SóProvas



Prova IF-PB - 2011 - IF-PB - Assistente de Administração


ID
954487
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

As empresas, sejam elas públicas ou privadas, têm como principais fatores que obrigam às normas de segurança: pessoas, equipamentos, instalações e materiais. O intuito maior é prevenir riscos contra, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Inventário de bens disponíveis em estoque para venda no processo normal de um negócio, ou a serem utilizados na fabricação de produtos comercializados pela empresa, O inventário faz parte da controladoria de ESTOQUE.



ID
954490
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Qualquer equipamento, dotado de força motriz, somente poderá ser colocado à disposição do operador se oferecer condições mínimas de operação. Das afirmativas apresentadas, qual NÃO corresponde a esta realidade?

Alternativas
Comentários
  • "somente a afirmativa d" não tem relação com "força motriz". As demais opções são necessárias para que equipamentos de força motriz funcionem.

  • equipamentos de transporte de cargas dotados de força motriz própria, dentre eles:

    a) Empilhadeiras;

    b) Guindastes;

    c) Escavadeiras e retroescavadeiras;

    d) Plataformas elevatórias;

    e) Etc.

  • Essa banca e ARM é uma viaje infindável.

  • Olhando para as alternativas eu pensei: hora qual desses equipamentos não fará diferença em relação a movimentação de determinado transporte? bem só podia ser um Extintor de incêndio...

  • pensei que nao tinha uma banca mais sem noção que a AOCP mas essa superou. Eu pelo menos quase nunca entendo o que o examinador quer.

  • GABARITO: D. Interessante que aqui, quase não se colocam o gabarito.

  • É o que macho?

  • PARA QUEM NÃO É ASSINANTE O GABARITO OFICIAL É A LETRA D.


ID
954493
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

O sistema de empilhamento está condicionado aos tipos de volumes, à sua resistência e às características dos materiais. Na prática, os materiais que não sofrem deformações, devido à pressão sobre si, e que têm também uma embalagem regular e rexistentes, as pilhas podem subir até o ponto que ofereçam segurança. Dentre as embalagens abaixo apresentadas, qual corresponde ao critério de que o empilhamento não deve ser superior a duas camadas?

Alternativas
Comentários
  • c) Bombonas de vidro.


    Gabarito esquisito.

  • tipos e formas de Empilhamentos:

    Barras, tubos e feixes -Chapas - Fardos - Parafusos, porcas e arruelas - Pneus -Sacos - Tambores - Tapetes e carpetes - Vasilhames plásticos - bombinas de Vidros- caixas

    http://famanet.br/Ambientes/adm/pdf/md_max.pdf
  • Fiz esta prova impressa, por questão de metodologia pessoal, e o gabarito dizia letra C. Qual o gabarito certo, afinal? :/

  • Minha gente, que djabo é isso

  • A questão pergunta quais das formas é possível o empilhamento superior a duas camadas.

    A) Saco dá para empilhar

    B) Tambores plásticos são resistentes e dá para empilhar.

    C) GABARITO - São espécies de garrafa de vidro e não dá para empilhar.

    D) Caixa é possível empilhar

    E) Perfis metálicos em "u" tem o mesmo formato que um conjunto de grampos. Dá para empilhar.


ID
954496
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Quanto à preservação de materiais, a preservação de papéis e formulários está ligada ao seguinte parâmetros:

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me explicar o que exatamente o examinador quer saber ?


  • Gab: B

     

    E M, tudo blz?

    Pense o seguinte:

    O que aconteceria se você pegasse um documento importante com a mão suja de molho de tomate? Iria manchá-lo, não é mesmo?

    Se você pegar esse mesmo documento com a mão molhada vai danificá-lo, rasurá-lo, etc. Então, para se conseervar os tipos de documentos citados creio que ter cuidado ao manuseá-los é a melhor opção dentre as citadas na questão.

  • Em, a banca quer saber o que é necessário para preservar o material.

  • Preservar= conservar, acondicionar, guardar, livrar, defender, resguardar, salvaguardar ... ou seja o bom e velho português salvando questões...

  • a opção E está errada?


