SóProvas



Questões de Decreto nº 6.944 de 2009 - Estabelecimento de medidas organizacionais para aprimoramento da Administração Pública e normas gerais sobre Concurso Público


ID
258607
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MMA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca de processos organizacionais, julgue o item que se segue.

De acordo com o Decreto n.º 6.944/2009, faz-se necessário o envio de nota técnica da área competente, em complementação à documentação comumente requerida, somente quando uma proposta de fortalecimento da capacidade institucional acarretar aumento de despesa.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Decreto n.º 6.944/2009, faz-se necessário o envio de nota técnica da área competente, em complementação à documentação comumente requerida, somente quando uma proposta de fortalecimento da capacidade institucional acarretar aumento de despesa.

    PRINCÍPIO DA EXCLUSIVIDADE




     

  • Isso tem exceção por isso a palavra somente generaliza, tornando a questão incorreta.
  • Questão errada.
    A nota técnica da área competente é exigida para avaliação de qualquer proposta pelo MPOG. (Art. 4º) 

    Quando a proposta acarretar aumento de despesa, em complementação à documentação prevista no art. 4o, deverá ser encaminhada a estimativa do seu impacto orçamentário-financeiro, no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois exercícios subsequentes, observadas as normas complementares a serem editadas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.  (Art. 5o Decreto 6.944/09. )


  • Art. 4o  Para avaliação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, as propostas de que trata o § 2o do art. 1o deverão ser acompanhadas dos documentos abaixo relacionados:

    I - aviso do Ministro de Estado sob cuja subordinação ou supervisão se encontrar o órgão ou entidade;

    II - minuta de exposição de motivos, quando for o caso;

    III - minuta de projeto de lei ou decreto, e respectivos anexos, quando for o caso, observado o disposto no Decreto no 4.176, de 2002;

    IV - nota técnica da área competente; e

    V - parecer da área jurídica. 


ID
324799
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Para avaliação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, as propostas para o fortalecimento da capacidade institucional deverão ser acompanhadas de um conjunto de documentos. Entre eles constará:

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 6.944, DE 21 DE AGOSTO DE 2009. 
    Estabelece no Capitulo I Seção II

    Art. 4o  Para avaliação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, as propostas de que trata o § 2o do art. 1o deverão ser acompanhadas dos documentos abaixo relacionados:
    I - aviso do Ministro de Estado sob cuja subordinação ou supervisão se encontrar o órgão ou entidade;
    II - minuta de exposição de motivos, quando for o caso;
    III - minuta de projeto de lei ou decreto, e respectivos anexos, quando for o caso, observado o disposto no Decreto no 4.176, de 2002;
    IV - nota técnica da área competente; e
    V - parecer da área jurídica. 
    resposta: E

ID
324811
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Decreto 6944/09 delegou competência ao Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão para autorizar a realização de concursos públicos nos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e decidir sobre o provimento de cargos e empregos públicos, bem como expedir os atos complementares necessários para este fim. A delegação prevista NÃO se aplica para efeito de ingresso na carreira de:

Alternativas
Comentários
  • Lei6944/09

    art 10- Fica delegada competência ao Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão para autorizar a realização de concursos públicos nos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e decidir sobre o provimento de cargos e empregos públicos, bem como expedir os atos complementares necessários para este fim. 

    § 1o A delegação prevista no caput não se aplica para efeito de ingresso:

    I - nas carreiras de Advogado da União, de Procurador da Fazenda Nacional e de Procurador Federal, cujos atos serão praticados pelo Advogado-Geral da União;

    II - na carreira de Defensor Público da União, cujos atos serão praticados pelo Defensor Público-Geral; 

    III - na carreira de Diplomata, cujos atos serão praticados pelo Ministro de Estado das Relações Exteriores. 



    Espero ter ajudado! 

    Bons estudos! 

  • Questão desatualizada pela inserção de um novo inciso 


    Art. 10. Fica delegada competência ao Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão para autorizar a realização de concursos públicos nos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e decidir sobre o provimento de cargos e empregos públicos, bem como expedir os atos complementares necessários para este fim. 

    § 1o A delegação prevista no caput não se aplica para efeito de ingresso:

    I - nas carreiras de Advogado da União, de Procurador da Fazenda Nacional e de Procurador Federal, cujos atos serão praticados pelo Advogado-Geral da União;

    II - na carreira de Defensor Público da União, cujos atos serão praticados pelo Defensor Público-Geral; e

    III - na carreira de Diplomata, cujos atos serão praticados pelo Ministro de Estado das Relações Exteriores.

    IV - na Carreira de Policial Federal, cujos atos serão praticados pelo Diretor-Geral do Departamento de Polícia Federal.  


  • questão desatualizada!

     


ID
1008292
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A respeito das medidas organizacionais para o aprimoramento da administração pública de que trata o Decreto n. 6.944, de 21 de agosto de 2009, analise as afirmativas abaixo, classificando- as como verdadeiras ( V) ou falsas ( F). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) As propostas de criação, reorganização e extinção de órgãos e entidades, quando acarretarem aumento de despesa, deverão ser encaminhadas ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão até 31 de maio de cada exercício.

( ) No âmbito da administração direta, deverá haver um único regimento interno para cada Ministério, ou Órgão da Presidência da República, abrangendo todas as unidades administrativas integrantes de sua estrutura regimental, não sendo possível a existência de regimentos internos específicos de cada unidade administrativa.

( ) As unidades setoriais e seccionais do Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal – SIORG subordinam- se técnica e administrativamente ao órgão central do sistema.

Alternativas
Comentários
  • ( ) No âmbito da administração direta, deverá haver um único regimento interno para cada Ministério, ou Órgão da Presidência da República, abrangendo todas as unidades administrativas integrantes de sua estrutura regimental, não sendo possível a existência de regimentos internos específicos de cada unidade administrativa

     ERRADO. É possível existir regimentos internos específicos de cada unidade administrativa.

    ( ) As unidades setoriais e seccionais do Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal – SIORG subordinam- se técnica e administrativamente ao órgão central do sistema.

    ERRADO. Apenas tecnicamente.

  • Resposta: letra C
    Como a questão já diz, o fundamento é o DECRETO Nº 6.944, DE 21 DE AGOSTO DE 2009.

    (V) Art. 3o O órgão ou entidade deverá apresentar as propostas de que tratam os incisos I e II do § 2o do art. 1o, quando acarretarem aumento de despesa, até o dia 31 de maio de cada exercício, de modo a compatibilizá-las com o projeto de lei orçamentária anual para o exercício subsequente. 

