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Prova IDECAN - 2015 - Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES - Professor MaMPB - Educação Física


ID
1484086
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Culto do espelho

Um dos produtos mais curiosos da indústria cultural digital é a chamada selfie, autorretrato feito com celular que virou mania geral. Em lugares públicos e privados, o usuário, como quem porta um espelho, vira a câmera do telefone para o próprio rosto e, “espelho, espelho meu", descobre por meio das redes sociais que não existe no mundo ninguém mais bonito do que “eu".

O autorretrato foi prática comum na história da pintura e da fotografia. Hoje em dia ele é hábito de quem tem um celular à mão. Em qualquer dos casos, a ação de autorretratar-se diz respeito a um exercício de autoimagem no tempo histórico em que técnicas tradicionais como o óleo, a gravura, o desenho foram a base das representações de si. Hoje ele depende das novas tecnologias que, no mundo dos dispositivos, estão ao nosso alcance de forma mais simples.

Não se pode dizer que a invenção da fotografia digital tenha intensificado apenas quantitativamente a arte de autorretratar-se. Selfie não é fotografia pura e simplesmente, não é autorretrato como os outros. A selfie põe em questão uma diferença qualitativa. Ela diz respeito a um fenômeno social relacionado à mediação da própria imagem pelas tecnologias, em específico, o telefone celular. De certo modo, o aparelho celular constitui hoje tanto a democratização quanto a banalização da máquina de fotografar; sobretudo, do gesto de fotografar.

O celular tornou-se, além de tudo o que ele já era, enquanto meio de comunicação e de subjetivação, um espelho. Nosso rosto é o que jamais veremos senão por meio do espelho. Mas é o rosto do outro que é nosso primeiro espelho. O conhecimento de nosso próprio rosto surge muito depois do encontro com o rosto do outro. Em nossa época, contudo, cada um compraz-se mais com o próprio rosto do que com o alheio. O espelho, em seu sentido técnico, apenas nos dá a dimensão da imagem do que somos, não do que podemos ser. Ora, no tempo das novas tecnologias que tanto democratizam como banalizam a maior parte de nossas experiências, talvez a experiência atual com o rosto seja a de sua banalização.

O autorretrato do tipo selfie não seria possível sem o dispositivo dos celulares e suas câmeras fotográficas capazes de inverter o foco na direção do próprio autor da foto. Celular como espelho, a prática da selfie precisa ser pensada em relação à atual experiência com a imagem de si. Ora, a autoimagem foi, desde sempre, fascinante. Daí o verdadeiro culto que temos com os espelhos. Assim é que Narciso é o personagem da autoadmiração, que em um grau de desmesura, destrói o todo da vida. Representante da vaidade como amor à máscara que todos necessariamente usamos para apresentarmo-nos uns diante dos outros, Narciso foi frágil diante de si mesmo. Não escaparemos dessa máscara e de seus efeitos perigosos se não meditarmos no sentido do próprio fato de “aparecer" em nosso tempo. Por trás da máscara deveria haver um rosto. Mas não é esse que o espelho captura.

Um julgamento de valor no caso da hiperexposição dos rostos seria mero moralismo se não colocasse em jogo um dos valores mais importantes de nossa época, o que Walter Benjamin chamou de “valor de exposição". Somos vítimas e reprodutores de sua lógica. No tempo da exposição total criamos a dialética perversa entre amar a própria imagem, sermos vistos e acreditarmos que isso assegura, de algum modo, nosso existir. No tempo da existência submetida à aparência, em que falar de algo como “essência" tem algo de bizarro, talvez que, com a selfie fique claro que somos todos máscaras sem rosto e que este modo de aparecer seja o nosso novo modo de ser.

(Marcia Tiburi. Coluna CULT, Culto do espelho. Disponível em: http: http://revistacult.uol.com.br/home/2014/11/culto-do-espelho//.)

A partir das várias relações estabelecidas pelas preposições, o emprego da preposição “de" no título do texto possui o mesmo sentido visto em:

Alternativas
Comentários
  • A) indica tempo noturno

    B) indica característica do carroC) Indica modoD) Qualifica o Culto (título) e qualifica o homem.
  • Fiquei com duvida por que a letra b não estaria correta, uma vez que "de passeio" qualifica o carro. Alguém pode me ajudar?

  • 1. Indica origem: Seus erros provêm da inexperiência. Desça já da árvore! Cheguei do trabalho agora.

    2. Indica o lugar ou momento em que se inicia um trajeto ou um período de tempo, uma contagem ou medição: de um lado até o outro são 10 metros; de ontem para hoje, tudo mudou.

    3. Indica condição, situação: Você estava de férias? [: ficar de pé: virar de costas: acordou de ressaca; está de mal com o amigo (= brigado, estremecido).
    [É prep. largamente empregada em locuções que indicam posição corporal, estado físico ou moral, relação com outras pessoas ou coisas, etc.].

    4. Indica motivo ou causa: Caiu de cansaço; atrasou-se de propósito.

    5. Indica uso, função, propósito, destinação: creme de alisar cabelo; sala de reuniões.

    6. Indica modo de agir, ou a maneira como algo se dá.

    7. Indica quantidade, preço, medida: turma de 25 alunos; blusa de R$ 30; muro de três metros.

    8. Indica lugar, posição: A unha do pé encravou; a porta da frente.

    9. Indica meio, instrumento: Fomos de carro; Comeu de garfo e faca.

    10. Indica o material que forma ou constitui um objeto: blusa de seda; caixa de madeira

    11. Indica posse, prerrogativa, atribuição de algo a alguém: De quem é essa caneta?; um direito de todos os cidadãos; uma conquista de todos nós;

    12. Indica relação com algum assunto (com uso equivalente ao da prep. sobre): Fale de suas férias.

    13. Indica relação especial, típica ou característica; próprio de: brincadeira de criança levada.

    14. Indica tempo: Choveu de noite.

    15. Usada para qualificar algo ou alguém, atribuir-lhe alguma característica: um prato de primeira (qualidade); uma história triste, de chorar; um jogo difícil, e vencê-lo será uma questão de paciência.
    [Em muitíssimos casos, forma locuções com substantivos, verbos, advérbios, numerais etc.].

    16. Introduz complementos de verbos e de nomes: Nunca se esqueça de mim.

    17. Usa-se após um adj. para torná-lo mais expressivo: O tonto do João esqueceu meu livro.

    18. Emprega-se como partitivo: Na vida há dessas coisas; Comeu do bolo.

    19. Determina o segundo termo da comparação: É mais gordo do que o primo; É mais alto do que eu.

    20. Com os verbos auxiliares ter e haver mais infinitivo impessoal, forma locuções perifrásticas dando ideia de futuro: Ele há de voltar para o Brasil.

    Fonte: revisaoparaque.com


  • Entendo que todas as demais letras citavam coisas reais relacionadas a cada substantivo, de forma denotativa. Porém não existe o "homem de bom-senso", mas o homem com bom senso, assim como não existe literalmente o culto de o espelho, mas o culto da imagem no espelho.
  • Simplesmente não tem explicação e pronto. Bora pra próxima. Quem acertasse essa na prova seria no chute e na sorte.

  • Pelo que entendo, nas alternativas "a", "b" e "c", a preposição "de" está fazendo parte de uma locução adverbial (sintaticamente, um adjunto adverbial).

    Na alternativa "d", a mesma preposição está compondo uma locução adjetiva. Sintaticamente, o termo é um adjunto adnominal.

    a) "de noite" = locução adverbial de tempo

    b) "de passeio" = locução adverbial de finalidade

    c) "de medo" = locução adverbial de causa

    d) "de bom-senso" (= sensato) = locução adjetiva

  • Verdade Ramon Arruda, análise exata, pois é só verificar que o bom-senso tem uma relação de posse som o sujeito(subst. concreto Homem).

  • Não entendi!! =/ Essa banca é terrível!! 

  • acho dificil "de passeio" ser locução adverbial porque carro é substantivo, e advérbio só se refere à adjetivo, verbo ou advérbio.

  • Essa é pra dizer: vá estudar mais e não menospreze a banca! Cuida!

    Valeu, Ramon!

  • CULTO DO ESPELHO - trata-se de complemento nominal, pois complementa um nome, no caso um substantivo.

     

    d) Um homem de bom-senso é sempre visto com bons olhos. Complemento nominal.

  • É uma análise de sentido. Tanto o "de" do título, quanto o da alternativa "d" têm sentido de dar qualidade a algo ou alguém. Já nas alternativas "a", "b" e "c" possuem sentido de tempo, finalidade e modo, respectivamente.

    E, só pra corrigir o colega Lucas, com certeza não é um complemento nominal, pois o complemento nominal só é aplicado a substantivos ABSTRATOS.

    Corrijam-me, se estiver errado, por favor. 

  • Caro Ramon : pensa num carro de passeio. Onde o senhor vê um verbo sendo qualificado aqui? OBVIAMENTE "de passeio" é adjunto adnominal, possuindo caráter adjetivador, portanto, qualificando o substantivo CARRO.

    Não force a barra para adequar sua explicação ao gabarito.

  • d.

    Não existe o "homem de bom-senso", mas o homem com bom senso, assim como não existe literalmente o culto de o espelho, mas o culto da imagem no espelho.

  • A preposição ligará o subordinante com o seu subordinado

    X>>>preposição >>>Y

    Então há uma relação de dependência, vejamos o título: Culto do espelho

    Há uma relação de caracterização entre espelho e culto, o espelho que é culto

    LETRA E) Um homem de bom-senso , um homem que tem bom-senso

  • Gabarito: D

    Culto do espelho é o título do texto, que equivale a "culto ao espelho", ou seja, o espelho é cultuado por alguém.

    Da mesma forma, na alternativa D é descrito que um homem de bom-senso é sempre visto, ou seja, visto por alguém.

  • Gente, já existe comentário do professor sobre essa questão. Tem muito comentário aqui muito equivocado, cuidado!

ID
1484089
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Culto do espelho

Um dos produtos mais curiosos da indústria cultural digital é a chamada selfie, autorretrato feito com celular que virou mania geral. Em lugares públicos e privados, o usuário, como quem porta um espelho, vira a câmera do telefone para o próprio rosto e, “espelho, espelho meu", descobre por meio das redes sociais que não existe no mundo ninguém mais bonito do que “eu".

O autorretrato foi prática comum na história da pintura e da fotografia. Hoje em dia ele é hábito de quem tem um celular à mão. Em qualquer dos casos, a ação de autorretratar-se diz respeito a um exercício de autoimagem no tempo histórico em que técnicas tradicionais como o óleo, a gravura, o desenho foram a base das representações de si. Hoje ele depende das novas tecnologias que, no mundo dos dispositivos, estão ao nosso alcance de forma mais simples.

Não se pode dizer que a invenção da fotografia digital tenha intensificado apenas quantitativamente a arte de autorretratar-se. Selfie não é fotografia pura e simplesmente, não é autorretrato como os outros. A selfie põe em questão uma diferença qualitativa. Ela diz respeito a um fenômeno social relacionado à mediação da própria imagem pelas tecnologias, em específico, o telefone celular. De certo modo, o aparelho celular constitui hoje tanto a democratização quanto a banalização da máquina de fotografar; sobretudo, do gesto de fotografar.

