SóProvas



Prova UFU-MG - 2018 - UFU-MG - Vestibular - Francês - 2º Dia


ID
2772970
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“Pois pensar e ser é o mesmo”

Parmênides, Poema, fragmento 3, extraído de: Os filósofos pré-socráticos. Tradução de Gerd Bornheim. São Paulo: Cultrix, 1993.

A proposição acima é parte do poema de Parmênides, o fragmento 3. Considerando-se o que se sabe sobre esse filósofo, que viveu por volta do século VI a.C., assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Perfeito, o conceito é esse mesmo!


ID
2772973
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Segundo Karl Marx (1818-1883), “não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina a sua consciência”.

Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: M. Fontes, 1977. p. 23.

Essa citação sintetiza o pensamento filosófico, político, histórico e econômico desse pensador, que se convencionou chamar de

Alternativas
Comentários
  • O materialismo histórico é uma teoria política, sociológica e econômica desenvolvida por Karl Marx e Friedrich Engels no século XIX. Os pensadores haviam entendido que o século XIX, vivente da alta modificação social propiciada pela Revolução Industrial, possuía uma nova configuração, baseada na força de produção da burguesia e na exploração da mão de obra da classe trabalhadora por parte da classe burguesa (donos das fábricas).


ID
2772976
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Considere o seguinte trecho

“No diálogo Mênon, Platão faz Sócrates sustentar que a virtude não pode ser ensinada, consistindo-se em algo que trazemos conosco desde o nascimento, defendendo uma concepção, segundo a qual temos em nós um conhecimento inato que se encontra obscurecido desde que a alma encarnou-se no corpo. O papel da filosofia é fazer-nos recordar deste conhecimento”

MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2000. p. 31.

Nesse trecho, o autor descreve o que ficou conhecido como

Alternativas
Comentários
  • A teoria da reminiscência é abordada de forma clara e objetiva na obra Mênon em que, Sócrates, personagem da ação dialógica platônica, objetiva responder a duas questões fundamentais: Qual é a natureza da virtude? Ela pode ou não ser ensinada a alguém?

  • Teoria da reminiscência: Uma teoria que deriva da teoria das ideias é a teoria platônica da reminiscência. Segundo Platão, o ser humano é formado de uma parte mortal, a saber, o corpo; e uma parte imortal, a saber: a alma; antes de habitarmos este mundo, nossa alma habitava o mundo das ideias.

  • Para Platão, todos nasciam com ''ideias inatas'', que são os conceitos em sua forma pura, sendo o mundo sensível uma mera cópia imperfeita delas, tais ideias estava no mundo inteligível, adormecidas, cabendo à filosofia recordá-las

    LETRA B

    APMBB


ID
2772979
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“O filósofo natural e o dialético darão definições diferentes para cada uma dessas afecções. Por exemplo, no caso da pergunta “O que é a raiva?”, o dialético dirá que se trata de um desejo de vingança, ou algo deste tipo; o filósofo natural dirá que se trata de um aquecimento do sangue ou de fluidos quentes do coração. Um explica segundo a matéria, o outro, segundo a forma e a definição. A definição é o “o que é” da coisa, mas, para existir, esta precisa da matéria.”

Aristóteles. Sobre a alma, I,1 403a 25-32. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2010.

Considerando-se o trecho acima, extraído da obra Sobre a Alma, de Aristóteles (384-322 a.C.), assinale a alternativa que nomeia corretamente a doutrina aristotélica em questão.

Alternativas
Comentários
  • para aristoteles, a teoria das ausas, na sua epoca, explicava a origem de um certo corpo.

    Exemplo: casa

    Formal: qual a forma do objeto? tem forma de casa

    Final: qual a finaldade do objeto? servir como moradia

    Material: do que e feita esta casa (sua materia)? de tijolos, concreto e telhado

    Eficiente: quem produz o objeto? o pedreiro


ID
2772982
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Considere o seguinte texto do filósofo Heráclito (século VI a.C.).
“Para as almas, morrer é transformar-se em água; para a água, morrer é transformar-se em terra. Da terra, contudo, forma-se a água e da água, a alma”

Heráclito. Fragmentos, extraído de: MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2000. Tradução do autor.

Em relação ao excerto acima, podemos afirmar que ele ilustra

Alternativas
Comentários
  • Heráclito defendia a ideia de um mundo contínuo, enquanto Parmênides definia um ser único, um ser imóvel.


ID
2772985
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Agostinho, em Confissões, diz: “Mas após a leitura daqueles livros dos platônicos e de ser levado por eles a buscar a verdade incorpórea, percebi que ‘as perfeições invisíveis são visíveis em suas obras’ (Carta de Paulo aos Romanos, 1, 20)”.

Agostinho de Hipona. Confissões, livro VII, cap. 20, citado por: MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2000. Tradução do autor.

Nesse trecho, podemos perceber como Agostinho

Alternativas

ID
2772988
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Com relação à noção de estado de natureza, que é o estado em que os seres humanos se achavam antes da formação da sociedade, podem-se identificar, na filosofia política moderna, três tendências:

1. Os seres humanos são naturalmente egoístas e, no estado de natureza, se achavam numa guerra de todos contra todos daí que, por medo uns dos outros, aceitam renunciar à liberdade e constituir um Soberano, o estado, que garanta a paz.
2. Não é por medo uns dos outros, e sim para garantir o direito à propriedade e à segurança que os seres humanos consentem em criar uma autoridade que possa tornar isso possível.
3. No estado de natureza, os seres humanos eram felizes e foi o advento da propriedade privada e da sociedade civil que tornou alguns escravos de outros.

Podem-se atribuir essas três concepções, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • O objeto da questão é a teoria dos contratualistas. O primeiro trecho apresenta justamente o conceito hobbesiano de estado de natureza, qual seja, um estado de guerra de uns contra os outros, e que pelo medo da morte violenta, abrem mão da liberdade natural em troca da proteção de suas vidas. O segundo trecho refere-se ao estado natural de John Locke, que defende que os indivíduos deixam seu estado natural para ingressarem em sociedade civil para proteger a sua propriedade privada. Já para Rousseau, o homem natural é um bom selvagem, nasce bom, mas a sociedade o corrompe com o advento da propriedade privada. Assim, a sequência adequada das teorias apresentadas pelos filósofos encontra-se na alternativa “B”.

    https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://nacionalonline.nacionalnet.com.br/servicos/coberturas/..%255C..%255CResolvidos%255CQuest%25E3o%2520007%2520%2528Resolvida%2529%252028637.pdf&ved=2ahUKEwjpx-LAxaLpAhWYLLkGHaOjC6sQFjAAegQIAxAB&usg=AOvVaw26-AcEtszrO3O2Zju4ccg_


ID
2772991
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia

Na obra Discurso do método, o filósofo francês Renê Descartes descreve as quatro regras que, segundo ele, podem levar ao conhecimento de todas as coisas de que o espírito é capaz de conhecer.

Quanto a uma dessas regras, ele diz que se trata de “dividir cada dificuldade que examinasse em tantas partes quantas possíveis e necessárias para melhor resolvê-las”.

Descartes. Discurso do método,I-II, citado por: MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2000. Tradução de Marcus Penchel.

Essa regra, transcrita acima, é denominada

Alternativas
Comentários
  • Regra da análise: devemos dividir nossos problemas no maior número possível de partes, para melhor resolvê-los.

    item A


ID
2772994
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia

De acordo com o pensamento do filósofo Immanuel Kant (1724-1804), os juízos a priori são todos analíticos e os juízos a posteriori são todos sintéticos.

Assinale a alternativa que define corretamente as noções de juízo analítico e juízo sintético.

Alternativas

ID
2772997
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

    Considere o seguinte trecho, extraído da obra A náusea, do escritor e filósofo francês Jean Paul Sartre (1889-1980).

    “O essencial é a contingência. O que quero dizer é que, por definição, a existência não é a necessidade. Existir é simplesmente estar presente; os entes aparecem, deixam que os encontremos, mas nunca podemos deduzi-los. Creio que há pessoas que compreenderam isso. Só que tentaram superar essa contingência inventando um ser necessário e causa de si próprio. Ora, nenhum ser necessário pode explicar a existência: a contingência não é uma ilusão, uma aparência que se pode dissipar; é o absoluto, por conseguinte, a gratuidade perfeita.”

SARTRE, Jean Paul. A Náusea. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1986. Tradução de Rita Braga, citado por: MARCONDES, Danilo Marcondes. Textos Básicos de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2000.

    Nesse trecho, vemos uma exemplificação ou uma referência ao existencialismo sartriano que se apresenta como

Alternativas
Comentários
  • existencialismo de Sartre, pensamento separativista da percepção e da imaginação, A Existência precede a essência, pensamento desenvolvido em o ser e o nada

    item D


ID
2773000
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Objeto de estudo da nova historiografia, a “(...) história da vida cotidiana e privada é a história de pequenos prazeres, dos detalhes quase invisíveis, dos dramas do banal, do insignificante, das coisas deixadas ‘de lado’.”

DEL PRIORI, Mary. História do cotidiano e da vida privada. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Org.). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

Esse fragmento de texto aborda a inovação do conhecimento histórico a partir da segunda metade do século XX, conhecida como Nova História. Desde então, novos sujeitos tornaram-se objetos da pesquisa histórica, observando-se o seu protagonismo em diferentes esferas sociais.

Com base nessa informação, é INCORRETO afirmar que compuseram o novo grupo de indivíduos estudados

Alternativas
Comentários
  • O estudo de imperadores e generais da Roma Antiga já é bem conhecido pela história, sendo objeto de estudo, inclusive, da visão clássica (eurocêntrica) da história.

  • a história, em geral, sempre foi estudada a partir da organização social e da economia, sendo assim, as minorias ainda não foram estudadas e, agora, elas tem ganhado força. Na questão, o examinador pede a alternativa incorreta, sendo assim, aa alternativa B confirma esse erro, uma vez que os imperadores e os generais da antiga Roma foram os primeiros a serem estudados.


ID
2773003
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A história brasileira é repleta de eventos em que determinados grupos promoveram ações de ruptura das regras do jogo político, visando à conquista do poder, de forma que, tradicionalmente, tais ações, em muitos casos, acabaram por compor a história da nação classificadas como golpes.

Em um desses eventos, o poder central determinou que o exército invadisse o plenário do congresso que estava em reunião para a elaboração da Constituição Brasileira, o que resultou na prisão de diversos deputados e na deportação de outros.

Esse episódio refere-se à

Alternativas
Comentários
  • A noite anterior à dissolução da Assembleia Constituinte foi chamada de "Noite da Agonia".

  • A assembleia era constituída por vários políticos de regiões diferentes e chegaram a terminar um esboço da constituição, apelidada de "constituição da mandioca", porém no seu conteúdo havia garantias e privilégios para a elite agrária e não a autonomia geral de Dom Pedro I

  • noite da agonia foi um episódio da história do Brasil, ocorrido na madrugada de 12 de novembro de 1823, durante a Assembleia Constituinte, no Rio de Janeiro, que estava encarregada de redigir a primeira Constituição do país recém-independente. . O monarca mandou o invadir o , que não resistiu, não conseguindo evitar sua dissolução.

    item C

  • noite da agonia foi um episódio da história do Brasil, ocorrido na madrugada de 12 de novembro de 1823, durante a Assembleia Constituinte, no Rio de Janeiro, que estava encarregada de redigir a primeira Constituição do país recém-independente. O monarca Pedro I mandou o  invadir o plenário da Assembleia Constituinte, que não resistiu, não conseguindo evitar sua dissolução. Vários deputados foram presos e deportados, entre eles os irmãos Andradas, José Bonifácio (o Patriarca da Independência), Martim Francisco e Antônio Carlos.

    Em documento assinado pelo Imperador e seus conselheiros em 13 de novembro de 1823, adotou-se, além da expatriação de ex-deputados, outras medidas repressivas — quais sejam, a vigilância policial sigilosa em locais de reunião e a prisão de quem se envolvesse em discussões públicas.