ID
954499
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A controladoria constitui um órgão de staff da Administração Financeira (AF). O setor, que assessora a AF para proporcionar controles e informações básicos, geralmente é composto dos órgãos: contabilidade, controle orçamentário e auditoria. Cabe ao controle orçamentário:

Alternativas
Comentários
  • É a função orçamento que faz a previsão detalhada das receitas e despesas, abrangendo um período determinado de tempo, amplitude temporal que deve cobrir seu período operacional, dividindo-o em fases distintas – mês, trimestre, semestre, ano – de acordo com a peculiaridade das suas necessidades.

  • Gabarito: letra E

    Nem sempre é possível seguir o rumo traçado. As condições mudam, e a empresa tem que se ajustar a elas se não puder controlá-las. De qualquer modo, o administrador necessitará acompanhar os desvios, analisá-los e tentar corrigi-los. 

    O orçamento funciona como uma ferramenta que os gerentes podem usar para monitorar periodicamente o progresso, comparando resultados reais com resultados planejados. Esse feedback ou monitoramento e avaliação do progresso, por sua vez, permite que ações corretivas sejam tomadas oportunamente, se necessárias (NARAYANAN, 2009).
    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/importancia-e-vantagens-da-elaboracao-do-controle-orcamentario/33713/
  • Letra a) CONTABILIDADE Letra b) CONTABILIDADE Letra c) AUDITORIA Letra d) AUDITORIA Letra e) CONTROLE ORÇAMENTÁRIO
  • Fui pela lógica já que é uma função que é de staff, assessora, e já que é um controle, pensei na função controle que corrige, encontra desvios.

  • Questão muito fácil. O controle terá a função de monitorar e apontar possíveis desvios.

  • "Deixa eu ver se acerto....

    Um órgão de assessoria faz oq?

    Assessora..."


ID
954502
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sabendo-se que Administração é o conjunto de ações de planejamento, organização, direção e controle do trabalho dos membros da organização, fazendo uso de todos os recursos disponíveis para alcançar os objetivos estabelecidos, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) CORRETO.

    b) Para Stoner (1999) liderar significa dirigir, influenciar e motivar os empregados a realizar tarefas essenciais.

    c) Chiavenato (2000, p.195) diz que: "O Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los." Porém, é mutável e é nesta característica que está o erro da assertiva.

    d) Controlar é saber se o que foi planejado e organizado está dando os resultados esperados, é medir o sucesso ou insucesso de todo o processo administrativo. É fundamental o controle para garantir a eficiência e eficácia da Administração.

    e) Chiavenato (2000, p. 7) diz que: "Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Este é o papel da direção (liderança): acionar e dinamizar a empresa. A direção (liderança) está relacionada com a ação, com o colocar-se em marcha, e tem muito a ver com as pessoas. Ela está relacionada diretamente com a atuação sobre os recursos humanos da empresa."

  • Esta questão realmente merece recurso... letra A e E são acertivas.

  • O enunciado deveria pedir: Marque 2 assertivas corretas. KKK

    Que isso, jovem?

    TOCA O BARCO!
     

  • Não entendi pq alguns consideraram a Letra E correta,Para mim ficou sem nexo a frase "Dirigir é comandar as ações(até aqui ok!) de acordo com seu controle posterior(?????????)"


    Dirigir significa interpretar os planos para as pessoas e dar as instruções e orientação sobre como executá-los e garantir o alcance dos objetivos.(Chiavenato)


    Acredito que controle posterior está relacionado com a função administrativa controle:


    Tipos de Controle:


    O controle do desempenho de uma atividade pode ser efetuado em diferentes momentos:


    Controle Preventivo: antecipa os problemas, evitando problemas futuros. Tem foco nos insumos. Consiste na antecipação dos problemas que poderão ocorrer, em vez de resolvê- los depois de acontecerem. Detecta desvios em algum padrão de desempenho nos insumos, a fim de garantir a imediata reparação antes que determinada sequência de ações seja iniciada. Exemplos: seleção de recursos humanos; inspeção de matérias-primas; políticas, procedimentos e regras, que limitam o comportamento dos membros organizacionais etc.