O celular tornou-se, além de tudo o que ele já era, enquanto meio de comunicação e de subjetivação, um espelho. Nosso rosto é o que jamais veremos senão por meio do espelho. Mas é o rosto do outro que é nosso primeiro espelho. O conhecimento de nosso próprio rosto surge muito depois do encontro com o rosto do outro. Em nossa época, contudo, cada um compraz-se mais com o próprio rosto do que com o alheio. O espelho, em seu sentido técnico, apenas nos dá a dimensão da imagem do que somos, não do que podemos ser. Ora, no tempo das novas tecnologias que tanto democratizam como banalizam a maior parte de nossas experiências, talvez a experiência atual com o rosto seja a de sua banalização.

O autorretrato do tipo selfie não seria possível sem o dispositivo dos celulares e suas câmeras fotográficas capazes de inverter o foco na direção do próprio autor da foto. Celular como espelho, a prática da selfie precisa ser pensada em relação à atual experiência com a imagem de si. Ora, a autoimagem foi, desde sempre, fascinante. Daí o verdadeiro culto que temos com os espelhos. Assim é que Narciso é o personagem da autoadmiração, que em um grau de desmesura, destrói o todo da vida. Representante da vaidade como amor à máscara que todos necessariamente usamos para apresentarmo-nos uns diante dos outros, Narciso foi frágil diante de si mesmo. Não escaparemos dessa máscara e de seus efeitos perigosos se não meditarmos no sentido do próprio fato de “aparecer" em nosso tempo. Por trás da máscara deveria haver um rosto. Mas não é esse que o espelho captura.

Um julgamento de valor no caso da hiperexposição dos rostos seria mero moralismo se não colocasse em jogo um dos valores mais importantes de nossa época, o que Walter Benjamin chamou de “valor de exposição". Somos vítimas e reprodutores de sua lógica. No tempo da exposição total criamos a dialética perversa entre amar a própria imagem, sermos vistos e acreditarmos que isso assegura, de algum modo, nosso existir. No tempo da existência submetida à aparência, em que falar de algo como “essência" tem algo de bizarro, talvez que, com a selfie fique claro que somos todos máscaras sem rosto e que este modo de aparecer seja o nosso novo modo de ser.

(Marcia Tiburi. Coluna CULT, Culto do espelho. Disponível em: http: http://revistacult.uol.com.br/home/2014/11/culto-do-espelho//.)

Em “O conhecimento de nosso próprio rosto surge muito depois do encontro com o rosto do outro. Em nossa época, contudo, cada um compraz‐se mais com o próprio rosto do que com o alheio." (4º§), o conectivo “contudo" estabelece uma ______________ e pode ser substituído sem que haja prejuízo semântico por __________________.

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B - Oração coordenada sindética adversativa (ideia de oposição).

  • Contudo é uma  conjunção adversativa

    dá ideia de adversão, oposição, restrição -> mas, porém, entretanto, no entanto, todavia.


  • que uma conjunção adversativa a resposta eu sei. mas não entendi pq desta RESALVA na letra B

  • Ressalva significa correçãoobservação,emendaretificação ou salvaguarda.

  • Detalhe importante:

    Não poderia ser a alternativa A, tendo em vista que o "pois" quando deslocado tem sentido de conclusivo.

  • Ressalva significa correção, retificação, etc. Portanto, dá idéia de oposição. E a conjunção no "NO ENTANTO" é adversativa, o que torna a alternativa correta.

    A alternativa "A" está errada, devido ao fato de a conjunção "POIS" ser CONCLUSIVA (após o verbo) ou EXPLICATIVA (antes do verbo).

     

  • Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação.

     

    São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante.


ID
1484092
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Culto do espelho

Um dos produtos mais curiosos da indústria cultural digital é a chamada selfie, autorretrato feito com celular que virou mania geral. Em lugares públicos e privados, o usuário, como quem porta um espelho, vira a câmera do telefone para o próprio rosto e, “espelho, espelho meu", descobre por meio das redes sociais que não existe no mundo ninguém mais bonito do que “eu".

O autorretrato foi prática comum na história da pintura e da fotografia. Hoje em dia ele é hábito de quem tem um celular à mão. Em qualquer dos casos, a ação de autorretratar-se diz respeito a um exercício de autoimagem no tempo histórico em que técnicas tradicionais como o óleo, a gravura, o desenho foram a base das representações de si. Hoje ele depende das novas tecnologias que, no mundo dos dispositivos, estão ao nosso alcance de forma mais simples.

Não se pode dizer que a invenção da fotografia digital tenha intensificado apenas quantitativamente a arte de autorretratar-se. Selfie não é fotografia pura e simplesmente, não é autorretrato como os outros. A selfie põe em questão uma diferença qualitativa. Ela diz respeito a um fenômeno social relacionado à mediação da própria imagem pelas tecnologias, em específico, o telefone celular. De certo modo, o aparelho celular constitui hoje tanto a democratização quanto a banalização da máquina de fotografar; sobretudo, do gesto de fotografar.

O celular tornou-se, além de tudo o que ele já era, enquanto meio de comunicação e de subjetivação, um espelho. Nosso rosto é o que jamais veremos senão por meio do espelho. Mas é o rosto do outro que é nosso primeiro espelho. O conhecimento de nosso próprio rosto surge muito depois do encontro com o rosto do outro. Em nossa época, contudo, cada um compraz-se mais com o próprio rosto do que com o alheio. O espelho, em seu sentido técnico, apenas nos dá a dimensão da imagem do que somos, não do que podemos ser. Ora, no tempo das novas tecnologias que tanto democratizam como banalizam a maior parte de nossas experiências, talvez a experiência atual com o rosto seja a de sua banalização.

O autorretrato do tipo selfie não seria possível sem o dispositivo dos celulares e suas câmeras fotográficas capazes de inverter o foco na direção do próprio autor da foto. Celular como espelho, a prática da selfie precisa ser pensada em relação à atual experiência com a imagem de si. Ora, a autoimagem foi, desde sempre, fascinante. Daí o verdadeiro culto que temos com os espelhos. Assim é que Narciso é o personagem da autoadmiração, que em um grau de desmesura, destrói o todo da vida. Representante da vaidade como amor à máscara que todos necessariamente usamos para apresentarmo-nos uns diante dos outros, Narciso foi frágil diante de si mesmo. Não escaparemos dessa máscara e de seus efeitos perigosos se não meditarmos no sentido do próprio fato de “aparecer" em nosso tempo. Por trás da máscara deveria haver um rosto. Mas não é esse que o espelho captura.

Um julgamento de valor no caso da hiperexposição dos rostos seria mero moralismo se não colocasse em jogo um dos valores mais importantes de nossa época, o que Walter Benjamin chamou de “valor de exposição". Somos vítimas e reprodutores de sua lógica. No tempo da exposição total criamos a dialética perversa entre amar a própria imagem, sermos vistos e acreditarmos que isso assegura, de algum modo, nosso existir. No tempo da existência submetida à aparência, em que falar de algo como “essência" tem algo de bizarro, talvez que, com a selfie fique claro que somos todos máscaras sem rosto e que este modo de aparecer seja o nosso novo modo de ser.

(Marcia Tiburi. Coluna CULT, Culto do espelho. Disponível em: http: http://revistacult.uol.com.br/home/2014/11/culto-do-espelho//.)

A autora nos diz, no início do texto, que “Um dos produtos mais curiosos da indústria cultural digital é a chamada selfie, [...]" (1º§); com essa frase, a autora quer dizer que a selfie

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar porque não é a "b"?


    Gabarito: A

  • Não consegui compreender tambem.

  • Dizer que a selfie é um produto da indústria cultural não é, necessariamente, dizer que se trata de uma revolução tecnológica. Quando a autora diz que é um produto curioso dá sentido de original, inusitado.

  • Mais uma questão que não vale a pena tentar achar explicação. É chutar e partir pra próxima "respondível".

  • À 1ª vista, discordei do gabarito, pois analisei todo o parágrafo e marquei D. Mas, o comando da questão menciona a expressão "com essa frase...". Muito adequado o comentário da Fernando Araújo.

  • Sem noção demais essa questão

  • Estamos nos aproximando de um nível em que os examinados estão superando os examinadores, principalmente quanto às questões dessas bancas pé de chinelo. Já estou vendo provas com mais de 30% das questões anuladas. Talvez seja este fato o principal precursor da ideia da extinção dos cargos públicos ou equiparação destes aos privados.

  • O entendimento está limitado ao que diz a frase. Não devemos imaginar nada além do que está ali. A alternativa que se adéqua é a "A".  As outras não ligação alguma... Gab certo. 

  • Resposta: Letra A.

    A questão está perfeita! A meu ver, não caberia recurso.

    Segundo a frase em análise, a selfie é produto, criação, da indústria cultural digital; é, portanto, algo original, novo, nunca antes existente, é possível apenas por causa do desenvolvimento de novas tecnologias oriundo da propagação da cultura digital.

    As demais alternativas comentem o equívoco da extrapolação. A opção B está errada, porque uma novidade não é necessariamente uma revolução. As opções C e D introduzem ideias não expressas na frase: respectivamente, o amadorismo dos usuários e o suprimento de necessidades da atualidade.

    Espero ter contribuído...

    Abraços! 

  • como já dizia meu professor de português, não dá para recorrer em questões de interpretação de texto pq o examinador interpreta do jeito que dá na telha, ou seja estamos fudidos.

  • Banca sem noção. Pior que isso não mede conhecimento de ninguém.

  • cacete de agulha

  • O que tem a ver produto CURIOSO com ORIGINAL?


ID
1484095
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Culto do espelho

Um dos produtos mais curiosos da indústria cultural digital é a chamada selfie, autorretrato feito com celular que virou mania geral. Em lugares públicos e privados, o usuário, como quem porta um espelho, vira a câmera do telefone para o próprio rosto e, “espelho, espelho meu", descobre por meio das redes sociais que não existe no mundo ninguém mais bonito do que “eu".

O autorretrato foi prática comum na história da pintura e da fotografia. Hoje em dia ele é hábito de quem tem um celular à mão. Em qualquer dos casos, a ação de autorretratar-se diz respeito a um exercício de autoimagem no tempo histórico em que técnicas tradicionais como o óleo, a gravura, o desenho foram a base das representações de si. Hoje ele depende das novas tecnologias que, no mundo dos dispositivos, estão ao nosso alcance de forma mais simples.

Não se pode dizer que a invenção da fotografia digital tenha intensificado apenas quantitativamente a arte de autorretratar-se. Selfie não é fotografia pura e simplesmente, não é autorretrato como os outros. A selfie põe em questão uma diferença qualitativa. Ela diz respeito a um fenômeno social relacionado à mediação da própria imagem pelas tecnologias, em específico, o telefone celular. De certo modo, o aparelho celular constitui hoje tanto a democratização quanto a banalização da máquina de fotografar; sobretudo, do gesto de fotografar.

