SóProvas



Prova CESPE - 2010 - INCA - Médico clínico


ID
1319377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Controle social é a forma pela qual se garante o direito de participação da sociedade na formulação, implementação e controle da política e ações de saúde. Ele se dá por meio dos conselhos de saúde e das conferências de saúde. Julgue o próximo item, referente aos conselhos de saúde.

Os conselhos de saúde são órgãos colegiados deliberativos.

Alternativas
Comentários
  • Lei Nº 8.142Art. 1º, § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

  • GABARITO: CERTO

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

    Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

    I - a Conferência de Saúde; e

    II - o Conselho de Saúde.

    LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.


ID
1319380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Controle social é a forma pela qual se garante o direito de participação da sociedade na formulação, implementação e controle da política e ações de saúde. Ele se dá por meio dos conselhos de saúde e das conferências de saúde. Julgue o próximo item, referente aos conselhos de saúde.

Os conselhos de saúde atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

Alternativas
Comentários
  • 8.080

     

    Art. 33. Os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

     

    Art. 14A

    I - decidir sobre os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, em conformidade com a definição da política consubstanciada em planos de saúde, aprovados pelos conselhos de saúde; 

  • geovana, a 14A fala sobre as Comissões.

    o art. 33 já resolve nosso problema

  • § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.


ID
1319383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

É permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa, desde que aprovados pelo respectivo conselho de saúde.

Alternativas
Comentários
  • Art. 38 lei 8080/90 não é permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.

  • Lei 8080/90. Art. 38. Não será permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.

     

    CF/88. Art. 199, § 2º É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.


ID
1319386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O processo de planejamento e orçamento do SUS será descendente, do nível federal até o local, ouvidos seus órgãos consultivos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 36 da L 8080. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

  • LEI Nº 8.080

    Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União

  • Esquema para ninguem errar:

    Orçamento e planejamento =  Municipios --->  Estados/DF---> União l Local p/ federal (Ascendente) 

    Distribuição dos valores = União---> Estados/DF ---> Municipios l Federal para local (Decrescente/descendente)

     

    Lembrando que "Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do SUS e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária."

     

    Bons estudos!

  • Art. 36 da L 8080. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendentedo nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

  • Cespe 2010

    As ações e serviços públicos de saúde executados pelo SUS devem ser organizados de forma regionalizada e hierarquizados em nível de complexidade crescente.

  • errado = ascendente; local ao federal; respectivos conselhos de saúde

    ___________

    Questões, artigos mais cobrados e suas frequências e resumos (área da saúde, veterinária, nutrição, alimentos, vigilância sanitária e ambiental) de R$ 1,00 a R$10,00. Veja informações no meu perfil.


ID
1319389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do SUS e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Art 36 - Lei 8.080/1990

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do
    Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

  • Letra da Lei. 

  • Art 36 lei 8.080

     

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

  • QUESTÃO :

    O PLANEJAMENTO e ORÇAMENTO do Sistema Único de Saúde (SUS) :

    Os PLANOS de SAÚDE serão :

    A base das : ATIVIDADES E PROGRAMAÇÕES DE CADA NÍVEL DE DIREÇÃO DO SUS .

    Seu FINANCIAMENTO será : previsto na respectiva PROPOSTA DAS NORMAS ORÇAMENTÁRIAS .

    GABARITO : CERTO .

    OBS :

    GESTÃO do FUNDO NACIONAL DE SAÚDE - FNS :

    A GESTÃO DOS RECURSOS DO FNS É EXERCIDA PELO DIRETOR do

    EXECUTIVO ( sob a orientação e supervisão da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde ) .

    OBSERVANDO O :

    PLANO NACIONAL DE SAÚDE e o

    PLANEJAMENTO ANUAL (MINISTÉRIO DA SAÚDE) nos termos das normas definidoras dos :

    ORÇAMENTOS ANUAIS ,

    DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS e

    PLANOS PLURIANUAIS .

    A EMENDA Constitucional Nº 29/2000 E A LEI Complementar Nº 141/2012 QUE REGULAMENTOU O FNS , DISPÕEM :

    QUE OS RECURSOS DOS :

    ESTADOS , DISTRITO FEDERAL e DOS MUNICÍPIOS , destinados às ações e serviços públicos de saúde E OS TRANSFERIDOS PELA UNIÃO PARA A MESMA FINALIDADE :

    SERÃO APLICADOS POR : FUNDO DE SAÚDE ( que será ACOMPANHADO e FISCALIZADO por : CONSELHO DE SAÚDE ) .

    A Lei Orgânica da Saúde - Lei Nº 8.080/1990 - Lei que disciplinou as TRANSFERÊNCIAS INTER/GOVERNAMENTAIS DE RECURSOS FINANCEIROS na área da saúde .

    - Lei Nº 8.142/1990 - estabelecem que os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde - SUS serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob a fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

    A Lei Nº 8.142/90 :

    Estabelece que compete ao CONSELHO DE SAÚDE controlar a execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

    Dispõe ainda que, para receberem os recursos

    de que trata o Art. 3º dessa Lei ,

    OS MUNICÍPIOS, os ESTADOS e o DISTRITO FFEDERAL DEVERÃO CONTAR COM :

    I - FUNDO de saúde .

    II - CONSELHO de saúde , com composição paritária de acordo com o Decreto n° 99.438, de 7 de agosto de 1990;

    III - PLANO de saúde ;

    IV - RELATÓRIOS DE GESTÃO que permitam o controle de que trata o § 4° do art. 33 da Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990;

    V - CONTRAPARTIDA de recursos para a saúde no respectivo orçamento ;

    VI - COMISSÃO de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), previsto o prazo de dois anos para sua implantação.

    Parágrafo único. O não atendimento pelos Municípios, ou pelos Estados, ou pelo Distrito Federal, dos requisitos estabelecidos neste artigo, implicará em que os recursos concernentes sejam administrados, respectivamente, pelos Estados ou pela União.

     

  • GABARITO: CERTO

    CAPÍTULO III

    Do Planejamento e do Orçamento

    Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária

    LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1319392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

As ações de vigilância da saúde devem desencadear ações que propiciem a preservação do meio ambiente e a promoção de entornos e ambientes mais seguros e saudáveis.

