SóProvas



Prova NUCEPE - 2019 - Prefeitura de Teresina - PI - Professor Educação Básica - História


ID
3018580
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acompanhar os desdobramentos acarretados por uma troca de moeda no Brasil foi algo histórico e emblemático que afetou não só a economia, mas a vida cotidiana das famílias brasileiras. A implantação da nova moeda buscava equilibrar a inflação no período e iniciar um novo ciclo de desenvolvimento econômico. Ficou definido que o plano seria implantado em três etapas, para evitar o congelamento de preços e o aumento da inflação, como ocorrera em tentativas anteriores. Presidente do Brasil que implantou o “Plano real”

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    Questão: (...) PRESIDENTE do Brasil que implantou o “Plano real”:

     

    A resposta de muitas pessoas seria: governo FHC (Fernando Henrique Cardoso). ERRADO

    O PLANO REAL foi implantado oficialmente em fevereiro de 1994 pelo PRESIDENTE Itamar Franco e seu MINISTRO da fazenda Fernando Henrique Cardoso. Isso porque em 1993 o presidente Itamar Franco e seu ministro Fernando Henrique decidiram dar início a um plano econômico com o objetivo de controlar a inflação do país. O presidente PERMITIU que o ministro conduzisse todo o processo desde a sua idealização até sua execução.

    A criação dele ajudou Fernando Henrique a se eleger presidente da república?

    Sim. Isso é um fato. A implantação do real a primeiro momento deu uma estabilidade enorme aos cidadãos. O povo se viu salvo e com certeza deram muita credibilidade aos serviços feitos por Fernando Henrique enquanto Ministro da Fazenda do governo de Itamar Franco

  • Plano Real

    Presidente - Itamar Franco

    Ministro da Fazenda - Fernando Henrique Cardoso

  • Itamar Franco(1992-1995) lançou no plano econômico que foi um dos mais bem sucedidos que já se havia desenvolvido no Brasil; o famoso PLANO REAL e acabou levando à presidência seu principal articulador, o então Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso.

  • GABARITO: B

    Mesmo o FHC sendo conhecido como o PAI DO PLANO REAL, ele era o Ministro da Fazenda.

    RONE!

  • Olha só a pegadinha aqui. O Plano Real teve a participação direta de Fernando Henrique Cardoso, mas quando este era Ministro da Fazenda do Governo de Itamar Franco, e não quando FHC era presidente.

    Assim, resta como gabarito da questão a alternativa B.

    Gabarito: B

  • na época o ex-presidente FHC era ministro da fazenda como meus amigos já informaram


ID
3018583
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em julho de 2011, faleceu o ex-presidente Itamar Franco, que assumiu o comando da nação brasileira com uma herança de problemas sociais e econômico. Sobre o governo do presidente Itamar Franco, considere as seguintes afirmações:


I. Realizou um plebiscito previsto pela Constituição de 1988. Na votação, a população iria decidir que forma de governo deveria ser adotada no país. Ao fim da contagem, a República presidencialista acabou sendo preservada com mais da metade dos votos válidos.

II. No final de 1993, uma nova equipe econômica foi formada sob a liderança de Fernando Henrique Cardoso, sociólogo que então assumia o Ministério da Fazenda. No dia 28 de fevereiro de 1994, o governo anunciou o Plano Real.

III. Com o impeachment de Collor, assume o mandato entre 1993 e 1994. Em um momento especialmente delicado para a vida política do País, conseguiu conduzir os ânimos no plano político. Alcançou índices tão altos de popularidade e aprovação, que seu apoio foi imprescindível para a eleição de seu Ministro e sucessor, Fernando Henrique Cardoso, nas eleições presidenciais de 1994.


Dessas afirmações,

Alternativas
Comentários
  • O TSE tem um artigo sobre o item I

  • E) I, II e III são corretas

  • Temos de ter em mente que Itamar Franco, com a queda de Collor, fez um governo de transição, assim como aconteceu com Temer, mas num momento bastante delicado da nossa história. Itamar Franco assumiu após o processo de impeachment do primeiro presidente eleito em nossa redemocratização. Ou seja, havia um temor, altamente justificável de parcela relevante da população brasileira, de que houvesse um retrocesso autoritário e novo fortalecimento dos militares.

    Foi ainda com Itamar que uma nova equipe econômica foi formada sob a liderança de Fernando Henrique Cardoso, sociólogo que então assumia o Ministério da Fazenda. No dia 28 de fevereiro de 1994, o governo anunciou o Plano Real.

    Outro momento importante do seu governo foi a realização do plebiscito previsto pela Constituição de 1988, quando a população decidiu a forma de governo que deveria ser adotada no país. Ao fim da contagem, a República presidencialista acabou sendo preservada com mais da metade dos votos válidos.

    Resposta: E


ID
3018586
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A partir da década de 1930, vislumbrou-se no mundo, especialmente, na Europa,um novo cenário político no qual a relação dos cidadãos e as instituições de controle político sofreram uma sensível mudança. As populações camponesas deixaram de representar a maioria dos cidadãos,os processos de industrialização e urbanização foram de fundamental importância.Essa possibilidade de articulação e mobilização da população pode ser observada na ascensão dos sindicatos, greves e partidos de oposição que se mobilizaram frente ao governo. No entanto, aqui no Brasil, o Governo de Getúlio Vargas foi de fundamental importância para que essa mobilização se desarticulasse por meio de dois elementos fundamentais: a propaganda e o controle.

Sobre as leis trabalhistas do Governo Vargas, podemos caracterizar.


I. Ao assumir o poder, em 26 de novembro de 1930, cria o Ministério do Trabalho Indústria e Comércio e em março de 1931, é promulgada a primeira lei sindical brasileira. Seu objetivo era tornar as organizações sindicais de empresários e de trabalhadores órgãos de colaboração do Estado. As regulamentações buscavam disciplinar, reconhecer e, ao mesmo tempo, controlar as reivindicações trabalhistas.

II. Em 1933, Vargas aprova a concessão de férias anuais aos trabalhadores de comércio e bancos, estendida, mais tarde, a outras categorias. Inicia-se a montagem da previdência social e proíbe-se o trabalho para crianças menores de doze anos.

III. Em 1935, nova lei garantia a estabilidade no emprego, estipulando indenização aos assalariados demitidos sem justa causa.


Dessas afirmações,

Alternativas
Comentários
  • AS TRÊS ESTÃO CORRETAS

  • CONTRADIÇÃO INSTITUCIONAL

    A nova administração criaria direitos sociais em escala e amplitude nunca vistas na história do país. Ao mesmo tempo, era implantado um governo ditatorial, com prisões arbitrárias, tortura, censura à imprensa e forte repressão política.

    A contradição se explica pelo fato de Vargas e seu governo terem buscado resolver a complexidade que o país adquirira com respostas imediatas. Buscaram atender parte das reivindicações dos trabalhadores e construir veios institucionais por onde as demandas pudessem fluir. A arrancada industrializante seria centrada no Estado.

    A iniciativa privada não tinha interesse nem condições para realizar os pesados investimentos em infraestrutura necessários para atingir os objetivos oficiais.

    Poucas semanas depois de assumir o poder, em 26 de novembro de 1930, Getulio Vargas cria o Ministério do Trabalho Indústria e Comércio. Em março de 1931, é promulgada a primeira lei sindical brasileira, o Decreto nº 19.770. Seu objetivo era tornar as organizações sindicais de empresários e de trabalhadores órgãos de colaboração do Estado. As regulamentações buscavam disciplinar, reconhecer e, ao mesmo tempo, controlar as reivindicações trabalhistas.

    Em 1933, Vargas aprova a concessão de férias anuais aos trabalhadores de comércio e bancos, estendida, mais tarde, a outras categorias. Inicia-se a montagem da previdência social e proíbe-se o trabalho para crianças menores de doze anos.

    Gabarito: E

  • Se não fosse pelas duas vírgulas separando o Adj adverbial a assertiva I estaria incorreta pela data em que Vargas assumiu o poder, mas como as vírgulas intercalam o momento a data passa ser a criação dos ministérios, questãozinha capciosa.

  • Gente, essa questão está errada por uma coisa muito tosca, na afirmação II diz que é proibido trabalho para menores de 12 anos, porém está errado pois a constituição original está claro que é para menores de 14 anos, confome artigo 121, parágrafo 1º, alínea d). A consituição está disponivel no site do senado para quem quiser consultar. O site não permite copiar link, mas basta ir no google e digitar "Senado" e aperte no primeiro site Senado Federal, clicar na aba "Publicações" e depois em "Constituição Federal" e digitar no campo de busca "constituição de 1934" e o decreto legislativo é a própria Constituição de 1934, aí é só apertar "Ctrl+F" e colocar 121 e procurar a letra d) que vão achar o que diz na CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1934, comprovando que a NUCEPE está errada.

    Ressalto ainda que este erro não é do Qconcursos, pois a própria banca NUCEPE assinalou equivocadamente que a afirmação II está correta, procurei o gabarito e questão e o erro é da banca NUCEPE mesmo, caso caia questão similar, fiquem atentos.

  • O correto mesmo é só a assertiva I, pois na II está errado a idade de 12 anos como disse o colega Rafael Alessandro e a III está errada o ano, pois foi na constituição de 1934 que se garantiu a indenização por dispensa sem justa causa.

    Questão muito esquisita essa.

  • Gente, não está errada não. Ao afirmar que o trabalho é proibido para pessoas menores que 12 (doze) anos, não se está dizendo que seria permitido aos maiores de 12 até 14 anos incompletos.

    Outro ponto importante é que a Constituição de 1934 previu o direito à indenização por dispensa sem justa causa, porém a Lei nº 62/1935 regulamentou a benesse. A previsão constitucional de indenização por demissão sem justa causa necessitaria de regulamentação, e assim foi feito, como a própria questão afirma.

    Não tem nada de errado aí não galera.

  • essa questão foi tirada do site do IPEA no ano de 2013 ... É a mesma coisa que tem na matéria sobre os direitos trabalhistas
  • Todas estao corretas. A constituicao pode dizer que menor de 14 nao pode trabalhar, mas a questao disse que a lei estipulou 12. Ou seja, foi uma lei específico, fora da constituicao. Questao corret letra E
  • Pra quem tá falando que a questão tá errada por conta da CF, lembre-se que pelo ECA é permitido o trabalho antes dos 14 anos. Na prática, é lógico que se considera a CF, mas como na questão não diz nada...

  • Dentro do amplo programa de políticas sociais do governo de Getúlio Vargas, o Decreto Legislativo 22.042 procurava disciplinar de forma efetiva a proteção ao trabalho de crianças e adolescentes, indo além das prerrogativas do Código de Menores, voltado especialmente a casos excepcionais ou irregulares. À limitação em 16 anos para o trabalho nas minas, já presente no Código anterior, foi acrescida a idade mínima de 14 anos para a indústria – com exceção de estabelecimentos familiares, de ensino profissional e beneficentes, onde era possível empregar a partir dos 12 anos. A exigência de documentos para comprovar a idade, além de autorização dos pais ou responsáveis, ganhou força de lei. Além disso, passou a ser cobrada uma comprovação de que o jovem trabalhador soubesse ler, escrever e contar; aos que não soubessem, era garantida uma flexibilidade na jornada de trabalho, de forma que pudessem frequentar a escola.

    Fonte: site Democracia e Trabalho no Mundo. Só copiar esse texto no google.


ID
3018589
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante os séculos XVI e XVII, a economia brasileira, praticamente sustentou-se na produção do açúcar, sendo o Brasil principal produtor mundial.