    Controle Simultâneo: corrige problemas à medida que ocorrem. Com foco nos processos, é considerado um mecanismo de controle reativo (ocorrência de um problema  correção). Consiste no monitoramento contínuo das atividades de forma a garantir que estejam sendo executadas de acordo com os padrões de desempenho definidos. Exemplos: supervisão direta; controles estatísticos etc.


    Controle Posterior ou Controle por Feedback: avalia o desempenho de uma atividade ou processo após sua realização. Foco nos resultados, já que compara os resultados obtidos com os parâmetros de desempenho previamente estabelecidos. O controle posterior não tem como objetivo corrigir o desempenho, mas identificar as causas dos desvios. Exemplos: avaliação de desempenho dos empregados; demonstrativos financeiros; controle de qualidade de bens produzidos etc.

  • Banca é uma porcaria...infelizmente temos q nos submeter...

  • LETRA A CORRETA

    P.O.D.C

    PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações, solução de problemas e tomadas de decisões.

    ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor

    DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas

    CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. Medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência. Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões. 


ID
954505
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um motivo é algo que impulsiona a pessoa a agir de determinada maneira, ou seja, é causa de um comportamento específico. A motivação é determinada por força impulsionadora, chamadas de necessidades humanas. Dentre as necessidades apresentadas a seguir, qual NÃO correspondem a este contexto?

Alternativas
Comentários
  • Acho tdas as questões dessa banca complexas e confusas!


  • LETRA "c"


  • a)Necessidades existência. =FISIOLOGICA

     b)Necessidades de autorrealização. = AUTOREALIZAÇÃO -TOPO DA PIRAMIDE

     c)Necessidades de responsabilidade. ( não se encontra na teoria de Maslow)

    d)Necessidade de afiliação. = SOCIAL

    e)Necessidade de crescimento. = ESTIMA

  • não se encontra na teoria de maslow? e como vou fazer se a banca não esclarece o que ela quer n´w

  • completando a colega: c)Necessidades de responsabilidade - não se encontra na teoria de Maslow e sim para McCelland. 

     

  • 3 afirmativas são direcionadas a a teoria de Alderfer e uma a de Maslow !

  • Teoria ERC- Aldefer

    Existência;

    Relacionamento;

    Crescimento.

    Teoria das Necessidades adquiridas de McClland

    Realização;

    Afiliação;

    Poder.

    A meu ver a banca estava misturando essas duas teorias, as quais são bem parecidas, mas a única alternativa que não está em nenhuma delas é d) Necessidade de Responsabilidade.

  • a) Necessidades existência (sic). [Teoria ERC, de Alderfer]

    b) Necessidades de autorrealização. [Hierarquia das Necessidades, de Maslow]

    c) Necessidades de responsabilidade. [GABARITO]

    d) Necessidade de afiliação. [Teoria das Necessidades Adquiridas, de McClelland]

    e) Necessidade de crescimento. [Teoria ERC, de Alderfer]

    Gabarito E.

  • Teorias de que tratam as necessidades humanas:

    Hierarquia das Necessidades (Fisiológicas, Segurança, Social, Estima e Autorrealização - Maslow

    ERC (Existência, Relacionamento e Crescimento - Aldefer

    Dois Fatores - Herzberg

    Necessidades Adquiridas (O RAP - Realização, Afiliação e Poder - MCCleland

    A única alternativa que não está prevista é a "D" (Responsabilidade)

  • GAB/C

  • de acordo com a teoria dos dois fatores de Herzberg:

    os Fatores que levam à satisfação(Motivadores), são: Crescimento, Desenvolvimento, *****Responsabilidade******, Reconhecimento e Realização.

    Portanto para mim todas estão corretas

  • A banca cobrou todas as teorias sem citar nenhuma delas. Que danadinhos.


ID
954511
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No universo da administração, NÃO pode ser considerada como tipo de estratégia cooperativa.

Alternativas
Comentários
  • Tirando dúvidas...

    (d) Significado de Coalizão

    s.f. Contrato de cooperação que, de modo verbal ou escrito, é feito entre partidos, na tentativa de consolidar um objetivo em comum: o propósito da coalizão é conceder ao Partido Comunista maior representação no congresso.
    Junção ou união entre instituições, sentimentos, países.

