SóProvas



Prova IFB - 2017 - IFB - Professor - Informática/ Desenvolvimento de Sistemas


ID
2314060
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base nas afirmativas acerca da Administração Pública Federal, marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A Administração Pública Direta e Indireta deve considerar na prática dos atos administrativos os princípios da legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
( ) O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença penal condenatória.
( ) Se um servidor público estável tiver seu cargo extinto, ficará em disponibilidade e terá garantida remuneração até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
( ) Como condição para a aquisição da estabilidade, o servidor público poderá ter que se submeter a avaliação de desempenho.
( ) Sem prejuízo da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa acarretarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A.

     

    (F) CF/88 - Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

     

    (F) CF/88 - Art. 41. § 1º O servidor público estável só perderá o cargo: I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

     

    (V) CF/88 - Art. 41. § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

     

    (F) CF/88 - Art. 41. § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

     

    (V) CF/88 - Art. 37. § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

  • olha esse MNEMÔNICO legal que aprendi aqui no QC:

    para adquirir eStabilidade= avaliação eSpecial

     

    o que seria de mim sem a ajuda dos coleguinhas...;)

  • Apesar da ótima explicação do André, ainda tive dúvidas, uma vez que a segunda afirmativa é muito vaga, ou seja, ela não está restringindo se precisa ou não ser transitada em julgado, assim poderia ser aplicado o Art. 92 do Código Penal que diz:

    "Art. 92 - São também efeitos da condenação:
    I - a perda de cargo, função pública ou mandato eletivo:
    a) quando aplicada pena privativa de liberdade por tempo igual ou superior a um ano, nos crimes praticados com abuso de poder ou violação de dever para com a Administração Pública;
    b) quando for aplicada pena privativa de liberdade por tempo superior a 4 (quatro) anos nos demais casos.
    II - a incapacidade para o exercício do pátrio poder, tutela ou curatela, nos crimes dolosos, sujeitos à pena de reclusão, cometidos contra filho, tutelado ou curatelado;
    III - a inabilitação para dirigir veículo, quando utilizado como meio para a prática de crime doloso.”

    Segundo Cezar Roberto Bitencourt (BITENCOURT, Cezar Roberto. Código Penal Comentado. Editora Saraiva. 2ª edição. 2004, p. 306.), trilhando este entendimento, assinala que:

    “1.1.2. Correlação entre crime e atividade exercida

    A perda deve restringir-se somente àquele cargo, função ou atividade no exercício do qual praticou o abuso, porque a interdição pressupõe que a ação criminosa tenha sido realizada com abuso de poder ou violação de dever que lhe é inerente”.

    Ainda sim, tem-se com o mesmo pensar, Luiz Regis Prado(PRADO, Luiz Regis. Comentários ao Código Penal. Editora Revista dos Tribunais. 2002. p. 322) evidencia o seguinte precedente do TJ/SP:

    “A perda de cargo público, por violação de dever inerente a ela, necessita ser por crime cometido no exercício dessa função, valendo-se o acusado do cargo para a prática do crime. Vale dizer, deve ser condenado por crime funcional (TJ/SP - AC - rel. Márcio Bonilha - RT 572/297).”

    Em síntese, para ambas as citações, são perceptíveis que no caso da “Sentença Penal Condenatória”, sem entrar nos méritos do transitado em julgado, permanecendo genérico como descreve a questão, caberia o artigo 92, que diz sobre a possibilidade do Servidor Público estável, perder o cargo. Não havendo assim, nenhuma alternativa que se verifique uma sequência para a questão de V ou F.

    Realmente fiquei com dúvidas nesta questão.

  • a questão tá ambígua, tá muito ruim.

    Mas dá para fazer observando as afirmativas (I) e (IV) como flagrantemente falsas.

  • Isso aí não foi anulada não !? O item três tá no mínimo ambíguo Questão horrível
  • Redação péssima da questão.

  • Questão horrível, pulem para próxima!

  • GABARITO: A

    a) A Administração Pública Direta e Indireta deve considerar na prática dos atos administrativos os princípios da legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. IMPESSOALIDADE

    b) O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença penal condenatória. TRANSITADA EM JULGADO, DENTRE OUTROS CASOS.

    c) Se um servidor público estável tiver seu cargo extinto, ficará em disponibilidade e terá garantida remuneração até seu adequado aproveitamento em outro cargo. CORRETA

    d) Como condição para a aquisição da estabilidade, o servidor público poderá ter que se submeter a avaliação de desempenho. NÃO PODERÁ, DEVERÁ.

    e) Sem prejuízo da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa acarretarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário. CORRETA

  • Na primeira existe dois erros. Pois a adm não deve considerar, mas sim obedecer os princípios

  • No último item não há necessidade de aplicação cumulativa das sanções:

    "Art. 12. Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato:" 

  • A questão aborda a Administração Pública Federal e solicita que o candidato identifique se as afirmativas são verdadeiras ou falsas. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    (F) A Administração Pública Direta e Indireta deve considerar na prática dos atos administrativos os princípios da legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
    Falsa. Conforme estabelece o art. 37, caput, da Constituição Federal, a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

    (F) O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença penal condenatória.
    Falsa. O art. 41, § 1º, da Constituição Federal estabelece que o servidor público, mesmo depois de adquirir a estabilidade, pode perder o cargo em virtude de avaliação periódica de desempenho, processo administrativo em que se assegure ampla defesa ou sentença judicial transitada em julgado. Também existe a hipótese de exoneração para corte de gastos prevista no art. 169 da Constituição Federal.. Também existe a hipótese de exoneração para corte de gastos prevista no art. 169 da Constituição Federal.

    (V) Se um servidor público estável tiver seu cargo extinto, ficará em disponibilidade e terá garantida remuneração até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
    Verdadeira. Nos termos do art. 41, § 3º, da Constituição Federal, "Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo".
        
    (F) Como condição para a aquisição da estabilidade, o servidor público poderá ter que se submeter a avaliação de desempenho.
    Falsa. O art, 41, §4º, da Constituição Federal indica que "Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade".

    (V) Sem prejuízo da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa acarretarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário.
    Verdadeira. A assertiva está em consonância com o disposto no art. 37, §4º, da Constituição Federal: "Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível".

    Gabarito do Professor: A
  • Olha lá, já vão os coleguinhas defenderem o indefensável.

    Amigos, digo neste sentido, em razao de que na omissão da avaliaçao, está nao impedirá do servidor adquirir a sua estabilidade. Logo, dizer "podera" em troca de "deverá" não a torna a alternativa incorreta.

  • GABARITO - A

    (F) A Administração Pública Direta e Indireta deve considerar na prática dos atos administrativos os princípios da legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

    L egalidade

    I mpessoalidade

    M oralidade

    P ublicidade

    E ficiência

    (F) O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença penal condenatória.

    Art. 41 - § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

    (V) Se um servidor público estável tiver seu cargo extinto, ficará em disponibilidade e terá garantida remuneração até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

    (F) Como condição para a aquisição da estabilidade, o servidor público poderá ter que se submeter a avaliação de desempenho.

    Art. 41 - § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.  

    (V) Sem prejuízo da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa acarretarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário.


ID
2314063
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Pode-se afirmar, a partir da Lei nº 8112/90:

Alternativas
Comentários
  • E o que dizer sobre este parágrafo?

     

    "§ 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)"

  • A - ACADIPRORE >>>> bizu do prof. Evandro do ALFACON

    B- EXONERADO.

    C - exclua a palavra ''condenatória''.

    D- CORRETO.

    E - READAPTAÇÃO.

     

  • questao passa a ideia de que so com a aprovação no estagio probatorio que o servidor podera exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação.

    isso esta errado como o nosso amigo Alysson relatou em seu comentario!

  • Questão incorreta! Servidor no estágio probatório já pode exercer cargo em comissão...

  • ARTIGO 20, § 3°  DA LEI 8.112/90

     

    O SERVIDOR EM ESTÁGIO PROBATÓRIO PODERÁ EXERCER QUAISQUER CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO OU FUNÇÕES DE DIREÇÃO, CHEFIA OU ASSESSORAMENTO NO ÓRGÃO OU ENTIDADE DE LOTAÇÃO, 

     

    E SOMENTE PODERÁ SER CEDIDO A OUTRO ÓRGÃO OU ENTIDADE PARA OCUPAR CARGOS DE NATURESA ESPECIAL, CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO DO GRUPO-DIREÇÃO E ASSESSORAMENTO SUPERIORES- DAS, DE NÍVESI 4, 5 E 6

  • Observações: Na questão 02, pede-se para afirmar a partir da Lei 8.112/90, que segundo o gabarito oficial, a questão correta seria a letra “D”, na qual informa o seguinte: “Com a aprovação no estágio probatório, o servidor poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação”. No que se refere o sentido dessa afirmativa, o termo “Com”, dá ideia de ser uma condição para o Servidor exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, ser aprovado no estágio probatório. No entanto, no §3º do artigo 20, da referida lei(Lei 8112/90), o servidor poderá exercer e ocupar o que se refere a questão, mesmo não tendo concluído o Estágio Probatório, como citado abaixo:

    Art. 20. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório... durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo...

    § 3º O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    No entanto, sobre o Estágio Probatório e aquisição da Estabilidade, atualmente, tem entendido o STJ e o STF em suas decisões que para ambos, deve ser de 3(três) anos ou 36(trinta e seis) meses, a fim de coincidir com o período necessário para aquisição da estabilidade, conforme decisão do STF, através do Agravo de Instrumento nº 754.802/2011, que diz o seguinte:

    "Os institutos da estabilidade e do estágio probatório estão necessariamente vinculados, de modo que se lhes aplica o prazo comum de 3 anos. AI 754.802/2011".

    Nesta questão também é perceptível, a ausência de uma afirmativa a partir da Lei nº 8.112/90, como é solicitado no enunciado da questão. Por tanto, não havendo outra questão correta, caso seja entendido a partir do agravo supracitado, o Gabarito deverá ser alterado para a alternativa “A” ou, este agravo não sendo reconhecido, solicitei que fosse anulado a questão. Foi indeferido...

     

  • Continuo a ver que está errada, no entanto, o motivo do indeferimento do recurso abaixo foi:

    Resposta:
    Prezado Candidato,
    Seu recurso foi recebido, porém indeferido pelos motivos que seguem:
    - É necessário o efetivo exercício do servidor para que seja submetido à avaliação.
    - Art. 20 - § 2º O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.
    - A sentença judicial que acarreta a perda do cargo é a sentença penal condenatória, e não qualquer sentença.
    - A assertiva mantém previsão expressa na Lei 8112. Art. 20. Ao servidor em estágio probatório, também é reservado o exercício.
    - Art. 30. O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.
    Att.
    Banca Examinadora

  • Verdade, pois o servidor que apenas tomar posse e não entrar em exercício, não terá como ser avaliado.

    Agora discordo do gabarito ser a letra D, pois para exercer os cargos citados no item não é necessário aprovação no estágio probatório,  mas apenas estar no tal estágio. A restrição só é cabível em caso de o servidor ser cedido.

