SóProvas



Prova CEPERJ - 2011 - SEDUC-RJ - Professor - Física


ID
635374
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Considere a Lei Federal nº 8069/70 – Estatuto da Criança e do
Adolescente (ECA) – e responda às questões de nº 20 a 22.


Dentre os procedimentos citados abaixo, todos relacionados no ECA como crimes contra a criança e o adolescente, aquele cuja pena é a mais grave, prevendo, além de multa, a reclusão de quatro a dez anos, é:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA A

    Art. 244-A. Submeter criança ou adolescente, como tais definidos no caput do art. 2o desta Lei, à prostituição ou à exploração sexual: (Incluído pela Lei nº 9.975, de 23.6.2000)

    Pena - reclusão de quatro a dez anos, e multa.

    Art. 236. Impedir ou embaraçar a ação de autoridade judiciária, membro do Conselho Tutelar ou representante do Ministério Público no exercício de função prevista nesta Lei:

    Pena - detenção de seis meses a dois anos.

    Art. 232. Submeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento:

    Pena - detenção de seis meses a dois anos.

    Art. 243. Vender, fornecer ainda que gratuitamente, ministrar ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente, sem justa causa, produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, ainda que por utilização indevida:

    Pena - detenção de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa, se o fato não constitui crime mais grave. (Redação dada pela Lei nº 10.764, de 12.11.2003)

    Art. 244-B.  Corromper ou facilitar a corrupção de menor de 18 (dezoito) anos, com ele praticando infração penal ou induzindo-o a praticá-la: (Incluído pela Lei nº 12.015, de 2009)

    Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos. (Incluído pela Lei nº 12.015, de 2009)
  • OBS: Houve revogação implícita deste dispositivo pelo Art. 218-B do CPB, inserido pela Lei 12.015/2009.

  • É importante ficar ligado nas recentes alterações legislativas do ECA. Especialmente no que concerne aos novos crimes praticados contra a criança e/ou adolescente. P.Ex:

    Art. 243.  Vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou a adolescente, bebida alcoólica ou, sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica: (Redação dada pela Lei nº 13.106, de 2015)

    Pena - detenção de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa, se o fato não constitui crime mais grave. (Redação dada pela Lei nº 13.106, de 2015)


  • O PONTO X DESSA QUESTÃO É O TEMPO DA PENA, POIS TÊM OUTROS CRIMES CITADOS NAS ALTERNATIVAS.

    RECLUSÃO DE 4 A 10 ANOS: letra A

  • Cuidado amigos, com a atualização de 2017, além das penas de reclusão e multa, constitui tbm a perda dos bens e valores concebidos na pratica ilegal.

  • GAB: A

    Art. 244-A. Submeter criança ou adolescente, como tais definidos no caput do art. 2 o desta Lei, à prostituição ou à exploração sexual.

    Pena – reclusão de quatro a dez anos e multa, além da perda de bens e valores utilizados na prática criminosa em favor do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente da unidade da Federação (Estado ou Distrito Federal) em que foi cometido o crime, ressalvado o direito de terceiro de boa-fé

  • A questão exige o conhecimento acerca da Lei n. 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pede ao candidato que assinale o item correto, marcando o item que representa a penalidade mais grave. Vejamos:

    a) Submeter criança ou adolescente à prostituição ou à exploração sexual.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. O crime previsto no art. 244-A, ECA é punível com reclusão de 4 a 10 anos e multa, além da perda de bens e valores utilizados na prática criminosa. Inteligência do art. 244-A, ECA: Art. 244-A. Submeter criança ou adolescente, como tais definidos no caput do art. 2 desta Lei, à prostituição ou à exploração sexual: Pena – reclusão de quatro a dez anos e multa, além da perda de bens e valores utilizados na prática criminosa em favor do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente da unidade da Federação (Estado ou Distrito Federal) em que foi cometido o crime, ressalvado o direito de terceiro de boa-fé. 

    b) Impedir ou embaraçar a ação de autoridade judiciária, membro do Conselho Tutelar ou representante do Ministério Público no exercício de função prevista no ECA.

