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Prova CESPE - 2013 - ANCINE - Especialista em Regulação Atividade Cinematográfica e Audiovisual - Área 1


ID
1097047
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos aos processos narrativos e à linguagem cinematográfica.

No documentário, legitimou-se o uso de imagens animadas por computadores, desenhadas ou estabelecidas por imagens-câmera, as quais são selecionadas pelo documentarista, conforme seus objetivos

Alternativas

ID
1097053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos aos processos narrativos e à linguagem cinematográfica.

A prática adotada em alguns documentários de enganar explicitamente o espectador, fazendo-o assistir a um documentário que, na realidade, é ficção diminui a legitimidade histórica tanto do cinema de ficção quanto do cinema documentário.

Alternativas

ID
1097059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos aos processos narrativos e à linguagem cinematográfica.

Desde a década de 60 do século passado, quando surgiu a estilística do cinema direto/verdade, o documentário autoral passou a ser feito mediante enunciação por asserções dialógicas, de modo análogo ao drama.

Alternativas

ID
1097062
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à estrutura básica de roteiro, julgue os itens a seguir.

O personagem de um roteiro é revelado, principalmente, pela ação que desempenha, sendo o seu ponto de vista, personalidade, atitude e comportamento características que se relacionam e se interpenetram durante o seu processo de construção.

Alternativas

ID
1097068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à estrutura básica de roteiro, julgue os itens a seguir.

Cena é uma ação realizada em um período de tempo aproximadamente contínuo com base em um conflito que confere significância perceptível à condição de vida de uma personagem.

Alternativas

ID
1097074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à estrutura básica de roteiro, julgue os itens a seguir.

No roteiro, o paradigma corresponde à disposição adotada para organizar os elementos da história, enquanto que a estrutura consiste na forma que se emprega para manter a história coesa.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Os conceitos estão invertidos.


ID
1097077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, relativos à realização de obra audiovisual.

A função do diretor é elaborar a sequência de planos com base no roteiro e, no set de filmagem, manter-se atento ao andamento das atividades, seguir o planejamento e auxiliar os atores.

Alternativas

ID
1097083
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, relativos à realização de obra audiovisual.

As atividades de pré-produção incluem a elaboração de roteiro, orçamento e plano de trabalho, a formação de equipe, a escolha de atores, a locação de materiais, a direção de arte e a edição de imagens

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Questão quase toda correta, contudo, a direção de arte ocorre durante os trabalhos e a edição de imagens em momento posterior.


ID
1097089
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere ao som na obra audiovisual, julgue os itens subsequentes.

O editor de som, desempenha suas funções tanto durante as filmagens quanto no estágio final do processo de montagem.

Alternativas
Comentários
  • Errado, a edição acontece apenas no final das filmagens

ID
1097095
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social

No que se refere ao som na obra audiovisual, julgue os itens subsequentes.

Durante a mixagem realizada na etapa de pós-produção, são equalizados e manipulados todos os sons a serem usados, com o intuído de se alcançar o objetivo narrativo, bem como é sincronizada a faixa de áudio com as imagens.

Alternativas

ID
1097098
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca dos processos de elaboração de roteiro, julgue os itens a seguir.

No processo de elaboração de roteiro de ficção, o autor deve escrevê-lo com sequências numeradas, desenvolvidas com rubricas e diálogos necessários à plena compreensão da obra, de maneira que o roteiro possa ser orçado por profissionais competentes da forma mais próxima possível da realidade de sua execução.

Alternativas

ID
1097104
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca dos processos de elaboração de roteiro, julgue os itens a seguir.

Os roteiros de ficção são concebidos antes das filmagens; o mesmo ocorre nos casos de roteiros de documentários.

Alternativas
Comentários
  • A produção de documentário feita sem roteiro prévio também está presente na tradição clássica.

  • Saudade dos tempos que o QC permitia lançar imagens.


ID
1097110
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, em relação ao processo de realização de obra audiovisual.

Na fase de produção, o diretor executa projeto do filme, respeitando os prazos e limites orçamentários acordados com o produtor. Cabe ao produtor substituir o diretor, caso as metas não sejam cumpridas conforme previstas em contrato entre as partes

Alternativas
Comentários
  • Produtor tem sua função específica. Não substitui o diretor.


ID
1097116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, em relação ao processo de realização de obra audiovisual.

Com o advento da captação de imagens por meio digital, cada vez mais se populariza na indústria cinematográfica a utilização dessa técnica. Com isso, a prática de captação de imagens em película cinematográfica se extinguiu, e fecharam os laboratórios que prestavam o serviço de finalização em películas.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em dizer que a prática de captação de imagens em película cinematográfica se extinguiu, e fecharam os laboratórios que prestavam o serviço de finalização em películas. 

