SóProvas



Prova COPESE - UFPI - 2015 - UFPI - Médico do Trabalho


ID
2454682
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A nomeação para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo no serviço público depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos a ordem de classificação e o prazo de sua validade. Nomeado o servidor poderá tomar posse e entrar em exercício. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança. Com relação à posse e exercício do cargo público, pode-se dizer que é CORRETO:

Alternativas
Comentários
  • Art. 18. O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto
    em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)
     

  • a) Art. 13, § 6o  Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer no prazo previsto no § 1o deste artigo.

     

    b) GABARITO: Art. 13, § 3o  A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

     

    c) Art. 13, § 1o  A posse ocorrerá no prazo de 30 dias contados da publicação do ato de provimento.

    Art. 14, § 1o  É de 15 dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.

     

    d) Art. 18.  O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, 10 e, no máximo, 30 dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.

     

    e) Art. 14.  A posse em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial.

  • GABARITO: LETRA B

    Da Posse e do Exercício

    Art. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    § 3  A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

    FONTE: LEI N° 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos, em especial acerca da Lei 8.112/1990. Vejamos:

    A. ERRADO.

    Art. 13, Lei 8.112/90. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    § 1º. A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.  

    § 6º. Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer no prazo previsto no § 1º deste artigo.

    B. CERTO.

    Art. 13, Lei 8.112/90. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    § 3º. A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

    C. ERRADO.

    Art. 15, Lei 8.112/90. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança. 

    § 1º. É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.      

    D. ERRADO.

    Art. 18, Lei 8.112/90. O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.    

    E. ERRADO.

    Art. 14, Lei 8.112/90. A posse em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial.

    GABARITO: ALTERNATIVA B.


ID
2454685
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A lei 8.112/90, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, traz a regulamentação sobre direitos e vantagens do servidor público federal. A lei também especifica as normas sobre vencimento e remuneração do servidor público. Em relação a isto, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

     

    Art. 48.  O vencimento, a remuneração e o provento NÃO serão objeto de arresto, seqüestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.

  • Letra D

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Ressalta-se que a questão deseja saber a alternativa incorreta.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está correta, pois, conforme o § 4º, do artigo 41, da citada lei, "é assegurada a isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder, ou entre servidores dos três Poderes, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas à natureza ou ao local de trabalho."

    Letra b) Esta alternativa está correta, pois, conforme o caput, do artigo 42, da citada lei, "nenhum servidor poderá perceber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores percebidos como remuneração, em espécie, a qualquer título, no âmbito dos respectivos Poderes, pelos Ministros de Estado, por membros do Congresso Nacional e Ministros do Supremo Tribunal Federal."

    Letra c) Esta alternativa está correta, pois, conforme o § 1º, do artigo 45, da citada lei, "mediante autorização do servidor, poderá haver consignação em folha de pagamento em favor de terceiros, a critério da administração e com reposição de custos, na forma definida em regulamento."

    Letra d) Esta alternativa está incorreta e é o gabarito em tela. Conforme o artigo 48, da citada lei, "o vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, seqüestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial."

    Letra e) Esta alternativa está correta, pois, conforme o caput, do artigo 45, da citada lei, "salvo por imposição legal, ou mandado judicial, nenhum desconto incidirá sobre a remuneração ou provento."

    Gabarito: letra "d".


ID
2454688
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Além do vencimento, a lei 8.112/90 prevê que poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens: indenizações (ajuda de custo, diárias, transporte e auxílio moradia), gratificações e adicionais. Com relação às indenizações, gratificações e adicionais a que faz jus o servidor público federal, a lei dispõe que

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

     

     

    Art. 75.  O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinqüenta e dois minutos e trinta segundos.

     

    ADICIONAL NOTURNO. CONTINUIDADE DA JORNADA CONTRATUAL. PRORROGAÇÃO. (...) embora o § 5º do art. 73 da CLT e a Súmula n. 60, II, do TST prevejam a extensão do adicional correspondente às horas laboradas em prorrogação do trabalho noturno, tal regra também há de ser aplicada à simples continuidade da jornada contratual padrão após as 5:00h - entendimento literalmente cristalizado na OJ n. 388 da SDI-1 do TST, que aborda a matéria na hipótese da jornada especial 12x36 (caso dos autos). Afinal, tanto na jornada mista quanto nas horas extras prestadas após o horário contratual noturno, os maléficos efeitos do trabalho noturno não cessam, automaticamente, após as 5:00h, uma vez que o obreiro continua privado do sono no período em que seu organismo está biologicamente (e, inclusive, socialmente) programado para dormir. (TRT da 3.ª Região; PJe: 0010197-60.2015.5.03.0137 (RO); Disponibilização: 09/06/2016, DEJT/TRT3/Cad.Jud, Página 410; Órgão Julgador: Decima Turma; Relator: Paulo Mauricio R. Pires).

  • Gabarito letra c).

     

    LEI 8.112/90

     

     

    a) Art. 49, § 1º As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

     

     

    b) Art. 49, § 2º As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei.

     

     

    c) Art. 76. Independentemente de solicitação, será pago ao servidor, por ocasião das férias, um adicional correspondente a 1/3 (um terço) da remuneração do período das férias.

     

     

    d) Art. 75. O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinqüenta e dois minutos e trinta segundos.

     

     

    e) Art. 73. O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinqüenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

     

     

    Fonte: https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/12/16213504/Lei-8112-1990-Atualizada-e-esquematizada.pdf

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • a) as indenizações devem ser incorporadas ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

    Art. 49 §1° - As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

     

     

     b) todas as gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, independentemente de indicação através de lei.

    Art 76 §3° - A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e pensões.

     

     

     c) independentemente de solicitação, será pago ao servidor, por ocasião das férias, um adicional correspondente a 1/3 (um terço) da remuneração do período das férias.

    Gabarito C.  Art. 76. Independentemente de solicitação, será pago ao servidor, por ocasião das férias, um adicional correspondente a 1/3 (um terço) da remuneração do período das férias.

     

     

     d) o serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 24 (vinte e quatro) horas de um dia e 7 (sete) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinquenta e dois minutos e trinta segundos.

    Art. 75 - O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinquenta e dois minutos e trinta segundos.

     

     

     e) o serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 20% (vinte por cento) em relação à hora normal de trabalho. 

    Art. 73 - O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (vinte por cento) em relação à hora normal de trabalho. 

  •  Art. 76. Independentemente de solicitação, será pago ao servidor, por ocasião das férias, um adicional correspondente a 1/3 (um terço) da remuneração do período das férias.

    gab;c

  • Hora extra (Serviço Extraordinário) - 50% em relação ao horário normal -> limitado a 2h por jornada

    Adicional Noturno - 25% (computando-se cada hora como cinquenta e dois minutos e trinta segundos) -> corresponde ao trabalho entre 22h às 5h.

    8.112/90

    Art. 73. e Art. 75.

  • Essa banca adora esse tema. Vejam:

    Questão Q830681

    Ano: 2017

    Banca: COPESE - UFPI

    Órgão: UFPI

    Prova: COPESE - UFPI - 2017 - UFPI - Analista de Tecnologia da Informação

    No que se refere aos direitos e vantagens do servidor consignados na lei 8.112/1990, além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as vantagens de adicionais, gratificações e indenizações, sendo que a lei determina também que as vantagens pecuniárias não serão computadas, nem acumuladas, para efeito de concessão de quaisquer outros acréscimos pecuniários ulteriores, sob o mesmo título ou idêntico fundamento. À respeito do conteúdo fixado na lei 8.112/1990 sobre os adicionais, gratificações e indenizações, é CORRETO afirmar que:

    A) As indenizações se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

    B) As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei.