    Errado. A pena é de detenção de 6 meses a 2 anos, nos termos do art. 236, ECA: Art. 236. Impedir ou embaraçar a ação de autoridade judiciária, membro do Conselho Tutelar ou representante do Ministério Público no exercício de função prevista nesta Lei: Pena - detenção de seis meses a dois anos.

    c) Submeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância, a vexame ou a constrangimento.

    Errado. A pena é de detenção de 6 meses a 2 anos, nos termos do art. 232, ECA: Art. 232. Submeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento: Pena - detenção de seis meses a dois anos.

    d) Vender, fornecer, ainda que gratuitamente, ministrar ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente, sem justa causa, produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, ainda que por utilização indevida.

    Errado. A pena é de detenção de 6 meses a 2 anos e multa, nos termos do art. 244, ECA: Art. 244. Vender, fornecer ainda que gratuitamente ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente fogos de estampido ou de artifício, exceto aqueles que, pelo seu reduzido potencial, sejam incapazes de provocar qualquer dano físico em caso de utilização indevida: Pena - detenção de seis meses a dois anos, e multa.

    e) Corromper ou facilitar a corrupção de menor de 18 (dezoito) anos, com ele praticando infração penal ou induzindo-o a praticá-la.

    Errado. A pena é de reclusão, de 1 a 4 anos, nos termos do art. 244-B, ECA: Art. 244-B. Corromper ou facilitar a corrupção de menor de 18 (dezoito) anos, com ele praticando infração penal ou induzindo-o a praticá-la: Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos

    Gabarito: A

  • LETRA A

    inclusive, é hediondo!

    VIII - favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável


ID
635377
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Piletti cita a liderança como um dos principais mecanismos de sustentação dos agrupamentos escolares. Ao distinguir a liderança exercida pelo educador daquela exercida pelo educando, o autor assinala que a liderança do educador é institucional, oriunda da atribuição que lhe foi conferida socialmente, enquanto a liderança dos alunos está baseada principalmente:

Alternativas
Comentários
  • Na liderança autocrática, as crianças manifestaram dois comportamentos típicos apatia e 

    agressividade. Quando o líder se afastava da sala, as crianças deixavam de lado as tarefas 

    propostas e passavam a ter comportamentos agressivos e destrutivos, manifestando muita 

    insatisfação com a situação. Já na liderança exercida democraticamente, os alunos 

    mostraram-se responsáveis e espontâneos no desenvolvimento de suas tarefas. Com a saída 

    do líder, o trabalho continuava praticamente no mesmo ritmo, como se nada tivesse 

    ocorrido. Sob a liderança democrática foram menos freqüentes os comportamentos 

    agressivos. Sob a liderança permissiva, observou-se que as crianças não chegavam a se 

    organizar como grupo e se dedicavam mais tempo às tarefas propostas na ausência do 

    líder. 

    Letra A



ID
635383
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Foi sempre assim: por que agora teria que ser diferente? Meus avós fizeram assim; meus pais fizeram do mesmo modo. Então, não está certo?” (Luckesi – Filosofia da Educação – pág. 97)

Nesse texto, o autor chama a atenção para o “rolo compressor que nos envolve, nos retira a possibilidade de questionamento em tudo, inclusive nas questões pedagógicas e educacionais”, referindo-se ao: .


Alternativas
Comentários
  • Meus avós fizeram assim; meus pais fizeram do mesmo modo; Então, não está certo?
    compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social
  • O texto se refere ao senso comum, porém, a interpretação citada abaixo está contextualizada em uma visão crítica. Acredito que a elaboração do enunciado provoca um duplo sentido de interpretação. No meu  ponto de vista estas questões deveriam ser banidas, como já preconiza muitos estudiosos.

  • Devemos ter um senso crítico, e não um senso comum.

  • Gabarito letra D

    Escrevam primeiro o gabarito .Os comentários de vocês confundem.

  • Gabarito letra D

    Escrevam primeiro o gabarito .Os comentários de vocês confundem.

  • senso comum.


