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Prova IF-PE - 2016 - IF-PE - Professor - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - (Opção 110)


ID
2298295
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Estudos sobre o Pensamento Pedagógico Brasileiro nos colocam diante de diferentes tendências pedagógicas que consolidaram o processo educativo no Brasil. Ao longo do tempo, tais tendências estiveram sob influência de acontecimentos diversos, advindos dos campos: econômico, social, cultural e educacional, que apontavam para outros arranjos pedagógicos. Sobre a Tendência Tradicional, é CORRETO afirmar que

I. tem bases filosóficas no Humanismo Tradicional e toma a Psicologia Inatista como referência.

II. tem Johann Friedrich Herbart como seu principal precursor.

III. surge, no Brasil, com o advento da República; seus precursores são Johann Friedrich Herbart e John Dewey.

IV. sua prática pedagógica é centrada na figura docente, tem nascedouro no catolicismo, foi implantada no Brasil pelos padres jesuítas.

V. sua prática pedagógica se caracteriza, sobretudo, pelo reconhecimento das experiências e vivências dos alunos, considerando seus conhecimentos prévios.

Estão CORRETAS, apenas:

Alternativas
Comentários
  • Fiz por eliminação. Visto que John Dwey é o pai da escola nova e a ensino tradicional foi advindo do jesuítas que vieram catequizar os filhos dos portugueses.

  • Johann Friedrich Herbart Embora profundamente intelectualista, a pedagogia  tem como objetivo maior nem tanto o acúmulo de informações, mas a formação moral do estudante. Por considerar a criança um ser moldado intelectualmente e psiquicamente por forças externas, Herbart dá ênfase primordial ao conceito de instrução. Ela é o instrumento pelo qual se alcançam os objetivos da educação. “Para Herbart, só o ignorante comete erros”, diz a pedagoga Maria Nazaré. Tendência Tradicional

     

  •  

    GABARITO: C

    I. tem bases filosóficas no Humanismo Tradicional e toma a Psicologia Inatista como referência.

    II. tem Johann Friedrich Herbart como seu principal precursor.

    IV. sua prática pedagógica é centrada na figura docente, tem nascedouro no catolicismo, foi implantada no Brasil pelos padres jesuítas.

     

     

     


ID
2298298
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As tendências pedagógicas contribuem para a compreensão e orientação da prática educativa, considerando como critério a posição que cada tendência adota em relação às finalidades sociais da escola. Essas concepções foram organizadas em dois grandes grupos: a pedagogia liberal e a pedagogia progressista.

  Analise as diversas tendências pedagógicas e faça as devidas correspondências, considerando suas respectivas características.


I. Tendência liberal tradicional.

II. Tendência liberal renovada progressivista.

III. Tendência liberal renovada não-diretiva.

IV. Tendência liberal tecnicista.

V. Tendência progressista libertadora.

VI. Tendência progressista libertária.

VII. Tendência progressista crítico-social dos conteúdos.


( ) A principal função social da escola refere-se à apropriação do saber, uma vez que, ao garantir um ensino de qualidade, serve aos interesses populares e consolida o papel transformador da escola.

( ) O reconhecimento da autoridade do professor pressupõe uma atitude passiva e receptiva do estudante, especialmente no que se refere aos conhecimentos transmitidos como verdades absolutas.

( ) Considera que a educação escolar objetiva organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos mediante técnicas específicas, com ênfase no uso de tecnologias educacionais.

( ) Privilegia métodos de ensino fundamentados em experiências e na solução de problemas, defendendo a premissa “aprender fazendo”, sendo papel da escola adequar as necessidades individuais ao meio social.

( ) A função da escola reside em promover uma educação que transforme a personalidade dos estudantes em um sentido libertário e autogestionário, sendo a autogestão conteúdo e método, cabendo ao professor o papel de orientador.

( ) Voltada para a formação de atitudes, enfatiza mais as questões psicológicas do que as pedagógicas ou sociais, sendo, portanto, centrada no estudante e no estabelecimento de um clima favorável a uma mudança no indivíduo.

( ) Estudantes e professores problematizam o cotidiano e, extraindo conteúdos de aprendizagem, atingem um nível de consciência da realidade a fim de nela atuarem na perspectiva de sua transformação.


A sequência correta dessa caracterização, de cima para baixo, é:  

Alternativas
Comentários
  • Gente vamos rever o gabarito dessa questão?

    As versões libertadora e libertária têm em comum o antiautoritarismo, a valorização da
    experiência vívida como base da relação educativa e a idéia de autogestão pedagógica. Em
    função disso, dão mais valor ao processo de aprendizagem grupal (participação em discussões,
    assembléias, votações) do que aos conteúdos de ensino. Como decorrência, a prática educativa
    somente faz sentido numa prática social junto ao povo, razão pela qual preferem as modalidades
    de educação popular "não-formal".
     

    3.2 Tendência progressista libertária
    Papel da escola - A pedagogia libertária espera que a escola exerça uma transformação na
    personalidade dos alunos num sentido libertário e autogestionário. A idéia básica é introduzir
    modificações institucionais, a partir dos níveis subalternos que, em seguida, vão "contaminando"
    todo o sistema. A escola instituirá, com base na participação grupal, mecanismos institucionais de
    mudança (assembléias, conselhos, eleições, reuniões, associações etc.), de tal forma que o
    aluno, uma vez atuando nas instituições "externas", leve para lá tudo o que aprendeu. Outra forma
    de atuação da pedagogia libertária, correlata á primeira, é - aproveitando a margem de liberdade
    do sistema - criar grupos de pessoas com princípios educativos autogestionários (associações,
    grupos informais, escolas autogestionários). Há, portanto, um sentido expressamente político, à
    medida que se afirma o indivíduo como produto do social e que o desenvolvimento individual
    somente se realiza no coletivo. A autogestão é, assim, o conteúdo e o método; resume tanto o
    objetivo pedagógico quanto o político. A pedagogia libertária, na sua modalidade mais conhecida
    entre nós, a "pedagogia institucional", pretende ser uma forma de resistência contra a burocracia
    como instrumento da ação dominadora do Estado, que tudo controla (professores, programas,
    provas etc.), retirando a autonomia.
     

  • 3.1 Tendência progressista libertadora
    Papel da escola - Não é próprio da pedagogia libertadora falar em ensino escolar, já que
    sua marca é a atuação "não-formal". Entretanto, professores e educadores engajados no ensino
    escolar vêm adotando pressupostos dessa pedagogia. Assim, quando se fala na educação em
    geral, diz-se que ela é uma atividade onde professores e alunos, mediatizados pela realidade que
    apreendem e da qual extraem o conteúdo de aprendizagem, atingem um nível de consciência
    dessa mesma realidade, a fim de nela atuarem, num sentido de transformação social. Tanto a
    educação tradicional, denominada "bancária" - que visa apenas depositar informações sobre o
    aluno -, quanto a educação renovada - que pretenderia uma libertação psicológica individual - são
    domesticadoras, pois em nada contribuem para desvelar a realidade social de opressão. A
    educação libertadora, ao contrário, questiona concretamente a realidade das relações do homem
    com a natureza e com os outros homens, visando a uma transformação - dai ser uma educação
    crítica.
    Conteúdos de ensino - Denominados “temas geradores", são extraídos da problematização
    da prática de vida dos educandos. Os conteúdos tradicionais são recusados porque cada pessoa,
    cada grupo envolvido na ação pedagógica dispõe em si próprio, ainda que de forma rudimentar,
    dos conteúdos necessários dos quais se parte. O importante não é a transmissão de conteúdos
    específicos, mas despertar uma nova forma da relação com a experiência vivida. A transmissão de
    conteúdos estruturados a partir de fora é considerada como "invasão cultural" ou “depósito de
    informação’’ porque não emerge do saber popular. Se forem necessários textos de leitura estes
    deverão ser redigidos pelos próprios educandos com a orientação do educador”.
    Em nenhum momento o inspirador e mentor da pedagogia libertador Paulo Freire, deixa de
    mencionar o caráter essencialmente político de sua pedagogia, o que, segundo suas próprias
    palavras, impede que ela seja posta em prática em termos sistemáticos, nas instituições oficiais,
    antes da transformação da sociedade. Daí porque sua atuação se dê mais a nível da educação
    extra-escolar. O que não tem impedido, por outro lado, que seus pressupostos sejam adotados e
    aplicados por numerosos professores
     

  • A pós leitura desses dois textos  respostas associadas as tendências libertadora e libertária na minha opinião foram trocadas. Será que me enganei?

  • LETRA E, SEM DÚVIDAS! TENHA UM SÍNTESE DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS APRESENTADAS NESSE SITE, CERTAMENTE, VAI TIRAR QUALQUER DÚVIDA:

    http://estagiocewk.pbworks.com/f/Quadro+s%C3%ADntese+das+tend%C3%AAncias+pedag%C3%B3gicas1.pdf

    BONS ESTUDOS!

  • Estou numa sequencia onde o gabarito dá como correto sempre a letra C, mesmo não sendo. Eis uma delas.

  • Eu resolvi pelo conhecimento que tenho da Tendênciaa Liberal Tradicional kkkkk

  • GABARITO: E

  • aprender fazendo=diretiva

  • "em um sentido LIBERTÁRIO e autogestionário". - Pedagogia Libertária. Foi de graça; sabendo disso eliminaria as demais assertivas!
  • facim

  • Organizando as informações:

    VII. Tendência progressista crítico-social dos conteúdos - A principal função social da escola refere-se à apropriação do saber, uma vez que, ao garantir um ensino de qualidade, serve aos interesses populares e consolida o papel transformador da escola.

    I. Tendência liberal tradicional - O reconhecimento da autoridade do professor pressupõe uma atitude passiva e receptiva do estudante, especialmente no que se refere aos conhecimentos transmitidos como verdades absolutas.

    IV. Tendência liberal tecnicista - Considera que a educação escolar objetiva organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos mediante técnicas específicas, com ênfase no uso de tecnologias educacionais.

    II. Tendência liberal renovada progressivista - Privilegia métodos de ensino fundamentados em experiências e na solução de problemas, defendendo a premissa “aprender fazendo”, sendo papel da escola adequar as necessidades individuais ao meio social.

    VI. Tendência progressista libertária - A função da escola reside em promover uma educação que transforme a personalidade dos estudantes em um sentido libertário e autogestionário, sendo a autogestão conteúdo e método, cabendo ao professor o papel de orientador.

    III. Tendência liberal renovada não-diretiva - Voltada para a formação de atitudes, enfatiza mais as questões psicológicas do que as pedagógicas ou sociais, sendo, portanto, centrada no estudante e no estabelecimento de um clima favorável a uma mudança no indivíduo.