    Na verdade, a prática de captação de imagens em película cinematográfica DIMINUIU, e ainda EXISTEM laboratórios que prestam o serviço de finalização em películas.
  • Extinguir é exagero. Há diretores que ainda preferem, pois a película tem resultados fantásticos. Vide "Os oito odiados".


ID
1097119
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, em relação ao processo de realização de obra audiovisual.

Desenvolvimento, pré-produção, produção, finalização e comercialização constituem as etapas de elaboração da estimativa de custos financeiros de um projeto de obra audiovisual.

Alternativas
Comentários
  • Faltou pós-produção, que fica entre a produção e a finalização e comercialização.

  • Houve alteração no gabarito preliminar, o item passou a ser correto. De fato, Desenvolvimento, pré-produção, produção, finalização e comercialização fazem parte das etapas de elaboração da estimativa de custos financeiros de um projeto de obra audiovisual.


ID
1097125
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, em relação ao processo de realização de obra audiovisual.

Desenvolvimento, pré-produção, produção, pós-produção e comercialização são as etapas para a realização completa de um produto audiovisual. Na etapa de desenvolvimento, o produtor encomenda um roteiro, submete-o à análise técnica competente, orça os custos para a sua realização e chega a um projeto final a ser apresentado ao mercado para a devida captação de recursos.

Alternativas

ID
1097131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito das fontes de financiamento da atividade audiovisual, da distribuição e da comercialização de obras audiovisuais, julgue os itens seguintes.

Os mecanismos de crédito disponíveis para a cadeia produtiva do audiovisual incluem o BNDES Procult.

Alternativas
Comentários
  • O BNDES Procult financia projetos de investimento e planos de negócios de empresas de todas as cadeias produtivas da economia da cultura, tais como audiovisual, editorial, música, jogos eletrônicos e artes visuais e performáticas.

    De forma complementar ao financiamento, alguns projetos de empresas do setor audiovisual também podem contar com recursos não reembolsáveis, oriundos de inventivos fiscais previstos na Lei do Audiovisual (Lei nº 8.685, de 20.07.1993). 

  • Em complemento ao comentário de Patricia: O BNDES Procult oferece recursos não reembolsáveis a empresas do setor audiovisual de forma associada ao financiamento, ou seja, não é possível obter este tipo de apoio de forma isolada. Os recursos são oriundos de inventivos fiscais previstos na Lei do Audiovisual (Lei nº 8.685, de 20.07.1993).O valor máximo do apoio não reembolsável será equivalente ao valor do financiamento aprovado no âmbito do BNDES Procult, limitado a R$ 2 milhões por obra audiovisual e a R$ 6 milhões por grupo econômico ao ano. 

    http://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/produto/BNDES-Procult

     


ID
1097134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito das fontes de financiamento da atividade audiovisual, da distribuição e da comercialização de obras audiovisuais, julgue os itens seguintes.

Os Fundos de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional (FUNCINES) — mecanismos de investimento na atividade audiovisual — não concedem incentivos fiscais a seus investidores.

Alternativas
Comentários
  • Um dos mecanismos reembolsáveis de financiamento audiovisual que mais tem crescido e chamado atenção para si é o Funcine – Fundo de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional. Criado em 2001, regulamentado em 2003 e re-regulamentado no modelo atual em 2006, os Funcines foram responsáveis pelo aporte de R$ 6,6 milhões, segundo dados da Ancine, no cinema brasileiro em 2010 – dos quais R$ 6 milhões foram para aquisição de ações da Conspiração Filmes, por parte da RB Cinema I., e R$ 600 mil, pela Lacan Downtown, foram destinados ao filme “Corações Sujos”. A expectativa é aumentar esses valores.

    http://revistadecinema.uol.com.br/2011/07/funcines-mecanismo-de-financiamento-do-futuro/


ID
1097140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base em aspectos relativos à programação, julgue os itens a seguir.

A TV aberta é uma empresa de radiodifusão, portanto não integra a cadeia econômica cinematográfica, ainda que seja um importante difusor do cinema.

Alternativas

ID
1097146
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base em aspectos relativos à programação, julgue os itens a seguir.

Ao conceber o formato de uma obra audiovisual com caráter interativo, o produtor deve se concentrar na pré-produção da obra, visto que, nessa etapa, define-se o conteúdo de interação.

Alternativas

ID
1097149
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base em aspectos relativos à programação, julgue os itens a seguir.

De acordo com a nova Lei da TV Paga, os canais de espaço qualificado devem veicular programas brasileiros durante três horas e meia por semana, em horário nobre, podendo utilizar a estratégia de block programming durante esse período.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva correta.

