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Prova CESPE / CEBRASPE - 2021 - SEED-PR - Professor - Filosofia


ID
5073301
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Segundo a tradição erudita, a filosofia nasce com Tales e Anaximandro; no século XIX, buscaram-se suas origens mais remotas em lendários contatos com as culturas orientais, com o pensamento egípcio e indiano. Por essa via não foi possível comprovar coisa alguma, só se conseguiram estabelecer analogias e paralelismos.
 
                                                                                        G. Colli. O nascimento da filosofia. Campinas: Editora Unicamp,   1992, p.9

Essa tradição erudita sinaliza o

Alternativas
Comentários
  • A tradição erudita considera o nascimento da filosofia na Grécia, a partir dos questionamentos quanto à natureza e as regras que a compõem. Tanto Tales de Mileto quanto Anaximandro são hoje conhecidos como "pré-socráticos", grupo de pensadores que antecederam Sócrates e concebiam o mundo a partir da compreensão de sua natureza física. Buscavam compreender o arkhé, o princípio de todas as coisas e por isso também eram conhecidos como "physicos".


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • É justamente em Mileto, colônia que representava o papel de importante porto comercial e que, portanto, era palco de intenso intercâmbio cultural, que surge a filosofia.


ID
5073304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Pensando a physis, o filósofo pré-socrático pensa o ser, e a partir da physis pode então aceder a uma compreensão da totalidade do real: do cosmos, dos deuses e das coisas particulares, do homem e da verdade, do movimento e da mudança, do animado e do inanimado, do comportamento humano e da sabedoria, da política e da justiça.
G. Borhein. Os filósofos pré-socráticos. São Paulo: Cultrix. 1998.

Essa característica leva as escolas pré-socráticas a serem também denominadas escolas de 

Alternativas
Comentários
  • A essência da vida e de tudo que existe que os filósofos pré-socráticos se debruçavam sobre era denominada de arkhé, o princípio de todas as coisas, por isso eram conhecidos como "physicos". Deste arkhé, que alguns acreditavam ser o fogo (Heráclito), outros a água (Tales de Mileto) e até mesmo o áperion (Anaximandro) tudo se derivava, dos grãos até o cosmo. Por isso essas escolas de pensamento eram também conhecidas como física ou cosmologia.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • As escolas pré-socráticas são assim designadas para indicar aquele pensamento cuja preocupação central e cuja investigação principal eram a phýsis. São escolas de cosmologia ou de física (no sentido grego desse termo).


ID
5073307
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Com Protágoras, não há mais physis, não há um ser idêntico que subjaz às aparências e que pode ser universalmente conhecido por todos através do pensamento. A medida ou a moderação, que toda a filosofia anterior havia colocado na própria physis, se transfere para o homem. As coisas são ou não são conforme os humanos as façam ser ou não ser, ou digam que elas são ou não... 
Marilena Chauí. Introdução à história da filosofia 1.  São Paulo: Companhia das Letras
 
Protágoras é um pensador reconhecido como 

Alternativas
Comentários
  • Protágora modificou o foco da investigação antes centrada na natureza. Colocou o homem em seu lugar e daí cunhou sua frase mais famosa, "O homem é a medida de todas as coisas". Foi um dos mais destacados dos sofistas, pensadores que procuravam expandir o conhecimento sobre o mundo para além das divagações filosóficas e transcendentais rompendo com a escola dos "physicos".


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Protágoras (481-411 a. C.) foi um filósofo grego, um dos mais famosos Sofistas – filósofos que concentravam suas atenções na questão moral e política. É o autor da frase, “O homem é a medida de todas as coisas”.

  • Nascido por volta de 481 a.C. na cidade grega de Abdera, região da Trácia, Protágoras passa a viver em Atenas e desenvolver suas ideias ao lado dos filósofos sofistas.

ID
5073310
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Protágoras exemplifica na história da filosofia o período denominado

Alternativas
Comentários
  • Ao romper com a escola dos "physicos", os sofistas, tendo Protágoras como um de seus maiores expoentes, coloca o homem no centro das preocupações filosóficas e inaugura um novo período da história da filosofia conhecido como "antropológico", palavra cuja etimologia vem de "anthropos"(homem) e "logos" (conhecimento).


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Período Antropológico: Sócrates, Platão, Aristóteles, Sofistas.

  • Pitágoras foi um filósofo, matemático, astrônomo e músico grego pré-socrático. Nasceu na ilha de Samos no ano aproximado de 570 a.C. e morreu, provavelmente, em 496 a.C.. Passou boa parte de sua vida na antiga região da Magna Grécia (atual território italiano) e lá fundou a sua escola filosófica. Portanto a sua preocupação não era com o homem e sim com a origem do cosmos. Gabarito correto: C


ID
5073313
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

As relações das filosofias de Sócrates e Platão com Protágoras caracterizam-se por

Alternativas
Comentários
  • Sócrates tinha como oponentes, em sua prática filosófica, os sofistas, acusados de superficialidade por focarem nos discursos e não na essência e no rigor dos questionamentos que conduzissem ao conhecimento. Platão, discípulo de Sócrates, acompanhou seu mestre na crítica conduzindo a prática filosófica grega à superação do pensamento sofista.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Protágoras era um sofista, os sofistas foram duramente criticados por Platão e Aristóteles;


ID
5073316
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

— Não tens vergonha nenhuma, Sócrates, e interpreta as coisas de maneira a desvirtuares o meu argumento.
— De modo algum, meu excelente amigo. Mas explica mais claramente o que queres dizer.
— Pelo visto não sabes – prosseguiu ele – que, dentre os Estados, há os que vivem sob o regime da monarquia, outros da democracia, e outros da aristocracia?
— Como não havia de sabê-lo?
— Ora, em cada Estado, não é o governo que detém a força?
— Exatamente.
— Certamente que cada governo estabelece as leis de acordo com sua conveniência: a democracia, leis democráticas; a monarquia, monárquicas; e os outros, da mesma maneira. Uma vez promulgadas essas leis, fazem saber que é justo para os governos aquilo que lhes convém, e castigam os transgressores, a título de que violaram a lei e cometeram uma injustiça. Aqui tens, meu excelente amigo, aquilo que eu quero dizer, ao afirmar que há um só modelo de justiça em todos os Estados – o que convém aos poderes constituídos. Ora estes é que detêm a força. De onde resulta, para quem pensar corretamente, que a justiça é a mesma em toda a parte: a conveniência do mais forte.

