SóProvas



Questões de Sistema de Informações de Custos no Setor Público - SICSP


ID
853210
Banca
ESAF
Órgão
MDIC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito do sistema de custos instituído pelo governo federal, é correto afirmar, exceto:

Alternativas
Comentários
  • O Sistema de Custos do Governo Federal foi instituído com a Portaria STN 157, de 09 de março de 2011, tendo como órgão central a Secretaria do Tesouro Nacional e como órgãos setoriais as unidades de gestão interna dos Ministérios e da Advocacia-Geral da União, responsáveis pelo acompanhamento de custos no Sistema de informações de Custos – SIC.

    Segundo a referida Portaria, as unidades de gestão interna do Poder Legislativo, do Poder Judiciário e do Ministério Público da União podem integrar(FACULTATIVO) o Sistema de Custos do Governo Federal como órgãos setoriais.

    No mesmo sentido a Portaria STN 716, de 24 de outubro de 2011, dispôs sobre o Sistema de Informações de Custos – SIC, o qual constitui sistema informacional do Governo Federal que tem por objetivo o acompanhamento, a avaliação e a gestão dos custos dos programas e das unidades da Administração Pública Federal e o apoio aos Gestores no processo decisório.

    GABARITO LETRA - A


ID
1001113
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Sistema de Informações de Custos do Governo Federal (SIC) é uma ferramenta que proporciona instrumentos de análise para a eficácia, eficiência, economicidade e avaliação dos resultados do uso de recursos públicos. A respeito desse tema, julgue os itens seguintes.

Por meio das informações disponibilizadas no SIC, conhece-se o volume de dispêndios utilizados por uma organização pública para a produção de determinadas receitas e para a manutenção do funcionamento dos serviços públicos.

Alternativas
Comentários
  • Não conhece-se o volume de dispêndios

    esse é o erro.

  • OSistema de Informações de Custos do Governo Federal – SIC– é um Data Warehouse que se utiliza da extração de dados dos sistemas estruturantes da administração pública federal, tal como SIAPE, SIAFI e SIGPlan, para a geração de informações.

    Tem por objetivo subsidiar decisões governamentais e organizacionais que conduzam à alocação mais eficiente do gasto público; sendo essencial para a transformação de paradigmas que existem atualmente na visão estratégica do papel do setor público.

    A ferramenta verifica espaços para a melhoria de serviços destinados à população, bem como proporciona instrumentos de análise para a eficácia, a eficiência, a economicidade e a avaliação dos resultados do uso recursos públicos.

    FONTE - http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/Sistema_Informacao_custos/apresentacao.asp

  • Errado!!!

    O SIC foi estruturado para extrair os dados da dimensão monetária do SIAFI, em se tratando da dimensão física (volume) os dados são obtidos do SIGPLAN, SIAPE, e também SIAFI.

  • Reescrito de acordo com o Manual de Informações de Custos do Governo Federal

    "Por meio das informações disponibilizadas no SIC, conhece-se os CUSTOS utilizados por uma organização pública para a produção de determinadas receitas e para a manutenção do funcionamento dos serviços públicos."

  • O SIC traz informações de custos e avalia resultados econômicos constantes na Demonstração de Resultado Econômico, além de trazer informações de caráter gerencial. Assim, não traz o volume de dispêndios utilizados, pois essa informação é encontrada em outras demonstrações contábeis, tais como o balanço patrimonial, o balanço orçamentário e a DVP.

    Gab. E


ID
1001116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Sistema de Informações de Custos do Governo Federal (SIC) é uma ferramenta que proporciona instrumentos de análise para a eficácia, eficiência, economicidade e avaliação dos resultados do uso de recursos públicos. A respeito desse tema, julgue os itens seguintes.

O acesso ao Portal da Transparência da Controladoria Geral da União é irrestrito aos servidores públicos e à sociedade em geral, assim como o acesso ao SIC, cujo cadastramento é feito mediante a criação de senha pessoal, intransferível e vinculada ao CPF do usuário.

Alternativas
Comentários
  • O acesso ao SIC está restrito a servidores integrantes dos Comitês de Análise e Avaliação das Informações de Custos nos órgãos superiores da administração pública federal, ou indicados por unidades de gestão interna reconhecidas como órgãos setoriais do Sistema de Custos do Governo Federal.

    Para uso do SIC o servidor deve estar devidamente cadastrado e habilitado junto à área de suporte ao sistema na STN, em posse de senha pessoal e intransferível vinculada a seu CPF. Além disso, sugere-se que qualquer usuário do SIC seja suficientemente capacitado para o seu uso adequado.

    O cadastramento de acesso ao SIC deve ser solicitado à STN, por meio da Gerência de Informações de Custos na Coordenação-Geral de Contabilidade e Custos da União (GEINC/CCONT); sendo obrigatória a observação dos seguintes procedimentos:

    - Preencher o Formulário de Cadastro de Usuários, obtido pela página inicial do sítio de acesso ao SIC na internet;

    - Aferir sua assinatura e obter os vistos e assinaturas necessários à anuência das autoridades competentes em sua unidade da Administração, conforme a indicação nos campos do formulário;

    - Providenciar a digitalização do formulário preenchido e assinado; e

    - Encaminhar o arquivo eletrônico do formulário digitalizado para o e-mail:  custos@fazenda.gov.br.

    fonte: https://www.tesouro.fazenda.gov.br/pt/contabilidade-publica/sistema-de-informacoes-de-custos/como-acessar


ID
1048600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca do Sistema de Informações de Custos no Setor Público (SICSP), julgue os itens que se seguem.


Na elaboração da demonstração do resultado econômico, será considerada a receita econômica dos serviços prestados, dos bens e dos produtos fornecidos.

Alternativas
Comentários
  • A Demonstração do Resultado Econômico evidencia o resultado econômico de ações do setor público, e deve ser elaborada considerando sua interligação com o sistema de custos e apresentar na forma dedutiva, pelo menos, a seguinte estrutura: (a) receita econômica dos serviços prestados e dos bens ou dos produtos fornecidos; (b) custos e despesas identificados com a execução da ação pública; e (c) resultado econômico apurado.
  • NBC T 16.11, item 27:

  • Gabarito: certo.

    NBC T 16.11, item 27. A DRE deve ser elaborada considerando sua interligação com o subsistema de custos e apresentar na forma dedutiva, pelo menos, a seguinte estrutura:

    (a)   receita econômica dos serviços prestados, dos bens e dos produtos fornecidos;

    (b)   custos e despesas identificados com a execução da ação pública; e

    (c)    resultado econômico apurado.


ID
1048603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca do Sistema de Informações de Custos no Setor Público (SICSP), julgue os itens que se seguem.


O SICSP deverá estar integrado com o processo de avaliação patrimonial e de controle de estoques, permitindo efetuar o controle entre o físico e o financeiro.

Alternativas
Comentários
  • O Cespe trocou TUDO nessa... 
    A fonte consta na Resolução do CFC n. 1366/11, que trata sobre os Sistema de Informação de Custos no Setor Público, em seu item 20:

    "O SICSP deve estar integrado com o processo de planejamento e orçamento, devendo utilizar a mesma base conceitual se se referirem aos mesmos objetos de custos, permitindo assim o controle entre o orçado e o executado."

    Bons estudos!
  • Gabarito: errado.

    .

    20. O SICSP deve estar integrado com o processo de planejamento e orçamento, devendo utilizar a mesma base conceitual se se referirem aos mesmos objetos de custos, permitindo assim o controle entre o orçado e o executado. No início do processo de implantação do SICSP, pode ser que o nível de integração entre planejamento, orçamento e execução (consequentemente custos) não esteja em nível satisfatório. O processo de mensurar e evidenciar custos deve ser realizado sistematicamente, fazendo da informação de custos um vetor de alinhamento e aperfeiçoamento do planejamento e orçamento futuros." (Fonte: NBC T 16.11 - Sistema de Informação de Custos do Setor Público)


ID
1158388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca do Sistema de Informação de Custos no Setor Público (SICSP), assinale a opção correta

Alternativas
Comentários
  • NBCT 16.11 - ITEM 14

  • Gabarito E

    Princípio da competência.

    O registros dos fatos contábeis deverão ser realizados no momento de sua ocorrência, independetemente de pagamento ou recebimento.

  • Seguem os comentários conforme a NBCT 16.11

    a) O gestor da entidade é responsável pela consistência conceitual e pela apresentação das informações contábeis do subsistema de custos.

    Item 24. A responsabilidade pela consistência conceitual e apresentação das informações contábeis do sistema de custos é do profissional contábil.

    b) Ainda que se refira aos mesmos objetos de custos, no SICSP não deve ser utilizada a mesma base conceitual do processo de planejamento e orçamento

    item 20 : O SICSP deve estar integrado com o processo de planejamento e orçamento, devendo utilizar a mesma base conceitual se se referirem aos mesmos objetos de custos, permitindo assim o controle entre o orçado e o executado. No início do processo de implantação do SICSP, pode ser que o nível de integração entre planejamento, orçamento e execução consequentemente custos) não esteja em nível satisfatório. O processo de mensurar e evidenciar custos deve ser realizado sistematicamente, fazendo da informação de custos um vetor de alinhamento e aperfeiçoamento do planejamento e orçamento futuros.

    c) O SICSP é de adoção obrigatória apenas nas entidades que observam integralmente as normas e técnicas próprias da contabilidade aplicada ao setor público

    Item 7:O SICSP é obrigatório em todas as entidades do setor público. 

    d)No método de custeio variável, são apropriados todos os custos de produção aos produtos e serviços.

    Custeio variável que apropria aos produtos ou serviços apenas os custos variáveis e considera os custos fixos como despesas do período.

    Atentar que o conceito de custeio direto na contabilidade privada é o mesmo do custeio variável. Porém, na contabilidade pública, o custeio direto tem outro conceito. Vejam:

    Custeio direto é o custeio que aloca todos os custos – fixos e variáveis – diretamente a todos os objetos de custo sem qualquer tipo de rateio ou apropriação.

    e) Para o SICSP, a adoção do princípio da competência é obrigatória na geração de informação de custo

    Item 14 : Na geração de informação de custo, é obrigatória a adoção dos princípios de contabilidade em especial o da competência, devendo ser realizados os ajustes necessários quando algum registro for efetuado de forma diferente.


  • Vamos analisar as alternativas:

    A alternativa A) está errada, pois o profissional contábil é o responsável pela consistência conceitual e pela apresentação das informações contábeis do subsistema de custos.

    A alternativa B) está errada, pois, conforme a NBC T 16.11 estabelece, em seu item 22:

    O SICSP deve estar integrado com o processo de planejamento e orçamento, devendo utilizar a mesma base conceitual se se referirem aos mesmos objetos de custos, permitindo assim o controle entre o orçado e o executado.

    A alternativa C) está errada, pois o SICSP é obrigatório em todas as entidades do setor público.

    A alternativa D) está errada, pois foi descrito o método de custeio por absorção. Na verdade, o método do custeio variável apropria aos produtos ou serviços apenas os custos variáveis e considera os custos fixos como despesas do período.

    A alternativa E) está certa, pois, de fato, a NBC T 16.11 estabelece, em seu item 14, que:

    Na geração de informação de custo, é obrigatória a adoção dos princípios de contabilidade em especial o da competência, devendo ser realizados os ajustes necessários quando algum registro for efetuado de forma diferente:

    Gabarito: LETRA E

  • Os princípios de contabilidade são de adoção obrigatória na geração de informação de custo, especialmente o princípio da competência que segue o fato gerador e não o recebimento/pagamento.

    Gabarito: E


ID
1182517
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o item abaixo, relativo ao Sistema de Informação de Custos do Setor Público (SICSP).

A adoção do SICSP é obrigatória em todas as entidades do setor público.

Alternativas
Comentários
  • Alcance

    7. O SICSP é obrigatório em todas as entidades do setor público.

    8. Vários dispositivos legais determinam a apuração de custos no setor público como requisito

    de transparência e prestação de contas, seja para controle interno, externo ou controle social.

    Além dos aspectos legais, esta Norma também destaca o valor da informação de custos para

    fins gerenciais. Sua relevância para o interesse público pode ser entendida pelo seu impacto

    sobre a gestão pública, seja do ponto de vista legal ou de sua utilidade.

    Fonte: NBCT 16.11

  • Exatamente, pessoal! A obrigatoriedade do SICSP abrange todas as entidades do setor público.

    Atenção!!

    A NBCT 16.11 estabelece que o SICSP é obrigatório em todas as entidades do setor público. 

    O item está certo!

    Gabarito: CERTO

  • Certo

    Cuidado para não confundir com o PCASP, que é facultativo:

    2.1. CONCEITO DE PLANO DE CONTAS

    Plano de contas é a estrutura básica da escrituração contábil, formada por uma relação padronizada de contas contábeis, que permite o registro contábil dos atos e fatos praticados pela entidade de maneira padronizada e sistematizada, bem como a elaboração de relatórios gerenciais e demonstrações contábeis de acordo com as necessidades de informações dos usuários.

    2.5. ALCANCE DO PCASP

    A utilização do PCASP é obrigatória para todos os órgãos e entidades da administração direta e da administração indireta dos entes da Federação, incluindo seus fundos, autarquias, inclusive especiais, fundações, e empresas estatais dependentes.

    A utilização do PCASP é facultativa para as demais entidades.

    MCASP p.290: " A utilização do PCASP é obrigatória para todos os órgãos e entidades da administração direta e da administração indireta dos entes da Federação, incluindo seus fundos, autarquias, inclusive especiais, fundações, e empresas estatais dependentes.

    A utilização do PCASP é facultativa para as empresas estatais independentes."


ID
1209637
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere ao sistema de custos e ao plano de contas, julgue os próximos itens.

Além de mensurar os custos de programas e projetos do governo, o sistema de custos do setor público auxilia na otimização da aplicação dos recursos públicos.

Alternativas
Comentários
  • NBC TSP 11 - CORRETO


  • Contribuindo...


    O SICSP de bens e serviços e outros objetos de custos públicos tem por objetivo:

    (a) mensurar, registrar e evidenciar os custos dos produtos, serviços, programas, projetos,

    atividades, ações, órgãos e outros objetos de custos da entidade;

    (b) apoiar a avaliação de resultados e desempenhos, permitindo a comparação entre os custos

    da entidade com os custos de outras entidades públicas, estimulando a melhoria do

    desempenho dessas entidades;

    (c) apoiar a tomada de decisão em processos, tais como comprar ou alugar, produzir

    internamente ou terceirizar determinado bem ou serviço;

    (d) apoiar as funções de planejamento e orçamento, fornecendo informações que permitam

    projeções mais aderentes à realidade com base em custos incorridos e projetados;

    (e) apoiar programas de redução de custos e de melhoria da qualidade do gasto.


    Fonte - NBCT 16.11

  • De acordo com o livro do Deusvaldo Carvalho:

    "O subsistema de custos registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública, ou ainda, pode-se dizer os custos da gestão dos recursos e do patrimônio públicos, subsidiando a administração com informações tais como: custos dos programas, dos projetos e das atividades desenvolvidas; bom uso dos recursos públicos; e custos das unidades contábeis".

  • Subsistema de Custos – registra, processa e evidencia os custos da gestão dos recursos e do patrimônio públicos, subsidiando a administração com  informações tais como:

    I) Custos dos programas, dos projetos e das atividades desenvolvidas;

    II) Bom uso dos recursos públicos; e

    III) Custos das unidades contábeis.



ID
1433632
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação ao Sistema de Informação de Custos do Setor Público, considere:

I. Sistema de acumulação corresponde à forma como os custos são acumulados e apropriados aos bens e serviços e outros objetos de custos e está relacionado ao fluxo físico e real da produção.

II. Sistema de custeio está associado ao modelo de mensuração e desse modo podem ser custeados os diversos agentes de acumulação de acordo com diferentes unidades de medida, dependendo das necessidades dos tomadores de decisões.

III. Método de custeio se refere ao método de apropriação de custos e está associado ao processo de identificação e associação do custo ao objeto que está sendo custeado.

IV. Custo controlável é definido como o custo projetado para subsidiar o processo de elaboração dos orçamentos da entidade para determinado período.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA B

    IV. Custo controlável é definido como o custo projetado para subsidiar o processo de elaboração dos orçamentos da entidade para determinado período. "Custo estimado é o custo projetado para subsidiar o processo de elaboração dos orçamentos da entidade para determinado período; pode basear-se em simples estimativa ou utilizar a ferramenta do custo padrão."

    https://goo.gl/2ibM26

    #SEFAZAL

  • Custo estimado: é o custo projetado para subsidiar o processo de elaboração dos orçamentos da entidade para determinado período; pode basear-se em simples estimativa ou utilizar a ferramenta do custo padrão.

    Custo controlável: utiliza centro de responsabilidade e atribui ao gestor apenas os custos que ele pode controlar.

    LETRA B

    @sonhadora_militar


ID
1579198
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação ao sistema de custos no setor público, julgue o item subsequente.


O método de custeio direto consiste na alocação de todos os custos fixos e variáveis diretamente a todos os objetos de custos, sem qualquer tipo de rateio ou apropriação.


Alternativas
Comentários
  • NBC T 16.11 - Subsistema de Informação de Custos do Setor Público


    Método de custeio se refere ao método de apropriação de custos e está associado ao processo de identificação e associação do custo ao objeto que está sendo custeado. Os principais métodos de custeio são: direto; variável; por absorção; por atividade; pleno.


    -Custeio direto é o custeio que aloca todos os custos – fixos e variáveis – diretamente a todos os objetos de custo sem qualquer tipo de rateio ou apropriação.


    -Custeio variável que apropria aos produtos ou serviços apenas os custos variáveis e considera os custos fixos como despesas do período.

    -Custeio por absorção que consiste na apropriação de todos os custos de produção aos produtos e serviços.

    -Custeio pleno que consiste na apropriação dos custos de produção e das despesas aos produtos e serviços.

    -Custeio por atividade que considera que todas as atividades desenvolvidas pelas entidades são geradoras de custos e consomem recursos. Procura estabelecer a relação entre atividades e os objetos de custo por meio de direcionadores de custos que determinam quanto de cada atividade é consumida por eles.


    gab: C


ID
1608757
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Sistema de Informações de Custos do Governo Federal (SIC) utiliza a extração de dados dos sistemas estruturantes da administração pública federal para a geração de informações. Com relação a esse sistema, julgue o próximo item.


Um dos objetivos do SIC é fornecer informações para subsidiar o processo de tomada de decisão governamental dos gestores públicos, contribuindo para a alocação mais eficiente dos recursos governamentais.


Alternativas
Comentários
  • NBC T 16.11 - Sistema de Informação de Custos do Setor Público. 

    O SICSP de bens e serviços e outros objetos de custos públicos têm por objetivo:

    (a)   mensurar, registrar e evidenciar os custos dos produtos, serviços, programas, projetos, atividades, ações, órgãos e outros objetos de custos da entidade;

    (b)   apoiar a avaliação de resultados e desempenhos, permitindo a comparação entre os custos da entidade com os custos de outras entidades públicas, estimulando a melhoria do desempenho dessas entidades;

    (c)   apoiar a tomada de decisão em processos, tais como comprar ou alugar, produzir internamente ou terceirizar determinado bem ou serviço;

    (d) apoiar as funções de planejamento e orçamento, fornecendo informações que permitam projeções mais aderentes à realidade com base em custos incorridos e projetados;

    (e)   apoiar programas de redução de custos e de melhoria da qualidade do gasto.

    (e)   apoiar programas de controle de custos e de melhoria da qualidade do gasto. (Redação dada pela Resolução CFC n.º 1.437/13)


ID
1608760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Sistema de Informações de Custos do Governo Federal (SIC) utiliza a extração de dados dos sistemas estruturantes da administração pública federal para a geração de informações. Com relação a esse sistema, julgue o próximo item.


Por tratar de informação eminentemente gerencial, a manutenção de sistema de custos pela administração pública federal é obrigatória.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    LRF
    Art. 50. Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes:

    § 3o A Administração Pública manterá sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial.

    bons estudos

  • O Sistema de Informações de Custos do Governo Federal (SIC) utiliza a extração de dados dos sistemas estruturantes da administração pública federal para a geração de informações. Com relação a esse sistema, julgue o próximo item.

    Por tratar de informação eminentemente gerencial, a manutenção de sistema de custos pela administração pública federal é obrigatória. CERTO

    ______________________________________________________________________________________________

    LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000.


    Art. 50. Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes: (...)

    § 3o A Administração Pública manterá sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial.

  • 7. O SICSP é obrigatório em todas as entidades do setor público.

    NBC T 16.11

  • Olha só que interessante! Apesar de na questão falar de (SIC), este sistema coleta informações referente a dados da administração pública federal, o que não deixa de ser o (SIGs). Sobre a questão está certa, afinal de contas para que as informações sejam validas e reais, é indispensável a obrigatoriedade da atualização das informações que serão coletadas por este sistema.

    Resposta: Certo


ID
1734313
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação ao sistema de informação de custos e ao plano de contas aplicado ao setor público (PCASP), julgue o próximo item.

O orçamento, ao demonstrar a alocação dos recursos destinados à realização de determinado serviço público, tem sido utilizado como referência para a estimativa de custos nos serviços públicos fornecidos sem contraprestação.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Características e atributos da informação de custos

    11.   Os serviços públicos possuem características peculiares tais como: universalidade e obrigação de fornecimento, encaradas na maioria das vezes como direito social, em muitas situações, têm apenas o estado como fornecedor do serviço (monopólio do Estado). O serviço público fornecido sem contrapartida ou por custo irrisório diretamente cobrado ao beneficiário tem (em sua grande maioria) o orçamento como principal fonte de alocação de recursos.

    Fonte: NBC T 16.11


ID
1739503
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considere as afirmativas sobre o Sistema de Informação de Custo do Setor Público − SICSP.

I. Apoiar a avaliação de resultados e desempenhos, permitindo a comparação entre os custos da entidade com os custos de outras entidades públicas, estimulando a melhoria do desempenho dessas entidades.

II. Apoiar as funções de planejamento e orçamento, fornecendo informações que permitam projeções mais aderentes à realidade com base em custos incorridos e projetados.

III. Determinar a redução de custos de um programa de governo e remanejar os recursos para outro programa.

IV. Mensurar, registrar e evidenciar os custos dos produtos, serviços, programas, projetos, atividades, ações, órgãos e outros objetos de custos da entidade.

De acordo com a NBC T 16.11, são objetivos do SICSP o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C


    NBC T16.11


    O SICSP de bens e serviços e outros objetos de custos públicos tem por objetivo:

    (a) mensurar, registrar e evidenciar os custos dos produtos, serviços, programas, projetos,

    atividades, ações, órgãos e outros objetos de custos da entidade;

    (b) apoiar a avaliação de resultados e desempenhos, permitindo a comparação entre os custos

    da entidade com os custos de outras entidades públicas, estimulando a melhoria do

    desempenho dessas entidades;

    (c) apoiar a tomada de decisão em processos, tais como comprar ou alugar, produzir

    internamente ou terceirizar determinado bem ou serviço;

    (d) apoiar as funções de planejamento e orçamento, fornecendo informações que permitam

    projeções mais aderentes à realidade com base em custos incorridos e projetados;

    (e) apoiar programas de redução de custos e de melhoria da qualidade do gasto.


  • Entendo que esta questão está erroneamente classificada, pois trata de Contabilidade de Custos.

     

    Bons estudos.

  • Beto, trata da NBCT 16.11, contabilidade aplicada ao setor público

  • As afirmativas I, IIIV estão certas, porque todas citam objetivos do SICSP listados no item 2 da NBC T 16.11. Vejamos:

    A afirmativa III está errada, pois não constitui objetivo do SICSP, conforme a NBC T 16.11.

    Uma vez que as afirmativas I, II e IV estão certas, tem-se que está correta a alternativa C).

    Gabarito: LETRA C


ID
1883461
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Demonstração do Resultado Econômico (DRE) será elaborada considerando sua interligação com o subsistema de custos e apresentada na forma dedutiva, pelo menos, com a seguinte estrutura:

Alternativas
Comentários
  • NBCT 16.11 (Não revogada)

     

    Demonstração do resultado econômico (Incluído pela Resolução CFC n.º 1.437/13)

    25.      As informações de custos descritas nesta Norma podem subsidiar a elaboração de relatórios de custos, inclusive da Demonstração do Resultado Econômico (DRE). (Incluído pela Resolução CFC n.º 1.437/13)

    26.      A DRE evidencia o resultado econômico de ações do setor público. (Incluído pela Resolução CFC n.º 1.437/13)

    27.      A DRE deve ser elaborada considerando sua interligação com o subsistema de custos e apresentar na forma dedutiva, pelo menos, a seguinte estrutura:

    (a)    receita econômica dos serviços prestados, dos bens e dos produtos fornecidos;

    (b)    custos e despesas identificados com a execução da ação pública; e

    (c)     resultado econômico apurado. (Incluído pela Resolução CFC n.º 1.437/13)

     

    Gabarito: letra D

  • Pessoal, a NBC T 16.11 estabelece, no item 27, que a DRE deve ser elaborada considerando sua interligação com o subsistema de custos e apresentar na forma dedutiva, pelo menos, a seguinte estrutura:

    Note que a única alternativa que contém todos os itens dessa estrutura é a letra D), que é a correta.

    Gabarito: LETRA D


ID
2499880
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Sistema de Custos aplicado ao setor público reforçou a necessidade de se buscar a representação fidedigna das informações, incluindo aquelas relacionadas aos custos das mercadorias, dos produtos e dos serviços prestados pelas entidades públicas. Considerando os diversos métodos de custeio, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - A

    NBCT 16.11

    Custeio direto é o custeio que aloca todos os custos – fixos e variáveis – diretamente a todos os objetos de custo sem qualquer tipo de rateio ou apropriação.
    Custeio variável que apropria aos produtos ou serviços apenas os custos variáveis e considera os custos fixos como despesas do período.
    Custeio por absorção que consiste na apropriação de todos os custos de produção aos produtos e serviços.
    Custeio pleno que consiste na apropriação dos custos de produção e das despesas aos produtos e serviços.
    Custeio por atividade que considera que todas as atividades desenvolvidas pelas entidades são geradoras de custos e consomem recursos. Procura estabelecer a relação entre atividades e os objetos de custo por meio de direcionadores de custos que determinam quanto de cada atividade é consumida por eles.

  • Gabarito A.

    O erro da alternativa D é que o custeio direto aloca todos os custos, fixos e variáveis, diretamente a TODOS OS OBJETOS DE CUSTOS, sem rateios ou apropriações.


