SóProvas



Questões de Jornalismo Esportivo


ID
214417
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito da história e da estrutura dos meios de comunicação de
massa e do jornalismo, julgue os itens que se seguem.

O jornalismo esportivo no Brasil teve início com a publicação de periódicos que mesclavam ensinamentos para o aprimoramento físico dos leitores e notícias sobre esportes.

Alternativas
Comentários
  • certa

    No início a imprensa esportiva oferecia informações e explicações sobre como praticar os mais variados esportes.

    Baseado em Camargo (1998), as primeiras transmissões esportivas televisivas aconteceram na década de 30, em diversos países.

     

    fonte: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2005/resumos/r1815-2.pdf


ID
919597
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Jornais impressos podem ser organizados e divididos entre cadernos e suplementos, com conteúdos distribuídos entre eles. Notícias nacionais, internacionais, econômicas, esportivas, etc. Cada divisão temática leva o nome de:

Alternativas

ID
1835383
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Durante as coletivas de imprensa relacionadas a um evento esportivo internacional, a organização providenciou tradução simultânea em inglês, espanhol, francês, alemão, português e italiano. De acordo com a teoria da informação proposta por Shannon e Weaver, entrevistados e entrevistadores compreendem as mensagens pois, por intermédio da tradução, passaram a compartilhar:

Alternativas
Comentários
  • Shannon e Weaver elaboraram a chamada Teoria Matemática da informação. 

  • GABARITO: LETRA D

     

    "A teoria matemática da comunicação (ou teoria da informação - Shannon - Weaver, 1949) é, essencialmente, uma teoria sobre a transmissão óptima das mensagens. (...) Assim se evidencia, no esquema comunicativo, a existência de um outro elemento, o código. Para que o destinatário possa compreender correctamente o sinal, é necessário que, quer no momento da transmissão, quer no momento da recepção, se faça referência a um mesmo código. O código é o sistema de regras que confere a determinados sinais um dado valor."

     

    Livro: Teorias da Comunicação. Mauro Wolf. 8. ed. Lisboa: Editorial Presença, 2003. p.112-113.


ID
1835395
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A terceira Copa do Mundo, disputada na França, revelou jogadores como Leônidas da Silva e Domingos da Guia. Ao contrário das duas últimas participações, a seleção brasileira de futebol chegou perto do título. Os brasileiros acompanharam o evento ao vivo por intermédio:

Alternativas
Comentários
  • No dia 5 de junho de 1938, o povo brasileiro viveu um momento histórico. Teve a chance de ouvir, pela primeira vez, uma partida de Copa do Mundo ao vivo. O Brasil venceu a Polônia na prorrogação por 6 x 5 naquela que seria a primeira transmissão do rádio brasileiro realizada de outro continente. A missão de narrar as jogadas de Leônidas e companhia em solo francês coube ao pernambucano Leonardo Gagliano Neto.  Locutor – ou, como se dizia à época, “speaker” esportivo – da Rádio Clube do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, ele já havia sido pioneiro um ano antes, quando, trabalhando na Rádio Cruzeiro do Sul, realizou a primeira transmissão de um jogo da Seleção Brasileira, durante o Sul-Americano de 1937, na Argentina. Na ocasião do jogo contra a Polônia, o presidente Getúlio Vargas, que considerava o rádio um instrumento fundamental no processo de transformação do futebol em símbolo de sucesso de seu governo, decretou feriado nacional e ordenou que fossem instalados alto-falantes nas praças e locais públicos para que os brasileiros pudessem contemplar a inédita transmissão.

    Fonte: http://guiadoscuriosos.com.br/blog/2014/02/11/a-historia-de-gagliano-neto-o-primeiro-speaker-brasileiro-em-copas-do-mundo/

  • Alguém me diz porque eles cobraram essa questão na prova de jornalismo?

    Com tantos assuntos importantes para um jornalista saber, a FGV me aparece com uma questão ridicula como essa, que não mede conhecimmento profissional algum. Complicado!!!

  • Por eliminação dá pra tirar as TVs (década de 30) e a crônica no jornal (que obviamente não é ao vivo), mas ainda assim sobram duas. É uma informação muito específica. Fui no chute.

  • Terceira Copa do Mundo = 1938

    Rádio = 7 de setembro de 1922 marcou a primeira transmissão de rádio

    Vai indo por eliminação, muito engajada essa questão aí, rs


ID
1857436
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Uma celebridade esportiva foi convidada por uma revista nacional de grande circulação para uma exclusiva, com direito à chamada na capa da publicação. No entanto, o esportista exigiu que seu assessor de comunicação tivesse acesso ao texto final que seria publicado cabendo, a esse profissional, o direito de suprimir trechos que julgasse “prejudiciais” à imagem da celebridade. Ao ceder às exigências, a revista:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B 

     

    errou, pois o valor intrínseco dos fatos e, consequentemente da publicação, foram maculados; 

     

    Lembren-se da Imparcialidade.... Mesmo que não exista eles adoram falar dela...Hipocrisia Forever

  • GABARITO: B

    Vale também para entrevistas, sendo inadmissível (eticamente falando) ao assessor solicitar previamente o conteúdo antes de sua publicação por parte do veículo.


