SóProvas



Prova UFGD - 2019 - UFGD - Arquivista


ID
2927692
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia um pequeno trecho do conto "O espelho", de Machado de Assis.

Quatro ou cinco cavalheiros debatiam, uma noite, várias questões de alta transcendência, sem que a disparidade dos votos trouxesse a menor alteração aos espíritos. A casa ficava no morro de Santa Teresa, a sala era pequena, alumiada a velas, cuja luz fundia- se misteriosamente com o luar que vinha de fora. Entre a cidade, com as suas agitações e aventuras, e o céu, em que as estrelas pestanejavam, através de uma atmosfera límpida e sossegada, estavam os nossos quatro ou cinco investigadores de coisas metafísicas, resolvendo amigavelmente os mais árduos problemas do universo.

Disponível em: https://pt.wikisource.org/wiki/O_Espelho. Acesso em: 18 fev. 2019.


As palavras "disparidade" e "pestanejavam", destacadas no texto, mantém equivalência de sentido se substituídas, respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • GAB. C

    Disparidade é sinônimo de: discrepância, diferença, despropósito, desigualdade.

  • disparidade blz.. agora pestanejar tem a ver com cintilar ?? só pra esta banca

  • Gabarito C

    Pestanejavam vem do verbo pestanejar. O mesmo que: piscavam, vacilavam, hesitavam, tremeluziam, duvidavam.

    Cintilavam vem do verbo cintilar. O mesmo que: tremeluziam, resplandeciam, brilhavam, sobressaíam, piscavam.

    Disparidade é sinônimo de: diferença, despropósito, desigualdade, discrepância.


ID
2927695
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

         TECNOLOGIA PODE INFLUENCIAR HABILIDADES COGNITIVAS


      Pesquisa indica que jogos eletrônicos estimulam as chamadas Funções Executivas, provocando efeitos globais sobre o desempenho escolar.

                                                                                Por: Silvio Henrique Fiscarelli

      Na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), semanalmente, ao final das atividades realizadas em nosso projeto de uso de tecnologia educacional com crianças com dificuldades de alfabetização, é recorrente algum pai se aproximar e perguntar sobre o progresso e o comportamento de seu filho: "ele faz todas as atividades?", "está se comportando bem?", "fica sentado na cadeira?". E geralmente completa: "na escola, o professor disse que ele não para sentado na carteira" ou "o professor disse que ele enrola e não faz as atividades". O interessante é que aquelas perguntas e falas me soam estranhas pois raramente temos que chamar a atenção de algum aluno por ter comportamento inadequado durante as atividades.

    Aparentemente, as mesmas crianças que na escola apresentam um comportamento menos disciplinado e menor comprometimento com as atividades escolares se transformam em "anjinhos" dedicados durante as nossas sessões. Por quê?

       A primeira e mais fácil resposta seria atribuir o fascínio que a tecnologia gera na maioria das crianças; uma segunda explicação complementar seria um certo grau de intimidação das crianças pelo fato de não estarem em uma sala de aula tradicional e com pessoas que não eram de seu convívio diário. Tais argumentos, embora plausíveis, na minha opinião, não se sustentam. Primeiro, todos os participantes do projeto tinham acesso a algum tipo de equipamento tecnológico em casa, como computador, tablet ou celular. Ou seja, o computador não era uma novidade capaz de, por si só, manter uma motivação extrínseca. Segundo, estar em um ambiente incomum e com pessoas desconhecidas pode gerar impacto durante algum tempo, mas depois de algumas semanas esse estranhamento inicial acaba por se tornar algo habitual. Além de tudo, as crianças estavam ali realizando atividades relacionadas à aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática, até certo ponto, semelhantes às realizadas na escola. O que explicaria, então, essa diferença de comportamento? [...].

Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/15885/tecnologia-pode-influenciar-habilidades-cognitivas. Acesso em: 22 fev. 2019.


Afirma-se, a partir do texto escrito pelo pesquisador, que:

Alternativas
Comentários
  • "Tais argumentos, embora plausíveis, na minha opinião, não se sustentam".

    GAB: E


ID
2927698
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir compõe o primeiro capítulo de um livro que aborda a adolescência e seus conflitos.


Um adolescente um pouco sem rumo, estranhando seu próprio comportamento, paradoxalmente desafiador e arrependido, para você na rua e fala: "Estou só passando por uma fase agora. Todo o mundo passa por fases, não é?" Alguém talvez reconheça sua voz. É Holden, o herói do romance O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger.

Aproveitando-se da situação, atrás e ao lado dele se aglomeram pais e mães de adolescentes. Eles também perguntam: "Então, é assim? Vai passar? É só uma fase?"

Resposta de bolso, caso Holden e os pais o parem na rua: "Não. Não é apenas uma fase. Por isso, nada garante que passe".

Nossos adolescentes amam, estudam, brigam, trabalham. Batalham com seus corpos, que se esticam e se transformam. Lidam com as dificuldades de crescer no quadro complicado da família moderna. Como se diz hoje, eles se procuram e eventualmente se acham. Mas, além disso, eles precisam lutar com a adolescência, que é uma criatura um pouco monstruosa, sustentada pela imaginação de todos, adolescentes e pais. Um mito, inventado no começo do século 20, que vingou, sobretudo depois da Segunda Guerra Mundial.

A adolescência é o prisma pelo qual os adultos olham os adolescentes e pelo qual os próprios adolescentes se contemplam. Ela é uma das formações culturais mais poderosas de nossa época. [...].

Disponível em: https://wwwl.folha.uol.com.br/folha/ publifolha/351920-contardo-calligaris-explica-a-adolescencia-e-seus-desafios-no-mundo-moderno.shtml. Acesso em: 20 fev. 2019.


Os termos destacados (dele, seus, eles, criatura e ela) retomam, respectivamente, as seguintes palavras referidas no texto:

Alternativas
Comentários
  • Precisou de cuidado apenas com a concordância entre o pronome e o seu referente.

  • Questão de atenção....

    Tem que estar atento para o plural das palavras.


ID
2927704
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nas orações "Segundo disse o médico, Mariana precisava reduzir o colesterol" e "Mariana fez a dieta, logo, reduziu o colesterol", nota-se, respectivamente, uma relação de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    "Segundo disse o médico, Mariana precisava reduzir o colesterol" e "Mariana fez a dieta, logo, reduziu o colesterol"

    >>>segundo > As orações subordinadas adverbiais conformativas, indicando uma ideia de conformidade, "conforme disse o médico."

    >>> logo > conjunção conclusiva, expressando uma conclusão da ideia anterior.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Segundo....Or. sub.adv.conformativa

    Logo ( entre vírgulas)...... or. coord. conclusiva

  • Substituindo as conjunções subordinativas por outras de valor conformativo e conclusivo, respectivamente, é possível observar que a semântica original da oração foi mantida. Vejamos:

     

    "Segundo disse o médico, Mariana precisava reduzir o colesterol."

    "Conforme disse o médico, Mariana precisava reduzir o colesterol."

     

    "Mariana fez a dieta, logo, reduziu o colesterol."

    "Mariana fez a dieta, portanto, reduziu o colesterol"

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: B

  • SEGUNDOS... Qual é a classe gramatical ? 

    1. SEGUNDO José, a vida é uma alegria.

    2. SEGUNDO José me disse, os salários vão aumentar.

    3. SEGUNDO lugar na corrida?... Não era bem o desejado, mas já valeu o destaque.

    4. SEGUNDO é o nome dado à sexagésima parte de um minuto.

    5. Mude, primeiro, seu modo de ver as coisas. SEGUNDO, continue a estudar como nunca! Terceiro, acredite em você. 

    ......

    1. Preposição (acidental) de valor semântico conformativo, pois introduz adjunto adverbial. 

    2. Conjunção subordinativa conformativa, pois introduz oração subordinada adverbial. 

    3. Numeral ordinal, pois indica sequência/posição/ordem.

    4. Substantivo, pois é uma palavra que designa algo.

    5. Quando um numeral equivaler a "em primeiro lugar", "em segundo lugar", "em terceiro lugar" e estiver se referindo a um verbo ou a uma oração inteira, passará a ser um advérbio de ordem. (Sim, isso existe!)

  • Por mais questões assim

  • Em 26/10/20 às 09:44, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 05/10/20 às 08:24, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 29/09/20 às 07:06, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!

    Já posso pedir musica ! kkkkkkkkkkkkkk


ID
2927707
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto que segue.

FIOS E TRAMAS

Gláucia Leal


A máxima de que à medida que ampliamos nosso conhecimento sobre algo mais teremos consciência de que ainda há muito para aprender parece se aplicar muito bem ao funcionamento do cérebro. Um bom exemplo disso: durante mais de um século, as células gliais - existentes aos milhares em nossa cabeça - atraíram pouca atenção dos neurocientistas. No entanto, à medida que o conhecimento sobre o funcionamento cerebral se ampliou, as descobertas trouxeram indagações a respeito da implicação das gliais na instalação de doenças neurológicas e transtornos psiquiátricos, bem como no processo de aprendizado.

"Até recentemente nossa compreensão do cérebro se baseava em ideias conhecidas como doutrina neural, mas essa teoria de mais de 100 anos, segundo a qual toda a comunicação do sistema nervoso é transmitida por impulsos elétricos através de redes de neurônicos, está equivocada", afirma o neurocientista R. Douglas Fields, autor do tema de capa desta edição. "Hoje sabemos que muitas informações passam ao largo dos neurônios, fluindo sem eletricidade, pela rede de células gliais", explica.

Um tema complexo que novas pesquisas ajudam a compreender melhor é a memória, uma das funções da inteligência. Os dados que fixamos proporcionam não só aos humanos, mas aos seres vivos de forma geral, aptidões diversas, que favorecem a sobrevivência e a qualidade de vida: por meio desse processo complexo obtemos benefícios de experiências passadas que nos ajudam a resolver problemas e tomar melhores decisões. Na prática, se algumas situações de esquecimento são incômodas, ainda que nem sempre as consequências não sejam trágicas, as falhas da memória costumam despertar a sensação, mesmo que momentânea, de "perda de si mesmo". Nesses casos, pode ser muito útil investigar as causas desse sintoma e também recorrer a estratégias comprovadamente eficazes para exercitar a memória e, assim, driblar as armadilhas que nos tornam tão inseguros quando somos "traídos" por esse aspecto mental. Como se seguíssemos "fios de Ariadne" - a princesa de Creta que, segundo a mitologia grega, ajudou seu amado Teseu a escapar do labirinto onde vivia o minotauro, sugerindo a ele que desenrolasse um novelo de lã para encontrar o caminho de volta -, podemos entender melhor as tramas que enredam os fios de nossas lembranças. E, ainda que não possamos retê-las, talvez seja possível ao menos nos apropriar da possibilidade de saber mais sobre nós mesmos...

Disponível em: http://www2.uol.com.br/vivermente/artigos/fios_ e_ tramas.html. Acesso em: 14 fev. 2019.


De acordo com o texto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GAB. B) as descobertas científicas podem ser revistas, alteradas e modificadas ao longo do tempo.

  • A) O texto trás uma evolução de teorias (antigas e atuais).

    B) CERTA. Ratifica a evolução das pesquisas científicas.

    C) A falha de memória é que nos deixa inseguros.

    D) Informação contraditória, pq se uma pesquisa falha, como vai poder evidenciar algo?

    E) .."a compreensão do funcionamento do cérebro é importante para o entendimento.." de como ele funciona, ou de como a memória funciona.

    Foi o que entendi, espero ter ajudado.


ID
2927710
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Observe no texto a seguir o uso das vírgulas.


As flores das quase 800 espécies de plantas da família das anacardiáceas, comuns em regiões tropicais, (1) produzem néctar, que serve de recompensa para os polinizadores. Raríssimas, porém, liberam odores, que podem funcionar como pista de onde está o néctar. Os botânicos, Elisabeth Tolke e Sandra Guerreiro, da Universidade Estadual de Campinas, e Diego Demarco, da Universidade de São Paulo, já haviam notado que as flores do cajueiro, (2) da mangueira e do cajuzinho-do-campo liberam um aroma adocicado. Agora, com técnicas de microscopia, viram que, nas flores do cajuzinho e da mangueira, as glândulas de odor estão na base interna das pétalas. A primeira produz 39 compostos voláteis, a segunda, (3) 21.

Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/04/24/shoyu- produzido-no-brasil-e-feito-a-base-de-milho/. Acesso em: 14 fev. 2019. (Excerto).


Assinale a alternativa que apresenta corretamente as justificativas para o uso da vírgula nos trechos apontados no texto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A

    As flores das quase 800 espécies de plantas da família das anacardiáceas, comuns em regiões tropicais(1) --- Expressa um aposto explicativo, demonstrando em qual tipo de regiões elas são comuns.

    já haviam notado que as flores do cajueiro, (2)da mangueira e do cajuzinho-do-campo --- todos esses termos possuem a mesma função sintática de adjunto adnominal, as vírgulas servem para separar esses termos com a mesma função sintática.

    A primeira produz 39 compostos voláteis, a segunda, (3) 21. --- Vírgula marca a zeugma (omissão) do verbo "produz", o qual já foi mencionado anteriormente.

    Força, guerreiros (as)!!

  • Gabarito: Letra A.

  • Questão muito boa!

  • Bastava saber o item 3 que dava para responder.


ID
2927713
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que identifica corretamente a função sintática relativa aos termos destacados no texto.


No mundo todo (1). o principal componente do shoyu, condimento fundamental da culinária asiática, é a soja. No Brasil (2). é diferente. Aqui, muitas empresas substituem, ou trocam, a soja pelo milho. A conclusão é de um grupo de pesquisadores do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), ambos da Universidade de São Paulo (USP), que analisou a composição química de 70 amostras de shoyu de marcas comercializadas no país. Em países como Japão, China e Coreia do Sul (3) , o molho shoyu é feito de soja com proporções pequenas de outros cereais como trigo ou cevada. "O que a indústria brasileira oferece ao consumidor não é shoyu propriamente dito, é um molho escuro e salgado elaborado a partir de milho, que deveria ter outro nome", destaca a bióloga Maristela Morais, uma das coordenadoras do grupo, ao lado do engenheiro agrônomo Luiz Antonio Martinelli.

Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/04/24/shoyu- produzido-no-brasil-e-feito-a-base-de-milho/. Acesso em: 20 de fev. 2019. (Excerto).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C

    No mundo todo (1)No Brasil (2) Em países como Japão, China e Coreia do Sul (3) 

    Todos termos são adjuntos adverbiais expressando lugares.

    Força, guerreiros (as)!!

  • Todos os termos destacados são adjuntos adverbiais. Note que estão separados por vírgulas do restante da construção, haja vista se encontrarem deslocados.

    Letra C

  • viu: NO NA EM pode marcar adjunto adverbial sem sombras de nenhuma dúvida.

  • Locução Adverbial de lugar é sempre adjunto adverbial. 


ID
2927716
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

         HA DOIS TIPOS DE PALAVRAS: AS PROPAROXÍTONAS E O RESTO

                                                                                                        Eduardo Affonso


As proparoxítonas são o ápice da cadeia alimentar do léxico.

Estão para as outras palavras assim como os mamíferos para os artrópodes. As palavras mais pernósticas são sempre proparoxítonas. Das mais lânguidas às mais lúgubres.

Das anônimas às célebres.

Se o idioma fosse um espetáculo, permaneceriam longe do público, fingindo que fogem dos fotógrafos e se achando o máximo.

Para pronunciá-las, há que ter ânimo, falar com ímpeto - e, despóticas, ainda exigem acento na sílaba tônica!

Sob qualquer ângulo, a proparoxítona tem mais crédito.

É inequívoca a diferença entre o arruaceiro e o vândalo.

O inclinado e o íngreme.

O irregular e o áspero.

O grosso e o ríspido.

O brejo e o pântano.

O quieto e o tímido.

Uma coisa é estar na ponta - outra, no vértice.

Uma coisa é estar no topo - outra, no ápice.

Uma coisa é ser fedido - outra é ser fétido.

É fácil ser valente, mas é árduo ser intrépido.

Ser artesão não é nada, perto de ser artífice.

Legal ser eleito Papa, mas bom mesmo é ser Pontífice. (Este último parágrafo contém algo raríssimo: proparoxítonas que rimam. Porque elas se acham únicas, exóticas, esdrúxulas. As figuras mais antipáticas da gramática.)

Quer causar um impacto insólito? Elogie com proparoxítonas.

É como se o elogio tivesse mais mérito, tocasse no mais íntimo.

O sujeito pode ser bom, competente, talentoso, inventivo - mas não há nada como ser considerado ótimo, magnífico, esplêndido.

Da mesma forma, errar é humano. Épico mesmo é cometer um equívoco.

Escapar sem maiores traumas é escapar ileso - tem que ter classe pra escapar incólume.

O que você não conhece é só desconhecido. O que você não tem a mínima ideia do que seja - aí já é uma incógnita.

Ao centro qualquer um chega - poucos chegam ao âmago.

O desejo de ser uma proparoxítona é tão atávico que mesmo os vocábulos mais básicos têm o privilégio (efêmero) de pertencer a esse círculo do vernáculo - e são chamados de oxítonos e paroxítonos. Não é o cúmulo?

                                                                   Revista Língua Portuguesa, ed. 73, p. 6.


Sobre o texto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • "... e fazer uso das mesmas ao longo do texto"

    Vou fingir que não vi


ID
2927719
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir.

O FIM DO SONHO

Ruy Castro


Eles nunca mais vestirão a camisa do clube que amavam ou viriam a amar. Nunca mais a suarão nos treinos, em que davam tudo para se superar e superar os colegas com quem dividiam o esforço, a dedicação e os sonhos — dividiam também o alojamento fatal. Nunca mais esperarão a hora de ser chamados no banco, tirar o agasalho e entrar em campo para mostrar o que sabiam. Nunca mais ansiarão pela bola que viria do alto para o seu domínio ou pelo passe de um companheiro, à feição do chute que levaria ao gol consagrador. Nunca mais receberão uma bola.

O goleiro nunca mais precisará exercitar sua capacidade de concentração, a ser desenvolvida nas menores ocorrências do dia a dia — para que, sob seu gol, ele pudesse esperar pelo inesperado, prever o imprevisível e defender o indefensável. Como último baluarte, atrás da linha de seus companheiros, estas eram suas responsabilidades. Agora essas responsabilidades cessaram — ele pode finalmente relaxar. O mesmo com o zagueiro — a ameaça do atacante adversário invadindo a área com seu poder de choque, a ser enfrentada com poder equivalente e neutralizada, fica agora suprimida. Quem sabe os dois não eram amigos, quase irmãos, fora de campo? Pois agora o serão para sempre — e apenas isto, não mais adversários [...].

Era um sonho maravilhoso, interrompido por uma entrada cruel e desleal do destino quando apenas começava a se tornar realidade. Eles nunca mais sonharão.

Disponível em: https://wwwl.folha.uol.com.br/colunas/ ruycastro/2019/02/o-fim-do sonho.shtml. Acesso em 20 fev. 2019.


De acordo com Koch, "a progressão ou sequenciação textual diz respeito aos procedimentos linguísticos por meio dos quais se estabelecem, entre segmentos do texto, diversos tipos de relações semânticas e/ou pragmáticas, à medida que se faz o texto progredir" (KOCH, Ingedore. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016. p. 100). Considerando esta afirmação, assinale a alternativa correta no que diz respeito aos procedimentos linguísticos de sequenciação presentes no texto.

Alternativas
Comentários
  • Letra: D

    Paralelismo sintático é uma sequência de estruturas sintáticas, como termos e orações, que são semelhantes ou possuem igual valor sintático. O uso de estruturas com essa simetria sintática confere clareza, objetividade e precisão ao discurso.

    Além do paralelismo sintático, existem também o paralelismo semântico, que indica uma simetria entre as ideias presentes na frase.

    Referência:

    https://www.normaculta.com.br/paralelismo-sintatico/

  • Paralelismo sintático: Repetição simétrica. "Nunca mais...Nunca mais...nunca mais"

  • Pq não pode ser a B?

  • Acertei a questão, mas achei complexa.


ID
2927722
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde a uma vedação ao servidor público.

Alternativas
Comentários
  • ANEXO

    Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

    CAPÍTULO I

    Seção III

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    [...]

    m) fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros;

    [...]

  • GABARITO - LETRA C

  • Parece até piada uma questão dessa.

  • GABARITO:C

     

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

     

    Das Vedações ao Servidor Público


    XV - E vedado ao servidor público;

     

    a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;

     

    b) prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam;

     

    c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;

     

    d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;

     

    e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;

     

    f) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores;

     

    g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim;

     

    h) alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providências;


    i) iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos;

     

    j) desviar servidor público para atendimento a interesse particular;

     

    l) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público;

     

    m) fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros; [GABARITO]

     

    n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente;

     

    o) dar o seu concurso a qualquer instituição que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana;

     

    p) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.


     

  • a) é dever

    b) é dever

    c) é vedação

    d) é dever

    e) é dever

  • Gabarito: C

    m) fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros.


ID
2927725
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

No que se refere às regras deontológicas constantes do Decreto n° 1.171, de 22 de junho de 1994, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:A


     

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

     

    Das Regras Deontológicas


    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

     

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

     

    III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo. [ERRADO - LETRA B]


    VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. [ERRADO - LETRA C]

     

    VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar. [ERRADO - LETRA E]


    IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los. [ERRADO - LETRA D]


    XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas. [GABARITO - LETRA A]

  • GABARITO:A


     

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

     

    Das Regras Deontológicas


    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

     

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

     

    III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo. [ERRADO - LETRA B]


    VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. [ERRADO - LETRA C]

     

    VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar. [ERRADO - LETRA E]


    IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los. [ERRADO - LETRA D]


    XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas. [GABARITO - LETRA A]

  • GABARITO: LETRA A

    Das Regras Deontológicas

    XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

  • Gabarito: LETRA A

    Alternativa E - REQUISITOS

    Eficiência e Legalidade (INCORRETO)

    Eficácia e Moralidade (CORRETO)

  • GABARITO: LETRA A

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

    XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.


ID
2927728
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Quanto à ordem de sucessão da presidência da Assembleia Universitária dos Conselhos, na falta ou impedimento do reitor, assinale a alternativa que contém a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO. E

  • Regimento Geral da Universidade Federal da Grande Dourados. 

    CAPÍTULO II

    Da Presidência

    Art. 24. Na falta ou impedimento do Reitor, a presidência da Assembléia Universitária, do Conselho Social, do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura caberá ao Vice-Reitor e, na ausência deste, a um dos Pró-Reitores, na seguinte ordem:

    I - Pró-Reitor de Planejamento e Administração; II - Pró-Reitor de Graduação; III - Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; IV - Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis. 

    "Vale ressaltar que o dispositivo presente na questão está localizado no "regimento geral" e não no "estatuto".

  • Regimento UFGD

    Art. 24. Na falta ou impedimento do Reitor, a presidência da Assembléia Universitária, do Conselho Social, do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura caberá ao Vice-Reitor e, na ausência deste, a um dos Pró-Reitores, na seguinte ordem:

    I - Pró-Reitor de Planejamento e Administração;

    II - Pró-Reitor de Graduação;

    III - Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação;

    IV - Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis.


ID
2927731
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto aos institutos que constam da Lei n° 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

Alternativas
Comentários
  • A) A reintegração (readaptação) é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    .

    B) Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo ou reintegração do anterior ocupante.

    .

    C) Readaptação (Reintegração) é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    .

    D) Remoção (Transferência) é a passagem do servidor estável de cargo efetivo para outro de igual denominação, pertencente a quadro de pessoal diverso, de órgão ou instituição do mesmo Poder.

    .

    E)Transferência (Remoção) é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    .

    Qualquer erro me avisem, por favor =)

  • Parece português, mas na verdade escreveram a alternativa em klingon. kkkkk

  • A READAPTAÇÃO é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo ou reintegração do anterior ocupante.

    REINTEGRAÇÃO é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    TRANSFERÊNCIA é a passagem do servidor estável de cargo efetivo para outro de igual denominação, pertencente a quadro de pessoal diverso, de órgão ou instituição do mesmo Poder.

    REMOÇÃO é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

  • ALTERNATIVA B)

     

    Só lembrando que, de acordo com a lei 8.112/90, a forma de provimento e vacância denominada transferência foi revogada em 1997.

  • GABARITO:B

     

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990


     

    Art. 8o  São formas de provimento de cargo público:


            I - nomeação;

     

            II - promoção;


            III - (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

     

            IV - (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

     

            V - readaptação;


            VI - reversão;

     

            VII - aproveitamento;


            VIII - reintegração;


            IX - recondução. [GABARITO]

     

     

    Da Recondução


            Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

     

            I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; [GABARITO]

     

            II - reintegração do anterior ocupante. [GABARITO]

     

            Parágrafo único.  Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.

  • Gabarito''B''.

    Lei 8112/90 – Art. 8°. São Formas de Provimento de cargo público.

     “4 Reis se Aproveitam de Nossa Promoção”:

     RE = ReVersão (“V” de Velhinho – Aposentado por invalidez ou interesse da administração)

    RE = ReaDaptação (“D” de Doente – Investidura o servidor em outro cargo compatível com a limitação física que lhe tenha acometido por acidente ou qualquer outra circunstância)

    RE = Recondução (Retorno do servidor para o cargo que anteriormente ocupava)

    RE = Reintegração (Nova investidura do servidor em cargo após anulação de sua demissão)

    APROVEITAM = Aproveitamento

    NO = Nomeação

    PROMOÇÃO.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • Vejamos as opções propostas, à procura da correta:

    a) Errado:

    Na realidade, o conceito aqui exposto refere-se ao instituto da readaptação, cuja base legal encontra-se no art. 24, caput, da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica."

    A reintegração, por sua vez, deriva da anulação do ato administrativo que houver imposto pena de demissão ao servidor, resultando no seu retorno à ativa, no mesmo cargo que ocupava, ou no resultante de sua transformação.

    A propósito, eis o teor do art. 28, caput, do mesmo diploma legal:

    "Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens."

    b) Certo:

    Trata-se aqui de assertiva em absoluta sintonia com a norma do art. 29 da Lei 8.112/90, litteris:

    "Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante."

    c) Errado:

    Conforme demonstrado anteriormente, este conceito, a rigor, corresponde ao de reintegração, na forma do art. 28, caput, da Lei 8.112/90, e não ao de readaptação.

    d) Errado:

    A definição aqui esposada correspondia à figura da transferência, então prevista no art. 23 da Lei 8.112/90. Todavia, por não se compatibilizar com o atual ordenamento constitucional, em vista da violação ao princípio do concurso público, teve sua inconstitucionalidade pronunciada pelo STF e, em seguida, foi revogada pela Lei 9.527/97.

    e) Errado:

    Agora sim o conceito esposado vem a ser aquele referente ao instituto da remoção, com apoio no art. 36 da Lei 8.112/90, a seguir transcrito:

    "Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede."


    Gabarito do professor: B

  • BIZUSSSS

    REINTEGRAÇÃO - DEMISSÃO

    REVERSÃO - VELHINHO (APOSENTADORIA)

    READAPTAÇÃO - DOENTE

  • GABARITO: LETRA B

    Seção X

    Da Recondução

    Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

  • Seção X

    Da Recondução

    Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante.

    Parágrafo único.  Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.


ID
2927734
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre as regras constantes da Lei n° 9.784, de 29 de janeiro de 1999, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) O processo administrativo se inicia apenas a pedido de interessado.

    -Pode ser iniciada de ofício também.

    .

    B) O ato de delegação é irrevogável.

    -Revogável a qualquer tempo pela autoridade delegante.

    .

    C) A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, exceto nos casos de delegação legalmente admitidos.

    Não achei o erro dessa questão, se alguém puder comentar eu agradeço =P

    .

    D) Os atos do processo devem realizar-se preferencialmente na sede do órgão. (gabarito)

    .

    E) Os órgãos e entidades administrativas poderão (deverão) elaborar modelos ou formulários padronizados para assuntos que importem pretensões equivalentes.

    .

    Qualquer erro me avisem, por favor =)

  • Art. 11. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

    Faltou avocação, entendo que incompleta não é incorreta mas cada banca tem uma cabeça. No dia acertei mas fiquei na dúvida.

  • Paulo e concurseiro TRF, se é exceto tem que mencionar as duas (avocação e delegação), senão exceto nos casos de delegação conforme afirma a frase funcionaria como somente,ou seja, não caberia outra possibilidade.

  • A) art. 5º O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido do interessado.

    B) art. 12- Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.

    C) A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

    D) Os atos do processo devem realizar-se preferencialmente na sede do órgão, cientificando-se o interessado se outro for o local de realização. Gabarito

    E) Os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.

  • GABARITO:D

     

    LEI Nº 9.784 , DE 29 DE JANEIRO DE 1999

     

    DA FORMA, TEMPO E LUGAR DOS ATOS DO PROCESSO

     

    Art. 25. Os atos do processo devem realizar-se preferencialmente na sede do órgão, cientificando-se o interessado se outro for o local de realização. [GABARITO]


     


     

  • A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, exceto nos casos de delegação legalmente admitidos. [

    ACHO QUE A COMPETÊNCIA NÃO SE EXERCEM PELOS ORGÃOS E SIM PELO AGENTES ( meu entedimento )

  • Concurseiro TRF : Comparei o item C com o artigo em questão, artigo 11 da lei. O único erro que eu vi foi a omissão da palavra AVOCAÇÃO. .....exceto nos caso de delegação e avocação legalmente admitidos.

  • Nessa questão tem duas alternativas corretas:

    A letra c está correta, em consonância com artigo 11: " A comprtência é irrenunciável e se eexerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como pró´pria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos";

     

    A letra D também está correta, artigo 25: " Os atod do processo devem realizar-se preferencialmente na sede do órgãp, cientificando-se p interessado se outro for o local de realização!;

    Se caísse essa questão eu marcaria a letra C, e utilizaria como argumento que a letra D está incompleta. 

  • Analisemos as alternativas propostas, à procura da correta:

    a) Errado:

    Cuida-se de assertiva que contraria frontalmente o disposto no art. 5º, caput, da Lei 9.784/99, de seguinte redação:

    "Art. 5o O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado."

    b) Errado:

    A delegação constitui uma modificação transitória da execução de determinadas competências. Logo, não se trata de medida definitiva, razão por que deve ser revogável a critério da mesma autoridade responsável pela própria delegação, originariamente.

    No ponto, confira-se o teor do art. 14, §2º, da Lei 9.784/99:

    "Art. 14. O ato de delegação e sua revogação deverão ser publicados no meio oficial.

    (...)

    § 2o O ato de delegação é revogável a qualquer tempo pela autoridade delegante."

    Do exposto, equivocada esta afirmativa.

    c) Errado:

    No presente item, a Banca, propositalmente, omitiu outra exceção à regra da irrenunciabilidade da competência, que consiste na possibilidade de avocação, conforme se lê do teor do art. 11, caput, da Lei 9.784/99. É ler:

    "Art. 11. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos."

    d) Certo:

    Trata-se de afirmativa em estrita sintonia com a regra do art. 25, caput, da Lei 9.784/99, litteris:

    "Art. 25. Os atos do processo devem realizar-se preferencialmente na sede do órgão, cientificando-se o interessado se outro for o local de realização."

    Logo, eis aqui a opção correta.

    e) Errado:

    Mais uma assertiva de sutil divergência textual, desta vez em relação ao teor do art. 7º da Lei 9.784/99, que ora colaciono:

    "Art. 7o Os órgãos e entidades administrativas deverão elaborar modelos ou formulários padronizados para assuntos que importem pretensões equivalentes."

    Assim sendo, a hipótese é de comportamento vinculado, e não de uma mera discricionariedade administrativa, submetida a critérios de conveniência e oportunidade. Daí o equívoco da assertiva.


    Gabarito do professor: D

  • GABARITO LETRA D

    Os órgãos e entidades administrativas poderão (deverão) elaborar modelos ou formulários padronizados para assuntos que importem pretensões equivalentes.

  • QUESTÃO COM DUAS RESPOSTAS.

    OPÇÃO "C" E "D". AMBAS INCOMPLETAS.

    NA OPÇÃO C, FALTOU ..."E AVOCAÇÃO"

    E NA OPÇÃO D, FALTOU O COMPLEMENTO DA INFORMAÇÃO... "CIENTIFICANDO O INTERESSADO...".

  • Isso é uma sacanagem mesmo temos que adivinhar!!

  • Ora*

  • Ora*

  • vou te falar ....tá osso ter q adivinhar CESPE

  • ainda tem gente que fica falando que é mimimi, a cespe complica mesmo

  • Total falta de respeito uma questão dessa.

  • pior q ela realmente não restringiu "apenas" a esse caso.

  • pior q ela realmente não restringiu "apenas" a esse caso.

  • Quando ele fala "salvo no caso"ele restringe a apenas no caso em que o servidor estiver respondendo a processo administrativo disciplinar e não é apenas nesse caso.

  • A exoneração a pedido de servidor DEVE ser acatada pela administração pública, SALVO no caso em que o servidor estiver respondendo a processo administrativo disciplinar.

    Logo, no caso dessa questão o fato de estar incompleto acarreta em erro sim, pois aquilo que não foi citado (incompleto) foi absorvido como uma obrigação na frase anterior (a administração DEVE acatar a tudo aquilo que não foi ressalvado).

    Tem que tomar cuidado com isso.

  • FELIPE, eu não FARIA uma resposta tão boa quanto!

  • FELIPE, eu não FARIA uma resposta tão boa quanto!

  • Art. 25. Os atos do processo devem realizar-se preferencialmente na sede do órgão, cientificando-se o interessado se outro for o local de realização.


ID
2927737
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para responder a questão, considere que todos os programas mencionados foram instalados e configurados no modo padrão e podem estar na versão de 32 ou 64 bits. Nenhum recurso extra foi adicionado, tais como plug-ins, complementos, etc. Considere que o teclado, quando mencionado, encontra-se no padrão ABNT2 - PT-BR e também que o mouse está no modo padrão.

O sistema operacional Windows 10 disponibiliza diversos programas que são essenciais na adequada operação e manutenção desse sistema. Um desses programas, o Gerenciador de Tarefas, permite monitorar os programas em execução (tarefas) e o uso de recursos no sistema (por exemplo: CPU, memória, discos, rede). Assinale a alternativa que contém teclas de atalho que permitem acessar diretamente o Gerenciador de Tarefas no Windows 10.

Alternativas
Comentários
  • Ctrl+Shift+T vai abrir mais uma ABA DE PÁGINA igual a que já estiver aberta

    Ctrl+Alt+T não acontece nada

    Ctrl+Alt+Esc não acontece nada

    Ctrl+Shift+Esc GERENCIADOR DE TAREFAS

    Ctrl+Shift+G vai abrir uma espécie de mecanismo que lerá tudo que tiver na página atual.

  • Pode ser aberto diretamente pelo atalho -> CTRL + Shift + Esc ou pelo atalho CTRL + ALT + DEL que permite você bloquear o computador, fazer logoff, alterar uma senha ou abrir o gerenciador de tarefas

    .

    Qualquer erro me avisem, por favor =)

  • Há uma diferença entre acessar diretamente o Gerenciador de Tarefas (pelo atalho CTRL+SHIFT+ESC) e acessar usando o CTRL+ALT+DEL. Este último você não acessa diretamente, abre-se uma página com opções de tarefas, que uma delas é o Gerenciador de Tarefas. Algumas bancas gostam usar isso como uma casca de banana.

  • errei pelo G no final rsrs

  • CTRL+SHIFT+ESC: Abre o Gerenciador de Tarefas DIRETAMENTE.

    CTRL+ALT+DEL: Abre o Gerenciador de Tarefas INDIRETAMENTE.

  • CRLT + ALT +DEL não abre direto (vai para a subtela) CTRL + SHIFT + ESC abre o gerenciador diretamente
  • Cai na pegadinha do CTRL+ALT+DEL e confundi tudo

  • GAB D

     

    No Windows 10 é possível abrir o Gerenciador de Tarefas de forma rápida. Clique na barra de tarefas do sistema, na base da tela e depois selecione “Gerenciador de Tarefas”. Pronto, será exibido no computador em uma janela extra. Se desejar um atalho: use Ctrl+Shift+Esc.