    (F) Art. 9o  § 1o Poderá haver um único regimento interno para cada Ministério ou órgão da Presidência da República, abrangendo todas as unidades administrativas integrantes de sua estrutura regimental, ou regimentos internos específicos para cada unidade administrativa, a critério do Ministro de Estado correspondente. 

    (F)Art. 21 § 1o As unidades setoriais e seccionais do SIORG subordinam-se tecnicamente ao órgão central do Sistema, para os estritos fins deste Decreto, sem prejuízo da subordinação administrativa decorrente de sua posição na estrutura do órgão ou entidade em que se encontrem. 


  • Mais uma que...com uma palavrinha acaba com nossa vida


ID
1071502
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com os termos do Decreto n. 6.944/2009, compete ao órgão central do SIORG analisar e manifestar- se sobre as seguintes propostas, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Provimento não! Vide:

    Decreto n. 6.944/2009:

    Art. 22. Ao órgão central do SIORG compete:

    I - definir, padronizar, sistematizar e estabelecer, mediante a edição de enunciados e instruções, os procedimentos atinentes às atividades de organização e inovação institucional;

    II - estabelecer fluxos de informação entre as unidades integrantes do Sistema e os demais sistemas de atividades auxiliares, visando subsidiar os processos de decisão e a coordenação das atividades governamentais;

    III - gerar e disseminar tecnologias e instrumental metodológicos destinados ao planejamento, execução e controle das atividades de organização e inovação institucional;

    IV - orientar e conduzir o processo de organização e de inovação institucional;

    V - analisar e manifestar-se sobre propostas de:

    a) criação e extinção de órgãos e entidades;

    b) definição das competências dos órgãos e entidades, e das atribuições de seus dirigentes;

    c) revisão de categoria jurídico-institucional dos órgãos e entidades;

    d) remanejamento de cargos em comissão e funções de confiança;

    e) criação, transformação e extinção de cargos e funções; e

    f) aprovação e revisão de estrutura regimental e de estatuto

    VI - promover estudos e propor a criação, fusão, reorganização, transferência e extinção de órgãos e entidades; e

    VII - administrar o cadastro de órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. 

  • Um decreto que quase não cai e retiram uma única palavra para tornar a assertiva errada. Queremos questões mais criativas e inteligentes.

  • A ERRAF está aprendendo com o CESPE…..olha a casca de banana……..acrescentar uma palavra apenas (provimento), que torna o item errado. Haja atenção !!!!

  • Art. 22.  Ao órgão central do SIORG compete:

    I - definir, padronizar, sistematizar e estabelecer, mediante a edição de enunciados e instruções, os procedimentos atinentes às atividades de organização e inovação institucional;

    II - estabelecer fluxos de informação entre as unidades integrantes do Sistema e os demais sistemas de atividades auxiliares, visando subsidiar os processos de decisão e a coordenação das atividades governamentais;

    III - gerar e disseminar tecnologias e instrumental metodológicos destinados ao planejamento, execução e controle das atividades de organização e inovação institucional;

    IV - orientar e conduzir o processo de organização e de inovação institucional;

    V - analisar e manifestar-se sobre propostas de:

    a) criação e extinção de órgãos e entidades;

    b) definição das competências dos órgãos e entidades, e das atribuições de seus dirigentes;

    c) revisão de categoria jurídico-institucional dos órgãos e entidades;

    d) remanejamento de cargos em comissão e funções de confiança;

    e) criação, transformação e extinção de cargos e funções; e

    f) aprovação e revisão de estrutura regimental e de estatuto

    VI - promover estudos e propor a criação, fusão, reorganização, transferência e extinção de órgãos e entidades; e

    VII - administrar o cadastro de órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. 

  • Jesus! Difícil hein, Por uma palavra...


ID
1305895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca das regras para a realização de concurso público, julgue o item subsequente.

Como forma de salvaguardar os direitos dos candidatos em concurso público, a legislação federal exige que provas orais sejam realizadas em sessões públicas e gravadas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Marquei certo pela lógica, mas pesquisando achei esse decreto que ajuda a responder a questão:


    DECRETO Nº 6.944, DE 21 DE AGOSTO DE 2009. (Lei de normas gerais dos concursos públicos)

    Art. 13. O concurso público será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuser a lei ou o regulamento do respectivo plano de carreira.

    § 3o Havendo prova oral ou defesa de memorial, deverá ser realizada em sessão pública e gravada para efeito de registro e avaliação.


    Bons estudos

  • Olá gente;

    Regras de um concurso realizado pelo Cespe:

    PODER JUDICIÁRIO

    TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS

    CONCURSO PÚBLICO PARA OUTORGA DE DELEGAÇÕES DE SERVENTIAS

     EXTRAJUDICIAIS DE NOTAS E DE REGISTRO DO DISTRITO FEDERAL

    EDITAL Nº 17 – TJDFT – NOTÁRIOS E OFICIAIS DE REGISTRO, DE 3 DE SETEMBRO DE 2014 


    1.3 A prova oral será prestada em sessão pública, na presença dos membros da Banca Examinadora da

    Instituição Especializada (CespeUnB), dos fiscais de sala e do cinegrafista. 

    1.5 A prova oral será gravada exclusivamente pelo CespeUnB em sistema de áudio ou por qualquer

    outro meio que possibilite a sua posterior reprodução. 

    Obrigada...


  • O que complicou a questão foi o termo legislação federal. Fiquei tentando lembrar de uma lei sobre o tema mas na verdade existe o decreto citado pelo colega. Acertei no chute mas confesso que a questão me deixou bem encucado. Se fosse para valer, acho que acabaria deixando em branco para nao anular uma correta.

  • Em recomendação expedida à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), o Ministério Público Federal no RN registrou a obrigatoriedade da gravação das provas orais de concursos da administração pública federal. O alerta tem por objetivo permitir que o candidato possa exercer de forma adequada o direito ao recurso. A recomendação, assinada pelo procurador da república José Soares, tem como base o Decreto Federal6.944/2009.


    http://pr-rn.jusbrasil.com.br/noticias/2608288/mpf-rn-alerta-provas-orais-em-concursos-federais-devem-ser-gravadas

  • Lembrando que o Decreto 6944 so regula os concursos no ambito do Poder Executivo. Avante...

  • O que essa questão tem haver com 8112??