ID
2295667
Banca
IADES
Órgão
CRC-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O jornalismo que apresenta segmentação e atividades especializadas é aquele que se conhece por jornalismo especializado. Não são formas de jornalismo especializado o

Alternativas
Comentários
  • Opinativo é um gênero do jornalismo, não uma de suas segmentações.

    Associativo é um tipo do jornalismo (que congrega voluntários), não uma de suas segmentações.

  • Jornalismo Literário também é um gênero. E agora, IADES?


ID
2625886
Banca
CETAP
Órgão
AL-RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Analise as afirmativas seguintes sobre a edição jornalística e aponte a alternativa CORRETA:


I- Nos jornais diários é comum a divisão por editorias, como Esporte, Economia e Polícia;

II- Muitas das notícias publicadas nos meios de comunicação advêm de agências de notícias. Estas são sempre empresas oficiais, isto é, ligadas ao Governo Federal ou Estadual, que repassam, de forma gratuita, as informações aos meios;

III- Os editores de caderno, por conta dos atributos da função, não podem ser repórteres.

Alternativas

ID
2625922
Banca
CETAP
Órgão
AL-RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre o jornalismo na contemporaneidade, aponte a alternativa ERRADA:

Alternativas
Comentários
  • letra b

    Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros

    Art. 10 – O jornalista não pode:

    – Aceitar oferta de trabalho remunerado em desacordo com o piso salarial da categoria ou com tabela fixada pela sua entidade de classe

  • Cada estado tem um piso diferente. O erro da alternativa B é dizer que é nacionalizado.


ID
2669995
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os assuntos jornalísticos que necessariamente não se encaixam nas editorias tradicionais, como economia, esportes ou política, mas que causam grande interesse aos leitores são nomeados como

Alternativas
Comentários
  • Fait-divers é a matéria jornalística que não se situa em campo de conhecimento preestabelecido, como a política, a economia ou as artes. 

    Enquanto a informação depende, para ser avaliada ou compreendida, de uma situação (política, econônica), o fait-divers interessa por si mesmo.

    Não depende de nada exterior, nem de passado, e é inconsequente.

    Tem a função de informar e divertir.

    Fait-divers - Em francês, fatos diversos. Diz-se de notícia que desperta interesse do leitor por implicar rompimento insólito ou extraordinário do curso cotidiano dos acontecimentos. Assim, o crime passional, a briga de rua, o atropelamento, o assalto são fait-divers, narrativas típicas do jornalismo sensacionalista e popularesco.

    Dicionário de Comunicação, Rabaça e Barbosa, p. 101/102

    Fait-divers e antítese

    Fait-divers (fatos diversos) é, à primeira vista, a matéria jornalística que não se situa em campo de conhecimento preestabelecido, como a política, a economia ou as artes. Eventos sem classificação, mas ainda assim notáveis por alguma relação interior entre seus termos. O estudo da estrutura dessas notícias mostra uma peculiaridade: enquanto a informação depende, para ser avaliada ou compreendida, de uma situação (política, econômica ou artística), o fait-divers interessa por si mesmo. Quando se escreve que alguém matou a mulher com uma corda de violão ou que um bispo foi preso em um cabaré, pouco importa o assassino, a vítima, qual o bispo, onde e como isso ocorreu: o interesse está na contradição entre o crime e a arma, ou entre a respeitabilidade do religioso e a natureza do lugar onde foi preso. 

    Linguagem Jornalística, Nilson Lage

    A improbabilidade nem sempre se realizada entre o fato noticiado e aquilo que as pessoas sabem do mundo, ou de seu universo específico de realização (a ciência, a política, uma categoria já nomeada). Pode haver uma relação de improbabilidade entre duas notações presentes na notícia mesma, o que Roland Barthes localiza na estrutura fait divers. (...) O fait divers opõe ao que o autor chama de informação (...).

    Ideologia e Técnica da Notícia, Nilson Lage

  • Resposta: C

    Faits divers (pronuncia-se fé-divér; em francês, literalmente, "factos diversos") é uma expressão de jargão jornalístico e, por extensão, um conceito de teoria do jornalismo que designa os assuntos não categorizáveis nas editorias tradicionais dos veículos (política, economia, internacional, desportos). Tais excertos tornam-se noticiosos por apresentarem casos inexplicáveis e excepcionais.