  • também discordo da D, porque pode exercer cargo em comissão ou chefia mesmo em estágio probatório

     

  • Duas alternativas na minha humilde opinião conferem como certas, sendo a letra A e a C as mais prováveis, pois:

    Na atternativa a, diz:

    Alternativa a) A partir da posse do servidor, ele está sujeito ao estágio probatório de trinta e seis meses, período durante o qual será avaliada sua aptidão e capacidade.

    Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores: (Vide EMC nº 19)

    Sabe-se que de 24 meses se passou agora para 36 meses, portanto 3 anos.

      Alternativa C) O servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado.

      Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    A alternativa marcada como correta, a letra "D", é a menos certa, pois:

      § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes

    E logo na letra D, diz:

    "Com a aprovação no estágio probatório, o servidor poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação."

    Ou seja, a opção considerada certa inverte o sentido literal do artigo, porque não precisa de aprovação em estágio preobatório para ocupar cargos de função de confiança, durante o o estáfio probatório já é concedida tral prerrogativa.

     

     

  • foi a minha visão tambem já que a letra A e C tambem estão corretas

  • Apesar do entendimento consolidado do STF e STJ sobre o prazo de 36 meses, creio q a questão limitou-se apenas no que diz a lei no seu art. 20, embora esteja desatualizado:

    Art. 20. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo.

  • Banca IFB! Estamos esperando a resposta......... o gabarito está obviamente incorreto.

    "§ 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)"

    Reportar abuso

  • Esta questão está errada, pois o servidor não precisa ser estável para ocupar cargo em comissão, chefia ou assessoramento em órgão ou entidade de lotação. 

  • gabarito está D

    eu acho que seria C

  • ta loko, o concurseiro se mata de estudar e vem uma banquinha dessa e quer enfiar essa resposta pela guela. E ainda mais n se pronuncia, n muda gabarito. Mt nehnehenehem dessas banca fulera

  • Passível de anulacao!

    O artigo 20 da lei 8.112/90 paragrafo 3° estabele:

    " O SERVIDOR EM ESTAGIO PROBATORIO PODERA EXERCER QUAISQUER CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSAO OU FUNÇÕES DE DIRECAO, CHEFIA OU ASSESSORAMENTO NO ORGÃO OU ENTIDADE DE LOTACAO ....

  • (Peço vênia para a nosso amigo(a) DD Dan para copiar parte da resposta dada pela banca..)

     

    Assertiva C) O servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado.

    Resposta da banca - A sentença judicial que acarreta a perda do cargo é a sentença penal condenatória, e não qualquer sentença.

    LEI 8112/90, Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    Minha indignação: Em qual momento a Lei, no artigo supracitado, está se referindo a sentença judicial específica ?

  • Concordo. Gabarito errado! Aguardar a confirmação do gabarito final.

     

  • Que danado de questão é essa! afffffffffff

  • O servidor enquanto em ESTÁGIO PROBATÓRIO, em regra, pode exercer qualquer cargo em comissão ou função de direção, chefia ou assessoramento no ÓRGÃO ou ENTIDADE em que TRABALHA ou em outro órgão para os cargos de níveis mais elevados (nível 6, 5 e 4). PORÉM para exercer cargo em comissão em OUTRO ÓRGÃO ou ENTIDADE em qualquer outro nível, é necessário já ser ESTÁVEL

  • A inconsistência da letra "A" está no período do Estágio Probatório que, de acordo com a Lei 8.112, será de 24 meses. Ne verdade, o prazo de 3 anos está na CF e não na respectiva lei. Desta forma percebemos que a quatão é categórica ao dispor "a partir da Lei nº 8112/90".!!!!

  • ⇫ questão nojenta ⇧ 〴⋋_⋌〵

    ✍ Marquei C pelos seguintes motivos:

    C) O servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado.

    A LETRA C está "+ CORRETA", visto que a QUESTÃO NÃO RESTRINGIU, ou seja, não usou "SOMENTE", ele perde sim o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado, além de outras sentenças judiciais transitadas em julgado.

    D) Com a aprovação no estágio probatório, o servidor poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação.

    VEJA que a LETRA D ESCREVE O CONTRÁRIO DO QUE ESTÁ NA LEI quanto ao exercício de certos cargos e funções, enquanto a lei diz explicitamente que podem ser exercidos por servidores durante o estágio probatório.

    "§ 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

     ಠ╭╮ಠ

  • Prestei esse concurso. O mais difícil que já vi. Foda demais!

  • caberia muitos recursos! questão anulada!

  • a) E. No estágio probatório são avaliados cinco fatores. Para lembrar de cada um deles use o mneumônico: P-A-D-R-I:
    1 - Produvidade
    2 - Assiduidade
    3 - Disciplina
    4 - Responsabilidade
    5 - Capacidade de Iniciativa.
    Cuidado: Na Lei 8.112/1990 segundo o artigo 20 o prazo é de 24 meses, enquanto o STF entende que o prazo é de 36 meses.
    b) E. Será exonerado assim como o servidor que não entra em exercício no prazo legal.
    c) E. Nos termos da Lei 8.112/1990 não há a palavra 'condenatória' e sim sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar.
    d) E. C Artigo 20 §3º.
    e) E. O nome disso é readaptação e não aproveitamento.

  • ignorem esse lixo de questão... 

    pelo criterio da letra D, as alternativas A e C também estão corretas... 

  • Ué DDan, pela resposta da banca o gabarito seria C!!

  • Correta Letra C. 

     

    Letra D totalmente errada, uma vez que durante o EP poderá exercer cargos em comissão , função de direção , chefia , assessoramento no órgão ou entidade onde está lotado. Não precisa de aprovação no estágio probatório para exercer tais cargos .

     

    Banca LIXOOO

  •  a)  A partir do EXERCÍCIO do servidor, ele está sujeito ao estágio probatório de trinta e seis meses, período durante o qual será avaliada sua aptidão e capacidade.

  • Acredito que a assertiva C esteja incompleta porque o servidor pode ser demitido também via processo administrativo disciplinar.
  • A- Com o exercício, o servidor estará sujeito e estagio probatório de 24 MESES porque a questão diz pra usar como base a lei 8112/90 e não outras

    B - o servidor não aprovado em estagio probaatório será EXONERADO!!

    C-não é senteça condenatoria é senteça judicial

    D - O SERVIDOR PODE EXERCER QUAIS DESSES CARGOS COM A APROVAÇÃO OU DURANTE O ESTAGIO PROBATORIO ELE NÃO LIMITOU NA QUESTÃO( PEGADINHA)

    E- é READAPTAÇÃO

  • O ESTÁGIO PROBATÓRIO TEERÁ DURAÇÃO DE 36 MESES (3 ANO), E NÃO DE 24 MESES.....CUIDADO COM AS INFORMAÇÕES POSTADAS...PODE PREJUDICAR ALGUÉM.

  • Golpe baixo

  • A banca ou quem concorde com a mesma poderá fazer qualquer tipo de malabarismo exegético possível para tentar justicar a letra D, mas, ao meu ver, isso é impossível, porquanto não há margem para que ocorra nenhum tipo de interpretação senão a pura e simples gramatical/literal.

    At. 20"§ 3o "O servidor EM (durante) ESTÁGIO PROBATÓRIO poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação". Em outras palavras, NÃO É NECESSÁRIO CONCLUI-LO!

  •  

            § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.

     

     

    Este é o inciso.

  • Típica questão "burra" e mal elaborada que tenta induzir o candidato ao erro, e certamente produzida por quem não entende a legislação! 

  • Boa sorte aos que estão se dedicando aos estudos.

    A) O estágio probatório conta a partir do exercício e não da posse;

    B) O servidor não aprovado no estágio probatório será EXONERADO e não demitido (demissão é punissão no serviço público);

    C) O servidor perde a estabilidade por meio de sentença judicial transitada em julgado ou PAD (não existe condenatória)

    D) certa. 8112 - o servidor em estágio probatório pode exercer qualquer cargo (a questão está confusa, mas não fala que só com a aprovação, com a aprovação ele também pode exercer) Acredito que seria possível anular, mas não tenho certeza.

    E) Trata de READAPTAÇÂO e não de aproveitamento.

     

  • Questão mal elaborada! Cabe recurso!

    Na letra C, apesar de estar incompleta, o servidor também pode vir a perder o cargo por sentença judicial condenatória transitado em julgado. 

    A D está errada, pois pela literalidade da Lei "O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes," E o entendimento da alternativa o servidor, para assumir cargo em comissão, TEM que ser aprovado em estágio probatório

     

     

  • A alternativa D diz que eu só posso ter um cargo comissionado após garantir a estabilidade e isso não é verdade. Aff! Cacete! 

  • Questao horrorosa! 

  • Vá pro inferno o examinador desta banca safada!

  • o servidor perderá o cargo em virtude de sentença condenatória transitada em julgado
    em virtude de sentença condenatória transitada em julgado, o servidor perderá o cargo
    perderá o cargo, em virtude de sentença condenatória transitada em julgado, o servidor

     

     

  • Questão hiper confusa...!!! E errônea...

  • ALTERNATIVA CORRETA DADA PELA BANCA: D !

    .

    A questão deveria ter sido anulada! BANCA LIXO!

    .

    A alternativa C está correta, haja vista que, se o servidor for condenado em sentença transitada em julgado, ele perderá o cargo. A alternativa não diz que ele APENAS perderá o cargo se houver sentença transitada em julgado, ela apenas diz que nessa hipótese ele perderá o cargo. 

    .

    LEI 8112/90, Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    .

    A resposta da banca aos recursos foi que a sentença que acarreta a perda do cargo é a penal condenatória e não qualquer sentença.

    .

    Questionamento: Em que parte da literalidade do artigo há a determinação de que a sentença que gera a perda do cargo seja a penal condenatória?

    .

    Alternativa D totalmente errada, uma vez que, durante o estágio probatório, o servidor poderá exercer cargos em comissão, função de direção, chefia, assessoramento no órgão ou entidade onde está lotado. Não precisa de aprovação no estágio probatório para exercer tais cargos .

     

  • questão totalmente errada

  • questão certa é a letra "C"

  • QCONCURSOS, favor excluir esta questão, que é no mínimo estranha e mal formulada.

  • Essa questao se nao foi anulada, deveria. Esta mal formulada, há duplas respostas, embora incompletas. E o gabarito correto jamais pode ser "D".

  • QUERO INFORMAR QUE UM SERVIDOR EM ESTAGIO PROBATORIO PODE ASSUMIR CARGO EM COMISSAO NAO HA VEDACAO QUANTO A ISSO

  • A letra D está incorreta, pois de acordo com a lei, no art. 20, §3º, diz que o servidor em estágio probatório e na alternativa fala, com a aprovação no estágio probatório.... no meu ver a alternativa mais correta seria a letra C, embora na lei não fala em sentença judicial CONDENATÓRIA transitada em julgado, conforme a alternativa, mas somente em sentença judicial transitada em julgado (art. 22 da lei).

