ensino superior, cinquenta porcento das vagas serão

                       preenchidas por pretos, pardos e indígenas.

     

    A regra não é 50%. Na realidade a quantidade de vagas vai depender da proporção no mínimo igual à de pretos, pardos e indígenas na população do Estado onde está instalada a instituição, segundo o IBGE..

     

     

     

                       c) Cinquenta porcento das vagas dos institutos federais serão preenchidas por estudantes que

                       tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

     

    A alternativa não informa se o instituto federal é de ensino técnico ou superiorTal regra da alternativa serve apenas para os institutos federais de ensino superior.

     

     

     

                       e) Cinquenta porcento das vagas das instituições federais de ensino técnico de nível médio deverão

                       ser reservadas aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário-mínimo

                       e meio per capita.

     

     

    Essa regra é referente às vagas reservadas nos institutos federais de ensino técnico de nível médio na quantidade de 50% para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escola pública. Depois de aplicado esse requisito é que teremos de proceder a regra da alternativa.

     

     

    Isto é, os alunos que tem menos condições dentre os que estudaram o ensino fudamental integralmente na rede pública de ensino. 

     

  • A alternativa D não estipula que os alunos tenham cursado INTEGRALMENTE o ensino médio em escola pública. 

  • Art. 4o  As instituições federais de ensino técnico de nível médio reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso em cada curso, por turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas.

     

    Parágrafo único.  No preenchimento das vagas de que trata o caput deste artigo, 50% (cinquenta por cento) deverão ser reservados aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita.

     

     FocoForçaFé#@

  • Letra C está mais correta que letra D


ID
2241196
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A reserva de vagas nos cursos de graduação nas instituições federais de educação superior, vinculadas ao Ministério da Educação estabelecida pela lei nº 12.711/2012, destina-se

Alternativas
Comentários
  • Art. 1o  As instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

  • Art. 1o  As instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

     

    Parágrafo único.  No preenchimento das vagas de que trata o caput deste artigo, 50% (cinquenta por cento) deverão ser reservados aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita.

     

    FocoForçaFé#@


ID
2241199
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

As vagas reservadas nos cursos de graduação nas instituições federais de educação superior, vinculadas ao Ministério da Educação, em cumprimento à lei nº 12.711/2012, serão preenchidas conforme os seguintes critérios:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Art. 3º  Em cada instituição federal de ensino superior, as vagas de que trata o art. 1º desta Lei serão preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência, nos termos da legislação, em proporção ao total de vagas no mínimo igual à proporção respectiva de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.          

    (Redação dada pela Lei nº 13.409, de 2016).

  • Atenção que a Lei nº 13.409, de 2016 incluiu também no rol de reserva de vagas proporcionais os portadores de deficiência.

     

    Art. 3o  Em cada instituição federal de ensino superior, as vagas de que trata o art. 1o desta Lei serão preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência, nos termos da legislação, em PROPORÇÃO ao total de vagas no mínimo igual à proporção respectiva de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.          (Redação dada pela Lei nº 13.409, de 2016)

     

    PS: Vale ressaltar que poderia caber um recurso na questão. A disposição legal diz que  "deverão ser reservados aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita", sendo que a assertiva fala apenas em "INFERIOR a 1,5 salário-mínimo".


ID
2432116
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação à Lei nº 12.711/2012 – conhecida com Lei de Cotas, que dispõe sobre o ingresso nas instituições federais de educação superior, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Garante a reserva de 50% das matrículas por curso e turno nas universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia a alunos oriundos integralmente do ensino médio público, em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos. Os demais 50% das vagas permanecem para a ampla concorrência.

( ) Das vagas reservadas às cotas (50% do total de vagas da instituição) metade será destinada a estudantes com renda bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita.

( ) As vagas reservadas às cotas (50% do total de vagas da instituição) serão preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas, em proporção no mínimo igual à de pretos, pardos e indígenas na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

( ) Os critérios de raça e de renda familiar são autodeclaratórios, prescindindo de comprovação.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Lei 12.711

    Art. 1o  As instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

    Parágrafo único.  No preenchimento das vagas de que trata o caput deste artigo, 50% (cinquenta por cento) deverão ser reservados aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita.

     

    Art. 3o  Em cada instituição federal de ensino superior, as vagas de que trata o art. 1o desta Lei serão preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência, nos termos da legislação, em proporção ao total de vagas no mínimo igual à proporção respectiva de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.  

