SóProvas



Questões de Administração de Preços


ID
19615
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O setor de serviços é também denominado setor terciário. No âmbito da economia, sua expansão representa uma das maiores mudanças verificadas no século XX. Costuma ser o setor que mais emprega em diversos países. O comércio, o turismo, os serviços financeiros, de transporte, de atividades públicas e privadas de segurança, de saúde e educação, entre  outros, fazem parte desse ramo. O marketing em geral e, particularmente, o marketing de serviços, por relacionarem as necessidades e desejos dos consumidores com a satisfação, qualidade e lucratividade, revestem-se de especial importância para o setor que pressupõe uma relação de contato direta entre a empresa e o consumidor.
Internet: (com adaptações).
Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os itens seguintes.

Em marketing, o valor de um produto pode ser definido como a expectativa do consumidor quanto aos seus benefícios em relação à quantia real paga pelo produto.

Alternativas
Comentários
  • A forma que se realizará o preço inicia-se com a análise das necessidades do consumidor e suas percepções de valor, e o preço é definido se ajustando ao valor percebido por ele.Fonte: "Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados", Philip Kotler
  • Valor, para o cliente, consiste em uma soma de benefícios que ele pode receber do produto ou do serviço. Os benefícios que o cliente espera do produto podem ter valor econômico (preço), funcional (utilidade) e psicológico (hábito).
    Gabarito: Certo
  • aqui neste conceito se unem: INTANGIBILIDADE + TANGIBILIDADE. PRODUTO  não ganha o mesmo sentido visual que dele fazemos, mas sim a relação estreita, a encarnação entre produto e serviço. a materialização de um produto se dá pela boa prestação de um serviço que a ele é atribuído, assim como poderia ser um mal serviço.por isso, dizem os estudiosos que ''serviços são processos + pessoas, o que pra ser mais claro seria quando alguém fala mal de um empresa por ter sido não muito bem tratado pela mesma, ai o produto devenão existir.
  • VALOR = BENEFÍCIO/ CUSTO

    Lembrando isso você não erra na hora da prova! 

    Bons Estudos

  • Em marketing valor # preço.

  • Não concordo com a afirmativa. Pois quando fala-se em "quantia real paga" sugere um fluxo de algo, para alguém ou algum lugar. Para que a assertiva ficasse mais correta no lugar de "paga", deveria ter colocado "gasta". Aqui dá a impressão que valor = preço. Mas sabemos que:


    Valor = Benefícios / Preço ou 

    Valor = Benefícios recebidos / Expectativas



ID
20062
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação a atendimento, especialmente no tocante à relevância de aspectos como direitos do consumidor, marketing, satisfação dos clientes, propaganda e promoção, venda, telemarketing e etiqueta empresarial para as empresas, julgue os itens seguintes.

O preço é o único elemento do composto de marketing que produz receita; os demais elementos geram custos.

Alternativas
Comentários
  • O composto de marketing: 4P's (preço, praça, produto e promoção).
  • MIX DE MARKETING

    Segundo “P”: Preço


    Preço é o volume de dinheirocobrado por um produto e/ou serviço. Preço é a quantidade de dinheiro,bens ou serviços que deve ser dada para se adquirir a propriedade ouuso de um produto.

    O consumidor ao comprar um produto paga opreço e recebe os benefícios dele. O preço é apenas uma parte do custototal que os clientes pagam numa troca, que também inclui várias outrasvariáveis.

    O preço é o único componente do mix de marketingque gera receita e é um dos principais elementos na determinação daparticipação de mercado de uma empresa e de sua rentabilidade.
  • O composto de marketing (conhecido como 4 P's) são:
     * Produto: gera custo, pois para se fazer o produto tem que desembolsar dinheiro.
     * Praça: é onde seu produto/serviço será feita a venda. Produz custo, pois terá que pagar o aluguel ou o imóvel(em caso de correspondente, comissão).
     * Promoção: para fazer uma promoção deverá pagar para que ela veicule na mídia, ou seja, gera custo.
     * Preço: é o valor em que o cliente irá pagar pelo produto/serviço.

    Então, o único composto que não gera custo é o preço, que ao contrário irá produzir receita.
  • Discordo do gabarito. Promoção, por exemplo, apesar de gerar custos, também produz receita, pois potencializam as vendas.

    O CESPE tem dessas coisas....

  • Receitas= Preço de Venda x Quantidade. Sendo assim é o único dos composto de Marketing que potencialmente pode gerar Receita de Vendas.

  • Entender que uma boa praça, uma boa propaganda, um bom produto não gera receita?  Estranho né!

     

     

  • Uma criança de cinco anos formularia uma questão melhor ...

  • De fato, o preço é o único, dentre o composto de marketing (4Ps’) que produz receita. Os demais implicam custos para a empresa.

    Resposta: CERTO

  • O preço é o único elemento do composto de marketing que produz receita; os demais elementos geram custos.

  • "Kotler e Keller (2006) salientam que o preço é o único elemento do composto de marketing que produz receita, os demais produzem custo"

    Também acho que promoção gera receita, mas...


ID
49396
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Analise as afirmativas que se seguem e assinale V (as verdadeiras) ou F (as falsas), no que se refere a planejamento de publicidade. Ao final, marque a opção correta.

( ) O briefing contém tanto aspectos gerais de publicidade quanto aspectos específicos de marketing.
( ) Market Share dos concorrentes é a participação dos concorrentes no mercado. Diz respeito ao levantamento e entendimento sobre como os concorrentes são percebidos pelos seus clientes.
( ) Concorrentes indiretos são aqueles que atendem à mesma necessidade, mas não fazem parte necessariamente do mesmo tipo de indústria.
( ) Acompanhar a estratégia de preço do concorrente é tarefa da equipe de marketing da empresa.
( ) Também faz parte da análise do ambiente concorrencial saber se a gestão do concorrente é profissional ou familiar.

Alternativas
Comentários
  • Acompanhar a estratégia de preço do concorrente é uma tarefa que a equipe de marketing pode ser incumbida de fazer da empresa. Portanto, acredito que esta questão deixou dúvida para os concorrentes.
  • Item I CERTOItem II Market Share dos concorrentes é a participação dos concorrentes no mercado. Correto, porém a segunda parte do enunciado "Diz respeito ao levantamento e entendimento sobre como os concorrentes são percebidos pelos seus clientes" não se refere ao Market Share e sim ao "Share of mind". ERRADOItem III CERTO. Item IV - esse item ficou confuso, pois o conceito de "equipe de marketing" varia bastante dependendo da empresa. Em alguns casos isso pode ocorrer, mas geralmente quem acompanha a estratégia de preços dos concorrentes é a equipe de planejamento.Item V CERTO.
  • As questões que permeiam o tema publicidade e propaganda são demasiadamente subjetivas, teóricas e conceituais. Neste caso, pode haver uma livre interpretação nas questões. a) briefing: agências não trabalham com um briefing de marketing completo, pois é muito extenso. b) ok. c) ok d) Estratégia de preço é um tema para o marketing, tanto que aprendi sobre isso nas duas disciplinas de marketing que cursei. e) ok. Foram estas duas questões que foram determinantes para assinalar a resposta errada. Na minha opinião, esta questão deveria ser anulada.


ID
49414
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Aponte a opção correta.

Alternativas

ID
638896
Banca
FUMARC
Órgão
PRODEMGE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O preço é considerado uma variável que, junto aos demais elementos do composto de marketing, determina a percepção que os consumidores criam sobre a oferta de produtos ou serviços. Analise as frases a seguir.
I. O preço pode variar de acordo com o amadurecimento do produto no mercado.
II. Necessidades de geração de caixa podem interferir na política de preço dos produtos.
III. A redução de preço pode ser associada à redução da qualidade percebida pelo cliente.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  •   Letra D- Preço é a proposta de valor da empresa, quanto ela acha que o produto ou serviço dela vale, e é uma das variáveis que determinam o negócio. Todas as assertivas feitas dizem respeito a características dos preços, razão pela qual estão corretas.Fonte: Ponto dos Concursos


  • quando os consumidores passam a ver um produto com uma visão mais negativa, com uma qualidade mais reduzida, as vendas decrescem e, muitas vezes, a solução adotada pelo seu fornecedor é diminuir o preço, para que este possa acompanhar a nova percepção de qualidade dos consumidores, aumentando, por conseguinte, as vendas.



  • I. Correto. O ciclo de vida de um produto, normalmente, divide-se nas seguintes etapas: introdução, crescimento, maturidade ou declínio.

    Na introdução temos o lançamento do produto no mercado. Nesse momento, o produto ainda não dispõe de uma base de clientes e, assim, a empresa precisa fazer um grande esforço para atrair a atenção de clientes potenciais. Para tanto, é muito comum que os preços na fase de introdução sejam atrativos em relação ao praticado pelos concorrentes.

    À medida que o produto vai se consolidando e conquistando uma base de clientes, os preços vão subindo e se aproximando aos níveis de mercado.

    II. Correto. É possível que em alguns momentos a empresa precise gerar caixa de uma forma mais rápida para adimplir alguma obrigação financeira (pagamento de empregados, empréstimos e financiamentos, etc), por exemplo. Nesses casos, a empresa abre mão de uma parte de sua margem de lucro de forma a reduzir o preço ao cliente como estratégia para gerar caixa.

    III. Correto. Fazemos uma forte associação das variáveis de qualidade e preço. Quanto maior o preço, maior nossa percepção de qualidade. Nesse sentido, ao reduzir o preço é provável que os clientes associem a uma perda de qualidade.

    Gabarito: D


ID
788224
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Analistas apontam o rápido crescimento das vendas de óleo no país e a maior concorrência nesse setor. Os custos das empresas para obterem clientes são médios, e os lucros são crescentes, de forma que é possível afirmar que o ciclo de vida desse produto se encontra no estágio de crescimento.

Nesse momento, os gerentes de marketing devem adotar como estratégia preços

Alternativas
Comentários
  • se é para obter clientes então o preço tem que ser de PENETRAÇÃO.
  • No caso da questão, o mercado está em crescimento e ele fala que o produto está em crescimento, ou seja, já passou da fase de introdução e já está conhecido, porém os investimentos devem continuar para que ele dê todo o seu potencial e não caia precocemente. Para entrar nesse mercado, com tanto crescimento e tanta concorrência o preço deve ser atrativo, para que o cliente venha a experimentar e consolidar seu produto. Por isso:

    RESPOSTA LETRA C


  • No caso da fase de crescimento, há duas estratégias de preços possíveis:

    1) Penetração: o objetivo é entrar no mercado com um preço baixo para que o produto seja bastante massificado, atingindo grande quantidade de clientes.

    2) Desnatamento: é o oposto. O preço é alto devido às características do produto, que são produtos com alto grau de diferenciação e exclusividade.

    Como diferenciação e exclusividade não é o caso de um produto como o óleo que se fala no enunciado a afirmativa correta só pode ser a letra C - Penetração.

  • preço de penetração = baixo, então pq a resposta não poderia ser reduzidos B?

  • Não pode ser desnatamento pois não há diferenciação ou exclusividade no óleo para se cobrar mais caro.


  • Estratégia Premium - Para produtos de alta qualidade. Nesse caso, pode-se praticar um preço alto, visando atingir a faixa alta do mercado.


    Estratégia de Penetração - Para produtos de alta qualidade. Pratica-se um preço médio tentando obter uma rápida penetração de mercado.


    Estratégia de Superbarganha - Produto de alta qualidade a preço baixo. Terá uma rápida introdução no mercado.


    Estratégia de Preço Alto - Produto de qualidade média e preço alto. É uma estratégia que valoriza o produto, visando lucratividade a curto prazo.


    Estratégia de Qualidade Média ou Comum – Preço compatível com a qualidade do produto, objetivando uma participação aceitável do mercado.


    Estratégia de Barganha - Produto de qualidade média a um preço baixo. Uma das explicações pode ser um acordo entre distribuidores e consumidores.


    Estratégia de “Bater e correr” – Preço alto com qualidade baixa. Tem-se uma vantagem inicial e há uma retirada rápida do mercado.


    Estratégia de artigos de qualidade inferior – Preço médio para um produto de baixa qualidade. Pode-se com essa estratégia buscar tirar vantagem da marca. O referido autor ilustra essa situação com o seguinte exemplo: “artigos de confecção com defeitos de fabrica, vendidos a preços médios como sendo de boa qualidade”.


    Estratégia de preços baixos – Preços baixo e baixa qualidade. Procura-se vender com esta estratégia simplesmente quantidade.

  • Matriz Ansoff: produtos existentes x mercados existentes

  • penetração e desnatamento lento/rápido são pra fase de intodução = lançamento do produto

     

    na fase de crescimento pode se melhorar a qualidade (e lógico, ajustar o preço, abaixar o preço, também)

     

    se a banca fosse coerente eliminaria C e D

     

    e, nessa fase de crescimento, poderia deixar o preço baixo, para continuar sua penetração no mercado - melhor resposta B

     

    isso de acordo com a literatura / pai Kotler

     

    mas essa louca desvairada cesgranrio está considerando que, se a penetração continua... então é penetração.

    ou está considerando que estratégia de baixar o preço se chama penetração.

    ou ainda, que maluquice, está dizendo que penetraçao ≠ penetração rápida ≠ penetrção lenta

     

    fases de um produto SÃO 4: lançamento, crescimento, maturidade, declínio (há, antes delas o desenvolvimento)

     

    Kotler fez uma curva do ciclo de vida do produto: curva crescimento-queda-maturidade, pode ser que a banca, que não sabe nada, considerou  erroneamente isso como as fases de um produto (mas, essa queda após o boom, não é fase. e o início do crescimento também não é lançamento)

     

    quem sabe muito erra na hora... ainda tem que fazer o recurso citando bibliografia... ainda corre o risco do recurso nao ser aceito

     

    bibliografia: kotler / Irigaray

     

  • De acordo com Kotler e Keller, na fase de crescimento se reduz preços para atrair a camada seguinte de compradores, interessados em pagar menos. Portanto a B seria mais adequada.


ID
1091074
Banca
FGV
Órgão
CONDER
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O plano de marketing é a programação de várias atividades destinadas a criar um mercado e precisa ser preparado sistematicamente.