O celular tornou-se, além de tudo o que ele já era, enquanto meio de comunicação e de subjetivação, um espelho. Nosso rosto é o que jamais veremos senão por meio do espelho. Mas é o rosto do outro que é nosso primeiro espelho. O conhecimento de nosso próprio rosto surge muito depois do encontro com o rosto do outro. Em nossa época, contudo, cada um compraz-se mais com o próprio rosto do que com o alheio. O espelho, em seu sentido técnico, apenas nos dá a dimensão da imagem do que somos, não do que podemos ser. Ora, no tempo das novas tecnologias que tanto democratizam como banalizam a maior parte de nossas experiências, talvez a experiência atual com o rosto seja a de sua banalização.

O autorretrato do tipo selfie não seria possível sem o dispositivo dos celulares e suas câmeras fotográficas capazes de inverter o foco na direção do próprio autor da foto. Celular como espelho, a prática da selfie precisa ser pensada em relação à atual experiência com a imagem de si. Ora, a autoimagem foi, desde sempre, fascinante. Daí o verdadeiro culto que temos com os espelhos. Assim é que Narciso é o personagem da autoadmiração, que em um grau de desmesura, destrói o todo da vida. Representante da vaidade como amor à máscara que todos necessariamente usamos para apresentarmo-nos uns diante dos outros, Narciso foi frágil diante de si mesmo. Não escaparemos dessa máscara e de seus efeitos perigosos se não meditarmos no sentido do próprio fato de “aparecer" em nosso tempo. Por trás da máscara deveria haver um rosto. Mas não é esse que o espelho captura.

Um julgamento de valor no caso da hiperexposição dos rostos seria mero moralismo se não colocasse em jogo um dos valores mais importantes de nossa época, o que Walter Benjamin chamou de “valor de exposição". Somos vítimas e reprodutores de sua lógica. No tempo da exposição total criamos a dialética perversa entre amar a própria imagem, sermos vistos e acreditarmos que isso assegura, de algum modo, nosso existir. No tempo da existência submetida à aparência, em que falar de algo como “essência" tem algo de bizarro, talvez que, com a selfie fique claro que somos todos máscaras sem rosto e que este modo de aparecer seja o nosso novo modo de ser.

(Marcia Tiburi. Coluna CULT, Culto do espelho. Disponível em: http: http://revistacult.uol.com.br/home/2014/11/culto-do-espelho//.)

Em “Em lugares públicos e privados, o usuário, como quem porta um espelho, vira a câmera do telefone para o próprio rosto e, 'espelho, espelho meu', descobre por meio das redes sociais que não existe no mundo ninguém mais bonito do que 'eu'." (1º§), é correto afirmar que a autora constrói

Alternativas
Comentários
  • Intertextualidade: superposição de um texto literário a outro.

    Gabarito: B

  • que sobreposição de que tipos de texto?

  • Intertextualidade - " espelho espelho meu "

  • Intertextualidade entre este texto e o da literatura infantil: Branca  de Neve e os 7 anões

  • Beleza, a B está certíssima. Porém qual o erro da alternativa D?

  • Qual o erro da letra D?

  •  Pelo jeito o estilo da IDECAN é: Marque a alternativa mais correta...

     


ID
1484098
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Culto do espelho

Um dos produtos mais curiosos da indústria cultural digital é a chamada selfie, autorretrato feito com celular que virou mania geral. Em lugares públicos e privados, o usuário, como quem porta um espelho, vira a câmera do telefone para o próprio rosto e, “espelho, espelho meu", descobre por meio das redes sociais que não existe no mundo ninguém mais bonito do que “eu".

O autorretrato foi prática comum na história da pintura e da fotografia. Hoje em dia ele é hábito de quem tem um celular à mão. Em qualquer dos casos, a ação de autorretratar-se diz respeito a um exercício de autoimagem no tempo histórico em que técnicas tradicionais como o óleo, a gravura, o desenho foram a base das representações de si. Hoje ele depende das novas tecnologias que, no mundo dos dispositivos, estão ao nosso alcance de forma mais simples.

Não se pode dizer que a invenção da fotografia digital tenha intensificado apenas quantitativamente a arte de autorretratar-se. Selfie não é fotografia pura e simplesmente, não é autorretrato como os outros. A selfie põe em questão uma diferença qualitativa. Ela diz respeito a um fenômeno social relacionado à mediação da própria imagem pelas tecnologias, em específico, o telefone celular. De certo modo, o aparelho celular constitui hoje tanto a democratização quanto a banalização da máquina de fotografar; sobretudo, do gesto de fotografar.

O celular tornou-se, além de tudo o que ele já era, enquanto meio de comunicação e de subjetivação, um espelho. Nosso rosto é o que jamais veremos senão por meio do espelho. Mas é o rosto do outro que é nosso primeiro espelho. O conhecimento de nosso próprio rosto surge muito depois do encontro com o rosto do outro. Em nossa época, contudo, cada um compraz-se mais com o próprio rosto do que com o alheio. O espelho, em seu sentido técnico, apenas nos dá a dimensão da imagem do que somos, não do que podemos ser. Ora, no tempo das novas tecnologias que tanto democratizam como banalizam a maior parte de nossas experiências, talvez a experiência atual com o rosto seja a de sua banalização.

O autorretrato do tipo selfie não seria possível sem o dispositivo dos celulares e suas câmeras fotográficas capazes de inverter o foco na direção do próprio autor da foto. Celular como espelho, a prática da selfie precisa ser pensada em relação à atual experiência com a imagem de si. Ora, a autoimagem foi, desde sempre, fascinante. Daí o verdadeiro culto que temos com os espelhos. Assim é que Narciso é o personagem da autoadmiração, que em um grau de desmesura, destrói o todo da vida. Representante da vaidade como amor à máscara que todos necessariamente usamos para apresentarmo-nos uns diante dos outros, Narciso foi frágil diante de si mesmo. Não escaparemos dessa máscara e de seus efeitos perigosos se não meditarmos no sentido do próprio fato de “aparecer" em nosso tempo. Por trás da máscara deveria haver um rosto. Mas não é esse que o espelho captura.

Um julgamento de valor no caso da hiperexposição dos rostos seria mero moralismo se não colocasse em jogo um dos valores mais importantes de nossa época, o que Walter Benjamin chamou de “valor de exposição". Somos vítimas e reprodutores de sua lógica. No tempo da exposição total criamos a dialética perversa entre amar a própria imagem, sermos vistos e acreditarmos que isso assegura, de algum modo, nosso existir. No tempo da existência submetida à aparência, em que falar de algo como “essência" tem algo de bizarro, talvez que, com a selfie fique claro que somos todos máscaras sem rosto e que este modo de aparecer seja o nosso novo modo de ser.

(Marcia Tiburi. Coluna CULT, Culto do espelho. Disponível em: http: http://revistacult.uol.com.br/home/2014/11/culto-do-espelho//.)

O texto mostra, em sua estruturação, uma série de metáforas. Dentre os segmentos a seguir, assinale o que foge a essa regra.

Alternativas
Comentários
  • A metáfora consiste em utilizar uma palavra ou uma expressão em lugar de outra, sem que haja uma relação real, mas em virtude da circunstância de que o nosso espírito as associa e depreende entre elas certas semelhanças. Fonte: soportugues.com.br

    a) "máscara que todos necessariamente usamos"

    c) "o rosto do outro que é nosso primeiro espelho"

    d) "somos todos máscaras sem rosto


    Gabarito: B

  • A única opção em que não temos a ocorrência de metáforas é na letra "b". 

    Metáfora

    A metáfora consiste em utilizar uma palavra ou uma expressão em lugar de outra, sem que haja uma relação real. É importante notar que a metáfora tem um caráter subjetivo e momentâneo; se a metáfora for utilizada com frequência, deixará de ser metáfora e passará a ser catacrese (é o que ocorre, por exemplo, com "pé de alface", "perna da mesa", "braço da cadeira" e "batata da perna").

    http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil2.php

  • Metáfora = comparação.

    B) como a própria questão diz: é uma dialética = oposição, contradição de ideias.

    No  tempo  da  exposição  total  criamos  a  dialética  perversa  entre  amar  a  própria  imagem,  sermos  vistos  e  acreditarmos que isso assegura, de algum modo, nosso existir.

  • METÁFORA> Figura de linguagem que estabelece uma transferência do significado de uma palavra para outra, por meio de uma comparação não explícita: a paixão queimou-me; dou asas a imaginação.

    A letra B é a única alternativa que não apresenta metáfora.


ID
1484101
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Culto do espelho

Um dos produtos mais curiosos da indústria cultural digital é a chamada selfie, autorretrato feito com celular que virou mania geral. Em lugares públicos e privados, o usuário, como quem porta um espelho, vira a câmera do telefone para o próprio rosto e, “espelho, espelho meu", descobre por meio das redes sociais que não existe no mundo ninguém mais bonito do que “eu".

O autorretrato foi prática comum na história da pintura e da fotografia. Hoje em dia ele é hábito de quem tem um celular à mão. Em qualquer dos casos, a ação de autorretratar-se diz respeito a um exercício de autoimagem no tempo histórico em que técnicas tradicionais como o óleo, a gravura, o desenho foram a base das representações de si. Hoje ele depende das novas tecnologias que, no mundo dos dispositivos, estão ao nosso alcance de forma mais simples.

Não se pode dizer que a invenção da fotografia digital tenha intensificado apenas quantitativamente a arte de autorretratar-se. Selfie não é fotografia pura e simplesmente, não é autorretrato como os outros. A selfie põe em questão uma diferença qualitativa. Ela diz respeito a um fenômeno social relacionado à mediação da própria imagem pelas tecnologias, em específico, o telefone celular. De certo modo, o aparelho celular constitui hoje tanto a democratização quanto a banalização da máquina de fotografar; sobretudo, do gesto de fotografar.

O celular tornou-se, além de tudo o que ele já era, enquanto meio de comunicação e de subjetivação, um espelho. Nosso rosto é o que jamais veremos senão por meio do espelho. Mas é o rosto do outro que é nosso primeiro espelho. O conhecimento de nosso próprio rosto surge muito depois do encontro com o rosto do outro. Em nossa época, contudo, cada um compraz-se mais com o próprio rosto do que com o alheio. O espelho, em seu sentido técnico, apenas nos dá a dimensão da imagem do que somos, não do que podemos ser. Ora, no tempo das novas tecnologias que tanto democratizam como banalizam a maior parte de nossas experiências, talvez a experiência atual com o rosto seja a de sua banalização.

O autorretrato do tipo selfie não seria possível sem o dispositivo dos celulares e suas câmeras fotográficas capazes de inverter o foco na direção do próprio autor da foto. Celular como espelho, a prática da selfie precisa ser pensada em relação à atual experiência com a imagem de si. Ora, a autoimagem foi, desde sempre, fascinante. Daí o verdadeiro culto que temos com os espelhos. Assim é que Narciso é o personagem da autoadmiração, que em um grau de desmesura, destrói o todo da vida. Representante da vaidade como amor à máscara que todos necessariamente usamos para apresentarmo-nos uns diante dos outros, Narciso foi frágil diante de si mesmo. Não escaparemos dessa máscara e de seus efeitos perigosos se não meditarmos no sentido do próprio fato de “aparecer" em nosso tempo. Por trás da máscara deveria haver um rosto. Mas não é esse que o espelho captura.

