- ID
- 188389
- Banca
- FCC
- Órgão
- MPU
- Ano
- 2007
- Provas
- Disciplina
- Engenharia Agronômica (Agronomia)
- Assuntos
A absorção de nutrientes do solo pelas raízes dá-se
A absorção de nutrientes do solo pelas raízes dá-se
O Decreto n.º 2.366/1997 regulamentou a Lei n.º 9.456/1997, que instituiu o serviço nacional de proteção de cultivares (SNPC), estabelecendo direitos relativos à propriedade intelectual, mediante concessão de certificado de proteção que pode obstar a livre utilização de plantas ou de suas partes de reprodução ou de multiplicação vegetativa. Com base nesse instrumento legal, julgue os itens que se seguem.
Botânicos, naturalistas e estudiosos que descobrirem uma planta ainda não catalogada podem apresentar, ao SNPC, os descritores utilizados em sua identificação, o teste de distinguibilidade, homogeneidade e estabilidade e solicitar a sua proteção, após a divulgação dos descritores mínimos, com base na lei de proteção a cultivares.
Existe uma etapa específica do desenvolvimento dos frutos ou hortaliças que pode ser definida como a sequência de mudanças bioquímicas, fisiológicas e estruturais dos frutos, conduzindo a um estado que os torna comestíveis, Este, entretanto, não é um estado fisiológico fixo, pois, pode variar de um para outro fruto e, em alguns casos, as mudanças podem ocorrer até em direção oposta. Por exemplo, em maçãs, há uma perda de ácido málico no fruto maduro, ao passo que, em bananas, ocorre o inverso, ou seja, um acúmulo desse ácido. Essa etapa é conhecida como:
O período na vida de um órgão vegetal, no qual os processos anabólicos (síntese) diminuem, havendo predominância dos processos catabólicos (degradações), que são responsáveis pelo envelhecimento e morte dos tecidos, é o período de:
As culturas da batata doce (Ipomoea batatas), batata inglesa (Solanum tuberosum), inhame (Dioscorea spp.) e cenoura (Daucus carota) apresentam grande importância socioeconômica para a região Nordeste do Brasil, sendo utilizadas na dieta de todas as classes sociais.
Os órgãos vegetais que representam as partes comestíveis dessas espécies são, respectivamente,
Os nutrientes minerais exercem funções específicas e essenciais ao metabolismo da planta. Considere as seguintes informações.
I. Constituinte da lamela média das paredes celulares, atua também como mensageiro secundário. Imóvel no floema.
II. Sua deficiência induz clorose internerval, levando também à abscisão prematura de folhas. Excesso de K pode induzir tal deficiência.
III. Constituinte de proteínas carreadoras de elétrons na fotossíntese, como os citocromos. Sua deficiência causa clorose internerval nas folhas mais jovens.
IV. Envolvido nas reações de cisão da molécula de água, na fotossíntese. Sua deficiência leva a clorose internerval associada ao desenvolvimento de pequenos pontos necróticos.
V. Elemento encontrado em dois aminoácidos proteicos. Os sintomas de sua deficiência, tais como clorose, surgem inicialmente nas folhas mais jovens.
VI. Componente da plastocianina, proteína transportadora de elétrons na fase fotoquímica da fotossíntese. Sua deficiência reduz tal processo fisiológico e também a nodulação em raízes, no processo de fixação biológica do nitrogênio.
A sequência dos elementos que corresponde às respectivas descrições acima é:
Sobre os distúrbios fisiológicos, é correto afirmar:
O conhecimento dos mecanismos de penetração dos herbicidas nos tecidos vegetais é fundamental para o sucesso do controle químico das plantas daninhas. Dessa forma, pode-se dizer que:
A eficiência de um determinado herbicida é diretamente proporcional à densidade de tricomas nas folhas.
Isto porque
Os tricomas presentes na superfície foliar podem interceptar as gotas pulverizadas, favorecendo assim sua absorção pela epiderme propriamente dita.
