SóProvas



Questões de Análise de SEP


ID
180058
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito do problema de controles e limites relacionados aos estudos de fluxo de potência, analise as afirmativas a seguir

I. O controle de tensão em barras remotas pode ser executado por injeção de reativos.

II. O controle da frequência nas barras de geração é realizado somente através do ajuste da corrente de armadura das máquinas síncronas.

III. Os transformadores com controle automático de tap são utilizados no controle de frequência e tensão entre as barras no qual estão conectados.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • II – Errado! O controle da frequência em maquinas síncronas é realizado através do controle da rotação da maquina

    III –Errado!! Eles controlam somente a tensão!!! 

      Resposta A


  • Nas barras de geração e nas barras em que são ligados compensadores síncronos, o controle da magnitude da tensão  nodal (e não a frequência nas barras)  é feito pelo ajuste da corrente de campo de máquinas síncronas (Logo II é Falsa),que

    podem operar sobre ou subexcitadas, injetando ou absorvendo reativos da rede de transmissão(Logo I é verdadeira).


ID
182620
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em um determinado ponto de um sistema elétrico trifásico de 120kV de tensão de linha, a potência de curto-circuito é de 50MVA.

Considerando que a potência e a tensão de bases são, respectivamente, 100MVA e 120kV, é correto afirmar que a impedância de Thèvenin do sistema, reduzido no ponto considerado, é:

Alternativas
Comentários
  • Z = V^2/Scc

    Z =  (120*10^3)^2 / 50*10^6

    Z = 14400 / 50

    Z = 288 ohms


ID
182644
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Normalmente em um sistema de potência, a operação de proteção convencional permite um retorno a um Estado Operacional Satisfatório, sem ajuda de qualquer outro recurso. No entanto, no caso de perturbações severas, a atuação dos Esquemas de Proteção de Sistemas - EPS são necessários.

Ocorrendo uma variação intensa de tensão, o EPS deve atuar, para recuperar o sistema, do seguinte modo:

Alternativas
Comentários
  • Ocorrendo uma variação intensa de tensão, ou seja, houve alteração na potência reativa do sistema. 

    Alternativa C

  • Se ocorreu a variação da tensão, deve-se restabelecê-la novamente através da injeção/absorção de reativos ( ALTERNATIVA C: suprindo a deficiência de potência REATIVA ).

  • Os principais fatores que influem a instabilidade de tensão são:

    *Capacidade de transmissão de potência do sistema;

    *Falta de reserva de potência reativa;

    *Otimização energética com altas transferências de potência;

    *Elevadas condições de carregamento em linhas de transmissão;

    *Carga com baixo fator de potência;

    *Caracteristicas da carga

    Gabarito C

    fonte: Dissertação de mestrado, abaixo segue link

    http://www.pee.ufrj.br/index.php/pt/producao-academica/dissertacoes-de-mestrado/2009-1/2009033002-2009033002/file


ID
191845
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

No que se refere ao cálculo do fluxo de potência AC, analise as afirmativas a seguir.

I - O fluxo de potência ativa nas linhas de transmissão está fortemente relacionado com a defasagem angular da tensão entre as barras do sistema.

II - No processo de cálculo do fluxo de potência, uma barra do tipo PV deve ser convertida em uma barra do tipo PQ, caso a potência reativa necessária para manter o nível de tensão dessa barra exceda sua capacidade de injeção de potência reativa.

III - Sempre que a tensão em uma barra do tipo PQ atingir 1,0 p.u, a mesma deve ser convertida em uma barra do tipo PV.

IV - A potência injetada na barra de referência pode ser calculada sem a necessidade de um processo iterativo, considerando um valor aproximado das perdas elétricas no sistema.

São corretas APENAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I - O fluxo de potência ativa nas linhas de transmissão está fortemente relacionado com a defasagem angular da tensão entre as barras do sistema. (CORRETA, e o fluxo de Potência Reativa relacionado ao nível de tensão) 
    II - No processo de cálculo do fluxo de potência, uma barra do tipo PV deve ser convertida em uma barra do tipo PQ, caso a potência reativa necessária para manter o nível de tensão dessa barra exceda sua capacidade de injeção de potência reativa. (CORRETA, pois a barra PV é uma barra geradora e possui naturalmente limite de injeção de reativos. Já a barra PQ é uma barra de carga e não possui limites de injeção de reativos) 
    III - Sempre que a tensão em uma barra do tipo PQ atingir 1,0 p.u, a mesma deve ser convertida em uma barra do tipo PV. (ERRADA, uma barra PQ não é controlada e não pode ser convertida em PV. A não ser que ela seja originalmente uma PV que esteja momentaneamente convertida em PQ) 
    IV - A potência injetada na barra de referência pode ser calculada sem a necessidade de um processo iterativo, considerando um valor aproximado das perdas elétricas no sistema. (ERRADA, as perdas do sistema são desconhecidas até a solução da rede. E na barra de referência só são conhecidos Tensão (V) e Ângulo da Tensão (Teta), sendo P e Q incógnitas)

  • Considerações SOBRE II e III.

    II- VERDADEIRA

    Em um programa de cálculo de fluxo de carga o controle de tensão é feito da forma descrita a seguir. Considere uma barra PV na qual Vk=Vesp, inicialmente, Qkmin< Qkcal< Qkmax. Imagine, por exemplo, que a cada iteração, aumente a injeção de reativos Qkcal necessário para manter a tensão no valor especificado até que o limite Qkmax seja atingido. A partir daí a tensão Vk tenderá a cair devido à insuficiência de suporte de potência reativa. Raciocínio análogo vale quando é atingido a limite Qkmin, caso em que a magnitude de tensão Vk tenderá a subir. As injeções de potência reativa nas barras PV devem, portanto, ser recalculadas ao final da cada iteração utilizando-se os valores atualizados do estado da rede, para observar se esses valores estão dentro dos limites especificados ou não. Se Qkcal cair fora dos limites, o tipo da barra é redefinido, passando de PV para PQ, com a injeção de reativos fixada no limite violado (Qkesp= Qklim).


    III- FALSA.

    Em programas de cálculo de fluxo de carga, as magnitudes das tensões das barras PQ são recalculadas a cada iteração durante o processo de resolução de um Subsistema. Quando o valor calculado de Vk cai fora dos limites Vkmin e Vkmax ( condição para converter PQ em PV e não quando Vk=1,0 p.u , LOGO III é falso) , o tipo da barra na qual ocorre a violação é redefinido, passando de PQ para PV ( Barras PQ podem sim ser convertidas em Barras PV , independente se eram ou não PV antes . logo o comentário do amigo abaixo está incoerente), com magnitude de tensão especificada no limite violado (Vkesp= Vklim). Ao mesmo tempo, a injeção de reativo Qk nessa barra é liberada, passando a ser recalculada a cada iteração. Considera-se, por exemplo, que a magnitude da tensão seja especificada no valor mínimo, ou seja, Vkesp= Vkmin. Neste caso, na iteração em que ocorre a fixação no limite, o valor calculado de injeção de reativos na barra será Qkcal= Qkesp+∆Qk, em que ∆Qk é um valor positivo (Capacitor shunt ligado a barra). Analogamente, quando a violação ocorre no limite superior,isto é, Vkesp= Vkmax, o incremento de ∆Qk na injeção será negativo (Indutor shunt ligado a barra).


    Para mais esclarecimentos ver a seguinte apostila.

    http://www.nacad.ufrj.br/~falcao/coe751/Controles%20e%20Limites%5B1%5D.pdf








ID
191890
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Sobre linhas de transmissão de Corrente Contínua em Alta Tensão (CCAT), analise as afirmações a seguir.

I - É possível fazer a interconexão entre dois sistemas de corrente alternada de frequências diferentes por meio de elo de corrente contínua.

II - Os condutores aéreos de uma linha de transmissão de um sistema CCAT têm um maior custo em relação aos condutores aéreos de uma linha equivalente em corrente alternada.

III - É possível interligar sistemas de corrente alternada de mesma frequência, porém assíncronos, por meio de elo de corrente contínua.

IV - Se um elo de corrente contínua bipolar de dois condutores, um positivo e outro negativo, utilizar conversores de doze pulsos, em cada terminal existem, por conseguinte, dois conversores de seis pulsos de mesma tensão nominal ligados em paralelo.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O escoamento da energia de Itaipu para o sistema interligado brasileiro, a partir dasubestação de Foz do Iguaçu no Paraná, é realizado por Furnas Copel. A energia em 50 Hz utiliza o sistema de corrente contínua de Furnas (Elo CC) e a energia em 60 Hzutiliza o sistema de 765 kV de Furnas e o sistema de 525 kV da Copel.   

    Sistema de Corrente Contínua - Furnas

    O Elo de Corrente Contínua tornou-se necessário porque a energia produzida no setorde 50 Hz de Itaipu não pode se integrar diretamente ao sistema brasileiro, onde afrequência é 60 Hz. A energia produzida em 50 Hz em corrente alternada éconvertida para corrente contínua e escoada até Ibiúna (SP), onde será convertidanovamente para corrente alternada, mas agora em 60 Hz.

    O sistema de transmissão é formado por duas linhas de ±600 kV, com extensão deaproximadamente 810 km, entre as subestações de Foz do Iguaçu (PR) e Ibiuna (SP). Aconversão CA/CC é feita através de oito conversores em cada subestação, cada doisformando um polo, que compõem os dois bipolos em ±600 kV, sendo transmissãorealizada através de quatro linhas, uma em cada polo. Esse sistema começou a operarem 1984.

    Sistema de Corrente Alternada - Furnas

    Esse sistema leva a energia produzida pelo setor de 60 Hz de Itaipu (frequênciabrasileira) para a proximidade do centro de consumo da região Sudeste do Brasil e,embora apelidado de 750 kV, sua tensão de transmissão é de 765 kV. O sistema écomposto de três linhas de transmissão entre as subestações de Foz do Iguaçu eTijuco Preto (SP), na região metropolitana de São Paulo, cada uma com extensão deaproximadamente 900 km.

    Em Tijuco Preto existem sete transformadores, para 500 kV e 345 kV, de forma adiversificar a sua distribuição. Ao longo do sistema existem ainda duas outrassubestações, a de Ivaiporã (PR) e a de Itaberá (SP). Em Ivaiporã há conexão com aregião Sul do Brasil através de transformadores para 500 kV, o que permite aotimização da geração de energia no sistema em função da disponibilidadeenergética. Ora o fluxo de energia nesses transformadores vai em direção ao Sul oraem direção ao Sudeste. Iniciou sua operação em 1986 e, até hoje, é o sistema detransmissão de tensão mais elevada existente no Brasil.

    Cada linha é constituída por cerca de 2 mil torres de transmissão. As linhas decorrentes contínuas têm uma perda de energia menor do que as de correntealternada em linhas muito longas.


ID
191893
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Para a otimização da capacidade de transmissão de energia elétrica, um novo dispositivo baseado em eletrônica de potência, conhecido como FACTS (Flexible Alternating Current Transmission Systems ou Sistema Flexível de Transmissão em Corrente Alternada), veio permitir uma maior flexibilidade na operação e controle de sistemas de potência. Nessa perspectiva, analise as afirmativas abaixo.

I - Os sistemas de potência com equipamento FACTS poderão ser aceitos pelas empresas de geração e transmissão de energia elétrica se sua utilidade for comprovada por uma redução de custos e/ou um aumento na segurança de operação.

II - O dispositivo FACTS deve ser aplicado somente na compensação em paralelo de potência reativa na linha de transmissão, possibilitando o aumento da potência transmitida.

III - O dispositivo FACTS pode ser aplicado em compensação, série e paralelo de potência reativa, em linhas de transmissão.

