SóProvas



Prova UFCG - 2009 - UFCG - Vestibular - Segunda Etapa - Dia 2


ID
4110517
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A poluição nos dias atuais representa uma das maiores agressões ao ambiente. O lançamento de lixo é um das principais. A poluição industrial, hospitalar, agrícola, nuclear e urbana são alguns exemplos importantes. A poluição urbana, por exemplo, tem merecido a atenção de todos os governantes pois é a que mais tem afetado a natureza. Sobre o lixo urbano, leia as assertivas abaixo e assinale as corretas:

I- A maior parte desse lixo é de matéria orgânica, que pode ser decomposta por microrganismos como fungos e bactérias. Outra parte é formada por componentes de matéria não biodegradável e substâncias tóxicas, como tintas, solventes e remédios.
II- Uma das formas mais eficazes de lidar com o lixo urbano é a incineração, que diminui o volume do lixo, elimina micróbios causadores de doenças e representa um método barato e relativamente simples de ser adotado.
III- Uma outra forma de lidar com o lixo é a adoção de aterros sanitários. Nesta técnica, o lixo é lançado em depressões formadas por uma camada de argila ou asfalto. A cada dia, esse procedimento tem-se mostrado uma importante técnica contra a lixiviação.
IV- Um outro método de gerenciamento do lixo é a reciclagem, com o aproveitamento total ou parcial de materiais recuperáveis. Nesse procedimento o lixo orgânico é separado do lixo inorgânico e usado na produção de compostagem e gases (CH4) combustíveis.
V- A melhor prática para lidar com o lixo urbano é a reciclagem. Assim, a coleta seletiva, o uso racional dos recursos naturais, o uso de materiais biodegradáveis, a adoção de matrizes energéticas renováveis e a informação são requisitos primordiais.

Estão corretas as assertivas:

Alternativas
Comentários
  • I) CORRETA

    II) Incineração gera muito CO2 e, por isso, é menos adotada, além de ser um processo de custo relativamente elevado para se fazer nas proporções necessárias de queimar o lixo produzido por uma cidade

    III) O processo de lixiviação não tem nada a ver com o lixo e/ou aterros sanitários. Esse processo é quando a água da chuva "drena" os metais de um solo para horizontes mais profundos.

    IV) CORRETA

    V) CORRETA


ID
4110520
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os seres vivos necessitam de um suprimento de energia capaz de manter sua integridade metabólica. Os seres humanos extraem essa energia dos alimentos pelo processo da digestão, através do qual as grandes moléculas orgânicas são transformadas em compostos mais simples de forma a serem assimiladas pelo organismo. Do ponto de vista da morfologia e fisiologia humana, analise as assertivas abaixo e marque as corretas: I- O trato gastrintestinal é completo pois é constituído de boca e ânus. Esse tipo anatômico de aparelho não é restrito apenas no homem. II- A digestão é exclusivamente extracelular, ou seja, todo o processo de digestão se processa fora da célula e no interior de cavidades do organismos. III- A digestão dos nutrientes é processada por substâncias orgânicas específicas, as enzimas, que atuam sobre elas e as transformam em compostos mais simples, por exemplo, o amido em glicose pela amilase. IV- Na digestão estão envolvidos os mecanismos de mastigação, deglutição e movimentos peristálticos dos segmentos intestinais. V- A digestão ocorre inicialmente na boca, por meio da mastigação e insalivação, onde se situam-se as estruturas anexas como a língua, os dentes e as glândulas salivares (parótidas, submaxilares e sublinguais). Estão corretas as assertivas:

Alternativas
Comentários
  • Tá errado, a certa é a "e".

    A opção III está errada, a amilase salivar digerem o amido parcialmente, formando maltose, que será digerido em glicose pela maltase. 


ID
4110523
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O processo de troca gasosa (aquisição de gás oxigênio e eliminação de gás carbônico), ou seja, a respiração ocorre de várias maneiras entre os animais. São conhecidos 4 mecanismos básicos: respiração tegumentar ou cutânea, branquial, traqueal e pulmonar. De acordo com esses tipos de respiração. Relacione-os aos respectivos organismos, podendo ocorrer mais de um mecanismo para o mesmo animal.