A esse respeito, pode-se concluir que
O Bioma Cerrado, que é considerado um Hot Spot, tem sofrido um impacto muito grande em função do aumento das áreas agrícolas em locais originalmente ocupados com vegetação de cerrado. Tem-se como principais problemas relacionados a essa ocupação:
A contaminação biológica é uma das principais causas da perda da biodiversidade, atualmente, no planeta. A algaroba, Prosopis juliflora foi introduzida no semiárido nordestino no início da década de 40 e ocupa atualmente grandes extensões de terras em praticamente todos os estados do Nordeste, tendo sido considerada espécie invasora. Nesse contexto, as espécies invasoras
As plantas daninhas podem ser classificadas quanto ao seu ciclo vegetativo em espécies anuais, bienais e perenes. No grupo das espécies perenes, constata-se que as
No processo respiratório de plantas superiores, constata- se que a(o)
Nas angiospermas, a semente madura é basicamente constituída por três estruturas:
A soja Glycine Max (L.) Merrill encontrou no Brasil Central um ecossistema de cerrado com predominância de solos latossólicos álicos e condições específicas que favorecem seu cultivo, dentre as quais, citam-se:
A ação do potássio tem mostrado um claro efeito sobre o tamanho final dos frutos de citros. O diâmetro aumenta ao incrementar-se o conteúdo de potássio nas folhas, até a um determinado percentual. Acima deste valor os incrementos reduzem progressivamente. Esse valor encontra- se na faixa de:
O conhecimento da evapotranspiração das culturas agrícolas é fundamental para omanejo da irrigação. Em toda a literatura especializada, diversos métodos para a estimativa da evapotranspiração são citados, constituindo-se basicamente dois grupos: métodos diretos e indiretos ou empíricos. Assinale a alternativa que contémummétodo classificado como direto:
Os caules das plantas que crescem em ambientes aquáticos geralmente possuem maior flexibilidade.
PORQUE
Devido à menor pressão de oxigênio, ocorre a conversão da Prolina em Hidroxiprolina, aumentando a flexibilidade dos caules.
Analisando-se as duas afirmativas, conclui-se que
O engenheiro agrônomo deve entender a morfologia, a nutrição mineral de plantas e a fertilidade agrícola para poder praticar um eficiente manejo.
Nesse contexto, a palavra rizosfera, relacionada a plantas superiores terrestres, é definida como região da interface do(a)
As Dicotiledôneas são um grande grupo de plantas. A esse respeito, assinale a alternativa a seguir que apresenta uma planta desse grupo.
Sobre a acácia – negra no Brasil, é correto afirmar que
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
Em botânica, o ___________ é o tecido das plantas _____________encarregado de levar a seiva elaborada pelo caule até a ___________ e aos órgãos de reserva. Em botânica, chama-se _______________ao tecido das plantas vasculares por onde circula a água com sais minerais dissolvidos - a seiva bruta - desde (o) (a) ____________ até as folhas.
No que se refere à anatomia e fisiologia vegetal, julgue o item que se segue.
A translocação da seiva no floema, definida em relação à gravidade, ocorre, preferencialmente, das áreas de produção — fontes — para as áreas de metabolismo ou armazenamento — drenos.
No que se refere à anatomia e fisiologia vegetal, julgue o item que se segue.
Os estômatos encontram-se somente em um lado da folha, estando presentes, comumente, no lado superior.
No que se refere à anatomia e fisiologia vegetal, julgue o item que se segue.
Os caules classificam-se, quanto às modificações que apresentam e às funções específicas que desempenham, tais como sustentação, armazenamento de nutrientes e armazenamento de água, em aéreos, subterrâneos ou suculentos.
No que se refere à anatomia e fisiologia vegetal, julgue o item que se segue.
Os mecanismos de transporte de água do solo para a atmosfera realizado através do tecido vegetal incluem a difusão, o fluxo de massa, a osmose e o transporte ativo, processos que se associam a diferentes forças propulsoras.
No que se refere à anatomia e fisiologia vegetal, julgue o item que se segue.
As células-guarda exercem importante papel na regulação da transpiração, pois, além de minimizarem a perda de água para a atmosfera, regulam o tamanho do poro estomático em função da demanda fotossintética de aquisição de CO2 pela célula vegetal.
No que se refere à germinação de sementes e à fisiologia pós-colheita, julgue o item subsequente.
A taxa de produção do ácido abscísico (ABA), essencial à maturação dos frutos, diminui à medida que o fruto completa seu amadurecimento.
No que se refere à germinação de sementes e à fisiologia pós-colheita, julgue o item subsequente.
A abrasão das sementes sobre uma superfície áspera permite a quebra da dormência, facilitando a absorção de água pela semente.
No que se refere à germinação de sementes e à fisiologia pós-colheita, julgue o item subsequente.
Mecanismo de dormência corresponde à impermeabilidade da cobertura da semente à entrada de água e oxigênio, elementos necessários à germinação.
A cana-de-açúcar é uma das culturas em que o controle biológico é usado com alto índice de sucesso no manejo de suas principais pragas. Com referência ao manejo de pragas nessa cultura, julgue o item subsequente.