  • No meu ponto de vista não temos alternativa correta, pois tem respostas erradas e outras incompletas.

    Não seria o caso de anular?!

  • Teria que ser anulada!

     

    Art. 20 § 3o O servidor EM estágio probatório PODERÁ exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.                    

  • Já é a segunda questão estranha que encontro dessa banca nessa prova. Os examinadores que a fizeram não regulam bem da cabeça. Todas as alternativas foram feitas de modo bobo, idiota, com a finalidade mais de confundir do que selecionar o candidato com maior conhecimento.

     

    Segue o fluxo, vamos para a próxima.

  • antonio,

    eu marquei C.

    mas acho que o erro é:

     servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado.

  • Quanto à alternativa d), talvez a questão seja mais de língua portuguesa do que de direito administrativo. É possível que a banca tenha considerado que não se trata de uma oração adjetiva restritiva ("somente com a aprovação em estágio probatório será possível exercer cargo em comissão), mas sim uma oração com a ordem inversa, o que obriga o uso da vírgula no início da oração. Assim, é possível o exercício de cargo em comissão depois de ter sido aprovado no estágio probatório, bem como é possível o exercício de cargo em comissão antes de ter sido aprovado em estágio probatório.

  • É impressão minha, ou as questões mais confusas não são comentadas pelos professores do QCONCURSOS? Alô, QCONCURSOS, nós pagamos assinatura!

  • É a partir da entrada em exercício, que ocorre num prazo máximo de 15 dias após a posse.

  • Nossa, vc estuda estuda e estuda pra depois ver uma questão dessa e errar por devaneio de banca

  • Acredito que essa questão deve ter sido anulada, pois a alternativa C não está errada apesar de não haver menção ao PAD e apenas a setença condenátoria transitada em julgado.

  • O GABARITO CORRETO É C

  • O cara estuda que nem um condenado pra ver uma palhaçada dessa banca lixo.

  •  § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.                     (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • Isso não é questão, é a tradução do "pé na bunda" dos candidatos 

  • O Examinador estava em outro mundo nessa hora, ademais, a Lei 8112 fala que são 24 meses, se é a partir do texto da Lei, como a questão pede, é a questão passível de anulação, e se não fosse anulada poderia-se entrar com um mandato de injunção. 

  • Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    C) O servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado. 

    Acredito eu que a intenção da banca foi analizar o senso de atenção para com os candidatos, fiquei pasmo tbm com esta questão... Marquei a Letra C, mas olhe o que encontrei à respeito de tal.... Somente esta palavrinha " ESTÁVEL "

  • Banca lixo, resposta certa ITEM C: 

     

    § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.                     (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • A - Errada, pois:

    Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo,

    B - Errada, pois:

      § 2  O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.

    C - Errada, pois:

      Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    D - Certa, pois:

    § 3  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes

    Depois de aprovado no estágio probatório, ele poderá exercer qualquer tipo de cargo, sem a necessidade de ser exclusivamente no seu órgão.

    E - Errada, pois:

    Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • Banca maluca!

  • Questão confusa sou servidor federal e já vivi isso na PRATICA, antes de concluir o meu estágio probatório já no 1 ano de trabalho eu tive uma função gratificada (FG) fui chefe do setor que eu trabalhava durante todo o resto do meu estágio probatório. Inclusive eu tinha subordinados dentro da minha chefia que também estavam em estágio probatório então nessa época eu estava sendo avaliado mais também eu tinha que avaliar o estágio dos meus subordinados ! A forma como eles apresentaram essa questão induziu o erro de muitos.

  • Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:  

    I - assiduidade;

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa;

    IV - produtividade;

    V- responsabilidade.          

    § 1 4 (quatro) meses antes de findo o período do estágio probatório, será submetida à homologação da autoridade competente a avaliação do desempenho do servidor, realizada por comissão constituída para essa finalidade, de acordo com o que dispuser a lei ou o regulamento da respectiva carreira ou cargo, sem prejuízo da continuidade de apuração dos fatores enumerados nos incisos I a V do caput deste artigo.        

    § 2  O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.

    § 3  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.          

    § 4  Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal.           

    § 5  O estágio probatório ficará suspenso durante as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 83, 84, § 1, 86 e 96, bem assim na hipótese de participação em curso de formação, e será retomado a partir do término do impedimento.     

  • A questão aborda a Lei 8.112/90. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    Alternativa "a": Errada. Quando a Constituição Federal foi promulgada, estabelecia, em seu texto original, que os servidores adquiriam estabilidade após dois anos de efetivo exercício. A Lei 8.112/90, em seu art. 20, com a intenção de regulamentar o dispositivo constitucional indicou que o prazo de 2 anos (vinte e quatro meses) receberia o nome de "estágio probatório". Ocorre que, com o advento da Emenda Constitucional 19/98, o prazo de exercício no cargo para que o servidor efetivo adquira a estabilidade passou a ser de três anos. Ressalte-se que o início da contagem do tempo de estágio probatório ocorre com o início do exercício e não com a posse.

    Alternativa "b": Errada. Conforme estabelece o art. 20, § 2o, da Lei 8.112/90, o servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29 da mesma lei.

    Alternativa "c": Errada. O art. 22 da Lei 8.112/90 dispõe que "O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa".
    Por oportuno, cabe destacar que as hipóteses indicadas acima não são as únicas de perda do cargo. O art. 41, § 1º, da Constituição Federal estabelece que o servidor público, mesmo depois de adquirir a estabilidade, pode perder o cargo em virtude de avaliação periódica de desempenho, processo administrativo em que se assegure ampla defesa ou sentença judicial transitada em julgado. Também existe a hipótese de exoneração para corte de gastos prevista no art. 169 da Constituição Federal.

    Alternativa "d": Correta. Nos termos do art. 20, § 3o, da Lei 8.112/90, "O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes".  

    Alternativa "e": Errada. O art. 24, caput, da Lei 8.112/90 estabelece que  "Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica".

    Gabarito do Professor: D

  • caberia recurso

  • Achei q seria a A pq o estágio probatório é realmente 36 meses ou seja 3 anos.

  • Na minha concepção seria a alternativa C... tá muito complicado seguir assim...

  • D) Com a aprovação no estágio probatório, o servidor poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação. Mt estranha ser essa correta porque não precisa ser aprovado no estágio Probatório pra exercer cargos em comissão, direção, chefia...

  • O servidor não está sujeito ao estágio probatório, ele é obrigado a passar por ele. Esse é o erro da letra A.

  • o erro da A esta em dizer que o estagio probatório inicia-se a partir da posse. sendo que, o correto é A PARTIR DO EXERCICIO:

    Art. 20. AO ENTRAR EM EXERCÍCIO, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a ESTÁGIO PROBATÓRIO por período de 36 MESES

  • Pessoal, a questão está muito mal redigida! No entanto, a D realmente está correta.

    A regra é que o servidor em E.P exerce qualquer CC no seu órgão e, em órgão diferente, apenas se for DAS 4,5 ou 6.

    Eu lembrei disso e mesmo assim errei a questão porque pensei: "para o órgão de lotação, não é necessário esperar acabar o EP pra poder assumir qualquer CC".

    .

    Porém, "com a aprovação do E.P" é o mesmo que "após o E.P". Reflitam:

    Antes de terminar o E.P pode assumir qualquer CC no seu órgão? Sim!

    Após o E.P pode assumir qualquer CC no seu órgão? Sim!

  • Pedro Henrique, acredito que alternativa C esteja errada porque o cargo não é comissionado, e sim efetivo. Além disso, o servidor estará submetido ao cargo prestado o concurso, e não "qualquer" um.

  • Alternativa D não está mal formulada, está totalmente errada!

    Ela diz que é "dentro do órgão ou entidade de lotação"!

    O servidor em estágio probatório PODE SIM exercer cargo em comissão ou função gratificada dentro do órgão de lotação!

    Parem de ficar fazendo ilações sobre as assertivas quando elas estão notoriamente erradas!

    Questão que poderia ser anulada!

  • A professora escreveu nada com nada na explicação dela sobre a alternativa D.

    Dá pra ver que ela não tá nem aí para o que os usuários do site estão aprendendo.

  • A letra D está errada porque o servidor não precisa ser aprovado no estágio probatório para poder assumir função de confiança, ou seja, cargo ou função comissionado de direção, chefia e acessoramento.

    A alternativa correta seria a C, pois o servidor poderá perder o cargo por SJTJ, PAD e má desempenho.


ID
2314066
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com relação à estrutura organizacional dos Institutos Federais, prevista na Lei nº 11.892/08, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item D

     

    A) Art. 13. Os campi serão dirigidos por Diretores-Gerais ..

    B) Art 11§ 2° A reitoria, como órgão de administração central, poderá ser instalada em espaço físico distinto de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que previsto em seu estatuto e aprovado pelo Ministério da Educação.

    C) Docentes

    D) Correto. Art. 9° Cada Instituto Federal é organizado em estrutura multicampi, com proposta orçamentária anual identificada para cada campus e a reitoria, exceto no que diz respeito a pessoal, encargos sociais e benefícios aos servidores.

    E) Colégio de Dirigentes  (Consultivo)
    Conselho Superior (Consultivo e Deliberativo)

     

  • Art. 12. da Lei nº 11.892/08

    Os Reitores serão nomeados pelo Presidente da República, para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade escolar do respectivo Instituto Federal, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnico-administrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente. 

    § 1º Poderão candidatar-se ao cargo de Reitor os docentes pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e que atendam a, pelo menos, um dos seguintes requisitos: 
    I - possuir o título de doutor; ou 
    II - estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior. 
    § 2º O mandato de Reitor extingue-se pelo decurso do prazo ou, antes desse prazo, pela aposentadoria, voluntária ou compulsória, pela renúncia e pela destituição ou vacância do cargo. 

  • não entendi o erro da A. Quem adm o IF ñ é o reitor?

  • Questão D 

    Não há instituto federal com um só campus, a sua estrutura é multicampi, ou seja, constituída por um conjunto de unidades. Cada campus, independente do endereço ou data de criação da instituição que lhe deu origem, possui as mesmas atribuições e prerrogativas, condição que não pode servir a uma atuação não sistêmica, mas ao contrário, a medida do trabalho da instituição – ou o cumprimentos de objetivos e metas  é o resultado do todo. 

  • A letra E não está errada, ambos são consultivos sim, no entanto, o Conselho Superior é também deliberativo.

  • A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior

  • Para que a letra E esteja totalmente errada,deveria está imposta na questão "apenas consultiva" .Sabendo que ambas são classificadas como consultiva.

  • Resposta: Letra D

    a) A administração do Instituto Federal é do Reitor.

    Errado - Art. 13, Lei nº 11.892/08 -  Os campi serão dirigidos por Diretores-Gerais, nomeados pelo Reitor para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade do respectivo campus, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnico-administrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente. 

    b) A Reitoria do Instituto Federal deve ser instalada em local distinto dos seus campi, na capital do estado.