     

     

  • Art. 1o  As instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. (V)

     

    Parágrafo único.  No preenchimento das vagas de que trata o caput deste artigo, 50% (cinquenta por cento) deverão ser reservados aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita.(V)

     

    Art. 3o  Em cada instituição federal de ensino superior, as vagas de que trata o art. 1o desta Lei serão preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência, nos termos da legislação, em proporção ao total de vagas no mínimo igual à proporção respectiva de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.          (Redação dada pela Lei nº 13.409, de 2016) (V)

     

    ( F ) Os critérios de raça e de renda familiar são autodeclaratórios, prescindindo de comprovação. Falso, precisa de comprovação.

     

    FocoForçaFé@#


ID
2719837
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em 2012, foi aprovada a Lei n.º 12.711, conhecida como Lei de Cotas, a qual determinou a obrigatoriedade de as universidades e os institutos federais reservarem vagas destinadas a garantir ações afirmativas. Para candidatar-se a uma vaga de cotas, o estudante deve, principalmente,

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º, caput, Lei 12.711/2012.  As instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

     

    Parágrafo único.  No preenchimento das vagas de que trata o caput deste artigo, 50% (cinquenta por cento) deverão ser reservados aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita.

    (...)

    Art. 3º. Em cada instituição federal de ensino superior, as vagas de que trata o art. 1o desta Lei serão preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência, nos termos da legislação, em proporção ao total de vagas no mínimo igual à proporção respectiva de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. (Redação dada pela Lei nº 13.409, de 2016)

     

    OBS: percebam, pelo parágrafo único do artigo 1º e pelo artigo 3º, que os demais critérios não são desconsiderados pela lei, embora não sejam principais.

  • Achei a questão confusa, já que não especifica se trata-se de ensino superior ou médio-técnico também. Os Institutos oferecem ensino médio também, e a lei vale para ambos casos. 

  • Achei a questão muito subjetiva.Não foi especificado a palavra "INTEGRALMENTE".

  • Também não entendi essa.

    A) afrodescendente (exclui indigenas e PCD)

    B) ensino fundamental (exclui médio)

    c) ensino médio (exclui fundamental)

    d) preto, pardo, indigena( incompleta, porém correta)

    e) baixa renda (é requisito cumulativo???)

    ufa!!! não entendi


ID
2854141
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Roberto, Tamires e Sabrina são candidatos hipotéticos que participarão de um processo seletivo para os cursos técnicos integrados ao ensino médio ofertados pelo IFMT. Roberto cursou o ensino fundamental (do 1° ao 9° ano) em escola pública, é branco e apresenta renda familiar bruta per capita de R$ 3.000,00. Tamires cursou o primeiro ano do ensino fundamental em escola privada e o restante (do 2ª ao 9ª ano) em escola pública, é autodeclarada preta e apresenta renda familiar bruta per capita de R$ 500,00. Sabrina cursou o ensino fundamental (do 1° ao 9° ano) em escola pública, é autodeclarada parda, surda e apresenta renda familiar bruta per capita de R$ 800,00. Considerando a Lei 12.711/2012, que trata da reserva de vagas (cotas) para o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio, alterada pela 13.409/2016, regulamentada pelo Decreto 7.824/2017, alterado pelo Decreto 9.034/2017, e normatizada pela Portaria Normativa MEC 09/2017, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • não entendi a resposta, alguém pode explicar???

  • boiei tb. entendi que seria a letra D

  • Gabarito Letra D

    Tamires perdeu o direito a cota porque cursou o primeiro ano do ensino fundamental em escola privada.

  • art. 1º As instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

  • A) Está errada pois afirma que APENAS Sabrina tem direito à inscrição, quando na verdade todos podem se inscrever ( não especificou se era pra concorrer às vagas reservas). Se não estivesse escrito a palavra apenas a alternativa estaria correta.

    B) Está errada pois diz que Tamires tem direito à reserva de vagas, o que está errado já que ela não cursou INTEGRALMENTE o ensino fundamental em escola pública, sendo vedada, portanto, que ela concorra à reserva de vagas. Os critérios renda familiar, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência vão ser aplicados às pessoas que cursaram ensino fundamental ( curso técnico de nível médio) ou ensino médio (graduação) INTEGRALMENTE em escola pública.

    C) Está errada pois todos tem direito de se inscrever e dois tem direito à reserva de vagas ( Roberto e Sabrina)

    D) Está errada pois Roberto se enquadra nos requisitos para concorrer às vagas reservas ( Ter estudado INTEGRALMENTE o ensino fundamental em escola pública)

    E) Está correta pois Roberto e Sabrina tem direito a concorrer às vagas reservadas já que cursaram INTEGRALMENTE o ensino fundamental em escola pública.

    O parágrafo único do art. 4° do Decreto n° 7.824/2012 diz que "Não poderão concorrer às vagas de que trata este Decreto os estudantes que tenham, em algum momento, cursado em escolas particulares parte do ensino médio, no caso dos cursos de graduação, ou parte do ensino fundamental, no caso dos cursos técnicos de nível médio".