ID
2511583
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O subsistema de custos definido pela Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público deve proporcionar informações, dentre outras, sobre

Alternativas
Comentários
  • resposta é C mas na norma vem em

    3. O SICSP de bens e serviços e outros objetos de custos públicos têm por objetivo:
    (a) mensurar, registrar e evidenciar os custos dos produtos, serviços, programas, projetos, atividades, ações, órgãos e outros objetos de custos da entidade;
    (b) apoiar a avaliação de resultados e desempenhos, permitindo a comparação entre os custos da entidade com os custos de outras entidades públicas, estimulando a melhoria do desempenho dessas entidades;
    (c) apoiar a tomada de decisão em processos, tais como comprar ou alugar, produzir internamente ou terceirizar determinado bem ou serviço;
    (d) apoiar as funções de planejamento e orçamento, fornecendo informações que permitam projeções mais aderentes à realidade com base em custos incorridos e projetados;
    (e) apoiar programas de redução de custos e de melhoria da qualidade do gasto.
    (e) apoiar programas de controle de custos e de melhoria da qualidade do gasto. (Redação dada pela Resolução CFC n.º 1.437/13)

    acredito que essa é equivale a otimização dos recursos.


ID
2563396
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca das demonstrações contábeis aplicadas ao setor público e do sistema de custos da administração pública, julgue o item a seguir.


Na administração pública, a adoção do subsistema de custos permite mensurar e reportar os custos dos serviços de saúde prestados por um ente público; a demonstração do resultado econômico é adequada para a evidenciação dessas informações.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBC T 16.11,

    O SICSP de bens e serviços e outros objetos de custos públicos têm por objetivo:

    (a) mensurar, registrar e evidenciar os custos dos produtos,serviços, programas, projetos, atividades, ações, órgãos e outros objetos de custos da entidade

    ;

    Ainda, segundo a Norma,

    25. As informações de custos descritas nesta Norma podem subsidiar a elaboração de relatórios de custos, inclusive da Demonstração do Resultado Econômico (DRE).

    26.A DRE evidencia o resultado econômicode ações do setor público.

    27. A DRE deve ser elaborada considerando sua interligação com o subsistema de custos e apresentar na forma dedutiva, pelo menos, a seguinte estrutura:

    (a) receita econômica dos serviços prestados, dos bens e dos produtos fornecidos;

    (b) custos e despesas identificados com a execução da ação pública; e

    (c) resultado econômico apurado.

    Do exposto, percebe-se que a adoção do subsistema de custos permite mensurar e reportar os custos dos serviços de saúde prestados por um ente público. Ademais, a demonstração do resultado econômico é adequada para a evidenciação dessas informações.

    Gabarito: Certo

    https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2017/11/26185912/Prova_Comentada_TRF1_Contabilidade_P%C3%BAblica1.pdf

  • Demonstração do Resultado Econômico é complicado

  • Olá Pessoal

    Gabarito Correto

    Conforme as lições do Professor Giovanni Pacelli, a DRE não é utilizada no setor público como demonstrativo, todavia TEM FUNÇÃO DE RCPG e compreende a divulgação do sistema de custos do setor público.

    A função da DRE, aqui, é dar subsídio ao gestor sobre a continuidade ou não de serviços públicos adotados.

    Para isso, utiliza-se o seguinte cálculo: Resultado Econômico = Receita Econômica(custo de oportunidade) - Custos.

    Bons Estudos.

  • Lei 4320/64

    Art. 85. Os serviços de contabilidade serão organizados de forma a permitirem o acompanhamento da execução orçamentária, o conhecimento da composição patrimonial, a determinação dos custos dos serviços industriais, o levantamento dos balanços gerais, a análise e a interpretação dos resultados econômicos e financeiros.

    GAB. CERTO

    Confundi com este artigo da Lei.

  • Certo.

    A Norma NBC T 16.11 trata do SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE CUSTOS DO SETOR PÚBLICO (SICSP) e definiu que o sistema de custos permite a mensuração dos custos dos serviços prestados pelo ente público.

    2. O SICSP registra, processa e evidencia os custos de bens e serviços e outros objetos de custos, produzidos e oferecidos à sociedade pela entidade pública. 

    3. O SICSP de bens e serviços e outros objetos de custos públicos tem por objetivo: 

    (a) mensurar, registrar e evidenciar os custos dos produtos, serviços, programas, projetos, atividades, ações, órgãos e outros objetos de custos da entidade;

    Já a norma NBC T 16.6 trata das demonstrações contábeis.

    Demonstração do resultado econômico 

    35. A Demonstração do Resultado Econômico evidencia o resultado econômico de ações do setor público. 

    36. A Demonstração do Resultado Econômico deve ser elaborada considerando sua interligação com o sistema de custos e apresentar na forma dedutiva, pelo menos, a seguinte estrutura:

    (a) receita econômica dos serviços prestados e dos bens ou dos produtos fornecidos;

    (b) custos e despesas identificados com a execução da ação pública; e

    (c) resultado econômico apurado.

    Conforme destacado no trecho transcrito da norma, a demonstração do resultado econômico é elaborada utilizando as informações do sistema de custos.

  • Certo

    Segundo a NBC T 16.11, O SICSP de bens e serviços e outros objetos de custos públicos têm por objetivo:(a) mensurar, registrar e evidenciar os custos dos produtos, serviços, programas, projetos, atividades, ações, órgãos e outros objetos de custos da entidade;

    25. As informações de custos descritas nesta Norma podem subsidiar a elaboração de relatórios de custos, inclusive da Demonstração do Resultado Econômico (DRE).

    26. A DRE evidencia o resultado econômico de ações do setor público.

    27. A DRE deve ser elaborada considerando sua interligação com o subsistema de custos e apresentar na forma dedutiva, pelo menos, a seguinte estrutura:

    (a) receita econômica dos serviços prestados, dos bens e dos produtos fornecidos;

    (b) custos e despesas identificados com a execução da ação pública; e

    (c) resultado econômico apurado.


ID
2617648
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca do sistema de custos do governo federal, julgue o item a seguir.


Na relação entre despesa e custo, o estágio da despesa que mais se aproxima à informação que alimenta o sistema é o valor correspondente ao pagamento.

Alternativas
Comentários
  • Aprova a NBC T 16.11 – Sistema de Informação de Custos do Setor Público

    Princípio de competência

    14. Na geração de informação de custo, é obrigatória a adoção dos princípios de contabilidade em especial o da competência, devendo ser realizados os ajustes necessários quando algum registro for efetuado de forma diferente.

     

    Definições

    9. Os seguintes termos têm os significados abaixo especificados:

    Objeto de custo é a unidade que se deseja mensurar e avaliar os custos. Os principais objetos de custos são identificados a partir de informações dos subsistemas orçamentário e patrimonial.

     

    Informações do subsistema orçamentário: a dimensão dos produtos e serviços prestados; função, atividades, projetos, programas executados; centros de responsabilidade – poderes e órgãos, identificados e mensurados a partir do planejamento público, podendo se valer, ou não, das classificações orçamentárias existentes.

     

    Informações do subsistema patrimonial: a dimensão dos produtos e serviços prestados, identificados e mensurados a partir das transações quantitativas e qualitativas afetas ao patrimonial da entidade consoante os Princípios de Contabilidade.

     

    Deve seguir o Princípio da Competência (Patrimonial). No Orçamentário, regime misto (Empenho). 

    GAB. E. Pois, não segue o Regime de Caixa (pagamento).

  • Errado. No momento da apropriação da despesa, ou seja, na liquidação é que deve ser reconhecida a informação que alimenta o SIC.

    Fonte: https://www.ricardoalexandre.com.br/prova-comentada-stm-casp/

  • que redaçãozinha...

  • Meu Pai do céu...

     

  • é o que?

  • tive que ler 39485689275925 vezes.

  • ERRADO.

    Na relação entre despesa e custo, o estágio da despesa que mais se aproxima à informação que alimenta o sistema é o valor correspondente à LIQUIDAÇÃO.

    O estágio da despesa orçamentária que mais se aproxima da informação de custo é o da liquidação, sendo, portanto, a despesa liquidada o ponto de partida da informação que deve alimentar o sistema de custos.

    As despesas liquidadas orçamentárias equivalem ao conceito de gasto e podem ser consideradas como custo dos produtos ou serviços prestados no período após as reclassificações e ajustes necessários.

    As etapas da despesa orçamentária seguem a ordem de ocorrência dos fenômenos econômicos, levando-se em consideração o modelo de orçamento existente no país e a tecnologia utilizada.

    Gran Cursos - Claudio Zorzo.

  • - liquidação ->

    reconhecer/apurar a origem e o objeto do que deve pagar; a importância exata a pagar; e a quem se deve pagar.

    terão por base:

    - o contrato, ajuste ou acordo respectivo;

    - a nota de empenho;

    - os comprovante da entrega de material ou da prestação efetiva do serviço.

    GAB ERRADO. Mané pagamento, aqui somente vai ser pago e fim de papo.

  • KKK..

