SóProvas



Prova UFSC - 2019 - UFSC - Técnico de Laboratório - Biologia


ID
2909908
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

No diagnóstico sobre o sistema de gestão de resíduos de um condomínio residencial, o síndico dispõe de 5 containers, com volume unitário de 2.000 litros. O condomínio produz 1.500 kg/dia de resíduos. Estes podem sofrer compactação, assim como os containers resistem a pressão sobre os resíduos. Com base nesses dados, responda: para que os containers tenham capacidade de armazenar os resíduos produzidos por três dias, qual deve ser a massa específica mínima dos resíduos no container após a compactação?

Alternativas
Comentários
  • Acredito que é assim:

    1.000 litros = 1 m3

    2.000 litros x 5 containers = 10.000 litros = 10 m3

    1500 kg x 3 dias = 4.500 kg

    4500/10=450

  • O mais difícil da questão é entender o enunciado. A conta em si é simples.

  • Alguém pode me explicar melhor??

  • A questão quer saber quantos kilos cabe por m³ no contenner compactado, basta dividir os 4500kg/10m³=450m³. Mas de fato o texto confunde um pouco.

  • Vou indicar para resolução com professor
  • 1000 l = 1 metro cúbico; 5 x 2 metros cúbicos = 10 metros cúbicos, capacidade de volume total dos containers; Prouzem-se 1500 kg de resíduos por dia, em 3 dias são produzidos 4500 kg; Agora é só dividir 4500kg/10 metros cúbicos = 450 kg /(1) metro cúbico

ID
2909911
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em 2010, a Lei nº 12.349 alterou a Lei nº 8.666, de 1993, incluindo a promoção do desenvolvimento nacional sustentável entre os princípios a serem garantidos na licitação. A esse respeito, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


( ) Produtos, serviços e obras de menor impacto ambiental, ainda que tenham um maior custo quando do processo de licitação, poderão ser contratados.

( ) Sustentabilidade é um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais deve ser incentivado.

( ) A exigência de critérios de sustentabilidade nas contratações públicas confere coerência à atuação do comprador público relativamente ao dever do Estado de proteger o meio ambiente e fomentar o desenvolvimento econômico e social, integrando a atuação das áreas-meio com as políticas implementadas pelas áreas-fim.

( ) A inclusão de critérios ambientais em compras públicas contribui para a redução de gastos do Estado com políticas de reparação de danos ambientais, para a escolha de alternativas com maior durabilidade, para a diminuição do consumo de energia e materiais, além de incentivarm o surgimento de novos mercados e empregos verdes, gerando renda e aumento de arrecadação tributária.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

     

    c) Sustentabilidade é um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais deve ser incentivado.

     

    Deve ser incentivado a proteção e a defesa do meio ambiente!

     

    Com status de princípio, a sustentabilidade passa a ser um balizador do planejamento das contratações e na elaboração das definições do objeto. A sustentabilidade passa a ser um dos ideais a ser alcançado nas contratações públicas e passa a ser regra de interpretação das normas e editais.
    Vejamos como a atual legislação prevê a sustentabilidade.

     

    A Constituição Federal Brasileira dispõe largamente sobre sustentabilidade e a defesa do meio ambiente.


    O artigo 170, inciso VI , determina que a ordem econômica deve observar, dentre outros, o princípio da defesa do meio ambiente, inclusive com tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços. O Artigo 225, caput , impõe ao poder público e à coletividade o dever de defender e preservar o meio ambiente para às presentes e futuras gerações. O Artigo 23, inciso VI , prevê a competência comum da União, Estados, Distrito Federal e Municípios proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas.

    São estes os fundamentos constitucionais utilizados para embasar a sustentabilidade das compras públicas. Percebe-se que não há explicitamente a previsão da busca da sustentabilidade nos procedimentos licitatórios. É necessário fazer uma interpretação sistemática para se chegar a essa conclusão.

     

    A licitação sustentável é aquela que contribui para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável, mediante a inserção de critérios sociais, ambientais e econômicos nos procedimentos licitatórios para aquisições de bens, contratações de serviços e execução de obras. Nesse sentido, foi promulgado o Decreto nº 7.746/2012, que regulamenta o art. 3o da Lei no 8.666/93, estabelecendo critérios, práticas e diretrizes para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável nas contratações realizadas pela administração pública federal, além de instituir a Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública – CISAP. No mesmo sentido, têm sido promulgadas várias Portarias (como a Portaria MMA nº 61/2008 e a Portaria ANA nº 225/2013) e diretrizes de diversos Órgãos da Administração para garantir a observância do dito Princípio da Sustentabilidade.

     

    http://www.fortesjr.com.br/sustentabilidade-como-principio-na-nova-lei-de-licitacoes/

    http://www.jbleopoldino.com.br/o-principio-da-sustentabilidade-nas-licitacoes-publicas/

  • SUSTENTABILIDADE - não apenas o incentivo ao uso dos recursos naturais, mas ao uso dos recursos naturais com responsabilidade - trata-se de encontrar uma forma de desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das próximas gerações de suprir as próprias necessidades - manter o desenvolvimento tecnológico sem exaurir os recursos naturais do planeta.

  • Só para registrar que eu consegui errar essa mesma questão, duas vezes de modos distintos.

    Parabéns para mim! haha

  • Letra C.

    V - F - V - V.

  • Sustentabilidade: é o uso de recursos naturais com consciência ecológica, isto é, o uso dos recursos pensando na durabilidade do meio ambiente, vizando o equilibrio ecologico e o futuro das gerações que estão por vir. 

  • (V) Produtos, serviços e obras de menor impacto ambiental, ainda que tenham um maior custo quando do processo de licitação, poderão ser contratados.

    A lei 8666 no seu art 3o, parágrafo 5o, estabelece a chamada MARGEM DE PREFERÊNCIA. O limite é de 25% adicional. Assim, podem ser contratadas empresas que possuam preço maior, mas que em virtude de desenvolverem atividades sustentáveis, serão contratadas.

    A margem de preferência se enquadra nas hipóteses:

    ( F) Sustentabilidade é um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais deve ser incentivado. 

    (V)A exigência de critérios de sustentabilidade nas contratações públicas confere coerência à atuação do comprador público relativamente ao dever do Estado de proteger o meio ambiente e fomentar o desenvolvimento econômico e social, integrando a atuação das áreas-meio com as políticas implementadas pelas áreas-fim. 

    (V ) A inclusão de critérios ambientais em compras públicas contribui para a redução de gastos do Estado com políticas de reparação de danos ambientais, para a escolha de alternativas com maior durabilidade, para a diminuição do consumo de energia e materiais, além de incentivarm o surgimento de novos mercados e empregos verdes, gerando renda e aumento de arrecadação tributária.

    Os demais itens eu creio que sejam mais interpretativos

  • A questão aborda a Lei 8.666/93, notadamente a parte que disciplina a promoção do desenvolvimento nacional sustentável, inserida pela Lei 12.349/10. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    (V) Produtos, serviços e obras de menor impacto ambiental, ainda que tenham um maior custo quando do processo de licitação, poderão ser contratados.
    Verdadeira. A Lei 12.349/10 acrescentou à redação do caput do art. 3º da Lei 8.666/93 a expressão "promoção do desenvolvimento nacional sustentável" ao lado da garantia de observância do princípio da isonomia. Isso tem sido entendido como uma autorização para que a seleção da proposta mais vantajosa leve em conta não apenas critérios imediatamente econômico-financeiros, mas também práticas de sustentabilidade.

    (F) Sustentabilidade é um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais deve ser incentivado.
    Falsa. Ao contrário do que afirma a assertiva, o princípio da sustentabilidade está voltado para a preservação do meio ambiente e a economia de recursos naturais.

    (V) A exigência de critérios de sustentabilidade nas contratações públicas confere coerência à atuação do comprador público relativamente ao dever do Estado de proteger o meio ambiente e fomentar o desenvolvimento econômico e social, integrando a atuação das áreas-meio com as políticas implementadas pelas áreas-fim.
    Verdadeira. A Constituição Federal estabelece que é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas. Assim, a edição da Lei 12.349/10 está em consonância com o texto constitucional e acrescentou a promoção do desenvolvimento nacional sustentável como um dos objetivos do procedimento licitatório.

    (V) A inclusão de critérios ambientais em compras públicas contribui para a redução de gastos do Estado com políticas de reparação de danos ambientais, para a escolha de alternativas com maior durabilidade, para a diminuição do consumo de energia e materiais, além de incentivarm o surgimento de novos mercados e empregos verdes, gerando renda e aumento de arrecadação tributária.
    Verdadeira. A licitação sustentável é aquela em que os custos efetivos da contratação são calculados em longo prazo. A proposta considerada mais vantajosa não será a exclusivamente identificada por critérios econômico-financeiros imediatos, isoladamente avaliados, mais sim a que proporcionará maiores benefícios à sociedade, com a manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado ou mesmo a sua recuperação.

    Gabarito do Professor: C
  • Sustentabilidade tem a ver com o uso consciente dos recursos naturais.

  • Gabarito''C''.

    A questão aborda a Lei 8.666/93, notadamente a parte que disciplina a promoção do desenvolvimento nacional sustentável, inserida pela Lei 12.349/10. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    (V) Produtos, serviços e obras de menor impacto ambiental, ainda que tenham um maior custo quando do processo de licitação, poderão ser contratados.

    Verdadeira. A Lei 12.349/10 acrescentou à redação do caput do art. 3º da Lei 8.666/93 a expressão "promoção do desenvolvimento nacional sustentável" ao lado da garantia de observância do princípio da isonomia. Isso tem sido entendido como uma autorização para que a seleção da proposta mais vantajosa leve em conta não apenas critérios imediatamente econômico-financeiros, mas também práticas de sustentabilidade.

    (F) Sustentabilidade é um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais deve ser incentivado. 

    Falsa. Ao contrário do que afirma a assertiva, o princípio da sustentabilidade está voltado para a preservação do meio ambiente e a economia de recursos naturais.

    (V) A exigência de critérios de sustentabilidade nas contratações públicas confere coerência à atuação do comprador público relativamente ao dever do Estado de proteger o meio ambiente e fomentar o desenvolvimento econômico e social, integrando a atuação das áreas-meio com as políticas implementadas pelas áreas-fim. 

    Verdadeira. A Constituição Federal estabelece que é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas. Assim, a edição da Lei 12.349/10 está em consonância com o texto constitucional e acrescentou a promoção do desenvolvimento nacional sustentável como um dos objetivos do procedimento licitatório.

    (V) A inclusão de critérios ambientais em compras públicas contribui para a redução de gastos do Estado com políticas de reparação de danos ambientais, para a escolha de alternativas com maior durabilidade, para a diminuição do consumo de energia e materiais, além de incentivarm o surgimento de novos mercados e empregos verdes, gerando renda e aumento de arrecadação tributária.

    Verdadeira. A licitação sustentável é aquela em que os custos efetivos da contratação são calculados em longo prazo. A proposta considerada mais vantajosa não será a exclusivamente identificada por critérios econômico-financeiros imediatos, isoladamente avaliados, mais sim a que proporcionará maiores benefícios à sociedade, com a manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado ou mesmo a sua recuperação.

    Autor: Fernanda Baumgratz, Advogada, Especialista em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, de Direito Administrativo, Legislação Estadual

  • Você acerta todos os demais itens, porém por não saber EXATAMENTE o que é sustentabilidade (a definição completa) você perde a questão. Na boa, isso não mede conhecimento.

  • nOOOOssa ... eu pensava que "desenvolvimento nacional sustentável" era na questão econômica, somente. no sentido de incentivar tecnologia nacional, as empresas nacional, a criação de emprego no brasil....

  • Engraçado que eu pensei no uso de recursos naturais de forma diferente, voltado não somente no produto, mas na produção: como o sol para iluminação do ambiente de produção, energia solar, energia eólica...

  •  Sustentabilidade é um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais deve ser incentivado.

    Ele deve ser cuidado, protegido...

  • LETRA C

  • aprenda uma coisa questão de concurso não é pra medir conhecimento é pra eliminar candidato


ID
2909914
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

A Lei nº 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, incorpora conceitos modernos de gestão de resíduos sólidos e se dispõe a trazer novos instrumentos à legislação ambiental brasileira. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A reutilização e a reciclagem são apresentadas na lei como sinônimos.

II. O ciclo de vida do produto consiste na série de etapas que envolve o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo e o consumo.

III. O passivo ambiental está associado aos impactos ambientais gerados por uma empresa, e que não tenham sido controlados ao longo de sua operação, e aos investimentos e obrigações que ela deve realizar para corrigi-los.

IV. O estímulo à rotulagem ambiental corresponde à necessidade de identificar os fornecedores de matérias-primas de interesse ambiental que compõem o produto.

V. Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos

Alternativas
Comentários
  • IV - ciclo de vida do produto: série de etapas que envolvem o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo, o consumo e a disposição final; 

    XIV - reciclagem: processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa; 

    XVIII - reutilização: processo de aproveitamento dos resíduos sólidos sem sua transformação biológica, física ou físico-química, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa; 

    Art. 9  Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. 

  • GABARITO B

    I. A reutilização e a reciclagem são apresentadas na lei como sinônimos. ERRADO.

    Art. 3º, XIV - reciclagem: processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa; 

    XVIII - reutilização: processo de aproveitamento dos resíduos sólidos sem sua transformação biológica, física ou físico-química, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa;

    .

    II. O ciclo de vida do produto consiste na série de etapas que envolve o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo e o consumo. ERRADO.

    Art 3º,IV - ciclo de vida do produto: série de etapas que envolvem o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo, o consumo e a disposição final

    .

    III. O passivo ambiental está associado aos impactos ambientais gerados por uma empresa, e que não tenham sido controlados ao longo de sua operação, e aos investimentos e obrigações que ela deve realizar para corrigi-los. CORRETO.

    Art 19, XVIII - identificação dos passivos ambientais relacionados aos resíduos sólidos, incluindo áreas contaminadas, e respectivas medidas saneadoras;

    .

    IV. O estímulo à rotulagem ambiental corresponde à necessidade de identificar os fornecedores de matérias-primas de interesse ambiental que compõem o produto. ERRADO.

    Art. 7º, XV - estímulo à rotulagem ambiental e ao consumo sustentável. (só achei isso a respeito na lei, ou seja, parece que não tem tal definição dada pela banca).

    .

    V. Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. CORRETO.

    Art. 9  Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos

  • ASSERTIVA IV ERRADA -

    Para resolver essa questão precisava ter mais conhecimento o que a simples lei seca, já que o conceito de rotulagem ambiental não consta lá.

    Rotulagem ambiental tem como principal objetivo trazer informações relevantes para os consumidores, disponibilizando-as nos rótulos dos produtos. A ideia é garantir um consumo consciente e que esteja em harmonia com o meio ambiente e com a preservação ambiental. Exemplo: SELO VERDE ;)

  • Art. 3 Para os efeitos desta Lei, entende-se por: 

    (...)

