-
Gabarito : D
Um cluster, no mundo da indústria, é uma concentração de empresas que se comunicam por possuírem características semelhantes e coabitarem no mesmo local. Elas colaboram entre si e, assim, se tornam mais eficientes.
Este conceito foi popularizado pelo economista Michael Porter no ano 1990, no seu livro Competitive Advantages of Nations ("As vantagens competitivas das nações").
No mundo existem diversos clusters industriais ligados a sectores como o automóvel as tecnologias da informação, turismo, industria audiovisual, transporte, logística, agricultura ou pesca entre outros.
Exemplos de clusters são Silicon Valley, na área da Califórnia (Estados Unidos) onde se concentram um grande número de empresas de tecnologia (microelectrónica, tecnologias da informação e biotecnologia) ou o Kista na Suécia.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cluster_industrial
-
O ambiente de tarefas / específico é constituído pelos seguintes elementos: clientes, competidores, fornecedores, reguladores e parceiros estratégicos, que envolvem diretamente cada organização. O ambiente de tarefas é aquele mais imediato, no qual uma organização especifica deve operar.
-
Não concordo com o gabarito. Os grupos reguladores fazem parte do ambiente EXTERNO, por isso não dependem da empresa. Pelas definições acima os Clusters dependem, sim, das decições. Imaginem se a Google decide sair do vale do silicio se isso não afetaria o conglomerado ?!
-
Gabarito D. Grupos reguladores fazem partedoAmbiente específico ou ambiente da tarefa e este por sua vez faz parte do AMBIENTE EXTERNO conforme o próprio enunciado da questão acima, É possível decompor o ambiente externo de uma organização em dois segmentos: Ambiente geral ou macroambiente e Ambiente específico ou ambiente da tarefa (Imediato).
-
Escreva seuUm cluster, no mundo da indústria, é uma concentração de empresas que se comunicam por possuírem características semelhantes e coabitarem no mesmo local. Elas colaboram entre si e, assim, se tornam mais eficientes. comentário...
-
AMBIENTE ESPECÍFICO
O ambiente específico ou microambiente se refere ao ambiente mais próximo e imediato de cada organização. Cada organização funciona em um ambiente competitivo mais próximo e imediato. O ambiente competitivo compreende organizações específicas com as quais a organizações interage.
Concorrentes
É um dos componentes de ambiente competitivo, os concorrentes dentro do setor devem lidar em primeiro lugar um com os outros. As organizações competem pelos mesmos consumidores e tentam ganhar participação de mercado.
Agências Reguladoras
Os novos entrantes em um setor competem com as empresas estabelecidas. Muitos fatores dificultam a entrada de novas empresas em um setor. Se houver poucas barreiras à entrada. Algumas principais barreira à entrada são as políticas governamentais, as necessidades de capital, a identificação de marcas , as desvantagens de custos e os canais de distribuição.
Fornecedores
As organizações devem adquirir recursos de seus ambientes e converter esses recursos.
Uma empresa está em desvantagem se ela é demasiadamente dependente de fornecedores poderosos. Poderosos constrói custos de mudanças ( custo fixos com que os compradores arcarão se quiserem mudar de fornecedores.)
Consumidores
São os consumidores compram os produtos ou serviços que as organizações oferecem. Sem consumidores uma empresa não sobrevivem. Existem dois tipos de consumidores: O consumidor final é aqueles que compram produtos em sua forma final; e o consumidor intermediário que é aqueles consumidores que compram matérias-primas ou produtos do atacado antes de vendê-las ao consumidor final.
-
Renato, a questão não trata somente do ambiente interno, até por que os fornecedores fazem parte do ambiente externo. E os grupos reguladores afetam sim as decisões das empresas e, consequentemente, seus objetivos.
-
Segundo Sobral e Peci:
"O ambiente externo é o contexto no qual as organizações existem e operam, sendo constituído pelos elementos que se encontram fora dos limites da organização."
"O ambiente externo pode ser dividido em dois substratos: o ambiente contextual [geral ou macroambiente] e o ambiente operacional [ou de tarefa].
O ambiente contextual inclui todos os fatores que existem fora dos limites da organização, mas que independem da ação dela, como fatores econômicos, político-legais, socioculturais, demográficos ou tecnológicos."
"Por outro lado, o ambiente operacional é a parte do ambiente externo diretamente ligado à organização. É composto pelas forças, atores e instituições que podem influenciar de forma positiva ou negativa o desempenho da organização, incluindo fornecedores, clientes ou consumidores, concorrentes, agências governamentais, entre outros grupos de interesse."
"Paralelamente, o ambiente interno é composto pelos elementos internos da organização, como sua força de trabalho, gestores, cultura organizacional, tecnologia, estrutura organizacional, instalações físicas, entre outros. Esses elementos influenciam a adequação da organização ao ambiente externo e, consequentemente, seu desempenho organizacional."