    Com a dissolução da Assembleia constituinte, Pedro I reuniu dez cidadãos de sua inteira confiança que, a portas fechadas, redigiram a primeira constituição do Brasil, outorgada em 25 de março de 1824, e que acabou fortalecendo o Poder Moderador.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Noite_da_agonia


ID
2773006
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

"Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, 'in perpetuum'. Está claramente demonstrado que, como bom filho e príncipe católico, prestaste inumeráveis serviços a tua mãe, a Santa Igreja, (...) Por isso, nós, atendemos às qualidades de prudência, justiça e idoneidade de governo que ilustram a tua pessoa, tomamo-la sob a proteção de São Pedro e nossa, e concedemos e confirmamos por autoridade apostólica ao teu excelso domínio o reino de Portugal (...)”

Disponível em: <http://ensina.rtp.pt/artigo/a-bula-manifestis-probatum-o-documento-fundador-do-reino/>. Acesso em 06 de mar. 2018.

Em 23 de maio de 1179, o Papa Alexandre III emitiu uma bula, declarando D. Afonso Henriques soberano de Portugal. Esse trecho do documento é testemunho do surgimento precoce da primeira nação europeia. A aliança entre a nobreza e a burguesia (abençoada pela Igreja) enfraqueceu os senhores feudais, dando início ao aparecimento dos Estados Nacionais. Esse processo se arrastaria até o século XIX quando surgiu a última nação por meio da unificação de reinos.

De acordo com as informações dadas, a nação referida no trecho em destaque é

Alternativas
Comentários
  • A última nação europeia unificada foi a Alemanha em 1871

  • Como Portugal foi o primeiro Estado Moderno a surgir (1139) e a Itália e a Alemanha tiveram uma unificação política tardia. A unificação da Alemanha foi concluída em 1871 formando o II Reich e adotando uma monarquia constitucional. Vale dizer que a unificação política da Itália e Alemanha praticamente caminharam juntas e foram concluídas no mesmo contexto histórico.

    FONTE: https://brainly.com.br/tarefa/27093281


ID
2773009
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“No momento de sua descoberta, a América apresentava uma grande heterogeneidade etnográfica. A escala civilizatória era muito variada desde as sociedades organizadas política e economicamente com um forte e bem estruturado aparelho estatal até as tribos de pescadores.”

BRUIT, H. H. Bartolomé de Las Casas e a Simulação dos Vencidos: Ensaio sobre a conquista hispânica da América. Campinas-SP: Editora Unicamp, 1995, p.42.

Há um consenso de que dentre as sociedades pré-colombianas de maior avanço estavam maias, astecas e incas.

Sobre as características socioculturais dos incas, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Império Inca (em : Tawantinsuyu)

    ou seja, idioma é o quichua.

    ùnica forma q vi e matar a questão kkk

    item B


ID
2773018
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Por volta de 1880, os padrões de Haussmann foram universalmente aclamados como verdadeiro modelo do urbanismo moderno. Como tal, logo passou a ser reproduzido em cidades de crescimento emergente, em todas as partes do mundo, de Santiago a Saigon.”

BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Brasiliense, 1990, p.147.

As reformas urbanas foram inspiradas no modelo parisiense a partir de fins do século XIX, influenciando, por exemplo, a intervenção urbanística do prefeito Pereira Passos no Rio de Janeiro.

Sobre tais reformas, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • C. o traçado sinuoso das antigas ruas e avenidas era mantido, visando à preservação das construções de valor histórico.



  • como a intervenção visava a higienização ou revitalizar o saneamento, principalmente no RJ onde , vai ter o estouro de epidemias no governo de rodrigues alves causadas justamente por esses fatores , como : varíola, febre amarela, etc . até surgindo a revolta da vacina. Meio contudente! A mesma só estará certa caso se refira ao que foi planejado para Paris , mas caso seja no Brasil a questão esará altamente errada , até pq pereira passos e Rodrigues Alves só vão querer embelezar o RJ , se a questão especificasse de qual capital estivessem falando ficaria até entendível !