     

     

    Informações da internet

    Avante!

     

  • Ctrl+Shift+Esc

    GAB D

    PM SP

  • DIRETAMENTE:,

    CTRL+SHIFT+ESC: Abre o Gerenciador de Tarefas DIRETAMENTE.

    "SIM, NÓS PODEMOS".

  • FUI DIRETO NA CCCCCCC.

  • O Gerenciador de Tarefas é aberto por meio do comando de atalho CTRL+SHIFT+ESC.

    Resposta certa, alternativa d).

  • Gerenciador de Tarefas

    O gerenciador de Tarefas é uma ferramenta que monitora o desempenho de vários recursos do PC, como memória, uso do espaço de armazenamento, CPU, entre outros elementos de hardware. Ele é muito útil para finalizar processos de programas que estejam “travados”. Atalho (CTRL + SHIFT + ESC.)

    GAB = D

  • ctrl + ALt+ Del tbm abre

    Você concurseiro que está quebrado, sem dinheiro até mesmo para pagar o acesso dessa plataforma, encontrei uma solução para você faturar, dependendo do seu desempenho de iniciante,de 50 a 400 reais por dia!!

    Acesse o link: https://go.hotmart.com/Y37144874Y

    Os miseráveis não têm outro remédio a não ser a esperança. -William Shakespeare

  • Vídeo com possíveis pegadinhas sobre o tema https://youtu.be/IwM4j47jPg4


ID
2927740
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para responder a questão, considere que todos os programas mencionados foram instalados e configurados no modo padrão e podem estar na versão de 32 ou 64 bits. Nenhum recurso extra foi adicionado, tais como plug-ins, complementos, etc. Considere que o teclado, quando mencionado, encontra-se no padrão ABNT2 - PT-BR e também que o mouse está no modo padrão.

Uma grande vantagem da suíte OpenOffice sobre a suíte Microsoft Office 2010 é a sua distribuição de forma gratuita. Com relação aos programas aplicativos contidos nas duas suítes, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Respectivamente!!! Letra A Impress=Power Point; Writer= Word; Calc=Excel

  • Microsoft Office => pago + software proprietário

    Word (doc/dot/docx/dotx) = processador de textos

    Excel (xls/xlsx) = planilhas eletrônicas

    Power Point (ppt/pptx/pps) = apresentaçao de slides

    Access = banco de dados

    One note = anotações

    Publisher = propaganda/publicidade

    Open Office = Libreoffice => grátis + software livre

    Writer (odt/ott) = processador de textos

    Calc (ods/ots) = planilhas eletrônicas

    Impress (odp/otp) = apresentação de slides

    Base = banco de dados

    Draw = editor de desenhos

    Math = editor de fórmulas/equações


ID
2927743
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para responder a questão, considere que todos os programas mencionados foram instalados e configurados no modo padrão e podem estar na versão de 32 ou 64 bits. Nenhum recurso extra foi adicionado, tais como plug-ins, complementos, etc. Considere que o teclado, quando mencionado, encontra-se no padrão ABNT2 - PT-BR e também que o mouse está no modo padrão.

Segundo a empresa Symantec, os dados têm um alto valor e podem ser coletados, roubados, vendidos e analisados na Internet. Em busca da privacidade de seus usuários, navegadores de Internet, como Mozilla Firefox, Google Chrome e Internet Explorer oferecem a funcionalidade de navegação privada ou anônima. Para esses navegadores, é correto afirmar que a navegação privativa/anônima

Alternativas
Comentários
  • ·        Navegação privativa funciona removendo cookies, histórico de navegação e senhas armazenadas durante sua navegação, quando você fecha a janela privativa.

    ·        Não torna você invisível na rede.

    ·        Sites ainda podem colher informações sobre sua visita, mesmo que você não tenha se identificado. Provedores de serviços de internet podem fazer o mesmo.

    ·        Se usar seu dispositivo no trabalho, sua empresa pode ser capaz de monitorar os sites que você visita. Ou, se você navegar na web em casa, a companhia de acesso à internet e seus parceiros podem ter acesso a suas informações de navegação.

    ·        Se você adicionar um site aos favoritos a partir de uma janela privativa, ele ficará em sua lista de favoritos.

    ·        Navegação privativa não protege você de programas maliciosos.

    Fonte: Mozilla Firefox

  • Navegação aNônima = no Google Chrome: Ctrl + Shift + N

    Navegação in Private = no Internet Explorer e no Edge = Ctrl + Shitf + P

    Não grava:

    -senhas, páginas em cache, histórico, entrada de formulários (quando faz compra e guarda os dados), cookies (preferências do usuário).

    Grava: favoritos e downloads

    Não deixa o usuário anônimo na internet, senão poderia cometer crimes cibernéticos na janela anônima e não ser descoberto. *Na deep web deixa o usuário anônimo, por isso é difícil pegar as pessoas lá e por isso tem de tudo.

  • Navegação Privativa

    A navegação privativa ajuda a impedir que seu histórico de navegação, os arquivos de Internet temporários, dados de formulários, cookies, nomes de usuários e senhas sejam retidos pelo navegador. Porém, os favoritos e downloads serão salvos pelo Mozilla Firefox. Naturalmente, a navegação privativa não esconde o conteúdo navegado do seu provedor de Internet, nem dos roteadores cujo conteúdo ele trafegou, nem dos servidores que eventualmente filtrem conteúdo em sua empresa (proxy/firewall) nem de hackers.

    Navegação Privativa recebe nomes diferente para cada tipo de navegador

    Navegação In Private no Internet Explorer: tecla de atalho é CTRL + Shift + P

    Navegação Privativa no FireFox: tecla de atalho é CTRL + Shift + P

    Navegação anônima no Chrome: tecla de atalho é CTRL + Shift + N

    gab: E

  • a) mantém salvo localmente o histórico de visitas e garante a anonimidade na Internet.

    O Chrome não salvará as seguintes informações:

    seu histórico de navegação

     

    b) impede que o provedor de acesso do usuário obtenha informações sobre sua atividade na Internet.

    É possível que sua atividade ainda esteja visível para:

    seu provedor de acesso à Internet

     

    c) impede que o empregador do usuário obtenha informações sobre sua atividade na Internet.

    É possível que sua atividade ainda esteja visível para:

    seu empregador ou sua escola

     

    d) não salva favoritos durante a navegação.

    O Chrome não salvará as seguintes informações:

    seu histórico de navegação

    cookies e dados de sites

    informações fornecidas em formulários

     

    e) não mantém salvo localmente o histórico de visitas e não garante anonimidade na Internet. GABARITO

    O Chrome não salvará as seguintes informações:

    seu histórico de navegação

  • Analisemos as alternativas:

    a) a navegação anônima não garante a anonimidade na Internet, pois ela não tem como excluir rastros pela Internet. A navegação anônima apenas exclui rastros dentro do navegador;

    b) como dito em a), não impede;

    c) também não impede, pois o empregador pode ter um proxy na rede da empresa que monitora o conteúdo que o computador do empregado vista na web;

    d) Salva favoritos SIM, e os favoritos ficam abertos na navegação convencional;

    e) Item correto.

    Resposta certa, alternativa e).

  • não garante anônimo idade na internet
  • Na internet é praticamente impossível ficar "anônimo".


ID
2927746
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para responder a questão, considere que todos os programas mencionados foram instalados e configurados no modo padrão e podem estar na versão de 32 ou 64 bits. Nenhum recurso extra foi adicionado, tais como plug-ins, complementos, etc. Considere que o teclado, quando mencionado, encontra-se no padrão ABNT2 - PT-BR e também que o mouse está no modo padrão.

Durante a operação de computadores, dados são armazenados e trocados entre diversos componentes de hardware, tais como CPU, memória RAM, disco rígido (HDD) e/ou SSD (Solid-State Drive). Assinale a alternativa correta a respeito desses componentes.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão D. Onde eu ia marcando, é exatamente o contrário, é uma MEMÓRIA VOLÁTIL!!!

    Letra: B

  • memória volátil é quando você perde todos os seus dados quando o computador é desligado, um exemplo disso é a memória RAM.

    E a memória não-volátil é quando você desliga o computador e os seus dados não são perdidos com o desligamento da máquina eles ficam armazenados, um exemplo disso é o disco rígido

    ( Gabarito letra B ) - O HDD é uma memória não volátil, ou seja, mantém os dados armazenados mesmo após o desligamento do computador.

  • CMOS também é um exemplo de memória volátil

    (Só para acrescentar conhecimento!)

    Bons estudos!!!

  • Memória volátil = RAM, CACHE, REGISTRADORES

    Memória não volátil = ROM, HD, PENDRIVE, SSD, CD, etc.

  • GABARITO LETRA B

    A - processar dados

    C - não volátil

    D - volátil

    E - CPU

  • B

  • HDD é a sigla, em inglês, para Hard Disk Drive. No Brasil, esse componente é simplesmente chamado de HD ou de disco rígido. Ele tem uma função fundamental em seu computador: guardar todos os seus arquivos.

    Gabarito:B

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • b) O HDD é uma memória não volátil, ou seja, mantém os dados armazenados mesmo após o desligamento do computador.

  • Sobre a ''E''

    O processador (ou CPU) é a parte principal do hardware do computador e é responsável pelos cálculos, execução de tarefas e processamento de dados. A velocidade com que o computador executa as tarefas ou processa dados está diretamente ligada à velocidade do processador. A CPU contém um conjunto restrito de células de memória chamados registradores, que podem ser lidos e escritos muito mais rapidamente que em outros dispositivos de memória.

  • Comentário da Valéria Batista foi bastante esclarecedor sobre a questão, obrigado!

  • HDDHard Disk Drive

          ⇒Dispositivo de armazenamento de dados.

          ⇒É uma memória NÃO-volátil, ou seja, não perde os dados quando a máquina é desligada.

          ⇒Armazenamento magnético.

          ⇒É uma memória secundária( auxiliar ou de massa).

    Gab.B

          

  • Fala meu aluno(a)! A questão aborda conhecimentos acerca de Hardware.

    Gabarito: Letra B

    O que é SSD?

    Unidades de Estado Sólido, conhecidas como Solid State Drive - SSD x  HD

    SSD MAIS Silencioso do que o HD

    SSD MENOS Sensível a balanços do que o HD

    SSD ​ MENOS Energia consome do que o HD

    SSD MAIS Leve do que o HD

    SSD usa memória flash, HD não usa

    SSD consegue trabalhar em ambientes mais quentes do que os HDs

    SSD realiza leituras e gravações de forma mais rápida do que os HDs

    SSD veio para substituir os HDs

    SSD não perde seu conteúdo quando a alimentação elétrica é cortada.

    Pessoal, Questões como essa, misturando discos rígidos (HDs) é unidades de estado sólido, conhecidas como Solid State Drive - SSD. cai em todas as bancas, é preciso saber as diferenças entre os dois.

    Acredito que com essas informações, muitas questões de concursos serão resolvidas!

    Rumo à aprovação meus alunos(as)!

    Bons Estudos!


ID
2927749
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para responder a questão, considere que todos os programas mencionados foram instalados e configurados no modo padrão e podem estar na versão de 32 ou 64 bits. Nenhum recurso extra foi adicionado, tais como plug-ins, complementos, etc. Considere que o teclado, quando mencionado, encontra-se no padrão ABNT2 - PT-BR e também que o mouse está no modo padrão.

Diversos formatos de arquivos foram criados para o correto armazenamento, recuperação e uso de dados por meio de programas. Os arquivos são usualmente diferenciados por extensões no nome de arquivo (por exemplo: .txt, .doc, .xls, .jpg, .bmp, etc.) e essas extensões estão associadas a formatos de arquivos específicos. Com relação às extensões de arquivos suportadas pela suíte OpenOffice, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Praticamente todos os aplicativos suportam PDF .

    Letra C

  • A) Arquivos .ods saõ para planilhas

    B) .rtf são arquivos de texto e abrem no WordPad, bloco de notas, openoffice, word.

