SóProvas



Questões de Leis de Kepler


ID
650272
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A partir do final da década de 1950, a Terra deixou de ter apenas seu único satélite natural – a Lua –, e passou a ter também satélites artificiais, entre eles os satélites usados para comunicações e observações de regiões específicas da Terra. Tais satélites precisam permanecer sempre parados em relação a um ponto fixo sobre a Terra, por isso são chamados de “satélites geoestacionários”, isto é, giram com a mesma velocidade angular da Terra. Considerando tanto a Lua quanto os satélites geoestacionários, pode-se afirmar que

Alternativas

ID
691603
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Analise as proposições abaixo sobre as principais características dos modelos de sistemas astronômicos.

I. Sistema dos gregos: a Terra, os planetas, o Sol e as estrelas estavam incrustados em esferas que giravam em torno da Lua.

II. Ptolomeu supunha que a Terra encontrava- se no centro do Universo; e os planetas moviam-se em círculos, cujos centros giravam em torno da Terra.

III. Copérnico defendia a ideia de que o Sol estava em repouso no centro do sistema e que os planetas (inclusive a Terra) giravam em torno dele em órbitas circulares.

IV. Kepler defendia a ideia de que os planetas giravam em torno do Sol, descrevendo trajetórias elípticas, e o Sol estava situado em um dos focos dessas elipses.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
693319
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Analise as proposições abaixo sobre a Gravitação Universal.
I. A terceira lei de Kepler relaciona o período de revolução de cada planeta em torno do Sol com a distância média desse planeta ao Sol.
II. A constante da gravitação universal G e a aceleração da gravidade g têm o mesmo valor na superfície da Lua.
III. Satélites geoestacionários permanecem em repouso com relação à Lua.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
800110
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

No que se refere à história e à evolução das ideias da física, julgue os itens seguintes.


As leis da física teórica e universal foram estabelecidas por Kepler, no século XVII.

Alternativas
Comentários
  • As três leis fundamentais da mecânica celeste foram estabelecidas por Kepler, no século XVII.

    Resposta ERRADO.

  • Errado

     

    Kepler é responsável pela elaboração das Leis da Mecânica Celeste  (Lei das Órbitas, das Áreas e dos tempos). E não das Leis da Física Teórica e Universal.

  • Creio que isso seja atribuído a Isaac Newton.

  • Confirmando:

    Lei da Gravitação Universal foi formulada pelo físico inglês Isaac Newton em sua obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, publicada em 1687, que descreve a lei da gravitação universal e as Leis de Newton.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_da_gravita%C3%A7%C3%A3o_universal


ID
865201
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A descoberta de planetas fora do sistema solar é tarefa muit o difícil. Os planetas em torno de outras estrelas não podem em geral ser vistos porque são pouco brilhantes e estão muito próxi­mos de suas estrelas, comparativamente às distâncias interes­telares. Desde 1992, pelo menos 763 planetas extra­solares já foram descobertos, a grande maioria por métodos indiretos. Du­rante o tempo que leva para que o planeta complete uma órbita inteira ao redor de uma estrela, a posição do centro de massa da estrela s ofre uma oscilação, causada pela atração gravita­cional do planeta. É esse “bamboleio” do centro de massa da estrela que indica aos astrônomos a presença de planetas orbitando essas estrelas. Quanto maior a massa do planeta, maior o “bamboleio”.

(http://astro.if.ufrgs.br/esp.htm. Adaptado.)


Esse “bamboleio” sofrido pelo centro de massa da estrela pode ser explicado

Alternativas

ID
873853
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em 1957, o Sputnik I foi o primeiro satélite artificial colocado em órbita. Atualmente, orbitam em torno da Terra muitos satélites artificiais, com as mais diversas finalidades: observações meteorológicas, telecomunicações, defesa militar, entre outras. Os satélites de comunicação são na sua grande maioria do tipo geoestacionários. Esses satélites são assim denominados por serem colocados em uma órbita circular em torno da Terra tal que a sua velocidade de rotação seja a mesma da Terra. Seja R a distância entre o centro da Terra e um satélite geoestacionário, então uma possível expressão para a sua velocidade em órbita é

Alternativas

ID
1048669
Banca
VUNESP
Órgão
UFMT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A descoberta de planetas fora do sistema solar é tarefa muito difícil. Os planetas em torno de outras estrelas não podem em geral ser vistos porque são pouco brilhantes e estão muito próximos de suas estrelas, comparativamente às distâncias interestelares. Desde 1992, pelo menos 763 planetas extra­solares já foram descobertos, a grande maioria por métodos indiretos. Durante o tempo que leva para que o planeta complete uma órbita inteira ao redor de uma estrela, a posição do centro de massa da estrela s ofre uma oscilação, causada pela atração gravita­ cional do planeta. É esse “bamboleio” do centro de massa da estrela que indica aos astrônomos a presença de planetas orbi­ tando essas estrelas. Quanto maior a massa do planeta, maior o “bamboleio”.

(http://astro.if.ufrgs.br/esp.htm. Adaptado.)

Esse “bamboleio” sofrido pelo centro de massa da estrela pode ser explicado

Alternativas

ID
1103671
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

“As duas primeiras Leis de Kepler foram enunciadas em Astronomia Nova, publicada há 400 anos. — Os planetas descrevem elipses onde o Sol ocupa um dos focos. — O raio vetor Sol-planeta varre áreas iguais em tempos iguais. A terceira lei, descoberta dez anos mais tarde, foi publicada em Epitomes Astronomiæ Copernicæ em 1620. — O quadrado da duração da revolução dos planetas em torno do Sol é inversamente proporcional ao cubo dos eixos maiores da órbita.

Mas Kepler anunciou, também, em Astronomia Nova uma quarta lei, de características dinâmicas: a velocidade do planeta é, em qualquer instante, inversamente proporcional a sua distância ao Sol.”

Em relação à Quarta Lei de Kepler, pode-se afirmar, EXCETO, que:

Alternativas

ID
1473481
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A primeira lei de Kepler demonstrou que os planetas se movem em órbitas elípticas e não circulares. A segunda lei mostrou que os planetas não se movem a uma velocidade constante.

(Adaptado Marvin Perry, Civilização Ocidental: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p. 289.)

É correto afirmar que as leis de Kepler

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o enunciado e as alternativas dadas, o candidato deve relembrar que:

    - as teorias defendidas por Copérnico passaram a vigorar a partir do século XVI;

    - as teorias defendidas por Ptolomeu não permitiram a produção das cartas náuticas usadas nas Grandes Navegações, visto que consideravam que a Terra era o centro do Universo;

    - as teorias defendidas por Kepler pregavam o sistema heliocêntrico, contrariando o sistema geocêntrico defendido pela Igreja.

    Resposta D)


ID
1562962
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

De acordo com a segunda Lei de Kepler, o módulo da velocidade do movimento de translação de um planeta será constante caso sua órbita seja circular.

Alternativas
Comentários
  • segunda lei, conhecida como Lei das Áreas, diz que o segmento que une o centro do sol e um planeta varre áreas (A) iguais em intervalo de tempos (∆t) iguais: ... Temos que a razão entre a área varrida e o tempo gasto (A / ∆t) é constante e foi chamada de velocidade areolar do planeta.


ID
1562965
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

As estações do ano se devem às variações na distância entre a Terra e o Sol.

