SóProvas



Questões de Arquitetura de informação


ID
72682
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Abaixo o trecho de um texto informativo sobre uma escola que forma mão de obra especializada para Websites:

...... é a organização do fluxo de informação visando tornála útil e inteligível. Trata-se de planejamento e mapeamento visual (wireframe) e contextual ...... de um sistema, seja ele qual for, tornando as informações identificáveis, assimiláveis e claras. Se refere também ao desenho de uma interface, incluindo todos seus fluxos de navegação e estruturação de conteúdo. O objetivo final é assegurar a facilidade de utilização ...... de um site e/ou sistema.

Os termos que completam corretamente o texto são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Questão nojentinha #prontofalei
  • Historicamente o termo "arquitetura da informação" é atribuído a Richard Saul Wurman. Wurman enxerga a arquitetura assim como ela é "usada por arquitetos de palavras de política externa". O Sistema de Plataforma Web deve ser desenvolvido com base em análises criteriosas e aspectos como Arquitetura de Informação e Usabilidade devem ser avaliados desde o layout. 

     A Arquitetura da Informação é a organização do fluxo de informação visando torná-la útil e inteligível e que envolve a estruturação do fluxo de navegação de um site. Trata-se de um planejamento e mapeamento visual (wireframe) e contextual (fluxograma de navegação) de um sistema, seja ele qual for, para tornar as informações identificáveis, assimiláveis e claras. A Usabilidade é encarada como um subconjunto da Arquitetura de Informação, sendo muito focalizada no estudo de usabilidade. A diferença entre os dois conceitos é vital para se entender porque a arquitetura da informação compreende muito além do que os usuários querem e necessitam.
  • A questão parece não ter sido transcrita corretamente... completando-se as lacunas com as palavras, as frases não fazem sentido.

  • O wireframe é um protótipo simples navegável que permite interagir com as funcionalidades das páginas. A prototipação preliminar utiliza uma versão simplificada de cada tela do conteúdo, desprovida de qualquer tratamento visual.


ID
146818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Atividade originalmente exercida por profissionais
de relações públicas, a assessoria de imprensa, assim como a
edição de publicações jornalísticas empresariais, passou a ser
executada no Brasil essencialmente por jornalistas, a partir da
restrição no mercado e pelo interesse das organizações em
profissionais com acesso facilitado às redações.

Jorge Duarte. Assessoria de imprensa: o caso brasileiro, 2001, p. 19 (com adaptações).

Acerca do jornalismo institucional, das rotinas de assessoria
de imprensa e das publicações jornalísticas empresariais e
considerando o texto acima, julgue os itens de 86 a 91.

Entre as técnicas de pesquisa no âmbito organizacional está a análise de conteúdo, que pode ser aplicada para o acompanhamento de temas relacionados ao desempenho ou aos interesses da organização. Nesse caso, os primeiros passos são a definição do tema a ser monitorado, dos objetivos do estudo e da amostragem de material de divulgação na mídia. Essa técnica pode ser utilizada tanto por pesquisadores como por assessores de imprensa, auditores e consultores da área de comunicação organizacional e afins.

Alternativas

ID
816625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sabendo que a arquitetura da informação de um website, que norteia o trabalho do webdesigner, está estruturada em quatro sistemas interdependentes, organização de informações, navegação, rotulação e busca, julgue o item.

O estudo de acessibilidade, realizado pelo webdesigner, busca garantir o conforto e a adaptação das interfaces, proporcionando maior produtividade e satisfação aos usuários.

Alternativas
Comentários
  • A expressão acessibilidade Web refere-se a prática inclusiva de fazer websites que possam ser utilizados por todas as pessoas que tenham deficiência ou não. Quando os sites são corretamente concebidos, desenvolvidos e editados, todos os usuários podem ter igual acesso à informação e funcionalidade.

  • Não sou especialista no assunto. Mas, do que adianta um site inclusivo, porém não responsivo a demanda de seu público? Acessibilidade na web varia muito. Depende do segmento, ao meu ver.

    Sinceramente, enxergo desta forma.

    E aí, caberia recurso o que estou dizendo ou não faz menor sentido?

  • Acredito que a banca trocou a palavra "arquitetura da informação" por acessibilidade.

    A "arquitetura da informação" é que é o estudo que busca garantir o conforto e a adaptação das interfaces, proporcionando maior produtividade e satisfação aos usuários.

  • O erro está no começo da questão na minha análise.

    O estudo de acessibilidade, realizado pelo webdesigner, busca garantir o conforto e a adaptação das interfaces, proporcionando maior produtividade e satisfação aos usuários.

    Não é o estudo que garante, é o desenvolvimento de ferramentas.

    Gabarito ERRADO

  • USABILIDADE


ID
821218
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Segundo o World Wide Web Consortium (W3C), há duas linguagens-base para a construção de páginas Web. Enquanto uma foca na estruturação das páginas, a outra é utilizada para descrever a apresentação das páginas da Web, incluindo fontes. A esta última linguagem dá-se o nome de

Alternativas
Comentários
  • O Cascading Style Sheets (CSS) é uma "folha de estilo" composta por “camadas” e utilizada para definir a apresentação (aparência) em páginas da internet que adotam para o seu desenvolvimento linguagens de marcação. O CSS define como serão exibidos os elementos contidos no código de uma página da internet e sua maior vantagem é efetuar a separação entre o formato e o conteúdo de um documento, apresentação das páginas da Web. 

  • CSS é uma linguagem para descrever layout de paginas da web, incluindo cores e fontes. CSS é independente de html e pode ser usado com qualquer linguagem markup com base em xml


ID
821230
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Páginas que precedem o acesso a serviços online devem facilitar sua compreensão, apresentando uma série de informações. Analise as opções a seguir, indicando com V a(s) Verdadeira(s), com F a(s) Falsa(s), e, ao final, indique a opção correta.

( ) O que é o serviço a ser prestado.

( ) A quem ele se destina.

( ) A documentação necessária para que ele possa ser prestado.

( ) Lista com as dúvidas mais frequentes sobre o serviço.

Alternativas

ID
821239
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

À prática que combina a aplicação de esquemas de navegação, organização, rotulagem e busca com o objetivo de facilitar as tarefas do usuário e o acesso intuitivo aos conteúdos dá-se o nome de

Alternativas
Comentários
  • Questão que pode confundir, porque o candidato pode ser levado a achar que seria A (usabilidade), mas o gabarito é D - Arquitetura de informação

  • Embora os termos possam confundir o conceito aqui é de arquitetura da informação. A usabilidade é um conceito mais amplo e diz respeito a simplicidade, facibilidade, inteligibilidade e acessibilidade de qualquer sistema, aparelho, artefato ou objeto seja ela qual for: livro, cadeira, carro etc.. Já a arquitetura da informação está mais ligado ao mundo da informática.

     

     

     

     

     


ID
834190
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O site de uma organização deve fornecer algumas informações básicas ao público. São elas:

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Moleza... de cara dá pra eliminar as opções que apresentam "clipping da organização"; na Letra C temos "cotação da bolsa" como informação supérflua...

ID
919540
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A Internet permite aos comunicadores a criação dos chamados “blogs corporativos”, que são cada vez mais empregados como:

Alternativas
Comentários
  • b-

    diferença entre blogs, wikis & socializações:

    Wikis: documentação e portal de textos colaborativos, onde determinadas pessoas, grupo ou todos podem editar partes ou tudo. retém o conhecimento corporativo através da contribuição de quem conhece a empresa e o negócio


    Blogs: Determinados colaboradores se tornam nodes de conhecimento. Suas habilidades se disseminam e documentam para que os outros adquiri-las e colaborar com discussões. Para isso é bom os colaboradores/ áreas importantes ter seus respectivos blogs corporativos, fomentando sempre a discussão produtiva.


    Socialização: das intranets, fomentando a interação e estreitando os laços sociais e profissionais de seus colaboradores. inclui perfil social, comentários, "like", e outras formas de socialização.


ID
940969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de nota oficial e clipping, julgue os itens a seguir.

Uma forma eficiente de avaliar as ações da assessoria, quanto à geração de resultados, é computar a presença de mensagens-chave no clipping.

Alternativas
Comentários
  • Justamente. Se a assessoria estiver realizando um bom trabalho, então suas sugestões serão acatadas pelos meios de comunicação e isso será identificado no clipping.


ID
940972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de nota oficial e clipping, julgue os itens a seguir.

A nota oficial caracteriza-se por ser um documento, invariavelmente, veiculado de forma paga.

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro? :/

     

  • O erro está em dizer que ela é invariavelmente paga.
  • Eu pensava que seria sempre paga mesmo, obrigada! :D

  • ERRO veiculado de forma paga.
  • A nota oficial pode ser veiculada de forma paga ou não paga.

  • Confundem nossa cabeça... :/ Mas a nota oficial realmente pode ser veiculada como notícia.

  • A nota oficial caracteriza-se por ser um documento, invariavelmente, veiculado de forma paga.

    ERRADO: A nota oficial pode ser veiculada de forma PAGA OU NÃO.


ID
940975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de nota oficial e clipping, julgue os itens a seguir.

Os profissionais que podem fazer o clipping incluem assessor, um integrante da equipe de comunicação e empresa especializada contratada para o trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Na real, qualquer pessoa pode fazer um clipping, basta ter conhecimento técnico e ser contratado pra isso.

  • Integrante da equipe de comunicação = estagiário rs


ID
941041
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca de imagem institucional, julgue os itens que se seguem.

O monitoramento da mídia, por meio dos principais portais e blogs de formadores de opinião, é uma questão acessória no gerenciamento de uma crise

Alternativas
Comentários
  • Errado

    O monitoramento da mídia, por meio dos principais portais e blogs de formadores de opinião (ok), é uma questão acessória no gerenciamento de uma crise. Hoje em dia, com tanta informação fluindo pelos mais variados pontos do poroso tecido virtual, é fundamental (e não acessório) fazer o monitoramento das redes sociais para conter os estragos e esclarecer a opinião pública acerca da crise.
  • Errado. Em momentos de crise, principalmente, faz-se necessária a monitoração dos principais blogs e formadores de opinião, para a manutenção da crise e ajuste adequado das ações a serem tomadas.
  • Isso é essencial


ID
987196
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Para Mike Ward (Jornalismo Online) a primeira providência para o desenvolvimento de um site é buscar um projeto visual, no qual vários outros aspectos são construídos - forma, função, códigos, navegação e interface, interação/interatividade e design visual.Esse processo deve se iniciar:

Alternativas

ID
987217
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O portal corporativo é considerado por muitos estudiosos como o mais importante projeto de gestão da informação da década passada. Esse tipo de canal de informação aprimorou, entre outras, as qualidades essenciais de construção de sua estrutura para facilitar a consulta dos usuários. Essas qualidades são, além da acessibilidade,

Alternativas

ID
987220
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As empresas modernas apresentam o seguinte fluxo de comunicação:

Alternativas
Comentários
  • Planejamento de RP na Com. Integrada, por Margarida Kunsch, pág: 86

     

    Uma tendência das organizações orgânicas e flexíveis é permitir quea comunicação ultrapasse as fronteiras tradicionais do tráfego de suas informações. Essas organzações, por incentivarem uma gestão mais participativa e integrada, criam condições para que as pessoas passem a intervir em diferentes áreas e com elas interagir. É o fluxo transversal ou longitudinal, que se dá em todas as direções, fazendo-se presente nos fluxos descendente, ascendente e horizontal (...). Trata-se da comunicação transversal, que perpassa todas as instâncias e as mais diversas unidades setoriais.
     