    C) Constituem indenizações ao servidor a ajuda de custo, o pagamento de diárias e transporte, as férias e a retribuição pelo exercício de função, chefia e assessoramento.

    D) A ajuda de custo é calculada sobre a remuneração do servidor, conforme se dispuser em regulamento, não podendo exceder a importância correspondente a 12 (doze) meses.

    E) A diária será concedida por dia de afastamento, sendo devida integralmente mesmo quando o deslocamento não exigir pernoite fora da sede, ou quando a União custear, por meio diverso, as despesas extraordinárias cobertas por diárias.

  • Serviço extraordinário   +50%

     

    Adicional noturno     +25% 

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos, em especial acerca da Lei 8.112/1990. Vejamos:

    A. ERRADO.

    Art. 49, §1º, Lei 8.11/90. As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

    B. ERRADO.

    Art. 49, §2º, Lei 8.112/90. As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei.

    C. CERTO.

    Art. 76, Lei 8.112/90. Independentemente de solicitação, será pago ao servidor, por ocasião das férias, um adicional correspondente a 1/3 (um terço) da remuneração do período das férias.

    D. ERRADO.

    Art. 75, Lei 8.112/90. O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinquenta e dois minutos e trinta segundos.

    E. ERRADO.

    Art. 73, Lei 8.112/90. O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.


ID
2454691
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com o que prescreve a lei 8.112/90, conceder-se-á ao servidor licença por motivo de doença em pessoa da família, por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro, para o serviço militar, para atividade política, para capacitação, para tratar de assuntos de interesses particulares e para desempenhar mandato classista. O servidor também poderá pedir afastamento para servir em outro órgão ou entidade, para exercício de mandato eletivo e para estudo ou missão no exterior. A este respeito, de acordo com a lei 8.112/90, CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Correta, E
     

    Seção II - Do Afastamento para Exercício de Mandato Eletivo:

    Art. 94.  Ao servidor investido em mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposições:

            
    I - tratando-se de mandato federal, estadual ou distrital, ficará afastado do cargoOu seja, só recebe a remuneração do cargo eletivo.

            
    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

            
    III - investido no mandato de vereador:

            
    a) havendo compatibilidade de horário, perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo;

            
    b) não havendo compatibilidade de horário, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.

            
    § 1o  No caso de afastamento do cargo, o servidor contribuirá para a seguridade social como se em exercício estivesse.

            
    § 2o  O servidor investido em mandato eletivo ou classista não poderá ser removido ou redistribuído de ofício para localidade diversa daquela onde exerce o mandato.

  • LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

    a) a licença concedida dentro de 120 (cento e vinte) dias do término de outra da mesma espécie será considerada como prorrogação. ERRADO

    Art. 82.  A licença concedida dentro de 60 (sessenta) dias do término de outra da mesma espécie será considerada como prorrogação.

    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

    b) com relação à licença para atividade política, a partir da convenção partidária e até o décimo dia seguinte ao da eleição, o servidor fará jus à licença, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo período de 6 (seis) meses. ERRADO

    Art. 86.  § 2o  A partir do registro da candidatura e até o décimo dia seguinte ao da eleição, o servidor fará jus à licença, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo período de três meses.

    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

    c) com relação à licença para tratar de assuntos de interesses particulares a critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, mesmo que esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração. ERRADO

    Art. 91.  A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração.

    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

    d) com relação à licença para capacitação profissional, após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional, sendo estes períodos de licença acumuláveis. ERRADO

    Art. 87.  Parágrafo único.  Os períodos de licença de que trata o caput não são acumuláveis.