A – Tegumentar ou cutânea.

B – Branquial.

C – Traqueal.

D – Pulmonar.


(1) Peixes.

(2) Minhoca.

(3) Cão.
(4) Mosca.

Assinale a associação correta:

Alternativas

ID
4110526
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os Nematódeos, importantes invertebrados, estão presentes no solo, na água e parasitando outros animais e vegetais. São causadores de várias parasitoses de ocorrência no Brasil e no mundo, a maioria das doenças em humanos está relacionada, principalmente, pela falta de saneamento básico e de medidas de higiene pessoal, entre outras. Sobre os Nematódeos agentes de doenças humanas, é correto afirmar que:

I – Ascaris lumbricóides conhecido como lombriga é o agente causador da ascaridíase.
II – Ancylostoma duodenale é o agente causador das doenças ancilostomose ou ancilostomíase, amarelão ou opilação, e da tricocefalose.
III – A Wucheria bancrofti é o agente causal da filariose linfática ou elefantíase de ocorrência, principalmente, em países tropicais, inclusive no Brasil.
IV – Strongilóides stecoralis está relacionada à enterobíase, muito conhecida por oxiurose.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
4110529
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Biosfera está distribuída em Biomas, que são caracterizados por grandes comunidades adaptadas às condições ecológicas específicas. Essas comunidades são representadas, dentre outras características, pelo tipo de vegetação predominante. A Caatinga é um tipo de bioma exclusivamente brasileiro, que ocupa importante área do território nordestino. Sobre a Caatinga é correto afirmar que:

I – A caatinga está inserida na zona quente e seca, com baixo índice pluviométrico e estação de seca prolongada, caracterizando o Semiárido.
II – A vegetação é adaptada ao clima seco, por isso é chamada de xerófila ou xeromórfica.
III – A Caatinga é, também, caracterizada por uma grande diversidade de espécies animais.
IV – A vegetação da Caatinga é realçada por árvores como o juazeiro e a oiticica que resistem às condições climáticas, mantendo suas folhas durante a estiagem.
V – A vegetação da Caatinga apresenta raízes pneumatóforas ou raízes respiratórias, com extremidades afloradas e perpendicular ao solo, em consequência da falta do suprimento de água.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
4110532
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A biodiversidade tem fascinado a humanidade ao longo de sua história. Explicações míticas, religiosas e científicas têm sido formuladas para a origem dos seres vivos e de sua diversidade. Em 2009 comemora-se os 150 anos de “A Origem das Espécies”, o livro do naturalista Charles Darwin (1809-1882), que revolucionou o pensamento acerca da existência da vida e estabeleceu os fundamentos do evolucionismo. A Teoria Darwinista defende as ideias expressas em:

I – A seleção natural favorece, ao longo das gerações sucessivas, a permanência e o aprimoramento de características relacionadas à adaptação.
II – O ambiente natural impõe limites ao crescimento das populações, mantendo-as constante ao longo do tempo, porém, morrendo a cada geração grande número de indivíduos, muitos deles sem deixar descendentes.
III – As características adquiridas pelo uso intenso ou pela falta de uso dos órgãos poderiam ser transmitidas à descendência, caracterizando-se como a “lei da transmissão de caracteres adquiridos”.
IV – A seleção artificial não podia, segundo as observações de Darwin, ser comparada à seleção que a natureza exerce sobre as espécies selvagens.
V – A adaptação resulta do fato de os indivíduos portadores de características adaptativas terem mais chance de sobreviver e de deixar descendentes, aos quais transmitem suas características.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
4110535
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O DNA existente em um cromossomo contém os genes, mensagens codificadas na forma de sequências de nucleotídeos (tijolos básicos que compõem o material genético das células), onde estão as instruções para a formação de todas as células e tecidos do nosso corpo e para a síntese de proteínas (responsáveis por todos os processos biológicos), além de outras sequências capazes de sintetizar ‘mensageiros’ que atuam na regulação de processos celulares e áreas que não carregam qualquer tipo de instrução, ou codificação.