    Errado – Art. 11, § 2º, Lei nº 11.892/08 -  A reitoria, como órgão de administração central, poderá ser instalada em espaço físico distinto de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que previsto em seu estatuto e aprovado pelo Ministério da Educação.

    c) Poderá se candidatar ao cargo de Reitor do Instituto Federal qualquer um dos servidores estáveis da autarquia que tenha pelo menos cinco anos de efetivo exercício e que possua o título de doutor.

    Errado – Art, 12, § 1º, Lei nº 11.892/08 - Poderão candidatar-se ao cargo de Reitor os docentes pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e que atendam a, pelo menos, um dos seguintes requisitos: I - possuir o título de doutor; ou II - estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior.

    d) O Instituto Federal é organizado multicampi, sendo que, no que diz respeito a pessoal, encargos sociais e benefícios dos servidores, a proposta orçamentária anual não é identificada por campus.

    Correto – Art. 9º, Lei nº 11.892/08 - Cada Instituto Federal é organizado em estrutura multicampi, com proposta orçamentária anual identificada para cada campus e a reitoria, exceto no que diz respeito a pessoal, encargos sociais e benefícios aos servidores.

    e) O Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior são órgãos consultivos do Reitor.

    Errado – Art. 10, §2º, Lei nº 11.892/08 - O Colégio de Dirigentes, de caráter consultivo, será composto pelo Reitor, pelos Pró-Reitores e pelo Diretor-Geral de cada um dos campi que integram o Instituto Federal.

    Art. 10, §3º, Lei nº 11.892/08 - O Conselho Superior, de caráter consultivo e deliberativo, será composto por representantes dos docentes, dos estudantes, dos servidores técnico-administrativos, dos egressos da instituição, da sociedade civil, do Ministério da Educação e do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal, assegurando-se a representação paritária dos segmentos que compõem a comunidade acadêmica.

  • Típica questão na qual a banca estabelece como correta de acordo com sua vontade...

  • Que questãozinha sacana hein!

  • A adm dos IFF's é realizada pelo Colégio de Dirigentes e Conselho Superior. A PRESIDÊNCIA de ambos é realizada pelo Reitor!  > Para não confundir! 

  • Estela Nunes

    "A letra E não está errada, ambos são consultivos sim, no entanto, o Conselho Superior é também deliberativo."

     

    até ai tudo certo, mas os dois não são em função do reitor, conselho superior, seria dos representantes... caso eu esteja errado, me corrija.

  • QUESTÃO MALVADA DEMAIS;...

  • Na primeira tentativa, eu errei também, porque as respostas demandam profundo conhecimento do aparato legal. Para ajudar, seguem os dispositivos relacionados a cada item da questão.

    (a) Art. 10. A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior. 

    (b) Art. 11/ § 2o A reitoria, como órgão de administração central, poderá ser instalada em espaço físico distinto de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que previsto em seu estatuto e aprovado pelo Ministério da Educação.

    (c) Art. 12. Os Reitores serão nomeados pelo Presidente da República, para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade escolar do respectivo Instituto Federal, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnicoadministrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente.  (Regulamento)

    § 1o Poderão candidatar-se ao cargo de Reitor os docentes pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e que atendam a, pelo menos, um dos seguintes requisitos:

    I - possuir o título de doutor; ou

    II - estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior.

    (d) Art. 9o Cada Instituto Federal é organizado em estrutura multicampi, com proposta orçamentária anual identificada para cada campus e a reitoria, exceto no que diz respeito a pessoal, encargos sociais e benefícios aos servidores.

    (e) Art. 10. A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior.

    § 1o As presidências do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior serão exercidas pelo Reitor do Instituto Federal.

    § 2o O Colégio de Dirigentes, de caráter consultivo, será composto pelo Reitor, pelos Pró-Reitores e pelo DiretorGeral de cada um dos campi que integram o Instituto Federal.

    § 3o O Conselho Superior, de caráter consultivo e deliberativo, será composto por representantes dos docentes, dos estudantes, dos servidores técnico-administrativos, dos egressos da instituição, da sociedade civil, do Ministério da Educação e do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal, assegurando-se a representação paritária dos segmentos que compõem a comunidade acadêmica.

    § 4o O estatuto do Instituto Federal disporá sobre a estruturação, as competências e as normas de funcionamento do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior.


ID
2314069
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base na Lei nº 11.892/08, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item D

     

    A) Art 7°, VI, c:  cursos de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento.

    B) Art 7°, VI, a: de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia.

    C) Finalidade,  Art.6°, I.

    D) Corrteto, Art 8° 

    E) Art 6° VI - qualificar-se como centro de referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização pedagógica aos docentes das redes públicas de ensino;

  • Art. 8o  No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7o desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7o.

     

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

     

    VI - ministrar em nível de educação superior: b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

  • Art. 8o No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7o desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7o.

     

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

     

    VI - ministrar em nível de educação superior:  

    a) cursos superiores de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia;

    b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

    c) cursos de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento;

    d) cursos de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização, visando à formação de especialistas nas diferentes áreas do conhecimento; e

    e) cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado, que contribuam para promover o estabelecimento de bases sólidas em educação, ciência e tecnologia, com vistas no processo de geração e inovação tecnológica.

     

     

     

  • a) forma profissionais para os diferentes setores da economia

    b) não existe este objetivo

    c) não existe este objetivo

    d) verdadeira. 50% das vagas aos cursos técnicos integrados

    e) não existe este objetivo

  • Institutos Federais:

    mínimo 50% vagas para ensino médio técnico integrado

    mínimo 20% para cursos de licenciatura + programas de formação pedagógica

  • O Instituto Federal deve garantir no mínimo 50% para o ensino médio PRIORITARIAMENTE  na modalidade integrado

    Não é EXCLUSIVAMENTE integrado, cuidado.

  • Resposta: Letra D

    Art. 8º, Lei nº 11.892/08 -  No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7º desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7º.

     

    50 % - Art. 7º, I, Lei nº 11.892/08 - Ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

    20 % - Art. 7º, VI, b, Lei nº 11.892/08 - VI - Ministrar em nível de educação superior: b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

  • Art. 6º No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, em cada exercício, deverá garantir  o mínimo de 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para a educação profissional técnica de nível médio, e o mínimo de 20% (vinte por cento) das vagas para cursos de licenciatura e/ou programas especiais de formação pedagógica, ressalvado o caso previsto no § 2º do art. 8º da Lei nº. 11.892/2008

    Revisão Publicada no Diário Oficial da União em 24 de março de 2017. Publicado do boletim de serviço edição especial de março de 2017

     

  • Prioritariamente

  • Art. 8 No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7 desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7.

    Art. 7 Observadas as finalidades e características definidas no art. 6 desta Lei, são objetivos dos Institutos Federais:

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

  • Gab: D

  • Art. 8o No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7o desta Lei [...]

    Art. 7o Observadas as finalidades e características definidas no art. 6o desta Lei, são objetivos dos Institutos Federais:

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;


ID
2314072
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que concerne aos níveis e modalidades de educação e ensino, previstos na Lei nº 9394/96, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, e tem duração ideal de dezoito anos. É durante este período de vida escolar que toma-se posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa. Serve também para tomada de consciência sobre o futuro profissional e área do conhecimento que melhor se adapte.

  • A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.

     

    RESPOSTA LETRA C

  • educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Dos 4 aos 17 anos. Educação infantil dos 4 aos 6 anos de idade. Ensino Fundamental duração de 9 anos e Ensino médio duração de, pelo menos, 3 anos.

     

    Art. 22. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. LETRA D

     

    Art. 23. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

     

    § 1º A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais. LETRA C

     

    § 2º O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto nesta Lei. LETRA E

  • mas, a letar Dnao esta correta or que? sendo que o artigo 22 diz justamente isso.

  • A letra c também não está incompleta? Não entendi essa questão.

  •  c) A escola poderá reclassificar os alunos tendo como base as normas curriculares gerais.

  • a pergunta fala de niveis e modalidades e nao de processo avaliativo

    e nao de v

  • nula todas as resostas tem erro

     

  • Cabível de recurso.

  • Lei 9394/96 - LDB

    Art. 23. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular
    de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por
    forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
    § 1º A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos
    situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.

    RESPOSTA CORRETA LETRA "C"


ID
2322805
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Com relação a Algoritmos e Estrutura de Dados, segundo Farrer (1999), assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letra d:

    Alfanuméricas (string): Também conhecida como caractere, alfanumérica ou literal. Esse tipo de variável armazena dado que contêm letras, dígitos e/ou símbolos especiais.

  • pensei de uma forma bem simples:

    inteiro e real - so numero

    boolean - so verdade e falso

    sobra o literal que pega todos os outros tipos.

     

  • Ok, concordo que a alternativa

    "D) Um valor do tipo literal pode assumir sequência de caracteres, como letras e números, exceto símbolos especiais."

    está incorreta, porém, a alternativa

    "E) Toda variável é identificada por um nome ou identificador, o qual deve ser formado por um ou mais caracteres, sendo que o primeiro deve, obrigatoriamente, ser uma letra, e os caracteres seguintes, letras ou dígitos, não sendo permitido o uso de símbolos especiais."

    também me parece incorreta.

    Como exemplo/argumento, em Python pode-se usar o caractere especial "_" (underline) no início do nome da variável.

    _variarel1, _variavel2 ...

  • D e E estão erradas.

    Java pode ter "_" e "$", inclusive, no primeiro character

  • Força Guerreiro!!!!!!

  • o problema da questão é que LP permitem que se faça coisas que a questão diz que, obrigatoriamente, não se podem fazer.


ID
2322808
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação a Algoritmos e Estrutura de Dados, segundo Farrer (1999), dadas as afirmações, abaixo:

I) Denomina-se expressão aritmética aquela cujos operadores são aritméticos e cujos operandos são constantes ou variáveis do tipo numérico.

II) Uma expressão relacional é uma comparação realizada entre dois valores, independentemente de seu tipo básico. Estes valores são representados na relação através de constantes, variáveis ou expressões aritméticas.

III) E, OU e NÃO são conectivos usados na formação de novas proposições nas expressões lógicas.

Assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Uma expressão relacional, ou simplesmente relação, é uma comparação realizada entre dois valores de mesmo tipo básico. Estes valores são representados na relação através de constantes, variáveis ou expressões aritméticas.
  • Tenho dúvida se em algumas liguagens é aceita a comparação entre tipos distintos, como (1.0  <  2) onde o primeiro é do tipo double e o segundo integer, tornando a assertiva II correta, além disso o NÃO seria um conectivo ou um operador unário? Como pode ser conectivo se ele não liga duas expressões? A meu ver a III está errada.

  • Acredito que errei esta por falta de atenção, na II) Uma expressão relacional é uma comparação realizada entre dois valores, independentemente de seu tipo básico. Estes valores são representados na relação através de constantes, variáveis ou expressões aritméticas.

    Com relação à dúvida do Denis Diego de Senna e Silva...