  • Excelente questão.

  • Não entendi. Roberto eliminado da Reserva de vagas devido aos requisitos "ser branco e renda $3000 ". Tamires eliminada devido ao requisito "primeiro ano em escola particular". Entendo que só Sabrina se encaixaria. Alguém pode me explicar?

  • Ah, Roberto se encaixaria na "ampla Concorrencia". gabarito seria D ?


ID
2877235
Banca
IF-GO
Órgão
IF-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

As ações afirmativas implementadas no Brasil constituem políticas públicas consideradas reparatórias das desigualdades históricas, econômicas, sociais e educacionais. Nessa perspectiva, a Lei de Cotas, institucionalizada como Lei Federal nº 12711/2012, tornou obrigatória a reserva de vagas, a partir de critérios específicos, em instituições federais de ensino superior e técnico. De acordo com a referida lei, as instituições federais de ensino técnico de nível médio reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso em cada curso, por turno, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes:

I. oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita.

II. que cursaram a segunda fase do ensino fundamental em escolas públicas.

III. autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

IV. com deficiência, nos termos da legislação.


Sobre as alternativas é CORRETO afirmar: 

Alternativas
Comentários
  • II. que cursaram a segunda fase do ensino fundamental em escolas públicas. Ensino fundamental não tem segunda fase.

    Art. 1º As instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.


ID
2951569
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, de “1909 a 2002 era constituída por 140 escolas técnicas no país. Entre 2003 e 2016, o Ministério da Educação concretizou a construção de mais de 504 novas unidades referentes ao plano de expansão da educação profissional, totalizando 644 campi em funcionamento”, garantindo, inclusive, a interiorização demográfica da oferta de vagas (MEC, 2017). No contexto da expansão da Rede Federal, jovens e adultos de todos os estados brasileiros tiveram ampliadas as oportunidades de ingresso em cada um dos 38 Institutos Federais existentes, que foram intensificadas pela Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Com base na referida lei, regulamentada pelo Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012, e implementada de acordo com as Portarias Normativas nº 18, de 11 de outubro de 2012, e nº 9, de 5 de maio de 2017, instituídas pelo Ministério da Educação, analise as assertivas a seguir e indique a alternativa correta:

I. As instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 30% (trinta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o fundamental e médio em escolas públicas.

II. As instituições federais de ensino técnico de nível médio reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso em cada curso, por turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas.

III. No caso de não preenchimento das vagas reservadas aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e às pessoas com deficiência, aquelas remanescentes serão preenchidas pelos estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio, conforme o caso, em escolas públicas, observadas as reservas realizadas em mesmo nível ou no imediatamente anterior.

IV. No prazo de vinte anos, a contar da data de publicação da Lei nº 12.711/2012, será promovida a revisão do programa especial para o acesso às instituições de educação superior de estudantes pretos, pardos e indígenas e de pessoas com deficiência, bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

V. Em cada instituição federal de ensino superior, as vagas de que trata a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, serão preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência, nos termos da legislação, em proporção ao total de vagas no mínimo igual à proporção respectiva de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

Alternativas
Comentários
  • I. As instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 30% (trinta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o fundamental e médio em escolas públicas. 50%

    IV. No prazo de vinte anos, a contar da data de publicação da Lei nº 12.711/2012, será promovida a revisão do programa especial para o acesso às instituições de educação superior de estudantes pretos, pardos e indígenas e de pessoas com deficiência, bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. dez anos

  • Olá!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak


ID
2964208
Banca
IF-GO
Órgão
IF-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

As ações afirmativas implementadas no Brasil constituem políticas públicas consideradas reparatórias das desigualdades históricas, econômicas, sociais e educacionais. Nessa perspectiva, a Lei de Cotas, institucionalizada como Lei Federal nº 12711/2012, tornou obrigatória a reserva de vagas, a partir de critérios específicos, em instituições federais de ensino superior e técnico. De acordo com a referida lei, as instituições federais de ensino técnico de nível médio reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso em cada curso, por turno, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes:

I. oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita.

II. que cursaram a segunda fase do ensino fundamental em escolas públicas.

III. autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

IV. com deficiência, nos termos da legislação.

Sobre as alternativas é CORRETO afirmar: 

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º As instituições federais de ensino técnico de nível médio reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso em cada curso, por turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas.

    Art. 5º Em cada instituição federal de ensino técnico de nível médio, as vagas de que trata o art. 4º desta Lei serão preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência, nos termos da legislação ...

    Somente I,III e V são verdadeiras.