(Fonte: SBPC. Telômeros – os guardiães da vida. Revista ciênciahoje, v. 39, p.17-23, 2006).

Relacione essas informações às assertivas abaixo e marque a INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA C

    O splicing elimina íntrons, não exons


ID
4110541
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Na fabricação de cerveja, adiciona-se gás carbônico durante o processo de engarrafamento (parte do CO2 já é produzida durante a fermentação). Isso faz com que o produto final apresente uma acidez maior devido à hidrólise de CO2 ,que produz o ácido carbônico, H2CO3. Por outro lado, o CO2 em solução fica em equilíbrio com o CO2 não solubilizado, como representado a seguir:

CO2(g) ↔ CO2(aq) ΔH = –14,8 kJ/mol

Suponha que a geração de espuma esteja relacionada à quantidade de gás liberado durante a abertura da garrafa e que duas garrafas sejam abertas no mesmo bar, uma a 6 oC e outra a 25 oC.

Em relação à acidez da cerveja, pode-se concluir que:

Alternativas

ID
4110550
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Cinco gases, G1, G2, G3, G4 e G5, encontram-se armazenados em cinco cilindros diferentes sem se saber qual gás está em qual cilindro. Vários experimentos foram realizados para tentar identificá-los.
Dos 5 gases, 2 são considerados combustíveis (G1 e G2). Mas, ao passar os produtos da combustão destes gases por um tubo contendo cloreto de cálcio anidro (usado para absorver água), houve aumento de massa desse tubo apenas no caso do gás G1.
Ao preparar uma solução aquosa por borbulhamento dos gases em água, somente a solução do gás G3 fez a fenolftaleína mudar de cor, passando de incolor à violeta.
Apenas G4 e G5 produziram precipitado quando borbulhados em água de cal. G4 e G5 foram então borbulhados em uma solução aquosa ácida de permanganato de potássio, de coloração violeta. Apenas o gás G4 sofreu oxidação, portanto descorou a solução.

Assinale a sequência que identifica corretamente os cinco gases:

Alternativas

ID
4110571
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Eixo Temático: Região e Regionalização: a heterogeneidade do espaço geográfico e as (re) significações da espacidalidade

Na atual regionalização do espaço geográfico mundial – Norte desenvolvido e Sul subdesenvolvido – alguns países do Sul passaram a ser classificados, por alguns autores, como “potências emergentes” ou “potências intermediárias”. Nesse conjunto de países estão incluídos: China, Índia, Brasil, África do Sul, Indonésia etc.
Sobre esses países e suas posições na nova ordem geopolítica e na economia globais é INCORRETO afirmar que

Alternativas

ID
4110574
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O impacto da globalização econômica e da montagem do meio técnico-científico-informacional é visto por muitos autores como o principal fator a produzir a polêmica “desterritorialização” do Estado e a correspondente (e ilusória) remoção de suas fronteiras. Na verdade, mais que desaparecendo, as fronteiras político-administrativas estão, muitas vezes, mudando de escala, especialmente no caso de grandes blocos econômicos como a União Europeia.

(Adaptado de HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES, C. W. A nova desordem mundial. São Paulo: Editora da UNESP, 2006, p. 57).

Sobre a formação dos blocos econômicos regionais, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que contém só as corretas.

I) A ideia de formação de grandes blocos econômicos regionais começa após as Grandes Guerras Mundiais, justamente em uma tentativa de retirar poder de Estados, especialmente os de maior vocação beligerante, e garantir a paz e o crescimento em um período de grave crise econômica.
II) A criação dos blocos econômicos regionais se constitui numa resistência organizada de Estados-nações ao processo de globalização econômica e à implantação das políticas neoliberais de ajuste estrutural que o acompanhou e aprofundou.
III) No caso da união Européia, sua criação teve, também, como objetivo, fazer frente ao crescimento do poderio norteamericano e soviético (depois japonês) no cenário internacional, dentro das disputas intercapitalistas por hegemonia.
IV) Os blocos econômicos regionais, ao substituírem os Estados-nações como entidades territoriais responsáveis pelo exercício da política, transformaram-se na escala geográfica exposta às pressões das sociedades por políticas de segurança, saúde, educação, habitação, emprego, geração de renda etc.
V) A criação dos blocos econômicos regionais visa, sobretudo, garantir o controle sobre mercados privilegiados e tidos como parceiros “naturais” na geopolítica do comércio mundial.

