SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2010 - BR Distribuidora - Profissional Júnior - Engenharia Elétrica


ID
969355
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

É possível especificar configurações para diversos recur- sos do Microsoft Word 2003, selecionando-se o comando Opções no menu Ferramentas. Na guia Geral deste co- mando, localiza-se o item Repaginação em segundo plano que, quando é selecionado, faz com que os documentos sejam repaginados automaticamente à medida que são digitados. Porém, quando se usa o modo de exibição Layout de impressão, esse item fica indisponível para seleção, porque a repaginação em segundo plano:

Alternativas
Comentários
  • Letra D.


  • support.office.com/pt-pt/article/Opções-do-Word...

    Ativar repaginação em segundo plano 

    Selecione esta opção para repaginar documentos automaticamente à medida que trabalha. Esta opção está disponível nas vistas Destaques e de rascunho. Desmarcar esta caixa de verificação impede o números de página de atualizar (quando apresentado na barra de estado) até mudar para a vista de esquema de impressão.

    letra d.


ID
969358
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Durante a navegação em uma página da Web, ao passar o ponteiro do mouse sobre uma imagem, o usuário verificou que ele assumiu o formato de uma pequena mão. Esse formato indica que aquela imagem é um:


Alternativas
Comentários
  • Olá amigos do QC, o cursor em forma de mão indica que ele paira sobre um link. Em uma página da web, em um aplicativo, indica que o documento, foto ou algum outro arquivo pode ser manipulado com o mouse.
    Grande abraço e Deus é bom.
  • Uma mão com o dedo indicador apontado, não? De qualquer forma é uma mão...

  • Olá prezados!


    Apenas para complementar os links ou hyperlinks são vínculos , ou ainda ligações entre os documentos. Quando você está numa página, e então aparece a mãozinha,neste momento você sedepara com um link.
    Abs 

ID
969361
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Durante a digitação de dados em uma planilha do Microsoft Excel 2003, o funcionário de uma determinada empresa sentiu a necessidade de incluir algumas informações contidas em uma apresentação do Microsoft PowerPoint 2003 e resolveu abrir o arquivo referente à apresentação, acionando o comando Abrir no menu Arquivo do Excel. Após a execução desse procedimento, o programa Excel:

Alternativas
Comentários
  • Simplesmente pq são de extensões totalmente diferentes: excel:  XSL e a do PowerPoint: PPT E  PPS (a última é para somente apresentação)

    (:
  • letra E
    não tem como abrir devido o formato ser diferente. Jamais as informações do power iria pras celulas vazias do excel e muito menos perder parcialmente as informações.

ID
969364
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A World Wide Web é um conjunto de milhões de páginas de informação distribuídas pela rede mundial de compu- tadores.Para o acesso ao conteúdo dessas páginas, é preciso ter instalado no computador um software denominado browser,que encontra a página desejada por meio da introdução de um (a):

Alternativas
Comentários
  • Letra C.
    Os clientes (usuários, com navegadores) acessam os servidores (e-mail, web, arquivos, etc) que possuem um endereço MAC (identificação física na placa de rede), através do ARP receberá um endereço IP (número atribuído por DHCP ou não), que é identificado como um ENDEREÇO (página, ou recurso, um endereço URL, publicado pelos servidores DNS).

    Cliente --- acessa ---> Servidor
    MAC Address ---> ARP ---> número de IP ---> DNS ---> endereço URL
  • Se todas as bancas cobrassem informática como a cesgranrio estaria salva! ô matéria horrenda!! ra


ID
969367
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação

Desde o surgimento das primeiras redes de computadores e, principalmente, após a difusão do uso da Internet para o desenvolvimento dos negócios corporativos, a segurança da informação tornou-se uma preocupação constante dos gestores de tecnologia da informação. Dentre as diversas políticas de segurança implementadas, a manutenção de softwares antivírus atualizados é de grande importância, porque:

Alternativas
Comentários
  • Letra A (aquela que está 'menos errada').
    A letra B é realizada por um servidor Proxy. A letra C é realizada pela GPO (Group Policy Object). A letra D é realizada pelo DFS (entre outros). A letra E é realizada por 'packet shapper', ou seja, ferramentas de captura e análise de tráfego.

ID
969379
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um problema evidenciado no motor síncrono diz respeito à sua partida. Com relação a esse tema, considere as afirmações a seguir.

I – O motor auxiliar é empregado basicamente para mo- tores de pequeno porte.

II – O conversor de frequência realiza a partida do motor de maneira síncrona a uma frequência variável crescente.

III – Os enrolamentos amortecedores propiciam uma partida assíncrona.

Está correto APENAS o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão eu só tinha certeza da terceira afirmativa, pois os enrolamentos amortecedores tem basicamente duas funções: 

    1. Amortecer as oscilações que ocorrem em condições transitórias, tipo o aumento repentino ou brusco de carga ou tensão. Confere maior estabilidade a máquina.

    2. Serve para auxiliar na partida de motores síncronos. Também é chamado de enrolamento de compensação, e ele é  inserido nas faces polares do rotor e a partida se da como um motor de indução do tipo gaiola de esquilo.



    O motor auxiliar é  dificilmente empregado pois demanda  maiores custos econômicos e de manutenção,  por isso o meio de partida de motores síncronos mais usado é  o por enrolamentos amortecedores. Agora acredito que os motores auxiliares possam ser usados em qualquer tipo de motor síncrono e não somente nos de pequeno porte!!

  • Refazendo essa questão nunca li nada sobre a alternativa II está correta.

    No livro base de máquinas eletricas (Kosow) ele cita 4 meios para partida de motores sincronos, sendo o último mais utilizado.


    1- Motor cc acoplado ao eixo no motor (fonte externa)

    2- Utilização da excitatriz como motor cc.

    3- Pequeno motor de indução com no mínimo um par de polos a menos que o M.S

    4- Enrolamentos compensadores inseridos nas faces polares do rotor (a partida fica similar a um motor de indução do tipo gaiola de esquilo)


    Até hoje nunca li nada a respeito de conversores de frequência para partida do motor.


  • I - O motor auxiliar é, na verdade, empregado em motores síncronos sem enrolamento amortecedor, com polos indutores folheados ou em sistemas em que a corrente de partida seja muito baixa. AFIRMATIVA INCORRETA.

    II - Também descrito como arranque síncrono, o inversor de frequência alimenta o motor a frequências variáveis mantendo a rotação síncrona. AFIRMATIVA CORRETA

    III- Os enrolamentos amortecedores são os responsáveis pela aceleração do motor síncrono até o momento onde o conjugado do motor se iguala ao conjugado resistente da carga. AFIRMATIVA CORRETA

    Fonte: Guedes, Manuel Vaz. Máquinas eléctricas síncronas, arranque dos motores síncronos. 2003. Faculdade de engenharia da Universidade do Porto.

    Resposta: alternativa E



  • chapman pagina 291 explica a partida de motor sincrono com inversor de frequencia

  • Existem basicamente três abordagens utilizadas para dar partida a um motor síncrono:

    1.Reduzir a velocidade do campo magnético do estator a um valor suficientemente baixo para que o rotor possa acelerar e entrar em sincronismo durante um semiciclo da rotação do campo magnético.

    2. Usar uma máquina motriz externa para acelerar o motor síncrono até a velocidade síncrona e, em seguida, passar pelo procedimento de entrar em paralelo, conectando a máquina à linha como um gerador. A seguir, ao desativar ou desconectar a máquina motriz, a máquina síncrona torna-se um motor.

    3. Usar enrolamentos amortecedores

    A utilização do inversor de frequência se encaixa na abordagem número 1. Se o campo magnético do estator de um motor síncrono girar em uma velocidade suficientemente baixa, não haverá problemas para que o rotor acelere e entre em sincronismo com o campo magnético. A velocidade do campo magnético do estator poderá então ser aumentada até a velocidade de funcionamento, aumentando gradualmente até seu valor normal de 50 ou 60 Hz. Lembrando que a tensão em qualquer acionador ou circuito de partida de frequência variável deve variar de forma aproximadamente linear com a frequência aplicada, ou seja, a relação V/f deve ser mantida constante.


ID
969388
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A geração de energia elétrica por meio de termelétricas a carvão mineral tem ganho espaço recentemente no Brasil, apesar das diversas questões ambientais envolvidas. So- bre essa fonte de energia, analise as afirmativas a seguir.I – O carvão brasileiro é caracterizado por seu alto po- der calorífico, com baixo teor de enxofre, sendo que os processos de beneficiamento necessários não oneram seus custos. II – A competitividade do carvão no Brasil é afetada pelos custos elevados de produção, pelos encargos de preservação ambiental como também pela disponibilidade de gás natural junto às áreas produtoras.III – O esforço no desenvolvimento de tecnologias limpas no uso do carvão para geração de energia elétrica está associado, principalmente,ao fato de ser o combustível fóssil mais poluente entre os demais.Está correto o que se afirma em:


Alternativas
Comentários
  • O carvão mineral brasileiro é considerado de baixa qualidade, com alto teor de cinzas e baixo conteúdo de carbono, o que inviabiliza a sua utilização fora das regiões das jazidas.


ID
969391
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Para os diferentes tipos de motores são concebidos dife- rentes métodos de controle de velocidade, de forma que o uso do(a):

Alternativas
Comentários
  • Qual seria o erro da letra c?

  • O controle do motor sincrono é feito pela variação da frequencia da tensão!!


ID
969394
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um método de frenagem utilizado em motores de indução é o da frenagem por inversão da sequência de fase. Nesse método é feita a troca de duas fases que alimentam o mo- tor, de modo que o novo torque desenvolvido atue na frenagem. Considere um motor de indução trifásico de 6 polos, ope- rando na frequência industrial de 60 Hz e que será freado utilizando o método de inversão da sequência de fase.As perdas do acoplamento entre a carga e o motor, as perdas rotacionais e as perdas por efeito Joule são desprezíveis.No momento em que a frenagem é acionada,a velocidade passa a ser de 800 rpm e a carga solicita ao motor, na velocidade de frenagem, uma potência de 10 kW. Nessas condições, a potência de escorregamento, em kW, é, aproximadamente,

Alternativas
Comentários
  • Pd=s.Pg 

    O escorregamento após a inversão é dado pela seguinte fórmula:

    s' = 2 - s

    s = (Ws-Wm)/Ws 

    s = (1200-800)/1200 = 0,33

    s' = 2 - 0,33 = 1,67

    logo:

    Pd = 1,67 * 10.000 = 16700 W ou 16,7 Kw

  • Nunca havia visto essa fórmula do escorregamento até hoje!!

    vlw pela contribuição aí 

  • A explicação da fórmula do colega:

    O motor esta girando em um sentido, e tem o escorregamento dado por :

    s = (Ws-Wm)/Ws 

    s = (1200-800)/1200 = 0,33

    A partir de agora, com a troca de fases o rotor irá começar girar no sentido oposto, logo, ele age de forma a frear o rotor até inverter o sentido de rotação. Ocorre então que ele precisa de um escorregamento fictício de 1 (100%) pois inverterá todo fluxo magnético e o complemento do escorregamento para realizar a frenagem ( 1- 0,33= 0,67 ).

    Portanto o valor 1,67 é resultado da inversão completa de sentido (1)  somada ao escorregamento que tende a frenar o rotor (0,67) para então começar a girar no sentido oposto.

  • O termo potência de escorregamento não é muito utilizado nas bibliografias em português, portanto, pode causar confusão no candidato. Podemos definir como potência de escorregamento, ou slip power em inglês, como a parcela da potência no entreferro que não é convertida em potência mecânica (geralmente chamada de potência de perdas no cobre do rotor) e é calculada por:

    Pescorregamento = s * Pentreferro

    O freio eletromagnético é caracterizado pela velocidade negativa, implicando em um escorregamento maior que 1.

    Calculando a velocidade síncrona, temos que Ns = 1200 rpm. Dessa forma, podemos calcular o escorregamento:

    s = [Ns-Nrotor]/Ns = [1200-(-800)]/1200 = 5/3

    Portanto, a potência de escorregamento é:

    Pescorregamento = 5/3 * 10kW = 16,7 kW

    Vale a pena destacar que toda a potência elétrica solicitada pela carga passa pelo entreferro, ou seja, as perdas suplementares, por atrito e de acoplamento foram desprezadas (conforme indicado no enunciado).


ID
969397
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O emprego de inversores de frequência no acionamento de máquinas assíncronas tem se tornado cada vez mais comum, em vista da redução progressiva de custos na produção de dispositivos semicondutores e dos avanços tecnológicos nos circuitos de comando. Com relação aos inversores aplicados em acionamentos de motores de indução e suas estratégias de chaveamento, o(a):

Alternativas
Comentários
  • a) Tiristores são dispositivos controlados, necessitam de circuitos de comutação 

    b) O controle de amplitude é feito alterando-se a amplitude da poradora (Amplitude Modulation Ratio = Vcontrol/Vtriangular). Alterando-se a frequência da portadora é possível controlar a frequência da tensão de saída (Frequency Modulation Ratio = fs/f1)

    c) Nunca ouvi falar

    d) Pelo contrário

    Resposta: Letra E

  • Complementando a colega, no controle por banda de histerese, também conhecido como Modulação por Limites de corrente (MLC), são estabelecidos os limites máximo e/ou mínimo da corrente, fazendo-se o chaveamento em função de serem atingidos tais valores extremos. O valor instantâneo da corrente, em regime, é mantido sempre dentro dos limites estabelecidos e o conversor comporta-se como uma fonte de corrente.

    Fontes:

    1) dsce.fee.unicamp.br/~antenor/htmlfile/cap2.html

    2) teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-04042004-111846/publico/cap_5.pdf (Item 5.2.2)


ID
969400
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Sobre a utilização de dispositivos DR, considere as afirma- tivas a seguir. I – O uso do dispositivoDR torna opcional a utilização do condutor de proteção.II – No momento de sua atuação, o dispositivo DR deve- rá seccionar apenas as fases do circuito protegido.III – Para utilizar dispositivos DR nos esquemas de aterramentoTN-C, antes do seu ponto de instalação,o esquema de aterramento deve ser convertido paraTN-C-S. Está correto APENAS o que se afirma em:


Alternativas
Comentários
  • I -  Errado. O condutor de proteção continua sendo essencial para a proteção do circuito. O que pode ser compartilhado é o condutor neutro, que obrigatório o uso em DRs.

    II - Errado. não sei o porquê.

    III - Certo. O DR não é compatível com o sistema de aterramento TN-C, pois esse esquema faz uso da proteção e neutro em um único condutor. Sendo que o DR precisa de um condutor neutro exclusivo, por isso a necessidade da aoção do esquema TN-C-S, no qual o neutro é separado do condutor de proteção.


    Qual o erro do item II?

    Ele irá seccionar a fase e o neutro? é isso?

  • Dispositivos DR, são utilizados em circuitos elétricos para se aumentar a segurança das pessoas e animais ao contato direto ou ainda indireto com as instalações.


    AFIRMATIVA I  – O condutor de proteção é utilizado como desvio para a corrente elétrica e independe da utilização do dispositivo DR, os equipamentos devem ser obrigatoriamente conectados a malha de aterramento. INCORRETA 


    AFIRMATIVA II – 
    No momento de sua atuação o dispositivo DR deve seccionar as fases do circuito e o condutor neutro, pois a partir da conexão do condutor neutro com o disjuntor DR as correntes residuais podem ser detectadas. INCORRETA 

     
    AFIRMATIVA III –
    CORRETA


    Resposta: alternativa C
  • Item II - Deverá seccionar todos os condutores vivos do circuito não só as fases como também o neutro.

  • 5.6.3.1 Todos os condutores vivos, em todos os circuitos, devem poder ser seccionados, com exceção

    daqueles especificados em 5.6.2.2.

    5.6.2.2 Qualquer que seja o esquema de aterramento, o condutor de proteção não deve ser seccionado,

    incluindo o condutor PEN dos esquemas TN-C. No esquema TN-S, não é necessário seccionar o condutor

    neutro.

    5.3.2.2.1.1 Quando a seção do condutor neutro for pelo menos igual ou equivalente à dos condutores de

    fase, não é necessário prever detecção de sobrecorrente no condutor neutro, nem dispositivo de

    seccionamento nesse condutor.

    5.3.2.2.1.2 Quando a seção do condutor neutro for inferior à dos condutores de fase, é necessário

    prever detecção de sobrecorrente no condutor neutro, adequada à seção desse condutor. Essa detecção

    deve provocar o seccionamento dos condutores de fase, mas não necessariamente do condutor neutro.

    Enfim, na minha opinião, o item II está errado, mas é polêmico, uma vez que existem várias situações em que não é necessário o seccionamento do condutor neutro.


ID
969403
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em dado setor de um sistema elétrico, foram adotadas como bases a potência de 10.000 kVA e a tensão de 20 kV. Em consequência, a impedância de base, em ohms, será igual a:

Alternativas
Comentários
  • Zb=Vb2/Sb=20k2/10M =400M/10M=40



ID
969406
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em uma instalação elétrica de baixa tensão, um dos es- quemas de aterramento permitidos é o TN. Sabe-se que esse esquema possui algumas variações, sendo uma de- las o TN-C,no qual há:

Alternativas
Comentários
  • questão foi por eliminação....

    a) o esquema TN-C não admite o uso de DR.

    b) fere o principio de equipotencialidade no qual todos os pontos de aterramento tem que ser interligados

    c) sinceramente, nada haver uma coisa com a outra

    d) "total adequação"?...alguns circuitos terminais podem exigir, como geladeira, condutores separados TN-CS

  • No esquema TN-C  de aterramento as funções PE e N estão combinadas no mesmo condutor (chamado PEN).
    A) ALTERNATIVA INCORRETA - Num DR são passados por dentro dele os condutores vivos somente.(fases e neutro). Na configuração TN-C, mesmo em condições normais, a corrente retorna para a fonte não somente pelo condutor PEN, mas por vários caminhos aterrados,  porque esse condutor PEN se mistura com as partes aterradas da instalação,tornando assim impossível a utilização do dispositivo DR, pois ele desarmaria instantaneamente.
    B) ALTERNATIVA INCORRETA - Neste esquema o Neutro e o aterramento são combinados.

    C) ALTERNATIVA INCORRETA - O esquema ue apresenta menos nível de segurança sob o ponto de vista de descargas atmosféricas é o TT.

    D) ALTERNATIVA INCORRETA - O esquema mais recomendado às instalações residenciais é o TN-C-S

    Resposta: Alternativa E
  • No meu entender estão todas erradas uma vez que disjuntores não prorporcionam uma proteção adequada aos usuários. 
    Como poderia um disjuntor de 20A (valor médio comumente usado) proteger o usuário que corre risco de morte com correntes superiores a 30mA? 
    Quem nunca levou um choque em uma tomada e o disjuntor não atuou ?!

    Contudo, a Letra E apresenta um sentido lógico maior no desenrolar da questão...  como o Rayson comentou!
    Acredito que esta questão seria passível de anulação !

  • O uso de disjuntores é um mecanismo de seccionamento automático da alimentação, portanto, representa uma proteção contra choques elétricos por contatos indiretos segundo a 5410.Alem disso o enunciado informou "devido a correntes de falta". Alternativa E correta


ID
969415
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A tecnologia de transmissão de dados utilizando o mesmo meio físico da rede de distribuição elétrica está bastante avançada. Essa tecnologia é conhecida como redes Powerline. Dentre os padrões de transmissão de dados a seguir, aquele que NÃO faz uso dessa tecnologia é o:

Alternativas
Comentários
  • A questão pode rapidamente ser resolvida prestando atenção na frase (utilizando o mesmo meio físico  da rede de distribuição), como Bluettoth não utiliza meio físico "cabos" como na distribuição) rapidamente resolve-se a questão. Mas após pesquisa coloquei o que é cada sigla 

    O controle da transmissão dos sinais, desde suas freqüências até os níveis de propagação, só foi possível com o avanço das técnicas de modulação e multiplexação, permitindo transmitir sinais diferentes sobre um mesmo meio físico. Pôde-se pensar, então, em transmitir dados e informações utilizando os cabos da rede elétrica: Powerline Communication (também conhecido por tecnologia PLC)

    Dentro deste contexto:

    Consumer Electronics Bus (CEBus)  -  é um padrão aberto que especifica uma arquitetura de rede baseada no modelo OSI e tem como principal objetivo a interconexão em rede de dispositivos utilizando a rede elétrica

    Enikia  Fundada em 1997 e logo se estabelecendo no mercado de rede PLC por desenvolver uma conexão powerline de alta velocidade. Um dos seus principais produtos é o Powerline Bridge que interconecta redes Ethernet e redes powerline. 

    INARI Powerline Technology 

    Formada em 1997, e primeira companhia a colocar no mercado uma placa de rede 

    powerline, a Pass-Port PlugIn Network. Em 2000 formou uma parceria com a Thomsom 

    Multimedia no desenvolvimento de produtos para redes domésticas, e teve um grande 

    sucesso em vendas com o HP/RCA System Link, um adaptador de rede powerline da  

    Hewlett-Packard que utiliza o chipset IPL 201 da Inari   X – 10  

    O sistema X-10 é um protocolo de comando remoto desenvolvido para

    comunicações entre transmissores e receptores X-10 através da fixação da rede elétrica

    tradicional (powerline). Os módulos transmissores do X-10 são adaptadores que

    conectados à tomada de luz enviam sinais aos módulos receptores para controlar

    equipamentos simples: interruptores, controles remoto, sensores de presença, entre outros

    O Bluetooth é uma tecnologia de transmissão de dados via sinais de rádio de alta freqüência e curto alcance. 



ID
969418
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Dentre os tipos de relés, aquele que NÃO pertence à família dos relés de distância é o:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    Os relés de distância comparam a tensão e a corrente no local de instalação do relé, resultando em uma impedância Z. O relé lê essa informação e aciona ou não seus contatos. Esses dispositivos são divididos em:

     

    a) relé de impedância: indicados para proteção de fase, em linhas de comprimento médio (até 138kV, por exemplo). São um pouco sensíveis às oscilações do sistema e exigem adicional unidade direcional.

     

    b) relé de reatância: são indicados particularmente para proteção de fase, em linha de comprimento curto, onde a resistência tem valor apreciável em relação à indutância e os arcos voltaicos não podem ser desconsiderados. São bastante afetados pelas oscilações e também exigem adicional unidade direcional;

     

    c) relés de admitância ou MHO: são indicados na proteção de fase em linhas longas e de mais altas-tensões, sujeitas a sérias oscilações. São bastante afetados pela resistência de arco voltaico, mas devido serem inerentemente direcionais e praticamente insensíveis a oscilações do sistema, são muito utilizados na prática de proteção de linhas.

     

    d) relé de impedância modificado: modificação do relé de impedância convencional para torná-lo estritamente direcional e reduzir a resistência de arco voltaico.

     

     

    Por outro lado, relés diferenciais operam quando o vetor da diferença de duas ou mais grandezas elétricas semelhantes excede uma quantidade pré-determinada. Dividem-se em relé diferencial amperimétrico e relé diferencial à porcentagem.

     

     

     

    Fonte: Amadeu Casal Caminha. Introdução à proteção dos sistemas elétricos.


ID
969421
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em um planejamento energético são abertas as possibilidades de aproveitamento de fontes alternativas de energia, objetivando diminuir os impactos ambientais bem como atender de forma mais adequada um dado tipo de consumidor. No Brasil, considera-se que a geração:

Alternativas
Comentários
  • Então, ele fala das possibilidades de aproveitamento de fontes, ou seja,  vc usa a cana para extrair o álcool e usa o bagaço 

    nas termo para gerar mais energia. 

  • Acredito que a letra B não é considerada correta em função do enunciado.
    De fato, o uso de coletores solares para aquecimento de água é interessante de forma individualizada, como a questão trata de PLANEJAMENTO energético deve-se pensar em geração de energia elétrica e diversificação da matriz energética.

  • Fotovoltaico é geração de energia elétrica, já aquecimento solar é somente água quente. O enunciado pergunta sobre geração de emergia.

  • A - Correta - A geração de energia através do bagaço da cana possui grande potencial energético, e possui uma vantagem por ser uma energia renovável, assim como o alcool, o CO2 gerado por ela será absorvido para o seu crescimento durante o novo plantio.

    B - Errada - A perda de eficiencia seria gigantesca, se o objetivo é aquecer a água basta aquecê-la diretamente (ex: os aquecedores de água solar) e não transformar a energia solar em energia elétrica ( cerca de 10% a 15% de eficiencia)  e depois transformá-la novamente em energia termica, seria uma perda de eficiência. Ela é interessante em alguns casos para geração de energia elétrica.

    C - Errada - Possui um bom potencial na região nordeste do Brasil.

    D - Errada - A energia fotovoltaica possui um elevado gasto energético e um forte impacto ambiental para sua produção devido aos materiais e processos utilizados para sua confecção. Se considerarmos a célula fotovoltaica já pronta ela seria 100% limpa, mas considerando todo o processo ela não é.

    E - Errada - A região norte possui um elevado potencial hidroelétrico e seria melhor aproveitada utilizando de grandes centrais hidroelétricas.

     


ID
969424
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O Ciclo Padrão de Ar simplifica a análise termodinâmica dos ciclos de máquinas de combustão interna. No uso do Ciclo Padrão:

Alternativas
Comentários
  • Letra C fala do ciclo de brayton.

  • Quase não entro aqui. Só agora vi sua mensagem.
  • A letra C fala de todos os ciclos que utilizam o ciclo padrão a ar como referência.

  • Hipóteses Simplificadoras:

    1. O ciclo opera apenas com ar.

    2. O ar é gás perfeito.

    3. Não há admissão, nem escape.

    4. A combustão é substituída pela adição do calor Q1.

    5. O escape é substituído pela retirada do calor Q2, num processo isocórico.

    6. A compressão e a expansão são processos isoentrópicos.

    7. Todos os processos são reversíveis


ID
969430
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O sistema elétrico brasileiro, pelas suas particularidades, é considerado um exemplo único em âmbito mundial, tendo em vista a grande participação de usinas hidrelétricas e a transmissão de energia em grandes distâncias. Com re- lação ao Sistema Interligado Nacional (SIN), sabe-se que:

Alternativas

ID
969433
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) atua nas operações de compra e venda de energia,assumindo importante papel no Setor Elétrico.A atribuição dessa instituição é:

Alternativas
Comentários
  • é a letra B

    promover a medição e o registro dos dados de gera- ção e consumo dos agentes envolvidos na comercialização.


ID
969436
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O sistema elétrico brasileiro é considerado de grande complexidade, tendo em vista várias particularidades, por exemplo, a predominância de geração hidrelétrica, a extensão territorial e as grandes distâncias entre os sistemas de geração e os centros consumidores. Vários agentes estão envolvidos em diversas instâncias,visando a garantir o pleno funcionamento desse sistema com qualidade e economia.Considere as seguintes entidades ligadas ao setor elétrico brasileiro:


I – ONS;

II – EPE;

III – ANEEL;

IV – ELETROBRÁS.


A seguir são apresentadas algumas das responsabilidades de agentes do sistema elétrico brasileiro,que devem ser associadas às respectivas entidades.


P – Realização de pesquisas em áreas de planejamento e operação do sistema elétrico, estudos econômico-financeiros e energéticos bem como execução de ensaios em equipamentos de alta tensão.

Q – Coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional.

R – Prestação de serviços na área de estudos e pesquisas, visando ao planejamento do setor energético brasileiro em suas diversas fontes, por exemplo, elétrica, de petróleo, de carvão e à eficiência energética.

S – Regulação e fiscalização da geração, transmissão, distribuição e comercialização da energia elétrica.

T – Criação e implementação de soluções visando ao atendimento do mercado de energia elétrica, dando suporte a programas governamentais,como o Proinfa e o Procel.


A associação correta entre as responsabilidades das entidades e suas respectivas siglas é:

Alternativas
Comentários
  • Por favor revejam o texto pois a letra "P" aparece duas vezes. 


ID
969439
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Para o planejamento da expansão do Sistema Elétrico Nacional, são realizados diversos estudos que geram documentos balizadores como o Plano Decenal.As diversas tecnologias para a geração estão à disposição das agências e instituições do setor. Nesse contexto,a tecnologia mais adequada para o atendimento dos picos de demanda são as centrais:

Alternativas
Comentários
  • Fonte: www.epe.gov.br






























    O Estado Brasileiro exerce, na forma da lei, as funções de planejamento, o qual é determinante para o


    setor público e indicativo para o setor privado. No setor energético, compete ao Conselho Nacional de


    Política Energética  CNPE o estabelecimento de políticas e diretrizes, visando ao desenvolvimento –


    nacional sustentado.


    Os Planos Decenais elaborados no setor elétrico, constituem um dos principais instrumentos de


    planejamento da expansão eletroenergética do país. A partir de 2007 estes Planos ampliaram a


    abrangência dos seus estudos, incorporando uma visão integrada da expansão da demanda e da


    oferta de diversos energéticos, além da energia elétrica. 


    Plano Decenal de Expansão de Energia  PDE 2022O apresenta importantes sinalizações para –


    orientar as ações e decisões relacionadas, voltadas para o equilíbrio entre as projeções de


    crescimento econômico do país e a necessária expansão da oferta, de forma a garantir à sociedade


    suprimento energético com adequados custos, em bases técnica e ambientalmente sustentáveis.


    Neste PDE 2022 estão previstos investimentos globais da ordem de R$ 1,2 trilhão, dos quais 22,6%


    correspondem à oferta de energia elétrica; 72,5% a petróleo e gás natural; e 4,9%, à oferta de


    biocombustíveis líquidos. Dentre os principais parâmetros físicos, haverá ampliação entre o verificado


    em 2012 e 2022: da capacidade instalada de geração de energia elétrica, de 119,5 para 183,1 GW; da


    produção de petróleo, de 2,1 para 5,5 milhões de barris/dia; da produção de gás natural, de 70,6 para


    3 3 189,1 milhões de m /dia; e da produção de etanol, de 23,5 para 57,3 milhões de m .



     

  • As centrais termoelétricas são as de mais rápido controle de oferta de energia, bastando fornecer energía, que normalmente provém do óleo diesel ou carvão mineral.

  • A matriz energética do Brasil ainda é predominantemente atendida por geração hidráulica (cerca de 60% a 65%), apesar de nos últimos anos ter tipo um considerável avanço das energias renováveis como a eólica e a fotovoltáica, essas fontes de energia são intermitentes, ou seja, não se sabe que horas vai parar de ventar, ou a hora que o sol vai "embora". Por isso, até o momento, as termelétricas fazem um importante papel de complementariedade do sistema interligado nacional brasileiro, caracterizando assim um sistema hidrotérmico. Com o avanço das renováveis, o desafio agora é bolar estratégias de gerenciamento e controle de despacho desse tipo de geração (eólica e fotovoltáica).

  • Não concordo com a resposta dessa questão. Usinas termoelétricas podem ser utilizadas em picos de demanda sim, mas elas demoram cerca de 12 horas para serem acionadas, então não é de uma hora para outra que eu tenho essa fonte disponível; por outro lado, o Sistema Interligado Nacional permite a interconexão entre diversas fontes de energia hidráulica e proporciona o remanejamento de energia caso seja necessário. Se a questão estiver cobrando aspectos relativos à velocidade de acionamento, a alternativa correta é a C, porém não ficou claro qual o balizador correto da questão. Qual a intenção do avaliador ao perguntar a fonte "mais adequada"? Questão no mínimo duvidosa. 

  • Eduardo, acredito que o pico de demanda ao qual a questão se refere seja sazonal e não horário, ou seja, é tratado num universo temporal mais amplo.

    Para oscilações instantâneas na demanda, as hidrelétricas são a melhor opção, visto que as turbinas usualmente são de grande porte, possuindo uma massa elevada e, portanto, grande energia inercial, capaz de amortecer oscilações e permitir a atuação do sistema sem que haja a perda do sincronismo.
    No cenário da questão, do plano decenal, acredito que o examinador se refere à picos de expansão da demanda num intervalo de 1, 2, 5 anos. Nesses casos, não há tempo hábil para a construção de uma nova usina hidrelétrica e são utilizadas as térmicas como geração complementar, até ser possível projetar, licenciar, construir e operar uma nova hidrelétrica.

     

  • Perfeita a resposta do Matheus !

  • termelétricas.

    Resp: D


ID
969442
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A Central Termelétrica a Ciclo Combinado, cujos gases obtidos na combustão transferem calor diretamente à Turbina a Vapor antes de se expandir na Turbina a Gás, caracteriza a configuração de uma Central:

Alternativas
Comentários
  • Mari sua lindona!! Ahahah que bom fico feliz viu q eu te disse q vc ia aprender!! Vc é master inteligente!! UHHHH não vou fazer FUB, precisa de experiência! Vou fazer CNMP vc viu que tem vagas para sua área no CNMP! rsrsrsr a concorrência da FUB vai ser bem pequena pode apostar pq a maioria vai migrar para o CNMP e no mesmo dia tbm vai ter a prova do TRE-GO! Bjusssss!! Eu te tenho no whatsaap dps vou falar contigo para vc salvar meu numero! Bjusss!
  • Resposta em: Geração Termelétrica: Planejamento, Projeto e Operação, Cap 12, pag 704 e 705.

    Central ciclo combinado em paralelo.


ID
969445
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Para aumentar a eficiência de Centrais Termelétricas a Vapor de grande capacidade, é muito utilizado o reaquecimento do vapor junto ao aquecimento regenerativo, método que:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi, "Para aumentar a eficiência de Centrais Terméletricas a Vapor de grande capacidade, é muito utilizado o reaquecimento do vapor junto ao aquecimento regenerativo, método que:  pode propiciar a redução da eficiência do ciclo, se houver a necessidade de um consumo adicional de combustível." ???

  • Questão estranha.

     

    Em ciclos a vapor o combustível vai na caldeira (e não  na turbina). O consumo de combustível não tem relação com a eficiência do ciclo.

  • Alternativa A - Incorreta: a dificuldade em manter a umidade do vapor dentro dos limites operacionais adequados é uma desvantagem comum a Centrais Termelétricas que não utilizam o reaquecimento de calor. O fato do vapor sair da turbina de alta pressão e ser reaquecido, colabora com a redução da umidade do vapor, reduzindo as chances de condensação prejudicial no interior da turbina de baixa pressão.

    Alternativa B - Incorreta: a eficiência do ciclo não é relacionada ao salto térmico do reaquecimento, mas à quantidade de energia necessária para manter a geração de energia. De maneira geral, o reaquecimento de vapor não aumenta a eficiência da central, mas dificulta a condensação de água no interior das turbinas, o que poderia causar danos sérios neste sistema.

    Alternativa C – Correta: se o reaquecimento de vapor necessitar um maior uso de combustível pela Central Termelétrica, o seu uso acarretará na redução da eficiência energética global do ciclo. Mesmo assim, seu uso poderá ser justificável em razão do melhor controle de condensação do vapor no interior das turbinas.

    Alternativa D – Incorreta: conforme verificado, o que ocorre é justamente o contrário: ocorre redução da umidade no último estágio da turbina, em relação a uma central convencional.

    Alternativa E – Incorreta: não se pode afirmar, com certeza que o uso de aquecimento regenerativo e reaquecimento de vapor melhorará a eficiência global do ciclo. Isso, porque, por exemplo, a linha utilizada para realização do reaquecimento do vapor pode ter perdas maiores do que o rendimento adicional obtido pela regeneração de calor.


ID
969448
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em um processo fabril composto de dois estágios, observa-se que a energia térmica liberada pelo primeiro estágio é utilizada no processo do segundo.Um engenheiro, a fim de diminuir o consumo total de energia da fábrica, utiliza essa mesma energia térmica para gerar energia elétrica por meio de um processo de cogeração.Com essa solução,a planta industrial:


Alternativas
Comentários
  • A energia térmica liberada no primeiro estágio era necessária para o funcionamento do segundo. 

    Independente disto, o engenheiro quis gerar energia elétrica. No processo de transformação de energia há perdas, por isso o balanço energético será reduzido.
    Como no estágio 2 é necessária energia térmica, provavelmente a energia elétrica gerada (que sofreu perdas na transformação energia térmica->elétrica) será transformada novamente em energia térmica (térmica->elétrica->térmica).
  • Entendo os comentários do colega Elton, entretanto, a questão não diz em qual parte do ciclo que será inserido o gerador de energia elétrica. Se o gerador for introduzido ao final do segundo estágio, estaremos aproveitando o calor desprezado para gerar energia sem interferir no processo fabril. Se o gerador for introduzido ao final, a resposta correta passaria a ser alternativa a)terá um ganho energético. Portanto, para que a questão esteja de forma correta, deve-se informar no enunciado em qual parte do ciclo o gerador seria introduzido. Concordam?

  • questão mal elaborada

  • Questão de retardado, extremamente mal elaborada!


ID
969451
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A Geração Distribuída (GD) é hoje uma realidade no Brasil, impulsionada pela nova regulamentação do mercado de energia bem como pelos programas governamentais, como o PROINFA. A GD caracteriza-se pela inserção de unidades geradoras de menor capacidade, conectadas di- retamente na rede de distribuição, localizando-se, portanto, junto aos centros consumidores. Podem ser considerados benefícios trazidos pela GD ao sistema elétrico a(o):

Alternativas
Comentários
  • a) A geração distribuída aumenta a complexidade da coordenação dos dispositivos de proteção, uma vez que existe o acréscimo de geradores fora do sistema centralizado de geração => errado

    b) O número de harmônicos aumenta => errado

    c) A potência de curto-circuito aumenta já que a distância entre gerador-carga é menor => errada

    d) Certa

    e) A GD aumenta a qualidade da energia devido à descentralização da geração e da menor dependência do sistema de transmissão; no entanto, a distância entre o ponto de operação e o ponto crítico da curva Potência X Carga, ou seja, a margem de estabilidade não muda com a GD => Errada


  • A letra E é falsa;

    Ao integrar a GD ao sistema a margem de estabilidade aumenta aumenta de forma considerável.

  • Deveria ser anulada a questão.

     

  • A questão deveria ter sido anulada. A margem de estabilidade aumenta com o correto dimensionamento da GD.

    "A presença da GD nas redes de distribuição afeta diretamente os níveis de tensão e as características de estabilidade de tensão. Se bem dimensionada, a GD pode realizar a manutenção destes níveis e aumentar a margem de estabilidade do sistema, caso contrário, pode causar uma sobretensão ou uma subtensão e diminuir a margem de estabilidade do sistema. Isto vai depender das variáveis referentes a capacidade, localização e o modo de operação da GD, das características das linhas de distribuição e das cargas conectadas à rede (BAGHZOUZ, 2005)"

    Fonte: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/8106/1/PB_COELT_2015_1_06.pdf


ID
969457
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito da estrutura tarifária do setor elétrico,analise as afirmativas a seguir. I – Os consumidores do grupo B são cobrados pela demanda e pela energia que consomem. II – Na tarifa Convencional, o consumidor contrata um valor único de demanda, que valerá tanto para o horário de ponta ou fora de ponta quanto para o período do ano seco ou úmido. III – Na tarifa horosazonal Verde, o consumidor contrata um valor de demanda para o horário de ponta e para o horário fora de ponta.Está correto APENAS o que se afirma em:



Alternativas
Comentários
  • Acho que a afirmação III está faltando informação, pois diz que a Tarifa Horo Verde possui uma única demanda para o valor de ponta e fora de ponta( que está correto), mas não informa nada sobre o consumo que neste caso será dividido em Ponta e Fora de Ponta.
  • Acho que a afirmativa III está mal redigida. Na verde, é um valor único de demanda seja ponta ou fora de ponta. Da forma como está escrita, é o que se interpreta.

  • modalidade tarifária horária verde: aplicada às unidades consumidoras do grupo A, caracterizada por tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica, de acordo com as horas de utilização do dia, assim como de uma única tarifa de demanda de potência.

    Não há nada de errado com a questão, os colegas abaixo estão colocando chifre em cabeça de cavalo. Em momento algum no item III ele mencionou tarifa única de demanda.

  • Devo concordar que realmente está mal redigido, há ambiguidade clara pois ele afirma ser um valor para horário de ponta e fora de ponta, ou seja, o mesmo valor para os dois horários. Para eliminar a ambiguidade seria necessário afirmar que tem um valor para horário de ponta e outro para horário fora de ponta. 

  • fonte: http://www.aneel.gov.br/arquivos/pdf/caderno4capa.pdf

    I - os consumidores do grupo B são cobrados pela energia acumulada consumida => Errada

    II - "A estrutura tarifária convencional é caracterizada pela aplicação de tarifas de consumo de energia e/ou  demanda de potência independentemente das horas de utilização do dia e dos períodos do ano." => Certa

    III - "A tarifa horo-sazonal verde é a modalidade de fornecimento estruturada para a aplicação de tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica, de acordo com as horas de utilização do dia e dos períodos do ano, bem como de uma ÚNICA TARIFA DE DEMANDA DE POTÊNCIA." => Errada


ID
969460
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O potencial de redução de consumo de energia elétrica em instalações dos mais diversos tipos tem sido alvo de continuados estudos, particularmente no Brasil, onde o uso eficiente da eletricidade pode ser considerado um dos fatores para o desenvolvimento industrial nacional. Nessa perspec- tiva, uma medida de baixo custo para a redução do consu- mo de energia elétrica na área industrial é a:

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com essa resposta. Pois a letra C trata de uma solução sem custo, apenas de um planejamento por parte do engenheiro para realocar o pico de demanda para horarios com menores preços.

    Pra mim a alternativa correta é letra C.

    Remanejar motores superdimensionados não os tiraria da industria, apenas trocariam de lugar. E se fosse colocar motores corretos gastaria dinheiro.

  • Transferir os picos de demanda para horários onde o preço é mais barato não é exatamente uma medida que afeta o consumo,uma vez que voce está apenas gerenciando os horários de uso da carga.  O remanejamento de motores superdimensionados além de aumentar o FP da indústria, se bem alocado pode permitir que os motores trabalhem próximos de suas condições nominais, o que aumentaria seu rendimento. Portanto  a resposta correta é a letra D.

  • Complementando as respostas, na pergunta ele pede por Redução de Consumo de energia e não redução da Conta à pagar. Portanto, concordando com os colegas, o remanejamento de motores Superdimensionados seria a melhor alternativa, pois reduziria o consumo e aumentaria o FP da instalação.


ID
969463
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

As ações na área de conservação de energia podem ter resultados que não realizem o potencial disponível. Esse resultado pode ser fruto da existência de barreiras à implementação dessas ações. Em uma situação hipotética, o engenheiro projetista de uma determinada planta, sendo responsável pela proposição de medidas para conservação de energia, deparou-se com algumas das barreiras mencionadas, descritas a seguir. • Na região de localização da planta não havia disponibilidade de equipamentos eficientes a um custo viável. • Os juros para o financiamento de equipamentos eficientes eram elevados • A substituição sistemática de equipamentos considerando-se apenas o custo de substituição, desprezando a informação dos ciclos de vida. A classificação correta dessas barreiras é, respectivamente:

Alternativas

ID
969469
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Devido ao afastamento existente entre as usinas gerado- ras e os grandes centros de consumo de energia, é necessária a existência de um sistema de transmissão que tenha alto grau de confiabilidade, associado à observância de questões econômicas e ambientais. Com relação aos sistemas de transmissão de energia, analise as afirmações a seguir.I – Para sistemas de transmissão em extra-alta-tensão e ultra-alta-tensão, o fluxo de potência ativa em uma determinada linha é determinado principalmente pela diferença entre as magnitudes das tensões das bar- ras terminais. II – O emprego de transmissão em corrente contínua é realizado, por exemplo, na conexão de dois siste- mas de corrente alternada, e a adoção dessa tecnologia pode ser restringida, tendo em vista sua incapacidade de reagir na ocorrência de transitórios no sistema elétrico. III – Fixando-se um limite máximo de abertura angular entre duas barras conectadas por uma linha, o valor da potência máxima que pode ser transmitida diminui com o aumento da reatância da linha.Está correto APENAS o que se afirma em:



Alternativas
Comentários
  • I - Para todos os níveis de tensão a variação na tensão do emissor e receptor influencia prioritariamente a potência ativa, já o ângulo de carga influencia prioritariamente na potência reativa. (Errada)

    II - O emprego da transmissão em corrente contínua é feito na transmissão de grandes blocos de energia elétrica. (Errada)

    III - Pmax = (Vemissor . Vreceptor)/ XLT.


    Portanto a relação entre potência máxima e reatância da linha é inversamente proporcional. (Correta)

  • Não entendi a alternativa I).

    Quando fala que o fluxo de potencia ativa  em uma determinada linha é determinado principalmente pela diferença entre as magnitudes das tensões das barras??

  • I) está errada pois a potência ativa está relacionada à abertura ANGULAR entre as barras.

  • I- Pkm= (Abertura angular entre K e M ) / Xkm. ou seja para o fluxo de carga linearizado, o fluxo de potência ativa independente da magnitude da tensão e sim da defasagem entre as barras.  (FALSA)

    II-Uma linha em corrente contínua pode interligar dois sistemas em corrente alternada, que podem estar fora de sincronismo ou em freqüências diferentes (veja por exemplo ITAIPU). Estas linhas também aumentam a estabilidade  do sistema, pelo desacoplamento entre sistemas, e pela possibilidade de controle do fluxo de potência. Este controle também permite o chaveamento suave, evitando o surgimento de transitórios indesejáveis ( FALSA).

    III-Pkm= (Abertura angular entre K e M ) / Xkm. Se a abertura angular é uma constante , a potência ativa entre a barrra k e a Barra m é inversamente proporcional a reatância entre as barras . ou seja quanto maior Xkm menor será Pkm. (VERDADEIRA)

    Curiosidade:

    •   Itaipu possui  3 linhas de transmissão de 500 kV transmitem toda a energia do setor de 60 Hz e 2 linhas de transmissão de ±600 kV DC transmitem para o Brasil a energia do setor de 50 Hz não consumida pelo Paraguai (70%).


  • II – O emprego de transmissão em corrente contínua é realizado, por exemplo, na conexão de dois sistemas de corrente alternada, e a adoção dessa tecnologia pode ser restringida, tendo em vista sua incapacidade de reagir na ocorrência de transitórios no sistema elétrico.

    Um detalhe nessa alternativa é que no modelo LCC (utilizado nos polos brasileiros atuais) essas LTs, de fato, apresentam menor capacidade de recuperação à transitórios, principalmente com quedas bruscas de tensão, pois os conversores desses elos necessitam de fonte elevada de reativo. Logo, como solução eles devem ser conectados à sistemas fortes e, ademais, há outros modelos, como o VSC, que não possuem essa necessidade de reativo.

    Assim, o erro da questão, ao meu ver, esta em usar a palavra incapacidade.


ID
969472
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Considere um gerador síncrono de polos salientes, conectado em Y, solidamente aterrado, com potência de 50 MVA, tensão de 15 kV e operando em vazio. As tensões em seus terminais são as nominais.Dados: - reatância subtransitória de eixo direto : 0,1 pu - reatância de sequência negativa: 0,2 pu - reatância de sequência zero: 0,2 pu.Considerando a ocorrência de um curto-circuito monofásico à terra nesse gerador, o valor, em pu, das correntes de sequência positiva, negativa e zero, relativas à fase A, são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Tem um erro de digitação nesta questão. Na letra A está faltando um sinal de negativo no ângulo de sequencia negativa.

  • Icc = 3 V / (Z+ + Z- + Z0 + 3Zn)
    Icc = 3*1 / (0,1 + 0,2 + 0,2) = 3 / 0,5 = 6pu

    Icc = I+ + I- + I0
    I+ = I- = I0 =Icc/3 = 2

     


ID
969478
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No contexto da Norma Regulamentadora em segurança em instalações e serviços em eletricidade (NR-10), analise as afirmações a seguir. I – Nos locais de trabalho só podem ser utilizados equipamentos, dispositivos e ferramentas elétricas compatíveis com a instalação elétrica existente, preservando-se as características de proteção, respeitadas as recomendações do fabricante e as influências externas. II – Os circuitos elétricos com finalidades diferentes, tais como comunicação, sinalização, controle e tração elétrica, devem ser identificados e instalados separadamente, salvo quando o desenvolvimento tecnológico permitir compartilhamento. III – As operações elementares como ligar e desligar circuitos elétricos, realizadas em baixa tensão, com materiais e equipamentos elétricos em perfeito estado de conservação, adequados para operação, podem ser realizadas por qualquer pessoa não advertida. IV – As medidas de desenergização e reenergização de instalações podem ser alteradas, substituídas, ampliadas ou eliminadas, em função das peculiaridades de cada situação, por profissional legalmente habilitado, autorizado e mediante justificativa técnica previamente formalizada, desde que seja mantido o mesmo nível de segurança originalmente preconizado.Considere a relação das condições de aplicação de segurança, a seguir, estabelecidas pela NR 10, a fim de associá-las às afirmações acima. P – Instalações elétricas desenergizadas Q – Instalações elétricas energizadas R – Construção, montagem, operação e manutenção S – Projetos T – Situações de emergência.A associação correta entre as sentenças e as condições de aplicação de segurança é:




Alternativas
Comentários
  • 10.4 - SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO, MONTAGEM, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO - (I - R)
    10.4.3 Nos locais de trabalho só podem ser utilizados equipamentos, dispositivos e ferramentas elétricas compatíveis com a instalação elétrica existente, preservando-se as características de proteção, respeitadas as recomendações do fabricante e as influências externas.

    10.3 - SEGURANÇA EM PROJETOS - (II - S)
    10.3.3.1 Os circuitos elétricos com finalidades diferentes, tais como: comunicação, sinalização, controle e tração elétrica devem ser identificados e instalados separadamente, salvo quando o desenvolvimento tecnológico permitir compartilhamento, respeitadas as definições de projetos.

    10.6 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS ENERGIZADAS - (III - Q)
    10.6.1.2 As operações elementares como ligar e desligar circuitos elétricos, realizadas em baixa tensão, com materiais e equipamentos elétricos em perfeito estado de conservação, adequados para operação, podem ser realizadas por qualquer pessoa não advertida

    10.5 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DESENERGIZADAS - (IV - P)
    10.5.1 Somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho, mediante os procedimentos apropriados, obedecida a seqüência abaixo:
    10.5.2 O estado de instalação desenergizada deve ser mantido até a autorização para reenergização, devendo ser reenergizada respeitando a seqüência de procedimentos abaixo:
    10.5.3 As medidas constantes das alíneas apresentadas nos itens 10.5.1 e 10.5.2 podem ser alteradas, substituídas, ampliadas ou eliminadas, em função das peculiaridades de cada situação, por profissional legalmente habilitado, autorizado e mediante justificativa técnica previamente formalizada, desde que seja mantido o mesmo nível de segurança originalmente preconizado.


ID
969484
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O controle de tensão em sistemas de distribuição de energia é de grande importância, tendo em vista a crescente demanda por energia elétrica,associada ao aumento da exigência por padrões mínimos de qualidade. É conside- rada uma medida corretiva para adequação dos níveis de tensão na rede primária a:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a alternativa d) também tem a função de transferência de carga entre alimentadores já que é uma das enumeras atividades executadas pelos operadores de subestação.

  • No caso seria a letra A assim eu teria um custo menor para adequação do que a construção de uma nova SE, essa só em último caso tendo em vista que normalmente os transformadores aguentam grandes potências e normalmente as SE's existentes tem espaço para ampliação. 

  • Fábio acredito que a letra d) esteja certa também, porém não seria uma medida CORRETIVA (como pergunta na questão). Construir uma nova SE não é corretivo, mas sim PREVENTIVO. nao sei se estou certa, mas acho que é isso.

  • A companheira Thaís Alves tem toda razão em sua explicação.

  • Acho que a questão queria CORRETIVA a curto prazo, e mudar transferir cargas no secundário reflete na tensão do secundário dos trafos.


ID
969487
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente,EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho, enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas e também para atender a situações emergenciais. II – Compete à CIPA recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada ativi- dade, nas empresas desobrigadas de manter o SESMT. III – A CIPA pode,de ofício, determinar a paralisação de máquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente à segurança e saúde dos trabalhadores, não havendo necessidade de requerer ao empregador ou ao SESMT, quando houver. IV – A CIPA deve participar juntamente com o SESMT, onde houver, ou com o empregador, da análise das causas das doenças e dos acidentes de trabalho e propor meios de solucionar os problemas identificados. V – Os empregados devem levar ao conhecimento do empregador, da CIPA e do SESMT situações consideradas perigosas e apresentar sugestões para melhoria das condições de trabalho:Está correto APENAS o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Todas as alternativas estão corretas conforme a NR05, com exceção a III, a qual apresenta o seu erro quando refere-se a uma atribuição da CIPA a paralisação de um setor ou máquina. A paralisação ocorre a pedido do SESMT ou do trabalhador.
  • Questão desatualizada, pois não cabe mais a CIPA recomendar o uso de EPI na ausência do SESMT, atualmente ela será apenas ouvida:

    NR 6 - 6.5.1 Nas empresas desobrigadas a constituir SESMT, cabe ao empregador selecionar o EPI adequado ao risco, mediante orientação de profissional tecnicamente habilitado, ouvida a CIPA ou, na falta desta, o designado e trabalhadores usuários. (Alterado pela Portaria SIT n.º 194, de 07 de dezembro de 2010)


  • Pessoal, vamos acordar. Fiquem atentos às atualizações das normas!

    Ou se preferirem, podem continuar estudando as normas desatualizadas, os concorrentes nos concursos agradecem.


  • 6.5 Compete ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT, ouvida a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA e trabalhadores usuários, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade. (Alterado pela Portaria SIT n.º 194, de 07 de dezembro de 2010)

  • Opção II INCORRETA! QUESTAO DESATUALIZADA! SEM SESMT É RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR!


ID
969490
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

De acordo com a sistemática de planejamento e licenciamento ambiental dos empreendimentos hidrelétricos, a(o):

Alternativas
Comentários
  • CONAMA - RESOLUÇÃO Nº 237 , DE 19 DE DEZEMBRO DE 1997

    Art. 3º- A licença ambiental para empreendimentos e atividades consideradas efetiva ou potencialmente causadoras de significativa degradação do meio dependerá de prévio estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto sobre o meio ambiente (EIA/RIMA), ao qual dar-se-á publicidade, garantida a realização de audiências públicas, quando couber, de acordo com a regulamentação.

  • Gabarito A


ID
969493
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Sabe-se que o Índice de Desempenho de Prazo (IDP) é dado pela relação IDP = COSR/COSE, onde COSR é o custo orçado do serviço realizado e COSE é definido como custo orçado do serviço estimado. A respeito do IDC, considere as afirmativas a seguir. I – Valores de IDP menores que a unidade podem indicar um adiantamento na obra. II – Valores de IDP menores que a unidade podem indicar serviços desnecessários previstos no planejamento. III – Valor de IDP igual à unidade indica que o tempo e as etapas da obra foram bem planejados.Está correto o que se afirma em:


Alternativas
Comentários
  • Uma medida da eficiência do cronograma em um projeto. É a relação entre o valor agregado (VA) e o valor planejado (VP). O IDP é calculado dividindo-se o VA pelo VP. Um IDP maior ou igual a um indica uma condição favorável e um valor menor que um indica uma condição desfavorável. Veja também gerenciamento do valor agregado.

    fonte:

    http://wpm.wikidot.com/glossario:indice-de-desempenho-de-prazos-idp-schedule-perfor

    Se VA<VP => IDP<1 => o projeto está atrasado

    Se VA = VP => IDP=1 => o projeto está no prazo

    Se VA>VP => IDP>1 => o projeto está adiantado

    fonte:

    http://pt.slideshare.net/osvaldopedra/gva-gerenciamento-de-valor-agregado



ID
969496
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Considerando-se válida a hipótese de que a duração de um projeto se distribua segundo uma curva normal, a probabilidade percentual desse projeto ter sua conclusão em um tempo, no máximo, igual ao planejado, é igual a:

Alternativas

ID
969502
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando-se a lei que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras,serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Lei no 8666/ 93), sabe-se que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A.
    Art 22. § 1o  Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto. Art. 23.  As modalidades de licitação a que se referem os incisos I a III do artigo anterior serão determinadas em função dos seguintes limites, tendo em vista o valor estimado da contratação: (...) I - para obras e serviços de engenharia: (...) c) concorrência: acima de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais).

    Erros das demais alternativas:

    b) 
    Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes; (...)

    c) Art. 22 
    § 2o  Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    d) Art 52. 
    § 2o  Em se tratando de projeto, o vencedor deverá autorizar a Administração a executá-lo quando julgar conveniente.

    e) 
    Art. 24.  É dispensável a licitação: (...) III - nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem; (...)

     

  • Concorrência  é a modalidade de licitação entre quaisquer interessadosque, na fase inicial de habilitação, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificaçãoexigidos no edital para a execução de seu objeto. A existência de uma primeira fase de habilitação preliminar é uma de suas características. Esta modalidade de licitação exige fase preliminar da habilitaçãopara verificação efetiva do cumprimento dos requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital. É a modalidade de licitação destinada a contratações de valores altos (grandes vultos),ou seja, para a AQUISIÇÃO DE MATERIAIS E SERVIÇOS com valores acimade R$ 650.000,00,e para a execução de OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA com valores acimade R$ 1.500.000,00.Embora haja por conta da Lei n°. 8.666/93, uma definição mínima de valores para a  concorrência é importante salientar que essa MODALIDADE É CABÍVEL PARA QUALQUER VALOR DE CONTRATAÇÃO. No caso em que couber convite, a administração poderá utilizar a TP e, em qualquer caso, a concorrência.Portanto, a utilização da concorrência é possível mesmo para aqueles itens que apresentem valores abaixo desse limite. No entanto, o administrador deverá pautar muito bem essa escolha, pois, às vezes, não é viável se efetuar uma concorrência para um objeto com valor muito baixo, já que o custo processual poderá ser maior que o valor do próprio objeto. Esta modalidade não exige registro prévio ou cadastro dos interessados,cumprindo que satisfaçam as condições prescritas em edital, que deve ser publicado com, no mínimo, trinta diasde intervalo entre a publicação e o recebimento das propostas.Caso seja adotado um certame de acordo com os tipos, como os de menor preço, técnica e preço e melhor técnica, esse intervalo mínimo é dilatado para quarenta e cinco dias. Nas modalidades de TP e Concorrência, caso o licitante não seja cadastrado, deverá providenciar seu Cadastro junto à unidade cadastradora competente, observado o disposto no art. 14, §§ 2º e 3º deste Decreto (Lei 8.666/93).
  • Art. 25. É INEXIGÍVEL a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    I - para aquisição de materiais, equipamentos,ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca,· devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido peloórgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço,

    · pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes; (...)

    Erro da Letra b)  para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros, que só possam ser fornecidos por produtor, em- presa ou representante comercial exclusivo, é DISPENSÁVEL a licitação.


  • Entendo que, salvo melhor juízo, a alternativa "A" também está incorreta, pois, da forma como está redigida, leva o leitor a interpretar que seu texto afirma que a Lei 8.666/93 restringe a utilização da modalidade Concorrência aos casos de execução de obras e serviços de engenharia com valores superiores a R$ 1.500.000,00, quando, de acordo com o parágrafo 4o do art. 23 da mesma Lei, tal modalidade pode ser utilizada em qualquer caso, ou seja, mesmo para licitações cujos valores estejam estimados dentro do limite das modalidades de Convite e Tomada de Preços, portanto, abaixo de R$ 1.500.000,00.

  • Questão mal elaborada, a questão deixa a entender que só pode haver concorrência com valores superiores a 1.500.000,00 o que não é verdade.

  • Não precisei nem ler o restante das opções. Letra "A"

  • Fácil, só li a primeira também e marquei, mas claro que na prova leria as outras opcões.


  • a) Correta.
    b) Inexigível.
    c) É necessário que o interessado seja cadastrado.
    d) NÃO perde os direitos patrimoniais relativos ao seu projeto ou serviço técnico especializado e, dessa maneira, a administração NÃO pode utilizá-lo fora do previsto no regulamento do concurso.
    e) Dispensável.