Alternativas
Comentários
  • É a inclinação do eixo da Terra, de 23,5 graus, que provoca as estações. Por causa dela, os raios do Sol incidem sobre diferentes regiões do planeta com maior ou menor intensidade.

     

  • As estações do ano se devem ao movimento de translação

    As horas do dia se devem ao movimento de rotação


ID
1572700
Banca
Aeronáutica
Órgão
AFA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Na cidade de Macapá, no Amapá, Fernando envia uma mensagem via satélite para Maria na mesma cidade.

A mensagem é intermediada por um satélite geoestacionário, em órbita circular cujo centro coincide com o centro geométrico da Terra, e por uma operadora local de telecomunicação da seguinte forma: o sinal de informação parte do celular de Fernando direto para o satélite que instantaneamente retransmite para a operadora, que, da mesma forma, transmite para o satélite mais uma vez e, por fim, é retransmitido para o celular de Maria.

Considere que esse sinal percorra todo trajeto em linha reta e na velocidade da luz, c; que as dimensões da cidade sejam desprezíveis em relação à distância que separa o satélite da Terra, que este satélite esteja alinhado perpendicularmente à cidade que se encontra ao nível do mar e na linha do equador. Sendo, M, massa da Terra, T, período de rotação da Terra, RT , raio da Terra e G, a constante de gravitação universal, o intervalo de tempo entre a emissão do sinal no celular de Fernando e a recepção no celular de Maria, em função de c, M, T, G e RT é

Alternativas
Comentários
  • Neste caso, a força gravitacional é a força resultante centrípeta, pois o satélite e a pessoa se encontram em um eixo perpendicular à linha do equador que é o local onde a força gravitacional é máxima, então: F = Fcp

    sabendo-se que: * F= (GMm/ D^2) e Fcp= m.D.w^2

    *D= distância do centro da terra até o satélite e d= D - Rt

    *Velocidade = c

    *o sinal faz o percurso de ida e vinda para a superfície da terra 4 vezes, então V= (4d)/tempo

    *w= 2pi/T


ID
1612171
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A atração gravitacional que o Sol exerce sobre a Terra vale 3,5.1022 N. A massa da Terra vale 6,0.1024 kg. Considerando que a Terra realiza um movimento circular uniforme em torno do Sol, sua aceleração centrípeta (m/s2 ) devido a esse movimento é, aproximadamente

Alternativas
Comentários
  • F=m.a, onde:

    F = Força em Newton (N)

    m = Massa em Kg

    a = aceleração em m/s²


    Grande abraço o/


  • Atração gravitacional = Resultante centrípeta (massa x aceleração centrípeta)

    Depois, é só substituir: 3,5 x 10^22 = 6 x 10^24 x aceleração centrípeta

    resposta: (3,5 x 10^22) / (6 x 10^24 ) = 5,8 x10^-3

     

  • FORÇA = MASSA . ACELERAÇÃO

  • A atração entre a terra e o sol é a força centrípeta, que é dada pela formula mv²/R , mas como sabemos que a Aceleração centrípeta é dada pela formula v²/R, podemos reduzir a formula da força centrípeta a : m.acp

    Então

    m.acp = 3,5 x 10^22

    6x10^24 . acp = 3,5x10^22

    resolvendo esse probleminha, achamos

    acp = 5,8 x 10^-3

  • QUESTÃO BOA

    FORÇA GRAVITACIONAL É IGUAL FORÇA CENTRÍPETA ENTRE CORPOS NO ESPAÇO, O ENUNCIADO FALA QUE A Fg = 3,5.10^22 N E A MASSA DA TERRA VALE 6,0.10^24 kg, LOGO

    Fc = Fg --> Fc = M.V^2/R --> 3,5.10^22 = 6,0.10^24 . V^2/R (PERCEBE QUE V^2/R É A ACELERAÇÃO CENTRÍPETA), LOGO

    Ac = 5,8.10^-3

  • Fcp = m.v²/r

    v²/r = Acp

    Fcp = m.Acp

    3,5.10²² = 6.10²⁴.Acp

    35.10²¹ / 6.10²⁴ = Acp

    Acp = 5,83.10⁻³

    GABARITO: LETRA B

    Me acompanhe no YouTube, onde tenho diversas resoluções de questões ↙

    https://www.youtube.com/c/ConcurseirodeElite


ID
1617088
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

     Em seu livro O pequeno príncipe, Antoine de Saint-Exupéry imaginou haver vida em certo planeta ideal. Tal planeta teria dimensões curiosas e grandezas gravitacionais inimagináveis na prática. Pesquisas científicas, entretanto, continuam sendo realizadas e não se descarta a possibilidade de haver mais planetas no sistema solar, além dos já conhecidos.

      Imagine um hipotético planeta, distante do Sol 10 vezes mais longe do que a Terra se encontra desse astro, com massa 4 vezes maior que a terrestre e raio superficial igual à metade do raio da Terra. Considere a aceleração da gravidade na superfície da Terra expressa por g.

Esse planeta completaria uma volta em torno do Sol em um tempo, expresso em anos terrestres, mais próximo de

Alternativas
Comentários
  • Eu queria saber a fórmula desse exercicio

    alguém sabe?

  • DADOS:

    (RT) Distância terra-sol = R

    (RP)Distância planeta-sol = 10R

    (TT)Período de translação da terra: 1 ano terrestre

    (TP)Período de translação do planeta= T

    Terceira lei de Kepler: O quadrado do período de translação sobre o cubo do raio médio da órbita é igual a uma constante.

    Sendo assim, temos que:

    RT²/TT³=RP²/TP³

    Substituindo =>

    R³/1²=(10R)³/T² =>>> 1000R³.1 = R³.T² => T = √1000 = aproximadamente 32 anos.

    LETRA E


ID
1635631
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Considerando que a Terra e a Lua sejam perfeitamente esféricas e homogêneas, julgue o próximo item.


No caso especial de uma órbita circular, a lei do inverso do quadrado da distância pode ser deduzida das leis de Kepler.

Alternativas
Comentários
  • A primeira lei de Kepler, chamada lei das órbitas elípticas, diz que, num referencial fixo no Sol, as órbitas dos planetas são elipses e o Sol ocupa um dos focos.

    A órbita da Terra é praticamente uma circunferência. . A diferença entre a distância de maior proximidade Terra-Sol e a distância de maior afastamento é muito pequena.

     Assim, a interação gravitacional entre o Sol e cada planeta

    pode ser representada por forças inversamente proporcionais ao quadrado da distância entre o planeta e o Sol.


    Resposta CERTO
  • Terceira Lei de Kepler

    A 3ª lei de Kepler indica que o quadrado do período de revolução de cada planeta é proporcional ao cubo do raio médio de sua órbita.

    Por isso, quanto mais distante o planeta estiver do sol, mais tempo levará para completar a translação.

  • Gabarito errado

    A lei do inverso do quadrado da distância não tem nada a ver com Kepler, newton foi que formulou as primeiras teorias sobre esse assunto.

    Essa lei fala sobre a intensidade luminosa que caí com o quadrado da distância

    Ir = Ie/4π

    Ir = Intensidade recebida

    Ie = Intensidade emitida

    d = Distância

    link de apoio: https://guerraeletronica.com/aula-7-as-equacoes-do-radar/

    A banca confundiu com a terceira lei de Kepler ( Lei dos Períodos )

    T² = R³

  • (a) T²=KR³

    como F= mw²R e w=2pí/T, temos:

    (b) F=m4(pi)² R/T².