    Qual é o percentual relativo às cotas de conteúdo brasileiro previsto na lei?
    Os canais que exibem predominantemente filmes, séries, animação, documentários (chamados de canais de espaço qualificado) passam a ter a obrigação de dedicar 3 horas e 30 minutos semanais de seu horário nobre à veiculação de conteúdos audiovisuais brasileiros, sendo que no mínimo metade deverá ser produzida por produtora brasileira independente.


    Outro dispositivo da lei estabelece que todos os pacotes oferecidos aos consumidores deverão incluir 1 canal de espaço qualificado de programadora brasileira para cada 3 canais de espaço qualificado.


    A implantação dessa obrigatoriedade será feita gradualmente, no decorrer de três anos a partir da sanção da lei. Trata-se de um mecanismo brando, se comparado aos que existem em outros países, mas que será de extrema relevância para abrir espaços para cultura brasileira nesse mercado.


    Como determina a Lei 12.485/2011, no primeiro ano a partir de sua publicação os canais deverão exibir 1 hora e 10 minutos por semana de programação nacional, metade dela independente, no horário nobre; no segundo ano, 2 horas e 20 minutos; a partir do terceiro ano, 3 horas e 30 minutos. Como a lei foi sancionada em 12/09/2011, já a partir de setembro de 2013 os canais deverão exibir 3 horas e 30 minutos de programação nacional por semana no horário nobre. Em relação à obrigação de veiculação de canais brasileiros de espaço qualificado nos pacotes de TV por assinatura, a Lei 12.485/2011 também determinou que ela fosse implantada de forma progressiva: 1 em cada 9 canais no primeiro ano;  1 em cada 6 canais no segundo ano (a partir de setembro de 2012) e 1 em cada 3 canais a partir do terceiro ano (a partir de setembro de 2013).


    Para garantir a diversidade das fontes de informação que chegam até os assinantes, as operadoras deverão ainda garantir a presença de mais canais brasileiros de jornalismo programados por empresas distintas.


    Fonte: http://www.ancine.gov.br/faq-lei-da-tv-paga

  • No block programming emite-se uma sequência de programas do mesmo género televisivo, o que significa que, se os telespectadores gostam de um determinado género televisivo, talvez vejam outros programas do mesmo género. Este tipo de estratégia varia em função da composição e das mudanças da audiência disponível.

     

    Fonte: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292000000100007


ID
1097155
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base em aspectos relativos à programação, julgue os itens a seguir.

Os avanços tecnológicos na produção de obras audiovisuais são um fator de grande influência na mudança do plano de negócios das TVs abertas no Brasil.

Alternativas
Comentários
  •  O mercado de maior relevância continuará sendo a televisão (aberta e paga), inclusive para as obras cinematográficas.


ID
1097161
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base em aspectos relativos à programação, julgue os itens a seguir.

Diferentemente da prática de bridging, o referencial de execução das práticas de lead in e tent-poling são programas já aclamados pelo público e com grande potencial de audiência.

Alternativas

ID
1097164
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca do plano de negócios da obra audiovisual e seus acordos.

Por meio de um pitching os produtores podem apresentar suas ideias e formatos podendo vir a integrar seus futuros filmes ou programas à programação de TVs abertas ou fechadas mediante acordos de coprodução ou de primeira licença.

Alternativas
Comentários
  • Pitching: a palavra do momento para vender sua ideia

     

    Você tem um roteiro incrível de um programa para TV ou um filme e precisa apresentar para um possível patrocinador. Mas ele não tem muito tempo para lhe receber e ouvir a proposta. Ter uma boa apresentação em slides ou vídeo pode ajudar, mas muito melhor que isso é poder contar com a sua capacidade de convencê-lo na conversa.

    Num mercado cada vez mais competitivo, com uma velocidade meteórica, é cada vez mais comum os executivos, sejam eles de emissoras de TV, investidores ou produtores fazerem a seleção daquilo que vão ler e produzir baseado numa curta defesa oral do criador.

    “Defesa oral” de uma determinada ideia é a tradução mais comum para a palavra pitching, que a cada dia temos ouvido mais falar por aqui em terras brasileiras. No exterior é um método bastante comum e as pessoas pagam caro para participar dos eventos que promovem essas apresentações.

    “Os produtores culturais, como qualquer produtor, precisam convencer investidores que seu produto/projeto é o que deve receber investimento”, lembra Ivan Teixeira, que já trabalhou na produção de diversas obras nacionais e internacionais, entre elas “Tainá 2”, “Desmundo”, “Lisbela e o Prisioneiro”, “Ensaio sobre a Cegueira” e “Os Mercenários”.