    IV - ciclo de vida do produto: série de etapas que envolvem o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo, o consumo e a disposição final; (item II incompleto)

    (...)

    XIV - reciclagem: processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa; (item I incorreto, reciclagem não equivale a reutilização)

    (...)

    XVIII - reutilização: processo de aproveitamento dos resíduos sólidos sem sua transformação biológica, física ou físico-química, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa; 

    XIX - serviço público de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos: conjunto de atividades previstas no (item I incorreto, reciclagem não equivale a reutilização)

    Segundo a norma ISO14020, a rotulagem ambiental se caracteriza pelas informações relevantes disponibilizadas nos rótulos dos mais diferentes produtos a fim de esclarecer que o mesmo esteja em harmonia com o meio ambiente. Visa incentivar o consumo de produtos e a procura de serviços com baixo grau de impacto ambiental(item IV incorreto)

    Art. 9  Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. (item V correto)

    O passivo ambiental corresponde a soma dos danos ao meio ambiente causados por empresas e consequentemente da obrigação de repará-los. Como sabemos, alguns tipos de empresas desempenham suas atividades utilizando de alguma forma os recursos naturais. O resultado dessa ação pode causar algum tipo de alteração no meio ambiente. Assim, o passivo ambiental é todo tipo de impacto causado ao ambiente por um determinado empreendimento e que não tenha sido reparado ao longo de suas atividades. () - (Item III correto)


ID
2909929
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei nº 8.112/90, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder.

II. A nomeação será feita em caráter efetivo para cargos de confiança vagos.

III. A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.

IV. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

V. O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar um ano de efetivo exercício.

Alternativas
Comentários
  •  

    Gabarito : Letra C

     

    Lei 8112

     

     I - Certo

     

    Art. 6o  O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder.

     

    II - Errado 

     

    Art. 9o  A nomeação far-se-á:

     

    II - em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos. 

     

    III - Certo

     

    Art. 13. § 1o  A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.​

     

    IV - Certo 

     

    Art. 15.  Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

     

    V - Errado

     

    Art. 21.  O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 (dois) anos de efetivo exercício.    (prazo 3 anos - vide EMC nº 19)

  • RESPOSTA CORRETA LETRA C

    I. O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder. CERTO

    8112/90, Art. 6 O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder.

    II. A nomeação será feita em caráter efetivo para cargos de confiança vagos. ERRADO

    8112/90, Art. 9 A nomeação far-se-á:

    I - em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;

    II - em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos. 

    III. A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.CERTO

    8112/90, Art. 13, § 1 A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.  

    IV. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.CERTO

    8112/90, Art. 15.  Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança. 

    V. O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar um ano de efetivo exercício. ERRADO

    Art. 41/CF: São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

  • RESPOSTA CORRETA LETRA C.

  • A questão exige conhecimento das disposições contidas na Lei 8.112/90. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    I. Correta. A assertiva reproduz o teor do art. 6o da Lei 8.112/90: "O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder".

    II. Incorreta. O art. 9o da Lei 8.112/90 estabelece que a nomeação será feita em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira. A nomeação será feita em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos. 

    III. Correta. A assertiva reproduz o teor do art. 13, § 1o, da Lei 8.112/90: "A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento".   

    IV. Correta. A assertiva reproduz o teor do art. 15 da Lei 8.112/90: "Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança".

    V. Incorreta. Quando a Constituição Federal foi promulgada, estabelecia, em seu texto original, que os servidores adquiriam estabilidade após dois anos de efetivo exercício. A Lei 8.112/90, em seu art. 20, com a intenção de regulamentar o dispositivo constitucional indicou que o prazo de 2 anos (vinte e quatro meses) receberia o nome de "estágio probatório". Ocorre que, com o advento da Emenda Constitucional 19/98, o prazo de exercício no cargo para que o servidor efetivo adquira a estabilidade passou a ser de três anos.

    Gabarito do Professor: C
  • II Errada

    Para cargo de confiança a nomeação NÃO é de carater efetivo

  • Gabarito''C''.

    I. Correta. A assertiva reproduz o teor do art. 6o da Lei 8.112/90: "O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder". 

    II. Incorreta. O art. 9o da Lei 8.112/90 estabelece que a nomeação será feita em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira. A nomeação será feita em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.  

    III. Correta. A assertiva reproduz o teor do art. 13, § 1o, da Lei 8.112/90: "A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento".    

    IV. Correta. A assertiva reproduz o teor do art. 15 da Lei 8.112/90: "Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança". 

    V. Incorreta. Quando a Constituição Federal foi promulgada, estabelecia, em seu texto original, que os servidores adquiriam estabilidade após dois anos de efetivo exercício. A Lei 8.112/90, em seu art. 20, com a intenção de regulamentar o dispositivo constitucional indicou que o prazo de 2 anos (vinte e quatro meses) receberia o nome de "estágio probatório". Ocorre que, com o advento da Emenda Constitucional 19/98, o prazo de exercício no cargo para que o servidor efetivo adquira a estabilidade passou a ser de três anos.

    Fonte:Qc.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • GABARITO: LETRA C

    A questão exige conhecimento das disposições contidas na Lei 8.112/90. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    I. Correta. A assertiva reproduz o teor do art. 6o da Lei 8.112/90: "O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder".

    II. Incorreta. O art. 9o da Lei 8.112/90 estabelece que a nomeação será feita em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira. A nomeação será feita em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos. 

    III. Correta. A assertiva reproduz o teor do art. 13, § 1o, da Lei 8.112/90: "A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento".   

    IV. Correta. A assertiva reproduz o teor do art. 15 da Lei 8.112/90: "Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança".

    V. Incorreta. Quando a Constituição Federal foi promulgada, estabelecia, em seu texto original, que os servidores adquiriam estabilidade após dois anos de efetivo exercício. A Lei 8.112/90, em seu art. 20, com a intenção de regulamentar o dispositivo constitucional indicou que o prazo de 2 anos (vinte e quatro meses) receberia o nome de "estágio probatório". Ocorre que, com o advento da Emenda Constitucional 19/98, o prazo de exercício no cargo para que o servidor efetivo adquira a estabilidade passou a ser de três anos.

    FONTE: Fernanda Baumgratz, Advogada, Especialista em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, de Direito Administrativo, Legislação Estadual


ID
2909932
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base nos conceitos estabelecidos pela Lei nº 8.112/90, relacione os termos constantes da coluna 1 às definições constantes da coluna 2 e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


Coluna 1

I. Readaptação

II. Reversão

III. Reintegração

IV. Remoção

V. Redistribuição


Coluna 2

( ) Retorno de servidor aposentado à atividade.

( ) Investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação, verificada em inspeção médica, que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental.

( ) Deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC.

( ) Reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

( ) Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

     

    Sabendo o significado de "Reversão" e "Remoção" já daria para eliminar as alternativas: a,b,c,d.

     

    I. Readaptação

    II. Reversão

    III. Reintegração

    IV. Remoção

    V. Redistribuição 

     

    ( II ) REVERSÃO:  Retorno de servidor aposentado à atividade.

    ( I ) READAPTAÇÃO: Investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação, verificada em inspeção médica, que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental.

    ( V ) REDISTRIBUIÇÃO: Deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC.

    ( III ) REINTEGRAÇÃO: Reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    ( IV ) REMOÇÃO: Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

     

     

  • 2 1 5 3 4

    Boa questão para treinar...

