SóProvas



Prova Exército - 2012 - EsFCEx - Oficial - Conhecimentos Gerais - Espanhol


ID
1448611
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em relação ao sistema produtivo da agricultura brasileira, analise as afirmativas abaixo colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O cultivo da cana-de-açúcar, em São Paulo e no Nordeste, utiliza técnicas modernas de cultivo.
( ) A ocupação do Centro-Oeste deu-se através de explorações que privilegiavam a grande propriedade.
( ) A alta taxa de urbanização do Centro-Oeste é decorrente da forma de ocupação do campo.
( ) O Nordeste, com os seus perímetros irrigados, conseguiu romper com as estruturas arcaicas de produção.

Alternativas
Comentários
  • Urbanização do centro oeste

    http://brasilescola.uol.com.br/brasil/urbanizacao-centrooeste.htm

  • Centro-Oeste é a segunda região mais urbanizada


ID
1448614
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O planeta Terra é um corpo dinâmico e complexo onde atuam forças internas e forças externas. Com base nesta afirmação, pode-se admitir que

Alternativas
Comentários
  • Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/deriva-continental.htm

  • Por que não D?

  • @Jorge Henrique A Cordilheira dos Andes e o Himalaia são de movimentos CONVERGENTE!

  • >A rigidez da crosta terrestre é apenas aparente, pois existem diversas rupturas que formam as chamadas placas tectônicas. (correta)

    >Os movimentos das placas tectônicas são provocados por movimentos de convecção do magma no núcleo.

    >as placas tectônicas possuem diversos movimentos, como o convergente que é responsável pela formação das fossas abissais.

    >Através dos movimentos de convergência entre duas placas tectônicas, estas formam as fossas abissais (placas oceânicas) e zonas orogênicas, como a Cordilheira dos Himalaias (placas continentais) e Cordilheira dos Andes (placa oceânica e continental).

    >a deriva continental é o movimento que pode afastar ou aproximar as massas continentais uma das outras.

    Corrigidas

  • A a rigidez da crosta terrestre é apenas aparente, pois existem diversas rupturas que formam as chamadas placas tectônicas. (CORRETA)

    B os movimentos das placas tectônicas são provocados por movimentos horizontais do magma no núcleo. (ERRADA ; MAGMA DO MANTO).

    C as placas tectônicas possuem diversos movimentos, como o transcorrente que é responsável pela formação das fossas abissais. (ERRADA; O MOVIMENTO TRANSCORRENTE FORMA AS CONHECIDAS FALHAS, COMO A DE SAN ANDREAS NOS ESTADOS UNIDOS. O MOVIMENTO RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO DE FOSSAS ABISSAIS É O DE CONVERGÊNCIA).

    D através dos movimentos de divergência entre duas placas tectônicas, estas formam as fossas abissais e zonas orogênicas, como a Cordilheira dos Himalaias. (ERRADA; A DIVERGÊNCIA FORMA O CONHECIDO COMO RIFTE, O QUAL PODE PROVOCAR O SURGIMENTO DE VULCÕES. JÁ AS FOSSAS SÃO PELO MOVIMENTO DE CONVERGÊNCIA E AS ZONAS OROGÊNICAS PELO MOVIMENTO DE COLISÃO).

    E a deriva continental é o movimento que sempre afasta as massas continentais uma das outras. (ERRADA; A DERIVA CONTINENTAL É UMA TEORIA, NÃO UM MOVIMENTO. QUEM REALIZA O MOVIMENTO SÃO AS PLACAS TECTÔNICAS).


ID
1448617
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A urbanização brasileira diferencia-se, em vários aspectos, da urbanização dos países Centrais. Analise as afirmativas abaixo colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) No Brasil o setor secundário ultrapassou rapidamente o setor terciário.
( ) Nos países Centrais, o campo se transformou ao mesmo tempo em que a cidade.
( ) Nos países Centrais, as cidades foram espaços de lutas intensas de movimentos sociais.
( ) A modernização do Campo Brasileiro antecedeu à industrialização.

Alternativas
Comentários
  • A quarta alternativa é falsa, pois a industrialização antecedeu a modernização do campo, que em se tratando de Brasil teve sua gênese na década de 1960, já a industrialização teve seu primeiro surto no final do século XIX com os barões do café.