    REDAÇÃO MEIO "SCUMUNGADA" MAS PELO JEITO É ISSO MESMO.

    APRENDI AGORA. ASSUNTO ESPECÍFICO.

    ABC

  • Segundo o Manual de Informações de Custos do Governo Federal

    "Para que a informação de custos seja gerada com integridade é necessário que seja apurada segundo o regime de competência, reconhecendo os efeitos das transações que aumentam ou diminuem o patrimônio líquido nos períodos a que se referem, segundo seu fato gerador, sejam elas dependentes ou independentes da execução orçamentária."

    Com isso, o estágio da despesa que mais se aproxima à informação que alimenta o sistema de custos é o valor correspondente ao empenho e não o pagamento como cita a questão.

  • A informação de custo surge a partir de ajustes efetuados na informação inicial obtida do SIAFI. O estágio da despesa orçamentária que mais se aproxima da informação de custo é o da liquidação, sendo, portanto, a despesa liquidada o ponto de partida da informação que deve alimentar o sistema de custos

  • Essa questão versa sobre a sistemática de custos e a sua relação com a despesa orçamentária.

    Diferentemente do que ela afirma, o Manual de Informações de Custos do Governo Federal dispõe que:

    "Dessa forma, na modelagem do sistema, foi implantado no âmbito do Governo Federal uma sistemática de custos que utilizou para a mensuração da variável financeira os registros da execução orçamentária da despesa. Tendo como ponto de partida a liquidação, seguida da realização de ajustes para que a informação inicial se aproxime da informação de custos, a fim de obedecer ao regime de competência."

    Dessa forma, tem-se que a questão está errada, na medida que afirma que o estágio da despesa que mais se aproxima da informação que alimenta o sistema de custos é o valor correspondente ao pagamento.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Essa questão versa sobre a sistemática de custos e a sua relação com a despesa orçamentária.

    Diferentemente do que ela afirma, o Manual de Informações de Custos do Governo Federal dispõe que:

    "Dessa forma, na modelagem do sistema, foi implantado no âmbito do Governo Federal uma sistemática de custos que utilizou para a mensuração da variável financeira os registros da execução orçamentária da despesa. Tendo como ponto de partida a liquidação, seguida da realização de ajustes para que a informação inicial se aproxime da informação de custos, a fim de obedecer ao regime de competência."

    Dessa forma, tem-se que a questão está errada, na medida que afirma que o estágio da despesa que mais se aproxima da informação que alimenta o sistema de custos é o valor correspondente ao pagamento.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • Gabarito: E

    O estágio da despesa que mais se aproxima à informação de custo é a liquidação.


ID
2849734
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Sistema de Informações de Custos do Governo Federal adota como metodologia de cálculo o que a Secretaria do Tesouro Nacional denomina de custo direto. A base de cálculo para a mensuração do custo direto, que subsidia decisões gerenciais, inclui, entre outros, os custos correspondentes a

Alternativas
Comentários
  • Gabarto: Letra A

    Metodologia de Apuração de Custos

    Para a construção do Sistema de Custos foram consideradas as seguintes premissas:

    • Os sistemas estruturantes SIAFI, SIGPLAN e SIAPE não foram alterados para a inclusão de dados não existentes nestes sistemas;

    • Foram considerados os dados da Administração Direta, Autarquias e Fundações que integram o sistema SIAPE;

    • No caso dos dados de pessoal, o nível de detalhamento dos dados será restrito à menor unidade fornecida pelo sistema SIAPE, sem identificação do funcionário;

    Os dados para efeito de apropriação de custo, abrangem somente servidores ativos. No entanto, os dados de inativos e pensionistas (aposentados e instituidor de pensão, respectivamente) foram carregados;


    Fonte: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/custos


    Abraço


  • Agradeço enormemente o colega acima, mas a resposta dele não satisfez muito, ainda fiquei com dúvida.


    Esse texto acima não achei muito claro e na NBC T 16.11 não diz nada sobre a pergunta feita na assertiva, apesar de mostrar o conceito de custo direto.


    Estranho.. se alguém puder dar um "norte" com as respectivas fontes, agradeço.

  • Não sei se meu raciocínio está correto, mas deixarei minha contribuição.

    As Despesas de Capital coincide com a Despesa Orçamentária Nao-Efetiva.

    As Despesa Orçamentária Nao-Efetiva não reduz o patrimônio e geram fatos permutativos.

    Portanto a opção que tem como item Despesa de Capital está ERRADA.

  • Metodologias utilizadas no cálculo dos custos:

    Custo Direto Institucional - é todo o custo que é identificado ou associado diretamente ao órgão. É formada por 3 partes assim definidas:

    (+) Movimento Líquido Patrimonial;

    (+) Movimento Credor Patrimonial;

    (-) Movimento Devedor Patrimonial.

    O Movimento Líquido Patrimonial: é a soma do movimento líquido das seguintes contas contábeis, excluídos todos os valores da Categoria econômica "4 – Despesas de Capital" e do elemento de despesa "92 – Despesas de Exercícios anteriores": 622130200, 622130300, 622130400, 622130700, 631200000, 631300000, 631400000.

    A única opção que não apresenta uma Despesa de Capital é a alternativa A.

  • Gabarito: letra A

    A resposta está no Manual do Portal de Custos da Secretaria do Tesouro Nacional, p. 47, a saber:

    Métrica Custo Direto

    Corresponde à soma dos valores das situações do SIAFI Web que indicam custo. Assim, seus valores são baseados nos registros das Variações Patrimoniais Diminutivas, que por meio das situações do SIAFI Web com parâmetro EFEITO SOBRE CENTRO DE CUSTO assinalado como “SOMA” ou “SUBTRAI” define a ocorrência de custos

    A única alternativa que inclui apenas VPD é a letra a).

    Fonte: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/626285/Manual+do+Portal+de+Custos+do+Governo+Federal/1c605b35-45a8-451d-8d13-39f57366b36d

  • O método de custeio direto consiste na alocação de todos os custos fixos e variáveis diretamente a todos os objetos de custos, sem qualquer tipo de rateio ou apropriação. Contudo, o conceito de custo direto não é o direcionador da resposta, para responder a questão é importante lembrar que a CASP adota o regime de competência e tem como direcionador de custo as VPD – Variações Patrimoniais Diminutivas, ou seja, as despesas efetivas (despesas correntes).

    Assim, as despesas de capital não afetam a contabilidade de custo, pois elas não são consideradas VPDs e a única assertiva que contém VPDs (despesas efetivas) é a letra “A”.

    Gabarito: letra “A”.

  • De acordo com a NBC 16.11:

    Gasto é o dispêndio de um ativo ou criação de um passivo para obtenção de um produto ou serviço.

    Custos são gastos com bens ou serviços utilizados para a produção de outros bens ou serviços.

    Investimento corresponde ao gasto levado para o Ativo em função da sua vida útil. São todos os bens e direitos adquiridos e registrados no Ativo.

    Dentre as alternativas, a única que não continha um investimento era a letra A.

    B) Investimento

    C) Aquisição de Ativos

    D) Despesa de Capital

    E) Despesa de Capital

  • Vamos analisar a questão.

    Questão sobre o Sistema de Informações de Custos do Governo Federal Sistema com base na NBC T 16.11 – Subsistema de Informação de Custos do Setor Público (SICSP).

    O SICSP é obrigatório em todas as entidades do setor público, registra, processa e evidencia os custos de bens e serviços e outros objetos de custos, produzidos e oferecidos à sociedade pela entidade pública, conforme a norma.

    Para vocês terem uma noção mais prática do que ele significa, segue explicação do SIC do Governo federal:
    "O Sistema de Informações de Custos do Governo Federal – SIC – é um Data Warehouse que se utiliza da extração de dados dos sistemas estruturantes da administração pública federal, tal como SIAPE, SIAFI e SIGPlan, para a geração de informações. Tem por objetivo subsidiar decisões governamentais e organizacionais que conduzam à alocação mais eficiente do gasto público; sendo essencial para a transformação de paradigmas que existem atualmente na visão estratégica do papel do setor público. "

    Atenção! Vale explicar que apesar da NBC T 16.11 estar em vigor, ela é uma daquelas normas antigas de Contabilidade Pública, da época que ainda falávamos de sistemas e subsistemas (patrimonial, orçamentário, compensação e custos). Atualmente, utilizamos o termo técnico natureza das contas e das informações.

    Voltando a questão, para entendermos o que o termo técnico custo direto, devemos estudar algumas definições básicas constantes na NBC T 16.11:
    - Custos são gastos com bens ou serviços utilizados para a produção de outros bens ou serviços.
    - Custo direto é todo o custo que é identificado ou associado diretamente ao objeto do custo.
    - Gasto é o dispêndio de um ativo ou criação de um passivo para obtenção de um produto ou serviço.
    - Investimento corresponde ao gasto levado para o Ativo em função de sua vida útil. São todos os bens e direitos adquiridos e registrados no ativo.