Assinale a alternativa que contém algumas de suas fases organizadas de modo cronologicamente correto.

Alternativas
Comentários
  • Um plano de marketing é um documento escrito que detalha as ações necessárias para atingir um ou mais objetivos de marketing. Pode ser um planejamento para a marca, para um produto ou serviço, ou para as linhas de produtos. Os planos de marketing podem cobrir entre um e cinco anos. Um bom plano de marketing deve basear-se numa sólida estratégia de marketing, caso contrário este será de pouca utilidade.


    Normalmente é composto das seguintes partes:


    Resumo executivo e sumário;Situação atual de marketing;Análise de oportunidades e questões;Objetivos;Programas de ação;Demonstrativo de resultados projetados;Implementação;Controles e Realimentação;

    O plano de marketing deve ser entendido como um complemento ao plano de negócios e como um instrumento indispensável ao desenvolvimento da empresa.


ID
1286437
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca dos métodos de estabelecimento de preços, NÃO é correto afirmar que o preço

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode comentar sobre o erro da alternativa errada?

  • a) O markup não independe do volume de vendas, ele deve ser calculado de forma a considerar as despesas de vendas, administrativas, financeiras, impostos e ainda gerar o lucro. A precificação por markup consiste em um índice aplicado sobre o custo do produto ou serviço para a formação do preço de venda. 

  •  a)

    de Markup acrescenta uma margem padrão ao custo do produto, tornando-o independente do volume de vendas.

     b)

    de Retorno-Alvo determina o preço, de forma a assegurar o Retorno sobre o Investimento (ROI).      Correto, esse é o conceito de preço retorno-alvo

     c)                

    de Valor Percebido ajusta-se bem à ideia de posicionamento do produto, em que uma empresa pode mostrar ao cliente que este manterá a mesma margem de lucro, com o preço estipulado.  

     d)          Correto.

    de Mercado baseia-se nos preços cobrados pelos concorrentes, dedicando menor atenção a seus próprios custos ou à demanda.

     e)  Correto, tem gente que vende o produto pelo mesmo preço do concorrente, e tá tendo prejuizo, pois o concorrente pode nao pagar impostos, está na ilegalidade. 

    com base na Concorrência não explora diretamente o valor para os clientes, e como não há informações sobre os custos dos concorrentes, pode-se ter o custo mais alto e não poder oferecer um preço mais baixo ou ao mesmo nível da concorrência e sobreviver.

  • A letra C não está errada? Por que?
  • Creio que o erro da alternativa A está na seguinte afirmação: "...tornando-o independente do volume de vendas."

    O markup é um índice que multiplicado ao custo do produto resulta no preço de venda do mesmo.

    O custo do produto é baseado nas despesas fixas + despesas variáveis + margem de lucro pretendida.

     

    A lógica que utilizei foi a seguinte: quanto maior for o volume de venda, menor serão os custos do produto e consequentemente o markup aumentaria.

  • O markup é a diferença entre o preço de venda e o preço de compra de um produto.


ID
1286956
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma pesquisa revelou que os compradores de óleos lubrificantes são extremamente sensíveis a preço.

Nesse mercado, um fabricante de óleos lubrificantes que deseje maximizar sua participação de mercado deve selecionar seu objetivo de determinação de preços como

Alternativas
Comentários
  • A penetração de mercado é o trabalho de expansão de marcas para conquistar mais consumidores dentro de seus segmentos, sem precisar lançar novos produtos. Esse trabalho passa por estratégias de aproximação e engajamento, criando ressignificações e garantindo que o público tenha mais interesse pela empresa e o que ela vende.

  • penetração de marcado- ampliar a sua presença em um mercado em que vc já atua

    desenvolvimento de mercado- vender produtos existentes em um novo mercado

    desenvolvimento de produto- vender produtos novos em um mercado existente

    diversificação- lançar um produto novo em um mercado novo.

  • A penetração de mercado é essencial para potencializar marcas em segmentos de alta concorrência, mas sem que isso signifique lançar novos produtos.

    GAB: B

  • PENETRAÇÃO DE MERCADO= EXPANSÃO DA MARCA

  • A Matriz Ansoff classifica 04 tipos de estratégias: 

    • Penetração de mercado:  A organização busca aumentar a sua participação em um mercado existente, através de produtos que também já existem.  
    • Desenvolvimento de Mercado:  Nesse tipo de estratégia, a organização busca explorar um mercado novo, através de produtos que já existem. Por exemplo: uma empresa de cartão de crédito lança um produto (cartão de crédito – produto existente) para crianças (mercado novo). 
    • Desenvolvimento de Produto: É a estratégia que tem por objetivo explorar mercados que já existem, com a criação de novos produtos. Por exemplo: o Uber, conforme já explicamos. 
    • Diversificação: Aqui é tudo novo! Trata-se da estratégia que tem por objetivo explorar um mercado novo, com a criação de novos produtos. 

    O produto é novo? desenvolva o produto.

    O mercado é novo? desenvolva o mercado.

    Se os 2 já existem, o que a gente faz? penetra

    Se os 2 são novos, então o que a gente tá fazendo só com coisas novas? diversificando.


ID
1307500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As pesquisas de satisfação têm sido bastante utilizadas no
Brasil na última década, especialmente nas empresas privatizadas
prestadoras de serviços públicos, fornecendo elementos para
tomadas de decisões de gestão, além de especificamente determinar
indicadores básicos, como preços, subsídios e financiamentos.

IBOPE. O papel das pesquisas de opinião na administração
pública brasileira
. 2006, p. 13 (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue o item seguinte
acerca de pesquisas de satisfação.

Além da utilidade direta no monitoramento do grau de satisfação do cidadão com os serviços avaliados, as pesquisas de satisfação também permitem comparações entre as concessionárias e reforçam a necessidade de essas empresas prestarem contas do serviço público sob sua responsabilidade.

Alternativas
Comentários
  • a própria assertiva é exemplo da utilização das ferramentas da Comunicação Organizacional, no caso as pesquisas de satisfação, para o serviço público.


    gaba certo


ID
1359925
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Suponha que um fabricante de lubrificantes tenha os seguintes custos e expectativas de vendas:

Custo variável por litro = R$ 1,30
Custos fixos = R$ 3.000.000,00
Venda esperada, em litros = 5.000.000

Se esse fabricante desejasse realizar um markup de 27% sobre as vendas, seu preço de markup, em reais, seria:

Alternativas
Comentários
  • MKD= 1- (Cf+Cv)/PV
    MKD - markup divisor

    Cf - custo fixo 
    Cv - custo variável
    PV - preço de venda

    MKD = 1 - (3.000.000+1,3x5.000.000)/PV)

    0,27=1- (9,5x10^6)/PV  PV= (9,5x10^6)/0,73 = 13.013.698,63 Logo, este é o preço por 5.000.000 litros, portanto o preço de Markup é obtido por Pmarkup= PV/quantidade = 13.013.698,63/5.000.000  Pmarkup= 2,60.
  • P = (CUSTO TOTAL UNITÁRIO)/(1-MARKUP) 
    P = [(1,3x5.10^6 + 3.10^6)/5.10^6]/(1-0,27) = 1,90/0,73 = 2,60
    Gabarito: D.

  • Markup ou Mark Up é um termo usado em economia para indicar quanto do preço do produto está acima do seu custo de produção e distribuição. Significa diferença entre o custo de um bem ou serviço e seu preço de venda. Pode ser expresso como uma quantia fixada ou como percentual. O valor representa a quantia efetivamente cobrada sobre o produto a fim de obter o preço de venda.

  • seria 

         1,30*5000  +3000= 9500/5000 = 1,90 preco de custo total (F+V) 1,90*0,27= 0,51  que é 0,51+1,90 +- 2,41 proximo de 2,60

      

  • Por que as pessoas gostam tanto de complicar utilizando fórmulas ?!

     

    Markup é o lucro divido pela receita total =  ( PV . Q - CF - CV.Q ) / PV . Q

     

    OBS: Pra facilitar divido tudo por 1.000.000

     

    (5x p - 5 x 1,3 - 3 ) / 5 Xp = 0,27

     

    5p  - 9,5 = 1,35 p

     

    p = 2,6

  • RESOLUÇÃO:

    DIVIDIR POR 1000:

    1,30 * 5000 +3000= 9500/5000 = 1,90 Preço de Custo Unitário

    Markup = 0,27, ou seja 27%, logo, 1,00 - 0,27 = 0,73 donde

    Markup = 1,90/0,73 = 2,60

    Resposta => Letra D

  • Você é o dono agora: multiplique a quantidade que você tem de produto que é 5000 por 1,30 que é o quanto gastou neles; em seguida, soma com a sua divida fixa 3000, agora temos o valor total 9500 que é os gastos que terá. Com isso, sabemos que vc quer um lucro de 27% sobre o total, 27 por 100, então 27 dividido por 100, temos 0,27.

    Agora, vem o pulo do gato, se multiplicar 0,27 por 9500 terá só o resultado do seu lucro, mas vc precisa do lucro com o total junto. Sendo assim, vc vai colocar 1 nesses 0,27, esse 1 representa o total de 9500, multiplicando 1,27 por 9500 vc ira ter 12.065, esse sendo o total com o seu lucro, mas vc é um cara chato e quer o valor unitário, e quantos produtos vc tem mesmo? 5000, certo? Então é só dividir 12.065 por 5000... resultado 2,41. Mas como vc é ganancioso, aproveita e arredonda para 2,60

  • Para ingressar em novas áreas geográficas, desenvolver novos produtos, participar em processos licitatórios ou inserir sua mercadoria em um novo canal de distribuição, Kotler & Keller (2012) afirmam que é necessário que a organização defina a política de determinação do preço, composta por seis etapas: seleção do objetivo da determinação de preços; determinação da demanda; estimativa de custos; análise de custos, preços e ofertas dos concorrentes; seleção de um método de determinação de preços; e seleção do preço final.

    A seleção de um método de determinação de preços constitui-se da análise dos custos (que servirão como piso para o preço), dos preços dos concorrentes e de substitutos (que servirão como ponto de orientação), dos diferenciais do produto (que estabelecerão o teto para o preço) e/ou de outras variáveis.

    O preço de markup é um dos métodos para determinar o preço e leva em consideração um adicional (markup) ao custo do produto. Para calcular o preço de markup, podemos usar a sequência de fórmulas abaixo:

    Fórmula 01 – Determinar custo unitário

    Custo unitário = custo variável + (custo fixo/vendas por unidade)

    Fórmula 02 – Determinar preço de markup

    Preço de markup = custo unitário / (1 – retorno desejado sobre as vendas)

    Com base nessas fórmulas, podemos encontrar a resposta da questão:

    Custo variável por litro = R$ 1,30

    Custos fixos = R$ 3.000.000,00

    Venda esperada, em litros = 5.000.000

    Markup de 27%

    Custo unitário = R$1,30 + (R$3.000.000,00/5.000.000) = R$1,30 + R$0,60 = R$1,90

    Preço de markup = R$1,90 / (1-0,27) = R$1,90 / (0,73) = R$2,60

    Com base nesses cálculos, podemos afirmar que a alternativa D é a certa (Preço de markup = R$2,60).

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin. Administração de marketing. Tradução: Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.


ID
1756234
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

     Várias tendências e forças importantes estão propiciando um novo conjunto de crenças e práticas por parte das empresas. Os profissionais de marketing estão fundamentalmente repensando suas filosofias, concepções e ferramentas. Serão bem-sucedidas as empresas que conseguirem mudar seu marketing no mesmo ritmo das mudanças de seu mercado — real ou virtual.

P. Kotler; K. L. Keller. Administração de marketing. 12.a ed. São Paulo: Pearson / Prentice-Hall, 2008, p. 25 (com adaptações)

Tendo esse texto como referência inicial, julgue o próximo item, a respeito de administração de marketing e novas tendências do mercado.

Um dos novos paradigmas propostos por Kotler é a maximização do lucro em cada transação, em uma perspectiva de retorno de vendas imediato.

Alternativas
Comentários
  • o erro e dizer: maximização do lucro em cada transação.

    Segundo Kotler (1998) o valor percebido pelo cliente é o resultado da diferença entre o valor total esperado e o custo total envolvido na transação, desse modo, se o consumidor considerar que o valor recebido foi maior que o esperado, ele ficará satisfeito com a aquisição, porém se o resultado for negativo ocorrerá o sentimento de frustração.

    Alguns dos principais benefícios analisados em relação às ofertas podem ser descritos como suas características intrínsecas, a imagem da marca perante o mercado, garantias extras, explicações de funcionamento, o atendimento recebido durante o processo de escolha das opções e compra, vantagens do local e conquista de status.

    Para conseguirmos, então, aumentar o valor percebido devemos ter como meta aumentar essa série de quesitos, porém não chegaremos a um resultado efetivo se não analisarmos também os custos, financeiros ou não, como por exemplo, o preço monetário em si, a carga de impostos aplicados, o custo que pode ser gerado no processo de entrega, o tempo que é despendido para realizar a compra, o risco que é assumido para realizar a escolha e usufruir do produto, as tensões e os problemas emocionais.

    Neste contexto o valor percebido ideal é aquele que maximiza os benefícios que os clientes mais valorizam e simultaneamente busca reduzir os custos inerentes ao processo de compra.


    gab ERRADO


    http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Valor_Percebido_e_o_Cliente.htm


ID
1756345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o item a seguir referente a análise e controle de vendas.

Na fase de controle de vendas, a maior dificuldade encontrada pelo gestor é a verificação do cumprimento dos objetivos, pois exige a criação de indicadores complexos.

Alternativas
Comentários
  • Orientação para vendas: Uma orientação para vendas envolve a concentração das atividades de marketing na venda dos produtos disponíveis. Normalmente utilizada quando a oferta de produtos e serviços é maior do que a demanda. Ênfase em promoções e vendas.


    gab ERRADO

  • Basicamente, o controle de vendas é um instrumento que coleta informações de tudo o que possuir relação direta ou indireta com as vendas. 


ID
1756348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o item a seguir referente a análise e controle de vendas.

A avaliação dos custos de vendas restringe-se à análise dos custos de pessoal — por exemplo, salários, prêmios e benefícios — e dos custos de visitas — por exemplo, viagens e despesas de representação. 

Alternativas
Comentários
  • erro da questão em dizer que restringe a custo pessoal ....... pelo contrário o custo de manter, por exemplo Estima-se que o custo de atrair um novo consumidor é cinco vezes o custo de manter um consumidor fiel. Assim, uma das principais tarefas do marketing é manter seus consumidores satisfeitos... o que não deixa de ser um custo para a empresa ou neste caso redução de custo.

    Aumento de benefícios;Redução de custos;Aumento de benefícios e redução de custos;Aumento de benefícios em proporção maior do que o aumento de custos;Redução de benefícios em proporção menor do que redução de custos.

    gab ERRADO


ID
1872523
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As curvas da oferta e da demanda deslocam-se ao longo do tempo em resposta às mudanças das condições de mercado, diante desse quadro é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) Temos o determinante da oferta quando ocorre um aumento do preço do produto em função do aumento do insumo, então neste caso a reta é linear e proporcional, ou seja, aumenta o valor do bem proporcionalmente aumentará o preço e a quantidade ofertada deslocando a curva para a direita.


ID
2179735
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Analise as seguintes assertivas, identificando o termo faltoso:

I) O valor percebido pelo cliente é a _________ entre a avaliação que o cliente potencial faz de todos os benefícios e os custos de uma oferta.
II) O beneficio total para o cliente é o valor monetário ___________ de um conjunto de benefícios que os clientes esperam de um produto.
III) O ___________ para o cliente é o conjunto de custos percebidos em que os clientes esperam incorrer.
IV) Os clientes tendem em maximizar o ___________ dentro dos limites impostos pelos custos envolvidos em suas compras.

A sequência CORRETA que completa as assertivas é:

Alternativas
Comentários
  • c) I - diferença; II - percebido; III - custo total; IV - valor.

  • Em marketing, o valor de um produto é a expectativa do consumidor quanto aos seus benefícios em relação à quantia real paga pelo produto.

     

    Segundo o dicionário virtual MICHAELIS valor é "Apreciação feita pelo indivíduo da importância de um bem, com base na utilidade e limitação relativa da riqueza, e levando em conta a possibilidade de sua troca por quantidade maior ou menor de outros bens."[1]

     

    Pode ser expresso pela equação:

     

    Valor = Benefícios / Preço ou

    Valor = Benefícios recebidos / Expectativas

     

    Durante a compra, o consumidor percebe o valor do produto avaliando os seguintes itens:

    os benefícios oferecidos pela empresa, na forma de produtos (bens e serviços) e

    o custo da transação (dinheiro, esforço, tempo).

     

    A comparação destes itens gera a percepção do valor total da compra.

     

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Valor_(marketing)

  • Ano: 2016 Banca: FUMARC Órgão: CEMIG-TELECOM Prova: FUMARC - 2016 - CEMIG-TELECOM - Analista de Vendas JR Analise as seguintes assertivas, identificando o termo faltoso: I) O valor percebido pelo cliente é a _________ entre a avaliação que o cliente potencial faz de todos os benefícios e os custos de uma oferta. II) O beneficio total para o cliente é o valor monetário ___________ de um conjunto de benefícios que os clientes esperam de um produto. III) O ___________ para o cliente é o conjunto de custos percebidos em que os clientes esperam incorrer. IV) Os clientes tendem em maximizar o ___________ dentro dos limites impostos pelos custos envolvidos em suas compras. A sequência CORRETA que completa as assertivas é ::: C - I - diferença; II - percebido; III - custo total; IV - valor.

    Ano: 2011 Banca: FCC Órgão: Banco do Brasil Prova: FCC - 2011 - Banco do Brasil - Escriturário A diferença entre as percepções do cliente quanto aos benefícios e aos custos da compra e uso de produtos e serviços é denominada ::: A - mix marketing. B - valor para o cliente C - benchmarking. D - publicidade. E - brand equity.

    Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: SERGAS Prova: FCC - 2013 - SERGAS - Analista de Marketing Um dos conceitos centrais à administração de marketing é gestão do valor para o cliente. De acordo com a Teoria do Marketing, "valor" é a ::: A - diferença entre as percepções do cliente quanto aos benefícios de aquisição e uso de produtos e serviços, em relação aos custos e sacrifícios nos quais eles incorrem para obtê-los.

    Ano: 2015 Banca: CESGRANRIO Órgão: LIQUIGÁS Prova: CESGRANRIO - 2015 - LIQUIGÁS - Profissional de Vendas - Júnior O relacionamento de uma empresa com seus clientes está associado, dentre outros fatores, à probabilidade de satisfação e repetição da compra por parte dos clientes. Nesse sentido, o valor entregue ao cliente é a diferença entre o ::: A - valor total para o cliente e o custo total para o cliente.


ID
2179744
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Aprender sobre ambiente econômico ajuda os profissionais de marketing a determinar se

Alternativas
Comentários
  • Os clientes estarão dispostos e terão condições de gastar dinheiro com produto e serviços.


ID
2199511
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Analise as afirmações e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

( ) Enquanto a promoção de vendas oferece uma razão para comprar, a propaganda oferece um incentivo.

( ) Promoção de vendas consiste em um conjunto de ferramentas, a maioria de curto prazo, projetada para estimular a compra mais rápida ou em maior quantidade de produtos específicos por parte do consumidor ou do canal de distribuição.

( ) No processo de gerenciamento de um plano de propaganda, após a definição da mensagem e do conteúdo, a próxima tarefa é escolher a mídia que deve ser selecionada de acordo com os critérios de cobertura, frequência e impacto.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • (( FALSO) Enquanto a promoção de vendas oferece uma razão para comprar, a propaganda oferece um incentivo. 

     

    OBS:  e o inverso : Enquanto a promoção de vendas oferece um incentivo , a propaganda oferece uma razão para comprar

     

     

    (VERDADEIRO)

    Promoção de vendas é um dos quatro aspectos do promocional mix. Refere-se ao conjunto de ferramentas usadas para desenvolver e acelerar as vendas de um produto ou de um serviço. Consiste num conjunto diversificado de incentivo a curto prazo que visa estimular a compra ou venda de um produto ou serviço


ID
2199514
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


A logística de mercado envolve o planejamento da infraestrutura e o controle de fluxos físicos com o objetivo de satisfazer as exigências dos clientes e gerar valor. As quatro etapas do planejamento de logística envolvem: decisão sobre a proposta de valor e padrões de entrega; seleção do melhor sistema e estrutura do canal; desenvolvimento de excelência operacional em algumas áreas, como previsão de vendas e gestão de transportes; e implementação da solução e controle. 

                                             

 PORQUE


Do ponto de vista do cliente, o objetivo final dos sistemas planejados de distribuição é conseguir soluções econômicas ótimas.


É correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Na segunda, o ponto de vista não é do cliente e sim da empresa.


ID
2199517
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma empresa precisa considerar muitos fatores ao estabelecer sua política de determinação de preços.

A ordem das fases deste processo é:

Alternativas
Comentários
  • B

    • Seleção do objetivo da determinação de preços;
    • Análise de mercado e determinação da demanda;
    • Estimativa de custos;
    • Análise da concorrência;
    • Seleção de um método e de táticas de preço;
    • Seleção do preço final;
    • Definição de mecanismos de monitoramento de preços.

ID
2384830
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O Marketing Mix é o conjunto singular de decisões de cada empresa a respeito de 4Ps (parâmetros) básicos. O mix de marketing utilizado em serviços é ampliado, conhecido como 8Ps. Além dos quatro tradicionais, utilizam-se de mais quatro: Pessoas (People), Processos(Process), Percepção - Evidências Físicas (Physical Evidence) e Produtividade. Leia abaixo, identifique os parâmetros básicos, tradicionais (4Ps) mencionados, e assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • 4P'S:

    Preço

    Produto

    Praça

    Promoção

  • A questão cobrou conhecimentos sobre os 4 "P" do marketing e pediu o item incorreto.

    De acordo com Kotler, a classificação dos 4 Ps Mix de marketing foi feita por McCarthy e é dada da seguinte forma:

    1. PRODUTO: tem relação como o tamanho, a embalagem, a qualidade, marca, variedade design e etc.
    2. PREÇO: preço de tabela, descontos, prazos e condições.
    3. PROMOÇÃO: relaciona-se às vendas, ao marketing direto e as relações públicas.
    4. PRAÇA: refere-se aos locais, ao transporte, aos canais e estoques.

    O autor complementa o seu material com uma atualização que refere-se ao marketing holístico, no qual considera a evolução do tema e propõe novos 4 componentes. São eles: pessoas, processos, programa e performance. Kotler (2019, p. 28) considera esses os 4 novos Ps da Administração Moderna de Marketing.

    A questão pediu para marcarmos o item que não tem relação com os 4Ps, logo, o gabarito é letra "d": parcialidade.

    Fonte: KOTLER, Philip; KELLER, Lane; Administração de Marketing. 15. ed. Pearson, 2019

    GABARITO: LETRA D


ID
2676715
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A pesquisa de marketing de um banco revelou que é necessário realizar, para um público-alvo de clientes, uma campanha de vendas que tenha uma alta taxa de conversão, mesmo que os custos por contato sejam mais altos do que os das estratégias anteriores.


A ferramenta de comunicação de marketing mais adequada para esse objetivo é/são:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    A venda pessoal é compreendida como o processo pelo qual o vendedor identifica, aproxima, realiza a comercialização e satisfaz as necessidades e desejos do comprador, gerando benefícios recíprocos, idênticos e contínuos de vendedor e cliente.

    Entretanto, mesmo contendo inúmeras vantagens, a venda pessoal apresenta-se como uma estratégia muito cara frente às demais. Isso em virtude da extrema necessidade que apresenta em relação aos vendedores e a imagem no mercado. Quanto aos vendedores, ela torna-se de custo elevado por enfatizar a grande urgência da organização de investir pesado em treinamento, controle, gastos com transportes, tempo de espera e outros. 

    Já em relação à imagem no mercado, o que torna a estratégia cara é a dificuldade de o fabricante exercer o controle referente à projeção esperada da imagem de sua empresa no mercado, visto que o feedback do trabalho dos vendedores pode ser positivo ou negativo, conforme a personalidade de cada um.

  • face to face tende a ser mais personalizado. Dá a oportunidade de entender as necessidades e buscar o produto ou serviço mais adequado para suprí-las.

    Há margem para estreitar a relação comercial e desenvolver a empatia.

    Para tanto, precisa-se de investimento em treinamentos e em todo suporte demandado pelo cliente. 

  • VENDA PESSOAL

    PÚBLICO-ALVO DE CLIENTES

    ALTA TAXA DE CONVERSÃO

    CUSTOS POR CONTATO MAIS ALTOS DO QUE OS DAS ESTRATÉGIAS ANTERIORES (TREINAMENTO/ CONTROLE/ GASTOS COM TRANSPORTES/ TEMPO )

  • Antes de encontrarmos a resposta correta, vamos entender o conceito de cada ferramenta de comunicação de marketing.

    Venda pessoal é o tipo de ferramenta que permite interação mais próxima do cliente (face-a-face, telemarketing, etc). Possibilita a individualização da mensagem, troca de informações, demonstração de produtos, feedback instantâneo, relacionamentos fortes e foco no atendimento. (Lemos)

    Promoção de vendas é o conjunto de atividades que dá suporte às vendas e à propaganda, a fim de torna-las efetivas. Envolve a idealização e confecção do material promocional, a preparação de manuais e treinamento para vendedores, concursos e incentivos para revendedores e assistência técnica e garantias para os consumidores, entre outras.

    Relações Públicas é o esforço desempenhado por uma organização para manter relacionamentos e comunicação recíproca com seus públicos estratégicos. 

    Propaganda comercial é a propaganda de produtos e serviços dirigida a intermediários para estimular atacadistas e varejistas a comprar os produtos e a revendê-los aos seus clientes ou a utilizá-los em suas próprias empresas. (Arens)

    A assessoria de imprensa é responsável por intermediar a relação entre uma organização e veículos de comunicação e formadores de opinião. Elabora releases, press-kits, sugestões de pauta, entre outros.

    Devido à concentração de esforços em indivíduos gerada pela venda direta, o custo por cliente é bem superior aos demais. E pelo mesmo motivo, a taxa de conversão, é maior. Por esse e outros motivos, concluímos que a alternativa correta é a A.

    Gabarito do professor: Letra A.

    Fonte:

    - Lemos, Paulo M. Gestão estratégica de vendas. Editora FGV. 2012.

    - Arens, William F., Schaefer, David e Weigold Michael F. Propaganda: Série A. Bookman Editora. 2013.

ID
2743855
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As opções a seguir apresentam diversas tarefas da propaganda como instrumento de promoções de vendas, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Penso que a empresa trabalhando em causas sociais - responsabilidade social - ela também está se promovendo.

    Por esse motivo não marquei a letra D.

    Gab D

  • eu tbm pensei da mesma forma que vc sheila, mas.....

  • "As opções a seguir apresentam diversas tarefas da propaganda como instrumento de promoções de vendas, à exceção de uma. Assinale-a."

    Comentário: as letras A, C e E estão claramente relacionadas à venda, basta ler com atenção.

    A dúvida mais plausível seria entre B e D.

    Na B, a venda é mais provável, uma vez que ela fala sobre "novos hábitos de consumo que favoreçam o anunciante".

    Por eliminação, fui de D, uma vez que essas atitudes sociais/ beneficentes não visam, em um primeiro momento, à venda.

    Dadas as opções é a mais "marcável".

  • A propaganda a que se refere o enunciado é a de caráter comercial, que visa à venda de produtos e serviços por meio da divulgação de características e benefícios destes, da promoção da marca ou da organização, da correção da maneira que a marca é percebida no mercado, da educação do consumidor relacionado a determinado comportamento e da consolidação do mercado.

    Queremos encontrar uma alternativa que não faz parte das tarefas da propaganda como instrumento de promoções de vendas.

    A) ERRADO.

    B) ERRADO.

    C) ERRADO.

    D) CERTO. O incentivo a comportamentos úteis em nível individual e promoção de causas sociais e de caráter beneficente é um dos objetivos da propaganda social.

    E) ERRADO.

    Concluímos que a alternativa correta é a D.

    Gabarito do professor: Letra D.

    Fonte:

    - Pinho, J. B. Comunicação Em Marketing. Papirus Editora. 2001.

ID
2892982
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Qual é a definição correta de marketing?

Alternativas
Comentários
  • É a definição da American Marketing Association, citada por Boone e Kurtz (1998, p. 6) e citada também por Peter Bennett (Dictionary of marketing terms, 1995):

    Marketing é o processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais.

  • letra c

    1 MARKETING

    A palavra Marketing origina-se da palavra inglesa “market”, cuja tradução é mercado e pode ser conceituada de inúmeras formas. Contudo, a American Marketing Association, citada por Boone e Kurtz (1998, p. 6), a partir de 1985, adotou a seguinte definição: “Marketing é o processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais”.

    fonte: CONCEITOS EXPOSITIVOS SOBRE MARKETING: UMA REVISÃO LITERÁRIA, Maurício Barth

  • O termo marketing é objeto de estudo há décadas. Ao longo do tempo, sua definição vem sofrendo alterações e adaptações para conseguir abranger tudo o que ele é e faz, de fato. É importante enfatizar que as muitas definições convergem para pontos em comum: possibilidade de trocas entre pessoas (físicas e jurídicas), satisfação de necessidades e desejos, oferta de produtos e serviços são alguns.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Ações articuladas dentro do mercado é uma definição incompleta do termo marketing. O marketing consiste em processos planejados e articulados, baseado em estudos e análises, que, por meio de estratégias e ações voltadas para atender necessidades e desejos do mercado, atingem os objetivos mercadológicos de uma organização. As ações, portanto, são apenas parte do que o marketing é ou faz.

    B) Errado. O termo marketing deriva da palavra inglesa market (mercado, em português), mas não estuda as relações entre os diversos públicos de uma organização. Quem lida com públicos de uma organização são as Relações Públicas. Um dos objetivos do marketing é estudar as relações entre os consumidores (atuais e em potencial) e a organização a fim de proporcionar trocas satisfatórias entre eles para atender necessidades e desejos.

    C) Certo. Processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais. Yanaze (2009) afirma que essa é a definição literal de marketing criada pela Associação Americana de Marketing (AMA) e que trabalha basicamente os quatro P's, (produto, preço, promoção e ponto).

    D) Errado. O conjunto de conhecimentos sistematizados que orientam as ações de uma organização ou profissional liberal faz parte dos elementos que compõe o marketing, mas não define plenamente o termo. Marketing consiste em estudar e analisar os cenários interno e externo a fim de planejar ações para atender objetivos mercadológicos de um ou mais indivíduos. O conhecimento, portanto, é apenas parte do que o marketing é ou faz.

    E) Errado. A análise dos diversos players em um determinado contexto, público ou privado, é uma das etapas do marketing, mas não define plenamente o termo. Estudar e obter informações oportunas sobre a concorrência é importante para ajustar ações e estratégias e atingir os objetivos mercadológicos da organização.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa C é a correta.

    Gabarito do professor: Alternativa C.

    Bibliografia:

    - Yanaze, Mitsuru H. Gestão de marketing e comunicação – Avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2006.
  • O marketing, de maneira bem simples, pode ser conceituado como o processo de suprimir necessidades por meio de trocas de modo a obter lucro. Para que o marketing seja realizado, é preciso realizar um processo composto, segundo a abordagem tradicional, por 4 elementos: a) produto, b) preço, c) praça (ponto de venda), d) promoção.

    A alternativa C é a alternativa que melhor descreve o conceito de Marketing.

    Gabarito: C

  • C

    Processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais.

    • "A American Marketing Association propõe a seguinte definição: o marketing é a atividade, o conjunto de conhecimentos e os processos de criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade como um todo."(KOTLER e KELLER, 2012, p.3)

ID
2945554
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O mix de marketing é tradicionalmente conhecido como os “quatro Ps”, descritos aleatoriamente a seguir, entre os quais NÃO se encontra:

Alternativas
Comentários
  • Gab A - Persuasão.

    4 P's: Produto, praça (ponto de venda), preço e promoção (divulgação).

  • Gabarito do Professor:

    O composto de marketing, ou mix de marketing, é um dos conceitos mais explorados na área de marketing. De modo resumido, envolve trabalhar quatro variáveis (4 P´s) que fornecem diretrizes básicas para o desenvolvimento das atividades, estratégias e ações de uma organização.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar o único elemento que não faz parte do mix de marketing:

    A) Certo. Persuasão não é um dos quatro P´s que integram o mix de marketing. É, no entanto, uma característica comum usada na comunicação de marketing para convencer o público a adquirir produto, contratar serviço ou a ter simpatia pela marca ou organização.

    B) Errado. Produto/Serviço é o que a organização produz (produto) ou realiza (serviço), visando uma contrapartida (venda, contratação, doação, apoio, etc). Tem relação com a apresentação física do produto, embalagem, assistência técnica, manutenção, pesquisas, testes e desenvolvimento, garantia e padronização.

    C) Errado. Ponto/Praça está relacionada à localização, aos mercados de atuação, canais de distribuição, transporte, armazenamento, pontos e zonas de vendas (físicas e virtuais) e ao estoque.

    D) Errado. Preço é o valor cobrado para oferecer um produto ou realizar um serviço, geralmente composto pelo custo de produção, lucro, etc. Está associado à política e formação de preços, descontos e reduções, condições e formas de pagamento.

    E) Errado. Promoção é a maneira como a organização se comunica com seus públicos (propaganda, publicidade, promoções de vendas, merchandising e relações públicas) para alcançar seus objetivos de marketing.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa A é a única que não apresenta um elemento do mix de marketing.

     

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Os 4P’s são: praça (ponto de venda), preço, produto e promoção. A persuasão não faz partes do composto de marketing.

    Gabarito: A

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.


ID
2945557
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

De acordo com Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), para acompanhar as mudanças de um mundo conectado, o conceito do mix de marketing evoluiu e deve ser redefinido como os “quatro Cs”, descritos aleatoriamente a seguir, entre os quais NÃO se encontra:

Alternativas
Comentários
  • 4 Cs - O composto do marketing, visto sob a ótica do cliente:

    do valor para o Cliente - cocriação (co-criation)

    do menor Custo - moeda (currency),

    da Conveniência - ativação comunitária (communal activation)

    da Comunicação - conversa (conversation)

  • De acordo com Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), os quatro elementos que formam o composto de marketing – produto, preço, praça e promoção – não são os mais adequados para lidar com todas as mudanças causadas pela conectividade e a interação que há entre organização e consumidores. Por esse motivo, devem ser substituídos por quatro novos conceitos: os 4 C's – cocriação (co-criation), moeda (currency), ativação comunitária (communal activation) e conversa (conversation).

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que NÃO faz parte desses novos conceitos:

    A) Errado. Currency (moeda) faz parte dos 4 C's. A precificação está se transformando em algo dinâmico, em função da demanda do mercado, e individualiza os valores cobrados com base no histórico de compras, na proximidade das lojas físicas e em outros aspectos do perfil de cada cliente.

    B) Certo. Cooperation (cooperação) é uma abordagem teórica usada na co-criação de produtos, ao lado dos conceitos de inovação, liderança, flexibilidade e reciprocidade. Não faz parte dos 4 C's.

    C) Errado. Communal activation (ativação comunitária) faz parte dos 4 C's. Está ligada ao conceito de canal e à distribuição ponto a ponto a qual possibilitam que pessoas compartilhem recursos físicos e/ou humanos subutilizados por meio do pagamento de taxas, coordenadas por serviços online.

    D) Errado. Co-criation (cocriação) faz parte dos 4 C's. É a nova estratégia de desenvolvimento de produtos, a qual possibilita o envolvimento do cliente na concepção e customização do bem, o que melhora a taxa de sucesso nas vendas e entrega proposições de valor superior.

    E) Errado. Conversation (conversa) faz parte dos 4 C's. No passado, os consumidores sofriam influência das campanhas de marketing e de comentários de autoridades e especialistas. Hoje, os clientes recorrem aos amigos, à família e às comunidades nas mídias sociais em busca de conselhos e opiniões. Essa tendência estimulou o crescimento de sistemas de avaliação pública, como o TripAdvisor.

    Com base nas explicações, podemos concluir que a alternativa que não faz parte dos 4 C's é a B.

    Gabarito do professor: Alternativa B.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2017.

  • De acordo com Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), os quatro elementos que formam o composto de marketing – produto, preço, praça e promoção – não são os mais adequados para lidar com todas as mudanças causadas pela conectividade e a interação que há entre organização e consumidores. Por esse motivo, devem ser substituídos por quatro novos conceitos: os 4 C's – cocriação (co-criation), moeda (currency), ativação comunitária (communal activation) e conversa (conversation).


ID
2989132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Considerando que as exigências do marketing moderno vão além do desenvolvimento de um produto ou serviço de qualidade, sendo necessária a comunicação das empresas entre si, com seus públicos e com partes potenciais envolvidas no negócio, julgue o item subsecutivo.


Uma comunicação eficaz inclui várias etapas que devem funcionar de forma integrada, tais como a identificação do público-alvo, a definição de objetivos e do orçamento da comunicação, a elaboração da mensagem, a seleção de canais de comunicação e o gerenciamento de resultados.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    São 8 as etapas para um comunicação eficaz no marketing:

    1) Identificação do público alvo

    2) Determinação dos objetivos da comunicação

    3) Elaboração da mensagem

    4) Seleção dos canais de comunicação

    5) Estabelecimento do orçamento de comunicação

    6) Decisão sobre o mix de comunicação

    7) Mensuração dos resultados

    8) Gerenciamento da comunicação integrada de marketing

    Fonte: Administração de Marketing: a edição do novo milênio/2000 - Philip Kotler.

    Jesus: meu único Senhor e Salvador!

  • O planejamento da comunicação eficaz é composto por oito etapas: identificação do público-alvo, definição do objetivo da comunicação, seleção do tipo de mensagem, seleção dos canais de comunicação, elaboração do orçamento da campanha, decisão sobre o mix de comunicação, medição e avaliação dos resultados e gerenciamento da comunicação integrada.

    Os resultados da comunicação eficaz podem ser observados no volume de vendas, na melhora da percepção do público consumidor quanto à marca, na mudança de atitude em relação ao produto/serviço e nas intenções de compra.

    Com base nessa explicação, o enunciado da questão está correto.

    Gabarito do professor: CERTO.

    Fonte:

    - Ogden, J. R. Comunicação integrada de marketing. Prentice Hall. 2002.

    - Kotler, P.; Keller, K. L. Administração de marketing. 12. ed. Pearson Prentice Hall. 2006.
  • Oi!

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
3179941
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As inovações de marketing envolvem a implementação de novos métodos de marketing, incluindo mudanças no design do produto e na embalagem, na promoção do produto e sua colocação no mercado e em métodos de estabelecimento de preços de bens e de serviços. Assim é correto afirmar que:

Alternativas

ID
3194608
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A política de preços para uma dada marca pode criar associações na mente dos clientes em relação ao patamar de preços dentro de sua categoria. Nesta direção, várias estratégias de precificação podem ser utilizadas. Uma delas é a do tipo estratégia de preço premium, que é definida como: 

Alternativas
Comentários
  • As estratégias de preço são divididas em 5. Sendo elas:

    1. Preço baseado na concorrência: Utilizado em meio onde se tem muita concorrência. A intenção é chamar a atenção do consumidor;
    2. Preço por Skimming: O preço do produto é definido acima da média dos produtos do mercado, afim de atingir um público com menor sensibilidade aos preços. O preço reduz a medida que o produto vai atingindo a popularidade;
    3. Preço Alto-Baixo: Semelhante ao Skimming, a estratégia "Alto-Baixo" é utilizada para produtos de consumo sazonal (Ex.: Black Friday). Tem o intuito de ativar o gatilho mental da urgência;
    4. Preço premium: Os produtos/serviços são hierarquizados (básico,...,luxo) com base no seu nível de personalização, afim de agregar maior valor àquele que possuir maior hierarquia;
    5. Preço por projeto: O preço do produto/serviço é determinado com base no projeto; leva em consideração o tempo, material, planejamento, adequações...

    Com base nisso, a resposta correta é a LETRA D.

  • Marketing mix, mix de marketing ou composto de marketing, é um dos conceitos mais explorados na área de marketing. De modo resumido, envolve trabalhar quatro variáveis (4 P´s – Produto, Preço, Praça e Promoção) que fornecem diretrizes básicas para o desenvolvimento das atividades, estratégias e ações de uma organização.


    Preço é o valor cobrado para oferecer um produto ou realizar um serviço, geralmente composto pelo custo de produção, lucro, etc. Está associado à política e formação de preços, prazos, descontos e reduções, concessões, condições e formas de pagamento.


    No que diz respeito à determinação do preço, podemos utilizar algumas estratégias, como “valor percebido", “skimming de mercado (ou premium)", “preço de entrada no mercado" e “preço baseado em concorrência".


    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado.  A venda de produtos com preços superiores, e não iguais aos dos concorrentes, faz parte da estratégia “skimming de mercado (ou premium)". O alto giro do estoque geralmente ocorre em decorrência da adoção da estratégia de preço de entrada no mercado.


    B) Errado.  A fixação de preços visando maximizar o lucro corrente, o fluxo de caixa ou o retorno sobre o investimento (ROI) não faz parte da estratégia “skimming de mercado (ou premium)", mas geralmente ocorre em decorrência da adoção da estratégia de preço de entrada no mercado.


    C) Errado.  A determinação dos menores preços possíveis pode fazer parte da estratégia de preço de entrada no mercado ou do preço baseado em concorrência.


    D) Certo. A venda de produtos com preços maiores que os dos concorrentes, visando gerar impressão de melhor qualidade, e que geralmente é praticada por empresas inovadoras e/ou de tecnologia, é chamada de “skimmming de mercado (ou premium)".


    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa D é a certa.


    Gabarito do professor: Alternativa D.

ID
3194632
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Leia o texto a seguir.


É o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços.


O texto apresentado define

Alternativas
Comentários
  • Para Peter (2000, p. 4) o “marketing é o processo de planejar e executar a definição do preço, promoção, distribuição de ideias, bens e serviços com o intuito de criar trocas que atendam metas individuais e organizacionais”.

  • MARKETING - É o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços.

  • Necessidades, desejos e demandas; mercados-alvo, posicionamento e segmentação; ofertas e marcas; valor e satisfação; canais de marketing; cadeia de suprimento; concorrência; ambiente de marketing; identidade de marca; e planejamento de campanha são termos que todo profissional e/ou estudante de marketing precisa estar familiarizado para ser bem-sucedido na realização de suas atividades.


    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:


    A) Errado. O posicionamento de mercado implica o ato de fazer o projeto da oferta e imagem da empresa de forma que ela ocupe uma posição competitiva significativa e distrital nas mentes dos clientes-alvos, o que pode contribuir para aumentar as chances de preferência e compra.


    B) Certo. Marketing é um conjunto de atividades, ferramentas, estratégias, conhecimentos e processos que visa ajudar as organizações no alcance dos seus objetivos mercadológicos por meio da criação, comunicação, entrega e troca de produtos e serviços que satisfaçam necessidades e desejos de seus consumidores, parceiros e sociedade em geral. Conforme apresentado no enunciado, envolve basicamente 4 P's: planejar e executar a concepção do Produto, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços nas praças.


    C) Errado. A identidade é algo que define a essência da organização e/ou da marca, que expõe seus atributos, objetivos, valores, comportamentos, formas de se comunicar e de simbolizar. Independentemente de seu propósito, tamanho ou tempo de existência, toda organização possui uma identidade.


    D) Errado. Planejamento de campanha é uma abordagem concreta das decisões mercadológicas e publicitárias, as quais são fruto da análise da posição atual da organização no mercado onde atua, seus recursos característicos e suas capacidades atuais.


    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa B é a certa.


    Gabarito do professor: Alternativa B.


    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução: Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica: Edson Crescitelli. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

    - Kotler, Philip e BES, Fernando Trias. Marketing lateral: uma Abordagem revolucionária para criar novas oportunidades em mercados saturados. Rio de Janeiro: Campus, 2004.


ID
3209869
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O marketing moderno exige mais do que desenvolver um bom produto, estabelecer preços atraentes e torná-lo acessível aos clientes. O mix de comunicação de marketing é composto de cinco formas principais de comunicação.

Assinale a opção que apresenta essas formas de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

    A) Propaganda, promoção de vendas, relações públicas, vendas pessoais e marketing direto.

    B) Anúncios em rádio, televisão, jornais, revistas e banners na Internet.

    A alternativa B fala sobre uma das formas que é a PUBLICIDADE que tipicamente é feita através de jornais, rádio e televisão.

    Uma de suas vantagens é o volume e geralmente, o baixo custo em relação ao volume de pessoas atingidas.

    C) Cupons, concursos, prêmios, convites e promoções.

    A alternativa C fala sobre uma das formas que é a PROMOÇÃO DE VENDAS que são comunicações que tentam impulsionar as vendas em um determinado período seja com descontos, promoções ou outras coisas do tipo.

    D) Matérias em jornais, artigos em revistas, aparição em programas de rádio e TV e interação em mídias sociais.

    A alternativa D fala sobre uma das formas que é a PUBLICIDADE que tipicamente é feita através de jornais, rádio e televisão.

    Uma de suas vantagens é o volume e geralmente, o baixo custo em relação ao volume de pessoas atingidas.

    E) Telemarketing, mala direta, e-mail marketing, mídias sociais e mensagens via SMS.

    A alternativa E fala sobre uma das formas que é o MARKETING DIRETO que é semelhante à publicidade, mas há uma analise e segmentação do público alvo da campanha.

    Ainda é uma forma de comunicação em massa, mas tem um alvo definido e além disso, é um canal de comunicação mensurável, então saberemos os resultados.

    PESSOAL, NÃO SOU ESPECIALISTA NA ÁREA, SÓ ESTOU TENTANDO FIXAR O CONTEÚDO E CONSEQUENTEMENTE AJUDAR, PORTANTO SE HOUVER ERRO SÓ SINALIZAR!!


ID
3209872
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O vendedores servem de elo pessoal entre a empresa e os clientes. O profissional de vendas é aquele que traz as tão necessárias informações sobre o cliente. Por isso, a empresa precisa considerar cuidadosamente alguns pontos na configuração da força de vendas.
Assinale a opção que apresenta os pontos principais no planejamento da força de vendas

Alternativas
Comentários
  • Professor Rodrigo Schiavon, por favor, comente essa questão! :)

  • A empresa só terá efetivamente uma força de vendas se definir objetivos específicos que devem ser atingidos. Caso contrário, contará com equipes de marketing e vendas, que podem trabalhar conjuntamente, mas nunca visando uma finalidade maior.

    Essa é uma mudança de paradigma. Se, antes, era esperado que os vendedores apenas fechassem negócio, depois eles passaram a ter mais responsabilidades. Primeiro, precisaram se preparar (estratégia) para oferecer uma solução para o problema do cliente.

    Nos últimos anos, é cada vez mais necessário que a força de vendas se constitua a partir do engajamento com a venda. Por isso, os vendedores superaram a ideia de resolver uma demanda. Na verdade, eles indicam de que forma sua empresa pode auxiliar o cliente a aumentar sua rentabilidade.

    Nesse momento, surgem os objetivos da força de vendas. De modo geral, as atividades desempenhadas pela equipe são:

    • prospecção: é a procura por novos clientes, sejam eles potenciais, sejam indicações;
    • definição de alvo: é a decisão de alocação sobre o tempo, que deve ser dividido entre clientes potenciais e atuais;
    • comunicação: constitui-se na comunicação eficiente entre empresa e clientes a respeito dos produtos e serviços;
    • venda: refere-se à abordagem, argumentação, apresentação, objeções, resposta e fechamento do negócio entre empresa e cliente;
    • serviço: é a prestação de diferentes incumbências, como assistência técnica, consultoria, entrega e orientação sobre financiamento;
    • coleta de informações: é o processo de aplicação de uma pesquisa de mercado para reunir informações;
    • alocação de produtos: é a decisão sobre quais clientes receberão produtos escassos durante períodos de privação.

  • A força de vendas é a ligação entre a organização e os clientes. Os profissionais dessa área agem de muitas formas: como representantes da empresa junto aos clientes, os vendedores captam e cativam novos clientes, transmitem informações confiáveis sobre os produtos e serviços da empresa, respondem a objeções, negociam preços e condições, fecham vendas, realizam o pós-vendas, e atendem às contas; como representantes dos clientes, retransmitem as preocupações, necessidades e desejos dos clientes aos departamentos afins, para que estes possam desenvolver produtos e serviços com maior valor agregado.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. Vendas diretas, vendas em grupo, reunião de vendas e seminários de vendas são maneiras de os vendedores trabalharam com os clientes. Não são, portanto, os pontos principais no planejamento da força de vendas.

    B) Errado. As análises, de território, do produto, do mercado e ações combinadas fazem parte da etapa de controle, cujo objetivo é verificar se o planejado está sendo executado adequadamente e se os resultados esperados estão sendo obtidos. Não são, portanto, os pontos principais no planejamento da força de vendas.

    C) Errado. Prospecção, comunicação, atendimento e coleta de informações são tarefas específicas realizadas pelos vendedores. Não são, portanto, os pontos principais do planejamento da força de vendas.

    D) Errado. Agrupamento de clientes, número de contas, número de visitas e número de vendedores são aspectos analisados para determinar o tamanho da força de vendas. Não são, portanto, os pontos principais do planejamento da força de vendas.

    E) Certo. O desenvolvimento de objetivos, da estratégia, da estrutura, do tamanho e da remuneração dos vendedores são os pontos principais no planejamento da força de vendas. Estão intimamente ligados ao que será feito, por que motivo, como, por quantas pessoas e por que valor.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa E é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra E.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip – Administração de Marketing – 10ª Edição, 7ª reimpressão. Tradução: Bazán Tecnologia e Linguística. Revisão técnica: Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000.


ID
3269785
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A empresa química X produz componentes utilizados por outras empresas para produção de bens tão diferenciados quanto cosméticos, remédios ou pesticidas. Assim, diversas empresas compram os produtos da X para fabricar outros produtos que são vendidos com lucro a terceiros.

Nesse caso, trata-se do mercado de clientes denominado mercado

Alternativas
Comentários
  • Mercado é o espaço, físico ou virtual, em que operações de compra e venda, e consequente transferência de propriedade, ocorrem baseadas na lei da oferta e da procura.

    Existem várias maneiras de classificar o mercado: tipo da transação (concorrência perfeita, concorrência imperfeita, oligopólio, oligopsônio, monopólio, monopsônio e monopólio bilateral), o canal de comercialização (nível um – venda direta; nível dois – venda pelo varejo; nível três – venda pelo atacado; nível quatro – venda pelo atacado que vende para o varejo), o tipo de mercadoria (genéricos ou especializados) e tipo de cliente (consumidor ou organizacional) são alguns exemplos.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Mercado geral é composto por pessoas físicas e/ou jurídicas caracterizadas como consumidores em potencial de um produto ou serviço.

    B) Errado. Mercado restrito é aquele com poucos participantes envolvidos, sejam eles fornecedores ou consumidores.

    C) Errado. Mercado garantido é aquele formado por consumidores (geralmente grandes empresas) que dão garantias de consumo parcial ou total da produção em determinado período, exercendo, em contrapartida, pressão sobre o preço e a qualidade da mercadoria.

    D) Errado. Mercado consumidor é composto por pessoas ou organizações economicamente ativas e com poder de compra que estão em busca de produtos e serviços para sanar suas necessidades e desejos. De acordo com Churchill Jr. e Peter (2000), é grande o número de compradores, o tamanho das compras é pequeno, os critérios das decisões são emocionais, a interdependência entre vendedor e comprador é fraca e há poucas pessoas envolvidas nas decisões de compra.

    E) Certo. Mercado organizacional é composto por organizações que adquirem produtos e contratam serviços para a produção de outros produtos ou serviços, formando uma cadeia de suprimento que termina no consumidor final. De acordo com Churchill Jr. e Peter (2000), neste tipo de mercado há pequeno número de compradores, o tamanho das compras são grandes, o critério de decisão é racional, há forte interdependência entre vendedor e comprador, e existem muitas pessoas envolvidas no processo de aquisição.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a E.

    Gabarito do professor: Alternativa E
        
    Bibliografia:

    - Churchill Jr., Gilbert A.; Peter, J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000.
  • A) Errado. Mercado geral é composto por pessoas físicas e/ou jurídicas caracterizadas como consumidores em potencial de um produto ou serviço.

    B) Errado. Mercado restrito é aquele com poucos participantes envolvidos, sejam eles fornecedores ou consumidores.

    C) Errado. Mercado garantido é aquele formado por consumidores (geralmente grandes empresas) que dão garantias de consumo parcial ou total da produção em determinado período, exercendo, em contrapartida, pressão sobre o preço e a qualidade da mercadoria.

    D) Errado. Mercado consumidor é composto por pessoas ou organizações economicamente ativas e com poder de compra que estão em busca de produtos e serviços para sanar suas necessidades e desejos. De acordo com Churchill Jr. e Peter (2000), é grande o número de compradores, o tamanho das compras é pequeno, os critérios das decisões são emocionais, a interdependência entre vendedor e comprador é fraca e há poucas pessoas envolvidas nas decisões de compra.

    E) Certo. Mercado organizacional é composto por organizações que adquirem produtos e contratam serviços para a produção de outros produtos ou serviços, formando uma cadeia de suprimento que termina no consumidor final. De acordo com Churchill Jr. e Peter (2000), neste tipo de mercado há pequeno número de compradores, o tamanho das compras são grandes, o critério de decisão é racional, há forte interdependência entre vendedor e comprador, e existem muitas pessoas envolvidas no processo de aquisição.

  • Mercado organizacional é composto por organizações que adquirem produtos e contratam serviços para a produção de outros produtos ou serviços, formando uma cadeia de suprimento que termina no consumidor final. De acordo com Churchill Jr. e Peter (2000), neste tipo de mercado há pequeno número de compradores, o tamanho das compras são grandes, o critério de decisão é racional, há forte interdependência entre vendedor e comprador, e existem muitas pessoas envolvidas no processo de aquisição.


ID
3269788
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A diretora de uma empresa que produz componentes químicos estava preocupada em melhorar o mix promocional. Depois de uma análise cuidadosa, percebeu que era necessário fazer propaganda para expandir a demanda pela categoria de produtos que a empresa negocia.

Isso significa que a diretora está propondo ações de propaganda para a demanda

Alternativas
Comentários
  • Demanda é um dos conceitos mais estudados na área de marketing junto com a ideia de necessidade e desejo. A demanda é o desejo, por parte de uma ou mais pessoas, por uma classe de produtos ou por um produto específico, aliado à possibilidade de adquiri-lo, em um determinado lugar e num período de tempo específico.

    Propaganda é uma ferramenta de comunicação, realizada para um certo público-alvo, durante um período de tempo determinado. Pode ser informativa, persuasiva ou de lembrança.

    A propaganda informativa, de acordo com Kotler & Armstrong (2015), é usada em lançamentos de uma categoria de produtos a fim de criar uma demanda primária . Nesse caso, pode ter como objetivo  “comunicar o valor para o cliente, construir a imagem de uma marca ou organização, informar o mercado sobre um novo produto ou mudanças no preço, explicar como o produto funciona, sugerir novos usos para um produto, descrever os serviços e suportes disponíveis ou corrigir falsas impressões".

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Demanda direta está relacionada ao consumo de certo produto para satisfazer uma necessidade específica. Querer comprar um lanche para acabar com a fome é um exemplo.

    B) Errado.  Demanda seletiva é consequência da propaganda persuasiva, cujo objetivo é ganhar a preferência do consumidor após o estabelecimento de uma classe de produtos no mercado. Temos, como exemplo, a demanda por televisores de alta definição da marca Samsung.

    C) Errado.  Não encontrei definição satisfatória e confiável nos materiais de pesquisa usados como referência para o termo “Demanda institucional". Acredito, no entanto, que seja algo relacionado à necessidade de uma organização por um produto ou serviço específico.

    D) Errado.  Demanda virtual é a demanda constatada efetivamente por meio de canais de relacionamento não presenciais. Temos, como exemplo, a demanda proveniente das lojas de comércio eletrônico.

    E) Certo. Demanda primária é a demanda por uma classe de produtos, sem especificar marca. Temos, como exemplo, a demanda por televisores de alta definição.

    Com base nessas explicações, concluímos que a diretora está propondo ações de propaganda para a demanda primária. A alternativa certa, portanto, é a E.

    Gabarito do professor: Alternativa E.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Armstrong, Gary. Princípios de marketing. Tradução: Sabrina Cairo; Revisão técnica: Dilson Gabriel dos Santos e Francisco Alvarez. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

    - Crocco, Luciano; Telles, Renato; Gioia, Ricardo Marcelo; Strehlau, Vivian Iara; Rocha, Thelma Valeria. Fundamentos de marketing - vol. 1. Saraiva Educação S.A. 2017.

    - Cobra, Marcos. Manual do Consultor de Marketing. Marcos Cobra Editora. 2003.
  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte: Lilian Almeida

    De acordo com Kotler e Keller (2006:126), os principais conceitos da mensuração da demanda sãodemanda de mercado e demanda da empresa. Em cada uma existe uma função de demanda, previsão de vendas e um potencial.

    Demanda de mercado: é uma área geográfica definida para vender um determinado produto ou serviço, que seria comprado por um grupo de clientes definidoperíodo, ambiente de marketing e programa de marketing definidos.

    Demanda da empresaparticipação estimada da empresa na demanda de mercado ao longo de determinado período.

    Referências Bibliográficas:

    KOTLER, P.; KELLER, K.L.: Administração de Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

    ===

    A - direta 

    • INCORRETA.

    • Demanda direta refere-se a quantidade de produtos e serviços que estão disponíveis de uma empresa, ofertados ao consumidor para aquisição (compra), ou seja, quantidade demandada de um bem que é desejo de compra do consumidor.

    ===

    B - seletiva 

    • INCORRETA.

    • Demanda seletiva refere-se a despender esforços para conquistar a maior participação de mercado, ou seja, aumentar a procura por certas marcas e produtos, como por exemplo, a demanda por café Pilão.

    ===

    C - institucional 

    • INCORRETA.

    • Demanda institucional é definida como intervenção que coordena a participação das pessoas e familiares nos mercados por meio de compra de alimentos para distribuição regional.

    ===

    D - virtual 

    • INCORRETA.

    • demanda virtual refere-se a necessidade do cliente pelo atendimento virtual. Para que ele possa acessar os produtos e serviços da empresa e por lá realizar suas compras.

    • Muitas empresas estão percebendo uma crescente na demanda virtual conforme mudam as características e o comportamento do consumidor.

    • É uma excelente estratégia de vendas para a empresa pois, não precisa necessariamente ter uma loja física. Consegue vender por meio da loja virtual e assim aumentar o seu faturamento.

    ===

    E - primária

    • CORRETA.

    • Demanda Primária refere-se ao tamanho do mercado onde a empresa está inserida para vender determinado produto ou serviço, ou seja, o nível de demanda total para todas as marcas de um determinado produto ou serviço, como por exemplo, demanda por café de todas as marcas.

  • De acordo com Kotler e Keller (2006:126), os principais conceitos da mensuração da demanda sãodemanda de mercado e demanda da empresa. Em cada uma existe uma função de demanda, previsão de vendas e um potencial.

  • Demanda é um dos conceitos mais estudados na área de marketing junto com a ideia de necessidade e desejo. A demanda é o desejo, por parte de uma ou mais pessoas, por uma classe de produtos ou por um produto específico, aliado à possibilidade de adquiri-lo, em um determinado lugar e num período de tempo específico.

    Propaganda é uma ferramenta de comunicação, realizada para um certo público-alvo, durante um período de tempo determinado. Pode ser informativa, persuasiva ou de lembrança.

    A propaganda informativa, de acordo com Kotler & Armstrong (2015), é usada em lançamentos de uma categoria de produtos a fim de criar uma demanda primária . Nesse caso, pode ter como objetivo  “comunicar o valor para o cliente, construir a imagem de uma marca ou organização, informar o mercado sobre um novo produto ou mudanças no preço, explicar como o produto funciona, sugerir novos usos para um produto, descrever os serviços e suportes disponíveis ou corrigir falsas impressões".

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Demanda direta está relacionada ao consumo de certo produto para satisfazer uma necessidade específica. Querer comprar um lanche para acabar com a fome é um exemplo.

    B) Errado.  Demanda seletiva é consequência da propaganda persuasiva, cujo objetivo é ganhar a preferência do consumidor após o estabelecimento de uma classe de produtos no mercado. Temos, como exemplo, a demanda por televisores de alta definição da marca Samsung.

    C) Errado.  Não encontrei definição satisfatória e confiável nos materiais de pesquisa usados como referência para o termo “Demanda institucional". Acredito, no entanto, que seja algo relacionado à necessidade de uma organização por um produto ou serviço específico.

    D) Errado.  Demanda virtual é a demanda constatada efetivamente por meio de canais de relacionamento não presenciais. Temos, como exemplo, a demanda proveniente das lojas de comércio eletrônico.

    E) Certo. Demanda primária é a demanda por uma classe de produtos, sem especificar marca. Temos, como exemplo, a demanda por televisores de alta definição.

    Com base nessas explicações, concluímos que a diretora está propondo ações de propaganda para a demanda primária. A alternativa certa, portanto, é a E.

    Gabarito do professor: Alternativa E.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Armstrong, Gary. Princípios de marketing. Tradução: Sabrina Cairo; Revisão técnica: Dilson Gabriel dos Santos e Francisco Alvarez. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

    - Crocco, Luciano; Telles, Renato; Gioia, Ricardo Marcelo; Strehlau, Vivian Iara; Rocha, Thelma Valeria. Fundamentos de marketing - vol. 1. Saraiva Educação S.A. 2017.

    - Cobra, Marcos. Manual do Consultor de Marketing. Marcos Cobra Editora. 2003.


ID
3271045
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A administração do composto de marketing implica um conjunto de ações relacionadas a quatro fatores: a gerência do produto; a definição e o monitoramento do preço; a aplicação das ferramentas de comunicação e a gestão dos

Alternativas
Comentários
  • 4 P's

    Alternativa A

  • Ele busca o P de Praça, que seria a alternativa A, visto que cita os outros 3 P's (Produto, Preço e Promoção) no enunciado.
  • Os 4P’s são: praça (ponto de venda), preço, produto e promoção. 

    O enunciado já apresentou o produto (“gerencia do produto”), o preço (“definição e o monitoramento do preço”), a promoção (“aplicação das ferramentas de comunicação”), falta, portanto, a praça.

    Praça corresponde ao conjunto de atividades voltadas a tornar o produto disponível e acessível para o consumidor onde e quando ele desejar. Dentro desse elemento são analisados os seguintes aspectos:

     Canais de distribuição – intermediários utilizados para a comercialização dos produtos.

     Relacionamento com os canais – formas utilizadas para estimular a venda e minimizar os conflitos de interesse com os canais de distribuição. Preocupa-se com indicadores como volume de vendas e margem de lucro do produto.

     Logística de mercado – administração de estoques, transporte e armazenagem dos produtos. Coordenação das atividades com fornecedores, comprados e outros participantes do canal de distribuição.

    Gabarito: A

  • A administração do mix de marketing, ou composto de marketing, é um dos conceitos mais explorados na área de marketing. De modo resumido, envolve trabalhar quatro variáveis (4 P´s - a gerência do produto; a definição e o monitoramento do preço; a aplicação das ferramentas de comunicação e a gestão dos canais de distribuição) que fornecem diretrizes básicas para o desenvolvimento das atividades, estratégias e ações de uma organização.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Certo. Canais de distribuição é o elemento que falta no enunciado para completar o composto de marketing. Está relacionado à Praça/ponto: localização da organização, aos mercados de atuação, ao transporte, armazenamento, pontos e zonas de vendas (físicas e virtuais) e ao estoque.

    B) Errado. Mecanismos de promoção não estão relacionados ao elemento faltante – Canais de distribuição, mas têm associação com o elemento “Aplicação das ferramentas de comunicação" – propaganda, publicidade, promoções de vendas, merchandising e relações públicas – para alcançar seus objetivos de marketing.

    C) Errado. Métodos de vendas não estão relacionados ao elemento faltante – Canais de distribuição. As vendas têm íntima relação com o marketing (que, resumidamente, é o modo como o produto chama a atenção do cliente) e com os canais de distribuição (que, resumidamente, é o modo como o produto vai ser disponibilizado ao cliente), mas não fazem parte do composto do marketing.

    D) Errado. Sistemas de pagamento não estão relacionados ao elemento faltante – Canais de distribuição, mas têm associação com o elemento “monitoramento do preço" – conjunto de políticas e estratégias para a formação de preços, descontos e reduções, condições e formas de pagamento.

    E) Errado. Veículos de divulgação não estão relacionados ao elemento faltante – Canais de distribuição, mas têm associação com o elemento “Aplicação das ferramentas de comunicação" – propaganda, publicidade, promoções de vendas, merchandising e relações públicas – para alcançar seus objetivos de marketing.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a A. 
    Gabarito do professor: Alternativa A

    Bibliografia:

    - Yanaze, Mitsuru H. Gestão de marketing e comunicação – Avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2006.

    - Sant'Anna, Armando. Propaganda: teoria, técnica e pratica. 7ª. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.
  • A administração do composto de marketing ( os famosos 4 Ps) implica um de ações relacionadas a quatro fatores: a gerência do produto(produto); a definição e o monitoramento do preço (preço); a aplicação das ferramentas de comunicação (promoção) e a gestão dos...... Qual o P que falta ? O P de Praça canais de distribuição.

  • Para as organizações subsistirem e se sobressaírem no cenário em que atuam, é necessário realizar constantes análises. A análise de aspectos internos, a fim de identificar as forças, as falhas, as oportunidades e as ameaças é chamada de SWOT. A análise do macroambiente está relacionada aos fatores econômicos, políticos, legais, naturais, socioculturais e tecnológicos, que impactam questões maiores. A análise do microambiente diz respeito a aspectos como concorrentes, distribuidoras e fornecedores, e estão associadas a questões mais específicas. Por fim, existe a análise do mercado.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que apresenta um elemento que se destaca nesse cenário de atuação organizacional:

    A) Errado. A população mundial não está diminuindo.

    B) Errado. A estratégia de foco está no cliente, não na produção.

    C) Certo. A formação de alianças empresariais, que ocorre quando organizações combinam seus recursos, capacidades e competências para perseguirem interesses mútuos e objetivos estratégicos comuns.

    D) Errado. A preferência é por mercados segmentados, não de massa.

    E) Errado. Não existe restrição à presença de multinacionais. Observa-se, pelo contrário, a coexistência entre empresas locais, regionais, nacionais e multinacionais.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a C.

    Gabarito do Professor: Letra C.


ID
3271060
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O mercado internacional sugere que a demanda global de petróleo deve continuar se mantendo nos níveis atuais para os próximos anos, mesmo considerando que grandes mudanças estão ocorrendo, tanto na demanda quanto na oferta de petróleo. A tendência é que os países em desenvolvimento passem a consumir mais petróleo do que os países desenvolvidos. O crescimento de suas economias sinaliza que o Oriente Médio e a Ásia irão demandar cada vez mais petróleo. Por outro lado, EUA, Europa e Japão, historicamente grandes consumidores, buscam fontes alternativas de energia, devendo usar cada vez menos petróleo.

Diante desse quadro, depreende-se que o mercado mundial de afretamento de navios-tanque deverá apresentar

Alternativas
Comentários
  • Questão mais de interpretação que mkt.

  • Difícil é entender, se a minha procura por navios com a tendência de diminuição da compra de petróleo diminui, como a letra D está certa. pois a visão é: eu não preciso de tantos navios, logo ocorrerá um desequilíbrio, ou estou errado????

  • Gabarito do Professor

    A oferta e a demanda são dois fatores sempre presentes em uma relação de consumo e influenciam diretamente a economia. A oferta diz respeito ao produto que é oferecido para o consumidor em uma determinada quantidade disponível para compra. A demanda está ligada à necessidade ou desejo de comprar somada ao poder de compra dos clientes. De acordo com a lei da oferta e da procura (ou demanda), quando a oferta de uma mercadoria excede a sua procura (demanda), o valor do item cai; quando a demanda por um item é maior que a oferta, o valor do bem sobe.

    A oferta de produtos sofre influência de vários aspectos como condições ambientais, disponibilidade da matéria-prima, variações nas relações entre empresa e colaboradores, e tempo e tecnologia investidos na produção. A demanda é impactada pelo poder aquisitivo e necessidades dos demandantes, por tendências sociais e pelo próprio preço dos produtos.

    O enunciado da questão apresenta duas situações distintas: há uma tendência de aumento de consumo (demanda) por petróleo por países em desenvolvimento, incluindo nações do Oriente Médio e a Ásia; constata-se que EUA, Europa e Japão, historicamente grandes consumidores, consumirão cada vez menos petróleo, o que reduz a demanda.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. Não haverá desequilíbrio entre a oferta de navios e a demanda por transporte. A frota atual de navios pode redirecionar parte dos seus esforços em atender EUA, Europa e Japão (que tem procura decrescente), para suprir a crescente demanda dos países em desenvolvimento.

    B) ERRADO. Não haverá baixas taxas de frete. A frota atual, que concentra esforços para atender à demanda dos EUA, Europa e Japão, pode ser redirecionada para atender à demanda dos países emergentes. Não haverá oferta de navios superior à demanda e, consequentemente, devido ao equilíbrio, as taxas de frete ficarão iguais.

    C) ERRADO. Não haverá grande oferta de navios novos. O que pode ocorrer é uma redistribuição da frota atual para os mercados dos países em desenvolvimento, que apresentam demanda crescente.

    D) CERTO. Haverá uma gradual tendência ao equilíbrio, tornando possível que a capacidade ofertada de navios existentes seja adequada para suprir a demanda.

    E) ERRADO. Não haverá redução da oferta de navios, visto que a frota atual ofertada pode ser redirecionada para onde há mais necessidade e atender adequadamente a demanda.

    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa correta é a D.

    RESPOSTA: D

     

    Fontes de pesquisa:

    - Site Mais Retorno
  • a demanda global de petróleo deve continuar se mantendo nos níveis atuais para os próximos anos

  • Cara, a questão da CESGRANRIO mais estranha que eu já vi até hoje .

  • Questões da Cesgranrio são mais subjetivas do que objetiva.

    A que menos faz sentido é o Gabarito...

  • Essa questão é linda, dá gosto de estudar!!! Banca inteligente!!!

  • Gabarito do Professor

    A oferta e a demanda são dois fatores sempre presentes em uma relação de consumo e influenciam diretamente a economia. A oferta diz respeito ao produto que é oferecido para o consumidor em uma determinada quantidade disponível para compra. A demanda está ligada à necessidade ou desejo de comprar somada ao poder de compra dos clientes. De acordo com a lei da oferta e da procura (ou demanda), quando a oferta de uma mercadoria excede a sua procura (demanda), o valor do item cai; quando a demanda por um item é maior que a oferta, o valor do bem sobe.

    A oferta de produtos sofre influência de vários aspectos como condições ambientais, disponibilidade da matéria-prima, variações nas relações entre empresa e colaboradores, e tempo e tecnologia investidos na produção. A demanda é impactada pelo poder aquisitivo e necessidades dos demandantes, por tendências sociais e pelo próprio preço dos produtos.

    O enunciado da questão apresenta duas situações distintas: há uma tendência de aumento de consumo (demanda) por petróleo por países em desenvolvimento, incluindo nações do Oriente Médio e a Ásia; constata-se que EUA, Europa e Japão, historicamente grandes consumidores, consumirão cada vez menos petróleo, o que reduz a demanda.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. Não haverá desequilíbrio entre a oferta de navios e a demanda por transporte. A frota atual de navios pode redirecionar parte dos seus esforços em atender EUA, Europa e Japão (que tem procura decrescente), para suprir a crescente demanda dos países em desenvolvimento.

    B) ERRADO. Não haverá baixas taxas de frete. A frota atual, que concentra esforços para atender à demanda dos EUA, Europa e Japão, pode ser redirecionada para atender à demanda dos países emergentes. Não haverá oferta de navios superior à demanda e, consequentemente, devido ao equilíbrio, as taxas de frete ficarão iguais.

    C) ERRADO. Não haverá grande oferta de navios novos. O que pode ocorrer é uma redistribuição da frota atual para os mercados dos países em desenvolvimento, que apresentam demanda crescente.

    D) CERTO. Haverá uma gradual tendência ao equilíbrio, tornando possível que a capacidade ofertada de navios existentes seja adequada para suprir a demanda.

    E) ERRADO. Não haverá redução da oferta de navios, visto que a frota atual ofertada pode ser redirecionada para onde há mais necessidade e atender adequadamente a demanda.

    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa correta é a D.

    RESPOSTA: D

     

    Fontes de pesquisa:

    - Site Mais Retorno


ID
3293230
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Um aspecto prático da gestão de marketing é a administração dos diversos estados de demanda.

Um profissional da área de marketing detecta uma nova demanda de mercado quando os

Alternativas
Comentários
  • Demanda é um dos conceitos mais estudados na área de marketing junto com a ideia de necessidade e desejo. A demanda é o desejo, por parte de uma ou mais pessoas, por um produto ou serviço específico, aliado à possibilidade de adquiri-lo ou contratá-lo, em um determinado lugar e num período de tempo específico. Os estados de demanda podem ser classificados em inexistente, negativa, indesejada, latente, irregular, plena, excessiva e em declínio.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) CERTO

    B) ERRADO. Essa é a definição de concorrência. A concorrência pode ser classificada em 6 tipos: perfeita, monopólio, monopsônio, oligopólio, oligopsônio e monopólio bilateral.

    C) ERRADO. Ser guiado pelas inovações no mercado não é uma questão de demanda, mas de escolha de gestão.

    D) ERRADO. O governo, baseado nos interesses nacionais, gera demanda quando tem uma necessidade mercadológica e tem condições de supri-la por meio de aquisição de produtos. Isso, no entanto, não tem relação com financiar os lançamentos da marca.

    E) ERRADO. Oferecer produtos cada vez melhores e mais eficientes é um objetivo de muitas organizações. Essa prática contribuir para obter vantagem competitiva sobre os concorrentes. Mas tal ideia não tem relação direta com a conceituação do termo demanda.

    Gabarito do professor: Letra A.

    Fonte:

    - Churchill Jr, Gilbert A. Marketing. Saraiva Educação S.A. 2017.
  • Clientes com mais dinheiro consomem mais, aumentando a demanda
  • quando diz nova demanda da a interpretar que um novo produto esta sendo demandado. se a questão tivesse dito aumentar a demanda faria mais sentido.

  • Questão sem sentido!!!

  • Comentário do Professor do QC.

    A) CERTO

    B) ERRADO. Essa é a definição de concorrência. A concorrência pode ser classificada em 6 tipos: perfeita, monopólio, monopsônio, oligopólio, oligopsônio e monopólio bilateral.

    C) ERRADO. Ser guiado pelas inovações no mercado não é uma questão de demanda, mas de escolha de gestão.

    D) ERRADO. O governo, baseado nos interesses nacionais, gera demanda quando tem uma necessidade mercadológica e tem condições de supri-la por meio de aquisição de produtos. Isso, no entanto, não tem relação com financiar os lançamentos da marca.

    E) ERRADO. Oferecer produtos cada vez melhores e mais eficientes é um objetivo de muitas organizações. Essa prática contribuir para obter vantagem competitiva sobre os concorrentes. Mas tal ideia não tem relação direta com a conceituação do termo demanda.

  • o que viabiliza o poder de compra do cliente é a demanda e não o desejo. não adianta nada desejar e não ter demanda para comprar aquilo que se deseja. Achei essa questão no mínimo descontextualizada.

  • Questão mal formulada

  • Não entendi. A questão fala em nova demanda, mas a alternativa correta traz a ideia de aumento na demanda.
  • Um aspecto prático da gestão de marketing é a administração dos diversos estados de demanda.

    Um profissional da área de marketing detecta uma nova demanda de mercado quando os desejos dos consumidores são viabilizados pelo seu poder de compra.

  • Quando o desejo do indivíduo está apoiado pelo “poder de compra”. Em outras palavras, a demanda é detectada quando o desejo do consumidor passa a ser viabilizado pelo seu poder de compra. E é nessa hora que o profissional de marketing deve identificar as causas do “estado de demanda” com o objetivo de traçar um plano de ação para alterar esse “estado de demanda” para um “estado desejado” pela organização.

  • é lógico, a demanda existe quando o consumidor tem o desejo de um produto/serviço e tem dinheiro para bancar isso. se não tiver um dos dois, não há demanda
  • entendi foi nada


ID
3293236
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Diversas empresas utilizam canais comerciais e de distribuição que são formados por intermediários, como os varejistas, que têm a função de

Alternativas
Comentários
  • LETRA D. Parte da ideia do P de Praça no MIX DE MARKETING

  • Varejo é composto por atividades de venda direta de produtos ou serviços ao consumidor final, para uso não comercial e pessoal. Organizações comerciais cujo volume de vendas tem o varejo como principal origem são chamadas de varejistas, independentemente de como ou onde é realizada a transação.

    Basicamente, existem três tipos de varejistas: lojas de varejo, varejo sem loja e organizações de varejo. As lojas de varejo podem ser representadas por supermercados, farmácias, conveniências e lojas de departamentos. Venda direta, serviços de compra, marketing direto e máquinas de venda automática são categorias de varejo sem loja. As franquias são exemplos de organizações de varejo.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Os varejistas podem contribuir significativamente para a manutenção da imagem positiva de uma marca por meio da correta divulgação do produto, de políticas de preços competitivas e da logística adequada, mas sua função não é conceituar a imagem da empresa e sua marca.

    B) Errado. Os varejistas podem definir os preços que serão cobrados dos consumidores finais, mas não definem os custos de produção e de distribuição do fabricante.

    C) Errado. Os varejistas podem contribuir para comunicação dos produtos (em publicidade na TV ou merchandising, por exemplo), mas a função de planejar a comunicação institucional dos bens produzidos é do fabricante.

    D) Certo. A função do varejista é tornar o produto acessível para o consumidor final, quer por meio de lojas físicas ou virtuais.

    E) Errado. Vender os produtos a atacadistas e distribuidores não é função dos varejistas, mas da própria organização que fabrica os produtos.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a D.

    Gabarito do professor: Alternativa D.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip and Keller, Kevin L. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
  • Varejo é composto por atividades de venda direta de produtos ou serviços ao consumidor final, para uso não comercial e pessoal. Organizações comerciais cujo volume de vendas tem o varejo como principal origem são chamadas de varejistas, independentemente de como ou onde é realizada a transação.

    Basicamente, existem três tipos de varejistas: lojas de varejo, varejo sem loja e organizações de varejo. As lojas de varejo podem ser representadas por supermercados, farmácias, conveniências e lojas de departamentos. Venda direta, serviços de compra, marketing direto e máquinas de venda automática são categorias de varejo sem loja. As franquias são exemplos de organizações de varejo.

    A função do varejista é tornar o produto acessível para o consumidor final, quer por meio de lojas físicas ou virtuais.

  • A letra E é fornecedores

  • Varejo é composto por atividades de venda direta de produtos ou serviços ao consumidor final, para uso não comercial e pessoal. Organizações comerciais cujo volume de vendas tem o varejo como principal origem são chamadas de varejistas, independentemente de como ou onde é realizada a transação.

    Basicamente, existem três tipos de varejistas: lojas de varejo, varejo sem loja e organizações de varejo. As lojas de varejo podem ser representadas por supermercados, farmácias, conveniências e lojas de departamentos. Venda direta, serviços de compra, marketing direto e máquinas de venda automática são categorias de varejo sem loja. As franquias são exemplos de organizações de varejo.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Os varejistas podem contribuir significativamente para a manutenção da imagem positiva de uma marca por meio da correta divulgação do produto, de políticas de preços competitivas e da logística adequada, mas sua função não é conceituar a imagem da empresa e sua marca.

    B) Errado. Os varejistas podem definir os preços que serão cobrados dos consumidores finais, mas não definem os custos de produção e de distribuição do fabricante.

    C) Errado. Os varejistas podem contribuir para comunicação dos produtos (em publicidade na TV ou merchandising, por exemplo), mas a função de planejar a comunicação institucional dos bens produzidos é do fabricante.

    D) Certo. A função do varejista é tornar o produto acessível para o consumidor final, quer por meio de lojas físicas ou virtuais.

    E) Errado. Vender os produtos a atacadistas e distribuidores não é função dos varejistas, mas da própria organização que fabrica os produtos.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a D.

    Gabarito do professor: Alternativa D.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip and Keller, Kevin L. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.


ID
3293239
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Assim como as empresas, os mercados também se modificam ao longo dos anos, adaptando-se às transformações econômicas, políticas e sociais.

Uma característica do mercado, atualmente, é a

Alternativas
Comentários
  • Mercado é o espaço, físico ou virtual, em que operações de compra e venda, e consequente transferência de propriedade, ocorrem baseadas na lei da oferta e da procura. Pode ser classificado segundo o tipo da transação (concorrência perfeita, concorrência imperfeita, oligopólio, oligopsônio, monopólio, monopsônio e monopólio bilateral), o canal de comercialização (nível um – venda direta; nível dois – venda pelo varejo; nível três – venda pelo atacado; nível quatro – venda pelo atacado que vende para o varejo) e o tipo de mercadoria (genéricos ou especializados).

    Os mercados, assim com as organizações, sofrem influência da situação econômica, política e social, das mudanças climáticas e variações sazonais, das inovações tecnológicas, do surgimento ou desaparecimento de novos participantes, e dos hábitos de consumo.

    Vamos analisas alternativas:

    A) Errado. O mercado atualmente é caracterizado pela diversificação de produtores e fornecedores, e não pela monopolização.

    B) Certo. A atuação ética e responsável deixou de ser um diferencial para ser um requisito essencial para a manutenção e sobrevivência das organizações no mercado.

    C) Errado. A busca por produtos e serviços hoje é baseada não somente em preços reduzidos, mas na conduta ética e legal das organizações.

    D) Errado. Os lucros excessivos para os empresários na maioria das vezes decorrem de práticas ilegais e envolvem exploração de colaboradores, de matéria-prima ou de pressões no mercado consumidor. A simpatia por atitudes que tragam lucros para os empresários ainda é uma prática nas organizações, mas essas vantagens pecuniárias não podem ser decorrentes do desrespeito às leis ou à ética.

    E) Errado. O mercado também pode ser praticado no ambiente digital, no qual a utilização de recursos tecnológicos é praticamente ilimitada.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a B.

    Gabarito do professor: Alternativa B.

  • A atuação ética e responsável das organizações é uma exigência hoje em dia.

  • Ética, posicionamentos relacionados a sustentabilidade e movimentos sociais são uns dos pontos chave na hora da escolha do cliente, basta olhar as redes sociais. Então toda questão q se refira a o olhar atual dos consumidores em relação às marcas, se tiver a opção " exigência por uma atuação ética ", geralmente é a opção certa.

  • Mercado é o espaço, físico ou virtual, em que operações de compra e venda, e consequente transferência de propriedade, ocorrem baseadas na lei da oferta e da procura. Pode ser classificado segundo o tipo da transação (concorrência perfeita, concorrência imperfeita, oligopólio, oligopsônio, monopólio, monopsônio e monopólio bilateral), o canal de comercialização (nível um – venda direta; nível dois – venda pelo varejo; nível três – venda pelo atacado; nível quatro – venda pelo atacado que vende para o varejo) e o tipo de mercadoria (genéricos ou especializados).

    Os mercados, assim com as organizações, sofrem influência da situação econômica, política e social, das mudanças climáticas e variações sazonais, das inovações tecnológicas, do surgimento ou desaparecimento de novos participantes, e dos hábitos de consumo.

    Vamos analisas alternativas:

    A) Errado. O mercado atualmente é caracterizado pela diversificação de produtores e fornecedores, e não pela monopolização.

    B) Certo. A atuação ética e responsável deixou de ser um diferencial para ser um requisito essencial para a manutenção e sobrevivência das organizações no mercado.

    C) Errado. A busca por produtos e serviços hoje é baseada não somente em preços reduzidos, mas na conduta ética e legal das organizações.

    D) Errado. Os lucros excessivos para os empresários na maioria das vezes decorrem de práticas ilegais e envolvem exploração de colaboradores, de matéria-prima ou de pressões no mercado consumidor. A simpatia por atitudes que tragam lucros para os empresários ainda é uma prática nas organizações, mas essas vantagens pecuniárias não podem ser decorrentes do desrespeito às leis ou à ética.

    E) Errado. O mercado também pode ser praticado no ambiente digital, no qual a utilização de recursos tecnológicos é praticamente ilimitada.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a B.

    Gabarito do professor: Alternativa B.


ID
3293242
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Existem diversos tipos de custos envolvidos no processo de determinação de preço.

Custos variáveis são aqueles que 

Alternativas
Comentários
  • O preço de uma mercadoria pode ser determinado com base em três estratégias: no valor para o cliente, nos custos ou na concorrência. As percepções de valor dos clientes estabelecem o preço máximo a ser cobrado (o teto) enquanto que os custos determinam o limite mínimo (o piso) que a empresa pode estipular.

    A determinação de preços baseada nos custos está intimamente ligada aos gastos de produção, distribuição e venda do produto, somada a uma quantia de retorno pelo esforço e risco. Os custos totais são a somatória dos custos fixos e dos custos variáveis.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. Nos custos variáveis estão inclusos gastos que sofrem alterações de acordo com a produção, como horas extras e matérias-primas consumidas. O prazo para pagamento não é um custo variável.

    B) Certo. Os custos variáveis estão ligados diretamente ao o nível de produção, ou seja, com a quantidade de unidades fabricadas em determinado período.

    C) Errado. O lucro líquido é a diferença entre a receita total (vendas efetivas) e o total de gastos da empresa (tanto os custos fixos quanto os custos variáveis). Podemos afirmar, portanto, que os custos variáveis não refletem, necessariamente, em lucro líquido positivo nas transações.

    D) Errado. A somatória dos custos variáveis e dos custos fixos representam os custos totais da empresa.

    E) Errado. Os custos variáveis variam em função do consumo, e não na disponibilidade, da matéria-prima.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a B.

    Gabarito do professor: Letra B.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Armstrong, Gary. Princípios de marketing. Tradução: Sabrina Cairo. Revisão:   técnica; Dilson Gabriel dos Santos e Francisco Alvarez. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.
  • GABARITO B

  • CUSTOS VARIÁVEL, O PRÓPRIO NOME JÁ DIZ VAI DEPENDER DA SUA PRODUÇÃO.

  • Existem os Custos Variáveis e Custos Fixos. Os Custos Variáveis VARIAM de acordo com o nível de produção. Os Custos Fixos não dependem do nível de produção. Por exemplo, se uma pizzaria tem apenas dois custos: salário dos trabalhadores e aluguel. Se a pizzaria desejar aumentar o número de pizzas produzidas, deverá contratar mais trabalhadores, aumentando o custo referente aos salários. Então, o número de trabalhadores vai ser VARIÁVEL, de acordo com o nível de produção desejada. O aluguel será FIXO, independentemente do nível de produção de pizzas. A soma do custo variável com o custo fixo resulta no custo total.

  • Custos variável -> Relacionado a produção Custo Fixo -> Não relação com a produção Exemplo: Imagine que você tem uma padaria. Um custo váriavel seria a farinha para o pão. Pode ser que a farinha aumente seu preço diminua com o passar dos tempos, isso significa que é VARIÁVEL. Já o custo fixo seria o aluguel. Você sempre vai pagar aquele valor x do aluguel, ele não muda, ele é FIXO. Além disso um aluguel nunca vai ter relação com a produção, não importa se você vende pouco ou muito.
  • meu deus, eu já fiz essa questão 1 milhão de vezes e eu sempre erro ela, não sei qual é o meu problema
  • Acredito que a questão é muito dúbia em relação a resposta, pois a alternativa B está correta da mesma maneira que a E também está, irei deixar alguns argumentos a seguir para mostrar os motivos:

    E) "Custos variáveis são aqueles que: variam em função da matéria-prima disponível. "

    Motivo é que, quando a matéria-prima esta em falta devido a algum problema logístico(entre outros) o preço tende a subir, pois o produto oferta 2 e demanda 2 (esta em equilíbrio) porém se faltar matéria prima para a produção do produto a oferta diminui, se produziam 2 agora produzem 1 e a demanda continuar com 2, então existe aí um desequilíbrio de 1 para 2... Como existe pessoas querendo comprar mas não existe oferta suficiente no mercado o preço tende a subir para que o estoque não fique igual a zero.

    Para sustentar meu argumento também trago uma citação do dicionário financeiro:

    "Já a matéria-prima é um exemplo típico de custo variável. Quanto mais produtos forem fabricados por uma indústria, maior será seu consumo de matéria-prima e, portanto, o gasto com ela."

    disponível em : https://www.dicionariofinanceiro.com/custos-fixos-e-variaveis/#:~:text=J%C3%A1%20a%20mat%C3%A9ria%2Dprima%20%C3%A9,portanto%2C%20o%20gasto%20com%20ela.

  • Os custos variáveis estão ligados diretamente ao o nível de produção, ou seja, com a quantidade de unidades fabricadas em determinado período.

  • O preço de uma mercadoria pode ser determinado com base em três estratégias: no valor para o cliente, nos custos ou na concorrência. As percepções de valor dos clientes estabelecem o preço máximo a ser cobrado (o teto) enquanto que os custos determinam o limite mínimo (o piso) que a empresa pode estipular.

    A determinação de preços baseada nos custos está intimamente ligada aos gastos de produção, distribuição e venda do produto, somada a uma quantia de retorno pelo esforço e risco. Os custos totais são a somatória dos custos fixos e dos custos variáveis.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. Nos custos variáveis estão inclusos gastos que sofrem alterações de acordo com a produção, como horas extras e matérias-primas consumidas. O prazo para pagamento não é um custo variável.

    B) Certo. Os custos variáveis estão ligados diretamente ao o nível de produção, ou seja, com a quantidade de unidades fabricadas em determinado período.

    C) Errado. O lucro líquido é a diferença entre a receita total (vendas efetivas) e o total de gastos da empresa (tanto os custos fixos quanto os custos variáveis). Podemos afirmar, portanto, que os custos variáveis não refletem, necessariamente, em lucro líquido positivo nas transações.

    D) Errado. A somatória dos custos variáveis e dos custos fixos representam os custos totais da empresa.

    E) Errado. Os custos variáveis variam em função do consumo, e não na disponibilidade, da matéria-prima.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a B.

    Gabarito do professor: Letra B.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Armstrong, Gary. Princípios de marketing. Tradução: Sabrina Cairo. Revisão:   técnica; Dilson Gabriel dos Santos e Francisco Alvarez. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.


ID
3293245
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O conceito de valor em marketing é um dos principais elementos na formação do preço. Com base nesse conceito, os gestores devem evitar a redução do valor de seus produtos.

Essa redução se caracteriza pela diminuição dos benefícios fornecidos em comparação com a

Alternativas
Comentários
  • A questão aborda o conceito de Valor, sendo esse uma Relação entre o CUSTO TOTAL e o BENEFÍCIO de aquisição do produto/serviço.

    Vale ressaltar que o Custo Total engloba o C. Financeiro, Psicológico e Físico dispendidos pelo cliente para a aquisição/consumo de determinado produto ou serviço.

    O Benefício envolve tanto características Funcionais, quanto Intangíveis.

  • O preço é um dos componentes clássicos do marketing, ao lado de produto, ponto e promoção.

    É considerado um dos elementos que pode determinar a participação de mercado e a lucratividade das organizações.

    A formação do preço é baseada em fatores internos e externos à organização. Os fatores internos incluem os objetivos de marketing, a estratégia de mix de marketing, os custos da empresa e considerações organizacionais. Já os fatores externos estão relacionados ao mercado e incluem a percepção do consumidor sobre preço, elasticidade de preço da demanda, oferta e preços do concorrente e outras questões (conjuntura econômica, política, governo, etc).

    Os gestores devem evitar a redução do valor de seus produtos para não correr o risco de ter prejuízos. Essa redução, no entanto, pode ocorrer na compra adicional de produtos (incentivo), se o marketing boca a boca trouxer resultados (o que reduz gastos com publicidade), na diminuição dos benefícios fornecidos e na manutenção do custo de aquisição pelos clientes.

    Gabarito do professor: Letra C.

    Fonte:

    - Rocha, Tiago Brasil. Micro-finanças: financiamento de canais de venda de produtos à baixa renda. Dissertação de mestrado. FGV. 2010.

    - Dos Santos, Marcello Lopes. Processos de Formação de Preços. IESDE BRASIL AS. 2016.
  • GABARITO C

  • LETRA C, POIS OS CLIENTES CAUSAM DIVERSOS CUSTOS

  • Preço x benefícios, letra C

  • o valor percebido pelo cliente é a diferença entre o valor total*custo total

  • letra c por dedução e acertei

  • Os gestores devem evitar a redução do valor de seus produtos para não correr o risco de ter prejuízos. Essa redução, no entanto, pode ocorrer na compra adicional de produtos (incentivo), se o marketing boca a boca trouxer resultados (o que reduz gastos com publicidade), na diminuição dos benefícios fornecidos e na manutenção do custo de aquisição pelos clientes.

  • O preço é um dos componentes clássicos do marketing, ao lado de produto, ponto e promoção.

    É considerado um dos elementos que pode determinar a participação de mercado e a lucratividade das organizações.

    A formação do preço é baseada em fatores internos e externos à organização. Os fatores internos incluem os objetivos de marketing, a estratégia de mix de marketing, os custos da empresa e considerações organizacionais. Já os fatores externos estão relacionados ao mercado e incluem a percepção do consumidor sobre preço, elasticidade de preço da demanda, oferta e preços do concorrente e outras questões (conjuntura econômica, política, governo, etc).

    Os gestores devem evitar a redução do valor de seus produtos para não correr o risco de ter prejuízos. Essa redução, no entanto, pode ocorrer na compra adicional de produtos (incentivo), se o marketing boca a boca trouxer resultados (o que reduz gastos com publicidade), na diminuição dos benefícios fornecidos e na manutenção do custo de aquisição pelos clientes.

    Gabarito do professor: Letra C.

    Fonte:

    - Rocha, Tiago Brasil. Micro-finanças: financiamento de canais de venda de produtos à baixa renda. Dissertação de mestrado. FGV. 2010.

    - Dos Santos, Marcello Lopes. Processos de Formação de Preços. IESDE BRASIL AS. 2016.


ID
3327874
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ibirité - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Machado Neto (2005) observa a produção artístico-cultural a partir do composto de marketing e identifica elementos que constituem o sistema de marketing.
São elementos que constituem o referido sistema, EXCETO:

Alternativas

ID
3576886
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Presidente Prudente - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O conhecimento do Ciclo de Vida do Produto (CVP) é importante para entender como as vendas se comportam com o passar do tempo, sendo usado para tomar decisões como aumentar o investimento em propaganda, diminuir o preço ao consumidor final, mudar de mercado etc. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • CICLO DE VIDA DO PRODUTO .

    Introdução: é a fase inicial da vida do produto ou o período em que o produto é lançado no mercado, esta fase tem como característica: baixo volume de produção e de vendas.

    Crescimento: o produto começa a firmar-se no mercado ou período de aceitação pelo mercado. Nesse estágio surgem os concorrentes.

    Maturidade: período de baixo crescimento nas vendas. Os níveis de lucro tornam-se estáveis ou diminuem, em função dos gastos que a empresa tem para defender o produto da concorrência. Quando o produto atinge a saturação às características de competição se tornam mais acirradas.

    Declínio: o produto passa a perder participação no mercado, ou seja, é quando as vendas e os lucros começam a cair .

    GABARITO : C

  • Sa Senhora! Uma alternativa pior que a outra! Kkkk


ID
3631201
Banca
IPAD
Órgão
SESC-PE
Ano
2010
Disciplina
Marketing
Assuntos

O vinho brasileiro, apesar de sua crescente qualidade, ainda enfrenta dificuldades em seu mercado doméstico. Isto ocorre devido a dois fatores principais. Em primeiro lugar, os brasileiros ainda não desenvolveram o hábito de beber vinho rotineiramente, o que faz com que o país tenha um dos menores consumos per capta do mundo. Como se não bastasse, acordos realizados entre os países do Mercosul fazem com que a tributação brasileira sobre vinhos produzidos na Argentina e no Chile seja menor que a do próprio vinho brasileiro, o que pressiona o preço do produto nacional, deixando-o menos competitivo. Que ambientes de marketing caracterizam esta situação?


Alternativas
Comentários
  • os brasileiros ainda não desenvolveram o hábito de beber vinho rotineiramente --> sociocultural

    acordos realizados entre os países do Mercosul fazem com que a tributação brasileira sobre vinhos produzidos na Argentina e no Chile seja menor que a do próprio vinho brasileiro --> político-legal


ID
3693007
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca de demanda, oferta, equilíbrio de mercado e elasticidades, julgue o item subsequente.


A receita com a venda de um bem com demanda preço-elástica diminui quando se diminui o preço desse bem, mantidas as demais variáveis constantes.

Alternativas
Comentários
  • Na demanda elástica, há variação na demanda conforme o preço. Logo, se o preço do bem diminuiu, a demanda aumentará e não diminuirá.

  • A variação da quantidade é maior que a variação do preço (bem elástico), então uma diminuição do preço aumenta mais que proporcionalmente a quantidade demandada, aumentando a receita. R=P.Q