    Lembrando que muitos candidatos marcaram a segunda alternativa como falsa: ―Nos países Centrais o campo se transformou ao mesmo tempo em que a cidade‖. Primeiramente trata-se dos países do NORTE/DESENVOLVIDOS, a banca não entra no mérito do tipo de transformação daí a indução ao erro.


    A alternativa I está falsa na medida que o setor secundário ultrapassou o setor terciário, na realidade foi o contrário, lembrando que historicamente o primário era o majoritário, tal mudança nos setores da PEA ( População Economicamente Ativa) reflete a mudança do Brasil agrário- rural para urbano industrial.


    Essa opção apresenta terceira alternativa como sendo verdadeira:

    ―Nos países Centrais, as cidades foram espaços de lutas intensas de movimentos sociais‖.

     Os movimentos sociais em se tratando de países desenvolvidos são recentes e vinculados aos direitos das mulheres e ao meio ambiente, porém principalmente em se tratando de questões ambientais o espaço de manifestação se era nas cidades.

    Fonte: http://pt.scribd.com/doc/269846219/4-ProvasComentadasDeGeografia-2014-EsFCEx#

  • questão antiga mas muito boa! eu resolvi por eliminação...

    na primeira assertiva diz :  "No Brasil o setor secundário ultrapassou rapidamente o setor terciário." FALSA uma vez q o setor de comércio e serviços é o motor do pib brasileiro!

    daí ja eliminava as opcões C e D,

    pulei p ultima assertiva:  A modernização do Campo Brasileiro antecedeu à industrialização. FALSA industrialização brasileira comecou la com o getulio vargas (1930) e a modernização do campo surgiu com a revolução verde (meados de 1970)

    com isso restou só a alternativa B

    BONS ESTUDOS! QUALQUER DUVIDA, MENSAGEM


ID
1448620
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A dinâmica do planeta Terra caracteriza-se por uma complexa rede de processos dinâmicos, onde a energia solar constitui-se em um dos principais processos.
Sobre esta dinâmica é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gab: D

    O índice de reflexão dos raios solares dos diferentes corpos terrestres é chamado de albedo e é maior nos desertos do que em uma floresta latifoliada tropical.

  • Quanto mais clara a cor local, maior a reflexão de raios solares (albeldo). A areia do deserto é mais clara que a mata da floresta, logo, seu índice de reflexão será maior.

     

    Gabarito: D


ID
1448623
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A elaboração do relevo terrestre pelos fenômenos exógenos é bastante complexa e pode possuir múltiplas associações entre processos físicos, químicos ou biológicos. Com relação a esta afirmativa, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta B

    Os processos de intemperismo agem de modo a produzir materiais para que os agentes externos como o vento ou a chuva os transporte e criem novas formas de modelado.

  • a) Errada. O intemperismo promove o processo de DESAGRAGAÇÃO química dos minerais das rochas.

    b) Correta: Os três tipos básicos de intemperismo, porém com ouras palavras: Químico (hidrólise), físico (radiação e vento) e biológico (animais).

    c) Errada: A ação do intemperismo em zonas frias ocorre das três formas possíveis, portanto não é TOTALMENTE químico.

    d) Errada: A metereorização física ocorre sobretudo em clima áridos e semiáridos.

    e) Errada: A água NÃO é o ÚNICO agente capaz de carrear grandes quantidades de materiais, pois a ação do vento também é capaz de promover o transporte.

    Gab: B


ID
1448629
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

É consequência do atual processo de globalização:

Alternativas
Comentários
  • Letra B. 
    A globalização desperta uma "corrida" entre as princiapais potências mundiais, a fim de expor sua hegemonia entre as demais nações.

  • a) Errada: A opção é tida como errada uma vez que a banca usou o português para induzir os candidatos ao erro, pois o sentido de “redução das distâncias” deixou o candidato na dúvida se era no sentido denotativo ou conotativo. A banca usou a denotação, fugindo da geografia, pois em vários aspectos a globalização reduziu as distâncias entre desenvolvidos e subdesenvolvidos, como por exemplo, na telecomunicação.

     

    b) Correta: A globalização aumentou a concorrência entre os territórios (lugares).

     

    c) Errada: A globalização não proporciona possibilidades irrestritas à era do conhecimento, pois ainda há limitações.