    Conforme o MCASP, classificam-se na categoria econômica como despesas de capital aquelas despesas que contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital. Elas mantêm uma correlação com o registro de incorporação de ativo imobilizado, intangível ou investimento (no caso dos grupos de natureza da despesa 4 – investimentos e 5 – inversões financeiras) ou o registro de desincorporação de um passivo (no caso do grupo de despesa 6 – amortização da dívida).

    Atenção! Repare que em decorrência dessas definições básicas, podemos perceber que a base de cálculo para a mensuração do custo direto, não compreende despesas de capital no geral, pois essas despesas correspondem a gastos levados para o ativo, seja por meio de investimentos ou inversões financeiras, e etc.

    Feita a revisão, já podemos analisar cada uma das alternativas:

    A) Certo, pessoal ativo e inativo são exemplos custos diretos, conforme o Manual do Portal de Custos do Governo Federal. Perceba que são custos (gastos utilizados na produção de outros bens ou serviços) diretos (é identificado diretamente ao objeto de custo, ao órgão, por exemplo).

    B) Errado, investimentos são despesas de capital, não custos diretos.  

    C) Errado, aquisição de ativos são despesas de capital, não custos diretos.   

    D) Errado, como vimos, despesas de capital não correspondem a custos diretos.  

    E) Errado, como vimos, despesas de capital não correspondem a custos diretos. As despesas correntes podem ser custos diretos, como por exemplo despesas com material de consumo e pessoal.   

    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
2941729
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Norma Brasileira de Contabilidade aplicada ao setor público (NBC T 16.11) estabelece a conceituação, o objeto, os objetivos e as regras básicas para mensuração e evidenciação dos custos no setor público e apresentado, nesta Norma, como subsistema de Informação de Custos do setor público (SICSP). assinale a afirmativa INCORRETA sobre esse subsistema:

Alternativas
Comentários
  • Princípio de competência

    14. Na geração de informação de custo, é obrigatória a adoção dos princípios de contabilidade em especial o da competência, devendo ser realizados os ajustes necessários quando algum registro for efetuado de forma diferente.

    letra b.

  • Vamos analisar as alternativas.

    A alternativa A) está correta, pois, de fato, a NBC T 16.11 disciplina, em seu item 2, que o SICSP registra, processa e evidencia os custos de bens e serviços e outros objetos de custos, produzidos e oferecidos à sociedade pela entidade pública.

    A alternativa B) está errada, pois, a NBC T 16.11 estabelece, em seu item 14, que na geração de informação de custo, é obrigatória a adoção dos princípios de contabilidade em especial o da competência, devendo ser realizados os ajustes necessários quando algum registro for efetuado de forma diferente.

    A alternativa C) está correta, pois, de fato, a NBC T 16.11 disciplina, em seu item 10, que os serviços públicos devem ser identificados, medidos e relatados em sistema projetado para gerenciamento de custos dos serviços públicos.

    A alternativa D) está correta, pois o objetivo mencionado na alternativa está incluído no rol de objetivos listados no item 3 da NBC T 16.11. Vejamos: 

    Assim, a única alternativa incorreta é a letra B).

    Gabarito: LETRA B

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak


ID
2950663
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na implantação do Subsistema de Informação de Custos do Setor Público, um elemento importante a ser definido é o método de custeio, que se refere ao método de apropriação de custos e está associado ao processo de identificação e associação do custo ao objeto que está sendo custeado.


Acerca da definição do método de custeio, a NBC T 16.11 dispõe que a entidade:

Alternativas
Comentários
  • A escolha do método deve estar apoiada na disponibilidade de informações e no volume de recursos necessários para obtenção das informações ou dados. As entidades podem adotar mais de uma metodologia de custeamento, dependendo das características dos objetos de custeio.

    letra e.

  • p.Método de custeio (NBC T 16.11): se refere ao método de apropriação de custos e está associado ao processo de identificação e associação do custo ao objeto que está sendo custeado. A escolha do método deve estar apoiada na disponibilidade de informações e no volume de recursos necessários para obtenção das informações ou dados. As entidades podem adotar mais de uma metodologia de custeamento, dependendo das características dos objetos de custeio. Os principais métodos de custeio utilizados em Custos no setor público serão abordados no item 5.2 do MIC.

    Fonte: Manual de Informações de Custos do Governo Federal, página 15.

  • Método de custeio (NBC T 16.11)

    Custeio Direto

    Custeio variável

    Custeio por absorção

    Custeio pleno

    Custeio por atividade

  • Lida a questão, vamos analisar a questão.

    Conforme dispõe a NBC T 16.11 – Sistema de Informação de Custos do Setor Público (Resolução CFC nº 1.366/11), "o método de custeio se refere ao método de apropriação de custos e está associado ao processo de identificação e associação do custo ao objeto que está sendo custeado. Os principais métodos de custeio são: direto; variável; por absorção; por atividade; pleno. ".

    A escolha do método deve estar apoiada na disponibilidade de informações e no volume de recursos necessários para obtenção das informações ou dados. As entidades podem adotar mais de uma metodologia de custeamento, dependendo das características dos objetos de custeio.



    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Gabarito: E

    O SICSP é apoiado em três elementos: Sistema de acumulação, Sistema de custeio e Método de custeio.

    Quanto ao Método de custeio os principais são: custeio direto, custeio variável, custeio por absorção, custeio por atividade e custeio pleno.

    A escolha do método deve estar apoiada na disponibilidade de informações e no volume de recursos necessários para obtenção das informações ou dados. As entidades podem adotar mais de uma metodologia de custeamento, dependendo das características dos objetos de custeio.


ID
2950672
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação às informações fiscais a serem publicadas pelas defensorias públicas, sobretudo para dar transparência dos recursos para pagamento com pessoal, é correto afirmar que as defensorias públicas:

Alternativas
Comentários
  • Resp: letra C.

    6. Defensorias Públicas

    A Lei de Responsabilidade Fiscal foi publicada em 2000. Já a EC nº 45/2004, que conferiu autonomia orçamentário-financeira às defensorias estaduais, e a EC nº 74/2013, que conferiu autonomia orçamentário-financeira à Defensoria da União e do Distrito Federal, somente foram promulgadas após essa data. Em razão disso, a LRF não contemplou limites específicos para as defensorias públicas e, portanto, enquanto esses limites não forem estabelecidos, seus valores devem constar do Demonstrativo da Despesa com Pessoal do Poder Executivo. No entanto, tendo em vista a determinação contida no Acórdão nº 2153/2014 – TCU – Plenário, as defensorias públicas deverão também elaborar separadamente o demonstrativo da despesa com pessoal, sem preencher os campos relativos à comparação de limites, conforme tabela 1.3.

    Fonte: Manual de Demonstrativos Fiscais Aplicado à União e aos Estados, Distrito Federal e Municípios.

  • Realmente, a FGV é tosca.

  • Nunca vi isso ser cobrado.pqp

  • O objetivo do Relatório é dar transparência à gestão fiscal do titular do Poder/órgão realizada no período, principalmente por meio da verificação do cumprimento dos limites. De responsabilidade dos titulares dos Poderes e órgãos, o Relatório de Gestão Fiscal deve ser elaborado ao final de cada quadrimestre, e deve ser assinado pelo: chefe do Poder Executivo; Presidente e membros da Mesa Diretora dos Órgãos do Poder Legislativo; presidente de Tribunal e membros de Conselho de Administração dos Órgãos do Poder Judiciário; chefe do Ministério Público, da União e dos estados.Além dessas autoridades máximas, o relatório também deverá ser assinado pelas autoridades responsáveis pela administração financeira e pelo controle interno.

    Conforme o MDF, a Emenda Constitucional nº 45, de 2004, assegurou à Defensoria Pública Estadual autonomia funcional e administrativa e iniciativa de proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na LDO; e a EC nº 74/2013 conferiu autonomia orçamentário-financeira à Defensoria Pública da União e do Distrito Federal. Em que pese as defensorias públicas não possuírem limites expressos na LRF, visto que sua inclusão como órgão de autonomia orçamentário-financeira ocorreu após a edição da LRF, o órgão deverá preencher os demonstrativos do RGF, tendo em vista a determinação contida no Acórdão nº 2153/2014 – TCU – Plenário.

    Os demonstrativos a serem preenchidos são o da despesa com pessoal, da disponibilidade de caixa e dos restos a pagar e o simplificado do relatório de gestão fiscal, conforme modelo apresentado neste manual, não preenchendo, entretanto, os campos relativos aos limites. Por oportuno, vale ressaltar que, para fins de limites da LRF, os dados relativos às defensorias públicas deverão estar contemplados nos demonstrativos do RGF do Poder Executivo.

    Nesse sentido, caso sejam criados pela Constituição Federal outros órgãos com autonomia funcional e administrativa, que dependem de alteração da LRF para o estabelecimento de limites, o órgão criado também deverá preencher os demonstrativos do RGF citados anteriormente.

    GABARITO: C

  • FGV sendo FGV!