    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

    e) em se tratando de afastamento para exercício de mandato eletivo, o servidor investido no mandato de vereador, havendo compatibilidade de horário, perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo.  GABARITO

     

  • Servidor em mandato eletivo federal, estadual ou distrital → fica afastado do cargo (recebe apenas pelo cargo eletivo, obrigatoriamente)

    Servidor em mandato de prefeito → fica afastado do cargo, mas pode optar por qual remuneração quer receber (do mandato eletivo ou do cargo público)

     

    Servidor em mandato de vereador:

    *Havendo compatibilidade de horários → fica nos dois empregos e recebe a remuneração de ambos;

    *Não havendo compatibilidade de horários → é afastado do cargo, mas pode optar pela remuneração.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o artigo 82, da citada lei, "a licença concedida dentro de 60 (sessenta) dias do término de outra da mesma espécie será considerada como prorrogação."

    Letra b) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o § 2º, do artigo 86, da citada lei, "a partir do registro da candidatura e até o décimo dia seguinte ao da eleição, o servidor fará jus à licença, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo período de três meses."

    Letra c) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o caput, do artigo 91, da citada lei, "a critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração."

    Letra d) Esta alternativa está incorreta, pois dispõe o artigo 87, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 87. Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.

    Parágrafo único. Os períodos de licença de que trata o caput não são acumuláveis.

    Letra e) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela. Dispõe o artigo 94, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 94. Ao servidor investido em mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposições:

    I - tratando-se de mandato federal, estadual ou distrital, ficará afastado do cargo;

    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

    III - investido no mandato de vereador:

    a) havendo compatibilidade de horário, perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo;

    b) não havendo compatibilidade de horário, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração."

    Gabarito: letra "e".


ID
2454694
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa. O processo disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido. As penalidades possíveis de serem aplicadas ao servidor são advertência, suspensão, demissão, cassação da aposentadoria ou disponibilidade, destituição do cargo em comissão, destituição da função comissionada. Diante disto, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • De cara o Gabarito é letra A, pois a sindicancia pode ocorrer: Arquivamento do processo, advertência, ou suspenção de até 30 dias. 

    Pad: podem gerar suspensão de até 90 dias, demissão, cassação de aposentadoria. 

     

    Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

            I - arquivamento do processo;

            II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

            III - instauração de processo disciplinar.

     

    Art. 146.  Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.

  • Correta, A

    Processo Administrativo Disciplinar - PAD:

    pode resultar:

    - suspensão de até 90 dias;
    - Demissão;
    - Cassação de Aposentadoria.

    Sindicância:

    pode resultar:

    - suspensão de até 30 dias;
    - arquivamento do processo;
    - intauração de PAD.

  • Incorreta a alternativa A, conforme já exposto pelos colegas.

     

    Fundamento legal das demais alternativas:

     

    B) 

     Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

            III - inassiduidade habitual;

            V - incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição;

            VI - insubordinação grave em serviço;

     

    C) 

    Art. 152.  O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem.

     

    D) 

    Art. 164.  Considerar-se-á revel o indiciado que, regularmente citado, não apresentar defesa no prazo legal.

            § 1o  A revelia será declarada, por termo, nos autos do processo e devolverá o prazo para a defesa.

            § 2o  Para defender o indiciado revel, a autoridade instauradora do processo designará um servidor como defensor dativo, que deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado.

     

    E) 

     Art. 166.  O processo disciplinar, com o relatório da comissão, será remetido à autoridade que determinou a sua instauração, para julgamento.

    Art. 167. No prazo de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão.

  • Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

            I - arquivamento do processo;

            II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

            III - instauração de processo disciplinar.

  • GABARITO: LETRA A

    Do Processo Administrativo Disciplinar

    Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

    I - arquivamento do processo;

    II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

    III - instauração de processo disciplinar.

    Parágrafo único.  O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.

    FONTE: LEI N° 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • GAB A

     

                                                                         PAD                                X                       SINDICÂNCIA

                                                      SUSPENSÃO DE ATÉ 90 DIAS;                           SUSPENSÃO DE ATÉ 30 DIAS;

                                                                   DEMISSÃO;                                          ARQUIVAMENTO DO PROCESSO;         

                                                   CASSAÇÃO DE APOSENTADORIA.                           INSTAURAÇÃO DE PAD.