Um julgamento de valor no caso da hiperexposição dos rostos seria mero moralismo se não colocasse em jogo um dos valores mais importantes de nossa época, o que Walter Benjamin chamou de “valor de exposição". Somos vítimas e reprodutores de sua lógica. No tempo da exposição total criamos a dialética perversa entre amar a própria imagem, sermos vistos e acreditarmos que isso assegura, de algum modo, nosso existir. No tempo da existência submetida à aparência, em que falar de algo como “essência" tem algo de bizarro, talvez que, com a selfie fique claro que somos todos máscaras sem rosto e que este modo de aparecer seja o nosso novo modo de ser.

(Marcia Tiburi. Coluna CULT, Culto do espelho. Disponível em: http: http://revistacult.uol.com.br/home/2014/11/culto-do-espelho//.)

Em “Em nossa época, contudo, cada um compraz‐se mais com o próprio rosto do que com o alheio." (4º§), a forma destacada pode ser substituída, sem alteração de sentido, por

Alternativas
Comentários
  • resignar: Conformar, renunciar, sujeitar, acatar
    Apraz:Sensação de contentamento, de prazer: me apraz sua forma de amar.

  • Compraz: condescende; contemporiza; transige

    A) Refaz: A palavra refaz é derivada da palavra refazer

    B) Apraz: Sensação de contentamento, de prazer: me apraz sua forma de amar (O mais próximo da palavra compraz)

    C) Resignar: Renunciar a algo ou alguém para ser

    D) Exceder: ultrapassar um limite


  • Aprazer e Comprazer possuem o mesmo siginificado, ou seja, agradar a alguém. Também siginifica sentir-se satisfeito. Que é uma qualidade de quem sente prazer. Se observarmos os verbos aPRAZER e ComPRAZER, podemos chegar a conclusão que ambos originam da palavra PRAZER que é um substantivo.

  • Depois de olhar no google fica fácil.

  • essa ninguém sabia, pode admitir..


ID
1484104
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Culto do espelho

Um dos produtos mais curiosos da indústria cultural digital é a chamada selfie, autorretrato feito com celular que virou mania geral. Em lugares públicos e privados, o usuário, como quem porta um espelho, vira a câmera do telefone para o próprio rosto e, “espelho, espelho meu", descobre por meio das redes sociais que não existe no mundo ninguém mais bonito do que “eu".

O autorretrato foi prática comum na história da pintura e da fotografia. Hoje em dia ele é hábito de quem tem um celular à mão. Em qualquer dos casos, a ação de autorretratar-se diz respeito a um exercício de autoimagem no tempo histórico em que técnicas tradicionais como o óleo, a gravura, o desenho foram a base das representações de si. Hoje ele depende das novas tecnologias que, no mundo dos dispositivos, estão ao nosso alcance de forma mais simples.

Não se pode dizer que a invenção da fotografia digital tenha intensificado apenas quantitativamente a arte de autorretratar-se. Selfie não é fotografia pura e simplesmente, não é autorretrato como os outros. A selfie põe em questão uma diferença qualitativa. Ela diz respeito a um fenômeno social relacionado à mediação da própria imagem pelas tecnologias, em específico, o telefone celular. De certo modo, o aparelho celular constitui hoje tanto a democratização quanto a banalização da máquina de fotografar; sobretudo, do gesto de fotografar.

O celular tornou-se, além de tudo o que ele já era, enquanto meio de comunicação e de subjetivação, um espelho. Nosso rosto é o que jamais veremos senão por meio do espelho. Mas é o rosto do outro que é nosso primeiro espelho. O conhecimento de nosso próprio rosto surge muito depois do encontro com o rosto do outro. Em nossa época, contudo, cada um compraz-se mais com o próprio rosto do que com o alheio. O espelho, em seu sentido técnico, apenas nos dá a dimensão da imagem do que somos, não do que podemos ser. Ora, no tempo das novas tecnologias que tanto democratizam como banalizam a maior parte de nossas experiências, talvez a experiência atual com o rosto seja a de sua banalização.

O autorretrato do tipo selfie não seria possível sem o dispositivo dos celulares e suas câmeras fotográficas capazes de inverter o foco na direção do próprio autor da foto. Celular como espelho, a prática da selfie precisa ser pensada em relação à atual experiência com a imagem de si. Ora, a autoimagem foi, desde sempre, fascinante. Daí o verdadeiro culto que temos com os espelhos. Assim é que Narciso é o personagem da autoadmiração, que em um grau de desmesura, destrói o todo da vida. Representante da vaidade como amor à máscara que todos necessariamente usamos para apresentarmo-nos uns diante dos outros, Narciso foi frágil diante de si mesmo. Não escaparemos dessa máscara e de seus efeitos perigosos se não meditarmos no sentido do próprio fato de “aparecer" em nosso tempo. Por trás da máscara deveria haver um rosto. Mas não é esse que o espelho captura.

Um julgamento de valor no caso da hiperexposição dos rostos seria mero moralismo se não colocasse em jogo um dos valores mais importantes de nossa época, o que Walter Benjamin chamou de “valor de exposição". Somos vítimas e reprodutores de sua lógica. No tempo da exposição total criamos a dialética perversa entre amar a própria imagem, sermos vistos e acreditarmos que isso assegura, de algum modo, nosso existir. No tempo da existência submetida à aparência, em que falar de algo como “essência" tem algo de bizarro, talvez que, com a selfie fique claro que somos todos máscaras sem rosto e que este modo de aparecer seja o nosso novo modo de ser.

(Marcia Tiburi. Coluna CULT, Culto do espelho. Disponível em: http: http://revistacult.uol.com.br/home/2014/11/culto-do-espelho//.)

Ao se referir ao uso do aparelho celular na atualidade em relação à máquina de fotografar, a autora

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    " De certo modo, o aparelho celular constitui hoje tanto a democratização quanto a banalização da máquina de fotografar; sobretudo, do gesto de fotografar. "


  • Confesso que as questões de interpretação de texto dessa banca têm me deixado confusa...

  • Estou sentindo dificuldade nas questões de interpretação de texto dessa banca. 

  • Confesso que as questões de interpretação da banca IDECAN são confusas. =/

  • Resposta: Letra A.

    Ao final do terceiro parágrafo, afirma a autora: "De certo modo, o aparelho celular constitui hoje tanto a democratização quanto a banalização da máquina de fotografar; sobretudo, do gesto de fotografar". Evidentemente, há oposição de aspectos positivos -- democratização -- e negativos -- banalização.

    As demais alternativas apresentam a mesma ideia de modos diferentes. Em geral, as três proposições afirmam que, ao referir-se ao uso do aparelho celular, a autora enfatiza o processo de democratização, em detrimento da banalização. Essas ideias são falsas, principalmente considerando a integridade do texto, no qual a autora critica veementemente a banalização da fotografia, por meio da selfie.

    Espero ter contribuído...

    Abraços!

  • E eu achando que português do CESPE e ESAF era difícil. Nessa banca, você marca e nunca vai saber se está certo ou não


ID
1484107
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Culto do espelho

Um dos produtos mais curiosos da indústria cultural digital é a chamada selfie, autorretrato feito com celular que virou mania geral. Em lugares públicos e privados, o usuário, como quem porta um espelho, vira a câmera do telefone para o próprio rosto e, “espelho, espelho meu", descobre por meio das redes sociais que não existe no mundo ninguém mais bonito do que “eu".

O autorretrato foi prática comum na história da pintura e da fotografia. Hoje em dia ele é hábito de quem tem um celular à mão. Em qualquer dos casos, a ação de autorretratar-se diz respeito a um exercício de autoimagem no tempo histórico em que técnicas tradicionais como o óleo, a gravura, o desenho foram a base das representações de si. Hoje ele depende das novas tecnologias que, no mundo dos dispositivos, estão ao nosso alcance de forma mais simples.

Não se pode dizer que a invenção da fotografia digital tenha intensificado apenas quantitativamente a arte de autorretratar-se. Selfie não é fotografia pura e simplesmente, não é autorretrato como os outros. A selfie põe em questão uma diferença qualitativa. Ela diz respeito a um fenômeno social relacionado à mediação da própria imagem pelas tecnologias, em específico, o telefone celular. De certo modo, o aparelho celular constitui hoje tanto a democratização quanto a banalização da máquina de fotografar; sobretudo, do gesto de fotografar.

O celular tornou-se, além de tudo o que ele já era, enquanto meio de comunicação e de subjetivação, um espelho. Nosso rosto é o que jamais veremos senão por meio do espelho. Mas é o rosto do outro que é nosso primeiro espelho. O conhecimento de nosso próprio rosto surge muito depois do encontro com o rosto do outro. Em nossa época, contudo, cada um compraz-se mais com o próprio rosto do que com o alheio. O espelho, em seu sentido técnico, apenas nos dá a dimensão da imagem do que somos, não do que podemos ser. Ora, no tempo das novas tecnologias que tanto democratizam como banalizam a maior parte de nossas experiências, talvez a experiência atual com o rosto seja a de sua banalização.

O autorretrato do tipo selfie não seria possível sem o dispositivo dos celulares e suas câmeras fotográficas capazes de inverter o foco na direção do próprio autor da foto. Celular como espelho, a prática da selfie precisa ser pensada em relação à atual experiência com a imagem de si. Ora, a autoimagem foi, desde sempre, fascinante. Daí o verdadeiro culto que temos com os espelhos. Assim é que Narciso é o personagem da autoadmiração, que em um grau de desmesura, destrói o todo da vida. Representante da vaidade como amor à máscara que todos necessariamente usamos para apresentarmo-nos uns diante dos outros, Narciso foi frágil diante de si mesmo. Não escaparemos dessa máscara e de seus efeitos perigosos se não meditarmos no sentido do próprio fato de “aparecer" em nosso tempo. Por trás da máscara deveria haver um rosto. Mas não é esse que o espelho captura.

Um julgamento de valor no caso da hiperexposição dos rostos seria mero moralismo se não colocasse em jogo um dos valores mais importantes de nossa época, o que Walter Benjamin chamou de “valor de exposição". Somos vítimas e reprodutores de sua lógica. No tempo da exposição total criamos a dialética perversa entre amar a própria imagem, sermos vistos e acreditarmos que isso assegura, de algum modo, nosso existir. No tempo da existência submetida à aparência, em que falar de algo como “essência" tem algo de bizarro, talvez que, com a selfie fique claro que somos todos máscaras sem rosto e que este modo de aparecer seja o nosso novo modo de ser.

(Marcia Tiburi. Coluna CULT, Culto do espelho. Disponível em: http: http://revistacult.uol.com.br/home/2014/11/culto-do-espelho//.)

Em “[...] que virou mania geral." (1º§), o verbo estabelece uma relação com seu complemento que possibilita que a classificação de tal verbo seja __________________________. Além disso, o sujeito demonstrado no trecho em destaque pode ser classificado como __________________. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • gabarito c

    verbo viru 3ºpessoa do singular, sujeito simples

  • "...autorretrato feito com celular que virou mania geral"

    Virar: VTD

    Sujeito Simples: autorretrato feito com celular

    Núcleo do Sujeito: autorretrato

  • Só consegui resolver com a ajuda dos comentários. A banca ao invés de usar: "...autorretrato feito com celular que virou mania geral", usou: “[...] que virou mania geral."