  • REVERSÃO: Retorno de servidor VELHO (aposentado) à atividade.

  • ReMoção = Mesmo órgão

    RedisTribuição = ouTro órgão do mesmo Poder

  •  (II REVERSÃO: Retorno de servidor aposentado à atividade. Art. 25 da lei 8.112

    I ) READAPTAÇÃO: Investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação, verificada em inspeção médica, que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental. Art. 24 da lei 8.112

    REDISTRIBUIÇÃO: Deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do QUADRO GERAL de pessoal, para OUTRO ÓRGÃO ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC. Art. 37 da lei 8.112

    III REINTEGRAÇÃO: Reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. Art. 28 da lei 8.112

    IV REMOÇÃO: É o DESLOCAMENTO do SERVIDOR, a PEDIDO ou de OFÍCIO, no âmbito do MESMO QUADRO, COM ou SEM MUDANÇA de SEDE. Art, 36 da lei 8.112

  • Foi a questão mais fácil que eu já vi em toda minha vida.

    Banca amigável, diferente da CESPE.

    Gab E.

  • GABARITO E

     

    REMOÇÃO: deslocamento do servidor.

    REDISTRIBUIÇÃO: deslocamento do cargo.

  • reVersão = Velho

    reaDaptação = Deficiente

    reCondução = Coitado

    reiTegração= Trânsito em julgado

  • APROVEITO o disponível

    REINTEGRO o demitido

    REVERTO o aposentado

    RECONDUZO o inabilitado

    READAPTO o incapacitado

    PROMOVO o merecido

    NOMEIO o aprovado ou comissionado

  • Remoção = deslocamento do servidor. Redistribuição = deslocamento do cargo.
  • GABARITO: E.

  • A questão solicita que o candidato faça a correspondência entre alguns institutos e a suas respectivas definições contidas na Lei 8.112/90.

    (II) Retorno de servidor aposentado à atividade.
    Conforme estabelece o art. 25, da Lei 8.112/90, "Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado".

    (I) Investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação, verificada em inspeção médica, que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental.
    Nos termos do art. 24 da Lei 8.112/90, "Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica".

    (V) Deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC.
    O art. 37 da Lei 8.112/90 dispõe que "Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC".

    (III) Reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.
    O art. 28 da Lei 8.112/90 menciona que "A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens".

    (IV) Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.
    O art. 36 da Lei 8.112/90 indica que "Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede".

    Gabarito do Professor: E

  • Boas dicas Jéssica

  • Remoção = desloca o servidor ——————————— redistribuição = desloca o cargo 

  • Gabarito''E''.

    A questão solicita que o candidato faça a correspondência entre alguns institutos e a suas respectivas definições contidas na Lei 8.112/90.

    (II) Retorno de servidor aposentado à atividade. 

    Conforme estabelece o art. 25, da Lei 8.112/90, "Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado".

    (I) Investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação, verificada em inspeção médica, que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental. 

    Nos termos do art. 24 da Lei 8.112/90, "Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica". 

    (V) Deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC. 

    O art. 37 da Lei 8.112/90 dispõe que "Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC".

    (III) Reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    O art. 28 da Lei 8.112/90 menciona que "A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens". 

    (IV) Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    O art. 36 da Lei 8.112/90 indica que "Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede". 

    Fonte:Qc.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • GABARITO: LETRA E

    A questão solicita que o candidato faça a correspondência entre alguns institutos e a suas respectivas definições contidas na Lei 8.112/90.

    (II) Retorno de servidor aposentado à atividade.

    Conforme estabelece o art. 25, da Lei 8.112/90, "Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado".

    (I) Investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação, verificada em inspeção médica, que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental.

    Nos termos do art. 24 da Lei 8.112/90, "Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica".

    (V) Deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC.

    O art. 37 da Lei 8.112/90 dispõe que "Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC".

    (III) Reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    O art. 28 da Lei 8.112/90 menciona que "A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens".

    (IV) Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    O art. 36 da Lei 8.112/90 indica que "Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede".

    FONTE: Fernanda Baumgratz, Advogada, Especialista em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, de Direito Administrativo, Legislação Estadual

  • REMOÇÃO: deslocamento do servidor.

    REDISTRIBUIÇÃO: deslocamento do cargo.


ID
2909935
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei nº 11.091/95 dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos TécnicoAdministrativos em Educação, no âmbito das instituições federais de ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. Com base nessa lei, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


( ) Caberá à instituição federal de ensino avaliar anualmente a adequação do quadro de pessoal às suas necessidades, propondo ao Ministério da Educação, se for o caso, o seu redimensionamento.

( ) Denomina-se “plano de carreira” o conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade.

( ) Denomina-se “cargo” o conjunto de atribuições e responsabilidades não previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor.

( ) O plano de carreira dos cargos técnico-administrativos em educação está estruturado em quatro níveis de classificação, com quatro níveis de capacitação cada um.

( ) O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, progressão por capacitação profissional e progressão por mérito profissional.

Alternativas
Comentários
  • CLA55IFICAÇÃO - 5 NÍVEIS - A , B , C , D , E

    C4P4CIT4ÇÃO -4 NÍVEIS - I, II, III, IV

  • Art.4º

    Art.5º I

    Denomina-se “cargo” o conjunto de atribuições e responsabilidades não previstas (PREVISTAS) na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor.

    O plano de carreira dos cargos técnico-administrativos em educação está estruturado em quatro (CINCO) níveis de classificação, com quatro níveis de capacitação cada um.

    Art.10

  • Classificação (hierarquia) = A B C D E, são 5 níveis;

    Capacitação (matriz) = I II III IV, são 4 níveis;

  • (V) Caberá à instituição federal de ensino avaliar anualmente a adequação do quadro de pessoal às suas necessidades, propondo ao Ministério da Educação, se for o caso, o seu redimensionamento.

    (V) Denomina-se “plano de carreira” o conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade.

    (F) Denomina-se “cargo” o conjunto de atribuições e responsabilidades [não] previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor.

    (F) O plano de carreira dos cargos técnico-administrativos em educação está estruturado em [quatro níveis] de classificação, com quatro níveis de capacitação cada um. - São cinco níveis de classificação.

    (V) O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, progressão por capacitação profissional e progressão por mérito profissional.

    Gabarito: alternativa A.

  • Na verdade é progressão por capacitação profissional OU progressão por mérito profissional.

    Eles podem errar, né? --'

  • Deveria ser anulada:

    Art. 10. O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, Progressão por Capacitação Profissional ou Progressão por Mérito Profissional.

    No último item fala: " Progressão por Capacitação Profissional e Progressão por Mérito Profissional."

    O conectivo muda totalmente o sentido.

  • Os cargos A, B, C, D e E são de mesma hierarquia. Cuidado pra não achar que um é mais do que o outro na hierarquia das instituições.

  • Art. 4º: Caberá à Instituição Federal de Ensino avaliar anualmente a adequação do quadro de pessoal às suas necessidades, propondo ao Ministério da Educação, se for o caso, o seu redimensionamento, consideradas, entre outras, as seguintes variáveis:[...]

    Art. 22. Fica criada a Comissão Nacional de Supervisão do Plano de Carreira, vinculada ao Ministério da Educação, com a finalidade de acompanhar, assessorar e avaliar a implementação do Plano de Carreira, cabendo-lhe, em especial:

    III - avaliar, anualmente, as propostas de lotação das Instituições Federais de Ensino, conforme inciso I do § 1º do art. 24 desta Lei; 

    I.F.E.: avalia e propõe o redimensionamento.