Sobre a sociedade açucareira, podemos afirmar:


I. A atividade açucareira criou um tipo de sociedade que concentrou a autoridade nas mãos dos senhores de engenho. Este grupo formava uma aristocracia, mas não uma nobreza hereditária, como a existente em Portugal.

II. Uma sociedade rígida e patriarcal era forjada tendo como base a produção de açúcar. A massa de escravos à disposição do senhor de engenho era um indicador de seu poder, marcado também pelos seus domínios territoriais.

III. Havia também uma camada intermediária de pessoas que serviam aos interesses dos senhores, como: trabalhadores assalariados (feitores, mestres de açúcar, purgadores etc.); agregados (moradores do engenho que prestavam serviços em troca de proteção e auxílio); padres; alguns funcionários do rei; alguns raros profissionais liberais (médicos, advogados, engenheiros).


Dessas afirmações,

Alternativas
Comentários
  • I -  Os senhores de engenho eram bastante poderosos dentro de suas possessões, mas não eram parte da nobreza. ITEM CERTO.

    II -    O poder do senhor de engenho era medida, principalmente, pelo tamanho de suas terras e pelo número de escravos que possuía. ITEM CERTO.

    III - Não era apenas escravos que estavam subordinados ao senhor de engenho dentro dos domínios deste. Havia também, por exemplo, trabalhadores livres. ITEM CERTO.

    Resposta: E

  • E

  • Ao ler fica meio confuso essa I, no entanto, a aristocracia estaria formada por um grupo de pessoas distintas do restante da sociedade. Esta distinção se daria através da linhagem, da riqueza e da herança.

    A II E III são mais simples e também estão corretas.

  • JUSTIFICATIVA DO PROFESSOR "LEANDRO OLIVEIRA" DO ESTRATÉGIA QUESTÕES:

    "I. A atividade açucareira criou um tipo de sociedade que concentrou a autoridade nas mãos dos senhores de engenho. Este grupo formava uma aristocracia, mas não uma nobreza hereditária, como a existente em Portugal.

    CORRETA.

    De fato não se tratava de uma nobreza hereditária, aliás, a apropriação dos usos de títulos nobiliárquicos pela chamada "nobreza governamental" é tema de estudo para historiadores do período."


ID
3018592
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

                                 O Almirante negro


Em 1910, uma revolta eclodiu.

Contra o flagelo das chibatas

Nas belonaves e nas fragatas

Pelos oficiais da Marinha do Brasil


Insurgiram-se os marinheiros

Liderados pelo negro João Candido

Bravo gaúcho de função timoneiro

Quando exaltaram-se os ânimos.


No encouraçado Minas Gerais

O marinheiro Marcelino Menezes

Foi condenado pelos seus oficiais

A receber chibatadas 250 vezes

Diante dos marinheiros demais

(...)

...........................................................

O "ALMIRANTE NEGRO" (homenagem a João Cândido); O "ALMIRANTE NEGRO" Autor: Jorge Linhaça 


Partindo da leitura do trecho do poema “O Almirante Negro”, destaca-se uma revolta ocorrida no Brasil, denominada revolta 

Alternativas
Comentários
  • GAB:C

    João Cândido Felisberto, também conhecido como "Almirante Negro" foi um militar brasileiro da Marinha de Guerra do Brasil, líder da Revolta da Chibata (1910).


ID
3018595
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Do ponto de vista econômico, podemos dividir a história do Brasil em ciclos, de acordo com a atividade econômica, principalmente, de determinados períodos. Vale ressaltar que o nome do ciclo está relacionado à atividade ou produto e isso não significa que em determinados ciclos não houvesse outros tipos de atividades.

Qual desses produtos ou atividades promoveu a mudança econômica do Nordeste para o Centro-Sul no século XVIII?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Com o início do período mineirador, no século XVIII, o eixo econômico do Brasil foi transferido para a região Centro-Sul. Vale lembrar que a capital do Brasil, inclusive, foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro.

  • GAB: B

    Ciclo do ouro No final do século XVII, os portugueses descobriram a existência de diversas jazidas de ouro no Brasil, em especial no estado de Minas Gerais. A partir de então, se deu início a uma intensa exploração das jazidas de ouro em Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. O auge desse ciclo ocorreu durante o século XVIII.A grande concorrência mundial no mercado açucareiro fez com que os portugueses investissem massivamente na extração de ouro, pois viam essa exploração como a possibilidade de manter a estabilidade econômica.Esse ciclo foi o auge da economia colonial e todo o ouro era enviado à Europa. Nessa fase, o Brasil apresentou um . O ciclo chegou ao fim na segunda metade do século XVIII devido ao esgotamento das minas de ouro

    FONTE: https://cursinhoparamedicina.com.br/blog/historia/quais-foram-principais-ciclos-economicos-brasil/

    © 2021


ID
3018598
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Do ponto de vista político, observamos que o processo de independência brasileiro não se desenvolveu por um amplo consenso da população. A natureza elitista da nossa emancipação política ainda foi ponto de partida para que diversas outras crises acontecessem no Primeiro Reinado. Além disso, vemos que a consolidação da independência custou a realização de gastos que já colocavam nossa combalida economia em situação ainda mais delicada.


Sobre esse processo, podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO -A

  • Durante o 1º Império havia 3 correntes políticas:

    Liberais - Maior descentralização do poder, mas defendiam a estrutura rural, escrava e agroexportadora do Brasil

    Conservadores - Maior concentração do poder nas mãos do imperador e também defendiam a manutenção da sociedade

    Republicanos - Defendem a instauração da república com ideais liberais e mudanças políticas e sociais

  • Os ricos continuaram ricos. Os miseráveis continuaram miseráveis. Não ocorreram mudanças sociais ou econômicas. O brasil continuou sendo escravista.

  • Ainda hoje nos deparamos com as consequências do nosso falso processo de independência.

  • resolvendo essa questão no dia 7 de setembro kk


ID
3018601
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O período da História do Brasil conhecido como pré-colonial caracterizou-se por um Brasil habitado por diversas nações indígenas. Nesse período, se deram os primeiros contatos dos portugueses com as populações nativas, que acabaram por ser chamados de índios. Entretanto, se fez necessário, para os portugueses, o desenvolvimento de algum tipo de atividade econômica para garantir a posse da terra. Essa atividade foi

Alternativas
Comentários
  • Totalmente errado, pré colônia o mercado era do pau brasil
  • Acredito que essa questão tem que ser anulada ou corrigida!
  • Esse gabarito está ERRADO!

  • Questão digna de ANULAÇÃO!

  • Esta questão deve ser anulada.

  • Achei que estava ficando maluca. Gabarito errado!

  • Gente, mas a questão fala "Para garantir a posse da terra", ou seja, foi no período que eles queriam colonizar e a primeira atividade foi a produção de açucareira através das capitanias hereditárias.

  • Ainda bem que não to sozinha nessa... Questão ERRADA

  • gab c é kkkkkk Anula isso ai.

  • Questão está correta: quando se fala em povoar a colônia portuguesa, deve-se vir em mente a cana de açúcar, implantada no Brasil colônia em 1532.

    GAB: C

  • É só lembrar que a posse veio com a plantação de cana e com o sistema de capitanias hereditárias
  • ainda bem que olhei os comentários. Questao cabe recurso.
  • Questão muito mal elaborada.

  • garantir a posse da terra

    existe nada de errado na questão

  • ora, para garantir a posse da terra foi sim o P4u-brasil. Portugal não estava interessado em colonizar o "brasil" pois detinha outros interesses, mas ele queria garantir a posse dessas terras "encontradas" e evitar que estrangeiros a tomassem, sobretudo os franceses.

  • Tem uma aula espetacular sobre o período pré-colonial que fala justamente dessa garantia de colonização da terra que foi a atividade açucareira. Consegui acertar a questão graças a essa aula.

    https://www.youtube.com/watch?v=KhpZZBHlc7o&ab_channel=ResumindoaHist%C3%B3ria

    BONS ESTUDOS!


ID
3018604
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1968 foi instituído o Ato Institucional Número Cinco (AI-5), o mais rigoroso decreto presidencial da ditadura brasileira. Entre seus principais efeitos estavam:


I. A possibilidade de o poder executivo suspender as atividades do poder legislativo em todo o país;

II. Presunção de legitimidade dos atos emitidos pelo presidente, independente de qualquer tipo de revisão judicial;

III. Legislação por meio de decretos-lei editados pelo executivo e intervenção federal arbitrária em nível estadual e municipal.


Das afirmações acima,

Alternativas
Comentários
  • I. A possibilidade de o poder executivo suspender as atividades do poder legislativo em todo o país;

    II. Presunção de legitimidade dos atos emitidos pelo presidente, independente de qualquer tipo de revisão judicial;

    III. Legislação por meio de decretos-lei editados pelo executivo e intervenção federal arbitrária em nível estadual e municipal.

    GAB LETRA E

  • GAB: E

    Todo os Atos Institucionais foram aplicadas sem a possibilidade de revisão judicial.

    O Presidente da República recebeu autoridade para fechar o Congresso Nacional e as Assembleias Legislativas dos estados;

    O Presidente da República e os Governadores dos Estados passaram a assumir, durante os períodos de recesso forçado das legislaturas federais e estaduais, respectivamente, as funções do poder legislativo, impondo ao Presidente e aos Governadores legislar por meio de decretos-leis, que tiveram a mesma força e efeito que as leis aprovadas pelas legislaturas. Esse poder incluiu o poder de legislar emendas constitucionais.

  • Os militares usaram boa parte do regime militar os AI's

     

    AI 1 - Modificou a CF (02/04/1964)

    Cassar mandatos parlamentares

     

    Suspender direitos políticos de qualquer cidadão

     

    Decretar ESTADO de sítio sem aprovação do Congresso

     

    Realizar novas modificações na Constituição

     

    AI 2 - BIPARTIDARIDARISMO (ARENA X MDB) 08/1965

     

    Aliança Renovadora Nacional (Arena): partido de apoio do Governo Militar.

     

    Movimento Democrático Brasileiro (MDB): partido de oposição ao Governo, mas uma oposição controlada.

     

    AI 3 - ELEIÇÕES INDIRETAS (PRES E VICE) 02/1966

     

    AI 4 - CRIOU a CF 1967 12/1966

     

    AI 5 - 1968 DITADURA (LEGALIDADE AUTORITÁRIA)

     

    INTERVENÇÃO EM ESTADOS E MUNICÍPIOS.

     

    SUSPENÇÃO DE DIREITOS (como o direito ao habeas corpus).

     

    MAIOR PERÍODO DE PERSEGUIÇÃO POLÍTICA.

     

    AI-5 consolidou a definição de Ditadura Militar. 

  • AI-5 FOI O ATO INSTITUCIONAL QUE MAIS PERSEGUIU, TORTUROU.. INCLUSIVE PROIBIU O DIREITO AO (HABEAS CORPUS), DESRESPEITANDO A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS.

  • GAB E

    Ato Institucional nº 5, foi um decreto emitido pela Ditadura Militar durante o governo de Artur da Costa e Silva no dia 13 de dezembro de 1968. O AI-5 é entendido como o marco que inaugurou o período mais sombrio da ditadura e que concluiu uma transição que instaurou de fato um período ditatorial no Brasil.

  • Esse item III tá errado no seguinte, os decretos-lei (atos institucionais) já vinham sendo usados antes do AI-5, eles não foram consequência do AI-5 como está proposto pelo item.

    O Gabarito correto seria a letra C.