    V. Tendência progressista libertadora - Estudantes e professores problematizam o cotidiano e, extraindo conteúdos de aprendizagem, atingem um nível de consciência da realidade a fim de nela atuarem na perspectiva de sua transformação.

    GABARITO: alternativa “E”

  • VII. Tendência progressista crítico-social dos conteúdos - A principal função social da escola refere-se à apropriação do saber, uma vez que, ao garantir um ensino de qualidade, serve aos interesses populares e consolida o papel transformador da escola.

    I. Tendência liberal tradicional - O reconhecimento da autoridade do professor pressupõe uma atitude passiva e receptiva do estudante, especialmente no que se refere aos conhecimentos transmitidos como verdades absolutas.

    IV. Tendência liberal tecnicista - Considera que a educação escolar objetiva organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos mediante técnicas específicas, com ênfase no uso de tecnologias educacionais.

    II. Tendência liberal renovada progressivista - Privilegia métodos de ensino fundamentados em experiências e na solução de problemas, defendendo a premissa “aprender fazendo”, sendo papel da escola adequar as necessidades individuais ao meio social.

    VI. Tendência progressista libertária - A função da escola reside em promover uma educação que transforme a personalidade dos estudantes em um sentido libertário e autogestionário, sendo a autogestão conteúdo e método, cabendo ao professor o papel de orientador.

    III. Tendência liberal renovada não-diretiva - Voltada para a formação de atitudes, enfatiza mais as questões psicológicas do que as pedagógicas ou sociais, sendo, portanto, centrada no estudante e no estabelecimento de um clima favorável a uma mudança no indivíduo.

    V. Tendência progressista libertadora - Estudantes e professores problematizam o cotidiano e, extraindo conteúdos de aprendizagem, atingem um nível de consciência da realidade a fim de nela atuarem na perspectiva de sua transformação.


ID
2298301
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia

Considere o texto abaixo:


“O processo didático se explicita pela ação recíproca de três componentes – os conteúdos, o ensino e a aprendizagem – que operam em referência a objetivos que expressam determinadas exigências sociopolíticas e pedagógicas, e sob um conjunto de condições de uma situação didática concreta (fatores sociais circundantes, organização escolar, recursos materiais e didáticos, nível socioeconômico dos alunos, seu nível de preparo e desenvolvimento mental, relações professor-aluno, etc.)”.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.


A esse respeito, analise as afirmações a seguir.

I. A aprendizagem é o resultado da transmissão e da recepção de conhecimentos organizados e executados pelo professor sob determinadas condições técnicas.

II. O processo de ensino realiza a mediação escolar, articulando objetivos, conteúdos e métodos às condições concretas das situações didáticas.

III. Os conteúdos, mesmo desvinculados dos objetivos, são suficientes para efetivação do trabalho docente e asseguram a assimilação de habilidades e conhecimentos.

IV. O ensino é a atividade docente de organização, seleção e explicação dos conteúdos e de organização das atividades de estudo, tendo em vista a aprendizagem ativa dos estudantes.

IV. Conteúdos, objetivos e métodos constituem uma unidade, não podendo ser considerados isoladamente, sendo o ensino inseparável das condições concretas de cada situação didática.


Estão corretas, apenas:

Alternativas
Comentários
  • NÃO CONSIGO RESPONDER A QUESTÃO, POIS FICA UM BOLA VERMELHA EM CIMA


ID
2298304
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia

Estudos atuais, no campo dos saberes escolares, apontam para a exaustão e a superação da organização curricular fragmentada e descontextualizada, bem como para a perspectiva interdisciplinar como exigência do mundo contemporâneo. Assinale a opção que apresenta características referentes à perspectiva interdisciplinar.

Alternativas

ID
2298307
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – assume, atualmente, as seguintes funções avaliativas: a) avaliação sistêmica, ao subsidiar a formulação de políticas públicas; b) avaliação certificatória, ao aferir conhecimentos para aqueles que estavam fora da escola; c) avaliação classificatória, em relação ao acesso ao ensino superior, ao difundir-se como mecanismo de seleção entre as instituições de ensino superior, articulado agora, também, ao Sistema Unificado de Seleção (SISU). A edição 2016 atingiu mais de oito milhões de inscritos. Costumeiramente são produzidos Relatórios Pedagógicos pelo INEP, após a diagnose dos resultados individuais e globais. Tais documentos revelam os perfis socioeconômicos dos inscritos, além de trazer significativas informações sobre as culturas e as práticas curriculares que regulam e ambientam essa oferta de ensino. Diante do exposto, é correto AFIRMAR que: 


I. os indicadores apontados nos Relatórios Pedagógicos oferecem relevantes subsídios para a reformulação do Ensino Médio no Brasil.

II. o processo avaliativo demandado pelo exame auxilia as ações de estudantes, pais/mães, professores, pesquisadores, gestores e dirigentes das instituições escolares envolvidas nesse processo, oferecendo subsídios à (re)elaboração do Projeto Político Pedagógico, bem como outras ações de planejamento da instituição escolar.

III. a avaliação sistêmica, demandada pelo exame, deverá propiciar a criação de um ranking para divulgar a qualidade de ensino das instituições que lecionam Ensino Médio no Brasil.

IV. o referido processo avaliativo fomenta reflexões acerca das políticas e práticas curriculares que envolvem o Ensino Médio no Brasil, além de oferecer condições para a autoavaliação dos envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem.

V. o referido processo avaliativo atenderá, sobretudo, a sua função precípua que é promover a seleção para o ingresso no Ensino Superior, principalmente nas instituições públicas.  