    C.N.S.P.C.: avalia as propostas de lotação.

  • cargo: conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor;

  • a) V art.4°

    b) V art.5° §1

    c) F art.5° §4

    d) F art.6° 

    e) V art.10° (Progressão por Capacitação Profissional OU  Progressão por Mérito Profissional) seria V se a banca considerasse a letra fria da lei.

     

  • são 5 níveis de classificação

    e 4 de capacitação

  • Fiquei em dúvida quanto a primeira assertiva, mas por eliminação consegui chegar ao gabarito, essa lei é mamão com mel.

    E @Graci Matias o "ou" da lei tem sentido de reciprocidade, ou seja, ambos garantem o desenvolvimento.

  • A


ID
2913370
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A popularização da Internet estimulou o desenvolvimento de diversos serviços, que são utilizados atualmente por pessoas e empresas. Um desses serviços permite que sejam feitas ligações telefônicas por meio da Internet e é identificado pela sigla:

Alternativas
Comentários
  • VoIP, ou Voz sobre Protocolo de Internet, é uma tecnologia que permite a transmissão de voz por IP (Protocolos de Internet), ou seja, transforma sinais de áudio analógicos, como em uma chamada, em dados digitais que podem ser transferidos através da Internet. O método está cada vez mais presente com softwares que possuem a tecnologia.

    GABARITO - A

    FONTE: https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/03/entenda-o-voip-tecnologia-que-permite-apps-ligarem-pela-internet.html

  • Corrigindo, Gaba A

  • É importante destacar que a tecnologia VoIP permite que você utilize não apenas em computador, como também smartphone ou até mesmo um aparelho de telefone comum para receber e/ou fazer ligações nacionais ou internacionais com tarifas consideravelmente menores do que as cobradas pelas operadoras de telefonia tradicional.

    Gabarito A

  • >>>>>>>>>> VoIP – voz sobre IP

    >> VoIP é o nome que se dá ao sistema que utiliza a Internet, que é uma rede IP [ou seja uma rede

    baseada em comutação de pacotes por meio de IP], para tráfego de sinais que se assemelham à

    telefonia convencional [voz em tempo real].

    Através do VoIP, dois [ou mais] usuários podem trocar informações em áudio [voz] em tempo real

    [ou seja, como um bate papo telefônico normal]. Esse termo [VoIP] descreve uma série de

    tecnologias que permitem que todo o sistema telefônico atual seja um dia transposto para a

    estrutura da Internet, trafegando por meio de pacotes IP idênticos aos que se utilizam em e-mails e

    páginas Web.

    As chamadas de áudio no WhatsApp são um exemplo do uso prático da tecnologia VoIP. Aplicativos

    como Skype [quando só transmitem áudio, não vídeo] também são exemplos de VoIP.

    GABARITO > A ( VOIP )

  • Gabarito LETRA A

    DNS = converte nomes em domínio

    IMAP = protocolo de recebimento de e-mails, mantêm no servidor.

    DSL = designa um tipo de ligação a alta velocidade à Internet através da linha telefónica padrão

    TCP/IP = protocolo de transporte, ele é confiável e orientado diferentemente do outro protocolo de transporte,UDP.

  • GABARITO: A

     

    VOIP: é a abreviação para “VOz sobre IP“. Também conhecida como telefonia IP ou telefonia em banda larga. Você usa o seu recurso computacional como se fosse seu telefone tradicional, mas utilizando a internet como meio de comunicação. Esse método está cada vez mais presente com softwares que possuem a tecnologia, como Skype, Facebook Messenger, Viber e WhatsApp.

     

    VANTAGENS

    Barateamento no custo das ligações telefônicas

     

    DESVANTAGENS

    Dependência de Internet.

    Qualidade da chamada, pois depende de uma boa conexão.

  • B) DNS- Protocolo que converte endereços IP em domínios

    C) IMAP - Protocolo de recebimento sem retirar do servidor

    D) ADSL- Espécie de modem em que não necessita fazer a conversão de sinais da linha telefonica

    E) TCP/IP - Família de protocolos da internet , intranet

  • VOIP = VOZ IP

  • VOIP (também chamado Voz sobre IPtelefonia IPtelefonia Internettelefonia em banda larga e voz sobre banda larga) é o roteamento de conversação humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.

    Gabarito: A

  • Na Internet, muitos serviços são oferecidos por protocolos e programas específicos.
    Diversos recursos que permitem a operação estão listados nas alternativas desta questão.
    TCP/IP é o conjunto de protocolos usados pelas redes de computadores para a troca de informações.
    ADSL é um tipo de acesso de banda larga que utiliza a linha telefônica.
    DNS é o serviço de nomes de domínios, que permite navegar pela Internet ao fornecer um endereço URL e o serviço converter para endereço IP.
    IMAP é o protocolo para acesso ao correio eletrônico através de um navegador de Internet, para envio e recebimento de mensagens pelo webmail.

    VoIP é uma tecnologia que permite a transmissão de voz em tempo real através de protocolos de internet. Para fazer isto, ela pega os sinais da voz, que são analógicos, e os converte em sinais binários para que possam ser transmitidos através da rede para outros dispositivos compatíveis. Talvez você até não saiba, mas aplicativos do seu dia a dia como Skype, WhatsApp e outros utilizam a tecnologia VoIP de forma bastante acessível.

    Gabarito: Letra A.




  • Gabarito: LETRA A

    VoIP ====> Voz sobre Ip

    #AtePassar

  • A. VoIP. (correta) Exemplo: skype

  • Acertou quem não caiu no golpe da Telexfree .

ID
2913373
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Suponha que na pasta “Downloads” de um computador com sistema operacional Windows 10 há diversos arquivos, que ocupam 2 gigabytes no disco rígido, e que você não irá mais precisar deles. Assinale a alternativa que descreve uma forma correta de remover todos esses arquivos permanentemente, liberando espaço no disco rígido do computador.

Alternativas
Comentários
  • CTRL + A = serve para selecionar todos os arquivos. MACETE: CTRL + A (ALL = TODOS)

    SHIFT + DELETE = Deleta definitivamente os arquivos do computador, sem ir para a lixeira, liberando, desta forma, espaço no pc.

  • GABARITO: D

    SHIFT + DELETE = exclui documentos permanentemente sem ir para lixeira.

    CTRL + A = Seleciona tudo

  • Gabarito: D

    Shift + Del = Exclui definitivo o arquivo sem passar pela lixeira, o mesmo acontece se você segurar SHIFT + botão esquerdo do mouse e arrastar para Lixeira, estes recursos vai excluir definitivamente.

  • Vi aqui e nunca mais esqueci: Shiii deletei, logo shift+delete.

  • Ctrl+Shift + del - exclui permanentemente sem enviar para a lixeira
    Ctrl+del = envia pra lixeira
     

  • Maçete que vi aqui:

    SHIFT + DELETE = Sai Direto.

  • As pastas no computador são usadas para organizar os arquivos armazenados na unidade de disco. Em pastas podemos criar outras pastas.
    O limite máximo de itens em um computador é quase inatingível, da ordem de bilhões de itens. Entretanto, podemos ter apenas alguns itens e eles ocuparem muito espaço no disco.
    A questão apresenta uma situação cotidiana, onde o usuário deseja excluir permanentemente todos os itens armazenados em uma pasta.
    Para selecionar tudo, pressione Ctrl +A (os atalhos no Windows são em inglês, A de All, Tudo) e a seguir Shift+Delete para excluir definitivamente, sem armazenar na Lixeira.