  • -RESUMO DO AI-5

    • Maior intervenção em estados e municípios. 
    • O presidente podia fechar o congresso. 
    • Cassação de mandatos políticos e direitos políticos por dez anos 
    • Impunha a censura prévia para jornais, revistas, livros, peças de teatro e músicas. 
    • Tortura passou a se fazer parte dos métodos do Governo. 
    • Suspendia o direito de habeas corpus (em casos de crime político, crimes contra a ordem econômica, segurança nacional e economia popular). 
    • Proibia manifestações populares de caráter político; 


ID
3018607
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As bandeiras marcaram o período colonial do Brasil desde o século XVI. Movimentou-se da capitania de São Vicente rumo ao interior desconhecido pelos portugueses.

Além da prospecção de metais preciosos, as bandeiras tinham como objetivo:

Alternativas
Comentários
  • Bandeirismo de Preação ou apresamento: Expedições cujo objetivo era capturar indígenas

    e escravizá-los. (Por isso sempre entravam em conflito com os padres jesuítas que os

    protegiam).

    Gabarito (C)

  • cabe recurso, pois além a prospecção de metais preciosos se deu depois da descoberta do ouro de aluvião que foi por acaso em 1669, os primeiros motivos foram a demarcação do território e a captura de indígenas para trabalharem nas lavouras de cana-de-açúcar devido a escassez de mão-de-obra escrava por causa das invasões holandesas na costa africana que se deu pelo fato da União Ibérica cortar o acordo anterior entre Portugal e Holanda.

  • Análise:

    d) mapear o território brasileiro, principalmente, da região interior, viabilizando a colonização.

    Tinha o objetivo de mapear sim, mas não a historia não deixou clara a região principal.


ID
3018610
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Foi um movimento muitas vezes definido como banditismo social que vigorou entre as últimas décadas do século XIX e a primeira metade do século XX, pelas áreas do sertão nordestino brasileiro. Caracterizou-se pelo sertanejo sempre em trânsito, com vida seminômade, vivendo em bandos e vestindo roupas de couro curtido, armado com rifles, facas e punhais. Esse movimento ficou denominado

Alternativas
Comentários
  • GAB: B

    Cangaço representou um movimento social ocorrido no nordeste do país nos séculos XIX e XX, os cangaceiros, grupos de nômades armados que viviam em bandos, demostravam a insatisfação pelas condições precárias em que a maior parte da população nordestina se encontrava, posto que o poder estava concentrado nas mãos dos fazendeiros.

    O termo atribuído a esse fenômeno social “cangaço” deriva de canga, peça de madeira utilizada na cabeça do gado para fins de transporte. Nesse sentido, se eles eram nômades, carregaram durante suas caminhadas muitos pertences e por isso, o termo foi escolhido.

    Os cangaceiros eram exímios conhecedores da caatinga, das plantas, dos alimentos, e durante muito tempo (1870 a 1940) dominaram o sertão nordestino,e muitos eram protegidos pelos coronéis em troca de favores.


ID
3018613
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O governo de João Figueiredo na Presidência da República foi o último do regime militar. Este presidente deu continuidade ao projeto iniciado no governo anterior de abertura do regime, designado pelos militares como sendo de maneira “lenta, gradual e segura”.


No que se refere a esse governo, pode se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • B) A abertura política esteve entre os principais compromissos assumidos por João Figueiredo. Durante a sua gestão, promulgou a Lei da Anistia, aprovada em agosto de 1979, em que os perseguidos políticos puderam retornar aos empregos e os exilados voltaram ao país.

    Gab letra B

  • Em 1979 assumiu a presidência sob uma forte crise econômica o General Figueiredo. No mesmo ano, foi aprovado a Lei da Anistia, de acordo com o regime militar ela era ampla, geral e irrestrita

  • Caso você , como eu ficou em dúvida entre a A e a B , está ai a resposta !

    Pacote de Abril foi um conjunto de leis outorgado em 13 de abril de 1977 pelo Presidente da República do Brasil, Ernesto Geisel, que dentre outras medidas fechou temporariamente o Congresso Nacional.

  • GABARITO LETRA B.

    A- Pretendeu implementar uma reforma do Poder Judiciário que não foi aceita pela maioria dos deputados da oposição e o governo impôs o fechamento do Congresso Nacional pelo período de 14 dias. Outra medida foi assegurar a efetivação das propostas da Arena por meio da elaboração do “pacote de abril”. -> Na verdade, o que ocorreu foi O FIM DO BIPARTIDARISMO (ARENA X MDB) e a VOLTA DO MULTIPARTIDARISMO.

    B- A abertura política esteve entre os principais compromissos assumidos por João Figueiredo. Durante a sua gestão, promulgou a Lei da Anistia, aprovada em agosto de 1979, em que os perseguidos políticos puderam retornar aos empregos e os exilados voltaram ao país. -> (CORRETO, SEM MAIS DELONGAS)

    C- O crescimento econômico do país, designado de “Milagre econômico”, permitiu que a classe média tivesse sua renda ampliada, enquanto as parcelas proletarizadas tornaram-se mais pauperizadas. Assim, esse pretenso crescimento gerou mais disparidades econômicas e sociais. -> O Milagre econômico ocorreu no período de Médici, e não no de João Figueiredo.

    D- Na economia, observou-se que o país reconquistava os níveis de importação na medida em que as grandes nações industrializadas retomavam o antigo ritmo de produção. Sendo um mercado consumidor de grande interesse, o Brasil absorveu uma significativa quantidade de bens de consumo, principalmente dos Estados Unidos. (Não sei explicar, mas eu sabia que a resposta era a letra D).

    E- Plano Salte pretendia reorganizar os gastos públicos com saúde, alimentação, transporte e energia. Por meio dessas ações de controle, conseguiu-se atingir uma média anual de crescimento econômico. -> O Plano Salte ocorreu no regime democrático/populista, com Eurico Gaspar Dutra, que assumiu no fim da Ditadura/Estado Novo de Getúlio Vargas.


ID
3018616
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A abdicação de D. Pedro I gerou um clima de euforia entre políticos brasileiros. Muitos acreditavam que era possível iniciar uma série de mudanças na vida política do país. Era a verdadeira comemoração da independência. Por outro lado, era necessário tomar cuidado para que a ausência de um poder central forte não determinasse uma onda de revoltas. Nas províncias de um modo geral havia um profundo descontentamento em relação ao centralismo político-administrativo do Império, no Rio de Janeiro. Tal descontentamento foi motivo para várias revoltas, algumas de caráter social, pelo abandono a que estavam relegadas as populações das regiões mais distantes dos centros decisórios da nação. Dentre as revoltas, podemos destacar a Sabinada.


Sobre ela podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • gabarito A

    não lembrava da sabinada, lembrava apenas q ocorreu na Bahia. foi o suficiente pra acertar kk

  • Gabarito A

    Sabinada foi um levante armado ocorrido na província da Bahia, entre novembro de 1837 e março de 1838, tendo como palco principal a cidade de Salvador.

    O nome do movimento se deve a seu líder, Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira, republicano, médico, jornalista e revolucionário federalista.

    Com a ajuda do exército e de milícias locais, as forças governamentais reconquistaram a cidade. A revolta foi duramente reprimida e deixou um saldo de aproximadamente duas mil mortes e três mil prisões.

    Os principais líderes do movimento foram condenados à pena de morte ou prisão perpétua e alguns foram de fato executados e degredados.

    Ainda houve quem conseguisse fugir e se juntar à Revolução Farroupilha.

    Seja do tamanho do seu sonho!!!!!

  • GABARITO A

    PARA REVISÃO:

    Cabanagem (1835 a 1840) Província do Grão-Pará, índios, negros e cabanos (pessoas que viviam em cabanas às margens dos rios).Devido as péssimas condições de vida da população mais pobre e domínio político e econômico dos grandes fazendeiros.

    Balaiada (1838 a 1841) Província do Maranhão,pessoas pobres da região, artesãos, escravos e fugitivos (quilombolas).Devido a vida miserável dos pobres (grande parte da população) e exploração dos grandes comerciantes e produtores rurais.

    Sabinada (1837 a 1838) Província da Bahia,militares, classe média e pessoas ricas.Devido o descontentamento dos militares com baixos salários e revolta com o governo regencial que queria enviá-los para lutarem na Revolução Farroupilha no sul do país. Já a classe média e a elite queriam mais poder e participação política.

    Guerra dos Farrapos (1835 a 1845) Província de São Pedro do Rio Grande do Sul,militares-libertários, membros das camadas populares, escravos e abolicionistas.Devido o descontentamento com os altos impostos cobrados sobre produtos do sul (couro, mulas, charque, etc.); revolta contra a falta de autonomia das províncias.

     

    Revolta dos Malês (1835) Província da Bahia,escravos de origem muçulmana.Os revoltosos eram contrários à escravização, à imposição do catolicismo e às restrições religiosas.

  • Qual o erro da letra d?

  • SAbinada > SAlvador ( Bahia ) > $abinada > pessoas ricas

  • SABINADA (1837 a 1838): Ocorreu na província da Bahia e foi uma rebelião de caráter separatista, já que desejava implantar uma república na Bahia.

    A Sabinada tinha caráter separatista e tinha o objetivo de implantar uma república independente.

    Foi liderada pelo médico Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira, daí o nome Sabinada.

    A revolta contou com a participação de membros militares, da classe média e de pessoas ricas.

    Dentre os militares, os principais descontentamentos eram com os baixos salários e com o desejo do governo regencial de enviá-los para lutarem na Revolução Farroupilha, que acontecia no sul do país.

    A classe média e a elite, por outro lado, lutavam por mais poder e participação política.

    Resposta: A


ID
3018619
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre a capitania do Piauí, analise as afirmações a seguir.


I. Subordinada ao Estado do Maranhão foi criada no século XVIII por um alvará de D. João V, porém, foi executado o ato que a tornava juridicamente independente, sob a ordem de D. José I. A independência da capitania iniciou - se motivada pelo desejo de separação dos posseiros da região devido aos conflitos de domínio de terras com os sesmeiros baianos, o que causou o seu desmembramento da Capitania da Bahia, passando à jurisdição do Estado do Maranhão, em 1715, sob o aspecto temporal.

II. O Piauí foi povoado de maneira diversa das demais Capitanias: seu solo é conquistado partindo-se do interior (do Rio São Francisco) para o litoral. Foi no vale do rio Canindé que Domingos Afonso Sertão, considerado como o descobridor destes sertões, funda várias fazendas de gado, sendo a mais importante, a da aldeia do Cabrobó, que em 1712 é elevada à condição de vila, recebendo o nome de Mocha, sendo instalada somente em 1717, ocasião em que o governador do Maranhão envia muitas famílias para nova povoação, inclusive um magote de 300 degredados, com a finalidade de promover o seu desenvolvimento.

III. Um fator importante que caracterizou a colonização piauiense foi a implantação dos currais de criação de gado. De acordo com T. Brandão (1999), os currais foram o motor da colonização, pois a terra era propícia para a criação, a atividade não necessitava de grandes investimentos como na produção do açúcar e fazia-se desnecessário empregar uma grande quantidade de trabalhadores como nos engenhos de açúcar.

IV. Os vaqueiros ocupavam uma posição fundamental naquela sociedade. Eles lideravam a organização dos grandes rebanhos de gado, além de cuidarem das propriedades. Eram os homens de confiança dos grandes proprietários. A forma de pagamentos era através de um contrato de quarta, ou seja, de tudo que era produzido nas fazendas o vaqueiro tinha direito a receber a quarta parte. Esse era um cargo cobiçado por muitos homens.


Entre as assertivas anteriores, podem-se considerar como CORRETAS.

Alternativas

ID
3018622
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O movimento abolicionista atuou durante grande parte do segundo reinado e contribuiu para aprovação da lei Áurea. Analise as assertivas sobre o referido movimento.