Estão corretas:

Alternativas

ID
4110580
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Leia o texto abaixo:

Assaltante nordestino
- Ei, bichim... Isso é um assalto... Arriba os braços e num se bula nem faça muganga... Arrebola o dinheiro no mato e não faça pantim se não enfio a peixeira no teu bucho e boto teu fato pra fora!
Assaltante gaúcho - Ô, guri, ficas atento... Bah, isso é um assalto... Levantas os braços e te aquietas, tchê! Não tentes nada e cuidado que esse facão corta uma barbaridade, tchê. Passa as pilas pra cá!
Assaltante carioca - Seguinte bicho... Tu te deu mal. Isso é um assalto. Passa a grana e levanta os braços, rapa... Não fica de bobeira que eu atiro bem pra... Vai andando e, se olhar pra trás, vira presunto...
Assaltante baiano - Ô meu rei... (longa pausa) Isso é um assalto... (longa pausa) Levanta os braços, mas não se avexe não... (longa pausa). Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado.... Vai passando a grana, bem devagarinho... (longa pausa) Não esquenta, meu irmãozinho (longa pausa). Vou deixar teus documentos na encruzilhada...

CEREJA, W.R; MAGALHÃES, T.C. Gramática Reflexiva, São Paulo:Atual.
2009,p27

O texto representa várias cenas de assalto, cada uma delas situada em um Estado ou região diferente do Brasil. Analisando-o é possível concluir que o texto:

I – representa as diversas identidades de lugar, narrando a possível cena de um assalto através da linguagem e do humor regionalistas.
II – aborda a heterogeneidade do espaço geográfico brasileiro, dando visibilidade aos preconceitos linguísticos e à história dos costumes em três regiões do Brasil: Nordeste, Sudeste e Sul.
III – representa comportamentos ou hábitos que supostamente caracterizam a população de diferentes Estados ou regiões brasileiras.
IV – hierarquiza os costumes regionalistas, dando ênfase maior aos hábitos que identificam o povo do nordeste.
V – narra, de modo preconceituoso, os espaços regionais brasileiros, sem levar em consideração os limites da homogeneidade de cada lugar.

Estão corretas:

Alternativas

ID
4110586
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com a presente globalização do capitalismo, o território brasileiro se tornou um espaço nacional da economia internacional. Acompanhando o processo de internacionalização da sua economia, o seu espaço geográfico se transformou em meio técnicocientífico-informacional. Contudo, em um movimento desigual e combinado, o grau de inserção na globalização e a distribuição dos aportes da ciência, técnica e informação se fazem de maneira diferenciada entre as suas regiões – Centro-Sul, Amazônia e Nordeste, recriando as suas diferenciações sócio-espaciais.
Sobre esta dinâmica sócio-espacial desigual e combinada, marque V para as afirmações verdadeiras, F para as falsas e, em seguida, assinale a sequência correta das respostas.