  • Decreto 6944:

    Prova oral

    - Quando houver prova oral a mesma deverá ser realizada em sessão pública e gravada para efeito de registro e avaliação.

    Gab. Certo

  • Eu deduzi ser certa, pois assisti um vídeo pelo you tube sobre provas orais aplicadas a delegados :)

  • Errei por comparar com minha prova oral, na qual houve gravação, mas não sessão pública...



    Avante!

  • Eu não sei nem como acertei. Levei pro lado genérico das provas de delegados etc... Só não o sei o que essa questão tem a ver com 8.112/90


ID
1305898
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca das regras para a realização de concurso público, julgue o item subsequente.

A realização de concurso público para provimento de cargos efetivos do quadro de pessoal da ANATEL depende de prévia autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO


    DECRETO Nº 6.944, DE 21 DE AGOSTO DE 2009. (Lei de normas gerais dos concursos públicos)
    Art. 2 As propostas sobre matéria de que trata o § 2 do art. 1 serão encaminhadas ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e, quando couber, submetidas à apreciação da Casa Civil da Presidência da República, nos termos do disposto no Decreto no 4.176, de 28 de março de 2002,

    Art. 1 § 2 O fortalecimento da capacidade institucional será alcançado por intermédio:

    I - da criação e transformação de cargos e funções, ou de sua extinção, quando vagos;

    II - da criação, reorganização e extinção de órgãos e entidades;

    III - da realização de concursos públicos e provimento de cargos e empregos públicos;

    IV - da aprovação e revisão de estrutura regimental e de estatuto;

    V - do remanejamento ou redistribuição de cargos e funções públicas; e

    VI - da autorização para contratação temporária de excepcional interesse público,


    bons estudos

  • Concurseiro, que é concurseiro, não pode errar essa!

  • Só uma observação com ligação ao q foi pedido.  a presidenta Dilma Roussef publicou em diário oficial o decreto 8.326, que determina que a realização de concursos para as carreiras policiais possa ocorrer sempre que constatada a necessidade de pelo menos 5% do total de servidores. A medida vale para os cargos de agenteescrivão, papiloscopista, perito edelegado. Além disso, no sentido de agilizar ainda mais as seleções, o decreto determina que os concursos para estas carreiras não mais precisarão de autorização prévia por parte do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), que deverá apenas confirmar a disponibilidade financeira para o preenchimento das vagas. 

  • PresidentA não, presidentE!


    Somos concurseiros e, portanto, estudantEs. Não existe este termo "presidentA". Se não, teríamos que usar tbm: EstudantA, adolescentA, pacientA, e por aí vai.

    Não se deixe manipular por este governo da falsa "Pátria Educadora", nem nas pequenas coisas, nem nas grandes.

    #prontofalei

  • O concurseiro também sabe que dentro do tópico " Flexão de Gênero do Substantivo" existe o Feminino Duplo que aceita tanto "PresidentA" como "A PresidentE" !!! Assim como "ParentA" e "A Parente". 

    #prontofalei

  •  

    Só pra constar, PresidentA existe, está no Houaiss. No entanto, ainda é ponderado por muitos estudiosos de letras, inclusive das maiores universidades do país. Além disso, existe uma lei de autoria de um Senador de "mil novecentos e bolinha" que autoriza/determina que presidente pode ser felixionado no feminio.

     

    No entanto, se ela fizesse tudo certo, poderia ser chamada pelo nome de qualquer coisa que existe no mundo, isso seria irrelevante. Nosso país precisa de um político que faça a diferença na política. Não defendo político, eles enfiam milhares de apadrinhados onde deveria ser nosso lugar.

     

     

  • De repente, tive a sensação de que estou numa questão de Português.  =/

  • PORTARIA Nº 450, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2002

    Art. 5º

    A realização de concursos depende de prévia autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e visa ao provimento de cargos ou empregos públicos.

     

    Decreto 6.944/2009:

    Art. 10. Fica delegada competência ao Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão para autorizar a realização de concursos públicos nos órgãos e entidades da administração pública federal direta,autárquica e fundacional e decidir sobre o provimento de cargos e empregos públicos, bem como expedir os atos complementares necessários para este fim.

  • casos em que o mpog n se envolve ou se envolve menos com a autorizaçao do concurso:

    art. 10

    § 1º A delegação prevista no caput não se aplica para efeito de ingresso: 
    I  -  nas  carreiras  de  Advogado  da  União,  de  Procurador  da  Fazenda  Nacional  e  de 
    Procurador Federal, cujos atos serão praticados pelo Advogado-Geral da União; 
    II  -  na  carreira  de  Defensor  Público  da  União,  cujos  atos  serão  praticados  pelo 
    Defensor Público-Geral; e  
    III - na carreira de Diplomata, cujos atos serão praticados pelo Ministro de Estado das 
    Relações Exteriores. 
    IV - na Carreira de Policial Federal, cujos atos serão praticados pelo Diretor-Geral do 
    Departamento de Polícia Federal. (Inciso acrescido pelo Decreto nº 8.326, de 13/10/2014)
    § 2º Prescinde de autorização do Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e 
    Gestão o provimento de cargo docente e contratação de professor substituto, observado o limite 
    que cada universidade federal se encontra autorizada a manter em seu quadro docente, conforme 
    norma conjunta dos Ministros de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Educação. 
    § 3º Os concursos públicos para o provimento de cargos da carreira prevista no inciso 
    IV  do  §  1º  devem  ser  realizados  quando  o  número  de  vagas  exceder  a  cinco  por  cento  dos 
    respectivos  cargos, ou, com menor número, de acordo com a necessidade  e a critério do Ministro 
    de Estado da Justiça. (Parágrafo acrescido pelo Decreto nº 8.326, de 13/10/2014)
    § 4º  Nas hipóteses dos §§ 1º  e 3º  os atos ali referidos  dependerão de manifestação do 
    Ministério do Planejamento, Orçamento  e Gestão, emitida previamente à realização do concurso,
    que  confirme  a  existência  de  disponibilidade  orçamentária  para  cobrir  as  despesas  com  o 
    provimento  dos  cargos.

  • Meu querido e inteligente amigo e professor Jean Aquino diz a seguinte frase:

    "- Geralmente quem corrige é aquele que menos sabe!"