I. O movimento abolicionista ganhou duas facetas no século XIX: uma que agia pelas vias legais e outra radical, que agia por meio de ações ilegais (de acordo com a lei da época). Entre as ações legais estavam a distribuição de panfletos, publicação de artigos, realização de eventos públicos, abertura de ações na Justiça etc. Entre as ações ilegais estavam as ações de desobediência civil contra a escravidão.

II. Entre as associações abolicionistas, a de maior destaque foi a Confederação Abolicionista, criada em 1883 por José do Patrocínio e André Rebouças, que defendia a abolição, sem indenização para os donos de escravos. A Confederação Abolicionista teve papel de suma importância e coordenou a campanha pela libertação dos escravos em nível nacional.

III. O movimento abolicionista não contou com a liderança de uma pessoa na articulação da causa como um todo, mas contou com o envolvimento e liderança de diferentes pessoas que atuaram de diversas maneiras, em diferentes espaços e regiões.


Pela análise das afirmativas, conclui-se que:

Alternativas
Comentários
  • GAB: E

  • GAB E- TODAS CORRETAS

    COMPLEMENTO

    -Lei Áurea (1888): fim da escravidão. 

    1. não pode ser vista como uma concessão da monarquia, sendo resultado de um longo processo de luta e resistência que contou com a presença ativa de escravizados e escravizadas para sua libertação do cativeiro. 
    2. Escravizados receberam apoio de muitos setores da sociedade da época ligados ao movimento abolicionista, sendo Luís Gama, filho de escrava e advogado autodidata, um dos personagens mais célebres e atuantes, empenhando-se na libertação de centenas de cativos e cativas. 
    3. Os segmentos da sociedade adeptos do regime escravista defendiam a “emancipação gradual” e nutriam o profundo receio de que a abolição imediata da escravidão trouxesse desorganização econômica e provocasse o caos social. 
    4. abolição não foi acompanhada das reformas necessárias para a inclusão social dos libertos e seus descendentes. 


ID
3018625
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

[...] Uma prática sociopolítica brasileira típica do início do século XX, no período chamado de República Velha (1889-1930), quando o poder local era exercido sobre as camadas sociais inferiores da sociedade, a fim de garantir votos em troca de favores das esferas políticas locais, estaduais e federais. Portanto, foi se desenvolvendo tanto nos meios rurais como nas cidades, resultante das desigualdades e precariedades existentes na sociedade brasileira e encontrou nesse período as condições necessárias para prosperar.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013, p. 226


Essa prática foi denominada

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Coronelismo: prática surgiu no Brasil, os métodos utilizados pelos coronéis para se manterem no poder

  • A consolidação da república ocorreu sob o poder dos grandes proprietários rurais, por isso a república velha até a revolução de 30 (fim da república do café com leite e o início da Era Vargas) é conhecida como República Oligárquica (oligos = poucos. Os grandes proprietários rurais). Nesta época é que ocorre o Coronelismo, em que os grandes fazendeiros impunham seu poder através de seus exércitos particulares de jagunços. 

    O voto era aberto e os eleitores que moravam nas grandes fazendas eram forçados a votar no candidato do coronel. Isso era chamado voto de cabresto, e a área de influência do coronel era chamada de curral eleitoral. As eleições eram manipuladas e notoriamente corruptas e o poder presidencial era marcado pela alternância política entre MG e SP, por isso esse momento também ficou conhecido como a República do Café (SP) com Leite (MG). 

    Letra B

  • Início do Coronelismo no Brasil: 1898. - Presidente -> Prudente de Moraes.

    Fim do Coronelismo no Brasil: 1930. - Último presidente -> Whashington Luis. (Júlio Prestes não chegou a tomar posse).

    Principais características do Coronelismo: -> Troca de favores entre Coronéis(responsáveis pelo controle do eleitorado dos municípios), Presidentes de estados (hoje a nomenclatura é Governador), e Presidentes. -> O voto era DIRETO, porém, era ABERTO, o que desencadeou o voto de cabresto que todos nós conhecemos.

  • A consolidação da república ocorreu sob o poder dos grandes proprietários rurais, por isso a república velha até a revolução de 30 (fim da república do café com leite e o início da Era Vargas) é conhecida como República Oligárquica (oligos = poucos. Os grandes proprietários rurais). Nesta época é que ocorre o Coronelismo, em que os grandes fazendeiros impunham seu poder através de seus exércitos particulares de jagunços.

    O voto era aberto e os eleitores que moravam nas grandes fazendas eram forçados a votar no candidato do coronel. Isso era chamado voto de cabresto, e a área de influência do coronel era chamada de curral eleitoral. As eleições eram manipuladas e notoriamente corruptas e o poder presidencial era marcado pela alternância política entre MG e SP, por isso esse momento também ficou conhecido como a República do Café (SP) com Leite (MG).

    Resposta: B


ID
3018628
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As leis abolicionistas foram aprovadas no Brasil entre 1850 e 1888 e fizeram parte da transição gradual que o país percorreu até decretar a abolição da escravatura, por meio da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. Nesse período grandes leis abolicionistas foram aprovadas. Sobre elas podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

  • Faziam uma transição gradual, o que não desagradava às elites econômicas do país, sobretudo a do Sudeste, interessada em adiar, ao máximo, a abolição do trabalho escravo. Na década de 1860, começaram a ser discutidas as possibilidades de implementar-se essa transição gradual, e a primeira lei resultado desse debate foi a Lei do Ventre Livre.

    Obs: A primeira lei resultado de implementar uma transição gradual não seria a Lei Eusébio de Queiroz?

  • Lei do ventre livre: 1871

    Lei dos sexagenários: 1885

    Lei áurea: 1888

  • Filipe Augusto, também pensei assim, aí vim ver que a Eusébio foi em 1850 e na letra A fala-se na década de 1860, considerando-se tal década, de fato a do Ventre Livre foi a primeira...

  • Gabarito pra lá de errado. LETRA E É A CORRETA
  • Lei Eusébio de queirós- 1850

    Lei do ventre livre: 1871

    Lei dos sexagenários: 1885

    Lei áurea: 1888

    Gabarito equivocado.

  • A primeira lei aprovada para a gradual abolição escravocrata foi a Eusébio de Queirós... O gabarito está errado

  • A lei de Eusébio de Queiroz visava à extinção do trafico negreiro e não abolição da escravatura, mas contribuiu gradualmente para o processo de abolição.

    Já a lei do Ventre Livre sim, sendo assim a primeira lei abolicionista do brasil aprovada em 1871.

  • GAB-A

  • A primeira lei Brasileira a respeito da escravidão foi a lei Euzébio de Queiroz, que proibia o tráfico negreiro no Brasil.

  • Correção:

    B) Errada porqu nao erra irrestrita e imediata. Com a lei do Ventre Livre ou Visconde do Rio Branco despois de nascidos os escravos deviam permanecer por 8 anos com o proprietario. Quando este podia escolher ser i denizado ou explorar o escravo ater os 21 anos.

    C)errada porque a lei do sexagenário ou saraiva Contegipe liberava os escavos com mais 60 anos mais este deveria permanecer com oproprietariopor mais 5 anos prestando serviço. E não tres anos como menciona a questão.

    D) errada porque não houve uma politica de integração do escravo liberto.

    E)com a leu Eusébio de Queiroz houve proibição do trafico negreiro em resposta a Bil Abendee.

    A questão não pede a ordem cronologica das lei abolicionistas( bil Abendee, lei Eusébio de Queiroz, Lei do Ventre Livre ou Visco de Rio Branco, Sexagenario ou Saraiva Contegipe e Lei Áurea), mas quer saber se o aluno conhece cada uma delas. Por isso a correta é a letra A.

  • Não desagradava as elites econômicas???
  • Algo errado não está certo, rs.


ID
3018631
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O movimento conhecido como Inconfidência Mineira ocorreu na então Capitania de Minas Gerais, na década de 1780. Sobre o movimento, é CORRETO afirmar:


I. O movimento foi delatado por Joaquim Silvério dos Reis ao governador da província, em troca do perdão de suas dívidas com o governo. Os inconfidentes foram presos e condenados ao exílio, enquanto Tiradentes foi enforcado e teve seu corpo esquartejado.

II. No final do século XVIII, o Brasil ainda era colônia de Portugal e sofria com os abusos políticos e com a cobrança de altas taxas e impostos. Além disso, a metrópole havia decretado uma série de leis que prejudicavam o desenvolvimento industrial e comercial do Brasil.

III. Os inconfidentes eram, em sua maioria, grandes proprietários ou mineradores, padres e letrados, como Cláudio Manuel da Costa, oriundo de família enriquecida na mineração havia estudado em Coimbra e foi alto funcionário da administração colonial. Por sua parte, Alvarenga Peixoto era minerador e latifundiário.

IV. Ocorreu na região de grande extração das minas de ouro, sendo organizado pelas classes populares que pretendiam a Proclamação da República.

Alternativas
Comentários
  •  

    E- I, II e III. 

  • DA PRA RESPONDER SÓ ELIMINANDO A ULTIMA

  • II. No final do século XVIII, o Brasil ainda era colônia de Portugal e sofria com os abusos políticos e com a cobrança de altas taxas e impostos. Além disso, a metrópole havia decretado uma série de leis que prejudicavam o desenvolvimento industrial e comercial do Brasil.

    O desenvolvimento industrial? Alguém para destrinchar isso ai?

  • Olha! Carlos Caique, foi a adesão ao iluminismo feito pelo o governo do Marquês de pombal, impossibilitava a industria no Brasil, além de outros órgãos de caráter fiscal.

  • JEFFERSON SOUZA LIMA, DEPOIS DA RESPOSTA É FÁCIL TECER ESSES TIPOS DE COMENTÁRIOS

  • Promovida pela elite.

    Não teve caráter popular.

  • Leis que prejudicavam o desenvolvimento industrial

    Alvará de d. Maria I que proíbe o estabelecimento de fábricas e manufaturas no Brasil, argumentando que, com o desenvolvimento das fábricas e manufaturas, os colonos deixavam de cultivar e explorar as riquezas da terra, e de fazer prosperar a agricultura nas sesmarias, conforme haviam prometido aqueles que as receberam. Para que a agricultura e a extração de ouro e diamantes não enfraqueçam por "falta de braços", a rainha decide proibir todo tipo de fábrica e manufatura têxtil no Brasil, com exceção daquelas que produzissem tecidos grosseiros que servissem para vestuário dos negros e empacotamento de fazendas e outros gêneros. Caso se desobedecesse ao alvará, o fabricante teria que pagar multa para a justiça e a quem lhe houvesse denunciado.

    http://historiacolonial.arquivonacional.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3674&catid=145&Itemid=286

  • NA COLÔNIA PORTUGUESA FOI PROIBIDA A INSTALAÇÃO DE FÁBRICAS E MANUFATURAS

    Alvará de d. Maria I que proíbe o estabelecimento de fábricas e manufaturas no Brasil, argumentando que, com o desenvolvimento das fábricas e manufaturas, os colonos deixavam de cultivar e explorar as riquezas da terra, e de fazer prosperar a agricultura nas sesmarias, conforme haviam prometido aqueles que as receberam. Para que a agricultura e a extração de ouro e diamantes não enfraqueçam por "falta de braços", a rainha decide proibir todo tipo de fábrica e manufatura têxtil no Brasil, com exceção daquelas que produzissem tecidos grosseiros que servissem para vestuário dos negros e empacotamento de fazendas e outros gêneros. Caso se desobedecesse ao alvará, o fabricante teria que pagar multa para a justiça e a quem lhe houvesse denunciado

    http://historiacolonial.arquivonacional.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3674&catid=145&Itemid=286

  • A INCONFIDÊNCIA MINEIRA FOI MAJORITARIAMENTE ELITISTA (E NÃO POPULAR COMO AFIRMA O ITEM IV) E NÃO PREVIA A LIBERTAÇÃO DE TODOS OS ESCRAVOS, APENAS OS NASCIDOS NO BRASIL.