( ) O Centro-Sul apresenta a esfera técnico-científica mais espalhada de todo o território brasileiro. Esta substituiu os escassos interstícios de um meio natural e as amplas manchas dos sucessivos meios técnicos presentes nessa região. A manifestação geográfica mais densa e extensa do meio técnico-científico-informacional é condição para que essa região seja a mais integrada às correntes da globalização.
( ) A Amazônia, em função da sua baixa densidade demográfica, da presença densa e extensa do meio natural ( a floresta equatorial), dos grupos sociais que resistem à imposição dos padrões homogeneizados e globalizados de comportamento e de gosto, configura-se como uma região que apresenta pouca importância geoeconômica e geopolítica para os atores sociais que comandam a globalização do capitalismo.
( ) O Nordeste, em função do fenômeno da globalização, apresenta manchas ou pontos do meio técnico-científico-informacional, a exemplo das áreas de agricultura irrigada (a fruticultura irrigada, no submédio do rio São Francisco) e de produção de grãos ( a soja, no oeste da Bahia).
( ) O Centro-Sul, dada a presença mais extensa e densa do meio técnico-científico-informacional, configura-se como a região brasileira de maior diversidade e especialização produtivas, de maior mercado de consumo, da presença de fluxos mais intensos e extensos etc. Assim, manteve, no atual momento de inserção do Brasil na globalização, a hegemonia econômica, política, financeira, cultural etc. sobre as demais regiões do país.
( ) A Amazônia e o Nordeste, mesmo apresentando apenas pontos ou manchas do meio técnico-científico-informacional, tornaramse as regiões mais contempladas com o deslocamento da indústria automobilística da região metropolitana de São Paulo. Deslocamento este provocado pela rearrumação das atividades produtivas pelo território nacional em face da inserção do país nas correntes da globalização.

A sequência correta é:

Alternativas

ID
4110589
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Eixo Temático: espaço, cultura e poder


Existem, para a Biogeografia, espaços vitais, ilhas de vida etc., e segundo ela, o Estado dos homens é, ele também, uma forma de propagação da vida na superfície terrestre.


(Ratzel, apud . HAESBAERT, R. O mito da desterritorialização. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004, p. 64).


Considerando o fragmento textual acima e os seus conhecimentos sobre o conceito clássico de território, é INCORRETO afirmar que para Ratzel:

Alternativas

ID
4110592
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No seio da perspectiva da globalização, um dos elementos mais destacados para explicar a desterritorialização política relaciona-se com a difusão de novas tecnologias de informação e com o chamado ciberespaço.
Sobre a relação entre ciberespaço e desterritorialização, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
4110595
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Texto I
“Durante decênios, desenrolou-se uma guerra cultural contra os árabes e o islamismo nos Estados Unidos: caricaturas racistas assustadoras de árabes e muçulmanos dão a entender que são todos terroristas ou xeques, e que a região é uma grande favela árida, só prestando para a guerra ou o lucro”

(SAID, Edward. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995,, p.370-371)

Texto II
“Ainda hoje, quase não existe literatura em árabe retratando os norte-americanos; a exceção mais interessante é a grande série de romances de Abdelrahman el Munif [...], mas seus livros são proibidos em diversos países e a Arábia Saudita, sua terra natal, cassou-lhe a cidadania. Até onde sei, ainda não existe nenhum instituto ou grande departamento acadêmico no mundo árabe voltado principalmente para o estudo dos Estados Unidos”.

(SAID, Edward. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 363)

A partir da leitura dos dois fragmentos textuais acima, escritos pelo intelectual palestino-americano Edward Said, e dos seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que os mesmos representam:

I – o estranhamento que separa o Ocidente do Islã, fruto de uma leitura racista e caricatural elaborada pelo Ocidente, principalmente pelos Estados Unidos.
II – o “desenraizamento” territorial existente no mundo árabe, em que intelectuais, a exemplo de Abdelrahman el Munif, teve a cidadania cassada ao abordar, em seus romances, os Estados Unidos.
III – o pan-arabismo, uma tentativa dos Estados Unidos de modernizarem as sociedades árabes, unindo a política à religião.
IV – os movimentos sociais de inclusão, simbolizados na luta de Edward Said para inserir os Estados Unidos como objeto de estudo nos departamentos acadêmicos no mundo árabe.
V – o preconceito histórico e cultural que circula no ocidente, alicerçado na ideia de que os povos islâmicos são retardatários, primitivos e inferiores.

Estão corretas:

Alternativas

ID
4110601
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Eixo Temático: Identidades, alteridades e fronteiras nas sociedades contemporâneas.


A organização operária no Brasil teve início no princípio do século XX. Nesse contexto, produzir uma identidade positiva para o trabalhador exigia um esforço muito grande por parte da classe operária, que requisitava melhores condições de trabalho e aumento salarial.


(Adaptado de GOMES, Ângela de Castro. Cidadania e direitos do trabalho. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.)