Pode-se fazer o controle biológico da cigarrinha-das-raízes (Mahanarva fimbriolata) com o uso do parasitoide larval Metarhizium anisopliae.
Na cultura do tomateiro, pode ocorrer uma anomalia fisiológica no tomate chamada podridão apical. Essa anomalia ocorre em função
Para que se tenha uma boa aplicação de herbicidas, é necessário que se conheçam os fatores que influenciam a pulverização. Ballestraire (1990), como principais fatores que influenciam a utilização de herbicidas, cita clima, solo, hospedeiro, princípio ativo, veículo, máquina e operador. A propósito do tema, julgue os itens a seguir.
I- Formulação: (calda x veículo): o veículo é o pulverizador; e a calda, a mistura de vários herbicidas.
II - Volume de aplicação: consiste no volume de calda pulverizado por área ou planta, dependendo do tipo de trabalho executado.
III - Cobertura: a forma de representar a cobertura do alvo é em gotas por unidade de área, como herbicida de contato: 30-40 gotas/cm2.
IV - Aditivos: usados para minimizar as perdas ocasionadas por características intrínsecas dos herbicidas e suas respectivas caldas, tais como tensão superficial e viscosidade.
A quantidade de itens certos é igual a
Acerca da relação do pH e a disponibilidade de nutrientes no tomateiro, assinale a alternativa incorreta.
Em uma cultura de alcachofra de cinco hectares, os nutrientes minerais absorvidos em maior intensidade, durante a fase de hastes principal e secundária são o
O solo é caracterizado por se constituir de diferentes formas. A classificação por fases – sólida, líquida e gasosa – é utilizada porque inclui elementos do solo que interagem com a planta e são essenciais ao crescimento dela. Portanto, na fase gasosa, a maior concentração de CO2 na atmosfera do solo explica-se por duas importantes reações que se realizam nos solos – respiração vegetal e decomposição. Essas reações são realizadas por
Entre os vários sistemas de fixação biológica do nitrogênio (FBN), há um de maior impacto para a agricultura. Trata-se da FBN, realizada por um grupo de bactérias da família Rhizobiaceae, vulgarmente chamada de rizóbios. A FBN pode ser representada pela equação: N2 + 8H+ + 8e- + 16 ATP = 2NH3 + H2 + 16 ADP + 16Pi.
Essa reação ocorre
Considerando a evapotranspiração como a combinação dos processos de transpiração e de evaporação em uma superfície vegetada, é correto afirmar que a evapotranspiração potencial é a
Quanto à rizosfera, é correto afirmar que ela é definida como a
Existe um determinado tipo de fruto indeiscente de pericarpo coriáceo, resultante de um ovário ínfero, constituído por vários lóculos que contêm numerosas sementes (polispérmico) revestidas pela testa, que é um tegumento carnoso e comestível, como é o caso da romã. Esse tipo de fruto é denominado:
Não existe uma distinção bem delineada entre amadurecimento e senescência de frutos, embora cada um dos processos que contribuem para a síndrome da senescência conduza diretamente à morte dos tecidos. O processo de senescência aumenta a probabilidade de morte, porque durante esse processo ocorrem a desidratação dos tecidos e a invasão acentuada de microrganismos, e também, porque há uma predominância de processos do tipo:
Em condições ideais, a taxa de respiração de frutos e hortaliças é controlada pela temperatura do ambiente de armazenamento. Conforme a regra de Van’t Hoff para aumento das reações bio químicas, a taxa de respiração de frutos e hortaliças aumenta de duas a três vezes para cada aumento na temperatura de:
Em fitopatologia, nos fungos parasitas de plantas há uma estrutura parecida com raiz de planta, ramificada, filamentosa, que atua na absorção de nutrientes do substrato, sendo encontrada tipicamente no talo dos quitridiomicetos. Essa estrutura é denominada:
A germinação de uma semente na qual a parte aérea é posta fora do solo envolta nos cotilédones é denominada:
Quando a coloração das folhas do algodoeiro irrigado apresenta amarelecimento das margens das folhas mais velhas, que avança entre as nervuras, a superfície das folhas passa para uma coloração bronzeada devido ao agravamento da deficiência.
O diagnóstico nutricional mais provável é a deficiência de
As alterações visíveis na anatomia ou na forma dos órgãos de uma planta, decorrentes da ação de fitopatógenos, são denominadas sintomas morfológicos. Às vezes, os sintomas são característicos da morte do protoplasma. Dentre vários parasitismos que provocam problemas na cultura do algodoeiro está a Mancha Angular.