    Quando ele fala tipo básico acredito que esteja se referindo a, por exemplo, tipo numérico (integer, double, long ... independente de se a linguagem suporta um cast automático)

    Porém, para mim também, faz sentido a dúvida sobre considerar NÃO um "conectivo" nas expressões lógicas. Muitos materiais tratam o E, o OU e o NÃO como OPERADORES.


ID
2322811
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação a Algoritmos e Estrutura de Dados, dadas as afirmações abaixo, segundo Farrer (1999), assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • a) Python é uma linguagem compilável, a qual, após esse processo, gera um arquivo executável, do tipo binário. -> Interpretada

    b) A declaração de variáveis é algo obrigatório em Python. -> Não é obrigatório (Tipagem dinâmica)

    c) Python é uma linguagem procedural a qual não contempla orientação a objetos. -> É orientada a objetos!

    d) Listas, em Python, são conjuntos de valores, os quais só podem ser do mesmo tipo, acessados por um índice numérico que inicia em 0 (zero). ->Pode armazenar vários tipos

    e) Em comandos condicionais ou de repetição, a separação de blocos de código em Phyton é feita utilizando a indentação. Correta!!!

  • Gab: Letra E

     

    Em Python, o código é agrupado através da indentação, ou seja, a endentação vai dizer se uma instrução está dentro de um bloco ou de outro.

  • Corroborando:

    Acredito que a letra D) define SETS e não LISTAS.

  • ⦁ Python é uma linguagem compilável, a qual, após esse processo, gera um arquivo executável, do tipo binário.

    Errado. O arquivo gerado após a compilação, o bytecode, não é binário, é um bytecode interpretável por uma máquina virtual.

    ⦁ A declaração de variáveis é algo obrigatório em Python.

    Errado. A declaração de variáveis não é obrigatória. Pode ser feita implicitamente.

    ⦁ Python é uma linguagem procedural a qual não contempla orientação a objetos.

    Errado. Python é multiparadigma. Contempla os paradigmas funcional, imperativo, procedural e orientação a objetos (FIPO).

    ⦁ Listas, em Python, são conjuntos de valores, os quais só podem ser do mesmo tipo, acessados por um índice numérico que inicia em 0 (zero).

    Errado. Listas em Python podem ter valores de tipos diferentes.

    ⦁ Em comandos condicionais ou de repetição, a separação de blocos de código em Python é feita utilizando a indentação.

    Certo. Não só nos comandos condicionais e de repetição, mas também em qualquer outro bloco deve ser feita a indentação.

    Resposta: E

  • Resumindo as semelhanças e diferenças entre LISTAS, TUPLAS e SETS:

    Lista:

    - Utiliza []

    - Posicional (pode repetir elementos).

    - PODE modificar.

    - Heterogênea (pode elementos de tipos diferentes).

    - Elementos são acessados por índice.

    Tupla:

    - Utiliza ()

    - Posicional (pode repetir elementos).

    - NÃO PODE modificar.

    - Heterogênea (pode elementos de tipos diferentes).

    - Elementos são acessados por índice.

    SET:

    - Utiliza {}

    - NÃO posicional (não pode repetir elementos).

    - PODE modificar.

    - Heterogênea (pode elementos de tipos diferentes).

    - Elementos NÃO são acessados por índice.

  • (a) Python é uma linguagem compilável, a qual, após esse processo, gera um arquivo executável, do tipo binário.

    Errado. O arquivo gerado após a compilação, o bytecode, não é binário, é um bytecode interpretável por uma máquina virtual.

    (b) A declaração de variáveis é algo obrigatório em Python.

    Errado. A declaração de variáveis não é obrigatória. Pode ser feita implicitamente.

    (c) Python é uma linguagem procedural a qual não contempla orientação a objetos.

    Errado. Python é multiparadigma. Contempla os paradigmas funcional, imperativo, procedural e orientação a objetos (FIPO).

    (d) Listas, em Python, são conjuntos de valores, os quais só podem ser do mesmo tipo, acessados por um índice numérico que inicia em 0 (zero).

    Errado. Listas em Python podem ter valores de tipos diferentes.

    (e) Em comandos condicionais ou de repetição, a separação de blocos de código em Python é feita utilizando a indentação.

    Certo. Não só nos comandos condicionais e de repetição, mas também em qualquer outro bloco deve ser feita a indentação.

    Resposta: E

  • pura sacanagem , python não é uma linguagem COMPILADA mas pode sim ser COMPILÁVEL.


ID
2322814
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Segundo Sebesta (2011), as linguagens de programação são, normalmente, divididas em quatro categorias. Assinale a alternativa que as apresenta CORRETAMENTE:

Alternativas
Comentários
  • Imperativas, funcionais, lógicas e orientadas a objeto.


ID
2322817
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta os três métodos gerais de implementar uma linguagem de programação, segundo Sebesta (2011):

Alternativas
Comentários
  • D) Compilação, interpretação pura e implementação híbrida.


ID
2322820
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta os três principais métodos de descrição semântica das linguagens de programação, segundo Sebesta (2011):

Alternativas
Comentários
  • Segundo Sebesta - Conceitos de linguagens de programação

    A difícil tarefa da descrição semântica é então explorada, incluindo breves introduções para os três métodos mais comuns: semântica operacional, denotacional e axiomática.

  • Não tinha ideia da assertiva, porem depois que li a questão da sequencia desta prova que foi a Q774272, acabei indo na A, pois o enunciado da Q774272 dava a ideia da resposta..kkkk

  • Semântica Axiomática:

    Baseada em lógica matemática, é a abordagem mais abstrata para a especificação de semântica.

    Semântica Operacional

    Descreve o significado de uma sentença ou programa pela especificação dos efeitos e executa-o em uma máquina.

    Semântica Denotacional:

    Método mais rigoroso e mais conhecido para a descrição do significado de programas.



ID
2322823
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Dadas as seguintes definições sobre métodos de descrição semântica, segundo Sebesta:

I) Descreve o significado de uma sentença ou programa pela especificação dos efeitos e executa-o em uma máquina.

II) Método mais rigoroso e mais conhecido para a descrição do significado de programas.

III) Baseada em lógica matemática, é a abordagem mais abstrata para a especificação de semântica.


( ) Semântica Axiomática

( ) Semântica Operacional

( ) Semântica Denotacional


Assinale a alternativa que descreve a ordem correta de preenchimento, de cima para baixo, dos parênteses, de acordo com a relação entre as definições e os tipos de semântica:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra "B"

     

    Semântica Axiomática: Baseada em lógica matemática, é a abordagem mais abstrata para a especificação de semântica.

    Semântica Operacional: Descreve o significado de uma sentença ou programa pela especificação dos efeitos e executa-o em uma máquina.

    Semântica Denotacional: Método mais rigoroso e mais conhecido para a descrição do significado de programas.

  • Axiomática --> mais abstrata --> lógica matemática

    Operacional --> execução

    Denotacional --> descrição do significado


ID
2322835
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Segundo as definições de Delamaro (2007) a respeito dos tipos de teste de software, uma das técnicas tem por característica “estabelecer os requisitos de teste com base em uma dada implementação, requerendo a execução de partes ou de componentes elementares do programa”. Assinale a alternativa que apresenta o nome do tipo de teste representado pela definição dada:

Alternativas
Comentários
  • Teste Estrutural: garantem que os softwares e os programas sejam estruturalmente sólidos e que funcionem no contexto técnico onde serão instalados. Também conhecido como testes de White Box (Caixa Branca).

    As técnicas de Testes Estruturais buscam garantir que o produto seja estruturalmente sólido e que funcione corretamente, o foco dos testes é averiguar o comportamento do sistema em determinadas situações. 

    Fonte: https://qualidadebr.wordpress.com/2008/07/07/teste-estrutural-x-teste-funcional/

    Força e Fé ! 

  • Sidney Victor,

     

    Não consegui identificar, no texto que você postou, a informação que foi relacionada ao trecho do enunciado.

     

    Qual informação foi determinante? Eu errei esta.

     

    Atualizado 18/08/17

     

    Achei esse link que pode ajudar. Pág. 19.

     

    https://sistemas.riopomba.ifsudestemg.edu.br/dcc/materiais/698281045_Aula%20-%20Teste%20de%20Software%20-%20Parte%201.pdf

  • "estabelecer os requisitos de teste com base em uma dada implementação"

    Se eu olho a implementação (código), então é um teste de caixa branca, também conhecido como estrutural


ID
2322838
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Segundo Delamaro (2007), existem alguns critérios da técnica de teste funcional que são os mais conhecidos. Assinale a alternativa que apresenta uma característica da técnica conhecida como Grafo Causa-efeito:

Alternativas
Comentários
  • Alguém comenta?

  • Teste funcional é o mesmo que teste de caixa preta.

     

    Grafo de Causa-Efeito: os critérios anteriores não exploram combinações das condições de entrada. Este critério estabelece requisitos de teste baseados nas possíveis combinações das condições de entrada. Primeiramente, são levantadas as possíveis condições de entrada (causas) e as possíveis ações (efeitos) do programa. A seguir é construído um grafo relacionando as causas e efeitos levantados. Esse grafo é convertido em uma tabela de decisão a partir da qual são derivados os casos de teste.

     

    fonte: www.inf.ufpr.br/silvia/topicos/apostilaUSP.pdf.gz

  • a) ERRADA. Essa descrição corresponde à técnica de Particionamento de Equivalência.
    b) ERRADA. Essa descrição corresponde à técnica de Análise de Valor Limite.
    c) ERRADA. Essa descrição se assemelha com a técnica de Teste Baseado em Diretrizes, em que as diretrizes refletem a experiência anterior dos tipos de erros que os programadores costumam cometer.
    d) ERRADA. Baseados unicamente na especificação? Pode-se criar dados para provar que entradas fora da especificação não funcionam.
    e) CORRETA

    Fonte: Sommerville 9ª edição, Capítulo 8.


ID
2322841
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Segundo as definições de Delamaro (2007) sobre Depuração, assinale a alternativa que apresenta o conceito INCORRETO sobre essa fase:

Alternativas

ID
2322844
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Dadas as afirmativas abaixo sobre as definições de UML, segundo Larman (2007):

I) É uma linguagem visual para especificar, construir e documentar os artefatos dos sistemas.

II) Existem três perspectivas para aplicar a UML, sendo elas: conceitual, de especificação e de software.

III) É uma notação diagramática padrão para desenhar ou apresentar figuras (com algum texto) relacionadas a software – principalmente software OO.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O UML tem múltiplas perspectivas:

    -Perspectiva essencial ou conceitual
    ---Diagramas representam uma descrição de coisas no mundo real ou domínio de interesse
    -Perspectiva de especificação
    ---Diagramas representam uma descrição de abstrações de software ou componentes com especificações e interfaces
    -Perspectiva de implementação
    ---Diagramas representam uma descrição de implementação de software de uma tecnologia e linguagem específica


ID
2322847
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Larman (2007) define os Casos de Uso e seus componentes. Assinale a alternativa cuja descrição sobre Casos de Uso e seus componentes é INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi essa: Casos de uso são narrativas em texto?

  • Existe a especificação de casos de uso, que corresponde a um detalhamento (em texto) do caso de uso em estudo.