    São factos desconectados de historicidade jornalística, ou seja, referem-se apenas ao seu carácter interno e seu interesse como facto inusitado, pitoresco. Geralmente são acontecimentos trágicos, tais como crimes e acidentes, delitos descritos em poucas linhas. Mas a lista de possibilidades pode ser muito maior. "Drama passional, roubo de uma ponte de 40 metros, aparição da Virgem Maria, confissão perturbadora de um transexual, descoberta dos restos de quatro ocupantes de um disco voador nos Estados Unidos; todos os dias nossos jornais reservam um lugar, mais ou menos importante, para este tipo de informação tão diferente quanto curiosa." [1]

    fait divers sempre despertou um grande interesse no público geral, estando sempre presente nos diversos veículos de informação. Uma das explicações para tamanha popularidade está no fato da nossa sociedade estar enraizada em uma cultura romanesca, que busca dar sentido à realidade articulando fatos do quotidiano a partir de relações espelhadas na estrutura de um romance literário. Os faits divers contribuem com essa forma de estruturar o mundo, pois apresentam fatos pitorescos, apelando para o imaginário da sociedade, que busca um sentido maior nestes, como se dá nos romances, em que as conexões carregam um sentido mais amplo, gradualmente revelado na narrativa.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Faits_divers

  • Fait-divers

    Ainda que com mais de uma década de jornalismo em redações de TV, rádio e jornal em São Paulo eu jamais tenha ouvido a expressão...

    Por outro lado, "Geral", é uma expressão corriqueira.


ID
2925751
Banca
AOCP
Órgão
SECOM-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As redações são divididas em editorias, que correspondem, geralmente, às áreas de interesse e atividade da cobertura jornalística. Elas podem ser sobre polícia, política, economia, entre outras. Além disso, elas podem ser divididas entre notícias, reportagens, notas e outras maneiras de contar a informação. A captação das informações para construir a notícia requer alguns conhecimentos. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Notícia traz o assunto imediato, que tem prazo para ser divulgado

    Reportagem é um texto mais longo, que requer mais pesquisa, mais fontes e não esfria tão rápido


ID
2932474
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Itaquaquecetuba - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No final de um programa noticioso da TV Câmara, o apresentador forneceu informações sobre as atividades esportivas que aconteceram em Itaquaquecetuba durante o dia. Esse conjunto de informações é chamado, no meio televisivo, de

Alternativas
Comentários
  • GAB C

    Lapada: o termo virou sinônimo nas redações de TV de um compacto de matérias afins. (...) Os assuntos são separados por efeito ou por vinheta. O texto das lapadas é o mais conciso e objetivo possível.

    O Texto na TV, Vera Íris Paternostro, p. 208

  • Lapada: No jargão do telejornalismo, significa o resumo de fatos com um clip de imagens, podendo ou não ser narrado em off e com trilha. É uma reportagem de curta duração, cerca de 30 segundos, que reúne vários temas e assuntos. Pode ser o resumo de algumas matérias relevantes do jornal primeira edição no jornal segunda edição. Ou, ainda, as notícias que não renderam matéria, que saíram de última hora ou que não houve equipe para cobrir.

    comuniqueiro.com

  • Por que não poderia ser uma nota pelada?


ID
2980960
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O fotojornalismo cumpre um papel de extrema importância no registro da história. Ele também é responsável por levar informações de maneira clara e objetiva para um público significativo. Assim como outras áreas da fotografia, o fotojornalismo possui gêneros, dentre os quais pode-se citar:

Alternativas
Comentários
  • Gab. Fotografia social, esportiva, cultural, policial, features, retratos, ilustrações fotográficas e fotodocumentário

  • Isto não é uma questão. É um teste psicotécnico.


ID
3023752
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de São José do Rio Preto - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A Torcedores.com, à primeira vista, parece mais uma página especializada em esportes – mas há uma diferença considerável: eles apostam pesado nas informações postadas por parte de seus leitores. O site, fundado no final de 2013, permite que qualquer um possa enviar notícias. Todo o conteúdo enviado passa pela curadoria da equipe editorial do site, que analisa a veracidade e originalidade dos textos. Esse modelo de edição é chamado de jornalismo

Alternativas
Comentários
  • Colaborativo, e, inclusive um ótimo site para escrever e ganhar uma graninha hehe.


ID
3166708
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere à estrutura e aos processos de elaboração  da  notícia,  em  diferentes  plataformas,  julgue  o item.

A  notícia  faz  parte  do gênero  informativo e é  definida como um relato verdadeiro e atual de fatos relevantes, que  podem  partir  de  segmentos  como  política, economia, cultura, esportes, entre outros.  

Alternativas
Comentários
  • (...) e é definida como um relato verdadeiro (...)

    Objetividade e imparcilidade impera (deve);


ID
3166711
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A notícia faz parte do gênero informativo e é definida
como um relato verdadeiro e atual de fatos relevantes,
que podem partir de segmentos como política,
economia, cultura, esportes, entre outros.

Alternativas