SóProvas



Prova CESPE - 2009 - SEDUC-CE - Professor - Filosofia


ID
954532
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Segundo Platão, em sua obra A República, a cidade tem origem no (a)

Alternativas
Comentários
  • a) Pelo fato de os homens não serem autossuficientes, precisam um dos outros fundando assim as cidades. (Platão)

    b) A explicaçao para o nascimento das cidades, e por conseguinte da sociabilização humana, tem fundamento na própria natureza humana, (Aristóteles)

  • Letra A - fato de que os indivíduos não são autossuficientes.


ID
954535
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Segundo Platão,

Alternativas
Comentários
  • o bom, o belo, o justo e o verdadeiro são ideias puras que pertencem ao mundo das ideias, não podendo ser acessadas pelos sentido(mundo sensível), apenas pela ascese que se faz pela reminiscência(lembrança) de como era no mundo das ideias, segundo Platão

  • Letra D - o bom, o belo, o justo e o verdadeiro em cada coisa não podem ser dissociados e representam sua ideia, que não é acessível à sensibilidade, apenas ao entendimento.


ID
954538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A autoridade e a obediência não constituem coisas necessárias apenas, mas também coisas úteis. Alguns seres, quando nascem, estão destinados a obedecer; outros, a mandar (...). Uma obra existe quando há comando de uma parte e obediência da outra.

Aristóteles. A Política, livro 1, cap. 2 (adaptações).

Tendo como referência o texto acima, assinale a opção que define a origem e a natureza da escravidão, segundo Aristóteles.

Alternativas

ID
954541
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Em A Política, Aristóteles afirma que

Alternativas
Comentários
  • Na filosofia aristotélica a Política é a ciência que tem por objeto a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na pólis) e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva da pólis). O objetivo de Aristóteles com sua Política é justamente investigar as formas de governo e as instituições capazes de assegurar uma vida feliz ao cidadão. Por isso mesmo, a política situa-se no âmbito das ciências práticas, ou seja, as ciências que buscam o conhecimento como meio para ação.

     

    Aristóteles que a melhor forma de governo não é abstrata, e sim concreta: deve ser relativa, acomodada às situações históricas, às circunstâncias de um determinado povo. De qualquer maneira a condição indispensável para uma boa constituição, é que o fim da atividade estatal deve ser o bem comum e não a vantagem de quem governa despoticamente.

  • Lembrando que o conceito de indivíduo é uma invenção moderna. Cabe recurso.

ID
954544
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A obra Cidade de Deus, de Santo Agostinho, tem como tema central

Alternativas
Comentários
  • A tese de Agostinho apresenta a história do mundo como a guerra universal entre Deus e o Mal. Esta guerra metafísica não é limitada no tempo mas apenas pela geografia na Terra. Nesta guerra, Deus move (por intervenção divina /Providência) os governos, movimentos políticos/ideológicos e forças militares alinhados (ou alinhando mais) com a Igreja Católica (a Cidade de Deus) a fim de se opor por todos os meios — incluindo militares — aos governos, movimentos político/ideológico e forças militares alinhados (ou mais alinhados) com o Diabo (a Cidade do Diabo).

    Este conceito da história do mundo ser guiada pela divina providência, numa guerra universal entre Deus e o Mal, faz parte da doutrina oficial da Igreja Católica tal como afirmada mais recentemente no documento Gaudium et Spes do Concílio Vaticano II:


ID
954547
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Em O Príncipe, Maquiavel afirma que

Alternativas
Comentários
  • Para Maquiavel a política moderna e a questão do poder político devem centrar-se no estado, na figura do príncipe, que deve possuir duas qualidades fundamentais, VIRTU, que significa força,energia valor, qualidade de guerreiro, e FORTUNA, que é saber aproveitar a ocasião, pois de nada adianta um príncipe ser virtuoso se não conseguir saber aproveitar as circunstâncias que aparecem na história.

  • CPC/2015. Art. 144. Há impedimento do juiz, sendo-lhe vedado exercer suas funções no processo:

    (...)

    III – quando nele estiver postulando, como defensor público, advogado ou membro do Ministério Público, seu cônjuge ou companheiro, ou qualquer parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive;

    x

    CPP: Art. 252.  O juiz não poderá exercer jurisdição no processo em que:

           I - tiver funcionado seu cônjuge ou parente, consangüíneo ou afim, em linha reta ou colateral até o terceiro grau, inclusive, como defensor ou advogado, órgão do Ministério Público, autoridade policial, auxiliar da justiça ou perito;


ID
954550
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Para Hobbes, o estado de natureza

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o erro da letra B

  • —Segundo Hobbes, em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra de todos contra todos ou "o homem lobo do homem". Correta Alternativa A

  • A diferença entre a alternativa A e a B. Na A ela esta mais completa, coerente e ''direta'' com sua obra e na letra B ela esta posta de uma maneira mais ''indireta''.

    A) é idêntico ao estado de guerra. (Exposta de uma maneira mais DIRETA com o estado de Natureza de Hobbes)

    B) Implica a liberdade para cada um fazer o que bem lhe aprouver.(Expõe de uma maneira mais INDIRETA o estado de Natureza de Hobbes, mas tem sentido sim)

  • Pra mim, a letra B ta certa tbm.

  • A e B estão corretas. Cabe recurso.


ID
954553
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Para Locke, a liberdade natural do homem

Alternativas
Comentários
  • Locke  parte do estado de natureza passando pelo contrato até chegar ao governo civil. O estado de natureza de Locke não é de inimizade e guerra como fora para Hobbes. O estado de natureza de Locke os indivíduos estão regulados pela razão, há uma organização pré-social e pré-política onde todos nascem com os direitos naturais: vida. Liberdade e a propriedade privada.

    Sobre a razão natural: "Ensina a todos os homens, que, sendo todos iguais e livres, nenhum deve prejudicar o outro, quanto à vida, à saúde, à liberdade, ao próprio bem". E, para que ninguém empreenda ferir os direitos alheios, a natureza autorizou cada um a proteger e conservar o inocente, reprimindo os que fazem o mal, direito natural de punir.

  • Não consegui perceber o erro da letra B. Ambas ( A e B) parecem dizer a mesma coisa.
  • Gab: A

    Para Locke:

    - Somente a lei da natureza pode ordenar as ações do homem. O homem deve ser regulado pela razão.

    - Direitos naturais::  Vida, liberdade e a propriedade privada.

     


ID
954556
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Para Rousseau,

Alternativas
Comentários
  • Rousseau iniciou um pensamento que o levaria a concluir que toda desigualdade se baseia na noção de propriedade particular criado pelo homem e o sentimento de insegurança com relação aos demais seres humanos

  • Segundo Rousseau, as desigualdades entre os homens têm como base a noção de propriedade privada e a necessidade de um superar o outro, numa busca constante de poder e riquezas, para subjugar os seus semelhantes.

  • Rousseau inicia o discurso fazendo uma distinção das duas desigualdades existentes: a desigualdade natural ou física e a desigualdade moral ou política.

  • Uma está mais certa que a outra

  • Segundo Rousseau ''Se há desigualdades não há liberdade'' 

  • Questão "B"

  • Fico com a D, pois em síntese, a civilização é que impõe essa diferença entre os homens, despertando inveja, ciumes e etc...

  • "Aquele que cantava ou dançava melhor, o mais belo, o mais forte, o mais hábil, ou o mais eloqüente, tornou-se o mais considerado; e este foi o primeiro passo para a desigualdade e ao mesmo tempo para o vício: dessas primeiras preferências nasceram, de um lado, a vaidade e o desprezo e, de outro, a vergonha e a inveja, e a fermentação causada por esses novos germes produziu, por fim, compostos funestos à felicidade e à inocência." (Rousseau, Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens);

    "Tal foi ou teve de ser a origem da sociedade e das leis, que propiciaram novos entraves ao fraco e novas forças ao rico, destruíram irremediavelmente a liberdade natural, fixaram para sempre a lei da propriedade e da desigualdade, fizeram de uma hábil usurpação um direito irrevogável e que, para o proveito de alguns ambiciosos, daí em diante sujeitaram todo o gênero humano ao trabalho, à servidão e à miséria." (Rousseau, Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens);

    "Terminarei este capítulo e este livro por uma observação que deverá servir de base a todo o sistema social: o pacto fundamental, em lugar de destruir a igualdade natural, pelo contrário, substitui por uma igualdade moral e legítima aquilo que a natureza poderia trazer de desigualdade física entre os homens que, podendo ser desiguais na força ou no gênio, se tornam todos iguais por convenção e de direito." (Rousseau, Do contrato social - Livro I, Capítulo IX).