  • A leitura da sentença, conforme afirmação do historiador Boris Fausto, estendeu-se por dezoito horas. As condenações foram as mais diversas e incluíram penas como degredo (expulsão para a África), prisão perpétua, condenação à forca etc. Vários dos envolvidos foram condenados por morte na forca, mas d. Maria, rainha de Portugal, perdoou todos os condenados, menos um: Tiradentes.

    |1| SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloísa Murgel. Brasil: Uma Biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 142.

    |2| Idem, p. 142.

    |3| Idem, p. 143.

    |4| FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2013, p. 101.

  • GAB: E

    ----------

    I - uma das primeiras delações premiadas ocorridas no br.

    ii-ok

    iiiok-

    iV - foi elite e nao popular


ID
3018634
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A região onde atualmente está situado o estado do Piauí era povoada por índios de diferentes tribos. Sobre este tema, analise as afirmações a seguir:


I. Apesar das inúmeras expedições terem sido enviadas com o objetivo de ocupar a região, somente na segunda metade do século XVII a colonização foi efetivada. Colonos que vieram da Bahia instalaram-se na região e formaram o primeiro povoado que logo se tornou vila com o nome de Mocha e, quando se transformou em cidade, passou a ter o nome de Oeiras.

II. O Piauí tornou-se uma capitania, quando já tinha mais de dez vilas e centenas de fazendas de gado. A luta pela independência durou até 1823. Outro movimento que agitou o Piauí foi a Balaiada, insurreição de cunho popular.

III. A partir de 1862, Teresina passou a ser a capital do estado, substituindo a cidade de Parnaíba. Após a proclamação da república, a política da região se estabilizou. O desenvolvimento socioeconômico do estado ocorreu de forma bastante acelerado, em comparação com os estados vizinhos.


Das assertivas apresentadas.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi porque a alternativa I esta errada. Pelo que pesquisei ela estaria correta.

    Depois de muitas expedições mal sucedidas, a partir de 1661 os colonizadores que vieram da Bahia e de São Paulo instalaram-se na região, formando o primeiro povoado. Logo ele foi elevado ao status de vila, que recebeu o nome de Mocha. Esta, por sua vez, quando foi transformada em cidade passou a chamar-se Oeiras.

  • verdade, tbm não entendi o erro da 1

  • GAB D

  • Apesar das inúmeras expedições terem sido enviadas com o objetivo de ocupar a região, somente na segunda metade do século XVII a colonização foi efetivada

    O erro está em afirmar que logo se tornou vila ainda no século XVII, se tornou vila apenas no século XVIII

  • O erro não estaria na III? Já que Teresina substitui Oeiras como capital do Piauí?

  • não e so da bahia vieram tbm de são paulo

  • Questões mal elaboradas por essa banca NUCEPE

  • SE NÃO ME ENGANO TERESINA SUBSTITUIU OEIRAS E NÃO PARNAÍBA

  • GABARITO LETRA D

    O Piauí tornou-se uma capitania, quando já tinha mais de dez vilas e centenas de fazendas de gado. A luta pela independência durou até 1823. Outro movimento que agitou o Piauí foi a Balaiada, insurreição de cunho popular.

  • I- Apesar das inúmeras expedições terem sido enviadas com o objetivo de ocupar a região, somente na segunda metade do século XVII a colonização foi efetivada. Em 1661, instalaram-se na região e formaram o primeiro povoado os colonos que vieram da Bahia e do interior de São Paulo (). O primeiro povoado logo foi elevado à categoria de vila, com o nome de Mocha, quando se transformou em cidade, a vila Mocha passou a ter o nome de Oeiras.

    II- CORRETA

    III-  A partir de 1852, Teresina passou a ser a capital do estado, substituindo a cidade de Oeiras. Após a proclamação da república, a política da região se estabilizou. O desenvolvimento socioeconômico do estado ocorreu de forma lenta, em comparação com os estados vizinhos.

  • ÍTEM 1:

    Somente no final do século XVII surge a primeira povoação no Piauí, a freguesia de Nossa Senhora da Vitória, elevada à categoria de vila na segunda metade do século XVIII. A vila da Mocha como foi batizada, localizava-se em terras de uma das fazendas de Mafrense, às margens do rio Piauí. É ela que (mais tarde, quando o Piauí torna-se uma capitania autônoma) vai transformar-se na sede do governo, recebendo o nome de Oeiras.

    ÍTEM 2: CORRETA

    ÍTEM 3:

    A partir de 1862 ( de 1852), Teresina passou a ser a capital do estado, substituindo a cidade de Parnaíba ( a cidade de Oeiras). Após a proclamação da república, a política da região se estabilizou. O desenvolvimento socioeconômico do estado ocorreu de forma bastante acelerado, ( ocorreu de forma lenta) em comparação com os estados vizinhos.

  • muita atenção na leitura.


ID
3018637
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Juscelino Kubitschek foi eleito presidente do Brasil nas eleições de 1955 no começo de seu governo JK apresentou ao povo brasileiro o seu plano de metas, cujo lema era “cinquenta anos em cinco”.

Analise as assertivas a seguir sobre o referido plano, em seguida responda.


I. Implantação da indústria automobilística – com incentivos fiscais, a Vemag, instalada em São Paulo, foi a primeira fábrica a produzir veículos genuinamente nacionais. Foram também instaladas as fábricas da Volkswagen, Mercedes Benz, Willis Overland, General Motors e Ford. Em 1957, os automóveis da Volkswagen do Brasil começaram a ser fabricados inteiramente no nosso país.

II. Expansão das usinas hidrelétricas – foram instaladas as usinas de Paulo Afonso, no rio São Francisco, em 1955, a de Furnas e a de Três Marias em Minas Gerais, além de outras em vários estados.

III. Criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), para corrigir os problemas econômicos e sociais do Nordeste, uma vez que o desenvolvimento industrial e a concentração da riqueza limitaram-se ao Sudeste do país, levando um grande número de imigrantes para a região.

IV. A expansão da indústria do aço - a criação do Ministério das Minas e Energia e a criação do Conselho Nacional de Energia Nuclear.


Das assertivas apresentadas, podem-se considerar que

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

    Todas estão corretas

  • Todas as questões estão dando certo mais eu discordo na alternativa numero 2 pois a usina hidrelétrica de paulo afonso no rio são francisco não foi o G.V que criou ? JK INICIOU SEU GOVERNO NO ANO DE 1956. e a questão remete em 1955.

  • JK : 1956 - 1961 - 

    -Plano de Metas ( 50 anos em 5 ) 

    - Ministério de Minas e Energia 

    -Conselho Nacional de Energia Nuclear 

    -Indústria automobilística

    - SUDENE

  • gabarito letra E

    Ao assumir a Presidência, em janeiro de 1956, Juscelino tratou logo de implementar seu Plano de Metas. Com seu lema “cinquenta anos em cinco”, Juscelino levou o Brasil a diversas transformações. As principais obras de grande repercussão interna e mesmo internacional foram:

    • A implantação da indústria automobilística – com incentivos fiscais, a Vemag, instalada em São Paulo, foi a primeira fábrica a produzir veículos genuinamente nacionais. Foram também instaladas as fábricas da Volkswagen, Mercedes Benz, Willis Overland, General Motors e Ford. Em 1957 os automóveis da Volkswagen do Brasil começaram a ser fabricados inteiramente no nosso país;

    • A expansão das usinas hidrelétricas – foram instaladas as usinas de Paulo Afonso, no rio São Francisco, em 1955, a de Furnas e a de Três Marias em Minas Gerais, além de outras em vários estados;

    • A criação do Conselho Nacional de Energia Nuclear;

    • A criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), para corrigir os problemas econômicos e sociais do Nordeste, uma vez que o desenvolvimento industrial e a concentração da riqueza, limitou-se ao Sudeste do país, levando um grande número de imigrantes para a região;

    • A expansão da indústria do aço;

    • A criação do Ministério das Minas e Energia, instalado apenas no governo seguinte;

    • A fundação de Brasília, a nova capital do país, considerada a meta síntese do governo JK. A localização no planalto Central, em goiás, era estratégica, pois criaria um polo dinâmico no interior do país.

    bons estudos


ID
3018640
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A escravidão no Brasil iniciou-se por volta da década 1530, quando os portugueses implantaram as bases para colonização, Tal processo deu-se, primeiramente, com a escravização dos indígenas, e, ao longo dos séculos XVI e XVII, essa foi sendo substituída pela escravização dos africanos, trazidos por meio do tráfico negreiro. Com o desenvolvimento da colonização no Brasil, a necessidade contínua de trabalhadores braçais fez com que esse comércio fosse aberto para os colonos instalados aqui.


A escravidão dos africanos no Brasil caracterizou-se por

Alternativas
Comentários
  • A um processo de extrema violência. A monocultura necessitava de um grande número de trabalhadores que eram submetidos a uma rotina de trabalho difícil, pesada, sem lucros para os cativos.

  • GABARITO A

    A .um processo de extrema violência. A monocultura necessitava de um grande número de trabalhadores que eram submetidos a uma rotina de trabalho difícil, pesada, sem lucros para os cativos.

    B. uma adaptação dos cativos à rotina do engenho e o desenvolvimento da cultura de subsistência. Além do fato de que o trabalho na lavoura era, preferencialmente, realizado pelas mulheres.

    C uma redução sensível da população escrava (indígena) na medida em que avançava a colonização portuguesa. Isso se explica pelo fator biológico, pois doenças trazidas pelos portugueses eram fulminantes para os cativos africanos (Indígenas). Um exemplo foi uma simples gripe trazida de Portugal, em que os índios não estavão acostumados com esse vírus sendo então um vírus mortal para os indígenas, salvo engano morreram centenas de indígenas com doenças simples trazidas pelos portugueses (contato do português com os indígenas).

    D. constantes fugas e difíceis recapturas, em função de os escravos africanos possuírem amplo conhecimento do território brasileiro. Além das dificuldades criadas pelos jesuítas, que contestavam a escravização dos africanos pelos colonizadores.

    E. apesar de serem transportados para a América em condições degradantes e enfrentarem um trabalho exaustivo, que podia chegar a 20 horas por dia, não havia uso da violência física.

  • a letra (e) é uma piada- não havia violência -

  • Letra B - Relata sobre os Índios, os quais as mulheres tinha preferência na lavoura.

    GAB. A


ID
3018643
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O processo de imigração no Brasil intensificou-se a partir de 1808, quando um número expressivo de imigrantes europeus chegou ao país. A marca da imigração no Brasil pode ser percebida, especialmente, na cultura e na economia.


É CORRETO afirmar sobre o processo de imigração no Brasil que:

Alternativas
Comentários
  • D

    Após a abolição da escravatura no Brasil (1888), muitos fazendeiros não quiseram empregar os ex-escravos, preferindo assim o imigrante europeu. Neste contexto, o governo brasileiro incentivou e chegou a criar campanhas para trazer imigrantes europeus para o Bras

  • a) O período de maior entrada desses imigrantes está compreendido entre 1530 e 1780 em que os europeus vieram para substituir a mão de obra escrava. Os principais estados de fixação deles foram Pará, São Paulo, Ceará e Maranhão. -> Não ocorreu nesse período.

    b) Ao chegar ao país, no fim do século XIX, os imigrantes eram contratados pelo sistema de parceria. Nesse sistema, os fazendeiros custeavam a vinda dos imigrantes, fazendo com que eles já chegassem nas melhores condições trabalhistas. -> Melhores condições de trabalho? SQN. Era uma "escravidão" disfarçada.

    c) No começo da década de 1820, muitos imigrantes suíços se estabeleceram nas cidades do Nordeste brasileiro. Neste mesmo período, os alemães começaram a chegar para o trabalho em atividades ligadas à agricultura e pecuária.

    d) Após a abolição da escravatura no Brasil (1888), muitos fazendeiros não quiseram empregar os ex-escravos, preferindo assim o imigrante europeu. Neste contexto, o governo brasileiro incentivou e chegou a criar campanhas para trazer imigrantes europeus para o Brasil. -> Correto. O Brasil incentivou a vinda dos imigrantes, mas isso não significou que eles tivessem boas condições de trabalho. Países Europeus chegaram a proibir a vinda de imigrantes por questões humanistas.

    e) A região do Brasil que mais recebeu imigrantes no século XIX foi o Nordeste, pelo fato de oferecer maiores oportunidade de trabalho.Com os imigrantes houve a implantação de novas técnicas agrícolas, assim como o hábito de consumir verduras e legumes. -> A região sudeste do Brasil, até o final do século XX, recebeu a maior quantidade de fluxos migratórios do país, principalmente o estado de São Paulo, pelo fato de fornecer maiores oportunidades de emprego em razão do processo de industrialização desenvolvido.

  • Erro da C: No começo da década de 1820, muitos imigrantes suíços se estabeleceram na cidade de Nova Friburgo (estado do Rio de Janeiro). Neste mesmo período os alemães começaram a chegar à Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Estes imigrantes passaram a trabalhar em atividades ligadas à agricultura e pecuária. Disponível em


ID
3018646
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Foi um governo marcado pela inflação descontrolada, por graves problemas nas contas públicas, pela moratória ao FMI e por planos que tentaram resolver os desajustes econômicos. No total, foram quatro planos econômicos: Cruzado 1 e 2, Bresser e Verão. Com eles, o Brasil mudou de moeda duas vezes, passando de Cruzeiro para Cruzado e depois para Cruzado Novo. Apesar de algum sucesso inicial, todos fracassaram. Do ponto de vista político, o referido governo manteve uma relação clientelística com os parlamentares, negociando cargos, liberando verbas e concedendo emissoras de rádio e TV em troca de apoio. O texto acima fala do governo de

Alternativas
Comentários
  • JOSÉ SARNEY

  • José Sarney foi o primeiro presidente pós ditadura militar, no plano econômico adotou medidas para conter a inflação como congelamento de preços e salários além da criação do plano CRUZADO.

    No fim de 1986 o plano comecou a demonstrar sinais de fracasso, acentuado pela falta de mercadoria e pressão por aumento de preços.

    Além do plano CRUZADO, outras tentativas de conter a inflação foram colocadas em prática como:

    O PLANO CRUZADO II,

    PLANO BRESSER e

    PLANO VERÃO.

    Em seu último mês de governo, em março de 1990, a inflação chegou a 84%

  • Ótima questão para revisar :D

  • Durante a aula vimos as principais características do Governo Sarney, gabarito desta questão. Vamos relembrar?

    Gabarito: A


ID
3018649
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O movimento dos estudantes "caras pintadas", foi um marco histórico para o Brasil. Foi um acontecimento sob a tutela de um governo democrático e teve repercussão em diferentes cidades do país.


O referido acontecimento histórico está relacionado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E. NÃO DESISTA! SIGA EM FRENTE!

ID
3018652
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Nos anos 80, no Brasil, no âmbito político promulgou-se a constituição de 1988, sendo que o movimento sindical e a comunidade de direitos humanos foram especialmente ativos.


Já do ponto de vista econômico, acerca da referida década, no Brasil, pode se dizer que foi um período

Alternativas
Comentários
  • Anos 80 > A década perdida


ID
3018655
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A abertura dos mercados nacionais e a criação de uma nova moeda, o confisco das poupanças com valores altos, e o fechamento de estatais, faziam parte do ______________ e do governo __________ .


As lacunas são preenchidas, respectivamente por:

Alternativas
Comentários
  • É só lembrar da música dos garotos podres "agora só mete a mão na poupança das velhinhas".

  • Bom é que a questão faz parte do assunto "Reconstrução Democrática: Governo Collor e o Impeachment".

  • Collor se apoderou de boa parte do dinheiro que estava depositado nos bancos e instituições financeiras, sob o discurso de um novo plano de combate à inflação, Plano Collor.

  • Na verdade o nome do Plano era: Plano Brasil Novo. Porém, ficou mais conhecido como Plano Collor. Além disso ele não criou uma nova moeda, apenas restituiu o Cruzeiro, que tinha sido substituído pelo Cruzado - que valeria 3 zeros a menos - criado pelo governo Sarney.

    O Estado concentrou 80% de todo o dinheiro que circulava nos bancos.

  • Governo que introduziu a nova moeda foi Itamar Franco!

  • Fernando Collor de Melo (1990 - 1992)

    O plano do Brasil Novo, mais conhecido como Plano Collor, foi elaborado pela equipe da ministra Zélia Cardoso de Melo. Este plano determinava:

    º Extinção do cruzado novo e a volta do cruzeiro como moeda nacional,

    º Bloqueio por dezoito meses dos depósitos em contas correntes e cadernetas de poupança que ultrapassassem 50.000 cruzados novos,

    º Bloqueio por 18 meses das demais aplicações financeiras, de cujo montante o investidor teria direito a resgatar apenas 20%,

    º Congelamento dos salários,

    º Fim de subsídios e incentivos fiscais.

    Gabarito ( B )

    Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.

  • Quem é um pouquinho mais velho nem precisa estudar o material pra saber que quando se fala de confisco de poupança logo estamos falando de Fernando Collor de Mello. Como o único item que fala deste político é a alternativa b, fica fácil encontrar a nossa resposta.

    Só para reforçar, temos de lembrar que faziam parte do Plano Collor a abertura dos mercados nacionais, a criação de uma nova moeda, o confisco das poupanças com valores altos e o fechamento de estatais.

    Resposta: B


ID
3018658
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No período pré-colonial os portugueses encontravam muita dificuldade para defender o litoral do Brasil, Portugal via uma dupla necessidade de iniciar a colonização. Por um lado, o reino passava por sérios problemas financeiros com a perda do monopólio do comércio das especiarias asiáticas. Por outro lado, a crescente presença estrangeira, notadamente francesa, no nosso litoral, ameaçava a posse portuguesa no novo mundo. Nesse sentido, o governo português enviou ao Brasil várias expedições colonizadoras. Essas expedições visavam

Alternativas
Comentários
  • povoar a terra e defendê-la, organizar sua administração e sistematizar a exploração econômica.


ID
3018661
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No final do século XVII e no começo do século XVIII, o açúcar atravessou uma grave crise devido à concorrência, de maneira que a descoberta das minas encontrou uma ressonância favorável entre os elementos quase arruinados, que viram nelas o meio de recuperar a prosperidade que o açúcar não mais lhes proporcionava. A notícia do descobrimento do ouro na capitania de São Paulo correu com velocidade, atraindo grande contingente populacional para o território. A relação entre mineradores paulistas e aqueles que lá chegavam passou a ficar tensa na primeira década do século XVIII. Este fato deu origem a um confronto sangrento conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Guerra dos Emboabas, que aconteceu entre os anos de 1708 e 1709, envolveu paulistas e estrangeiros pelo domínio da exploração da região das minas. Os bandeirantes paulistas foram os primeiros a descobrir ouro na região e queriam ser os únicos a explorar a riqueza. Porém, com a chegada constante de pessoas vindas de outras regiões brasileiras e também de Portugal, a exclusividade bandeirante não se realizou. Não importava mais quem era o primeiro a chegar, mas sim extrair o maior número possível de ouro e outros metais preciosos que fossem encontrados.


ID
3018664
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com a abdicação de D Pedro I, por lei, quem assumiria o trono seria seu filho D. Pedro II. No entanto, a idade de D. Pedro II, ainda criança à época, não obedecia às determinações de maioridade da Constituição. Nesse sentido, se tornou clara a necessidade da Regência, um governo de transição que administraria o país enquanto o imperador ainda não tivesse idade suficiente para governar. A regência seria trina, a princípio, formada por membros da Assembleia Geral (Senado e Câmara dos deputados). Sendo assim e diante da situação do país, a adoção da regência provisória era questão de urgência.


Sobre os acontecimentos do período regencial, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • E

  • A) Foi um período de grandes transformações no país e marcado por importantes conflitos, como a Guerra do Paraguai. Os partidos que controlavam a política brasileira eram o Partido Liberal e o Partido Conservador. (Errado!)

    R: A guerra do Paraguai irá ocorrer no período de 1864 - 1870. Ou seja, no reinado de D. Pedro II.

    B) No período, o café estabeleceu-se como nosso principal produto e aconteceu um período de prosperidade. Teve a concessão do direito ao voto para os analfabetos e abolição da escravatura. (Errado!)

    R: A abolição da escravidão irá acontecer apenas nos últimos anos do reinado de D. Pedro II.

    C) Foi um período marcado pelo fortalecimento dos setores liberais, garantindo diversas mudanças, como a criação do conselho de Estado, regência trina e extinção das Assembleias legislativas provinciais. (Errado!)

    R: No período regencial ocorre o fim do Conselho de Estado.

    D) Durante esses anos, o país expandiu seu território, tendo anexado a Província Cisplatina e o estado do Acre, definindo assim suas atuais fronteiras e sua posição de maior país da América do Sul. (Errado!)

    R: A anexação do Acre acontece apenas em 1903 com o acordo de Petrópolis, ou seja, na República.

    E) Foi um período de transição, marcado por uma inquietude social e política, em que ocorreram revoltas como Malês, Cabanagem, Sabinada, Farroupilhas e Balaiada. (GABARITO!)

  • fiquei entre C e E e marquei C

  • Sobre a letra C, que diz: "Foi um período marcado pelo fortalecimento dos setores liberais, garantindo diversas mudanças, como a criação do conselho de Estado, regência trina e extinção das Assembleias legislativas provinciais." é valido destacar o seguinte:> Além de EXTINGUIR o Conselho de Estado, ela instituiu as Assembleias Provinciais, com o Ato adicional de 1834.-> Só em ler "extinção das assembleias legislativas provinciais" já torna a questão MUITO errada, pois para haver um fortalecimento dos liberais é essencial o estabelecimento de assembleias provinciais, pois está ocorrendo uma DESCENTRLIZAÇÃO. O Conselho de Estado era CENTRALIZADOR, reunia as pessoas de confiança de D.Pedro I.

  • a) A Guerra do Paraguai só vai acontecer durante o Reinado de Dom Pedro II (1864 – 1870). ITEM INCORRETO.

    b) O direito ao voto para os analfabetos irá acontecer apenas algumas décadas depois do início da República. Ademais, a abolição da escravatura só vai acontecer em 1888, no fim do Segundo Reinado. ITEM INCORRETO.

    c) Com o período regencial temos o fim do Conselho de Estado e a criação da regência una e das Assembleias legislativas provinciais. ITEM INCORRETO.

    d) Durante esses anos, o país já tinha perdido a Província Cisplatina. Já o estado do Acre só seria anexado ao território brasileiro no começo do século XX. ITEM INCORRETO.

    e) ITEM CORRETO.

    Resposta: E


ID
3018667
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Descontente, em novembro de 1823, D. Pedro I dissolveu a Constituinte, pois a Constituição que estava sendo elaborada pelos deputados limitava o poder do imperador. Então, D. Pedro I convocou seis ministros e alguns políticos de sua confiança para redigir a nova Constituição Brasileira. D. Pedro I também participou da redação do texto constitucional,estabelecendo entre outros fatores, a existência de quatro poderes, aquele que era exercido exclusivamente pelo imperador era o poder.

Alternativas
Comentários
  • Uma questão dessa pra professor de história. Serio mesmo?

  • Esse é o nosso Gabarito: (B)

    >> A constituição brasileira de 1824, que foi outorgada, apresentou a predominância do poder político do imperador sobre os demais, tendo, como instrumento para tal, o poder moderador.

  • Questão para não zerar a prova! Gab: B

    #VEM_PMBA_2020!!!!


ID
3018670
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Nenhuma sociedade pode fazer uma constituição perpétua ou sequer uma lei perpétua” (Thomas Jefferson).


A constituição brasileira de 1824, que foi outorgada, apresentou, entre outras determinações,

Alternativas
Comentários
  • Esse é o nosso Gabarito (D)

    >> A predominância do poder político do imperador sobre os demais, tendo, como instrumento para tal, o poder moderador.

  • Primeira Constituição foi outorgada e a que mais durou. Possuía 4 poderes: legislativo, executivo, judiciário e o moderador.

    GAB: D.

  • CF 1824, Constituição da Mandioca:

    -> Voto censitário

    -> Senado Vitalício

    -> Poder Moderador

    -> Religião oficial: Católica

    ----------------------------------

    Trecho da Constituição de 1824:

     Art. 98. O Poder Moderador é a chave de toda a organisação Politica, e é delegado privativamente ao Imperador, como Chefe Supremo da Nação, e seu Primeiro Representante, para que incessantemente vele sobre a manutenção da Independencia, equilibrio, e harmonia dos mais Poderes Politicos.

     Art. 99. A Pessoa do Imperador é inviolavel, e Sagrada: Elle não está sujeito a responsabilidade alguma.


ID
3018673
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Explodiu no Pará, região frouxamente ligada ao Rio de janeiro. A estrutura social não tinha aí a estabilidade de outras províncias, nem havia uma classe de proprietários rurais bem estabelecidas. Em um mundo de índios, mestiços, trabalhadores escravos ou dependentes e uma minoria branca, formada por comerciantes portugueses e uns poucos ingleses e franceses. Não chegaram a oferecer uma organização alternativa ao Pará, concentrando-se no ataque aos estrangeiros, aos maçons, e na defesa da religião católica, dos Brasileiros, de dom Pedro, do Pará e da liberdade. É curiosos observar que, embora entre os revoltosos existissem muitos escravos, a escravidão não foi abolida.”

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2013. p. 143. (Adaptado)


A revolta a que se refere o texto denominou-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B

    Cabanagem, revolta com várias classes sociais.

  • Complemento...

    "A rebelião foi vencida pelas tropas legalistas, depois do bloqueio da entrada do rio Amazonas e uma série de longos e cruéis confrontos."

    Fonte: FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2013. p. 143.

    Bons estudos!


ID
3018676
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução Farroupilha (1835-1845) se configurou, historicamente, como evento emblemático da memória pública no Rio Grande do Sul. Seus lances de batalha são, ainda hoje, narrados em tom épico, e seus protagonistas transformados em heróis da “pequena” e da “grande” pátria, ora pela suposta resistência à opressão do centro político e econômico do Brasil, ora pela também hipotética aspiração à liberalização e “republicanização” do país, o que incorre na afirmação de seu caráter nacionalista. Em ambos os sentidos, como mito, a revolta tem sido matriz para discursos políticos, debates historiográficos e criações artísticas.

(adaptado) Rev. Bras. Hist. vol.31 no.62 São Paulo Dec. 2011


Sobre a guerra dos Farroupilhas, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Estopim da revolta foi os impostos sobre o charque

  • GAB ;C

    REVOLUÇÃO FAURROPILHA OU GEURRA DOS FARRAPOS (1835-1845) RIO GRANDE DO SUL

    -DEFLAGRADA POR CONTA DE AUMENTO DE IMPOSTOS/ ALTAS TAXAS SOBRE EXPORTAÇÕES DE CHARQUE,COURO E SEBO.

    -LÍDERES:BENTO GONÇALVES (PRESIDENTE E GUISSEPE GARIBALDI

    VAMOS VENCER NA VIDA !!! ALÔ VOCÊ

  • - Revolução Farroupilha  - ONDE ? (Rio Grande do Sul) - ELITE GAÚCHA 

    -Quando ? 1835 e 1845

    - Produtores reclamavam da concorrência do charque vindo do Uruguai e Argentina, os quais eram importados ao Brasil com impostos + baixos e, consequentemente, reduzia as vendas e lucros do charque sulino. 

    -Queriam + autonomia nas províncias ( DESCENTRALIZAÇÃO) 

     -Líderes : Bento Gonçalves, Davi Canabarro e Giuseppe Garibaldi

    -Fundaram : República Rio-Grandense(República de Piratini) - 1836. 

                 República Juliana (Santa Catarina) - 1839

    d ) Visava aumentar o poder central, com a diminuição da autonomia provincial, criando tensão política entre os líderes locais. ( AUMENTAR A AUTONOMIA)

    e) Contou com a participação efetiva de elementos da camada social baixa, denominados de cabanos. ( PARTICIPAÇÃO DA ELITE)


ID
3018679
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Brasil viveu a chamada República Velha, conhecida pela grande influência exercida pelos coronéis, ricos fazendeiros que atuavam como oligarcas locais nas regiões mais pobres do interior do país. Naquela época, o voto não era secreto e os eleitores que viviam sob a “jurisdição” dos coronéis eram constantemente manipulados e ameaçados a votarem apenas nos candidatos escolhidos pelos fazendeiros.


A influência dos coronéis no cenário político resultou numa prática eleitoral, denominada voto

Alternativas
Comentários
  • gab: B

    Os “coronéis” se beneficiaram do voto aberto, o que lhes permitia o pleno controle sobre os eleitores no momento da eleição e a formação dos “currais eleitorais”. Valiam-se de todo tipo de coação, inclusive da força, para impor o chamado “voto de cabresto” e assegurar a vitória de seus candidatos. Também eram comuns as chamadas “eleições a bico de pena”, em que fraudes eram praticadas em todas as etapas do processo: no alistamento dos eleitores, na composição das mesas de votação e apuração, nas transcrições das atas e nos diplomas dos eleitos. O processo eleitoral era tratado como uma formalidade, e a vontade dos eleitores, como questão secundária. Munidos de cacife eleitoral, os “coronéis” se articulavam aos grupos oligárquicos que mantinham a hegemonia no plano estadual. Assim, estabeleciam uma ampla rede de alianças, por meio da troca de votos por favores, bens, nomeações para cargos públicos, obras, total impunidade e outros privilégios, que aumentavam seu poder local. 

    Fonte: https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeirarepublica/POLITICA%20DOS%20GOVERNADORES.pdf

    Bons estudos.

  • Voto aberto.. um curral eleitoral!!

  • questão pra não zerar... gab- b

  • Essa foi pra não zerar mesmo!

  • O voto era aberto e os eleitores que moravam nas grandes fazendas eram forçados a votar no candidato do coronel. Isso era chamado voto de cabresto, e a área de influência do coronel era chamada de curral eleitoral. As eleições eram manipuladas e notoriamente corruptas e o poder presidencial era marcado pela alternância política entre MG e SP, por isso esse momento também ficou conhecido como a República do Café (SP) com Leite (MG).


ID
3018682
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Foi um movimento social ocorrido no Piauí, Maranhão e Ceará. Envolvendo de um lado grandes proprietários de terra e de escravos, autoridades provinciais e comerciantes; de outro, vaqueiros, artesãos, lavradores, escravos e pequenos fazendeiros (mestiços, mulatos, sertanejos, índios e negros) sem direito à cidadania e acesso à propriedade da terra, dominados e explorados por governos clientelistas e autoritários, formados pelas oligarquias locais que ascenderam ao poder político com a “proclamação da independência” do país.

Claudete Maria Miranda Dias, Balaios e bem-te-vis. (Adaptado)


O movimento social a que se refere o trecho acima, ficou denominado:

Alternativas
Comentários
  • RUMO PM PR

  • Gabarito (C)

    Complemento...

    "A Balaiada começou a partir de uma série de disputas entre grupos da elite local. As rivalidades acabaram resultando em uma revolta popular. Ela se concentrou no Sul do Maranhão, junto à fronteira do Piauí, uma área de pequenos produtores de algodão e criadores de gado. À frente do movimento estavam o cafuzo Raimundo Gomes, envolvido na política local, e Francisco dos Anjos Ferreira, de cujo ofício - fazer e vender balaios - derivou o nome da revolta. Ferreira aderiu à rebelião para vingar a honra de uma filha, violentada por um capitão de polícia. Paralelamente, surgiu um líder negro conhecido como Cosme - sem sobrenome pelo menos nos relatos históricos - à frente de 3 mil escravos fugidos. "

    FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2013. p. 144

    Bons estudos!


ID
3018685
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Aconteceu em março de 1823, no então vilarejo do Campo Maior, no Piauí, e faz parte de uma série de conflitos que eclodiram após a declaração da Independência em 1822. O governo português visava à manutenção de seus territórios no norte do país – especialmente nas áreas que hoje correspondem aos estados do Piauí, Maranhão e Ceará. Em janeiro de 1823, Manuel de Sousa Martins, o futuro Visconde de Parnaíba, aderiu à independência e assumiu a presidência da Junta do Governo do Piauí. Isso fez com que o major João José da Cunha Fidié, que recebera da coroa portuguesa a ordem de preservar os territórios ao norte do país, deslocasse suas tropas para a região. Em 13 de março, um grupo de aproximadamente 500 sertanejos mal armados enfrentou as tropas do major Fidié. A batalha durou cerca de cinco horas. Estima-se que 200 sertanejos morreram no embate; as tropas de Fidié, embora vitoriosas, saíram do conflito enfraquecidas e foram derrotadas em Caxias, no Maranhão, em julho do mesmo ano.

Claudete Maria Miranda Dias, Entre Foices e Facões (2011).(Adaptado)


O texto faz referência à Batalha

Alternativas
Comentários
  • Batalha do Jenipapo, ocorrida no dia 13 de março de 1823 às margens do riacho de jenipapo, na vila de Campo maior, Piaui, foi um dos confrontos mais sangrentos da guerra da independência do Brasil. Consistiu na luta de piauienses,maranhenses e cearenses contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié.

  • RESP - C

     

    GUERRA DO CONTESTADO - A Guerra do Contestado , ocorreu entre as fronteiras do Paraná e Santa Catarina, e colocou os nativos contra o governo,  Os sertanejos encontraram o apoio que precisavam nos monges – religiosos que peregrinavam pelo sertão pregando a palavra de Deus –, figuras muito respeitadas por esse povo. No ano de 1912, um monge, conhecido como José Maria, une-se aos sertanejos revoltados, institui vários povoados com autoridade própria e igualdade social, ignorando a partir de então qualquer mandado vindo da parte de alguma autoridade da República Velha. Esses povoados ficaram conhecidos como Contestado e o conflito ganhou feição messiânica.

     

    BATALHA DO RIACHUELO - A Batalha Naval do Riachuelo, ou simplesmente Batalha do Riachuelo, travou-se a 11 de junho de 1865 às margens do arroio Riachuelo, um afluente do rio Paraná, na província de Corrientes, na Argentina. Essa é considerada pelos historiadores militares como uma das mais importantes batalhas da Guerra do Paraguai. ( Wikipédia) .