    C) Correto

    D) .ods é uma extensão de planilhas, portanto é possivel abrir no Calc

    E) .odt são extensões dew arquivod de texto

  • .odt OpenDocument Text

    .ods OpenDocument Spredsheet

    .odp OpenDocument Presentation

  • GAB C

     

    Arquivo  Exportar como PDF → caixa de diálogo com opções de pdf  → exportar. 

    Arquivo >> Exportar como PDF >> Exportar

     

    Calc pode exportar planilhas para os formatos PDF da Adobe e HTML. Há Importação e exportação de planilhas em vários formatos, incluindo HTML, CSV, PDF e PostScript;

     

     Writer e Impress suportam exportação para arquivos .pdf. de 'boa' rs

     

    file:///C:/Users/Usuario-pc/Downloads/Apresentacao.pdf

     

    Avante! Força!

  • .odt OpenDocument Text = Documento de Texto

    .ods OpenDocument Spredsheet = Planilha Eletrônica

    .odp OpenDocument Presentation = Apresentação

  • GABARITO LETRA C

    Writer, Calc e Impress suportam exportação para arquivos .pdf.


ID
2936344
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A probabilidade de um indivíduo apresentar a doença A é de 0,2; de apresentar as doenças A e B é de 0,1 e de apresentar as doenças A ou B é de 0,4. Qual a probabilidade de um indivíduo apresentar a doença B?

Alternativas
Comentários
  • Eu fiz assim:

    A e B equivale a A (2/10) x B = 1/10 --> 2/10B = 1/10 --> B = 1/10 x 10/2 = 1/2

    A ou B equivale a A (2/10) + B = 4/10 --> B = 2/10

    Subtraindo 1/2 de 2/10 = 6/20 que simplificando por 2 dá 3/10 = 0,3

  • A = 0,2

    B?

    A e B = 0,1 (Interseção = multiplicação = ∩)

    A ou B = 0,4 (ou = soma = U)

    B = AUB - A∩B

    B= 0,4 - 0,1 = 0,3

    Fica mais fácil montar o esquema dos conjuntos A e B com a interseção 0,1 entres eles.

  • Basta utilizar a formula de probabilidade nos casos de OU

    AouB = A + B - AeB

    0,4 = 0,2 + B - 0,1

    0,4 = B + 0,1

    B = 0,4 - 0,1

    B = 0,3

  • eu fiz da forma mais simples que todos ehehe..transformei em %

    A= 20% A+B = 10% A ou B = 40% total 70 faltam para 100 30% ou 0.30

  • Se a probabilidade de B=0,3 e a de A=0,2, então a probabilidade de A e B, A*B=0,06?


ID
2936515
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um cachorro elimina 80% da água presente em sua superfície a cada chacoalhada. Ao efetuar duas chacoalhadas sucessivas, um cachorro permanecerá com quanto da água presente inicialmente em sua superfície?

Alternativas
Comentários
  • 100% - 80% = 20%

    20% (dividido por 10 partes iguais, onde cada parte de 20 corresponde a 10%) 20/10= 2

    2x2= 4 (Multiplica-se duas partes dos 10% de 20, que é o que sobrou da 1° chacoalhada)

    Resposta: 4%

  • ( -80%) (-80%) = -160%

    (-8%) x (-8%) = + 64%

    -160 + 64 = - 96 % que indica a quantidade de agua perdida.

    logo, restaram 4%. B

  • 1 sacudida: o que restou de água=> 100%-80%=20%

    2 sacudida: o quanto de água que foi chacoalhada=> 20%(primeira sacudida) x 80%= 16%

    do total de água inicial: 20%-16%=4%

  • 100*0,2*0,2=4

    4%

  • Primeira chacoalhada = 80% de 100; restou =20%

    Segunda chacoalhada = 80% de 20 (8*20 = 16); restou (20-16 = 4) >> 4% do total

    Resposta: alternativa B


ID
2936518
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um aquário, serão colocados cinco peixes, cada um de uma cor. Se há oito opções de cores de peixes para serem escolhidas, quantas combinações de cores de peixes podem ser formadas para esse aquário?

Alternativas
Comentários
  • Fórmula para resolver

    8!/5!(8-5)! => 56.

  • Há 8 opções de cores de peixe. Sejas as cores: C1, C2, C3, C4, C5, C6, C7 e C8.

    Temos que preencher o aquário com 5 peixes de cores distintas, pois o enunciado diz: "..., cada um de uma cor".

    Agora a dúvida: é caso de arranjo ou combinação?

    Vamos pegar um exemplo: se pegarmos C1, C2, C3, C4 e C5 é igual ou diferente de pegarmos C5, C4, C3, C2 e C1?

    É evidente que os peixes serão os mesmos; logo, a ordem não faz diferença nenhuma. Desta forma, estamos em um caso de combinação, que em C8,5 = 56.

  • Combinação C 8, 5 = 56

  • O básico:

    A quantidade de elementos é igual a quantidade de "casas" ?

    Sim: Permutação

    Não: A posição de cada um importa ?

    Sim: Arranjo

    Não: Combinação

  • 8 cores

    5 peixes

    1.2.3.4.5.6.7.8 ...... cores

    1.2.3.4.5... Peixes ....

    6*7*8 = 336

    Temos 3 chances para errar.

    3!

    1*2*3= 6

    336/6 = 56


ID
2936521
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Se(a+b+2)2=64 e a=b-4, determine os valores de a e b

Alternativas
Comentários
  • Se(a+b+2)2=64 e a=b-4, determine os valores de a e b

    b-4+b+2=8

    2b-2=8

    2b=8+2

    2b=10

    b=10/2=5

    a=b-4

    a=5-4

    a=1

    Gabarito: B

  • utilizaremos a mesma ideia do x²=64 > x=√64= 8

    ao retirar a potência o sistema fica bem simples de ser resolvido, basta substituir o A dado.

    b-4+b+2=8

    2b-2=8

    2b=8+2

    2b=10

    b=5

    a=b-4

    a=5-4

    a=1

  • a= b-4;( a+b+2)^2=64 ...substituímos na expressão a por b - 4 e passamos o expoente 2 para o outro lado da igualdade transformado-o em raiz quadrada de 64 que é igual a 8; vai ficar: (b-4+b+2) = 8;

    somando os termos idênticos, vai ficar: 2b - 2 = 8 ==> 2b = 10 ==> b = 10/2 ==> b = 5;

    para encontrar o valor de a, basta substituir, na expressão a = b-4, b por 5; vai ficar: a = 5 - 4 ==> a = 1;

    Gabarito B


ID
2936527
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Se Débora está de férias ou se João viaja, Débora viaja. Se não chove ou se faz calor, João viaja. Se João viaja, afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • Se Débora está de férias ou se João viaja, Débora viaja. Se não chove ou se faz calor, João viaja. Se João viaja

    Débora viaja

    GAB:C

  • A única que eu posso responder com toda a certeza é que Débora viaja, quando João viajar.

  • O exercício nos fornece o dado de que João viaja. Portanto, podemos afirmar que a condição suficiente na primeira frase é verdadeira, pois se trata de uma disjunção (duas proposições conectadas por "ou"), bastando que um dos atributos seja verdade. E, por consequência, a condição necessária ("Débora viaja") tem que ser verdadeira. Resposta: C

  • Sabemos que João viaja é verdade, pois a questão afirma que ele viaja.

    Se Débora está de férias ou se João viaja, Débora viaja.

    Na conjunção ou/ /\, basta que um seja verdade. Formando agora V -> Débora viaja. A única forma de -> ser falso é

    V->F, logo "Débora viajar" será verdade também

    Se não chove ou se faz calor, João viaja.

    Conforme citada a única de -> ser falso é V->F, logo não dá pra concluir se chove ou faz calor.

    João viaja e Débora viaja. São as únicas informações, certamente, verdadeiras.

    Gab. C

  • GABARITO: C

     

    Questão:  Se Débora está de férias ou se João viaja, Débora viaja. Se não chove ou se faz calor, João viaja. Se João viaja, afirma-se que:

     

    Já temos a CERTEZA que JOÃO VIAJA! Essa é a ÚNICA CERTEZA!

     

    Para resolver a questão, FOCO no SE..ENTÃO!

    Esqueça o "OU" que está no "se..então" Só está alí para atrapalhar!

     

     

    SE Débora está de férias ou se JOÃO VIAJA, Débora viaja. 

                                                     V                                  V

     

     

    ( Lembrando que Vera Fisher é =  Falsa !ÚNICA Falsa! Macete: Se..então)

     

     

    SE não chove ou se faz calor                                           JOÃO VIAJA

    Não sabemos se é Verdadeiro ou Falso                                         V

     

     

    Portanto, concluímos que DÉBORA VIAJA GABARITO )

     

     

     

     

    SINÔNIMOS DO SE...ENTÃO.

    Veja o exemplo abaixo para entender como substituir o conectivo por seu sinônimo sem cometer erros:

    Se estudo, então passo

    Se estudo, passo. ( SE + VÍRGULA ) - Conforme a questão acima!

    Quando estudo, passo. ( QUANDO + VÍRGULA )

    Como estudopasso. ( COMO + VÍRGULA )

    Sempre que estudo, passo. ( SEMPRE QUE + VÍRGULA )

  • P1: DF ou JV ➡ DV (v)

    P2: NC ou FC ➡ JV (v)

    P3: JV (v)

    Independente do resultado entre DF ou JV (P1) que está em DF ou JV ➡ DV

    (DV) Débora viaja será verdadeiro

  • Quase 60% dessas questões você não precisa resolver todas as preposições, ainda mais quando comportam muitos "Se, então".

    O exercício afirma ao final do enunciado que João Viaja.

    Olha a primeira Preposição

    Se (Debora está de férias ou João viaja ) ENTÃO Débora VIAJA.

    Se uma das primeiras preposições é verdadeira, logo, a unica forma de a preposição inteira ser verdadeira, é assumindo que a ultima preposição é Verdadeira, pois Vera Fischer é Falsa.

  • Apesar de achar que essa questão merece ser anulada, conseguir chegar a alternativa certa por chegar a conclusão que todas as proposições podem mudar seu valor, apenas a afirmação que "Débora viaja" que não, será sempre verdadeira.


ID
2936530
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Segundo Jose Maria Jardim (2018), os processos técnico-científicos inerentes à implementação de funções arquivísticas envolvidas na gestão de documentos correntes e intermediários e na administração de arquivos permanentes são aspectos gerenciais da atuação do arquivista. Qual é a denominação dessa dimensão?

Alternativas
Comentários
  • GAB D

     

    Como campo de produção de conhecimento científico e de práticas gerenciais, a Arquivologia tem respondido, sobretudo depois dos anos de 1990, aos desafios impostos por esse cenário. Esse processo se expressa na busca pelo amadurecimento científico, na produção de conhecimento, nas novas agendas de pesquisa, na formação profissional e nas suas práticas de gestão macro e microarquivísticas.

     

    http://seminariohispano-brasileiro.org.es/ocs/index.php/viishb/viishbucm/paper/viewFile/337/19

     

     A importância da gestão da informação para a tomada de decisão e a prestação de contas Vários pontos foram e continuam sendo colocados para o debate após a aprovação da LAI: Como desenvolver, na atual infraestrutura arquivística do Estado brasileiro, as estratégias para garantir a aplicação da Lei? Quais são essas estratégias no plano microarquivístico (classificação de documentos, avaliação, segurança da informação, etc.) e macroarquivístico (política arquivística)? Como a política de acesso, sugerida pela LAI, pode e deve ter interseções com outras políticas de informação e vice-versa?

     

    https://docplayer.com.br/9628353-A-importancia-da-gestao-da-informacao-para-a-tomada-de-decisao-e-a-prestacao-de-contas-transparencia-e-lei-de-acesso-a-informacao.html

     

     


ID
2936533
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Para Michel Duchein, a simples produção de documentos não define necessariamente um arquivo. O contexto dessa ocorrência, as circunstâncias que levou à criação dos documentos e os controles que se sucederam são outros fatores relevantes para o arquivista. Nesse sentido, a adoção de critérios sobre identidade jurídica, mandato oficial, posição hierárquica definida, alto grau de autonomia e organograma são parâmetros para qual etapa do processamento técnico de acervos arquivísticos?