    #micãogeralI. Duarte  :D


ID
1335067
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Decreto n° 6.944 contém amplo conjunto de normas que devem ser observadas quando da realização de concursos públicos para provimento de cargos efetivos na administração pública federal; a fim de assegurar o estabelecido no artigo 37 da Constituição Federal, conforme o qual a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e efciência. Assim é que no Capítulo II (Do Concurso Público) do Decreto n° 6.944, dezenove artigos, com seus incisos e parágrafos, disciplinam a matéria.

Assinale a alternativa que apresenta afirmação INCORRETA a respeito dessas normas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E)

    Respostas com base no decreto 6.944/2009


    A) CORRETA

    Art. 17. Na autorização do Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão para realização de concurso público ou na manifestação de que trata o § 3o do art. 10,será fixado prazo não superior a seis meses para o órgão ou entidade publicar o edital de abertura de inscrições para realização do certame. 

    B) CORRETA
    Art. 10. Fica delegada competência ao Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão para autorizar a realização de concursos públicos nos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e decidir sobre o provimento de cargos e empregos públicos, bem como expedir os atos complementares necessários para este fim.

    C) CORRETA

    Art. 10

    § 2o Prescinde de autorização do Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão o provimento de cargo docente e contratação de professor substituto, observado o limite que cada universidade federal se encontra autorizada a manter em seu quadro docente, conforme norma conjunta dos Ministros de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Educação.

    D) CORRETA

    Art. 12. Excepcionalmente o Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão poderá autorizar a realização de concurso público para formação de cadastro reserva para provimento futuro, de acordo com a necessidade, de cargos efetivos destinados a atividades de natureza administrativa, ou de apoio técnico ou operacional dos planos de cargos e carreiras do Poder Executivo federal.

    E) INCORRETA

    Art. 18. O edital do concurso público será:

    I - publicado integralmente no Diário Oficial da União, com antecedência mínima de sessenta dias da realização da primeira prova; e

    II - divulgado no sitio oficial do órgão ou entidade responsável pela realização do concurso público e da instituição que executará o certame, logo após a sua publicação.


  • Não sei quanto tempo tô estudando e até hoje ainda erro questão por não ler com calma o enunciado.

    gabarito E ---->  INCORRETA.


ID
1339624
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal – SIORG –, instituído nos termos do artigo 20 do Decreto n° 6.944, organiza as atividades de desenvolvimento organizacional dos órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Federal.

Assinale, adiante, a alternativa que apresenta corretamente finalidades desse Sistema de Organização:

Alternativas
Comentários
  • gab. C

    segundo o decreto...

    Art. 20. Ficam organizadas sob a forma de sistema, com a designação de Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal - SIORG, as atividades de desenvolvimento organizacional dos órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Federal, com as seguintes finalidades:

    I - uniformizar e integrar ações das unidades que o compõem;

    II - constituir rede colaborativa voltada à melhoria da gestão pública;

    III - desenvolver padrões de qualidade e de racionalidade;

    IV - proporcionar meios para melhorar o desempenho institucional e otimizar a utilização dos recursos disponíveis; e

    V - reduzir custos operacionais e assegurar a continuidade dos processos de organização e inovação institucional. 

    Parágrafo único. Para os fins deste Decreto, consideram-se funções básicas de organização e inovação institucional:

    I - definição das competências dos órgãos e entidades e das atribuições de seus dirigentes;

    II - organização e funcionamento da administração federal;

    III - estabelecimento de programas de melhoria do desempenho dos órgãos e entidades;

    IV - geração, adaptação e disseminação de tecnologias de inovação;

    V - racionalização de métodos e processos administrativos;

    VI - elaboração de planos de formação, desenvolvimento e treinamento do pessoal envolvido na área de abrangência do sistema; e

    VII - disseminação de informações organizacionais e de desempenho da gestão administrativa. 



ID
1445974
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

As alternativas adiante relacionam diretrizes previstas entre as medidas do Decreto Federal n° 6.944/2009 para o fortalecimento da capacidade institucional. Assinale, dentre elas, aquela voltada diretamente para reduzir instâncias de chefa e direção.

Alternativas
Comentários
  • Decreto 6944/2009

    Art. 1° Para fins deste Decreto, considera-­se fortalecimento da capacidade institucional o conjunto de medidas que propiciem aos órgãos ou entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional a melhoria das suas condições de funcionamento,  compreendendo as de caráter organizacional, que lhes proporcionem melhor desempenho no exercício de suas competências institucionais, especialmente na execução dos programas do Plano Plurianual ­ PPA.
    § 1° As medidas de fortalecimento da capacidade institucional observarão as seguintes diretrizes:
    I ­ organização da ação governamental por programas;
    II ­ eliminação de superposições e fragmentações de ações;
    III ­ aumento da eficiência, eficácia e efetividade do gasto e da ação administrativa;
    IV ­ orientação para resultados;
    V ­ racionalização de níveis hierárquicos e aumento da amplitude de comando;
    VI ­ orientação para as prioridades de governo; e
    VII ­ alinhamento da proposta apresentada com as competências da organização e os resultados que se pretende
    alcançar.

  • Eu entendi que para reduzir instâncias de chefa e direção seria correto

     

    C) eliminação de superposições e fragmentações de ações

     

    Alguém sabe explicar porque a correta é a letra A?  Racionalização de níveis hierárquicos e aumento da amplitude de comando.

    Como pode reduzir instâncias se aumenta a amplitude de comando?


ID
1445980
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Marque a alternativa INCORRETA relativamente ao que estabelece o Decreto Federal nº 6.944/2009 a respeito do concurso público:

Alternativas
Comentários
  • O concurso público será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em DUAS ETAPAS -  Gabarito D

  • D.

    Art. 13.  O concurso público será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuser a lei ou o regulamento do respectivo plano de carreira. 

  • ERRADA D

    Lei 6944/2009

    Art. 13. O concurso público será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuser a lei ou o regulamento do respectivo plano de carreira. D
    § 1° Quando houver prova de títulos, a apresentação destes deverá ocorrer em data a ser estabelecida no edital, sempre posterior à da inscrição no concurso, ressalvada disposição diversa em leiA
    § 2° A prova de títulos deverá ser realizada como etapa posterior à prova escrita e somente apresentarão os títulos os candidatos aprovados nas etapas anteriores ou que tiverem inscrição aceita no certameE
    § 3° Havendo prova oral ou defesa de memorial, deverá ser realizada em sessão pública e gravada para efeito de registro e avaliaçãoB
    § 4° A realização de provas de aptidão física exige a indicação no edital do tipo de prova, das técnicas admitidas e do desempenho mínimo para classificação.
    § 5° No caso das provas de conhecimentos práticos específicos, deverá haver indicação dos instrumentos, aparelhos ou das técnicas a serem utilizadas, bem como da metodologia de aferição para avaliação dos candidatosC
    § 6° É admitido, observados os critérios estabelecidos no edital de abertura do concurso, o condicionamento da aprovação em determinada etapa à, simultaneamente, obtenção de nota mínima e obtenção de classificação mínima na etapa.
    § 7o No caso da realização do concurso em duas etapas, a segunda será constituída de curso ou programa de formação, de caráter eliminatório e classificatório, ressalvada disposição diversa em lei específica.
    § 8o Quando o número de candidatos matriculados para a segunda etapa ensejar a formação de mais de uma turma, com início em datas diferentes, o resultado será divulgado por grupo, ao término de cada turma.