Alternativas
Comentários
  • Ano: 2010 Banca:  Órgão:  Provas:  

    A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

    As ações de vigilância da saúde devem desencadear ações que propiciem a preservação do meio ambiente e a promoção de entornos e ambientes mais seguros e saudáveis.

    Ano: 2004 Banca:  Órgão:  Provas:  

    Os fatores determinantes e condicionantes da saúde incluem a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

    Ano: 2017 Banca:  Órgão:  Prova: 

    À luz do disposto na Lei Orgânica da Saúde, julgue o item que se segue. Nesse sentido, considere que a sigla SUS, sempre que utilizada, refere-se a Sistema Único de Saúde.

    Faz parte do campo de atuação do SUS colaborar com a proteção do meio ambiente, bem como fiscalizar e inspecionar a água consumida pela população.

    Ano: 2009 Banca:  Órgão:  Prova: 

    A chamada abordagem ecossistêmica da saúde enfatiza as relações entre saúde e meio ambiente, não apenas em sua vertente tradicional - poluição, saneamento, contaminação etc. -, mas também estudando os riscos modernos: monocultura, transgênicos, fontes energéticas, mudanças climáticas etc.


ID
1319395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

A média complexidade deve desenvolver mecanismos e parâmetros de avaliação do impacto a curto, médio e longo prazo das ações e serviços prestados em todos os níveis da atenção à saúde.

Alternativas

ID
1319398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

A atenção básica deve realizar, na rede de serviços básicos de saúde, ações de caráter individual ou coletivo, voltadas para a promoção da saúde e prevenção do câncer, bem como ao diagnóstico precoce e apoio à terapêutica de tumores, aos cuidados paliativos e às ações clínicas para o seguimento de doentes tratados.

Alternativas
Comentários
  • https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0874_16_05_2013.html


ID
1319401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item abaixo, referente à participação da comunidade no SUS.

A participação da comunidade é uma das três diretrizes da organização do SUS, junto com a descentralização e o atendimento integral.

Alternativas
Comentários
  • Acho que o erro (não sei pq foi anulada) está em resumir a 3 diretrizes..
    Vide Lei 8.080 art. 7

  • O atendimento integral ou integralidade não é diretriz mas sim um princípio. 


ID
1319404
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à Rede Câncer.

Rede Câncer é uma ferramenta de integração das diversas parcerias, desde que sejam públicas, visando o compartilhamento de conhecimento e recursos, para o controle do câncer.

Alternativas
Comentários
  • Rede Câncer é uma ferramenta de integração das diversas parcerias, desde que sejam públicas, visando o compartilhamento de conhecimento e recursos, para o controle do câncer.

    Existem também com redes privadas.


ID
1319407
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à Rede Câncer.

A Rede Câncer tem, entre outros, o objetivo de promover a geração de conhecimento científico e o desenvolvimento tecnológico no campo da atenção oncológica.

Alternativas

ID
1319410
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público, julgue o item a seguir.

A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade.

Alternativas
Comentários
  • CERTA, SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA

    IV- A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida,que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade.

  • Questão correta, acredito que outra semelhante ajude a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - TRT - 17ª Região (ES) - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação Disciplina: Ética na Administração Pública

    A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos indiretamente por todos; por isso, exige-se, como contrapartida, que ele aja conforme a moralidade administrativa.

    GABARITO: CERTA.

  • (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações). A REMUNERAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio (recolhimento de impostos, por exemplo), e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade.

     

    O povo é o patrão do servidor público. Ao maltratar o povo que procura o atendimento, o funcionário público está prejudicando seu próprio patrão, afinal é pelo imposto pago pelo cidadão que o servidor público é remunerado.

     

    Atender o cidadão com respeito e celeridade não é um favor do servidor público é uma obrigação. Se há problemas entre os governos ou prefeituras e o funcionalismo, não é a população quem deve pagar o pato. A mediação de conflitos trabalhistas e previdenciários deve ser feita pelo meio sindical. As oposições devem se apresentar e mostrar condições de dialogar com o governo, defendendo os interesses da categoria, mas sem prejudicar a população, que no fim das contas é que sai prejudicada com os impasses.

     

    Obs.: Legalidade + Moralidade + Finalidade = os princípios são normas.

  • jesus , o que ele filosofou ai que nao entendi nada kkkk


ID
1319413
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público, julgue o item a seguir.

O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

Alternativas
Comentários
  • Muito pelo contrário ele deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

    •  

  • ERRADA, SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA (DECRETO 1171/94)

    V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendidocomo acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante dasociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

  • Se ler rápido erra fácil, fácil..

  • (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações). O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

     

    O servidor já está tendo uma recompensa natural pela simples função que desempenha.

     

    Refira-se que, embora a norma enfatize o bem-estar do próprio servidor, é claro que, se o trabalho é voltado para terceiros (a coletividade), não há dúvidas de que representa, também, acréscimo ao bem-estar do próximo, ou seja, dos destinatários diretos do trabalho realizado pelo servidor, e não apenas ao bem-estar do próprio servidor.

     

    --- > Interpretar todos os atos conforme a lei e fazer um bom trabalho com atuação correta em benefício de si mesmo e da sociedade é o maior patrimônio do servido público.

     

    --- > É um bem que repercute pelo êxito de suas atividades para atendimento das necessidades coletivas.

     

    --- > Sentimento de colaboração e satisfação.

  • O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

  • O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

  • Baita pegadinha! Haja

    (Não deve ser)


ID
1319416
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto pela Vida propõe uma agenda de repolitização do SUS com a sociedade e a busca de financiamento adequado.

Alternativas
Comentários
  • O PACTO PELA DEFESA DO SUS QUE PROPOE A REPOLITIZAÇÃO E GARANTIA DE FINANCIAMENTO.

  • PORTARIA Nº 399, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.

    O Pacto em Defesa do SUS deve se firmar através de iniciativas que busquem a repolitização da saúde,  a Promoção da Cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito e a garantia de financiamento de acordo com as necessidades do Sistema.

    O Pacto de Gestão do SUS estabelece Diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação Social e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.


ID
1319419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto em Defesa do SUS define as prioridades para o SUS.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    As 3 dimensões deste Pacto

    1 Pacto pela Vida

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em

    torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de

    saúde da população brasileira.