IV - Quando a utilização tradicional de bancos de capacitores e reatores não for suficiente para resolver problemas de potência reativa ou regulação de tensão nas linhas de transmissão, o uso correto do equipamento FACTS estabilizará e otimizará o seu controle.

Está correto APENAS o que se afirma em


Alternativas
Comentários
  • II - ERRADA : FACTS pode ser usado tanto em série como paralelo na compensação de reativos.


    Fonte http://www.dsce.fee.unicamp.br/~antenor/pdffiles/it744/CAP5.pdf


ID
191896
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em um sistema de Corrente Contínua em Alta Tensão (CCAT), devido às condições de operação, uma ponte conversora composta por tiristores deve preencher alguns requisitos básicos. Analise os requisitos abaixo.

I - Suportar uma tensão direta sem entrar em condução.
II - Ser controlável, isto é, passar a conduzir através de um sinal de controle.
III - Conduzir corrente em ambas as direções.
IV - Suportar uma tensão reversa de mesma magnitude que a máxima tensão direta, sem entrar em condução no sentido reverso.

São corretos os requisitos

Alternativas

ID
191932
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A potência máxima transmitida por uma linha de transmissão pode ser substancialmente aumentada pela instalação de

Alternativas
Comentários
  • Os compensadores reativos são usados em linhas de transmissão para melhorar a qualidade da energia elétrica.

    B) ALTERNATIVA INCORRETA - capacitores em derivação são usados para fornecer reativo adicional à linha que estiver transmitindo potência ativa superior à potência natural.

    C) ALTERNATIVA INCORRETA - reatores indutivos em derivação são usados para absorver reativo da linha, quando esta estiver transmitindo potência reativa inferior à potência natural.

    D) ALTERNATIVA INCORRETA - reatores indutivos em série limitariam a corrente na linha.

    E) ALTERNATIVA INCORRETA - resistores em série aumentariam a resistência da linha, ou seja, consumiriam parte da potência transmitida.

    Capacitores em série reduzem a reatância da linha de transmissão, aumentando assim sua capacidade de transmissão.




    Fonte: Lima, Manfredo; Alvez, Fernando; Oliveira, André; Silva, Luis; Lemes, Mario; Quirante, Ricardo. Aplicação de bancos de capacitores série na transmissão CA de longa distância: o exemplo da interligação Tucurí - Macapá - Manaus. Disponível em: www.swge.inf.br/anais/sbse2012/PDFS/ARTIGOS/96123.... Acesso: 06/12/2015.

    Resposta: alternativa A



  • "A compensação em série consiste na conexão de uma banco de capacitores em série com o condutor de cada fase da linha. A compensação em derivação é feita pela conexão de indutores entre cada fase e o neutro para reduzir parcial ou completamente a susceptância em derivação de uma linha de alta tensão, que se torna particulamente importante nas situações de cargas leves quando, sem compensação, a tensão na barra receptora tenderia a se elevar excessivamente."

  • Pmax = [V1.V2.sen(teta)]/(X12)

    Ao inserir capacitor em série = X12` = X12 - Xc, aumentando assim a Pmax da linha.


ID
197734
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Com o desenvolvimento econômico, de um modo geral, vários
projetos industriais têm surgido. Como consequência, os fornos
elétricos têm contribuído consideravelmente para incrementar a
carga do sistema elétrico, podendo, em certos casos, provocar
oscilações de tensão. Acerca desse assunto, julgue os itens
seguintes.

Os fornos a resistência, ao contrário dos fornos a arco, provocam considerável oscilação na tensão das redes que os alimentam.

Alternativas
Comentários
  • A questão está errada, pois ofornos a arco, ao contrário dos fornos a resistência , provocam considerável oscilação na tensão das redes que os alimentam.
  • Como curiosidade ...

    O Forno Elétrico a Arco (ou FEA) é um reator metalúrgico que tem a capacidade de transformar sucata em aço de alta qualidade, reciclando este material.

     

    O FEA teve o início de seu desenvolvimento no século XIX e, há pouco mais de 100 anos, em 1909, Paul Heroult criou o primeiro FEA trifásico de carcaça circular que ainda hoje serve de base para o design dos fornos modernos.

     

    O aço pode ser reciclado infinitas vezes sem perder suas propriedades originais e, por isso, a geração de sucata de aço nunca será um problema ambiental. Atualmente, cerca de 28% do aço no mundo é produzido via Forno Elétrico.

     

    Reciclar essa sucata de aço em um Forno Elétrico a Arco traz muitas vantagens em termos de impacto ambiental.! Na comparação com o método tradicional de produção de aço a partir de minério de ferro, cada tonelada de aço produzido a partir de sucata economiza 1.400kg de minério de ferro740kg de carvão mineral e 120kg de cal. Isso sem contar o impacto em gases de efeito estufa: cada tonelada de aço reciclado deixa de emitir 1,5t de CO2!

     

    Estima-se que cerca de 25 bilhões de toneladas de sucata foram recicladas desde de 1900. Isso representa uma redução do uso de cerca de 35 bilhões de toneladas de minério de ferro, 18 bilhões de carvão e redução de emissão de 38 bilhões de toneladas de CO2. 

    A estrutura básica de um FEA tem uma carcaça, abóbada, porta de escória, um canal de vazamento, três eletrodos de grafite com seu sistema de controle e um sistema queimadores e injetores.

     

     

    O FEA usa eletricidade (arco elétrico) para fundir aço reciclado, ou seja, transformar a sucata em um aço novo, de alta qualidade.

    FONTE: Gerdau


ID
215566
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Os curtos-circuitos podem ser classificados em simétricos e assimétricos. Um exemplo de curto-circuito assimétrico é o

Alternativas
Comentários
  • Fase - fase terra é um  exemplo de curto-circuito assimetrico. resposta letra A


ID
215569
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O cálculo da corrente de curto-circuito pode ser realizado utilizando-se componentes simétricas. Essas componentes são denominadas

Alternativas
Comentários
  • Positiva, negativa e zero.

    Fala sério uma questão assim.
  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • O cabra que errar essa questão precisa refazer todo curso.


ID
215575
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Assinale a alternativa que não apresenta um fenômeno relacionado à qualidade da energia elétrica.

Alternativas

ID
219517
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Uma linha de transmissão com impedância característica Z0 = 50 ? e carga ZL = 150 ? tem uma taxa de onda estacionária (SWR) igual a

Alternativas
Comentários

ID
220873
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Duas subestações de alta tensão X e Y são interligadas por uma linha de transmissão. Para efeito de análise, cada fase da linha pode ser representada por um modelo elétrico constituído dos parâmetros resistência (R), capacitância (C) e indutância (L) e que se encontra descrito em:

Alternativas
Comentários
  • A linha de transmissão entre duas subestações pode ser representada com boa precisão por paramêtros R (resistência) e L (indutância) concentrados com metade da capacitância total posicionadas nos extremos do circuito equivalente .

    Fonte: Elementos de Análise de sistemas de potência , 2º edição, Willian D. Stevenson Jr., Mac Graw-hill.
  • Esse é conhecido como modelo pi de linha de transmissão. Outro modelo muito utilizado é o modelo T. Ambos são normalmente utilizados nos modelos de linhas médias.


ID
336796
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Acerca do instrumento wattímetro, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
336805
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Acerca das características de circuito-aberto e de curto-circuito em máquinas síncronas, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
336862
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A teoria de componentes simétricas pode ser utilizada para a decomposição de fasores de tensão e de corrente, visando facilitar cálculos em situações de operação desequilibradas. Considerando a ocorrência de um curto-circuito fase-terra em um sistema trifásico simétrico e equilibrado, assinale a opção correta com relação ao circuito com componentes simétricas para análise desse tipo de falta.

Alternativas

ID
336892
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O recurso matemático utilizado para resolver, de forma iterativa, as equações não lineares de um fluxo de carga pelo método de Newton Raphson é

Alternativas

ID
336898
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Ao se efetuar a modelagem de um sistema elétrico de potência para resolução de fluxo de carga, deve-se definir um gerador como barra de referência. Assinale a opção correspondente à função desse gerador.

Alternativas
Comentários
  • Na formulação do problema de fluxo de carga deve ser escolhido uma barra de referência (barra slack) em que serão conhecidos a tensão e o ângulo desta barra. A barra escolhida deve ser uma barra de geração ( ou seja barra PV) que após ser escolhida passará a ser a barra Vθ (slack).


    A função da barra de referência, além de fornecer a referência ângular para o sistema, também será de suprir todas as perdas nas LT's para fechar o balanço de potência do sistema.


    Gabarito: E

  • BARRA DE REFERÊNCIA (Vθ, SWING, SLACK, FLUTUANTE):

    • Dados: Vk e θk;
    • Calculados: Pk e Qk;
    • Função:
    • Referência angular;
    • Fechamento do balanço de potência (ativa e reativa) do sistema, levando em consideração as perdas do sistema de transmissão.

ID
336901
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Os curtos-circuitos podem ser classificados em simétricos e assimétricos. Para se calcular o efeito de um curto-circuito simétrico, a(s) componente(s) de sequência necessárias incluem

Alternativas

ID
336904
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Determinada cidade é atendida por uma rede elétrica trifásica, com tensão de linha de 380 V. As tomadas nas unidades consumidoras residenciais dessa cidade possuem tensão de 220 V. Se uma criança coloca um pedaço de arame entre os dois pólos da tomada residencial, então o curto-circuito provocado nessa situação foi

Alternativas

ID
400252
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito de dimensionamento de equipamentos em subestações de sistemas de transmissão de energia elétrica.

Para efeito do dimensionamento de equipamentos elétricos em um barramento de uma subestação, sobretensões à frequência industrial nas fases B e C — resultado da simulação de um curto-circuito na fase A nesse barramento — não são consideradas.

Alternativas
Comentários
  • Todo o projetista que se preze considerará todos os tipos de defeitos que poderão ocorrer; é como se eu dimensionasse a minha subestação com todas as proteções referentes à tensão, mas desconsiderasse as referentes às correntes. Quando é que eu teria um sistema seguro que pudesse reestabelecer o fornecimento de energia depois de uma falta qualquer?
  • curto-circuito monofásico acarretará em sobretensão nas outras fases, logo é levado em consideração.

  • Verdade. Concordo com todos.
  • A assertiva está correta, pois conforme equação para curto-circuito monofásico:

     Resultado da simulação de um curto-circuito na fase A nesse barramento — São consideradas.

    If = 3.V+ / (3.Zf + Z+ + Z- + Z0)


ID
523177
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um gerador com tensão nominal de 13,8 kV alimenta um transformador elevador estrela-delta de 13,8 kV / 138 kV, e este alimenta uma linha de transmissão conectada a um transformador estrela-estrela de 132 kV / 740 kV. Se a tensão base escolhida é a tensão nominal do gerador, a tensão base aproximada na barra de 740 kV é:

Alternativas
Comentários
  • A tensão base deve obedecer a relação de transformação dos trafos.

    De acordo com o enunciado, a tensão base é a tensão nominal do gerador. Como a relação de transformação do primeiro trafo é 13,8 KV / 138 KV, a tensão base na linha de transmissão será 138KV. A relação de transformação no segundo transformador é 132 KV / 740 KV, assim, a tensão base na barra de 740KV será de:

    138 KV * (740/132) = 773,6363 KV, que é aproximadamente 773 KV.

    Resposta: Letra E
  • falando de outra forma: 138KV alimenta o lado de 132KV - fator = 138/132 = 1,045. A barra será alimentada com a tensão de 740KV*1,045=~773,64KV


ID
540325
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A reatância de uma máquina síncrona de 50 MVA e 15 kV é de 10%. O valor dessa reatância, em p.u., sabendo-se que as bases no setor em que se encontra esse equipamento são de 100 MVA e 30 kV, é

Alternativas
Comentários
  • A letra c) é a correta, pois:

    Znovo = Zvelho . (Snovo/Svelho) . (Vvelho/Vnovo)2
    Znovo = 0,1 . (100M/50M) . (15k/30k)2
    Znovo = 0,1 . 2 . 0,52
    Znovo = 0,05pu
  • Z é impedância ou reatância?

    Esta é a formula usada para cálculo de impedância? Não entendi esta questão de novo e velho?

     

    Att,

    Juliano


ID
540331
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito do curto-circuito em uma linha de transmissão, analise as afirmativas.
I - O curto-circuito trifásico depende somente do circuito equivalente de Thèvenin de sequência positiva.
II - O curto-circuito bifásico depende dos circuitos equivalentes de Thèvenin de sequências positiva e zero.
III - O curto-circuito monofásico depende dos circuitos equivalentes de Thèvenin de sequências positiva, negativa e zero.
Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I=Correta. Curto circuito trifásico depende apenas da sequencia positiva, pois as componentes de sequencia negativas e zero serão nulas;

    II=Errada. O curto circuito bifásico depende exclusivamente das componentes positivas e negativas. Caso houvesse impedância de falta, levaríamos em consideração a componente zero.

    III=Certa.

  • II=Errada. O curto circuito bifásico depende exclusivamente das componentes positivas e negativas.  E o curto circuito bifásico terra depende das componentes positivas e negativas e zero.


ID
540355
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

As constantes generalizadas de circuito de uma linha de transmissão monofásica são A = 0,80 < 1,5°, B = 145 < 85°Ω, C = 0,0025 < 89,7° S e D = 0,80 <1,5°. Considere que a linha está em vazio, em regime permanente, e a tensão no terminal emissor é igual a 100 < 0° kV. Então, o valor, em kV, do módulo da tensão no terminal receptor da linha é

Alternativas
Comentários
  • Linha em vazio:
    I2   =   0 (Barra-2 em aberto)
     
    V1   =   A . V2 => A   =   V1 / V2  em vazio
    I1    =   C . V2    => C   =   I1  /  V2   em vazio
     
    V2=V1/A => V2=100/0,8=125V (D)
  • Vs = A* Vr, pois Ir = 0;

    Vr = Vs/A => Vr = 10^6/8 = 125kV angulo{ -1,5º}


ID
544837
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Com relação a um sistema de controle supervisor, aplicado na supervisão e controle de um sistema elétrico em tempo real, analise:
I. estimação de estado é uma função vital para um sistema de controle supervisor.
II. o acúmulo de erro de tempo na operação de um sistema elétrico indica violações no controle de frequência e/ou de intercâmbio.
III. a simulação e o cálculo de sistemas elétricos em tempo real é uma função com pouco uso em um controle supervisor.
É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Comentários?



ID
549037
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A realização de paralelismo de geradores é uma medida amplamente utilizada nos parques de energia. Suponha dois geradores idênticos, G¹ e G² , conectados ao barramento de um sistema elétrico de potência, injetando potências ativas P¹ e P² . A forma pela qual as potências ativas são repartidas entre esses dois geradores ocorre, principalmente, pelo(a)

Alternativas
Comentários
  • As máquinas conectadas ao SIN participam da Rgeulação priária, sendo que a contribuição de cada máquina tem haver com sua característica denominada de estatismo (R). A contribuição é inversamente proporcional ao estatismo.

  • (A ) (Incorreto) Ajustes na corrente de campo buscam garantir uma faixa referência de tensão nos terminais do gerador.

    (B) (Incorreto) A corrente de armadura depende da carga e para um barramento infinito não iria influenciar na potência do sistema.

    (C) (Incorreto) A repartição da potência é feita pelo controle primário na própria unidade geradora do sistema.

    (D) (Correto) As unidades geradoras são dotadas de regulação de velocidade automática que atuam no sentido de aumentar ou diminuir a potência gerada quando a velocidade ( ou frequência) se afasta da velocidade (ou frequência) de referência .

     (E) (Incorreto) O barramento de um sistema de potência é tão grande – chamado de barramento

     infinito - que sua tensão e sua frequência não variam, independentemente de quanta potência ativa ou reativa é retirada ou fornecida ao sistema.


ID
549067
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em um sistema elétrico, composto por um único transformador de 500 kVA, foi adotada como base a potência de 400 kVA. A potência desse transformador, em pu, é

Alternativas
Comentários
  • Para converter a potência me PU deve-se dividir a potência nominal pela potência de base
  • S(pu) = Sn / Sbase

    S(pu) = 500k / 400k = 1,25


ID
549076
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um gerador ligado em Y aterrado possui, em pu, as seguintes reatâncias:
- de sequência positiva: j 0,30;
- de sequência negativa: j 0,20;
- de sequência zero: j 0,15;
- de aterramento do gerador: j 0,05.

No instante da ocorrência de uma falta fase terra, o gerador encontrava-se operando em vazio, com sua tensão nominal. Nessas condições de operação, o módulo da corrente subtransitória, na fase da falta, em pu, é

Alternativas
Comentários
  • A letra a) é a correta, pois segundo equação de curto-circuito em geradores:

    If = Ea / (3.Zg + Z+ + Z- + Z0)
    If = 1 / (3.0,05 + 0,30 + 0,20 + 0,15)
    If = 1 / 0,8
    If = 1,25 pu
  • Questão anulada pois o resultado correto deveria ser:

    If = 3.Ea / (3.Zg + Z+ + Z- + Z0)

    If = 3 / (3.0,05 + 0,30 + 0,20 + 0,15) = 3/0,8

    If = 3,75 pu
  • Realmente a questão foi anulada, é necessário fazer a correção no gabarito do site Questões de Concursos. O cálculo do colega Bruno está correto.

ID
551284
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito de transformadores de força, julgue os itens seguintes.

No ensaio de curto-circuito convencional de um transformador monofásico, as perdas ativas medidas com um wattímetro utilizado no ensaio correspondem, predominantemente, à potência ativa dissipada no núcleo do material ferromagnético do equipamento.

Alternativas
Comentários
  • A questão refere-se ao ensaio de curto-circuito, entretanto as perdas no núcleo são obtidas no ensaio a vazio.


ID
555433
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PETROQUÍMICA SUAPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Suponha uma linha de transmissão, modelada somente por uma reatância série (XLT), conectada a duas barras com perfil horizontal de tensão, cujas magnitudes valem 1,0 pu cada. Sabe-se que XLT vale 0,5 pu e que a linha opera na capacidade máxima teórica, dentro do limite de estabilidade angular. Nas mesmas condições, deseja-se dobrar a capacidade de transmissão dessa linha por meio da compensação série da mesma. O valor da impedância, em pu, do elemento série a ser inserido na linha é

Alternativas

ID
556852
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

De um modo geral, qualquer alteração na topologia da rede de transmissão dará origem a uma reacomodação da energia contida no sistema, ocasionando aquilo que se convencionou chamar de transitórios no sistema.

Com relação a esses transitórios, considere as afirmativas a seguir.

I - Podem ser classificados em ultrarrápidos, de velocidade média ou em transitórios lentos.

II - Um surto de tensão ultrarrápido pode vir ou não acompanhado de um surto de corrente, dependendo dos parâmetros da linha de transmissão.

III - Surtos ultrarrápidos dão origem a ondas eletromagnéticas, que se deslocam na velocidade da luz, e a ondas refletidas nos terminais das linhas de transmissão.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas

ID
556864
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um Sistema Elétrico de Potência (SEP) é composto por três unidades geradoras, identificadas por G1, G2 e G3 , cujos estatismos são, respectivamente R1, R2 e R3 Em um determinado instante, o SEP é submetido a uma variação de carga puramente ΔPD resistiva. Considerando-se que Gatende a 20% da variação de carga, G2 atende a 30% e  G3 ao restante, a relação entre os estatismos dos geradores é

Alternativas

ID
556870
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

No que se refere à transmissão de energia, considere as afirmativas a seguir.

I - A análise do fluxo de potência consiste no levantamento das condições de operação em regime permanente para verificar o módulo e a fase de tensão em cada barra, sendo então conhecidos os fluxos de potência ativa e reativa de um sistema com informações de geração, consumo e topologia conhecidas.

II - O Índice de severidade (Is) é expresso em minutos e representa um tempo equivalente ao que duraria uma interrupção fictícia do sistema quando a ponta de carga estivesse ocorrendo, sendo um índice normalizado e, portanto, um indicador relativo que permite a comparação de sistemas de portes e naturezas distintas.

III - As barras de carga representam os geradores que podem ter sua tensão terminal ajustada ou a regulagem do tap de transformadores ligados a eles.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I - A análise do fluxo de potência consiste no levantamento das condições de operação em regime permanente para verificar o módulo e a fase de tensão em cada barra, sendo então conhecidos os fluxos de potência ativa e reativa de um sistema com informações de geração, consumo e topologia conhecidas.

    CORRETO

    Nas barras PQ conhecemos as potências ativas e reativas, mas precisamos calcular as tensões em módulo e fase

    II - O Índice de severidade (Is) é expresso em minutos e representa um tempo equivalente ao que duraria uma interrupção fictícia do sistema quando a ponta de carga estivesse ocorrendo, sendo um índice normalizado e, portanto, um indicador relativo que permite a comparação de sistemas de portes e naturezas distintas.

    CORRETO

    Não conheço a fonte

    III - As barras de carga representam os geradores que podem ter sua tensão terminal ajustada ou a regulagem do tap de transformadores ligados a eles.

    ERRADO

    O correto seria "As barras de geração..."

    GABARITO: ALTERNATIVA D

    Para mais dicas sobre os concursos de Engenharia, siga o Instagram @engenheiro.hudson


ID
556879
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A necessidade de utilização de dispositivos FACTS (Flexible AC Transmission Systems) deve ser determinada mediante estudos de planejamento e por condicionamentos sistêmicos. Nesse contexto, NÃO é uma aplicação do uso desses dispositivos

Alternativas

ID
556888
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Considere um sistema composto por dois barramentos interligados por uma linha de transmissão, em que as magnitudes das tensões dos barramentos sejam iguais à tensão nominal da linha (|Va|=|Vb|=V), aproximadamente 1 p.u.; as aberturas angulares (&theta;) sejam muito pequenas e a reatância na linha seja igual a x. Nesse sistema, o fluxo de potência ativo entre os barramentos poderá ser aproximado para

Alternativas
Comentários
  • GAB.: LETRA D

     

    Da relação de fluxo de potência temos: P = (V/x).(θa - θb) , em que o fluxo de potência flui no sentido do ângulo maior para o menor, ou seja, θa > θb

    Sabendo que a tensão é dada e igual a 1p.u. então temos: P = (1/x).(θab)

    Considerando-se que o valor referido da reatância deve estar em p.u. também, podemos então aproximar a equação para: P = (θab/x), ou seja:

     θ/x

  • Do fluxo de potência linear, temos: P = θa-θb/x, conforme alternativa D


ID
556897
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em relação à análise de curto-circuito em um sistema de potência, afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • A única chance de a resposta "B" estar correta seria se a tensão de base fosse de Fase... A tensão nominal do sistema não seria de Linha??

     

    Do contrário: Icc = Pcc/ (√3 . V), neste caso se V = 1, então I ≠ Pcc      (Icc = 1/3.Pcc)

     

    Que baita salada......rs.

  • Considerando os valores apenas em PU.

    S = V * I = I , sendo V=1pu.


ID
556900
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Na análise em regimes transitórios ou permanentes provocados por variação de cargas, o estudo de estabilidade eletromecânica do sistema é fundamental, pois

Alternativas

ID
556906
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A análise de transitórios é um estudo extenso e de complexidade considerável. As sobretensões transitórias que ocorrem em um sistema de potência podem ter origem externa ou interna, como as descargas atmosféricas e as operações de chaveamento, respectivamente. Sobre transitórios, é INCORRETO afirmar que

Alternativas

ID
713629
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um gerador de 25 kV, 50 MVA, tem reatância interna igual a 0,10 pu. O mesmo é conectado a um sistema elétrico de potência, cujas grandezas de bases, no ponto de conexão, são 50 kV e 100 MVA.

O valor da reatância interna do gerador, em pu, na base do sistema, é

Alternativas
Comentários
  • Formulas Fundamentais:Se P = V²/R, então Z=V²/VA; 

    A Formula ao lado é utilizada focando manter a proporção: Zb2*(Vb2²/VAb2) = Zb1*(Vb1²/VAb1).:

    Solução: Zb2*(50.000²/100.000.000) = 0,1*(25.000²/50.000.000)  ==>  Zb2 = 0,05
  • Fórmula Mudança de base (sendo 1=valor antigo e 2=valor novo)

    Z2=Z1*(S2/S1)*(V1/V2)^2

    Z2=0,1*(100/50)*(25/50)^2

    Z2=0,1*(2)*(0,5)^2

    Z2=0,1*2*0,25

    Z2=0,05


ID
755053
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em relação às componentes simétricas, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
755059
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Determine a impedância por unidade de uma carga.resistiva de 180 ohms, considerando um sistema monofásico, cujos valores de base são: Sb= 1000kVA e Vb= 13, 8kV, e assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Zb=138002/1000000=190,44

    Z=180/190,44=0,945 pu 

    Resposta B



ID
772516
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes a circuitos trifásicos e sua decomposição em componentes simétricas.

Quando determinada tensão trifásica desequilibrada e assimétrica é aplicada a uma carga linear trifásica equilibrada ligada em estrela com neutro, a decomposição da corrente trifásica em componentes simétricas resulta em componente não nula de sequência zero, que pode ser associada à presença de corrente no condutor neutro.

Alternativas
Comentários
  • Correto. As componentes de sequência zero das 3 fases são iguais não apenas em módulo, mas também em fase, ou seja, elas não possuem defasagem entre sim, diferentemente do que acontece para sequência positiva e negativa. Por não possuirem defasagem entre si, a soma das 3 não resultará em zero, mas em um valor igual ao triplo de qualquer uma delas (pois são iguais). Como essa corrente tem que ir para algum lugar, ela vai para o neutro. As componentes de sequência positiva e negativa vão sempre resultar em um somatório nulo, então não produzem corrente que circula pelo neutro. Se o sistema não é aterrado (o neutro não está ligado a lugar algum), não existe componente de sequência zero para a corrente, pois ela não tem para onde ir.
  • Eu  discordo, pois se for aplicado um conjunto de tensões tais que:

    Vc=-(Vb+Va) como por exemplo
    Va=120<45
    Vb=100<45
    Vc=220<225
    Va+Vb+Vc=0=V0 e ai não tem corrente de neutro

  • A corrente de Neutro é dada por In = Ia + Ib + Ic, ou In = 3Io. 

    Se existe geração ou carga desequilibrada e ainda existe o condutor neutro, haverá corrente de sequência 0.

    O caso que o Hugo citou é bem interessante, seria um caso particular de geração desequilibrada, mas acho que pelo fato da questão dizer "tensão trifásica desequilibrada e assimétrica", esse caso não é contemplado, pois existe uma simetria entre estas tensões citadas.

  • Nos casos de uma fonte trifásica desequilibrada em estrela porem sem neutro, ou uma fonte desequilibrada em delta, não haverá circulação de corrente no neutro da carga. Visto este caso, a aplicação de tensão desequilibrada em uma carga trifásica equilibrada com neutro não necessáriamente significa presença de corrente no neutro.

    Acho que a questão seria passível de contestação.


ID
772525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes a circuitos trifásicos e sua decomposição em componentes simétricas.

Caso as tensões trifásicas de um sistema sejam Va = 220 &ang; 5º V, Vb = 220 &ang; 125º V e Vc = 220 &ang; 245º V, a decomposição em componentes simétricas desse sistema apresentará resultados não nulos para as sequências de fase positiva e negativa.

Alternativas
Comentários
  • A assertiva está errada, pois para sistemas trifásicos equilibrados, como o exeplificado na questão, existirá somentes as componentes de sequência positiva, já que as componentes de sequência negativa e zero serão nulas.

    Dedução deste argumento teórico pode ser observado em:
    http://www.ufjf.br/flavio_gomes/files/2012/11/Aula-10_ENE005.pdf
  • Questão errada.


    O sistema acima é simétrico e sequencia ACB ou seja, sequencia negativa.

    Na decomposição de um sistema simétrico de sequencia negativa só teremos componentes não nulas para a sequencia negativa, logo a sequencia zero e positiva serão nulas.




ID
792007
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um determinado equipamento de um sistema elétrico de potência tem em sua especificação a tensão de alimentação de 1.000 V, potência de 1.500 kVA e reatância de sub- transitória de 20%. Esse equipamento está em um setor onde a tensão de base é de 2.000 V e a potência de base, de 4.500 kVA.

A reatância subtransitória desse equipamento, por ocasião da elaboração do diagrama de impedâncias, deve assumir, em p.u., o valor de

Alternativas
Comentários
  • Xpu-novo = Xpu-velho * (Vbase-velho/Vbase-novo)^2 * (Sbase-novo/Sbase-velho) (1)

    Com: Xpu-velho=0,20; Vbase-velho=1000; Vbase-novo=2000; Sbase-velho=1500; Sbase-novo=4500

    Substituindo na equação (1), chegamos ao resultado de Xpu = j0,15


ID
792079
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um alimentador elétrico, cujo fio condutor de cobre possui bitola de 50 mm2 com isolação de PVC, foi submetido a uma corrente de curto-circuito de 5,0 kA.

Sabendo-se que k2 S2 é a integral de Joule para aquecimento do condutor, desde a temperatura máxima para serviço contínuo até a temperatura de curto-circuito, o tempo máximo em que a proteção deve atuar diante dessa falta é, em segundos, igual a
Dados
• k = 115
• S: bitola do elemento condutor

Alternativas
Comentários
  • Tat menor ou igual a K^2*S^2/Icc^2

    Tat < 1.32 s


ID
807013
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um gerador será conectado a uma rede elétrica para atender uma carga. As características de placa do gerador são 100 MVA, 27,6 kV e X=20%. Considere a tensão nominal da rede de 13,8 kV e sua potência nominal de 50 MVA como valores-base. O valor da reatância do gerador, em por-unidade (p.u.), referida aos valores nas bases citadas, é

Alternativas
Comentários
  • Questão 29

    Zpu1=Zpu0.(Sb1/Sb0).(Vb0/Vb1)²
     
    Zpu1 = 0,2.(50MVA/100MVA).(27,6KV/13,8KV)²
     
    Zpu1 = 0,4pu





     
  • Uma dica para memorizar a fórmula e para não confundi-la, sempre gosto de analisar a seguinte fórmula conhecida por todos,

    S = V^2 / Z

    Então, Z = V^2 / S.

            Zn = Vn^2 / Sn

            Zv = Vv^2 / Sv

    Agora divida a primeira equação pela segunda. (n = novo, v = velho)

  • Xnovo = (0,2 )*[ (27,6/13,8)^2] * (50/100)

    Xnovo = 0,2*(2^2)*(1/2)

    Xnovo = 0,2* (4/2)

    Xnovo = 0,2*2

    Xnovo = 0,4 pu

  • Para ajudar a fazer esse tipo de questão na hora da prova sem o uso de calculadora, a melhor forma é fatorar e não multiplicar pra depois dividir.

    No caso

    0,2*(27,6*27,6*10^3*10^3/13,8*13,8*10^3*10^3)(50*10^6/100*10^6)

    27,6 é possível perceber que é o dobro de 13,8.

    0,2(2*2)(1/2) = 0,2*2 = 0,4.



ID
827332
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um gerador trifásico, conectado em estrela, alimenta, através de quatro condutores, uma carga desequilibrada composta pelas seguintes resistências por fase: RA = 1,0 Ω, RB = 1,0 Ω e RC = 1,1 Ω, também conectada em estrela. Ao analisar o circuito utilizando componentes simétricas, é correto afirmar que a(s) componente(s) de sequência

Alternativas
Comentários
  • Uma vez que a carga é desequilibrada, a componente zero não é nula.
  • Fiquei na dúvida se a ligação em estrela é aterrada ou não. Se não for aterrada, haveria circulação de corrente de sequencia zero ?
  • Gabriel, as correntes de sequência zero só existem em sistemas trifásicos desequilibrados e com neutro aterrado.
    Quando li que a carga é alimentada por 4 condutores, já subentendi que o neutro era aterrado, mas acho que você tem razão, isso não ficou claro no enunciado. Mas só que se você não considerar isso, a questão não tem resposta, pois as outras afirmativas permanecem inválidas... =/


  • Só não existe componente de sequencia zero em sistemas em triangulo!!

  • Essa questão não afirmou que o secundário em estrela era aterrado( 4 condutores ou não).  Por que caso não seja aterrado, a configuração estrela aterrado - estrela isolado  não existe corrente de sequencia zero.

  • Não sei afirmar se é verdade, mas acredito que mesmo não estando aterrado, neste caso em que o neutro do alimentador e da carga estão conectados, haveria sim corrente de sequência 0.

    Analiso isso pelo seguinte motivo:
    A corrente no neutro é dada por In = Ia + Ib + Ic, ou In = 3 * Io. Como a carga é desequilibrada e existe o condutor neutro, com certeza haverá corrente de neutro, então existe corrente de sequência 0.
    E ainda, caso o neutro de ambos fossem conectados a uma referência diferente de 0 Volts, o efeito para corrente de falta seria o mesmo, uma vez que o valor 0 Volts é uma referência.
    Mas como disse, não tenho referências nem certeza sobre esta questão.
  • Para circuitos equilibrados aparecerão somente seq. positiva;

    Estando desequilibrado sempre haverá sequência negativa;

    Seq 0 somente aparecerá quando tiver aterramento, ou seja, a partir do momento que a questão fala que é um sistema trifásico a 4 fios, subentende-se que há contato com o potencial terra e que por isso a sequência zero não é nula.


ID
851497
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um sistema elétrico alimenta uma indústria em 230 kV. Desconectando a indústria, assumindo que a impedância da fonte puramente reativa, com a tensão pré falta igual a nominal, a potência de curto trifásico é igual a 1000 MVA e a de de curto monofásico, igual a 600 MVA. Sendo X2 do sistema abastecedor igual a X1, o valor da reatância de sequência zero, em pu na base de 100 MVA, é igual a:

Alternativas
Comentários
  • Dados:      Strifásica = 1000   ..........   Smonofásica = 600.....Z1=Z2

    Strifásica = 1/Z1  .. 1000= 1/Z1

    Smonofásica = 3/(Z1+Z2+Z0) .... 600 = 3/ 2Z1+ Z0.... substituindo Z1.... Z0= 0,3

  • Discordo desta questão, tem algum erro no enunciado. Você usou a tensão de base de 1 pu tanto para monofásico quanto para trifásico. Não sou da área, mas também não parece fazer sentido a potência de curto circuito monofásica ser maior que a potência trifásica (em cada fase), na prática significa que em um curto circuito a impedância diminuiu? Mas a sequência zero nesse tipo de curto não é em série? Só se for uma reatância capacitiva na sequência zero, mas como não sou desta área, não sei se isso é possível.


ID
851500
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em um barramento em 0,48 kV estão instalados um motor síncrono trifásico e dois motores de indução também trifásicos. As impedâncias dos cabos podem ser desprezadas assim como as partes resistivas das impedâncias dos motores. A reatância do motor síncrono é igual a 0,1 Ohm e a dos motores de indução, 0,2 Ohm cada. Ocorrendo um curto trifásico no barramento, o valor da corrente em Ampères proveniente dos motores em 0,3 s é igual a:

Alternativas
Comentários
  • O gabarito está errado!!!

    A Xeq = 0,05

    I3f = V/√3 / Xeq

    Logo, a resposta correta deveria ser a letra A

  • Vou discordar do Marcelo. ..

    O comando da questão quer a soma das correntes provenientes dos motores de indução. Como ambos são iguais.

    Imit (de cada motor) = 480/(√3* 0,2) = 2400/ √3 .... como são dois motores = 4800/ √3 ... Gabarito letra B 

  • Gisele, na questão não é dito que a corrente é apenas dos de indução e sim dos motores em geral. Concordo com o Marcelo.

  • Alguém explica esse 0,3 s ?


ID
851509
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um gerador tem ligação em estrela aterrada através de uma reatância de 0,033 pu. Sendo X"d igual a 20%, X2= 20%, X0 = 10%, a corrente de curto monofásico nos terminais do gerador, em pu, é aproximadamente igual a:

Alternativas
Comentários
  • Icc = 3 / ( Z1 + Z2 + Z0 + 3 Zg) = 3 / (0,2 + 0,2 + 0, 1 + 3*0,03) = -j5


ID
867253
Banca
ESPP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O fenômeno que causa uma deformação da senóide (formato da onda) e é provocado por cargas pesadas conectadas à rede, do tipo de motores de indução, solenóides, geradores etc., principalmente aquelas cargas com baixo fator de potência, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Distorção Harmônica

    Este fenômeno é uma deformação da senóide (formato da onda) e é provocado por cargas pesadas conectadas à rede, do tipo de motores de indução, solenóides, geradores, etc., principalmente aquelas cargas com baixo fator de potência.

    Efeito pelicular 

    É um efeito caracterizado pela repulsão entre linhas de corrente eletromagnética, criando a tendência desta fluir na superfície do condutor elétrico.


ID
875722
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Considere duas barras de um sistema de potência hipotético, conectadas por uma linha de transmissão curta com resistência desprezível, cujas magnitudes das tensões sejam iguais a 1,0 pu. Admita que a abertura angular entre as barras seja igual a 90 graus e que seja possível realizar tanto a medição da tensão, quanto a compensação no meio da linha.


Supondo que a potência máxima transmitida é a base de potência, ou seja, igual a 1,0 pu, e que a reatância série da linha vale 1,0 pu, a magnitude da tensão no meio da linha pode ser

Alternativas

ID
875725
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Considerando-se o problema da estabilidade angular de sistemas elétricos de potência, tendo em vista a complexidade dos cálculos e a quantidade de máquinas envolvidas, algumas simplificações na modelagem do problema da estabilidade são realizadas.


Dentre essas simplificações, situa-se a

Alternativas

ID
875728
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Na análise de curto-circuito em sistemas elétricos de potência, o uso dos diagramas de sequência positiva, negativa e zero, faz-se necessário em caso de curtos assimétricos.


Supondo a ocorrência de um curto fase-fase (sem envolvimento do terra), o(s) diagrama(s) de sequência

Alternativas
Comentários
  • i0=0  (NÃO TEM SEQUÊNCIA ZERO)

    i1 = - i2

    i1 = E1/( jX1 + jX2) 


ID
875734
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A análise de um curto-circuito em sistemas trifásicos é bastante simplificada com o emprego dos componentes simétricos.


Para uma falta entre duas fases, o nível de curto-circuito está relacionado à(ao)

Alternativas
Comentários
  • O gabarito está errado, a resposta é a letra A.

    Em curto-circtuitos Fase-Fase, não há componente de sequência zero, apenas positiva e negativa.

    O equivalente de rede é a Sequência Positiva em série com a Sequência Negativa.

    As componentes simétricas da corrente de CC são:

    Ia0 = 0; Ia1=-Ia2;

    Ia1 = Ea / (Z1 + Z2)


ID
941653
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em um sistema de transmissão de energia elétrica, as subestações possibilitam opções para redução ou elevação dos níveis de tensão, ao mesmo tempo em que podem funcionar como suporte para controle do fluxo de potência reativa do sistema. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.

Além do controle de potência reativa, os compensadores estáticos de reativo (CER) nas subestações poderão ser utilizados de forma eficiente para controlar os fluxos de potência ativa que chegam ou saem da subestação através de linhas de transmissão. Para esse objetivo, os CER precisam estar ajustados para operar no modo capacitivo.

Alternativas
Comentários
  • gabarito Errado

    O objetivo da compensação paralela em sistemas de transmissão é controlar a tensão em algum ponto do sistema ou aumentar a capacidade de transferência de potência através do aumento da margem de estabilidade. Isto pode ser necessário para melhorar as características de transmissão em regime permanente bem como a tensão, a estabilidade eletromecânica e diminuir os problemas de ressonância sub síncrona no sistema.

  • Penso q o erro da questão está em dizer que ele deve operar, necessariamente, no modo capacitivo... ele pode ter q trabalhar no modo indutivo se for, por exemplo, necessário aumentar a tensão ou diminuir o fluxo de potência entre as linhas:

    Ptransmitida = V1.V2.sen(teta)/X12


ID
941716
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Suponha que, em determinado barramento de uma rede elétrica CA, foram calculadas as impedâncias equivalentes de Thèvenin de sequência zero, positiva e negativa, resultando em Z 0 = j 0,05 pu, Z 1 = j 0, 1 pu e Z 2 = j 0,1 pu, respectivamente, em que  j = √−1. Assume-se que a tensão equivalente na barra seja igual a 1 pu e que essa tensão se mantenha constante, mesmo durante a ocorrência de curto-circuito. As resistências de falta são desprezíveis.

Considerando essas informações, os tipos de curto-circuito e a análise desse tipo de falta pelo método de componentes simétricas, julgue os itens a seguir.

Caso ocorra uma falta fase-terra (monofásica) nesse barramento, o módulo da corrente de falta será igual a 12 pu.

Alternativas
Comentários
  • If=3Vf/(Z1+Z2+Z0+3Zn)   =3/0,25 =12pu


ID
941719
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Suponha que, em determinado barramento de uma rede elétrica CA, foram calculadas as impedâncias equivalentes de Thèvenin de sequência zero, positiva e negativa, resultando em Z 0 = j 0,05 pu, Z 1 = j 0, 1 pu e Z 2 = j 0,1 pu, respectivamente, em que  j = √−1. Assume-se que a tensão equivalente na barra seja igual a 1 pu e que essa tensão se mantenha constante, mesmo durante a ocorrência de curto-circuito. As resistências de falta são desprezíveis.

Considerando essas informações, os tipos de curto-circuito e a análise desse tipo de falta pelo método de componentes simétricas, julgue os itens a seguir.

As potências de curto-circuito trifásico e de curto-circuito monofásico no barramento são iguais.

Alternativas
Comentários
  • (ERRADO)

     

     

     

    Scc3f = 3*Scc1f

     

     

     

     “...imagina eu, nada, amigo de alguém que é tudo, Amigo de alguém que é Deus...”

  • Na verdade Scc3f = Vpf*Icc3f e Scc1f = Vpf*Icc1f. Não necessariamente Scc3f = 3*Scc1f.


ID
941722
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Suponha que, em determinado barramento de uma rede elétrica CA, foram calculadas as impedâncias equivalentes de Thèvenin de sequência zero, positiva e negativa, resultando em Z 0 = j 0,05 pu, Z 1 = j 0, 1 pu e Z 2 = j 0,1 pu, respectivamente, em que  j = √−1. Assume-se que a tensão equivalente na barra seja igual a 1 pu e que essa tensão se mantenha constante, mesmo durante a ocorrência de curto-circuito. As resistências de falta são desprezíveis.

Considerando essas informações, os tipos de curto-circuito e a análise desse tipo de falta pelo método de componentes simétricas, julgue os itens a seguir.

No circuito equivalente utilizado para calcular a corrente de falta fase-fase-terra (bifásica-terra), se I0, I1 e I2 correspondem às componentes de sequência zero, positiva e negativa de corrente, respectivamente, então, é correto afirmar que I0 = I1 = I2.

Alternativas
Comentários
  • (ERRADO)

     

    - Condições de contorno da falta bifásica - terra (B,C - Terra) :

     

    1) Ia = 0

    2) Vb = Vc = 0 ; com Zfalta = 0

     

    Usando a equação (1) temos:

     

        0           1      1      1           Io

    [   Ib ]  = [  1      a^2   a   ] * [ I1 ]

        Ic          1      a     a^2         I2

        

     

    0 = Io + I1 + I2

     

     

    I1 = Vth/[ Zth1 + (Zth2*Ztho/(Zth2+Ztho))]

     

    I2 = - I1*( Ztho/(Ztho + Zth2))

     

     

    “...imagina eu, nada, amigo de alguém que é tudo, Amigo de alguém que é Deus...”

     


ID
944710
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Para o dimensionamento dos dispositivos de proteção de um motor de indução trifásico de 3 HP de potência e tensão nominal de 220 V, foi determinado que as correntes a plena carga e de partida
são, respectivamente, iguais a 10 A e 65 A, e os fatores multiplicativos para determinação da corrente nominal do fusível e ajuste do relé são, respectivamente, iguais a 0,4 e 1,15. Com base
nessas informações, julgue os itens que se seguem.

Para proteger os condutores e o circuito contra correntes de curto-circuito, é adequado se utilizar fusível do tipo diazed.

Alternativas
Comentários
  • (CERTO)

     

     

    Fusível Diazed: É o modelo de fusível utilizado em instalações industriais nos circuitos de motores.

     

     

    Quando clamei, tu me respondeste; deste-me força e coragem.      Salmos 138:3


ID
962311
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Suponha uma linha de transmissão (LT) com impedância série de sequência positiva cujo módulo é igual a 100 S e fase 78º. A proteção elétrica dessa LT é feita utilizando-se relés de distância em seus terminais, com suas primeiras e segundas zonas de operação ajustadas para os alcances de 80% e 120% do comprimento total da LT, respectivamente. Para uma situação de curto-circuito em determinado ponto do sistema elétrico, a impedância primária vista pelo relé instalado em um dos terminais dessa linha tem módulo igual a 50 S e fase !78º. Considerando que os transformadores para instrumentos que alimentam esse relé estejam instalados com as polaridades corretas, julgue os itens de 80 a 82.

O referido relé não deve atuar para esse curto-circuito, se a característica do tipo admitância for utilizada nas suas duas zonas de operação e se o ângulo de máximo torque dessa característica for ajustado para o mesmo valor do ângulo da impedância série de sequência positiva da LT.

Alternativas

ID
962314
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Suponha uma linha de transmissão (LT) com impedância série de sequência positiva cujo módulo é igual a 100 S e fase 78º. A proteção elétrica dessa LT é feita utilizando-se relés de distância em seus terminais, com suas primeiras e segundas zonas de operação ajustadas para os alcances de 80% e 120% do comprimento total da LT, respectivamente. Para uma situação de curto-circuito em determinado ponto do sistema elétrico, a impedância primária vista pelo relé instalado em um dos terminais dessa linha tem módulo igual a 50 S e fase !78º. Considerando que os transformadores para instrumentos que alimentam esse relé estejam instalados com as polaridades corretas, julgue os itens de 80 a 82.


O referido relé não deve atuar para esse curto-circuito, se a característica do tipo impedância for utilizada nas suas duas zonas de operação.

Alternativas
Comentários
  • Claro que deve atuar!

    A primeira zona (80%) é Z1=(1/100)*0,8 = 0,008. A segunda zona (120%) é de Z2=1,2*0,01=0,012.