ID
635386
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Luckesi analisa diversas tendências pedagógicas e as características da prática escolar a elas correspondentes. Nesse contexto, considere as observações abaixo, todas relativas a uma determinada tendência pedagógica.

- Seu interesse imediato é o de produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho, transmitindo informações precisas, objetivas e rápidas.

- Os conteúdos de ensino são as informações, princípios científicos, etc, estabelecidos e ordenados por especialistas numa sequência lógica e psicológica.

- A tarefa inicial do professor é modelar respostas apropriadas aos objetivos instrucionais.

- O professor é apenas um elo entre a verdade científica e o aluno, devendo empregar o sistema instrucional previsto.

- Foi efetivamente introduzida no Brasil no final da década de 1960, com o objetivo de adequar o sistema educacional à orientação político-econômica do regime militar então vigente.

Essas características permitem identificar que o autor se refere à:

Alternativas
Comentários
  • tendência Liberal tecnicista
  • Pedagogia Liberal

    1-                 Tendência liberal tradicional

    De acordo com esta tendência, a atuação da escola deve consistir na preparação intelectual, cultural e moral dos alunos para que eles assumam sua posição na sociedade. Se baseia na relação hierárquica do professor em relação aos alunos.

    2-                 Tendência liberal renovada progressivista

    Nesta linha pedagógica, a finalidade da escola é retratar a vida do aluno e adequá-lo ao meio social, tendo como base a idéia de “aprender fazendo”. Ao contrário da tendência anterior, o professor não possui lugar privilegiado, e auxilia o desenvolvimento livre e espontâneo da criança.

    3-                 Tendência liberal renovadora não-diretiva

    Esta prática baseia-se mais nos aspectos psicológicos do que nos pedagógicos ou sociais. Esta forma de ensino leva em conta a busca dos estudantes ao conhecimento, com a mediação do professor.

    4-                 Tendência liberal tecnicista

    Esta tendência de ensino busca modelar o comportamento do aluno através de técnicas específicas, com o objetivo de produzir indivíduos para o mercado de trabalho, através de informações precisas, informativas e rápidas, através principalmente da pesquisa cientifica e tecnologia educacional.

    Pedagogia Progressista

    1-              Tendência progressista libertadora

    Caracteriza-se pela atuação não-formal. Busca contribuir para desvelar a realidade social de opressão, questionando as relações homem-natureza e homem-homem. Ao invés de conteúdos tradicionais, trabalha com “temas-geradores”, extraídos da realidade dos educandos. A relação entre aluno e professor horizontal, os dois se posicionando como sujeitos do ato de conhecimento.

    2-         Tendência progressista libertária

    Focada na margem de liberdade do sistema, visa gerar nos alunos princípios educativos libertários  e autogestionários. O conhecimento advém das experiências vividas pelo grupo, principalmente as de participação crítica. Não há relação de poder entre aluno e professor, e este se coloca como orientador e catalisador do grupo para uma reflexão comum.

    3-         Tendência progressista “crítico social dos conteúdos”

    Nesta tendência, os conteúdos são indissociáveis das relações sociais, com a participação da escola e dos alunos na democratização da sociedade.  O saber deve ser adquirido sendo vinculado às realidades sociais. Apesar dos contrastes entre aluno e professor, deve haver um envolvimento entre as duas partes.

  • só de aparecer os militares no meio da frase, já da uma grande dica que é a tendência Liberal tecnicista.

  • liberal tecnicista


ID
635392
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Hoffmann faz uma comparação entre a prática da avaliação em uma visão liberal (tradicional) e em uma visão libertadora. Nesse contexto, considere as características abaixo.

I- Caráter classificatório e sentencivo

II- Intenção de reprodução das classes sociais

III- Ação coletiva e consensual

IV- Concepção investigativa, reflexiva

V- Ação individual e competitiva

Aplicam-se à avaliação em uma visão libertadora as características de número:

Alternativas
Comentários
  • Tendência Liberal renovada Progressista.

    a)Papel da escola  Adequar as necessidades do aluno ao meio social. Deve preparar o sujeito para a vida.

    b)Conteúdos de ensino  O sujeito deve " aprender a aprender, pois suas vivências devem ser respeitadas e adaptadas à realidade social".

    c)Métodos de ensino  Diz Libâneo: "A idéia de "aprender fazendo" está sempre presente. Valorizam-se as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, o método de solução de problemas".

    d)Relacionamento professor/aluno  O professor não ocupa um lugar privilegiado. A vida grupal, com seus limites, serve de referência disciplinadora.

    e)Pressupostos da aprendizagem  Aprender é algo de descoberta, é auto-aprendizagem. Avaliar é reconhecer os esforços e os êxitos dos alunos.

    f)Manifestação na prática escolar  Sua aplicação é rara no sistema. Temos algumas experiências com o método montessori, Derroly, Dewey e Piaget.



    Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/da-avaliacao-libertadora/6474/#ixzz1yxG0LSE4 
  • E) III e IV
  • 1-  Tendência progressista libertadora

    Caracteriza-se pela atuação não-formal. Busca contribuir para desvelar a realidade social de opressão, questionando as relações homem-natureza e homem-homem. Ao invés de conteúdos tradicionais, trabalha com “temas-geradores”, extraídos da realidade dos educandos. A relação entre aluno e professor horizontal, os dois se posicionando como sujeitos do ato de conhecimento.



ID
635398
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

. Os defensores das teorias ambientalistas do desenvolvimento consideram que, quando um comportamento é associado a um determinado estímulo, ele tende a reaparecer quando estiverem presentes estímulos semelhantes. Esse fenômeno é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Quando um comportamento for associado a certo estímulo, este tende a aparecer quando estiverem presentes estímulos parecidos. A este fenômeno dá-se o nome de generalização. A criança aprende a perceber semelhanças entre estímulos e a generalizar comportamentos, mas também aprende o inverso, ou seja, a discriminar estímulos a partir das suas diferenças.

ID
921304
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considere a Lei Federal nº 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – e responda às questões de nº 16 a 19.

Segundo o artigo 36-C da LDB, a educação profissional técnica de Nível Médio articulada, na modalidade denominada concomitante, é oferecida:

Alternativas
Comentários
  • Ao analizarmos o Art. 36-C observamos claramente que a resposta correta é a alternativa "b".

    Art. 36-C. A educação profissional técnica de nível médio articulada, prevista no inciso I do caput do art. 36-B desta lei, será desenvolvida de forma: 

    I – integrada, oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso 
    planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, efetuando-se matrícula única para cada aluno; 

    II – concomitante, oferecida a quem ingresse no ensino médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, e podendo ocorrer: 

    a) na mesma instituição de ensino, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis;

    b) em instituições de ensino distintas, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis;

    c) em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade, visando ao planejamento e ao desenvolvimento de projeto pedagógico unificado. 
  • Para acrescentar, pois eu não sabia o significado.

    Concomitante significa simultâneo, que se manifesta no mesmo tempo que o outro, que acompanha. 


  • b)

    a quem ingresse no Ensino Médio ou já o esteja cursando, com matrículas distintas para cada curso, na mesma instituição de ensino ou em instituições de ensino distintas.

  • b)

    a quem ingresse no Ensino Médio ou já o esteja cursando, com matrículas distintas para cada curso, na mesma instituição de ensino ou em instituições de ensino distintas.


ID
921307
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Considere a Lei Federal nº 8069/70 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – e responda às questões de nº 20 a 22.

Verificada a prática de ato infracional, a autoridade competente poderá aplicar ao adolescente, dentre outras, a medida de internação em estabelecimento educacional. Sobre a aplicação dessa medida, o artigo 121 do ECA estabelece que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Da Internação

    Art. 121. A internação constitui medida privativa da liberdade, sujeita aos princípios de brevidade, excepcionalidade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.

    § 1º Será permitida a realização de atividades externas, a critério da equipe técnica da entidade, salvo expressa determinação judicial em contrário.

    § 2º A medida não comporta prazo determinado, devendo sua manutenção ser reavaliada, mediante decisão fundamentada, no máximo a cada seis meses.

    § 3º Em nenhuma hipótese o período máximo de internação excederá a três anos.

    § 4º Atingido o limite estabelecido no parágrafo anterior, o adolescente deverá ser liberado, colocado em regime de semiliberdade ou de liberdade assistida.

    § 5º A liberação será compulsória aos vinte e um anos de idade.

    § 6º Em qualquer hipótese a desinternação será precedida de autorização judicial, ouvido o Ministério Público.




  • Valeu Dalva

  • Art. 121. A internação constitui medida privativa da liberdade, sujeita aos princípios de brevidade, excepcionalidade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.

    § 3º Em nenhuma hipótese o período máximo de internação excederá a três anos.

     

    GAB. E

     

     

  • A questão exige o conhecimento acerca da Lei n. 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pede ao candidato que assinale o item correto, no tocante à internação. Vejamos:

    a) a liberação será compulsória aos dezoito anos de idade.

    Errado. A liberação compulsória ocorre aos 21 anos e não aos 18. Aplicação do art. 121, § 5º, ECA: Art. 121, § 5º A liberação será compulsória aos vinte e um anos de idade.

    b) não será permitida, em qualquer hipótese, a realização de atividades externas.

    Errado. Ao contrário do que alega o item, é possível, sim, a realização de atividades externas, nos termos do art. 121, § 1º, ECA: Art. 121, § 1º Será permitida a realização de atividades externas, a critério da equipe técnica da entidade, salvo expressa determinação judicial em contrário.

    c) somente será possível se o ato infracional resultar em morte da vítima.

    Errado. A medida de internação somente será aplicada em três hipóteses, nos termos do art. 122, ECA: Art. 122. A medida de internação só poderá ser aplicada quando: I - tratar-se de ato infracional cometido mediante grave ameaça ou violência a pessoa; II - por reiteração no cometimento de outras infrações graves; III - por descumprimento reiterado e injustificável da medida anteriormente imposta.

    d) não será utilizada, caso o adolescente esteja regularmente matriculado em estabelecimento de ensino oficial.

    Errado. Conforme dito no item "c", se o ato infracional for cometido mediante grave ameaça ou violência a pessoa, por reiteração no cometimento de outras infrações graves ou por descumprimento reiterado da medida anteriormente imposta daí, sim, caberá a internação. O fato de o adolescente estar regularmente matriculado em estabelecimento de ensino oficial não é impedimento para aplicação da medida.

    e) em nenhuma hipótese o período máximo de internação excederá a três anos.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 121, § 3º, ECA: Art. 121, § 3º Em nenhuma hipótese o período máximo de internação excederá a três anos.

    Gabarito: E

  • Lei atualizada

    Art. 121. A internação constitui medida privativa da liberdade, sujeita aos princípios de brevidade, excepcionalidade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.

    § 1º Será permitida a realização de atividades externas, a critério da equipe técnica da entidade, salvo expressa determinação judicial em contrário.

    § 2º A medida não comporta prazo determinado, devendo sua manutenção ser reavaliada, mediante decisão fundamentada, no máximo a cada seis meses.

    § 3º Em nenhuma hipótese o período máximo de internação excederá a três anos

  • Lei atualizada

    Art. 121. A internação constitui medida privativa da liberdade, sujeita aos princípios de brevidade, excepcionalidade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.

    § 1º Será permitida a realização de atividades externas, a critério da equipe técnica da entidade, salvo expressa determinação judicial em contrário.

    § 2º A medida não comporta prazo determinado, devendo sua manutenção ser reavaliada, mediante decisão fundamentada, no máximo a cada seis meses.

    § 3º Em nenhuma hipótese o período máximo de internação excederá a três anos


ID
921310
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia

Considere a Lei Federal nº 8069/70 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – e responda às questões de nº 20 a 22.

O Conselho Tutelar é o órgão encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente definidos no ECA. O artigo 132 define que, em cada município, haverá, no mínimo, um Conselho Tutelar, composto de:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Art. 132. Em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 (um) Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 5 (cinco) membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 (quatro) anos, permitida 1 (uma) recondução, mediante novo processo de escolha. 

  • Não há alternativa correta. Art. 132.  Em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 (um) Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 5 (cinco) membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 (quatro) anos, permitida 1 (uma) recondução, mediante novo processo de escolha. (Redação dada pela Lei nº 12.696, de 2012)


ID
921313
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Gadotti registra que Paulo Freire considera duas concepções de educação que são opostas – a concepção “bancária” e a concepção “problematizadora”. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo.

1- A concepção bancária fundamenta-se na relação dialgico-dialética entre educador e educando, de modo que ambos aprendem juntos.

2- A concepção problematizadora nega a dialogicidade, de modo que o educador é o sujeito do processo e os alunos representam o seu objeto.

É correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra A. Estão trocados os conceitos, a educ.bancaria nega a dialogidade, mantendo a contradição entre educador-educando, o educando é apenas um receptor passivo. Já a educ.problematizadora aprender é um ato de conhecimento da realidade, onde ambos, educador e educando, aprendem juntos.
  • é justamente o contrário A concepção bancária nega a dialogicidade, de modo que o educador é o sujeito do processo e os alunos representam o seu objeto.

    A concepção problematizadora fundamenta-se na relação dialgico-dialética entre educador e educando, de modo que ambos aprendem juntos.


ID
921316
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Sabe-se que 1 mol de qualquer substância possui (aproximadamente) 6.1023 moléculas. Colocam-se 18g de água em um recipiente aberto. Decorrido algum tempo, verifica-se que, por evaporação, 1/4; das moléculas passou da fase líquida para a fase gasosa.
Consequentemente, a ordem de grandeza do número de moléculas que resta na fase líquida é:

Alternativas
Comentários
  • Gostaria de visualizar a resolução dessa questão.

  • Tenho nem ideia como resolver, mas fui pela logica se é adição deve se aumentar e não diminuir

  • Massa molar da água [H2O] = 2x1 + 16 = 18 g/mol (TABELA PERIÓDICA!)

    n = m/M = 18/18 = 1 mol

    nº de moléculas em 1 mol = 6.10^23

    como restou 3/4 mol => 4,5.10^23

    Ou seja, gabarito errado, ou enunciado errado: se fosse 180g no lugar de 18, o resultado seria 4,5.10^24 letra d); se fosse 1,8g daria letra c).

    Ninguém deve ter recorrido na época.


ID
921319
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O tempo previsto para a travessia de catamarãs entre Rio e Niterói é de 15 minutos, num percurso de 6km. Certo dia, durante uma travessia, uma forte chuva obrigou o condutor a reduzir, durante 10 minutos, a velocidade do catamarã para 12km/h. Passada a chuva, o barco retomou sua marcha habitual. Por causa disso, o tempo de duração dessa travessia, em relação ao tempo estimado, sofreu um acréscimo de:

Alternativas
Comentários
  • 1. O primeiro passo é calcular a velocidade do barco, em condições normais.
    Desta forma, utilizando-se a formula: 

    d = V.t, onde d = km, V é o que se quer descobrir e t = 10 min (1/4 de hora)

    Aplicando:

    6 = V. 1/4
    V = 24 km/h

    2. Num segundo momento, tem que se descobrir qual a distância percorrida com chuva. Para isso, tem-se os dados:
     t = 10 min (1/6 hora)
    V - 12 km/h
    d = ?

    Utilizando a mesma formula (d = V.t):

    d = 1/6 . 12
    d = 2km.

    3. Note que ainda faltam 4km a serem percorridos. Desprezado a aceleração e desacelaração, temos que:

    d = v.t
    4= 12.t
    t = 1/6 de hora = 10 min.

    Portanto, o tempo de viagem foi de 20 min, o que gera um acréscimo de 5min. 

    Alternativa E.
  • V = 6000m/ 900s

    V = 6.666m/s

    V= 6.666 x 3.6

    V= 23.97km/h

    S= So + V.T

    S= 0 + 12 x 0.166 (10 min em hora)

    S = 1.992km

    6 - 1.992 = 4.008

    4.008 = 0 +23.97T

    4.008/23.97 = T

    T = 0.16h

    T= 9.6min

    10+9.6 =19.6 min

    Não tem nenhuma resposta com esse valor.


ID
921325
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo.

1ª- Em uma trajetória curvilínea, o módulo do vetor velocidade média é menor que o módulo da velocidade escalar média correspondente ao mesmo intervalo de tempo.

2ª- Quando dois móveis percorrem distâncias desiguais em intervalos de tempos iguais, o que percorreu a menor distância mudou de posição mais lentamente.

Considerando o conteúdo das duas afirmativas e a existência ou não de uma relação entre elas, pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
921328
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo.

1ª- Quando uma onda luminosa monocromática, vinda do vácuo, incide num cristal transparente, dá origem a uma onda refletida e a outra refratada, ambas de mesma frequência, porém, o comprimento da onda refletida é maior do que o da onda refratada.

2ª- A frequência de uma onda depende exclusivamente da fonte emissora. Já a velocidade de propagação de uma onda luminosa no vácuo é maior do que qualquer outro meio transparente.

Considerando o conteúdo das duas afirmativas e a existência ou não de uma relação entre elas, pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
921334
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma partícula está animada por um movimento circular uniforme de período T. Seja Δt o intervalo de tempo necessário para que a partícula se desloque entre dois pontos de sua trajetória. Em cada volta, o valor máximo do módulo do impulso da resultante das forças que atuam sobre a partícula será máximo quando Δt for igual a:

Alternativas

ID
921391
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O Insano é um toboágua com 41 metros de altura, localizado no “Beach Park”, na cidade de Fotaleza-CE. Em função da sua altura e inclinação, o toboágua proporciona uma descida extremamente rápida, e em poucos segundos o banhista chega ao ponto mais baixo com uma velocidade aproximadamente de 100,8km/h. Por essas características, o Insano é considerado o mais radical dos equipamentos do gênero no planeta.

Considerando que um banhista com 70kg parte com velocidade inicial igual a zero do ponto mais alto do toboágua e que a aceleração da gravidade local é 10m/s2 , a energia dissipada pelos diversos atritos que se opõem ao movimento ao longo da descida é:

Alternativas
Comentários
  • Energia dissipada = Energia potencial - Energia cinética

    onde:
    Ep = m.g.h
    Ec = m.v2/2

    m = 70kg
    g = 10 m/s2
    h = 41
    v = 100,8km/h --> 28m/s

    Logo: Em=Ep-Ec

    Em = m.g.h-m.v2/2
    Em=70.10.41-70.(28)2/2
    Em = 1260J
  • O TIGAS resolveria essa questão e falaria pra quem não resolveu: "Ohhhh cês perderam einn"

    Desculpa pessoal, mas quando eu li essa questão, ri muito, porque lembra um vídeo do Tiago Ventura.

    Pra galera relaxa um pouco no estudo: https://www.youtube.com/watch?v=R288k4p6ZkU

    Energia dissipada = Energia potencial - Energia cinética

    m = 70kg

    g = 10 m/s2

    h = 41m

    v = 100,8km/h --> 28m/s

    Logo: Em=Ep-Ec

    Em = m.g.h-m.v2/2

    Em=70.10.41-70.(28)2/2

    Em = 1260J

    LETRA A


ID
921394
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma fonte luminosa pontual encontra-se sobre o eixo principal de um espelho côncavo, a 5 cm do foco. A imagem dessa fonte pontual conjugada pelo espelho forma-se a 80 cm do foco. A distância focal do espelho é:

Alternativas
Comentários
  • P=5cm + f, pois vai do espelho ao objeto.

    P'=80cm + f

    Segundo a equação de Gauss:

    f=(80+f) (5+f)/(80+f+5+f) 

    f=20


ID
921403
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um carro de fórmula 1 possui uma chapa metálica quadrada, de um material homogêneo, para a proteção dos pés do piloto. A chapa possui um orifício circular por onde passa o eixo de direção do carro. Suponha que, durante a corrida, a chapa se aqueça de um modo uniforme e que seu lado aumente 2,00%. Nesse caso, a área do orifício circular:

Alternativas