Estão CORRETAS, apenas:  

Alternativas
Comentários
  • I. os indicadores apontados nos Relatórios Pedagógicos oferecem relevantes subsídios para a reformulação do Ensino Médio no Brasil.

    II. o processo avaliativo demandado pelo exame auxilia as ações de estudantes, pais/mães, professores, pesquisadores, gestores e dirigentes das instituições escolares envolvidas nesse processo, oferecendo subsídios à (re)elaboração do Projeto Político Pedagógico, bem como outras ações de planejamento da instituição escolar.

    III. a avaliação sistêmica, demandada pelo exame, deverá propiciar a criação de um ranking para divulgar a qualidade de ensino das instituições que lecionam Ensino Médio no Brasil.

    IV. o referido processo avaliativo fomenta reflexões acerca das políticas e práticas curriculares que envolvem o Ensino Médio no Brasil, além de oferecer condições para a autoavaliação dos envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem.

    V. o referido processo avaliativo atenderá, sobretudo, a sua função precípua que é promover a seleção para o ingresso no Ensino Superior, principalmente nas instituições públicas.  


ID
2298310
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Projeto Político Pedagógico de uma escola elegeu a concepção da avaliação formativa-reguladora como uma de suas diretrizes pedagógicas, conforme os pressupostos teóricos recorrentes na literatura pertinente. Os professores, ao materializarem tais pressupostos na sua prática pedagógica, são coerentes ao afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Avaliação Formativa realizada ao longo do processo de ensino.

    Resposta Letra E.

     

     

  • Avaliação Formativa

    •A avaliação formativa considera que o aluno aprende ao longo do processo, que vai reestruturando o seu conhecimento por meio das atividades que executa.

    •Os erros são objetos de estudo, pois revelam a natureza das representações ou estratégias elaboradas pelo estudante.

    •A avaliação formativa tem como finalidade fundamental a função ajustadora do processo de ensino-aprendizagem;

    •A avaliação formativa possibilita aos professores acompanhar as aprendizagens dos alunos, ajudando-os no seu percurso escolar.

    •É uma modalidade de avaliação fundamentada no diálogo, que possui como objetivo, o reajuste constante do processo de ensino. Exige muito envolvimento por parte do professor

  • a sua concepção de avaliação requer uma metodologia que utilize uma diversidade de instrumentos avaliativos com os quais possam mensurar as aprendizagens dos estudantes e a tomada de decisão sobre processos de aprovação e reprovação.( tomada de decisão se o professor prossegue ou não com o conteúdo).


ID
2298313
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia

D. Sara reside e trabalha na periferia da região metropolitana de Recife e tem dois filhos. O mais velho terminou o Ensino Fundamental e necessita de uma vaga no Ensino Médio em uma escola pública e gratuita para dar continuidade aos estudos. Depois de percorrer várias escolas no bairro onde mora e em outros bairros próximos, D. Sara não conseguiu vaga no Ensino Médio. Vendo o risco de seu filho ficar sem estudar, D. Sara foi orientada a buscar a garantia do direito social à educação junto ao Poder Público. Para tanto, utilizou como fundamento para sua exigência o que preconiza a Constituição Federal (CF), conforme segue. 


I. O atendimento à educação obrigatória, inclusive do Ensino Médio, é direito subjetivo, cabendo ao Poder Público a obrigatoriedade de ofertá-la para todos.

II. A Educação Básica é obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos, o que inclui, necessariamente, a oferta do Ensino Médio para todos os cidadãos.

III. A educação é direito de todos e dever do Estado e da família, mas a Lei prevê apenas a progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao Ensino Médio.

IV. O não oferecimento ou a oferta irregular do Ensino Médio importam a responsabilização da autoridade competente, que é obrigada a providenciar o atendimento.

IV. O Ensino Médio, como etapa final da Educação Básica, prescinde da obrigatoriedade e da gratuidade, não havendo na Constituição Federal qualquer dispositivo que respalde sua oferta nesses termos.  


Estão corretas, apenas:  

Alternativas

ID
2298316
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, sob o número 9.394/96, também conhecida como Lei Darcy Ribeiro, define as diretrizes gerais da educação brasileira. Por meio do TÍTULO IV, DA ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL, trata, especificamente no art. 13, de incumbências docentes, dentre as quais, destacam-se três:


I. participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

II. fomentar seu próprio desenvolvimento profissional, permanentemente.

III. fomentar e promover a articulação entre a escola e a comunidade em geral.

IV. cumprir os dias letivos e as horas-aula estabelecidas, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.

V. colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade. 


Estão CORRETAS, apenas: 

Alternativas
Comentários
  • Art. 13. Os docentes incumbir-se-ão de:

    I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

    II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

    III - zelar pela aprendizagem dos alunos;

    IV - estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;

    V - ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;

    VI - colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

     

    Letra C


ID
2298319
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um gestor de uma escola pública, ao passar pelo pátio, observou um grupo significativo de estudantes debatendo e criticando as condições de estudo e de ensino, além da necessária melhoria da alimentação fornecida. Diante desse cenário, o gestor determinou o fim da reunião e proibiu futuras manifestações.

De acordo com a Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre a Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o gestor deveria:

Alternativas
Comentários
  • c) estimular os estudantes a exercerem o direito de organização e participação no Grêmio Estudantil, de forma a sistematizar o diálogo com a gestão sobre suas reivindicações.  