     

    d) Errada: Mesmo com o crescente avanço da cultura de massa, é incorreto afirmar a respeito da homogeneização das regiões, uma vez que várias culturas ainda tentam manter suas tradições, como, por exemplo, os índios brasileiros, os monges tibetanos, tribos africanas, nômades mongóis, aborígenes na Austrália etc.

     

    e) Errada: A globalização prega o livre comércio, porém em alguns países como, por exemplo, China e Venezuela percebe-se o fortalecimento do Estado e não seu enfraquecimento.

     

    Fonte: Estratégia Concursos


ID
1448632
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O fenômeno da erosão é complexo e preocupa muitos estudiosos no mundo inteiro. Sua gravidade e extensão tem aumentado cada vez mais e tem levado a perda de grandes áreas agricultáveis. Com base nisso, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • o q está errado na letra c?

  • Rami, posso estar enganado, mas acredito que o erro está no fato de dizer que o significado ecológico do solo é muito respeitado no Brasil. O que tem de agrotóxico contaminando solo por aí...

  • Como conseqüência da desertificação ocorre a eliminação da cobertura vegetal; diminuição da biodiversidade, salinização e alcalinização do solo, intensificação do processo erosivo, redução das terras agricultáveis e diminuição da disponibilidade e da qualidade dos recursos hídricos.

  • B

  • Não e esqueçam que DESERTIFICAÇÃO além de ocorrer no sertão nordestino, também ocorre nos PAMPAS GAÚCHOS.

  • https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/desertificacao-no-brasil.htm

  • O erro do item D é a rotação de culturas , na verdade se tem a monocultura em escala para exportação ...

  • As práticas, como plantio em curvas de nível e a rotação de cultura, principalmente, as curvas de nível, são responsáveis pelo aumento da infiltração das águas no solo, portanto promovem menos escoamento superficial, o que na prática diminui remoção de sedimentos.


ID
1448635
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A transferência da Corte portuguesa para o Brasil em 1808 teve efeitos imediatos importantes no cenário do Império como um todo e no contexto particular da colônia. Assinale a única opção que contém dois desses efeitos.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

  • acho que essa questão caberia recurso,

    no momento em que fala "a abertura do comércio para navios de bandeira não portuguesa", logo colocando o comércio com todos outros países, sendo que está errado, pois nesse momento foi aberta o comércio para navios de bandeira não portuguesa, exceto Espanha e França

    resposta certa: a abertura do comércio para navios de bandeira não portuguesa, exceto Espanha e França.

  • Ao chegar a Salvador, D. João Assinou a Abertura dos Portos Às Nações Amigas que, na prática, assinalou o Fim do Pacto Colonial (exclusivo comercial) para o Brasil.

    O erro na alternativa A é afirmar que a extinção do tráfico de escravos ocorreu de imediato, sendo que sua consumação ocorreu em 1950 com a Lei Eusébio de Queirós.

    Gab: E


ID
1448638
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Estado português moderno estabeleceu o sistema de sesmarias na América a partir do século XVI. Com base na bibliografia sobre o tema, analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta.

I. A instituição da sesmaria procurou atender àqueles que já tinham a posse da terra na colônia.
II. O Regimento dado pelo Rei D. João III ao primeiro governador geral determinou que a concessão de sesmarias nas margens dos rios deveria ser feita apenas a pessoas que possuíssem recursos para construir engenhos.
III. A concessão de sesmaria não podia ser revogada, independente do aproveitamento das terras pelos sesmeiros.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA B

    A sesmaria era dada aos agricultures pelo Rei de portugual 

    A CONCESSÃO de sesmaria só seria dada de fato aos agricultores depois de dois anos e se tivesse aproveitamento das terras. 

  • A atribuição de doar sesmarias é importante, pois deu origem á formação de vastos latifúndios. A sesmaria foi conceituada no Brasil como uma extensão de terra virgem cuja propriedade era doada a um sesmeiro, com a obrigação- raramente cumprida- de cultivá-la no prazo de cinco anos e de pagar o tributo devido á Coroa. Houve em toda a colônia imensas sesmarias, de limites mal-definidos, como a de Brás Cubas, que abrangia parte dos atuais municípios de Santos, Cubatão e São Bernado.

     

    OBS:  NÃO ERA CRITÉRIO JÁ POSSUIR ALGUM PEDAÇO DE TERRA, PARA SER CONCEDIDA A SESMARIA!!!

