SóProvas



Prova CESPE - 2010 - INCA - Tecnologista Júnior – Célula Tronco e Hematopoética


ID
1319377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Controle social é a forma pela qual se garante o direito de participação da sociedade na formulação, implementação e controle da política e ações de saúde. Ele se dá por meio dos conselhos de saúde e das conferências de saúde. Julgue o próximo item, referente aos conselhos de saúde.

Os conselhos de saúde são órgãos colegiados deliberativos.

Alternativas
Comentários
  • Lei Nº 8.142Art. 1º, § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

  • GABARITO: CERTO

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

    Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

    I - a Conferência de Saúde; e

    II - o Conselho de Saúde.

    LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.


ID
1319380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Controle social é a forma pela qual se garante o direito de participação da sociedade na formulação, implementação e controle da política e ações de saúde. Ele se dá por meio dos conselhos de saúde e das conferências de saúde. Julgue o próximo item, referente aos conselhos de saúde.

Os conselhos de saúde atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

Alternativas
Comentários
  • 8.080

     

    Art. 33. Os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

     

    Art. 14A

    I - decidir sobre os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, em conformidade com a definição da política consubstanciada em planos de saúde, aprovados pelos conselhos de saúde; 

  • geovana, a 14A fala sobre as Comissões.

    o art. 33 já resolve nosso problema

  • § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.


ID
1319383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

É permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa, desde que aprovados pelo respectivo conselho de saúde.

Alternativas
Comentários
  • Art. 38 lei 8080/90 não é permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.

  • Lei 8080/90. Art. 38. Não será permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.

     

    CF/88. Art. 199, § 2º É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.


ID
1319386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O processo de planejamento e orçamento do SUS será descendente, do nível federal até o local, ouvidos seus órgãos consultivos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 36 da L 8080. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

  • LEI Nº 8.080

    Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União

  • Esquema para ninguem errar:

    Orçamento e planejamento =  Municipios --->  Estados/DF---> União l Local p/ federal (Ascendente) 

    Distribuição dos valores = União---> Estados/DF ---> Municipios l Federal para local (Decrescente/descendente)

     

    Lembrando que "Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do SUS e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária."

     

    Bons estudos!

  • Art. 36 da L 8080. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendentedo nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

  • Cespe 2010

    As ações e serviços públicos de saúde executados pelo SUS devem ser organizados de forma regionalizada e hierarquizados em nível de complexidade crescente.

  • errado = ascendente; local ao federal; respectivos conselhos de saúde

    ___________

    Questões, artigos mais cobrados e suas frequências e resumos (área da saúde, veterinária, nutrição, alimentos, vigilância sanitária e ambiental) de R$ 1,00 a R$10,00. Veja informações no meu perfil.


ID
1319389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do SUS e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Art 36 - Lei 8.080/1990

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do
    Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

  • Letra da Lei. 

  • Art 36 lei 8.080

     

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

  • QUESTÃO :

    O PLANEJAMENTO e ORÇAMENTO do Sistema Único de Saúde (SUS) :

    Os PLANOS de SAÚDE serão :

    A base das : ATIVIDADES E PROGRAMAÇÕES DE CADA NÍVEL DE DIREÇÃO DO SUS .

    Seu FINANCIAMENTO será : previsto na respectiva PROPOSTA DAS NORMAS ORÇAMENTÁRIAS .

    GABARITO : CERTO .

    OBS :

    GESTÃO do FUNDO NACIONAL DE SAÚDE - FNS :

    A GESTÃO DOS RECURSOS DO FNS É EXERCIDA PELO DIRETOR do

    EXECUTIVO ( sob a orientação e supervisão da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde ) .

    OBSERVANDO O :

    PLANO NACIONAL DE SAÚDE e o

    PLANEJAMENTO ANUAL (MINISTÉRIO DA SAÚDE) nos termos das normas definidoras dos :

    ORÇAMENTOS ANUAIS ,

    DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS e

    PLANOS PLURIANUAIS .

    A EMENDA Constitucional Nº 29/2000 E A LEI Complementar Nº 141/2012 QUE REGULAMENTOU O FNS , DISPÕEM :

    QUE OS RECURSOS DOS :

    ESTADOS , DISTRITO FEDERAL e DOS MUNICÍPIOS , destinados às ações e serviços públicos de saúde E OS TRANSFERIDOS PELA UNIÃO PARA A MESMA FINALIDADE :

    SERÃO APLICADOS POR : FUNDO DE SAÚDE ( que será ACOMPANHADO e FISCALIZADO por : CONSELHO DE SAÚDE ) .

    A Lei Orgânica da Saúde - Lei Nº 8.080/1990 - Lei que disciplinou as TRANSFERÊNCIAS INTER/GOVERNAMENTAIS DE RECURSOS FINANCEIROS na área da saúde .

    - Lei Nº 8.142/1990 - estabelecem que os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde - SUS serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob a fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

    A Lei Nº 8.142/90 :

    Estabelece que compete ao CONSELHO DE SAÚDE controlar a execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

    Dispõe ainda que, para receberem os recursos

    de que trata o Art. 3º dessa Lei ,

    OS MUNICÍPIOS, os ESTADOS e o DISTRITO FFEDERAL DEVERÃO CONTAR COM :

    I - FUNDO de saúde .

    II - CONSELHO de saúde , com composição paritária de acordo com o Decreto n° 99.438, de 7 de agosto de 1990;

    III - PLANO de saúde ;

    IV - RELATÓRIOS DE GESTÃO que permitam o controle de que trata o § 4° do art. 33 da Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990;

    V - CONTRAPARTIDA de recursos para a saúde no respectivo orçamento ;

    VI - COMISSÃO de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), previsto o prazo de dois anos para sua implantação.

    Parágrafo único. O não atendimento pelos Municípios, ou pelos Estados, ou pelo Distrito Federal, dos requisitos estabelecidos neste artigo, implicará em que os recursos concernentes sejam administrados, respectivamente, pelos Estados ou pela União.

     

  • GABARITO: CERTO

    CAPÍTULO III

    Do Planejamento e do Orçamento

    Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária

    LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1319392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

As ações de vigilância da saúde devem desencadear ações que propiciem a preservação do meio ambiente e a promoção de entornos e ambientes mais seguros e saudáveis.

Alternativas
Comentários
  • Ano: 2010 Banca:  Órgão:  Provas:  

    A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

    As ações de vigilância da saúde devem desencadear ações que propiciem a preservação do meio ambiente e a promoção de entornos e ambientes mais seguros e saudáveis.

    Ano: 2004 Banca:  Órgão:  Provas:  

    Os fatores determinantes e condicionantes da saúde incluem a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

    Ano: 2017 Banca:  Órgão:  Prova: 

    À luz do disposto na Lei Orgânica da Saúde, julgue o item que se segue. Nesse sentido, considere que a sigla SUS, sempre que utilizada, refere-se a Sistema Único de Saúde.

    Faz parte do campo de atuação do SUS colaborar com a proteção do meio ambiente, bem como fiscalizar e inspecionar a água consumida pela população.

    Ano: 2009 Banca:  Órgão:  Prova: 

    A chamada abordagem ecossistêmica da saúde enfatiza as relações entre saúde e meio ambiente, não apenas em sua vertente tradicional - poluição, saneamento, contaminação etc. -, mas também estudando os riscos modernos: monocultura, transgênicos, fontes energéticas, mudanças climáticas etc.


ID
1319395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

A média complexidade deve desenvolver mecanismos e parâmetros de avaliação do impacto a curto, médio e longo prazo das ações e serviços prestados em todos os níveis da atenção à saúde.

Alternativas

ID
1319398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

A atenção básica deve realizar, na rede de serviços básicos de saúde, ações de caráter individual ou coletivo, voltadas para a promoção da saúde e prevenção do câncer, bem como ao diagnóstico precoce e apoio à terapêutica de tumores, aos cuidados paliativos e às ações clínicas para o seguimento de doentes tratados.

Alternativas
Comentários
  • https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0874_16_05_2013.html


ID
1319401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item abaixo, referente à participação da comunidade no SUS.

A participação da comunidade é uma das três diretrizes da organização do SUS, junto com a descentralização e o atendimento integral.

Alternativas
Comentários
  • Acho que o erro (não sei pq foi anulada) está em resumir a 3 diretrizes..
    Vide Lei 8.080 art. 7

  • O atendimento integral ou integralidade não é diretriz mas sim um princípio. 


ID
1319404
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à Rede Câncer.

Rede Câncer é uma ferramenta de integração das diversas parcerias, desde que sejam públicas, visando o compartilhamento de conhecimento e recursos, para o controle do câncer.