Em relação à temática acima, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
4110607
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Era 1936. A Olimpíada. Os jogos de Hitler.

Jesse Owens acabara de completar o revezamento 4 X 100 e conquistou sua quarta medalha de ouro. A história de que ele era subumano, por ser negro, e da recusa de Hitler a lhe apertar a mão foi alardeada pelo mundo afora. Até os alemães mais racistas ficaram admirados com os esforços de Owens, e a notícia de sua proeza vazou pelas brechas”.


(ZUSAK, Markus. A menina que roubava livros. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2008, p. 41)


É correto afirmar que o fragmento textual acima, do escritor Marcus Zusak, representa:

Alternativas

ID
4110610
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Mohandas Gandhi, tornado célebre como Mahatma (“a grande alma”) Gandhi, envolveu-se em diversas lutas em torno dos direitos humanos, seja na África do Sul ou na Índia. Conhecer a sua vida é entrar em contato com grande parte da história contemporânea, especialmente no que diz respeito aos movimentos de descolonização.

Acerca dessa temática, é INCORRETO afirmar que Gandhi:

Alternativas

ID
4110613
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A Europa renascida mediante os processos de consolidação da paz e de recuperação econômica após as devastações da Segunda Guerra Mundial se formou na lógica da neutralização de riscos e ameaças. Duas foram as principais linhas de definição da ação política prevalentes. Uma, a de compensar a ameaça da expansão, vinda do leste, do regime comunista. (...) a outra linha de atuação política concentra-se na criação de instrumentos políticos de preservação do espaço europeu ocidental do risco de um terceiro conflito de grandes proporções que acarretasse seja a destruição dos sobreviventes do conflito de 1939-1945 seja a expansão do regime soviético.”

(MARTINS, Estevão de Rezende. O alargamento da União Européia e a América Latina. In. Revista Brasileira de Política Internacional, v. 47, n. 2, Brasília, dez. 2004.)

Sobre os eventos históricos após 1945, é INCORRETO afirmar que a Europa:

Alternativas
Comentários
  • A) Temos a criação da ONU como medida para manter a paz e o Plano Marshall para a reconstrução da Europa.

    B)Plano Marshall como o braço econômico dos EUA e a criação da OTAN para fazer frente à URSS com ajuda dos EUA.

    C) Em 1989 temos a queda do muro de Berlim e o começo da integração dos povos do leste europeu, que viviam em estados totalitários.

    D)Com a integração do leste europeu, tem-se a integração com os povos eslavos, escandinavos e germânicos orientais.

    E)Errada. Para fazer parte da UE é necessário que o país seja um estado democrático de direito, ponto de discussão sobre a entrada da Turquia. O erro está em falar economia planificada. O que ocorre é uma economia liberal, livre comércio.


ID
4110616
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“Em maio de 1968, os estudantes franceses revoltaram-se contra a estrutura ultrapassada do ensino, tomando as ruas com barricadas que ficariam conhecidas como “as barricadas do desejo”.

(CAMPOS, Flávio; MIRANDA, Renan G. A escrita da história. São Paulo: Escala Educacional, 2005, p. 584)

Sobre esta temática, identifique os slogans grafitados nos muros de Paris que marcaram Maio de 1968 na França, relacionando-os com os seus respectivos comentários. Depois assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
4110619
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Desde o seu nascimento, no final do século XIX, o cinema produziu incontáveis filmes que tomam o passado como inspiração para seus temas e roteiros. (...) Além disso, mesmo quando não encena o passado, o produto audiovisual de cinema ou de televisão sempre é um documento de sua época, veiculando valores, projetos, ideologias.”

(CAPELATO, Maria Helena e outros. (orgs.) História e cinema. Dimensões históricas do audiovisual. São Paulo: Alameda, 2007, p. 09.)

O cinema é uma das linguagens de aproximação com a produção histórica. Considerando essas relações, é INCORRETO afirmar que o(s) filme(s):

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, ''Cidade de Deus'' demonstra a realidade da violência nas favelas do Rio de Janeiro, sob o olhar do ''Buscapé'' jovem pobre, negro e sensível, que cresce em um universo de muita violência. É por meio de seu olhar atrás da câmera que ele analisa o dia a dia da favela em que vive, onde a violência aparenta ser infinita.