Assinale a alternativa que contenha a correta classificação deste sintoma.
Entende-se por tratos culturais, o conjunto de práticas que permitem que uma lavoura expresse ao máximo sua potencialidade produtiva.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. Entre as práticas culturais empregadas na cultura do algodoeiro durante o seu ciclo produtivo destacam- se: a direção e a profundidade de semeadura, o desbaste, o espaçamento, a densidade, os arranjos e o uso de reguladores de crescimento e desfolhantes.
II. As plantas daninhas competem com as culturas como a soja e o feijão, por luz, água, nutrientes e espaço. Para evitar prejuízos econômicos, deve-se fazer o controle das plantas invasoras e das pragas e o manejo de doenças.
III. O milho deve ser mantido livre de ervas daninhas até a época da colheita. Para isso, o manejo integrado visa eliminar as plantas daninhas durante o período crítico de competição e dar condições de máxima eficiência para a colheita mecanizada.
Assinale:
As trepadeiras têm como desvantagem a agressividade de algumas espécies, que podem ter crescimento desordenado, dando trabalho para controlar seu desenvolvimento e mantê-las no local planejado. Dentre as espécies seguintes, está nessa classificação:
A transpiração é a perda de água pelas plantas na forma de vapor. Há casos em que a transpiração é indesejável, como por exemplo, em um transplante de árvores e arbustos. Nesse procedimento, recomenda-se
Todas as espécies de arbustos são perenes; no entanto, algumas se destacam por perderem suas folhas ou modificarem sua aparência sob algumas condições climáticas. Há uma espécie muito utilizada no paisagismo que perde completamente suas folhas durante o inverno, ficando somente com flores arroxeadas. Trata-se da
Na arborização urbana, são várias as condições exigidas de uma árvore, a fim de que possa ser utilizada sem acarretar inconvenientes. Assinale a alternativa correta sobre as características desejáveis.
Assinale a espécie que não é indicada para arborização urbana em função do seu grande porte.
Um dos objetivos da poda é estruturar adequadamente a copa, resultando em uma planta simétrica e arejada. Ela facilita os tratos culturais e garante uma maior resistência a quebras de galhos e tombamentos.
O texto define a poda de
O sintoma conhecido genericamente com fundo preto em frutos de tomateiro é provocado por situações que podem resultar em perda total de safras. A(s) principal(is) causa(s) desse distúrbio fisiológico é(são):
Menor variabilidade genética entre os descendentes será encontrada em uma propagação, gerada de uma espécie na qual o gineceu pode gerar sementes sem a participação do gameta masculino, isto é, em uma espécie
A umidade do solo afeta diretamente o desenvolvimento vegetativo da alface, sendo que
Julgue o item seguinte, acerca das técnicas de cultivo de espécies agrícolas.
Quando se corta um ramo de uma espécie frutífera, a seiva se redistribui para outras partes da planta, aumentando o vigor vegetativo. Por essa razão, devem ser evitadas podas severas na planta quando se deseja uma elevada quantidade de ramos reprodutivos em um curto intervalo de tempo.
Julgue o item seguinte, acerca das técnicas de cultivo de espécies agrícolas.
A inoculação da bactéria Bradyrhizobium em sementes de soja é uma prática recomendada previamente ao plantio, pois possibilita uma fixação adequada de nitrogênio atmosférico nas plantas. No entanto, ainda que a inoculação seja realizada, a cultura da soja deve ser suplementada com nitrogênio mineral para aumentar a eficiência da nodulação.
A dependência da agricultura moderna em relação ao controle químico, especialmente nas áreas de plantio direto de grãos, tem exercido uma grande influência sobre a seleção de biótipos resistentes. No que se refere a esse assunto, julgue o item que se segue.
O controle químico da buva (Conyza spp) com herbicidas pós-emergentes se torna eficiente na medida em que as plantas se desenvolvem, ou seja, quanto mais folhas verdadeiras a planta apresentar, mais sensível aos herbicidas pós-emergentes ela se tornará.
A dependência da agricultura moderna em relação ao controle químico, especialmente nas áreas de plantio direto de grãos, tem exercido uma grande influência sobre a seleção de biótipos resistentes. No que se refere a esse assunto, julgue o item que se segue.
Em espécies angiospérmicas, a aplicação de fungicidas sistêmicos deve atingir sempre a face adaxial das folhas, uma vez que essa face apresenta cutícula mais fina e uma quantidade de estômatos significativamente maior que a face abaxial das folhas.