ID
1446013
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

As atividades de desenvolvimento organizacional dos órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Federal tornaram-se organizadas sob a forma de sistema, com a designação de Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal – SIORG. Dentre as suas fnalidades, estabelecidas no Decreto Federal nº 6.944/2009, NÃO está a de:

Alternativas
Comentários
  • Letra C: INCORRETA -->  c) diferenciar e fragmentar ações das unidades que o compõem
     

    Art. 20.  Ficam organizadas sob a forma de sistema, com a designação de Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal - SIORG, as atividades de desenvolvimento organizacional dos órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Federal, com as seguintes finalidades:

    I - uniformizar e integrar ações das unidades que o compõem;

    II - constituir rede colaborativa voltada à melhoria da gestão pública;

    III - desenvolver padrões de qualidade e de racionalidade;

    IV - proporcionar meios para melhorar o desempenho institucional e otimizar a utilização dos recursos disponíveis; e

    V - reduzir custos operacionais e assegurar a continuidade dos processos de organização e inovação institucional. 


ID
1519180
Banca
IBFC
Órgão
SDHPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o disposto no Decreto n° 6.944/2009, que dispõe sobre normas gerais relativas a concursos públicos, analise as seguintes afirmativas:

I. O concurso público será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em até três etapas, conforme dispuser a lei ou o respectivo edital.

II. Durante o período de validade do concurso público, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão poderá autorizar, mediante motivação expressa, a nomeação de candidatos aprovados e não convocados, não podendo ultrapassar cem por cento do quantitativo original de vagas.

III. Não será delegada ao Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, a competência para autorizar a realização de concursos na carreira de Diplomata, cujos atos serão praticados pelo Ministro de Estado das Relações Exteriores.

Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • O concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas.o...

  • Gab. B

    Art. 10.  Fica delegada competência ao Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão para autorizar a realização de concursos públicos nos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e decidir sobre o provimento de cargos e empregos públicos, bem como expedir os atos complementares necessários para este fim. 

    § 1o  A delegação prevista no caput não se aplica para efeito de ingresso:

    I - nas carreiras de Advogado da União, de Procurador da Fazenda Nacional e de Procurador Federal, cujos atos serão praticados pelo Advogado-Geral da União;

    II - na carreira de Defensor Público da União, cujos atos serão praticados pelo Defensor Público-Geral; e

    III - na carreira de Diplomata, cujos atos serão praticados pelo Ministro de Estado das Relações Exteriores.

  • I - Art. 13.  O concurso público será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuser a lei ou o regulamento do respectivo plano de carreira. 

     

    II - Art. 11.  Durante o período de validade do concurso público, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão poderá autorizar, mediante motivação expressa, a nomeação de candidatos aprovados e não convocados, podendo ultrapassar em até cinquenta por cento o quantitativo original de vagas.

     

    III -  Art. 10.  Fica delegada competência ao Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão para autorizar (...)

    § 1o  A delegação prevista no caput não se aplica para efeito de ingresso:

    III - na carreira de Diplomata, cujos atos serão praticados pelo Ministro de Estado das Relações Exteriores.


ID
1602943
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Para fins do Decreto no 6.944/2009,

considera-se fortalecimento da capacidade institucional o conjunto de medidas que propiciem aos órgãos ou entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional a melhoria das suas condições de funcionamento, compreendendo as de caráter organizacional, que lhes proporcionem melhor desempenho no exercício de suas competências institucionais, especialmente na execução dos programas do Plano Plurianual – PPA.

Nessa linha, DESTOA da medida de fortalecimento para se alcançar melhor capacidade institucional a(o)

Alternativas
Comentários
  • INCORRETA - Letra C

    § 2o  O fortalecimento da capacidade institucional será alcançado por intermédio:

    I - da criação e transformação de cargos e funções, ou de sua extinção, quando vagos;

    II - da criação, reorganização e extinção de órgãos e entidades;

    III - da realização de concursos públicos e provimento de cargos e empregos públicos;

    IV - da aprovação e revisão de estrutura regimental e de estatuto;

    V - do remanejamento ou redistribuição de cargos e funções públicas; 

  • Gabarito: letra C

     

    Significado de  DESTOA: Discordar de; possuir divergência com; divergir: suas palavras destoam de sua boa conduta.

     

    Fonte: https://www.dicio.com.br/destoar/

  • d6944

    Art.  1º  Para  fins  deste  Decreto,  considera-se  fortalecimento  da  capacidade 
    institucional  o  conjunto  de  medidas  que  propiciem  aos  órgãos  ou  entidades  da  administração 
    pública federal direta, autárquica e fundacional a melhoria das suas condições de funcionamento, 
    compreendendo  as  de  caráter  organizacional,  que  lhes  proporcionem  melhor  desempenho  no 
    exercício  de  suas  competências  institucionais,  especialmente  na  execução  dos  programas  do 
    Plano Plurianual - PPA. 
    §  1º  As  medidas  de  fortalecimento  da  capacidade  institucional  observarão  as 
    seguintes diretrizes: 
    I - organização da ação governamental por programas; 
    II - eliminação de superposições e fragmentações de ações; 
    III - aumento da eficiência, eficácia e efetividade do gasto e da ação administrativa; 
    IV - orientação para resultados; 
    V - racionalização de níveis hierárquicos e aumento da amplitude de comando; 
    VI - orientação para as prioridades de governo; e 
    VII -  alinhamento da proposta apresentada com as competências da organização e os 
    resultados que se pretende alcançar. 
    § 2º O fortalecimento da capacidade institucional será alcançado por intermédio:  
    I - da criação e transformação de cargos e funções, ou de sua extinção, quando vagos; 
    II - da criação, reorganização e extinção de órgãos e entidades; 
    III  -  da  realização  de  concursos  públicos  e  provimento  de  cargos  e  empregos 
    públicos; 
    IV - da aprovação e revisão de estrutura regimental e de estatuto; 
    V - do remanejamento ou redistribuição de cargos e funções públicas; e 
    VI - da autorização para contratação temporária de excepcional interesse público, nos 
    termos da Lei nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993. 


ID
1602946
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

À luz do Decreto no 6.944/2009, as medidas de fortalecimento da capacidade institucional observarão determinadas diretrizes, devendo ser, entre elas, DESCONSIDERADA a(o)

Alternativas
Comentários
  • Decreto 6944:

    § 1o  As medidas de fortalecimento da capacidade institucional observarão as seguintes diretrizes:

    I - organização da ação governamental por programas;

    II - eliminação de superposições e fragmentações de ações;

    III - aumento da eficiência, eficácia e efetividade do gasto e da ação administrativa;

    IV - orientação para resultados;

    V - racionalização de níveis hierárquicos e aumento da amplitude de comando;

    VI - orientação para as prioridades de governo; e

    VII - alinhamento da proposta apresentada com as competências da organização e os resultados que se pretende alcançar. 


ID
2113891
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em conformidade com o Decreto Federal n° 6.944/2009, a aplicação da primeira prova de um concurso público para uma Instituição Federal de Ensino deve ocorrer, salvos os casos em que o Ministro de Estado da Educação autorizar a sua diminuição, em um prazo não inferior a quantos anos?

Alternativas
Comentários
  • Questão anulada, pois o examinador trocou o "prazo em dias" por anos.

    Art. 18. O edital do concurso público será:

    I - publicado integralmente no Diário Oficial da União, com antecedência mínima de 60 dias da realização da primeira prova; e

    II - divulgado no sitio oficial do órgão ou entidade responsável pela realização do concurso público e da instituição que executará o certame, logo após a sua publicação.

    § 1º A alteração de qualquer dispositivo do edital deverá ser publicada no Diário Oficial da União e divulgada na forma do disposto no inciso II. 

    § 2º O prazo de que trata o inciso I poderá ser reduzido mediante ato motivado do Ministro de Estado sob cuja subordinação ou supervisão se encontrar o órgão ou entidade responsável pela realização do concurso público.


ID
2131624
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O art. 19 do Decreto Federal nº 6.944/2009 elenca um rol de informações mínimas que devem constar no edital de abertura das inscrições em um concurso público. A alternativa que NÃO faz parte desse rol, é:

Alternativas
Comentários
  • Decreto 6.944

    Art. 19.  Deverão constar do edital de abertura de inscrições, no mínimo, as seguintes informações:

    I - identificação da instituição realizadora do certame e do órgão ou entidade que o promove;

    II - menção ao ato ministerial que autorizar a realização do concurso público, quando for o caso;

    III - número de cargos ou empregos públicos a serem providos;

    IV - quantitativo de cargos ou empregos reservados às pessoas com deficiência e critérios para sua admissão, em consonância com o disposto nos arts. 37 a 44 do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999;

    V - denominação do cargo ou emprego público, a classe de ingresso e a remuneração inicial, discriminando-se as parcelas que a compõem;

    VI - lei de criação do cargo, emprego público ou carreira, e seus regulamentos;

    VII - descrição das atribuições do cargo ou emprego público;

    VIII - indicação do nível de escolaridade exigido para a posse no cargo ou emprego;

    IX - indicação precisa dos locais, horários e procedimentos de inscrição, bem como das formalidades para sua confirmação;

    X - valor da taxa de inscrição e hipóteses de isenção;

    XI - orientações para a apresentação do requerimento de isenção da taxa de inscrição, conforme legislação aplicável;

    XII - indicação da documentação a ser apresentada no ato de inscrição e quando da realização das provas, bem como do material de uso não permitido nesta fase;

    XIII - enunciação precisa das disciplinas das provas e dos eventuais agrupamentos de provas;

    XIV - indicação das prováveis datas de realização das provas;

    XV - número de etapas do concurso público, com indicação das respectivas fases, seu caráter eliminatório ou eliminatório e classificatório, e indicativo sobre a existência e condições do curso de formação, se for o caso;

    XVI - informação de que haverá gravação em caso de prova oral ou defesa de memorial;

    XVII - explicitação detalhada da metodologia para classificação no concurso público;

    XVIII - exigência, quando cabível, de exames médicos específicos para a carreira ou de exame psicotécnico ou sindicância da vida pregressa;

    XIX - regulamentação dos meios de aferição do desempenho do candidato nas provas, observado o disposto na Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003;

    XX - fixação do prazo de validade do concurso e da possibilidade de sua prorrogação; e

    XXI - disposições sobre o processo de elaboração, apresentação, julgamento, decisão e conhecimento do resultado de recursos. 

  • Gabarito: Letra A

    O erro da alternatica está no termo  EXATAS, quando na verdade o correto é:

     

    Art. 19 - XIV:Indicação das PROVÁVEIS datas de realização das provas.


ID
2290321
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Joana, estudante de Direito, decidiu realizar o concurso público para o cargo de Assistente em Administração da UFRJ. Para obter êxito no certame, considerando os temos do Edital do referido concurso, Joana fez uma pesquisa detalhada acerca do Decreto 6.944/2009, que estabelece medidas organizacionais para o aprimoramento da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. Nos termos desse Decreto, sobre concurso público, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

    Decreto 6.944/09, Art. 11.  Durante o período de validade do concurso público, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão poderá autorizar, mediante motivação expressa, a nomeação de candidatos aprovados e não convocados, podendo ultrapassar em até cinquenta por cento o quantitativo original de vagas. 

     


ID
2296066
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Joana, estudante de Direito, decidiu realizar o concurso público para o cargo de Assistente em Administração da UFRJ. Para obter êxito no certame, considerando os temos do Edital do referido concurso, Joana fez uma pesquisa detalhada acerca do Decreto 6.944/2009, que estabelece medidas organizacionais para o aprimoramento da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. Nos termos desse Decreto, sobre concurso público, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  

     

    Art.  13.  O  concurso  público  será  de  provas  ou  de  provas  e  títulos,  podendo  ser 
    realizado  em  duas  etapas,  conforme  dispuser  a  lei  ou  o  regulamento  do  respectivo  plano  de 
    carreira. 