ID
1036267
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Ao analisar propostas apresentadas por webdesigners para a construção de um sítio institucional, um assessor de comunicação deve ter em vista alguns princípios correntes na cultura do webdesign. Com base nesse procedimento, julgue os itens seguintes.

A escolha do projeto deve recair sobre o que melhor contemplar os aspectos de multidisciplinaridade, arquitetura da informação, programação, usabilidade e acessibilidade.

Alternativas

ID
1173901
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Existem quatro tipos de clipagem na prática profissional das assessorias de imprensa: análise, súmula, clássica e sinopse. A definição “resumo das principais notícias de interesse do cliente publicadas em jornais e revistas, incluindo ou não a transcrição de trechos” corresponde ao seguinte tipo de clipagem:

Alternativas
Comentários
  • Clipping Impresso, Clipping Eletrônico e em Tempo Real (on-line) - Levantamento das matérias publicadas nos veículos de comunicação. Organizados a partir da leitura, acompanhamento e seleção das notícias que interessam ao assessorado.


    Súmulas - Relação dos assuntos divulgados indexada por: veículo, título da matéria e página (quando impresso), programa e horário (TV ou rádio), endereço eletrônico (Internet).


    Sinopse - Resumo das notícias veiculadas nos Jornais e Revistas de maior circulação. Também se faz resumo de publicações específicas da área de interesse do assessorado.


    Análise -
    O assessor faz a sua leitura do material coletado, analisando o teor do que foi publicado.


    Fonte: Manual da Fenaj

  • A definição sobre sinopse da questão (“resumo das principais notícias de interesse do cliente publicadas em jornais e revistas, incluindo ou não a transcrição de trechos”) foi retirada do livro "Assessoria de imprensa - Teoria e Prática",  de Elisa Kopplin Ferrareto e Luiz Artur Ferraretto.

    Outras definições:

    Impressa, eletrônica e em tempo real (on-line): compilação de matérias publicadas em diferentes periódicos e sites que digam respeito ao assessorado ou possam atrair o seu interesse.

    Súmula: resumo das principais notícias de interesse do cliente veiculadas em rádio e televisão, incluindo ou não gravações.

    Análise: interpretação crítica, por parte do assessor, das informações divulgadas, avaliando o teor do que foi dito e procurando revelar intenções e dados omitidos.

  • E essa "clássica"?  Estará aí só pra encher linguiça ou será de fato uma 4ª modalidade?  Alguém sabe?


ID
1219360
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Assinale a alternativa que define corretamente o sistema pertencente ao conjunto que compõe a arquitetura da informação.

Alternativas
Comentários
  • Sistema de navegação – especifica as maneiras de navegar, de se mover pelo espaço informacional e hipertextual.

    A arquitetura da informação é a arte e a ciência de organizar e categorizar web sites, intranets, comunidades online e softwares para favorecer a usabilidade e a facilidade para se encontrar o que se procura

     

    Leia mais em Endeavor @ https://endeavor.org.br/arquitetura-da-informacao/


ID
1219396
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Quanto à arquitetura de informação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Não apenas projeto gráfico, mas todos os aspectos do website.

  • Arquitetura de Informação: É o esquema da página na internet (website) sobre o qual todos os outros aspectos são construídos, como forma, função, navegação, interface e design visual.

     

    A arquitetura da informação é a arte e a ciência de organizar e categorizar web sites, intranets, comunidades online e softwares para favorecer a usabilidade e a facilidade para se encontrar o que se procura

    Leia mais em Endeavor @ https://endeavor.org.br/arquitetura-da-informacao/

     

    Q406451 - Assinale a alternativa que define corretamente o sistema pertencente ao conjunto que compõe a arquitetura da informação.

    e) Sistema de navegação – especifica as maneiras de navegar, de se mover pelo espaço informacional e hipertextual.

  • Tá...  e a arquitetura da informação não precisa atender as necessidades do cliente, né? (A)
    O cara precisa de um site pra vender ovos e criam para ele um excelente site pra vender calcinhas...

    Mas tudo bem!

  • Esse gabarito (C) traz uma definição de AI um pouco insatisfatória, mas ainda é a mais correta, pois a "D" diz que AI é o projeto gráfico do site, mas quem faz isso é o Web Designer, e não o Arquiteto da Informação.

    O que estrutura a página da internet é mais o "mapa do site". A AI é algo mais amplo e complexo. Ela organiza e estrutura sites, softwares, produtos, serviços e aplicativos de modo a facilitar o usuário na sua navegação, para que ele encontre a informação desejada sem fazer esforço, além de oferecer os caminhos possíveis (por meio do hipertexto e dos sistemas de navegação) para isso.


ID
1251088
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere à arquitetura de informação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Arquitetura da Informação é a organização da estrutura de um website, seu conteúdo, rotulagem e categorização da informação, e design dos sistemas de busca

  • Arquitetura da informação (AI) é a arte de expressar um modelo ou conceito de informação utilizados em atividades que exigem detalhes explícitos de sistemas complexos.

    A arquitetura tradicional (voltada para a construção civil) é conceituada como a arte ou técnica de projetar e edificar ambientes habitados. Como atividade humana, ela existe desde que o homem passou a se abrigar das intempéries, e tem evoluído à medida que ganhou importância o design do ambiente construído, buscando-se a organização de espaços físicos.

    Nos tempos atuais, um novo tipo de arquitetura tem sido necessário, sobretudo em grandes organizações. Lidando com estruturas digitais de informação e software ao invés de estruturas físicas de alvenaria, a Arquitetura de Informação consiste no design de ambientes informacionais compartilhados e resistentes à entropia, que vem a ser o estado de desordem natural de qualquer sistema na ausência de uma força organizadora.

    Fonte: Wikipédia

  • Qual seria o erro da letra B?

  • Li DN, a entropia, relacionada à termodinâmica, que foi considerada por Einstein como a primeira lei de todas as ciências.


  • Mariana, mais uma vez, muito obrigada! Digitei errado. Na verdade, a minha dúvida é sobre a letra B.

  • Arquitetura de informação cuida exatamente de elaborar o mapa de navegação, o que anula, portanto, a letra B, no meu entendimento.

     

    Segundo J. B. Pinho, em Jornalismo na Internet (p. 134):

    A estrutura de um site, em termos de navegação, hieraraqui do conteúdo e disposição dos elementos interativos, recebe o nome de arquitetura da informação (AI). Ela é a base sobre a qual serão construídos todos os demais elementos do site - como forma, função, metáforas, navegação e interface, interação, design - e tem como uma de suas principais funções "defender os interesses do usuário e etivar que ele experimente momentos de frustração ao navegar" (Dauch, 2000).


ID
1256107
Banca
FUNCAB
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com o advento das novas tecnologias as organizações e unidades de informação têm dado primazia para os canais:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

     

    "Com o advento das novas tecnologias as organizações e unidades de informação têm optado darem primazia para os canais ágeis, isto porque oferecem maior agilidade e simultaneidade ao processo de comunicação."

     

    Fonte: A Comunicação Organizacional em Unidades de Informação. Elizabeth Andrade Duarte, Rogério Manoel de Oliveira Braga. Informação & Informação (UEL. Online), 2013.p.188 - http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/11337/pdf_1

     

     


ID
1329391
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O avanço da internet fez com que os modos de produção da comunicação e os jornalistas se adaptassem. Sobre as características, semelhanças e diferenças entre o jornalismo impresso e o jornalismo on line, leia as afirmativas a seguir.

I. A edição dos jornais impressos tem como base o newsmaking, segue critérios de noticiabilidade e regras organizacionais.

II.Nas redes sociais, não há hierarquia de informações e diagramação em colunas.

III.Perenidade é uma característica do jornalismo on line e refere-se à memória e à capacidade de armazenamento de informação.

IV. Muitos sites de informação e serviços (portais) permitem que o leitor escolha temas que lhe interessam e receba apenas notícias sobre eles, ao acessar a página.

V. Os títulos de matérias on line possuem todas as características dos títulos tradicionais, só que em espaço mais reduzido.

VI. Os maiores sites jornalísticos já publicam pequenas matérias em vídeo.

Quantas afirmativas estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • V. Os títulos de matérias on line possuem todas as características dos títulos tradicionais, só que em espaço mais reduzido. 

    Acredito que o segmento acima apresenta uma contradição. 

  • (ROCHA, 2000; PALACIOS, 2001b; MIELNICZUK, 2001)

    Para eles, as características mais interessantes do Jornalismo online são:

    Instantaneidade.Interatividade.Perenidade (memória, capacidade de armazenamento de informação)Multimediação, programação.Hipertextualidade.Personalização de conteúdo, customização.Espero ter ajudado.Obrigada

  • GABARITO. B

    Na minha avaliação o erro está no item 2.

    I. A edição dos jornais impressos tem como base o newsmakingsegue critérios de noticiabilidade e regras organizacionais.(VERDADEIRO)

    II.Nas redes sociais, não há hierarquia de informações e diagramação em colunas.(FALSO) Há sim, diagramação em colunas.

    III.Perenidade é uma característica do jornalismo on line e refere-se à memória e à capacidade de armazenamento de informação.(VERDADEIRO)

    IV. Muitos sites de informação e serviços (portais) permitem que o leitor escolha temas que lhe interessam e receba apenas notícias sobre eles, ao acessar a página.(VERDADEIRO)

    V. Os títulos de matérias on line possuem todas as características dos títulos tradicionais, só que em espaço mais reduzido.(VERDADEIRO) Título e subtítulo.

    VI. Os maiores sites jornalísticos já publicam pequenas matérias em vídeo.(VERDADEIRO)

  • Pensei que as erradas seriam:

    II.Nas redes sociais, não há hierarquia de informações e diagramação em colunas.

    V. Os títulos de matérias on line possuem todas as características dos títulos tradicionais, só que em espaço mais reduzido.

    Alguém poderia ajudar?

  • acho que a V é a incorreta. recomenda-se que os títulos sejam curtos para melhorar a otimização, mas o espaço não é reduzido.

ID
1437919
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O trabalho de roteirização de uma reportagem multimídia envolve pesquisa para delimitar os desdobramentos do tema principal e definir os meios mais adequados para a produção de determinada abordagem e conteúdo: o que serão as produções fotográficas, textuais, videográficas e sonoras, além de desenvolver a arquitetura de informação (AI) para interconectar os conteúdos complementares da estrutura narrativa. Com relação à arquitetura da informação,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

     

    "Se os ambientes digitais diferem das relações presenciais entre indivíduos e a mensagem sofre as alterações e influências dos meios de comunicação utilizados para seu transporte, do emissor ao receptor, são mais complexos os processos de construção de significados e de conhecimento entre os interagentes. A AI deve auxiliar o trabalho do receptor, que recebe e interpreta as mensagens a fim de torná-las efetivamente informação, recursos com os quais buscarão o conhecimento."