Alternativas
Comentários
  • Rede Câncer é uma ferramenta de integração das diversas parcerias, desde que sejam públicas, visando o compartilhamento de conhecimento e recursos, para o controle do câncer.

    Existem também com redes privadas.


ID
1319407
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à Rede Câncer.

A Rede Câncer tem, entre outros, o objetivo de promover a geração de conhecimento científico e o desenvolvimento tecnológico no campo da atenção oncológica.

Alternativas

ID
1319410
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público, julgue o item a seguir.

A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade.

Alternativas
Comentários
  • CERTA, SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA

    IV- A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida,que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade.

  • Questão correta, acredito que outra semelhante ajude a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - TRT - 17ª Região (ES) - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação Disciplina: Ética na Administração Pública

    A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos indiretamente por todos; por isso, exige-se, como contrapartida, que ele aja conforme a moralidade administrativa.

    GABARITO: CERTA.

  • (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações). A REMUNERAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio (recolhimento de impostos, por exemplo), e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade.

     

    O povo é o patrão do servidor público. Ao maltratar o povo que procura o atendimento, o funcionário público está prejudicando seu próprio patrão, afinal é pelo imposto pago pelo cidadão que o servidor público é remunerado.

     

    Atender o cidadão com respeito e celeridade não é um favor do servidor público é uma obrigação. Se há problemas entre os governos ou prefeituras e o funcionalismo, não é a população quem deve pagar o pato. A mediação de conflitos trabalhistas e previdenciários deve ser feita pelo meio sindical. As oposições devem se apresentar e mostrar condições de dialogar com o governo, defendendo os interesses da categoria, mas sem prejudicar a população, que no fim das contas é que sai prejudicada com os impasses.

     

    Obs.: Legalidade + Moralidade + Finalidade = os princípios são normas.

  • jesus , o que ele filosofou ai que nao entendi nada kkkk


ID
1319413
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público, julgue o item a seguir.

O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

Alternativas
Comentários
  • Muito pelo contrário ele deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

    •  

  • ERRADA, SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA (DECRETO 1171/94)

    V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendidocomo acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante dasociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

  • Se ler rápido erra fácil, fácil..

  • (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações). O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

     

    O servidor já está tendo uma recompensa natural pela simples função que desempenha.

     

    Refira-se que, embora a norma enfatize o bem-estar do próprio servidor, é claro que, se o trabalho é voltado para terceiros (a coletividade), não há dúvidas de que representa, também, acréscimo ao bem-estar do próximo, ou seja, dos destinatários diretos do trabalho realizado pelo servidor, e não apenas ao bem-estar do próprio servidor.

     

    --- > Interpretar todos os atos conforme a lei e fazer um bom trabalho com atuação correta em benefício de si mesmo e da sociedade é o maior patrimônio do servido público.

     

    --- > É um bem que repercute pelo êxito de suas atividades para atendimento das necessidades coletivas.

     

    --- > Sentimento de colaboração e satisfação.

  • O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

  • O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

  • Baita pegadinha! Haja

    (Não deve ser)


ID
1319416
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto pela Vida propõe uma agenda de repolitização do SUS com a sociedade e a busca de financiamento adequado.

Alternativas
Comentários
  • O PACTO PELA DEFESA DO SUS QUE PROPOE A REPOLITIZAÇÃO E GARANTIA DE FINANCIAMENTO.

  • PORTARIA Nº 399, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.

    O Pacto em Defesa do SUS deve se firmar através de iniciativas que busquem a repolitização da saúde,  a Promoção da Cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito e a garantia de financiamento de acordo com as necessidades do Sistema.

    O Pacto de Gestão do SUS estabelece Diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação Social e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.


ID
1319419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto em Defesa do SUS define as prioridades para o SUS.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    As 3 dimensões deste Pacto

    1 Pacto pela Vida

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em

    torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de

    saúde da população brasileira.

    São seis as prioridades pactuadas:

    A. Saúde do Idoso;

    B. Controle do câncer do colo do útero e da mama;

    C. Redução da mortalidade infantil e materna;

    D. Fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza;

    E. Promoção da Saúde;

    F. Fortalecimento da Atenção Básica.

    2 Pacto em Defesa do SUS

    1. Expressar os compromissos entre os gestores do SUS com a consolidação da Reforma Sanitária Brasileira, explicitada na defesa dos princípios do Sistema Único de Saúde estabelecidos na Constituição Federal.

    2. Desenvolver e articular ações, no seu âmbito de competência e em conjunto com os demais gestores, que visem qualificar e assegurar o Sistema Único de Saúde como política pública.


    3 Pacto de Gestão

    Estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação e Controle Social; Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

  • PORTARIA Nº 399, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.

    O Pacto em Defesa do SUS deve se firmar através de iniciativas que busquem a repolitização da saúde,  a promoção da cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito e a garantia de financiamento de acordo com as necessidades do Sistema.

    O Pacto de Gestão do SUS estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação Social e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

  • O PACTO é um esforço do SUS, EFETIVADO em 2016, PELAS 3 ESFERAS DE e GESTÃO : (União, Estados e Municípios).

    APROVADO PELO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE .

    Existe 3 PACTOS :

    1 PACTO PELA VIDA ;

    2 PACTO PELA DEFESA e

    3 PACTO PELA GESTÃO ) .

    JULGUE :

    O PACTO DEFESA do SUS : DEFINE PRIORIDADES para o SUS :

    GABARITO : ERRADO .

    ARGUMENTAÇÃO :

    Quem define PRIORIDADES é a saúde : prioridade para a vida ...rs

    CERTO SERÁ :

    1 PACTO PELA VIDA :

    DEFINE PRIORIDADES PARA PROMOVER A SAÚDE .

    COMENTÁRIOS DE OUTROS PACTOS :

    2 PACTO PELA DEFESA DO SUS :

    Promover POLÍTICA PÚBLICA NACIONAL DE SAÚDE para a sociedade ( todos seres humanos ).

    SAÚDE :

    Direito de todos.

    Dever do Estado.

    Defender : fundamento , normas, diretrizes = normas a serem executadas no setor de atendimento conforme a CONSTITUIÇÃO FEDERAL .

    3 PACTO DE GESTÃO = ADMINISTRAÇÃO do trabalho do SUS :

    ADMINISTRAR / ORGANIZAR AS AÇÕES E SERVIÇOS do SUS : recursos : materiais , operacionais e financeiros :

    PLANEJAR = programar ;

    PACTUAR entre os gestores ;

    DESCENTRALIZAR , REGIONALIZAR e INTEGRALIZAR as ações ;

    FINANCIAR ;

    REGULAR ;

    INCLUIIR A SOCIEDADE ( EDUCAÇÃO DA SAÚDE e PARTICIPAÇÃO SOCIAL ).


ID
1319422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto de Gestão estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da participação e do controle social.

Alternativas
Comentários
  • 7. Participação e Controle Social

    A Participação Social no SUS é um princípio doutrinário e está assegurado

    na Constituição e nas Leis Orgânicas da Saúde (8080/90 e

    8142/90) e é parte fundamental deste pacto. fonte : http://www.saude.mppr.mp.br/arquivos/File/volume1.pdf



  • III - O PACTO DE GESTÃO DO SUS

    [..]

    Reitera a importância da participação e do controle social com o compromisso de apoio à sua qualificação.

    Explicita as diretrizes para o sistema de financiamento público tripartite: busca critérios de alocação equitativa dos recursos; reforça os mecanismos de transferência fundo a fundo entre gestores; integra em grandes blocos o financiamento federal e estabelece relações contratuais entre os entes federativos.


ID
1319425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A regionalização é uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. Nesse sentido, julgue o item subsequente, relativo às regiões de saúde.

As regiões de saúde são recortes territoriais em espaço geográfico contínuo, identificadas pelos gestores municipais e estaduais a partir de identidades comuns culturais, econômicas ou sociais e da existência de interligações por redes de comunicação, infraestrutura ou transportes.

Alternativas
Comentários
  •  Questao Correta.

    Decreto 7.508/11  que Regulamenta a Lei 8.080/90.

     

     Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.

     

    Bons Estudos............

  • Pessoal,

     

    CORRETA

     

    DECRETO Nº 7.508

    Art. 2o  Para efeito deste Decreto, considera-se:

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

     

    Bons estudos!

  • ART 4º DEC 7.508 

     

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

     

    Art. 4o  As Regiões de Saúde serão instituídas pelo Estado, em articulação com os Municípios, respeitadas as diretrizes gerais pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite - CIT

  • GABARITO: CERTO

    Art. 2º Para efeito deste Decreto, considera-se:

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

    FONTE: DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.