     

    GABARITO: LETRA B

    FONTE: LIVRO HIST.DO BRASIL, BORIS FAUSTO, 14.ED

  • Não concordo com a resposta da questão, pois as terras eram doadas às pessoas de qualquer nacionalidade e, não só, para aquelas que tinham condição.

  • Afirmação falsa, uma vez que a distribuição de sesmarias foi uma alternativa encontrada para incentivar a ocupação das

    terras e estimular a vinda de colonos. Era, portanto, voltada na sua grande maioria para aqueles que ainda não tinham

    posse de terra na colônia.


ID
1448641
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo e marque a resposta correta.

I. A Constituição brasileira de 1824, esquivando-se do federalismo, estabeleceu o sistema monárquico unitário para o País.
II. A Confederação do Equador, cujo centro de gravidade foi a Província de Pernambuco em 1824, foi um movimento de reação ao processo de centralização comandado por D. Pedro I.
III. A Constituição de 1824, outorgada pelo Imperador, foi facilmente aceita pelas regiões, pois eram frágeis as aspirações localistas naquele contexto político da história brasileira.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D ( para não assinantes e  para aqueles que foi expirado o plano)

  • A Constituição de 1824 vigorou com algumas modificações até o fim do Império. Definiu o governo como Monárquico, hereditário e constitucional.

     

    A confederação do Equador

    Dissolvendo a Constituinte e decretando a Constituição de 1824, o imperador deu uma clara demosntração de seu pooder e dos burocratas e comerciantes, muitos deles portugueses, que faziam parte de seu círculo íntimo. Em Pernambuco, esses atos discricionários puseram lenha em uma fogueira que não deixara de arder desde 1817 e mesmo antes.

     

    GABARITO: LETRA D

    FONTE: HIST. DO BRASIL, BORIS FAUSTO, 14 ED.


ID
1448644
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o Movimento Republicano, analise as afirmativas e a seguir assinale a resposta correta.

I. O Manifesto Republicano do Rio de Janeiro, escrito por Quintino Bocaiúva, foi aceito de imediato em quase todas as províncias, contribuindo para a consolidação do movimento nessas regiões.
II. O Manifesto Republicano de 1870 foi um documento socialmente conservador, apesar de trazer em seu conteúdo propostas importantes quanto à organização política do País em moldes federalistas.
III. O Manifesto Republicano ganhou notoriedade à medida que defendia abertamente o fim da escravidão e as reivindicações militares.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B ( para não assinantes e  para aqueles que foi expirado o plano)

  • A novidade da década de 1870 foi o surgimento de um movimento republicano conservador nas províncias, tendo como maior expressão o Partido Republicano Paulista ( PRP ), fundado em 1873.

     

    GABARITO: LETRA B

    FONTE: LIVRO HIST. DO BARSIL, BORIS FAUSTO, 14 ED.

  • qual o erro da III?

  • Me ajudem ?

    Coloque C,se a afirmação for correta e E,se for errada.

    A( ) o manifesto republicano,de 1870,reflete a crise política da Monarquia brasileira no final do séculoXIX.

    B( ) o manifesto republicano propõe um poder mais centralizado.

    C( ) o manifesto republicano,de 1870,critica o despotismo do imperador,que através do poder moderador,controlava os demais poderes.

    D( ) o manifesto republicano,defende o voto e o regime de federação de estados autônomos.

    E( ) o manisfesto republicano,de 1870, foi expresso por um grupo agrário que representava os interesses do nordeste.

  • Leandro, acredito que seja o "FIM DA ESCRAVIDÃO"

  • Manifesto 1870

    -Conservador

    -Não tocou em questões mais profundas como abolição.

    -Federalista.

    -Fazia críticas ao império.

  • I. Afirmação falsa, uma vez que as ideias republicanas, presentes no Brasil desde o século XVIII, demoraram a ganhar força no país e mesmo em 1870 o Manifesto Republicano não foi aceito de imediato em quase todas as províncias.

    II. Afirmação verdadeira, visto que, apesar de representar uma importante mudança no sistema político brasileiro, o modelo de República defendido no país no século XIX ainda era bastante conservador.

