SóProvas



Prova IDECAN - 2015 - Colégio Pedro II - Professor - Biologia


ID
2749060
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nos mamíferos, a união do espermatozoide e do ovócito se faz por ligação heterotípica, uma vez que são células diferentes. Essa ligação é muito específica e só é possível porque, no momento da união das membranas plasmáticas dos gametas,

Alternativas
Comentários
  • C - suas poteínas se complementam.

  • E o glicocálix?

  • As células não se reconhecem mediante a presença do glicolálix? Carboidrato com função de reconhecimento celular localizado na membrana?

  • Para que haja fecundação, é preciso que óvulo e espermatozoide se acoplem. Este reconhecimento recíproco e sua capacidade de se prenderem um ao outro, primeiro passo para a sua fusão e formação do embrião, depende da presença de proteínas e de sua interação.

  • Achei também que seria glicocálix. Lembrar tb que glicocálix não é só carboidrato.Precisamos ter muito cuidado. Às vezes estas provas têm questões reprováveis e ninguém contesta. Acaba como questão válida onde deveria ser anulada. Vale uma pesquisada nessa questão.

  • Mas como é que esse reconhecimento acontece nos mamíferos? O novo artigo responde finalmente à questão. É graças a duas moléculas: a Izumo1, plantada na membrana do espermatozóide e descoberta em 2005; e a Juno, uma proteína na membrana do ovócito que só agora é que se percebeu que se liga à Izumo1. Quando as duas se ligam, o encontro fica consumado e inicia-se a fecundação. Artigo publicado na Nature em 2005.

  • "Proteínas chamadas de fertilizinas, presentes na membrana plasmática dos espermatozoides se associam às proteínas receptoras presentes na membrana plasmática do óvulo. Quando ocorrem essa interação das proteínas dos dois gametas, as membranas deles se fundem".

    FONTE: BIOLOGIA DE CAMPBELL, 2015.


ID
2749063
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No processo de síntese de proteínas, o RNA heterogêneo não sai do núcleo enquanto os íntrons não são retirados. Esse fato é importante, porque impede que as

Alternativas
Comentários
  • mensagens ainda não editadas sejam traduzidas pelos ribossomos.

  • Splicing: remove os íntrons e une os éxons.


ID
2749069
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Os cestódeos mais frequentemente encontrados parasitando os humanos pertencem à família Taenidae, na qual são destacadas Taenia solium e T. saginata. Essas espécies, popularmente conhecidas como solitárias, são responsáveis pelo complexo teníase‐cisticercose [que] constitui um sério problema de saúde pública em países onde existem precárias condições sanitárias, socioeconômicas e culturais, que contribuem para a transmissão.”  

(NEVES et alli.. Parasitologia humana. Rio de Janeiro: Atheneu, 2011, p. 277.)


A distinção entre a teníase e a cisticercose, causadas por Taenia solium nos humanos, é que a teníase é provocada pela forma

Alternativas
Comentários
  • C- adulta na luz intestinal e a cisticercose pela forma larvar em diferentes tipos de tecidos.


ID
2749072
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto a seguir.


“... são moléculas de RNA circulares, com poucas centenas de nucleotídeos de comprimento que infectam plantas. [...] não codificam proteínas, mas podem se replicar nas células vegetais hospedeiras aparentemente usando enzimas da célula hospedeira.”

(CAMPBELL et alli, Biologia. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 393.)


Essa definição se refere aos

Alternativas
Comentários
  • GAB B


    RNA fita positiva (+): Nesse tipo de vírus seu RNA atua diretamente como RNAm (mensageiro) viral, podendo ser diretamente traduzido pelos ribossomos citoplasmáticos da célula alvo, gerando rapidamente proteínas virais.

    exemplos: Flavivírus (dengue / febre amarela) e Coronavírus (resfriados comuns).

    * RNA fita negativa (-): O RNA desses tipos virais não pode atuar diretamente como RNAm, eles devem sofrer uma transcrição em outra fita complementar de RNA através de uma RNA replicase. Esse processo origina uma nova fita que pode atuar como RNAm viral.

    exemplos: Rhabdovírus (raiva), Rubulavírus (rubéola) e Influenza (gripes).

    * RNA dupla fita (ds): Uma das fitas de RNA desse tipo de vírus atua como RNAm viral, a outra é apenas um molde para replicação de novos materiais genéticos.

    exemplos: Rotavírus (gastroenterite)



    Vírion ou Virião é uma partícula viral completa, ou seja, infecciosa. É constistuída por DNA e/ou RNAcercado por proteínas (capsídeo). Constitui a forma infectiva do vírus.