     


ID
2454697
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre os periféricos e dispositivos que podem ser instalados e conectados a um computador, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • SATA (Serial ATA)

     

    O padrão SATA é a evolução do padrão ATA, adotado atualmente para conexão interna dos dispositivos de armazenamento e de leitura de mídias. Foi criado no início dos anos 2000. Como o próprio nome diz, o SATA é um barramento serial, que trafega 1 bit por vez.

    Contudo, o cabo de menor dimensão é melhor blindado, e os clocks mais elevados é que tornam a transmissão de dados mais veloz.

     

    O padrão SATA I já trafegava dados a 150 MB/s.

     

    O SATA II a 300 MB/s.

     

    O padrão SATA III, mais atual, suporta 600 MB/s.

     

    Outra característica interessante do SATA é a possibilidade de uso da técnica hot-swap, que torna possível a troca de um dispositivo Serial ATA com o computador ligado.

    Por exemplo, é possível trocar um HD sem ser necessário desligar a máquina para isso. Este recurso é muito útil em servidores que precisam de manutenção/reparos, mas não podem parar de funcionar.

     

    e-SATA É uma extensão do SATA, dentro do computador, que permite a conexão de dispositivos SATA externos ao mesmo.

     

    PS/2

    Esse você já deve ter visto. O padrão PS/2, também serial, substituiu o RS-232 e passou a ser utilizado para a conexão de mouses e teclados nos computadores.

    Verde para mouse e roxo para teclado. Mas hoje em dia você não precisa mais decorar isso. O padrão USB está absorvendo tudo!

     

    placas de vídeo possuem:

    Processador próprio. Antigamente, as placas de vídeo eram apenas uma placa com memória de vídeo (VRAM). Hoje, possuem processador próprio, chamado de GPU (Graphics Processor Unit), com clocks na casa dos Mhz ou mesmo dos Ghz;

     Memória qualificada. As memórias das melhores placas de vídeo podem chegar também na casa dos Gigabytes, e com tecnologia Double Data Rate. Não-raro, você pode encontrar placas de vídeo com memória DDR3, ou mesmo com a memória GDDR5 (Graphics Double Data Rate 5).

  •  a) ERRADA. Universal Serial Bus (USB) é uma interface inteligente com protocolos definidos, que permite a um computador comunicar-se com uma variedade de dispositivos periféricos.(...) Ampla compatibilidade: O padrão USB é compatível com diversas plataformas e sistemas operacionais. O Windows, por exemplo, o suporta desde a versão 98. Sistemas operacionais Linux e Mac também são compatíveis. Atualmente, é possível encontrar portas USB em vários outros aparelhos, como televisores, sistemas de comunicação de carros e até aparelhos de som.  http://www.transcortec.com.br/interface-usb.php

     

     

     b)  ERRADA. E o contrário HDMI é digital e o VGA analógico. VGA é a norma mais antiga dos três, tendo sido introduzida em 1987. VGA manipula vídeo somente e não parecer, não contém a gestão da segurança ou de direitos digitais, e é um sinal analógico, o que significa que a qualidade do cabo, a qualidade dos pinos, e a distância do PC ao monitor podem ter um efeito sobre a qualidade do vídeo. Se o seu conector tem pequenos parafusos próximos ao cabo, e se parece com o gráfico à esquerda, é VGA.  HDMI, que apareceu pela primeira vez em 2003, é frequentemente encontrada em televisores modernos, mas também é na maioria dos monitores de PC mais recentes, e está rapidamente se tornando o hardware necessário na maioria dos laptops. HDMI é um padrão digital, ou seja, a conexão é ou em (1) ou desligado (0). A qualidade do cabo, a distância entre a máquina para o monitor e o tipo de metal no conector são praticamente irrelevantes (portanto, não pagar um lote inteiro para o seu cabo HDMI!) HDMI também pode lidar com segurança, o que significa que certos tipos de sinais, tais como TV por assinatura, pode ser impedido de viajar ao longo de um cabo HDMI. HDMI lida com som, bem como vídeo, para um monitor com um fone de ouvido e um cabo HDMI pode emitir som a partir do seu laptop. HDMI parece com o gráfico meio. https://www.reviversoft.com/pt/blog/2012/04/whats-the-difference-between-vga-hdmi-and-dvi/

     

     

     c) GABARITO.  Serial ATA, SATA ou S-ATA (acrônimo para Serial AT Attachment) é uma tecnologia de transferência de dados em série entre um computador e dispositivos de armazenamento em massa (mass storage devices) como unidades de disco rígido e drives ópticos https://pt.wikipedia.org/wiki/Serial_ATA

     

     

     d) ERRADA.  O Firewire (também conhecido como i.Link, IEEE 1394 ou High Performance Serial Bus/HPSB) é uma interface serial, criada pela Apple, Inc., para computadores pessoais e aparelhos digitais de áudio e vídeo, que oferece comunicações de alta velocidade e serviços de dados em tempo real

     

  • e)  ERRADA. A questão faz referência à unidade central de processamento (UCP ou CPU), estudo que acontece no tópico arquitetura de um computador. A unidade central de processamento ou processador central tem por função executar os programas armazenados na memória principal, buscando cada instrução, interpretando-a e depois a executando. www2.ic.uff.br/~aconci/componentes.html Aqui estuda-se a arquitetura do computador. Já quando faz referência ao ADSL trata-se do assunto comunicação de dados em Rede: “ ADSL (Asymetric Digital Subscriber Line) – A Linha Digital Assimétrica  de Assinante é uma nova tecnologia baseada em modem’s que convertem linhas de telefones de par-trançado comuns existentes em caminhos de acesso para multimídia e  comunicações de dados de alta velocidade. ADSL permite transmissões de mais de 6Mbps (chegando ao máximo, hoje, de 9 Mbps) de download para um assinante, e chegando a 640kbps (máximo de 1 Mbps) para upload. ADSL pode transformar a cadeia de informação já existente que é limitada à voz, a texto e a gráficos de baixa resolução para um sistema poderoso,  por exemplo, videoconferência, para a casa de todos." (apostila IOB)


ID
2454700
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Uma Distribuição Linux (ou simplesmente distro) é um sistema operacional baseado no Linux, que inclui também um conjunto de software variável, um sistema gestor de pacotes e um repositório. Numa típica distribuição Linux, a maior parte do software é livre e de código aberto. Assinale a opção que NÃO representa uma distribuição Linux.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

     

    Avira é antivírus.


ID
2454703
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a opção que corresponde ao significado da expressão =SOMA(Abril!D2:D8) no Excel 2013.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

  • Gabarito A, a Fórmula referencia a planilha "abril" e a fórmula é aplicada em outra planilha, fazendo assim a soma dos termos encontrados de D2 a D8.

ID
2454706
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas sobre a suíte de aplicativos de escritório, Microsoft Office:

i. O Excel, a partir de sua versão 2007, pode salvar e ler uma planilha usando a extensão .xls e .xlsx;

ii. No MS - ord 2007, ao salvar um documento através da opção "alvar como ...", pode-se escolher extensões do tipo ".doc", ".rtf", ".htm", ".dot", entre outras, o que pode permitir que outras versões do ord e até mesmo outros processadores de textos possam utilizá-lo;

iii. No Power Point, a partir de sua versão 2007, o primeiro slide de uma apresentação é chamado de slide mestre.

São CORRETAS apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Que programa é esse ord? 

    Não seria Word?