ID
4110622
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“Ao longo dos anos 50 [século XX], consolidou-se em algumas áreas do Brasil um estilo de vida tipicamente urbano e industrial, o que gerou importantes alterações nas formas de consumo e de comportamentos sociais”.

“Na Paraíba (...) o rádio se impôs no início dos anos 50 como o principal e mais barato meio de diversão das populações mais pobres, abarcando também as chamadas elites”. (SOUZA, Antonio Clarindo B. de. Quando o dourado pode sair em nossas mãos

– os anos 50 na Paraíba. In: SOUZA, Antonio Clarindo B. de. et all. História da Paraíba. Ensino Médio. 2 ed., Campina Grande: UFCG, 2008, p.159)

Associe o(s) comentário(s) correto(s) a respeito das formas de consumo e de comportamento sociais na Paraíba dos anos 50, levando em consideração o fragmento textual e os seus conhecimentos sobre a temática:

I- “Ao longo dos anos 50, consolidou-se em algumas áreas do Brasil um estilo de vida tipicamente urbano e industrial”.
Comentário: a consolidação desse estilo de vida urbano-industrial dos anos 50 é decorrente, entre outros motivos, da política econômica de Juscelino Kubitschek, que investiu na indústria de bens de consumo duráveis.
II – Esse “estilo de vida tipicamente urbano e industrial” gerou “importantes alterações nas formas de consumo”.
Comentário: o estilo de vida americano, difundido pelo cinema e pelas revistas de variedade, provocaram alterações nos costumes dos moradores de cidades como Campina Grande e João Pessoa.
III - “Na Paraíba (...) o rádio se impôs no início dos anos 50 como o principal e mais barato meio de diversão das populações mais pobres”.
Comentário: A Era do Rádio, como ficou conhecida a década de 50, tornou popular o consumo de programas de auditório e as radionovelas.
IV – O rádio, paixão nacional desde o início do século XX, tornou-se um importante veículo de comunicação na Paraíba, consumido tanto pelas “populações mais pobres”, quanto pelas elites. Comentário: os programas de rádio na Paraíba tornaram-se modernos meios de comunicação, ligando, através de suas ondas, as mais diferentes cidades do interior do Estado.
V – A chegada da televisão na Paraíba foi outro marco importante na modernização das comunicações.
Comentário: introduzida na Paraíba por Assis Chateaubriand nos anos 40, a televisão tornou-se o principal veículo de comunicação nesse período, dando visibilidade a programas como Repórter Esso e a Hora do Brasil.

Estão corretas:

Alternativas

ID
4110628
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“As histórias que ouvimos referem-se, do início ao fim, a velhos lugares, inseparáveis dos eventos neles ocorridos. A casa, o bairro, algumas ruas, em geral o trajeto para a escola e o centro da cidade são descritos de um modo dispersivo nas lembranças várias, mas com alguns focos: o Viaduto do Chá, a Catedral, a rua Direita, o Museu do Ipiranga (...), a Avenida Paulista... Esses lugares são descritos sob vários pontos de vista”.

“Em cada bairro se fazia um campeonato, juntavam dez ou vinte clubes... A gente dizia: Em que parque vamos jogar? Não tinham estádio, era campo livre, ninguém pagava para ver (...) Quando foi morrendo o jogo da várzea e o futebol de bairro, começou a se concentrar o público nos estádios”.

(BOSI, Eclea. Memória e sociedade: lembranças de velho. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 447 e 449)

O fragmento textual de Eclea Bosi integra um importante estudo sobre a velhice, baseando-se em depoimento de idosos acerca de suas trajetórias de vida e das transformações que eles viram ocorrer em São Paulo, cidade onde moravam.

Baseando-se no fragmento textual acima e nos seus conhecimentos sobre a temática, é INCORRETO afirmar que os testemunhos dos idosos:

Alternativas