A dependência da agricultura moderna em relação ao controle químico, especialmente nas áreas de plantio direto de grãos, tem exercido uma grande influência sobre a seleção de biótipos resistentes. No que se refere a esse assunto, julgue o item que se segue.
Os objetivos de um programa de manejo integrado de determinada doença incluem a redução da população do patógeno, o exercício prático de aspectos de ecologia aplicada e a busca pela aceitação econômica e social dos métodos de manejo.
A dependência da agricultura moderna em relação ao controle químico, especialmente nas áreas de plantio direto de grãos, tem exercido uma grande influência sobre a seleção de biótipos resistentes. No que se refere a esse assunto, julgue o item que se segue.
No Brasil, a liberação de vespas do gênero Trichogramma no ambiente agrícola é mais eficiente que a pulverização química para controle da lagarta Helicoverpa armigera na cultura do milho.
A dependência da agricultura moderna em relação ao controle químico, especialmente nas áreas de plantio direto de grãos, tem exercido uma grande influência sobre a seleção de biótipos resistentes. No que se refere a esse assunto, julgue o item que se segue.
Os tecidos de plantas como a leucena (Leucena leucocephala) apresentam quantidades expressivas de aleloquímicos que podem interferir negativamente no crescimento e no desenvolvimento de algumas plantas daninhas. Desse modo, substâncias alelopáticas apresentam potencial de uso como bio-herbicidas.
Os fatores de solo que influem no crescimento das plantas podem ser classificados quanto à natureza em físicos, mineralógicos, químicos e biológicos. Marque a alternativa que contém um fator de natureza física do solo.
Apesar de compor menos do que 5% da fase sólida da maioria dos solos, a matéria orgânica do solo (MOS) apresenta alta capacidade de interagir comos demais componentes, alterando assim, as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo as quais afetamo crescimento das plantas.A respeito da MOS marque a opção correta.
As lagoas de estabilização são o mais simples método de tratamento de esgotos existente. São construídas através de escavação no terreno natural, cercado de taludes de terra ou revestido com placas de concreto. Geralmente, têm a forma retangular ou quadrada. Podem ser classificadas em quatro diferentes tipos. Em um deles o funcionamento é por intermédio da ação de algas e bactérias sob a influência da luz solar (fotossíntese). A matéria orgânica contida nos despejos é estabilizada, parte transforma-se em matéria mais estável na forma de células de algas e parte em produtos inorgânicos finais que saemcomefluente. Essas lagoas recebem esse nome graças às condições aeróbias, mantidas na superfície liberando oxigênio, e às anaeróbias, mantidas na parte inferior, na qual a matéria orgânica é sedimentada. Têm profundidade variando de 1,0 m a 2,5me áreas relativamente grandes.Aesse tipo de lagoas da-se o nome de:
Embora seja possível medir vários diâmetros ao longo do fuste de uma árvore, até mesmo de galhos, a medida mais usual refere-se ao diâmetro com casca à altura do peito, denominado DAP. Com base no Sistema Internacional de Unidades – SI, no Brasil, o DAP é medido a:
As Micorrizas arbusculares são um tipo de associação micorrízica:
Os dois principais ciclos dos nutrientes em ecossistemas florestais foram caracterizados por Remezov em ciclo:
O Domínio FlorestaAtlântica, para o Estado de Minas Gerais, conforme os limites definidos no Mapa de Biomas do Brasil (IBGE, 2004), caracteriza-se pela predominância de fisionomias florestais ombrófilas (densas e mistas) e estacionais (semideciduais e deciduais). Marque corretamente os aspectos fisionômico-estruturais correspondente à fisionomia Floresta Ombrófila Mista.
O conceito da relação entre temperatura e a taxa de desenvolvimento de uma planta é bem conhecido, pois certas fases de desenvolvimento são antecipadas com aumentos progressivos de temperatura, dentro de certos limites. A constante térmica se calcula para qualquer subperíodo dos vegetais. Sobre os fatores ambientais que fazem variar a constante térmica, é correto afirmar que
Os fertilizantes, corretivos, inoculantes e biofertilizantes são insumos básicos que, empregados de forma correta, aumentam a produção agrícola. Com relação a este tema, assinale a alternativa INCORRETA:
Com relação às vantagens da adubação verde, assinale a alternativa correta:
A biossíntese de ácidos graxos requer poder redutor na forma de NADPH. A via das Pentoses Fosfato ou o caminho do Fosfogluconato produzem NADPH e Ribose 5-Fosfato. Dentre as funções da via das pentoses, marque V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) Permite a combustão parcial da glicose em uma série de reações independentes do ciclo de Krebs.