  • ECA - Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990

    Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

    Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:

    - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais;

    II - opinião e expressão;

    III - crença e culto religioso;

    IV - brincar, praticar esportes e divertir-se;

    - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação;

    VI - participar da vida política, na forma da lei;

    VII - buscar refúgio, auxílio e orientação.

     

    Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - direito de ser respeitado por seus educadores;

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; (lembrando que o enunciado da questão fala que os "estudantes estão debatendo e criticando as condições de estudo e de ensino". 

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

    Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

     

     

  • Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;


ID
2298322
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Resolução CNE/CEB nº 06, de 20 de setembro de 2012, e o Parecer CNE/CEB nº 11, de 09 de maio de 2012, definem Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Para efeitos dessas Diretrizes, a oferta da educação técnica de nível médio deve ser desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio.


Analise os casos a seguir e identifique as formas de oferta correspondentes.


I. Paulo terminou o Ensino Médio e, sentindo necessidade de ingressar no mundo do trabalho, resolveu fazer o curso Técnico em Saneamento, com duração de 2 (dois) anos.

II. Maria, estudante do Curso Técnico em Edificações, iniciou seus estudos no primeiro semestre de 2016, com previsão de término no segundo semestre de 2019, quando receberá o certificado de sua habilitação profissional e, ao mesmo tempo, de conclusão do Ensino Médio.

III. Fátima resolveu dar prosseguimento a seus estudos, investindo na sua qualificação profissional em um Curso Técnico em Eventos.

IV. João é um estudante matriculado no Curso Técnico de Nível Médio em Turismo de um Campus do IFPE e, ao mesmo tempo, em horários e dias compatíveis, cursa o Ensino Médio em uma escola pública estadual com a qual o IFPE possui convênio.


As formas de oferta são, respectivamente:  

Alternativas
Comentários
  • Art. 36-B.  A educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida nas seguintes formas:          

    I - articulada com o ensino médio;          

    II - subseqüente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio.

    Art. 36-C.  A educação profissional técnica de nível médio articulada, prevista no inciso I do caput do art. 36-B desta Lei, será desenvolvida de forma:        

    I - integrada, oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, efetuando-se matrícula única para cada aluno;        

    II - concomitante, oferecida a quem ingresse no ensino médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, e podendo ocorrer:         

    a) na mesma instituição de ensino, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis;         

    b) em instituições de ensino distintas, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis;         

    c) em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade, visando ao planejamento e ao desenvolvimento de projeto pedagógico unificado.      

  • Pelo segundo caso não concordo com a opção de ser subsequante!

    Alguém pode me explicar por que na questão a acertiva é a letra D?

     

  •  d) Subsequente/ Articulada integrada/ Articulada integrada com Educação de Jovens e Adultos/ Articulada concomitante.  

  • Tambpe não concordo com o segundo caso, visto que integrada está relacionado a quem finalizou o ensino fundamental.

  • Subsequente/ Articulada integrada/ Articulada integrada com Educação de Jovens e Adultos/ Articulada concomitante.  


ID
2325592
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

“Vivemos a era “inter”. Estamos vivendo um tempo em que a atenção está voltada para a internet, a interculturalidade, a interdisciplinaridade e a integração das artes e dos meios como modos de produção de significados desafiadores de limites, fronteiras e territórios. Entretanto, os arte-educadores têm dificuldades de entender a arte “inter” produzida hoje.”.

BARBOSA, A. M. Interterritorialidade na Arte/Educação e na Arte. p. 23. In: BARBOSA, A. M.; AMARAL, L. (org.). Interterritorialidade: mídias, contextos e educação. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.

Ao estabelecer uma relação entre o termo “inter” e arte, BARBOSA enfatiza a dificuldade que os "arte-educadores" têm de entender a(s)

Alternativas

ID
2325595
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O ensino de artes nas escolas formais brasileiras é um fenômeno relativamente recente. Na atualidade, é marcado pela prática de contextualização e atenção às heranças culturais. Contudo, durante a inclusão do ensino de artes na educação básica, a década de 1970 foi marcada pela

Alternativas

ID
2325598
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Quanto à definição dos elementos morfológicos e sintáticos da linguagem visual, é correto afirmar-se que:

Alternativas

ID
2325601
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A respeito do processo de fruição das artes, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
2325607
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

“A perspectiva da cultura visual permite, então, incorporar a problemática que esteve fora da esfera da arte na educação. E o faz a partir do questionamento de noções como originalidade, autoria, recepção, representação, intensão do artista, linguagem visual centrada no formal, contexto de produção, de expressão, a criança como artista e, de maneira especial, o relato salvador da educação pela arte. O que introduz a perspectiva da cultura visual, a qual provisoriamente me vinculo – pois não se deve esquecer que não existe uma opção do que é denominado como cultura visual – é a consideração das práticas artísticas como práticas discursivas – culturais – que têm efeitos na maneira de ver e de ver-se.”

HERNÁNDEZ. F. A cultura visual como um convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito. p. 43. In: MARTIZ, R.; TOURINHO, I. (org.) Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed da UFSM, 2011.