    Gabarito: Letra D.
  • alguém explica o pq da letra b estar errada?

  • A operação da letra B faria os arquivos excluídos irem para a lixeira. Ele quer a operação que exclua definitivamente, logo, CTRL + Shift + Del

  • a) Essa opção não deleta arquivos

    b) Essa opção vai deletar os arquivos (mandando eles para lixeira), porém a questão quer que deleta de forma definitiva.

    c) A opção de SHIFT + A não seleciona arquivos, e a opção de CTRL + DEL não remove arquivos

    d) Correta

    e) Não existe opção para "esvaziar pasta". Existe apenas uma opção de ESVAZIAR LIXEIRA.

  • Isso que é questão de informática, não é essas invenções que vemos frequentemente em certas bancas!


ID
2913376
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Atualmente são utilizadas duas tecnologias para armazenamento permanente de dados em computadores pessoais: HDD (hard disk drive) e SSD (solid-state drive). Considere as seguintes afirmativas a respeito dessas tecnologias e assinale a alternativa correta.


I. A tecnologia SSD consome menos energia que a tecnologia HDD.

II. A velocidade de leitura/gravação de dados na tecnologia SSD é superior à da tecnologia HDD.

III. Considerando a capacidade de armazenamento, os dispositivos com base na tecnologia SSD são proporcionalmente mais caros que os com base na tecnologia HDD.

Alternativas
Comentários
  • HDs e SSDs são unidades de armazenamento que possuem algumas diferenças. 

    SDD:

    1) Mais rápido;

    2) Mais silencioso;

    3) Consome menos energia;

    4) São mais leves;

    5) Menor risco de danos físicos;

    6) Mais caro;

    7) Vida útil menor em relação ao HD;

    8) Menor capacidade de armazenamento.

    Resposta: B

  • Algo curioso quanto a essa questão (minha opinião):

    A alternativa III afirma que "Considerando a capacidade de armazenamento, os dispositivos com base na tecnologia SSD são proporcionalmente mais caros que os com base na tecnologia HDD."

    Entendo que a assertiva está falsa, porque o SSD possui menor capacidade armazenamento, e, proporcionalmente falando, o encarecimento da sua tecnologia não se deve por conta da capacidade de armazenamento (que é menor), mas sim por outros atributos. Posso ter viajado na maionese e não ter interpretado direito, mas deixo esse questionamento caso alguém deseje complementar a brilhante resposta da Laura.

  • Gostei da explicação nao sei nada desse assunto

  • Felipe Abreu, acredito que o que a questão está falando é que o valor por gigabytes da tecnologia SSD é mais caro que na HDD, pois ela usa o termo (proporcionalmente) dando a entender que está fazendo uma comparação com "discos" de mesma capacidade .

    Exemplo: Um HDD de 500 GB custa menos que um SSD de 500 GB.

  • Vantagens do SSD em relação ao HD: eles são silenciosos, gravam e leem dados muito mais rapidamente e têm menos riscos de danos físicos, ocasionados quando o usuário deixa cair o dispositivo no chão, por exemplo. Eles também esquentam menos, consomem menos energia e são bem menores e mais leves.

    Por outro lado, as unidades de estado sólido apresentam capacidade de armazenamento muito menor do que a do disco rígido.

    Outro problema do SSD (na verdade, de qualquer memória flash) é que sua vida útil é limitada pelo número de gravações, o que não ocorre com o HD, que virtualmente tem vida útil ilimitada.

    A desvantagem mais nítida para o consumidor final é o alto custo do SSD. Ainda que a diferença de preço entre HDs e unidades de estado sólido esteja diminuindo, o valor deste último continua maior.

  • Luciano Sena, realmente, olhando por esse ângulo faz mais sentido para mim.

    Obrigado pela resposta!

  •  Comparação SSD x HD

    SSD MAIS Silencioso do que o HD

    SSD MENOS Sensível a balanços do que o HD

    SSD MENOS Energia consome do que o HD

    SSD MAIS Leve do que o HD

    SSD usa memória flash, HD não usa

    SSD consegue trabalhar em ambientes mais quentes do que os HDs

    SSD realiza leituras e gravações de forma mais rápida do que os HDs(tempos de acesso muito baixos)

    SSD veio para substituir os HDS

    SSD não perde seu conteúdo quando a alimentação elétrica é cortada. (utiliza memória flash → não volátil)

    Fonte: comentário de outro usuário que não lembro o nome.

  • O armazenamento de dados nos computadores poderá ser realizado em unidades de disco magnéticos, óticos ou com chips de memória (como o pendrive e o SSD).
    Existem modelos de disco rígido sem disco, como os SSD (Solid State Drive), que é uma memória flash.
    Os computadores e notebooks possuem discos rígidos de armazenamento em massa. Este armazenamento poderá ser em discos rígidos magnéticos ou em discos SSD (Solid State Disk).

    Todas as afirmativas estão corretas.

    Gabarito: Letra B.




  • b

  • Gabarito''B''.

    O armazenamento de dados nos computadores poderá ser realizado em unidades de disco magnéticos, óticos ou com chips de memória (como o pendrive e o SSD).

    Existem modelos de disco rígido sem disco, como os SSD (Solid State Drive), que é uma memória flash.

    Os computadores e notebooks possuem discos rígidos de armazenamento em massa. Este armazenamento poderá ser em discos rígidos magnéticos ou em discos SSD (Solid State Disk).

    Estudar é o caminho para o sucesso.

    Fonte:Qc.


ID
2913379
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Identifique quais das funcionalidades enumeradas abaixo estão presentes no Microsoft Word e estão descritas corretamente. Em seguida, assinale a alternativa correta.


I. Inserir nota de rodapé: insere uma nota numerada no rodapé da página.

II. Inserir índice remissivo: gera um índice contendo todos os termos formatados com o estilo “Entrada” contido no documento e seus respectivos números de página.

III. Inserir índice de seções: insere um índice contendo a primeira linha (título) de todas as seções do documento e seus respectivos números de página.

IV. Inserir índice de imagens: gera um índice com todas as legendas de imagens contidas no documento e suas respectivas páginas.

Alternativas
Comentários
  • Na minha opinião é letra A, por que o índice remissivo está incorreta, sendo que no Word dá pra fazer isso?

  • Não confunda Índice Remissivo (ou Índice) com Sumário

    Um Índice remissivo cria uma lista alfabética de entrada que traz os termos, palavras e os tópicos descritos em um documento, junto com as páginas nas quais elas aparecem.

    Veja a explicação na página:

    https://www.mondial.com.br/component/blogfactory/post/47/criar-indice-remissivo-no-word

    Um Sumário no Word é baseado nos títulos do documento. Você pode criar um sumário que seja fácil de atualizar, aplicando estilos de título ao texto que deseja incluir no sumário. O Word cria um sumário automático com base nesses títulos.

    Veja a explicação na página:

    https://support.office.com/pt-br/article/inserir-um-sum%C3%A1rio-882e8564-0edb-435e-84b5-1d8552ccf0c0eja

    Erro do Item II: formatados com o estilo “Entrada”  (estilo é aplicado ao sumário)

    Erro do Item III: Texto todo confuso. Vejamos:

    III. Inserir índice de seções (isso existe? Acho que não): insere um índice contendo a primeira linha (título) (“título” refere-se a Sumário) de todas as seções do documento e seus respectivos números de página.

    Entenda a diferença entre Sumário e Índice na página:

    https://bibliofree.wordpress.com/2013/03/19/diferenca-entre-sumario-e-indice/

    Gabarito: E

  • Só lembrando que há a opção Notas de Roda Pé, na guia Referências; bem como há a opção Rodapé da guia Inserir.