    Que péssimo. Para dar certo temos que acrescentar o que a banca suprimiu. Quem não entender este raciocínio perde a questão.

  • A sacanagem é delimitar a frase e pedir o sujeito onde não tem. husahsu acertei por causa do transitivo direto. " o sujeito demonstrado no trecho em destaque"  Limitar é limitar, pow.

  • autorretrato feito com celular [ que virou mania geral ]

    Se desmontar as orações as colocando de uma maneira mais direta, fica mais fácil responder:

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    autorretrato feito com celular[SUJ. SIMPLES] virou[VTD] mania[OBJ. DIRETO]

    logo, gab letra C)

  • Resposta: Letra C.

    A questão é relativamente simples, mas exige atenção especial!

    O verbo virar indica ação e apresenta complemento, logo é verbo transitivo direto; e mania geral é seu objeto direto. O sujeito da oração é o pronome relativo que, responsável por substituir a expressão autorretrato feito com celular. Uma vez que é termo único, corresponde a sujeito simples.

    A expressão autorretrato feito com celular sequer faz parte da oração adjetiva; logo, na oração subordinada adjetiva restritiva em análise, não exerce qualquer função sintática. Os elementos constitutivos da oração devem ser encontrados na própria oração, não se devendo extrapolar seus limites. Essa expressão exerce função sintática de aposto na oração principal, mas não na oração subordinada, da qual não participa.

    Espero ter contribuído...

    Abraços!

  • Acredito eu que o verbo "virar", nesse caso, seja verbo de ligação, exigindo o predicativo do sujeito e não objeto direto. Virar nesse caso tem sentido de tornar-se, ser. Fui na menos errada e acabei acertando.


ID
1484110
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Culto do espelho

Um dos produtos mais curiosos da indústria cultural digital é a chamada selfie, autorretrato feito com celular que virou mania geral. Em lugares públicos e privados, o usuário, como quem porta um espelho, vira a câmera do telefone para o próprio rosto e, “espelho, espelho meu", descobre por meio das redes sociais que não existe no mundo ninguém mais bonito do que “eu".

O autorretrato foi prática comum na história da pintura e da fotografia. Hoje em dia ele é hábito de quem tem um celular à mão. Em qualquer dos casos, a ação de autorretratar-se diz respeito a um exercício de autoimagem no tempo histórico em que técnicas tradicionais como o óleo, a gravura, o desenho foram a base das representações de si. Hoje ele depende das novas tecnologias que, no mundo dos dispositivos, estão ao nosso alcance de forma mais simples.

Não se pode dizer que a invenção da fotografia digital tenha intensificado apenas quantitativamente a arte de autorretratar-se. Selfie não é fotografia pura e simplesmente, não é autorretrato como os outros. A selfie põe em questão uma diferença qualitativa. Ela diz respeito a um fenômeno social relacionado à mediação da própria imagem pelas tecnologias, em específico, o telefone celular. De certo modo, o aparelho celular constitui hoje tanto a democratização quanto a banalização da máquina de fotografar; sobretudo, do gesto de fotografar.

O celular tornou-se, além de tudo o que ele já era, enquanto meio de comunicação e de subjetivação, um espelho. Nosso rosto é o que jamais veremos senão por meio do espelho. Mas é o rosto do outro que é nosso primeiro espelho. O conhecimento de nosso próprio rosto surge muito depois do encontro com o rosto do outro. Em nossa época, contudo, cada um compraz-se mais com o próprio rosto do que com o alheio. O espelho, em seu sentido técnico, apenas nos dá a dimensão da imagem do que somos, não do que podemos ser. Ora, no tempo das novas tecnologias que tanto democratizam como banalizam a maior parte de nossas experiências, talvez a experiência atual com o rosto seja a de sua banalização.

O autorretrato do tipo selfie não seria possível sem o dispositivo dos celulares e suas câmeras fotográficas capazes de inverter o foco na direção do próprio autor da foto. Celular como espelho, a prática da selfie precisa ser pensada em relação à atual experiência com a imagem de si. Ora, a autoimagem foi, desde sempre, fascinante. Daí o verdadeiro culto que temos com os espelhos. Assim é que Narciso é o personagem da autoadmiração, que em um grau de desmesura, destrói o todo da vida. Representante da vaidade como amor à máscara que todos necessariamente usamos para apresentarmo-nos uns diante dos outros, Narciso foi frágil diante de si mesmo. Não escaparemos dessa máscara e de seus efeitos perigosos se não meditarmos no sentido do próprio fato de “aparecer" em nosso tempo. Por trás da máscara deveria haver um rosto. Mas não é esse que o espelho captura.

Um julgamento de valor no caso da hiperexposição dos rostos seria mero moralismo se não colocasse em jogo um dos valores mais importantes de nossa época, o que Walter Benjamin chamou de “valor de exposição". Somos vítimas e reprodutores de sua lógica. No tempo da exposição total criamos a dialética perversa entre amar a própria imagem, sermos vistos e acreditarmos que isso assegura, de algum modo, nosso existir. No tempo da existência submetida à aparência, em que falar de algo como “essência" tem algo de bizarro, talvez que, com a selfie fique claro que somos todos máscaras sem rosto e que este modo de aparecer seja o nosso novo modo de ser.

(Marcia Tiburi. Coluna CULT, Culto do espelho. Disponível em: http: http://revistacult.uol.com.br/home/2014/11/culto-do-espelho//.)

A presença do acento grave, indicativo de crase, em “relacionado à mediação" pode ser justificada, pois,

Alternativas
Comentários
  • Maicon, que absurdo seu comentário. A regra é clara : duas respostas corretas = anulação.
    Além disso,a letra C está erradíssima !!! A forma verbal pede a preposição independente do gênero do termo que vem depois.É a regência do verbo. Teria preposição mesmo com substantivo masculino em seguida. 

    Gente, CUIDADO com os comentários.Eu também erro às vezes , mas é necessário ficar atento para não atrapalhar os candidatos.
    Quanto mais a comunidade cresce , mais comentários errados surgirão. Vamos ter cuidado.
    Abraços

  • à mediação da recebe crase por ser, também, locução adverbial, então, a questão deveria ser anulada.. 

  • Bom dia,
    A frase é: relacionado à mediação da própria imagem pelas tecnologias.
    O termo que rege é a palavra relacionado, quem está relacionado, está relacionado a alguma coisa, por este motivo, o termo pede a preposição a. E só pode usar a crase pois, está diante de um termo feminino - mediação....NUNCA, NUNCA usa crase diante de palavra masculina. por ex: relacionado ao contexto, contexto é masculino, então nunca nunca poderia usar à contexto. 
    Espero ter ajudado.
  • Letra C:

    A alternativa, da forma como está escrita, restringe a interpretação:

    "a forma verbal rege a preposição “a" diante de substantivo feminino".

    Ou seja, a forma verbal rege a preposição somente se estiver diante de substantivo feminino. ERRADO!!!

     Se o substantivo posposto fosse masculino, a preposição seria mantida: "relacionado ao projeto" = contração da preposição a com o artigo masculino.

    :)

  • Boa explicação Dhanilla. Só depois consegui entender pq a letra C está de fato errada. Como dizem: "o detalhe faz a diferença".

  • Letra C, fiquei na  duvida.

  • á mediação também não é locução adverbial ?

  • gaba: D


    ...De banca DEMENTE

  • Pessoal, o termo regente é a palavra RELACIONADO, portanto, UM NOME. A opção D pede forma VERBAL, por isso está errada! Pegadinha pela falta de atenção!

  • GABARITO: LETRA D

    ACRESCENTANDO:

    Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:

    I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)

    1→ Antes de palavra masculina

    2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))

    3→ Entre expressões c/ palavras repetidas

    4→ Antes de verbos

    5→ Prep. + Palavra plural

    6→ Antes de numeral cardinal (*horas)

    7→ Nome feminino completo

    8→ Antes de Prep. (*Até)

    9→ Em sujeito

    10→ Obj. Direito

    11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

    12→ Antes pronome pessoalmente

    13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

    14→ Antes pronome indefinido

    15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

    II - CASOS ESPECIAIS: (são7)

    1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

    2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

    3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

    4→ Topônimos (gosto de/da_____)

    a) Feminino – C/ crase

    b) Neutro – S/ Crase

    c) Neutro Especificado – C/ Crase

    5→ Paralelismo

    6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

    7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

    III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

    1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

    2→ Após Até

    3→ Antes de nome feminino s/ especificador

    IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

    1→ Prep. “A” + Artigo “a”

    2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

    3→ Loc. Adverbiais Feminina

    4→ Antes de horas (pode está subentendida)

    5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

    FONTE: Português Descomplicado. Professora Flávia Rita

  • A questão é sobre crase e quer saber a justificativa do acento grave, indicativo de crase, em “relacionado à mediação". Vejamos: 

     .

    A) trata-se de uma locução adverbial.

    Errado. Aqui não há locução adverbial.

    • SEMPRE ocorre crase nas locuções de natureza adverbial, formadas com palavra feminina. Ex.: À vontade, à noite, à tarde, às pressas, às vezes, à toa, às claras, às escondidas, à direita, à esquerda, à milanesa (= à moda milanesa), ...

     .

    B) trata-se de uma locução prepositiva.

    Errado. Aqui não há locução prepositiva.

    • SEMPRE ocorre crase nas locuções de natureza prepositiva. Ex.: À custa de, à espera de, à força de, à procura de, à vista de...

     .

    C) a forma verbal rege a preposição “a" diante de substantivo feminino.

    Errado. A forma verbal exige a preposição "a" (relacionado A alguma coisa), mas precisa da preposição "a" antes do substantivo masculino (A mediação) para haver a crase: A + A = À. A alternativa está errada, pois afirma que ocorre a crase apenas porque a forma verbal rege a preposição "a" diante de substantivo feminino. Essa afirmação está errada, pois, para haver crase, seria preciso haver a fusão da preposição "a" com o artigo feminino "a".

     .

    D) o termo regente exige a preposição “a" posposta e o termo regido admite o artigo feminino “a" anteposto.

    Certo. O termo regente (o verbo) exige a preposição "a" (relacionado A alguma coisa) e o termo regido (seu complemento) admite o artigo feminino "a" (A mediação): A + A = À

     .

    Gabarito: Letra D

  • Quanto à letra C:

    C) a forma verbal rege a preposição “a" diante de substantivo feminino.

    A alternativa está incompleta, pois faltou mencionar, exatamente, o que a letra D, que é completa, mencionou: a necessidade do ARTIGO com a PREPOSIÇÃO para que se forme a CRASE.

    OBS: CESPE também costuma cobrar dessa forma, ou seja, a alternativa deve indicar que há preposição + artigo


ID
1484113
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Culto do espelho

Um dos produtos mais curiosos da indústria cultural digital é a chamada selfie, autorretrato feito com celular que virou mania geral. Em lugares públicos e privados, o usuário, como quem porta um espelho, vira a câmera do telefone para o próprio rosto e, “espelho, espelho meu", descobre por meio das redes sociais que não existe no mundo ninguém mais bonito do que “eu".