  • Viroides são os menores sistemas genéticos capazes de se replicar no interior de uma célula. Considerados os menores patógenos de plantas, são constituídos por um minúsculo RNA de fita simples, circular, com tamanho que oscila entre 246 e 401 nucleotídeos .

    Os viroides não codificam proteínas e, diferentemente dos vírus, não possuem capa proteica (envoltório de proteína que envolve e protege o ácido nucleico viral), sendo totalmente dependentes da maquinaria transcricional da célula do hospedeiro para cumprir as diferentes etapas do seu ciclo infeccioso que inclui: replicação, movimento (intra- e inter-celular) e patogênese.

    Os viroides são denominados "Agentes Subvirais" pelo Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus (ICTV) e, de acordo com suas propriedades biológicas e moleculares, são classificados em duas famílias: pospiviroidae e avsunviroidae.


ID
2749084
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Alguns patógenos, como vírus e protozoários, possuem enorme alteração na expressão dos epítopos. O tripanossomídeo Trypanosoma brucei, causador da doença do sono, por exemplo, pode apresentar, aproximadamente, 1000 mudanças aleatórias periódicas. Essa grande variação antigênica se torna uma vantagem para esses patógenos, uma vez que a alteração dessas proteínas

Alternativas
Comentários
  • Alterando suas proteínas que são reconhecidas pelas células de defesa, eles estão dificultando o reconhecimento e portanto, a resposta do hospedeiro ao parasito.


ID
2749087
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere o texto a seguir.


“Na atmosfera estão presentes inúmeros gases. A atividade de vulcões libera gases, como vapor d’água, hidrogênio molecular, metano, dióxido de enxofre e ácido sulfídrico. Outros gases são emitidos por atividades biológicas, tais como oxigênio e nitrogênio moleculares; certas algas produzem também grandes quantidades de dimetil sulfeto, responsável pelo odor característico de putrefação das algas marinhas.”


O número de substâncias simples e compostas citadas no texto é, respectivamente

Alternativas
Comentários
  • Substâncias simples sao aquelas cuja molécula é composta por somente um elemento químico ( Ex: H2, O2, N) e substancias compostas são formadas por moleculas com mais de um elemento químico.
  • H, O e N substancia simples.

    CH4, SO2, H2SO4, CHS e H2O substâncias compostas

  • Nossa, errei por falta de atenção e contei primeiro as compostas, depois as simples.


ID
2749093
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um dos métodos anticoncepcionais é o do coito interrompido. Esse método é muito falho, uma vez que apresenta altas taxas de gravidez. Isso ocorre porque, antes da ejaculação, há liberação de espermatozoides residuais de uma atividade sexual anterior, que estão presentes no líquido

Alternativas
Comentários
  • LETRA D- 

    A secreção produzida pelas glândulas bulbouretrais irá limpar a uretra levando possíveis resíduos que nela se encontre.


ID
2749096
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“No deserto do Oriente Médio, há 1800 anos, um rabino se deparou com um sério dilema. Uma mulher judia havia dado à luz um menino. Como exigência legal dos mandamentos de Deus a Abraão [...] a mãe levou seu filho de oito dias para o rabino executar o ritual da circuncisão. O rabino sabia que os dois filhos anteriores da mulher sangraram até a morte quando seus prepúcios foram cortados. [...] Após consultar outros rabinos, foi decidido a favor de uma exceção para com esse terceiro filho.”

(SADAVA et alli. Vida: a ciência da Biologia. Porto Alegre: Artmed, 2009, p. 176.)


A probabilidade desse terceiro filho, citado no texto, ser hemofílico é de

Alternativas
Comentários
  •    XHY → homem normal
         XhY → homem hemofílico

      XHXH → mulher normal
         XHXh → mulher normal portadora
         XhXh → mulher hemofílica

  • Essa questão me tomou um bom tempo...Cheguei a 75% nos cruzamentos e nao encontrava erro! Só depois me atentei ao fato de que "No deserto do Oriente Médio, há 1800 anos" seria difícil uma mulher hemofílica dar a luz a 3 filhos! logo podemos considerar que ela não era homozigota recessiva para a doença.

  • XHY - normal

    XhY - hemofílico.

    XHXh Mãe x Pai X*Y (independente se H ou h no asterisco,por ser menino só recebe o Y)

    Aqui só recebe 1 X*, X aqui só recebe o Y.

    Então, X* Y e portanto ou será XHY ou XhY, ou seja 50% de chance de ser hemofílico.

    Porém há uma ressalva na questão, ela não diz se a mãe é heterozigota ou homozigota. O que poderia anular a questão. Estou considerando-a heterozigota.

  • Importante lembrar que os meninos só podem herdar o cromossomo X hemofílico da mãe, já que essa é uma herança ligada ao sexo e o pai, nesse caso, obrigatoriamente contribuiria com o cromossomo Y. A mãe dessa questão como o colega Robson Silva explicou provavelmente não é recessiva e sim heterozigota apresentando, portanto, metade de seus gametas XH e a outra metade Xh. Gabarito C

  • Minha linha de raciocínio:

    1. Hemofilia é uma doença recessiva ligada ao sexo (cromossomo X);
    2. Todo filho que nasce herda o X da mãe, logo o alelo recessivo foi herdado da mãe judia;
    3. O filho é X^aY;

    Surge um questionamento: "A mãe é homozigota e ou heterozigota?"

    Você pode interpretar que nem o comentário do Robson Silva - ""No deserto do Oriente Médio, há 1800 anos" seria difícil uma mulher hemofílica dar a luz a 3 filhos! logo podemos considerar que ela não era homozigota recessiva para a doença."

    OU

    Você pode fazer dois cruzamento. 1º Considerando a mulher homozigota = resultando na prole 100% hemofílica. 2º Considerando a mãe heterozigota = resultando em 50% da prole hemofílica.

    Agora note as alternativas. Não existe nenhuma resposta 100%, logo só poderá ser 50%

  • A mão obrigatoriamente teria que ser heterozigota. Se fosse homozigota morreria na menarca.


ID
2749108
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um dos grandes problemas dos animais é manter o equilíbrio da água no seu organismo. Os animais osmoconformadores mantêm a mesma osmolaridade que o meio ambiente. Já os osmorreguladores controlam sua osmolaridade interna, independentemente do ambiente. O salmão do Atlântico (Salmo salar) nasce nos rios, migra para o mar e, quando atinge a maturidade sexual, regressa aos rios em que nasceu para se reproduzir. Esse peixe é capaz de fazer a transição da água do mar para a água doce e sobreviver pelo longo período de duração de sua migração por ser uma espécie

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A)

    Eurialino = amplo + sal = toleram ampla variação na salinidade do ambiente.

    Estenoalino = estreito + sal = toleram poucas mudanças na salinidade do ambiente

    Osmorreguladores e Osmoconformadores está explicado no enunciado.


ID
2749114
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os ciclos bioquímicos estão interligados e exercem também um importante papel nos padrões climáticos globais. Mesmo que o ar esteja úmido, não há formação direta de nuvens, a menos que existam pequenas partículas para que a água possa se condensar. Para formar o núcleo de gotas de chuva, o principal componente é um composto proveniente do ciclo do

Alternativas
Comentários
  • c) enxofre.

  • Para se formarem as gotas de água é necessário que hajam NÚCLEOS DE CONDENSAÇÃO DAS NUVENS. Estas incluem substâncias higroscópicas como os sais e inclui também partículas de emissões biogênicas de enxofre

  • Seria bom se houvesse um vídeo explicando esta tal afirmação de que as nuvens de chuva necessitam do elemento enxofre para condensar-se. Todas as literaturas que encontrei sobre o ciclo do enxofre afirmam que a sua união com a chuva forma a chuva ácida. Sobre o ciclo da água para condensação e formação de nuvens é preciso que esta água em forma de vapor entre em contato com uma superfície mais fria que a mesma, qualquer uma, por exemplo poeira. Podemos visualizar isso na simples pratica de cozinhar, ou em um nevoeiro que torna-se líquido ao encostar em vidros de veículos.

  • nunca tinha ouvido falar disto

  • Wikipedia

    Núcleo de condensação é a parte da nuvem em que o vapor de água se condensa. Eles podem ser formados de poeira, metabólitos secundários vegetais, gotículas de água, partículas de gelo,aerossóis, partículas de sais e de ácidos que são encontradas na atmosfera, partículas produzidas de emissões biogênicas de enxofre, produtos de queima de vegetação, poluentes da queima de materiais fósseis.

  • agora faz sentindo o excesso de chuvas na terra primitiva..a grande quantidade enxofre disponível

ID
2749126
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os produtos da fotossíntese são translocados das zonas produtoras para as zonas consumidoras. O modelo de fluxo de massa, proposto por Ernst Münch, tenta explicar esse mecanismo. No processo de transporte vegetal, a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D de Deus - A seiva elaborada rica em carboidrato segue para as outras partes da planta (cima pra baixo) por gradiente de pressão através da sequencia descrita por este alemão Münch (absorção - adesão - pressão).

  • Gabarito D

    Explicando

    Ernst Münch criou a teoria do fluxo em massa ou fluxo por pressão, segundo ele o transporte da seiva elaborada pelo floema resulta do desequilíbrio osmótico entre as duas extremidades dos vasos condutores.


ID
2749129
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia a notícia a seguir.


“Nos últimos meses, a sonda Rosetta, da Agência Espacial Europeia (ESA), examinou de perto o tipo de cometa que os cientistas acreditavam que poderia ter trazido água ao nosso planeta há 4 bilhões de anos. Ela encontrou água, mas não do tipo certo. A água encontrada era muito pesada.”

(Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia‐e‐saude/noticia/2014/12/dados‐da‐rosetta‐aumentam‐misterio‐sobre‐origem‐da‐agua‐da‐ terra.html. Acesso em: 15/12/2014.)


A água pesada tem como característica poder conter em sua composição

Alternativas
Comentários
  • ISOTOPOS DE HIDROGÊNIO

  • O óxido de deutério, que é também chamado de água pesada ou água deuterada, é uma molécula que contém dois átomos de deutério e um de oxigênio (D2O), em uma forma muito semelhante à da água (H2O). Na água pesada o deutério é um isótopo do hidrogênio, e possui um nêutron e um próton em seu núcleo


ID
2749132
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“A morte celular programada é um fenômeno geneticamente determinado. Estudos têm mostrado que uma das características desse programa suicida é a liberação de citocromo c, que teria relação direta com a ativação de enzimas que atuam na degradação do protoplasma.”

(EVERT & EICHHORN. Raven  ‒ Biologia vegetal. Rio de Janeiro: Guanabara‐Koogan, 2014. Adaptado. p. 48.)


As organelas diretamente responsáveis pela liberação do citocromo c e que, portanto, têm papel central na morte celular programada são denominadas

Alternativas
Comentários
  • Cloroplasto não poderia ser, pois a apoptose (morte celular programada) ocorre em células animais também e cloroplasto não está presente nestas células.

  • c) mitocôndrias.

     

     

    Mitocôndrias têm funções essenciais nas células humanas como: a produção de energia (ATP) para as atividades do organismo, atuação na morte celular por apoptose, produção de calor e contribuição genética a partir do DNA mitocondrial. A grande síntese de energia e o metabolismo para o oxigênio das células eucarióticas, são possíveis através desta importante organela.

  • Gabarito C.

    Existem duas vias de sinalização para a apoptose: uma via extrinseca (ou via dos receptores de morte celular) e a via intrinseca (ou via da mitocondria). Outra via mais recente é a via perforina-granzima que envolve células T-citotoxica.

    A mitocondria possui dois principais grupos de proteinas pro-apoptoticas intermembranais no citosol, sendo um deles constituído pelo citocromo c, os quais ativam vias dependentes de caspases, enzimas responsáveis pela apoptose.

  • A indução de apoptose intracelular (B) acontece quando as células estão danificadas ou estressadas. O processo melhor compreendido acontece com a participação da mitocôndria. As mitocôndrias são induzidas a liberar a proteína carreadora de elétrons citocromo c para o citosol. No citosol o citocromo c se liga a uma proteína adaptadora chamada Apaf-1. A Apaf-1 ativada se liga a moléculas procaspases-9 gerando um agregado destas procaspases. Logo em seguida as procaspases-9 são clivadas e ativadas, e seguem ativando outras procaspases gerando uma cascata e a morte celular

    Fonte: http://asmec.br/biblioteca/anais2010/Art.%20003.pdf


ID
2749135
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Algumas algas mixotróficas têm sido utilizadas por empresas que cultivam microalgas, uma vez que a presença do mixotrofismo pode aumentar o crescimento das algas em até 30%.”

(Disponível em: http://www.seealgae.com/documents/SAT_Company_Port%2008%2012.pdf. Acesso em: 14/10/2014.)


Esse aumento é favorecido porque as algas mixotróficas são capazes de

Alternativas
Comentários
  • GAB C


    Mixotrofismo ou mixotrofia, em biologia, é o nome dado à qualidade do ser vivo com caractéristicas autótrofas e heterótrofas.





ID
2749138
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na fotossíntese, é comum afirmar‐se que o Ciclo de Calvin é dependente das reações luminosas. Também se pode afirmar que as reações luminosas são dependentes do Ciclo de Calvin porque

Alternativas
Comentários
  • Gab:A

    Na "fase clara" ocorre a formação do ATP e NADPH, ambos, posteriomente, utilizados na "fase escura". Isso cria os balanços ATP/ADP e NADPH/NADP+ que são fatores de regulação da fotossíntese.


ID
2749141
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em 2013, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentou a proposta de inclusão da área de Ciências da Natureza no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em atendimento à orientação do Ministério da Educação, considerando a etapa do 9º ano do Ensino Fundamental. São eixos estruturantes de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental

Alternativas

ID
2749144
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação profissional técnica de nível médio está presente no Capítulo II, Seção IV‐A da LDB, sendo que o art. 36 estabelece as formas pelas quais será desenvolvida. A forma integrada é

Alternativas