     

    Fonte: http://www.culturaemercado.com.br/site/mercado/pitching-a-palavra-do-momento-para-vender-sua-ideia/


ID
1097170
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca do plano de negócios da obra audiovisual e seus acordos.

Blind-bidding, que é um acordo estabelecido entre o produtor e o distribuidor do filme, consiste na aposta que o distribuidor deposita no roteiro do filme, mesmo antes de serem definidos os atores e o diretor da obra, sendo suficiente o compromisso do produtor com a entrega do filme no prazo estabelecido

Alternativas
Comentários
  • No livro de Vínicio Alves Portela Martins, ele descreve:

    "Blind-bidding - Arrendamento de filmes em pacotes fechados que não permitem a escolha de filmes, ou seja, os compradores não sabiam que produtos audiovisuais estavam comprando.

    Blockbooking - Arrendamento de filmes ainda não disponíveis para a exibição em pacotes inteiras, atrelando muitos vezes as vendas casadas, condicionando o direito de compra de filmes de grande sucesso de público e bilheteria a filmes ainda não lançados comercialmente."

    Espero que tenha ajudado.


ID
1097176
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca do plano de negócios da obra audiovisual e seus acordos.

Uma série de TV na qual se utiliza brand placement é mais atrativa para o público que aquela na qual se utiliza product placement, visto que, de acordo com esta técnica, há mudança do foco narrativo da cena para apresentação de um produto.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a questão está errada porque, segundo o site Wikipedia, o product placement pode ser definido "como a inserção de marcas, seja por meios audiovisuais ou citações, nas produções de entretenimento, normalmente atrelado a trocas financeiras." 
    Pelo que pude ententer, não existe  mudança do foco narrativo de uma determinada cena para apresentação de um produto. 
    O product placement acontece, por exemplo, quando estamos assistindo a uma novela e uma/um personagem bebe uma Coca-Cola. A cena não é interrompida para a propaganda da Coca. 

    Se eu estiver errada, por favor, gostaria de entender mais com quem puder contribuir. Bons estudos!

  • Certo

    É exatamente isso que você comentou, minha cara...

  • BRAND PLACEMENT - colocação de marca

    PRODUCT PLACEMENT = colocação de produto

    Uma série de TV na qual se INSERE PRODUTOS NÃO é mais atrativa para o público que aquela na qual se INSERE MARCAS. Além disso, tanto um recurso como outro NÃO promovem mudanças do foco narrativo da cena.


ID
1097179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca do plano de negócios da obra audiovisual e seus acordos.

O completion garantee ou completion bond garante a entrega da obra audiovisual no prazo acordado com os investidores, sem variação em relação ao roteiro proposto, desde que não haja um acordo de pick up deal.

Alternativas

ID
1097185
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando os aspectos relativos à distribuição, julgue os itens subsequentes.

O cálculo do investimento do produtor ou da distribuidora em P&A é feito por estimativa, considerando-se a experiência de mercado do distribuidor e a época do ano em que o filme será lançado, pois não existe relação direta entre quantia gasta e quantia arrecadada no que se refere à comercialização de um filme.

Alternativas

ID
1097191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando os aspectos relativos à distribuição, julgue os itens subsequentes.

De acordo com o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), a receita líquida de distribuição (RLD) corresponde ao valor da receita bruta da bilheteria, deduzidos os valores retidos por exibidores cinematográficos.

Alternativas
Comentários
  • Receita Líquida de Distribuição (RLD) - participação a título de comissão de distribuição e/ou venda, em qualquer segmento (mercado interno e externo). 

    http://www.brde.com.br/fsa/images/faqs/prodecine_02_2012.pdf


ID
1097194
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando os aspectos relativos à distribuição, julgue os itens subsequentes.

Nas despesas de comercialização retornáveis ou P&A da distribuidora, podem ser computados custos de pagamentos de impostos e tributos, exceto os pagamentos de CONDECINE.

Alternativas
Comentários
  • A Condecine é a CIDE do Audiovisual, ela (CIDE) é prevista na Carta Magna no art. 149, toda investimento no setor audiovisual vai para a Condicine e depois vai para o FNC e FSA, posteriormente sendo investida em projetos audiovisuais. 


ID
1097200
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando os aspectos relativos à distribuição, julgue os itens subsequentes.

A prática de cross-colaterização integra o acordo de blockbooking entre exibidores e distribuidores.

Alternativas
Comentários
  • Cross-colateralização é a capacidade de fazer uso do fluxo de caixa de um projeto para cobrir o custo de um outro projeto. Esta estratégia é usada em várias situações de funcionamento. Muitas vezes, a possibilidade de participar neste tipo de arranjo financeiro é abordada em termos de documentos legais relacionados com os projectos em causa.