    São seis as prioridades pactuadas:

    A. Saúde do Idoso;

    B. Controle do câncer do colo do útero e da mama;

    C. Redução da mortalidade infantil e materna;

    D. Fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza;

    E. Promoção da Saúde;

    F. Fortalecimento da Atenção Básica.

    2 Pacto em Defesa do SUS

    1. Expressar os compromissos entre os gestores do SUS com a consolidação da Reforma Sanitária Brasileira, explicitada na defesa dos princípios do Sistema Único de Saúde estabelecidos na Constituição Federal.

    2. Desenvolver e articular ações, no seu âmbito de competência e em conjunto com os demais gestores, que visem qualificar e assegurar o Sistema Único de Saúde como política pública.


    3 Pacto de Gestão

    Estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação e Controle Social; Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

  • PORTARIA Nº 399, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.

    O Pacto em Defesa do SUS deve se firmar através de iniciativas que busquem a repolitização da saúde,  a promoção da cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito e a garantia de financiamento de acordo com as necessidades do Sistema.

    O Pacto de Gestão do SUS estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação Social e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

  • O PACTO é um esforço do SUS, EFETIVADO em 2016, PELAS 3 ESFERAS DE e GESTÃO : (União, Estados e Municípios).

    APROVADO PELO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE .

    Existe 3 PACTOS :

    1 PACTO PELA VIDA ;

    2 PACTO PELA DEFESA e

    3 PACTO PELA GESTÃO ) .

    JULGUE :

    O PACTO DEFESA do SUS : DEFINE PRIORIDADES para o SUS :

    GABARITO : ERRADO .

    ARGUMENTAÇÃO :

    Quem define PRIORIDADES é a saúde : prioridade para a vida ...rs

    CERTO SERÁ :

    1 PACTO PELA VIDA :

    DEFINE PRIORIDADES PARA PROMOVER A SAÚDE .

    COMENTÁRIOS DE OUTROS PACTOS :

    2 PACTO PELA DEFESA DO SUS :

    Promover POLÍTICA PÚBLICA NACIONAL DE SAÚDE para a sociedade ( todos seres humanos ).

    SAÚDE :

    Direito de todos.

    Dever do Estado.

    Defender : fundamento , normas, diretrizes = normas a serem executadas no setor de atendimento conforme a CONSTITUIÇÃO FEDERAL .

    3 PACTO DE GESTÃO = ADMINISTRAÇÃO do trabalho do SUS :

    ADMINISTRAR / ORGANIZAR AS AÇÕES E SERVIÇOS do SUS : recursos : materiais , operacionais e financeiros :

    PLANEJAR = programar ;

    PACTUAR entre os gestores ;

    DESCENTRALIZAR , REGIONALIZAR e INTEGRALIZAR as ações ;

    FINANCIAR ;

    REGULAR ;

    INCLUIIR A SOCIEDADE ( EDUCAÇÃO DA SAÚDE e PARTICIPAÇÃO SOCIAL ).


ID
1319422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto de Gestão estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da participação e do controle social.

Alternativas
Comentários
  • 7. Participação e Controle Social

    A Participação Social no SUS é um princípio doutrinário e está assegurado

    na Constituição e nas Leis Orgânicas da Saúde (8080/90 e

    8142/90) e é parte fundamental deste pacto. fonte : http://www.saude.mppr.mp.br/arquivos/File/volume1.pdf



  • III - O PACTO DE GESTÃO DO SUS

    [..]

    Reitera a importância da participação e do controle social com o compromisso de apoio à sua qualificação.

    Explicita as diretrizes para o sistema de financiamento público tripartite: busca critérios de alocação equitativa dos recursos; reforça os mecanismos de transferência fundo a fundo entre gestores; integra em grandes blocos o financiamento federal e estabelece relações contratuais entre os entes federativos.


ID
1319425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A regionalização é uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. Nesse sentido, julgue o item subsequente, relativo às regiões de saúde.

As regiões de saúde são recortes territoriais em espaço geográfico contínuo, identificadas pelos gestores municipais e estaduais a partir de identidades comuns culturais, econômicas ou sociais e da existência de interligações por redes de comunicação, infraestrutura ou transportes.

Alternativas
Comentários
  •  Questao Correta.

    Decreto 7.508/11  que Regulamenta a Lei 8.080/90.

     

     Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.

     

    Bons Estudos............

  • Pessoal,

     

    CORRETA

     

    DECRETO Nº 7.508

    Art. 2o  Para efeito deste Decreto, considera-se:

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

     

    Bons estudos!

  • ART 4º DEC 7.508 

     

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

     

    Art. 4o  As Regiões de Saúde serão instituídas pelo Estado, em articulação com os Municípios, respeitadas as diretrizes gerais pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite - CIT

  • GABARITO: CERTO

    Art. 2º Para efeito deste Decreto, considera-se:

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

    FONTE: DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.


ID
1319428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A regionalização é uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. Nesse sentido, julgue o item subsequente, relativo às regiões de saúde.

As regiões de saúde podem ser intermunicipais, intermunicipais, interestaduais e fronteiriças.

Alternativas
Comentários
  • As regiões podem ter os seguintes formatos:

    Regiões intraestaduais, compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado;

    Regiões Intramunicipais, organizadas dentro de um mesmo município de grande extensão territorial e densidade populacional; 

    Regiões Interestaduais, conformadas a partir de municípios limítrofes em diferentes estados; 

    Regiões Fronteiriças, conformadas a partir de municípios limítrofes com países vizinhos. 

  • Pessoal,

     

    ERRADO

     

    Pactos pela vida, em defesa do SUS e de gestão

    2. Regionalização

     

    Região ou na macrorregião deve ser pactuado na CIB, a partir da realidade de cada estado. Em alguns estados com mais adensamento tecnológico, a alta complexidade pode estar contemplada dentro de uma Região.

    m.As regiões podem ter os seguintes formatos:

    I. Regiões Intraestaduais, compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado;

    I.Regiões Intramunicipais, organizadas dentro de um mesmo município de grande extensão territorial e densidade populacional;

    I.Regiões Interestaduais, conformadas a partir de municípios limítrofes em diferentes estados;

    IV.Regiões Fronteiriças, conformadas a partir de municípios limítrofes com países vizinhos.

     

    Bons estudos!


ID
1319431
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das ações e serviços públicos de saúde, julgue o item a seguir.

As ações e serviços públicos de saúde executados pelo SUS devem ser organizados de forma regionalizada e hierarquizados em nível de complexidade crescente.

Alternativas
Comentários
  • Questao Correta.

     Lei 8.080/90  -   Art. 8º  . As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

     

    Bons Estudos..........

  • GABARITO: CERTO

    CAPÍTULO III

    Da Organização, da Direção e da Gestão

    Art. 8º As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1319434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das ações e serviços públicos de saúde, julgue o item a seguir.

As ações e serviços públicos de saúde não são considerados de relevância pública, podendo sua execução ser feita diretamente ou por terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

Alternativas
Comentários
  • lei 8.080

    Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

    Parágrafo único. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público

     

  • GABARITO: ERRADO

    As ações e serviços públicos de saúde não são considerados de relevância pública. Essa aí matou rsrs. Se for levar em consideração o que temos na saúde pública hj, está até certo...Oh God!

     

    Constituição Federal - Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

    FONTE: CF 1988


ID
1328527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O pneumotórax hipertensivo representa uma grave emergência médica, que necessita de diagnóstico e tomada de decisão rápidos. Acerca dessa afecção, julgue o  item  subsequente.

Do ponto de vista etiofisiopatogênico, o pneumotórax hipertensivo decorre da ruptura da pleura (visceral, parietal ou mediastínica), que funciona com um mecanismo do tipo válvula unidirecional, em que o ar penetra na cavidade pleural mas não sai na expiração, levando a um incremento da pressão intrapleural ipsilateral à lesão.

Alternativas

ID
1328530
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O pneumotórax hipertensivo representa uma grave emergência médica, que necessita de diagnóstico e tomada de decisão rápidos. Acerca dessa afecção, julgue o  item  subsequente.

Em um paciente submetido à ventilação mecânica invasiva, a presença de enfisema subcutâneo, taquicardia, diminuição do murmúrio vesicular, hipersonoridade à percussão torácica, cianose e hipotensão arterial sugerem pneumotórax hipertensivo em fase avançada de evolução.

Alternativas

ID
1328533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O pneumotórax hipertensivo representa uma grave emergência médica, que necessita de diagnóstico e tomada de decisão rápidos. Acerca dessa afecção, julgue o  item  subsequente.

O tratamento de primeira escolha em pacientes com pneumotórax hipertensivo, que estejam conscientes e não submetidos à ventilação mecânica, é a descompressão torácica por meio de punção com agulha de grosso calibre (na linha axilar média, no quinto espaço intercostal), que deve ser realizada após a confirmação radiológica desse diagnóstico.

Alternativas

ID
1328536
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um paciente tabagista crônico, de 58 anos de idade, procura assistência médica relatando dispneia aos esforços, tosse seca, fadiga, rouquidão, rubor facial, pressão na cabeça, edema dos membros superiores (MMSS) e aumento progressivo das veias da parede anterior do tórax – que pioravam quando ele se deitava ou abaixava a cabeça –, sintomas que se acentuaram nos últimos três meses. O exame físico mostrou edema facial e dos MMSS, distensão das veias do pescoço e da parede anterior do tórax, cianose e pletora facial.

Com base nessa situação hipotética, julgue o  item  que se segue.

A principal hipótese diagnóstica é síndrome da veia cava superior.

Alternativas

ID
1328539
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um paciente tabagista crônico, de 58 anos de idade, procura assistência médica relatando dispneia aos esforços, tosse seca, fadiga, rouquidão, rubor facial, pressão na cabeça, edema dos membros superiores (MMSS) e aumento progressivo das veias da parede anterior do tórax – que pioravam quando ele se deitava ou abaixava a cabeça –, sintomas que se acentuaram nos últimos três meses. O exame físico mostrou edema facial e dos MMSS, distensão das veias do pescoço e da parede anterior do tórax, cianose e pletora facial.

Com base nessa situação hipotética, julgue o  item  que se segue.

Aortite sifilítica, fibrose mediastinal, mediastinite tuberculosa, câncer de pulmão e linfoma devem ser investigados como causas da condição clínica apresentada por esse paciente.

Alternativas

ID
1328542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um paciente tabagista crônico, de 58 anos de idade, procura assistência médica relatando dispneia aos esforços, tosse seca, fadiga, rouquidão, rubor facial, pressão na cabeça, edema dos membros superiores (MMSS) e aumento progressivo das veias da parede anterior do tórax – que pioravam quando ele se deitava ou abaixava a cabeça –, sintomas que se acentuaram nos últimos três meses. O exame físico mostrou edema facial e dos MMSS, distensão das veias do pescoço e da parede anterior do tórax, cianose e pletora facial.

Com base nessa situação hipotética, julgue o  item  que se segue.

A radiografia simples e a tomografia computadorizada (com contraste) para avaliação do tórax, bem como a flebografia bilateral dos MMSS, representam exames complementares úteis na avaliação desse paciente.

Alternativas

ID
1328545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um paciente tabagista crônico, de 58 anos de idade, procura assistência médica relatando dispneia aos esforços, tosse seca, fadiga, rouquidão, rubor facial, pressão na cabeça, edema dos membros superiores (MMSS) e aumento progressivo das veias da parede anterior do tórax – que pioravam quando ele se deitava ou abaixava a cabeça –, sintomas que se acentuaram nos últimos três meses. O exame físico mostrou edema facial e dos MMSS, distensão das veias do pescoço e da parede anterior do tórax, cianose e pletora facial.

Com base nessa situação hipotética, julgue o  item  que se segue.

O uso de diuréticos e corticoides está contraindicado no tratamento inicial de suporte desse paciente, pois esses medicamentos podem, respectivamente, levar ao surgimento de sintomas neurológicos e agravar os sintomas respiratórios.

Alternativas

ID
1328548
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um paciente tabagista crônico, de 58 anos de idade, procura assistência médica relatando dispneia aos esforços, tosse seca, fadiga, rouquidão, rubor facial, pressão na cabeça, edema dos membros superiores (MMSS) e aumento progressivo das veias da parede anterior do tórax – que pioravam quando ele se deitava ou abaixava a cabeça –, sintomas que se acentuaram nos últimos três meses. O exame físico mostrou edema facial e dos MMSS, distensão das veias do pescoço e da parede anterior do tórax, cianose e pletora facial.

Com base nessa situação hipotética, julgue o  item  que se segue.

O diagnóstico etiológico é essencial para a determinação da melhor conduta terapêutica nesse caso.

Alternativas

ID
1328551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um paciente tabagista crônico, de 58 anos de idade, procura assistência médica relatando dispneia aos esforços, tosse seca, fadiga, rouquidão, rubor facial, pressão na cabeça, edema dos membros superiores (MMSS) e aumento progressivo das veias da parede anterior do tórax – que pioravam quando ele se deitava ou abaixava a cabeça –, sintomas que se acentuaram nos últimos três meses. O exame físico mostrou edema facial e dos MMSS, distensão das veias do pescoço e da parede anterior do tórax, cianose e pletora facial.

Com base nessa situação hipotética, julgue o  item  que se segue.

Intervenção endovascular por angioplastia (com implante de stent), cirurgia de revascularização venosa com implante de enxerto vascular, quimioterapia e radioterapia são exemplos de opções terapêuticas que podem ser utilizadas no tratamento do paciente em tela, de forma isolada ou em associação.

Alternativas

ID
1328575
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Durante atendimento ambulatorial de acompanhamento de um paciente de 58 anos de idade, em tratamento quimioterápico para adenocarcinoma de pulmão, observa-se febre com temperatura axilar de 38,7/ C, sem outros sintomas, sem evidências de doença pulmonar obstrutiva crônica. Seu exame clínico mostrou paciente consciente, levemente dispneico, orientado, febril, hidratado e acianótico, pressão arterial de 125 mmHg × 85 mmHg, frequência cardíaca de 88 bpm, sem outras alterações significativas. O hemograma mostrou anemia normocrômica e normocítica leve, contagem absoluta de neutrófilos igual a 485 células/mm3 , plaquetas com contagem dentro da normalidade.

Considerando a situação hipotética acima, julgue o  item  a seguir.

A hipótese diagnóstica mais provável, nessa situação, é síndrome de neutropenia febril.

Alternativas

ID
1328578
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Durante atendimento ambulatorial de acompanhamento de um paciente de 58 anos de idade, em tratamento quimioterápico para adenocarcinoma de pulmão, observa-se febre com temperatura axilar de 38,7/ C, sem outros sintomas, sem evidências de doença pulmonar obstrutiva crônica. Seu exame clínico mostrou paciente consciente, levemente dispneico, orientado, febril, hidratado e acianótico, pressão arterial de 125 mmHg × 85 mmHg, frequência cardíaca de 88 bpm, sem outras alterações significativas. O hemograma mostrou anemia normocrômica e normocítica leve, contagem absoluta de neutrófilos igual a 485 células/mm3 , plaquetas com contagem dentro da normalidade.

Considerando a situação hipotética acima, julgue o  item  a seguir.

A velocidade e duração na contagem absoluta de neutrófilos, a presença de comorbidades indicativas de internação, o uso de acessos venosos periféricos ou de cateteres de acesso venoso central e o uso de anticorpos monoclonais contra vários tipos de receptores celulares são exemplos de condições que devem ser consideradas e investigadas nesse paciente hipotético, pois são considerados fatores de risco associados à presença de infecção oculta.

Alternativas

ID
1328581
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Durante atendimento ambulatorial de acompanhamento de um paciente de 58 anos de idade, em tratamento quimioterápico para adenocarcinoma de pulmão, observa-se febre com temperatura axilar de 38,7/ C, sem outros sintomas, sem evidências de doença pulmonar obstrutiva crônica. Seu exame clínico mostrou paciente consciente, levemente dispneico, orientado, febril, hidratado e acianótico, pressão arterial de 125 mmHg × 85 mmHg, frequência cardíaca de 88 bpm, sem outras alterações significativas. O hemograma mostrou anemia normocrômica e normocítica leve, contagem absoluta de neutrófilos igual a 485 células/mm3 , plaquetas com contagem dentro da normalidade.

Considerando a situação hipotética acima, julgue o  item  a seguir.

A realização de hemogramas seriados, as dosagens de eletrólitos séricos, a avaliação da função renal, a determinação das enzimas hepáticas, a coleta de hemoculturas e a obtenção de radiografias de tórax fazem parte do rol de exames complementares básicos que devem ser, inicialmente, solicitados nesse caso hipotético.

Alternativas

ID
1328584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O envolvimento tumoral das leptomeninges configura a chamada meningite carcinomatosa. Com relação a esse assunto, julgue o  item  subsequente .

A prevalência de meningite carcinomatosa clinicamente diagnosticada é muito elevada em pacientes com neoplasia metastática.

Alternativas

ID
1328587
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O envolvimento tumoral das leptomeninges configura a chamada meningite carcinomatosa. Com relação a esse assunto, julgue o  item  subsequente.

Câncer de mama, neoplasia pulmonar, melanoma e cânceres gastrointestinais são exemplos de tumores sólidos que comumente causam meningite carcinomatosa.

Alternativas

ID
1328590
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O envolvimento tumoral das leptomeninges configura a chamada meningite carcinomatosa. Com relação a esse assunto, julgue o  item  subsequente.

Cefaleia, tonturas, naúseas e vômitos — sintomas de hipertensão intracraniana — podem ser manifestações observadas em pacientes com meningite carcinomatosa.

Alternativas

ID
1328593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O envolvimento tumoral das leptomeninges configura a chamada meningite carcinomatosa. Com relação a esse assunto, julgue o  item  subsequente.

O escore atingido na escala de desempenho de Karnofsky é um dos critérios utilizados para definição do prognóstico em pacientes com diagnóstico de meningite carcinomatosa.

Alternativas

ID
1328596
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Durante a investigação de uma paciente de 28 anos de idade que procurou atendimento emergencial em decorrência de petéquias, equimoses e metrorragia, chegou-se à conclusão de que o principal diagnóstico era de doença de Von Willebrand. Acerca dessa síndrome hemorrágica, julgue o  item  que se segue.

Essa síndrome é a doença hemorrágica hereditária mais comum.

Alternativas

ID
1328599
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Durante a investigação de uma paciente de 28 anos de idade que procurou atendimento emergencial em decorrência de petéquias, equimoses e metrorragia, chegou-se à conclusão de que o principal diagnóstico era de doença de Von Willebrand. Acerca dessa síndrome hemorrágica, julgue o  item  que se segue.

São achados laboratoriais frequentes em pacientes acometidos por essa síndrome: tempo de sangramento prolongado, importante redução na contagem de plaquetas, aumento da atividade do fator VIII, redução na concentração sérica do fator de Von Willebrand, aumento da atividade biológica do fator de Von Willebrand (medido pela atividade do cofator da ristocetina)

Alternativas

ID
1328602
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Durante a investigação de uma paciente de 28 anos de idade que procurou atendimento emergencial em decorrência de petéquias, equimoses e metrorragia, chegou-se à conclusão de que o principal diagnóstico era de doença de Von Willebrand. Acerca dessa síndrome hemorrágica, julgue o  item  que se segue.

A associação entre desmopressina e infusão de concentrado de plaquetas representa a primeira escolha no tratamento das síndromes hemorrágicas associadas a essa hemopatia.

Alternativas

ID
1328605
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Julgue o  item  seguinte , relativo à emergência oncológica conhecida como síndrome da lise tumoral (SLT).

Níveis séricos elevados de ácido úrico e de fosfato (pré- tratamento), função renal reduzida pré-existente, urina ácida e hipovolemia são reconhecidos fatores de risco associados ao desenvolvimento da SLT.

Alternativas

ID
1328608
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Julgue o  item  seguinte, relativo à emergência oncológica conhecida como síndrome da lise tumoral (SLT).

É possível diagnosticar SLT em paciente de 32 anos de idade, com neoplasia linfoproliferativa, que, 7 dias após o início de tratamento quimioterápico, apresente convulsões tônico-clônicas generalizadas, elevação no nível sérico de creatinina (2 vezes o valor normal máximo) e as seguintes alterações nos exames laboratoriais:


                             elemento             nível sérico
                           ácido úrico             12 mg/dL
                             potássio               6,5 mEq/L
                             fósforo                   5 mg/dL
                              cálcio                 5,5 mg/dL


Alternativas

ID
1328611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Julgue o  item  seguinte, relativo à emergência oncológica conhecida como síndrome da lise tumoral (SLT).

Hidratação intravenosa agressiva associada a controle da hiperuricemia (alopurinol), iniciados dois dias antes do tratamento quimioterápico, são medidas recomendadas para prevenção do desenvolvimento da SLT em pacientes com risco intermediário ou alto.

Alternativas

ID
1328614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A síndrome do dedo azul é uma das manifestações da oclusão arterial aguda. Acerca dessa condição clínica, julgue o  item  a seguir.

Essa síndrome caracteriza-se pelo surgimento súbito de dor e cianose dos pododáctilos – que, às vezes, se associa a áreas de petéquias –, cianose da planta do pé e livedo reticularis com presença de pulsos arteriais presentes e amplos e pé quente

Alternativas

ID
1328617
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A síndrome do dedo azul é uma das manifestações da oclusão arterial aguda. Acerca dessa condição clínica, julgue o  item  a seguir.

Uma das causas dessa síndrome é o deslocamento de êmbolos originados em placas ateroscleróticas (êmbolos ateromatosos ou de cristais de colesterol) localizadas na aorta ou membros inferiores, levando à oclusão de pequenos vasos arteriais dos pés.

Alternativas

ID
1328620
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A síndrome do dedo azul é uma das manifestações da oclusão arterial aguda. Acerca dessa condição clínica, julgue o  item  a seguir.

O acometimento da função renal em associação a essa condição clínica é muito raro.

Alternativas

ID
1328626
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A síndrome do dedo azul é uma das manifestações da oclusão arterial aguda. Acerca dessa condição clínica, julgue o  item  a seguir.

Como essa síndrome não se caracteriza por nenhuma alteração histopatológica, o diagnóstico é considerado de exclusão, unicamente baseado nos dados clínicos.

Alternativas

ID
1328632
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A síndrome do dedo azul é uma das manifestações da oclusão arterial aguda. Acerca dessa condição clínica, julgue o  item  a seguir.

O tratamento básico de primeira escolha para essa síndrome é a amputação cirúrgica do(s) pododáctilo(s) acometido(s).

Alternativas

ID
1328638
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Os sistemas nervosos simpático e parassimpático possuem longas vias nervosas ao longo do sistema nervoso central e periférico e controlam o diâmetro das pupilas. Em pacientes em estado de coma, podem ser observados vários tipos de pupilas, que apresentam importante significado localizatório. Considerando a ausência de intoxicação exógena, de hipotermia, de encefalopatia anóxica e de uso de colírio midriático, julgue o  item  subsequente , acerca desses tipos de pupilas.

Pupilas mióticas com reflexo fotomotor preservado podem ser observadas na disfunção diencefálica bilateral e na encefalopatia metabólica.

Alternativas

ID
1328644
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Os sistemas nervosos simpático e parassimpático possuem longas vias nervosas ao longo do sistema nervoso central e periférico e controlam o diâmetro das pupilas. Em pacientes em estado de coma, podem ser observados vários tipos de pupilas, que apresentam importante significado localizatório. Considerando a ausência de intoxicação exógena, de hipotermia, de encefalopatia anóxica e de uso de colírio midriático, julgue o  item  subsequente , acerca desses tipos de pupilas.

Pupilas com diâmetro de 4 mm a 5 mm e com reflexo fotomotor comprometido — médias e fixas — são típicas de lesão na ponte.

Alternativas

ID
1328650
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Os sistemas nervosos simpático e parassimpático possuem longas vias nervosas ao longo do sistema nervoso central e periférico e controlam o diâmetro das pupilas. Em pacientes em estado de coma, podem ser observados vários tipos de pupilas, que apresentam importante significado localizatório. Considerando a ausência de intoxicação exógena, de hipotermia, de encefalopatia anóxica e de uso de colírio midriático, julgue o  item  subsequente, acerca desses tipos de pupilas.

Pupilas levemente dilatadas (5 mm a 6 mm de diâmetro) com reflexo fotomotor ausente, que se dilatam com o reflexo cilioespinhal, são características de lesão no bulbo.

Alternativas
Comentários
  • Pupilas entre 4-6 mm e sem fotomotor dizem-se médio-fixas. Lesão de mesencéfalo.


ID
1328656
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Os sistemas nervosos simpático e parassimpático possuem longas vias nervosas ao longo do sistema nervoso central e periférico e controlam o diâmetro das pupilas. Em pacientes em estado de coma, podem ser observados vários tipos de pupilas, que apresentam importante significado localizatório. Considerando a ausência de intoxicação exógena, de hipotermia, de encefalopatia anóxica e de uso de colírio midriático, julgue o  item  subsequente, acerca desses tipos de pupilas.

Na síndrome de Claude-Bernard-Horner, observa-se anisocoria à custa de miose ipsilateral à lesão simpática (em qualquer nível — desde o hipotálamo até a medula cervical baixa), com reflexo fotomotor preservado.

Alternativas

ID
1328662
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A síndrome de compressão do canal medular é uma complicação neuro-oncológica associada a alta morbimortalidade de pacientes com diagnóstico de câncer metastático, especialmente se o diagnóstico e o tratamento não forem prontamente realizados. Acerca dessa emergência médica, julgue o  item  que se segue.

Dor de tipo radicular, que piora com o repouso, principalmente no período noturno, e melhora quando o paciente assume a posição ortostática, fraqueza muscular dos membros inferiores, parestesias ou anestesia ascendente nas pernas, ataxia e síndrome de Horner são exemplos de manifestações neurológicas associadas a essa síndrome.

Alternativas

ID
1328668
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A síndrome de compressão do canal medular é uma complicação neuro-oncológica associada a alta morbimortalidade de pacientes com diagnóstico de câncer metastático, especialmente se o diagnóstico e o tratamento não forem prontamente realizados. Acerca dessa emergência médica, julgue o  item  que se segue.

Radioterapia e ressecção da vértebra acometida (corpectomia) isoladas ou em associação são exemplos de opções para o tratamento dessa emergência.

Alternativas

ID
1328674
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O infarto cerebelar é uma importante causa de acidente vascular cerebral (AVC). A respeito desse assunto, julgue o  item  seguinte.

Como o infarto cerebelar apresenta manifestações neurológicas muito características, seu diagnóstico clínico, geralmente, é rápido e acurado.

Alternativas

ID
1328680
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O infarto cerebelar é uma importante causa de acidente vascular cerebral (AVC). A respeito desse assunto, julgue o  item  seguinte.

A presença do sinal de Romberg é patognomônica de infarto cerebelar.

Alternativas

ID
1328686
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O infarto cerebelar é uma importante causa de acidente vascular cerebral (AVC). A respeito desse assunto, julgue o  item  seguinte.

Embolia de origem cardíaca e doença aterosclerótica dos grandes vasos são as causas mais comuns do AVC provocado por infarto cerebelar.

Alternativas

ID
1328692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O infarto cerebelar é uma importante causa de acidente vascular cerebral (AVC). A respeito desse assunto, julgue o  item  seguinte.

Os infartos cerebelares usualmente são causados por lesões nas artérias cerebrais posteriores.

Alternativas

ID
1328701
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O infarto cerebelar é uma importante causa de acidente vascular cerebral (AVC). A respeito desse assunto, julgue o  item  seguinte.

A tomografia computadorizada do crânio é o exame de imagem que apresenta maior sensibilidade e especificidade para confirmar o diagnóstico de AVC cerebelar.

Alternativas

ID
1328707
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O infarto cerebelar é uma importante causa de acidente vascular cerebral (AVC). A respeito desse assunto, julgue o  item  seguinte.

As evidências mais atuais indicam que está contraindicado o uso de medicamentos fibrinolíticos, por via intravenosa, em pacientes com diagnóstico de infarto cerebelar, devido ao aumento da mortalidade associado a essa terapêutica nesse grupo de pacientes.

Alternativas

ID
1328713
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um paciente de 48 anos de idade procurou atendimento de emergência com queixa de que há 2 dias tem apresentado dor progressiva e vermelhidão na região do hálux esquerdo. Nega uso de medicamentos. O exame clínico mostrou intensos sinais flogísticos na primeira articulação metatarsofalangiana esquerda. A investigação clínica sequencial permitiu confirmar o diagnóstico de artrite gotosa aguda.

Considerando essa situação hipotética, julgue o  item  a seguir.

Ingestão de álcool, exercício físico, trauma e ingestão excessiva de carne vermelha e peixe são condições que devem ser investigadas nesse caso, pois são fatores desencadeantes desse tipo de crise.

Alternativas

ID
1328719
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um paciente de 48 anos de idade procurou atendimento de emergência com queixa de que há 2 dias tem apresentado dor progressiva e vermelhidão na região do hálux esquerdo. Nega uso de medicamentos. O exame clínico mostrou intensos sinais flogísticos na primeira articulação metatarsofalangiana esquerda. A investigação clínica sequencial permitiu confirmar o diagnóstico de artrite gotosa aguda.

Considerando essa situação hipotética, julgue o  item  a seguir.

Nesse caso, se houvesse elevação do nível sérico de ácido úrico (acima de 2,5 vezes o limite superior da normalidade), seria possível a confirmação do diagnóstico de gota aguda.

Alternativas

ID
1328725
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um paciente de 48 anos de idade procurou atendimento de emergência com queixa de que há 2 dias tem apresentado dor progressiva e vermelhidão na região do hálux esquerdo. Nega uso de medicamentos. O exame clínico mostrou intensos sinais flogísticos na primeira articulação metatarsofalangiana esquerda. A investigação clínica sequencial permitiu confirmar o diagnóstico de artrite gotosa aguda.

Considerando essa situação hipotética, julgue o  item  a seguir.

O tratamento de primeira escolha, nesse caso, consiste em uso de medicamento anti-inflamatório não esteroidal, que deve ser sempre precedido por medicamento anti-hiperuricêmico, como o alopurinol.

Alternativas

ID
1328731
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A redução abrupta e mantida da função renal caracteriza a insuficiência renal aguda (IRA). Com relação a essa condição clínica, julgue o item subsequente.

Encefalopatia urêmica, pericardite com repercussão hemodinâmica, hiperpotassemia que não responde a tratamento clínico e edema agudo de pulmão (por hipervolemia) são exemplos de indicações para uso de terapias de substituição renal (por meio de técnicas dialíticas) em pacientes com diagnóstico de IRA.

Alternativas

ID
1328737
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A hipoglicemia é uma síndrome clínica que decorre de diversas causas. Com relação a esse assunto, julgue o  item que se segue.

Em paciente sem doença coexistente (inclusive diabetes melito), deve-se investigar a presença de condição hipoglicemiante apenas quando for documentada a tríade de Whipple (hipoglicemia plasmática medida por método confiável associada ao aparecimento de sintomas neuroglicopênicos e adrenérgicos típicos e alívio desses sintomas após a correção das baixas concentrações séricas de glicose).

Alternativas

ID
1328743
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A hipoglicemia é uma síndrome clínica que decorre de diversas causas. Com relação a esse assunto, julgue o  item  que se segue.

Condições hipoglicemiantes em pacientes sem doença coexistente podem ser avaliadas pelo teste de jejum supervisionado prolongado (jejum de 72 horas), no qual são avaliados sintomas, e dosados no plasma, entre outras substâncias, a glicose, a insulina, o peptídeo C, a pró-insulina, o beta-hidroxibutirato e a glicose após infusão venosa de glucagon.

Alternativas

ID
1328749
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O edema agudo de pulmão (EAP) cardiogênico é uma emergência clínica que, frequentemente, leva à internação hospitalar. Acerca desse assunto, julgue o  item  subsequente .

São compatíveis com o diagnóstico de EAP cardiogênico os seguintes achados observados na radiografia de tórax: área cardíaca normal, borramento peri-hilar bilateral (com padrão de asa de borboleta) e espessamento dos septos interlobulares (caracterizando as linhas “B” de Kerley).

Alternativas

ID
1328755
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O edema agudo de pulmão (EAP) cardiogênico é uma emergência clínica que, frequentemente, leva à internação hospitalar. Acerca desse assunto, julgue o  item  subsequente.

A furosemida tem sido usada no tratamento dessa emergência, em decorrência, exclusivamente, de seu potente efeito diurético.

Alternativas
Comentários
  • A Furosemida atua na redução aguda da pré carga , alívio imediato da sintomatologia , e a melhora da congestão pulmonar é mantida posteriormente por indução da diurese.


ID
1328761
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O tamponamento cardíaco é uma situação emergencial que pode ser causada por infecções, traumatismo torácico, neoplasia, entre outros fatores. O risco de morte nessa emergência depende da precocidade do diagnóstico, da instituição da terapêutica adequada e de sua etiologia. Acerca dessa condição clínica, julgue o   item  a seguir.

A tríade de Beck — hipofonese de bulhas, hipotensão arterial e sinal de Kussmaul — é observada na grande maioria dos pacientes com tamponamento cardíaco

Alternativas
Comentários
  • A tríade de Beck — hipofonese de bulhas, hipertensão arterial e sinal de Kussmaul — é observada na grande maioria dos pacientes com tamponamento cardíaco

  • Tríade de Beck - Hipofonese de bulhas, Hipotensão arterial e Sinal de Kussmaul (turgência jugular) - É observada em cerca de 30% a 40% dos pacientes com tamponamento cardíaco

  • O tamponamento cardíaco é identificado pela clássica tríade de Beck: elevação da pressão venosa, diminuição da pressão arterial e abafamento das bulhas cardíacas (...) a distensão das veias do pescoço pode estar ausente devido à hipovolemia.

    COMITÊ DE TRAUMA DO COLÉGIO AMERICANO DE CIRURGIÕES; Advanced Trauma Life Suport (ATLS), 9ª Ed 2014. 


ID
1328767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O tamponamento cardíaco é uma situação emergencial que pode ser causada por infecções, traumatismo torácico, neoplasia, entre outros fatores. O risco de morte nessa emergência depende da precocidade do diagnóstico, da instituição da terapêutica adequada e de sua etiologia. Acerca dessa condição clínica, julgue o  item  a seguir.

O pulso paradoxal, aumento anormal (maior do que 10 mmHg) na pressão arterial sistólica durante a inspiração, é um sinal que pode ser observado em pacientes com tamponamento cardíaco moderado a grave.

Alternativas
Comentários
  • É o sinal de Kussmal, nele acontece uma diminuição anormal na pressão arterial sistólica durante a inspiração.


ID
1328773
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O tamponamento cardíaco é uma situação emergencial que pode ser causada por infecções, traumatismo torácico, neoplasia, entre outros fatores. O risco de morte nessa emergência depende da precocidade do diagnóstico, da instituição da terapêutica adequada e de sua etiologia. Acerca dessa condição clínica, julgue o  item  a seguir.

Caso o paciente com tamponamento cardíaco esteja apresentando importante redução da pressão arterial ou dispneia, recomenda-se que seja realizada a pericardiocentese com agulha (de preferência guiada por método de imagem, como ecocardiografia ou tomografia computadorizada, por exemplo).

Alternativas

ID
1328779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Apesar do avanço das técnicas e procedimentos de propedêutica armada na avaliação de pacientes com suspeita de abdome agudo, o exame clínico — especialmente o exame do abdome — é fundamental tanto para a avaliação diagnóstica quanto para a orientação terapêutica. Com relação a esse tema, julgue o  item  que se segue.

A manobra de provocação de dor à descompressão brusca (sinal de Blumberg) é sugestiva de peritonite.

Alternativas

ID
1328785
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Apesar do avanço das técnicas e procedimentos de propedêutica armada na avaliação de pacientes com suspeita de abdome agudo, o exame clínico — especialmente o exame do abdome — é fundamental tanto para a avaliação diagnóstica quanto para a orientação terapêutica. Com relação a esse tema, julgue o  item  que se segue.

O sinal de Jobert é caracterizado pela constatação de dor intensa decorrente da percussão da parede abdominal na área de projeção do fígado e sugere o diagnóstico de abscesso hepático (amebiano ou bacteriano).

Alternativas

ID
1328791
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Apesar do avanço das técnicas e procedimentos de propedêutica armada na avaliação de pacientes com suspeita de abdome agudo, o exame clínico — especialmente o exame do abdome — é fundamental tanto para a avaliação diagnóstica quanto para a orientação terapêutica. Com relação a esse tema, julgue o  item  que se segue.

Em paciente com diagnóstico de megacólon chagásico, à palpação de uma alça intestinal tensa e torcida em dois pontos — chamada de alça de Wohll —, deve-se considerar a hipótese diagnóstica de volvo do sigmoide.

Alternativas