    A impedância vista é de Z=(1/50) = 0,02.

    Como Z1 < Z o relé da primeira zona deve atuar!

    Como Z2 < Z o relé deve atuar na segunda zona, com temporização, respeitando a seletividade.


ID
962317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Suponha uma linha de transmissão (LT) com impedância série de sequência positiva cujo módulo é igual a 100 &Omega; e fase 78º. A proteção elétrica dessa LT é feita utilizando-se relés de distância em seus terminais, com suas primeiras e segundas zonas de operação ajustadas para os alcances de 80% e 120% do comprimento total da LT, respectivamente. Para uma situação de curto-circuito em determinado ponto do sistema elétrico, a impedância primária vista pelo relé instalado em um dos terminais dessa linha tem módulo igual a 50 &Omega; e fase -78º. Considerando que os transformadores para instrumentos que alimentam esse relé estejam instalados com as polaridades corretas, julgue os itens de 80 a 82.

O referido relé não deve atuar para esse curto-circuito, se a característica do tipo impedância for utilizada nas suas duas zonas de operação em conjunto com uma unidade direcional que confira atuação para faltas a jusante do relé.

Alternativas

ID
969403
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em dado setor de um sistema elétrico, foram adotadas como bases a potência de 10.000 kVA e a tensão de 20 kV. Em consequência, a impedância de base, em ohms, será igual a:

Alternativas
Comentários
  • Zb=Vb2/Sb=20k2/10M =400M/10M=40



ID
969469
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Devido ao afastamento existente entre as usinas gerado- ras e os grandes centros de consumo de energia, é necessária a existência de um sistema de transmissão que tenha alto grau de confiabilidade, associado à observância de questões econômicas e ambientais. Com relação aos sistemas de transmissão de energia, analise as afirmações a seguir.I – Para sistemas de transmissão em extra-alta-tensão e ultra-alta-tensão, o fluxo de potência ativa em uma determinada linha é determinado principalmente pela diferença entre as magnitudes das tensões das bar- ras terminais. II – O emprego de transmissão em corrente contínua é realizado, por exemplo, na conexão de dois siste- mas de corrente alternada, e a adoção dessa tecnologia pode ser restringida, tendo em vista sua incapacidade de reagir na ocorrência de transitórios no sistema elétrico. III – Fixando-se um limite máximo de abertura angular entre duas barras conectadas por uma linha, o valor da potência máxima que pode ser transmitida diminui com o aumento da reatância da linha.Está correto APENAS o que se afirma em:



Alternativas
Comentários
  • I - Para todos os níveis de tensão a variação na tensão do emissor e receptor influencia prioritariamente a potência ativa, já o ângulo de carga influencia prioritariamente na potência reativa. (Errada)

    II - O emprego da transmissão em corrente contínua é feito na transmissão de grandes blocos de energia elétrica. (Errada)

    III - Pmax = (Vemissor . Vreceptor)/ XLT.


    Portanto a relação entre potência máxima e reatância da linha é inversamente proporcional. (Correta)

  • Não entendi a alternativa I).

    Quando fala que o fluxo de potencia ativa  em uma determinada linha é determinado principalmente pela diferença entre as magnitudes das tensões das barras??

  • I) está errada pois a potência ativa está relacionada à abertura ANGULAR entre as barras.

  • I- Pkm= (Abertura angular entre K e M ) / Xkm. ou seja para o fluxo de carga linearizado, o fluxo de potência ativa independente da magnitude da tensão e sim da defasagem entre as barras.  (FALSA)

    II-Uma linha em corrente contínua pode interligar dois sistemas em corrente alternada, que podem estar fora de sincronismo ou em freqüências diferentes (veja por exemplo ITAIPU). Estas linhas também aumentam a estabilidade  do sistema, pelo desacoplamento entre sistemas, e pela possibilidade de controle do fluxo de potência. Este controle também permite o chaveamento suave, evitando o surgimento de transitórios indesejáveis ( FALSA).

    III-Pkm= (Abertura angular entre K e M ) / Xkm. Se a abertura angular é uma constante , a potência ativa entre a barrra k e a Barra m é inversamente proporcional a reatância entre as barras . ou seja quanto maior Xkm menor será Pkm. (VERDADEIRA)

    Curiosidade:

    •   Itaipu possui  3 linhas de transmissão de 500 kV transmitem toda a energia do setor de 60 Hz e 2 linhas de transmissão de ±600 kV DC transmitem para o Brasil a energia do setor de 50 Hz não consumida pelo Paraguai (70%).


  • II – O emprego de transmissão em corrente contínua é realizado, por exemplo, na conexão de dois sistemas de corrente alternada, e a adoção dessa tecnologia pode ser restringida, tendo em vista sua incapacidade de reagir na ocorrência de transitórios no sistema elétrico.

    Um detalhe nessa alternativa é que no modelo LCC (utilizado nos polos brasileiros atuais) essas LTs, de fato, apresentam menor capacidade de recuperação à transitórios, principalmente com quedas bruscas de tensão, pois os conversores desses elos necessitam de fonte elevada de reativo. Logo, como solução eles devem ser conectados à sistemas fortes e, ademais, há outros modelos, como o VSC, que não possuem essa necessidade de reativo.

    Assim, o erro da questão, ao meu ver, esta em usar a palavra incapacidade.


ID
969472
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Considere um gerador síncrono de polos salientes, conectado em Y, solidamente aterrado, com potência de 50 MVA, tensão de 15 kV e operando em vazio. As tensões em seus terminais são as nominais.Dados: - reatância subtransitória de eixo direto : 0,1 pu - reatância de sequência negativa: 0,2 pu - reatância de sequência zero: 0,2 pu.Considerando a ocorrência de um curto-circuito monofásico à terra nesse gerador, o valor, em pu, das correntes de sequência positiva, negativa e zero, relativas à fase A, são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Tem um erro de digitação nesta questão. Na letra A está faltando um sinal de negativo no ângulo de sequencia negativa.

  • Icc = 3 V / (Z+ + Z- + Z0 + 3Zn)
    Icc = 3*1 / (0,1 + 0,2 + 0,2) = 3 / 0,5 = 6pu

    Icc = I+ + I- + I0
    I+ = I- = I0 =Icc/3 = 2

     


ID
1006438
Banca
BIO-RIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um gerador síncrono trifásico opera inicialmente em vazio, com tensão terminal nominal. Suas reatâncias de seqüência positiva, negativa e zero valem, respectivamente, j0,20pu, j0,10pu e j0,05pu. O gerador está ligado em estrela, aterrado por uma reatância de j0,05pu. Ocorrendo um curto-circuito monofásico, a amplitude da corrente de curto-circuito em regime permanente, em pu,, será:

Alternativas
Comentários
  • Ia1=E/(z1+z2+z0+3zn) E=1,0 pu(base)

    Ia1=1/[j(0,2+0,1+0,05+3*0,05)]

    Ia1=1/0,5j

    Ia=3Ia1

    Ia=3/0,5j , alternativa c 


ID
1006447
Banca
BIO-RIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Os dispositivos conhecidos na literatura de engenharia elétrica por FACTS, têm como objetivo

Alternativas
Comentários
  • Os dispositivos conhecidos na literatura de engenharia elétrica por FACTS, têm como objetivo aumentar a capacidade de transmissão de potência das redes elétricas.

    “Flexible AC Transmission Systems” (FACTS), tem recebido muita atenção recentemente, resultando na concepção de vários novos dispositivos para o controle dos fluxos nas redes de energia elétrica. Estes dispositivos são pesquisados com dois objetivos principais : (i) aumentar a capacidade de transmissão de potência das redes; (ii) controlar diretamente o fluxo de potência em rotas  específicas de transmissão.

    Bons Estudos.

    Fonte: http://www.fee.unicamp.br/revista_sba/vol9/V9p39.pdf
  •  Os principais benefícios que a tecnologia FACTS pode trazer são os seguintes [2]:

    • ampliar a capacidade de transmissão das linhas já existentes;

    • operar linhas em paralelo, mesmo que tenham diferentes capacidades;

    • dirigir o fluxo de potência por caminhos mais adequados;

    • ajustar rapidamente o suporte de reativos durante a operação;

    • estabilizar eficientemente oscilações de tensão e ângulo;

    • fazer a integração entre sistemas CC e CA, aproveitando as vantagens de ambos.

     

    Fonte: http://www.dsce.fee.unicamp.br/~antenor/pdffiles/it741/cap1.pdf mencionando Erche, E.; Lerch, E.; Povh, D.; Mihalic, R.(1992). Improvement of Power System Performance Using Power Electronic Equipment" CIGRE 14/37/38-02 Meeting Paper.


ID
1014073
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Todos os condutores vivos de um circuito devem ser protegidos contra as cargas e os curtos-circuitos, por um ou mais dispositivos de proteção que promovam sua interrupção quando da ocorrência de uma dessas condições anormais. Sobre os tipos de dispositivos de proteção, analise as assertivas abaixo.

I. Os fusíveis, pela fusão de uma parte especialmente projetada, fecham o circuito no qual se acham inseridos e interrompem a corrente quando esta excede um valor especificado durante um tempo especificado.

II. Os disjuntores são dispositivos que garantem, simultaneamente, a manobra e a proteção contra correntes de sobrecarga e contra correntes de curto- circuito.

III. Os disjuntores possuem como função básica proteger os condutores contra curto-circuito, através de seu dispositivo magnético.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I. errada -> Os fusíveis, pela fusão de uma parte especialmente projetada, ABREM o circuito no qual se acham inseridos e interrompem a corrente quando esta excede um valor especificado durante um tempo especificado.

  • QUESTÃO MAL FORMULADA....NO ITEM II É CITADO DISJUNTOR, NÃO É ESPECIFICADO QUE É TERMOMAGNÉTICO, INFERE-SE QUE NÃO É POSSÍVEL DIZER QUE PROTEGE CONTRA SOBRECARGA.


ID
1143262
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Dispositivo conhecido por chave mattheus, é normalmente instalado em poste no ramal de alimentação de subestação, acumulando as funções de seccionador de circuito sem carga e de proteção contra curto-circuito ou sobrecorrente por meio do rompimento do seu elo fusível interno que, em condições normais, faz a função de contato móvel. Trata-se de

Alternativas

ID
1188514
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Considere que determinada unidade consumidora seja alimentada por um sistema trifásico de energia, conectado em estrela aterrada, com tensão de fase correspondente a 127 V e que tenha ocorrido um curto-circuito entre dois terminais de uma tomada dessa unidade. Em relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

Caso a tensão pré-falta nos terminais da tomada seja de 127 V, é correto inferir que ocorreu uma falta simétrica.

Alternativas
Comentários
  • (ERRADO)

     

     

    Falta simétrica apenas a trifásica.

     

     

     

     

     “...imagina eu, nada, amigo de alguém que é tudo, Amigo de alguém que é Deus...”


ID
1188517
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Considere que determinada unidade consumidora seja alimentada por um sistema trifásico de energia, conectado em estrela aterrada, com tensão de fase correspondente a 127 V e que tenha ocorrido um curto-circuito entre dois terminais de uma tomada dessa unidade. Em relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

Caso a tensão pré-falta nos terminais da tomada seja de 220 V, conclui-se que ocorreu uma falta bifásica.

Alternativas
Comentários
  • (CERTO)

     

    Vf = 127 [V]

     

    VL = √3*Vf

     

    VL = 220 [V]  ; Tensão entre duas fases.

     

     

    Como a  tensão pré-falta foi de 220V, podemos concluir que o curto foi entre duas fases (bifásico).

     

     

     

    "Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo".