Alternativas
Comentários
  • GAB

     

    CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

     

    O conceito de "respeito aos fundos" estabelece que o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado ao de outras entidades produtoras. 

     

    Michael Duchein chama a atenção para as dificuldade que precedem a identificação de fundos.

    A identificação de fundos é um trabalho complexo que requer conhecimento profundo da estrutura administrativa e das competências (e suas mutações) dos órgãos produtores de documentação, nos repectivos níveis da administração pública e nos vários setores da administração privada, se for o caso.

     

    Para o historiador seria mais fácil que a ordenação fosse temática, cronológica ou geográfica. Entretanto, tal ordenação faria desaparecer ou diluiria a percepção da razão de ser do documento, o que, afinal, o deformaria aos olhos do consulente.

     

    O princípio norteador da fixação de fundos de arquivos é o orgânico estrutural. São os documentos de cada uma das unidades da primeira escala hierárquica de um dado nível administrativo que vem a constituir o fundo, cuja denominação deve coincidir com a da unidade.

     

    Tanto o fundo quanto suas primeiras divisões -grupos ou seções e subgrupos ou subseções (se houver)- são, na verdade, nomes, que correspondem ao órgão maior e suas subordinações, designando, no arquivo, aglutinações de documentos.

     

    Duchein (1996) diz que a maior dificuldade em definir fundos é em relação à hierarquia dos organismos produtores de arquivo e perante essa dificuldade, adota duas posições intelectuais: maximalista e minimalista.

     

    O princípio de proveniência é o princípio fundamental do arquivo que atenta para não misturar os documentos de um fundo com o de outro, preservando, assim, o contexto em que os documentos foram criados.

     

    Alguns autores consideram o princípio da proveniência e o da ordem original como diferentes e complementares, outros, como Bellotto, que o princípio da proveniência se desdobra em dois graus. No texto, a autora define proveniência, faz o relato dos dois graus e ainda afirma que alguns diferem as origens alemãs do princípio: o Provenienzprinzip e o Registraturprinzip, considerando Provenienzprinzing sinônimo do Respect des fonds.

     

     

    Fontes:

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%ADpio_do_respeito_aos_fundos

     

    https://www.passeidireto.com/arquivo/56267457/fichamento-o-respeito-aos-fundos-em-arquivistica-principios-teoricos-e-problemas

     


ID
2936536
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A racionalização e a eficiência na produção, a tramitação e o uso dos documentos configuram a gestão de documentos nas instituições. Como é denominado o ambiente em que se efetiva recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos?

Alternativas
Comentários
  • GAB

     

    PROTOCOLO 

     

    DA CCERRCA

     

    DISTRIBUIÇÃO

     

    CLASSIFICAÇÃO

     

    CONTROLE DA TRAMITAÇÃO

     

    EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS

     

    RECEBIMENTO

     

    REGISTRO

     

    *Não é na ordem é pra facilitar lembrar :) 

  • c correta bizu AME CD RR

  • CONCEITO: Protocolo é um serviço/setor da organização que exerce as atividades de recebimento, registro, autuação, classificação, movimentação (expedição e distribuição) e controle da tramitação, sendo atividade típica do arquivo corrente.

    O mesmo termo (protocolo) também se refere ao número do registro que é dado ao documento (pela atividade de protocolo) ou até ao livro de registro desses documentos.

    Como é denominado o ambiente em que se efetiva recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos?

    O ambiente não seria dentro do arquivo corrente ??

    Questão mal elaborada no meu ponto de vista.

    GABARITO DA BANCA: LETRA C


ID
2936539
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Segundo Eliezer Pires da Silva (2011), no início do século XX emerge uma realidade de necessidades da administração pública sobre a Arquivologia, num movimento de aproximação da função social dos arquivos às demandas de eficiência e transparência do Estado. Enfatizam-se os objetivos de sustentar a continuidade das instituições pelos atos registrados com um modelo de compreensão das funções arquivísticas no controle documental desde o planejamento da criação até a sua destinação final. Essa perspectiva estabelece que tipo de visão sobre os arquivos?

Alternativas
Comentários
  • GAB E

     

    Como campo de produção de conhecimento científico e de práticas gerenciais, a Arquivologia tem respondido, sobretudo depois dos anos de 1990, aos desafios impostos por esse cenário. Esse processo se expressa na busca pelo amadurecimento científico, na produção de conhecimento, nas novas agendas de pesquisa, na formação profissional e nas suas práticas de gestão macro e microarquivísticas

     

    PLANOS

     

    Plano Microarquivístico (=classificação de documentos, avaliação, segurança da informação, etc.)

     

    Macroarquivístico (=política arquivística)

     

    http://seminariohispano-brasileiro.org.es/ocs/index.php/viishb/viishbucm/paper/viewFile/337/19

     

     

  • Segundo Eliezer Pires da Silva (2011), no início do século XX emerge uma realidade de necessidades da administração pública sobre a Arquivologia, num movimento de aproximação da função social dos arquivos às demandas de eficiência e transparência do Estado.

  • Gabarito - E

    Reação a essa orientação emergem em meados do século XX após a II Guerra Mundial. Produção documental aumenta, obstruindo a capacidade gerencial das organizações governamentais; desenvolve-se a teoria das 3 idades e a gestão de documentos nos EUA e Canadá e em alguns países europeus africanos e asiáticos  

    Fonte: aula historia da arquivologia, professor Antonio Victo Botão.


ID
2936542
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A configuração documental que assume um modelo juridicamente válido, obedecendo a fórmulas convencionadas, de acordo com a atividade que ela representa é um conceito importante para a intervenção arquivística. Como essa compreensão é denominada na área?

Alternativas
Comentários
  • GAB C

     

    A definição de H. Belloto em sua obra “Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo” descreve a Tipologia Documental como o estudo que tem o objeto os tipos documentais, e entendidos como a configuração que assume a espécie documental de acordo com a atividade que a gerou, a natureza do conteúdo, ou técnica de registro.

    TIPO DOCUMENTAL = ESPÉCIE + FUNÇÃO.

     

    https://www.br-itsoftwares.com.br/servicos/tipologia-documental

  • C

     

    Capítulo 3
    Tipologia Documental (Classificação dos Arquivos e dos Documentos) / Lei no 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação Pública)
    1. Classificação dos arquivos
    1.1. Introdução
    Os arquivos possuem inúmeras características. Espelhando-se nelas, com base na obra da professora Marilena Leite Paes, podemos classificá-los de acordo com:
    – as entidades mantenedoras;
    – os estágios de sua evolução;
    – a extensão de sua atuação;
    – a natureza dos documentos.
    Obs.: Os estágios de evolução dos arquivos (as 3 idades ou os 3 ciclos vitais) já foram objeto de análise minuciosa no capítulo anterior.


ID
2936545
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Como arquivista da Universidade Federal da Grande Dourados, você deverá desenvolver um instrumento de pesquisa para disponibilizar aos pesquisadores uma visão geral do acervo de guarda permanente, mesmo que a maior parte da documentação ainda não esteja organizada. Existe a demanda por um instrumento nível 0. O usuário precisa de um panorama do acervo, uma orientação básica tanto sobre o horário e as regras do atendimento quanto sobre os conjuntos documentais que o arquivo possui. Sendo assim, qual tipo de instrumento de pesquisa deve ser elaborado para essa situação?

Alternativas
Comentários
  • Guia

    É o mais genérico, informa a totalidade dos fundos existentes do arquivo.

    gab. D

  • INVENTÁRIO: Instrumento de pesquisa que descreve, sumária ou analiticamente, as unidades de arquivamento de um fundo ou parte dele, cuja apresentação obedece a uma ordenação lógica que poderá refletir ou não a disposição física dos documentos.

    GUIA: Instrumento de pesquisa que oferece informações gerais sobre fundos e coleções existentes em um ou mais arquivos.

    ÍNDICE: Relação sistemática de nomes de pessoas, lugares, assuntos ou datas contidos em documentos ou em instrumentos de pesquisa acompanhados das referências para sua localização.

    Fonte: anotações dos colegas daqui.

  • Falou em Visão Geral, falou em Guia.


ID
2936548
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Na trajetória da Arquivologia, observam-se a elaboração de conceitos e os princípios norteadores do trabalho arquivístico. Essas construções conceituais conferem ao campo características próprias, quando comparado com outras áreas do conhecimento. Qual é o princípio arquivístico imprescindível ao reconhecimento da constituição de um fundo de arquivo?

Alternativas
Comentários
  • Proveniência.

  • Proveniência

    De acordo com Marilena Leite Paes este é um princípio básico da arquivologia, segundo o qual devem ser mantidos reunidos, num mesmo fundo, todos os documentos provenientes de uma mesma fonte geradora de arquivo.

    gab. E

  • GABARITO: LETRA E

    Quando o arquivista trata de documentos, ele obedece ao princípio básico da Arquivologia chamado proveniência dos arquivos (ou respect des fonds ou provenance: o arquivo produzido por uma entidade não deve ser misturado aos de outras entidades geradoras.

    O princípio da proveniência deve ser observado na organização dos arquivos correntes, intermediários e permanentes (ele é considerado a base da arquivística).

    FONTE:  Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.


ID
2936551
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

As instituições arquivísticas são espaços para a disseminação da cultura, para além da função de guardar e preservar os documentos. Os acervos sob a guarda dos arquivos podem se transformar em base para a criação e apresentação de atividades culturais. Assinale a alternativa que corresponde aos tradicionais tipos de ações culturais em arquivos brasileiros.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
2936554
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Segundo Heloísa Liberalli Bellotto (2004), a relação arquivo-escola não pode ser esporádica, festiva, inconsistente e casual. Os estudantes precisam reconhecer o arquivo como um recurso nos processos de aprendizagem nos vários níveis escolares. Essa perspectiva se enquadraria em que função arquivística?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C: Difusão está relacionada à divulgação do acervo, bem como a acessibilidade dos documentos (PUBLICIDADE), aproximando o arquivo e usuário da informação.

  • GAB.: C

    A DIFUSÃO tem por objetivo diminuir a distância entre a informação e o interessado através de cursos, seminários, visitas guiadas, instrumentos de pesquisa, etc.

  • Resolução: aproximar os estudantes dos arquivos faz com que a distância entre esse agente e a informação diminua, então temos a função difusão agindo.

    Resposta: C

  • Festividade= Difusão= apoio cultural.

    A banca Cespe traz a difusão com a expressão extramuros.


ID
2936557
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O Conselho Internacional de Arquivos desenvolveu um padrão para o fornecimento de orientação prática na identificação e contato com instituições com acervos arquivísticos. Qual é a norma que apresenta regras gerais para a descrição de instituições com acervos arquivísticos?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Dá para resolver a questão por eliminação.

    Sabe-se que as normas NOBRADE e ISAD(G) são normas de descrição arquivística, a primeira nacional e a segunda internacional. Com isso, eliminamos as opções A e D.

    A norma ISDF, basta lembrar do F de Função, assim ela descreve Funções, sendo norma internacional. Eliminamos a opção C.

    A ISAAR (CPF) é registro de autoridades arquivísticas. Associo o CPF a pessoas. Eliminamos a opção E.

    Sobrando a letra B. Norma Internacional para a descrição de Instituições com Acervos arquivísticos (ISDIAH).

    As siglas se referem à nomenclatura em inglês, o que pode gerar certa dificuldade, então cada macete ajuda.

    Instagram: @mundodaarquivologia


ID
2936560
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Para descrever uma entidade coletiva, pessoa ou família como unidades dentro de um sistema de descrição arquivístico, o profissional de arquivo precisa de parâmetro. Trata-se de documentar relações entre diferentes produtores de documentos e entre essas entidades e os documentos que produziram. Qual deve ser a norma de descrição arquivística utilizada nessa situação?

Alternativas
Comentários
  • GAB E

     

    ISAAR (CPF): Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias

     

    Descrição

     

    Esta norma dá diretivas para a preparação de registros de autoridade arquivística que forneçam descrições de entidades (entidades coletivas, pessoas e famílias) relacionadas à produção e manutenção de arquivos.

     

    http://www.arquivonacional.gov.br/br/publicacoes/publica%C3%A7%C3%B5es-t%C3%A9cnicas/isaar-cpf-norma-internacional-de-registro-de-autoridade-arquiv%C3%ADstica-para-entidades-coletivas,-pessoas-e-fam%C3%ADlias-detail.html

     

    'já deu certo'

  • ISAD (G) - Norma Geral de Descrição Arquivística

    NOBRADE - Norma Brasileira de Descrição Arquivística

    ISAAR (CPF) - Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoal e Familías

    ISDIAH - Norma Internacional para Descrição de Instituições com Acervo Arquivístico

    ISDF - Norma Internacional para Descrição de Funções

  • Só lembrar CPF: Pessoa Física/Produtor

    Próxima!!!


ID
2936563
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A organização e a administração das instituições arquivísticas públicas encontram-se reguladas pela Lei n° 8.159, de 1991. Quem é responsável pela gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Federal e a implementação da política nacional de arquivos?

Alternativas
Comentários
  • GAB C

     

    Arquivo Nacional, criado em 1838, é o órgão central do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo - SIGA, da administração pública federal. Subordinado ao Ministério da Justiça - MJ .


              Tem por finalidade implementar e acompanhar a política nacional de arquivos, definida pelo Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ, por meio da gestão, do recolhimento, do tratamento técnico, da preservação e da divulgação do patrimônio documental do País, garantindo pleno acesso à informação, visando apoiar as decisões governamentais de caráter político-administrativo, o cidadão na defesa de seus direitos e de incentivar a produção de conhecimento científico e cultural.

     

    SINAR tem por finalidade implementar a política nacional de arquivos públicos e privados, visando à gestão, à preservação, e ao acesso aos documentos de arquivo.

     

    Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – SIGA é um sistema estruturante da administração pública federal, criado em 2003, por meio do Decreto nº 4.915, de 12 de dezembro deste ano. O SIGA tem como principal missão organizar as atividades de gestão de documentos no âmbito dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal e tem por finalidade garantir ao cidadão e aos órgãos e entidades da administração pública federal, de forma ágil e segura, o acesso aos documentos de arquivo e às informações neles contidas.

     

    O Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ é um órgão colegiado, vinculado ao Arquivo Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados, como órgão central de um Sistema Nacional de Arquivos, bem como exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo.

     

    O MJ também tem competências que são delegadas a órgãos a ele vinculados. É o caso , além de outros, da política nacional de arquivos, a cargo do Arquivo Nacional

     

    http://conarq.arquivonacional.gov.br/o-sinar.html

    http://siga.arquivonacional.gov.br/index.php/arquivo-nacional

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_Gest%C3%A3o_de_Documentos_de_Arquivo

  • Lei 8.159/91 - Art. 18 - Compete ao Arquivo Nacional a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Federal, bem como preservar e facultar o acesso aos documentos sob sua guarda, e acompanhar e implementar a política nacional de arquivos.

  • Se tem uma coisa que eu aprendi nesses estudos para concurso é que Conselho não implementa nada. Geralmente as suas funções são apenas apreciar, deliberar, definir e orientar.

    Por isso a letra D está errada.

  • C)

    Da Entrada de Documentos Arquivísticos Públicos no Arquivo Nacional
    Art. 19. Os documentos arquivísticos públicos de âmbito federal, ao serem transferidos ou recolhidos ao Arquivo Nacional, deverão estar avaliados, organizados, higienizados e acondicionados, bem como acompanhados de instrumento descritivo que permita sua identificação e controle.
    Parágrafo único. As atividades técnicas referidas no caput, que precedem à transferência ou ao recolhimento de documentos, serão implementadas e custeadas pelos órgãos e entidades geradores dos arquivos.
    Art. 20. O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão deverá, tão logo sejam nomeados os inventariantes, liquidantes ou administradores de acervos para os órgãos e entidades extintos, solicitar à Casa Civil da Presidência da República a assistência técnica do Arquivo Nacional para a orientação necessária à preservação e à destinação do patrimônio documental acumulado, nos termos do § 2º do art. 7o da Lei nº 8.159, de 1991.

  • o que nos importa sobre essa questão é identificar quem implementa a política nacional de arquivos, que é o Arquivo Nacional, segundo a Lei nº 8.159/91.

    Opa! Você deve estar se perguntando:

    “-uai, professora, você não disse que quem implementa é o Sinar?”

    Sim, de acordo com o Decreto nº 4073/2002, Art. 10.  O SINAR tem por finalidade implementar a política nacional de arquivos públicos e privados, visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivo.

    De acordo com a Lei nº 8.159/91 “Art. 18 - Compete ao Arquivo Nacional a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Federal, bem como preservar e facultar o acesso aos documentos sob sua guarda, e acompanhar e implementar a política nacional de arquivos.

    O Arquivo Nacional faz parte do Sinar, então se a questão perguntar de acordo com a Lei nº 8.159/91, a resposta é o Arquivo Nacional. Se não especificar e se for de acordo com o Decreto, é o SINAR. Ambas as formas estão corretas.

    Lembre-se: quem implementa, segundo a Lei nº 8.159/91 é o Arquivo Nacional, quem define é o Conarq.

    Complementando a questão, sempre que o examinador estiver falando de instituições do poder executivo federal, quem recolhe os documentos é o arquivo nacional, ok?

    Resposta: C


ID
2936566
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com a Lei n° 8.159/1991, alguns arquivos privados podem ser identificados como de interesse público e social, na medida em que são considerados como conjuntos de fontes relevantes para a história e desenvolvimento científico nacional. Nessa situação, qual é a consequência básica?

Alternativas
Comentários
  • a) a Lei não cita nada relacionado à propriedade do arquivo privado;

    b) Art. 13. Os arquivos privados identificados como de interesse público e social NÃO PODERÃO ser alienados com dispersão ou perda da unidade documental, NEM transferidos para o exterior.

    c) Parágrafo único do art. 13. Na alienação desses arquivos o PODER PÚBLICO exercerá preferência na aquisição.

    d) Gabarito. Art. 15. Os arquivos privados identificados como de interesse público e social poderão ser depositados a título revogável, ou doados a instituições arquivísticas públicas.

    e) Vide justificativa da alternativa "b".

  • ARQUIVOS PRIVADOS IDENTIFICADOS COMO DE INTERESSE PÚBLICO E SOCIAL

     NÃO PODERÃO SER ALIENADOS COM DISPERSÃO OU PERDA DA UNIDADE DOCUMENTAL ( PODER PÚBLICO EXERCERÁ PREFERÊNCIA NA AQUISIÇÃO)

    NÃO PODERÃO SER TRANSFERIDOS PARA O EXTERIOR

    PODERÃO SER : DEPOSITADOS A TÍTULO REVOGÁVEL / DOADOS A INSTITUIÇÕES ARQUIVÍSTICAS PÚBLICAS.

    PODERÁ SER : FRANQUEADO MEDIANTE AUTORIZAÇÃO DE SEU PROPRIETÁRIO OU POSSUIDOR.

  • GABARITO: LETRA D

    Dos Arquivos Públicos

    Artigo 15 - Os arquivos privados identificados como de interesse público e social poderão ser depositados a título revogável, ou doados a instituições arquivísticas públicas.

    LEI N. 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991.


ID
2936569
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A Lei n° 12.527/2011 regula o acesso a informações com procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Os procedimentos previstos nessa lei são para assegurar o direito fundamental de acesso à informação, em conformidade com os princípios básicos da administração pública. Assinale a alternativa que apresenta uma diretriz dessa lei de acesso a informações.

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º Os procedimentos previstos nesta Lei destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso à informação e devem ser executados em conformidade com os princípios básicos da administração pública e com as seguintes diretrizes:

    I - observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção;

    II - divulgação de informações de interesse público, independentemente de solicitações;

    III - utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da informação;

    IV - fomento ao desenvolvimento da cultura de transparência na administração pública;

    V - desenvolvimento do controle social da administração pública.

  • A Lei n° 12.527/2011 regula o acesso a informações com procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Os procedimentos previstos nessa lei são para assegurar o direito fundamental de acesso à informação, em conformidade com os princípios básicos da administração pública. Assinale a alternativa que apresenta uma diretriz dessa lei de acesso a informações.

     a)

    Observância do sigilo como preceito geral e da publicidade como exceção.(ERRADO)

    I - observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção;

     b)

     Divulgação de informações de interesse público, independentemente de solicitações(GABARITO)

     c)

    Utilização de meios tradicionais para divulgação de dados pessoais nos órgãos públicos.(ERRADO) 

    III - utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da informação;

     d)

    Fomento ao desenvolvimento da cultura de sigilo na administração pública.(ERRADO)

    IV - fomento ao desenvolvimento da cultura de transparência na administração pública;

     e)

    Desenvolvimento do controle estatal da administração pública.(ERRADO)

    V - desenvolvimento do controle social da administração pública.

  • GABARITO: letra A

    Lei de Acesso à Informação - LAI nº 12.527

    Art. 3º Os procedimentos previstos nesta Lei destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso à informação e devem ser executados em conformidade com os princípios básicos da administração pública e com as seguintes diretrizes:

    I - observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção;

    (...)

  • GABARITO LETRA B

    II - divulgação de informações de interesse público, independentemente de solicitações

  • LEI N. 12.527/2011

    Art. 3º Os procedimentos previstos nesta Lei destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso à informação e devem ser executados em conformidade com os princípios básicos da administração pública e com as seguintes diretrizes:

    (...)

    II - divulgação de informações de interesse público, independentemente de solicitações;

  • A Lei n° 12.527/2011 regula o acesso a informações com procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Os procedimentos previstos nessa lei são para assegurar o direito fundamental de acesso à informação, em conformidade com os princípios básicos da administração pública. Assinale a alternativa que apresenta uma diretriz dessa lei de acesso a informações.

     a)

    Observância do sigilo como preceito geral e da publicidade como exceção.(ERRADO)

    I - observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção;

     b)

     Divulgação de informações de interesse público, independentemente de solicitações(GABARITO)

     c)

    Utilização de meios tradicionais para divulgação de dados pessoais nos órgãos públicos.(ERRADO) 

    III - utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da informação;

     d)

    Fomento ao desenvolvimento da cultura de sigilo na administração pública.(ERRADO)

    IV - fomento ao desenvolvimento da cultura de transparência na administração pública;

     e)

    Desenvolvimento do controle estatal da administração pública.(ERRADO)

    V - desenvolvimento do controle social da administração pública.

    Comentário da colega: Ellen Cristina

  • GABARITO: LETRA B

    Art. 3º Os procedimentos previstos nesta Lei destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso à informação e devem ser executados em conformidade com os princípios básicos da administração pública e com as seguintes diretrizes:

    I - observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção;

    II - divulgação de informações de interesse público, independentemente de solicitações;

    III - utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da informação;

    IV - fomento ao desenvolvimento da cultura de transparência na administração pública;

    V - desenvolvimento do controle social da administração pública.

    FONTE:  LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011.  

  • A) Art. 3º. I - observância da PUBLICIDADE COMO PRECEITO GERAL e do SIGILO COMO EXCEÇÃO

    B) GABARITO.

    C) Art. 3º. III - utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da informação;

    D) Art. 3º. IV - fomento ao desenvolvimento da cultura de transparência na administração pública;

    E) Art. 3. V - desenvolvimento do controle social da administração pública.


ID
2936572
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Depois da Lei n° 12.527/2011, o acesso a informações públicas ficou assegurado mediante criação do atendimento e da orientação ao público quanto ao acesso a informações, à tramitação de documentos e ao recebimento de requerimentos. Qual foi a instância estabelecida por essa lei?

Alternativas
Comentários
  • LEI 12.527/11

    Art. 9º O acesso a informações públicas será assegurado mediante:

    I - criação de serviço de informações ao cidadão, nos órgãos e entidades do poder público, em local com condições apropriadas para:

    a) atender e orientar o público quanto ao acesso a informações;

    b) informar sobre a tramitação de documentos nas suas respectivas unidades;

    c) protocolizar documentos e requerimentos de acesso a informações; e

    II - realização de audiências ou consultas públicas, incentivo à participação popular ou a outras formas de divulgação.

  • Alternativa "a".