( ) Serve como fonte de pentoses para a síntese dos ácidos nucleicos.
( ) Forma o NADPH extramitocondrial necessário para a síntese dos lipídeos.
( ) Converte hexoses em pentoses.
( ) Degradação oxidativa de pentoses pela conversão a hexoses, que podem entrar para o Ciclo de Calvin.
Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta:
Sobre as características de plantas C3 e C4, marque V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) A fotossíntese ocorre em todas as partes da folha em plantas C3, as quais absorvem o dióxido de carbono através de seus estômatos.
( ) A variação ótima da temperatura para fixação de CO2 para plantas C3 é de 30 a 40° C.
( ) As enzimas carboxilativas das plantas C4 são a PEP-Carboxilase e a Rubisco.
( ) A redistribuição de fotoassimilados é rápida em plantas C3 e lenta em plantas C4.
( ) A plantas C4 adaptaram-se a condições de altas temperaturas e luz forte, a fim de reduzir os danos causados por fotorrespiração (um processo que ocorre quando os níveis de dióxido de carbono são baixos e as células queimam o oxigênio, o que retarda o crescimento da planta).
Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta:
Sabe-se que as espécies picão preto (Bidens pilosa) e picão branco (Galinsoga parvifora) são sensíveis à ação alelopática do/a _______. Neste caso, o uso como cultura em rotação com a cultura da soja numa área infestada com estas duas espécies poderá ajudar no manejo.
Assinale a alternativa correta que completa a lacuna com o tipo de cultura que tem a ação alelopática:
Relacione a primeira coluna com a segunda, e marque a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta:
1 – Batata doce ( ) Lactuca sativa
2 – Acelga ( ) Beta vulgaris
3 – Rúcula ( ) Solanum tuberosum
4 – Alface ( ) Fragaria x ananassa Duch
5 – Chuchu ( ) Beta vulgaris cicla
6 – Beterraba ( ) Sechium edule
7 – Cenoura ( ) Eruca sativa
8 – Batata inglesa ( ) Ipomoea batatas
9 – Morango ( ) Daucus carota
De acordo com a sintomatologia de plantas, identifique como sinais (1) ou sintomas (2).
( ) amarelecimento: causado pela destruição da clorofila (do pigmento ou de cloroplastos);
( ) murcha: estado flácido das folhas ou brotos, devido à falta de água (distúrbios nos tecidos vascular e/ou radicular);
( ) cancro: lesões necróticas deprimidas, frequentes em tecidos corticais de caules raízes e tubérculos, podendo ocorrer em folhas e frutos;
( ) crestamento: ou requeima, necrose repentina de órgãos aéreos (folhas, flores e brotações);
( ) “damping-off”: tombamento de plântulas pela podridão dos tecidos tenros da base do caulículo;
( ) estria: ou listra, é uma lesão alongada, estreita, paralela às nervuras das folhas de gramíneas;
( ) gomose: exsudação de goma (substâncias viscosas), comum em frutíferas;
( ) podridão: tecido necrosado encontra-se em fase adiantada de desintegração;
( ) pústula: ferrugens, pequena mancha necrótica, com elevação da epiderme, que se rompe por força da produção e exposição de esporos do fungo;
( ) clorose: é a perda do verde em órgãos clorofilados decorrente da falta de clorofila, mas os órgãos não ficam brancos como no albinismo, quando a clorose é intercalada com partes verdes normais (mosaico).
Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta:
Sendo uma das práticas mais
utilizadas com objetivo de melhorar as
condições de estrutura, fertilidade do solo e
racionalização do uso de fertilizantes, a
adubação verde está entre as práticas mais
incentivadas. Essa tecnologia de manejo
apresenta efeitos benéficos ao sistema solo- planta. Portanto, dentro da premissa de manter
o solo permanentemente coberto, algumas
espécies de plantas apresentam-se como
protetoras e melhoradoras do solo, além de
funcionarem também como adubo verde. Como
regra, qualquer espécie vegetal pode ser
utilizada como cultura de cobertura. Porém, ao
se considerar as características desejadas para
integrar um sistema de produção que inclua a
prática da adubação verde, algumas espécies
tornam-se prioritárias pelas suas
características. Analise as características abaixo
em relação à sua prioridade:
I. Sistema radicular profundo para facilitar a
reciclagem dos nutrientes.
II. Elevada produção de massa seca foliar.
III. Elevada cobertura do solo, velocidade de
crescimento, decomposição e reciclagem.