Para HERNÁNDEZ, a cultura visual

Alternativas

ID
2325610
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Nas últimas décadas, a produção de arte contemporânea não só vem possibilitando a ampliação de práticas e ideias vinculadas ao saber artístico como também vem afetando os campos da educação e da pesquisa. Dessa forma, estamos observando o crescimento de vários tipos de pesquisas baseadas na arte. Uma, em especial, articula os conceitos de teoria, prática e criação. Esse tipo de pesquisa é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • Na a/r/tografia saber, fazer e realizar se fundem. Eles se fundem e se dispersam criando uma linguagem mestiça, híbrida. Linguagem das fronteiras da auto e etnografia e de gêneros. O artógrafo, o praticante da artografia, integra estes múltiplos e flexíveis papéis nas suas vidas profissionais. Não está interessado em identidade, só em papéis temporais. Vive num mundo de intervalos tempo/espaço, em espaços liminares, terceiros espaços, entre-lugares. Busca vários espaços, desde aqueles que nem são isso nem aquilo, àqueles que são isso e aquilo ao mesmo tempo. Busca diálogo, mediação e conversação.


ID
2325613
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

“A proposta inicial foi tecer uma série de debates sobre o Funk, e demais questões que surgiram nesse processo, visando fomentar a futura criação dos documentários. Num primeiro momento houve uma sondagem do que os alunos pensavam sobre o assunto, com o uso de imagens que remetiam ao surgimento do Funk, na cultura norte-americana para disparar tal discussão. Os alunos revelaram um desconhecimento da história do Funk, mas um forte engajamento e interesse nas questões de gênero presentes nas letras das músicas, o que, com isso, tornou-se um foco do projeto nas aulas seguintes.”.

DIAS. Taís Ritter. Documentando o Funk: cultura visual, cinema e gênero no ensino de artes visuais. Anais do XXV CONFAEB. Fortaleza – CE, 2015. Disponível em: <http://confaeb2015.ifce.edu.br/ANAIS/artigos/GT%20Artes%20Visuais/149710.pdf> Acesso: 24 out. de 2016.

Considerando a importância da contextualização e a inserção de temáticas contemporâneas no ensino de artes, a experiência pedagógica apresentada enfatiza que:

Alternativas

ID
2325619
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

No texto a seguir, Elliot Eisner descreve a prática do ensino de artes desenvolvidas em Escolas Progressivas.

“Quando se sugeriam atividades criativas em arte, estas vinham quase sempre sob a forma de projetos de arte correlacionados ou integrados. O professor era frequentemente solicitado a usar a arte em conjunção com seu trabalho em estudos sociais etc. [...] A arte integrada se afigurou aos professores como uma hóspede dos assuntos a serem ensinados. Além disso, os projetos de arte poderiam aclarar os conceitos abstratos que os professores estivessem tentando fazer as crianças aprenderem.”

EISNER, Elliot. apud BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. 8ªedição – São Paulo: Cortez, 2015.

A prática de ensino de arte acima descrita é assim entendida:

Alternativas

ID
2325622
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A qualidade estética é entendida por John Dewey como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D 

    A arte, desinteressada, alojada em um pedestal como obra de arte, distante da vida comum e cotidiana, é desinteressante como experiência estética efetiva, sendo louvável tão somente por lembrar que em sua origem ela participava dos modos de ver e de sentir dos indivíduos que a perfizeram. Para John Dewey, a compreensão da experiência estética verdadeira passa pela consideração de seu "estado bruto" quanto às formas de ver e ouvir como geradoras de atenção e interesse, e que podem ocorrer tanto a uma dona de casa regando as plantas do jardim quanto a alguém que observa as chamas crepitantes em uma lareira. Resultado de dez conferências proferidas entre o inverno e a primavera de 1931 na Universidade de Harvard, a obra Arte como experiência, publicada pela primeira vez em 1934, sob o título geral The later works of John Dewey, somente agora surge traduzida para a língua portuguesa. Não muito distante da visão pragmatista que permeia a sua obra filosófica e sua teoria pedagógica, a opinião construída sobre a experiência artística focaliza a necessidade de se considerar o prazer e a satisfação envolvidos nesta experiência, cujo impulso é dado pelo próprio contexto no qual se insere o indivíduo. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742011000100017 


ID
2325625
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

“A cultura das imagens é uma realidade da qual não podemos fugir e, intencionalmente ou não, colaboramos diariamente na (re)produção e consumo das visualidades que alimentam a cultura visual. Não por causalidade, o início do século 21 foi palco para a explosão das redes sociais na internet. Ambientes nos quais as imagens se converteram em veículos de representação, comunicação, socialização e criação de significados, símbolos e imaginários sociais.”

ABREU, Carla Luzia de. Hipervisibilidade e self-disclosuse: novas texturas da experiência social nas redes digitais. Revista Visualidades. v. 13, n. 2 (2015). Disponível em: <http://revistas.ufg.br/VISUAL/issue/view/1721/showToc> acesso: 01 nov. de 2016. 

 Estabelecendo uma relação entre o texto e o conceito de “virada cultural” sistematizado por W.J.T. Mitchell (1994), é correto afirmar que:  

Alternativas
Comentários
  • Sério que exige uma análise crítica? Para mim não há essa exigência. Por favor, me expliquem o que eu não entendi

ID
2325628
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Para Cristina Machado, em O barro com segunda pele (2011), a argila é muito mais do que material primordial, é uma ponte entre seu mundo interior e o Cosmos, caminho por onde as emoções se transformam em objetos concretos, materializando-se em imagens de grande valor estético e simbólico.

Cristina Machado se destaca pela relação que mantém com o barro e com temas relacionados a discussões presentes na contemporaneidade. Assinale, então, a única alternativa que traz exemplos de três trabalhos dessa artista.