     Um exemplo da utilização de cross-colateralização é na indústria da gravação. A gravadora pode optar por usar o gerado pela venda de uma versão musical recursos para financiar o desenvolvimento de uma nova versão. Em essência, isto significa que o dinheiro é recuperado de um projeto para cobrir os custos de um novo projeto. Como a nova versão começa a ganhar dinheiro para a empresa, os fundos avançados ser devolvido ao projeto original.

     

    http://vapostarr.com/article/o-que--cross-colateralizao


ID
1097206
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando os aspectos relativos à distribuição, julgue os itens subsequentes.

A retenção prioritária do distribuidor, no caso da exibição em salas de cinema, para cobrir custos de comercialização, deve incidir sobre a receita líquida da bilheteria, mesmo quando houver recursos oriundos do FSA.

Alternativas

ID
1097212
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que se refere às características da indústria do audiovisual, julgue o  item  subsecutivo.

Em geral, os processos de distribuição e exibição dos filmes brasileiros ficam a cargo de grandes empresas, denominadas majors, e dos multiplex.

Alternativas

ID
1097215
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que se refere às características da indústria do audiovisual, julgue o  item  subsecutivo.

Conhecidos como conteúdos audiovisuais de fluxo, os programas de auditório, os debates e os eventos esportivos consistem em produções audiovisuais realizadas, em geral, para veiculação imediata em uma única janela de exibição.

Alternativas

ID
1097221
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que se refere às características da indústria do audiovisual, julgue o item  subsecutivo.

A estratégia de exibição de conteúdos não simultânea, em diferentes janelas de exibição, é conhecida como windowing.

Alternativas
Comentários
  • Isso não é economia.


ID
1097227
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que se refere às características da indústria do audiovisual, julgue o  item  subsecutivo .

Os produtos com os quais as empresas de mídia lidam, cuja base é a informação, podem dar origem a novos produtos, em uma economia de escala que explica a tendência de essas empresas ofertarem produtos e serviços diversos, como jornais, revistas, cinema, vídeo doméstico, canais abertos e fechados

Alternativas
Comentários
  • Economia de escala é a forma de organização da atividade produtiva de forma a se utilizar ao máximo os fatores produtivos disponíveis. Assim, se uma empresa de mídia decide expandir sua capacidade de produção e provocar um aumento na quantidade total produzida sem um aumento proporcional no custo de produção, puxando o CMe para baixo, ela ganha vantagem competitiva sobre outras empresas do ramo com custos maiores.


ID
1097230
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que se refere às características da indústria do audiovisual, julgue o  item  subsecutivo.

Os conteúdos audiovisuais de estoque geram direitos de exploração de ativos a serem rentabilizados de forma imediata e permitem a exibição do mesmo conteúdo em janelas de exibição diversas, em diferentes momentos do tempo.

Alternativas

ID
1097236
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Observa-se, na cadeia do audiovisual, um processo de internacionalização e tendências à concentração. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A expansão das empresas de mídia é caracterizada pela diversificação das atividades, o que implica na atuação de uma mesma empresa ou de um conglomerado de empresas em atividades de cadeias de valor distintas, mas, em geral, complementares. Essa estratégia de integração diagonal foi intensificada pelo processo de globalização e pela convergência tecnológica.

Alternativas

ID
1097242
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Observa-se, na cadeia do audiovisual, um processo de internacionalização e tendências à concentração. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

Concentração e internacionalização são características da produção audiovisual. Nesse contexto, produtores não conseguem prever o lucro e distribuidores, além de não conseguirem prever o lucro, não conseguem prever o comportamento do consumidor, situação de informação imperfeita que resulta em uma estruturação vertical da indústria, com vistas à minimização dos riscos.

Alternativas
Comentários
  • Realmente muito complicado e difícil prever se um documentário, por exemplo, terá sucesso junto ao público e, por isso mesmo, torna-se quase impossível prever o lucro com relação ao projeto audiovisual. 


ID
1097245
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Observa-se, na cadeia do audiovisual, um processo de internacionalização e tendências à concentração. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

As grandes distribuidoras norte-americanas têm considerável participação na distribuição de filmes, concentrando grande parcela de renda e público, o que permite que os filmes norte-americanos predominem inclusive no mercado brasileiro.

Alternativas

ID
1097251
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o  item a seguir, relativo  à dinâmica dos mercados de audiovisual.

A queda da frequência do público de cinema, a partir de meados da décuda de 80 do século passado, deve-se ao fechamento de cinemas, aos altos custos de ingressos, à queda da renda do trabalhador brasileiro e à redução do número de cópias dos filmes. Nesse mesmo período, surgiram outros segmentos de mercado de exibição, como vídeo doméstico, DVD, TV por assinatura e Internet.