    III. O Manifesto Republicano exerceu grande influência entre estudantes, jovens oficiais do Exército e cafeicultores de São Paulo e Minas Gerais, visto que se comprometia com a manutenção da escravidão. Portanto, afirmação falsa

    Fonte: Curso Cidade

  • I - De fato, o Manifesto Republicano de 1870 teve dois autores: Quintino Bocaiúva e Joaquim Saldanha Marinho. Nele, o ideário básico do republicanismo brasileiro foi exposto de maneira sistemática e influenciaria a crise final do Estado monárquico. No entanto, é completamente exagerado se supor que todas as províncias tenham tido o mesmo grau de aceitação e tampouco que um movimento unificado tenha resultado. Há de se observar que os movimentos republicanos brasileiros tiveram antes como base os limites provinciais. Isto é, formaram-se partidos como o Partido Republicano Paulista e o Partido Republicano Mineiro, e não uma força maior e nacionalizada. Muitas das grandes resistências à república estavam concentradas no próprio Rio de Janeiro, onde o manifesto seria publicado. Afirmativa falsa.

    II - Ainda que tivesse uma perspectiva modernizante do país, o republicanismo brasileiro tinha um corte conservador importantíssimo. Em sua maioria, eram oligarcas desiludidos com o sistema político da monarquia pela falta de representatividade. O positivismo, grande corrente filosófica adotada por vários daqueles indivíduos, rendia-lhes a percepção de "ordem e progresso". Isto é, o movimento revolucionário não romperia com a ordem, mas sim estabeleceria uma nova com o mínimo de transformações na esfera social em nome de um progresso maior. A forma federalista de Estado era a chave para muitos desses republicanos, uma vez que insistiam na necessidade de descentralização do poder, principal reivindicação dos oligarcas do Oeste paulista, por exemplo. AFIRMATIVA VERDADEIRA.

    III - O Manifesto Republicano tinha como foco a derrubada da monarquia e a formação de uma república federalista. Ou seja, para angariar o máximo apoio possível, tentava não tocar em outros pontos sensíveis do debate público da época. Afirmativa falsa.

    Gabarito: b)  Somente II é verdadeira.

    Fonte: Tecconcursos


ID
1448647
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A passagem da monarquia à república envolveu a ação de classes, grupos profissionais e corporações diversificadas que, após um largo período de disputas, fizeram prevalecer a nova forma de governo no Brasil. Analisando o momento histórico em pauta, marque a única opção que contém somente atores sociais ou agentes políticos que contribuíram para a proclamação da forma republicana de governo.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C ( para não assinantes e  para aqueles que foi expirado o plano)


ID
1448650
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Regime Parlamentarista, que vigorou entre setembro de 1961 e janeiro de 1963, foi a solução encontrada pelos partidos conservadores (UDN e PSD) para impedir que João Goulart assumisse com plenos poderes a Presidência da República. Sobre o parlamentarismo nesse período, assinale a resposta correta.

Alternativas
Comentários
  • Para quem ja esgotou as questões grátis: Gab preliminar A( antes de ser anulada).

  • Por qual motivo anulou?

  • ANULADA

    Afirmação falsa, uma vez que a Emenda Constitucional parlamentarista transferiu para o Congresso Nacional, e não para a Câmara Federal, o processo de eleição do Presidente da República.

    Afirmação falsa, visto que a emenda constitucional nº 4 de 1961 determinou que caberia ao Presidente da República a nomeação do Presidente do Conselho de Ministros. Foi resguardado ao Presidente do Conselho de Ministros a prerrogativa de orientar a política externa.

    Afirmação falsa, visto que o período, apesar da grave instabilidade política, não representou uma fase de atritos dentro do PSD.

    A escolha de Tancredo Neves como primeiro-ministro, inclusive, beneficiou bastante o partido, uma vez que o maior número de ministérios ficou com os sociais democratas.

    Com relação à política cambial desse período parlamentarista, o Conselho de Ministros se propôs a manter o realismo cambial adotado por Jânio Quadros, além da proposta de unificação do mercado de câmbio vinda desde a gestão de Juscelino Kubitschek. Portanto, afirmação falsa.

    Fonte: Curso Cidade


ID
1448653
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Constituição de 1937 fundou uma fase política que ficou conhecida como Estado Novo. Assinale a única opção que reúne duas características políticas do período.