    Agora substituindo T² por kR³:

    F=4m(pi)²R/kR³

    .: F=4m (pi)²/KR²

    deduzimos a lei do inverso do quadrado da distância a partir da lei de kepler.


ID
1636360
Banca
Aeronáutica
Órgão
ITA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma lua de massa m de um planeta distante, de massa M >> m, descreve uma órbita elíptica com semieixo maior a e semieixo menor b, perfazendo um sistema de energia E . A lei das áreas de Kepler relaciona a velocidade v da lua no apogeu com sua velocidade v' no perigeu, isto é, v' (a - e) = v (a + e), em que e é a medida do centro ao foco da elipse. Nessas condicoes, podemos afirmar que

Alternativas

ID
1636570
Banca
Aeronáutica
Órgão
ITA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Quando precisar use os seguintes valores para as constantes: 1 ton de TNT = 4,0 x 109 J. Aceleração da gravidade g = 10 m /s². 1 atm = 10⁵ Pa. Massa específica do ferro ρ = 8000 kg/m³ . Raio da Terra R = 6400 km. Permeabilidade magnética do vácuo μ₀  = 4Π x 10⁻⁷ N /A².

Boa parte das estrelas do Universo formam sistemas binários nos quais duas estrelas giram em torno do centro de massa comum, CM. Considere duas estrelas esféricas de um sistema binário em que cada qual descreve uma órbita circular em torno desse centro. Sobre tal sistema são feitas duas afirmações:

I. O período de revolução e o mesmo para as duas estrelas e depende apenas da distância entre elas, da massa total deste binário e da constante gravitacional.

II. Considere que R1 e R2 são os valores que ligam CM ao respectivo centro de cada estrela num certo intervalo de tempo Δo raio vetor R1 varre uma certa área A. Durante este mesmo intervalo de tempo, o raio vetor R2 também varre uma área igual a A.

Diante destas duas proposições, assinale a alternativa correta.


Alternativas

ID
1637722
Banca
Aeronáutica
Órgão
ITA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Caso necessário, use os seguintes dados:
Aceleração da gravidade = 10 m /s²  
Velocidade de som no ar = 340 m /s 
Densidade da água = 1,0 g/cm ³
Comprimento de onda médio da luz = 570 nm

Na ficção científica A Estrela, de H.G. Wells, um grande asteróide passa próximo à Terra que, em conseqüência, fica com sua nova órbita mais próxima do Sol e tem seu ciclo lunar alterado para 80 dias. Pode-se concluir que, após o fenômeno, o ano terrestre e a distância Terra-Lua vão tornar-se, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Segundo a 2° de Kepler, podemos concluir que quanto mais próximo do sol, menor o período de rotação da Terra.

    Além disso, sabe-se que o ciclo lunar geralmente dura aproximadamente 30 dias, sabendo que esse período aumentou em aproximadamente 2 vezes o que era antes, proporcionalmente sabemos que a distância se tornou 2 vezes o que era antes.


ID
1638229
Banca
Aeronáutica
Órgão
ITA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um sistema binário é formado por duas estrelas esféricas de respectivas massas m e M, cujos centros distam d entre si, cada qual descrevendo um movimento circular em torno do centro de massa desse sistema. Com a estrela de massa m na posição mostrada na figura, devido ao efeito Doppler, um observador T da Terra detecta uma raia do espectro do hidrogênio, emitida por essa estrela, com uma frequência f ligeiramente diferente da sua frequência natural f0. Considere a Terra em repouso em relação ao centro de massa do sistema e que o movimento das estrelas ocorre no mesmo plano de observação. Sendo as velocidades das estrelas muito menores que c, assinale a alternativa que explicita o valor absoluto de (ƒ − ƒ0)/ƒ0. Se necessário, utilize (1 + x)n ≅ 1 + nx para x ≪ 1.

Alternativas

ID
1772233
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A nave americana New Horizons passou, recentemente, bem perto da superfície de Plutão, revelando importantes informações a respeito desse planeta anão. Ela orbitou a uma distância d do centro de Plutão, cuja massa é 500 vezes menor que a da Terra, com uma velocidade orbital VP. Se orbitasse ao redor da Terra, a uma distância 2d de seu centro, sua velocidade orbital seria VT. A relação VT/VP entre essas velocidades valeria √10 multiplicada pelo fator

Alternativas
Comentários
  • Velocidade orbital: v = √GM/r

    Vt = √GMt/2d

    Lembrando que: Mp = Mt/500

    Vp = √GMt/500d

    Elevamos os dois lados da igualdade ao quadrado para remover a raíz.

    Vt² = GMt/2d

    Vp² = GMt/500d

    Fazendo a razão Vt/Vp

    (Vt/Vp)² = GMt/2d . 500d/Gmt

    (Vt/Vp)² = 500/2

    Vt/Vp = √250 --> Vt/Vp = √25.10

    Vt/Vp = 5.√10

    GABARITO: LETRA D


ID
1772818
Banca
Aeronáutica
Órgão
ITA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Quando precisar use os seguintes valores para as constantes: Aceleração da gravidade: 10 m/s2 . 1,0 cal = 4,2 J = 4,2×107 erg. Calor específico da água: 1,0 cal/g.K. Massa específica da água: 1,0 g/cm3. Massa específica do ar: 1,2 kg/m3. Velocidade do som no ar: 340 m/s

Considere duas estrelas de um sistema binário em que cada qual descreve uma órbita circular em torno do centro de massa comum. Sobre tal sistema são feitas as seguintes afirmações:

I. O período de revolução é o mesmo para as duas estrelas.
II. Esse período é função apenas da constante gravitacional, da massa total do sistema e da distância entre ambas as estrelas.
III. Sendo R1 e R2 os vetores posição que unem o centro de massa dos sistema aos respectivos centros de massa das estrelas, tanto R1 como R2 varrem áreas de mesma magnitude num mesmo intervalo de tempo.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • D


ID
2034988
Banca
ITA
Órgão
ITA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Caso necessário, use os seguintes dados:

Constante gravitacional G =6,67 × 10−11m3/s2kg. Massa do Sol M= 1,99× 1030 kg. Velocidade da luz c = 3× 108m/s. Distância média do centro da Terra ao centro do Sol: 1,5 × 1011 m. Aceleração da gravidade g = 9,8 m/s2 . Raio da Terra: 6380 km. Número de Avogadro: 6,023 × 1023 mol−1 . Constante universal dos gases: 8,31 J/molK. Massa atômica do nitrogênio: 14. Constante de Planck h =6,62× 10−34m2kg/s. Permissividade do vácuo: ε0 = 1/4πk0. Permeabilidade magnética do vácuo: µ0

Considere um segmento de reta que liga o centro de qualquer planeta do sistema solar ao centro do Sol. De acordo com a 2ª Lei de Kepler, tal segmento percorre áreas iguais em tempos iguais. Considere, então, que em dado instante deixasse de existir o efeito da gravitação entre o Sol e o planeta.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A SEGUNDA LEI DE KEPLER DEPENDE SOMENTE DO PERÍODO AO QUADRADO SOBRE O RAIO DA ÓRBITA AO CUBO, DESSA FORMA. É NOTÓRIO QUE O CORPO NÃO DEPENDE DA FORÇA GRAVIACIONAL QUE TORNOU-SE AUSENTE

    (T)^2

    ---------

    (R)^3


ID
2118268
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

“O segmento imaginário que une o centro do Sol e o centro do planeta varre áreas proporcionais aos intervalos de tempo dos percursos.” Esta é a assertiva para a:

Alternativas
Comentários
  • Gab B

     

    http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/GravitacaoUniversal/lk.php

  • b) 2ª Lei de Kepler. 

