SóProvas



Questões de Cultura Organizacional Escriturário


ID
28714
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento (Escriturário)
Assuntos

Ao elaborar o plano de marketing para 2008, os executivos de uma instituição financeira desenvolveram uma série de ações para ampliar o relacionamento com os clientes. Eles esperam que a implantação de estratégias de marketing de relacionamento leve a organização a

Alternativas
Comentários
  • A alternativa B parece ser a resposta certa, mas geralmente uma questão que aborde o tema 'marketing' está ligada a termos como lucratividade, negócios, desenvolimento, estratégias etc. Portanto, a letra C está de fato correta.
  • A idéia de lucro está implicita no conceito de vendas, mas em marketing o que prevaleçe é a ideia de atendimento as necessidades do consumidor eo aumeto de sua satisfação.


    Bons estudos!
  • Não é a B pois o objetivo é manter os lucros a longo prazo.
  • Gente, o que é marfeting de relacionamento? Marketing de relacionamento engloba, inclusive, o marketing de serviços. São técnicas de fidelização do cliente buscando menos custos ja que É MAIS BARATO fidelizar um cliente, mantendo um relacionamento de longo prazo, do que buscar novos clientes, já que o cliente fiel irá SEMPRE recomendar o serviço da Empresa.Então, ao se falar em curto prazo está errado. O que a empresa busca é:
    1) Fornecer um serviço de qualidade
    2) A custo razoável
    3) Que deixe o cliente satisfeito, ao atender suas necessidades, desejos e estratégia.

    Bons estudos
  • O item B está errado por causa da expressão CURTO PRAZO.

    Marketing de relacionamento visa ao longo prazo.
  • Uma empresa não consegue construir um relacionamento confiável com o cliente e distribuirdores em pouco tempo, é necessário um prazo mais longo para conquistar e fidelizar o cliente.
    Por isso o erro é mesmo o curto prazo 
  •         Corrigindo:

    •  a) aumentar (DIMINUIR) os custos de transação e tempo, de forma que as negociações sejam discutidas a cada vez.
    •  b) construir um clima de relacionamento confiável, em curto prazo, (LONGO PRAZO) com clientes, distribuidores e atendentes.
    •  c) desenvolver boas relações com as partes interessadas no negócio, mantendo lucratividade em longo prazo. (CERTA)
    • d) destacar os laços econômicos, técnicos e sociais entre os membros da organização, em suas campanhas de propaganda. (PROPAGANDA É DOS PRODUTOS E SERVIÇOS.)
    •  e) oferecer aos clientes bons serviços e alta qualidade, a preços elevados, (PREÇOS BAIXOS) por um prolongado período de tempo.

  • c)

    desenvolver boas relações com as partes interessadas no negócio, mantendo lucratividade em longo prazo.


    Marketing de relacionamento, longo prazo, lucro para empresa, custo bem menor, do que conquistar cliente novo.

  • Com McKenna (1991), marketing de relacionamento ou pós-marketing significa construir e sustentar a infraestrutura dos relacionamentos de clientes. É a integração dos clientes com a empresa, desde o projeto, desenvolvimento de processos industriais e de vendas.Segundo Morgan e Hunt (1994, p. 22) marketing de relacionamento consiste em “todas as atividades de marketing voltado a estabelecer, desenvolver e manter troca relacional bem sucedida”.

    Vavra (1993) define o marketing de relacionamento como o processo de garantir satisfação contínua e reforço aos indivíduos ou organizações que são clientes atuais ou que já foram clientes. Os clientes devem ser identificados, reconhecidos, comunicados, aditados em relação à satisfação e respondidos.

  • GABARITO: letra C

    Marketing de relacionamento é de LONGO PRAZO.

    GUARDE ISSO,

    BONS ESTUDOS!


ID
86323
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento (Escriturário)
Assuntos

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas
da nova economia é a diferenciação de seus produtos e serviços.
Em um mercado cada vez mais competitivo, com consumidores
cada vez mais conscientes das ofertas e exigentes nas suas
escolhas, desenvolver uma oferta capaz de seduzir pela
exclusividade pode ser a diferença entre continuar existindo ou
desaparecer.

Ao recebermos aquele "novo" cartão de débito e crédito,
ou o primeiro extrato daquela modalidade exclusiva de aplicação,
temos a impressão de ter entrado para uma sociedade fechada, da
qual apenas alguns poucos privilegiados participam.
Poucos dias depois - às vezes no mesmo dia -
verificamos que vários concorrentes do nosso banco estão
oferecendo produtos exatamente iguais ao que acabamos de
comprar. Nossa sensação é a de termos sido enganados, de que
compramos gato por lebre, e aí se instala em nós uma imensa
dissonância cognitiva.

Será que os profissionais de marketing dos bancos não
perceberam, ainda, que exclusividade é algo fácil de oferecer mas
difícil de manter?

João Baptista Vilhena. Internet: (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 99
a 106, a respeito de marketing e satisfação do cliente.

Por meio do benchmarking funcional, são medidas as características básicas, as funções e os métodos de produção de uma empresa para aperfeiçoá-los em relação aos dos concorrentes diretos, possibilitando, assim, que a empresa se torne uma das melhores do ramo ou, no mínimo, melhor que seus concorrentes.

Alternativas
Comentários
  • Tipos de BenchmarkingBenchmarking competitivoCaracteriza-se por ter como alvo específico as práticas dos concorrentes. Na prática, é o menos usual uma vez que é quase impossível que as empresas se prestem a facilitar dados que estão ligados diretamente com a sua atividade à concorrência. Por isso muitas vezes é necessário contratar uma consultora externa para obter informações sobre o Benchmarking Competitivo. Além disso, tem como ojetivo atividades similares em diferentes locais, departamentos, unidades operacionais, país, etc.Benchmarking internoA procura pelas melhores práticas ocorre dentro da própria organização em unidades diferentes (outros departamentos, sedes, etc.). Tem como vantagens a facilidade para se obter parcerias, custos mais baixos e a valorização pessoal interna. A grande desvantagem é que as práticas estarão sempre impregnadas com os mesmos paradigmas. Este é o tipo mais utilizado.Benchmarking genéricoOcorre quando o Benchmarking é baseado num processo que atravessa várias funções da organização e pode ser encontrado na maioria das empresas do mesmo porte, como por exemplo, o processo desde a entrada de um pedido até a entrega do produto ao cliente. É neste tipo de Benchmarking que encontramos a maioria dos exemplos práticos e onde as empresas estão mais dispostas a colaborar e a Benchmarking funcionalBaseado numa função específica, que pode existir ou não na própria organização e serve para trocarmos informações acerca de uma atividade bem definida como, por exemplo, a distribuição, o faturamento ou embalagem. Alguns autores vinculam o conceito de benchmarking funcional ao benchmarking genérico, pela possibilidade dos mesmos serem utilizados sem se levar em consideração a concorrência direta da organização que aprende ou patrocina o estudo e a organização "investigada".
  • Benchmarking é a busca das melhores práticas naindústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processopositivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outrarealiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesmaou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entredois ou mais sistemas é chamado de benchmarking, e as cargas usadas sãochamadas de benchmark.

    Apesar do seu neologismo, "Benchmarking"é mais do que uma simples combinação de palavras - exprime umafilosofia. Este processo não se limita na simples identificação dasmelhores práticas, mas, principalmente, na sua divulgação através dasdiversas técnicas do Marketing. "Benchmarking é simplesmente o métodosistemático de procurar os melhores processos, as idéias inovadoras eos procedimentos de operação mais eficazes que conduzam a um desempenhosuperior" (Christopher E. Bogan).


  • Galera para complementar eis algumas dicas: Benchmarking é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas "companhia-a-companhia" para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva. 
    Benchmarking é... Benchmarking não é...
    um processo contínuo um evento isolado
    uma investigação que fornece informações valiosas uma investigação que fornece respostas simples e "receitas"
    um processo de aprendizado com outros cópia, imitação
    um trabalho intensivo, consumidor de tempo, que requer disciplina rápido e fácil
    uma ferramenta viável a qualquer organização e aplicável a qualquer processo mais um modismo da administração
    Benchmarking surgiu como uma necessidade de informações e desejo de aprender depressa, como corrigir um problema empresarial.
  • A questão começou bem, mas errou no final ao afirmar que utilizaçao do benchmarking irá possibilitar que a empresa se torne melhor que seus concorrentes. A utilizaçao deste tipo de tecnica nao irá garantir isso, ainda mais, se tratando do benchmarking funcional - que se adota apenas para uma funçao especifica da empresa.

    Bons estudos!!
  • Acho que a questao ja começou errada.

    O benchmarking funcional nao mede caracteristicas basicas, as funçoes e metodos de produçao.

    Ele atua em caracteristicas especificas dos concorrentes (que podem ser concorrentes diretos ou nao) por isso o nome de funcional.

    Benchmarking funcional

    Baseado numa função específica, que pode existir ou não na própria organização e serve para trocarmos informações acerca de uma atividade bem definida como, por exemplo, a distribuição, o faturamento ou embalagem. Alguns autores vinculam o conceito de benchmarking funcional ao benchmarking genérico, pela possibilidade dos mesmos serem utilizados sem se levar em consideração a concorrência direta da organização que aprende ou patrocina o estudo e a organização "investigada"

    Benchmarking – Wikipédia, a enciclopédia livre

  •             Olá Roberto, duas afirmações tornam a questão errada:
    • afirmar que o benchmarking funcional é feito com concorrentes diretos 
    • afirmar que a utilização do benchmarking funcional  vai tornar a empresa a melhor do ramo ou  melhor que seus concorrentes
    O início da frase não determina o erro; se a frase parasse em concorrentes estaria correta !!
    Ali está descrito a filosofia do benchmarking.
    O benchmarking funcional caracteriza-se pela comparação de atividades (sejam elas básicas ou não) com organizações em outros setores.  
     Chiavenato (2004) afirma que:
    “Benchmarking é o processo de localizar Benchmarkings no mercado, analisá-los, aprender com eles e, SE POSSÍVEL, ultrapassá-los”.

    O fato de medir caracteristicas,funções e metodos básicos não invalida a questao, pois a análise desses quesitos podem ser feitos em relaçao àquela funcão especifica.


    Fonte: http://www.webartigos.com/articles/53770/1/Benchmarking/pagina1.html#ixzz1OmzOpRoj


    Bons estudos!!
  • Benchmarking funcional Baseado numa função específica, que pode existir ou não na própria organização e serve para trocarmos informações acerca de uma atividade bem definida como, por exemplo, a distribuição, o faturamento ou embalagem.
    O benchmarking funcional pode ser utilizados sem se levar em consideração a concorrência direta da organização que aprende ou patrocina o estudo e a organização"investigada".Acho que isso poderá ajudar.
            " a questão ao me ver já começou errada, o benchmaking funcional basea-se em uma função específica "

    Agora o benchmarking genêrico que é baseado num processo que atravessa várias funções da organização e pode ser encontrado na maioria das empresas do mesmo porte, como por exemplo, o processo desde a entrada de um pedido até a entrega do produto ao cliente.

    Acho que isso pode ajudar !!!  aberto a sugestões...
  • Questão errada. trocaram os conceitos.


    Benchmarking competitivo: são comparados produtos, serviços ou processos entre varias organizações concorrentes, com vista a superá-los.

    Benchmarking funcional: são comparados processos similares entre organizações independente do setor de atividade (empresas não concorrentes).


  • Questão errada, o que diz na questão diz respeito ao benchmarking competitivo.

  • Errado. A questão descreve o benchmarking competitivo. O benchmarking funcional as empresas sob pesquisa geralmente são de ramos distintos, mas têm técnicas para funções que podem ser colocadas em prática em qualquer organização. Exemplo: estocagem de produto.

  • ERRADO

     

    Benchmarking é um processo de comparação de produtosserviços práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas.

    O benchmarking competitivo está relacionado com os processos e gestão de empresas concorrentes.

    benchmarking funcional é relativo a um processo de atuação da empresa similares entre organizações independentemente do sector de atividade (empresas não concorrentes).

  • Existem 4 tipos de Benchmarking:

    1- Competitivo – é a comparação com concorrentes diretos, ou seja, medir seu negócio ou produto com quem divide o mesmo público-alvo para conseguir superá-lo.

    2- Funcional – é comparado etapas que existem em qualquer empreendimento, sendo ou não do mesmo mercado, por exemplo, gestão financeira, para então verificar as melhores técnicas.

    3- De cooperação – acontecem quando há uma parceria entre empresas para geralmente resolver algum problema em comum.

    4- Internacional – utiliza como referência empresas internacionais para entender as últimas tendências ficando em vantagem da concorrência nacional.

  • competitivo: comparação de empresa x empresa

    funcional: comparação com os procedimentos que toda empresa deve ter

    cooperativo: empresa se junta com outra empresa para resolver algum problema

    internacional: empresa x empresa internacional. ou seja, a empresa se compara a uma empresa internacional.


ID
113479
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atendimento (Escriturário)
Assuntos

A respeito de cultura organizacional e comunicação interna,
julgue os itens que se seguem.

Uma política de recursos humanos deve contar com diferentes estratégias, como a remuneração, a participação e a comunicação, entre outras.

Alternativas
Comentários
  • CertoA proposta para uma política de recursos humanos integrada deve ser baseada na modernização e melhoria da base organizacional do sistema de recursos humanos, bem como adotar os princípios fundamentais em relação aos parâmetros de educação continuada nos programas de capacitação e qualificação dos funcionários; manter o quadro de pessoal em adequadas condições de formação e constante atualização profissional, como suporte essencial aos objetivos de melhoria continua dos procedimentos produtivos e gerenciais de forma a melhorar e modernizar as condições de trabalho. Para construção desta política é importante conhecer o perfil do quadro de funcionários da empresa e por meio deste, propor possíveis políticas que deverão ir de encontro aos objetivos e necessidades da organização.
  • Na última linha do texto:

    "ao encontro" (concordando/conforme) e não "de encontro" (contra/opondo-se a ideia).

     


ID
1109533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento (Escriturário)
Assuntos

Acerca da relação entre empresa prestadora de serviço e seus clientes, julgue os itens seguintes.

O valor de um cliente ao longo do tempo é definido como sendo o custo da empresa em atender esse cliente.

Alternativas
Comentários
  • O custo de um cliente ao longo prazo não é tão alto quanto o de conseguir novos cliente....conseguir novos cliente é 5 vezes mais caro que o cliente antigo. Acredito que seja isso, ou esteja perto..

  • Em relação ao aspecto quantitativo, conforme (PERES; FREITAS, 2003), o valor do cliente é definido como “o lucro líquido que a empresa receberá de transações com um determinado cliente durante o tempo em que este cliente continuar comprando desta empresa” HUGLES, 1996). É ainda definido como “excesso das rendas de um cliente com o passar do tempo em comparação com os custos de atrair, vender e atender este cliente” BERGER; BECHWATI, (2001).


    Fonte: http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/671

  • O valor de um cliente ao longo do tempo é definido como sendo LUCRO para a empresa pois esta não precisará investir em propagandas para atraí-lo pois já o conquistou, e além disso o próprio cliente serve como veículo de propaganda para a empresa através da propaganda "boca a boca" .A empresa não terá custos em atendê-lo mas sim lucro por conseguir vender seus produtos a ele com mais facilidade.


  • ERRADO: O valor de um cliente ao longo do tempo é definido como sendo o custo da empresa em ATENDER esse cliente.

    CERTO: O valor de um cliente ao longo do tempo é definido como sendo o custo da empresa em MANTER esse cliente.


    O fato de trocar a palavra MANTER por ATENDER, tornou a questão errada!

  • O valor de um cliente não pode ser medido apenas pelo que sua empresa ganha em cada negociação mas pela soma de todas as transações realizadas ao longo da vida e das indicações que ele pode fazer.

  • Em relação ao aspecto quantitativo, conforme (PERES; FREITAS, 2003), o valor do cliente é definido como “o lucro líquido que a empresa receberá de transações com um determinado cliente durante o tempo em que este cliente continuar comprando desta empresa” HUGLES, 1996). É ainda definido como “excesso das rendas de um cliente com o passar do tempo em comparação com os custos de atrair, vender e atender este cliente”.

  • VaLor é relação de Custo/Benefício .. Não só custo ...

  • O valor de um cliente relaciona-se com a sustentabilidade da empresa. A empresa depende de seus clientes para se tornar perene. Dessa forma, incorreta a associação de cliente a custo. Além disso, o custo de atendimento tende a reduzir ao longo do tempo para clientes fidelizados.

    Gabarito: Errado

  • O valor de um cliente relaciona-se com a sustentabilidade da empresa. A empresa depende de seus clientes para se tornar perene. Dessa forma, incorreta a associação de cliente a custo. Além disso, o custo de atendimento tende a reduzir ao longo do tempo para clientes fidelizados.

    Gabarito: Errado


ID
1109536
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento (Escriturário)
Assuntos

Acerca da relação entre empresa prestadora de serviço e seus clientes, julgue os itens seguintes.

De acordo com pesquisas na área de marketing, há uma relação positiva entre a satisfação do cliente e a lealdade conativa dos consumidores.

Alternativas
Comentários
  • Em geral, um cliente satisfeito permanece por mais tempo e isso pode levar à fidelidade que é um compromisso profundo de comprar ou recomendar repetidamente certo produto ou serviços no futuro, apesar de influências situacionais e esforços de marketing potencialmente capazes de causar mudanças comportamentais.(OLIVER, apud KOTLER, 2006)

  • O processo de formação da lealdade, segundo Oliver (1999), constitui-se de quatro fases: cognitiva, afetiva, conativa e ação.

    Na fase cognitiva, o consumidor processa informações a respeito do produto. As dimensões emocionais, sobretudo da satisfação, têm influência na formação da lealdade afetiva, derivada de atitude positiva. A partir dessas duas fases, origina-se a intenção de compra, caracterizando a lealdade conativa.

    Resumo: cliente satisfeito compra mais. 

  • A lealdade conativa são os repetidos comportamentos de compra. Portanto, há uma relação positiva entre a satisfação e a lealdade conativa.

  • Gabarito certo.

    Há uma relação positiva entre a satisfação do cliente e a lealdade conativa (indica que os clientes estão sendo fiéis a empresa que está prestando o serviço, enquanto se vêem satisfeitos) dos consumidores.

  • A satisfação é o primeiro passo para a retenção e construção de lealdade de um cliente.

    Lealdade conativa é a terceira fase da lealdade, segundo Richard L. Oliver (1995). Nessa fase, os clientes já possuem uma forte relação de sentimento, intimidade, interdependência e conexão com a marca.

    Segundo esse autor o processo de lealdade é progressivo e possui 4 etapas, sendo que a cada etapa fica mais forte as variáveis de sentimento, intimidade, interdependência e conexão com a marca.

    Gabarito: Certo

  • Quem tá insatisfeito se separa!

  • A lealdade conativa surge como decorrência de diversos episódios repetidos de afeto positivo em relação à marca. Em outras palavras, é decorrente de diversas relações de satisfação do cliente (que, consequentemente, geraram diversos episódios de afeto) com a marca. 

    Fonte: Prof. Stefan Fantini 


ID
1122583
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atendimento (Escriturário)
Assuntos

Acerca das estratégias de relacionamento com o consumidor, julgue os itens que se seguem.

Em termos de comunicação organizacional, a observância dos aspectos legais presentes no código do consumidor se sobrepõe às perspectivas focadas no relacionamento com o consumidor.

Alternativas
Comentários
  • As perspectivas focadas no relacionamento com o consumidor devem estar de acordo com os aspectos legais presentes no código do consumidor...

  • As instituições obviamente precisam observar os aspectos legais, mas isso não significa que suas perspectivas de relacionamento com o consumidor sejam sobrepostas. Muito pelo contrário, uma empresa que respeita os direitos do consumidor fortalece seu relacionamento com seus clientes.

     

    GABARITO: E


ID
1456597
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento (Escriturário)
Assuntos

A diretoria de um banco detectou que o maior problema de uma agência era a demora no atendimento aos clientes. O gerente da agência, então, determinou que os atendimentos aos clientes deveriam ser divididos em três etapas. A primeira etapa, a triagem, serviria para direcionar o cliente ao local de atendimento correto e deveria ser cumprida em até três minutos. A segunda etapa, o atendimento direto, deveria ser feita em até dez minutos. Finalmente, se fosse necessária a interferência do gerente, o seu atendimento deveria ter a duração de, no máximo, doze minutos. A ideia era de que nenhum cliente gastasse mais do que vinte e cinco minutos dentro da agência e um grupo de funcionários munidos de cronômetros foi destacado para verificar se as tarefas eram executadas dentro dos prazos definidos.

A função desse grupo de funcionários é verificar a(o)

Alternativas
Comentários
  • BENCHMARkING: É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas "companhia-a-companhia" para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva. Pode ser dividido em quatro tipos. 1. Benchmarking interno: São comparados valores ou processos entre unidades internas da organização com vista a disseminar as melhores práticas por todas unidades. 2. Benchmarking Competitivo: São comparados produtos, serviços ou processos entre várias organizações concorrentes, com vista a superá-las. 3. Benchmarking Funcional: São comparados processos similares entre organizações independentemente do setor de atividade (empresas não concorrentes). 4. Benchmarking com Cooperação (Benchmark Partner): este termo pode ser traduzido como "Parceiro de referência" e se refere a qualquer grupo ou organização com a qual uma equipe ou uma empresa pode querer se comparar. Não é necessário ter selecionado o “melhor parceiro do mundo”, mas a equipe deve ter a certeza de que o parceiro encontrado está no time de grupos ou empresas de performance superior. Só porque uma equipe identificou a “Empresa X” como excelente em uma área, isso não significa necessariamente que esta “Empresa X” será um perito no processo em que sua equipe quer fazer o benchmarking. São comparados processos entre estas duas organizações, com a colaboração do “benchmark partner”, que poderá ter vantagens diversas em permitir que sejam dissecados os seus processos (notoriedade, prestígio, volume de negócios, etc.).

  • d) recuperação do serviço: Lovelock & Wright (2001), definem “Recuperação do Serviço” como “os esforços sistemáticos de uma empresa após uma falha de serviço para corrigir um problema e reter a boa vontade do cliente”. Esta definição expressa claramente a compreensão do autor de que a recuperação do serviço está diretamente ligada à manutenção da confiança do cliente na empresa e o tipo de atitude a ser adotada (esforços sistemáticos). O autor lembra ainda que, “o verdadeiro teste de compromisso de uma empresa com a satisfação e a qualidade do serviço não reside nas promessas da propaganda ou na decoração e ambiente de suas instalações, mas no modo como ela reage quando as coisas saem errado para o cliente”. Sobre como proceder, Lovelock & Wright (2001) sugerem que, “a empresa pode se desculpar, repetir o serviço para obter a solução desejada ou oferecer uma compensação.” A empresa deve entender que está sempre passível, sujeita à ocorrência de falhas. No entanto, precisa compreender que a recuperação do serviço consiste de mais um componente do seu processo estando assim, preparada para a solução do problema.

  • Não há como se medir a SATISFAÇÃO por etapas e tempos de prestação de serviço;

    BENCHMARKING é um referencial, um ideal de parâmetro a ser copiado e melhorado;Foram usadas TÉCNICAS para melhorar a prestação do serviço (diminuir o tempo de espera), LOGO estavam verificando a QUALIDADE TÉCNICA (das técnicas) DO SERVIÇO (prestação de serviço). 
  • qualidade do serviço (a) quando fui resolver mesmo assim fiquei na duvida, pois não compreendi a questão li os outros comentários serviu-me de suporte.

  • Na minha visão eles não estão medindo qualidade TÉCNICA, pois a técnica do bancário não é o tempo que ele leva, e sim a forma como eles faz o atendimento, o conhecimento sobre os assuntos... O que eles vão fazer com esses cronômetros ao meus ver é medir a parte OPERACIONAL. Sem falar que isso no dia a dia é totalmente inviavel dentro de um banco.

  • a)

    qualidade técnica do serviço

  • Legal, vou medir a qualidade de um carro pela tonalidade do cinza dele

  • Estava crente que era a lacuna temporal

  • GAB: LETRA A

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    O “grupo de funcionários” está verificando a qualidade do serviço prestado. Portanto, o gabarito é a letra A. 

    Se fossemos pensar nos GAPs da Qualidade, poderíamos dizer que o grupo de funcionários está buscando verificar se não está havendo um “GAP na Lacuna na entrega ou execução”. Ou seja, está buscando verificar se não há diferença entre o que foi descrito nas especificações/padrões pelo gerente da agência (em relação ao tempo de atendimento) e a efetiva prestação do serviço ao cliente (desempenho real do serviço).

  • No começo não entendi nada, depois de ler os comentários também. Kkkkkk

  • funcionários munidos de cronômetros foi destacado para verificar se as tarefas eram executadas dentro dos prazos definidos. A função desse grupo de funcionários é verificar a A qualidade técnica do serviço

    aaff!! medir tempo é verificar qualidade no serviço?

    tah de sacanagem ! aff.

    Fé em Deus sempre!

  • imagine-se fazendo um portão de ferro, mesmo que consiga, levará dias (15 dias) porque você é um iniciante.

    agora imagine um metalúrgico com anos de experiência, ele fará o mesmo serviço em 3 dias. portanto, o tempo pode ser um indicador de qualidade.

  • Para mim, o tempo pode medir tudo, menos a qualidade técnica de um serviço.

    Só espero que não caia uma dessas.

    Aff...


ID
1456633
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento (Escriturário)
Assuntos

Uma forma de aumentar o valor percebido pelos clientes nos serviços bancários é diminuir o conjunto de custos envolvidos na relação com os bancos.

Nesse sentido, durante o atendimento aos clientes nas agências bancárias, os funcionários devem dedicar-se a

Alternativas
Comentários
  • Por eliminação:

    LETRA A - ERRADO - atentar a palavra empurrar produtos.

    LETRA B - ERRADO - explicar... ótica da IF.

    LETRA C - ERRADO - igualar beneficio e custo

    LETRA D - ERRADO - baixo valor

    LETRA E - CERTO


  • Valor para o cliente é a diferença por ele percebida entre os benefícios obtidos com a troca e os custos envolvidos nesse processo. Logo, Valor=Benefícios-Custos. Os benefícios se classificam em funcionais (concernentes à função desempenhada pelo produto adquirido) e emocionais (relativos aos efeitos psicológicos que o produto causa em quem o está adquirindo). Os custos para o cliente não se referem somente ao aspecto financeiro, mas incluem também o dispêndio de tempo, de energia e o desgaste psicológico decorrente da aquisição do produto (estresse de uma compra malfeita, percepção de risco etc.).

    Letra A) empurrar produtos, como seguro de vida, para os melhores clientes. Se você vai trabalhar com vendas, esqueça a expressão “empurrar produtos”, ao menos na hora de fazer a Prova... Depois, quando você estiver trabalhando, seu Gerente vai pedir que você faça isto, mas ele vai usar de eufemismos, para dar um ar de ética ao negócio.

    Letra B) explicar os aspectos dos serviços sob a ótica da instituição financeira. Você tem que atingir a mente, o coração e principalmente o bolso do Cliente, e para isto, você tem que adequar o seu discurso às necessidades do Cliente, e não forçar a visão da instituição.

    Letra C) igualar os benefícios e os custos envolvidos no processo de compra. Se você iguala os benefícios ao custo, o valor percebido pelo Cliente será... Zero! Isto porque Valor=Benefícios-Custos. Então, o Cliente vai se perguntar: para quê comprar? O certo é gerar benefícios MAIORES que os custos, mostrar os ganhos que o Cliente terá com aquela compra.

    Letra D) prestar um serviço com baixo valor percebido pelos correntistas. Quem marcou esta alternativa merece ouvir por 12 horas consecutivas o último CD do Fiuk.

    Letra E) reduzir o dispêndio de tempo e a energia gasta pelos clientes. Correto! Deve-se reduzir o tempo de espera para o atendimento (este é o custo mais elevado para o Cliente) e também reduzir o tempo no atendimento ao Cliente, através do bom uso das técnicas de vendas, que devem ser empregadas de forma objetiva e eficaz.

  •   Dispêndio:  aquilo que se gasta, se consome; gasto, consumo, despesa.


  • kkkkkkkkkkkkkk rachei!

    Letra D) prestar um serviço com baixo valor percebido pelos correntistas. Quem marcou esta alternativa merece ouvir por 12 horas consecutivas o último CD do Fiuk.

    wilian rangel

  • Wilian rangel kkkk cai da cadeira rindo do que você escreveu.... sobre a letra D

  • Vacilei feio, não atentei para a "dispêndio de tempo" .

  • Putz! Fiuk é tenso

    kkkkk

  • O enunciado afirma que uma das formas de aumentar o valor de um bem ou serviço consiste na diminuição dos custos envolvidos. Isso está perfeito. Devemos, portanto, identificar uma alternativa que reduza os custos tangíveis ou intangíveis para os clientes. Vamos analisar cada uma delas:

    Alternativa A. Errado. Empurrar produtos para os clientes não é uma forma de reduzir custos de aquisição. Portanto, alternativa errada.

    Alternativa B. Errado. Ao apresentar um produto, o vendedor deve sempre expor o serviço ou bem a partir da ótica do cliente. Em outras palavras, o vendedor deve demonstrar o porquê aquele produto oferece vantagens para o cliente. A alternativa afirma que a explicação dos serviços deve ser feita sob a ótica da instituição financeira, por isso está errada.

    Alternativa C. Errado. Se os benefícios forem apenas iguais aos custos, não haverá interesse na compra. Para realizar a compra, o cliente precisa estar seguro de que os benefícios do bem ou serviço são superiores aos custos de aquisição.

    Alternativa D. Errado. Se o serviço tiver um baixo valor percebido pelo cliente, haverá uma insatisfação do cliente. Os serviços devem proporcionar experiência de alto valor percebido.

    Alternativa E. Certo. Ao reduzir o dispêndio de tempo e energia dos clientes, o banco consegue reduzir os custos de aquisição. Portanto, alternativa correta.

    Gabarito: E

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    Letra A: errada. Durante um atendimento o atendente não deve ficar “empurrando” produtos ao cliente. Muitas vezes, isso pode aborrecer o cliente. 

    Letra B: errada. O ideal é que o atendente explique os aspectos do serviço sob a ótica do cliente. Afinal,  o  que  importa  é  atender  às  necessidades  dos  clientes.  Portanto,  os  serviços  devem  ser explicados sob a ótica do cliente. 

    Letra C: errada. Veja bem: se os custos e os benefícios forem “igualados”, o cliente não irá perceber valor no produto. Portanto, o ideal é que, para os clientes, os benefícios sejam maiores do que os custos (para que o cliente perceba valor no produto/serviço). 

    Letra D: errada. Pelo contrário! O que se busca é prestar um serviço com alto valor percebido pelos clientes. 

    Letra E: correta. Isso mesmo! Reduzir o dispêndio (gasto) de tempo e de energia dos clientes é um fator positivo, que tende a deixar os clientes mais satisfeitos. Os clientes não gostam de “perder tempo”. 

  • A alternativa correta é a letra E. Devemos lembrar que os custos do cliente ao ir à agência não

    são apenas financeiros, mas também, entre outros, de tempo. Portanto, os funcionários devem dedicar-se a atendê-los da forma mais rápida e eficiente possível.

    ERRO

    LETRA A : empurrar produtos

    Empurrar produtos não é uma boa maneira de satisfazer os clientes, ao contrário, tende a deixá-los insatisfeitos.

    LETRA B: sob a ótica da instituição financeira.

    Os aspectos dos serviços devem ser explicados sob a ótica do cliente, explicando-lhes os benefícios

    LETRA C: igualar os benefícios e os custos

    O valor percebido pelo cliente aumenta quando ele observa que os benefícios envolvidos no processo de compra são

    superiores aos custos.

    LETRA D: prestar um serviço com baixo valor percebido pelos correntistas.

    correntista deve perceber o serviço prestado como de alto valor agregado (não confunda valor com preço/custo).


ID
1700719
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento (Escriturário)
Assuntos

Um indivíduo está buscando inspiração para prosseguir nos seus estudos e se depara com um pensamento aristotélico assim desenvolvido: trata-se do produto dos usos e costumes; ela não existe nos homens naturalmente, pois nada do que é natural se adquire pelo costume.

Nesse caso, a referência do filósofo grego está relacionada à

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia por favor explicar essa questão. Estou buscando explicações para ela na internet e nada

  • Alguém poderia colaborar e explicar esta questão???

  • fiz por eliminaçao, virtude moral é a unica das alternativas q apresenta algo q o homem pode ter e que nao se adquire de forma natural, se adquire com o tempo atraves de costumes etc. bom, eu entendi dessa maneira kk

  • Bem, Entendi da seguinte forma: O examinador quer que vc somente identifique o único conceito que não se manifeste de forma natural no ser humano. Dentre as opções, a única que se adquire com costumes,cultura e ensinamentos é o conceito de Moralidade.
  • Mas a integração social não é um meio que se adquiri costumes, usos e ensinamentos ?

  • "virtudes são hábitos adquiridos disciplinarmente, que predispõem as pessoas a agir bem" (ALONSO;LOPEZ;2010)

    "as virtudes não são inatas, são adquiridas".


  •  Pensamento aristotélico assim desenvolvido: trata-se do produto dos usos e costumes; ela não existe nos homens naturalmente.
    Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade.

  • Que viagem essa questão! Aff..

  • Odeio estudar assuntos que são cascata.

    É torcer para não cair perguntas desse tipo no próximo.

  • Gente, a questão está relacionada ao que estava disposto no edital sobre moral e ética.  
    Só isso. Não tem mistério. 

  • Questão de filosofia?

  • um pouco .. mais tem ligação com o surgimento da ética digamos assim Raquel :)

  • A questão pediu a resposta de acordo com o pensamento aristotélico, ou seja, de acordo com a definição de Aristóteles.

  • b) virtude moral

  • O que é Virtude:

     

    Virtude é uma qualidade moral, um atributo positivo de um indivíduo.

    Virtude é a disposição de um indivíduo de praticar o bem; e não é apenas uma característica, trata-se de uma verdadeira inclinação, virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem.

    Há diferentes usos do termo, e existem vários exemplos de virtude, que estão relacionados com a forçapaciênciacoragem, o poder de agir, a eficácia de um ou a integridade da mente.

    Virtude é um conceito que remete para a conduta do ser humano, quando existe uma adaptação perfeita entre os princípios morais e a vontade humana.

    Há virtudes intelectuais, que são ligadas à inteligência e as virtudes morais, que são relacionadas com o bem. A virtude intelectual consiste na capacidade de aprender com o diálogo e a reflexão em busca do verdadeiro conhecimento.

    virtude moral, por sua vez, é a ação ou comportamento moral, é o hábito que é considerado bom de acordo com a ética.

    Saiba mais sobre o conceito de ética.

    Em geral, na linguagem cotidiana, a palavra virtude é usada para nomear as qualidades gerais de uma pessoa.

    A expressão "em virtude de" significa "visto que", "devido a", "uma vez que", etc.

     

    https://www.significados.com.br/virtude/

     

    LETRA B

  • A virtude moral é uma consequência do habito. Nós nos tornamos os que fazemos repetidamente. Ou seja: nós nos tornamos justos ao praticarmos atos justos, controlados ao praticarmos atos de autocontrole, corajosos ao praticarmos atos de bravura.

    https://www.pensador.com/frase/MTQ1OTEzMA/

    Virtude. Há quanto tempo não pensamos sobre o significado dessa palavra?

    Aristóteles (384 aC – 322 aC) foi aluno de Platão e professor de nada menos do que ”Alexandre – O Grande” e, desde jovem, dedicou-se a refletir sobre as simples e, ao mesmo tempo, grandes questões da vida, prática atualmente quase abandonada, como, por exemplo, no caso do questionamento e do entendimento do que vem a ser a virtude.

    Pra começo de conversa, a virtude não é singular em sua dimensão, podendo ser aplicado em diversos vieses, sendo que, neste artigo, vamos nos restringir somente ao esclarecimento da virtude moral no ambiente do trânsito.

    A virtude é uma qualidade moral particular que denota a disposição de um indivíduo para praticar o bem, não se tratando de uma característica nata, ao invés disso se apresentando como uma forma de conduta, representada pela repetição constante de atos motivados pela vontade do homem em prol do bem.

    Mas como podemos saber o que é o bem?

    Em resumo, bem é a finalidade de toda a ação, princípio fundamental da teleologia (ramo da filosofia para o estudo dos fins, dos propósitos e dos objetivos).

    Segundo Aristóteles, a busca do bem seria um dos diferenciadores do agir racional humano do agir bestial dos animais, portanto não agir de forma racional e não buscar o bem nos igualaria aos animais.

    O bem não se define em si mesmo, se constituindo a partir da adequada junção de “bens” ou virtudes humanas, quais sejam a amizade, a prudência, a temperança, a generosidade, a paciência, a caridade, a humildade e a honra, entre outros. Essa junção se dá pela deliberação do indivíduo de acordo com o caso concreto, a partir de uma educação adequada e prática de ações racionais compatíveis com essa educação. Para Aristóteles, o racionalismo deveria controlar e ordenar a paixão e a repetição do agir pelo bem, o quê nos capacitaria à prática de atos justos.

    Para ser “do bem”, na visão de Aristóteles, devemos ser úteis à comunidade na qual estamos inseridos, e, com nossa utilidade, seremos felizes. Nessa visão, a felicidade não é entendida como um estado, mas como um processo em constante desenvolvimento e aperfeiçoamento.

    Considerando a falibilidade humana, em alguns momentos ou estágios, poderá o homem não agir de forma a alcançar o bem, ou de forma a alcançá-lo apenas parcialmente. Daí discorre com grande sapiência o filósofo ao caracterizar o virtuoso como aquele que vive pelo meio-termo entre o excesso e a falta, o quê caracteriza o estado de moderação. Virtuoso, portanto, não é o quê nunca errou, mas o que busca acertar, acertando em muitas vezes.

    https://www.portaldotransito.com.br/opiniao/a-virtude-moral-de-aristoteles-na-repeticao-de-boas-praticas-2/

  • Virtude é uma qualidade moral, um atributo positivo de um indivíduo.

  • Questão mais nada a ver que eu já vi

  • Pra mim a letra D está correta e tem tudo a ver com o enunciado


ID
1700722
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento (Escriturário)
Assuntos

O Pacto Global das Nações Unidas (UNGC) desempenha um relevante papel para estabelecer parâmetros centrais para o desenvolvimento de ações relacionadas à gestão da sustentabilidade, dentre outras dimensões.

É um princípio do UNGC, para as empresas, relacionado à dimensão sustentabilidade o(a)

Alternativas
Comentários
  • http://www.pactoglobal.org.br/artigo/56/Os-10-principios

    Os outros 9 estão no link a cima.

    GB: "E"

  • A questão foi muito clara -> Sustentabilidade, Opção E

  • pacto global possui dez princípios dividido em 4 dimensões : direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate a corrupção.


    a banca pede relacionado à dimensão sustentabilidade o(a)


    obs: não existe a dimensão sustentabilidade. Porém existe a possibilidade de anular a questão. E mesmo assim não foi anulada


    gab E



  • Achei confusa essa heim!

  • Os 10 princípios

    O Pacto Global advoga dez Princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção:

    Direitos Humanos

    1.  As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente; e (ITEM B)

    2.  Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.

    Trabalho

    3.  As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva; (ITEM D)

    4.  A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório; (ITEM C)

    5.  A abolição efetiva do trabalho infantil; e

    6.  Eliminar a discriminação no emprego.

    Meio Ambiente

    7.  As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;

    8.  Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental; e 

    9.  Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis. ( ITEM E- RESPOSTA CORRETA)

    Contra a Corrupção

    10.  As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina (ITEM A).

    http://www.pactoglobal.org.br/artigo/56/Os-10-principios

  • http://amaggi.com.br/2015/04/os-10-principios-do-pacto-global-da-onu/ 

    link relacionado ao pacto global

    E resposta correta 

  • O enunciado pede "relacionado à dimensão SUSTENTABILIDADE", portanto só pode ser a letra "E" porque cita " tecnologias AMBIENTALMENTE AMIGÁVEIS".

  • Gabarito: letra E

    pelo que li a resposta está na pergunta mesmo vejamos:

    O Pacto Global das Nações Unidas (UNGC) desempenha um relevante papel para estabelecer parâmetros centrais para o desenvolvimento de ações relacionadas à gestão da sustentabilidade, dentre outras dimensões.

    único item que fala sobre isso é a letra E, esse foi meu raciocínio. Espero ter ajudado

  • GAB: LETRA E (?)

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Stefan Fantini

    Essa é uma questão bem mal elaborada. Todas as assertivas trazem princípios do Pacto Global das Nações Unidas. Ou seja, todos esses princípios estão relacionados à sustentabilidade. 

    O gabarito dado pela banca é a Letra E.  

    A letra E é a única alternativa que traz um princípio relacionado ao meio ambiente. Isso nos leva a imaginar  que  o  examinador  estava  buscando  que  o  candidato  indicasse  a  assertiva  que  está relacionada  à  sustentabilidade  ambiental  (ou  dimensão  “meio  ambiente”  dos  10  princípios universais).  

    ===

    PRA AJUDAR:

    (Inédita - 2021) A Agenda 2030 Global para o Desenvolvimento Sustentável da ONU reflete o equilíbrio entre 05 Princípios que consistem nos pilares desta estratégia global. Dentre os pilares do Agenda 2030 podem-se citar, EXCETO

    a) Prosperidade 

    b) Parceria 

    c) Pessoas 

    d) Programas  

    e) Paz 

    • Comentários:  
    • A Agenda 2030 Global para o Desenvolvimento Sustentável da ONU é sustentada por 05 pilares: 
    • -Prosperidade 
    • -Parceria 
    • -Pessoas 
    • -Planeta  
    • -Paz 
    • O gabarito é a letra D. 

    ===

    (Inédita - 2021) O Banco do Brasil possui um plano de sustentabilidade chamado de Agenda 30 BB. Marque a única assertiva que não traz um dos 24 desafios em sustentabilidade elencado no Agenda 30 BB: 

    a) Negócios Sustentáveis: Desenvolver e ofertar soluções financeiras e modelos de negócios que incorporem aspectos ASG (ambiental, social e governança), a fim de fomentar a transição para uma economia de baixo carbono e inclusiva. 

    b)  Relacionamento  e  Satisfação  dos  Clientes:  Aprimorar  a  gestão  do  relacionamento  com  o cliente e aumentar os índices de satisfação e retenção. 

    c)  Diversidade:  Combater  a  diversidade  e  promover  qualquer  forma  de  discriminação  no ambiente de trabalho e no relacionamento com os públicos de relacionamento. 

    d) Risco Socioambiental: Fortalecer a gestão do risco socioambiental nos negócios, processos e relações comerciais do Banco do Brasil. 

    e)  Inovação  e  Tecnologia:  Antecipar-se  às  tendências  do  mercado  e  promover  as  inovações necessárias, a fim de garantir a perenidade do Banco do Brasil. 

    • Comentários:  
    • A  única  alternativa  que  não  traz,  corretamente,  um  dos  24  desafios  em  sustentabilidade  do Agenda 30 BB é a letra C. 
    • Isso, pois, um dos desafios (desafio) é “Diversidade: Promover a diversidade e combater qualquer forma  de  discriminação  no  ambiente  de  trabalho  e  no  relacionamento  com  os  públicos  de relacionamento.” 

    ===

  • Questão polêmica. Vamos analisar cada uma das alternativas.

    Alternativa A. Refere-se ao princípio nº 10 do Pacto Global, que é da dimensão de Anticorrupção.

    Alternativa B. Refere-se ao princípio nº 1 do Pacto Global, que é da dimensão de Direitos Humanos.

    Alternativa C. Refere-se ao princípio nº 4 do Pacto Global, que é da dimensão do Trabalho.

    Alternativa D. Refere-se ao princípio nº 3 do Pacto Global, que é da dimensão do Trabalho

    Alternativa E. Refere-se ao princípio nº 9 do Pacto Global, que é da dimensão do Meio Ambiente.

    Perceba, portanto, que todas as alternativas indicam corretamente princípios do Pacto Global e, portanto, são princípios de sustentabilidade corporativa. Entretanto, o enunciado de maneira incorreta pede para assinalarmos um princípio relacionado à dimensão sustentabilidade, a qual sequer existe no Pacto Global. Já sabemos que sustentabilidade é todo e depende do alcance de objetivos de diversas dimensões (econômica, ambiental, social, política, etc).

    A banca considerou como correta a alternativa E, alternativa que indica o princípio relacionado à dimensão do Meio Ambiente. Para tanto, o examinador tratou sustentabilidade como um sinônimo de preocupação com a com o meio ambiente, o que tecnicamente está errado ou considerou a sustentabilidade como um produto das três dimensões clássicas do Triple Bottom Line – TBL, quais sejam: dimensão ambiental, dimensão econômica e dimensão social. Por a alternativa E ser a única que descreve uma dimensão integrante do TBL, considerou que a alternativa E é a mais correta.

    Enfim, a questão é polêmica e, infelizmente, não foi anulada.

    Gabarito: E


ID
1700725
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento (Escriturário)
Assuntos

Uma organização bancária indicou em seu código de ética um conjunto expressivo de valores e princípios que devem orientar, antever e sistematizar a compreensão da Ética Corporativa pelos seus diferentes públicos de interesse, diretos e indiretos. O código criado contemplou o seguinte princípio que visa à redução do conflito de agência: “Consideramos toda informação acerca das atividades do Conselho de Administração passível de divulgação, exceto aquelas de caráter restrito que coloquem em risco o desempenho e a imagem institucional, ou que estejam protegidas por lei”.

A qual público de interesse direto esse princípio se dirige?

Alternativas
Comentários
  • Código de ética do BB

    4. Acionistas, investidores e credores

    4.3. Consideramos toda informação passível de divulgação, exceto a de caráter restrito que coloca em risco o desempenho e a imagem institucional, ou que está protegida por lei.

  • o examinador copiou e colou do código de ética do bb

    Consideramos toda informação passível de divulgação, exceto a de caráter restrito que coloca em risco o desempenho e a imagem institucional, ou que está protegida por lei.

    cabendo aos Acionistas, investidores e credores.


    gab B

  • Código de Ética do Banco do Brasil, que dispõe a
    conduta ética no seu relacionamento com acionistas, investidores e credores, toda
    informação pode ser publicada, salvo aquela sigilosa (de caráter restrito) que coloque em
    risco a imagem da Empresa.

  • Parece que a redação do Código de Ética do BB mudou:

    ACIONISTAS,INVESTIDORES E CREDORES

    2.44   Somos transparentes e ágeis no fornecimento de informações, observando regras de sigilo e confidencialidade.

    2.45 Elaboramos demonstrações financeiras em conformidade com a lei, princípios e normas de contabilidade para representar adequadamente o resultado das operações, os fluxos de caixa e a posição patrimonial e financeira da Empresa.

    2.46 ADOTAMOS PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS PARA ASSEGURAR O DETALHAMENTO, A VERACIDADE E A TRANSPARÊNCIA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DO BB.

    https://www.bb.com.br/docs/pub/siteEsp/ri/pt/dce/dwn/Codigoetica.pdf?pk_vid=28085d83ec75a9e016281034526c2971


ID
1700728
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento (Escriturário)
Assuntos

Uma cultura corporativa pode ser compreendida quanto ao fato de serem ambientalmente adaptativas ou não adaptativas, apresentando para cada um dos tipos tanto comportamentos visíveis, quanto valores expressos.

Os gerentes de agência bancária cuja cultura é não adaptativa apresentam comportamentos nos quais

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode comentar essa questão ?

  • cultura nao adaptativa é uma cultura conservadora, que nao busca mudanças e nem mts adaptações, q dificilmente faz algum tipo de mudança. a alternativa C é a que melhor descreve esse tipo de cultura

  • cultura nao adaptativa:

    pensa em si mesmo ; burocratizada ; dificilmente muda e se adapta.

    a única assertiva não adaptativa é a letra C que diz: burocraticamente, atuam isoladamente, impossibilidade de mudar.

    gab  C

  • `Por favor alguém pode me indicar material de estudo para Atendimento, técnicas de vendsa e cultura organizacional.

  • Luzenir... site da casa do concurseiro encontra todas as apostilas ... e são de graça

  • A questão cobra a diferença de cultura ADAPTATIVA de NÃO ADAPTATIVA.

    Cultura adaptativa: foco em mudança, foco em adaptação, foco no cliente, foco no ambiente externo.

    Não adaptativa: pensa só em si mesmo, burocratizada. Dificilmente muda, dificilmente se adapta.

    Comentando cada letra...

    a -  se pensa na clientela é adaptativa.

    b-  capacidade de transformação / mudança é adaptativa

    c- CORRETA. Já que é o conceito de cultura não adaptativa (gerentes só pensam neles mesmos, burocracia. O resultado uma cultura que não muda rapidamente ao ambiente.

    d- até a palavra produto... é característica de cultura não adaptativa... mas valorizar o processo gerencial, o clima organizacional e a tomada de decisão é cultura ADAPTATIVA.

    e - cliente... é adaptativa

    Frase de CHIAVENATO: Cultura não adaptativa: "Os administradores tendem a se comportar política e burocraticamente de modo isolado, como resultado não mudam suas estratégias prontamente para ajustar ou ganhar vantagens com mudança em seu ambiente de trabalho". 

      

  • Excelente questão.

  • Valeu Rafael... pela dica das apostilas!

  • De nada Liliane :D ... bons estudos


ID
1700731
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento (Escriturário)
Assuntos

O irmão do Superintendente do Banco T é responsável pelo relacionamento com os fornecedores. Por sugestão do superintendente, o irmão funda uma sociedade empresária (Sociedade X) com seu primo, para fornecer produtos e serviços necessários ao desenvolvimento regular da instituição financeira. Após as devidas formalizações jurídicas, a Sociedade X passa a ser fornecedora exclusiva do Banco T, e os antigos fornecedores passam a atuar através da intermediação da Sociedade X. Os preços praticados não sofreram valorização, sendo o lucro dessa Sociedade retirado das comissões pagas pelos antigos fornecedores.

Nos termos do Código de Ética do Banco do Brasil, o narrado

Alternativas
Comentários
  • http://www.bb.com.br/docs/pub/siteEsp/ri/pt/dce/dwn/Codigoetica.pdf

  • Código de ética do BB

    3. Fornecedores
    3.1. Adotamos, de forma imparcial e transparente, critérios de seleção, contratação e avaliação, que permitam pluralidade e concorrência entre fornecedores, que confirmem a idoneidade das empresas e que zelem pela qualidade e melhor preço dos produtos e serviços contratados.

    Ou seja, não pode ter favorecimento de ninguém, e no caso da questão teve favorecimento para o irmão do superintendente, o que quebra a imparcialidade.
  • o examinador copiou e colou do código de ética do bb novamente.

    buscar a imparcialidade sempre

     

     A) Fornecedores

    19. Adotamos, de forma imparcial e transparente, critérios de seleção, contratação e avaliação, que permitam pluralidade e concorrência entre fornecedores, que confirmem a idoneidade das empresas e que zelem pela qualidade e melhor preço dos produtos e serviços contratados.

    20. Requeremos, no relacionamento com fornecedores, o cumprimento  da legislação trabalhista, previdenciária e fiscal, bem como a não-utilização de trabalho infantil ou escravo e a adoção de relações de  trabalho adequadas e de boas práticas de preservação ambiental, resguardadas as limitações legais.

     

    b - errado (mereceria elogios)

    c - errado (seria admitido)

    d- errado (seria perfeitamente cabível,)

    e - errado (receberia repulsa)

  • FORNECEDORES

    2.39   Devemos conduzir

    processos de licitação,

    contratação e formalização de

    acordos, convênios e parcerias

    com lisura, ética, integridade e

    imparcialidade.

    2.40 Devemos adotar ações e

    procedimentos para prevenir

    fraudes e ilícitos nos processos

    licitatórios, na execução e

    acompanhamento de contratos

    administrativos ou em interação

    com o setor público.

    2.41 Orientamos que critérios de

    seleção, contratação e avaliação

    devem ser determinados de

    forma imparcial e transparente,

    permitindo pluralidade e

    concorrência entre fornecedores.

    2.42 Devemos exigir de

    fornecedores:

    cumprimento da legislação e das

    regulamentações relativas à

    prevenção e ao combate à

    corrupção;

    não utilização de trabalho infantil

    ou escravo;

    adoção de boas práticas de

    preservação ambiental;

    não adoção de atos de corrupção

    contra governos e a administração

    pública brasileira ou estrangeira.

    cumprimento da legislação

    trabalhista, previdenciária e

    fiscal;

    Exemplo ilustrativo

    Relação com fornecedores

    No cafezinho, a copeira revela a um funcionário que não recebeu seusalário.

    Posicionamento do BB

    O Banco do Brasil deve zelar para que seus fornecedores cumpram a legislação, pois,

    além da questão ética, o Banco poderáresponder pelo descumprimento.

    2.43 Orientamos os fornecedores a

    seguir as diretrizes deste Código de

    Ética.

    https://www.bb.com.br/docs/pub/siteEsp/ri/pt/dce/dwn/Codigoetica.pdf?pk_vid=28085d83ec75a9e016280434326c2971


ID
1700743
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento (Escriturário)
Assuntos

Os gerentes das agências de uma determinada região vivem uma situação difícil. A direção do banco exige que as operações de crédito sejam de curto prazo e dificulta as mudanças das condições das contratações de crédito, ao passo que os clientes desejam prazos mais longos de pagamento e condições de contratação que levem em conta o histórico de relacionamento com o banco. Por conta disso, não é possível que os gerentes atendam aos interesses do banco e dos clientes. Muitos gerentes têm simplesmente deixado de oferecer crédito aos clientes e se sentem muito desmotivados.

Com base na teoria do papel, a motivação dos gerentes, nessa situação, está sendo minada porque há

Alternativas
Comentários
  • teoria do papel nem estava no edital... eu nunca li isso em material e nem vídeo aula nenhuma...não sei de onde este examinador tirou isso.

    Questão deve ser anulada.

  • Concordo com você Rafael, porém na Cesgranrio devemos ficar atentos e marca a questão mais "correta" pois ela é uma banca que se é difícil de anular as questões ou reconhecer seus erros, nesse caso a mais correta seria a alternativa C onde podemos nota um conflito no enunciado da questão.

  • Gente Teoria do Papel? Essa da Cesgranrio foi de lascar :(

  • Pois e Patrícia... eu acabei acertando esta questão na prova.. mais confesso que fui eliminando e no chute acertei... uma pena que a cesgranrio ainda faça estas besteiras em prova. acabou que não foi anulada.... fazer o que ne

  • A teoria dos papeis estuda a socialização do ponto de vista do sistema. É um processo em que se adquirem habilidades profissionais necessárias e específicas àquela profissão, mediante interação e observação dos outros grupos de referência, grupo com o qual os sujeitos se identificam e tendem a utilizar como norma de avaliação, fonte de valores e objetivos pessoais.

    Trazendo isto para a prova, espera-se que um gerente busque sempre aumentar a lucratividade do banco através de vendas. Porém, a fim de atingir sucesso, é obvio, ele precisa vender e para tanto precisa oferecer facilidades e atratividades aos clientes.

    Sendo assim, há um conflito de papéis , pois o gerente quer vender, os clientes pedem por prazos mais longos, porém, o banco coloca uma barreira que dificulta muito este processo.

  • Para resolver essa questão,  necessitava de conhecer as palavras que a banca colocou, se vc for ao dicionário verá que conflito é profunda falta de entendimento entre duas ou mais partes.

    GAB C

  • De acordo com a teoria do papéis, CONFLITO entre as tarefas e atividades de uma empresa ou organização pode acontecer com os líderes quando um líder sente que deveria estar realizando um determinado papel, mas os funcionários esperam o líder para preencher um papel diferente, evitar um engano. Um conflito de papéis também pode acontecer quando os funcionários de uma empresa tem um conjunto de expectativas sobre o papel dos líderes que são diferentes do que os líderes aceitam como o seu papel.

  • GENTE eu apenas interpretei simplesmente INTERPRETAÇÃO .

  • Nunca estudei isso, mas a palavra CONFLITO foi suficiente para chegar ao gabarito.

  • Por conta disso, não é possível que os gerentes atendam aos interesses do banco e dos clientes[...]

    Houve um conflito de interesses...

  • Observe que nesse caso há um conflito entre o que o banco espera dos gerentes e o que os

    clientes esperam. Portanto, a alternativa é a letra C.

  • Observe que nesse caso há um conflito entre o que o banco espera dos gerentes e o que os

    clientes esperam. Portanto, a alternativa é a letra C.


ID
1700755
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento (Escriturário)
Assuntos

A análise mercadológica auxilia a gestão dos bancos na definição de suas estratégias e também no direcionamento das ações executadas no dia a dia nas agências. Nesse contexto, são analisadas as forças e fraquezas da empresa, assim como as ameaças e oportunidades de mercado.

Quais fatores dessa avaliação, ligados ao ambiente interno do Banco do Brasil, podem ser utilizados no atendimento ao cliente, destacando-se como um ponto forte da instituição?

Alternativas
Comentários
  • A- Numero de agências Oportunidade

    B- Atuação dos concorrentes pode ser -  oportunidade ou ameaça

    C- Retração do consumo no pais - Ameaça

    D-Ascensão das classes econômicas - Oportunidade

    E- Posicionamento de solidez e tradição da marca - Ponto forte

  • ambiente interno + ponto forte

    a única assertiva que fala em ambiente interno e :

    e) Posicionamento de solidez e tradição da marca

    gab E

  • Matriz  Swot

  • A- comportamento dos correntistas EXTERNO

    B- Atuação dos concorrentes EXTERNO

    C- Retração do consumo no pais EXTERNO

    D- Ascensão das classes econômicas EXTERNO

    E- Posicionamento de solidez e tradição da marca INTERNO

  • Gabarito E

    Matriz Swot → avalia e define cenários, fixando objetivos globais a longo prazo considerando o ambiente interno (forças e fraquezas - controláveis) e o externo (oportunidades e ameaças - não controláveis).

  • Análise de SWOT ( FOFA ) : É utilizada para mapear diversos aspectos relacionados a um produto ou serviço, além de ajudar a definir os seus diferencias competitivos diante do mercado , encontrar e corrigir todo tipo de falha que possa vir a ameaçar o negócio.

    Consiste em encontrar

    • Oportunidades
    • Pontos fortes e fracos
    • Ameaças

    FOFA = " OPA "

  • Amo essa análise, inclusive uso muito em minha equipe de trabalho!

  • Posicionamento de solidez e tradição da marca.


ID
1700788
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento (Escriturário)
Assuntos

Um banco estabeleceu como ação obrigatória em seu relacionamento com clientes corporativos a retomada de contato com esses clientes nas seguintes ocasiões: um mês, seis meses e um ano após a venda de qualquer serviço ou produto. Dessa forma, seria possível não só mensurar o nível de satisfação dos clientes e, em função desse resultado, oferecer-lhes a possibilidade de orientação, como também acolher sugestões de melhoria em relação ao que foi adquirido.

Essa ação implantada pelo banco refere-se à(ao)

Alternativas
Comentários
  • Fiquei em dúvida entre a letra B e a letra E . Mas acredito que seja letra E = individual marketing !

  • Colega Aliny Ribeiro, não e letra E. E sim como correta a letra B.

    No texto diz:

    retomada de contato com esses clientes;

    acolher sugestões de melhoria em relação ao que foi adquirido. 

    estas duas frases dizem respeito ao serviço de PÓS-VENDA.


    gab B


    o conceito:

    Manter um bom cliente hoje exige muito jogo de cintura. A qualidade e o cumprimento de prazos deixaram de ser os diferenciais de concorrência. A redução da diferenciação entre os produtos fez com que hoje as empresas procurassem uma nova forma de comunicar sua marca e seu produto. É aceitar ou estar fora do mercado - e pior, fora da preferência do consumidor.

    Como fazer então para se manter competitiva com tanta empresa boa como sua concorrente?

    Uma das armas de diferenciação mais fortes hoje do mercado é o pós-venda, que deve ser encarado com seriedade porque, cada vez mais, o serviço é um elemento de fidelização dos clientes e certamente os impede de comparar seu serviço ao de outra empresa.


  • Alguém sabe informar a definição e exemplificar Lean Marketing?

  • Acosenlaria a procurar no google o conceito do que deseja :)

  • a) Em uma tradução literal podemos entender o termo Lean como "enxuto", ou seja, uma maneira de se usar apenas os recursos necessários para a realização de um determinado trabalho, etapa ou processo, evitando desperdício que qualquer forma de recurso.
    b) Uma das armas de diferenciação mais fortes hoje do mercado é o pós-venda, que deve ser encarado com seriedade porque, cada vez mais, o serviço é um elemento de fidelização dos clientes e certamente os impede de comparar seu serviço ao de outra empresa.
    c) vendas com prazos definidos, como revisões de carros ou renovações de seguros
    d) reversão de demanda declinante é o aumento de venda de produtos que vinham apresentando histórico de decréscimo em suas vendas, como seria o caso da venda de carros, que tem apresentado uma demanda declinante (cada vez se vende menos carro) e poderia ser retomado o aumento das vendas do segmento (como quando houve a redução do IPI)
    e) é o marketing voltado para cada cliente, muito utilizado em nichos de mercado (oferta de carros importados a determinados compradores)

     

  • A realização de atividades após a venda para construção de um relacionamento de longo o prazo com o cliente enquadra-se na etapa de manutenção e acompanhamento (pós-venda) do processo de vendas.

    Gabarito: B

  • Gabarito B

    • Pré-Venda:

    Planejamento;

    Prospecção ou Qualificação;

    • Venda Propriamente Dita:

    Pré-Abordagem;

    Abordagem;

    Desmotração do Produto;

    Superação das Objeções;

    Fechamento.

    • Pós-Venda:

    Acompanhamento ou Avaliação.

  • Parafraseando a colega Clara:

    ETAPAS DE VENDAS:

    Pré-Venda:

    Planejamento;

    Prospecção ou Qualificação;

    Venda Propriamente Dita:

    Pré-Abordagem;

    Abordagem;

    Demonstração do Produto;

    Superação das Objeções;

    Fechamento.

    Pós-Venda:

    Acompanhamento ou Avaliação.

  • A distância entre o sonho e a realidade, chama-se disciplina. (Bernardinho)

    A vaga é nossa!

  • SERVIÇO DE PÓS VENDA.


ID
1791217
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Jaboticabal - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento (Escriturário)
Assuntos

Dada a importância que a qualidade no atendimento ao cliente tem para a manutenção dos negócios das organizações públicas ou privadas, cabe ao Assistente Administrativo prezar pela excelência na recepção do cliente interno e externo. É esperado do colaborador, no atendimento ao cliente, que

Alternativas
Comentários
  • Conteúdo da disciplina: "bom senso".

  • Gabarito: letra C

    a) seja prático e curioso, para solucionar os problemas do cliente. evitar curiosidade, intimidade pode atrapalhar

    b) se comporte na recepção com informalidade e irreverência. deve ser formal

    c) seja ético e discreto, encaminhando o cliente para uma solução.

    d) se apresente de forma liberal e demonstrando o seu poder de solução de problemas. forma ética e formal

    e) seja perfeccionista e determinado, para saber exatamente do que o cliente necessita. bom atendimento não precisa ser perfeito

  • Se ele for perfeccionista não será maleável no atendimento, que é um ponto importante na resolução do problema do cliente. Nessa pandemia foi muito necessário isso, algumas regras precisaram ser modificadas.

  • A questão refere-se a Qualidade de Atendimento e satisfação do cliente.

     

    A) seja prático e curioso, para solucionar os problemas do cliente. – A curiosidade pode deixar o cliente desconfortável.

    b) se comporte na recepção com informalidade e irreverência. A informalidade e irreverência como uso de gírias e ou apelidos “fofos” podem demonstrar falta de profissionalismo.

    c) seja ético e discreto, encaminhando o cliente para uma solução.

    d) se apresente de forma liberal e demonstrando o seu poder de solução de problemas. Seja discreto.

    e) seja perfeccionista e determinado, para saber exatamente do que o cliente necessita. O perfeccionismo pode atrapalhar e até atrasar o atendimento.

     

    Gabarito letra C.


ID
2168434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atendimento (Escriturário)
Assuntos

Com referência à prestação de serviços, julgue o item a seguir.


Em um atendimento, a satisfação ou a insatisfação do cliente depende da confirmação ou não de suas expectativas prévias comparadas às suas reais percepções a respeito do serviço prestado.

Alternativas
Comentários
  • A satisfação do cliente se dá através da comparação entre o benefício/desempenho efetivo do produto ou serviço e sua expectativa prévia. Relação benefício X expectaviva. 

    Cliente satisfeito: benefício compatível com a expectativa;

    Cliente insatisfeito: benefício aquém das expectativas;

    Cliente encantado: benefício do produto ou serviço supera as suas expectativas.

  • Certo. A satisfação do cliente se dá através da comparação entre o benefício ou desempenho do produto/ serviço e a expectativa prévia do cliente.

  • A questão requer conhecimentos de Satisfação do Cliente.

    A satisfação é percebida pelo consumidor quando ele adquire determinado produto ou serviço e pode compará-lo com suas expectativas ou com produtos e serviços que prometem a mesma sensação. Se a sensação não o atende, ele estará insatisfeito.

     

    Gabarito: Certo.


ID
2168437
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atendimento (Escriturário)
Assuntos

Com referência à prestação de serviços, julgue o item a seguir.


Ações de personalização, como, por exemplo, chamar o cliente pelo nome, são desencorajadas nos serviços de atendimento a fim de evitar que os clientes interpretem esse tipo de atitude como invasiva.

Alternativas
Comentários
  • A personalização está em cada etapa do processo de compra do cliente, do atendimento ao relacionamento, da negociação à venda. Pequenas coisas, como chamar o Lead pelo nome ou coletar dados – sua idade, o que ele faz e onde mora – já fazem uma grande diferença na sua relação com ele.

     

    obs: errado na palavra "desencorajdas"

  • Atendimento personalizado e diferenciado é um dos pilares do marketing de relacionamento. Com tal atitude o cliente se sente especial. Diferente dos demais.

  • Personalização faz com que o cliente sinta que é especial para a empresa. Deve ser encorajada, SEMPRE!

  • Errado. Com atendimento especial o cliente se sente especial.

  • A questão requer conhecimento de Técnicas de Atendimento Personalizado.

    Atendimento personalizado trata-se de adaptar o atendimento prestado por sua empresa à linguagem e necessidades do cliente, para entregar soluções ainda mais adequadas e pontuais. 

    Neste caso, chamar pelo nome deixa o atendimento mais humanizado, cria uma relação de segurança para o cliente, porque torna o atendimento especial e diferenciado.

     

    Gabarito: Errado.