     

    BATALHA DO JENIPAPO - A Batalha do Jenipapo, ocorrida no dia 13 de março de 1823 às margens do riacho de mesmo nome na vila de Campo Maior, Piauí, foi um dos confrontos mais sangrentos da Guerra da Independência do Brasil. (Wikipédia )

     

    GUERRA DA CISPLATINA - foi um conflito ocorrido entre o Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata, no período de 1825 a 1828, pela posse da Província Cisplatina, a região da atual República Oriental do Uruguai. Na historiografia argentina é denominada como Guerra do Brasil ou Guerra Contra o Império do Brasil. ( wikipédia)

     

    CONFEDERAÇÃO DOS TAMOIOS -  é a denominação dada à revolta liderada pela nação indígena Tupinambá, que ocupava o litoral do Brasil entre Bertioga e Cabo Frio, envolvendo, também, tribos situadas ao longo do Vale do Paraíba, contra os colonizadores portugueses, entre 1554 e 1567.

     

    bons estudos!


ID
3018688
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Revolta do período regencial tendo como palco a cidade de Salvador, na Bahia, destacou-se por ter motivação religiosa. Compreendida como um conflito que deflagrou oposição contra duas práticas comuns herdadas do sistema colonial português: a escravidão e a intolerância religiosa. Comandada por negros de orientação religiosa islâmica, essa revolta ainda foi resultado do desmando político e da miséria econômica do período regencial. Apesar de não alcançar o triunfo esperado, a Revolta abalou as elites baianas mediante a possibilidade de uma revolta geral dos escravos. Esse texto caracteriza a revolta

Alternativas
Comentários
  • GABARITO -> LETRA A

    A REVOLTA DOS MALÊS -> NEGROS ESCRAVOS E ISLÂMICOS, EU DISSE ESCRAVOS NEGROS ISLÂMICOS, NÃO MULATOS, NEM MESTIÇOS.

    OS REVOLTOSOS ERAM NEGROS ISLÂMICOS PRINCIPALMENTE OS QUE EXERCIAM ATIVIDADES COMERCIAIS, NAS RUAS, E NÃO EM SENZALAS. SÓ DUROU ENTRE A NOITE DE 24 A 25 DE JANEIRO DE 1835(PERÍODO REGENCIAL, PERÍODO DE INSTABILIDADE E VÁRIOS CONFLITOS QUE ABALAVAM A REGÊNCIA).

    -> EDIÇÃO -> COMENTEI MILHARES DE COISAS E O QCONCUSOS FEZ O FAVOR DE DESAPARECER COM MEU COMENTÁRIO. VALEU QCONCURSOS.

  • Queriam deixar de ser escravos, mas manter a escravidão rsrsrs
  • Durante as primeiras décadas do século XIX várias rebeliões de escravos explodiram na província da Bahia. A mais importante delas foi a dos Malês, uma rebelião de caráter racial, contra a escravidão e a imposição da religião católica, que ocorreu em Salvador, em janeiro de 1835. Nessa época, a cidade de Salvador tinha cerca de metade de sua população composta por negros escravos ou libertos, das mais variadas culturas e procedências africanas, dentre as quais a islâmica, como os haussas e os nagôs. Foram eles que protagonizaram a rebelião, conhecida como dos "malê", pois este termo designava os negros muçulmanos, que sabiam ler e escrever o árabe. Sendo a maioria deles composta por "negros de ganho", tinham mais liberdade que os negros das fazendas, podendo circular por toda a cidade com certa facilidade, embora tratados com desprezo e violência. Alguns, economizando a pequena parte dos ganhos que seus donos lhes deixavam, conseguiam comprar a alforria.

  • A Revolta de Malês é conhecida por ser a maior revolta de escravos da história do Brasil. Mobilizou mais de 600 africanos escravizados. Um detalhe interessante é que eles aderirão a religião muçulmana aqui no Brasil. Parece que a religião foi abraçada tbm como uma forma de revolta: "Se eu não posso seguir a minha religião de matriz africana eu não vou ser cristão, eu vou seguir o Islã, que é de matriz árabe e é intolerante com o cristianismo" mais ou menos nesse raciocínio.

  • Gerra dos Emboabas, Revolta de Backman, E Revolta de Felipe dos Santos, são toda oriundas do período colonial, e não Imperial. Gerra de Canudos não tem nada a ver com o texto, além disso não foi simplesmente uma revolta e sim uma Guerra.


ID
3018691
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Mesmo na democracia, é possível haver casos de governos oligárquicos. No Brasil, essa caraterística é mais intensificada na primeira República.

Sobre este período político, analise as assertivas a seguir.


I. Os presidentes eleitos usavam sua influência política para beneficiar os cafeicultores e garantir sua permanência no poder. Deste modo, era importante construir alianças estaduais como a Política dos Governadores e assegurar o resultado eleitoral através da fraude. Esta prática ficou conhecida como Voto de Cabresto.

II. Os grupos e partidos que se encontravam fora do círculo do poder, como as classes urbanas, protestavam contra o governo. Podemos citar como exemplo a Revolta da Vacina, a Guerra do Contestado e a Revolta do Forte de Copacabana.

III. O Brasil experimentou um avanço industrial embrionário nesse período, que resultou no nascimento do movimento operário no país. A desigualdade social e a política corrupta desse período motivaram revoltas em diversas partes do país.


Das assertivas analisadas:

Alternativas
Comentários
  • Ué, cadê a alternativa IV?

    Gab. E

     

    #CFOPM-BA 2019

    "Quando você arrumar briga no carnaval de Salvador, em 2020, eu estarei lá"

  • Não tem a IV afirmação.

  • Esta questão foi anulada no concurso! Deveria ser filtrada.


ID
3018694
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Lei de Terras, sancionada por D. Pedro II, em setembro de 1850, foi uma lei que determinou parâmetros e normas sobre a posse, manutenção, uso e comercialização de terras no Brasil, durante o Segundo Reinado.


I. Estabeleceu a compra como única forma de obtenção de terras públicas. Desta forma, inviabilizou os sistemas de posse ou doação para transformar uma terra em propriedade privada.

II. Possibilitou a manutenção da concentração de terras no Brasil. A Lei regulamentou a propriedade privada, principalmente na área agrícola . Aumentou o poder oligárquico e suas ligações políticas com o governo imperial.

III. Dificultou o acesso de pessoas de baixa renda às terras. Muitas perderam suas terras e sua fonte de subsistência. Restou a estas apenas o trabalho como empregadas nas grandes propriedades rurais, aumentando assim a disponibilidade de mão de obra.


Dessas afirmações apenas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO -> LETRA D

    I. Estabeleceu a compra como única forma de obtenção de terras públicas. Desta forma, inviabilizou os sistemas de posse ou doação para transformar uma terra em propriedade privada. (CORRETO)

    II. Possibilitou a manutenção da concentração de terras no Brasil. A Lei regulamentou a propriedade privada, principalmente na área agrícola . Aumentou o poder oligárquico e suas ligações políticas com o governo imperial(CORRETO)

    III. Dificultou o acesso de pessoas de baixa renda às terras. Muitas perderam suas terras e sua fonte de subsistência. Restou a estas apenas o trabalho como empregadas nas grandes propriedades rurais, aumentando assim a disponibilidade de mão de obra.(CORRETO)

    #Edit -> Valeu Danrley, me confundi ao indicar o gab.

  • II. Na medida em que o governo tenta facilitar a posse de terras ao grande proprietário e precisa desse grande proprietário para produzir insumos para exportação, surge um vinculo de dependência entre Estado e grandes proprietários.

    III. - Dificultar o acesso a posse de terra as pessoas mais pobres: As pessoas mais pobres ou as pequenas propriedades tendiam a uma produção pequena e local, voltada para o consumo interno; o governo queria que a produção fosse voltada para exportação, esse tipo de produção era feito, em geral, por grandes proprietários.

    - Por conseguinte também facilitou a terra para pessoas ricas.

                   Restou a população mais carente da sociedade o serviço braçal nas lavouras.

  • Só corrigindo o comentário do amigo Filipe Augusto a RESPOSTA É A LETRA D (gabarito)*

  • Esse oligárquico que deixa a dúvida

  • PM PR - 2020

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

  • Em 1850, foi aprovada a chamada Lei de Terras, a qual estabelecia que a forma de adquirir a propriedade de terras, a partir de então, seria através da compra, e não mais através da doação de áreas, como ocorria com as sesmarias. Por isso , muitas pessoas ficaram sem possuir terras , pois , grande parte não tinha condições para adquirí-las.

  • -Lei de terras (1850): passariam a ser adquiridas terras por meio da compra, ficando proibida a obtenção de terras por meio de ocupação. 

    • objetivo era manter os privilégios da elite, que na época eram os senhores escravocratas. Porque dando um preço a terra restringe-se o acesso a ela e, mantinha-se a classe de ex-escravos e imigrantes europeus subordinados como mão-de-obra, pois não conseguindo adquirir um pedaço de terra continuariam dependentes desta elite. 

  • Lei de Terras, como ficou conhecida a lei nº 601 de 18 de setembro de 1850, foi a primeira iniciativa no sentido de organizar a propriedade privada no Brasil. Ficou estabelecido, a partir desta data, que só poderiam adquirir terras por compra e venda ou por doação do Estado.

    fonte :https://www.infoescola.com/historia/lei-de-terras/

    ASSIM FICA DIFÍCIL...


ID
3018697
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

"Concluídas as pesquisas nos arredores, e recolhidas às armas e munições de guerra, os jagunços reuniram os cadáveres que jaziam esparsos em vários pontos. Decapitaram-nos. Queimaram os corpos. Alinharam depois, nas duas bordas da estrada, as cabeças, regularmente espaçadas, fronteando-se, faces volvidas para o caminho. Por cima, nos arbustos marginais mais altos, dependuraram os restos de fardas, calças e dólmãs multicores, selins, cinturões, quepes de listras rubras, capotes, mantas, cantis e mochilas [...]” Assim Euclides da Cunha descreve o fim de uma comunidade isolada no sertão baiano que foi completamente destruída pela força do Exército brasileiro enviado pelo então Presidente Prudente de Morais.


Guerra de resistência à opressão dos grandes proprietários rurais que refletia a extrema miséria em que viviam as populações marginalizadas do sertão nordestino. Estamos nos referindo a

Alternativas
Comentários
  • Revolta dos Malês. Durante as primeiras décadas do século XIX várias rebeliões de escravos explodiram na província da Bahia. A mais importante delas foi a dos Malês, uma rebelião de caráter racial, contra a escravidão e a imposição da religião católica, que ocorreu em Salvador, em janeiro de 1835.

  •  -CANUDOS (1893/1897): movimento messiânico liderado por Antônio Conselheiro no arraial de belo monte no sertão da Bahia  

    • Foi um conflito armado entre a comunidade de Canudos, liderada pelo beato Antônio Conselheiro, e o Exército brasileiro 

    Contexto histórico: Nordeste no final do século XIX.  

    • Fome, Seca, Falta de apoio político, Desemprego 
    • Associada à violência, à miséria, ao abandono e à concentração de terras. 

    As causas da Guerra de Canudos foram: O governo da Bahia, com apoio dos latifundiários, não concordava com o fato de os habitantes de Canudos não pagarem impostos e viverem sem seguir as leis estabelecidas. Afirmavam também que Antônio Conselheiro defendia a volta da Monarquia. Além disso, a igreja perdeu fieis e os coronéis a mão de obra. 

    Antônio Conselheiro defendia o fim da cobrança dos impostos. Ele afirmava ter sido enviado por Deus para liderar o movimento contra as diferenças e injustiças sociais (Oposição ao Estado laico.). Era também um crítico do sistema republicano. Além disso, os sertanejos NÃO visavam a volta da monarquia, e sim melhores condições de vida, combater a miséria da região.  

    FIM 

    • O governo só conseguiu acabar com canudos na quarta tentativa, dizimando a população do Arraial.