Alternativas

ID
2325631
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

De acordo com a visão de Libâneo, em seu livro Didática (1991), o ensino somente é bem sucedido quando os objetivos do professor coincidem com os objetivos de estudos do aluno e é praticado tendo em vista o desenvolvimento das suas forças intelectuais.

Nesse sentido, para que o processo de ensino-aprendizagem seja efetivado com qualidade na escola, é preciso que o professor

Alternativas

ID
2325634
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

De acordo com estudos da área, toda escola tem um currículo formal como suporte para sua tarefa político-pedagógica de educar as pessoas de todas as idades. Este currículo formal materializado na grade de ensino é fruto de uma síntese de leis em vigor e seus desdobramentos que regem a educação formal em nosso país.

São exemplos desses documentos os seguintes:

Alternativas
Comentários
  • Conselhos podem ser considerados documentos?


ID
2325640
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas

O termo “Construtivismo” foi criado pela Vanguarda Russa no século XX para denominar uma forma de expressão artística que:

Alternativas

ID
2325643
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Em relação ao ensino de arte no currículo escolar, legislação e prática, apresentam-se as seguintes proposições:

I. Até aproximadamente fins da década de 1960, existiam pouquíssimos cursos de formação de professores no campo da arte. Assim, professores de quaisquer disciplinas, artistas e pessoas vindas de curso de Belas Artes, Escolas de Artes Dramáticas e Conservatórios poderiam assumir as aulas de Desenho, Desenho Geométrico, Artes Plásticas, Música e Arte Dramática.

II. Em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a arte é incluída no currículo escolar com o título de Educação Artística, mas é considerada “atividade educativa” e não disciplina, tratando de maneira indefinida o conhecimento.

III. De maneira geral, entre os anos de 1970 e 1980, os antigos professores de Artes Plásticas, Desenho, Música, Artes Industriais, Artes Cênicas e os recém-formados em Educação Artística viam-se responsabilizados por educar alunos (em escola de Ensino Fundamental) em todas as linguagens artísticas, o que configurava a formação do professor polivalente em Arte.

IV. Com a Lei Nº 9.394/96, revogam-se as disposições anteriores e a Arte é considerada obrigatória na educação básica. “O ensino de arte constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da Educação Básica de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”.

V. Segundo a resolução 246/2016, “O ensino de arte só será obrigatório durante a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, ficando o Ensino Médio isento dessa responsabilidade”.

Estão corretas, apenas, as proposições:

Alternativas
Comentários
  • Prezados e prezadas colegas, acredito que esta questão cabe recurso ou deva ser anulada. Vejamos:

    "Os anos 60 foram marcados pela livre-expressão, porém, omitindo a característica da originalidade pensada por Mário de Andrade. Este pensamento foi desvirtuado, pois a interferência do professor como mediador do conteúdo era vista como negativa ao desenvolvimento da criatividade infantil. Ainda sob essa influência, em 1971, com a Lei 5692, o ensino da arte em todo o território nacional passa a ser obrigatório. Porém, não havia uma escola superior que formasse o profissional para ministrar a disciplina. Os únicos professores de arte existentes eram aqueles formados pelas Escolinhas de Arte. Foram, então, criados os cursos de licenciatura curta que, entre outros agravantes, tinham como característica a formação polivalente do professor, capacitando-o a ministrar aulas de artes plásticas, artes cênicas, desenho e música. Como reflexo desse processo, e após anos de experiências e pesquisas comprovando o fracasso desse tipo de organização escolar (polivalência) – afinal, é raro um professor com domínio nas várias linguagens artísticas – atualmente a formação de professores de arte, no âmbito dos cursos universitários, prevê o profissional específico para cada linguagem artística (Artes Plásticas, Artes Cênicas, Desenho Geométrico, Música). Em 1988, uma nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação começou a ser discutida na Câmara e no Senado. Ora contemplava devidamente, ora excluía o ensino da arte enquanto disciplina obrigatória, o que demandou movimentos dos professores no sentido de demonstrar aos parlamentares que o ensino da arte é investigação dos modos como se aprende arte nas escolas, nos museus, nas ruas, nas universidades e na intimidade dos ateliês. Nos anos 90, novamente inciaram-se os trâmites da LDB nas instâncias de competência para sua aprovação. A permanência ou não da obrigatoriedade da disciplina tornou-se, outra vez, polêmica nacional. Devido ao intenso movimento dos professores, de norte a sul do país, visando mostrar que arte é conhecimento e que possui um campo teórico específico, conquistou-se a inclusão, no corpo da lei, da obrigatoriedade da disciplina em todos os níveis de ensino. Art.26 – 2º O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis de educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. (LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO N º 9394, 1996: 30)

    Fonte: http://www.sed.sc.gov.br/documentos/ensino-89/proposta-curricular-156/1998-158/disciplinas-curriculares-232 

     

  • Fui pela eliminação. A alternativa V está errada. Então só sobrou a alternativa certa: B.


ID
2325646
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Na pós-modernidade, ensinar e aprender a arte implica envolver o educando na construção de conhecimentos ligados diretamente a esse universo, tornando-se essencial aproximar o estudante da obra por meio do exercício de ver, pensar e fazer. Assim, é correto afirmar-se que, em relação ao processo de ensino-aprendizagem na pós-modernidade, o conceito de arte está ligado à

Alternativas

ID
2325649
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O ramo da História da Arte que estuda as questões relativas aos temas ou às mensagens das obras de arte em contraposição à sua forma, descrevendo e classificando as imagens, intitula-se:

Alternativas
Comentários
  • A iconografia é uma forma de linguagem visual que usa imagens para representar algum tema. A iconografia estuda a origem das imagens, e como elas são expostas e formadas. GABARITO: LETRA A. 