    Gabarito: LETRA "B"

  • "Aquele que cantava ou dançava melhor, o mais belo, o mais forte, o mais hábil, ou o mais eloqüente, tornou-se o mais considerado; e este foi o primeiro passo para a desigualdade e ao mesmo tempo para o vício: dessas primeiras preferências nasceram, de um lado, a vaidade e o desprezo e, de outro, a vergonha e a inveja, e a fermentação causada por esses novos germes produziu, por fim, compostos funestos à felicidade e à inocência." (Rousseau, Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens);

    "Tal foi ou teve de ser a origem da sociedade e das leis, que propiciaram novos entraves ao fraco e novas forças ao rico, destruíram irremediavelmente a liberdade natural, fixaram para sempre a lei da propriedade e da desigualdade, fizeram de uma hábil usurpação um direito irrevogável e que, para o proveito de alguns ambiciosos, daí em diante sujeitaram todo o gênero humano ao trabalho, à servidão e à miséria." (Rousseau, Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens);

    "Terminarei este capítulo e este livro por uma observação que deverá servir de base a todo o sistema social: o pacto fundamental, em lugar de destruir a igualdade natural, pelo contrário, substitui por uma igualdade moral e legítima aquilo que a natureza poderia trazer de desigualdade física entre os homens que, podendo ser desiguais na força ou no gênio, se tornam todos iguais por convenção e de direito." (Rousseau, Do contrato social - Livro I, Capítulo IX).

    Gabarito: LETRA "B"

  • Para Rousseau há dois tipos de desigualdade: uma natural ou física, de onde provém as diferenças de idade, força, tamanho dos corpos, por ex. E a desigualdade moral e política, à qual ele se compromete a estudar chegando à conclusão de que a origem desta é a propriedade privada.


ID
954559
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia

Em seu célebre opúsculo, Resposta à pergunta: O que é o esclarecimento?, Kant afirma que esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é o culpado. Para Kant, a menoridade provém do(a)

Alternativas
Comentários
  • Para responder à questão é necessário entender o conceito Kantiano de "autonomia".

     

    Autonomia consiste, grosso modo, na capacidade de autodeterminação do indivíduo: é a faculdade de criar sua própria lei.

     

    Kant dirige sua teoria ética na direção segundo a qual agirá de maneira ética aqule que, mediante o uso de sua vontade autônoma, é capaz de encontrar uma regra universal, a priori, chamada imperativo categórico, cujo conteúdo será, em última instância: "“age sempre da tal forma que os princípios que norteiam a vontade possam se transformar na base de uma lei universal”.

     

    A principal observação que devemos fazer aqui é a de que a lei moral não pode nos dizer como devemos agir em determinado caso (por meio de imperativos hipotéticos). Se o fizer, a característica autônoma e racional do ser humano estará suprimida, reduzindo-o a um ser heterônomo.

     

    A esses conceitos, Kant relaciona as ideias de:

    a) Menoridade - que é a qualidade daquele que é incapaz de fazer o uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo (sem vontade autônoma - heteronomia);

     

    b) Maioridade - que é a qualidade daquele que é capaz de fazer uso de seu entendimento sem a direçao de outro indivíduo (com vontade autônoma - autonomia).

     

    Edit: gente, kant é bem difícil... se eu tiver falado besteira, me corrijam hahaha


ID
954562
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia

Assinale a opção correspondente ao imperativo categórico de Kant.

Alternativas
Comentários
  • a. pois é iperativo categorico maxima absoluta


ID
954565
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Em Filosofia do Direito, Hegel afirma que a liberdade

Alternativas
Comentários
  •  

    Consiste na identidade do interesse particular (da família e da sociedade civil) com o interesse geral (do Estado).

    Se a razão – como diz Hegel – “é a certeza consciente de ser toda a realidade” e a verdade reside apenas no todo, as partes se tornam racionais à medida que participam do todo de forma consciente. O Estado para Hegel é um todo ético organizado, isto é, o verdadeiro, porque é a unidade da vontade universal e da subjetiva. É, como entende o referido autor, a substância ética por excelência, significando com isso que Estado e a constituição são os representantes da liberdade concreta, efetiva. 

  • “A liberdade concreta consiste em que a individualidade pessoal e seus interesses particulares têm o seu total desenvolvimento e o reconhecimento de seu direito (no sistema da família e da sociedade civil), ao mesmo tempo em que se convertem por si mesmos em interesse geral, que reconhecem com seu saber e sua vontade como seu próprio espírito substancial e tomam como fim último de sua atividade” (Hegel, Filosofia do Direito, § 260).


ID
954568
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Para Hegel, em Filosofia da História,

Alternativas
Comentários
  • Para Hegel a Razão governa a História .    A simples constatação ou fé de que a Razão governa a História é a motivação da pesquisa de Hegel em sua “Filosofia da História”. E o fim último dessa Razão é a sua realidade concreta, ou seja, o Estado.

    http://brasilescola.uol.com.br/filosofia/a-filosofia-historia-astucia-razao-hegel.htm

  • Para Hegel a Razão governa a História e os indivíduos são dotados de uma capacidade de realizar os interesses de suas paixões, aliada ao universal, sendo este o resultado da atividade particular e de sua negação, pode-se questionar como se dá a relação do particular com o universal. 


ID
954571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Para Marx, as forças produtivas são

Alternativas

ID
954574
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Para Marx, a medida do valor é determinada

Alternativas
Comentários
  • VALOR= QUANTIDADE DE TRABALHO HUMANO

  • Questão imprecisa. O tempo socialmente necessário constitui o valor de troca de uma mercadoria, não o valor de uso. Cabe recurso.
  • Em seus textos “Crítica à Economia Política” e “O Capital”, Marx inicia sua análise pela mercadoria, já que “a riqueza da sociedade onde reina o modo de produção capitalista aparece como um ‘monstruoso acúmulo de mercadorias’ e a mercadoria individual como sua forma elementar”. 

    A primeira propriedade dessa forma liga-se a seu caráter de coisa: é objeto exterior, propício a satisfazer necessidades e carências humanas.

    A utilidade constitui o valor de uso, vinculando-se como tal às propriedades físicas do objeto.

    Desse modo, o valor de uso nada tem a ver de imediato com o trabalho humano que pode ter custado, nem com a relação social de produção, permanecendo, por isso, fora das preocupações da economia política.

    No entanto, qualquer que seja a forma social da riqueza, constituirá sempre seu conteúdo material.

    No caso particular do capitalismo, forma a base do valor de troca, segundo a propriedade elementar da mercadoria.

    (...)

    Fonte: (Valor de uso x Valor de troca em relação às mercadorias em Marx (uol.com.br))


ID
954577
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Para Wittgenstein,

Alternativas
Comentários
  •  b)

    ética e estética são uma e a mesma coisa.

  • Foi muito "Útil" o comentário da Mrtha Aguiar.....!!!!

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • A principal função da ética é sugerir qual o melhor comportamento que cada pessoa ou grupo social tem. O valor de ética está naquilo que ela explica, o fato real daquilo que foi ou é, e não no fato de recomendar uma ação ou uma atitude moral.


ID
954580
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia

Para Deleuze, em Nietzsche e a Filosofia, o projeto mais geral de Nietzsche consiste em

Alternativas
Comentários
  • Introduzir na filosofia os conceitos de sentido e de valor.

    Há coisas que só se pode dizer, sentir ou conceber, valores nos quais só se pode crer com a condição de avaliar "baixamente", de viver e pensar "baixamente". Eis o essencial: o alto e o baixo, o nobre e o vil não são valores, mas representam o elemento diferencial do qual deriva o valor dos próprios valores. A filosofia crítica tem dois movimentos inseparáveis: referir todas as coisas e toda origem de alguma coisa a valores; mas também referir esses valores a algo que seja sua origem e que decida sobre o seu valor. Reconhecemos a dupla tarefa

                                                                                                   https://www.passeidireto.com/arquivo/11199310/deleuze---nietzsche-e-a-filosofia

  • "O projeto mais geral de Nietzsche consiste em introduzir na filosofia os conceitos de sentido e de valor. É evidente que a filosofia moderna, em grande parte, viveu e vive ainda de Nietzsche. Mas talvez não da maneira como ele teria desejado. Nietzsche nunca escondeu que a filosofia do sentido e dos valores deveria ser uma crítica."

    DELEUZE, G. Nietzsche e a Filosofia. 1ª ed. brasileira: tradução de Ruth Joffily e Edmundo Fernandes Dias. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976, p. 4.


ID
954583
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), para a Filosofia, as competências e habilidades propostas são reunidas, sinteticamente, em

Alternativas

ID
954586
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os PCN para a Filosofia consideram que o uso de manual e as aulas expositivas são

Alternativas

ID
954589
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os PCN para o ensino de Filosofia no ensino médio recomendam

Alternativas

ID
954592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Os pioneiros do pensamento ocidental anteriores a Sócrates, de um modo geral, observavam a natureza. À noite segue o dia. As estações do ano sucedem-se uma à outra. As plantas e os animais nascem, crescem e morrem. Diante desse espetáculo cotidiano da natureza, o homem manifesta sentimentos variados — medo, resignação, incompreensão e espanto. E são
precisamente esses sentimentos que acabam por levá-lo à filosofia. O espanto inicial traduz-se em perguntas intrigantes: o que é essa natureza, que apresenta tantas variações? Ela possui
uma ordem ou é um caos sem nexo?

Bernadete Abrão (Org.). História da Filosofia. São Paulo: Nova Cultural, 1999, p. 24 (com adaptações).

A partir do assunto abordado no texto acima e considerando o pensamento de filósofos pré-socráticos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Heráclito é considerado o primeiro grande representante do pensamento dialético. " Tudo flui, nada persiste, nem permanece o mesmo. O ser não é  mais o que o vir-a-ser. "

  • "Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia"  "Tudo que se vê não é, igual a que a gente viu a um segundo"

    Lembrem da música do Lulu Santos "Como uma onda no mar"

    Letra C

  • Heráclito acreditava que nada era permanente, exceto o devir (mudanças). As transformações são feitas por uma relação dialética de tensão entre opostos.

    Ex: Você sabe o que é gelado, porque já sentiu o que era quente.

    "E UM DIA HAVEREMOS REALIZADO NOSSO SONHO DE SERMOS OFICIAIS."

    RUMO AO BARRO BRANCO.

  • A) ERRADA - A abordagem antropológica da filosofia começa com Sócrates;

    B) ERRADA - Pitágoras não considerava tudo relativo, ao contrário, buscava a exatidão matemática de todas as coisas.

    C) CORRETA - O princípio de todas coisas para Heráclito é a transformação;

    D) ERRADA - Para Anaxímenes tudo se origina a partir do AR.


ID
954595
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Texto I
Os seguidores desta corrente filosófica contemporâneos de Sócrates, e adversários de Platão e Aristóteles. Tinham interesse fundamental pela problemática ético-política, embora com visões distintas. Na democracia incipiente, ajudaram a tomar decisões nas assembleias nas praças. A força do governo monocrático, dos privilégios e da autoridade de origem divina tendia, então, a desaparecer.
Danilo Marcondes. Iniciação à História da Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997, p. 40 (com adaptações).

Texto II
Filósofos seguidores desta corrente filosófica acreditavam ser sabedoria o que, na realidade, era uma arte de seduzir e persuadir os espíritos. A vida intelectual assumia, para eles, a forma de uma competição esportiva. Era uma disputa de eloquência em que se tratava de triunfar  publicamente sobre a tese adversária. O veredicto dos espectadores era o julgamento final.
Jacques Maritain. A Filosofia Moral. Rio de Janeiro: Agir, 1973, p.24 (com adaptações).

Os textos I e II tratam da corrente filosófica denominada

Alternativas
Comentários
  • sofística

  • Os Sofistas tinham unica e exclusivamente interesse em vender seus ensinos e em formar os jovens de Atenas para discutirem a política e outras questões da cidade, sempre na direção de que o discurso mais persuasivo venceriam o debate. Contrario a proposta socrática: "que buscava a verdade" e parir ideias.


ID
954598
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

O método filosófico de Sócrates consiste em

Alternativas
Comentários
  • Resposta : C

  • A filosofia socrática tem como ponto de partida o reconhecimento da própria ignorância. Sendo assim, a alternativa correta é C - "alegar a própria ignorância para, na interlocução com os que julgam saber mais, descobrir a verdade.".


ID
954601
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Nosso mundo é uma cópia imperfeita e transitória de outro mundo, transcendente, onde estão as ideias — formas incorpóreas, invisíveis, eternas e imutáveis. Nossos sentidos só captam a cópia. Ao original, só a Razão tem acesso. Nosso mundo é o da doxa, da mera opinião; para ver o que há por trás dele, precisamos da ciência, a episteme. Só assim podemos alcançar o fundamento supremo das coisas: a ideia do bem e a ideia do belo.

Eliel Cunha e Janice Florido (Org.). Grandes Filósofos. São Paulo: Nova Cultural, 2005, p. 20 (com adaptações).

Considerando as ideias apresentadas no texto acima bem como o pensamento platônico, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A - De fato a alma não é de origem material, e, sim, incorpórea e imaterial.

  • corpórea = MESMO QUE: CONCRETA, PERCEPTÍVEL, VISÍVEL, SENSÍVEL, MATERIAL, TOCÁVEL, FÍSICA


ID
954604
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A análise do funcionamento da linguagem — e do pensamento que a utiliza — deve ser anterior ao próprio conhecimento, pois este depende de certas regras bem precisas para não se equivocar. A essas regras Aristóteles deu o nome de órgonon (instrumento). Essas regras constituem, em parte, o que modernamente é denominado lógica. Como instrumento, o órgonon não é propriamente um conhecimento, mas sua condição básica e preliminar.

Bernadete Abrão (Org.). História da Filosofia. São Paulo: Nova Cultural, 1999, p. 63 (com adaptações).

À luz das regras lógicas do silogismo categórico, analise as seguintes premissas:

Algum ministro não é honesto
Ora, todo ministro é poderoso.

Assinale a opção que apresenta a conclusão que, juntamente com as premissas apresentadas, torna o argumento válido.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - C

    Observe o exemplo: 
    O mercúrio é um metal. 
    Ora, o mercúrio não é sólido. 
    Logo, algum metal não é sólido. 
     

    O exemplo é uma argumentação composta por três proposições, em que a ultima, a conclusão, derivam logicamente das duas anteriores, chamadas de premissas. 

    Algum professor bondozo poderia fazer uma explicação mais simples ??? Agradecemos muchooo


ID
954607
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia

Se os nossos adversários que admitem a existência de uma natureza não criada por Deus quisessem refletir sobre estas considerações tão claras e certas, deixariam de proferir tantas blasfêmias, como a de atribuir ao sumo mal tantos bens, e a Deus, tantos males.

Santo Agostinho. A natureza do bem. Rio de Janeiro: Sétimo Selo, 2005, p. 15 (com adaptações).

A partir do assunto abordado no texto acima e considerando o pensamento agostiniano a esse respeito, assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
954610
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia

Tomás de Aquino valoriza a natureza, assim como Aristóteles, entendendo que o conhecimento racional provém inicialmente dos sentidos. Da sensação, o intelecto abstrai a individualidade das coisas, depurando-lhe a matéria. O resultado são as formas.

Os Pensadores. Ed. Abril Cultural, p. 118 , S. Paulo, 1975.

Com relação ao pensamento tomista, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
954613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia

Assim como antes de começar a reconstruir a casa onde se mora, não basta derrubá-la e prover-se de materiais e de arquitetos ..., pois é preciso também ter-se provido de uma outra na qual possamos ficar alojados com comodidade... formei para mim mesmo uma moral provisória.

René Descartes. Discurso do Método. Ed. Martins Claret, 3.ª parte, p. 35, 2002 (com adaptações).

Tendo como referência inicial o texto acima, assinale a opção que apresenta uma regra correta da moral provisória cartesiana.

Alternativas

ID
954616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia

A respeito de Francis Bacon e de suas ideias, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
954619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Considerando a doutrina hegeliana, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
954622
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Acerca do materialismo dialético, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a)  ERRADA. Apesar de ambos estarem ligados ao trabalho e, por consequência as condições econômicas, quando se trata de sistema capitalista, não é possível confundir o materialismo dialético e o materialismo histórico. O materialismo histórico tem um viés mais ligado a reflexão em que todo o modo de produção da vida material é condicionada a um conjunto da vida social, política e espiritual (isso quer dizer: o passado reflete as condições de vida, atual, do proletariado). Sendo uma forma compreensiva e analitica da história, das lutas e das evoluções econômicas e políticas.  Já o materialismo dialético - está mais preocupado com a forma de mudar está realidade de opressão - é uma tese marxista que introduz um processo dialético a matéria (trabalho). Requerendo mudanças de natureza qualitativa e quantitativa. Reconhecendo o trabalho como aquele que domina e formata consciências.

     

     b)    ERRADA. Esse é o materialismo histórico e não o dialético como pede a questão.

     

     c)   ERRADA. Pelo contrário um dos princípios do materialismo dialético é a CONTRADIÇÃO UNIVERSAL, sendo a realidade formada por forças opostas.

     

     d)  CORRETA - tese (modo de produção), antítese (luta de classes) e a síntese (consciência de classe).

     


ID
954625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia

A respeito da fenomenologia moderna, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
954628
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Texto I
O pensamento cientificista contenta-se com a organização da experiência que se dá sobre a base de determinadas atuações sociais, mas o que estas significam para o todo social não se inclui nas categorias da teoria tradicional.


Texto II
A teoria tradicional não se ocupa da gênese social dos problemas, das situações reais nas quais a ciência é usada e dos escopos para os quais é usada.


Texto III
A teoria crítica ultrapassa o subjetivismo e o realismo da concepção positivista, expressão mais acabada da teoria tradicional. O subjetivismo, segundo Horkheimer, apresenta-se nitidamente quando os positivistas conferem preponderância explícita ao método, desprezando os dados em favor de uma estrutura anterior que os enquadraria.


Os Pensadores. São Paulo: Ed. Abril Cultural, 1975, Separata, p. 960 (com adaptações).

Os três fragmentos de texto acima refletem ideias

Alternativas

ID
954631
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia

A filosofia moral sistematiza, em correntes de pensamento, algumas das ideias a respeito dos princípios e do sentido da ação humana. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • d)

    Atualmente, a ética é entendida como a moral epistemologicamente organizada.


ID
954634
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia

Toda ciência precisa de princípios racionalmente aceitáveis para a elaboração de sua teoria. Um tipo de explicação científica aceitável é a nomológico-dedutiva, que consiste essencialmente em

Alternativas

ID
954637
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Com relação às ciências da natureza e às ciências humanas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Mas e a causalidade?

  • Mas e a causalidade?

  • B

    As ciências humanas buscam encontrar regularidades no comportamento da pessoa inserida na história.


ID
954640
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Para Karl Popper, o problema da demarcação consiste em “estabelecer um critério que habilite distinguir entre as ciências empíricas, de um lado, e a Matemática e a Lógica, bem como os sistemas “metafísicos, de outro.

Karl Popper. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1975, p. 35.

Considerando o problema mencionado no fragmento de texto acima bem como a teoria epistemológica popperiana, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Aceita de forma geral entre a comunidade científica atual como divisor de águas e resposta ao problema geral da demarcação, a questão relativa a falseabilidade das ideias implica a posição, científica, de que não se pode garantir que nunca haverá uma observação, uma evidência, um fato a ser descoberto, via experimento ou não, com poder de tornar falsos uma afirmação ou mesmo todo o conjunto de afirmações de uma teoria científica. Segundo Popper, em uma posição verdadeiramente científica, ao fazer-se uma afirmação positiva acerca de como o mundo funciona, necessariamente esta deve aceitar o risco de ser falsa, pois, uma vez dada a impossibilidade prática de conhecimento de absolutamente todos os fatos do mundo natural, este pode em verdade não funcionar - mesmo que em detalhe - como a teoria diz ou prediz. As posições não falseáveis não permitem este tipo de asserção pois são compatíveis com qualquer forma de comportamento (funcionamento) do mundo. Por este motivo, tais tipos de afirmações não carecem em verdade de qualquer conteúdoempírico para sustentar suas veracidades, e encontram-se assim desconexas da obrigatoriedade esperada de acordo com realidade natural.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Problema_da_demarca%C3%A7%C3%A3o

    Hold on...


ID
954643
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

No que se refere à teoria epistemológica de Gaston Bachelard, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
954646
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Paul Feyerabend epistemologicamente se opõe à posição autoritária e totalitária da ideologia científica. Com relação a esse assunto, esse autor

Alternativas

ID
954649
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Kant, na introdução de sua obra Fundamentação da Metafísica dos Costumes afirma: “Neste mundo e até também fora dele, nada é possível pensar que possa ser considerado como bom sem limitação a não ser uma só coisa: uma boa vontade.”

Tendo em vista a ética Kantiana e o texto acima, pode-se acertadamente dizer que

Alternativas