Alternativas
Comentários
  • A CONSTITUIÇÃO DE 1937: PRINCIPAIS TÓPICOS

    Dessa forma, a nova Constituição, que já estava pronta há meses durante a preparação do golpe, foi imposta ao povo.

    Seus tópicos principais estabeleciam:

    – Fechamento do Poder Legislativo nos três níveis (Congresso Nacional, Assembléias Estaduais e Câmaras Municipais);

    – Poder Judiciário subordinado ao Executivo;

    – Total liberdade de ação à Polícia Especial;

    – Propaganda a favor do governo no rádio mediadas pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda);

    – Eliminação do direito de greve;

    – Reintrodução da pena de morte;

    – Estados seriam governados por interventores nomeados por Vargas.

    Nota-se, assim, que essa Constituição se mostrou como o respaldo legal para o regime autoritário do Estado Novo e um retrocesso se comparada a anterior, em termos de democracia e direitos humanos. Vale lembrar que os crimes e as perseguições a quem se opôs a essa forma de governo perduraram até o fim do regime e, quando este chegou ao fim, a impunidade às atrocidades cometidas vigorou.

     


ID
1448656
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o trabalhismo brasileiro, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

I. Foi uma política restrita ao Partido Trabalhista Brasileiro, que via na sua prática a saída para a implementação de reformas sociais e econômicas.
II. O trabalhismo, apesar do seu aporte paternalista, correspondeu a um programa de reformas sociais, nacionalistas e desenvolvimentistas.
III. Constituiu-se em uma doutrina cujas características podem ser sintetizadas em um projeto de cidadania bastante específico, no qual se misturaram elementos da social-democracia e do assistencialismo do governo.

Alternativas
Comentários
  • Alberto Pasqualini pode ser considerado o maior teórico do trabalhismo brasileiro, deixou uma obra extensa, como por exemplo as “Diretrizes Fundamentais do Trabalhismo Brasileiro”. Pasqualini sustentava que o principio do trabalhismo é o de que nenhum ganho é justo desde que não corresponda a uma atividade socialmente útil. Nem sempre o que constitui um ganho legal é um ganho justo, assim como, todo ganho deve estar sempre em função do valor social do trabalho de cada um.

    Onde há ganhos sem trabalho, há parasitismo e usura social. Portanto, conforme a doutrina trabalhista, o capital deve ser um conjunto de meios instrumentais ou aquisitivos, dirigidos e coordenados pelo Estado, e muitas vezes executado pela iniciativa privada, mas sempre tendo em vista o desenvolvimento da economia e o bem-estar coletivo.

    “O trabalhismo não é, pois, necessariamente, um movimento socialista. Como vimos, o socialismo não é um fim, mas um meio, isto é, uma forma de organização econômica tendo em vista a eliminação da usura social. Abstraindo das diferentes concepções socialistas – incompatíveis com os princípios cristãos quando têm caráter materialista – e considerando socialismo simplesmente a socialização dos meios de produção, de circulação e de troca, mediante uma planificação da economia, observamos que o sistema seria inexequível num país como o Brasil.

    Devemos, pois, permanecer no sistema da iniciativa privada, isto é, no regime capitalista. Mas, se é conveniente que se mantenham em seus delineamentos gerais, a estrutura do regime capitalista, isso não significa que seja qualquer tipo de capitalismo que o trabalhismo possa admitir e defender. Em primeiro lugar, o trabalhismo brasileiro não poderia solidarizar-se com um capitalismo de caráter individualista e parasitário; em segundo lugar, há certas atividades e empreendimentos, certas riquezas e certas formas de poder econômico que devem ser socializados.

    Nos sistemas individualistas, o capital visa exclusivamente o lucro, que poderá proporcionar a seus detentores possibilidades de consumo sem limites, à custa do produto social, isto é, do trabalho do proletariado. O trabalhismo não poderá admitir tal forma de capitalismo. Para o trabalhismo, o capital deve ser um conjunto de meios instrumentais ou aquisitivos, dirigidos e coordenados embora pela iniciativa e atividade privadas, tendo em vista o desenvolvimento da economia, e o bem-estar coletivo. Consequentemente, o lucro não deverá ser o produto da exploração do trabalhador, mas, deduzida a justa remuneração do empresário, deverá constituir aquela parte do produto social que é invertida para a criação de novas riquezas e produção de bens.