  • SIC - Serviço de Informações ao Cidadão. Que pode ser por meio digital ou físico.

  • LEI N. 12.527/2011

    Art. 9º O acesso a informações públicas será assegurado mediante:

    I - criação de serviço de informações ao cidadão, nos órgãos e entidades do poder público, em local com condições apropriadas para:

    a) atender e orientar o público quanto ao acesso a informações;

    b) informar sobre a tramitação de documentos nas suas respectivas unidades;

    c) protocolizar documentos e requerimentos de acesso a informações; e

    II - realização de audiências ou consultas públicas, incentivo à participação popular ou a outras formas de divulgação.

  • Gabarito: A

  • Art. 9º O acesso a INFORMAÇÕES PÚBLICAS será assegurado mediante:

    I - criação de serviço de informações ao cidadão, nos órgãos e entidades do poder público, em local com condições apropriadas para: (...)

    GABARITO -> [A]


ID
2936575
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A Lei n° 5.433/1968 regula a microfilmagem de documentos oficiais no país. Os microfilmes em conformidade com essa lei produzem os mesmos efeitos legais dos documentos originais em juízo. Sobre isso, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2

    . Os documentos de valor histórico não deverão ser eliminados, podendo ser arquivados em local diverso darepartição detentora dos mesmos.

  • Lei 5.433/1968

    § 6º Os originais dos documentos ainda em trânsito, microfilmados não poderão ser eliminados antes de seu arquivamento.

    GAB: B

  • Lei 5.433/1968

     

    § 6º Os originais dos documentos ainda em trânsito, microfilmados não poderão ser eliminados antes de seu arquivamento.

     

  • Lei 5.433/1968

     

    § 6º Os originais dos documentos ainda em trânsito, microfilmados não poderão ser eliminados antes de seu arquivamento.

     

  • GABARITO: LETRA B

    Art 2º Os documentos de valor histórico não deverão ser eliminados, podendo ser arquivados em local diverso da repartição detentora dos mesmos.

    LEI Nº 5.433, DE 8 DE MAIO DE 1968.

  • Lei 5.433/1968

    Art 1º, § 6º Os originais dos documentos ainda em trânsito, microfilmados não poderão ser eliminados antes de seu arquivamento.

    Art 2º Os documentos de valor histórico não deverão ser eliminados, podendo ser arquivados em local diverso da repartição detentora dos mesmos.


ID
2936578
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com o Conselho Nacional de Arquivos, existem procedimentos emergenciais a serem realizados para auxiliar no resgate de acervos arquivísticos atingidos por água. Assinale a alternativa que indica um procedimento recomendado para o resgate de material arquivístico danificado por água.

Alternativas
Comentários
  • Procedimentos NÃO recomendados para o resgate de acervos arquivísticos danificados por água

    • Não expor os documentos ao sol, para não causar danos às fibras, por oxidação, considerados irreversíveis;

    • Não congelar películas cinematográficas e documentos fotográficos que sofreram danos por água, a fim de evitar rigidez e rompimento pela perda de flexibilidade;

    •Não utilizar água com cloro nas fitas magnéticas, para evitar reações químicas entre o cloro e as partículas magnéticas;

    • Não secar discos no interior da embalagem, para não permitir sua aderência ao suporte;

    • Não congelar documentos em suporte magnético, para evitar a redução da frequência das partículas metálicas;

    • Não colocar documentos fotográficos e películas cinematográficas encharcadas em ambientes com desumidificadores, para evitar deformações causadas pela secagem rápida;

    • Não utilizar lâmpadas como fonte de calor para acelerar a secagem dos documentos em papel, a fim de evitar o ressecamento do suporte.

  • Neste documento são expostos todos os procedimentos. CONARQ

    http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/Recomendacoes__resgate_acervos_completa.pdf


ID
2936581
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A compreensão de repositório digital confiável envolve a capacidade de manter autênticos os materiais digitais, viabilizando sua preservação e promovendo o acesso pelo tempo planejado. Assinale a alternativa compatível com essa finalidade.

Alternativas
Comentários
  • Um repositório digital confiável é um repositório digital que é capaz de manter autênticos os materiais digitais, de preservá-los e prover acesso a eles pelo tempo necessário. Para cumprir essa missão, segundo o relatório “Trusted Digital Repositories: attributes and responsibilities”(RLG/OCLC, 2002), os repositórios digitais confiáveis devem:

    # aceitar, em nome de seus depositantes, a responsabilidade pela manutenção dos materiais digitais;

    # dispor de uma estrutura organizacional que apoie não somente a viabilidade de longo prazo dos próprios repositórios, mas também dos materiais digitais sob sua responsabilidade;

    # demonstrar sustentabilidade econômica e transparência administrativa; ...

    FONTE: CONARQ -Implementação de Repositórios Arquivisticos Digitais Confiáveis –RDC-Arq/ 2015.

  • Oi!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn


ID
2936584
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com a Resolução do CONARQ n° 40, de 2014, a eliminação de documentos arquivísticos públicos e de caráter público deve ser efetuada por meio de procedimentos que garantam a descaracterização dos documentos sem possibilidade de ser revertida. Assinale a alternativa que apresenta os procedimentos corretos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

    Resolução do CONARQ n° 40, de 2014

     

    Art. 5º A eliminação de documentos arquivísticos públicos e de caráter público será efetuada por meio de fragmentação manual ou mecânica, pulverização, desmagnetização ou reformatação, com garantia de que a descaracterização dos documentos não possa ser revertida.

     

    http://conarq.arquivonacional.gov.br/resolucoes-do-conarq/282-resolucao-n-40,-de-9-de-dezembro-de-2014.html

  • Gente, alguém aí imaginou a liquidificação de documentos? Eu imaginei e eliminei logo duas alternativas. kkkkkkkkkk

  • Quando o assunto é a eliminação de documentos, lembre-se de que eles não são incinerados. Nessa questão essa informação descarta 3 alternativas. Uma vez que carbonização tem a ver com incineração - um corpo carbonizado foi queimado - não sobra outra alternativa, a não ser a B.


ID
2936587
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com o Conselho Nacional de Arquivos, a implementação de repositórios digitais confiáveis para a transferência e recolhimento de documentos arquivísticos digitais deve seguir requisitos. Assinale a alternativa que corresponde aos três conjuntos definidos em nível conceitual que devem ser cumpridos no desenvolvimento de um repositório digital confiável.

Alternativas
Comentários
  • GAB LETRA A

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn

  • Os requisitos apresentados a seguir estão definidos em nível conceitual e devem ser cumpridos no desenvolvimento de um repositório digital confiável:

    I. Infraestrutura Organizacional;

    II. Gerenciamento do Documento Digital;

    III. Tecnologia, Infraestrutura Técnica e Segurança.

    GABARITO: A

    Fonte: Diretrizes para a Implementação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis - RDC-Arq (CONARQ).


ID
2936590
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com a Resolução do CONARQ n° 37, de 2012, há a presunção de autenticidade de documentos arquivísticos digitais. Identifique a alternativa em que estão apresentados os três aspectos importantes para a autenticidade de documentos arquivísticos.

Alternativas
Comentários
  • ITEM D

    A autenticidade de documentos arquivísticos envolve três aspectos importantes: legal, diplomático e histórico.

    DIRETRIZES PARA A PRESUNÇÃO DE AUTENTICIDADE DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS-CONARQ

  • DA AUTENTICIDADE DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS

     

    A autenticidade de documentos arquivísticos envolve três aspectos importantes: legal, diplomático e histórico.

     

    Documentos legalmente autênticos: são aqueles que dão testemunhos sobre si mesmos em virtude da intervenção, durante ou após sua produção, de uma autoridade pública representativa, garantindo sua genuinidade.

     

    Documentos diplomaticamente autênticos: são aqueles que foram escritos de acordo com a prática do tempo e do lugar indicados no texto e assinados pela pessoa (ou pessoas) competente para produzi-los.

     

    Documentos historicamente autênticos: são aqueles que atestam eventos que de fato aconteceram ou informações verdadeiras.

     

    Fonte: Manual de Diretrizes para a Presunção de Autenticidade de Documentos Arquivísticos Digitais.

     

    GAB: Letra D

  • Para ter AUTENTICIDADE tem que ser um HD LEGAL.

    Histórico Diplomático Legal


ID
2936593
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Segundo a Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do CONARQ, a credibilidade de um documento arquivístico enquanto afirmação de um fato existe quando um documento pode sustentar o fato ao qual se refere, e é estabelecida pelo exame da completeza, da forma do documento e do grau de controle exercido no seu processo de criação. Essa compreensão corresponde ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • GAB: E

    CONFIABILIDADE

    Um documento arquivístico confiável é aquele que tem a capacidade de sustentar os fatos que atesta. A confiabilidade está relacionada ao momento em que o documento é produzido e à veracidade do seu conteúdo. Para tanto, há que ser dotado de completeza e ter seus procedimentos de produção bem controlados.

    Dificilmente pode-se assegurar a veracidade do conteúdo de um documento; ela é inferida da completeza e dos procedimentos de produção. A confiabilidade é uma questão de grau, ou seja, um documento pode ser mais ou menos confiável.

    Exigência: Para garantir a confiabilidade, o programa de gestão arquivística dos órgãos e entidades deve assegurar que os documentos arquivísticos sejam produzidos no momento em que ocorre a ação, ou imediatamente após, por pessoas diretamente envolvidas na condução das atividades e devidamente autorizadas; e com o grau de completeza requerido tanto pelo próprio órgão ou entidade como pelo sistema jurídico.

    e-Arq Brasil


ID
2936596
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com a Resolução do CONARQ n° 39, de 2014, a transferência de um objeto digital de um suporte obsoleto para um suporte mais novo, ou para um formato mais atual, ou de uma plataforma computacional em vias de descontinuidade para outra mais moderna corresponde a que conceito?

Alternativas
Comentários
  • A. Migração.

  • OU ATUALIZAÇÃO com vi em outra questão

  • Gabarito A

    Migração: transfere a informação digital de suporte obsoleto para um mais novo/moderno, exemplo: CD para o pendrive.


ID
2936599
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Do ponto de vista arquivístico, a entrada de documentos em arquivos permanentes de acordo com a jurisdição arquivística a que pertencem é um conceito importante no funcionamento de um programa de gestão de documentos. Como se denomina esse conceito arquivístico?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

     

    * Transferência e Recolhimento

     

    A aquisição de documentos envolve a transferência dos documentos aos arquivos intermediários e o recolhimento dos documentos ao arquivo permanente.

     

    A primeira grande seleção de papéis deve ocorrer no arquivo corrente, no momento de sua transferência para o arquivo intermediário ou recolhimento para o arquivo permanente. A eliminação deve ser feita com muito cuidado

    I) A transferência (passagem dos documentos dos arquivos correntes para os intermediários).

    II)recolhimento (transferência para os arquivos permanentes) são realizados em função da frequência de uso e não pelo valor que o documento possui.  "GABARITO"

  • GABARITO: LETRA A

    Quando um documento passa do arquivo intermediário para o permanente, dizemos que houve um recolhimento de documentos. Em certos casos, determinados documentos podem passar (ser recolhidos) do arquivo corrente direto ao permanente (obedecendo a Tabela de Temporalidade da instituição), sem passar pelo arquivo intermediário. Quando isso ocorrer, também dizemos que houve um recolhimento de documentos.

    FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.


ID
2936602
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Segundo Ana Celeste Indolfo (2007), a implementação da gestão de documentos possui dois pilares que viabilizam essa racionalidade nas instituições. Assinale a alternativa que apresenta os pilares da gestão de documentos.

Alternativas
Comentários
  • Gagarito E

  • Ana Celeste foi minha professora. Eu não podia ter errado essa....
  • Avaliação de documentos de arquivo: atividade estratégica para a gestão de documentos - Ana Celeste Indolfo

    "Não há dúvida de que as práticas arquivísticas da classificação e avaliação fundamentam as atividades de gestão de documentos. Só essas práticas permitem o compartilhamento das informações para a tomada de decisão segura e transparente, a preservação dos conjuntos documentais para a guarda permanente, e asseguram que a eliminação daqueles documentos destituídos de valor, a curto, médio ou longo prazo, seja realizada de forma criteriosa"

    LETRA E