ID
2970913
Banca
IF-GO
Órgão
IF-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

As ações afirmativas implementadas no Brasil constituem políticas públicas consideradas reparatórias das desigualdades históricas, econômicas, sociais e educacionais. Nessa perspectiva, a Lei de Cotas, institucionalizada como Lei Federal nº 12711/2012, tornou obrigatória a reserva de vagas, a partir de critérios específicos, em instituições federais de ensino superior e técnico. De acordo com a referida lei, as instituições federais de ensino técnico de nível médio reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso em cada curso, por turno, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes:

I. oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita.

II. que cursaram a segunda fase do ensino fundamental em escolas públicas.

III. autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

IV. com deficiência, nos termos da legislação.

Sobre as alternativas é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • II. que cursaram a segunda fase do ensino fundamental em escolas públicas.

    Corrigindo:

    II. que cursaram TODO o ensino fundamental em escolas públicas.


ID
3053707
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Analise as assertivas abaixo:


I – De acordo com a Constituição Federal do Brasil de 1988, as atividades de pesquisa, de extensão e de estímulo e fomento à inovação realizadas por universidades e/ou por instituições de educação profissional e tecnológica poderão receber apoio financeiro do Poder Público.

II - O plano nacional de educação (PNE), previsto na Lei de Diretrizes e Bases, tem duração quinquenal com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas executadas por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento educacional especializado, melhoria da qualidade do ensino, formação para o trabalho, promoção humanística, científica e tecnológica do País e o estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto.

III – Uma das metas do PNE é elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,5% (noventa e três inteiros e cinco décimos por cento) até 2015 e, até o final da vigência do plano, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% (cinquenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional.

IV – Outra meta do PNE é oferecer, no mínimo, 10% (dez por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, preferencialmente na forma integrada à educação profissional no turno noturno.

V – De acordo com a Lei nº 12.711/2012, as instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 25% (vinte e cinco por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Metade dessas vagas serão preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência, nos termos da legislação, em proporção ao total de vagas no mínimo igual à proporção respectiva de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo do IBGE.


Assinale a alternativa que apresenta a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letra A. As assertivas II, IV e V são falsas.

  • I – De acordo com a Constituição Federal do Brasil de 1988, as atividades de pesquisa, de extensão e de estímulo e fomento à inovação realizadas por universidades e/ou por instituições de educação profissional e tecnológica poderão receber apoio financeiro do Poder Público. (CORRETO)

    II - O plano nacional de educação (PNE), previsto na Lei de Diretrizes e Bases, tem duração quinquenal com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas executadas por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento educacional especializado, melhoria da qualidade do ensino, formação para o trabalho, promoção humanística, científica e tecnológica do País e o estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto. É decenal.

    III – Uma das metas do PNE é elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,5% (noventa e três inteiros e cinco décimos por cento) até 2015 e, até o final da vigência do plano, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% (cinquenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional. (CORRETO, refere-se a meta 9 do PNE)

    IV – Outra meta do PNE é oferecer, no mínimo, 10% (dez por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, preferencialmente na forma integrada à educação profissional no turno noturno. (ERRADO, refere-se à meta 10 do PNE e o correto é 25%)

    V – De acordo com a Lei nº 12.711/2012, as instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 25% (vinte e cinco por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Metade dessas vagas serão preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência, nos termos da legislação, em proporção ao total de vagas no mínimo igual à proporção respectiva de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo do IBGE.(ERRADO, de acordo com a lei é 50%)

    Portanto, II, IV e V são falsas.


ID
3060007
Banca
FAU
Órgão
IF-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei nº 12.711/2012, dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. A respeito do tema, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Esta questão precisa ser revista:

    O testo da lei (Lei nº 12.711/2012) trata da seguinte forma

    " Art. 1º As instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas."

  • Lei 12711/12

    Art. 4º As instituições federais de ensino técnico de nível médio reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso em cada curso, por turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas.


ID
3079153
Banca
VUNESP
Órgão
UFABC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca do ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio, a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, estabelece que

Alternativas
Comentários
  • Lei 12.711:

    Art. 1º As instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

    Portanto, resposta letra E


ID
5232331
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Sobre políticas afirmativas raciais, na ótica da legislação vigente e das decisões dos Tribunais Superiores, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

    STF (ADC 41, de 2017): "É preciso também que as cotas previstas na Lei n° 12.990/2014 sejam aplicadas a todos os concursos públicos federais. Estão compreendidos, naturalmente, os concursos realizados pelos três Poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como por órgãos dotados de autonomia, como o Ministério Público Federal e a Defensora Pública da União."

  • O cara responde a questão da FGV com o c* na mão kkk mesmo sabendo a alternativa.