O autorretrato foi prática comum na história da pintura e da fotografia. Hoje em dia ele é hábito de quem tem um celular à mão. Em qualquer dos casos, a ação de autorretratar-se diz respeito a um exercício de autoimagem no tempo histórico em que técnicas tradicionais como o óleo, a gravura, o desenho foram a base das representações de si. Hoje ele depende das novas tecnologias que, no mundo dos dispositivos, estão ao nosso alcance de forma mais simples.

Não se pode dizer que a invenção da fotografia digital tenha intensificado apenas quantitativamente a arte de autorretratar-se. Selfie não é fotografia pura e simplesmente, não é autorretrato como os outros. A selfie põe em questão uma diferença qualitativa. Ela diz respeito a um fenômeno social relacionado à mediação da própria imagem pelas tecnologias, em específico, o telefone celular. De certo modo, o aparelho celular constitui hoje tanto a democratização quanto a banalização da máquina de fotografar; sobretudo, do gesto de fotografar.

O celular tornou-se, além de tudo o que ele já era, enquanto meio de comunicação e de subjetivação, um espelho. Nosso rosto é o que jamais veremos senão por meio do espelho. Mas é o rosto do outro que é nosso primeiro espelho. O conhecimento de nosso próprio rosto surge muito depois do encontro com o rosto do outro. Em nossa época, contudo, cada um compraz-se mais com o próprio rosto do que com o alheio. O espelho, em seu sentido técnico, apenas nos dá a dimensão da imagem do que somos, não do que podemos ser. Ora, no tempo das novas tecnologias que tanto democratizam como banalizam a maior parte de nossas experiências, talvez a experiência atual com o rosto seja a de sua banalização.

O autorretrato do tipo selfie não seria possível sem o dispositivo dos celulares e suas câmeras fotográficas capazes de inverter o foco na direção do próprio autor da foto. Celular como espelho, a prática da selfie precisa ser pensada em relação à atual experiência com a imagem de si. Ora, a autoimagem foi, desde sempre, fascinante. Daí o verdadeiro culto que temos com os espelhos. Assim é que Narciso é o personagem da autoadmiração, que em um grau de desmesura, destrói o todo da vida. Representante da vaidade como amor à máscara que todos necessariamente usamos para apresentarmo-nos uns diante dos outros, Narciso foi frágil diante de si mesmo. Não escaparemos dessa máscara e de seus efeitos perigosos se não meditarmos no sentido do próprio fato de “aparecer" em nosso tempo. Por trás da máscara deveria haver um rosto. Mas não é esse que o espelho captura.

Um julgamento de valor no caso da hiperexposição dos rostos seria mero moralismo se não colocasse em jogo um dos valores mais importantes de nossa época, o que Walter Benjamin chamou de “valor de exposição". Somos vítimas e reprodutores de sua lógica. No tempo da exposição total criamos a dialética perversa entre amar a própria imagem, sermos vistos e acreditarmos que isso assegura, de algum modo, nosso existir. No tempo da existência submetida à aparência, em que falar de algo como “essência" tem algo de bizarro, talvez que, com a selfie fique claro que somos todos máscaras sem rosto e que este modo de aparecer seja o nosso novo modo de ser.

(Marcia Tiburi. Coluna CULT, Culto do espelho. Disponível em: http: http://revistacult.uol.com.br/home/2014/11/culto-do-espelho//.)

Acerca do trecho “O conhecimento de nosso próprio rosto surge muito depois do encontro com o rosto do outro." (4º§), considere as afirmativas a seguir e assinale a correta.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o fato da alternativa "b" estar correta, tendo em vista que quando o sujeito composto é formado por núcleos sinônimos ou quase sinônimos, o verbo pode ficar no plural ou no singular. Portanto, o acréscimo de "e a apreciação" após "conhecimento" não exige a substituição da forma verbal "surge" por "surgem".


    Por Exemplo:

    Descaso e desprezo marcam / marca seu comportamento.


    Fonte:http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint53.php
  • Creio ter entendido após pensar um pouco a respeito. Os termos "apreciação" e "conhecimento" não são considerados quase sinônimos e com razão...

  • não entendi o porquê da alternativa D está errada. Essa Banca sempre tem respostas estranhas perante suas alternativas.

  • “O conhecimento de nosso próprio rosto surge muito depois do encontro com o rosto do outro

    B) pois tornará um sujeito composto

    Não é D), pois o verbo concordará com o sujeito "O conhecimento"

  • maicon4 costa a letra "d" está errada pq o verbo "surge" deve concordar com o sujeito. E o conceito de sujeito é:Termo cujo núcleo despreposicionado é responsável pela a ação verbal. Sendo assim, o correto é o verbo "surge" concordar com "conhecimento" que é o termo despreposicionado da frase. Espero ter esclarecido! 

  • "Apreciação" e "conhecimento" não estão contextualizados como quase sinônimos.

    A concordância acontecerá o seguinte entendimento:
    "Quando o sujeito é composto e anteposto ao verbo, a concordância se faz no 

    plural.

    Exemplos:

    Pai e filho conversavam longamente."

    Quando o sujeito composto vem posposto ao verbo, pode-se concordar com um ou com os dois:
    "Exemplos:  Faltaram coragem e competência.
    Faltou coragem e competência."  (http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint53.php)



  • Sujeito composto.

  • Toda vez que quisermos saber se o verbo está concordando em número e pessoa com o sujeito, devemos buscar o verbo da oração. Depois que encontrarmos, procuramos o núcleo do sujeito. Em regra geral, o verbo concorda com o núcleo do sujeito.

     

    "O conhecimento de nosso próprio rosto surge muito depois do encontro com o rosto do outro."

    O que é que surge? 

    O conhecimento de nosso próprio rosto ---> Sujeito

    O conhecimento ---> Núcleo do Sujeito.

     

    A alternativa B diz: 

    O acréscimo de “e a apreciação" após “conhecimento" exige a substituição da forma verbal “surge" por “surgem".

    "O conhecimento e a apreciação de nosso próprio rosto surge muito depois do encontro com o rosto do outro."

    O que é surge??

    "O conhecimento e a apreciação de nosso próprio rosto ---> Sujeito Composto

    O conhecimento e a apreciação ---> Dois núcleos

     

    Logo o verbo tem que concordar com o sujeito composto.

    "O conhecimento e a apreciação de nosso próprio rosto surgem muito depois do encontro com o rosto do outro."

     

    Gabarito B

     

    Erros: Avisem-me

     

  • Sujeito composto POSPOSTO ao verbo - VERBO FACULTATIVO - Ex: Foram/Foi hoje o atleta e o treinador.

    Sujeito composto ANTEPOSTO ao verbo - VERBO NO PLURAL - Ex: O atleta e o treinador FORAM hoje.



    Gab. B

  • GABARITO B.

    Surge por surgem. Conhecimento e apreciação = Sujeito composto.

  • Alguém poderia me explicar o porquê da C) estar errada?

  • A) A forma nominal do verbo surgir é surgimento

    B) Quando o sujeito composto estiver antes do verbo, esse último ficará no plural. Exemplo: Paola e Pedro gostaram do seu interesse em vender a casa. b) Quando o sujeito vier depois do verbo, esse último ficará no plural ou com o núcleo do sujeito que estiver mais próximo ao verbo.

    C) tempos verbais diferentes altera a semântica

    D) O verbo vai concordar com o núcleo do sujeito que é conhecimento que está no singular.


ID
1484116
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em um varal, encontram-se três peças de cores diferentes, sendo uma toalha, uma colcha e um lençol. Sabe-se que uma dessas peças está molhada, uma está úmida e uma está seca. Considere ainda que:

· a peça molhada não é a colcha;
· a peça úmida ou é a verde ou é a toalha;
· nem a colcha está seca nem a peça úmida é azul; e,
· a peça branca não está molhada e o lençol não está seco.

As cores da toalha, da colcha e do lençol são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  •                                 toalha             colcha                    lençol

    molhada                     X                      X                           ok 
    úmida                         X                     ok                          X
    seca                           ok                     X                          X                           
    branca                        ok                     X                          X
    verde                           X                     ok                         X
    azul                             X                      X                          ok

    A resposta é a letra A. Toalha branca, colcha verde e lençol azul.

  • Eu fiz da forma abaixo, pois acho mais claro (mas dá o mesmo resultado)...
                        toalha                colcha           lençol              
    molhada         x                        x                   ok (azul)
    úmida             x (não verde)    ok (verde)     x
    seca              ok (branca)        x                    xA resposta é a letra A. Toalha branca, colcha verde e lençol azul.

  • Só consegui definir a cor da colcha. A 4ª afirmação exclui a peça úmida também?

  • Que assunto é esse pessoal?

  • Simon é Problemas sobre correlacionamento.

  • Pra quem sabe montar a tabela, é só fazer como nas revistas da Coquetel.

  • Esse vídeo ajuda

    https://www.youtube.com/watch?v=-pY0u2iYY-8

  • Saber a tabelinha deixa tudo mais lindo nessas questoes rsrsrs  Fica até divertida

  • Cara, eu acertei, mas eu demorei TANTO, que nem sei se compensa esse ponto....com o tempo curto de prova, melhor dar ênfase para quebrar cabeça nas questões que valem mais, ou seja, nas específicas.

     

     


ID
1484122
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um veículo fez a travessia de um túnel com velocidade constante de 54 km/h. Numa segunda travessia desse mesmo túnel, ele aumentou a velocidade para 72 km/h e, assim, economizou 45s. É correto afirmar que o comprimento desse túnel é de

Alternativas
Comentários
  • HAHAHA! Questão de física! Essa Idecan...

  • Meu amigo Flávio solucionou para a gente:

    54km/h = 15m/s

    72km/h = 20ms       economizou 45s

    v = s/t

    15 = s/t

    s = 15t

    s = 20(t-45)   ->> s = 20t - 900  = 15t

    5t = 900

    t = 180s

    s= 15 x 180 = 2700m  = 2,7km


  • Resolução detalhada:

    1ª travessia: 54km/h 
    2ª travessia: 72 km/h mas com - 45s.
    (como está em segundos, temos que transformar os km em m/s dividindo-os por 3,6) 
    54 km/h= 15 m/s
    72 km/h= 20 m/s

    fórmula da velocidade média: vm= s(espaço/distância) / t (tempo), então...

    15= s/t ... 15t=s20.(t-45)=s (aplica a propriedade distributiva) = s= 20t - 900 = 15t (o que está com sinal negativo passa para o outro lado positivo e vice-versa)

    20t-15=900; 5t=900; t=900/5; t=180Voltando para a base do problema: 15.t = s (espaço/distância);
    s=15.180m = 2,700 metros (divide por 100) = 2,7 km. :D


    ESPERO TER AJUDADO, FIZ BEM ESPECÍFICO PARA NÃO GERAR DÚVIDA! ABÇS, bons estudos!
  • primeiro vamos calcular quanto ele andou em 45 segundos por regra de trÊs : 72 km em 1 hora, x em 45 segundos, dará 900 metros .  logo em seguida  perceberemos que com 18 km mais rapido ( 72-54) ele anda 900 metros, entao, com 9km ele anda 450 metros, e com 54 andará 2700


  • ara resolver essa questão, é necessário fazer as equações que estão propostas no texto

    Considere Y como Tempo, e X como distância.

    Primeiramente, vamos deixar tudo na mesma unidade de medida. Distancia em Km, e tempo em HORAS.

    45 segundos = 0,75 mim = 0,0125 Horas

    No percurso A, eles correu numa velocidade de 54 km/h, numa distancia X, num tempo Y.

    No percurso B, ele correu numa velocidade de 72 km/h, numa distancia X, num tempo Y – 0,0125

    Fazendo agora as equações:

    PERCURSO A:

    54 Km – 1 Hora

    Assim como:

    X – Y

    PERCURSO B:

    72 km – 1 hora

    Assim como:

    X – (y-0,0125)

    Temos então 2 equações:

    54Y = x 

    72(y-0,0125) = X

    Ou seja, 54y = 72(y-0,0125)

    Resolvendo essa ultima equação, teremos Y = 0,05

    Ou seja, no percuso A ele demoriu 0,05 horas,  então 54 x 0,05 =  2,7 KM 

  • A distância percorrida é o comprimento do túnel que vou chamar de D.

    Distância = Velocidade x tempo 1 hora  - 3600 segundos X - 45 segundos Pela regra de três X=45/3600=0,0125 72 Km/h x (t - 0,0125) = 54 Km/h x t 72 t  - 72x0,0125 = 54 t     72 x 0,0125 = 0,9 72 t - 54 t = 0,9 18 t = 0,9 t = 0,9/18 t = 0,05 h Distância percorrida = 54 Km/h x 0,05h Distância percorrida = 2,7 Km
  • Velocidade = Distância/Tempo

    Antes é necessário (FUNDAMENTAL) transformar as grandezas. Como o tempo foi dado em segundos, vamos transformar km/h em m/s.
      Assim, 
    54km/h = 15m/s e 
    72km/h = 20m/s. 
    Daí se pode montar um sistema de equações: Como Velocidade = Distância (D) / Tempo (T),  temos 
     1ª equação: 15 = D / T ; 2ª equação: 20 = D / T - 45  (lembra que ele economizou 45 segundos quando aumentou a velocidade, no segundo percurso?! Esse é o segredo). 
    A distância não muda, pois nos dois percursos (nas duas equações), o túnel é o mesmo.
     Então e só resolver:
    1ª equação fica:   D = 15T ;  Substitui na 2ª:   20 = 15T / T - 45  --->  20.(T-45) = 15T --->  20T - 900 = 15T ---> 5T = 900 --->  T = 180 (segundos).  
     Agora, substitui-se T em qualquer das equações: D = 15 T ---> D= 15 x 180 = 2.700m = 2,7km
  • Dica: Quando questões trouxerem velocidade, distância, etc... Cuidado com as unidades!!!!!!!

    Sempre as bancas botam pegadinhas para que o candidato se #$@&*

    Vale pra Física/Química/Matemática


ID
1551979
Banca
Órgão
Ano
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Portugal, Itália, Grécia e Espanha passaram a ser denominados pela imprensa do Reino Unido de PIGS (porcos) em meados de 2008. Algum tempo depois, foi acrescentado a este grupo ‒ que passou a ser denominado PIIGS ‒ a Irlanda. O acrônimo foi utilizado para definir o(a)

Alternativas
Comentários
  • PIGS é uma acrônimo pejorativo originalmente usado na imprensa de língua inglesa, sobretudo britânica, para designar o conjunto das economias de Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha (Spain em inglês). Em inglês o acrônimo significa "porcos", animais por vezes usado em caricaturas para ilustrar a má performance econômica dos 5 países. A expressão "economias porcinas" é também usada.[1] Expressões similares, como the Olive Belt (o cinturão da azeitona)[2] ou "Club Med",[3] [4] também foram aplicados ao mesmo (ou quase o mesmo) agrupamento de países do sul da Europa, durante a crise econômica de 2008-2009, quando as economias de Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha foram consideradas particularmente vulneráveis, em razão do alto ou crescente endividamento e do alto deficit público em relação ao PIB.

    Em Setembro de 2008 o uso do acrónimo pelo jornal Financial Times levou ao protesto de empresários espanhóis e do ministro português da economia, Manuel Pinho. [5] Mas já antes havia sido usado por publicações como a Newsweek,[6] The Economist[7] ou o jornal The Times.[8]

    No final de 2011, a Irlanda foi também incluída no lote,[8] e o acrônimo PIGS ganhou mais um "I".[9] (menos frequentemente, o I também se referia à economia da Irlanda). [10] [9] Mais recentemente, também o Reino Unido foi associado ao acrônimo, que, por isso, ganhou mais um G, transformando-se em PIIGGS.[11] [


    Ex nunc

  • A sigla PIIGS é usada para se referir aos cinco países da Zona Euro, que foram considerados mais fracos economicamente após a crise financeira de 2008-2009. Estes países são Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha. 
    Eles têm tirado o sono de muitos economistas do mundo e provocam temores em muitos investidores quanto à capacidade desses governos de conter o alto deficit e de conseguir honrar suas dívidas. O deficit acorre quando um país gasta mais do que arrecada. 


    Gabarito B

  • São Países fortemente atingidos pela crise econômica mundial, resposta B

  • Letra B os  Pigs  são paíse   da união européia  com econômia deficitária.


ID
1551991
Banca
Órgão
Ano
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A política internacional vive em ciclos. O término da Guerra Fria, em 1991, desencadeou um período de supremacia destacada dos Estados Unidos, no mundo, nos terrenos econômico e político, após dividir esta hegemonia em algumas décadas do século XX com o(a)

Alternativas
Comentários
  • Guerra Fria é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991), um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações e suas zonas de influência. É chamada "fria" porque não houve uma guerra direta entre as duas superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear. A corrida armamentista pela construção de um grande arsenal de armas nucleares foi o objetivo central durante a primeira metade da Guerra Fria, estabilizando-se na década de 1960 até à década de 1970 e sendo reativada nos anos 1980 com o projeto do presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan chamado de "Guerra nas Estrelas".

    Uma parte dos historiadores argumenta que foi uma disputa dos países que apoiavam as Liberdades civis, como a liberdade de opinião e de expressão e de voto, representada pelos Estados Unidos e outros países ocidentais e do outro lado a doutrina comunista ateia,[1] [2] (ver: Ateísmo Marxista-leninista) onde era suprimida a possibilidade de eleger e de discordar, defendida pela União Soviética (URSS)[3] e outros países onde o comunismo fora imposto por ela. Outra parte defende que esta foi uma disputa entre o capitalismo, que patrocinou regimes ditatoriais na América Latina,[4] representado pelos Estados Unidos, e o socialismo totalitário[5] [6] expansionista[7] ou socialismo de Estado,[8] onde fora suprimida a propriedade privada, defendido pela União Soviética (URSS) e China.[9] Entretanto, esta caracterização só pode ser considerada válida com uma série de restrições e apenas para o período do imediato pós-Segunda Guerra Mundial, até a década de 1950. Logo após, nos anos 1960, o bloco socialista se dividiu e durante as décadas de 1970 e 1980, a China comunista se aliou aos Estados Unidos na disputa contra a União Soviética. Além disso, muitas das disputas regionais envolveram Estados capitalistas, como os Estados Unidos contra diversas potências locais mais nacionalistas.


    Ex nunc.

  • Guerra Fria (1947 a 1989)

    - bipolarização do mundo

    - Poder = capacidade militar + arsenal militar

    - EUA = economia de mercado (capitalismo) + democracia política

    - URSS = planificação da economia estatal + hegemonia de um único partido político (socialismo)

    - divisão da Europa (cenário do confronto entre as 2 potências):

    a) Europa Ocidental = aliados aos EUA

    a.1 Doutrina Truman 

    a.2 Plano Marshall 

    a.3 OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte)


    b) Europa Oriental = aliados à URSS 

    b.1 Pacto de Varsóvia (aliança militar) - 1955

    b.2 Comecon (conselho econômico de assistência mútua) 


    - conferência de Potsdam (Alemanha) após o final da SGM e vitória do grupo Aliado --> separação da Alemanha em 4 blocos, para França, Inglaterra, EUA e URSS;


    - Corrida Espacial

    1957 = URSS chega ao espaço;

    1969 = EUA chega à Lua;


    - Guerra da Coreia (1950 - 53): confronto entre Coreia do Norte (comunista) e Coreia do Sul (capitalista) --> Guerra finalizou-se com a separação/divisão do País em 2 blocos;


    - Guerra do Vietnã (1965 - 75): confronto entre Vietnã do Norte (comunista) e Vietnã do Sul (capitalista) --> Fracasso dos EUA devido à opinião pública


    - Guerra dos Seis Dias (1967) e do Yom Kippur (1973)  


    - Revolução Cubana (1959) = implantação do regime pró-soviético em CUBA --> bloqueio econômico dos EUA sobre Cuba que só foi quebrado em 2015.


    - Macarthismo (1947) = investigação e perseguição de intelectuais e artistas pró socialismo. Os EUA utilizou o cinema, a propaganda, a televisão para divulgar campanhas valorizando-o "american way of life" / jeito ou estilo americano


    - Crise dos Mísseis Cubanos = instalação de mísseis americanos na Turquia promoveu o mesmo da URSS em Cuba. 13 dias de suspense mundial devido à possível guerra nuclear. 


    - Queda do Muro de Berlim (1989) = representação do fim da Guerra Fria, com reunificação da Alemanha, com dissolução do estado soviético em 1991 e formação da CEI (comunidade dos estados independentes). Perestroika (reestruturação) + Glasnost (transferência política)

  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Fria

  • Letra D,   a  hegemônia  era  dividida com ex - União Soviética.


ID
1827031
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Movimentos suaves e naturais, sem que haja nos exercícios dificuldades cardiorrespiratórias, que, no entanto, exigem flexibilidade, destreza e força estão relacionados com que tipo de método ginástico?

Alternativas
Comentários
  • Método Dinamarquês 

    -Movimentos suaves e naturais;

    -Flexibilidade, destreza e força;

    -Baixa dificuldade cardiorespiratória.


ID
1827034
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

“Bloqueio, soco, golpe e chute – técnicas fundamentais do caratê – são combinados de uma maneira lógica no _________, os exercícios formais dessa luta.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Alternativas

ID
1827037
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

“No jogo de basquetebol, esse movimento é considerado legal, no qual um jogador que está segurando uma bola viva na quadra de jogo dá um ou mais de um passo em qualquer direção com o mesmo pé, enquanto o outro pé é mantido no mesmo ponto de contato com o solo.” A descrição anterior se refere ao movimento denominado

Alternativas
Comentários
  • pivô.


ID
1827040
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

No jogo de handebol, em situações como: um jogador da equipe adversária entrou na área de gol, o goleiro controlou a bola na área de gol, ou a bola ficou parada no solo dentro da área de gol e a bola cruzou a linha de fundo, depois de ter sido tocada por último pelo goleiro, ou pelo jogador da equipe adversária, será concedido o tiro

Alternativas
Comentários
  • REGRA 12 – O TIRO DE META

    12.1. Um tiro de meta será concedido quando:

    (I) um jogador da equipe adversária invadir a área de gol;

    (II) o goleiro controlar a bola em sua área de gol ou a bola ficar parada no solo dentro da área de gol;

    (III) um jogador da equipe adversária tocar a bola enquanto ela estiver rolando ou estiver parada dentro área de gol; ou

    (IV) a bola cruzar a linha de fundo, depois de ter sido tocada por último pelo goleiro ou pelo jogador da equipe adversária.

