SóProvas



Questões de Leis da Nutrição


ID
193303
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O Guia Alimentar Para a População Brasileira -
MS/CGPAN - apresenta diretrizes acerca dos hábitos
alimentares saudáveis, que estão inseridas nas preocupações que
têm inspirado as ações do governo, tanto na necessária política de
segurança alimentar e nutricional como na promoção da
prevenção de agravos à saúde que advenham de uma alimentação
insuficiente.

Guia alimentar para a população brasileira.
Ministério da Saúde, 2006 (com adaptações).

Acerca do tema do texto acima, julgue os próximos itens.

Uma alimentação saudável deve contemplar os seguintes atributos básicos: ser adequada, ter harmonia, ser em quantidade e qualidade suficientes.

Alternativas
Comentários
  • Leis da Alimentação, da quantidade, qualidade, harmonia e adequação.
  • Leis da Nutrição: Lei da Quantidade, Lei da Qualidade, Lei da Harmonia e Lei da Adequação.


ID
1802668
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A alimentação saudável deve atender aos princípios ou “leis da alimentação” da quantidade, da qualidade, da adequação e da harmonia, suprindo de forma equilibrada o total calórico e de nutrientes necessários ao organismo, respeitando:

Alternativas
Comentários
  • Que raio de questão é essa??? É pra seguir o que está escrito em alguma referência? Porque, ao meu ver, nenhuma das outras alternativas devem ser respeitadas (essa é a interpretação da banca). Se a resposta for positiva, por que não colocar "Segundo o autor X[...]". Aff...

  • As diferenças individuais ou coletivas relativas às características biológicas;


ID
1923646
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Pinheiro Preto - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Alimentação é o ato de alimentar-se. É consciente e depende de cada um. A alimentação tem suas leis: Referente a lei da harmonia assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  •  

    Lei da Quantidade – Corresponde ao total de calorias e de nutrientes consumido. A quantidade de alimentos deve suprir as necessidades do indivíduo. Dessa forma deve-se atentar para excessos e restrições, pois ambas as situações são prejudiciais ao organismo.
    Lei da Qualidade – Refere-se aos nutrientes necessários ao indivíduo. Uma alimentação completa inclui todos os nutrientes para formação e manutenção do organismo. As refeições devem ser variadas, contemplando todos os grupos de nutrientes para o bom funcionamento do corpo.
    Lei da Harmonia – É a distribuição e proporcionalidade entre os nutrientes, resultando no equilíbrio. Para que o nosso organismo consiga aproveitar os nutrientes, estes devem se encontrar em proporções adequadas nas refeições, uma vez que as substâncias não agem sozinhas, e sim em conjunto.
    Lei da Adequação – A alimentação deve se adequar às necessidades do organismo de cada indivíduo, às especificidades de quem está consumindo. Os ciclos da vida (infância, adolescência, adulto e idoso), o estado fisiológico (gestação, lactação), o estado de saúde (doenças), os hábitos alimentares (deficiência de nutrientes), e as condições sócio-econômicas e culturais (acesso aos alimentos) são fatores que devem ser considerados, pois resultam em diferentes necessidades nutricionais.
     


ID
1948873
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo, com relação às leis da Nutrição desenvolvidas por Pedro Escudeiro, assinalando, a seguir, a opção correta.

( ) A lei da Adequação afirma que uma dieta deve ser adequada ao indivíduo, levando-se em consideração os fatores que interferem no cálculo dessa dieta e o estado fisiológico do indivíduo, mas não a coletividade como um todo.

( ) A lei da Quantidade afirma que a dieta deve fornecer ao indivíduo a quantidade de alimentos necessária ao funcionamento do organismo e à preservação da saúde.

( ) A lei da Harmonia explica o equilíbrio existente entre a quantidade de Cálcio e Fósforo e a de Sódio e Potássio, bem como de outros nutrientes dentro do valor calórico total.

( ) A lei da Qualidade afirma que a dieta deve fornecer ao indivíduo a qualidade dos nutrientes necessários ao organismo, sem levar em consideração o grau de maturação e conservação dos alimentos.

( ) Somente as leis da Adequação e da Harmonia são consideradas universais, pois são aplicáveis, sem exceção, a indivíduos enfermos ou sãos.

Alternativas

ID
2302315
Banca
FIOCRUZ
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As Leis da Nutrição, desenvolvidas por Pedro Escudero, são compostas pelas Leis da Quantidade, Qualidade, Harmonia e Adequação, sendo esta última a única considerada Universal, e sendo caracterizada por:

Alternativas
Comentários

  • E - dieta que deve levar em consideração os fatores que interferem no seu cálculo, além do estado fisiológico do indivíduo e à coletividade.

  • AS LEIS DA ALIMENTAÇÃO (LEIS DE ESCUDERO):

    a) LEI DA QUANTIDADE: Fornecer diariamente quantidade de alimentos suficientes para dar saciedade para o bom funcionamento orgânico, suprir as energias e manutenção da saúde do indivíduo.

    b) LEI DA QUALIDADE: Fornecer em quantidades suficientes alimentos com todos os nutrientes indispensáveis à boa saúde.

    c) LEI DE HARMONIA: Manter equilíbrio entre a ingestão de alimentos e a quantidade necessária ao organismo que recebe, respeitando a distribuição de nutrientes e o seu valor energético total (VET).

    d) LEI DA ADEQUAÇÃO: Adequar a Alimentação aos diversos fatores que interferem na alimentação do indivíduo, como: idade, peso, altura, atividade física e de trabalho, sexo, poder aquisitivo, gasto energético, estado fisiológico (gestante, nutri, criança, idoso, enfermo) e coletividade.


ID
2303245
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sobre as leis da alimentação, correlacione a primeira coluna com a segunda.

1. Lei da qualidade
2. Lei da quantidade
3. Lei da harmonia
4. Lei da adequação

( ) A alimentação deve atender às necessidades de cada organismo, levando em conta os ciclos da vida, o estado de saúde ou doença e o comportamento alimentar.
( ) Tem relação com o total de calorias e de nutrientes presentes na alimentação, capaz de suprir as necessidades do indivíduo.
( ) Leva em conta a distribuição e a proporcionalidade entre os macronutrientes e os micronutrientes.
( ) A alimentação de um indivíduo deve fornecer todos os nutrientes necessários para a formação e a manutenção do organismo.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Lei da adequação: A alimentação deve atender às necessidades de cada organismo, levando em conta os ciclos da vida, o estado de saúde ou doença e o comportamento alimentar.

    Lei da quantidade: Tem relação com o total de calorias e de nutrientes presentes na alimentação, capaz de suprir as necessidades do indivíduo.

    Lei da harmonia: Leva em conta a distribuição e a proporcionalidade entre os macronutrientes e os micronutrientes.

    Lei da qualidade: A alimentação de um indivíduo deve fornecer todos os nutrientes necessários para a formação e a manutenção do organismo. 


ID
2353432
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sobre a elaboração do Plano Alimentar, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • c) Variedade, moderação, adequação e proporcionalidade são leis fundamentais da alimentação que devem ser consideradas no planejamento alimentar.

  • Por que ele coloca somente a lei da adequação como universal?

  • Wanessa, respondendo à sua pergunta:

    As leis da Alimentação são: Adequação, Quantidade, Qualidade e Harmônia, no entanto, dependendo do estado de saúde que a pessoa se encontra você não conseguirá oferecer uma alimentação que seja de acordo com todas as quatro leis. Pois você vai sempre ter que partir do ponto de vista em que alimentação deve ser adequada ao estado de saúde em que ele se encontra mesmo que esteja conflitante com as outras leis: no caso de pacientes enfermos ou com estado nutricional alterado.

    Espero ter ajudado.

  • Somente a lei da adequação é universal porque é aplicável sem exceção, a indivíduo enfermo ou são.

    As demais leis, devido ao regime dietoterápico poderão ser alterados ou eliminados. Ex.: Se o indíviduo está tratamento conservador, não será ofertado potássio, então não se aplicará a lei da qualidade e harmonia.

  • AS LEIS DA ALIMENTAÇÃO:

    a) LEI DA QUALIDADE: Fornece diariamente quantidade de alimentos suficiente para dar saciedade para o bom funcionamento orgânico, suprir as energias e manutenção da saúde do individuo.

    b) LEI DA QUALIDADE: Fornecer em quantidades suficientes alimentos com todos os nutrientes indispensáveis à boa saúde.

    c) LEI DA HARMONIA: Manter equilíbrio entre a ingestão de alimentos e a quantidade necessária ao organismo que recebe, respeitando a distribuição de nutrientes e o seu valor energético total (VET).

    d) LEI DE ADEQUAÇÃO: Adequar a alimentação aos diversos fatores que interferem na alimentação do indivíduo, como: idade, peso, altura, atividade física e de trabalho, sexo, poder aquisitivo, gasto energético, estado fisiológico (gestante, nutri, criança, idoso, enfermo) e coletividade.

  • As leis da Alimentação são: Adequação, Quantidade, Qualidade e Harmonia

  • As 4 leis são: quantidade, qualidade, harmonia e adequação


ID
2749921
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Uma nutricionista, desde a conclusão de sua graduação, há 10 anos, atua na área de produção de refeições para coletividade. Atualmente, ela está sentindo a necessidade de alinhar seu trabalho na UAN ao conceito de sustentabilidade, buscando garantir a disponibilidade de recursos naturais para as próximas gerações , por meio da integração ao tripé da sustentabilidade. Além da dimensão ambiental, fazem parte desse tripé as dimensões

Alternativas
Comentários
  • (D) social e econômica

  • A sustentabilidade é o item central do tripé ambiental, social e econômico. Apesar disso, inúmeras vezes, a percepção que o profissional tem sobre sustentabilidade limita-se aos aspectos ambientais.

  • D) social e econômica.


ID
2867701
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Acerca de planejamento de cardápios, julgue o item subsequente.


A lei da adequação preconiza que os alimentos de um cardápio sejam adequados às necessidades e ao momento de vida dos consumidores, bem como associados às condições socioeconômicas e culturais do povo.

Alternativas
Comentários
  • São 4 as Leis da Alimentação :


    Lei da Quantidade A quantidade de alimento deve ser suficiente para cobrir as exigências energéticas do organismo e manter o corpo em equilíbrio


    Lei da Qualidade O nosso corpo precisa de nutrientes e eles estão contidos nos alimentos. É importante optar por alimentos variados e ricos em nutrientes, garantindo o bom funcionamento do organismo


    Lei da Harmonia Os nutrientes presentes na alimentação devem obedecer a uma relação de proporção entre si


    Lei da Adequação A finalidade da alimentação está subordinada ao organismo e aos vários fatores que o influenciam: condições fisiológicas, idade, histórico de doenças, bem como associados às condições socioeconômicas e culturais do povo.


  • Lei da adequação - A alimentação deve atender às necessidades de cada organismo, levando em conta os ciclos da vida, o estado de saúde ou doença e o comportamento alimentar.

    Lei da quantidade - Tem relação com o total de calorias e de nutrientes presentes na alimentação, capaz de suprir as necessidades do indivíduo.

    Lei da harmonia- Leva em conta a distribuição e a proporcionalidade entre os macronutrientes e os micronutrientes.

    Lei da qualidade - A alimentação de um indivíduo deve fornecer todos os nutrientes necessários para a formação e a manutenção do organismo. 

  • Lei da adequação - A alimentação deve atender às necessidades de cada organismo, levando em conta os ciclos da vida, o estado de saúde ou doença e o comportamento alimentar.

    Lei da quantidade - Tem relação com o total de calorias e de nutrientes presentes na alimentação, capaz de suprir as necessidades do indivíduo.

    Lei da harmonia- Leva em conta a distribuição e a proporcionalidade entre os macronutrientes e os micronutrientes.

    Lei da qualidade - A alimentação de um indivíduo deve fornecer todos os nutrientes necessários para a formação e a manutenção do organismo. 


ID
2998363
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em 1937, o médico argentino Pedro Escudero criou as Leis da Alimentação, as quais enfatizam que uma alimentação saudável é composta por quatro princípios. Para as afirmativas abaixo, indique “V”, caso verdadeiro, e “F”, caso falso:


( ) A lei da quantidade aborda que a quantia de alimento deve ser suficiente para cobrir as exigências energéticas do organismo e mantê-lo em equilíbrio.

( ) A lei da qualidade corresponde à composição, a qual deve ser completa e composta por alimentos saudáveis e de qualidade para oferecer ao organismo todas as substâncias necessárias para o seu bom funcionamento.

( ) A lei da harmonia corresponde ao equilíbrio que deve haver na ingestão dos alimentos, e, consequentemente, na proporção de nutrientes.

( ) A lei da adequação a qual refere-se à adequação da alimentação às especificações de cada indivíduo, considerando os ciclos da vida, o estado fisiológico, os hábitos alimentares e as condições sócio - econômicas e culturais.


A sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • A Lei número 1, refere-se à QUANTIDADE e preconiza: A quantidade de alimentos deve ser suficiente para cobrir as exigências energéticas do organismo e manter em equilíbrio o seu balanço. Sendo assim, o bom senso é fundamental para não haver excessos nem restrições, pois ambos são igualmente prejudiciais. No entanto, cada indivíduo necessita de quantidades específicas para manter suas funções orgânicas e atividades diárias.

    A Lei número 2, refere-se à QUALIDADE e aconselha que: O regime alimentar deve ser completo em sua composição, para oferecer ao organismo que é uma unidade indivisível, todas as substâncias que o integram. A variedade de alimentos fornece todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do seu corpo. Com exceção do leite materno até aos 6 meses de vida, nenhum outro alimento é completo isoladamente, por este motivo, a variedade se torna fator indispensável a uma nutrição adequada. Quanto mais colorida e diversificada forem às suas refeições, mais diversidades de nutrientes você estará ingerindo.

    A Lei número 3, refere-se à HARMONIA e recomenda que: A quantidade dos diversos nutrientes que integram a alimentação deve guardar uma relação de proporção entre si. O nosso organismo absorve e utiliza corretamente os nutrientes quando estes se encontram em proporções adequadas. Assim, é importante haver um equilíbrio entre eles, pois as substâncias não agem isoladamente, mas em conjunto. Como exemplo, podemos citar a relação entre a ingestão de carboidratos, proteínas e gorduras.

    A Lei número 4, refere-se à ADEQUAÇÃO e destaca que: A finalidade da alimentação está subordinada a sua adequação ao organismo. O estado fisiológico (gestação, lactação), hábitos alimentares (deficiência de nutrientes), condições socioeconômicas (acesso aos alimentos), alterações patológicas (presença de doenças) e os ciclos da vida (crianças, adolescentes, adultos e idosos) que fazem com que o organismo tenha necessidades nutricionais diferenciadas, dependendo da situação em que este se encontra.

  • A- V, V, V, V


ID
3110131
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Várzea - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A formação dos hábitos alimentares é adquirida de modo gradual, principalmente durante a primeira infância. De acordo com os princípios de uma alimentação saudável, todos os grupos de alimentos devem compor a dieta diária. A alimentação saudável deve fornecer água, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais, os quais são insubstituíveis e indispensáveis ao bom funcionamento do organismo.

A alimentação saudável pode ser definida por três princípios básicos:
I. Variedade.
II. Qualidade.
III. Moderação.
IV. Equilíbrio.
V. Quantidade.

Estão CORRETAS as alternativas:

Alternativas
Comentários
  • totalmente sem nexo essa questão, espero que não caia uma dessa em minha prova. Escrotíssima.

  • As leis da Alimentação Saudável, foram criadas com Pedro Escudeiro em 1940, com base em três pilares da alimentação: Quantidade, Qualidade, Harmonia e Adequação.

    Acredito que o GABARITO correto seja o A

  • Pelo que parece ele se refere a princípios e não as leis de escudero

  • Para mim o correto é a letra B

    I. Variedade.

    II. Qualidade.

    III. Moderação. IV. Equilíbrio. isso não faz parte das leis da alimentação

    V. Quantidade.

    tanto que foi citado na questão Q1072233

  • Pedro Escudero criou as Leis da Alimentação, as quais enfatizam que uma alimentação saudável é composta por quatro princípios. Não são apenas 3 princípios!

  • A alimentação saudável pode ser definida por três princípios básicos: variedade, moderação e equilíbrio.


ID
3216706
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Várzea - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Nutrição é a atividade que estuda a fundo as propriedades dos alimentos e busca soluções para promover a saúde a partir da alimentação para que se possa ter uma com vida saudável e consciência a respeito daquilo que se come. Para se ter equilíbrio na alimentação deve-se obedecer a algumas características.

Relacione cada característica a sua respectiva descrição:


I. Adequação.

II. Qualidade.

III. Quantidade.

IV. Harmonia.

V. Variedade.  


( ) Deve ser suficiente para atender o organismo em todas as suas necessidades.

( ) A alimentação deve ser apropriada às diferentes fases e condições de vida, às atividades, às circunstâncias fisiológicas e de doenças.

( ) Fornecer uma ampla seleção de alimentos diariamente, pois os alimentos são diferentes, apresentando diferentes nutrientes.

( ) Deve conter variedade de alimentos que satisfaça todas as necessidades do corpo. Os alimentos devem ser nutritivos e não apenas conterem calorias vazias.

( ) É o equilíbrio entre os nutrientes, em relação á quantidade e qualidade.

A sequência CORRETA é:  

Alternativas
Comentários
  • Lei da Adequação > A alimentação deve ser adequada ao indivíduo de acordo com ao ciclo de vida na qual se encontra, tendo influencia ainda pelo peso, sexo, estatura, poder aquisitivo...

    Lei da qualidade > A alimentação deve fornecer todos os nutrientes necessários para o funcionamento do organismo.

    Lei da quantidade > deve ser suficiente para suprir as exigências energéticas do indivíduo e assim mantê-lo em equilíbrio.

    Lei da Harmonia > Deve haver um equilíbrio entre a ingestão de alimentos e nutrientes. Estes devem apresentar proporção entre si para serem melhor aproveitados pelo organismo.


ID
3299308
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Itatiaiuçu - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em 1937, Pedro Escudero, um médico argentino, criou as leis de alimentação saudável baseando-se em quatro princípios.

Os quatro princípios são

Alternativas
Comentários
  • D-Quantidade,qualidade,harmonia e adequação.


ID
3512056
Banca
AOCP
Órgão
UEFS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em 1937, um médico argentino (Pedro Escudero) elaborou um conjunto de regras, com o objetivo de orientar as pessoas em relação à alimentação saudável, as chamadas Leis da Alimentação. Nesse sentido, a seguinte definição: “As quantidades dos diversos nutrientes que integram alimentação devem guardar uma relação de proporção entre si.” refere-se à

Alternativas
Comentários
  • Lei da Quantidade - Corresponde ao total de calorias e de nutrientes consumido. A quantidade de alimentos deve suprir as necessidades do indivíduo diariamente. Dessa forma deve-se atentar para excessos e restrições, pois ambas as situações são prejudiciais ao organismo.

    Lei da Qualidade - Refere-se aos nutrientes necessários ao indivíduo. Uma alimentação completa inclui todos os nutrientes para formação e manutenção do organismo. As refeições devem ser variadas, contemplando todos os grupos de nutrientes para o bom funcionamento do corpo.

    Lei da Harmonia - É a distribuição e proporcionalidade entre os nutrientes, resultando no equilíbrio. Para que o nosso organismo consiga aproveitar os nutrientes, estes devem se encontrar em proporções adequadas nas refeições, uma vez que as substâncias não agem sozinhas, e sim em conjunto.

    Lei da Adequação - A alimentação deve se adequar às necessidades do organismo de cada indivíduo, às especificidades de quem está consumindo. Os ciclos da vida (infância, adolescência, adulto e idoso), o estado fisiológico (gestação, lactação), o estado de saúde (doenças), os hábitos alimentares (deficiência de nutrientes), e as condições socioeconômicas e culturais (acesso aos alimentos) são fatores que devem ser considerados, pois resultam em diferentes necessidades nutricionais.


ID
3537541
Banca
IBADE
Órgão
IAPEN - AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A nutrição foi instituída no Brasil na década de 1930 como parte do projeto modernizador da Era Vargas. Na América Latina a nutrição sofreu forte influência de um médico argentino, chamado:

Alternativas
Comentários
  • Pedro Escudeiro.

    Josué de Castro, foi um médico, nutrólogo, professor, geógrafo, cientista social, político, escritor e ativista brasileiro do combate à fome.

    Luís Eduardo Maron Magalhães foi um advogado, empresário e político brasileiro

    Álvaro Ozório de Almeida foi um médico fisiologista e cientista brasileiro


ID
3565759
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Cametá - PA
Ano
2013
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A lei fundamental da alimentação que abrange em sua definição características de regime completo e unidade indivisível é a

Alternativas
Comentários
  • Lei da Qualidade – Refere-se aos nutrientes necessários ao indivíduo. Uma alimentação completa inclui todos os nutrientes para formação e manutenção do organismo. As refeições devem ser variadas, contemplando todos os grupos de nutrientes para o bom funcionamento do corpo.


ID
3648247
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Presidente Prudente - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Pedro Escudero, em 1937, criou as leis da alimentação, consideradas a base de uma alimentação saudável e um referencial para o planejamento de refeições. A lei da qualidade refere-se ao

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: letra C

  • respeito às características de cada indivíduo, tendo em conta, os hábitos alimentares- ADEQUAÇÃO

    oferecimento de alimentos em quantidade suficiente para satisfazer as necessidades energéticas do organismo- QUANTIDADE

    fornecimento ao organismo de todos os nutrientes essenciais para o seu correto funcionamento- QUALIDADE

    fornecimento de nutrientes em proporção adequada entre si para satisfazer as necessidades do organismo- HARMONIA

    equilíbrio na combinação de nutrientes de modo a evitar excessos ou deficiências- HARMONIA 


ID
3743329
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Maçambara - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As Leis Fundamentais da Alimentação têm por objetivo possibilitar uma alimentação adequada tanto para a população saudável como para enfermos. Quais são essas Leis?

Alternativas
Comentários
  • Item A - Quantidade, qualidade, harmonia e adequação.


ID
3944554
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Pedro Escudero, em 1937, criou as leis da alimentação, consideradas a base de uma alimentação saudável e um referencial para o planejamento de refeições. Sobre a lei da harmonia, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Lei da Quantidade - Corresponde ao total de calorias e de nutrientes consumido. A quantidade de alimentos deve suprir as necessidades do indivíduo diariamente. Dessa forma deve-se atentar para excessos e restrições, pois ambas as situações são prejudiciais ao organismo.

    Lei da Qualidade - Refere-se aos nutrientes necessários ao indivíduo. Uma alimentação completa inclui todos os nutrientes para formação e manutenção do organismo. As refeições devem ser variadas, contemplando todos os grupos de nutrientes para o bom funcionamento do corpo.

    Lei da Harmonia - É a distribuição e proporcionalidade entre os nutrientes, resultando no equilíbrio. Para que o nosso organismo consiga aproveitar os nutrientes, estes devem se encontrar em proporções adequadas nas refeições, uma vez que as substâncias não agem sozinhas, e sim em conjunto.

    Lei da Adequação - A alimentação deve se adequar às necessidades do organismo de cada indivíduo, às especificidades de quem está consumindo. Os ciclos da vida (infância, adolescência, adulto e idoso), o estado fisiológico (gestação, lactação), o estado de saúde (doenças), os hábitos alimentares (deficiência de nutrientes), e as condições socioeconômicas e culturais (acesso aos alimentos) são fatores que devem ser considerados, pois resultam em diferentes necessidades nutricionais.

  • a) Harmonia

    b) Adequação

    c) Quantidade

    d) Qualidade


ID
3968191
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Arapongas - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em 1937, Pedro Escudero, médico argentino, criou as Leis da Alimentação e ainda hoje elas são consideradas a base de uma alimentação saudável. Relacione as colunas abaixo de acordo com as leis de Pedro Escudero.

I. Lei da Quantidade
II. Lei da Qualidade
III. Lei da Harmonia
IV. Lei da Adequação

( ) Refere-se aos nutrientes necessários ao indivíduo. Uma alimentação completa inclui todos os nutrientes para formação e manutenção do organismo. As refeições devem ser variadas, contemplando todos os grupos de nutrientes para o bom funcionamento do corpo.
( ) A alimentação deve se adequar às necessidades do organismo de cada indivíduo, às especificidades de quem está consumindo. Os ciclos da vida (infância, adolescência, adulto e idoso), o estado fisiológico (gestação, lactação), o estado de saúde (doenças), os hábitos alimentares (deficiência de nutrientes), e as condições sócio-econômicas e culturais (acesso aos alimentos) são fatores que devem ser considerados, pois resultam em diferentes necessidades nutricionais.
( ) Corresponde ao total de calorias e de nutrientes consumido. A quantidade de alimentos deve suprir as necessidades do indivíduo. Dessa forma deve-se atentar para excessos e restrições, pois ambas as situações são prejudiciais ao organismo.
( ) É a distribuição e proporcionalidade entre os nutrientes, resultando no equilíbrio. Para que o nosso organismo consiga aproveitar os nutrientes, estes devem se encontrar em proporções adequadas nas refeições, uma vez que as substâncias não agem sozinhas, e sim em conjunto.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • (QUALIDADE) Refere-se aos nutrientes necessários ao indivíduo. Uma alimentação completa inclui todos os nutrientes para formação e manutenção do organismo. As refeições devem ser variadas, contemplando todos os grupos de nutrientes para o bom funcionamento do corpo.

    (ADEQUAÇÃO) A alimentação deve se adequar às necessidades do organismo de cada indivíduo, às especificidades de quem está consumindo. Os ciclos da vida (infância, adolescência, adulto e idoso), o estado fisiológico (gestação, lactação), o estado de saúde (doenças), os hábitos alimentares (deficiência de nutrientes), e as condições sócio-econômicas e culturais (acesso aos alimentos) são fatores que devem ser considerados, pois resultam em diferentes necessidades nutricionais.

    (QUANTIDADE) Corresponde ao total de calorias e de nutrientes consumido. A quantidade de alimentos deve suprir as necessidades do indivíduo. Dessa forma deve-se atentar para excessos e restrições, pois ambas as situações são prejudiciais ao organismo.

    (HARMONIA) É a distribuição e proporcionalidade entre os nutrientes, resultando no equilíbrio. Para que o nosso organismo consiga aproveitar os nutrientes, estes devem se encontrar em proporções adequadas nas refeições, uma vez que as substâncias não agem sozinhas, e sim em conjunto.


ID
4056454
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Guaratinguetá - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sendo padrão alimentar a composição de alimentos que constituem a dieta dos indivíduos, seu aporte calórico, a distribuição de macro e micronutrientes e a adequação às necessidades fisiológicas. Diante desse excerto analise os itens abaixo sobre as leis que regem a alimentação equilibrada e marque V(verdadeiro) e F (falso):

( ) Quantidade: deve ser suficiente para atender o organismo em todas as suas necessidades.

( )Qualidade: deve conter variedade de alimentos que satisfaça todas as necessidades do organismo.

( )Controle: os macronutrientes devem ser controlados de acordo com a necessidade do organismo.

( )Harmonia: os diferentes nutrientes devem guardar equilíbrio entre si, em sua qualidade e quantidade.

( ) Adequação: deve ser apropriada às diferentes fases e condições de vida, às atividades, às circunstâncias fisiológicas e de doenças.

Assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Não tem CONTROLE nas leis de Escudero.


ID
4833238
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Morro Agudo - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em 1937, Pedro Escudero, médico argentino, criou as Leis da Alimentação, sendo uma delas a lei da

Alternativas
Comentários
  • Leis da Alimentação

    a) LEI DA QUANTIDADE: fornecer diariamente quantidade de alimentos suficientes para dar saciedade para o bom funcionamento orgânico, suprir s energias e manutenção da saúde do indivíduo.

    b) LEI DA QUALIDADE: fornecer em quantidades suficientes alimentos com todos os nutrientes indispensáveis à boa saúde.

    c) LEI DA HARMONIA: manter equilíbrio entre a ingestão de alimentos e a quantidade necessária ao organismo que recebe, respeitando a distribuição de nutrientes e o seu valor energético total (VET).

    d) LEI DA ADEQUAÇÃO: adequar a alimentação aos diversos fatores que interferem na alimentação do individuo, como: idade, peso, altura, atividade física e de trabalho, sexo, poder aquisitivo, gasto energético, estado fisiológico (gestantes, nutriz, criança, idoso, enfermo) e coletividade.

  • Leis de Pedro Escudero:

    • Quantidade
    • Qualidade
    • Harmonia
    • Adequação

ID
5065522
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A alimentação deve ser oferecida em quantidade e qualidade suficientemente adequada às necessidades dos indivíduos. Uma base alimentar saudável deve ser composta por alimentos que possuam os seguintes nutrientes:

Alternativas
Comentários
  • D- Proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais.

    -Proteínas são responsáveis pelo crescimento e pela reparação de tecidos, ajudam na produção de enzimas, hormônios, neurotransmissores e anticorpos, na reposição do gasto energético e no transporte de substâncias. Atuam no metabolismo e na contração muscular.

    -Carboidratos são considerados as principais fontes alimentares para a produção de energia, além de exercer inúmeras funções metabólicas e estruturais no organismo.

    -Gorduras são substâncias orgânicas de origem animal ou vegetal. Além de fonte de energia, são veículos importantes de nutrientes, como vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) e ácidos graxos essenciais.

    -Vitaminas são compostos orgânicos que não são sintetizados pelo organismo. Encontram-se na maioria dos alimentos. São essenciais para o bom funcionamento de processos fisiológicos do corpo.

    -Sais Minerais são substâncias inorgânicas responsáveis pelo bom funcionamento do metabolismo. Sem o bom funcionamento do metabolismo, o corpo não reage de forma eficiente no combate às doenças e a cicatrização dos ferimentos, por exemplo. Os Sais Minerais são nutrientes que fornecem substâncias importantes como sódio, potássio, cálcio e ferro e etc.


ID
5124535
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Para Pedro Escudero (1938), nutriente é toda a substância que, introduzida no nosso organismo, vai exercer uma função de nutrição: ______________, reguladora e/ou energética. Há nutrientes que não se incorporam ao organismo, por exemplo, ____________, e não liberam energia, mas cumpre função de nutrição. _________ é o nutriente que tem as funções construtora e reguladora.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • Descordo pois pra mim a questão correta é a B

  • Para mim também seria letra B. Não encontro essa frase dele em nenhuma referência.

  • A letra B tb não seria, pois o fósforo é incorporado no organismo (integra ossos, dentes, atuam na contração muscular e fazem parte das moléculas de DNA e RNA).

    segundo Pedro Escudeiro a função dos alimentos são:

    • energéticos: carboidratos
    • Plasticos ou construtores: proteínas
    • Reguladores : vitaminas, minerais e fibras.

    Acredito que a questão poderia ser anulada.

    o correto seria: ...plástica...fibra....minerais.

    O cálcio por exemplo, é um mineral com função reguladora e construtora (compõe os ossos, por ex).

  • A questão evoca alguns conceitos, dentre eles os desenvolvidos pelo autor considerado o pioneiro no estudo da nutrição.
    Pedro Escudero desenvolveu 4 leis que são a base da Nutrição: 1. Lei da Quantidade; 2. Lei da Qualidade; 3. Lei da Harmonia; 4. Lei da Adequação.
    De acordo com a Lei da Harmonia, os alimentos têm funções complementares e podem ser classificados em energéticos, reguladores e construtores (ou plásticos). A Lei da Harmonia também determina que esses diferentes grupos devem estar correta e proporcionalmente distribuídos na alimentação.
    Em relação aos nutrientes que não se incorporam ao organismo, não liberam energia, mas cumprem função de nutrição, podemos considerar que as fibras alimentares preenchem todos esses requisitos. As fibras resistem a digestão e a absorção pelo intestino delgado, mas são total ou parcialmente fermentadas pelas bactérias da microbiota intestinal. Nessa fermentação são produzidos ácidos graxos de cadeia curta que apresentam diversos efeitos benéficos ao organismo.
    Já o nutriente que tem as funções construtora e reguladora podemos considerar a água. A água é essencial para diversas funções celulares, processos metabólicos, transporte de nutrientes e eliminação de resíduos. Além disso, a água corresponde a aproximadamente 2/3 do peso corporal do corpo, sendo componente fundamental de todas as células do organismo.
    Portanto, a alternativa que completa corretamente o enunciado é a letra E, plástica, a fibra, a água. 
    Gabarito do Professor: Letra E.

  • olá vocês tem certeza que é a letra E )? Eu fiqueis entre A ) e B)

  • Desculpa meu nootbook está com defeito nas teclas.

  • Questão ridícula, presenciei ao vivo e a cores.

  • Impossível ser a letra B. Desde quando o fósforo não se incorpora ao corpo meu povo ksksks Vocês estão olhando apenas a questão da proteína. A água faz parte de diversos processos regulatórios. Nosso corpo é constituído em grande parte por ela. A questão poderia ser anulado devido a referência que foi utilizada, mas o gabarito de vocês não tem lógica alguma.

ID
5241826
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A determinação do requerimento energético diário atende a qual Lei da Alimentação?

Alternativas
Comentários
  • A Lei da Quantidade aponta que os alimentos devem ser suficientes para satisfazer as necessidades energéticas e nutricionais do organismo e mantê-lo em equilíbrio.


ID
5299267
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças. Todos sabem que se alimentar é um ato absolutamente necessário e precisa fazer parte de nossa rotina diária. De maneira didática e ainda aplicável, em 1937, Pedro Escudeiro, médico argentino, definiu as Leis da Alimentação, que, sendo cumpridas, garantem uma alimentação saudável. Sobre o assunto, marque com (V) as proposições verdadeiras e com (F) as falsas.


( ) Lei da quantidade. Determina que o total de calorias e nutrientes consumidos deve suprir às necessidades do indivíduo. Assim, deve-se atentar para excessos e restrições alimentares, pois ambos são prejudiciais ao organismo.

( ) Lei da qualidade. Preconiza que uma alimentação saudável deve incluir todos os nutrientes para a formação e manutenção do organismo. Para isso, as refeições devem ser variadas, contemplando todos os grupos de nutrientes.

( ) Lei da harmonia. É a lei do equilíbrio, que implica na proporcionalidade adequada entre os nutrientes. O corpo humano necessita de nutrientes em proporções adequadas, visando manter o metabolismo de maneira fisiológica.

( ) Lei da adequação. Estabelece que a alimentação deve se adequar às necessidades do organismo de cada pessoa. Para tal, devem ser considerados os ciclos de vida, o estado de saúde, os hábitos alimentares, as condições de acesso aos alimentos, além de aspectos socioeconômicos e culturais.

( ) Lei de Equilíbrio. Os macronutrientes devem ser equilibrados de acordo com a necessidade do organismo.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

Alternativas
Comentários
  • parei no escruta

  • Escruta vem do verbo escrutar. O mesmo que: pesquisa, inquire, indaga, investiga, sonda.

    Examinar, investigar ou pesquisar de maneira rigorosa; inquirir: vive escrutando a vida alheia.

  • D - As leis de Pedro escudeiro são quantidade, qualidade, harmonia e adequação. Equilíbrio não é uma lei de Pedro Escudeiro.

  • As leis da alimentação são 04, proposta pelo médico argentino Pedro Escurdero, reconhecido mundialmente nos estudos acadêmicos sobre a nutrição.

    As 04 leis são:

    1 - Lei da quantidade, a qual refere-se as necessidades nutricionais quantitativas para cada indivíduo, isto é, não podem ser inferiores e nem superiores;

    2 - Lei da qualidade, que resume-se a ingestão de todos os nutrientes necessários, ou seja, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais;

    3 - Lei da harmonia, a qual trata da proporcionalidade de ingestão de cada nutriente de forma equilibrada; e,

    4 - Lei da Adequação, que trata da oferta individualizada dos nutrientes, considerando ciclo de vida, estado de saúde, aspectos culturais e socioeconômicos.

    Atentem-se que qualquer assertiva que fuja dessas leis apresenta um erro. Logo, a lei do equilíbrio inexiste.


ID
5454316
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de Salesópolis - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Ao montar um cardápio devemos considerar das Leis da Alimentação de Pedro Escudero, EXCETO em:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C - Essa é a lei da adequação e não do equilíbrio.
  • Leis da Alimentação de Escudero

    Lei da Quantidade – “a quantidade de alimentos deve ser suficiente para cobrir as exigências energéticas do organismo e manter em equilíbrio seu balanço.”

    Lei da Qualidade – “o regime alimentar deve ser completo em sua composição, para oferecer ao organismo, que é uma unidade indivisível, todas as substâncias que o integram. O regime completo inclui todos os nutrientes, que devem ser ingeridos diariamente.”

    Lei da Harmonia – “as quantidades dos diversos nutrientes que integram a alimentação devem guardar uma relação de proporção entre si.”

    Lei da Adequação – “a adequação está subordinada ao momento biológico da vida e, além disso, deve adequar-se aos hábitos individuais, à situação econômico-social do indivíduo, e, em relação ao enfermo, ao seu sistema digestivo e ao órgão ou sistemas alterados por enfermidades.” 


ID
5496157
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Candelária - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Analise as assertivas abaixo em relação à ciência da nutrição:
I. É a ciência que se ocupa dos alimentos, dos nutrientes, sua ação, interação e balanço em relação à saúde e à enfermidade, bem como dos processos pelos quais esses nutrientes passam no organismo.
II. Nutrição é a combinação de processos em que o organismo recebe e utiliza os elementos necessários para a obtenção de energia e a manutenção de suas funções físicas, biológicas e mentais.
III. Nutrientes são substâncias químicas presentes nos alimentos, indispensáveis à saúde e à atividade do organismo.
IV. Para Pedro Escudero (1938), nutriente é toda substância que, introduzida no nosso organismo, vai exercer uma função de nutrição: construtora, reguladora e energética.
Quais estão corretas?

Alternativas