     

    Um exemplo desta definição para casos de uso é a questão Q762235:

     

    Sobre o diagrama de casos de uso da UML, analise as proposições abaixo.

     

    1) São usados em análise de requisitos e projetos de alto nível e modelam o contexto de um sistema, engenharia reversa e engenharia progressiva.

    2) Quando desenha um diagrama de casos de uso devemos ter identificados: as funcionalidades a serem representadas como um caso de uso, os atores e os relacionamentos entre os casos de uso e os atores.

    3) Diagramas de caso de uso especificam os eventos de um sistema e seus fluxos e descrevem como são implementados. Além disso, não apenas dizem o que o sistema deve fazer, mas também especificam como isso será conseguido.

    4) Descrição do Caso de Uso são narrativas de texto do Caso de Uso. Elas usualmente tomam a forma de uma nota ou um documento que é, de alguma maneira, ligado ao Caso de Uso, e explanam o processo ou atividades que tomarão lugar no Caso de Uso.

    5) Entre os propósitos dos diagramas de caso de uso temos: colher os requisitos de um sistema, ter uma visão externa do sistema, saber que fatores internos e externos influenciam o sistema e mostrar a interação entre os requisitos e atores.

     

    1, 2, 4 e 5 são corretas.

     

    Bons estudos!

  • Mal elaborado essa resposta da questão.

  • Acho que as bancas estão confundindo uma coisa: Um caso de uso pode ser documento em modo texto, aí as bancas estão confundido uma descrição narrativa em modo texto (documentação) com um caso de uso. Tendo em vista que um caso de uso também pode ser documentado como: diagrama de sequência, de máquina de estados ou de atividade, isso não significa que eles são casos de uso.

  • Quem não tem acesso:  - -> E

  • Diagramas Comportamentais/Dinâmicos:

    Caso de uso: descreve um cenário que mostra as funcionalidades do sistema do ponto de vista do usuário.

    fonte: https://www.profissionaisti.com.br/2012/10/uml-unified-modeling-language-para-concursos-publicos-conceitos-iniciais/


ID
2322850
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Existem nove padrões GRASP. Assinale a alternativa em que TODOS os elementos fazem parte desses padrões:

Alternativas
Comentários
  • Os padrões GRASP (abreviatura do inglês “General Responsibility Assignment Software Patterns”) são formados por princípios/padrões que servem de base para a atribuição de responsabilidades em um projeto orientado a objetos.

    · Criador (Creator);

    · Especialista na Informação (Information Expert);

    · Baixo Acoplamento (Low Coupling);

    · Alta Coesão (High Cohesion);

    · Controlador (Controller);

    · Polimorfismo (Polymorphism);

    · Fabricação/Invenção Pura (Pure Fabrication);

    · Indireção (Indirection);

    · Variações Protegidas (Protected Variations).

    http://www.devmedia.com.br/desenvolvimento-com-qualidade-com-grasp/28704

  • Gabarito A:

     

    CREATOR

    EXPERT INFORMATION

    CONTROLLER


ID
2322853
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Sobre CSS é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  •  b)Cada declaração de propriedade termina com uma vírgula.

    errado. termina com ponto-e-virgula

    As regras CSS incluem:

    seletor:alvo da regra css

    declaração: determina parametros

    propriedade: define caracteristica do seletor

    valor: qualifica/quantifica propriedade


ID
2322856
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Dadas as afirmativas abaixo sobre os métodos de envio de dados de formulários em HTML:

I) Um POST empacota os dados do formulário e envia o pacote como parte da solicitação.

II) O GET pode ser utilizado quando se desejar que as solicitações sejam adicionadas aos “Favoritos”.

III) É recomendável utilizar POST quando os dados dos formulários forem confidencias.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O GABARITO É A LETRA D. https://www.qconcursos.com/arquivos/prova/arquivo_gabarito/52839/ifb-2017-ifb-professor-informatica-desenvolvimento-de-sistemas-gabarito.pdf Questão 23.

  • Visibilidade – A grande diferença entre os métodos GET e POST provavelmente é a visibilidade. Uma requisição GET é enviada como string anexada a URL, enquanto que a requisição POST é encapsulada junto ao corpo da requisição HTTP e não pode ser vista.

     

    Tamanho – Como a requisição GET é feita via URL, obviamente há uma limitação no tamanho da mensagem enviada. A string não pode conter mais que 255 caracteres(embora exista diferenças entre navegadores, mas em geral o limite é 255). Já na requisição POST não há limitações de comprimento da mensagem, já que a mesma é enviada no corpo da requisição HTTP.

     

    Performance – A requisição GET é relativamente mais rápida, já que ela é mais simples. Na requisição POST há uma perda de tempo no encapsulamento da mensagem.

     

    Tipos – Já que GET é enviado via URL, então nós sabemos que ela só transporta textos. A requisição POST não tem restrições, pode transportar tanto texto, como dados binários.

     

    Favoritos/Bookmarks – Por se tratar apenas de uma URL, a requisição GET pode ser armazenada em cache, ou em um sistema de bookmark(favoritos). A mesma coisa não é possível para requisições POST.

     

    Método HTML Padrão – GET é o método HTML padrão. Para submeter um formulário HTML usando POST é preciso especificar no atributo “method” o valor “POST”.

     

    Dados – As requisições GET são limitadas ao padrão ASCII, enquanto que requisições POST também podem usar o atributo “enctype” com o valor “multipart/form-data”, que faz uso do padrão UCS(Universal Multiple-Octet Coded Character Set).

     


ID
2322865
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Quando Deitel (2010, p. 301) apresenta a seguinte definição: “A capacidade de criar classes absorvendo membros de uma classe existente e aprimorando essas classes com novas capacidades”, ele está falando de:

Alternativas
Comentários
  • Inheritance in java is a mechanism in Object Oriented Programming that allows one object to acquire all the properties and behaviours of a parent object or class. This allows fro the creation of enhanced classes that inherit from a parent class and builds upon it, by adding in new methods and attirbutes.

    http://www.javatpoint.com/inheritance-in-java

  • Herança:

     

    É uma forma de reutilização de software em que uma nova classe é criada absorvendo membros de uma classe já existente e aprimorada ou especializada com capacidades novas ou modificadas.

     

    http://titodahora.blogspot.com.br/2016/07/principais-conceitos-da-orientacao.html


ID
2322868
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Segundo Elmasri (2011), na terminologia formal do modelo relacional, uma linha, um cabeçalho de coluna e a tabela, são chamados, respectivamente, de:

Alternativas
Comentários
  • Tupla não é a mesma coisa de Registro?

  • Sim.

    TUPLA = LINHA = REGISTRO :)

  • Tupla e Registro não são a mesma coisa?

    Marquei a letra B. Mas acho que caberia a letra C.

  • Só que o que se pede é a terminologia formal.

  • Gabarito LETRA B

    Conforme a terminologia formal,

    Tabela = Relação = Representa os dados e os relacionamentos entre os dados

    Linha = Tupla = Coleção de valores de dados relacionados

    Coluna = Atributo = Dados que ajudam a interpretar o significado dos valores das linhas

    Tipo de dado = Domínio = Descreve os tipos de valores que podem ser exibidos em uma coluna

    Grau = Aridade = Número de colunas presentes em uma relação

    Fonte: Estratégia Concursos

  • Gabarito: B

    Tupla é a mesma coisa que registro, só que a questão pede a terminologia formal.

    Terminologia formal no modelo relacional:

    ✓ Uma tabela é chamada de relação.

    ✓ O cabeçalho da coluna é chamada de atributo.

    ✓ Uma linha é chamada de tupla.

    ✓ O tipo de dado que descreve o tipos de valores possíveis em cada coluna é representado por um domínio.


ID
2322877
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Analise o trecho de código escrito em Python versão 3 a seguir:

dados = [[“maria”,18], [“carlos”,16], [“alex”,17], [“sandra”,15]]

for i in dados:

print(i[1])

Marque a alternativa que apresenta a saída impressa no console.

Alternativas
Comentários
  • Há 4 listas dentro de uma lista maior (dados). O for vai andar cada posição (i) da lista dados e imprimir o elemento da posição 1 de cada sublista:

    18, 16, 17, 15 

     

    Em Python:

     

    [ ]  ---> Listas

    { } ---> Dicionários

    ( ) ---> Tupla (Imutável)

    " " ---> String (Imutável)

    .

    .

    At.te

    Foco na missão

  • O for i in dados vai iterar sobre os elementos da lista dados.

    Esses elementos também são listas.

    Na 1a iteração do for, i = [“maria”, 18]. Portanto, print(i[1]) irá imprimir o 2o elemento dessa lista, o número 18.

    Na 2a iteração do for, i = [“carlos”, 16]. Portanto, print(i[1]) irá imprimir o 2o elemento dessa lista, o número 16.

    Na 3a iteração do for, i = [“alex”, 17]. Portanto, print(i[1]) irá imprimir o 2o elemento dessa lista, o número 17.

    Na 4a iteração do for, i = [“sandra”, 15]. Portanto, print(i[1]) irá imprimir o 2o elemento dessa lista, o número 15.

    Resposta: B

  • O for i in dados vai iterar sobre os elementos da lista dados.

    Esses elementos também são listas.

    Na 1ª iteração do for, i = [“maria”, 18]. Portanto, print(i[1]) irá imprimir o 2º elemento dessa lista, o número 18.

    Na 2ª iteração do for, i = [“carlos”, 16]. Portanto, print(i[1]) irá imprimir o 2º elemento dessa lista, o número 16.

    Na 3ª iteração do for, i = [“alex”, 17]. Portanto, print(i[1]) irá imprimir o 2º elemento dessa lista, o número 17.

    Na 4ª iteração do for, i = [“sandra”, 15]. Portanto, print(i[1]) irá imprimir o 2º elemento dessa lista, o número 15.

    Resposta: B


ID
2322880
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No desenvolvimento de software, a construção da interface de interação com o usuário final pode demandar a utilização de um conjunto grande de linguagens computacionais. Quando a interação do usuário final com o software se dá no contexto web, um conjunto específico de linguagens computacionais são utilizadas para a construção de tais interfaces de interação. Nesta questão, considere que a sigla HTML significa (Hyper Text Markup Language), ou seja Linguagem de Marcação de Hipertexto.

Diante disso, analise as proposições a seguir e julgue-as como FALSA (F) ou VERDADEIRA (V):

( ) A linguagem HTML foi desenvolvida para gerar automaticamente scripts Javascript (pequenos programas escritos em Javascript) que são interpretados pelos navegadores.

( ) A linguagem HTML é responsável pelo conteúdo apresentado por uma página web.

( ) As tags (marcações) contidas em um arquivo HTML informam aos navegadores a estrutura e o significado dos textos contidos em tal arquivo.

( ) O arquivo HTML é um arquivo texto plano composto de tags (marcações) XML.

( ) A sigla XML significa Extensible Markup Language ou Linguagem e Marcação Extensível.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: D - F, V, V, F, V


ID
2322883
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Um arquivo CSS, Cascading Style Sheets ou folhas de estilo em cascata, é responsável pela apresentação visual da estrutura de um arquivo XHTML. A definição do estilo ou aparência dos objetos XHTML pode ser feita internamente ao arquivo XHTML ou externamente a ele em um arquivo CSS à parte. A folha de estilo CSS é dita externa quando os comandos CSS são escritos em:

Alternativas
Comentários
  • <head>

    <link rel="stylesheet" type="text/css" href="mystyle.css">

    </head>

  • e-

    CSS can be added to HTML documents in 3 ways:

       Inline - by using the style attribute inside HTML elements

       Internal - by using a <style> element in the <head> section

       External - by using a <link> element to link to an external CSS file

    https://www.w3schools.com/html/html_css.asp


ID
2322886
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Os elementos de marcação (tags) e atributos da linguagem XHTML foram criados baseados nos elementos de marcação (tags) e atributos da linguagem HTML. A criação dos elementos de marcação (tags) e atributos da linguagem XHTML foi feita com a utilização da linguagem XML. Por isso, as páginas web escritas na linguagem HTML e na linguagem XHTML apresentam algumas diferenças. As proposições a seguir apresentam algumas diferenças entre páginas web escritas em HTML e páginas web escritas em XHTML. Considere que um elemento de marcação das linguagens HTML e XHTML é denominado tag. Assim, analise as proposições a seguir:

I) A tag raiz de uma página web escrita com a linguagem HTML é a tag <html> e a tag raiz de uma página web escrita com a linguagem XHTML é a tag <xhtml>.

II) As tags em uma página web escrita com a linguagem XHTML devem ser escritas com caracteres em minúsculo e em uma página web escrita com a linguagem HTML, as tags podem ser escritas com caracteres em minúsculo ou com caracteres em maiúsculo.

III) Em páginas web escritas com a linguagem HTML, todas as tags de abertura devem ser acompanhadas de suas respectivas tags de fechamento, ou, quando não possuírem tag de fechamento, os caracteres /> deverão ser utilizados como fechamento.

IV) Em páginas web escritas com a linguagem XHTML, os valores dos atributos devem vir entre aspas e não devem ser vazios.

Assinale a alternativa que contém somente proposições VERDADEIRAS:

Alternativas
Comentários
  • O item I é falso, pois em páginas XHTML o elemento raiz é <html> com a declaração de XMLNS, e a declaração do é OBRIGATÖRIA.

    <html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml">


    Item II verdadeiro.


    O item III é falso, pois existem tags no HTML que não precisam terminar com "/>" , por exemplo a tag <meta>.


    Item IV verdadeiro.



    The Most Important Differences from HTML:

    Document Structure XHTML DOCTYPE is mandatory The xmlns attribute in <html> is mandatory <html>, <head>, <title>, and <body> are mandatory XHTML Elements XHTML elements must be properly nested XHTML elements must always be closed XHTML elements must be in lowercase XHTML documents must have one root element XHTML Attributes Attribute names must be in lower case Attribute values must be quoted Attribute minimization is forbidden

ID
2322895
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No desenvolvimento de uma aplicação Web, o conteúdo dos arquivos HTML pode ser gerado dinamicamente de diversas maneiras, e várias linguagens de programação que executam num servidor de aplicação podem ser utilizadas para tal geração. Sobre a ótica da tecnologia de Servlets e JSP, analise as proposições a seguir e julgue-as como FALSAS (F) ou VERDADEIRAS (V):

( ) Uma página escrita em JSP é bem parecida com uma página escrita em HTML, com a diferença que se pode inserir código Java dentro da página JSP, e este código Java é executado pelo servidor de aplicação.

( ) Uma página escrita em JSP é bem parecida com uma página escrita em HTML, com a diferença que se pode inserir código Java dentro da página JSP, e este código Java é executado pelo interpretador do navegador Web.

( ) Uma página HTML pode ser escrita por comandos codificados em Java, através da classe HttpServlet. Estes comandos codificados em Java são executados em servidor de aplicação.

( ) Uma página HTML pode ser escrita por comandos codificados em Java, através da classe HttpServlet. Estes comandos codificados em Java são executados pelo interpretador do navegador Web.

( ) Uma página escrita em JSP tem seu conteúdo gerado por Applet (pequeno programa escrito em Java) que é executado pelo interpretador do navegador Web.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de V ou F de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    Java sempre(É muito tempo né?) é executada em um servidor de aplicação.

  • ( V ) Uma página escrita em JSP é bem parecida com uma página escrita em HTML, com a diferença que se pode inserir código Java dentro da página JSP, e este código Java é executado pelo servidor de aplicação.

    ***Obs: De fato o JSP roda em um servidor de aplicação, neste caso, servidores que implementam a especificação JEE. Mas vejo muitas bancas fazerem associação do termo "servidor de aplicação" somente àqueles servidores que implementam EJB. Pois se assim fosse, o JSP que roda no TomCat (não possui EJB) não roda numa plataforma de servidor de aplicação, o que é incongruente.

    "apesar de ser um servidor de aplicações JEE, não é servidor de "

    - Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Servidor_de_aplica%C3%A7%C3%A3o

    ( F ) Uma página escrita em JSP é bem parecida com uma página escrita em HTML, com a diferença que se pode inserir código Java dentro da página JSP, e este código Java é executado pelo interpretador do navegador Web.

    JAVA é interpretado pela JVM.

    ( V ) Uma página HTML pode ser escrita por comandos codificados em Java, através da classe HttpServlet. Estes comandos codificados em Java são executados em servidor de aplicação.

    A classe HttpServlet é a classe instanciada para a criação de servlets, nela é possível usar comandos JAVA, inserir elementos HTML e apresentar em tela a página HTML, no entanto, não é o caminho recomendável, ao invés disso, uma alternativa, é optar pelo JSP.

    ( F ) Uma página HTML pode ser escrita por comandos codificados em Java, através da classe HttpServlet. Estes comandos codificados em Java são executados pelo interpretador do navegador Web.

    JAVA é interpretado pela JVM.

    ( F ) Uma página escrita em JSP tem seu conteúdo gerado por Applet (pequeno programa escrito em Java) que é executado pelo interpretador do navegador Web.

    Creio que o Applet não pode gerar conteúdo dinâmico em páginas JSP, visto que Applet é client-side e JSP é server-side (isso não é uma afirmação), e dizer também que Applet é executado pelo interpretador do navegador, pressuponho o erro dessa afirmativa, pois: JAVA é interpretado pela JVM.


ID
2322898
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A classe HttpServlet (javax.servlet.http.HttpServlet) possui alguns métodos em correspondência com os métodos do protocolo HTTP 1.1. Veja a seguir lista de alguns métodos que implementam esta correspondência:

protected void doDelete(HttpServletRequest, HttpServletResponse)

protected void doGet(HttpServletRequest, HttpServletResponse)

protected void doHead(HttpServletRequest, HttpServletResponse)

protected void doOptions(HttpServletRequest, HttpServletResponse)

protected void doPost(HttpServletRequest, HttpServletResponse)

protected void doPut(HttpServletRequest, HttpServletResponse)

protected void doTrace(HttpServletRequest, HttpServletResponse)

Um desenvolvedor Web, que utiliza a tecnologia Servlets/Jsp para escrever suas aplicações, faz uso de alguns destes métodos, em uma classe Java, para receber os dados enviados por um formulário HTML.

Marque a alternativa que apresenta os métodos da classe HttpServlet que são utilizados na situação: receber dados enviados por um formulário HTML.

Alternativas

ID
2322901
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Uma página JSP contém trechos codificados em HTML e trechos codificados em Java. As alternativas a seguir apresentam um trecho de um arquivo JSP onde houve a inserção de código Java em um elemento HTML. Marque a alternativa que apresenta uma forma correta de inserção de código Java em um arquivo JSP para impressão da data do servidor de aplicação, usando uma expressão ou expressão scripting JSP.

Alternativas

ID
2322904
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Um servlet pode receber os dados enviados por um formulário HTML através de uma requisição HTTP. A implementação da recuperação dos dados do formulário é feita através da codificação em um método específico de uma classe Java herdada da classe HttpServlet. Considere que este servlet possui sua URL corretamente mapeada.

Formulário HTML

<html><head>IFB</head><body><form method=”post” action=”cadastro”>

<p>Nome: <input type=”text” name=”primeiroNome”> </p>

<p>Telefone: <input type=”text” name=”telefone”> </p>

<p><input type=”submit”> </p>

</form></body></html>

Marque a alternativa que apresenta um trecho de código CORRETO com a implementação da recuperação dos dados do formulário HTML acima:

Alternativas
Comentários
  • getParameter - Returns the value of a request parameter as a String, or null if the parameter does not exist. Request parameters are extra information sent with the request. For HTTP servlets, parameters are contained in the query string or posted form data.

     

    https://docs.oracle.com/javaee/1.4/api/javax/servlet/ServletRequest.html#getParameter(java.lang.String)

     

     

  • Quem não tem acesso:  - -> B


ID
2322907
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Segundo Sommerville (2011), o RUP (Rational Unified Process) é um modelo de processo genérico moderno organizado em fases (concepção, elaboração, construção e transição) e possui workflows estáticos. Sobre os workflows estáticos do RUP, associe a segunda coluna com a primeira.

I) Modelagem de negócios

II) Requisitos

III) Análise e projeto

IV) Implementação

V) Teste

VI) Implantação

VII) Gerenciamento de configuração e mudanças

VIII) Gerenciamento de projetos

IX) Meio ambiente


( ) O teste é um processo iterativo que é feito em conjunto com a Implementação. O teste do sistema segue a conclusão da Implementação.

( ) Este workflow está relacionado com a disponibilização de ferramentas apropriadas para a equipe de desenvolvimento de software.

( ) Um release do produto é criado, distribuído aos usuários e instalado em seu local de trabalho.

( ) Este workflow de apoio gerencia o desenvolvimento do sistema.

( ) Atores que interagem com o sistema são identificados, e casos de uso são desenvolvidos para modelar os requisitos do sistema.

( ) Este workflow de apoio gerencia mudanças no sistema.

( ) Os componentes do sistema são implementados e estruturados em subsistemas de implementação. A geração automática de código a partir de modelos de projeto ajuda a acelerar este processo.

( ) Os processos de negócio são modelados por meio de casos de usos de negócio.

( ) Um modelo de projeto é criado e documentado com modelos de arquitetura, modelos de componentes, modelos de objetos e modelos de sequência.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

     

    Um dos pontos chave para a resolução de questões sobre RUP é o conhecimento das disciplinas de Apoio/Suporte, que são Gerenciamento de Configuração e Mudança, Gerenciamento de Projeto e Ambiente.

     

    Os conceitos 4º e 6º dizem que as referidas disciplinas são de Apoio. A única alternativa que atende a esse requisito é a C.

  • Alternativa correta: C.

     

    Pra facilitar:

     

    I) Modelagem de Negócios: Os processos de negócio são modelados por meio de casos de usos de negócio.

    II) Requisitos: Atores que interagem com o sistema são identificados, e casos de uso são desenvolvidos para modelar os requisitos do sistema.