ID
1319428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A regionalização é uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. Nesse sentido, julgue o item subsequente, relativo às regiões de saúde.

As regiões de saúde podem ser intermunicipais, intermunicipais, interestaduais e fronteiriças.

Alternativas
Comentários
  • As regiões podem ter os seguintes formatos:

    Regiões intraestaduais, compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado;

    Regiões Intramunicipais, organizadas dentro de um mesmo município de grande extensão territorial e densidade populacional; 

    Regiões Interestaduais, conformadas a partir de municípios limítrofes em diferentes estados; 

    Regiões Fronteiriças, conformadas a partir de municípios limítrofes com países vizinhos. 

  • Pessoal,

     

    ERRADO

     

    Pactos pela vida, em defesa do SUS e de gestão

    2. Regionalização

     

    Região ou na macrorregião deve ser pactuado na CIB, a partir da realidade de cada estado. Em alguns estados com mais adensamento tecnológico, a alta complexidade pode estar contemplada dentro de uma Região.

    m.As regiões podem ter os seguintes formatos:

    I. Regiões Intraestaduais, compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado;

    I.Regiões Intramunicipais, organizadas dentro de um mesmo município de grande extensão territorial e densidade populacional;

    I.Regiões Interestaduais, conformadas a partir de municípios limítrofes em diferentes estados;

    IV.Regiões Fronteiriças, conformadas a partir de municípios limítrofes com países vizinhos.

     

    Bons estudos!


ID
1319431
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das ações e serviços públicos de saúde, julgue o item a seguir.

As ações e serviços públicos de saúde executados pelo SUS devem ser organizados de forma regionalizada e hierarquizados em nível de complexidade crescente.

Alternativas
Comentários
  • Questao Correta.

     Lei 8.080/90  -   Art. 8º  . As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

     

    Bons Estudos..........

  • GABARITO: CERTO

    CAPÍTULO III

    Da Organização, da Direção e da Gestão

    Art. 8º As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1319434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das ações e serviços públicos de saúde, julgue o item a seguir.

As ações e serviços públicos de saúde não são considerados de relevância pública, podendo sua execução ser feita diretamente ou por terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

Alternativas
Comentários
  • lei 8.080

    Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

    Parágrafo único. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público

     

  • GABARITO: ERRADO

    As ações e serviços públicos de saúde não são considerados de relevância pública. Essa aí matou rsrs. Se for levar em consideração o que temos na saúde pública hj, está até certo...Oh God!

     

    Constituição Federal - Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

    FONTE: CF 1988


ID
1325434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca de situações de cuidado em oncologia, julgue os itens seguintes.

O Ministério da Saúde (MS) considera o câncer um problema de saúde pública que, a partir da Lei Orgânica da Saúde, possibilitou o fortalecimento do INCA como agente diretivo da política de controle do câncer no Brasil. O INCA desenvolve, por meio de diferentes programas, ação contínua de âmbito nacional para controle do câncer: registros de casos da doença (informação), combate ao tabagismo, prevenção de casos prevalentes, apoio à educação em cancerologia (cursos de graduação em ciências da saúde) e divulgação técnico- científica.

Alternativas

ID
1325437
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca de situações de cuidado em oncologia, julgue os itens seguintes.

Para lidar com a dor e o sofrimento de pacientes com câncer, deve-se priorizar as diversas modalidades do modelo curativo, como tratamento cirúrgico, radioterápico e quimioterápico. Esse modelo é essencial para o controle de sintomas físicos e psicológicos, uma vez que cuidados paliativos — espirituais, práticas de relaxamento etc. — pouco contribuem para o alívio da dor e do sofrimento dessa clientela.

Alternativas
Comentários
  • Cuidados Paliativos é uma abordagem que aprimora a qualidade de vida dos pacientes e familiares, que enfrentam doenças, através da prevenção e alívio do sofrimento, por meios de identificação precoce, avaliação correta e tratamento da DOR, e loutros problemas de ordem física, psicossocial e espiritual. Franklin Santana Santos. 


ID
1325440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca de situações de cuidado em oncologia, julgue os itens seguintes.

Pacientes com obstrução traqueobrônquica apresentam grau variado de dispneia. Os tumores que mais provocam obstrução da via aérea são o câncer de pulmão e o linfoma, embora tumores metastáticos, como o câncer de cabeça e pescoço e o câncer de mama, também contribuam para a incidência da mesma obstrução.

Alternativas

ID
1325443
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem

Acerca de situações de cuidado em oncologia, julgue os itens seguintes.

Considere que um paciente com histórico clínico de câncer de tireoide possa apresentar ruptura da artéria carótida causada por erosão tumoral ou por manipulação cirúrgica. Essa situação exige rápida intervenção do enfermeiro que, usando os dedos indicador e médio, deve aplicar curativo compressivo com algodão embebido em soro fisiológico. A compressão só deve ser interrompida quando o paciente estiver na sala de cirurgia e com a área operatória preparada. O tratamento cirúrgico de escolha é a laqueadura da artéria lesionada.

Alternativas

ID
1325446
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca de situações de cuidado em oncologia, julgue os itens seguintes.

O tratamento indicado para as lesões iniciais do câncer de boca é a radioterapia, independentemente do grau de comprometimento dos tecidos, da situação clínica do paciente ou do aceite dos familiares. Nas demais lesões desse tipo de câncer, a cirurgia está indicada como tratamento exclusivo e prioritário.

Alternativas
Comentários
  • O Segundo paragrago anula automaticamente o primeiro que se diz respeito o tratamento indicado.. Portanto alternativa errada

    Bons estudos.. boa prova galerinhaa

     


ID
1325449
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às situações oncológicas, julgue os itens de 46 a 50.

Pacientes com câncer em estado avançado enfrentam inúmeras perdas e apresentam diversos graus de sofrimento psíquico decorrente dos vários tipos de dor que experimentam. Entre as perdas, destaca-se a da saúde, do potencial de futuro, da mobilidade e da manutenção do seu estilo de vida. A dor experimentada inclui a dor somática, a psicológica, a psicossocial. A utilização de analgésico no tratamento pode ser inserida, mas não suprime todos os tipos de dores.

Alternativas
Comentários
  • Livro sobre a temática: Psicossomática e a Psicologia da dor. Valdemar A.A. Camon


ID
1325452
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às situações oncológicas, julgue os itens de 46 a 50.

Em alguns centros de cuidados paliativos, como no CSTO do INCA, que mantém acompanhamento de pacientes em domicílio, os enfermeiros não podem instituir, alterar e adequar terapêuticas medicamentosas para o controle das queixas dolorosas na modalidade assistencial de internação domiciliar.

Alternativas

ID
1325455
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às situações oncológicas, julgue os itens de 46 a 50.

Para impedir o avanço do câncer de útero e de mama, o MS implementou o Programa Viva Mulher, que desenvolve ações dirigidas às mulheres na faixa etária de 25 a 59 anos, oferecendo serviços de prevenção e detecção precoce de doenças, assim como de tratamento e reabilitação.

Alternativas
Comentários
  • A população-alvo a ser recrutada são mulheres entre 35 a 49 anos de idade, já que elas são consideradas o grupo de maior risco, sendo priorizadas aquelas que nunca se submeteram a um exame colpocitológico.

  • "Atualmente, as estratégias principais para o controle desta doença, no Brasil, baseiam-se na disponibilização do exame citopatológico (Papanicolaou) para as mulheres entre 25 e 59 anos de idade, no tratamento adequado da doença e de suas lesões precursoras em 100% dos casos e no monitoramento da qualidade do atendimento à mulher, nas suas diferentes etapas" Para o cancer de colo de utero, a idade é de 25 a 59.

    Para o câncer de mama a idade é outra: dos 35 aos 49.

  • A população é de 25 às 59 anos

  • A população é de 25 às 59 anos


ID
1325458
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às situações oncológicas, julgue os itens de 46 a 50.

Os pacientes submetidos à radioterapia apresentam baixo risco para a dor, mobilidade e sensibilidade do lado afetado e mudanças na pele. Também apresentam baixo risco para fadiga, perda da autoestima e da confiança, choque emocional, confusão, alteração da rotina, angústia, ansiedade, medo e sentimento de isolamento quando comparados aos pacientes submetidos à quimioterapia.

Alternativas

ID
1325461
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às situações oncológicas, julgue os itens de 46 a 50.

O enfermeiro, no processo assistencial em ambulatório, deve priorizar prescrições direcionadas ao suporte nutricional e à educação do paciente, procedimento esse que se justifica pela necessidade de orientar o paciente e os familiares no controle dos efeitos adversos decorrentes do tratamento quimioterápico.

Alternativas

ID
1325464
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto à oncogênese ou carcinogênese, julgue os itens seguintes.

A predisposição hereditária não é causa da maioria dos cânceres, portanto, pessoas que desenvolvem tumores malignos não têm, obrigatoriamente, descendência marcada pelo câncer.

Alternativas

ID
1325467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto à oncogênese ou carcinogênese, julgue os itens seguintes.

Todo câncer é genético, tendo em vista que essa doença está relacionada com um dano nos genes que controlam a divisão ou o crescimento celular.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO

     

    Todo câncer é genético, sim!  (Mas isso não quer dizer que seja hereditário)

     " A maior parte das mutações causadoras de câncer ocorre espontaneamente em células somáticas; apenas cerca de 1% dos cânceres tem um componente hereditário." Klug, Conceitos de Genética 9ª edição.

     

    ...tendo em vista que essa doença está relacionada com um dano nos genes...

    Nem sempre ocorre dano nos gene, a metilação do DNA e as modificações das histonas, como a acetilação e a fosforilação, podem afetar a expressão gênica sem alterar a sequência nucleotídica. A epigenética tem trazido uma nova pespectiva para a genética do câncer.

     

    ...que controlam a divisão ou o crescimento celular.

    Além disso, é importante dizer que  o câncer está relacionado a outras alterações dentre os quais

    o ciclo celular (divisão ou o crescimento celular citado na alterantiva) , a reparação do DNA a apoptose, a diferenciação, a migração celular e o contato célula a célula.

     

     

     

    FONTE:  Conceitos de Genética, 9ª edição , Klug 

     

     

    Bons estudos!


ID
1325470
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da assistência de enfermagem em radioterapia e quimioterapia e no uso de cateteres venosos centrais, julgue os itens subsequentes.

Eritema doloroso, descamação úmida localizada e edema moderado caracterizam radiodermite de grau 3.

Alternativas
Comentários
  • As radiodermites apresentam até quatro graus de manifestações, que são classificados de acordo com a severidade da lesão:

    Grau I: avermelhamento leve ou descamação seca da pele, que podem ser associados a prurido e quedas de pelos ou cabelos.

    Grau II: avermelhamento moderado e edema intenso, que pode ocasionar uma descamação úmida limitada às dobras da pele. Esta descamação pode estar associada à dor e bolhas que podem estourar ou infeccionar.

    Grau III: descamação úmida extensas em outras localizações e inchaço no local.

    Grau IV: necrose cutânea ou ulceração de toda espessura da derme, podendo estar associados a sangramento, dor e infecções secundárias.



ID
1325473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da assistência de enfermagem em radioterapia e quimioterapia e no uso de cateteres venosos centrais, julgue os itens subsequentes.

A única maneira de garantir que não haverá extravasamento ao se realizar a infusão de vincristina em bolus é certificar-se da evidência de bom retorno venoso.

Alternativas
Comentários
  • VINCRISTINA - Bulário de Medicamentos

    Vincristina também pode ser diluída em água destilada ou soro fisiológico em concentrações de 0,01 a 1 mg/ml. A solução de vincristina poderá ser administrada diretamente na veia ou venóclise da infusão endovenosa em curso. Vincristina não deverá ser misturada no mesmo recipiente com qualquer outra medicação antes ou durante sua aplicação. A injeção da solução deve ser completada dentro de aproximadamente 1 minuto.(ou seja nao pode ser em bolus.

  • Bolus ou bolo quer dizer que o medicamento será administrado via endovenosa, com rapidez, por meio de uma impulsão forte do êmbolo da seringa.


ID
1325476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da assistência de enfermagem em radioterapia e quimioterapia e no uso de cateteres venosos centrais, julgue os itens subsequentes.

Com o objetivo de evitar obstruções em curtos períodos de manipulação dos cateteres, a Comissão Interdisciplinar de Cateteres do INCA normatizou a utilização da concentração de solução heparinizada de 500 ui/mL, com flush de 2 mL, nos cateteres venosos centrais de longa permanência.

Alternativas
Comentários
  • • Aspirar 1 ml de heparina sódica (frasco 25.000 ui), completar para 10 ml de solu- ção fisiológica 0,9%. • Instilar 2 ml dessa solução para heparinização dos cateteres totalmente ou semiimplantados: 500 iu/m.

  • RESPOSTA DA QUESTÃO É CERTA E não errada conforme está no site, segundo o Manual de Diretrizes do Inca:

    Devido às obstruções freqüentes em curtos períodos de manipulação dos cateteres, foi normatizado, em 27 de dezembro de 1996, pela Comissão Interdisciplinar de Cateteres do INCA, a utilização de uma concentração de solução heparinizada de 500 ui/ml, com flush de 2 ml nos cateteres venosos centrais de longa permanência.

    REFERÊNCIA Manual de Cuidados Especiais, Inca , Capítulo 8, página 854.



ID
1325479
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da assistência de enfermagem em radioterapia e quimioterapia e no uso de cateteres venosos centrais, julgue os itens subsequentes.

Em cateteres venosos centrais totalmente implantados, o calibre e o comprimento da agulha Huber são determinados pela viscosidade da solução infundida, pela profundidade da colocação do port e pelo tipo de port implantado.

Alternativas
Comentários

ID
1325482
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da assistência de enfermagem em radioterapia e quimioterapia e no uso de cateteres venosos centrais, julgue os itens subsequentes.

A dose do quimioterápico, a velocidade e a via de infusão interferem na intensidade e duração da mielodepressão pós- quimioterapia (NADIR).

Alternativas

ID
1325485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito de enfermagem em onco-hematologia e de emergências oncológicas, julgue os itens a seguir.

Entre as consequências adversas do transplante autólogo estão a doença do enxerto contra hospedeiro, a ocorrência de infecções e os efeitos tóxicos do tratamento.

Alternativas
Comentários
  • Gostaria de saber porque essa questão esta errada

    • Estas consequências estão mais relacionadas ao Transplante Alogênico.
    • -Transplante Autólogo - Nesta técnica são utilizadas as próprias células tronco do paciente, que são tratadas com altas doses de radiação ou quimioterapia para garantir que não existam células cancerígenas.

    • -Transplante Alogênico - Nos transplante alogênico são utilizadas células tronco de um doador saudável.


ID
1325488
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito de enfermagem em onco-hematologia e de emergências oncológicas, julgue os itens a seguir.

A síndrome da lise tumoral aguda é uma emergência oncológica que decorre de uma reação imunológica ou alérgica imediata à administração da droga e manifesta-se por meio de urticária, desconforto respiratório, broncoespasmo, hipotensão, rubor facial, edema palpebral, dor lombar e(ou) torácica, tosse, podendo evoluir para edema de glote e choque anafilático.

Alternativas
Comentários
  • A síndrome de lise tumoral é caracterizada pela destruição maciça de células malignas e consequente liberação do seu conteúdo no espaço extracelular. Embora possa ocorrer de modo espontâneo, a síndrome de lise tumoral aparece em geral, logo após o início do tratamento com agentes quimioterápicos citotóxicos. Uma vez liberados, estes metabólitos podem subjugar os mecanismos homeostáticos resultando em hiperuricemia, hipercalemia, hiperfosfatemia, e hipocalcemia. Estas alterações biológicas podem levar à ocorrência de diversas manifestações clínicas, incluindo lesão renal aguda, convulsões e morte súbita, que podem requerer cuidados intensivos.( Darmon et al, 2008)


ID
1325491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito de enfermagem em onco-hematologia e de emergências oncológicas, julgue os itens a seguir.

O extravasamento por agentes alquilantes ou antibióticos antitumorais é considerado emergência oncológica, pois as drogas pertencentes a esses grupos, ao se fixarem no DNA, produzem lesão celular imediata, e, ao permanecerem ativas nos tecidos, induzem ulceração progressiva.

Alternativas

ID
1325494
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem

Em relação às situações de atendimento ao paciente submetido ao transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH), julgue os próximos itens.

Mucosite consiste em uma reação inflamatória das membranas mucosas à ação das drogas antiblásticas e como efeito indireto à mielodepressão. Um dos objetivos dos cuidados de prevenção e tratamento da mucosite é manter a integridade da mucosa, sendo que é importante orientar o paciente e(ou) familiares para realizarem tratamento odontológico durante o período de NADIR das drogas antineoplásicas.

Alternativas

ID
1325497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às situações de atendimento ao paciente submetido ao transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH), julgue os próximos itens.

A doença de enxerto contra o hospedeiro (DECH) é a causa mais comum de mortalidade relacionada ao transplante de medula óssea e de células-tronco e hematopoiéticas. O estágio clínico grave pode ser identificado na pele, pela eritrodermia generalizada, no fígado, pelas alterações nos níveis de bilirrubinas entre 6 a 15 mg/dL e no intestino, pela diarréia, maior que 1.500 mL/dia.

Alternativas
Comentários

ID
1325500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às situações de atendimento ao paciente submetido ao transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH), julgue os próximos itens.

O período de hospitalização para o paciente transplantado tem reduzido progressivamente de 30 a 35 dias para 5 a 10 dias, independentemente da condição socioeconômica do paciente. Os fatores de avaliação para a alta consideram o tipo de enxerto, a intensidade do regime de condicionamento e a presença de um cuidador em domicílio.

Alternativas
Comentários

ID
1325503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às situações de atendimento ao paciente submetido ao transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH), julgue os próximos itens.

Uma diferença nos grupos sanguíneos ABO entre o paciente e o doador não interfere na seleção do doador para o TCTH, contudo, o produto das células-tronco hematopoiéticas deve ser depletado dos eritrócitos para evitar durante a infusão, uma reação hemolítica provocada por anticorpos ABO ainda circulantes na corrente sanguínea do paciente.

Alternativas

ID
1325506
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao TCTH, julgue os itens de 65 a 70.


Pacientes masculinos com idades variando até 85 anos, com infiltração medular neoplásica, com funções cardíaca, renal, hepática e pulmonar normais, com diagnóstico de mieloma múltiplo, são elegíveis para o transplante autogênico (TMO). As células são obtidas do próprio paciente e reinfundidas após aplicação de quimioterapia em doses supraletais, mieloablativas, potencialmente curativas, associada ou não à irradiação corporal total.

Alternativas

ID
1325509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao TCTH, julgue os itens de 65 a 70.

O procedimento de aspiração e coleta da medula óssea do doador é realizado no centro cirúrgico, com técnicas assépticas. Além do profissional médico na sala deve ter apenas um enfermeiro que participa ativamente na homogeneização, instrumentação e filtragem.

Alternativas

ID
1325512
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao TCTH, julgue os itens de 65 a 70.

Entre as complicações iniciais do transplante de células TCTH e seus aspectos clínicos incluem neutropenia, anemia e trombocitopenia, podendo ser mais comum em pacientes com anemia aplásica ou naqueles que recebem transplantes de doadores sem parentesco.

Alternativas

ID
1325515
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao TCTH, julgue os itens de 65 a 70.

O regime preparatório para o TCTH alogênico é a administração da quimioterapia em dose alta e, por vezes, a radiação corporal total como terapia intensiva.

Alternativas

ID
1325518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao TCTH, julgue os itens de 65 a 70.

Paciente em TCTH em uso de Ciclosporina A deve ser orientado quanto a alguns cuidados no uso desse medicamento, a saber: a necessidade de adesão rigorosa ao horário de administração, a importância de ingeri-la com alimentos, a possibilidade de ingeri-la com outras medicações, a exemplo do Tacrolimus, bem como a necessidade de comunicar ao médico quando for incapaz de ingeri-la devido efeitos colaterais gastrointestinais.

Alternativas

ID
1325521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao TCTH, julgue os itens de 65 a 70.

Entre as ações de enfermagem para o preparo e a coleta do aspirador medular incluem orientar o paciente quanto ao procedimento de punção de medula óssea e a coleta da amostra medular, heparinizar as seringas de 20 mL que serão utilizadas para aspiração do material medular, preparar o material de oxigenoterapia e promover atendimento eficaz em caso de intercorrências.

Alternativas
Comentários
  • O que é TCTH?

  • Respondendo Crislaine:

    TCTH - Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas


ID
1325524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a conduta de enfermagem no manuseio do acesso venoso central de longa e curta permanência, julgue os itens que se seguem.

A utilização do cateter venoso central semi-implantado imediatamente após sua instalação não é aconselhável, devendo ser aguardado um prazo de 24 h para manipulação das vias, visto que há um risco grande de migração do circuito por se tratar de cateter tunelizado.

Alternativas
Comentários
  • Pode ser punção imediata, logo depois da implantação.

    A não ser que haja dor ou algum sinal flogístico; no caso de dor deve-se esperar cerca de 24 a 72hs.


ID
1325527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a conduta de enfermagem no manuseio do acesso venoso central de longa e curta permanência, julgue os itens que se seguem.

A coleta de sangue para a dosagem de ciclosporina (CSA) pela via na qual essa substância foi infundida resultará em um valor falsamente elevado, mesmo utilizando o método de descarte de sangue antes da coleta da amostra que será analisada.

Alternativas
Comentários

  • Ciclosporina é uma droga imunossupressora potente e efetiva no combate à rejeição de órgãos transplantados.

    A dosagem a ser administrada ao paciente requer ajustes individuais, sendo, então, necessário um monitoramento constante de seu nível sérico a fim de se obter o máximo de efeito imunossupressor com um mínimo de efeitos tóxicos.

    REFERÊNCIA Monitoramento dos níveis de ciclosporina em sangue total em transplantes renais P.V. BOTTINI, F.A. ALVES-CUNHA, M.A. MODA, M.I. SOUZA, C.R. GARLIPP Departamento de Patologia Clínica – Faculdade de Ciências Médicas – UNICAMP, Campinas, SP.



ID
1325530
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a conduta de enfermagem no manuseio do acesso venoso central de longa e curta permanência, julgue os itens que se seguem.

Staphylococus epidermitis, Candida fungemia e Candida albicans são os principais patógenos relacionados à infecção de cateteres venosos centrais de longa permanência. A infecção bacteriana, nesse caso, é fator determinante para a remoção do cateter, ao contrário da infecção fúngica, cujo tratamento é efetivo sem a necessidade de remoção do cateter.

Alternativas
Comentários
  • Infecção fúngica há sim a necessidade de remoção do catéter!
  • No Brasil, isolados de Klebsiella pneumoniae e de Acinetobacter spp são responsáveis, respectivamente, pelo terceiro e o quarto lugar entre as principais causas da síndrome.

    Dados nacionais publicados pela Anvisa mostram que cerca de 40% dos isolados de Klebsiella spp. no Brasil já sejam resistentes aos carbapenêmicos. No caso do Acinetobacter spp., a resistência aos carbapenêmicos já é encontrada em quase 80% dos pacientes brasileiros com ICS por este agente. 

    Fonte: AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA – ANVISA


ID
1325533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a conduta de enfermagem no manuseio do acesso venoso central de longa e curta permanência, julgue os itens que se seguem.

As infecções relacionadas ao cateter são classificadas em infecção do óstio, infecção do túnel subcutâneo e septicemia relacionada ao cateter.

Alternativas
Comentários
  • "Microrganismos podem colonizar o cateter induzidos pela quebra na integridade cutânea. A realização de curativo sobre o óstio de saída, onde a integridade da pele está interrompida, auxilia na prevenção das complicações infecciosas. As infecções relacionadas ao cateter podem ser classificadas em três tipos: infecção do óstio de saída, infecção do túnel subcutâneo (tunelite) e septicemia relacionada ao cateter.

    Por outro lado, a patogenia da infecção em cateteres tunelizados está mais comumente associada à contaminação do "hub" e conseqüente infecção intraluminal, confirmando que o número de manipulações do cateter é um importante fator de risco."

    O cuidado de enfermagem e o cateter de Hickman: a busca de evidências

    https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002005000300008


ID
1325536
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca dos aspectos que envolvem o cuidado dos pacientes submetidos ao TCTH, julgue os itens subsequentes.

Sialorreia, odinofagia, esofagite e sangramento são manifestações clínicas típicas de mucosite, uma das complicações pós-TCTH.

Alternativas

ID
1325539
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca dos aspectos que envolvem o cuidado dos pacientes submetidos ao TCTH, julgue os itens subsequentes.

As infecções estão entre as principais complicações agudas pós-TCTH e exige as seguintes ações de enfermagem para o seu controle: monitoração e controle dos efeitos colaterais das drogas imunosupressoras, controle da curva térmica e do balanço hídrico, monitoração dos níveis séricos de ciclosporina, enzimas hepáticas e coagulograma.

Alternativas

ID
1325542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca dos aspectos que envolvem o cuidado dos pacientes submetidos ao TCTH, julgue os itens subsequentes.

É fundamental que todos os componentes sanguineos sejam previamente irradiados e filtrados para que possam ser eliminados os linfócitos T. A não observância dessa recomendação pode incorrer em doença do enxerto contra o hospedeiro transfusional

Alternativas

ID
1325545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca dos aspectos que envolvem o cuidado dos pacientes submetidos ao TCTH, julgue os itens subsequentes.

Durante a infusão de células-tronco e hematopoiéticas criopreservadas, é importante que o enfermeiro faça o controle dos sinais vitais do paciente a cada 20 minutos durante a primeira hora, e de hora em hora nas 6 horas subsequentes.

Alternativas
Comentários
  • Quando as células tronco hematopoiéticas foram criopreservadas , seu descongelamento é realizado no leito do paciente com solução salina em banho maria, entre 37º a 38º e após imediatamente infundidas em bolsas ou seringas em 20 a 60 minutos através da via calibrosa de um cateter central.


ID
1325548
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação às intervenções do enfermeiro com pacientes submetidos ao TCTH em terapia intensiva e o manuseio de equipamentos específicos, julgue os itens a seguir.

A doença venoclusiva hepática (DVOH) é uma complicação decorrente da pega do enxerto (medula), que necessita de cuidados intensivos. São considerados fatores de risco a história prévia de hepatite viral, a alteração da função hepática, o TCTH com doadores não aparentados, o uso de agentes imunossupressores e o uso de vancomicina e anfotericina B.

Alternativas

ID
1325551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação às intervenções do enfermeiro com pacientes submetidos ao TCTH em terapia intensiva e o manuseio de equipamentos específicos, julgue os itens a seguir.

Recomenda-se que as células-tronco provenientes de cordão umbilical e placentário, depois de descongeladas, sejam infundidas por meio de equipo parenteral sem filtro.

Alternativas

ID
1325554
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com respeito aos critérios de inclusão e exclusão de doadoras de sangue do cordão umbilical e placentário (SCUP), julgue os itens a seguir.

São candidatas à doação de SCUP as gestantes que satisfaçam pelo menos uma das seguintes condições: idade entre 18 e 36 anos, inclusive, que tenha se submetido, no mínimo, a duas consultas pré-natais documentadas; idade gestacional igual ou superior a 35 semanas, peso fetal igual ou superior a 2.000 g, bolsa rota há menos de 12 horas, trabalho de parto sem anormalidade, ausência de processos infecciosos durante a gestação e doenças que possam interferir com a vitalidade placentária.

Alternativas
Comentários
  • São candidatas à doação de SCUP, gestantes que satisfaçam pelo menos as seguintes condições:

    3.6.2.1 idade entre 18 e 36 anos 11 meses e 29 dias, inclusive, que tenham se submetido, no mínimo, a duas consultas pré-natais documentadas; 3.6.2.2 idade gestacional igual ou superior a 35 semanas, peso fetal igual ou superior a 2000 g, bolsa rota há menos de 18 horas, trabalho de parto sem anormalidade, ausência de processos infecciosos durante a gestação ou doenças que possam interferir com a vitalidade placentária; (ANVISA)

     

  • Eu acho que o erro da questão é onde diz satisfaçam pelo menos uma das seguintes condições, e na RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 190, DE 18 DE JULHO DE 2003 diz que : São candidatas à doação de SCUP, gestantes que satisfaçam pelo menos as seguintes condições: 3.6.2.1 idade entre 18 e 36 anos 11 meses e 29 dias, inclusive, que tenham se submetido, no mínimo, a duas consultas pré-natais documentadas; 3.6.2.2 idade gestacional igual ou superior a 35 semanas, peso fetal igual ou superior a 2000 g, bolsa rota há menos de 18 horas, trabalho de parto sem anormalidade, ausência de processos infecciosos durante a gestação ou doenças que possam interferir com a vitalidade placentária;

    Ou seja todas elas e não apenas uma como diz o enunciado da questão, além de outros erros... 


ID
1325557
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com respeito aos critérios de inclusão e exclusão de doadoras de sangue do cordão umbilical e placentário (SCUP), julgue os itens a seguir.

Temperatura materna superior a 38 ºC durante o trabalho de parto é considerado um critério de exclusão para doação de SCUP.

Alternativas
Comentários
  • São critérios obrigatórios de exclusão as seguintes condições:  sofrimento fetal; feto com anormalidade congênita;  evidência de infecção durante a gestação; temperatura materna superior a 38º C; mãe com comportamento de risco para transmissão de doença infecciosa (promiscuidade sexual, usuária de drogas, tatuagem, "piercing" no último ano); ter recebido transfusão de sangue, hemocomponentes ou hemoderivados;  presença de doenças que possam interferir com vitalidade placentária;  doadoras que estão recebendo hormônios ou drogas que se depositam nos tecidos;  doadora com história pessoal de doença sistêmica auto-imune ou de neoplasia;  doadora com história pessoal ou familiar de demência, doenças neurológicas degenerativas ou doenças metabólicas;  doadora ou familiares com doenças hereditárias do sistema hematopoético como síndrome falciforme, talassemia, deficiências enzimáticas, esferocitose, eliptocitose, anemia de Fanconi, porfiria, plaquetopatias, neutropenia crônica e outras doenças de neutrófilos, doença granulomatosa crônica; com história familiar ou pessoal de imunodeficiência. Ou seja, temperatura materna de 38°C é um critério de exclusão. Resposta CERTO.  Bibliografia www.portal.anvisa.gov.br
  • São critérios de exclusão as seguintes condições:

    3.6.3.1 sofrimento fetal grave;

    3.6.3.2 feto com anormalidade congênita;

    3.6.3.3 infecção durante o trabalho de parto;

    3.6.3.4 temperatura materna superior a 38 °C durante o trabalho de parto;

    3.6.3.5 gestante com situação de risco acrescido para transmissão de doença infecciosa conforme a legislação em vigor para doação de sangue;

    3.6.3.6 presença de doenças que possam interferir com a vitalidade placentária;

    3.6.3.7 gestante em uso de hormônios ou drogas que se depositam nos tecidos;

    3.6.3.8 gestante com história pessoal de doença sistêmica auto-imune ou de neoplasia;

    3.6.3.9 gestante e seus familiares, pais biológicos e seus familiares, ou irmãos biológicos do recém-nascido com história de doenças hereditárias do sistemahematopoético (doença falciforme, talassemia, deficiências enzimáticas, esferocitose, eliptocitose, anemia de Fanconi, porfiria, plaquetopatias, neutropenia crônica, outras doenças de neutrófilos), doença granulomatosa crônica, imunodeficiência, demência, doenças neurológicas degenerativas, doenças metabólicas ou outras doenças genéticas.

     

    Respota Certa


ID
1325560
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com respeito aos critérios de inclusão e exclusão de doadoras de sangue do cordão umbilical e placentário (SCUP), julgue os itens a seguir.

Diabetes melito e hipertensão arterial são exemplos de doenças que podem interferir na vitalidade da placenta, sendo assim, um critério de exclusão para doação de SCUP.

Alternativas
Comentários
  • São critérios obrigatórios de exclusão as seguintes condições:  sofrimento fetal; feto com anormalidade congênita; evidência de infecção durante a gestação; temperatura materna superior a 38º C; mãe com comportamento de risco para transmissão de doença infecciosa (promiscuidade sexual, usuária de drogas, tatuagem, "piercing" no último ano); ter recebido transfusão de sangue, hemocomponentes ou hemoderivados; presença de doenças que possam interferir com vitalidade placentária como: Diabete Mellitus, Hipertensão arterial, etc.;  doadoras que estão recebendo hormônios ou drogas que se depositam nos tecidos;  doadora com história pessoal de doença sistêmica auto-imune ou de neoplasia; doadora com história pessoal ou familiar de demência, doenças neurológicas degenerativas ou doenças metabólicas;  doadora ou familiares com doenças hereditárias do sistema hematopoético como síndrome falciforme, talassemia, deficiências enzimáticas, esferocitose, eliptocitose, anemia de Fanconi, porfiria, plaquetopatias, neutropenia crônica e outras doenças de neutrófilos, doença granulomatosa crônica; com história familiar ou pessoal de imunodeficiência. Ou seja, Diabetes Mellitus e hipertensão arterial são exemplos de doenças que podem interferir na vitalidade da placenta, sendo assim, um critério de exclusão para doação de SCUP. Resposta CERTO. Bibliografia www.portal.anvisa.gov.br
  • São critérios de exclusão as seguintes condições:

    3.6.3.1 sofrimento fetal grave;

    3.6.3.2 feto com anormalidade congênita;

    3.6.3.3 infecção durante o trabalho de parto;

    3.6.3.4 temperatura materna superior a 38 °C durante o trabalho de parto;

    3.6.3.5 gestante com situação de risco acrescido para transmissão de doença infecciosa conforme a legislação em vigor para doação de sangue;

    3.6.3.6 presença de doenças que possam interferir com a vitalidade placentária;

    3.6.3.7 gestante em uso de hormônios ou drogas que se depositam nos tecidos;

    3.6.3.8 gestante com história pessoal de doença sistêmica auto-imune ou de neoplasia;

    3.6.3.9 gestante e seus familiares, pais biológicos e seus familiares, ou irmãos biológicos do recém-nascido com história de doenças hereditárias do sistemahematopoético (doença falciforme, talassemia, deficiências enzimáticas, esferocitose, eliptocitose, anemia de Fanconi, porfiria, plaquetopatias, neutropenia crônica, outras doenças de neutrófilos), doença granulomatosa crônica, imunodeficiência, demência, doenças neurológicas degenerativas, doenças metabólicas ou outras doenças genéticas.

     

    Respota Certa


ID
1325563
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com respeito aos critérios de inclusão e exclusão de doadoras de sangue do cordão umbilical e placentário (SCUP), julgue os itens a seguir.

Mães que tiverem reação positiva com anticorpos IgM para citomegalovírus podem ser doadoras de SCUP.

Alternativas
Comentários
  • São critérios obrigatórios de exclusão as seguintes condições: sofrimento fetal; feto com anormalidade congênita;  evidência de infecção durante a gestação; temperatura materna superior a 38º C; mãe com comportamento de risco para transmissão de doença infecciosa (promiscuidade sexual, usuária de drogas, tatuagem, "piercing" no último ano); ter recebido transfusão de sangue, hemocomponentes ou hemoderivados;  presença de doenças que possam interferir com vitalidade placentária como: Diabete Mellitus, Hipertensão arterial, etc.; doadoras que estão recebendo hormônios ou drogas que se depositam nos tecidos;  doadora com história pessoal de doença sistêmica auto-imune ou de neoplasia;  doadora com história pessoal ou familiar de demência, doenças neurológicas degenerativas ou doenças metabólicas;  doadora ou familiares com doenças hereditárias do sistema hematopoético como síndrome falciforme, talassemia, deficiências enzimáticas, esferocitose, eliptocitose, anemia de Fanconi, porfiria, plaquetopatias, neutropenia crônica e outras doenças de neutrófilos, doença granulomatosa crônica; com história familiar ou pessoal de imunodeficiência. Resultado positivo em qualquer teste de doença infecciosa no sangue da mãe ou na unidade de sangue de cordão umbilical e placentário coletada será comunicado ao médico da mãe ou da criança, respectivamente, e o sangue não será aceito para doação para transplante. No caso de citomegalovírus, serão excluídos da doação os casos em que a mãe tiver reação positiva com anticorpos IgM. Resposta: ERRADO. Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Legislação sobre Transplantes no Brasil / Ministério da Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2003. www.portal.anvisa.gov.br

ID
1325566
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens que se seguem acerca do SCUP.

O volume do SCUP coletado deve ser calculado a partir do peso líquido da coleta, assumindo 1 mL = 1 g. O sangue coletado só pode ser aceito para processamento se a quantidade coletada for igual ou superior a 50 mL, excluído o anticoagulante, ou se o número total de células nucleadas for superior a 5 × 104 .

Alternativas
Comentários
  • O volume do SCUP coletado deve ser calculado a partir do peso líquido da coleta, assumindo 1 ml = 1 g. O sangue coletado só pode ser aceito para processamento se a quantidade coletada for igual ou superior a 70 ml, excluído o anticoagulante, ou se o número total de células nucleadas for superior a 5 x 108.


ID
1325569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens que se seguem acerca do SCUP.

O volume coletado do SCUP é o principal critério para uma coleta bem sucedida, seguido da esterilidade. Quanto maior o volume, maior o número de células-tronco, possibilitando atender pacientes com maior idade.

Alternativas
Comentários
  • O Sangue de cordão Umbilical e Placentário (SCUP) representa mais uma fonte alternativa na obtenção de Células Tronco e Progenitoras Hematopoiéticas (CTPHs) para o Transplante de Medula Óssea (TMO). Além de ser considerado até pouco tempo lixo hospitalar, o SCUP apresenta algumas vantagens frente à outras fontes de CTPH. Como o sangue de cordão é imunologicamente mais imaturo, ocasiona uma menor frequência de doença enxerto contra hospedeiro (DECH), principal complicação pós-TMO. Contudo, o SCUP encontra como limitações um menor número de células-tronco disponíveis, e a possibilidade de uma única coleta. O volume coletado é o principal critério para uma coleta bem sucedida, seguido da esterilidade. Quanto maior o volume, maior o número de células tronco, possibilitando atender pacientes com maior idade. Resposta CERTO. Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Legislação sobre Transplantes no Brasil / Ministério da Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2003. www.portal.anvisa.gov.br http://www.inca.gov.br/publicacoes/coleta_nao_aparentado_set_2004.pdf
  • Questão Certa.

     


ID
1325572
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens que se seguem acerca do SCUP.

O sangue do cordão umbilical é coletado em sistema fechado, protegido de contaminação, sendo retirado por meio de punção da veia umbilical. O sangue então flui, por gravidade, para uma bolsa estéril, sem uso de anticoagulante, para não interferir na análise.

Alternativas
Comentários
  • Tem q usar o anticoagulante .

ID
1325575
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens que se seguem acerca do SCUP.

O consentimento livre, esclarecido, consciente e desinteressado da doadora (ou seu responsável legal) deve ser obtido em qualquer fase da coleta, por escrito, e ser redigido em uma linguagem clara e compreensível para o leigo.

Alternativas
Comentários
  • Conforme a RDC nº 190, de 18 de julho de 2003 que determina Normas Técnicas para o funcionamento dos bancos de sangue de cordão umbilical e placentário o Consentimento livre, esclarecido, consciente e desinteressado deve ser obtido antes da coleta, por escrito e assinado pelo(s) responsável(eis) legal(ais) e pelo médico; quando o(s) responsável(eis) legal(ais) for(em) analfabeto(s), o documento deve ter a aposição de digital deste(s) e ser assinado por duas testemunhas. O consentimento livre e esclarecido não pode ser obtido de pessoas com deficiências psíquicas, enfermidade mental ou qualquer outra causa ou motivo que possa comprometer a garantia dos princípios bioéticos de autonomia, beneficência, não maleficência e igualdade. E também deve ser redigido em linguagem clara e compreensível para o leigo

    Resposta ERRADO
    Bibliografia http://www.anvisa.gov.br/anvisalegis/resol/2003/rd...
  •  O Consentimento livre, esclarecido, consciente e desinteressado deve ser obtido antes da coleta, por escrito.

    Errado

  • Sempre respeitando a autonomia do cliente...ANTES

  • Cespe 2010

    O consentimento livre e esclarecido não pode ser obtido de pessoas com deficiências psíquicas, enfermidade mental ou qualquer outra causa ou motivo que possa comprometer a garantia dos princípios bioéticos.


ID
1325578
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens que se seguem acerca do SCUP.

O consentimento livre e esclarecido não pode ser obtido de pessoas com deficiências psíquicas, enfermidade mental ou qualquer outra causa ou motivo que possa comprometer a garantia dos princípios bioéticos.

Alternativas
Comentários
  • O consentimento livre e esclarecido não pode ser obtido de pessoas com deficiências psíquicas, enfermidade mental ou qualquer outra causa ou motivo que possa comprometer a garantia dos princípios bioéticos de autonomia, beneficência, não-maleficência e igualdade. (ANVISA)

     

    CERTO


ID
1325581
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens que se seguem acerca do SCUP.

Um dos fatores limitantes na escolha de células de cordão é o peso do receptor, que deve ter no máximo 50 kg para uma unidade de cordão. Uma unidade de cordão corresponde apenas a uma doação de SCUP. Por isso, o peso do receptor é um fator limitante para utilização das células.

Alternativas

ID
1325584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens que se seguem acerca do SCUP.

A coleta de sangue na placenta poderá ser realizada com a placenta ainda in útero ou após a sua dequitação (ex-útero). Se optar pela coleta ex-útero, a placenta deverá ser suspensa por um membro da equipe, com auxílio de compressas de gaze, favorecendo a gravidade. A retirada da placenta quando manual deverá ser cuidadosa, visto que a fragmentação da mesma acarreta em perdas significativas de sangue de cordão.

Alternativas
Comentários
  • Método da Coleta 1- Preencher o formulário. O termo de consentimento deverá ser assinado antes do parto. 2- Após o nascimento, pinçar o cordão umbilical o mais próximo possível ao recém nascido. Não tracionar o cordão, nem realizar ordenha do mesmo. Depois de seccionado, manter uma pinça clampeada do segmento que leva à placenta. 3 - A coleta poderá ser realizada com a placenta ainda in útero ou após a sua dequitação (exútero). Se optar pela coleta ex-útero, a placenta deverá ser suspensa por um membro da equipe, com auxílio de compressas de gaze, favorecendo a drenagem do SCUP por ação da gravidade. A retirada da placenta quando manual deverá ser cuidadosa, visto que a fragmentação da mesma acarreta em perdas significativas de sangue de cordão. 4 - Realizar a assepsia do segmento de cordão umbilical com álcool 70 % e clorohexidina alcoólica, promovendo a limpeza no sentido distal para proximal. Utilizar uma luva estéril para o recebimento da placenta, outra para a limpeza do cordão e em seguida para a coleta propriamente dita. 5 - Realizar a punção do cordão em aproximadamente 2 a 3 min, após a suspensão da placenta. Caso a coleta seja In útero não será necessário tempo para o ingurgitamento do cordão. Puncionar o cordão na parte distal mais próximo à pinça, caso o fluxo seja diminuído ou cessado, pince novamente acima da antiga punção e realizar nova assepsia e punção no cordão na tentativa de aumentar o volume coletado. Repetir o procedimento o quanto for necessário. A bolsa de coleta deverá estar abaixo da mesa (ex útero) ou da mesa de parto (in útero), facilitando a drenagem do SCUP. O volume coletado é o principal critério para uma coleta bem sucedida, seguido da esterilidade. Quanto maior o volume, maior o número de células tronco, possibilitando atender pacientes com maior idade. 6 - Após a coleta, o segmento da bolsa terá que ser selado ou fechado com dois nós fortes para garantir esterilidade do material e impedir perdas por vazamento da bolsa. A mesma deverá ser identificada. Ao término de todo o procedimento deverá ser coletado a amostra do recém nascido. 7 - Coletar os dados do recém nascido e completar o questionário. 8 - Coletar as amostras maternas para sorologias de rotina. 9 - Acondicionar a unidade coletada em caixa/maleta térmica, devidamente identificada para material biológico e com gelo reciclável. A unidade coletada deverá ser encaminhada ao Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário – BSCUP. Logo, de acordo com o item 3 a afirmativa está correta. Resposta CERTO. Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Legislação sobre Transplantes no Brasil / Ministério da Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2003. www.portal.anvisa.gov.br http://www.inca.gov.br/publicacoes/coleta_nao_aparentado_set_2004.pdf
  • Questão Certa.

  • Nesse vídeo no YouTube podemos ver as duas formas de coleta: https://www.youtube.com/watch?v=2FC0J1xwy1U


ID
1325587
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando as precauções com o paciente neutropênico, julgue os próximos itens.

A neutropenia caracteriza-se por valores de neutrófilos inferiores a 2.500/mm3 . Valores menores ou iguais a 1.000/mm3 demonstram neutropenia severa e moderada, respectivamente. A ocorrência de febre associada a neutropenia caracteriza uma emergência oncológica.

Alternativas
Comentários

ID
1325590
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando as precauções com o paciente neutropênico, julgue os próximos itens.

O CDC (Center for Disease Control), entre outras recomendações, preconiza para as unidades de TCTH colocar receptores de alotransplante em quartos equipados com filtros de partículas aéreas de alta eficiência (HEPA)

Alternativas

ID
1325593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando as precauções com o paciente neutropênico, julgue os próximos itens.

Em relação a nutrição do paciente neutropênico, deve-se tentar contornar a anorexia intensa e odinofagia oferecendo alimentação de alta concentração calórica, boa tolerância pela mucosa e de baixo potencial de contaminação.

Alternativas

ID
1325596
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às fases pré-, trans- e pós-TCTH, julgue os itens que se seguem.

Na primeira etapa do TCTH, denominada condicionamento, as condutas de enfermagem são específicas para o controle da toxicidade em diferentes sistemas e da hipersensibilidade.

Alternativas

ID
1325599
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às fases pré-, trans- e pós-TCTH, julgue os itens que se seguem.

Um dos cuidados de enfermagem na fase trans-TCTH é infundir as células-tronco hematopoéticas criopreservadas no mínimo entre 20 a 30 min após o descongelamento.

Alternativas

ID
1325602
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às fases pré-, trans- e pós-TCTH, julgue os itens que se seguem.

Como cuidado de enfermagem para a DVOH deve-se observar o nível de consciência, pois a encefalopatia e a letargia são uma das manifestações clínicas desse quadro.

Alternativas

ID
1325605
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às fases pré-, trans- e pós-TCTH, julgue os itens que se seguem.

Uma ação específica do enfermeiro na fase pós-TCTH é preparar o paciente para a alta hospitalar. Orientação sobre as medicações orais (nome, dose, frequência) e esclarecimento sobre possíveis efeitos colaterais; como proceder na vigência de febre; cuidados com o cateter venoso central; higiene corporal do paciente e do ambiente; importância de alimentar somente quando solicitado pelo paciente; estimulação de atividades físicas e convívio social, ressaltando que seja evitado o contato com indivíduos portadores de doenças infecto-contagiosas, e aglomerações

Alternativas

ID
1325608
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma criança de 6 anos de idade, foi admitida na unidade de transplante onde foi realizado o condicionamento específico para o transplante de células-tronco hematopoéticas alogênico não aparentado com quimioterapia e radioterapia, e profilaxia para doença enxerto contra hospedeiro com medicação específica. Apresentou náuseas e vômitos durante a quimioterapia, além de dor abdominal e diarréia em três episódios. No dia da infusão da medula óssea (D0 — dia zero) apresentou tosse, pigarros e prurido generalizado. Aplasiado por 20 dias, recuperação de neutrófilos no D 22 e plaquetária no D32. Durante o período de aplasia,apresentou quadro de infecção com uso de esquemas polimicrobianos e antifúngicos por 15 dias. Foi necessário uso de aminas vasoativas e oxigênio em máscara, devido à dispnéia, mantendo um episódio febril diário e retenção hídrica com aumento de peso. Ainda nesta fase, foi transfundido com concentrados de hemácias e plaquetas. Devido ao quadro apresentado de mucosite oral e odinofagia, foi iniciada uma hiperalimentação parenteral.

Ações de enfermagem para o controle do câncer: uma proposta de integração ensino-serviço / INCA, 3.ª ed. Rio de Janeiro: INCA, 2008 (com adaptações).

Considerando a taxonomia dos diagnósticos de enfermagem da NANDA (North American Nursing Diagnosis Association) e os cuidados de enfermagem no caso clínico apresentado acima, julgue os itens a seguir.

Pode-se considerar como diagnóstico de enfermagem o risco de prejuízo na integridade cutânea corporal, devido aos fatores de risco: quimioterapia e radioterapia.Como prescrição de enfermagem tem-se: aplicar pomada com vitaminas A e D, após término da radioterapia, em região corporal (exceto na face), evitar roupas apertadas, entre outras.

Alternativas

ID
1325611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma criança de 6 anos de idade, foi admitida na unidade de transplante onde foi realizado o condicionamento específico para o transplante de células-tronco hematopoéticas alogênico não aparentado com quimioterapia e radioterapia, e profilaxia para doença enxerto contra hospedeiro com medicação específica. Apresentou náuseas e vômitos durante a quimioterapia, além de dor abdominal e diarréia em três episódios. No dia da infusão da medula óssea (D0 — dia zero) apresentou tosse, pigarros e prurido generalizado. Aplasiado por 20 dias, recuperação de neutrófilos no D 22 e plaquetária no D32. Durante o período de aplasia,apresentou quadro de infecção com uso de esquemas polimicrobianos e antifúngicos por 15 dias. Foi necessário uso de aminas vasoativas e oxigênio em máscara, devido à dispnéia, mantendo um episódio febril diário e retenção hídrica com aumento de peso. Ainda nesta fase, foi transfundido com concentrados de hemácias e plaquetas. Devido ao quadro apresentado de mucosite oral e odinofagia, foi iniciada uma hiperalimentação parenteral.

Ações de enfermagem para o controle do câncer: uma proposta de integração ensino-serviço / INCA, 3.ª ed. Rio de Janeiro: INCA, 2008 (com adaptações).

Considerando a taxonomia dos diagnósticos de enfermagem da NANDA (North American Nursing Diagnosis Association) e os cuidados de enfermagem no caso clínico apresentado acima, julgue os itens a seguir.

Um diagnóstico de enfermagem possível é a resposta alérgica, relacionada à presença de dimetil-sulfóxido no produto da infusão das células progenitoras ou à sensibilidade aos componentes sangüíneos caracterizada por tosse, pigarros, prurido generalizado, rush cutâneo ou eritema palmo-plantar. Uma prescrição de enfermagem possível é manter equipamentos de emergência próximos ao paciente.

Alternativas