    Isto significa que, em todas estas situações, a bola será considerada fora de jogo e que a partida será reiniciada com um tiro de meta se houver uma infração depois que o tiro de meta foi concedido, mas antes que ele tenha sido executado. 


ID
1827043
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

“Nessa abordagem pedagógica da educação física na escola, o conteúdo ‘jogos’ tem papel privilegiado, considerando seu principal conteúdo, porque enquanto joga ou brinca, aprende em um ambiente lúdico e prazeroso. Para uma maior compreensão dessa abordagem, se faz necessário compreender aspectos do trabalho de Piaget e Vygotsky.” A descrição apresentada anteriormente se relaciona à abordagem denominada

Alternativas
Comentários
  • Construtivista
  • Piaget - Contrutivista

    Vygotsky- Histórico-crítica


ID
1827046
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“A presidenta Dilma Rousseff chega hoje (28 de janeiro de 2015) a San Jose, na Costa Rica, para participar da 3ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino‐Americanos e Caribenhos (Celac). No encontro, os chefes de Estado e de governo do bloco vão celebrar duas vitórias: a decisão dos Estados Unidos de normalizar as relações com Cuba, depois de meio século, e a aproximação com a China, que prometeu duplicar o intercâmbio comercial com a região e investir US$ 250 bilhões na próxima década. Outro tema do encontro é a erradicação da pobreza."

(Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2015‐01/relacao‐cuba‐eua‐e‐aproximacao‐com‐china‐sao‐temas‐da‐celac.)

Analise as afirmativas correlatas.

I. “A Celac vem se firmando como principal bloco econômico do continente americano que atua na contribuição para a ampliação do diálogo político e dos projetos de cooperação na América, facilitando a definição de uma identidade própria regional e de posições continentais comuns sobre integração e desenvolvimento."

PORQUE

II. “A Celac é formada por todos os países do continente americano e Caribe atuando há mais de cinco décadas como um mecanismo de organização política e integração regional que já obteve grandes resultados no que tange ao desenvolvimento regional de toda a América."

Assinale a alternativa correta.


Alternativas
Comentários
  • A Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) (em espanhol: Comunidad de Estados Latinoamericanos y Caribeños; em francês: Communauté des États latin-américains et caraïbéens), é um organismo internacional, herdeiro do Grupo do Rio e da Calc, a Cúpula da América Latina e Caribe[1] sobre Integração e Desenvolvimento[2] . Foi criado na terça-feira 23 de fevereiro de 2010 em seção da Cúpula da Unidade da América Latina e Caribe, na cidade de Playa del Carmen, Quintana Roo, México. Só Honduras ficou fora, já que diversos países presentes, incluindo o Brasil, não reconhecem o governo eleito após o golpe contra Manuel Zelaya, em junho de 2009.

    Segundo o presidente do México, Felipe Calderón, o anfitrião do encontro em que foi criado a comunidade, o objetivo do novo organismo é projetar globalmente a região, em temas como o respeito ao direito internacional, a igualdade entre Estados, o respeito aos direitos humanos e a cooperação. Além disso, é consenso entre os líderes que a criaram que a comunidade deverá trabalhar sobre a base da solidariedade, da inclusão social e da complementaridade.[carece de fontes?]

    A despeito das limitações da OEA, a Organização dos Estados Americanos, no que tange à resolução de disputas regionais, há divergências entre as lideranças presentes a respeito do potencial da nova comunidade em substituir a OEA.[carece de fontes?]

    A sua primeira reunião de cúpula aconteceu em Caracas, capital da Venezuela, entre os dias 1 e 4 de dezembro de 2011

  • Não conhecia a CELAC, mas o chute foi certeiro kkk (graças a Deus)

    Analisei o trecho que diz que Dilma estava seguindo para a 3ª cúpula da CELAC, portanto exclui a possibilidade da atuação há mais de cinco décadas, como afirma o "porque"

    A primeira também me pareceu errado ao afirmar que “A Celac vem se firmando como principal bloco econômico do continente americano", mas levei em consideração o lance das "cico décadas) e como não tinha alternativa onde a I seria verdadeira e II falsa e somente a letra A tinha a possibilidade da II ser falsa, fiquei com ela.

  • Letra A  , as  duas  alternativas são falsas  tinha errado a questão.


ID
1827049
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“A presidenta Dilma Rousseff chega hoje (28 de janeiro de 2015) a San Jose, na Costa Rica, para participar da 3ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino‐Americanos e Caribenhos (Celac). No encontro, os chefes de Estado e de governo do bloco vão celebrar duas vitórias: a decisão dos Estados Unidos de normalizar as relações com Cuba, depois de meio século, e a aproximação com a China, que prometeu duplicar o intercâmbio comercial com a região e investir US$ 250 bilhões na próxima década. Outro tema do encontro é a erradicação da pobreza."

(Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2015‐01/relacao‐cuba‐eua‐e‐aproximacao‐com‐china‐sao‐temas‐da‐celac.)

Os presidentes Barack Obama e Raúl Castro anunciaram na quarta‐feira, 17 de dezembro de 2014, o restabelecimento dasrelações dos Estados Unidos com Cuba. Sobre o histórico desta tumultuada relação, analise.

I. O estremecimento das relações ocorreu quando o então presidente Fidel Castro anunciou a adesão de Cuba ao marxismo‐comunismo, aliando‐se à extinta União Soviética.

II. O restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países derrubou o embargo econômico que os EUA mantinha sobre Cuba desde o término da Segunda Guerra Mundial.

III. Ao mesmo tempo em que promoveu um bloqueio econômico e político, a ilha caribenha e os EUA também articularam para sua expulsão na década de 1960 da Comunidade de Estados Latino‐Americanos e Caribenhos (Celac).

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Letra B,  todo o  conflito começou quando  Fidel  Castro  aliou-se  a  ex- URRS.


ID
1827052
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“A presidenta Dilma Rousseff chega hoje (28 de janeiro de 2015) a San Jose, na Costa Rica, para participar da 3ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino‐Americanos e Caribenhos (Celac). No encontro, os chefes de Estado e de governo do bloco vão celebrar duas vitórias: a decisão dos Estados Unidos de normalizar as relações com Cuba, depois de meio século, e a aproximação com a China, que prometeu duplicar o intercâmbio comercial com a região e investir US$ 250 bilhões na próxima década. Outro tema do encontro é a erradicação da pobreza.”

(Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2015‐01/relacao‐cuba‐eua‐e‐aproximacao‐com‐china‐sao‐temas‐da‐celac.)

A matriz de transporte brasileira é __________________, já que mais da metade de suas cargas são transportadas por rodovias, seguida bem distante pelas vias ________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • Letra - C

    Segundo dados da CNT (2013), o transporte rodoviário tem sua maior participação com 61,1% das cargas, seguido do ferroviário com 20,7% e aquaviário com 13,6%, representando 95,4% de toda a carga transportada no contexto brasileiro


ID
1827055
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Que semelhança pode ser apontada entre as duas nações ‒ Cuba e China ‒ que se encontram na pauta de celebração da 3ª Cúpula da Celac?

Alternativas

ID
1827058
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Desde meados de 2014 está em vigor, no Brasil, o Marco Civil da Internet, lei que funciona como uma Constituição para o uso da rede no país estabelecendo princípios, garantias, direitos e deveres para internautas e empresas. Um de seus principais pilares é a chamada neutralidade, segundo a qual

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

  • Por eliminação dá pra acertar, d.


ID
1827064
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“O Brasil desperdiçou 37% de toda a água tratada em 2013, segundo relatório do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), serviço ligado ao Ministério das Cidades. Os números de 2013 são os mais recentes divulgados. A média se manteve estável com relação ao verificado em 2012. O ideal, segundo o estudo, é que o índice de desperdício fique abaixo de 20%."

(Disponível em: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/01/pais‐desperdicou‐37‐da‐agua‐tratada‐em‐2013‐diz‐relatorio‐do‐governo.html.)

O Brasil é considerado um dos países mais ricos em recursos hídricos do Planeta, abrigando pouco mais de 10% de toda a água potável do mundo. Sobre a distribuição geográfica da água potável no Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(     ) Quase dois terços das reservas se encontram nos rios da região Norte, que é a região menos povoada do país.

(     ) O Sudeste é a região que possui a menor reserva, o que vem gerando crises de abastecimento em várias capitais, como São Paulo.

(     ) Um quantitativo considerável da água potável do Brasil não está à luz do sol, mas escondido em aquíferos, formações geológicas subterrâneas.

(     ) A maior reserva de água potável do Brasil está no Aquífero Guarani, que se espalha sob um milhão de quilômetros quadrados, pelo subsolo de todos os estados do Norte e Centro‐Oeste do Brasil.

A sequência está correta em  


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

  • Maior aquífero do Brasil é o Alter do Chão; nos estados de Pará, Amapá e Amazonas.

    O Guarani está localizado: no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.


ID
1827067
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“O Brasil desperdiçou 37% de toda a água tratada em 2013, segundo relatório do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), serviço ligado ao Ministério das Cidades. Os números de 2013 são os mais recentes divulgados. A média se manteve estável com relação ao verificado em 2012. O ideal, segundo o estudo, é que o índice de desperdício fique abaixo de 20%.”

(Disponível em: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/01/pais‐desperdicou‐37‐da‐agua‐tratada‐em‐2013‐diz‐relatorio‐do‐governo.html.)

São constatações sobre o desperdício da água obtidas pelo estudo do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS):

I. A água não chega ao consumidor devido a vazamentos em adutoras, redes, ramais, conexões e reservatórios das prestadoras de serviço responsáveis pelo abastecimento.

II. Enfrentando uma das maiores crises hídricas de sua história, São Paulo foi o município que apresentou o maior índice de desperdício de água no Brasil.

III. As regiões Norte e Nordeste são as únicas com taxas de desperdício maiores que a média nacional.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas

ID
1827070
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“O Brasil desperdiçou 37% de toda a água tratada em 2013, segundo relatório do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), serviço ligado ao Ministério das Cidades. Os números de 2013 são os mais recentes divulgados. A média se manteve estável com relação ao verificado em 2012. O ideal, segundo o estudo, é que o índice de desperdício fique abaixo de 20%."

(Disponível em: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/01/pais‐desperdicou‐37‐da‐agua‐tratada‐em‐2013‐diz‐relatorio‐do‐governo.html.)

Analise as afirmativas correlatas.

I. “A região metropolitana de São Paulo sofre uma das maiores crises hídricas de sua história, desde que tiveram início as medições nos sistemas de reservatórios fornecedores de água, tendo o sistema Cantareira, a situação mais grave, já que o nível bate sucessivos recordes negativos desde o início do ano de 2015."

PORQUE

II. “Uma seca histórica vem assolando a região, com volume de chuvas abaixo dos outros anos, que teve o problema agravado devido à falta de planejamento e de investimentos para amenizar os efeitos da seca."

Assinale a alternativa correta.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B