Platão. A República

Do embate entre Trasímaco e Sócrates é possível constatar que as teses de Trasímaco sobre a justiça

Alternativas
Comentários
  • Lendo o diálogo com atenção, fica fácil discernir que há um contraponto entre as opiniões de Sócrates e de Trasímaco, informação importante, Sócrates não deixou nada escrito, então muitas vezes associam a ele como se fosse um personagem de Platão, principalmente nessa obra a república que é uma coletânea de diálogos.

    Gabarito letra D

  • No diálogo, fica claro que Trasímaco concebia a justiça como uma imposição dos grupos que controlam o Estados, ou seja, dos grupos que detém o poder. Dessa forma, a justiça seria uma conveniência baseada nas condições reais em que a vida se organiza. Essa tese é frontalmente contrária à ideia platônica, que concebia a justiça como algo transcendental que deveria ser encontrada a partir do pensamento sistemático que deveria conduzir o pensamento para além do mundo aparente posto diante dos sentidos.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Trasímaco, prezando a capacidade de expressão e a vaidade sofista, afirma que “a justiça é a conveniência do mais forte” (338c), e usa o governo como exemplo, por ser este o setor mais forte de uma cidade, já que estabelece as leis de acordo com sua conveniência e detêm a força no Estado (338c, 339a).

    A justiça é o principal conceito desenvolvido em A República. Todo o texto se desenvolve ao redor da tentativa de definição desse conceito por Sócrates e seus interlocutores. Platão acredita que a justiça é a maior de todas as virtudes e compreende que, para que se possa praticá-la, é necessário defini-la.

    De maneira diferente, Aristóteles percebia a justiça como algo presente na ordem natural das coisas, visto que a natureza tem uma finalidade, que é a justiça, mas que só se efetivaria na prática social. A realização da justiça seria confirmada ou não a partir de uma complexa distribuição de cargos e bens sociais.


ID
5073319
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A concepção política de Platão é basicamente

Alternativas
Comentários
  • Platão, discípulo de Sócrates, concebia que o mundo diante de nossos olhos enganavam nossos sentidos. Era preciso, a partir do pensamento e do intelecto, alcançar a verdadeira essência das coisas que existiam em um mundo ideal e perfeito. Foi o principal filósofo da escola idealista.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • A concepção política de Platão, segundo Helferich (2006), é basicamente idealista. Ele idealiza uma cidade opulenta e saudável em que cada um atue conforme sua natureza e no momento oportuno. Esta seria sua cidade ideal. Esta seria sua cidade justa

  • Idealismo é a qualidade do que é ideal. É a representação das coisas sob a forma ideal. É a propensão ou inclinação do espírito para o devaneio, para o ideal. O ideal é o que existe somente na ideia, no imaginário, é o fantástico, o modelo sonhado.


ID
5073322
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Primeiro, então, se algo foi dito com acerto e detalhadamente pelos pensadores anteriores, passemos em revista a sua contribuição; depois, à luz das constituições que colecionamos, examinemos as instituições que preservam ou destroem as cidades, e as que preservam ou destroem as várias espécies de constituições, e as razões pelas quais umas cidades são bem administradas e outras, ao contrário, são mal administradas. Quando tivermos estudado convenientemente estes assuntos é mais provável que possamos ver de maneira mais abrangente qual das várias espécies de constituição é a melhor, e como cada constituição deve ser estruturada, e quais as leis e costumes que uma constituição deve incorporar para ser a melhor.

                                                                                                          Aristóteles. Ética a Nicômaco

Do conjunto da obra de Aristóteles, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Aristóteles, para quem o conhecimento tem como fundamento a experiência e os valores constituídos coletivamente, compreendia que a teoria da justiça deve se basear no estudo das constituições, capturando e reproduzindo o que produz uma boa administração e gera felicidade para uma dada sociedade. Ou seja, a noção de ética (valores e normas coletivos) e política (experiência e constituições) se completam reciprocamente na teoria da justiça.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • As noções de ética e política se completam reciprocamente na teoria da justiça. (ARISTÓTELES 2011, p.77).


ID
5073325
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Ao comparar constituições, Aristóteles tem como objetivo

Alternativas
Comentários
  • Aristóteles, diferentemente de Platão, foi um pensador que considerou as experiências do mundo como constituientes das verdades coletivas. Platão defendia que existiam formas ideais, enquanto Aristóteles, que as experiências forneceriam as melhores configurações para o bem coletivo de acordo com cada experiência. Por ter sido o preceptor de Alexandre, O Grande, a questão cria a confusão ao afirmar que, no exercício de comparar Constituições, o poeta grego viabilizaria o domínio de seu pupilo, mas esta afirmação é frágil e sem fundamentos uma vez que não foi Aristóteles um conselheiro ou ideólogo da dominação alexandrina. A questão foi anulada. 

    Gabarito do Professor: ANULADA.

ID
5073328
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia

Os silogismos categóricos são argumentos formados com enunciados categóricos. Todos os silogismos têm duas premissas e uma conclusão. Um silogismo só possui três termos distintos; sendo um termo médio e dois termos extremos. Nesse sentido, é correto afirmar que o termo médio ocorre

Alternativas
Comentários
  • Silogismos são construções lógicas do pensamento que conduzem a uma conclusão. Para que isto aconteça, é preciso que haja duas premissas, uma maior e outra menor, para alcançar a conclusão, como no clássico exemplo: Sócrates é homem. Todo homem é mortal. Logo, Sócrates é mortal. Na primeira premmissa "Sócrates" é o termo maior e "homem" o termo médio; na segunda, "homem" segue sendo o termo médio e "mortal", o termo menor. A conclusão conecta o termo maior, "Sócrates" ao termo menor, "mortal".
    De acordo com a questão, significa que cada termo médio ocorre uma vez em cada premissa.


    Gabarito do Professor: Letra C.
    1. Termo maior – Aparece em uma das premissas e ocupa lugar de predicado na conclusão, na estrutura acima é representado por P.
    2. Termo menor – Ocupa o lugar de sujeito na conclusão, aparecendo em uma premissa diversa do termo maior, representado por S.
    3. Termo médio – O termo médio é o único dos três termos que aparece em ambas as premissas, mas nunca na conclusão, e funciona como intermediário permitindo a passagem das premissas à conclusão ao apresentar uma relação entre . Na estrutura acima é representado por M.


ID
5073331
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia

Das coisas existentes, algumas são encargos nossos; outras não. São encargos nossos o juízo, o impulso, o desejo, a repulsa — em suma: tudo quanto seja ação nossa. Não são encargos nossos o corpo, as posses, a reputação, os cargos públicos — em suma: tudo quanto não seja ação nossa. Por natureza, as coisas que são encargos nossos são livres, desobstruídas, sem entraves. As que não são encargos nossos são débeis, escravas, obstruídas, de outrem. Lembra então que, se pensares livres as coisas escravas por natureza e tuas as de outrem, tu te farás entraves, tu te afligirás, tu te inquietarás, censurarás tanto os deuses como os homens. Mas se pensares teu unicamente o que é teu, e o que é de outrem, como o é, de outrem, ninguém jamais te constrangerá, ninguém te fará obstáculos, não censurarás ninguém, nem acusarás quem quer que seja, de modo algum agirás constrangido, ninguém te causará dano, não terás inimigos, pois não serás persuadido em relação a nada nocivo.

                                                            Internet:<www.devitastoica.com>. Tradução de Aldo Dinucci.

Ao tratar da distinção entre o que depende de nós e o que não depende de nós, o texto precedente apresenta princípios filosóficos do

Alternativas
Comentários
  • O texto refere-se a um pensamento estoico, pois considera aquilo que está sob a possibilidade de controle do indivíduo em relação com o que não há controle. Preocupar-se com o que está fora do controle do indivíduo seria a fonte do sofrimento e do desalento do indivíduo no pensamento dos filósofos estoicos.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Estoicismo é uma escola e doutrina filosófica que surgiu na Grécia Antiga, que preza a fidelidade ao conhecimento e o foco em tudo aquilo que pode ser controlado somente pela própria pessoa, desprezando todos os tipos de sentimentos externos, como a paixão e os desejos extremos.

    O estoicismo também ensina a manter uma mente calma e racional, independente do que aconteça. Ensina que isso ajuda o ser humano a reconhecer e se concentrar naquilo que pode controlar e a não se preocupar e aceitar o que não pode controlar.

  • A fonte do trecho: devidaestoica.com


ID
5073334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

No filme Matrix, de 1999, o protagonista Neo descobre que aquilo que ele pensava ser a realidade é, na verdade, uma sofisticada simulação de computador cujo propósito é aprisionar as mentes dos seres humanos. Após alguns percalços, sob a orientação do personagem Morpheus, Neo é retirado do domínio das máquinas e passa a experienciar o mundo real.

Considerando-se essas informações, é correto afirmar que a referida obra, ao tratar da oposição entre o que é e o que equivocadamente se julga ser a realidade, aborda o dualismo filosófico entre

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Comentários
  • Na história da filosofia, a aparência teve dois significados diametralmente opostos: 1) ocultação da realidade; 2) manifestação ou revelação da realidade. No primeiro caso, a aparência vela ou esconde a realidade das coisas

  • O dualismo filosófico exposto em Matrix refere-se ao ser a à aparência. O autor que inspirou os diretores e produtores foi Platão com o Mito da Caverna, no qual as pessoas viviam aprisionadas vendo apenas sombras e acreditavam ser aquilo a realidade, porém a verdade das coisas, para além da aparência, somente seria possível com a libertação das correntes e a saída da caverna, quando então seria possível ir para além das aparências e vislumbrar o ser. É essa a jornada percorrida pelo personagem Neo, em Matrix.

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • O dualismo filosófico exposto em Matrix refere-se ao ser a à aparência. O autor que inspirou os diretores e produtores foi Platão com o Mito da Caverna, no qual as pessoas viviam aprisionadas vendo apenas sobras e acreditavam ser aquilo a realidade, porém a verdade das coisas, para além da aparência, somente seria possível com a libertação das correntes e a saída da caverna, quando então seria possível ir para além das aparências e vislumbrar o ser. É essa a jornada percorrida pelo personagem Neo.
    Resposta, letra E.
  • O dualismo filosófico exposto em Matrix refere-se ao ser a à aparência. O autor que inspirou os diretores e produtores foi Platão com o Mito da Caverna, no qual as pessoas viviam aprisionadas vendo apenas sobras e acreditavam ser aquilo a realidade, porém a verdade das coisas, para além da aparência, somente seria possível com a libertação das correntes e a saída da caverna, quando então seria possível ir para além das aparências e vislumbrar o ser. É essa a jornada percorrida pelo personagem Neo.
    Resposta, letra E.
  • Mito da Caverna (PLATÃO).


ID
5073337
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A partir do século XIII, desenvolveu-se um cenário intelectual que adquiriria um caráter de notável unidade, sobretudo com os manuais de Toletus, de Rubio e dos conimbricenses. Trata-se, de acordo com Étienne Gilson, “daquele aristotelismo cristianizado e de método essencialmente dialético. (...) Na origem desse movimento de ideias está o ensino dos mestres da Faculdade de Artes, que não têm outra função fora comentar ou, como se dizia na época, ‘ler’ sucessivamente diante de seus alunos todos os tratados conhecidos de Aristóteles”.


O texto precedente aborda características

Alternativas
Comentários
  • A escolástica se caracterizou por ser um estudo centrado e organizado a partir da crença cristã apostólica e católica. A igreja exercia forte controle sobre o saber e o que se sabia a partir da formação de seus pensadores. Rubio e Toletus foram pensadores vinculados à Igreja Católica dos séculos XVI e XVII que aproximaram a filosofia escolástica do pensamento cartesiano que se iniciava. O texto refere-se à práticas de ensino de Aristóteles do século XIII, auge do pensamento escolástico.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Escolástica: Qualquer filosofia elaborada em função de uma doutrina religiosa, pensamento cristão da Idade Média, baseado na tentativa de conciliação entre um ideal de racionalidade, corporificado esp. na tradição grega do platonismo e aristotelismo, e a experiência de contato direto com a verdade revelada, tal como a concebe a fé cristã; escolasticismo.

  • A Escolástica foi um período da Filosofia Medieval em que a filosofia aristotélica e a junção entre fé e razão ganharam centralidade para explicar os elementos teológicos. ... A Filosofia Escolástica é uma tradição filosófica que surgiu na Idade Média, tendo acontecido, aproximadamente, entre os séculos IX e XIII.
  • Gnosticismo (do grego, conhecimento) ideia de que a vida, criação de uma entidade imperfeita, era uma forma maléfica de se aprisionar o espirito humano e que só se pode alcançar o bem em um nível espiritual.

    Teísmo (do grego theos, que significa deus) crença na existência de um ou vários deuses, nesse caso, pode existir um supremo, teísmo não é religião.

    Patrística foi uma corrente filosófica cristã dos primeiros séculos depois de cristo, a origem do nome remete aos padres da época, chamados de "pais da igreja", responsáveis por difundir e desenvolver o cristianismo.

    Peripatéticos (do grego, ambulante ou itinerante), eram chamados assim os discípulos de Aristóteles nos jardins do Liceu, que caminhava enquanto ensinava pra instigar o pensamento, segundo ele.


ID
5073340
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Quanto à sua formulação lógica, o raciocínio “Todo homem é mortal. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal.” consiste em

Alternativas
Comentários
  • Um silogismo é formado por duas premissas que contêm termos extremos e um termo médio conduzindo a uma conclusão.
    "Todo homem é mortal" e "Sócrates é homem" são as premissas. "Homem" é o termo médio que ocorre apenas uma vez em cada premissa. "Sócrates", é o termo maior e "mortal", o termo menor.
    "Logo, Sócrates é mortal" é a conclusão.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • “Todo homem é mortal. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal”. Este silogismo é do próprio Aristóteles, vamos esquematizá-lo em três partes sequenciadas:

    1. Premissa maior: Todo homem é mortal
    2. Premissa menor: Sócrates é homem
    3. Conclusão: Logo, Sócrates é mortal.


ID
5073343
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

No seu livro Introdução à filosofia ocidental, o professor Antony Flew diz que filosofia consiste em argumentos “sempre, do início ao fim” e, como não há argumentos no pensamento oriental (ou conforme ele pensa), por consequência não existe filosofia no pensamento oriental. De modo similar, refere-se à tradição filosófica africana. Contudo, quando ele diz que sem argumentação e clarificação não há filosofia, tecnicamente falando, ele identifica filosofia com uma argumentação tipicamente ocidental. Em outras palavras, ele quer dizer que, se a atividade reflexiva não estiver baseada na argumentação e clarificação típicas do pensamento ocidental (recomendado pela tradição analítica anglo-saxã), ela não é filosofia. Em primeiro lugar, a essência da filosofia não é o argumento, mas a reflexão, o que faz com que não tomemos a argumentação tipicamente ocidental como padrão para a filosofia. Em qualquer lugar existe reflexão acerca das questões fundamentais sobre o ser humano e o mundo (seja qual for a forma de reflexão empreendida), isto é, filosofia.

Joseph I. Omoregbe. Filosofia Africana: Ontem e Hoje. 
Internet:<www.filosofiaafricana.weebly.com> (com adaptações).

A partir da crítica apresentada no texto anterior, de Joseph Omoregbe, infere-se que, para esse autor, 

Alternativas
Comentários
  • A crítica apresentada pelo texto refere-se à classificação defendida por Anthony Flew que exclui as filosofias africanas e orientais, pois elas não constroem seus argumentos ao modo ocidental. Tomando que o essencial da filosofia é a reflexão e não a argumentação, o texto afirma ser errada essa proposição e defende que, sim, há filosofia africana e oriental, pois há aí reflexão.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Filosofia é essencialmente uma atividade reflexiva. Filosofar é refletir sobre a experiência humana para responder algumas questões fundamentais a seu respeito.

    Joseph I. Omoregbe define um filósofo como "aquele que dedica boa parte de seu tempo refletindo sobre questões fundamentais sobre a vida humana ou sobre o universo físico, e que faz isso de maneira habitual", e diz que não existe nenhuma filosofia africana articulada e documentada, ainda que exista uma tradição filosófica africana. Simplificando, mesmo que não existissem filósofos africanos conhecidos, a filosofia foi, de fato, praticada na . Uma forma de sempre esteve presente na África desde tempos muito antigos. Se tomarmos a filosofia como sendo um conjunto coerente de crenças, mas não como um sistema de explicar a unidade do entendimento de todos os fenômenos, então praticamente todas as possuem filosofia.

  • Ele explica o objetivo da filosofia e que primeiro a pessoa reflexe acerca de algo e posteriormente ela vai argumentar aquilo com outras pessoas

    GAB B

    APMBB


ID
5073346
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Segundo algumas das principais teorias políticas dos séculos XVII e XVIII, contrato social consiste em uma concepção que busca explicar

Alternativas
Comentários
  • O homem quando está em sociedade, sai do seu estado de natureza, e passa a seguir regras que foram impostas para a organização e o bom funcionamento das coisas, essa posse natural de bens e armas é transferida ao estado, que passa a ter o dever de proteger e prover recursos por meio de suas instalações bens e serviço, sendo o protagonista do poder político.

    Gabarito letra A

  • Os filósofos conhecidos como "contratualistas" descreveram o processo de superação do que seria o estado de natureza ou estado natural pela formação da sociedade civil, ou estado civil. Tratou-se de construir uma entidade superior a todos os membros do grupo e que fosse capaz de organizar a sociedade e garantir a paz e os direitos individuais. Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau são três dos principais pensadores desse período.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • exatamente , entrega o estado natural em prol de um estado civil
  • Contrato Social é a relação entre o indivíduo e o Estado. Nele o ser humano aceita abdicar sua liberdade (como a posse natural de bens e armas) para se submeter às leis da sociedade e do Estado. Em troca, o Estado se compromete em defender o homem, o bem comum e dar condições para que ele se desenvolva.

  • Contrato social (ou contratualismo) indica uma classe de teorias que tentam explicar os caminhos que levam as pessoas a formarem Estados e/ou manterem a ordem social.

  • contrato social é uma grande fantasia para legitimar a porcaria do estado

  • O contratualismo é uma abordagem baseada na teoria dos contratos sociais, sendo contratualistas os filósofos que buscaram explicar a origem da sociedade e o fundamento do poder político em um contrato social entre os indivíduos (seja ele implícito ou explícito). Este é considerado o marco o fim do estado natural e o início da vida social e política.

    Segundo algumas das principais teorias políticas dos séculos XVII e XVIII, contrato social consiste em uma concepção que busca explicar a passagem do estado de natureza ao estado civil ou sociedade civil pelo assentimento dos indivíduos em renunciar à liberdade natural e à posse natural de bens e armas, transferindo-se a um terceiro, o soberano, o protagonismo do poder político.

    Resposta: A


ID
5073349
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

O conceito de estado de natureza tem a função de explicar a situação pré-social na qual os indivíduos existem isoladamente. Para Hobbes, ele é um estado de guerra permanente dos indivíduos entre si, no qual reina o medo da morte violenta. Nele, a única lei que existe é a da força do mais forte. Para Rousseau, ao contrário, o estado de natureza não é de guerra e medo, mas de felicidade e inocência. Nele, as pessoas se comunicam por gritos, gestos e música, e vivem do que a natureza fornece. Esse estado, entretanto, chega ao fim quando surge a primeira cerca, ou seja, quando surge a propriedade privada. A partir de então, nesse estado de sociedade, passa a prevalecer a guerra de todos contra todos.

                Marilena Chauí. Iniciação à Filosofia [Manual do Professor]. p. 504 (com adaptações).

Considerando-se as informações do texto precedente e aspectos a ele relacionados, é correto concluir que

Alternativas
Comentários
  • O estado de sociedade de Rousseau corresponde ao estado de natureza de Hobbes, é só ler o texto e analisar que cada um tem uma posição diferente.

    Gabarito letra A

  • Segundo Hobbes, no estado de natureza o homem guerreia contra todos os homens e não tem paz. que somente será alcançada no estado de sociedade, com a figura do soberano para garanti - la. Para Rousseau, a guerra não seria natural, mas somente acontece quando se estabelece a propriedade privada dando início à sociedade. Logo, o estado de sociedade de Rousseau corresponde ao estado de natureza de Hobbes.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • O estado de sociedade para Rousseau “a sociedade deprava e torna o homem miserável”;

    O estado de natureza para Hobbes provoca a destruição mútua do homem.

  • "O homem nasce bom e a sociedade o corrompe".(ROUSSEAU) o Estado de Sociedade de ROUSSEAU corresponde ao Estado de Natureza de HOBBES "O homem é lobo do homem". (HOBBES).

  • As pessoas se comunicam com gritos até hoje rsrsrs

  • eu entendi o pq da alternativa A está correta, mas não compreendo o erro da D, sendo que realmente as concepções de estado de natureza dos dois são completamente opostas

  • Por que a D está errada? Okay, entendo que a A é a certa, mas D tb está.

  • A letra D está errada SOMENTE por conta do que o enunciado da questão pediu. O enunciado pediu de acordo com o texto. Mas, no geral, o pensamento da D também está certo. Resumindo: a A está "mais correta", dentro do contexto, do que a D.
  • O comando da questão é "de acordo com o texto", logo, LETRA A.

    No entanto, fora deste comando, a D está correta.

  • tbm concordo Aimee , as duas estao corretas pra mim tbm uma nao se sobressai a outra. Nao sei porque uma está mais de acordo com o texto do que a outra. Uma vez que no próprio texto tem a expressao, "pelo contrário" Para Rousseau, ao contrário, o estado de natureza não é de guerra e medo, mas de felicidade e inocência. Alguem poderia explicar?

    um mnmonico pra memorizar a posicao de cada um

    Hobbes- estado da natureza - horror

    ROusseau - estado da natureza - riso

    mais uma questao pra memorizacao

    Q12555104


ID
5073352
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Um dos princípios básicos do existencialismo, tal como proposto por Jean-Paul Sartre no ensaio O existencialismo é um humanismo, é o de que

Alternativas
Comentários
  • Para Jean Paul Sartre, cada indivíduo, antes de compreender seu local na sociedade e no mundo, existe e a partir da existência, formula e estabelece aquilo que se é. Dessa forma, devemos compreender que, a partir do existencialismo, a existência precede a essência.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • "O que significa, aqui, dizer que a existência precede a essência? Significa que, em primeira instância, o homem existe, encontra a si mesmo, surge no mundo e só posteriormente se define. O homem, tal como o existencialista o concebe, só não é passível de uma definição porque, de início, não é nada: só posteriormente será alguma coisa e será aquilo que ele fizer de si mesmo."


ID
5073355
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Após a proclamação da República no Brasil, a filosofia positivista se tornou a principal concepção filosófica difundida nos meios intelectuais do país. Com relação a esse assunto, é correto afirmar que o positivismo consiste na doutrina para a qual o conhecimento objetivo da realidade

Alternativas
Comentários
  • O positivismo, que no Brasil alcançou status de religião, considera que as ciências experimentais e a observação são os únicos caminhos para se alcançar o conhecimento objetivo da realidade.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Positivismo: Sistema criado por Auguste Comte 1798-1857que se propõe a ordenar as ciências experimentais, considerando-as o modelo por excelência do conhecimento humano, em detrimento das especulações metafísicas ou teológicas; comtismo.


ID
5073358
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Muitos imaginaram repúblicas e principados que jamais foram vistos e que nem se soube se existiram na verdade, porque há tamanha distância entre como se vive e como se deveria viver que aquele que abandona o que se faz por aquilo que se deveria fazer aprende antes a arruinar-se que a preservar-se. Eis por que é necessário a um príncipe que quiser manter-se, aprender a poder não ser bom e a valer-se ou não disso segundo a necessidade.

                                             Nicolau Maquiavel. O Príncipe. Ed. Martins Fontes (com adaptações).

Considerando-se o texto precedente, é correto afirmar que Maquiavel recomenda ao príncipe, isto é, ao governante, que este

Alternativas
Comentários
  • Para Maquiavel, a grande arte do governante (o príncipe) é agir da forma necessária de acordo com a situação, ainda que suas ações não sejam consideradas "boas" dentro dos valores morais da sociedade. Maquiavel argumentava que basear-se em exemplos imaginários não é o melhor caminho para exercer bem o poder e que, para isso, não pode o governante guiar-se no que é bom ou errado, mas no que é necessário para a sobrevivência de seu governo.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • “...quando um príncipe deixa tudo por conta da sorte, ele se arruína logo que ela muda. Feliz é o príncipe que ajusta seu modo de proceder aos tempos, e é infeliz aquele cujo proceder não se ajusta aos tempos.” (MAQUIAVEL, 2002, p. 264).

  • Tem várias bem esquisitas, mas no geral ele diz no final que as vezes é preciso fazer certas coisas que não necessariamente são as mais benéficas

    GAB C

    APMBB


ID
5073361
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

No Discurso do Método e nos Princípios de Filosofia, Descartes elabora o célebre argumento do cogito, cuja proposição fundamental é “Penso, logo existo”. Para que tal formulação fosse um silogismo, seria preciso acrescentar

Alternativas
Comentários
  • Silogismos são formados por duas premissas e uma conclusão que conecta as premissas extremas. Na famosa frase de Descartes, temos uma premissa menor "penso" e uma conclusão "logo existo". Para concluir a estrutura deste silogismo, falta uma premissa maior, "todo aquele que pensa, existe".


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Raciocínio dedutivo estruturado formalmente a partir de duas proposições (premissas), das quais se obtém por inferência uma terceira (conclusão) [p.ex.: "todos os homens são mortais; os gregos são homens; logo, os gregos são mortais"]


ID
5073364
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Para Marx, a alienação não é puramente teórica, porque se manifesta na vida real quando o produto do trabalho deixa de pertencer a quem produziu. Isso ocorre porque, na economia capitalista, prevalece a lógica de mercado, em que tudo tem um preço, ou seja, adquire um valor de troca, diferentemente de quando fabricamos o que é necessário para a existência (casas, roupas, livros), produtos que têm utilidade vital, valor de uso.

                                                               Maria Lúcia de Aranha. Filosofia: introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009, p. 70 (com adaptações).

Com relação ao assunto do texto precedente, é correto afirmar que, no novo contexto capitalista, de acordo com a perspectiva marxista, também pensada pelos frankfurtianos, quando o operário vende a sua força de trabalho mediante salário, esta se transforma em 

Alternativas
Comentários
  • O conceito de alienação de Marx, também trabalhado pelos autores da Escola de Frankfurt (Horkheimer e Adorno, principalmente) considera a separação entre o trabalhador e o processo produtivo. Sem a posse das ferramentas de produção, ele próprio passa a ser uma ferramenta, mais uma mercadoria com valor de mercado a ser agregado dentro da cadeia produtiva.


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • A partir desse pensamento sobre a cultura como um negócio os pensadores frankfurtianos criaram um nome para esse mercado cultural que foi chamado por eles de Indústria Cultural que visava sempre o lucro financeiro e tinha como p´blico alvo a sociedade de massa que era a maioria da população.


ID
5073367
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

No momento em que a arte rompe com a ideia de ser cópia do real para ser considerada criação autônoma que tem a função de revelar as possibilidades do real, ela passa a ser avaliada de acordo com a autenticidade da sua proposta e sua capacidade de falar ao sentimento.

                                                               Maria Lúcia de Aranha. Filosofia: introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009, p. 403 (com adaptações).


Desde o século XIX, algumas reflexões relativas à estética vêm sendo revistas e reconstruídas, de modo que a arte como pensamento deixou de focar apenas no belo e no feio para tratar do assunto da 

Alternativas
Comentários
  • A reflexão colocada pelo texto descreve o processo em que a arte se desvincula da antiga ideia de ser a cópia do real a partir de parâmetros da beleza e passa a ser compreendida como representação do mundo dialogando com sentimentos e impressões.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • representação é a tradução mental de uma realidade exterior percebida e liga-se ao processo de abstração. O imaginário faz parte de um campo de representação e, como expressão do pensamento, se manifesta por imagens e discursos que pretendem dar uma definição da realidade.

  • Quanto à natureza, a arte reproduz as aparências e representa os aspectos essenciais das coisas. Ela assenta naquilo que chamamos de beleza estética: o equilíbrio e a simetria, o respeito às proporções, etc.

    O valor da arte é aferido pelos efeitos que ela produz que dependem da qualidade que ela representa. Deve as artes representar o que é belo, tanto esteticamente quanto moralmente, para que o espírito sinta-se inclinado a pratica das virtudes e ao conhecimento da verdade. O principio da imitação, invocado para explicar a natureza da arte, define a função ética e espiritual que ela desempenha que consiste em induzir a alma a imitar o que é bom e digno de ser imitado.

    (Danielle Gusman)

  • a arte se desvincula da antiga ideia de ser a cópia do real a partir de parâmetros da beleza e passa a ser compreendida como representação do mundo dialogando com sentimentos e impressões.


ID
5073370
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Um dos princípios que fundamentam a vida social na sociedade atual é a autonomia do indivíduo, que, isolado do conjunto, é responsabilizado por suas ações. Na verdade, porém, a ação individual é regida por valores éticos e morais que foram socialmente elaborados e formam a maneira de pensar e interpretar o mundo.

                                                                                          Cassiano Cordi e outros. Para filosofar.
São Paulo: Scipione, 2007, p. 65 (com adaptações).

Com relação ao assunto abordado no texto precedente, é correto afirmar que refletir sobre a ética supõe entender o papel da moral no contexto da estrutura econômica e política, sendo a ética construída

Alternativas
Comentários
  • A ética se constitui a partir das normas e valores coletivos de cada sociedade, em cada época. É um regramento de convívio coletivo que se coloca para os indivíduos indicando modos de bem viver de acordo com o período histórico.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • A ética é construída de acordo com o desenvolvimento da sociedade, sendo ela temporal, ou seja, varia de acordo com o tempo não sendo a mesma de acordo com a época a qual é tratada. Se desenvolve a partir do comportamento que é valorizado pela sociedade, podendo ser ou não definido por regras explícitas como leis.

  • Ética não se constitui num conjunto de pequenas regras, mas em princípios que só podem ser compreendidos no seio de uma comunidade, na complexidade de suas relações, de suas aspirações, etc.


ID
5073373
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

O belo é sempre extravagante. Não estou querendo insinuar que seja voluntária e friamente extravagante, pois nesse caso seria um monstro descarrilado dos trilhos da vida. Quero dizer que o belo sempre contém um pouco de extravagância ingênua não deliberada e inconsciente e que essa extravagância é o que o leva particularmente a ser belo.

                                                                   Charles Baudelaire. A exposição universal de 1855.  
In: Cassiano Cordi e outros. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 2007, p. 298 (com adaptações).

Considerando-se as informações do texto precedente, é correto afirmar que, de acordo com Charles Baudelaire, a extravagância é uma 

Alternativas
Comentários
  • Ao observarmos o texto de Baudelaire, podemos obsersar que o autor procura descrever a característica do belo, como fica claro a partir da primeira frase.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Se o que leva a ser belo é a extravagância, pq não seria esta sua causa?

  • Baudelaire afirmava que a finalidade de sua poesia era “extrair a beleza do mal” e comunicar aos homens a tragédia essencial do ser humano, dividido entre Deus e o demônio.


ID
5073376
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Se o trabalho nos dá a chave das relações fundamentais entre o homem e a natureza, convém lhe atribuir um alto significado metafísico. Meditar sobre o trabalho é compreender que o homem não é nem um puro espírito (cuja atividade jamais encontraria obstáculos), nem um ser puramente biológico (incapaz de recuo com relação à natureza e preocupado apenas com a satisfação imediata do instinto).

                                                       Denis Huisman e André Vergez. Curso moderno de filosofia  
In: Cassiano Cordi e outros. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 2007, p. 228 (com adaptações).


Com referência ao assunto do texto anterior, é correto afirmar que, de acordo com Jean Lacroix, o trabalho não somente humaniza o universo, torna-o incessantemente mais habitável e cria obras úteis, mas também humaniza

Alternativas
Comentários
  • Segundo o pensamento de Jean Lacroix, o trabalho afasta o homem do ser puramente animal ao tempo em que o impede de tornar-se puramente espírito manteno-o, dessa forma, humanizado. Para o pensador, é través do trabalho que o homem se faz homem pois é através do qual organiza e persegue seus desejos e necessidades.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • trabalho humaniza porque é capaz de promover a socialização entre os membros de um grupo. Nesta direção, podemos compreender que a humanização é vista nos laços de amizades e momentos de lazer entre os líderes e colaboradores de uma empresa.

  • Lacroix é um filósofo personalista, ou seja, que para ele o centro de tudo é a pessoa, humana espiritual e encarnada. Essa pessoa pode encontrar sentido em sua própria liberdade interior pela relação com o outro. Ela pode ser ela mesma no envolvimento social dentro da família como na humanidade. E Deus é o único outro que poderiam justificar a realidade do sujeito individual, "eu" e dar-lhe uma a abertura a outros para formar um "nós". Esta dialética que Lacroix exprime alternadamente em uma metafísica moralista, atenta a todas às dimensões da experiência humana, permitindo, de acordo com ele, exceder ao mesmo tempo o marxismo e o existencialismo e de responder ao ímpeto integral do homem.

  • Nss a resposta me dói kkkk tentei pensar pelo texto. Se fosse sociologia e qm tivesse escrito fosse o tio Karl Marx, seria letra B

  • GAB: LETRA A

    É AQUELA MÁXIMA: O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM.


ID
5073379
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

No século XIX, o filósofo alemão Hegel faz uma leitura otimista da função do trabalho na célebre passagem "do senhor e do escravo", descrita na Fenomenologia do espírito: dois indivíduos lutam entre si e um deles sai vencedor, podendo matar o vencido. Este, no entanto, prefere submeter-se, para poupar a própria vida. A fim de ser reconhecido como senhor, o vencedor conserva o outro como servo. O servo submetido tudo faz para o senhor, mas, com o tempo, o senhor descobre que não sabe fazer mais nada, porque, entre ele e o mundo, colocou o servo, e ele é que domina a natureza.

                                                                 Maria Lúcia de Aranha. Filosofia: introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009, p. 69 (com adaptações).

Considerando-se as informações do texto precedente, é correto afirmar que, de acordo com Hegel, o servo recupera a sua liberdade porque o trabalho se torna a

Alternativas
Comentários
  • No pensamento de Hegel, a liberdade deve ser considerada como a capacidade de interagir com a natureza e dela tirar seu sustento, sua vida. Quando o senhor subjuga o servo, se afasta da natureza e, subjugado, o servo readquire sua liberdade através do trabalho, ou seja, do saber e do conhecimento sobre a natureza.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • "Liberdade não é uma propriedade das pessoas, é das sociedades". (HEGEL)


ID
5073382
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A originalidade da pólis é que ela estava centralizada na ágora (praça pública), espaço onde se debatiam os problemas de interesse comum, regidos pela ética (essa invenção grega, compreendida como a ciência da conduta). Separavam-se na pólis o domínio público e o privado: isso significava que ao ideal de valor de sangue, restrito a grupos privilegiados em função do nascimento ou fortuna sobrepunha-se a justa distribuição dos direitos dos cidadãos como representantes dos interesses da cidade.

                                                                  Maria Lúcia de Aranha. Filosofia: introdução à Filosofia.
São Paulo: Moderna, 2009, p. 39 (com adaptações).

Considerando-se as informações do texto anterior, é correto afirmar que a ágora consistia em um espaço para o cidadão grego, aquele que fora educado a partir da ciência da conduta, tornar pública a expressão viva dos interesses do povo. Tal expressão se dava por meio

Alternativas
Comentários
  • Bons tempos...

  • A ágora era considerada a praça pública da polis. Era nela que aconteciam os debates políticos. Os cidadãos (os que podiam expor sua opinião) da Grécia iam para a praça pública debater as questões políticas da sociedade, e quem podia colocar sua opinião e tinha o melhor argumento era o vencedor.

  • ágora era a realização do espaço público no qual se reuniam os homens privados para o debate das coisas públicas. As decisões que aí se tomavam, desde o ponto de vista da reunião de iguais, era a partir do diálogo.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Ágora era o espaço das antigas cidades-estado gregas em que os cidadãos se encontravam para dialogar sobre os assuntos importantes da comunidade.

  • Pensou em Grécia, pensou em diálogos, o trem bonito que era essa Grécia!

    GAB D

    APMBB


ID
5073385
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Os primeiros pensadores centraram a atenção na natureza e elaboraram diversas concepções de cosmologia. Note que dizemos cosmologia, conceito que se contrapõe à cosmogonia de Hesíodo. Enquanto no período mítico a cosmogonia relata o princípio como origem no tempo (o nascimento dos deuses), as cosmologias dos pré-socráticos procuram a racionalidade constitutiva do universo.

                                                               Maria Lúcia de Aranha. Filosofia: introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009, p. 40 (com adaptações).

Com referência ao assunto do texto anterior, é correto afirmar que os pré-socráticos são também conhecidos como filósofos da

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A : physis= substância das coisas físicas.

    A filosofia pré - socrática busca o entendimento das coisas naturais, como o mundo foi criado pelo uso da lógica( cosmologia) e se distanciando do mito( cosmogonia).

  • Physis = natureza

    Os pré-socráticos tinham como característica a recusa da religião e a mitologia como explicadores dos fenômenos da natureza e das relações humanas.

  • Como indica o texto, os filósofos pré-socráticos eram dedicados às questões da realidade constitutiva do universo, da natureza, que na época grega era conhecida como physis.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  •  Physis é uma palavra de origem grega. Deriva de um verbo, que significa fazer nascer, fazer brotar, fazer crescer, produzir. Os filósofos gregos pré-socráticos pregavam que Physis é o elemento primordial da Natureza, eterno e em perene transformação.


ID
5073388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia

O lazer é uma criação da civilização industrial e apareceu como fenômeno de massa como características específicas que nunca existiram antes do século XX, quando a nova expressão histórica do lazer surgiu como contraponto explícito ao período de trabalho.

                                                              Maria Lúcia de Aranha. Filosofia: introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009, p. 76 (com adaptações).

A partir das informações do texto apresentado, é correto afirmar que a diminuição da jornada de trabalho criou o tempo liberado, que difere do tempo

Alternativas
Comentários
  • Com as novas relações de trabalho do século XX, quando limites são impostos ao ritmo de trabalho a partir de legislações trabalhistas, se intensifica e se massifica o tempo dedicado ao lazer como contraposição ao tempo histórico. A diminuição da jornada de trabalho cria o tempo liberado, diferente do tempo livre, pois ocupado com a noção de lazer.
    A letra A não está correta, pois é justamente a limitação do tempo trabalhado que cria o tempo liberado. O mesmo vale para a letra C. As letras D e E não se referem ao que a questão relaciona.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • " A questão do tempo implica uma possibilidade de domínio sobre a vida dos indivíduos e sobre a organização do tempo de trabalho e da produção capitalista ao tempo da vida urbana".

    (Paolletti, 1998)


ID
5073391
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia

Não se pode fugir à filosofia. Pode perguntar-se apenas se é consciente ou inconsciente, boa ou má, confusa ou clara. Quem recusar a filosofia está realizando um ato filosófico de que não tem consciência.

                                                                      Karl Jaspers. In: Angélica Sátiro. Pensando melhor: iniciação ao filosofar. São Paulo: Saraiva, 2003, p. 39.


Quanto ao assunto do texto precedente, é corretor afirmar que a filosofia pressupõe constante disponibilidade para

Alternativas
Comentários
  • Segundo o texto, a filosofia é um exercício inescapável da condição humana uma vez que se refere ao ato de questionar o mundo. Quando se tenta negar essa condição, mesmo que inconscientemente, pratica-se a filosofia.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • A primeira atitude do filósofo é admirar, ser capaz de surpreender com o óbvio e questionar as verdades.


ID
5073394
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia

É o conjunto organizado de todos os conhecimentos científicos, empíricos ou intuitivos, empregados na produção e comercialização de bens e serviços. A tecnologia gerada ou aperfeiçoada pela pesquisa e desenvolvimento experimental pode exigir diferentes graus de elaboração até o seu emprego numa unidade produtiva.

                                                                 Dimenstein, Gilberto. Dez lições de Filosofia para um Brasil cidadão. São Paulo: FTD, 2008, p. 77

A ciência normal é como uma solução de quebra-cabeças, que busca verificação e validade em tudo o que faz e realiza. O objetivo da ciência normal é ser produtiva. O que a ciência busca para validar seus procedimentos é uma garantia

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    A lógica acompanha a ciência e seu método.

    Aristóteles : filósofo que deu a base para a lógica moderna/contemporânea com o metódo dedutivo e silogismo.

  • O termo "ciência normal" me induziu ao erro, pois associei com a concepção de Thomas Kuhn

  • A ciência funciona a partir de preceitos lógicos que fundamentam a cadeia de pensamentos, hipóteses e afirmações. Não se fundamenta por idealismo, se pressupões acima das regras culturais, se afasta das premissas religiosas e também das ideológicas.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Foi o filósofo grego Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.) que criou o estudo da lógica, ele a chamava de analítica.

    Para ele, qualquer conhecimento que pretenda ser um conhecimento verdadeiro e universal deveria respeitar alguns princípios, os princípios lógicos.

    A lógica (ou analítica) passou a ser compreendida como um instrumento do correto pensar e a definição de elementos lógicos que fundamentam o conhecimento verdadeiro.