  • Diante de uma questão dessa o candidato não sabe se é erro de digitação ou uma pegdinha muito mal elaborada. Tá ruim.

    ii. No MS - ord 2007, ao salvar um documento através da opção "alvar como ...", pode-se escolher extensões do tipo ".doc", ".rtf", ".htm", ".dot", entre outras, o que pode permitir que outras versões do ord e até mesmo outros processadores de textos possam utilizá-lo;

  • Slide Mestre

     

    É criado para que todos os slides contenham as mesmas fontes e imagens (como logotipos). Essas alterações podem ser feitas em um só lugar (Slide Mestre), e serão aplicadas a todos os slides. O primeiro slide NÃO é automaticamente slide mestre

     

    Guia Exibir  >> Slide Mestre

     

    Fonte: https://support.office.com/pt-br/article/O-que-%C3%A9-um-slide-mestre-b9abb2a0-7aef-4257-a14e-4329c904da54

     

     

    Bons estudos!

  • vocês estão se apegando a detalhes, isso é um erro na hora de importa as questões para o banco de dados.

  • KKKK o kra na qul foi o elabrador nã sbe portgues ou qiz cofundr a galera.

  • Dá pra salvar como .doc?


ID
2454709
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Dado o seguinte conceito: "solução de segurança baseada em hardware ou software que, a partir de um conjunto de regras ou instruções, analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas". Assinale a alternativa que corresponde a este conceito.

Alternativas
Comentários
  • Letra E

     

    Firewall é uma barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdo malicioso, mas sem impedir que os dados que precisam transitar continuem fluindo. Em inglês, “firewall” é o nome daquelas portas antichamas usadas nas passagens para as escadarias em prédios.

     

    Os firewalls trabalham usando regras de segurança, fazendo com que pacotes de dados que estejam dentro das regras sejam aprovados, enquanto todos os outros nunca chegam ao destino final.

     

    Os firewalls em forma de hardware são equipamentos específicos para este fim e são mais comumente usados em aplicações empresariais. A vantagem de usar equipamentos desse tipo é que o hardware é dedicado em vez de compartilhar recursos com outros aplicativos. Dessa forma, o firewall pode ser capaz de tratar mais requisições e aplicar os filtros de maneira mais ágil.

     

     

    https://www.tecmundo.com.br/firewall/182-o-que-e-firewall-.htm

     

  • Gabarito E

    Calavo de troia ou TROJAN - É um programa, normalmente recebido como um "presente", (por exemplo, cartão virtual, protetor de telas, álbum de fotos, jogo, etc.), que além de executar funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções normalmente maliciosas e sem o conhecimento do usuário.

    Antivírus - São programas de computador com o objetivo de prevenir, detectar e eliminar vírus de computador. Eles também detectam e eliminam wors, trojans entre outras pragas.

    Backdoor - [Porta dos fundos] Tipo de trojan que permite o acesso ao sistema infectado e seu controle remoto. O atacante pode eliminar ou modificar arquivos, executar programas, enviar emails massivamente ou instalar ferramentas maliciosas. 

    Roteador - É um equipamento usado para conectar diferentes redes de computadores entre si. 

    Firewall - Pode ser definido como uma barreira de proteção, que controla o tráfeco de dados entre seu computador e a internet ( ou entre a rede onde seu computador esta instalado e a internet). Protege a confidencialidade e a integridade dos dados. Permite somente a transmissão e a recepção de dados autorizados. 

    Fonte: Professor Márcio Lima

     

     

  • GABARITO E


    FIREWALL

    Para que ladrões não entrem em sua casa, você deve trancar suas portas e janelas, ou instalar grades, alarmes e sistemas de segurança, dificultando o acesso ao interior do imóvel. O Firewall tem função similar, pois “tranca” todas as portas e janelas do seu computador para que só os autorizados possam entrar e sair. Os Firewalls já são instalados com pré-definições de quais portas poderão permanecer abertas para que os programas as usem, mas o usuário pode adicionar permissões conforme a necessidade. 