  • A Emenda Constitucional nº 45, de 2004, assegurou à Defensoria Pública Estadual autonomia funcional e administrativa e iniciativa de proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na LDO; e a EC nº 74/2013 conferiu autonomia orçamentário-financeira à Defensoria Pública da União e do Distrito Federal. Em que pese as defensorias públicas não possuírem limites expressos na LRF, visto que sua inclusão como órgão de autonomia orçamentário-financeira ocorreu após a edição da LRF, o órgão deverá preencher os demonstrativos do RGF, tendo em vista a determinação contida no Acórdão nº 2153/2014 – TCU – Plenário.

    Os demonstrativos a serem preenchidos são o da despesa com pessoal, da disponibilidade de caixa e dos restos a pagar e o simplificado do relatório de gestão fiscal, conforme modelo apresentado neste manual, não preenchendo, entretanto, os campos relativos aos limites. Por oportuno, vale ressaltar que, para fins de limites da LRF, os dados relativos às defensorias públicas deverão estar contemplados nos demonstrativos do RGF do Poder Executivo.

    Nesse sentido, caso sejam criados pela Constituição Federal outros órgãos com autonomia funcional e administrativa, que dependem de alteração da LRF para o estabelecimento de limites, o órgão criado também deverá preencher os demonstrativos do RGF citados anteriormente.

    FONTE: https://conteudo.tesouro.gov.br/manuais/index.php?option=com_content&view=article&id=3088&catid=677&Itemid=675


ID
2960902
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 13ª Região (BA-SE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Quanto aos aspectos legais e à terminologia de custos, julgue o item a seguir.


O Subsistema de Informação de Custos do Setor Público (SICSP) é facultativo no Setor Público, pois sua finalidade básica é de caráter gerencial.

Alternativas
Comentários
  • NBC T 16.11

    7. O SICSP é obrigatório em todas as entidades do setor público.

  • Natureza das contas:

    Patrimonial

    Orçamentária

    Controle

    Subsistemas de contábeis:

    Patrimonial

    Orçamentário

    Custos

    Compensação

  • errada

    Alcance

    7. O SICSP é obrigatório em todas as entidades do setor público.

    8. Vários dispositivos legais determinam a apuração de custos no setor público como requisito

    de transparência e prestação de contas, seja para controle interno, externo ou controle social.

    Além dos aspectos legais, esta Norma também destaca o valor da informação de custos para

    fins gerenciais. Sua relevância para o interesse público pode ser entendida pelo seu impacto

    sobre a gestão pública, seja do ponto de vista legal ou de sua utilidade.

  • Pessoal, vamos lembrar que o NBC T 16.11, item 2, dispõe que:

    Atenção!!

    O SICSP é obrigatório em todas as entidades do setor público. 

    Assim, o item está errado, pois mencionou que o SICSP é facultativo.

    Gabarito: ERRADO


ID
2969971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O sistema de informações de custos do governo federal consiste de um banco de dados alimentado a partir de informações dos diversos sistemas estruturantes da administração pública. O objetivo desse sistema é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    O Sistema de Informações de Custos do Governo Federal (SIC) é uma ferramenta tecnológica que tem a capacidade de integrar os principais sistemas estruturantes do Governo Federal - SIORG, SIAPE, SIAFI e SIGPLAN/SIOP em uma única base de dados (data warehouse), armazenando e reunindo as informações de custos que permitem o apoio à tomada de decisões pelo gestor. (Guia Rápido do SIC - Sistema de Informações de Custos do Governo Federal) https://conteudo.tesouro.gov.br/manuais/modules/mod_pdf_manual/pdf/grsic.pdf)

  • o Sistema de Informações de Custos do Governo Federal - SIC tem por objetivo fornecer informações para subsidiar o processo de tomada de decisão governamental dos gestores públicos, contribuindo para a alocação mais eficiente dos recursos governamentais.

    Fonte: https://conteudo.tesouro.gov.br/manuais/modules/mod_pdf_manual/pdf/grsic.pdf - Pág 5

    GABARITO D

  • sistema de informações de custos do setor público (SICSP) de bens e serviços e outros objetos de custos públicos têm por objetivos:

    - mensurar, registrar e evidenciar os custos dos produtos, serviços, programas, projetos, atividades, ações, órgãos e outros objetos de custos da entidade;

    - apoiar a avaliação de resultados e desempenhos, permitindo a comparação entre os custos da entidade com os custos de outras entidades públicas, estimulando a melhoria do desempenho dessas entidades;

    - apoiar a tomada de decisão em processos, (LETRA - D) tais como comprar ou alugar, produzir internamente ou terceirizar determinado bem ou serviço;

    - apoiar as funções de planejamento e orçamento, fornecendo informações que permitam projeções mais aderentes à realidade com base em custos incorridos e projetados;

    - apoiar programas de controle de custos e de melhoria da qualidade do gasto.

  • Essa questão versa sobre o Sistema de Informações de Custos do Governo Federal - SIC, o qual é previsto pela LRF, art. 50, §3º:
    Art. 50. Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes:
    [...]
    § 3o A Administração Pública manterá sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial.
    Além disso, segundo o Guia Rápido do SIC, o Sistema de Informações de Custos do Governo Federal tem por objetivo fornecer informações para subsidiar o processo de tomada de decisão governamental dos gestores públicos, contribuindo para a alocação mais eficiente dos recursos governamentais.
    Note que esse objetivo corresponde unicamente à alternativa D.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • comentários na letra C?

  • Essa questão versa sobre o Sistema de Informações de Custos do Governo Federal - SIC, o qual é previsto pela LRF, art. 50, §3º:

    Art. 50. Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes:

    [...]

    § 3o A Administração Pública manterá sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial.

    Além disso, segundo o Guia Rápido do SIC, o Sistema de Informações de Custos do Governo Federal tem por objetivo fornecer informações para subsidiar o processo de tomada de decisão governamental dos gestores públicos, contribuindo para a alocação mais eficiente dos recursos governamentais.

    Note que esse objetivo corresponde unicamente à alternativa D.

    Gabarito do Professor: Letra D.


ID
2999434
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara de Natividade - RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na contabilidade aplicada ao setor público, há premissas importantes para o bom e correto uso dos recursos públicos. Uma dessas premissas estabelece que o valor que seria desembolsado na alternativa desprezada de menor valor entre aquelas consideradas possíveis para a execução da ação pública é um:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    NBC T 16.11 - Sistema de Informação de Custos do Setor Público

    Custo de oportunidade é o custo objetivamente mensurável da melhor alternativa desprezada relacionado à escolha adotada.


ID
3185383
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A NBC T 16.11 - Sistema de Informação de Custos do Setor Público estabelece a conceituação, o objeto, os objetivos e as regras básicas para mensuração e evidenciação dos custos no setor público, sendo apresentado, nesta Norma, como Subsistema de Informação de Custos do Setor Público (SICSP). O SICSP registra, processa e evidencia os custos de bens e serviços e outros objetos de custos, produzidos e oferecidos à sociedade pela entidade pública. Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    NBC T 16.11 – Sistema de Informação de Custos do Setor Público

    O SICSP é apoiado em três elementos: Sistema de acumulação; Sistema de custeio e Método de custeio.

    Sistema de acumulação corresponde à forma como os custos são acumulados e apropriados aos bens e serviços e outros objetos de custos e está relacionado ao fluxo físico e real da produção. Os sistemas de acumulação de custos no setor público ocorrem por ordem de serviço (ou produção) e de forma contínua.

    Por ordem de serviço (ou produção) é o sistema de acumulação que compreende especificações predeterminadas do serviço ou produto demandado, com tempo de duração limitado.

    De forma contínua é o sistema de acumulação que compreende demandas de caráter continuado e são acumuladas ao longo do tempo.

    Sistema de custeio está associado ao modelo de mensuração e desse modo podem ser custeados os diversos agentes de acumulação de acordo com diferentes unidades de medida, dependendo das necessidades dos tomadores de decisões. No âmbito do sistema de custeio, podem ser utilizadas as seguintes unidades de medida: custo histórico; custo-corrente; custo estimado; e custo padrão.

    Método de custeio se refere ao método de apropriação de custos e está associado ao processo de identificação e associação do custo ao objeto que está sendo custeado. Os principais métodos de custeio são: direto; variável; por absorção; por atividade; pleno


ID
3411262
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Uma secretaria municipal funciona em um imóvel alugado. Além desse gasto, a secretaria paga o salário de seis servidores, contas de água e energia elétrica, além das despesas com material de consumo e limpeza. Ao fazer o gerenciamento dos custos da secretaria, o gestor tem à sua disposição diferentes métodos de custeio.

Considerando a situação hipotética precedente, julgue o item a seguir.


Caso o gestor adote o método de custeio variável, o valor do aluguel não deverá ser alocado como custo, pois corresponde a um valor fixo.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

    NBC T 16.11 – Sistema de Informação de Custos do Setor Público

    Custeio variável Consiste em apropria aos produtos ou serviços apenas os custos variáveis e considera os custos fixos como despesas do período.

  • Complementando...

    NBC T 16.11 – Sistema de Informação de Custos do Setor Público

    Custo fixo é o que não é influenciado pelas atividades desenvolvidas, mantendo seu valor constante em intervalo relevante das atividades desenvolvidas pela entidade. Ex: Aluguel.

  • Primeiramente, faz-se necessário rever o conceito de custos fixos e variáveis:

    Custo fixo é o que não é influenciado pelas atividades desenvolvidas, mantendo seu valor constante em intervalo relevante das atividades desenvolvidas pela entidade.

    Custo variável é o que tem seu valor determinado e diretamente relacionado com a oscilação de um fator de custos estabelecido na produção e execução dos serviços.

    Já o método de custeio variável consiste em apropriar aos produtos ou serviços apenas os custos variáveis e considera os custos fixos como despesas do período (NBC T 16.11). 

    Dessa forma, como o valor do aluguel é um custo fixo, pois não é influenciado pelas atividades desenvolvidas e mantém seu valor constante, ele é considerado meramente despesa do período e não deverá ser alocado como custo. Dessa forma, o item está certo.

    Gabarito: CERTO

  • CORRETO

    CUSTEIO VARIÁVEL ou CUSTEIO DIRETO 

    Apenas os custos variáveis são atribuídos aos produtos. 

    Este método não considera a classificação dos custos em diretos e indiretos. 

    Os custos fixos são tratados como despesas do período, sendo lançados integralmente e diretamente na DRE. 

    Bons estudos...

  • Certo

    Custeio por Absorção (também chamado “custeio integral”) é o método derivado da aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Consiste na apropriação de todos os custos (diretos e indiretos, fixos e variáveis) causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção, isto dentro do ciclo operacional interno. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos.

    O Método de Custeio Direto, ou Variável, atribui para cada custo um classificação específica, na forma de custo fixos ou custos variável. O custo final do produto (ou serviço) será a soma do custo variável, dividido pela produção correspondente, sendo os custos fixos considerados diretamente no resultado do exercício.

    O custo-padrão é um custo pré-atribuído, tomado como base para o registro da produção antes da determinação do custo efetivo. Em sua concepção gerencial, o custo-padrão indica um “custo ideal” que deverá ser perseguido, servindo de base para a administração mediar e eficiência da produção e conhecer as variações de custo.

    Esse custo ideal seria aquele que deveria ser obtido pela indústria nas condições de plena eficiência e máximo rendimento. 

    O Princípio do Registro pelo Valor Original determina a avaliação dos componentes do patrimônio pelos valores originais das transações com o mundo exterior a valor presente em moeda nacional, sendo mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores, o que descarta a utilização do custo-padrão para fins de avaliação dos estoques e dos custos dos produtos vendidos, posto que este pode divergir da transação efetiva.

    http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/metodosdecusteio.htm

  • Questão sobre métodos de custeio, conforme a NBC T 16.11 Sistema de Informação de Custos do Setor Público.

    Em consonância com a contabilidade custos no setor privado, no setor público, aplica-se diferentes métodos de custeio, definido na NBC T 16.11 como método de apropriação de custos, associado ao processo de identificação e associação do custo ao objeto que está sendo custeado. Os métodos de custeio, conforme a norma são: direto; variável; por absorção; por atividade; pleno. Vou detalhar os dois principais em prova:

    Custeio variável que apropria aos produtos ou serviços apenas os custos variáveis e considera os custos fixos como despesas do período.
    Custeio por absorção que consiste na apropriação de todos os custos de produção aos produtos e serviços.

    Agora precisamos entender a diferença entre custo fixo e variável, conforme a norma:

    Custo fixo é o que não é influenciado pelas atividades desenvolvidas, mantendo seu valor constante em intervalo relevante das atividades desenvolvidas pela entidade
    Exemplos: aluguel, salários, etc

    Custo variável é o que tem valor total diretamente proporcional à quantidade produzida/ofertada.
    Exemplos: materiais de consumo e limpeza, etc

    Feita toda a revisão, já podemos identificar a correção da afirmativa:

    Caso o gestor adote o método de custeio variável, o valor do aluguel não deverá ser alocado como custo, pois corresponde a um valor fixo.

    Perceba que o aluguel não varia conforme o nível de atividade da secretaria. Por isso, é considerado um custo fixo. No método de custeio variável, o custo fixo não é alocado como custo aos objetos de custo, são lançados como despesas do período.


    Gabarito do Professor: Certo
  • aluguel será uma despesa, assim como todos os outros custos fixo

  • Gabarito: C

    O SICSP é apoiado em três elementos: Sistema de acumulação; Sistema de Custeio e Método de custeio.

    Sistema de acumulação: forma como os custos são acumulados e apropriados aos bens e serviços e outros objetos de custos e está relacionado ao fluxo físico e real da produção. Ocorrem por ordem de serviço ou produção e de forma contínua.

    Sistema de custeio: modelo de mensuração e desse modo podem ser custeados os diversos agentes de acumulação de acordo com diferentes unidades de medida: custo histórico; custo-corrente; custo estimado; e custo padrão.

    Método de custeio: método de apropriação de custos e está associado ao processo de identificação e associação do custo ao objeto que está sendo custeado. Os principais métodos de custeio são: direto; variável; por absorção; por atividade; pleno.

    • Custeio direto: aloca todos os custos - fixos ou variáveis - sem qualquer tipo de rateio ou apropriação.
    • Custeio variável: apropria aos produtos ou serviços apenas os custos variáveis e considera os custos fixos como despesas do período.
    • Custeio por absorção: consiste na apropriação de todos os custos de produção aos produtos e serviços.
    • Custeio pleno: apropriação dos custos de produção e das despesas aos produtos e serviços.
    • Custeio por atividade: considera que todas as atividades desenvolvidas pelas entidades são geradoras de custos e consomem recursos.

ID
3620140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que concerne à classificação das transações e ao sistema de custos no âmbito da UnB, julgue o item subsecutivo.

São de natureza administrativa as transações originadas de fatos que afetem o patrimônio da UnB, mesmo que não decorram da execução do orçamento. 

Alternativas
Comentários
  • Peguei o Comentário do colega Paulo Maria:

    São de natureza administrativa as transações originadas de fatos que afetem o patrimônio da UnB, mesmo que não decorram da execução do orçamento. ERRADO

    ___________________________________________________________________________________________________

    NBC T 16 – NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE

    APLICADAS AO SETOR PÚBLICO

    NBC T 16.4 – TRANSAÇÕES NO SETOR PÚBLICO

    Natureza das transações no setor público e seus reflexos no patrimônio público

    3. De acordo com suas características e os seus reflexos no patrimônio público, as transações no setor público podem ser classificadas nas seguintes naturezas:

    (a) econômico-financeira corresponde às transações originadas de fatos que afetam o patrimônio público, em decorrência, ou não, da execução de orçamento, podendo provocar alterações qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais;

    (b) administrativa – corresponde às transações que não afetam o patrimônio público, originadas de atos administrativos, com o objetivo de dar cumprimento às metas programadas e manter em funcionamento as atividades da entidade do setor público.

    CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO - página: 16

  • À luz da NBC T 16.4 – Transações no Setor Público:

    3. De acordo com suas características e os seus reflexos no patrimônio público, as transações no setor público podem ser classificadas nas seguintes naturezas:

    (a) econômico-financeira – corresponde às transações originadas de fatos que afetam o patrimônio público, em decorrência, ou não, da execução de orçamento, podendo provocar alterações qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais;

    (b) administrativa – corresponde às transações que não afetam o patrimônio público, originadas de atos administrativos, com o objetivo de dar cumprimento às metas programadas e manter em funcionamento as atividades da entidade do setor público.

    Portanto, o item refere-se à natureza econômico-financeira.


ID
5233366
Banca
IDIB
Órgão
CRF - MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Tendo como referência as Normas Brasileira de Contabilidade – NBC T 16, a Contabilidade Aplicada ao Setor Público é organizada na forma de sistema de informações, cujos subsistemas, conquanto possam oferecer produtos diferentes em razão da respectiva especificidade, convergem para o produto final, que é a informação sobre o patrimônio público. O subsistema que registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle, é

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    NBC T 16.11

    O sistema contábil está estruturado nos seguintes subsistemas de informações:

    Orçamentário - registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária;

    Patrimonial - registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público;

    Custos – registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública, consoante a NBC T 16.11;

    Compensação - registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.

  • Essa questão versa sobre definições de subsistemas previstos na NBC T 16.2, já revogada.

    Vamos a eles:

    Orçamentário – registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária;

    Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público;

    Custos – registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública;

    Compensação – registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.

    Assim, tem-se que a alternativa certa é a letra C.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Gab C

    O sistema de compensação - abrange contas que servem exclusivamente para controle, sem fazer parte do patrimônio.

     

    Contas de compensação tratando-se de um conjunto de contas de uso optativo e destinado a finalidades internas da empresa, podendo servir, como fonte de dados para transmitir determinadas informações a terceiros.

     

    O uso das contas de compensação é recomendável, para registro de possíveis alterações patrimoniais futuras e como fonte de dados para a elaboração de notas explicativas.

    portal de contabilidade.com