    § 1º Quando houver prova de títulos, a apresentação destes deverá ocorrer em data a 
    ser  estabelecida  no  edital,  sempre  posterior  à  da  inscrição  no  concurso,  ressalvada  disposição 
    diversa em lei. 
    § 2º A prova de títulos  deverá ser realizada  como etapa posterior  à prova escrita  e 
    somente  apresentarão  os  títulos  os  candidatos  aprovados  nas  etapas  anteriores  ou  que  tiverem 
    inscrição aceita no certame. 
    §  3º  Havendo  prova  oral  ou  defesa  de  memorial,  deverá  ser  realizada  em  sessão 
    pública e gravada para efeito de registro e avaliação. 

    § 4º A realização de provas de aptidão física exige a indicação no edital do tipo de 
    prova, das técnicas admitidas e do desempenho mínimo para classificação.
     
    §  5º  No  caso  das  provas  de  conhecimentos  práticos  específicos,  deverá  haver 
    indicação  dos  instrumentos,  aparelhos  ou  das  técnicas  a  serem  utilizadas,  bem  como  da 
    metodologia de aferição para avaliação dos candidatos.  
    §  6º  É  admitido,  observados  os  critérios  estabelecidos  no  edital  de  abertura  do 
    concurso,  o condicionamento da aprovação em determinada etapa à, simultaneamente, obtenção 
    de nota mínima e obtenção de classificação mínima na etapa. 
    § 7º No caso da realização do concurso em duas etapas, a segunda será constituída de 
    curso ou programa de formação, de caráter eliminatório e classificatório, ressalvada disposição 
    diversa em lei específica. 
    §  8º  Quando  o  número  de  candidatos  matriculados  para  a  segunda  etapa  ensejar  a 
    formação de mais de uma turma, com início em datas diferentes, o resultado será divulgado por 
    grupo, ao término de cada turma.

     

    Art.  14.  A  realização  de  avaliação  psicológica  está  condicionada  à  existência  de 
    previsão legal específica e deverá estar prevista no edital.


ID
2418601
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Luiza decide concorrer ao cargo de Técnica em Assuntos Educacionais do Concurso Público da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O Edital do respectivo concurso deve ser submetido à legislação vigente, como por exemplo, ao Decreto nº 6.944/2009, que estabelece medidas organizacionais para o aprimoramento da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.

Nos termos desse Decreto, sobre o concurso público, é correto afirmar que este:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

     

    Na Lei 8.112/90  é igual:

    Art. 11.  O concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas

  • Decreto nº 6944/2009.

    Alternativa D.

    Art. 13.  O concurso público será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuser a lei ou o regulamento do respectivo plano de carreira. 

    Art. 15.  O valor cobrado a título de inscrição no concurso publico será fixado em edital, levando-se em consideração os custos estimados indispensáveis para a sua realização, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas, respeitado o disposto no Decreto no 6.593, de 2 de outubro de 2008. 


ID
2423035
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Luiza decide concorrer ao cargo de Técnica em Assuntos Educacionais do Concurso Público da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O Edital do respectivo concurso deve ser submetido à legislação vigente, como por exemplo, ao Decreto nº 6.944/2009, que estabelece medidas organizacionais para o aprimoramento da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.


Nos termos desse Decreto, sobre o concurso público, é correto afirmar que este:  

Alternativas

ID
2487022
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A realização de concursos caracteriza-se, em regra, como elemento essencial na seleção de integrantes do Quadro de Pessoal dos órgãos públicos. Sobre a regulamentação do concurso público afeto à Administração Pública federal direta, classifique como Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as sentenças a seguir:

( ) A realização de concursos depende de prévia autorização do Ministério da Justiça e Segurança Pública e visa ao provimento de cargos ou empregos públicos.

( ) São algumas das informações essenciais que devem constar em editais de concurso: o número de vagas disponíveis em cada cargo público; e a descrição das atribuições do cargo público.

( ) O edital deve ser publicado, resumidamente, no Diário Oficial da União, ficando a responsabilidade de sua divulgação eletrônica a critério do órgão responsável pelo concurso.

( ) Durante o período de validade do concurso público, o Ministério responsável pode autorizar a nomeação ou a contratação de candidatos classificados e não convocados, até o limite de 50% (cinquenta por cento) a mais do quantitativo original de vagas.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Nos termos dos arts. 7o e 14 da Portaria no 450/ 2002 são corretas, respectivamente, as assertivas: “São algumas das informações essenciais que devem constar em editais de concurso: o número de vagas disponíveis em cada cargo público; e a descrição das atribuições do cargo público” e; “Durante o período de validade do concurso público, o Ministério responsável pode autorizar a nomeação ou a contratação de candidatos classificados e não convocados, até o limite de 50% (cinquenta por cento) a mais do quantitativo original de vagas”. 

    A assertiva referente a: “A realização de concursos depende de prévia autorização do Ministério da Justiça e Segurança Pública e visa ao provimento de cargos ou empregos públicos” está incorreta por violar o art. 5o da Portaria no 450/2002. A assertiva referente a: “O edital deve ser publicado, resumidamente, no Diário Oficial da União, ficando a responsabilidade de sua divulgação eletrônica a critério do órgão responsável pelo concurso” está incorreta por violar o art. 8o da Portaria no 450/2002. 

    A legislação sobre a temática, Decreto n. 6.944/2009, bem como a Portaria MPOG no 450/2002 definem a Pasta responsável pela autorização ou, no caso da questão, a autorizar a realização de concursos públicos. Vide, nesse sentido, o art. 10 do Decreto: “Art. 10. Fica delegada competência ao Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão para autorizar a realização de concursos públicos nos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e decidir sobre o provimento de cargos e empregos públicos, bem como expedir os atos complementares necessários para este fim.”.

    Gabarito: Alternativa B

  • Art. 8º O edital deverá ser publicado, na íntegra, no Diário Oficial da União e divulgado por meio eletrônico.

    Parágrafo único. Quando o número de vagas for inferior a dez, admitir-se-á a publicação no Diário Oficial da União, de forma resumida, das informações referidas no parágrafo único do art. 7º.
     

    Portaria no 450/2002. 

  • ( F  )A realização de concursos depende de prévia autorização do Ministério da Justiça e Segurança Pública e visa ao provimento de cargos ou empregos públicos. Prévia autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 

     (V ) São algumas das informações essenciais que devem constar em editais de concurso: o número de vagas disponíveis em cada cargo público; e a descrição das atribuições do cargo público.