     

    Fonte: Arquitetura da  Informação Aplicada na Construção de um Sistema Publicador para Jornais Digitais. Leonardo Bueno de Oliveira. Dissertação (mestrado) - Escola de Comunicação e Artes. São Paulo, 2005. p.29 

  • vocês acham certo os examinadores pegarem trechos de monografia para elaborarem questões de concurso?

  • "Nos sites de jornais e revistas, as barras de navegação estão presentes em cada página e oferecem ligações para as diversas editorias" (PINHO, p. 143)

    Fonte: PINHO,J. B. Jornalismo na internet: planejamento e produção da informação on-line


ID
1437952
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A arquitetura de informação é a estrutura de um site em termos de navegação, hierarquia do conteúdo e disposição dos elementos interativos. Sua essência é projetar a organização e o sistema de navegação com o propósito de ajudar os usuários a encontrar o que procuram.

Para isso,

Alternativas
Comentários
  • A arquitetura da informação é responsável pela maneira como um site ou portal se configura ou dispõe as informaçoes para os usuarios.



  • Alguém sabe por que a B está errada?


ID
1469212
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A clipagem consiste na coleta e no arquivamento de todo o material publicado sobre um assessorado. Sobre o processo de clipagem, é incorreto afirmar o que segue.

Alternativas
Comentários
  • Relatórios de cplipagem devem incluir informações quantitativas e qualitativas.


ID
1619494
Banca
UFSBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Analise a questão, e julgue o item.


Tendo como base as intenções de cada programa de comunicação de uma instituição, os públicos e os objetivos serão diferentes, assim como os veículos e os tipos de comunicação a serem produzidos. 

Alternativas
Comentários
  • O trabalho da comunicação institucional deve ser estratégico e voltado para resultados. Assim, faz-se necessário estabelecer políticas, planos e programas de comunicação, bem como seus públicos, metas e objetivos específicos, a fim de ser mais assertivo. O estudo e a definição dos veículos mais adequados para determinadas pautas são indispensáveis para o bom trabalho da assessoria.


ID
1647514
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere ao jornalismo institucional, julgue o item seguinte.

Clipagem é uma atividade que envolve tanto a análise diária de jornais e de revistas quanto o arquivamento de cada uma das informações sobre uma determinada entidade ou instituição.

Alternativas
Comentários
  • Clipping é o processo de selecionar notícias em jornais, revistas, sites e outros meios de comunicação, geralmente impressos, para resultar num apanhado de recortes sobre assuntos de interesse do assessorado.


ID
1671877
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Na criação de um house organ por uma empresa ou instituição é recomendável que o veículo possua um Conselho Editorial formado por representantes da assessoria de comunicação, por representantes da direção e dos empregados. A principal finalidade desse Conselho Editorial é

Alternativas
Comentários
  • "A função desse órgão é fiscalizar a adequação à linha editorial, dando orientações e sugestões e avaliando o trabalho". Assessoria de Imprensa - Teoria e Prática (Ferraretto)


ID
1713676
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que concerne à aplicação das tecnologias digitais na comunicação, julgue o item subsequente.

Ao definir a arquitetura a ser adotada em um portal corporativo, o profissional de comunicação deve levar em conta os interesses dos diferentes públicos que se relacionam com a organização.

Alternativas
Comentários
  • A arquitetura da informação é a estrutura de organização de um site, que permite as suas diferentes páginas se relacionarem entre si e atenderem às necessidades dos usuários. Essa organização reflete também no conteúdo, que deve ser classificado de acordo com os interesses de cada público.


ID
1760719
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O clipping é uma atividade rotineira das assessorias que busca a identificação de citações sobre a organização ou temas de seu interesse na mídia. Sobre este instrumento é correto afirmar:

Alternativas

ID
1775581
Banca
IADES
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Jornalistas, blogueiros e comunidades em redes sociais geram um alto e crescente volume de conteúdo. Tendo em vista que acompanhar e controlar todas as notícias é essencial para a diferenciação no mercado, é correto afirmar que a ferramenta de análise de mídia

Alternativas
Comentários
  • Vai entender...

    Considero muito mais correta a alternativa A do que a D


  • Na letra A, o erro está na palavra ESPECIFICAMENTE .

  • ANÁLISE DE MÍDIA - ajuda a entender o impacto da notícia em locais específicos.


ID
1775584
Banca
IADES
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação à comunicação corporativa, assinale a alternativa que apresenta um tipo de monitoramento de análise de mídia, com notícias selecionadas, classificadas e entregues, conforme as necessidades e o briefing do cliente. 

Alternativas
Comentários
  • Um relatório é um conjunto de informações utilizado para reportar resultados parciais ou totais de uma determinada atividade, experimento, projeto, ação, pesquisa, ou outro evento que esteja acabado ou em andamento.

     

    A editoração eletrônica ou paginação eletrónica ou Desktop publishing, edição eletrónica (também conhecida pelo acrónimo DTP, do inglês Desktop Publishing), ou diagramação eletrônica, consiste na edição de publicações, através da combinação de computador, programa de paginação e impressora.

     

    Clipping é uma expressão idiomática da língua inglesa, uma "gíria", que define o processo de selecionar notícias em jornais, revistas, sites e outros meios de comunicação, geralmente impressos, para resultar num apanhado de recortes sobre assuntos de total interesse de quem os coleciona.

     

    O mailing list é a relação ou cadastro de nomes, a mais completa e abrangente possível, dos veículos de comunicação/ jornalistas que interessam a uma assessoria e aos seus clientes. A listagem traz informações sobre cada organização jornalística e contém dados como o nome do veículo, endereço, número de telefone, e-mail, cargos, editorias, tipo de mídia etc.

     

    Press kit, kit de imprensa ou pacote de imprensa é um conjunto de materiais de divulgação de uma pessoa, banda, organização ou empresa que é distribuído por assessorias de imprensa a canais de mídia para divulgação. Comumente, são distribuídos para anunciar lançamentos ou coletivas de imprensa.


ID
1776895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente à assessoria de comunicação nas organizações.

Entre as atribuições de uma assessoria de comunicação, seja ela própria da organização ou terceirizada, inclui-se a criação ou adaptação de instrumentos para mensurar os resultados das ações desenvolvidas junto à imprensa e aos demais stakeholders.

Alternativas

ID
1776946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo à rotina de assessoria de imprensa em uma organização.

O assessor deve manter o assessorado sempre informado das notícias sobre a empresa ou relacionadas a ela que são divulgadas na mídia, o que pode ser feito por meio do clipping.

Alternativas
Comentários
  • Aliás, mais do que "pode", "deve".
    Porque é mais eficiente o assessor que alerta seu assessorado sobre algo sobre ele que tenha saído na imprensa já lhe apresentando a reportagem.


ID
1809997
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca de notas oficiais e clipping, julgue o seguinte item.

Nas organizações, o clipping tem por objetivo selecionar as notícias mais importantes do dia, oriundas dos jornais de grande circulação e que sejam de interesse pessoal dos executivos da empresa.

Alternativas
Comentários
  • CLIPPING – Seleção e recorte de notícias sobre a empresa, ou sua área de atuação, a partir da leitura e acompanhamento dos jornais diários, revistas semanais e de publicações especializadas.

  • São de interesse da empresa. O erro está em pessoal.

  • Pois é...  então onde está o erro? Está no "pessoal", está na falta de "revistas semanais e de publicações especializadas" ou em ambos?

    :)

  • Muito obrigado

  • muito bom

  • muito bom

  • Muito bom

  • Interesse pessoal... não


ID
1810000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca de notas oficiais e clipping, julgue o seguinte item.

Nota oficial é uma declaração escrita, oficial, emitida por organização pública ou privada e distribuída à imprensa.

Alternativas
Comentários
  • Texto distribuído em situações críticas, que requeiram um posicionamento forte e definido do assessorado. Pode ser enviada aos veículos em geral e/ou publicada em jornais como matéria paga.

    Fonte: Ferrareto (p. 74)

     

    Declaração escrita, oficial, emitida pelo governo ou por qualquer instituição pública ou privada, distribuída à imprensa. Destina-se a prestar esclarecimentos ao público, firmando a posição da instituição com respeito a determinado fato.

    Rabaça & Barbosa (p. 190)


ID
1810003
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca de notas oficiais e clipping, julgue o seguinte item.

A nota oficial destina-se a fomentar a discussão acerca de determinado assunto de interesse da organização e constitui um instrumento útil na avaliação da opinião pública sobre a situação em pauta.

Alternativas
Comentários
  • Este é o position paper

  • "a nota oficial presta-se a dirimir discussões, não fomentá-las." (Estratégia Concursos)

     

  • Sobre nota oficial:

     

    Texto distribuído em situações críticas, que requeiram um posicionamento forte e definido do assessorado. Pode ser enviada aos veículos em geral e/ou publicada em jornais como matéria paga.

    Fonte: Ferrareto (p. 74)

     

    Declaração escrita, oficial, emitida pelo governo ou por qualquer instituição pública ou privada, distribuída à imprensa. Destina-se a prestar esclarecimentos ao público, firmando a posição da instituição com respeito a determinado fato.

    Rabaça & Barbosa (p. 190)

  • Muito interessante a intervenção da Alessandra. Confesso que desconhecia essa denominação...  "position paper".
    Então, segue a explicação do que se trata, já que tem a ver com a questão em questão  :)


    O que é um position paper?


    Por Núbia Neves


    Muitas vezes na assessoria de imprensa, um trabalho proativo e reativo caminham lado a lado. É sempre muito importante esperarmos o melhor, mas nos prepararmos para o pior. O jornalista, na maioria dos casos, sempre procura mais de um porta-voz para suas matérias e, por esse motivo, opiniões controversas ou até informações erradas sobre seu cliente ou área podem surgir. Gerenciar a comunicação de forma estratégica e estar pronto para responder em casos de crises, é muito importante. Mas como fazer isso?


    O Position Paper (PP), ou carta de posicionamento na tradução em português, pode ser uma ótima ferramenta para entrar em contato com o jornalista.


    Através do PP é possível nos posicionarmos a respeito de uma matéria, solicitando uma mudança ou, somente, apresentando outras informações para o jornalista se basear em uma próxima publicação sobre o tema. Algumas vezes, principalmente quando a matéria for publicada em veículos impressos, a mudança é difícil de ser feita, porém, com um bom material seguido de um bom follow-up, a efetividade é comprovada quando, simplesmente, o erro não volta a acontecer.


    Como fazer um bom Position Paper:


    Deve-se explicar o motivo do contato. Muitos jornalistas escrevem muito mais de uma matéria por dia e podem não se lembrar da matéria em questão, sempre deixe claro o nome, o dia e a editoria da publicação;


    - Ofereça informações básicas sobre o tema. Sempre introduza o assunto explicando, mesmo que novamente, a pauta que foi trabalhada, é uma forma de ajudar o jornalista a lembrar;


    - Demonstre a importância do tema à sociedade e para sua empresa, desta forma o jornalista dará ainda mais atenção ao seu pedido;


    - Seja direto. Não precisa ficar “floreando” e apresentando muito mais argumentos além dos necessários, mantenha o foco no que você deseja mudança sem medo de ser sucinto demais, jornalistas possuem pouco tempo e quanto mais denso for o texto, menos atenção ele dará a ele;


    - Inclua bibliografia. Dependendo do assunto é importante que haja fundamentação. Se puder colocar algum artigo, estudo ou a opinião de alguma pessoa referência no assunto, melhor.


    Todos esses pontos são importantes, porém, o follow-up após o envio é o ponto que deve ser levado mais a sério. Por receberem muitos e-mails todos os dias, o seu pode passar batido. Faça uma simples ligação para confirmar o recebimento, isso pode ser decisivo na efetividade do Position Paper.


    Fonte: https://www.racecomunicacao.com.br/blog/o-que-e-um-position-paper/


ID
1810099
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito da edição de textos e imagens e do gerenciamento de redes sociais, julgue o item a seguir.

Na administração pública federal, o agente responsável pela gestão do uso seguro de cada perfil institucional nas redes sociais deve ter o seguinte perfil: capacidade de estabelecer bons relacionamentos interpessoais; interagir e dialogar com as demais áreas presentes nas redes sociais; ser proativo; e, principalmente, conhecer o negócio do órgão ou entidade da administração a que estiver vinculado.

Alternativas

ID
1822285
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A maior parte das metodologias para medição do retorno de mídia a partir de uma ação da assessoria de imprensa se baseia na análise do

Alternativas
Comentários
  • letra e

    Clipping

    Seleção e recorte de notícias sobre a empresa, ou sua área de atuação, a partir da leitura e acompanhamento dos jornais diários, revistas semanais e de publicações especializadas

    Release

    Matéria preparada por assessoria de Imprensa

    Media training

    ajuda a evitar enganos, distorções, omissões, aumenta a capacidade para a conquista de credibilidade, imagem e reputação

    House Organ
    Publicação empresarial dirigida a um público específico, que pode ser interno ou externo.

    No âmbito da assessoria de imprensa, o assessor de imprensa utiliza o follow up para criar um relacionamento favorável com elementos da mídia, com o objetivo de facilitar o seu trabalho no futuro.


ID
1822315
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Para integrar as informações da empresa com stakeholders, o acesso a determinadas áreas de uma Intranet pode ser estendido para empresas parceiras, clientes e fornecedores.

Essa extensão da Intranet é chamada 

Alternativas
Comentários
  • Stakeholder significa público estratégico e descreve uma pessoa ou grupo que tem interesse em uma empresa, negócio ou indústria, podendo ou não ter feito um investimento neles.

  • Extranet é um ambiente baseado na Internet para relacionamento entre uma empresa ou instituição e seus stakeholders. Diferencia-se da Intranet basicamente por atingir um público diferente, já que a Intranet restringe-se ao público interno. Para ficar mais claro, vamos entender o que cada termo significa.

    Intranet

    A Intranet é um ambiente utilizado por empresas ou instituições em geral para compartilhar informações e viabilizar processos com os colaboradores/ público interno. Trata-se de um mecanismo de comunicação interna que integra as equipes e permite chegar a todos os colaboradores de forma homogênea. Na rede compartilhada por LAN (Local Area Network), os computadores ficam localizados em um mesmo espaço físico, como em um escritório, e não precisam estar conectados à Internet para que os usuários tenham acesso à Intranet da empresa.

    Através deste ambiente, a companhia consegue enviar comunicados, notificar os colaboradores a respeito de mudanças, comunicar crises, estabelecer canais que possibilitem o relacionamento da direção com o público interno e entre os próprios elementos que integram este público.

    A Intranet é construída sobre o modelo da Internet, usando os mesmos recursos, como Protocolos TCP/IP (para fazer a conexão entre os computadores), HTTP ( para mostrar conteúdos e serviços de rede), SMTP (para serviços de e-mail) e FTP (para transferência de arquivos).

    Extranet

    Pouca coisa diferencia a Extranet da Intranet. A Extranet utiliza invariavelmente a Internet para poder ser acessada e o mesmo modelo de construção baseado na Internet da Intranet. Mas, além do público interno, a empresa utiliza o ambiente para manter um relacionamento com outro nicho de stakeholders, seus parceiros nos negócios, como clientes e fornecedores.

    Fonte: https://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/01/o-que-e-extranet.html


ID
1835383
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Durante as coletivas de imprensa relacionadas a um evento esportivo internacional, a organização providenciou tradução simultânea em inglês, espanhol, francês, alemão, português e italiano. De acordo com a teoria da informação proposta por Shannon e Weaver, entrevistados e entrevistadores compreendem as mensagens pois, por intermédio da tradução, passaram a compartilhar:

Alternativas
Comentários
  • Shannon e Weaver elaboraram a chamada Teoria Matemática da informação. 

  • GABARITO: LETRA D

     

    "A teoria matemática da comunicação (ou teoria da informação - Shannon - Weaver, 1949) é, essencialmente, uma teoria sobre a transmissão óptima das mensagens. (...) Assim se evidencia, no esquema comunicativo, a existência de um outro elemento, o código. Para que o destinatário possa compreender correctamente o sinal, é necessário que, quer no momento da transmissão, quer no momento da recepção, se faça referência a um mesmo código. O código é o sistema de regras que confere a determinados sinais um dado valor."

     

    Livro: Teorias da Comunicação. Mauro Wolf. 8. ed. Lisboa: Editorial Presença, 2003. p.112-113.


ID
1835422
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Uma das principais formas de mensuração do trabalho de comunicação empresarial integrada consiste na utilização do índice de(o):

Alternativas
Comentários
  • do interesse público e indisponibilidade do interesse público, que se encontram assentados em um elevadíssimo grau de prevalência.


ID
1835434
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A assessoria de imprensa de um órgão Judiciário brasileiro apresentou um plano de comunicação em que procurou reduzir o número de declarações pessoais dos magistrados para enfatizar informações transmitidas de maneira impessoal. Do ponto de vista dos objetivos de comunicação do Poder Judiciário, essa ação:

Alternativas

ID
1857499
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O jornal impresso produzido por alunos do centro acadêmico da faculdade possui uma seção que ocupa uma página, formato standard, com notícias institucionais. Tais notícias são redigidas no formato da pirâmide invertida. Em uma ocasião, chegaram à redação duas notas importantes, mas o jornal já havia sido diagramado. Os exemplares seriam rodados na gráfica algumas horas depois. O recurso empregado pelo editor com o diagramador para incluir as notas de forma célere foi cortar as demais notícias da seção“pelo pé”. Entretanto, ainda era preciso um ajuste para que as matérias coubessem na página. A resolução do problema com as técnicas de diagramação eletrônica se deu por intermédio do ajuste:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

    Sobre kerning e tracking

    kerning é o processo de adição ou remoção de espaço entre pares de caracteres específicos. Otracking é o processo de "alargar" ou "apertar" um bloco de texto.

    Observação: Os valores kerning e tracking afetam o texto em japonês, mas normalmente, essas opções são usadas para ajustar o aki entre caracteres romanos.

    Tipos de kerning

    É possível ajustar o tipo de kerning automaticamente, usando o kerning métrico ou o kerning óptico. O kerning métrico usa pares de kerning, que estão incluídos na maioria das fontes. Os pares de kerning contêm informações sobre o espaçamento de pares específicos de letras. Alguns exemplos: LA, P., To, Tr, Ta, Tu, Te, Ty, Wa, WA, We, Wo, Ya e Yo.

    Ferramenta muito usada para diagramar : Indesign

     

  • Kerning é o processo de adição ou remoção de espaço entre pares de caracteres específicos.

    Tracking é o processo de “alargar” ou “apertar” um bloco de texto.

    FONTE:https://eucriativodesign.wordpress.com/2014/01/21/o-que-e-o-kerning-e-tracking/


ID
1897483
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Novas práticas de leitura de jornais têm surgido a partir da disponibilização de conteúdo para dispositivos portáteis como smartphones e tablets, por exemplo. Uma empresa jornalística resolveu lançar produto digital exclusivo para assinantes, com periodicidade diária, para tablets com sistema iOS. Com relação à arquitetura de informação da plataforma escolhida, os designers negligenciaram dado conceito fundamental. Como resultado, os assinantes relataram dificuldades para executar atividades simples como virar páginas, descobrir o local exato de toque para ativar funções como executar um vídeo ou visualizar uma imagem, e, até mesmo, em que ícone clicar para encerrar o aplicativo do jornal. Assim, o conceito negligenciado pelos designers do produto se refere à:

Alternativas
Comentários
  • A Usabilidade é “filha” da Interação Humano-Computador (IHC) e “neta” da Engenharia de Software, carregando esse legado ao longo de sua evolução, podendo ser definida como o grau de facilidade com que o usuário consegue interagir com determinada interface Fonte: tableless.com.br

ID
1897510
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A Assessoria de Comunicação de um telejornal exibido por uma emissora de TV aberta decidiu investir em determinada rede social como estratégia de marketing. Tendo em vista o público-alvo do programa, a plataforma escolhida foi o instagram. De acordo com os dados apurados em pesquisa realizada no mês de dezembro, o telejornal possuía conta no facebook, com setenta e cinco mil amigos, e no twitter, com vinte e cinco mil seguidores, respectivamente. A Assessoria de Comunicação elaborou planejamento a fim de que, no prazo de um mês, o canal oficial do telejornal no instagram apresente número total de seguidores igual ao das duas redes supracitadas somadas, tendo como referência os dados da pesquisa de dezembro. Assim, projeta-se que o instagram do telejornal terá, no prazo estipulado pela Assessoria de Comunicação, número de seguidores com:

Alternativas
Comentários
  • K = 1000


ID
1897516
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Por intermédio de clipping eletrônico, a Assessoria de Imprensa coleta dados sobre a exposição do cliente na mídia. Posteriormente, é organizado um dossiê mensal que tem, dentre outros objetivos, detalhar as empresas jornalísticas que mais noticiaram o cliente a partir das ações da Assessoria de Imprensa. Com relação aos instrumentos de aferição de resultados, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1897546
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Dentre as ferramentas de Comunicação Organizacional Integrada, a que apresenta o maior custo por contato e a maior taxa de conversão do receptor é:

Alternativas
Comentários
  • Pq na comunicação interpessoal há gestos, entonação, expressões...É múltipla

  • Maior custo? Não entendi...

  • Maior custo, creio, porque não há como massificar... tem de ser um a um. Isso aumenta o custo.


ID
1938700
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A atividade que consiste na identificação rotineira, na imprensa, de citação sobre a organização ou temas previamente determinados é denominada de

Alternativas

ID
1977676
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Compete à Coordenadoria de Comunicação Social e Assessoria de Imprensa da Defensoria Pública do Estado de São Paulo:

I. Promover e divulgar informações institucionais ao público interno e externo, por quaisquer meios de comunicação.

II. Criar, manter e atualizar a página da Defensoria Pública do Estado na internet.

III. Viabilizar, via Escola da Defensoria Pública do Estado, as atribuições da instituição no sentido de informar, conscientizar e motivar a população carente, inclusive por intermédio dos diferentes meios de comunicação, a respeito de seus direitos e garantias fundamentais.