IV. Lento crescimento, garantindo maior tempo
de cobertura do solo.
Quais estão corretas?
Relacione os nomes das etapas
de desenvolvimento frutífero, na Coluna 1, à sua
correta descrição, na Coluna 2.
Coluna 1
1. Senescência.
2. Climatério.
3. Maturação.
4. Maturação fisiológica.
5. Crescimento.
Coluna 2
( ) Caracterizada por uma série de alterações
bioquímicas, associadas ao aumento da
taxa respiratória e produção autocatalítica
de etileno, marcando o limite entre o
crescimento e o envelhecimento.
( ) Aumento irreversível de atributos físicos de
um fruto em desenvolvimento.
( ) Ocorre após o desenvolvimento do fruto,
quando cessa o crescimento devido à sua
limitada capacidade de síntese, ocorrendo
transformações bioquímicas que tendem à
degradação, influenciando na determinação
da perecibilidade do fruto.
( ) Caracterizada por alterações sensoriais
relacionadas à textura, aparência e ao
sabor, quando os frutos são transformados
em produtos atrativos para o consumo,
sendo um processo normal e irreversível.
( ) Ocorre quando cessa a translocação dos
fotossintatos, e, a partir disso, a planta
aciona mecanismos para desidratação das
sementes, as quais se encontram
totalmente formadas e prontas para a
disseminação.
A ordem correta de preenchimento dos
parênteses, de cima para baixo, é:
A determinação do adequado grau de maturação, por ocasião da colheita da fruta, é de grande importância para que o produto atinja seu objetivo (o mercado ou a agroindústria) em perfeitas condições. O grau de maturação ideal varia muito conforme a espécie e, também, com o cultivar (problema). Outro fator determinante para o ponto de colheita é saber o destino que será dado à fruta, assim frutas destinadas ao consumo in natura devem ser colhidas maduras ou ligeiramente firmes, enquanto as destinadas à industrialização ou armazenamento (no geral) podem ser colhidas com um grau de maturação menos avançado. Como é o caso da maçã em contraposição à uva, que, para a destinação industrial, demanda atingir seu ponto máximo de maturação. Dessa forma, para que as frutas obtenham condições de expressarem sua máxima qualidade, o momento da colheita deve respeitar as características fisiológicas de cada espécie. Desse modo, para o caso da uva com finalidade industrial, a colheita deve ser sempre realizada quando a fruta atingir o ponto de maturidade horticultural, o qual coincide com o
O desenvolvimento de plantas espontâneas junto às culturas agrícolas interfere no seu bom desenvolvimento e manejo, o que pode ser atribuído à competição entre as plantas, mas também pode estar relacionada à interação alelopática. Ocorre que, dependendo do grau de infestação, a produção da cultura agrícola de interesse econômico poderá ser reduzida, acarretando prejuízo. Na prática do sistema de Plantio Direto, a lixiviação e exsudação de substâncias assumem grande importância, uma vez que ocorre a deposição de expressiva quantidade de material vegetal sobre o terreno. Essa deposição da palhada representa o fundamento mais essencial do plantio direto. Tal prática ajuda no controle de plantas daninhas devido, entre outros fatores, à ação alelopática, que significa:
O equilíbrio eletroquímico das células vegetais das plantas terrestres é controlado basicamente pelo balanço de cátions e anions, onde desempenha papel preponderante a forma de nitrogênio absorvida e assimilada. Se uma planta está crescendo numa condição em que predomina a forma amoniacal de nitrogênio, para equilibrar seu balanço eletroquímico, ela geralmente absorve e assimila mais os elementos
No Brasil, nos últimos anos, tem-se buscado a maior eficiência do processo de fixação biológica do nitrogênio (FBN) em feijoeiro. Uma das hipóteses levantadas foi a de que algumas estirpes da bactéria rizóbio codificavam uma enzima, controlada pelo código genético da planta que aumentava a eficiência da FBN. Hoje, através dos estudos de genética molecular, foi comprovado que essa enzima existe e que aumenta a eficiência da FBN. O nome da enzima e sua forma de ação, respectivamente, são
Considerando que o arroz é uma espécie que possui flores cleistogâmicas e o milho, uma espécie monoica, e, sabendo-se que o modo de reprodução das plantas é determinante na escolha dos métodos de melhoramento, analise as proposições abaixo.
I - O arroz apresenta alta homozigose e pode ser melhorado por métodos como o da genealogia.
II - O milho apresenta populações naturais compostas por linhas puras, o que facilita a obtenção de híbridos simples.