  • Não há, no grupo Estilo da guia Página Inicial, um estilo chamado Entrada. E se houvesse, os estilos são usados para a construção de sumários e não de índices remissivos. Na verdade, o que existe é uma ferramenta chamada Marcar Entrada no grupo Índice da guia Referências que, essa sim, é responsável por todo o processo de colocação e edição de um índice remissivo.
  • O editor de textos Microsoft Word possui uma guia com recursos dedicados aos índices e notas.
    Na guia Referências o usuário poderá inserir Sumário (índice principal do documento), notas de rodapé, notas de fim, referências bibliográficas, legendas, índices de ilustrações, etc.

    I. Inserir nota de rodapé: insere uma nota numerada no rodapé da página.
    Correto. Atalho: Ctrl+Alt+F (footnote)

    II. Inserir índice remissivo: gera um índice contendo todos os termos formatados com o estilo “Entrada” contido no documento e seus respectivos números de página.
    Errado. O índice remissivo gera um índice com todas as entradas (palavras marcadas) do documento, e não um estilo específico.

    III. Inserir índice de seções: insere um índice contendo a primeira linha (título) de todas as seções do documento e seus respectivos números de página.
    Errado. Não temos o índice de seções, mas o sumário, que é o índice dos capítulos.

    IV. Inserir índice de imagens: gera um índice com todas as legendas de imagens contidas no documento e suas respectivas páginas.
    Correto. Índice de ilustrações.

    Gabarito: Letra E.


  • E. Somente os itens I e IV estão corretos.

    I. Inserir nota de rodapé: insere uma nota numerada no rodapé da página.

    IV. Inserir índice de imagens: gera um índice com todas as legendas de imagens contidas no documento e suas respectivas páginas.

    II. Inserir índice remissivo: gera um índice contendo todos os termos formatados com o estilo “Entrada” contido no documento e seus respectivos números de página. É sumário.

  • ÍNDICE REMISSIVO - lista os termos e tópicos que são abordados num documento, juntamente com as páginas em que aparecem.

    SUMÁRIO - indica todas as seções e divisões (títulos) de um documento

  • No word dá para fazer índice remissivo, sim, mas não "formatando os termos com o estilo entrada", e sim marcando as entradas no documento. Já o índice de seções não existe no word.


ID
2926096
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Em processamentos histológicos, a inclusão de tecidos em parafina é uma prática rotineira que requer a adoção de procedimentos próprios. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a sequência de procedimentos a serem adotados antes da etapa de inclusão em parafina.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.


ID
2926099
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre o uso da balança analítica e assinale a alternativa correta.

I. O nivelamento da balança não altera a precisão dos valores encontrados.
II. Os produtos aferidos na balança não devem ser transferidos com os dedos, mas sim com o auxílio de espátulas ou instrumentos similares.
III. O botão “tara” da balança permite maior precisão, pois o número de casas decimais na unidade de medida será aumentado.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.


ID
2926102
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre o uso da balança analítica e assinale a alternativa correta.

Na observação de cromossomos mitóticos de roedores e outros pequenos mamíferos, faz-se uso da colchicina (0,2%). Essa substância é aplicada no animal ____________ da dissecação do tecido-alvo, tendo como função ____________.

Alternativas
Comentários
  • A questão não tem nada a ver com balança analítica e muito menos com equipamentos laboratoriais


ID
2926105
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Em um laboratório de nível de segurança 2 é indispensável a adoção de práticas padronizadas. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O acesso ao laboratório deve ser restrito ou limitado às pessoas autorizadas.
II. É permitida a presença de crianças no laboratório, desde que devidamente autorizadas e equipadas com equipamentos de proteção individual.
III. Dentro do laboratório não é permitido comer, beber, fumar, mascar chicletes, manusear lentes de contato ou aplicar cosméticos.
IV. A pipetagem deve ser realizada exclusivamente com dispositivos apropriados.
V. No laboratório é permitido o uso de calçados que deixem os dedos à vista.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E

  • Eu também, cara! Tá duro de aceitar isso!kkk

  • Olá!

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
2926108
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre o processamento e armazenamento de amostras biológicas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D

    Bons estudos ;)

  • Letra D

    O correto seria Geladura, e não queimadura.


ID
2926111
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Sobre a preservação de materiais biológicos a longo prazo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Método de conservação a curto prazo: Repique contínuo;

    Métodos de conservação a médio prazo: Preservação em óleo mineral;

    Preservação em água estéril;

    Congelamento comum;

    Secagem.

    Métodos de conservação a longo prazo: Liofilização;

    Congelamento em ultrafreezer;

    Criopreservação em nitrogênio líquido;

    Crioprotetores: sulfóxidos, álcoois e derivados, mecanismos de preservação das células.

    Fonte: https://www.ebah.com.br/content/ABAAAAXDwAD/conservacao-microrganismos

  • Gabarito A


ID
2926114
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Em relação ao uso e funcionamento de pipetadores e micropipetadores, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
2926117
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação ao uso e à manutenção de equipamentos de laboratório.

Alternativas
Comentários
  • Os agitadores mecânicos do tipo vórtex são utilizados para agitar amostras diferentes em tubos de ensaio, homogenizando diferentes materiais patológicos.

  • Resposta: E


ID
2926123
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Dentre os equipamentos listados abaixo, assinale a alternativa que cita um equipamento de proteção individual e um equipamento de proteção coletiva, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:E

  • Equipamentos de proteção coletiva>> São equipamentos de contenção que possibilitam a proteção do trabalhador e as demais pessoas em uma determinada área. Devem estar instalados em locais bem sinalizados e de fácil acesso. São utilizados, portanto, para minimizar a exposição dos trabalhadores aos riscos e, em caso de acidentes, reduzir suas consequências. Todos os trabalhadores devem ser treinados para a utilização dos EPCs.

    Cabines de Segurança Biológia - CSB - Fluxo Laminar>> São equipamentos com sistemas de filtração de ar que protegem o profissional, o material que está sendo manipulado e o ambiente laboratorial dos aerossóis potencialmente infectantes que podem se espalhar durante os procedimentos microbiológicos.


ID
2926126
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Sobre os meios de inclusão utilizados na preparação de tecidos para visualização microscópica, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

  • TUDO BEM QUE PRECISA DESIDRATAR, ASSIM COMO TAMBÉM DEIONIZAR E IMPREGNAR NA PRÓPRIA PARAFINA ANTES DE FAZER A INCLUSÃO.

    EU PARTICULARMENTE NUNCA VI NINGUÉM USAR UMA ESTUFA PARA REALIZAR A INCLUSÃO DE AMOSTRAS HISTOLÓGICAS.


ID
2926129
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Em um laboratório de biologia, os microscópios são equipamentos importantes, que devem ser mantidos em condições adequadas de uso. Sobre os componentes dos microscópios e os cuidados com esses equipamentos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • após utilizar a objetiva com o óleo de imersão, deve-se higienizá-la com álcool-cetona ou xilol.

  • Resposta: C

  • A) após utilizar a objetiva com o óleo de imersão, deve-se higienizá-la com hipoclorito de sódio. ERRADA. Após utilizar a objetiva com o óleo de imersão, limpá-la com panos especiais para lentes, como papel de óptica ou papel de filtro, passando o papel suavemente somente em um sentido. Caso o óleo de imersão seque na objetiva, limpar com álcool-cetona (7:3) ou xilol.