ID
1448659
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a sentença cujas palavras estão ortografadas corretamente.

Alternativas
Comentários
  • Letra a) - permitE;

    Letra b) - a partir; Letra c) - a fim; Letra e) - conviNcente.
    Resposta - D -
  • 1 - "Afim" é um adjetivo e significa igual, semelhante, parecido.
    Suas ideias são afins.
    Possuem temperamentos afins; por isso se relacionam tão bem.

    2 - "A fim" faz parte da locução "a fim de", que significa para, com o propósito, com o intuito e indica finalidade:
    Fez tudo aquilo a fim de nos convencer de sua inocência.
    Apresentou-nos todas as propostas de pagamento a fim de vender os produtos.

     

    A forma correta de escrita desta locução é a partir de, escrita de forma separada. Apartir de, escrito de forma junta, está errado. Devemos utilizar a locução a partir de sempre que quisermos referir o ponto de partida de alguma coisa, bem como referir que algo aconteceu de um momento em diante.

     

    Fonte:

    https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=10

    https://duvidas.dicio.com.br/a-partir-de-ou-apartir-de/

  •  a) A química nos permiti conhecer os elementos da natureza. ( ERRADO )

     

    permiti com a terminação em (i) é utilizado quando a frase está no tempo presente do imperativo onde é usado a palavra permiti com o pronome pessoal vós. Portanto ficaria  vós permiti.

     

     b) É proibido fumar dentro de prédios públicos apartir de hoje. ( ERRADO )

     

    A forma correta de escrita desta locução é a partir de, escrita de forma separada. Apartir de, escrito de forma junta, está errado.Devemos utilizar a locução a partir de sempre que quisermos referir o ponto de partida de alguma coisa, bem como referir que algo aconteceu de um momento em diante. Assim, a locução a partir de marca um limite inicial, sendo sinônima de: desde, com início em, a datar de, de agora em diante. 

     

     c) É preciso não desperdiçar água afim de conservar a natureza. ( ERRADO )

     

    A fim de.......    È separado !!!!

     

    Locução prepositiva é um conjunto de duas ou mais palavras em que a última é uma preposição. De modo que, a fim de exprime intenção ou finalidade, sendo sinônimo de para, com o propósito de, com a intenção de, entre outras. Abaixo alguns exemplos. São eles:

     

    A filarmônica fez um grande ensaio a fim de fazer uma magnífica apresentação neste próximo sábado!​

     

     

    d) A adivinhação é vista de forma pejorativa por radicais religiosos. ( CORRETO )

     

     

    Significado de Adivinhação: substantivo feminino.Previsão; suposição ou crença de que é possível prever o futuro ou de adivinhar o que está encoberto no presente e/ou no passado. A palavra adivinhação é escrita com (di) e não advinhação (d) mudo.

     

    A palavra Pejorativa é escrita com a letra (j) porque ela derivada de pejorare  de origem no latina  (que significa piorar ou tornar pior), outra palavra que também começa com (j).

     

    e) O discurso do deputado, ao lado do Congresso, foi convicente. ( ERRADO )

     

    A palavra correta é  Convincente e significa:

     

    adjetivo. Que é capaz de convencer ou tem poder para isso: argumentos convincentes.Que usa de persuasão para fazer com alguém faça ou deixe de fazer alguma coisa.Que faz com que alguém mude de comportamento ou opinião.

     

    GABARITO: LETRA D

    FONTE: https://www.dicio.com.br/convincente/; https://www.dicio.com.br/permiti/; https://duvidas.dicio.com.br/a-fim-ou-afim/; https://duvidas.dicio.com.br/a-partir-de-ou-apartir-de/

  • Afim - lembrar da palavra afinidade, que escreve tudo junto (que significa afinidade, semelhança,proximidade)

    A fim - com o objetivo (escreve separado)

    CoNviNcente - de coNveNce


ID
1448662
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas abaixo.

Elas _________ fizeram questão de levar as evidências, que encaminharam __________ às documentações, como provas as piores ___________, para a condenação.

Alternativas
Comentários
  • É pura concordância. "Elas mesmAS...anexas concorda com o substantivo feminino Documentações. Piores - possíveis.

    Letra D
  • Elas MESMAS fizeram questão de levar as evidências, que encaminharam ANEXAS às documentações, como provas as piores POSSÍVEIS, para a condenação. 

     

    OBS: Note que o pronome pessoal Elas está na 3º pessoa do plural logo o verbo irá concordar em gênero e número.

     

    Concordância nominal com pronomes pessoais 

     

    O pronome pessoal e o adjetivo estabelecem concordância em gênero e número:  Elas são faladoras.

     

    GABARITO: LETRA D

    FONTE: https://www.normaculta.com.br/concordancia-verbal-e-nominal/

    • Primeiro quadrinho o correto é Mesmas concordando com Elas

    Elimina B,C e E

    • 2 quadrinho o correto é Anexas pois concorda com às documentações

    • E o 3 quadrinho é Possíveis no plural pois lembre se sempre que a palavra Possível for seguida de Os mais,Os menos, Os piores, Os Melhores ( E suas flexões) a palavra possível vai para o plural agora se for seguido de O mais, O menos, O melhor, O pior,Quanto ( E sua flexão) Ele permanece no Singular

ID
1448665
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Anulou-se porque a questão de substantivos contáveis e não-contáveis é utilizada somente na língua inglesa.


ID
1448668
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as frases abaixo.

I. Ontem eu caí da cama.
II. O juiz indeferiu o pedido de tutela.
III. Aderimos à mobilização geral.
IV. Vocês devem fazer todos os exercícios até amanhã.

Podem ser passadas para a voz passiva:

Alternativas
Comentários
  • Só podem ser passadas para a voz passiva analítica as frases que possuem verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto. 

    A resposta é letra D, pois somente as frases II e IV possuem verbos transitivos diretos. 
    A frase I tem um verbo intransitivo e na III tem um verbo transitivo indireto.
  • O pedido de tutela foi indeferido pelo juiz.

    O exercício deve ser feito por vocês até amanhã.
  • Questão boa!!!

     

  • Só aceitam voz passiva os VTD e os VTDI.

  • REQUISITO DA TRANSPOSIÇÃO PARA VOZ PASSIVA

    > Os verbos têm de ser transitivos diretos (VTD) ou diretos e indiretos ( VTDI )

    I) INTRANSITIVO

    III) TRANSITIVO INDIRETO

    LETRA D

    APMBB

  • Por que não a letra E? Vamos lá!

    Na frase: "Aderimos à mobilização geral."

    Quem adere, adere a alguma coisa. Logo, não se admite o gabarito da alternativa III, por não ser um VTD ou Verbo Bitransitivo.

    Gabarito letra D de Deus.


ID
1448671
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa cuja sentença está de acordo com as regras da gramática normativa.

Alternativas

ID
1448674
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a afirmativa cuja sentença está de acordo com as exigências normativas.

Alternativas
Comentários
  • a) Não se usa crase diante de verbo no infinitivo ("esquecer");

    b) Não se usa crase diante de palavras masculinas ("lápis");

    c) Não se usa crase diante de pronomes indefinidos ("qualquer");
    d) Não se usa crase diante de verbo no infinitivo ("viver");
    Resposta: "E"

ID
1448677
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em que sentença ocorre uma metáfora?

Alternativas
Comentários
  • Na metáfora, afirma-se algo que o anterior não é literalmente. Ex: Eu sou um tigre; O menino é fera.

    Resposta: "D"
  • toda metáfora é uma espécie de comparação implícita. =)

  • Metáfora é uma figura de linguagem. É um recurso semântico, Quer dizer que é um meio utilizado por quem escreve, ou por quem fala, para melhorar a expressividade de um texto literário. Quando é empregada em uma frase, faz com que esta se torne mais eloquente para os que a leem e a ouvem.

     

    Pode ser entendida como um artifício linguístico capaz de promover uma transferência de significado de um vocábulo para outro, através de comparação não claramente explícita. Por exemplo:

     

    Aquela menina é uma “flor”. – Subtende-se que a menina é meiga, bonita, cheirosa, delicada. Ou seja possui características de flor. Mas, sabemos que aqui o vocábulo “flor” não se refere ao órgão de reprodução de uma planta.

     

     d)O novo carro da Ferrari "é um super foguete". ( Subtende-se que a ferrari é muito veloz, voa e etc. Ou seja caracteristicas de um foguete).

     

    GABARITO: LETRA D

    FONTE: https://www.figuradelinguagem.com/metafora/