III - O arroz apresenta populações aproximadamente panmíticas, o que facilita o uso da seleção recorrente.
IV - A depressão por endogamia é a ocorrência esperada em populações como as de milho.
Estão corretas, APENAS as afirmativas
A biologia molecular é uma realidade cada dia mais presente na agricultura, e, com ela, uma série de termos novos foi incorporada à linguagem dos profissionais dessa área. Relacione os termos na coluna da esquerda com as definições na coluna da direita.
Termo
I - Genômica
II - Primer
III - cDNA
IV - Biolistica
Definição
P - Introdução de DNA em células ou tecidos pela aceleração de micropartículas recobertas por DNA.
Q - DNA sintetizado a partir de um molde de RNA mensageiro.
R - Estudo da sequência, função e inter-relacionamento de todos os genes em um organismo.
S - Pequena sequência de polinucleotídeo, à qual desoxirribonucleotídeos podem ser adicionados pela DNA polimerase.
T - Constituição genética, expressa e latente de um organismo.
Estão corretas as associações:
No Brasil a produção de uvas, tanto para consumo in natura quanto para elaboração de vinhos e espumantes, está sendo realizada em regiões de climas bem distintos, como nos estados do Rio Grande do Sul, Pernambuco e Bahia. Para o sucesso da exploração comercial da videira nessas diferentes regiões, o conhecimento do efeito do ambiente sobre a fisiologia das plantas assume grande importância. Nesse contexto, considere as afirmativas abaixo.
I - A temperatura ótima para a fotossíntese e a síntese de pigmentos antociânicos vermelhos na película das bagas varia entre 25 e 30º C.
II - O fechamento estomático nas folhas da videira ocorre quando o potencial hídrico é igual ou superior a -1,3MPa.
III - O ponto de compensação lumínica para a videira está em torno de 50 µmol.m-2.s-1.
A respeito da ecofisiologia da videira, está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)
Considerando os fatores que afetam a floração de laranjeiras, afirma-se que
O osmocondicionamento refere-se à embebição prévia de sementes numa solução osmótica, principalmente de Polietilenoglicol (PEG) ou manitol, inibindo a quantidade e a velocidade de entrada de água, o que impede a protusão radicular. Após o tratamento, procede-se à secagem das sementes que, então, poderão ser colocadas para germinar nas condições desejadas. A eficiência do tratamento de osmocondicionamento depende, entre outros fatores da(o)
Há algum tempo tornou-se obrigatória a classificação de produtos hortícolas no Brasil. Os padrões para classifica- ção foram desenvolvidos visando à identificação dos graus de qualidade dos vários produtos, influenciando no estabelecimento de seu valor para a comercialização, em razão dos seguintes fatores:
I - os produtos classificados têm preço fixo estabelecido entre vendedores e compradores de acordo com sua qualidade;
II - maior opção ao comprador, que poderá escolher o produto de acordo com sua conveniência;
III - limitação da comercialização com incentivo ao comércio mais regional visando à melhoria dos preços;
IV - possibilidade de uso de terminologia padronizada, com interpretação semelhante pelo produtor, intermediário e consumidor.
Estão corretos APENAS os fatores
Com referência a botânica e fisiologia vegetal, julgue o próximo item.
O principal mecanismo de translocação de solutos no floema baseia-se na teoria do fluxo em massa ou de pressão, que estabelece que o fluxo de solução é impulsionado pela diferença de pressão osmótica entre a fonte e o dreno.
O sucesso na germinação de uma semente está diretamente ligado a fatores intrínsecos e a fatores externos ou climáticos. Os fatores intrínsecos são determinados pelas características morfológicas e fisiológicas da semente. Já os fatores climáticos interferem nas condições ideais ou adversas para a germinação. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.
A água, a temperatura, a oxigenação e a luminosidade são fatores externos que interferem diretamente na viabilidade, na germinação das sementes e no vigor das plântulas.
Então, a alternativa plenamente verdadeira é a seguinte:
Logo, a sequência correta das respostas é:
O tomateiro apresenta algumas anomalias fisiológicas que afetam os frutos e as folhas.
Dentre as anomalias fisiológicas, tem-se o lóculo aberto que é caracterizado por (pela),
As sementes de algumas espécies botânicas podem ser consideradas “sementes duras", podendo conferir dormência. Diante disso, como se denomina essa causa de dormência?
Assinale a alternativa CORRETA:
Frutos com deiscência explosiva, que se abrem com grande pressão, disseminam suas sementes por:
Qual das espécies abaixo é autossuficiente na fixação simbiótica do nitrogênio?