    D) o charriot é uma peça associada ao braço do microscópio e tem a função de movimentar a lâmina no plano vertical. ERRADA. Plano horizontal.

    E) ao usar o microscópio, o técnico de laboratório deve usar luvas de nitrila. ERRADA.


ID
2926132
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Analise os procedimentos de uso, cuidados e manutenção de capelas de fluxo laminar listados abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Descontaminar a superfície interior com gaze estéril embebida em álcool etílico ou isopropílico a 70%.
II. Ligar a cabine e a luz UV em torno de 10 a 15 minutos antes de iniciar o seu uso.
III. Usar a chama do bico de Bunsen dentro da capela, esterilizando os equipamentos e acessórios utilizados nos procedimentos.
IV. Não utilizar jaleco de manga longa e luvas, pois são desnecessários nos procedimentos realizados na capela de fluxo laminar.

Alternativas
Comentários
  • Por que a III não ´verdadeira

  • Gabarito: C

  • O trecho "esterilizando os equipamentos e acessórios utilizados nos procedimentos" induz que quaisquer equipamentos deverão ser esterilizados com as chamas, o que torna inviável. Bem como alguns acessórios já deverão estar esterilizados antes do início do procedimento.


ID
2926135
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Para preparar uma solução de KCl a 3M, que será utilizada para a conservação do eletrodo do pHmetro do laboratório, o técnico deve considerar as massas atômicas de potássio (K = 39) e cloro (Cl = 35,5) e proceder da seguinte maneira:

Alternativas
Comentários
  • Simples que dá raiva.

    KCl = 74,5 g/mol

    3 mols = 223,5 g. Então basta pesar 223,5 g e completar o balão volumétrico de 1000 mL.

  • 3M = 3mol/1L

    nº de mol = m (g) / peso molecular (g/mol)

    Portanto: 3 mol = m (g) / 74,5 (g/mol)

    m (g) = 3mol * 74,5 g/mol

    m (g) = 223,5

    Gabarito: D


ID
2926138
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Culturas de tecidos animais e vegetais são amplamente utilizadas nos laboratórios de pesquisas biológicas. As culturas de células animais são iniciadas cortando-se amostras de tecidos em pequenos pedaços (em torno de 0,5 mm a 2,0 mm), mantendo-as imersas em uma solução salina estéril. Esses pedaços de tecido são chamados de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A


ID
2926141
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

A esterilização é um processo que visa à destruição completa de micro-organismos e seus esporos. Para realizar esse procedimento são utilizados métodos que empregam agentes físicos ou químicos. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

  • A) ( longo, alto custo e possui alto risco para o paciente e profissional, pois sao cancerigenos, mutagenicos).

    c) O calor úmido é recomendado para esterilizar ALGUNS/CERTOS (ITENS NÃO SENSÍVEIS AO CALOR) tipos de materiais do laboratório.


ID
2926144
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

O almofariz (também chamado “gral”) é um utensílio cuja finalidade é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

  • O almofariz (também chamado gral ou morteiro) é um utensílio que serve para moer pequenas quantidades de produtos, por vezes misturando vários ingredientes.

  • Almofariz com Pistilo Gab: C

ID
2926147
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir, a respeito dos materiais perfurocortantes e de seu correto descarte, e assinale a alternativa correta.

I. São materiais perfurocortantes apenas os objetos e instrumentos contendo pontas rígidas e agudas capazes de cortar ou perfurar, como agulhas e lâminas de bisturis.
II. Lâminas de barbear, agulhas, ampolas de vidro, lâminas de bisturi, lancetas, tubos capilares, lâminas e lamínulas, espátulas e todos os utensílios de vidro quebrados no laboratório são exemplos de materiais perfurocortantes.
III. Os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, imediatamente após o uso ou a necessidade de descarte, em recipientes de paredes rígidas, resistentes a punctura, ruptura e vazamento.
IV. É permitido o esvaziamento dos recipientes de descarte de materiais perfurocortantes para o reaproveitamento daqueles.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

  • Os materiais perfurocortantes, segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), são classificados como Grupo E, compreendendo qualquer dispositivo ou objetos com cantos, bordas, pontos ou protuberâncias rígidas e agudas capazes de cortar ou perfurar.

    O perfurocortante é classificado como um material de risco biológico e pode representar um grande problema de saúde pública. Ao penetrar a pele é possível que estes materiais espalhem agentes patogênicos contidos no sangue, sendo diretamente responsáveis pela transmissão de doenças como hepatite B (HBV), hepatite C (HCV) e HIV.

    Descarte>>> De acordo com as orientações da ANVISA, os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso ou necessidade de descarte, em recipientes rígidos, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, com tampa e devidamente identificados, acrescido da inscrição “Perfurocortante” e os riscos adicionais quando houver, como químico ou radiológico.

  • Maria, se a resposta da questão A está incorreta por se não se encontrar prevista no Código Civil, e sim em Súmula do STJ e Enunciado do CNJ, onde estaria o fundamento legal da questão B, apontada como correta?

  • Apenas complementando:

    Parágrafo único, artigo 87 da RDC 222/2018:

    Para os RSS do Grupo E (perfurocortantes):

    "Admite-se o emprego de tecnologia que promova o esvaziamento automatizado de recipientes plásticos específicos com posterior descontaminação, possibilitando sua reutilização".

  • B exige jurisprudência .


ID
2926150
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Sobre o preparo de soluções e reagentes, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

  • A densidade de um reagente de laboratório pode ser indicada pela unidade de medida “g/cm3” (gramas por centímetros cúbicos).

  • Sobre o preparo de soluções e reagentes, assinale a alternativa correta. A densidade de um reagente de laboratório pode ser indicada pela unidade de medida “g/cm” (gramas por centímetros cúbicos).

    Em autoclaves, a unidade de medida utilizada para indicar a pressão atmosférica é “atm” (atmosfera).

    Pesar 30 mg de um reagente é o mesmo que pesar 0,03 g dele., pois 1 g são 1000mg. (voltam 3 casas)

    Pipetar 0,1 mL de uma solução é o mesmo que pipetar 100 µl dela., pois 1 ml são 1000 µl

     unidade de medida de força “mmHg” (milímetros de mercúrio) é utilizada para indicar pressão.


ID
2926153
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A respeito da preparação de soluções e reagentes, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

  • Gabarito: A

    Vejam o gabarito comentado pelo professor aqui do QConcursos.


ID
2926156
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Sobre o conceito de pH e conhecimentos de química geral, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

  • Gabarito: D

    Vejam o gabarito comentado pelo professor aqui do QConcursos.


ID
2926162
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Sobre as substâncias fixadoras, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : E


ID
2926165
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre os tipos de microscópios e assinale a alternativa correta. 

I. O microscópio de luz difere do microscópio eletrônico de transmissão porque, nesse último, um feixe de elétrons é utilizado pra formar a imagem.
II. Os microscópios eletrônicos de varredura e transmissão diferem entre si pela capacidade de o microscópio de varredura aumentar 1.000 vezes a imagem obtida no microscópio de transmissão.
III. O microscópio de fluorescência é equipado com a iluminação infravermelha para a adequada visualização das amostras.
IV. O microscópio de fluorescência deve ser utilizado somente para amostras que apresentam bioluminescência.
V. O microscópio estereoscópico (ou lupa) permite que a amostra seja examinada em três dimensões. 

Alternativas
Comentários
  • Com o mau uso do microscópio o foco pode ficar difícil e indefinido, qual estrutura pode estar apresentando defeito?

  • Gabarito : A