ID
2325652
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas

A cor oferece um vocabulário enorme e de grande utilidade para o alfabetismo visual.

A variedade de significados possíveis vem expressa neste fragmento do poema “The People, yes”, de Carl Sandburg:

Sendo vermelho o sangue de todos os homens de todas as nações, a Internacional Comunista fez vermelho o seu estandarte. O papa Inocêncio IV deu aos cardeais seus primeiros capelos vermelhos dizendo que o sangue de um cardeal pertencia à Santa Madre Igreja. O vermelho, cor de sangue, é um símbolo.

Referência no estudo da arte e do desing, Donis Dondis, em sua obra A sintaxe da linguagem Visual, propõe que a cor possui três dimensões que podem ser definidas e medidas. São elas:

Alternativas

ID
2325655
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Segundo Heloísa Buarque de Hollanda e Adrian Izel, no quadro da intensificação da produção cultural de caráter urbano, no final do século XX, um segmento que vem surpreendendo é o da atuação de coletivos de artistas plásticos, que são associações de pessoas que têm interesses comuns. A finalidade de um coletivo é integrar pessoas para trocar experiências e enriquecer seus trabalhos e conhecimentos.

Os coletivos propagam-se em proporção geométrica pelo Brasil, configuram-se por ações conjuntas, mas não constituem cooperativas, tampouco apresentam número de participantes determinados. Sua forma de organização é independente e, para cada ação ou conjunto de ações, os coletivos buscam patrocínio, oferecendo cursos e vendendo trabalhos.

São exemplos de Coletivos de Arte em Pernambuco os seguintes:

Alternativas

ID
2325658
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Em sua obra, Henry Giroux destaca que a cultura e o currículo são elementos inseparáveis. Se a cultura é um campo de lutas e conflitos por imposição de significados e se o currículo está envolvido em uma política cultural, então ele é terreno privilegiado de lutas, conflitos e contestações na busca de significados e sentidos. Portanto, é fundamental entender o currículo como um instrumento, um espaço, um campo de produção e criação de significados, no qual se fazem presentes os interesses das camadas sociais.

De acordo com esse texto, são ações de suma importância para os processos constantes de ensino de arte no que se refere ao currículo:

Alternativas

ID
2325661
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Antes mesmo da invenção do tecido, o ser humano produzia pinturas sobre a própria pele. No século VI e V antes de Cristo, surgiram as primeiras técnicas de estamparia, utilizando substâncias ácidas e corantes naturais. Desde então, nunca mais a estamparia deixou de evoluir.

No que se refere a processos de estamparia em tecidos feitos a partir de processos artesanais e manuais, destacam-se os seguintes:

Alternativas

ID
2325667
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Na análise de uma obra de arte, é comum levarmos em conta questões como, por exemplo, Virtuosismo, poder de criação, intensidade de sentimentos, estilo de mestre, integridade artística, originalidade de visão e profundo senso de valores humanos. Esses elementos são encontrados em pinturas, tais como:  

I. Escola de Atenas de Rafael.

II. A Descida da Cruz de Rubens.

III. A Ronda da Noite de Rembrandt.

IV. Enterro em Ornans de Courbet.

V. O Jardim das Delícias Terrenas de Bosch.

Dentre essas obras, aquelas que pertencem ao Barroco estão nas alternativas:  

Alternativas

ID
2325670
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Usando uma definição ampla, mas flexível, pode-se dizer que Estudos Críticos são a esfera do ensino que transforma os trabalhos de arte em percepção precisa e não casual, analisando neles a presença estética, os processos formativos, causas espirituais, sociais, econômicas, políticas e os efeitos culturais. Os Estudos Críticos alertam, assim, para o perigo de uma análise ingênua que prime somente pelas combinações de forma, cor, textura e outros aspectos, isentando a obra de outras questões importantes presentes na origem delas.

Marque a alternativa em que há exemplos de obras que trazem, respectivamente, a crítica social ao trabalho opressivo e à existência marginal, e fatos histórico-políticos.

Alternativas

ID
2325673
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O ensino de arte vem-se desenvolvendo a partir de vários caminhos que contribuem, cada vez mais, para a diversidade de possibilidades de pensamento e ação. Na atualidade, estudos e pesquisas apontam o deslocamento da linha da arte como linguagem para a arte imagética. Dessa forma, esse ensino não se daria por comunicação, mas por metáfora.

Segundo Efland, em Art and cognition: integriting the visual arts in the curriculum, é a metáfora que constrói ligações as quais nos permitem entender e estruturar o conhecimento em diferentes domínios para estabelecer conexões entre coisas aparentemente não relacionadas.

De acordo com o autor, a metáfora possui três partes, que são:

Alternativas

ID
2325676
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Nas discussões acerca da diversidade cultural na arte, é recorrente ouvir-se falar sobre interculturalidade no sentido de reciprocidade. Nestor Canclini é um autor que na atualidade tem apresentado estudos aprofundados dos processos culturais presentes hoje nos países da América Latina. Para ele, é necessário pensar em processos que abarquem as distintas misturas interculturais para suprir a necessidade de uma visão mais abrangente no que concerne ao conhecimento, na qual não exista oposição entre o tradicional e o moderno, entre o culto, o popular e o massivo. O termo utilizado comumente por Canclini para representar essa abrangência cultural é

Alternativas