    A ACERTICA E .

    Concêntrica

    Por Dicionário inFormal (SP) em 13-12-2013

    1. Que tem o mesmo centro


  • AJUSTE ( OU NEGOCIAÇÃO) - Estratégia pela qual a organização busca UM ACORDO ou um compromisso com OUTRAS ORGANIZAÇÕES quanto a troca de bens ou serviços.

    COOPTAÇÃO (OU COOPÇÃO) - É um processo para ABSORVER NOVOS INDIVÍDUOS PROVINDOS DE FORA PARA A LIDERANÇA ou estrutura de decisão política de uma organização para impedir ameaças. O termo cooptação indica uma FUSÃO.

    COALIZÃO - Refere-se a uma COMBINAÇÃO DE DUAS OU MAIS ORGANIZAÇÕES que se juntam para alcançar um OBJETIVO COMUM. Duas organizações agem como UMA SÓ,com relação a determinado objetivo.

    Espero ter ajudado.


  • PELO AMOR DE DEUS...QUESTÃO DE PORTUGUÊS É? PUTZ...


    QUE BANCA SAFADA...

  • Como os colegas já apontaram, as alternativas de "A" a "D" são todas tipos de estratégias cooperativas.

    O objetivo da banca com a alternativa "E" é confundir o candidato, que talvez lembre vagamente que o nome de uma das estratégias de diversificação é Diversificação Concêntrica.

    Integração Concêntrica não existe, portanto esse é o gabarito.

  • questão nada a ver com nada!

  • TIPOS DE ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS (p.138)

    1 - Ajuste ou negociação: é a estratégia pela qual a empresa busca um acordo ou um compromisso com outras empresas quanto à troca de bens ou de serviços.

    2 - Cooptação ou coopção: é um processo para ab- sorver novos indivíduos provindos de fora para a liderança ou a estrutura de decisão da política de uma empresa, como um meio para impe- dir ameaças ou pressões à sua estabilidade ou existência.

    3 - Coalizão: refere-se a uma combinação de duas ou mais empresas que se juntam para alcan- çar um objetivo comum. 

    4 - Competição: é uma forma de rivalidade entre duas ou mais empresas e que são mediadas por um terceiro grupo. 

    Fonte: Chiavenato, Idalberto Administração : teoria, processo e prática /Idalberto Chiavenato. -- 5. ed. -- Barueri, SP : Manole, 2014.


ID
954514
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na tomada de decisão, o objetivo final pode não ser claro sob determinada condição. Tal fato ocorre quando o ambiente está mudando rapidamente. Dentre os elementos apresentados abaixo, qual representa esta situação?

Alternativas
Comentários
  • Questões estranhas... muito estranho


  • Gabarito: letra B.

    Concordo com a colega Priscila Braw que as questões desta banca são confusas e estranhas, também diria, mal elaboradas e de péssima interpretação. Mas na questão em tela, deduzi que se o ambiente está mudando rapidamente, isso é característica de turbulência.   Para quem ficou em dúvida em incerteza, vai a definição de ambas. Turbulento: agitado, tumultuoso. Incerteza: não conhecido, inseguro, algo que não é certo e previsível. Bons estudos! 
  • PELO AMOR DE DEUS...ONDE ESSE EXAMINADOR TIRA ESSAS QUESTÕES...


    QUE BANCA DE ME...


    DEUS NOS ABENÇOE...

  • Um fator que afeta a decisão é a turbulência ou ambiguidade, que gera a mudança de situação e novos dados, que não podiam ser previamente analisados. Por exemplo, se o administrador tem objetivos bem definidos, dispõe de informações, mas os resultados futuros são associados ao acaso, estamos falando de turbulência.