ID
2773024
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A Revolução Mexicana, que marca o início da Idade Contemporânea na América Latina, (...) derrotou a hegemonia da oligarquia, substituindo-a por uma burguesia agrária, desencadeando mudanças significativas na economia, na política, na diplomacia, nos campos social e cultural e nas relações entre Estado e Igreja.”

RAMPINELLI, W.J. A Revolução Mexicana: seu alcance regional, precursores, a luta de classes e a relação com os povos originários. Revista Espaço Acadêmico, n.126, nov.2011, p.90.

Sobre os adventos que envolvem o processo revolucionário mexicano, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

     

    Revolução mexicana 1910: Resumo

     

    -Ditadura de Portírio Diaz

    -Derrubada de Portírio (1911) Francisco madero tornou-se presidente.

    -Líderes camponeses: Emiliano zapata e Pancho villa

  • quem defendia e apoiava os camponeses era Emiliano Zapata Líder do Exército do Sul


ID
2773027
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Vargas, nos anos 1930, não era um homem de esquerda, nem exatamente de direita, mas um clássico líder populista conservador que compreendeu a importância de legitimar o seu poder nas massas e, em um país em que não havia partidos políticos ideológicos, tratou de estabelecer uma relação direta com o povo.”

BRESSER-PEREIRA, L.C. “Getúlio Vargas: o Estadista, a Nação e a Democracia” In BASTOS, Pedro Paulo Z.; FONSECA, Pedro Cezar D. (Org). A Era Vargas: desenvolvimentismo, economia e sociedade. São Paulo: Editora Unesp, 2012.

O trecho acima remete à Era Vargas e à adoção de sua opção política baseada no populismo. Com o apoio popular, Vargas tomou medidas no campo sociocultural, que visavam a construir uma identidade nacional e, no campo econômico, que gerassem o desenvolvimento do país.

Assinale a alternativa que descreve ações empreendidas por Vargas.

Alternativas
Comentários
  • A) Adoção do Salário Mínimo, criação da Petrobrás, fomento à Semana de Arte Moderna e estímulo aos novos gêneros musicais por meio da popularização do rádio. (Errado)

    R: A semana da arte moderna acontece em 1922. Como sabemos, Vargas toma o poder através de um golpe em 1930.

    B) Consolidação das Leis do Trabalho, criação do BNDES, repressão às línguas dos imigrantes, criação do MEC com proposição de Leis Orgânicas para padronizar o Sistema Educativo. (GABARITO)

    C) Criação da indústria de base (Cia Vale do Rio Doce e Siderúrgica Nacional), promoção da liberdade de pensamento e artística por meio do DIP e instituição do Conselho Nacional do Petróleo. (Errado)

    R: Pelo contrário. A ditadura Vargas foi um período de grande repressão.

    D) Instituição do Código Eleitoral, criação do Instituto do Açúcar e do Álcool, designação de partidos políticos para elaboração da Constituição do Estado Novo, difusão do programa radiofônico Hora do Brasil. (Errado)

    R: A constituição de 1937 foi outorgada por Vargas.


ID
3786439
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Francês
Assuntos

Le droit à l’avortement menacé au Brésil

Au Brésil, plusieurs centaines de femmes ont manifesté pour le droit à l’avortement suite à un projet de loi qui le menace.

« C’est notre corps, c’est à nous de choisir, pour la vie des femmes! » scandent des centaines de brésiliennes descendues dans la rue à Rio de Janeiro pour manifester leur mécontentement face au projet de loi voté le 13 novembre dernier en commission parlementaire. Ce projet ? Interdire tout recours à l’avortement, y compris en cas de viol ou de menace sur la santé de la mère, comme le prévoit actuellement la législation brésilienne. L’objectif initial du projet était de prolonger le congé maternité de mères de bébés prématurés, mais les militants pro-avortement y voient un « cheval de Troie » pour bafouer leur droit à l’avortement.

Disponível em:<https://www.francetvinfo.fr/monde/bresil/>. Acesso em: nov, 2017 (fragmento).

De acordo com o texto, é correto afirmar que, para as manifestantes brasileiras, o projeto de lei votado em 13/11/17

Alternativas