IV. Indicar, ao Defensor Público-Geral do Estado, o Diretor da Escola da Defensoria Pública do Estado.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas

ID
1977739
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considere as afirmações abaixo sobre o jornalismo digital.

I. Para fazer sucesso, não é suficiente que uma reportagem seja boa; ela também precisa ser publicada no horário certo.

II. Os relatórios de audiência são importantes, mas não apresentam grande influência no que será publicado no site.

III. A arquitetura da informação mostra em que área do site devem ser publicados os vários tipos de matérias.

IV. É necessário saber por que determinada seção está disposta naquele espaço da tela.

Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
2027599
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com base na definição de cada expressão utilizada diariamente pelas assessorias de comunicação, relacione as colunas e, em seguida, assinale a sequência correta.

A. Mailing-list

B. Press-kit

C. Release

D. House-organ

E. Check-list


( ) Relação completa e detalhada de providências que devem ser tomadas periodicamente para o acompanhamento das atividades do cliente.

( ) Veículo impresso ou eletrônico, dirigido para públicos definidos (interno ou externo) que tem acesso a ele gratuitamente.

( ) Relação de todas as informações possíveis sobre os veículos de comunicação que interessam a uma assessoria e aos seus clientes. Contém dados como endereço, telefone, nome de repórteres, pauteiros, editores e e-mail.

( ) Conjunto de textos, fotos, cópias de documentos e outros materiais para a divulgação de determinadas atividades do cliente. É elaborado para auxiliar o trabalho de repórteres e pauteiros.

( ) Material de divulgação produzido pela assessoria, redigido na forma jornalística, embora não tenha a finalidade de ser usado como um texto pronto pela imprensa. Tem como objetivo sugerir assuntos ou estimular a investigação.

Alternativas

ID
2072908
Banca
Gestão Concurso
Órgão
Prefeitura de Itabirito - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O clipping consiste em identificar rotineiramente na imprensa as citações sobre a organização ou temas previamente determinados, organizá-las e encaminhá- las para conhecimento do contratante.
São características dos profissionais que fazem clippings, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Hum!?

  • O que está acontecendo?

  • Centimetragem: o que é exatamente

    Vamos a um exemplo para melhor compreensão. Suponhamos que um assessorado seja uma empresa de eventos culturais. A assessoria de imprensa conseguiu que saísse em alguns jornais uma matéria jornalística sobre as atrações culturais que irão se apresentar. A divulgação foi feita de forma gratuita, apenas pela relevância do conteúdo.

     

    Concluímos que o assessorado conseguiu uma mídia espontânea, afinal, houve uma divulgação do evento dele. Mas e se aquela matéria fosse um anúncio?

     

    Para saber o valor que seria pago, ou seja, o valor da notícia, as assessorias fazem a centimetragem calculando o tamanho ocupado na página com base na tabela de preços dos espaços publicitários daqueles veículos.


ID
2082397
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere à mediação que a assessoria e o assessor de comunicação ou de imprensa realizam junto ao seu assessorado e perante os diversos públicos, incluindo-se a imprensa, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2265589
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

É importante que os profissionais de comunicação compreendam os valores e as crenças que, na cultura das instituições públicas, norteiam o comportamento de todo o corpo interno − dirigentes e funcionários. O diagnóstico dos problemas estruturais e de relacionamento interno permite identificar dificuldades, ameaças, falhas e oportunidades de comunicação. Essa identificação possibilita criar um sistema de comunicação apropriado à cultura existente e, consequentemente, um modelo de gestão que garanta a consecução da missão da instituição.

(NOGUEIRA, Maria Francisca Magalhães: Gestão da comunicação interna das instituições públicas: um recurso esquecido. In: Comunicação Informação, v. 4, n. 1/2, jan./dez. 2001, p. 121-131)

Constitui trabalho da equipe de comunicação de uma instituição pública, tal como o Tribunal de Justiça do Amapá,

Alternativas

ID
2278909
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

São objetivos do clipping:

Alternativas
Comentários
  • O clipping é um relatório com o acompanhamento e registro de todos os materiais veiculados na mídia – seja ela: impressa, online, rádio ou tv – que remete a imagem da empresa, produto, organização, etc. Podendo ser diário, semanal e mensal, através deste relatório conseguimos ter uma real noção do trabalho executado. 


    www.racecomunicacao.com.br/blog/o-que-e-e-qual-a-importancia-do-clipping

  • "...e também as dos setores de interesse dos servidores que recebem o material"

    Tá de brincadeira, né? Setores de interesse DOS SERVIDORES? Então quer dizer que se os servidores forem fãs de futebol eu devo enviar pra eles uma coletânea de notícias com os resultados dos últimos jogos? Me poupe, FCC!


ID
2284759
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito das técnicas e métodos de pesquisas de opinião, julgue o item que se segue.

A coleta de dados por amostragem, para que o resultado seja representativo, deve obedecer a regras estatísticas e estar diretamente ligada às pesquisas de caráter qualitativo.

Alternativas
Comentários
  • caráter quantitativo

  • errada

    O método quantitativo é conclusivo, e tem como objetivo quantificar um problema e entender a dimensão dele. Em suma, esse tipo de pesquisa fornece informações numéricas sobre o comportamento do consumidor.

    A pesquisa qualitativa é mais difícil de definir, mas de maneira simples, o foco dela é entender o comportamento do consumidor, ao invés de simplesmente medir. Por isso, esse método de pesquisa não apresenta resultados em números exatos, e a coleta de dados pode ser feita de maneiras variadas, como por exemplo por meio de grupos de discussão (focus groups), entrevistas qualitativas individuais em profundidade e observação de comportamentos. A amostra é geralmente pequena, e os respondentes são selecionados para suprir uma cota específica.

    fonte: https://mindminers.com/pesquisas/pesquisa-qualitativa-quantitativa

  • A coleta de dados por amostragem, para que o resultado seja representativo, deve obedecer a regras estatísticas e estar diretamente ligada às pesquisas de caráter qualitativo.

    ERRADO. Percebam que a questão fala de amostra representativa e regras estatísticas. Isso são características do método quantitativo. O método qualitativo não se baseia em regras/resultados estatísticos e geralmente não usa amostras representativas, que são baseadas em critérios previamente definidos.


ID
2338789
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em uma situação hipotética, a equipe de comunicação do TRE-SP foi requisitada para analisar o veículo corporativo que está previsto em orçamento: jornal para o público interno, semestral, 16 páginas, 4 × 4 cores, papel couché 120 g com verniz UV em reserva nas fotos e nos títulos.

A conclusão correta desta análise será

Alternativas

ID
2340160
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre os meios de comunicação dirigidos ao público interno, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • d)

    As redes virtuais, em âmbito organizacional, contribuíram para ampliar e agilizar a comunicação interna, com possibilidade de baixo custo.

  • Fico bastante impactado e assustado com essas afirmações generalistas. Mesmo em geral, é difícil sustentar tal argumento. Dizer que tem baixo custo é uma extrapolação. Ampliar e agilizar sim, mas baixo custo?! Computadores e sistemas não necessariamente custam menos com o passar do tempo. Tecnologia é caro. Manter uma comunicação interna atrativa, funcional, atualizada não é barato. Ah, mas ele falou em 'possibilidade'... Só se a chave estiver aí.

  • Gabarito: d. 

    Sobre a letra "a", um trecho que pode ajudar em próximas questões. O house organ é uma ferramenta de comunicação interna já antiga. 

    "Para Martins Santos (2009, pág.11) 'O jornal, boletim ou revista empresarial, chamado de house organ (órgão da casa) é uma das mais antigas formas de comunicação interna dentro das empresas e também a mais importante entre os veículos presentes nas organizações de porte médio ou grande, hoje (…)'"

    https://literatureseweb.wordpress.com/2016/12/06/house-organ-analise-e-leitura-historica/

  • O erro da alternativa A está em dizer que é uma expressão da última década. Já existia House organ nas décadas de 70, 80. Acaba sendo uma pegadinha da banca, para que o candidato leia a primeira alternativa e ache logo que é a certa. 

  • E não é que funcionou de novo?: a mais longa era a correta :)

  • Eu não sei qual do dois é o pior, se Elcio ou Shahla com esses comentários IDIOTAS que não acrescentam em nada no nosso aprendizado.

     

    Inclusive o meu comentário também não acrescenta em  nada no aprendizado dos outros aqui, mas eu precisava fazer esse dasabafo. 

  • Então faça o seu desabafo, Débora. Se você é uma daquelas mulheres à beira de um ataque de nervos, faça o desabafo...  a gente entende.


    Mas da próxima vez, antes de dizer que um comentário é IDIOTA (sic), procure analisá-lo.


    Quando me deparei (aqui nos comentários) com essa observação de que "a maior geralmente é a certa", achei-a interessante e passei a prestar atenção... E descobri que, de fato, surpreendentemente isso tem algum fundamento. Pra dizer a verdade, já me salvou não poucas vezes...


    Então, incorporei tal conhecimento ao meu arsenal e - visando ajudar os colegas assim como fui ajudado - postei alguns comentários bem-humorados a respeito.


    Isso porque, após milhares de horas sentado estudando, aprendi que há uma matéria essencial (não oficial) à qual tod@ concursand@ deve atentar: chama-se Provologia. Ou seja, a ciência que estuda dicas, truques, técnicas, segredos, esquemas e o cacete que puder ajudar a resolver uma questão. Sei que, como eu, muit@s colegas a estudam também.

    Esse tipo de coisa acrescenta, sim, ao aprendizado, porque quando se concorre com milhares apenas uma questão acertada pode fazer a diferença entre a "vida" e a "morte". E esse acerto pode partir justamente de um conhecimento alternativo desses, caso não se saiba a resposta correta!


    Sendo assim, desculpo-me se essa tentativa de colaboração incomodou o refinado gosto de uma pessoa tão sensível quanto você - que não consegue lidar com a frustração de estar presa estudando e por isso acaba redigindo um ataque gratuito como esse.


    Mas a gente é concurseiro estressado também, a gente entende...

    :)

  • Elcio, obrigado pela dica. Outra boa sobre a Cespe: em geral, é maior a chance de estar errada quando a pergunta restringe.

  • Valeu, Marcelo.  Boa! Minha próxima prova (IPHAN) é da Cespe...