    ( F ) O edital deve ser publicado, resumidamente, no Diário Oficial da União, ficando a responsabilidade de sua divulgação eletrônica a critério do órgão responsável pelo concurso. Obrigatorio

    ( V  ) Durante o período de validade do concurso público, o Ministério responsável pode autorizar a nomeação ou a contratação de candidatos classificados e não convocados, até o limite de 50% (cinquenta por cento) a mais do quantitativo original de vagas.

  • O item IV corresponde ao texto integral do art. 11 do Decreto 6.944/09:

     

    Art. 11.  Durante o período de validade do concurso público, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão poderá autorizar, mediante motivação expressa, a nomeação de candidatos aprovados e não convocados, podendo ultrapassar em até cinquenta por cento o quantitativo original de vagas. 

     

    Bons estudos!!

  • Como assim, só pode chamar até 50% a mais? Essa portaria só vale para o Executivo, não? Porque alguns tribunais colocam 10 vagas e chamam 1000 pessoas.....


ID
2592547
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Santiago, estudante de Direito, resolveu fazer concurso para trabalhar na Administração Pública Federal. Durante a inscrição no concurso, percebeu que o edital havia sido publicado no Diário Oficial da União vinte dias antes da realização da primeira prova. De acordo com o Decreto 6.944/09, considerando que não houve redução do prazo de divulgação por ato da autoridade competente, é correto afirmar que a Administração errou ao publicar o edital com antecedência de vinte dias da realização da prova, pois:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

     

    Dispõe sobre as normas gerais relativas a concursos públicos.

    O Congresso Nacional decreta:

    CAPÍTULO I

    DAS NORMAS GERAIS

    Art. 7º O edital deverá ser publicado com antecedência mínima de 60 (sessenta) dias em relação à primeira prova.

     

    Fonte: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=115608


ID
2927629
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Assinale a alternativa correta, acerca da elaboração de editais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Decreto nº 6.944 de 21 de Agosto de 2009

    (Letra A) -.18. O edital do concurso público será:

    I - publicado integralmente no Diário Oficial da União, com antecedência mínima de sessenta dias da realização da primeira prova; e

    (Letra B) - Art. 18, II - divulgado no sitio oficial do órgão ou entidade responsável pela realização do concurso público e da instituição que executará o certame, logo após a sua publicação.

    (Letra C) - Art. 18, § 1o A alteração de qualquer dispositivo do edital deverá ser publicada no Diário Oficial da União e divulgada na forma do disposto no inciso II (vide letra B).

    (Letra D) - Art. 18, § 2   O prazo de que trata o inciso I poderá ser reduzido mediante ato motivado do Ministro de Estado sob cuja subordinação ou supervisão se encontrar o órgão ou entidade responsável pela realização do concurso público.

    (Letra E) - Art. 11. Durante o período de validade do concurso público, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão poderá autorizar, mediante motivação expressa, a nomeação de candidatos aprovados e não convocados, podendo ultrapassar em até cinquenta por cento o quantitativo original de vagas

  • Olha que coincidência, foi publicado hoje (29/03/19) um decreto mudando alguns assuntos presentes na questão, vejam:

    (As alterações estão de vermelho)

     

    Art. 41. O edital do concurso público será:

    - publicado integralmente no Diário Oficial da União, com antecedência mínima de quatro meses da realização da primeira prova;

     

    II - divulgado logo após a publicação no sítio oficial do órgão ou da entidade responsável pela realização do concurso público e da instituição que executará o certame. (Permanceu inalterado)

     

    § 1º A alteração de qualquer dispositivo do edital será publicada no Diário Oficial da União e divulgada nos termos do inciso II do caput 
    (Permanceu inalterado)

     

    § 2º O prazo de que trata o inciso I do caput poderá ser reduzido por meio de ato motivado do Ministro de Estado, permitida a subdelegação para o Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia .

     

    Art. 28. Durante o período de validade do concurso público, o Ministro de Estado da Economia poderá autorizar, por meio de motivação expressa, a nomeação de candidatos aprovados e não convocados, que ultrapassem em até vinte e cinco por cento o quantitativo original de vagas.

     

    Art. 48. Fica revogado o Decreto nº 6.944, de 2009. 

     

    Obs: O gabarito da questão é A mesmo, tendo em vista que o decreto foi puclicado após a divulgação do edital desse concurso, além disso o Decreto só entra em vigor em 1º de junho de 2019.

     

  • Por enquanto a questão está OK. A partir de 1º de junho de 2019 ficará desatualizada.


ID
3083647
Banca
VUNESP
Órgão
UFABC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

As finalidades referentes à adoção do Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal – SIORG, para efeitos do desenvolvimento organizacional dos órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Federal, conforme Decreto n° 6.944/2009, estão elencadas corretamente na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    DECRETO Nº 6.944, DE 21 DE AGOSTO DE 2009 FOI REVOGADO PELO DECRETO Nº 9.739, DE 28 DE MARÇO DE 2019.


ID
3083650
Banca
VUNESP
Órgão
UFABC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

As diretrizes previstas no Decreto n° 6.944/2009 que têm por objetivo o fortalecimento da capacidade institucional, que é compreendida como o conjunto de medidas que propiciem aos órgãos ou entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional a melhoria das suas condições de funcionamento, estão corretamente apresentadas em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    O DECRETO Nº 6.944, DE 21 DE AGOSTO DE 2009 FOI REVOGADO PELO DECRETO Nº 9.739, DE 28 DE MARÇO DE 2019.

  • DECRETO Nº 9.739, DE 28 DE MARÇO DE 2019 (REVOGOU o Decreto n° 6.944/2009)

    "...

    Art. 2º Para fins do disposto neste Decreto, considera-se fortalecimento da capacidade institucional o conjuntode medidas que propiciem aos órgãos ou às entidades da administração pública federal direta, autárquica efundacional a melhoria de suas condições de funcionamento, compreendidas as condições de caráter organizacional,e que lhes proporcionem melhor desempenho no exercício de suas competências institucionais, especialmente naexecução dos programas do plano plurianual.

    § 1º As medidas de fortalecimento da capacidade institucional observarão as seguintes diretrizes:

    I - organização da ação governamental por programas;

    II - eliminação de superposições e fragmentações de ações;

    III - aumento da eficiência, eficácia e efetividade do gasto público e da ação administrativa;

    IV - orientação para resultados;

    V - racionalização de níveis hierárquicos e aumento da amplitude de comando;

    ..."