    Prof. Flávio Pompêo

  • A banca é um pouco chata mesmo. Mas nessa questão, ela não "inventou" muito não. Apenas trouxe o os ambientes na tomada de decisão, algo bem decoreba , por sinal. A questão trata do ambiente de decisão, na verdade é um dos principais tópicos desse assunto. Pois na hora de tomar um decisão, o indivíduo deve considerar o ambiente, a situação ou a contigência de sua ação, envolvendo probabilidades futuras, comportamentos dos consumidores, reação dos concorrentes, previsão de impostos etc. Geralmente o processo decisório de uma empresa ocorre em quatro condições diferentes:

    ambiente de certeza: existe quando a situação é suficiente para predizer os resultados de cada uma das alternativas.

    ambiente de risco: ocorre quando não se pode predizer os resultados de cada alternativa, mas apenas calcular uma probabilidade por meio de procedimentos estatísticosou intuição administrativa.

    ambiente de incerteza: existe quando quando o tomador de decisão tem pouco ou nenhum conhecimento ou informação a respeito dasalternativas para tomar a decisão.

    ambiente de turbulência ou ambbiguidade: ocorre quando as metas não são claras ou quando o meio ambiente muda muito depressa.

     

    Cristiana Duran, Gestão de Pessoas. Pág.350


ID
954517
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de delegação de autoridade que coloca o poder de decisão o mais próximo possível da clientela, ou seja, do local em que se desenrola a ação organizacional, é denominado

Alternativas
Comentários
  • delegação de autoridade, também conhecida como empowerment.

  • BENCHAMARKING = MELHORES PRATICAS

    DOWNSIZING = ELIMINAÇÃO DE PROCESSOS DESNECESSARIOS

    ENRICHMENT= ENRIQUECIMENTO DO CARGO

    OUTSOURCING= TERCERIZAÇÃO

  • - Empowerment

    O empowerment parte da idéia de dar às pessoas o poder, a liberdade e a informação que lhes permitem tomar decisões e participar ativamente da organização. A utilização de equipes autodirigidas e a adoção de sistemas orgânicos de administração e culturas participativas e abertas nas organizações significam que estas estão tentando difundir e compartilhar o poder com todos os seus membros, abrindo mão do controle centralizado, e isto parece ser a solução viável que promove rapidez, flexibilidade e capacidade de decisão da organização.

     

    O empowerment se assenta em quatro bases principais:

     

    Poder – dar poder às pessoas, delegando autoridade e responsabilidade em todos os níveis da organização. Isso significa dar importância e confiar nas pessoas, dar-lhes liberdade e autonomia de ação.

     

    Motivação – proporcionar motivação às pessoas para incentivá-las continuamente. Isso significa reconhecer o bom desempenho, recompensar os resultados, permitir que as pessoas participem dos resultados de seu trabalho e festejem o alcance das metas.

     

    Desenvolvimento – dar recursos às pessoas em termos de capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional. Isso significa treinar continuamente, proporcionar informações e conhecimento, ensinar continuamente novas técnicas, criar e desenvolver talentos na organização.

     

    Liderança - proporcionar liderança na organização. Isso significa orientar as pessoas, definir objetivos e metas, abrir novos horizontes, avaliar o desempenho e proporcionar retroação.

     

    O empowerment não é algo fixo, mas funciona em um continuum que vai desde um baixo até um elevado grau de delegação de poder. Quando esse grau é elevado, estamos diante de equipes de alto desempenho graças à excelência da sua dinâmica e aos resultados proporcionados.

  • - O Benchmarking foi introduzido em 1979 pela Xerox, como um "processo contínuo de avaliar produtos, serviços e práticas dos concorrentes mais fortes e daquelas empresas que são reconhecidas como líderes empresariais".

    O benchmarking visa a desenvolver a habilidade dos administradores de visualizar no mercado as melhores práticas administrativas das empresas consideradas excelentes (benchmarks) em certos aspectos, comparar a mesmas práticas vigentes na empresa focalizada, avaliar a situação e identificar as oportunidades de mudança dentro da organização.

  • EMPOWERMENT: EMPODERAMENTO

  • 2015

    Os programas de Gestão da Qualidade Total (TQM) são voltados para o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes, a construção do comprometimento de todos os membros da organização e o melhoramento contínuo dos processos e produtos da organização. Entre os elementos importantes para a implantação de programas de TQM estão:

     a) o desenvolvimento de parcerias com os fornecedores e o empowerment dos funcionários;

     b) a gestão da cadeia de valor e a otimização dos processos produtivos;

     c) o envolvimento dos clientes e a inovação nos produtos;

     d) a adoção de normas e padrões ISO e de ferramentas de gestão de projetos;

     e) o uso de benchmarking e de redes PERT/CPM.