     


ID
2368303
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre o clipping de veículos impressos, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
2368306
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As publicações institucionais, para atingir seu público interno, devem

Alternativas

ID
2368342
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre as condições necessárias para a elaboração de um plano estratégico de comunicação, leia o fragmento a seguir.
“Faz‐se necessário sensibilizar a alta administração da organização e conseguir seu comprometimento com a comunicação; conceber a comunicação como fator _____ na divulgação da (s) _____ e dos valores da organização perante todos os seus _____; considerar a comunicação como um setor integrado nos processos internos de gestão estratégica, demonstrando seu papel eficaz nas relações interpessoais, interdepartamentais e interorganizacionais , na busca de _____ organizacional para consecução dos objetivos globais, a criação de valores, o cumprimento da missão, o estabelecimento da visão, a melhoria do desempenho, etc”. (KUNSCH, 2002: 247)
Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do texto acima

Alternativas

ID
2413393
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Analise os seguintes itens referentes ao check-list que o jornalista de Assessoria de Imprensa deve fazer diária ou semanalmente:

I. Leitura de jornais, revistas e publicações dirigidas.

II. Escuta de rádio e televisão (se houver).

III. Propagandas veiculadas na TV.

IV. Pautas que podem ser realizadas para os diversos veículos.

A partir desta análise, pode-se concluir que apenas as afirmativas:

Alternativas

ID
2413405
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em relação à produção de notícias dirigida ao público interno, é CORRETO afirmar que

Alternativas

ID
2434705
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em relação às características do Jornalismo Digital, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Multimidialidade refere-se à convergência dos formatos das mídias tradicionais na narração do fato jornalístico .

    B) Personalização consiste na opção oferecida ao usuário para configurar ou receber os produtos jornalísticos de acordo com seus interesses individuais.

    C) Está me parecendo mais com a descrição de Memória.

    D) Nem sempre é possível fazer o planejamento da pauta. Outras matérias já publicadas muitas vezes se tornam o gancho para outra notícia.

    Gabarito: E


ID
2435146
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Como se denomina o recurso da narrativa digital que usa LINKS internos e externos para destacar canais ou HOT SITES?

Alternativas

ID
2526175
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os profissionais especialistas em arquitetura da informação afirmam que ela é composta de um conjunto de elementos que integradamente auxiliam o receptor a encontrar o que procura. O elemento

Alternativas
Comentários
  • Segundo Rosenfield e Morville (2002) a arquitetura de informação é composta por um conjunto base de elementos que atuam de forma integrada:

    Navegação: especifica as maneiras de navegar, de se mover pelo espaço informacional e hipertextual.

    Organização: determina o agrupamento e a categorização do conteúdo informacional.

    Rotulação: ajudam no reconhecimento de controles e influenciam a seqüência das atividades. Estabelece formas de representação e  apresentação da informação, definindo signos para cada elemento informativo.

    Busca: determina as perguntas que o usuário pode fazer e o conjunto de respostas que irá obter. A busca é um serviços secundário de navegação.

    Tesauros, vocabulário controlado e metadados: ajudaram na navegação suplementar oferecendo recursos que permitem fazer cruzamento entre conteúdos por relações diretas ou dependência

  • A) Rotulação ajuda no reconhecimento de controles e define signos para cada elemento informativo. 

    B) Busca determina as perguntas que o usuário pode fazer e o conjunto de respostas que irá obter. 

    C) Organização determina o agrupamento e a categorização do conteúdo informacional. 

    D) Navegação apresenta as maneiras de pesquisar pelo espaço informacional e hipertextual. 

    E) Tesauros, vocabulários e metadados oferecem recursos para fazer cruzamento entre conteúdos. 

  • Acertei!

    Uma vez vi um alerta muito útil:  Desconfie de respostas muito fáceis quando estão na alternativa A.

    (Dicas úteis de Provologia)


ID
2573605
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Pesquisas apontam que cerca de 90% dos internautas, quando procuram algo pelos buscadores da web, só clicam nos sites que aparecem na primeira página. Uma das formas que auxiliam os sites a estarem bem posicionados é a aplicação de técnicas de SEO (do inglês Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de busca). Sobre esta técnica, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
2574205
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Embora a maioria das organizações opte por se relacionar ativamente com a mídia, há as que preferem manter uma postura reativa.


Nesse caso, a assessoria se limita a

Alternativas

ID
2574220
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com a complexificação dos processos comunicacionais, propõe-se que a Comunicação Organizacional seja avaliada em quatro dimensões.


Relacione as dimensões da Comunicação Organizacional às suas respectivas características.


1. Instrumental

2. Humana

3. Cultural

4. Estratégica


( ) Comunicação focada no relacionamento, valorizando as subjetividades e a comunicação interpessoal, que pode ser verbal, não verbal, simbólica e paralinguística.

( ) Comunicação que considera no nível micro, a cultura organizacional e, no macro, o contexto multicultural dos colaboradores da instituição.

( ) Comunicação linear, assimétrica, vista e trabalhada no âmbito da transmissão de informações, funcionando como uma ferramenta para viabilizar processos.

( ) Comunicação voltada para o cumprimento da missão e visão de uma instituição sem se afastar de seus valores e avaliando sistematicamente suas forças e fraquezas e as oportunidades e ameaças do ambiente.


Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
2579188
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Para Ricardo Kotscho (2000), “a pauta é o principal elo de ligação entre a produção e a edição das matérias”. Quando uma Assessoria de Imprensa faz uma “sugestão de pauta”, deve-se considerar que:

Alternativas
Comentários
  • E) A estruturação de releases deve ser pensada a partir dos seguintes pontos: relevância jornalística, otimização de textos (usando a técnica de SEO), multimodalidade e abordagem diferenciada.


ID
2579212
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

São ações da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade Federal do Ceará:


I. Rádio Universitária e Jornal da Educação

II. Programa UFC TV e Jornal da UFC

III. Revista Universidade Pública e Boletim Semanal UFC Notícia

IV. Diálogos Acadêmicos e Folha Universitária

V. Guia de Fontes e Agência UFC


Marque a opção correta:

Alternativas
Comentários
  • oi? kkk

  • a resposta e a d gente

     


ID
2643166
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Atualmente portais corporativos constituem novos instrumentos de gestão da informação. Muitas instituições sofrem com o excesso de informação, tornando imprescindível esse recurso tecnológico para as grandes e mesmo as médias empresas. Assinale a alternativa que define corretamente um portal corporativo.

Alternativas
Comentários
  • “Portais de informações empresariais são aplicativos que permitem às empresas libertar informações armazenadas interna e externamente, provendo aos usuários uma única via de acesso à informação personalizada necessária para a tomada de decisões de negócios.”

     

    http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/938

  • c-

    Portais da Informação Corporativa (EIP): acesso e o compartilhamento de conteúdo. Podem ser portais horizontais (genéricos e englobam funcionalidades, como business intelligence, colaboração, gestão de conteúdo e e-learning) e verticais (específicos e mais vinculados aos processos de negócio, como CRM (Customer Relationship Management) ou SCM (Supply Chain Management).

     

    Os portais corporativos fornecem canal único com informações em tempo real e disponibilização sempre atualizada.

    os requisitos mínimos de um portal corporativo são:
    1- Facilitar localização das informações pelos usuários eventuais.
    2- Permitir classificação e pesquisa intuitiva.
    3- compartilhamento corporativo.
    4- conectividade universal aos recursos
    5- acesso dinâmico aos recursos
    6- roteamento inteligente.
    7- ferramentas de negócios inteligentes e integradas.
    8- arquitetura baseada em servidor.
    9- serviços distribuídos.
    10- definições flexíveis das permissões de acesso.
    11- interfaces externas.
    12- interfaces programáveis.
    13- segurança.
    14- fácil administração.
    15-  personalização.


ID
2643169
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em português, a expressão tag quer dizer etiqueta. No mundo virtual, as hashtags têm uma função primordial, que é:

Alternativas
Comentários
  • símbolo da hashtag: # 


ID
2643184
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A noção de Page Rank do Google pode ser definida como:

Alternativas
Comentários
  • PageRank é uma avaliação da relevância de uma determinada página. Essa relevância é divulgada ao público em uma escala de 0 a 10, através da Toolbar do Google ou de ferramentas que simulam a ferramenta para obter este número.

     

    Fonte: https://www.agenciamestre.com/marketing-digital/o-que-e-pagerank/

  • PageRank (PR) é uma métrica utilizada pelo Google dentro do seu algorítmo para entender a importância que um site, ou página, tem para ele (Google) frente a Internet. Ele foi desenvolvido em 1995 na Universidade de Stanford por Larry Page, daí vem o nome “Page” Rank.

  • https://www.youtube.com/watch?v=PE8Ng9vEBBY#action=share


ID
2671972
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considere as seguintes características dos portais de notícias na internet:


I. Os portais tentam atrair e manter a atenção do internauta, ao apresentar, na página inicial, chamadas para conteúdos díspares, de várias áreas e origens.

II. Os portais formam comunidades de leitores digitais, reunidas em torno de um determinado tema e interessadas no detalhamento da categoria de conteúdo em questão e seus respectivos hiperlinks, que surgem em novas janelas de browser.

III. A estruturação de um portal exige a organização dos dados e um código visual, tarefas desafiadoras para os jornalistas da área.

IV. Para fidelizar as comunidades de leitores, basta conhecer as preferências de consumo e perfil dos frequentadores, não sendo preciso oferecer outros atrativos e assuntos pertinentes à realidade socioeconômica de quem acessa o site.


Em relação a essas características, estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas

ID
2671978
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

São características do ciberespaço, EXCETO:

Alternativas

ID
2671984
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Uma rede é um conjunto de pontos, os “nós”, interconectados. Ou seja, elementos que se comunicam entre si – e, por conta disto, toda rede é uma estrutura complexa de comunicação, na qual os vários “nós” interagem em múltiplas ligações, segundo Manuell Castells. (In: MARTINO, 2015)

Sobre as redes sociais digitais, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Imagino que seja porque não existe fronteiras estabelecidas na comunicação em rede. Letra A.

  • Justificando a letra A


    " As fronteiras de uma rede são estabelecidas pelas conexões entre os nós. Como essas conexões podem ser criadas ou eliminadas a qualquer momento, os limites de uma rede estão sempre mudando - redes podem crescer ou diminuir de acordo com o número de nós que se conecta/ desconecta a elas.

    Redes costumam passar por cima de limites estabelecidos. Como as conexões em geral são criadas a partir de objetivos comuns, a reunião de "nós", sejam pessoas, grupos, corporações ou mesmo países não obedece a nenhuma fronteira prévia".

    Fonte: Teoria das Mídias Digitais - Luís Mauro Sá Martino - pág. 100


ID
2681761
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Entre os meios de design de informação, o infográfico surge com a informação a partir de desenhos e gráficos que denotam um conteúdo dinâmico e interativo. A Internet propicia um ambiente que privilegia a interatividade de forma ampla a partir dos elementos da hipermídia (som, imagem e movimento), que facilitam uma melhor absorção de conhecimento e informação.

Ailton S Silva et al Design de informação: uma explosão de possibilidades num mundo imagético e interativo Portugal: Instituto Politécnico de Tomar, 2013 (com adaptações)

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item que se segue, a partir dos fundamentos de design da informação.

Considerando-se os níveis semióticos, os problemas de reconhecimento dos elementos gráficos acontecem no nível pragmático.

Alternativas
Comentários
  • Níveis de Comunicação do Projeto Gráfico

     

    Semântico – Busca a melhor adequação entre a forma e o conteúdo da peça gráfica.

     

    Sintático – Refere-se as relações estabelecidas entre os vários elementos visuais do projeto. (enunciado fala de elementos gráficos)

     

    Pragmático – Adequação da peça aos meios de produção e sua funcionalidade junto ao receptor da mensagem.