    III) Análise e Projeto: Um modelo de projeto é criado e documentado com modelos de arquitetura, modelos de componentes, modelos de objetos e modelos de sequência.

    IV) Implementação:  Os componentes do sistema são implementados e estruturados em subsistemas de implementação. A geração automática de código a partir de modelos de projeto ajuda a acelerar este processo.

    V) Teste: O teste é um processo iterativo que é feito em conjunto com a Implementação. O teste do sistema segue a conclusão da Implementação.

    VI) Implantação: Um release do produto é criado, distribuído aos usuários e instalado em seu local de trabalho.

    VII) Gerenciamento de config. e mudança: Este workflow de apoio gerencia mudanças no sistema.

    VIII) Gerenciamento de projetos: Este workflow de apoio gerencia o desenvolvimento do sistema.

    IX) Meio ambiente: Este workflow está relacionado com a disponibilização de ferramentas apropriadas para a equipe de desenvolvimento de software.

  • c-

    Palavras-chave dos workflows:

    Modelagem de negócios- casos de uso de negócios, visão, glossário.
    Requisitos - lista de risco, ferramentas, doc de arquitetura software
    Análise e projeto- conversão de requierimentos em modelos compreendidos por designers
    Implementação - código
    Teste - bug-fixing
    Implantação - deployment, disponibilizar software
    Gerenciamento de configuração e mudanças- definir e administrar mudanças em itens apontados
    Gerenciamento de projetos - gerenciar riscos, monitorar projeto
    Meio ambiente - ferramentas, recursos etc

  • Para revisar:

    I) Modelagem de negócios

    (I) Os processos de negócio são modelados por meio de casos de usos de negócio.

     

    II) Requisitos

    (II) Atores que interagem com o sistema são identificados, e casos de uso são desenvolvidos para modelar os requisitos do sistema.

     

    III) Análise e projeto

    (III) Um modelo de projeto é criado e documentado com modelos de arquitetura, modelos de componentes, modelos de objetos e modelos de sequência.

     

    IV) Implementação

    (IV) Os componentes do sistema são implementados e estruturados em subsistemas de implementação. A geração automática de código a partir de modelos de projeto ajuda a acelerar este processo.

     

    V) Teste

    (V) O teste é um processo iterativo que é feito em conjunto com a Implementação. O teste do sistema segue a conclusão da Implementação.

     

    VI) Implantação

    (VI) Um release do produto é criado, distribuído aos usuários e instalado em seu local de trabalho.

     

    VII) Gerenciamento de configuração e mudanças

    (VII) Este workflow de apoio gerencia mudanças no sistema.

     

    VIII) Gerenciamento de projetos

    (VIII) Este workflow de apoio gerencia o desenvolvimento do sistema.

     

    IX) Meio ambiente

    (IX) Este workflow está relacionado com a disponibilização de ferramentas apropriadas para a equipe de desenvolvimento de software.

     

    DICA: Sempre que for GERENCIAMENTO é workflow de APOIO, aí você une ao mais estranho que é o AMBIENTE e você já sabe os 3 workflows de apoio.


ID
2322910
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Segundo Sommerville (2011), os métodos ágeis são métodos de desenvolvimento incremental em que os incrementos são pequenos e, normalmente, as novas versões do sistema são criadas e disponibilizadas aos clientes a cada duas ou três semanas. Elas envolvem os clientes no processo de desenvolvimento para obter uma resposta rápida sobre a evolução dos requisitos, minimizando-se assim a documentação, pois se utiliza mais a comunicação informal do que as reuniões formais com documentos escritos. Associe a coluna da esquerda com a coluna da direita, de acordo com os princípios dos métodos ágeis.

I) Envolvimento do cliente

II) Entrega incremental

III) Pessoas, não processos

IV) Aceitar as mudanças

V) Manter a simplicidade

( ) Deve-se ter em mente que os requisitos do sistema vão mudar. Por isso, projete o sistema de maneira a acomodar essas mudanças.

( ) Os clientes devem estar intimamente envolvidos no processo de desenvolvimento. Seu papel é fornecer e priorizar novos requisitos do sistema e avaliar suas iterações.

( ) Focalize a simplicidade, tanto do software a ser desenvolvido quanto do processo de desenvolvimento. Sempre que possível, trabalhe ativamente para eliminar a complexidade do sistema.

( ) As habilidades da equipe de desenvolvimento devem ser reconhecidas e exploradas. Membros da equipe devem desenvolver suas próprias maneiras de trabalhar, sem processos prescritivos.

( ) O software é desenvolvido em incrementos com o cliente, especificando os requisitos para serem incluídos em cada um.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas

ID
2322913
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Segundo Larman (2007), há duas espécies de modelos de objetos: dinâmico e estático. Modelos dinâmicos ajudam a projetar a lógica, o comportamento do código ou o corpo do método. Modelos estáticos ajudam a projetar nome de classes, atributos e assinaturas dos métodos (mas não o corpo dos métodos). Marque a alternativa que apresenta dois diagramas UML que são utilizados, respectivamente, na modelagem de objetos estática e na modelagem de objetos dinâmica:

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso:  - -> A

  • a)CORRETA --> modelagem de objetos estática e na modelagem de objetos dinâmica

    b) dinâmica / estática

    c) dinâmica / estática

    d) dinâmica / estática

    e) estática/estática


ID
2322916
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um framework de processo de software dirigido a riscos foi proposto por Boehm (1988) e é conhecido como modelo em espiral. Este processo de software é representado como uma espiral, e não como uma sequência de atividades. Cada volta na espiral representa uma fase do processo de software. Segundo Sommerville (2011), no modelo em espiral de Boehm, cada volta está dividida em quatro setores. Uma das alternativas abaixo NÃO denomina um desses quatro setores. Assinale-a:

Alternativas
Comentários
  • Os quadrantes são:

    .Planejamento: e)

    .Análise de Riscos b)

    .Avaliação do Cliente: d)

    .Engenharia: a)

  • é o famoso PORN

     

    P - planejar proxima fase
    O - determinar objetivos
    R - riscos
    N - verificar proximo nível

     

    http://briggs.myweb.port.ac.uk/old_units/SOENG/boehm.gif


ID
2322922
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Segundo Beighley e Morrison (2010), ao codificarmos scripts PHP para a geração de conteúdo Web, geralmente usamos estruturas de controle de fluxo, comandos de impressão e variáveis. Cada linguagem de programação tem uma regra para a formação dos identificadores. As variáveis em PHP devem sempre ter seu identificador ou nome iniciado pelo carácter:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

     

    Toda variável em PHP tem seu nome composto pelo caractere $ e uma string, que deve iniciar por uma letra ou pelo sinal de sublinhado.

  • Bah, questão lamentável de se cair num concurso, daquele tipo que todo mundo acerta e não classifica nem elimina ninguém. Lamentável.


ID
2322925
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Baseado nos conceitos de programação orientada a objetos com Java, apresentados em Barnes e Kölling (2009), a herança múltipla existe nos casos em que uma classe herda propriedades e comportamentos de mais de uma superclasse. A subclasse tem então todas as propriedades e comportamentos das superclasses e todas as propriedades e comportamentos definidos na própria subclasse. Diferentes linguagens de programação orientadas a objetos variam quanto ao tratamento de herança múltipla, algumas linguagens de programação permitem herança de múltiplas superclasses, outras não. Java não permite herança múltipla de classes, mas fornece uma outra construção que utiliza interfaces. Assinale a alternativa que apresenta um trecho de código Java correto para a declaração de uma classe Java que simula a herança múltipla.

Alternativas
Comentários
  • a - não herda duas classes

    b - inherits, não existe

    c - não herda duas classes

    d - inherits, não existe

    e - herda apenas uma (Rato extends Mamifero) e implementa duas interfaces Roedor, Animal :D 

  • Quem não tem acesso:  - -> E


ID
2322928
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Baseado nos conceitos de programação orientada a objetos com Java apresentados em Barnes e Kölling (2009), associe a segunda coluna com a primeira.

I) modificadores de acesso

II) método public

III) static

IV) final

V) método private

VI) ocultamento de informações

VII) método protected


( ) princípio que declara que detalhes internos da implementação de uma classe devem ser ocultados de outra classe para assegurar a modularização.

( ) pode ser invocado somente a partir de dentro da classe em que ele é criado e ele não é visível para outras classes.

( ) pode ser invocado a partir da mesma classe ou a partir de qualquer outra classe.

( ) pode ser invocado a partir de dentro da classe em que ele é criado e a partir das subclasses desta classe.

( ) é uma palavra reservada Java usada para definir constantes.

( ) é uma palavra reservada Java usada para definir constantes de classe, variáveis de classe ou métodos de classe.

( ) definem a visibilidade de um campo, construtor ou método.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ( ocultamento de informações ) princípio que declara que detalhes internos da implementação de uma classe devem ser ocultados de outra classe para assegurar a modularização.

     

    ( método private ) pode ser invocado somente a partir de dentro da classe em que ele é criado e ele não é visível para outras classes.

     

    ( método public ) pode ser invocado a partir da mesma classe ou a partir de qualquer outra classe.

     

    método protected ) pode ser invocado a partir de dentro da classe em que ele é criado e a partir das subclasses desta classe.

     

    ( final ) é uma palavra reservada Java usada para definir constantes.

     

    ( static ) é uma palavra reservada Java usada para definir constantes de classe, variáveis de classe ou métodos de classe.

     

    ( modificadores de acesso ) definem a visibilidade de um campo, construtor ou método.

     

    GABARITO D.

    Boa questão para fixar conceitos!


ID
2322931
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Alguns conceitos básicos de classes e objetos apresentados em Barnes e Kölling (2009) são descritos no texto a seguir:

Os objetos são criados a partir de ____________ . A classe descreve o tipo do ____________ ; os objetos representam instanciações individuais da ____________ . Podemos nos comunicar com objetos invocando seus métodos. O cabeçalho de um método é chamado ____________ e fornece informações necessárias para invocar o método. O ____________ de um objeto é representado pelos valores armazenados em seus ____________ . Os ____________ permitem que cada objeto seja configurado adequadamente quando ele é criado. Os ____________ implementam o comportamento dos objetos.

As palavras que completam CORRETAMENTE, na ordem apresentada, as lacunas do texto acima são:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B: Classes; objeto; classe; assinatura; estado; campos; construtores; métodos


ID
2322937
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Segundo Beighley e Morrison (2010), quando um formulário HTML envia dados a um script PHP, utiliza-se um conjunto de variáveis superglobais (superglobais são variáveis pré-definidas pelo interpretador PHP e que estão sempre disponíveis em todos os escopos) para acessar os dados enviados pelo formulário HTML. Assinale a alternativa que apresenta os identificadores/nomes de variáveis superglobais corretos para a tarefa de acessar dados enviados por um formulário HTML:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

     

    Variáveis superglobais

     

    $GLOBALS

    $_SERVER

    $_GET

    $_POST

    $_FILES

    $_COOKIE

    $_SESSION

    $_REQUEST

    $_ENV