Mme. Brizard fica incumbida de falar com Amélia sobre o plano do casamento. Que argumento ela usa para convencer a cunhada?
Mme. Brizard fica incumbida de falar com Amélia sobre o plano do casamento. Que argumento ela usa para convencer a cunhada?
Percebe-se, pelo fragmento em análise, que:
1. a moça se irritou com os cuidados do irmão que a imaginava uma tola, fria, calculista mas cheia de ilusões românticas.
2. ao apontar a reflexão de Amélia sobre o estratagema que lhe foi apresentado, o narrador oferece ao leitor uma caracterização bastante crua da personagem.
3. Amélia mantinha-se casta ainda, pois sabia que esse era o “bem mais precioso” que tinha para garantir um casamento.
Está correto o que apresenta em:
Sobre os elementos destacados do fragmento “Outra, que fosse, quanto mais – ela, que conhecia os homens”, leia as afirmativas.
I. O segundo QUE é uma conjunção adverbial.
II. A palavra ELA é um pronome pessoal do caso oblíquo.
III. OUTRA é um pronome adjetivo indefinido. Está correto apenas o que se afirma em:
Do ponto de vista da norma culta, a única substituição que poderia ser feita, sem alteração de valor semântico e linguístico, seria:
No fragmento “EAmélia, quanto mais refletia no caso, tanto mais se revoltava contra a reserva do irmão.” as orações estabelecem entre si uma relação de:
A primeira oração do segmento “se não abrirmos os olhos... adeus casamento!”, como efeito expressivo, apresenta um(a):
Os termos destacados em “SE a supunham uma toleirona, enganavam-SE.”, no contexto, são, respectivamente:
Considere as seguintes afirmações sobre aspectos da construção do texto:
I. Na frase “– Ora, continuou o OUTRO gravemente.”, o termo destacado é um substantivo.
II. Atentando para o uso do sinal indicativo de crase, o A, em todas as ocorrências do trecho “Estivemos a conversar por muito tempo: - é filho único e tem a herdar uma fortuna!”, deveria ser acentuado.
III. Na frase “Às vezes tinha vontade de acabar com ISSO.”, refere-se a “Que diabo significavam tais cautelas?”
Está correto o que se afirma apenas em:
De acordo com os estudos de regência verbal e com o padrão culto da língua, leia as afirmações sobre os verbos destacados em “Mme. Brizard ESCUTAVA, sem DESPREGAR os olhos de um ponto, os pés cruzados e com uma das mãos APOIANDO-se no espaldar da cama.”.
I. As três formas verbais são núcleos do predicado das orações a que pertencem.
II. Os três verbos indicam, basicamente, o estado das coisas.
III. O terceiro verbo é significativo e necessita de complemento.
Está correto apenas o que se afirma em:
Considerando os fundamentos e diretrizes da atenção básica, analise as afirmativas a seguir.
I. A atenção básica deve ter território adstrito, de forma a permitir o planejamento, a programação descentralizada e o desenvolvimento de ações setoriais e intersetoriais.
II. O estabelecimento de mecanismos que assegurem acessibilidade e acolhimento pressupõe uma lógica de organização do serviço de saúde que regule a entrada do usuário e reduza os serviços de porta aberta.
III. A adscrição dos usuários é um processo de vinculação de pessoas e/ou famílias e grupos a profissionais/equipes, com o objetivo de ser referência para o seu cuidado.
Está correto apenas o que se afirma em:
Assinale a alternativa que corresponde a uma responsabilidade das Secretarias Municipais de Saúde em relação à atenção básica.
Conforme recomendação da Política Nacional da Atenção Básica a respeito das especificidades das Equipes de Saúde da Família – ESF analise as afirmativas a seguir.
I. Cada equipe de saúde da família deve ser responsável, no máximo, 3.500 pessoas, sendo a média recomendada de 2.000 pessoas.
II. O número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 750 pessoas por ACS.
III. Cada profissional de saúde deve ser cadastrado em apenas uma equipe, com exceção do profissional médico que pode atuar em até 3 ESF.
Está correto apenas o que se afirma em:
Marque a alternativa que corresponde a uma das prioridades do Pacto pela Vida.