     

    FONTE: https://pt.slideshare.net/bia_chersoni/analise-semantica-sintaticapragmatica


ID
2681782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No século XXI, o ser humano se recria a partir da mídia. O movimento iniciado há um século com o cinema e a televisão atinge um grau inédito, no qual as pessoas têm a possibilidade de criar uma nova identidade individual nas mídias eletrônicas, ao mesmo tempo em que o planeta se unifica quase à força no fluxo global de imagens e sentidos.

Márcia Nogueira Alves et al Mídia e produção audiovisual: uma introdução Curitiba: IBPEX, 2008 (com adaptações)

Tendo o texto como referência inicial, julgue o próximo item, acerca das práticas jornalísticas.


A assessoria de comunicação deve focar na produção de notícias institucionais, deixando o planejamento estratégico para segundo plano.

Alternativas
Comentários
  • A assessoria de comunicação deve focar na produção de notícias institucionais, deixando o planejamento estratégico para segundo plano.

    ERRADO. Na verdade, é o plano de comunicação que vem em primeiro lugar. A partir dele é feito um diagnóstico sobre a organização, traça-se os objetivos, definem-se os públicos, as estratégias, as táticas, e a definição dos recursos financeiros. A pesquisa de opinião, pesquisa institucional, pesquisa de clima organizacional, análise do fluxos e das redes de comunicação e outras tarefas são essenciais durante o processo de elaboração do plano. Inclusive, a elaboração de publicações empresariais, tais como o jornal, o mural, o boletim informativo, dentre outros, faz parte de uma das estratégias da organização para alcançar objetivos, como, por exemplo, favorecer a troca e o relacionamento com os seus colaboradores.


ID
2727730
Banca
FUNRIO
Órgão
AL-RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No composto da comunicação organizacional integrada, há um tipo de comunicação que objetiva construir imagem e identidade corporativas fortes e positivas para a organização, realizando uma influência político-social.


Essas informações são relativas à comunicação

Alternativas
Comentários
  • Comunicação Institucional:

    "No composto da comunicação organizacional integrada, a comunicação institucional é a responsável direta, por meio da gestão estratégica das relações públicas, pela construção e formatação de uma imagem e identidade corporativas fortes e positivas de uma organização. A comunicação institucional está intrisecamente ligada aos aspectos corporativos institucionais que explicitam o lado público das organizações, constrói uma personalidade creditiva organizacional e tem como proposta básica a influência político-social na sociedade onde está inserta. " ( Kunsch. Planejamento de relações públicas na Comunicação Integrada. p.164)


ID
2775415
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre a interatividade do hipertexto, analise as afirmativas a seguir:

I. A interatividade em um sistema informacional dá ao receptor alguma influência sobre o acesso à informação e certo grau de controle sobre os resultados a serem obtidos.
II. No hipertexto, é o designer e o redator que determinam o grau de interatividade, a ordem em que as informações devem ser acessadas e por quanto tempo, cabendo ao usuário apenas clicar nos hiperlinks.
III. O hipertexto é um processo eminentemente reativo e quanto menor a interatividade do leitor, maior será sua experiência de imersão, com altos índices de concentração e compreensão do que é informado.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I) CERTA

    II) No hipertexto quem determina a ordem em que as informações devem ser acessadas e por quanto tempo é o leitor/usuário.

    III) quanto maior a interatividade do leitor, maior será sua experiência de imersão


ID
2821969
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Leia o trecho abaixo, extraído de texto publicado em 5 de dezembro de 2017 pelo IBOPE


67% dos brasileiros preferem o semáforo nutricional nos rótulos de alimentos e bebidas


Pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência mostra que 67% das pessoas, ou seja, cerca de 7 em cada 10 entrevistados, preferem o semáforo nutricional, contra 31% que declaram preferir o modelo de advertência nos rótulos de alimentos e bebidas. A proposta que utiliza cores (verde, amarelo e vermelho) para traduzir as informações sobre o teor de açúcares, gordura e sódio dos produtos – conhecida como Semáforo Nutricional Quantitativo – é considerada a mais clara e didática para 65% dos entrevistados.

(...)

Sobre a pesquisa


O IBOPE Inteligência ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios para a pesquisa quantitativa. Já na pesquisa qualitativa, foram realizados oito grupos focais (quatro em São Paulo e quatro em Recife), para aplicação de roteiro. “A pesquisa quantitativa foi planejada para representar a opinião da população do país como um todo e cobre todas as regiões do Brasil e todos os níveis socioeconômicos”, afirma Patrícia Pavanelli, diretora do IBOPE Inteligência.

(Disponível em: http://www.ibopeinteligencia.com/noticias-e-pesquisas/67-dos-brasileiros-preferem-o-semaforo-nutricional-nos-rotulos-de-ali-mentos-e-bebidas/)


O fator determinante para que a amostragem seja considerada adequada é 

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    A pesquisa de opinião pega uma parte (amostragem) e projeta no todo, gerando a representatividade de percepções e interações comuns a um determinado grupo.


ID
2828773
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Não há comunicação organizacional sem plano de comunicação e um bom planejamento de comunicação precisa ter como passo prévio a

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica essa por favor.

    gab. D

  • Entendo que definição de objetivos e de público-alvo vem sempre antes que a concepção da comunicação

  • Essa é do mal...mas fui na correta


ID
2828803
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O sumário é definido como guia das matérias para o leitor. Em uma house organ sua importância está ligada ao volume de páginas, sendo que, nesse tipo de publicação, o sumário é necessário a partir de

Alternativas
Comentários
  • Sumário:

    "O sumário é definido como guia do leitor para as matérias; no entanto, sua importância está ligada ao volume de páginas do house organ. Num house organ de quatro páginas, não tem sentido ter um sumário, que pode ser considerado um desperdício, fazendo-se necessário a partir de oito páginas" - Livro Projeto Gráfico, do Antonio Celso Collaro (pág.135)


ID
2828830
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O processo articulado de definição de valores, objetivos, diretrizes, normas e estruturas, com a finalidade de orientar o desenvolvimento de ações e de estratégias de produtos de comunicação para uma organização, tendo em vista o seu relacionamento com os diversos públicos de interesse, é denominado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D


    Política de Comunicação é o conjunto sistematizado de princípios, valores, posturas, estratégias e diretrizes que objetivam orientar o relacionamento de uma organização/instituição ou empresa com os seus públicos de interesse ou estratégicos (“stakeholders”).

  • Como a questão viria se fosse plano de comunicação?

  • Bruna, pra mim a palavra chave para diferenciar plano de política foi "valores".

    Penso na política como algo mais amplo, institucional e no planejamento como algo mais específico, um projeto de comunicação, algo mais "operacional".


    O plano de comunicação serve como um guia para a comunicação e para os esforços de patrocínio durante a duração do projeto. É um documento ativo e é atualizado periodicamente à medida que o público se altera. Ele explica como transmitir a mensagem correta, do transmissor ao público corretos, através do canal e tempo corretos. Ele endereça os seis elementos básicos das comunicações: transmissor, mensagem, comunicação, canal de comunicação, mecanismo de feedback, receptor/público e quadro de tempo.

    Um plano de comunicação inclui:

    "Quem" - os públicos-alvo "O quê" - as mensagens-chave que estão tentando ser articuladas "Quando" - tempo, irá especificar o tempo apropriado de entrega para cada mensagem "Por quê" - os resultados desejados "Como" - o veículo de comunicação (como a mensagem será entregue) "Por quem" - o remetente (que determina quem entregará a informação e como ele ou ela é escolhido)

    Wikipedia.


    Bons estudos.

  • Qual a diferença entre Política e Plano de Comunicação?

    O plano de comunicação, diferentemente da política de comunicação, caracteriza-se por sua perspectiva eminentemente prática ou operacional. Ele deriva da política de comunicação e está centrado no cumprimento de objetivos e metas, viabilizando-se por meio de ações concretas quer visam incrementar o relacionamento com os públicos estratégicos e consolidar a imagem, a reputação e a marca de uma organização.

    A política de comunicação, por contemplar uma perspectiva mais filosófica, gerencial, tem maior permanência ao longo do tempo, embora deva ser periodicamente revista ou atualizada

    O plano de comunicação é concebido para dar conta de ações desenvolvidas ao longo de um período determinado (meses ou ano).

    Fonte: https://www.udesc.br/comunicacao/politicadecomunicacao


ID
2855503
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

É uma forma de apresentar as informações na qual o leitor tem a liberdade de escolher a sequência das informações da forma que desejar. Usada especificamente em jornalismo nos meios digitais, trata-se de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D. Hipertexto é uma modalidade de leitura em que o leitor - no caso da internet, o internauta - é ativo, é ele quem faz seu próprio caminho de leitura, clicando em links que levam a outros conteúdos, e depois a outros, e outros, e outros... Por ter essa liberdade de fazer essa leitura não linear, trata-se de um hipertexto

  • Hipertexto é referente a leitura não linear.


ID
2855515
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Ao publicar uma reportagem num sistema de gestão de conteúdo, o jornalista pode “subir” texto, imagens e arquivos de vídeo. Caso queira exibir nessa matéria um vídeo hospedado em outra plataforma, tais como YouTube ou Vimeo, o procedimento a ser tomado chama-se

Alternativas
Comentários
  • O termo em inglês é embedded (embutido).

     

    Gabarito mais aproximado é B.


ID
2855521
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A vantagem editorial para uma empresa jornalística manter um portal é a possibilidade de

Alternativas
Comentários
  • A vantagem editorial para uma empresa jornalística manter um portal é a possibilidade de distribuir conteúdo de sites de diferentes veículos e editorias de sua propriedade.


ID
2877328
Banca
IF-GO
Órgão
IF-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre o Portal do Instituto Federal de Goiás (www.ifg.edu.br), assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O interesse público não será o único a ser levado em conta. Existe o interesse da comunidade também.


ID
2883067
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 4ª Região-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando a produção multimídia e as possibilidades trazidas pelos meios digitais, julgue o item.


O processo de arquitetura da informação implica em organizar, navegar, marcar e buscar mecanismos, nos sistemas de informação, com vistas à usabilidade e à facilitação do conhecimento. 

Alternativas
Comentários
  • A estrutura de um site, em termos de navegação, hierarquia do conteúdo e disposição dos elementos interativos, recebe o nome de Arquitetura da Informação (AI). Ela é a base sobre a qual serão construídos todos os demais elementos do site - como forma, função, metáforas, navegação e interface, interação, design - e tem como uma das suas principais funções "defender os interesses do usuário e evitar que ele experimente momentos de frustração ao navegar.

    Jornalismo na Internet, J.B. Pinho, p. 134

    GAB C


ID
2883079
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 4ª Região-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando a produção multimídia e as possibilidades trazidas pelos meios digitais, julgue o item.


Hipertexto é um ambiente de narrativa não linear que oferece ao usuário a possibilidade de criar seus caminhos de arquitetura de leitura e pode ser, também, hipermidiático.

Alternativas
Comentários
  • Definição da assertiva extraída do livro Cultura das mídias de Lúcia Santaella.