     

  • Autoridade -> poder -> power -> Empowerment

  • EmPowerment = Poder

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre estratégias, técnicas,e processos diversos usados no âmbito das teorias administrativas. No caso desta questão, precisamos marcas a alternativa que contempla o processo de delegação de autoridade que coloca o poder de decisão o mais próximo possível da clientela, ou seja, do local em que se desenrola a ação organizacional.

    A - incorreta. Benchmarking se trata de um processo de estudo de concorrentes. É uma técnica que consiste em fazer comparações e procurar imitar as organizações, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros, que tenham práticas exemplares de administração. É a busca das melhores práticas da administração, como forma de ganhar vantagens competitivas.

    B - incorreta. Downsizing é uma estratégia que visa promover a redução de níveis hierárquicos e o enxugamento organizacional para reduzir as operações ao core business, isto é, ao negócio essencial da organização. 

    C - incorreta. Job Enrichment?

    A banca não deixou claro a que se referia aqui. Caso seja ao enriquecimento do cargo, ou job enrichment, temos, segundo Chiavenato (2014, p.184), a ideia de "reorganização e a ampliação do cargo para proporcionar adequação ao ocupante no sentido de aumentar a satisfação intrínseca, por meio do acréscimo de variedade, autonomia, significado das tarefas, identidade com as tarefas e retroação."

    D - correta. O empoderamento de pessoas (empowerment) propicia que os funcionários tenham a autoridade necessária para tomar decisões que antes eram de responsabilidade dos seus superiores. A partir do conceito de empoderamento, os funcionários podem resolver certas questões sem que seja necessário consultar seus superiores constantemente, poupando tempo, recursos e, ainda, benefícios para os clientes. A palavra Empowerment foi usada pela primeira vez pela socióloga, e professora de Gestão em Harvard, Rosabeth Moss Kanter.

    E - incorreta. Outsourcing (terceirização) significa passar adiante, ou para terceiros, a responsabilidade pela execução de algumas atividades, com o intuito de concentrar os esforços nas principais atividades organizacionais. Podemos entender a terceirização como a transferência da gestão, parcial ou total, das atividades meio para outras organizações, de modo a direcionar os esforços e recursos para as atividades-fim da instituição.

    Tendo analisado as alternativas, concluímos que a letra "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fontes:

    FENILI, R. Adminstração Geral e Pública para Concursos públicos. 3. ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.

    MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

    MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.


ID
954520
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os gestores considerados eficazes entendem que um sistema de controle deve obedecer a certos critérios, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra E.

    O controle deve ser objetivo para poder melhor orientar a organização em consonância com o planejamento que definirá as metas e objetivos a serem alcançados. Enquanto o controle irá verificar se os objetivos foram atingidos, corrigindo as possíveis falhas encontradas. Bons estudos!  
  • Sistema de controle = OBJETIVIDADE = PRECISÃO = RELATÓRIOS...

  • Por que "deve ser aceito por todos os envolvidos?"

  • Gabarito: alternativa E.

    O controle deve ser orientado pela objetividade.

  • Respondendo à Amanda...

    Se os participantes de uma organização, projeto, programa, qualquer que seja a "coisa" a qual fazem parte não aceitassem os critérios de controle seria como querer jogar sem seguir às regras de um jogo.

    O controle verifica se a organização está no caminho para alcançar os objetivos. Se a organização obtiver sucesso, supostamente seus colaboradores serão beneficiados.

  • Nove anos depois e pensei a mesma coisa.


ID
954523
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei nº. 8.666/1993, e posteriores alterações, que refere-se aos processos de licitação, se pauta em alguns princípios básicos. O princípio que trata da honestidade de proceder ou a maneira criteriosa de cumprir todos os deveres que são atribuídos ou cometidos por força de lei, é o princípio da:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. Segundo MAZZA: 

    Princípio da Probidade Administrativa

    A probidade tem o sentido de honestidade, boa-fé, moralidade por parte dos administradores. Na verdade, “o exercício honrado, honesto, probo, da função pública leva à confiança que o cidadão comum deve ter em seus dirigentes”.[689]

    Exige o princípio que o administrador atue com honestidade para com os licitantes, e sobretudo para com a própria Administração, e, evidentemente, concorra para que sua atividade esteja de fato voltada para o interesse administrativo, que é o de promover a seleção mais acertada possível.