    João 16:33


ID
1188520
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Considere que determinada unidade consumidora seja alimentada por um sistema trifásico de energia, conectado em estrela aterrada, com tensão de fase correspondente a 127 V e que tenha ocorrido um curto-circuito entre dois terminais de uma tomada dessa unidade. Em relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

Para calcular a corrente de falta, podem-se utilizar componentes simétricas. No caso de curto-circuito entre dois terminais de uma tomada, é suficiente considerar as componentes de sequência positiva do circuito elétrico afetado.

Alternativas
Comentários
  • (ERRADO)

     

     

    Curto entre dois terminais é bifásico ou monofásico para terra. Veja como encontrar as correntes de falta.

     

    1) Bifásico

     

    Icc(2f) = Vth/( Zth1 + Zth2 + Zfalta)  ; (Portanto, Usamos as sequências positiva e negativa)

     

     

    2) Monofásico para terra

     

    Icc(1f-T) = 3*Vth/(Zth1 + Zth2 + Zth0 + 3*Zfalta) ; (Portanto, Usamos as sequências positiva , negativa e zero)

     

     

     

     

     

     “...imagina eu, nada, amigo de alguém que é tudo, Amigo de alguém que é Deus...”


ID
1214869
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

        Em determinado ponto de uma rede elétrica trifásica, as impedâncias equivalentes para fins de cálculo de correntes de falta são assumidas como puramente reativas e a tensão em regime permanente é igual à tensão nominal. Nesse ponto, as reatâncias equivalentes de sequência zero, positiva e negativa são 0,1 pu, 0,2 pu e 0,2 pu, respectivamente. No caso de curto-circuito, as impedâncias de falta são nulas, e a tensão e a potência base no referido ponto são, respectivamente, 10 kV e 100 MVA.

Com base nas informações acima, julgue os próximos itens.

Caso haja um curto-circuito fase-fase no ponto considerado, a intensidade da corrente de falta resultante será superior à intensidade da corrente de falta trifásica.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Errado

     


    1. Falta trifásica

    I3Ø = 1/x1 = 1/0,2 = 5 pu

     


    2. Falta bifásica

    I2Ø = 1/(x1 + X2) = 1/0,4 = 2,5 pu

     



    I3Ø > I2Ø

     

     

     

     “...imagina eu, nada, amigo de alguém que é tudo, Amigo de alguém que é Deus...”

     

     

     

     

  • Considerando curto entre as fases B e C. A corrente de sequência positiva I1 = 1/(x1+x2) = -j2,5 pu.

    No curto fase-fase a corrente de sequência negativa I2 = - I1. Assim I2 = j2,5 pu.

    Aplicando a matriz transformação T, acha-se a corrente de falta na fase B que será igual a corrente de falta na fase C mas defasada de 180 graus.

    Icc = 0,866*5 pu.

    "DETALHE" - Quando x1 é igual x2 a corrente de falta fase - fase é SEMPRE 86,6% da corrente de falta trifásica.

    Gab. errado

     

  • Bárbara Heredia brilhou no comentário! 


ID
1214875
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

        Em determinado ponto de uma rede elétrica trifásica, as impedâncias equivalentes para fins de cálculo de correntes de falta são assumidas como puramente reativas e a tensão em regime permanente é igual à tensão nominal. Nesse ponto, as reatâncias equivalentes de sequência zero, positiva e negativa são 0,1 pu, 0,2 pu e 0,2 pu, respectivamente. No caso de curto-circuito, as impedâncias de falta são nulas, e a tensão e a potência base no referido ponto são, respectivamente, 10 kV e 100 MVA.

Com base nas informações acima, julgue os próximos itens.

No ponto em questão, a corrente de curto-circuito monofásico é 20% superior à corrente de curto-circuito trifásico.

Alternativas
Comentários
  • Correta!

    Z0=0,1          Z1=0,2             Z2=0,2

    Corrente de curto trifásica:

    If3=Vf/Z1 = 1/ 0,2 =5 pu

    Corrente de curto monofásica:

    If1=3Vf/(Z1+Z2+Z0+3Zf)= 3/(0,1+0,2+0,2)=3/0,5 =6 pu

    If3*1,2=If1 

  • Porque os custos fixos, variáveis e despesas variáveis foram calculados para 400 unidades e somente a despesa fixa, foi para 500 und.

  • Porque os custos fixos, variáveis e despesas variáveis foram calculados para 400 unidades e somente a despesa fixa, foi para 500 und.


ID
1251178
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A barra de entrada do sistema elétrico de uma indústria possui potência de curto-circuito trifásico de j · 10 [p.u.] e  potência de curto-circuito fase-terra de j · 9 [p.u.]. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor das impedâncias de sequência positiva e de sequência zero, em valores por unidade, nessa barra.

Alternativas
Comentários
  • Z(0) = (3/Scc1) - 2*Z(1)(2)


    Z(1) = (V^2)/Scc3


    Z(1) = 1/10


    Z(0) = (3/9) - 2*0,1

    Z(0)=2/15


    Letra E




ID
1251190
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Acerca do controle de fluxo de potência e de tensão nas barras, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A

    O controle de fluxo de potência nas barras de geração é efetuado por meio do regulador de velocidade dos geradores síncronos.

    --> OK

    B

    O controle de tensão nas barras de geração é efetuado por meio do regulador de velocidade dos geradores síncronos.

    --> O controle de tensão se dá pelo reativo, pelo controle da excitação da MS.

    C

    O suporte de reativos junto às cargas, por meio da correção do fator de potência, é um dos mecanismos de controle do fluxo de potência ativa.

    --> O fator de potência é caracteristica da carga, não podendo ser controlada no fluxo de potência.

    D

    O suporte de ativos junto às cargas, por meio da geração distribuída, é um dos mecanismos de controle de tensão nas barras.

    --> Creio que se quiz dizer ativos no sentido de potência ativa, mas o controle da tensão esta mais relacionada com o suporte de reativo.

    E

    Os geradores tipicamente utilizados para o controle de fluxo de potência e de tensão nas barras são assíncronos, de modo a otimizar o controle de velocidade.

    --> De fato o controle de velocidade do MIT é mais simples do que no MS, mas em geração o MS é mais comumente utilizado, principalmente pela possibilidade de controle de reativo.


ID
1268221
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um equipamento elétrico está inserido em um setor de uma sistema elétrico, em que as bases são de 2 kV e 120 kVA. O equipamento em questão possui uma tensão de 4 kV e potência de 60 kVA. Sabendo-se que sua reatância original é de 0,1 p.u., a nova reatância, considerando o setor em que se encontra é de

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Xnovo = [Xvelho*(Vvelho/Vnovo)^2]*(Snovo/Svelho)


    Xnovo = 0,1[(4k/2k)^2]*(120k/60k)


    Xnovo = 0,8 pu

ID
1268266
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Uma instalação elétrica que possui em sua entrada um transformador de 1.000 kVA e 20 kV de tensão de linha, recebe energia da concessionária local. Para que o projetista calcule o nível de curto-circuito nos diversos pontos da instalação, necessita determinar a reatância reduzida do sistema, que é a reatância entre a fonte supridora e o ponto de entrega da instalação. A corrente de curto-circuito na entrada da instalação é igual a 1.000 A e a tensão de linha da alimentação igual a 20.000 V.
Sabendo-se que a potência e tensão de bases escolhidas são os dados de placa do transformador de entrada da instalação, a reatância reduzida desse sistema é, em p.u., igual a

Alternativas
Comentários
  •  

     

    Gab. B

     

     

    Icc3f = 1000 A

     

    Ibase = Sb/√3*Vb

     

    Ibase = 1000k/√3*20k

     

    Ibase = 50√3/3 A

     

    Passando a corrente de curto para (pu)

     

    Icc3f(pu) = Icc3f /Ibase

     

    Icc3f(pu) = 1000/(50√3/3)

     

    Icc3f(pu) = 60/√3 pu

     

    Icc3f(pu) = 1/ Xth(pu)

     

    Xth(pu) = √3/60 pu

     

     

     “...imagina eu, nada, amigo de alguém que é tudo, Amigo de alguém que é Deus...”

     


ID
1268623
Banca
IADES
Órgão
METRÔ-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Para que um país possa otimizar seu progresso industrial, é necessário um desenvolvimento das fontes de energia. Para isso, descobrir novas e eficientes maneiras de produzir e transmitir a energia elétrica torna-se um constante desafio. Dessa forma, intensos estudos são realizados para garantir e maximizar a confiabilidade no sistema. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta com relação ao sistema elétrico de potência.

Alternativas

ID
1268632
Banca
IADES
Órgão
METRÔ-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em relação às instalações elétricas e aos sistemas elétricos de potência, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA: seletividade é um dos principios de proteção. 

    B) ERRADA: O relé de gás ele verifica o acumulo de gás. 

    D) Correta.

    E) Chave fusível impede curto.

  • C) A partida compensadora ou chave compensadora é utilizada para partidas sob cargas de motores de indução trifásicos com motor em curto-circuito, onde a chaveestrela-triângulo é inadequada. A norma prevê a utilização desta chave para motores, cuja potência seja maior ou igual a 15 CV.


ID
1268659
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Sabendo-se que:

t = duração em segundos da corrente de curto-circuito
S = seção de condutor em mm2
I = valor da corrente de curto-circuito, em A
k = constante que assume valores distintos dependendo basicamente do material do condutor, de sua isolação e emendas existentes.

Pode-se calcular o tempo necessário para que uma corrente de curto-circuito de duração até 5 segundos, eleve a temperatura dos condutores até a temperatura limite para sua isolação utilizando a fórmula:

Alternativas

ID
1277650
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Para especificação da proteção contra curto-circuito de um circuito elétrico cuja seção do condutor é de 16 mm² , determinou-se que a corrente de curto no ponto de instalação da proteção é igual a 11,5 kA. Considerou-se, também, um curto-circuito simétrico e o valor da constante k da integral de Joule igual a 115 A.s1/2.mm-2 .
O tempo máximo, em milisegundos, em que a proteção deve atuar para que não haja danos ao circuito é

Alternativas
Comentários
  • S = 16 mm²,Icc = 11,5 KA,K = 115

    T menor ou igual a K^2*S^2/Icc^2

    T igual 25.6 ms

     

  • Só complementando a resposta do Eduardo...

    Esta fórmula pode ser deduzida a partir das unidades das seções, correntes de curtos circuitos e da constante da integral de Joule fazendo sobrar o tempo em segundos.

    Algumas vezes só de observar estas unidades conseguimos chegar na resposta!!

  • A fórmula diz que para t maior que 0,5s e menor que 5s:

    i² *t < K² * S² ( menor ou igual!)


ID
1316242
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em um determinado ponto de um sistema elétrico de potência, as impedâncias equivalentes das sequências positiva, negativa e zero, vistas desse ponto, respectivamente, são z1 = j0,2 p.u., z2 = j0,2 p.u. e z0 = j0,1 p.u. . A tensão de sequência positiva no ponto em questão para condições normais de operação é igual a 1∠0º p.u.. As grandezas são dadas em valores por unidade (p.u.) na base do sistema.

Dado

√3 = 1,73

Supondo que ocorra um curto-circuito entre a fase b e a fase c somente, por meio de uma impedância de falta, cujo valor por unidade na base do sistema é igual a j0,1 p.u., então, o valor por unidade da corrente de curto-circuito na fase b é

Alternativas
Comentários
  • A corrente de curto-circuito bifásica depende das impedâncias de sequências positiva e negativa e da impedância de falta:

    Icc = (3^1/2)/(z1+z2 + zfalta) =(3^1/2)/(0,2+0,2+0,1)j = -j3,46 

  • Por que tem a raiz de 3 na equação?

  • Com todo respeito aos colegas, creio que o cálculo da Camila esteja errado e o comentário do Robson seja válido.

    A raiz quadrada de 3 no numerador da operação não faz o menor sentido e o resultado ser correto foi uma feliz coincidência.

    No meu entendimento, o exercício pede a corrente na FASE "b". São conhecidas as cargas também de fase, quais para curto circuito entre duas fases devem ser consideradas as impedâncias de sequência positiva e negativa Z1 e Z2 (ignora-se portanto a impedância z0) + a impedância de falha Zf (j0,1pu), porém a tensão conhecida é da LINHA.

    Desta forma para a aplicação da fórmula devemos saber qual é a tensão de fase correspondente do circuito, ou seja (1∠0º p.u)/√3

    Uma vez de posse da tensão de fase, aplica-se a fórmula do exercício anterior desprezando a sequencia negativa, onde:

    Icc = 3.Vf / (Z1+Z2+ZFalha)

    Icc = {3.(1∠0º/√3)} / (j0,2+j0,2+j0,1)

    Icc = -j3,46

     

     

  • Fórmula para cálculo de corrente de curto circuito de sequencia positiva (que é igual à negativa) de curto bifásico sem terra e com impedância de falta:

    Icc1 = E1)/(z1+z2 + zfalta)

    Corrente curto circuito na fase:

    Iccfase = -j(3^1/2)Icc   

    Aplicando os valores nas fórmulas ....Iccfase= -3,46j

  • Gisele, seu cálculo está correto. Mas lembrnado que já tinha o j da corrente de circuito, e com o j da fórmula ficaria apenas -3,46 sem j. Devido a falta da alternativa correta, também marquei letra D), entretanto a questão era passível de anulação.


ID
1316245
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em um determinado ponto de um sistema elétrico de potência, as impedâncias equivalentes das sequências positiva, negativa e zero, vistas desse ponto, respectivamente, são z1 = j0,2 p.u., z2 = j0,2 p.u. e z0 = j0,1 p.u. . A tensão de sequência positiva no ponto em questão para condições normais de operação é igual a 1∠0º p.u.. As grandezas são dadas em valores por unidade (p.u.) na base do sistema.

Dado

√3 = 1,73

Sendo o curto-circuito entre a fase a e o nó de referência (terra) somente, e a impedância de falta igual a j0,1 p.u., então, o valor por unidade da corrente de curto-circuito na fase a é



Alternativas
Comentários
  • O curto-circuito fase terra quando há impedância de aterramento pode ser calculado assim:

    Icc = 3/[Z1 + Z2 + Z0 + 3*Zaterramento] = 3/[j0,2+j0,2+j0,1+3*j0,1] = 3/j0,8 = -j3,75

     

    Gabarito: C

     

    Bom estudo a todos!


ID
1335652
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Considere as alternativas a seguir que dizem respeito a uma falta em uma linha de transmissão de energia elétrica.
I. O curto-circuito trifásico depende somente do circuito equivalente de Thèvenin de sequência zero.
II. O curto-circuito bifásico depende somente dos circuitos equivalentes de Thèvenin de sequências positiva e negativa.
III. O curto-circuito monofásico depende somente do circuito equivalente de Thèvenin de sequência positiva.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B


    I (FALSO):  Corrente de curto: Ia1 = Vth/(Zth1); Portanto depende de Zth1 (Sequência +)

    II (VERDADEIRO):  Corrente de curto: Ia1 = Vth/(Zth1 + Zth2); Portanto depende de Zth1 (Sequência +),Zth2 (Sequência -) 

    III (FALSO): Corrente de curto: Ia1 = Vth/(Zth1 + Zth2 + Zth0); Portanto depende de Xth1 (Sequência +),Xth2 (Sequência -), Xth0 (Sequência  zero)


ID
1335736
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A potência de curto-circuito na entrada de uma subestação industrial, cujo transformador possui 330 kVA de potência, é de 150 kVA.
Considerando-se que a tensão de base no setor da entrada do transformador é igual à sua tensão nominal na entrada, e que a potência de base é igual à metade da potência do transformador, a reatância reduzida do sistema, em p.u., é igual a

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

    Sb = Strafo/2

    Sb = (330k)/2 = 165 kVA

    Scc3Ø(pu) = Scc3Ø/Sb

    Scc3Ø(pu) = 150k/165k = 10/11 pu

    Scc3Ø(pu) = 1/xth

    xth = 11/10 = 1,1 pu

ID
1337887
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em um setor de um sistema elétrico, em que as bases são de 10 kV e 100 kVA, existe um equipamento de tensão igual a 5 kV e potência de 50 kVA. Sabendo-se que sua reatância original é de 0,2 p.u., a nova reatância, considerando o setor em que se encontra, é de:

Alternativas
Comentários
  • Mudança de base:


    Xnovo = Xvelho * (Vdado / Vbase)^2 * (Sbase / Sdado)

    Xnovo = 0,2 * (5 / 10)^2 * (100 / 50) = 0,1 pu


ID
1362154
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um gerador trifásico de 10 kVA e tensão 20 kV tem sua reatância subtransitória, em p.u., igual a 0,10. Esse gerador está integrado a um sistema cuja potência base é igual a 100 kVA, e cuja tensão base é igual a 40 kV.

Sendo assim, sua reatância, em p.u., relativa às bases do sistema, é

Alternativas
Comentários
  • x2 = x1 . (S2/S1) . (V1/V2)²

    x2 = 0,1 . (100/10) . (20/40)²

    x2 = 0,1 . 10 . 0,5²

    x2 = 0,25

  • Desenvolvendo as equações:

    Zb = Vb²/Sb

    zpu1 x Zb1 = zpu2 x Zb2

    zpu1 x (Vb1)²/Sb1 = zpu2 x (Vb2)²/Sb2

    Determinado a impedância em pu na base nova (zpu2):

    0,1 x (20k)²/10k = zpu2 x (40k)²/100k

    zpu2 = 1/4 = 0,25pu


ID
1403935
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Os valores nominais de potência e tensão de um equipamento elétrico são iguais a 10 MVA e 100 kV. Sabe-se que a reatância desse equipamento, considerando seus dados de placa, é de 0,2 p.u. e que as bases para o setor onde esse equipamento se encontra são iguais a 20 MVA e 500 kV. O valor dessa reatância corrigido é:

Alternativas
Comentários
  • Z¹= Z * S¹ / S² * (V² / V¹)^² 

    Z¹=0,2   S¹= 10MVA  S²= 20MVA   V¹= 100KV    V²= 500KV

    Z= 0,016 p.u. 

  • Se eu não tiver errado nos cálculos o valor foi de 0,016 % = 0,00016 p.u.

    Alguém confirma?


ID
1459642
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em estudos de coordenação de isolamento e transitórios, muitas vezes, utiliza-se uma dupla exponencial como função matemática para representar um impulso de tensão. Para determinado nível de tensão (valor de crista), esse impulso é caracterizado pelo seu tempo de frente de onda (t 1 ) e pelo seu tempo de meio valor (t 2 ). Esses tempos possuem valores padronizados para cada tipo de fenômeno que se deseja avaliar e são utilizados para determinar os parâmetros da função dupla exponencial.

Considerando-se o impulso atmosférico pleno, os valores padronizados, em microssegundos, dos tempos t 1 e t 2 , respectivamente, são

Alternativas
Comentários
  • Para fins de coordenação do isolamento, a forma de onda da tensão representativa é o impulso atmosférico normalizado utilizado nos ensaios, apresentando tempo até a crista de 1,2 µs, e tempo até o meio valor de 50 µs. A amplitude representativa é dada ou como um valor máximo assumido ou por uma distribuição de probabilidade de valores de crista em função da taxa de retorno das sobretensões.


ID
1473826
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Acerca da simulação computacional de circuitos em estudos de transitórios eletromagnéticos de sistemas elétricos de potência, julgue o item a seguir.

No cálculo de transitórios eletromagnéticos no domínio do tempo, o emprego do método das características, também conhecido como método de Bergeron, é recomendado quando há a necessidade de representação de elementos a parâmetros distribuídos.

Alternativas
Comentários
  • "As técnicas de simulação no domínio do tempo são, hoje, mais difundidas. A grande maioria dos métodos de solução no domínio do tempo baseia-se na aplicação da Regra de Integração Trapezoidal para a representação de elementos a parâmetros concentrados e no método das características – também conhecido como método de Bergeron – para a representação de elementos a parâmetros distribuídos."

    Livro: Cálculos de transitórios eletromagnéticos em sistemas de energia

    Autores: ANTONIO E.A. DE ARAUJO, WASHINGTON L.A. NEVES


ID
1474990
Banca
BIO-RIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Emumdeterminado circuito elétrico composto por cabo de cobredeseção10mm² (k=115),acorrentedecurto-circuito em3ciclosfoide5kA.Otempomáximoparaqueodispositvo deproteçãopudesseatuar,emmilissegundos,seriade:

Alternativas

ID
1484647
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA no que tange ao curto-circuito em sistemas elétricos.

Alternativas
Comentários
  • Nao há representação com fonte na sequencia 0 - b-> Falsa

  • Para máquinas, só há representação da fonte na sequencia positiva. para sequencia 0 e negativa não há.

  • geradores quando balanceados, só possuem fonte de tensão na sequencia positiva seguido de uma queda de tensão em uma impedância. As demais sequencias, negativa e zero, são quedas de tensão na indutância.

  • Não concordo com a LETRA E

    A impedância de sequência zero é igual as outras duas sequências para um transformador.

    Para mim B e E estão incorretas.


ID
1642012
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Acerca da simulação computacional de circuitos em estudos de transitórios eletromagnéticos de sistemas elétricos de potência, julgue o item a seguir.


No cálculo de transitórios eletromagnéticos no domínio do tempo, o emprego do método das características, também conhecido como método de Bergeron, é recomendado quando há a necessidade de representação de elementos a parâmetros distribuídos.

Alternativas

ID
1642102
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Acerca da operação de máquinas trifásicas conectadas a um sistema elétrico de potência, julgue o próximo item.


No caso de ocorrer uma falta assimétrica próxima a um gerador síncrono, para que seja determinada a corrente de falta, o gerador poderá ser modelado, por componentes simétricas, como uma fonte de tensão de sequência direta, gerando o valor nominal de tensão para a componente de sequência direta, e como uma fonte de tensão de sequência inversa, gerando valor nominal de tensão para a componente de sequência inversa, acrescendo-se as respectivas impedâncias.

Alternativas
Comentários
  • Na sequência inversa ou negativa não há modelagem de fontes de tensão.


ID
1642105
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Acerca da operação de máquinas trifásicas conectadas a um sistema elétrico de potência, julgue o próximo item.


O gerador síncrono pode controlar a quantidade de energia reativa indutiva fornecida ao sistema elétrico, por meio da modificação de sua corrente de campo, localizada no rotor da máquina. Já o fornecimento de energia reativa capacitiva somente é possível quando a máquina síncrona opera como motor.

Alternativas
Comentários
  • (ERRADO)

     

    Tomando como base a curva "V" de uma máquina síncrona (Motor ou Gerador) temos:

     

    ↑ corrente de campo (excitação) -----> Fornece reativo (Capacitivo)

     

    ↓ corrente de campo (excitação) -----> Absorve reativo (Indutivo)

     

     

     

     

    Jesus respondeu: "O que é impossível para os homens é possível para Deus".      Lucas 18:27


ID
1642108
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Acerca da operação de máquinas trifásicas conectadas a um sistema elétrico de potência, julgue o próximo item.


O circuito equivalente de um motor de indução trifásico possui elementos não lineares que variam em função do escorregamento do motor, em especial, o tiristor utilizado na modelagem das perdas magnéticas no núcleo de ferro.

Alternativas
Comentários
  • (ERRADO)

     

    O tiristor é utilizado para chaveamento em partidas eletrônicas.

     

     

    Jesus respondeu: "O que é impossível para os homens é possível para Deus".      Lucas 18:27