Alternativas

ID
1097257
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à dinâmica dos mercados de audiovisual.

As medidas implementadas depois de 2001 asseguraram presença média de filmes brasileiros em 34% do mercado interno (market share), fazendo do cinema brasileiro uma indústria sustentável e independente de políticas públicas

Alternativas
Comentários
  • Errado! Depende sim de políticas públicas. A produção cinematográfica no Brasil se dá atualmente por meio de um modelo que engloba as empresas produtoras, o Estado e a esfera privada no processo. O fomento necessário a essa produção se realiza mediante a isenção de impostos concedida pelo Estado às empresas que financiam obras cinematográficas.

ID
1097260
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o  item a seguir, relativo à dinâmica dos mercados de audiovisual.

O segmento de distribuição da cadeia de produção cinematográfica, que corresponde às atividades relacionadas aos direitos de comercialização de produtos, impressão de cópias e divulgação, é altamente concentrado, predominando nesse segmento as denominadas majors

Alternativas

ID
1097266
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à dinâmica dos mercados de audiovisual.

A cadeia de produção do cinema brasileiro é caracterizada pela baixa concentração e pela sustentabilidade na função de existência de políticas públicas reguladoras.

Alternativas
Comentários
  • Altíssima concentração, diga-se de passagem.

  • Resposta: ERRADO


    "A cadeia de produção do cinema brasileiro é caracterizada pela AUTA concentração e pela sustentabilidade na função de existência de políticas públicas reguladoras."


    Apresenta mais leis de incentivo audiovisual.


ID
1097272
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que diz respeito aos fundamentos econômicos e políticos da indústria do audiovisual, à economia na mídia e às características econômicas do mercado cinematográfico e da televisão aberta, julgue os itens que se seguem.

A cadeia de produção do audiovisual é composta por produção, infraestrutura, distribuição e exibição. No Brasil, essa cadeia é caracterizada por uma dinâmica empresarial sustentável, independente das políticas públicas e dos incentivos estatais.

Alternativas

ID
1097275
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que diz respeito aos fundamentos econômicos e políticos da indústria do audiovisual, à economia na mídia e às características econômicas do mercado cinematográfico e da televisão aberta, julgue os itens que se seguem.

O cinema e a televisão brasileiros se desenvolveram nas décadas de 70 e 80 do século XX, com apoio do Estado e de forma interdependente, em função da integração diagonal da cadeia do audiovisual.

Alternativas

ID
1097281
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere à requisição de emissão do certificado de produto brasileiro (CPB) à obra audiovisual, julgue os itens a seguir.

O requerente de CPB também pode comprovar a realização de obra por meio da apresentação de cópia da obra em tecnologia óptica como DVD ou blueray ou de cópia da nota fiscal da primeira cópia emitida pelo laboratório de imagem.

Alternativas
Comentários
  • A cópia da nota fiscal da primeira cópia emitida pelo laboratório de imagem também comprova.


ID
1097287
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere à requisição de emissão do certificado de produto brasileiro (CPB) à obra audiovisual, julgue os itens a seguir.

O CPB pode ser requerido apenas por pessoa jurídica registrada previamente na ANCINE

Alternativas
Comentários
  • O certificado é obrigatório para todos os produtos (pessoas jurídicas e pessoas físicas) que você desejar exibir no Brasil e/ou no exterior, ou em termos técnicos, que visarem à exportação ou a exibição pública no Brasil, ou seja, para filmes que podem ser exibidos em salas de exibição, TV aberta, TV Paga, vídeo doméstico, serviços de vídeo por demanda, sistema audiovisual em circuito restrito e em transporte coletivo. Mas é dispensável para obras jornalísticasgravações de manifestações e eventos esportivos, e ainda para obras com fins institucionais.


    Leia mais em: http://produtorantenado.com.br/cpb-o-que-e-e-porque-fazer/#ixzz5TSfsagZV 

    Follow us: @ProdutorAntenad on Twitter | ProdutorAntenado on Facebook


ID
1097293
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base na Lei n.º 12.485/2011, que dispõe sobre a comunicação audiovisual de acesso condicionado, julgue os itens seguintes.

Espaço qualificado é o espaço total do canal de programação que se compõe de telenovelas, seriados, eventos esportivos, reality shows, telenovelas, televendas, animações, documentários, publicidades, conteúdos jornalísticos, programas de auditório, conteúdos religiosos e propagandas políticas obrigatórias

Alternativas
Comentários
  • "O conceito de espaço qualificado serviu de parâmetro para a regulamentação de vários dispositivos da Lei 12.485/2011, como a definição dos Canais de Espaço Qualificado e a contabilização das obrigações de veiculação de conteúdos audiovisuais brasileiros em cada Canal de Espaço Qualificado. De acordo com a IN 100, obras audiovisuais que constituem espaço qualificado são aquelas, seriadas ou não, dos tipos ficção, documentário, animação, reality show, videomusical e de variedades. Já os canais de espaço qualificado são aqueles que, no horário nobre, veiculem obras audiovisuais de espaço qualificado em mais da metade da grade de programação. Como explica Manoel Rangel, a lógica da definição de espaço qualificado é econômica: “Espaço qualificado é aquele ocupado por conteúdos que contribuem para estruturar a indústria e que continuam a gerar receitas após sua primeira exibição. "

    http://www.fiesp.com.br/siaesp/noticias/ancine-publica-instrucoes-normativas-que-regulamentam-a-nova-lei-da-tv-paga/


ID
1097296
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base na Lei n.º 12.485/2011, que dispõe sobre a comunicação audiovisual de acesso condicionado, julgue os itens seguintes.

O serviço de acesso condicionado, um serviço de telecomunicações de interesse coletivo prestado no regime privado, tem sua recepção condicionada à contratação remunerada por assinantes.

Alternativas
Comentários
  • serviço de acesso condicionado = tv por assinatura


ID
1097302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base na Lei n.º 12.485/2011, que dispõe sobre a comunicação audiovisual de acesso condicionado, julgue os itens seguintes.

Nos canais de espaço qualificado, devem-se destinar, no mínimo, quinze horas semanais dos conteúdos veiculados no horário nobre às produções brasileiras e metade desse período de tempo às produções de produtoras brasileiras independentes.

Alternativas

ID
1097308
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base na Lei n.º 12.485/2011, que dispõe sobre a comunicação audiovisual de acesso condicionado, julgue os itens seguintes.

O tempo máximo destinado à publicidade na TV paga corresponde a 25% do horário da programação diária, porcentagem igual à estabelecida para a televisão aberta.

Alternativas
Comentários
  • O tempo máximo destinado à publicidade, tanto na TV paga, como na TV aberta é igual. Ou seja, 25% do horário da programação diária.


ID
1097314
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A adoção da cota de tela, um mecanismo que visa a assegurar uma reserva de mercado para o produto nacional em face da presença maciça do produto estrangeiro nas salas de cinema no país, permite a circulação da produção brasileira, a ampliação do acesso ao público e a promoção da diversidade de títulos em cartaz. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.

A obra cinematográfica brasileira de longa-metragem deve permanecer em cartaz nas semanas subsequentes à do seu lançamento, sempre que o total de ingressos obtidos por sua exibição pública e comercial na referida semana iguale-se à frequência média semanal de espectadores obtida nas três semanas imediatamente anteriores naquela sala, pela exibição de obras cinematográficas de longa-metragem de qualquer origem

Alternativas
Comentários
  • SEÇÃO III
    Da Permanência em Exibição do Título

     
    Art. 6º - A obra cinematográfica brasileira de longa metragem deverá permanecer em cartaz nas semanas subseqüentes à do lançamento, sempre que o total de ingressos obtidos por sua exibição pública e comercial na semana referida se iguale à freqüência média semanal de espectadores obtida nos dois semestres imediatamente anteriores naquela sala, pela exibição de obras cinematográficas de longa metragem de qualquer origem.
     
    §1º - A freqüência média semanal considerada para manutenção em exibição de obra em função do disposto no caput será a que estiver registrada na data de início da semana cinematográfica em questão, segundo relação a ser mantida no sítio da ANCINE na Internet.

    §2º - A relação referida no parágrafo anterior será elaborada com dados apurados pela ANCINE no mercado cinematográfico, junto aos segmentos de distribuição e exibição, ou obtida a partir de contrato ou convênio, conforme lhe autoriza o art. 16 do Capítulo V da MP 2.228-1/2001.

    §3º - Caberá aos interessados requerer à ANCINE a correção de freqüências médias constantes da relação difundida, que julguem estar desatualizadas ou incorretas para o período ao qual se referem, desde que devidamente comprovadas.
     
    §4º - A permanência em exibição da obra cinematográfica brasileira a que se refere o caput será considerada para fins de cumprimento da obrigatoriedade, desde que sejam observados os requisitos dos arts. 9º e 10 desta Instrução Normativa.

     

    Fonte: https://www.ancine.gov.br/pt-br/legislacao/instrucoes-normativas-consolidadas/instru-o-normativa-n-67-de-18-de-dezembro-de-2007


ID
1097317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A adoção da cota de tela, um mecanismo que visa a assegurar uma reserva de mercado para o produto nacional em face da presença maciça do produto estrangeiro nas salas de cinema no país, permite a circulação da produção brasileira, a ampliação do acesso ao público e a promoção da diversidade de títulos em cartaz. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.

A cota de tela, mecanismo mediante o qual se obriga as empresas exibidoras a incluírem em sua programação obras cinematográficas brasileiras de longa-metragem, é estabelecida anualmente pelo presidente da República, que define o número de dias para o seu cumprimento.

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO III
    DA QUOTA DE TELA

    Art. 3º - As empresas proprietárias, locatárias ou arrendatárias de salas ou complexos de exibição pública comercial estão obrigadas a exibir, anualmente, obras cinematográficas brasileiras de longa metragem, no âmbito de sua programação, observados o número mínimo de dias e a diversidade dos títulos fixados pelo ato normativo competente.

    §1º - A obrigatoriedade de que trata o caput abrange salas, geminadas ou não, pertencentes à mesma empresa exibidora e que integrem espaços ou locais de exibição pública comercial localizados em um mesmo complexo, conforme definido no Anexo I desta Instrução Normativa.

    §2º - Somente serão válidas para cumprimento da obrigatoriedade regulamentada nesta Instrução Normativa as obras cinematográficas brasileiras de longa metragem que cumulativamente atendam às seguintes condições:

    I – Sejam portadoras de Certificado de Produto Brasileiro – CPB, emitido pela ANCINE, ou certificado a ele equiparado, emitido por órgão competente antecessor.

    II - Possuam seu título previamente registrado na ANCINE, com Certificado de Registro de Título – CRT – vigente e válido para o mercado de salas de exibição.

    III – Não tenham sido exibidas em meios eletrônicos antes da exibição em salas, conforme estabelece o § 3º do art. 55 da MP 2228-1/01.
    § 3º - Serão exigidos, para fins de cumprimento da obrigatoriedade de que trata o caput, os seguintes requisitos cumulativos:

    I - Exibir obras cinematográficas brasileiras de longa metragem pelo número de dias e com exibição mínima de diferentes títulos fixados em ato normativo;

    II – Exibir , no primeiro semestre do ano, o mínimo de 30% (trinta por cento) do total de dias fixados por ato normativo, conforme o número de salas, geminadas ou não, que compõem o complexo, sendo o eventual saldo positivo automaticamente computado para o segundo semestre;

    III – Exibir pelo menos 7 (sete) dias de obras brasileiras de longa metragem em cada uma das salas do complexo.

     

    Fonte: https://www.ancine.gov.br/pt-br/legislacao/instrucoes-normativas-consolidadas/instru-o-normativa-n-67-de-18-de-dezembro-de-2007


ID
1097323
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), julgue os próximos itens.

O FSA é um instrumento complementar e diferenciado de políticas públicas de estímulos ao desenvolvimento da indústria brasileira do cinema e do audiovisual. Entre suas atuações está, por exemplo, o investimento em projetos, de forma retornável, mediante participação nos resultados.

Alternativas

ID
1097329
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), julgue os próximos itens.

A fim de estimular a diversidade e a democratização dos recursos, cada empresa produtora pode apresentar ao FSA, no máximo, três projetos para cada chamada pública, dos quais será contemplado apenas o de melhor pontuação

Alternativas
Comentários
  • Resposta: ERRADA


    O processo de seleção será adotada para a utilização dos recursos da FSA dar-se-ão das seguintes formas:


    Fluxo Continio

    Chamadas Públicas


    são realizadas em duas etapas:

    1) avaliação de mérito de proposta

    2) avaliação a partir da indução de visão integrada


ID
1097332
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), julgue os próximos itens.

Projetos de longa-metragem só estarão aptos caso tenham contratos de distribuição assinados.

Alternativas

ID
1097338
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), julgue os próximos itens.

Não são considerados financiáveis pelo FSA o desenvolvimento de projetos e as despesas de comercialização, divulgação e distribuição.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo. 
    19) Que tipos de despesas NÃO são financiáveis? São considerados itens não-financiáveis: desenvolvimento de projetos; despesas de agenciamento, colocação e coordenação; despesas de comercialização, divulgação e distribuição; e despesas gerais de custeio da empresa proponente. 

    http://www.brde.com.br/fsa/images/faqs/prodecine_02_2012.pdf

    Bons estudos! 



ID
1097344
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), julgue os próximos itens.

Os recursos que compõem o FSA são oriundos do orçamento da União e provêm, principalmente, da arrecadação da Condecine e do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel).

Alternativas

ID
1097347
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), julgue os próximos itens.

O processo seletivo do FSA consiste da análise documental, avaliação da proposta por meio de sistema de pontuação, apresentação da proposta por defesa oral para o comitê de investimento e sorteio das propostas habilitadas nas etapas anteriores.

Alternativas