    J. B. Pinho, em Jornalismo na Internet, define assim:

    Hipertexto: texto eletrônico em um formato que fornece acesso instantâneo, por meio de links, a outro hipertexto dentro de um documento ou outro documento. Em uma estrutura hipertextual, o internauta não precisa seguir uma sequência natural ou prévia - começo, meio e fim -, podendo traçar uma ordem particular, navegando pelos documentos interligados.

  • Achei a expressão "não linear" aberta à discussão... há uma linearidade dentro de um hipertexto se assim o quisermos... não?

  • Claudia, de um modo geral, as questões trazem não linear como um aspecto referente ao atual contexto mesmo. Parece haver consenso quanto a isso...

  • Num texto tradicional a leitura segue uma linearidade, enquanto no hipertexto ela é não-linear.

    Fonte: www.todamateria.com.br/o-que-e-hipertexto

  • Hipertexto: Na web, cada documento pode conter links que levem a outros documentos, que por sua vez conduzam a mais outros. Em uma estrutura hipertextual, o usuário não tem o compromisso de seguir a ordem começo, meio e fim, podendo traçar a sua ordem particular, navegando através de documentos interligados. (Dicionário de Comunicação).


ID
2898169
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Indaiatuba -SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Leia com atenção o seguinte texto:

No próximo sábado (27), às 10h, será inaugurado o Centro Dia e Permanência José Theodoro Dias, local onde, como o próprio nome diz, os idosos poderão ficar durante o dia (50 vagas) ou permanentemente acolhidos (48 vagas).

José Theodoro Dias, o patrono do local, morou em Indaiatuba por mais de 30 anos e faleceu em 2009. Era enfermeiro e farmacêutico e trabalhou voluntariamente em várias frentes sociais em Indaiatuba.

O prédio fica na rua Jurandir de Faria, 100, no Jardim Leonor.

(www.indaiatuba.sp.leg.br. Adaptado)


Considerando esse texto um press release da Câmara para a mídia local, um editor experiente diria que, entre outros equívocos, a falha mais evidente está na

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    O release possui outras falhas, mas a mais evidente é a falta de contato da AI, caso o veículo queira solicitar outras informações.


ID
2932483
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Itaquaquecetuba - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os especialistas em arquitetura da informação afirmam que essa “arte” obedece a sete princípios: Mapear, Desenhar, Pesquisar,

Alternativas
Comentários
  • 7 princípios da Arquitetura da Informação.

     Mapear, Desenhar, Pesquisar, Buscar, Nomear, Navegar, Organizar

  • Gabarito: D.

    Os 7 princípios da arquitetura de informação, presentes no livro Information Architecture for the World Wide Web, de Peter Morville e Louis Rosenfeld, são:

    1) Organizar (estabelecer opções de construção do ambiente digital);

    2) Navegar (aprender com o usuário, seja através de informações fornecidas por ele ou pelo entendimento de seu comportamento nos ambientes digitais);

    3) Nomear (identificação de áreas, seja através de palavras ou ícones - ou ambos);

    4) Buscar (forma de indexar informações para busca eficaz);

    5) Pesquisar (caminho para construção do conteúdo);

    6) Desenhar (elaboração de testes para validação da arquitetura da informação, antes mesmo da construção do protótipo ou interface);

    7) Mapear (estruturar visualmente a arquitetura da informação. Ex.: fluxograma).

    Fonte: Genius Design Blog.

  • Não tem "testar".

ID
2932492
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Itaquaquecetuba - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Para aumentar o número de visitas e permanência no portal da Câmara Municipal, o presidente da Câmara contratou os serviços de um especialista. O profissional contratado afirmou que, entre outras providências, seria necessário tornar o site responsivo e, principalmente, criar estratégias de SEO. Esta última providência significa que devem ser feitas mudanças na estrutura do portal

Alternativas

ID
2955907
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Mogi das Cruzes - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O Presidente da Câmara solicitou à Assessoria de Comunicação alguma forma de ser alertado sempre que determinados portais de notícia fizessem a atualização de temas de seu interesse. O responsável pela assessoria explicou ao Vereador que há um serviço nos portais por ele listados que realizam esse serviço e que, para obtê-lo, basta acionar um ícone que vem acompanhado da sigla

Alternativas
Comentários
  • RSS é a sigla em inglês para Rich Site Summary ou Really Simple Syndication, ou seja, uma forma simplificada de apresentar o conteúdo de um site. Um documento RSS é feito na linguagem XML e geralmente exibe o grande volume de informações existente em uma página na internet de forma resumida.

    https://www.ufmg.br/online/web/arquivos/003127.shtml

  • Resposta: letra c.

    A tecnologia do RSS permite aos usuários da internet se inscreverem em sites que fornecem "feeds" RSS. Estes são tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Para isso, são utilizados Feeds RSS que recebem estas atualizações, desta maneira o utilizador pode permanecer informado de diversas atualizações em diversos sites sem precisar visitá-los um a um.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/RSS


ID
2988862
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca de press release e outras produções de assessorias de imprensa, julgue o item seguinte.


As novas tecnologias direcionadas para o acompanhamento de tendências facilitam o trabalho das assessorias na elaboração do clipping e dos respectivos relatórios, devido aos sistemas automatizados de busca e monitoramento de notícias por assunto.

Alternativas
Comentários
  • “Por que investir dinheiro em uma ferramenta de monitoramento se posso usar o site de buscas (Google) para fazer o clipping?”. assessordeimprensa.com.br

  • Certo

    Existem inúmeras ferramentas tecnológicas, como o Google Trends, que permitem o monitoramento dos assuntos que estão sendo discutidos em uma sociedade. Esse tipo de plataforma auxilia o trabalho da assessoria de imprensa ao realizar o clipping ou escrever releases relevantes para os veículos de comunicação. 

    Fonte: prof. Julia Branco - Estratégia

  • JUSTIFICATIVA - CERTO. Houve um grande salto qualitativo em relação à facilidade e à velocidade com que podem ser obtidos indicadores de tendências de opinião do público — providência que antes dependia com frequência de grandes esforços metodológicos e, por vezes, de contratações de empresas especializadas. Sem prejuízo de eventuais terceirizações, as ferramentas de busca disponíveis na Internet possibilitam a elaboração de relatórios de tendências quase imediatos.


ID
2988892
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação à atividade do gatekeeper e do processo de gatekeeping no âmbito jornalístico, julgue o item a seguir.


O rastreamento de conteúdos mediante palavras-chave por robôs eletrônicos otimiza a busca online e serve de auxílio para o assessor de imprensa avaliar as palavras-chave mais adequadas para seus textos e releases a serem enviados aos veículos de divulgação e, dessa forma, atuar no processo de gatekeeping.

Alternativas
Comentários
  • Bastante sinistra essa realidade.

  • também não entendi essa realidade..

    acredito que não vai ser com a busca por palavras-chave que o assessor vai ter um texto publicado na imprensa. o foco maior é o interesse público do conteúdo do seu assessorado

  • A questão quer que o candidato relacione conhecimentos sobre motores de busca (google e congêneres), com estratégias de melhor aproveitamento de releases. Neste caso a alternativa está correta, uma vez que o assessor poderia, em tese, influenciar no processo de gatekeeping ao escolher palavras-chave com elevados critérios de noticiabilidade.

    Imagine que você é dono de uma start-up de tecnologia. Sua equipe desenvolveu um software que ajuda empresas a participarem de licitações, uma vez que ela compara preços de licitações anteriores, e contratos em todo o país, e oferece a melhor média estimada, auxiliando os empresários a não fugirem das propostas dos seus concorrentes. Ocorre que o assessor de imprensa enxerga na ferramenta um poderoso instrumento de combate a fraudes, já que ela poderá apontar superfaturamentos e preços fora da realidade, além de poder ser utilizada por ógãos de investigação como Ministério Público e Polícia Federal. O que antes poderia ser "Start-up cria ferramenta acertiva para licitações", agora poderá ser "Nova tecnologia combate corrupção de órgãos públicos".

    Imagina qual título chama mais a atenção dos pauteiros e editores? Se você publicar o mesmo título na internet, a chance de algum jornalista que estiver escrevendo uma matéria sobre corrupção e tecnologia achar o seu material também poderá ser grande.

    Veja que o processo de gatekeeping é sempre dos jornalistas e, principalmente, dos editores, por isso o mais correto seria o termo influenciar no processo de gatekeeping, ao invés do termo "atuar", conforme fez a banca.

     

  • gatekeeping quem faz é o jornalista do veículo- a ponta final - e não o assessor. Como o colega disse, o assessor poderá influenciar nesse processo, e não atuar

  • certa

    JUSTIFICATIVA - CERTO. É importante que o assessor de imprensa conheça ferramentas que o auxiliem a encontrar as palavras-chave mais adequadas para utilizar em seus textos e releases a serem enviados às mídias online, além de monitorar a posição desses textos nos sites de busca. Um exemplo dessa ferramenta é o SEO (search engine optimization), ou otimização para mecanismos de busca, que é um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tirar proveito dos mecanismos de busca, como Google e Bing, por exemplo, via palavras-chave selecionadas no conteúdo do site.

  • técnicas de SEO hoje em dia são essenciais pra qualquer um que trabalha com jornalismo (isso inclui assessoria, já que no Brasil assessor entra no campo do jornalismo).

  • O monitoramento de redes sociais, o recebimento de notícias de outros sites via sistema RSS, a manutenção de uma rede de comunicação informal com o público interno da organização, o Google Trends e os Trending Topics do Twitter são alguns exemplos dos meios que podem servir de subsídio informativo para o assessor elaborar sugestoes de pautas/releases que podem atrair a atenção dos jornalistas. O cuidado para que o release seja bem aproveitado começa desde a reunião de pauta, passa pelo tratamento do conteúdo/texto do release e termina ns sua forma de distribuição que deve seguir alguns cuidados

  • Desculpa, mas quem atua no processo de gatekeeping é o gatekeeper. Assessor de imprensa não é gatekeeper, logo o gabarito é muito questionável.

  • Gatekeeping é um conceito jornalístico para edição. Gatekeeper é aquele que define o que será noticiado de acordo como valor-notícia, linha editorial e outros critérios. Gatekeeper também pode ser entendido como o "porteiro" da redação

ID
2992456
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação ao planejamento de comunicação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O planejamento de comunicação é de nível tático, pois deriva do planejamento de marketing. Porém há controvérsias...

  • Há muitas controvérsias nessa resposta haha

    Pra mim, a C estaria mais correta..

  • A alternativa C limita a avaliação ao período posterior às ações, mas a avaliação deve ser contínua - concomitante aos processos.

    Gabarito E

  • Se eu tivesse feito a prova, sem dúvida entraria com recurso. Tá errada!

  • aff, fui na C

  • letra c foi minha opção
  • Qual é o erro da B? Alguém sabe me responder?

  • Nível tático? Não seria estratégico? Que estranho...


ID
2992477
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O processo de produção do clipping consiste nos trabalhos de:

Alternativas
Comentários
  • Clipagem: Serviço de apuração, coleção e fornecimento de recortes de jornais e revistas sobre determinado assunto, atividades de uma empresa ou instituição, sobre determinada pessoa. (Dicionário de Comunicação).

  • Oi!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.