     

    1ª Lei de Kepler - os planetas giram em torno do Sol, em uma órbita elíptica, com o Sol em um dos focos. (contrariando Copérnico que dizia ser circular o movimento orbital dos planetas).

     

    2ª lei de Kepler  - o segmento, raio vetor, que une o sol a um planeta varre áreas iguais em intervalos de tempo iguais. (a velocidade do planeta ao longo da sua trajetória orbital é diferente, sendo maior quando o planeta se encontra mais próximo do seu periélio (menor distância entre o planeta e o Sol) e menor quando o planeta se encontra próximo do seu afélio (maior distância do planeta ao Sol).).

     

    3ª lei de Kepler  - o quadrado do período de revolução de cada planeta é proporcional ao cubo do raio médio de sua órbita. (quanto mais distante o planeta estiver do sol, mais tempo levará para completar a translação).


ID
2166715
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Pela terceira Lei de Kepler, para um corpo em órbita de outro, a proporção entre o quadrado do período orbital e o cubo do raio da órbita é uma constante. Assinale a alternativa que indica a duração aproximada do período de translação da Terra em torno do Sol, em anos terrestres atuais, caso repentinamente a distância orbital da Terra ao Sol dobrasse.

Alternativas
Comentários
  • T=1ano(período)

    R=R(raio médio)

    T(1)=1 ano

    R(1)= 2

    T^2/R^3=T1^2/2r^3

    1^2\R3=1^2\8R^3

    1^2\1=T^2\8

    T^2=8

    Raiz de 8= 2,424

    ^=elevado ao quadrado

  • Faz sentido


ID
2411002
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Considere um satélite em órbita geoestacionária em torno do equador terrestre. Sendo M a massa da Terra, T o período de revolução da Terra em torno de seu eixo e G a constante gravitacional universal, qual a velocidade mínima que se deve imprimir a esse satélite para que ele escape da atração gravitacional terrestre?

Alternativas


ID
2585500
Banca
IBFC
Órgão
SEE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um satélite em órbita da terra, de massa M, é atingido por um detrito espacial de massa 0,1 M, que fica incrustado nele. O controle de terra, utilizando os foguetes do satélite, consegue fazer com que ela permaneça exatamente na mesma órbita. Em relação ao período orbital do satélite, antes do impacto (P0) e depois do impacto, com o detrito aderido nele (P1), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Da 3º Lei de Kepler temos T = 2 π √(r³/GMt) onde Mt é a massa da Terra, ou seja, o período não depende da massa do satélite. Alternativa A


ID
2663215
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Observações astronômicas indicam que no centro de nossa galáxia, a Via Láctea, provavelmente exista um buraco negro cuja massa é igual a milhares de vezes a massa do Sol. Uma técnica simples para estimar a massa desse buraco negro consiste em observar algum objeto que orbite ao seu redor e medir o período de uma rotação completa, T, bem como o raio médio, R, da órbita do objeto, que supostamente se desloca, com boa aproximação, em movimento circular uniforme. Nessa situação, considere que a força resultante, devido ao movimento circular, é igual, em magnitude, à força gravitacional que o buraco negro exerce sobre o objeto.


A partir do conhecimento do período de rotação, da distância média e da constante gravitacional, G, a massa do buraco negro é

Alternativas
Comentários
  • Resolução: https://www.youtube.com/watch?v=lG5SC5zMOSc

  • T²/R³ = 4╥²/G.M -> Só isolar o M

  • Só isolar o M da fórmula.

     

  • Com base no texto, a força resultante é igual a força gravitacional. Porém, como foi dito também no texto, o objeto orbita em movimento circular uniforme. Sempre que haver movimento circular uniforme, existe uma força resultante, chamada força resultante centrípeta(pois aponta para o centro). Logo:

    Força resultante centrípeta = Força gravitacional

    mV²/R= GMm/R²

    Cortando as massas do objeto, o quadrado do raio com o outro raio e isolando o M, que é a massa do buraco negro, temos:

    M= V².R/G

    Essa já seria uma resposta, mas nenhuma alternativa está em função da velocidade. Portanto, você iria precisar lembra que velocidade, se tratando de movimento circular, é igual a:

    V = 2.π.R/T

    V² = 4. π². R²/T²

    Substituindo:

    M= 4. π². R². R/T

    M= 4. π². R². R/T

    Letra D

  • É a ultima linha da questão que mais salva. Mas ao longo do texto ele deixou considerar a órbita circular.

    Sendo assim:

    v = espaço/tempo

    v = 2╥R/T (1)

    Força Centripeta (2) = Força Gravitacional (3)

    m.v^2/R = GMm/R^2

    Isolando a Massa M que é o que se pede na questão e Substituindo (1) :

    M = R . V^2/G

    M = R^34╥^2/T^2G

    Letra D

  • Use apenas 3 fórmulas

    FORÇA CENTRÍPETA (fórmula 1) = FORÇA GRAVITACIONAL (fórmula 2)

    ''considere que a força resultante, devido ao movimento circular, é igual, em magnitude, à força gravitacional ''

    m.v²/R = G.M.m/R²

    simplifique apenas as massas e os raios:

    v²= G.M/R (forma simplificada)

    Sabemos que no movimento circular, 1 volta é igual a 2╥R/T (fórmula 3) (fórmula da circunferência, já que o movimento é circular, dividida pelo período T para dar 1 volta completa)

    Agora vamos substituir o da forma simplificada pela fórmula 3:

    (2╥R/T)² = G.M/R

    (Não se esqueça de que ao substituir o v, como ele está ao quadrado, vc deverá elevar toda a fórmula ao quadrado)

    Simplifique da seguinte forma: ISOLE O QUE VC QUER ENCONTRAR, QUE É O QUE O ENUNCIADO PEDE: ''a massa do buraco negro é''

    G que está multiplicando M irá dividir do outro lado

    R que está dividindo o M irá multiplicar do outro lado

    Eleve o outro lado ao quadrado

    M = 4╥²R². R/ G . T² ======> MASSA DO BURACO NEGRO = 4╥²R³/ G . T² (LETRA D)

  • Nossa quando eu era menos eu fiz isso para calcular a massa do sol KKKKKKKKKKKK

    fiquei feliz com essa questão


ID
2678371
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Considerando que o raio da Terra é, aproximadamente, 4 vezes maior do que o raio da Lua, assim como as respectivas massas possuem uma razão de cerca de 100 vezes, a aceleração da gravidade na Lua, em relação à da Terra, é

Alternativas
Comentários
  • Pra resolver essa questão aqui  nem é necessário o uso de fórmulas. Ao longo do ensino médio  e também na faculdade resolvemos problemas clássicos envolvendo a gravidade da terra ( 9,8 m/s²) e da lua (1,6m/s²). Creio que quem fez essa prova tinha esses valores em mente.

     

    logo : 9,8/1,6 = 6,33...

    aproximadamente 6 vezes menor

  • Gabarito C.

    .

    Para quem so tinha em mente o valor 9,8 (nao sabia a gravidade da Lua...infelizmente), segue a resolução com fórmula, no estilo clássico:


    A = GM / R^2


    onde:

    A = aceleração da gravidade. Assim:


    Aterra = G*Mterra/rterra^2

    A = G*100Mlua/16*r^2lua

    A= G*Mlua/rlua * 100/16

    A=6,25 alua


    Traduzindo: a aceleracao da terra será 100/16 a aceleraçao da lua, ou seja, 6,25 a aceleração da lua. Os dados da parte em negrito extrae-se do enunciado da questão: a massa da terra é 100 vezes a massa da lua e o raio da terra é 4 vezes o raio da lua, este último elevando-se ao quadrado fica 16*r^2 da lua.


ID
2729182
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O eixo da Terra, em torno do qual a Terra gira completando uma volta em 24 horas, não é perpendicular ao plano de sua órbita em torno do Sol. Há uma inclinação de cerca de 23° , que também não é constante, mas demora milhares de anos para se alterar. A principal consequência dessa inclinação é a

Alternativas
Comentários
  • As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal conseqüência é a mudança das estações do ano.

    Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações. Cada dia teria 12 horas de luz e 12 horas de escuridão. E como o eixo do planeta terra forma um ângulo com seu plano orbital, existe o verão e o inverno, dias longos e dias curtos. Durante o Verão, os dias amanhecem mais cedo e as noites chegam mais tarde. Ao longo dos três meses desta estação, o sol se volta, lentamente para a direção norte e os raios solares diminuem sua inclinação. No início do Outono, os dias e as noites têm a mesma duração: 12 horas. Isso é porque a posição do sol está exatamente na linha do Equador.

    Fonte: Fiocruz

  • Solsticio e equinócio surgem em razao do angulo de inclinação de 23o


ID
2800279
Banca
Marinha
Órgão
EFOMM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

π = 3,14;

Aceleração da gravidade =10 m/s2.

Pressão atmosférica no nível do mar = 1,01 x 105 Pa

1 cal = 4,2 J.

Calor específico da água = 1 cal/g.K.

Calor específico do gelo = 0,5 cal/g.K.

Calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g.

Constante dos gases ideais = 8,31 J/mol.K.

Constante de Coulomb = 9,0 x 109 N m2/C2.

Um planeta possui distância ao Sol no afélio que é o dobro de sua distância ao Sol no periélio. Considere um intervalo de tempo Δt muito pequeno e assuma que o deslocamento efetuado pelo planeta durante esse pequeno intervalo de tempo é praticamente retilíneo. Dessa forma, a razão entre a velocidade média desse planeta no afélio e sua velocidade média no periélio, ambas calculadas durante o mesmo intervalo Δt, vale aproximadamente

Alternativas
Comentários
  • Resolução em vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=t4SYbupqJ10

  • Só usar a 2º Lei de Kepler, a lei das áreas. Essa lei diz que se os tempos de deslocamento forem iguais, então as áreas varridas pelo vetor-posição em relação ao centro do Astro (sol) serão iguais. Aí é só fazer A1=A2, com A= d.Δs, onde o Δs é a distancia retilínea que o enunciado pede para considerar. Sabemos também que Vm= Δs/Δt, sendo Δt1= Δt2, vem a relação -----------> Vmafélio/Vmperiélio = Δsafélio/Δsperiélio. Das relação entre áreas, cancelando o d vem ΔsAfélio/Δsperiélio = 1/2, portanto Vmafélio/Vmperiélio= 1/2


ID
2816470
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Considere dois planetas de massas m e M separados por uma distância R. Um objeto se encontra em um ponto entre os dois planetas. Neste ponto, a resultante da força gravitacional, que ambos os planetas exercem sobre o objeto é nula.

Considerando r a distância do objeto ao planeta de massa m, pode-se dizer que a razão m/M, entre as massas dos planetas, é dada por:

Alternativas

ID
2816821
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Considere as afirmações abaixo, sobre o sistema Terra-Lua.


I - Para acontecer um eclipse lunar, a Lua deve estar na fase Cheia.

II - Quando acontece um eclipse solar, a Terra está entre o Sol e a Lua.

III- Da Terra, vê-se sempre a mesma face da Lua, porque a Lua gira em torno do próprio eixo no mesmo tempo em que gira em torno da Terra.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • https://youtu.be/qcmISDpwBEk


ID
2833657
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Se um satélite lançado pela NASA orbita a terra a uma altura de 10.080 km sobre a linha do equador, qual deve ser a sua velocidade média sabendo que a massa e o raio da terra são aproximadamente 6 x 1024 kg e 6000 km, respectivamente?


              Considere G = 6,7 x 10-11Nm2/kg2

Alternativas
Comentários
  • v² = GM/r

    v² = 6,7.10^-11 . 6.10^24 / 10080.10³ + 6000.10³

    v² = 402.10^12 / 16080.10³

    v² = 0,025.10^9

    v² = 25.10^6

    v = 5.10³

    v = 5000 m/s

    GABARITO: LETRA E


ID
2874025
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Isaac Newton foi um dos mais célebres físicos do século XVII, por muitos considerado o pai da Mecânica Clássica. Entre as tantas contribuições de Newton para a Física, destaca-se a Lei da Gravitação Universal, que pode ser resumida no seguinte enunciado: "todo corpo atrai qualquer outro corpo com uma força dirigida ao longo da linha que os une, cuja intensidade é proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa". Assim, se a distância entre a Terra e um meteoro for reduzida à metade, a força gravitacional exercida pela Terra sobre o meteoro:

Alternativas
Comentários
  • Fg = (G.M.m) / d²

    Ou seja, a força gravitacional é o inverso do quadrado da distância.

    Exemplo:

    Fg = GMm/4² --> Fg = GMm/16

    Agora se:

    Fg' = GMm/2² --> Fg = GMm/4

    Fg'/Fg = GMm/4 . 16/GMm

    Fg'/Fg = 4

    Portanto, se a distância cair pela metade, a Terra atrai o corpo com 4 vezes mais força.

    GABARITO: LETRA D

  • macete F= GAME MASTER SOBRE DEMON AO QUADRADO


ID
2884744
Banca
FADESP
Órgão
IF-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Considere um trem hipotético que se move com velocidade igual a 80% da velocidade da luz. Dois passageiros que são amigos e se encontram em extremidades opostas de um vagão, por coincidência, levantam as mãos simultanemente ao acenarem um para o outro, conforme nota um observador no mesmo vagão. De acordo com um observador em repouso fora do trem, próximo ao trilho.

Alternativas
Comentários
  • Mas o trem inteiro está a mesma velocidade? Nesse caso, não deveria ser ao mesmo tempo? a posição do observador não importa?

  • Pensei exatamente isso,

  • Após rever o vídeo do trem do Einstein eu percebi que o observador parado vê o aceno do homem no vagão de trás primeiro. (Tenta imaginar o trem se mexendo, ajuda). Acho que o vídeo se chama a Transformação de Lorentz


ID
3093127
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Johannes Kepler, astrônomo e matemático alemão, em seus estudos sobre o Universo, propôs que os planetas giram ao redor do Sol em órbitas ...I...   com velocidade ...II...   . Propôs também que os planetas mais próximos do Sol têm período de translação ao redor do Sol ...III...   que os mais distantes.

As palavras que completam corretamente as lacunas I, II e III do texto são 

Alternativas
Comentários
  • Kepler descreve os movimentos dos planetas, seguindo modelos heliocêntricos, ou seja, o Sol no centro do sistema solar.

    A 2ª lei de Kepler assegura que o segmento (raio vetor) que une o sol a um planeta varre áreas iguais em intervalos de tempo iguais.

    Uma consequência deste fato é que a velocidade do planeta ao longo da sua trajetória orbital é diferente.

    Sendo maior quando o planeta se encontra mais próximo do seu periélio (menor distância entre o planeta e o Sol) e menor quando o planeta se encontra próximo do seu afélio (maior distância do planeta ao Sol).

    A 3ª lei de Kepler indica que o quadrado do período de revolução de cada planeta é proporcional ao cubo do raio médio de sua órbita.

    Por isso, quanto mais distante o planeta estiver do sol, mais tempo levará para completar a translação.


ID
3163423
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Os movimentos planetários foram exaustivamente estudados pelo alemão Johannes Kepler. Tais estudos deram origem a três leis do Kepler, fundamentais para a compreensão da complexidade do sistema solar. A segunda lei de Kepler pode ser selecionada como:

Alternativas
Comentários
  •  diz que a linha que liga o centro do Sol ao centro dos planetas “varre” áreas iguais em intervalos de tempo iguais, portanto, podemos entender que a taxa de variação da área em função do tempo é constante para todos os planetas. Isso só pode ser possível se as velocidades de  dos planetas forem variáveis, devendo ser maiores na região de periélio e menores na região de afélio.

  • Português horrível, dessa banca...


ID
3164368
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Marte é o planeta do Sistema Solar mais próximo da Terra e, segundo alguns cientistas, a formação dos dois planetas ocorreu de forma muito semelhante. Esses e outros fatores despertaram, na comunidade científica, uma curiosidade que levou à exploração do chamado “planeta vermelho”. Inúmeras missões vêm ocorrendo na tentativa compreender, entre outros, os fenômenos climáticos e os processos geológicos, ocorridos naquele planeta. Um fato considerado como um dos maiores sucessos da exploração de Marte foi a descoberta de água líquida, feita por pesquisadores italianos, no ano de 2018. Essa descoberta foi celebrada pela comunidade científica e abriu precedentes para novas hipóteses.

Com base nas características e necessidades dos seres vivos, constata-se que a importância dessa recente descoberta para a ciência é que:

Alternativas

ID
3408793
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Sobre os conceitos de gravitação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Os astronautas em uma estação espacial não estão em um lugar de gravidade zero. Eles estão em uma região onde há gravidade, razão pela qual orbitam planeta.

    Os astronautas estão em uma queda livre constante, dando a sensação de flutuação e ausência de gravidade. Essa situação é chamada de microgravidade, é como se não a sentissem, mas estão sob seus efeitos e alcance.


ID
3510976
Banca
AOCP
Órgão
UEFS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em 1919 foram registrados em Príncipe, na África, e em Sobral, no Brasil, observações de um eclipse solar total que permitiu a observação direta de estrelas (da constelação da Hyades). Esse fato foi fundamental para a consolidação da teoria da

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.

    A restrita é uma sobre a distorção temporal. A geral abrange isso e a curvatura da luz

  • Relatividade geral, é uma teoria geométrica da gravitação publicada por Albert Einstein em 1915 e a descrição atual da gravitação na física moderna. É um conjunto de hipóteses que generaliza a relatividade especial e a lei da gravitação universal de Newton, fornecendo uma descrição unificada da gravidade como uma propriedade geométrica do espaço e do tempo, ou espaço-tempo.


ID
3586222
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Disciplina
Física
Assuntos

Os conceitos de círculos e epicírculos não são originais de Ptolomeu, mas foram propostos por outros cientistas antes dele, como Hiparco. De acordo com o sistema ptolomaico, a Terra está parada no centro do universo. A inclusão dos epicírculos na antiga teoria astronômica foi necessária para descrever o movimento aparente

Alternativas

ID
3673666
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2013
Disciplina
Física
Assuntos

Analise o texto abaixo:


Eclipse solar cria ‘anel’ no céu da Austrália Os australianos puderam assistir nesta sexta-feira (10/05/2013) a um eclipse solar anelar.

O eclipse, o segundo em seis meses, teve melhor visibilidade no norte do país.

Moradores de outras regiões próximas, como Indonésia, Nova Zelândia e ilhas do Pacífico Sul também conseguiram ver o sol desaparecer...

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/05/eclipse-solar- -anelar-cria-anel-no-ceu-da-australia.html, acessado em 14/10/2013.

O fenômeno acima citado, além de belo, é muito raro e ocorre sempre que a:

Alternativas

ID
3793339
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3793870
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Analise as proposições com relação às Leis de Kepler sobre o movimento planetário.

I. A velocidade de um planeta é maior no periélio.
II. Os planetas movem-se em órbitas circulares, estando o Sol no centro da órbita.
III. O período orbital de um planeta aumenta com o raio médio de sua órbita.
IV. Os planetas movem-se em órbitas elípticas, estando o Sol em um dos focos.
V. A velocidade de um planeta é maior no afélio.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3796822
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Desde a detecção do primeiro planeta orbitando uma estrela semelhante ao Sol, em 1995, até os dias de hoje, mais de 700 sistemas planetários fora do Sistema Solar já foram descobertos. Dentre estes, um é formado pela estrela batizada de Gl581 e por 6 planetas conhecidos. Em um dos planetas deste sistema, batizado de Gl581b, a duração de um ano (que é o período de uma revolução em torno de sua estrela central) é de apenas 5 dias terrestres. Um intervalo de 12 anos na Terra corresponde a quantos anos, aproximadamente, em Gl581b?

Alternativas

ID
3813574
Banca
UESPI
Órgão
UESPI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em setembro de 2010, cientistas anunciaram a descoberta do planeta Gliese 581g, localizado fora do Sistema Solar. O planeta orbita a estrela Gliese 581, a 20 anos-luz de distância do Sol, e tem temperaturas similares à do nosso planeta, o que gerou especulações de que ele poderia abrigar água em estado líquido e, potencialmente, vida. Se Gliese 581g possui massa 4 vezes maior e raio 1,2 vezes maior que a Terra, qual a razão gT/gG entre as acelerações da gravidade nas superfícies da Terra e de Gliese 581g?

Alternativas

ID
3821653
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Johannes Kepler (1571-1630) foi um cientista dedicado ao estudo do sistema solar. Uma das suas leis enuncia que as órbitas dos planetas, em torno do Sol, são elípticas, com o Sol situado em um dos focos dessas elipses. Uma das consequências dessa lei resulta na variação

Alternativas
Comentários
  • Lembre-se que a forma elíptica induz o surgimento de 2 pontos nos extremos da trajetória.Um chamado Afélio onde a velocidade é mínima e o outro chamado Periélio onde a velocidade é máxima.


ID
3845422
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

    Para completar minha obra, restava uma última tarefa: encontrar a lei que relaciona a distância do planeta ao Sol ao tempo que ele leva para completar sua órbita.

    Por fim, já quase sem esperanças, tentei T2/D3. E funcionou! Essa razão é igual para todos os planetas! No início, pensei que se tratava de um sonho. Essa é a lei que tanto procurei, a lei que liga cosmo e mente, que demonstra que toda a Criação provém de Deus. Minha busca está encerrada.


(Apud Marcelo Gleiser. A harmonia do mundo, 2006. Adaptado.)



A lei mencionada no texto refere-se ao trabalho de um importante pensador, que viveu

Alternativas
Comentários
  • Chama-se Renascimento Científico o período de desenvolvimento da ciência durante os séculos XV e XVI. Esta época foi pautada no racionalismo, no humanismo e nos conhecimentos da Antiguidade Clássica que mudaram a mentalidade das pessoas.

  • Kepler ainda estava muito ligados às ideias medievais. Ele observou o planeta Marte


ID
3913765
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

“O telescópio norte-americano Kepler detetou 95 novos planetas fora do Sistema Solar, divulgou, nesta quinta-feira, a Universidade Técnica da Dinamarca, que participou na investigação.

Os novos exoplanetas foram identificados de uma lista de 275 candidatos, dos quais foram validados 149 como verdadeiros. Contudo, destes apenas 95 eram novos.

Os resultados da descoberta, que envolveu uma equipa internacional de astrônomos a analisar os dados, foram publicados na revista científica Astronomical Journal.

Os 95 planetas extrassolares vêm engrossar a lista de exoplanetas, que totalizam 3.600 com tamanhos variáveis entre Terra e Júpiter.

O telescópio Kepler foi lançado em 2009 para descobrir exoplanetas numa determinada zona do céu”.

http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/kepler/detetados-95-novosplanetas-fora-do-sistema-solar, acessado em 09/08/2018.


Assinale a alternativa correta em relação ao assunto

Alternativas
Comentários
  • Exoplanetas são planetas que se encontram fora do Sistema Solar , em órbita de outras estrelas , ou seja, fazem parte de outros sistemas planetários

    Cerca de 76,5% dos exoplanetas são observados quando “passam na frente” de uma estrela. Quando isso acontece, registra-se uma minúscula redução no brilho da estrela. Medidas do tempo de trânsito dos exoplanetas permitem estimar a sua distância da estrela


ID
3941428
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O conhecimento aristotélico sobre a natureza dos corpos terrestres e celestes constitui as bases históricas para a construção das primeiras leis da mecânica (este conhecimento foi aceito por mais de 2000 anos). Este saber grego, intuitivo, deve ser discutido no ensino de Ciência na escola. Dentre as alternativas abaixo somente uma não condiz com o pensamento aristotélico sobre a mecânica dos corpos.

Alternativas

ID
3942049
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um dos questionamentos do homem ao longo da história foi desvendar o movimento dos corpos celestes. Os povos gregos forneceram as primeiras ideias sobre o pensar o Universo, como funcionava o Cosmo. É fundamental uma formação científica que aprofunde os modelos explicativos dos povos antigos para um melhor entendimento do percurso histórico e respeito às diversas culturas humanas. Neste caminho refletir sobre processos de rupturas de paradigmas teóricos acerca do conhecimento da Astronomia. Marque a opção que não condiz com explicações sobre o Universo aceitas pela escola aristotélica:

Alternativas

ID
3942085
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

     Neste ano (2019) a comunidade científica astronômica registraram a imagem de um buraco negro. Na equipe de cientistas destacamos a presença da brasileira Lia Medeiros de 28 anos. Em entrevista ela afirma que o interesse por astronomia nasceu na sua formação básica. Ela diz que em seu ensino médio, ela teve a oportunidade de estudar física, cálculo e astronomia. No ensino médio despertou o interesse para entender os buracos negros e a teoria da relatividade geral, o universo. Ela disse que perguntou a seu professor qual o curso que deveria fazer na faculdade para trabalhar com este assunto e o professor orientou-a a fazer física ou astronomia e ela fez as duas áreas. Em relação a conhecimentos básicos da astronomia estudados na componente física em seu ensino médio, marque a alternativa correta na questão a seguir:

As estrelas se formaram:

Alternativas

ID
4005811
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Atualmente, a Lua afasta-se da Terra a uma razão média aproximada de 4 cm/ano. Considerando as Leis de Kepler, é correto concluir que o período de

Alternativas

ID
4060642
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A coluna da esquerda apresenta interações fundamentais e a da direita, fenômenos relacionados a elas. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1 - Fraca
2 - Forte
3 - Eletromagnética
4 - Gravitacional

( ) Estabilidade nuclear
( ) Processos de decaimento
( ) Aglomeração de galáxias
( ) Existência do átomo

Assinale a seqüência correta.

Alternativas

ID
4064863
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Depois de sua formulação das leis de movimentos, a segunda, e talvez a maior, contribuição de Newton para o desenvolvimento da Mecânica foi a descoberta da interação gravitacional, isto é, a interação entre dois corpos, planetas ou partículas, que produz um movimento que pode ser descrito pelas leis de Kepler. Com base nos conhecimentos sobre a Gravitação Universal, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Acho que no sentido de considerar tanto o local da ação ou omissão quanto o local da consumação como uma coisa só = unitária.


ID
4104742
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

“As duas primeiras Leis de Kepler foram enunciadas em Astronomia Nova, publicada há 400 anos.

— Os planetas descrevem elipses onde o Sol ocupa um dos focos.
— O raio vetor Sol-planeta varre áreas iguais em tempos iguais.

A terceira lei, descoberta dez anos mais tarde, foi publicada em Epitomes Astronomiæ Copernicæ em 1620.

— O quadrado da duração da revolução dos planetas em torno do Sol é inversamente proporcional ao cubo dos eixos maiores da órbita.

Mas Kepler anunciou, também, em Astronomia Nova uma quarta lei, de características dinâmicas: a velocidade do planeta é, em qualquer instante, inversamente proporcional a sua distância ao Sol.

Adaptado de KOVALEVSKY, J. La quatrième loi de Képler. L´Astronomie, v.77, p.235, 1963.


Em relação à Quarta Lei de Kepler, pode-se afirmar, EXCETO, que

Alternativas

ID
4109077
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em relação aos movimentos de rotação da Terra e orbital da Terra em torno do Sol, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
4190131
Banca
FUNTEF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O sistema geocêntrico, Terra como centro do universo, prevaleceu por séculos e a partir da idade média, hipóteses que contrariavam esse sistema começaram a ganhar adeptos. Nicolau Copérnico, em seus estudos, propôs o heliocentrismo, segundo o qual os planetas, então conhecidos na época, descreveriam órbitas ao redor do Sol. Esse sistema permaneceu durante um bom tempo, até que, anos mais tarde, o alemão Johannes Kepler (1571-1630) enunciou três leis que descrevem o movimento dos planetas no sistema solar. Com relação as leis de Kepler podemos afirmar que:

I) A lei das órbitas presume que os planetas descrevem órbitas circulares e o Sol ocupa o centro.

II) Uma consequência da lei das áreas é o fato de que a velocidade do planeta, ao percorrer sua órbita, não é constante.

III) A lei dos períodos diz que a razão entre os quadrados dos períodos de translação dos planetas e os cubos dos respectivos raios médios das órbitas é constante.

IV) Segundo a lei das órbitas, no movimento de órbita do planeta, o raio vetor varre áreas iguais em tempos iguais.


Está(ão) correta(s) apenas:

Alternativas
Comentários
  • I) A lei das órbitas presume que os planetas descrevem órbitas circulares e o Sol ocupa o centro

    As órbitas são elípticas e o Sol ocupa um dos focos

    IV) Segundo a lei das órbitas, no movimento de órbita do planeta, o raio vetor varre áreas iguais em tempos iguais.

    A lei que trata do tempo e das áreas chama Lei das Áreas

    A lei das órbitas diz que as órbitas são elípticas


ID
4192168
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Nas questões com respostas numéricas, considere o módulo da aceleração da gravidade como g = 10,0 m/s2 , o módulo da carga do elétron como e = 1,6 x 10-19C, o módulo da velocidade da luz como c = 3,0 x 108 m/s e utilize π = 3.

A sonda caçadora de exoplanetas Kepler encontrou aquele que talvez seja o corpo celeste mais parecido com a Terra. A Nasa anunciou, nesta quinta-feira (23), a descoberta de Kepler-452b, um exoplaneta encontrado dentro de uma zona habitável de seu sistema solar, ou seja, uma região onde é possível que exista água no estado líquido. A semelhança com nosso planeta é tão grande que os pesquisadores chamaram o Kepler-452b de Terra 2.0. O Kepler-452b é cerca de 60% maior que a Terra e precisa de 385 dias para completar uma órbita ao redor de sua estrela, a Kepler 452. E essa estrela hospedeira é muito parecida com nosso Sol: tem quase o mesmo tamanho, temperatura e emite apenas 20% mais luz. Localizado na constelação Cygnus, o sistema solar da Terra 2.0 está a 1 400 anos-luz distante do nosso.

Fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/terra-2-0-nasa-anuncia-descoberta-historica-de-planeta-quase-identico-ao-nosso, acessado em: 14 de julho de 2016.

Supondo-se que, a fim de investigar mais de perto o Kepler-452b, uma sonda tenha sido enviada da Terra por uma equipe da Nasa, com uma velocidade igual a (3)1/2c/2. Quando o relógio instalado na sonda marcar 28 anos de viagem, quanto tempo terá se passado para a equipe na Terra?

Alternativas

ID
4979779
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma aerovia é definida como um conjunto de trajetórias possíveis utilizadas por aviões. Em viagens internacionais é usual o avião utilizar trajetórias circulares durante o deslocamento no chamado voo de cruzeiro. Mais precisamente, essas trajetórias são setores circulares com o raio partindo do centro da Terra. Se em uma dessas viagens o avião inicia o voo de cruzeiro na posição angular 20° e termina na posição angular 50° (as duas posições angulares foram estabelecidas em relação a uma mesma origem), então o deslocamento linear, em km, realizado pelo avião é igual a ____ π km.

Considere:

I- o raio da Terra (distância do centro a superfície do planeta) igual a 6400 km;

II- a altitude de cruzeiro (distância da superfície do planeta até a trajetória do avião) igual a 14 km;

III- o menor arco formado pelas posições angulares.

Alternativas
Comentários
  • O avião está a 6414km de distância do centro da terra ( raio da terra 6400 + 14 de altitude) Esse é o raio que você deve trabalhar.

    360º ---- 2πR

    30º ------ x

    sendo R = 6414

    30 pois ele partiu de 20 e foi ate 50

  • O deslocamento angular da aeronave é: 50°-20°= 30° = Pi/6rad O deslocamento linear correspondente a pi/6rad é dado por: teta= L/R pi/6= L/6414km L= 1069pi km

ID
5129464
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Recentemente, uma equipe internacional de cientistas detectou a explosão de uma estrela conhecida como SN2016aps, que teria sido a explosão de supernova mais brilhante já registrada.

Na questão, sempre que necessário, use π =3 e g =10 m/s2.


A SN2016aps dista da Terra 4,0 bilhões de anos-luz, enquanto a supernova DES16C2nm, localizada a 10,5 bilhões de anos-luz de distância da Terra, é a mais distante já descoberta. Considere que uma explosão das duas supernovas ocorra simultaneamente. Quando o sinal luminoso da explosão da supernova mais próxima for detectado na Terra, a radiação luminosa da supernova DES16C2nm estará a uma distância da Terra aproximadamente igual a


 Dados:  1 ano  3,0  x 107

             Velocidade da luz: c = 3,0 x 108 m/s

Alternativas
Comentários
  • https://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/unicamp/unicamp2021_1fase.asp?img=01


ID
5129467
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Recentemente, uma equipe internacional de cientistas detectou a explosão de uma estrela conhecida como SN2016aps, que teria sido a explosão de supernova mais brilhante já registrada.

Na questão, sempre que necessário, use π =3 e g =10 m/s2.


Os cientistas estimam que, no momento da explosão, a massa da supernova SN2016aps era 50 a 100 vezes maior que a massa do Sol. Se o Sol tivesse a massa dessa supernova, mantendo-se a sua distância da Terra, 

Alternativas
Comentários
  • Vorbital terra sol= raiz de G.M/ R

    Lembrando que a velocidade é DIRETAMENTE proporcional a massa ou seja a velocidade aumenta junto com a massa e mais rápido menos tempo então aumenta a velocidade e diminui o tempo para dar uma volta completa em torno do sol.


ID
5540752
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

As três leis de Kepler podem ser aplicadas para quaisquer sistemas em que corpos gravitam em torno de um corpo central, como é o caso de planetas em torno de uma estrela. Adotando a lei dos períodos de Kepler, pode-se afirmar corretamente que a relação entre o período de translação da Terra em torno do Sol (TT) e o período de translação de Mercúrio em torno do Sol (TM) é dado por:
    Observação: o valor do raio médio da órbita de Mercúrio em torno do Sol é 40% do valor do raio médio da órbita da Terra em torno do Sol.  

Alternativas

ID
5561386
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

As três leis de Kepler podem ser aplicadas para quaisquer sistemas em que corpos gravitam em torno de um corpo central, como é o caso de planetas em torno de uma estrela. Adotando a lei dos períodos de Kepler, pode-se afirmar corretamente que a relação entre o período de translação da Terra em torno do Sol (TT) e o período de translação de Mercúrio em torno do Sol (TM) é dado por:

Observação: o valor do raio médio da órbita de Mercúrio em torno do Sol é 40% do valor do raio médio da órbita da Terra em torno do Sol. 

Alternativas
Comentários
  • Então:

    Aplicamos a terceira lei de Kepler -------- raio ao cubo / período ao quadrado = raio ao cubo / período ao quadrado

    Raio de mercúrio = 40% do raio da terra, logo: Rm = 0,4 Rt

    Rt ^3 / Tt ^2 = 0,4 Rt ^3 /Tm ^2

    Rt ^3 = (0,4 Rt ^3 / Tm ^2) . Tt ^2

    Tt ^2 = Rt ^3 . Tm ^2 / 0,4 ^3 . Rt ^3

    Explodindo a raiz:

    Tt = √Rt ^3 . √Tm ^2 / √0,4 ^3 . Rt ^3

    Cortamos os dois √Rt ^3 e a raiz de Tm com o ^2

    Tt = ( 1 / √0,4 ^3) . Tm

    (lembrando que: √X ^ 3 = X ^3/2)

    Tt = ( 1 / 0,4 ) ^3/2 . Tm

    Lembrando que 0,4 = 2 / 5 , logo o inverso é 5 / 2

    Tt = ( 5 / 2 ) ^ 3 / 2 . Tm

    Gabarito A

    Se eu errei, me corrijam.