    Se, ao contrário, a improbidade frustra o objetivo da licitação, o responsável pela distorção deve sofrer a aplicação das sanções civis, penais e administrativas cabíveis.


  • LEMBRANDO QUE OS PRINCÍPIOS SÃO

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Igualdade

    Probidade Administrativa

  • LIMPI PRO JUVI


    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Igualdade


    PRObidade administrativa

    JUlgamento objetivo

    VInculação ao instrumento convocatório

  • GABARITO C.

    Probidade administrativa.

    Princípios:

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

  • probo--------------probidade

    adjetivo

    1. de caráter íntegro; honrado, honesto, reto.


ID
954526
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Concorrência é

Alternativas
Comentários
  •  1o Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

  • Lei 8.666/93

    Artigo 22.

    § 1o Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.


  • Letra a) TOMADA DE PREÇOS

    Letra b) CONCORRÊNCIA

    Letra c) CONVITE

    Letra d) CONCURSO

    Letra e) LEILÃO

  • A questão em tela versa sobre as modalidades de licitação existentes em nosso ordenamento jurídico.

    Conforme o § 1º, do artigo 22, da lei 8.666 de 1993, a concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    DICA: Concorrência = habilitação preliminar + quaisquer interessados.

    Conforme o § 2º, do artigo 22, da lei 8.666 de 1993, a tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    DICA: Tomada de preços = Terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas.

    Conforme o § 3º, do artigo 22, da lei 8.666 de 1993, o convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    DICA: Convite = "Com 24 horas de antecedência" + "número mínimo de 3".

    Conforme o § 4º, do artigo 22, da lei 8.666 de 1993, o concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

    DICA: Concurso = trabalho técnico, científico ou artístico.

    Conforme o § 5º, do artigo 22, da lei 8.666 de 1993, o leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

    DICA: Leilão = oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

    Conforme o artigo 1º, da lei 10.520 de 2002, o pregão é a modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns. Além disso, cabe destacar que, no pregão, sempre será utilizada o tipo de licitação menor preço.

    DICA: Pregão = "Aquisição de bens e serviços comuns" + "menor preço".

    consulta é uma modalidade de licitação que possui previsão na lei 9.472 de 1997 e é destinada às agências reguladoras (autarquias sob regime especial).

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS:

    Levando em consideração as explicações acima, percebe-se que a única alternativa que está de acordo com o que foi explanado é a letra "b".

    * DICA: RESOLVER A Q1317966.

    GABARITO: LETRA "B".

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 8.666/1993. Vejamos:

    Inicialmente importante fazermos menção a nova lei de licitações – Lei 14.133/2021, sancionada em 01/04/2021. Apesar desta sanção, a Lei nº 8.666/93 ainda terá aplicação por mais dois anos.

    Desta forma, nos primeiros 2 anos teremos a aplicação da lei nº 8.666/93, bem como da lei nº 14.133/21. Os órgãos terão a possibilidade de optar em utilizar a lei nº 8.666/93 ou a lei nº 14.133/21, devendo ser justificada a escolha, sendo vedada a combinação das duas leis.

    Como esta presente questão é anterior à nova lei, a lei que a fundamenta ainda é a Lei 8.666/93.

    A. ERRADO.

    Art. 22, § 2º, Lei 8.666/93 – Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. Dica: Tomada de preços - Terceiro dia.

    B. CERTO.

    Art. 22, §1º, Lei 8.666/93 – Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    C. ERRADO.

    Art. 22, §3º, Lei 8.666/93 – (Carta) Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    D. ERRADO.

    Art. 22, §4º, Lei 8.666/93 – Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 dias.

    E. ERRADO.

    Art. 22, § 5º, Lei 8.666/93 – Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

    Gabarito: ALTERNATIVA B.