Gab.: C
Amplas e estáveis: indicam grande receptividade, ao mesmo tempo, inclinação à estabilidade nas escolhas, mas, por serem muitas as cores constantes, podem sugerir comodismo.
Amplas e flexiveis: indica capacidade de ação e realização, e maturidade.
Amplas e instáveis o que se verifica é um aumento na soma dos algarismos centrais, sendo o algarismo V maior que CA. A inconstância nas escolhas das cores começa a ter um papel importante, havendo como resultante uma instabilidade, sugerindo um esforço de adaptação.
Moderadas estáveis, fórmula mais equilibrada, segurança e capacidade de adaptação.
Moderadas e flexíveis aumento de algarismos centrais em detrimento do rebaixamento de CA. Quanto a isso se observa tendência à instabilidade e vulnerabilidade, moderação de atitude e controle.
Moderadas e instáveis indica tendência à instabilidade.
Restritas estáveis, essa fórmula constitui um exemplo de predominância de constância absoluta, sugerindo ação bastante limitada e circunscrita, sendo a pessoa estável, mas pouco criativa e empobrecida, com tendência a comportamento estereotipado
Restritas flexíveis, nessa fórmula o algarismo de ausência é muito elevado, indicando pessoas cautelosas e inibidas, mas com capacidade de adaptação ao ambiente.
Restritas instáveis, observa-se nessa fórmula o predomínio do V, indicando um sentimento de instabilidade controlado por mecanismos inibitórios que inibem a ação ou mesmo o campo de interesse. São fórmulas, mas encontradas em casos patológicos.
Fonte: O Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister e o Transtorno Obsessivo Compulsivo