A Norma Operacional Básica – NOB 1/96 do SUS teve por finalidade primordial promover e consolidar o(a):
De acordo com as disposições legais acerca da aplicação de recursos em ações e serviços públicos de saúde, analise as afirmativas a seguir.
I. Os Estados e o Distrito Federal devem aplicar, anualmente, em ações e serviços públicos de saúde, no mínimo, 12% da arrecadação dos impostos previstos em lei.
II. Os Planos Estaduais de Saúde deverão explicitar a metodologia de alocação dos recursos estaduais e a previsão anual de recursos aos Municípios.
III. Os recursos da União destinados a investimentos nas ações públicas de saúde terão sua programação realizada semestralmente.
Está correto apenas o que se afirma em:
O Decreto nº 7.508/2011 define a Rede de Atenção à Saúde como:
A Lei nº 8.080/1990 determina que os critérios e valores para a remuneração dos serviços prestados pela iniciativa privada devem ser estabelecidos pela direção nacional do SUS e aprovados pelo(a):
Analise as afirmativas a seguir em relação aos Conselhos de Saúde:
I. A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde deve ser paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.
II. Os Conselhos de Saúde são instâncias responsáveis por avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde.
III. Os Conselhos de Saúde devem se reunir a cada dois anos com representação majoritária dos profissionais de saúde.
Está correto apenas o que se afirma em:
Homem, 22 anos, procura clínico geral devido à lesão genital com úlcera única, com base vermelha e bordos endurecidos, indolor, com adenopatia bilateral. O agente etiológico mais provável é
Um médico acompanha uma senhora de 72 anos , previamente hígida, que apresenta três hemogramas consecutivos no período de 1 ano com leucopenia progressiva o último exame foi realizado em outro laboratório, com 2.230 leucócitos/mm3 . Das opções a seguir, qual a hipótese mais provável ?
Qual o tratamento de escolha para uma mulher de 40 anos, tabagista, que trabalha em local fechado, com quadro de rinossinusite aguda, no Brasil, sem história de alergia a penicilinas?
O eritema nodoso é uma apresentação dermatológica de diversas condições sistêmicas na prática do médico de família. A causa medicamentosa que mais frequentemente pode induzir este achado cutâneo é:
A vacinação para Hepatite B é recomendada para os adultos trabalhadores da área da saúde conforme o esquema correto de:
Homem, 58 anos, com quadro de diarreia crônica, dermatite de tronco e membros e evolução neurológica para demência. Seu diagnóstico carencial mais provável é:
Gestante de 18 semanas apresenta perda vaginal de sangue em pequena quantidade e procura o médico de família. Este faz uma avaliação e verifica que seus sinais vitais estão estáveis. A conduta mais apropriada será:
Homem, 22 anos, procura seu médico de família por queixa de hiperemia ocular iniciada há dois dias. Dos cenários a seguir, o mais sugestivo do diagnóstico de conjuntivite é:
Homem, 68 anos, foi levado à emergência após episódio de síncope. É hipertenso, e iniciou nova medicação para controle pressórico recentemente. Realizado eletrocardiograma, com laudo de bloqueio atrioventricular total. Qual a droga anti-hipertensiva mais provavelmente relacionada ao evento?
Criança de 12 anos sofreu arranhadura por seu próprio cão em braço esquerdo, sem laceração de tecido. O animal poderá ser acompanhado e não apresenta suspeita de raiva no momento. Além da observação do animal, a conduta correta é
Mulher, 55 anos, procura o médico de família com história de icterícia com duas semanas de evolução. Não sabe informar sobre histórico vacinal. Na abordagem inicial de um paciente com hepatopatia, qual a conduta correta?
O acompanhamento de pacientes idosos com doenças crônicas pressupõe o conhecimento sobre controle da dor e uso dos principais analgésicos em ambulatório. Considera-se que, na dor crônica:
Os três sintomas ou sinais mais encontrados em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica são:
Homem, 24 anos, hígido e assintomático, procura ambulatório após descobrir que tem contato domiciliar de paciente com tuberculose pulmonar ativa. A conduta correta conforme o Ministério da Saúde do Brasil é: