A questão acima demanda ao candidato conhecimentos sobre Geografia Urbana, além da contribuição que Richard Cantillon trouxe para os estudos dessa área da ciência geográfica.
Embora tenha tido muito destaque em estudos relacionados à Geografia Urbana, Cantillon não era geógrafo. Richard era um exímio economista e foi considerado por muitos "o pai da economia moderna".
Na Geografia, Cantillon fez um estudo aprofundado sobre a influência de um espaço urbano na economia de uma determinada localidade. Para o estudioso, a economia depende da sua relação com as distâncias e áreas de uma determinada localidade levando em conta que o mercado ou comércio podem ser afetados pelos custos de transporte e limitações geográficas de um lugar.
Pautada nessa análise, é que o economista aponta que há uma hierarquia quanto à rede urbana. Essa hierarquia, segundo o autor, se expressa a partir das condições que a terra oferece para o desenvolvimento da economia, ou seja, se há potencialidade econômica em um território ou em uma cidade, maior será o seu grau de influência em um aglomerado de espaços urbanos.
A partir das explicações realizadas, vamos então julgar as alternativas:
Letra A - Correta, pois Cantillon em seus estudos aponta que a posição de uma cidade dentro de uma hierarquia urbana depende das condições espaciais que seu espaço possui para a reprodução do capital. Com esse destaque, a cidade pode atrair investimentos, empreendimentos e estar vinculado à muitas atividades econômicas, o que favorece a circulação da moeda e ao desenvolvimento econômico. Desse modo, o destaque que a cidade tem pode atrair trabalhadores, infraestruturas, investimentos relacionadas à área de transportes e comunicação, além de ganhar destaque em decisões políticas tomadas à âmbito nacional. Um exemplo disso é a cidade de São Paulo, que possui uma condição espacial bastante favorável para a circulação do capital e que se destaca na hierarquia urbana, influenciando não só as cidades de seu entorno, como também as cidades de todo o país.
Letra B - Incorreta, pois a afirmação possui duas informações equivocadas. Primeiro que a rede dendrítica é um conceito que caracteriza uma cidade que possui destaque em relação à hierarquia urbana e impõe uma dependência para as suas cidades vizinhas, ou seja, é um termo que tem origem urbana e não rural, conforme expõe a alternativa. A outra informação incorreta é que a Hinterlândia - termo utilizado para designar áreas mais afastadas, periféricas e menos dotadas de infraestruturas - é o ponto final e não o ponto de partida de uma hierarquia. Ou seja, o lugar é considerado uma Hinterlândia a partir das condições econômicas e espaciais que a maior cidade impõe em sua hierarquia urbana.
Letra C - Incorreta, pois os estudos das redes que consideravam as condições de produção, circulação e consumo no espaço e tempo, ocorreu em uma geografia pós-moderna, com a consolidação da chamada Geografia Crítica, surgida em meados da década de 1970. A afirmação é equivocada, pois na Geografia Moderna, a análise de redes se limitava mais a estudos descritivos do espaço, não considerando a complexidade econômica que ocorria ali.
Letra D - Incorreta, pois a Letra B e Letra C tem afirmações erradas.
Gabarito do Professor: Letra A.