- ID
- 541123
- Banca
- CESGRANRIO
- Órgão
- Transpetro
- Ano
- 2011
- Provas
- Disciplina
- Meio Ambiente
- Assuntos
O tratamento de água convencional apresenta diversas fases, sendo uma das mais importantes a mistura rápida. Sobre a fase de mistura rápida no tratamento convencional da água, é INCORRETO afirmar que
A qualidade da água está diretamente associada a diversos parâmetros, os quais representam as suas características físicas, químicas e biológicas. São exemplos de indicadores físicos, químicos e biológicos, respectivamente,
A Resolução n° 357 do CONAMA dispõe sobre a classificação e enquadramento.dos corpos d’água. Considerando-se o uso das águas ao abastecimento para consumo humano, quais classes podem ser utilizadas?
Qual o valor mínimo do teor de cloro residual na água fornecida para consumo humano por meio de veículos do tipo carro-pipa?
O sistema de tratamento é uma sequência de operação e de processos unitários definidos em razão de três requisitos:
Algumas Estações de Tratamento de Água (ETA) no Brasil têm-se modernizado através da adequação de suas estruturas físicas. Quando se comparam estações que possuem apenas uma câmara de floculação com aquelas que possuem quatro câmaras de floculação em série, com gradientes de velocidade decrescente, pode se observar:
O processo de desinfecção da água para o consumo humano através da utilização do cloro tem a finalidade de destruição de micro-organismos patogênicos. A eficiência desse processo químico depende de diversas variáveis, sendo correto afirmar que:
O processo de desinfecção da água pode ser realizado pela adição de cloro, parte desse agente químico vai destruir microorganismos sensíveis e parte dele é consumida pela matéria orgânica. Uma fração de cloro que sobra é denominada residual de cloro combinado que possui, como característica principal, a combinação com substâncias:
O cloro é um potente oxidante e participa de diferentes reações químicas com inúmeras substâncias orgânicas e inorgânicas presentes na água. Uns dos efeitos desejáveis podem ser representados pela:
As diferentes coleções de águas próprias para o consumo humano podem apresentar diferentes variações em suas características. Em relação à alcalinidade da água, no potencial hidrogeniônico (pH) entre 4,4 e 8,3, é comum a presença de compostos do seguinte tipo:
No processo de desinfecção da água para o consumo humano, um dos métodos utilizados é a cloração simples. No final desse processo, após um determinado tempo, o cloro residual livre deve ser mantido obrigatoriamente em toda a extensão do sistema de distribuição, no valor mínimo de:
O processo químico realizado na água para o consumo humano, por meio do qual se utilizam silicatos complexos de sódio conhecidos como zeólitos que possuem a capacidade de trocar o sódio de sua composição por íons como magnésio e cálcio, denomina-se:
Um dos problemas enfrentados no abastecimento de água própria para o consumo humano é a corrosão das canalizações, válvulas e equipamentos metálicos. Uma das formas de evitar este problema é através do monitoramento dos níveis de cal adicionada à água, o que pode ser realizado pelo controle do índice de:
Uma amostra de água é enviada a um laboratório físico- químico para o doseamento de carbonato de cálcio para determinar a dureza. Em relação a esse doseamento, cujo valor encontrado foi de 350mg/l, é possível classificar essa amostra como água:
Os sistemas de abastecimento e soluções alternativas coletivas de abastecimento de água que utilizam mananciais superficiais devem realizar monitoramento mensal de Escherichia coli no ponto de captação de água. Quando a média geométrica anual for maior ou igual a 1.000 E. coli/100ml deve-se realizar monitoramento de:
Uma amostra padrão conhecida de água é enviada ao laboratório químico para avaliação do teste de potencial hidrogeniônico (pH). Sabendo-se que seu pH está acima de 8,3, adiciona-se a substância fenolftaleína, e, logo em seguida, adiciona-se ácido até sua neutralização em pH próximo a 6,5. Nesta mesma amostra é adicionada a substância metilorange, sendo observada a alteração da coloração com a continuidade da adição de ácido até pH ao redor de 4,2. O padrão de cores frente à utilização sequencial desses indicadores de pH nesta amostra é respectivamente :
A etapa de coagulação no tratamento da água consiste na desestabilização e agregação inicial da matéria coloidal através da adição na água de produtos químicos. Após esta etapa inicia-se o processo de floculação, que consiste na aglomeração das partículas desestabilizadas, que quando causada pelo movimento browniano é denominado floculação:
Um dos parâmetros utilizados para avaliar a qualidade da água própria para o consumo humano é a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), que indica a presença de matéria orgânica na água. O resultado desse parâmetro para uma amostra de água é de 10mg/l, o que indica que são necessários:
O exame de análise de coliformes é empregado para o controle de sistemas de abastecimentos de água cuja finalidade é avaliar a eficiência do tratamento. A quantidade de coliformes é expressa pelo número mais provável (NMP) que representa o número mais provável de coliformes existentes em uma amostra correspondente a:
Em uma Estação de Tratamento de Água é solicitado que sejam segregados 10.000 litros de uma substância classificada como resíduo químico a ser coletado por uma empresa de coleta de lixo. A quantidade em metros cúbicos desse material a ser descartado corresponde a:
A análise microbiológica é fundamental para a qualidade da água para o consumo humano, e grupo de bactérias denominadas coliformes é considerado um dos indicadores utilizados para avaliar a presença de patógenos na água. Em relação a esse grupo de bactérias, podemos afirmar que:
A análise de uma amostra enviada para um laboratório de microbiologia de uma empresa que controla a qualidade da água de uma população identifica a presença de bactérias do grupo coliforme. Os resultados dos testes laboratoriais que presumem tais presenças são:
Algumas características organolépticas devem ser monitoradas frequentemente no sistema de distribuição da água potável. É recomendado que o potencial hidrogeniônico (pH) da água seja mantido na faixa de:
Um dos grandes riscos à saúde pública está vinculado ao sistema hídrico através da presença de cianotoxinas na água. Como indicador de potencial aumento da densidade de cianobactérias no manancial superficial deve ser realizada com frequência semanal a análise de:
Em um laboratório de controle de qualidade da água para o consumo humano, realiza-se uma análise que determina a atividade da enzima acetilcolinesterase. Esta determinação laboratorial é recomendada para avaliar a concentração na água de:
O descarte inadequado de material radiológico pode colocar em risco a qualidade da potabilidade da água utilizada para o consumo humano. As concentrações de atividade de material radiológico não devem exceder:
Julgue os itens seguintes a respeito do tratamento de águas potáveis e industriais.
A coagulação seguida de floculação é empregada para a remoção de cor nas águas naturais, causada pela presença de substâncias orgânicas e de substâncias húmicas, como ácidos húmicos e fúlvicos.
Considerando a importância dos bioindicadores como ferramenta para avaliar a qualidade da água, e que os macro-invertebrados bentônicos estão adaptados a um conjunto de características físicas e químicas da água (temperatura, oxigênio, transparência da água, etc.), relacionadas à sua qualidade e nível de preservação de condições ecológicas, é CORRETO afirmar que os macro-invertebrados bentônicos classificados como:
A sedimentometria é a medida da quantidade do sedimento transportado pelos cursos d’água, sendo realizada por diversos métodos. O método direto de medição de carga sólidas é aquele realizado
Sobre coleta de amostras em campo para monitoramento de qualidade de água, considere:
I. Verificar se o ponto de coleta recebe água diretamente do sistema de distribuição e não de caixas, reservatórios ou cisternas.
II. Realizar desinfecção da saída da bomba com hipoclorito.
III. Inicialmente, abrir a torneira e deixar escoar a água por 2 a 3 minutos, ou o tempo suficiente para eliminar impurezas e água acumulada na canalização.
IV. Evitar a coleta de amostras em áreas estagnadas ou em locais próximos às margens.
Para amostras coletadas em águas superficiais está correto o que se afirma APENAS em
O tratamento de água é formado por um conjunto de processos físicos e químicos destinados a transformar água bruta, in natura, em água potável, adequando-a ao consumo humano e atendendo aos padrões legais de potabilidade. O tratamento do tipo convencional aplicado ao tratamento de águas de captações superficiais é subdividido nas seguintes etapas, respectivamente,
Nas Estações de Tratamento de Água (ETA’s), o tratamento utilizado é o convencional, que é comumente aplicado ao tratamento de águas de captações superficiais, geralmente turvas e/ou coloridas.
Um técnico deseja melhorar a qualidade da cor maior da água que, ao fim do seu tratamento, estava abaixo dos limites aceitáveis.
Nessas condições, é CORRETO afirmar que a etapa que ocorreu irregularidade no tratamento da água foi a
As águas subterrâneas são imprescindíveis para a vida e integridade do ecossistema, mas o mau aproveitamento desse bem pode levar a sua contaminação.
São fontes causadoras de poluição nas águas subterrâneas, EXCETO:
O esgoto industrial é proveniente de processos industriais. A composição e a função de tecnologia e do produto podem variar de orgânico a mineral, geralmente sendo composto de sólidos dissolvidos.
São tipos de análises físicas que permitem caracterizar a qualidade da água, EXCETO:
O tratamento de água denominado convencional é normalmente aplicado às águas que possuem partículas finamente divididas em suspensão e partículas coloidais e que necessitam de tratamento químico capaz de propiciar sua deposição, com um baixo período de detenção. Nos tratamentos químicos aplicados na água destaca-se uma fase importante de tratamento que é chamada de floculação.
Considerando essas informações, é CORRETO afirmar que um composto inorgânico, solúvel em água, com alta eficiência floculante e capacidade de oxidar cobre é o
A qualidade da água depende das diversas substâncias que se encontram em seu meio, e os parâmetros que mostram as suas características são de ordem física, química e bacteriológica. A água é potável quando é inofensiva à saúde do homem, agradável aos sentidos e adequada aos usos domésticos de abastecimento humano.
No Brasil, os padrões de potabilidade são definidos pela
Uma estação de tratamento de água possui em seu fluxograma uma grade, uma calha Parshall, um floculador vertical hidráulico, um decantador e um filtro rápido de areia e antracito.
O reator no qual se adiciona um coagulante (sais de ferro, de alumínio, taninos vegetais e polímeros),buscando desestabilizar as impurezas presentes na água e facilitar o aumento das mesmas em uma etapa de tratamento posterior é o (a)
O processo de tratamento da água que busca remover compostos orgânicos e inorgânicos indesejáveis, incluindo os que causam odor e sabor, fazendo a água percolar por um leito contendo carvão ativado é denominado
O padrão de qualidade de águas é definido como
Dentre os indicadores físicos que são usados como parâmetros para a qualidade da água, tem-se a turbidez, que é a(o)
O processo de tratamento da água, que tem como objetivo a destruição de organismos patogênicos, geralmente feito com a aplicação de cloro ou compostos de cloro, é o processo de
Em seu abastecimento de água, as indústrias não possuem um requisito de qualidade genérico. No entanto, as indústrias que usam a água especificamente para resfriamento, em seu processo produtivo, devem utilizar água
Com relação aos padrões de classificação e às características
químicas e isotópicas das águas subterrâneas, julgue o item que se
segue.
Para se classificar as águas subterrâneas em seus principais
tipos, os cátions Mg2+, Na+
, K+
e Ca2+ e os ânions Cl- SO42-, CO3- e HCO3-HCO3- são os elementos mais indicados
para serem analisados.
Com relação aos padrões de classificação e às características químicas e isotópicas das águas subterrâneas, julgue o item que se segue.
A composição isotópica das águas de chuva em um continente
sofre influência da altitude orográfica, da longitude e da
temperatura, mas não da distância ao litoral e do quantitativo
precipitado.
No tratamento de água para abastecimento público é necessário completo atendimento à legislação específica, a Portaria 518 do Ministério da Saúde de 25 de março de 2004. Esta legislação estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, e dá outras providências. Em sua Seção IV fala do “Responsável pela Operação de Sistema e/ou Solução Alternativa”. No Art. 8º diz: “Cabe ao(s) responsável(is) pela operação de sistema ou solução alternativa de abastecimento de água, exercer o controle da qualidade da água. Parágrafo único. Em caso de administração, em regime de concessão ou permissão do sistema de abastecimento de água, é a concessionária ou a permissionária a responsável pelo controle da qualidade da água.
Segundo a referida Portaria a presença de coliformes termotolerantes deve ser:
Considerando o problema das incrustações na rede de distribuição de água, o pH da água tratada e distribuída é fator de extrema importância. A formação de hidróxidos insolúveis e carbonatos é a causa das incrustações nas tubulações de aço carbono, logo, para evitar este problema a concessionária distribui água com pH:
Os parâmetros DQO e DBO são amplamente utilizados como indicativo da qualidade das águas. Isto se deve ao fato de serem necessárias quantidades de oxigênio presente na água para o processo oxidativo inevitável ao qual todas as substâncias na natureza estão submetidas. Espera-se que:
Dentre os agentes floculantes mais utilizados no tratamento de água para o abastecimento público pode-se citar:
Para implantação de rede de distribuição de água para abastecimento público e implantação de rede coletora de esgoto sanitário, é correto afirmar que:
Existem diversos processos tecnológicos para o tratamento de águas e de efluente. Estes processos possuem maior ou menor sofisticação, contudo, majoritariamente o tratamento das águas para distribuição pública é feito pelo processo tradicional conhecido como físico-químico. Um dos componentes deste sistema de tratamento de águas é a calha Parshall. Este componente tem como finalidade principal:
Para que uma água em tratamento na ETA seja enviada para o flocodecantador é necessário que o agente floculante tenha formado os hidróxidos insolúveis. Porém, muitas vezes a água captada do corpo hídrico é muito isenta de sais ou material particulado, dificultando a formação de flocos. Nesta situação é recomendável:
O processo de tratamento de água é feito basicamente através do ajuste de pH, adição de agentes químicos, floculação, coagulação, decantação e filtração. Para o ajuste do pH emprega-se rotineiramente substâncias como hidróxido de sódio e óxido de cálcio. O uso de soda cáustica por algumas concessionárias, aos olhos da legislação, é:
Para o processo de operação e controle de uma Estação de água ou de esgoto, o conhecimento da vazão é fundamental. Existem dois tipos de vazão, a saber, vazão mássica e vazão volumétrica. Qual a vazão em metros cúbicos por segundo de um tubo que lança 200L/minuto de água?
A CASAN, durante o tratamento da água, adiciona cloro e flúor imediatamente após a etapa de
A coagulação é uma das etapas do tratamento de água realizada pela CASAN, na qual se adicionam coagulantes químicos para a formação de flóculos que carregam a sujeira. Os principais coagulantes utilizados nessa etapa de tratamento são:
Considerando as etapas de tratamento da água e os procedimentos utilizados pela CASAN, assinale a alternativa correta.
Para que a água consumida domiciliarmente possa chegar aos consumidores em condições apropriadas para este fim, diversos processos físicos e químicos são conduzidos desde sua captação - em rios, lagos, etc - até sua entrada na rede de distribuição. Numa estação de tratamento de água (ETA), ocorrem as seguintes etapas:
I - Coagulação - a água captada e bombeada em sua forma bruta é tratada com hidróxido e sulfato de alumínio para aglomerar alguns eventuais tipos de partículas sólidas.
II - Floculação e decantação - os aglomerados de partículas sólidas aumentam de tamanho com a movimentação da água e depositam-se no fundo de tanques, separando-se da água.
III- Filtração - a água proveniente dos tanques de decantação é filtrada de forma a remover impurezas menores que as anteriormente removidas.
IV - Desinfecção - hipoclorito de sódio ou ozônio são aplicadas na água para eliminar microrganismos patogênicos.
V - Fluoretação - é aplicado fluoreto de sódio (ou de cálcio) na água para auxiliar na manutenção da saúde dentária.
VI - Correção de pH - carbonato de sódio é adicionado à água para ajustar sua acidez e impedir a deterioração da rede de distribuição.
Assinale a opção que apresenta as fórmulas que representam as substâncias mencionadas nas etapas I, IV, V e VI, respectivamente.
Em uma estação de tratamento de água, a água a ser tratada, depois de retirada do rio, segue por equipamentos para retirada de areia e medição do volume captado. Estes equipamentos são, respectivamente,
De acordo com o Ministério da Saúde, a concentração mínima de cloro residual livre, deve ser de
A Portaria nº 2.914/11 dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.
Relacione os termos específicos do dia a dia de um operador de uma estação de tratamento de água às suas respectivas definições.
1. Padrão organoléptico
2. Cavalete
3. Ligação predial
4. Padrão de potabilidade
( ) conjunto de parâmetros capazes de provocar estímulos sensoriais que afetam a aceitação para consumo humano, mas que não necessariamente implicam risco à saúde.
( ) conjunto de tubulações e peças especiais, situado entre a rede de distribuição de água e o ponto de medição de água, incluindo esse.
( ) kit formado por tubos e conexões destinados à instalação do hidrômetro para realização da ligação de água.
( ) conjunto de valores permitidos como parâmetro da qualidade
da água para consumo humano.
Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para
baixo.
Em um sistema de abastecimento de água, no trecho de uma adutora por recalque um técnico chegou à conclusão, após uma análise econômica utilizando a Fórmula de Bresse, que a velocidade dessa tubulação deveria ser de 2,0 m/s.
Uma vez que não é possível um aumento na potência das bombas e que a vazão a ser fornecida pelas bombas é de 905 m 3 /h, o menor diâmetro da adutora de recalque é
Um Sistema de Abastecimento de Água (SAA) é um conjunto de obras, equipamento e serviços, destinados ao abastecimento de água potável de uma comunidade para fins de consumo doméstico, serviços públicos, consumo industrial, agrícola e demais usos. O conjunto de estruturas e dispositivos construídos ou montados junto a um manancial, para a retirada de água destinada ao atendimento do consumo em um sistema de abastecimento é:
Uma unidade convencional de tratamento completo de água possui no seu fluxo de tratamento a seguinte sequência de reatores/processos:
Em um reator de uma estação de tratamento de água, foi construído um tanque de contato com carvão ativado em pó (CAP) visando à adsorção de clorofórmio (trihalometano) para redução da concentração desse contaminante. Sabendo-se que a capacidade de adsorção do CAP para o clorofórmio é de 0,054 mg/g, a concentração de dosagem mínima de CAP para redução da concentração de clorofórmio (trihalometano) de 10 µg/L para 5 µg/L é:
Relacione os parâmetros de qualidade da água com suas
respectivas definições.
1. Coliformes Termotolerantes
2. Turbidez
3. Dureza
4. Demanda Bioquímica de Oxigênio
( ) quantidade de oxigênio necessária para oxidar a matéria
orgânica por decomposição microbiana aeróbia para uma forma
inorgânica estável;
( ) propriedade relacionada com a concentração de íons de
determinados minerais dissolvidos na água, predominantemente
causada pela presença de sais de cálcio e magnésio;
( ) propriedade física que se traduz na redução da sua
transparência devido à presença de materiais em suspensão que
interferem com a passagem da luz através da água;
( ) bactérias gram-negativas, em forma de bacilos, oxidase-negativas,
caracterizadas pela atividade da enzima β-
galactosidase. Podem crescer em meios contendo agentes tensoativos
e fermentar a lactose nas temperaturas de 44º a 45ºC, com
produção de ácido, gás e aldeído.
A relação correta, de cima para baixo, é:
A respeito das águas superficiais e subterrâneas, assinale a opção correta.
A retirada da água de um poço, com a utilização de uma bomba, destina-se a determinar a vazão de explotação do poço, os parâmetros hidrodinâmicos do aquífero e as perdas de carga no poço e no aquífero. A obtenção desses dados durante um teste de produção ou de aquífero, depende, no mínimo, do
Um poço, com profundidade de sessenta metros, foi perfurado em uma rocha cristalina para a captura de água em aquíferos fissurais.
A esse respeito, assinale a opção correta.
Assinale a opção que apresenta corretamente todos os elementos necessários na fase de instalação de um poço.
Simplificadamente, a reserva de água subterrânea (S) corresponde à recarga (R) e à demanda (D). Assim, se:
As redes de distribuição de água devem levar em consideração
No tratamento de água um dos principais produtos utilizados é o cloro (Cl) e sua principal função é a
O Índice de Qualidade das Águas foi criado em 1970, nos Estados Unidos, pela National Sanitation Foundation. A partir de 1975 começou a ser utilizado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo − CETESB, e nas décadas seguintes, outros Estados brasileiros adotaram o IQA, que hoje é o principal índice de qualidade da água utilizado no país. O IQA foi desenvolvido para avaliar a qualidade da água bruta visando seu uso para o abastecimento público, após tratamento. O IQA é composto por nove parâmetros, com seus respectivos pesos. Dentre eles está o oxigênio dissolvido − OD.
(BRASIL. Agência Nacional de Águas (ANA). Portal da Qualidade das Águas. Disponível em: http://portalpnqa.ana.gov.br/indicadoresindice-aguas.aspx#_ftn1)
O OD está entre os parâmetros de qualidade da água bruta porque
No processo de tratamento de água a coagulação tem por finalidade transformar impurezas finais e dissolvidas, que se encontram em suspensão, em estado coloidal, para que possam ser removidas pela decantação e filtração. Para que este processo ocorra é necessário adicionar à água substâncias químicas que irão reagir com a impureza formando um produto insolúvel. Dentre estas substâncias, denominadas coagulantes, assinale a alternativa que NÃO corresponde a um coagulante.
As águas são classificadas em diversas classes, segundo seus usos preponderantes. As águas doces de classe 1, destinadas ao abastecimento doméstico após tratamento simplificado, entre outros, requerem as seguintes condições de qualidade de água, EXCETO:
A vazão é a terceira grandeza mais medida nos processos industriais, no qual apresenta variadas aplicações, como por exemplo a medição de vazão de água em estações de tratamento e residências. A vazão volumétrica é definida como sendo a quantidade em volume que escoa através de certa secção em um intervalo de tempo considerado. Sabendo disso, qual seria a vazão volumétrica se em 60 segundos passa-se 3000 L de água, dado em L/s?
O controle operacional é extremamente importante e compreende todas as ações necessárias para um bom desempenho do tratamento de água. A seguir estão elencadas as principais atividades relativas à operação de estações de tratamento de água, EXCETO:
Sistema de Abastecimento de Água (SAA) é o conjunto de obras, equipamentos e serviços destinado ao abastecimento de água potável de uma comunidade.
Assinale a opção que indica o componente do SAA que armazena
água para atender à variação de consumo, à interrupção da rede
e a incêndios.
Uma Estação de Tratamento de Água consome 210 kg/dia de cloro, e o fornecedor entrega cilindros de 900 kg, uma vez a cada mês.
Assinale a opção que indica a quantidade de cilindros que devem
ser comprados a cada mês.
De acordo com o art. 3º do Decreto Federal nº 5.440/2005, a informação prestada ao consumidor sobre a qualidade e características físicas, químicas e microbiológicas da água para consumo humano deverá atender ao seguinte: