✅ Gabarito B
➤ Classificação das Redes
1.Quanto à dimensão/tamanho/área geográfica
2.Quanto à arquitetura/forma de interação
3.Quanto à topologia/Layout
1.Quanto à dimensão/tamanho/área geográfica
LAN (Local Area Newtwork) - Rede de escritórios,prédio,ambiente local.
Pode haver o 'w' antes de cada uma,indicando se tratar de uma rede Wireless.Ex: WLAN.
MAN (Metropolitan Area Network) - Rede extensão entre Cidades (há divergência entre autores)
WAN (Wide Area Network) - Rede extensão entre países/continentes.
PAN (Personal Area Network) - Rede pessoal Ex: Celular,Notebook,Bluetooth(caixinha de som e celular)
SAN ( Storage Area Network)
2.Quanto à arquitetura/forma de interação
Rede par a par
Também chamada de Rede Ponto-a-Ponto, é o modelo de rede mais simples de ser montado. Nesse modelo, todas as máquinas podem compartilhar dados e periféricos umas com as outras. Essas redes são comuns em residências e entre filiais de empresas, porque demandam um baixo custo, são facilmente configuráveis e possibilitam altas taxas de velocidade de conexão.
Rede Cliente/Servidor
É um modelo de redes mais complexo, porém mais robusto e confiável. Nesse modelo, existe uma máquina especializada, dedicada e geralmente remota, respondendo rapidamente aos pedidos vindos dos demais computadores da rede – o que aumenta bastante o desempenho de algumas tarefas. É a escolha natural para redes grandes, como a Internet – que funciona tipicamente a partir do Modelo Cliente/Servidor.
3.Quanto à topologia/Layout
Estrela(star)
Nesse tipo de topologia, as estações estão ligadas através de uma conexão ponto-a-ponto dedicada a um nó central controlador, pelo qual passam todas as mensagens, não havendo tráfego direto entre os dispositivos. Observem que a rede é Cliente-Servidor, mas o enlace entre estações e o nó central é Ponto-a-Ponto. É a topologia mais usada atualmente por facilitar a adição de novas estações e a identificação ou isolamento de falhas, em que – se uma conexão se romper – não afetará a comunicação de outras estações.
Barramento(bus)
Nesse tipo de topologia, todas as estações ficam ligadas ao mesmo meio de transmissão, isto é, um único cabo (chamado backbone) em que os nós se ligam através de conectores. Uma vantagem é a facilidade de instalação e economia de cabeamento, já a desvantagem é o isolamento de falhas, tendo em vista que uma ruptura no cabo implica a interrupção da comunicação.Quanto maior o número de máquinas, maior o atraso (delay) na comunicação e menor será o desempenho da rede.
Anel(ring)
Nesse tipo de topologia, cada dispositivo possui uma conexão ponto-a-ponto com outros dois dispositivos conectados lado a lado, e fazendo uso de uma comunicação com transmissão unidirecional (chamada simplex). Nesse caso, a mensagem circula o anel, sendo regenerada e retransmitida a cada nó, passando pelo dispositivo de destino que copia a informação enviada, até retornar ao emissor original.
Malha(mesh)