    OBS.: O firewall pode ser um software ou um hardware. Ativando o software, dispensamos o uso do hardware. Instalando um hardware (alto custo), dispensamos o uso do software.


    Bons estudos

  • firewall parede de fogo

    é um software ou um hardware que controla a entrada de dados provenientes da Internet

  • A questão aborda conhecimentos acerca dos tipos de malwares e suas funções, bem como a funcionalidade dos recursos de segurança. 

     

    A)    Incorreta – O malware “Cavalo de Tróia" se passa por um programa legítimo para enganar o usuário e softwares de antivírus, logo não avisa que executa um código malicioso, o que permite ao malware realizar a abertura de portas para futuros ataques.

    B)    Incorreta - Os softwares antivírus têm como função realizar a proteção do computador contra a entrada e ataque de malwares, bem como eliminar os códigos maliciosos presentes no computador.

    C)    Incorreta - O malware “Backdoor” tem como função fornecer ao cracker portas de acesso à máquina do usuário para que o criminoso virtual consiga realizar o controle remoto da máquina.

    D)    Incorreta - O roteador é um aparelho utilizado para conexão de uma rede de computadores.

    E)    Correta – O Firewall é um sistema de segurança que tem como função monitorar a entrada e saída de dados e bloquear acessos externos não autorizados à rede de computadores.

     

    Gabarito – Alternativa E. 


ID
3763447
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A asma ocupacional é desencadeada pelo local de trabalho e pode ter origem por estímulos imunológicos ou não imunológicos. Entre os fatores de risco considerados fortes, está incluso:

Alternativas

ID
3763450
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A radiografia torácica (póstero-anterior e lateral) é um dos primeiros exames a serem solicitados no diagnóstico da silicose crônica por exposição ocupacional. É característica radiológica da silicose o aparecimento de opacidades:

Alternativas

ID
3763453
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo o Código de Conduta do Médico do Trabalho, é dever do médico do trabalho:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    São deveres do Médico do trabalho:

    1. Atuar visando, essencialmente, a promoção da saúde dos trabalhadores.

    2. Buscar, com meios que dispõem, a melhor adaptação do trabalho ao homem e a eliminação ou controle dos riscos existentes no trabalho.

    3. Exercer suas atividades com total independência profissional e moral, com relação ao empregador e ao empregado.

    4. Conhecer os ambientes e condições de trabalho dos trabalhadores sob seus cuidados, para o adequado desempenho de suas funções nos exames ocupacionais e demais atribuições profissionais.

    5. No exame admissional, compatibilizar a aptidão do candidato do ponto de vista médico, ao posto de trabalho.

    6. Não marginalizar, nos exames admissionais, portadores de afecções ou deficiências físicas, desde que estas não sejam agravadas pela atividade a ser desempenhada e não exponham o trabalhador ou a comunidade a riscos.

    7. Não considerar a gestação como fator de inaptidão ao trabalho, desde que haja risco para a gestante e para o feto na atividade a ser desempenhada.

    8. Ao constatar inaptidão por motivos médicos para determinado posto de trabalho, informar o interessado dos motivos.

    9. Ao constatar enfermidade ou deficiência que incapacite o trabalhador para a função que vinha exercendo, informá-lo e orientá-lo para a mudança de função.

    10. Informar empregados e empregadores sobre riscos existentes no ambiente de trabalho, bem como as medidas necessárias para seu controle.

    11. Não permitir que seus serviços sejam utilizados no sentido de propiciar direta ou indiretamente o desligamento do empregado.

    12. Orientar o empregador e o empregado no tocante à assistência médica, visando melhor atendimento à população sob seus cuidados.

    13. Manter sigilo das informações confidenciais da empresa, técnicas e administrativas, de que tiver conhecimento no exercício de suas funções, exceto nos casos em que este sigilo cause dano à saúde do trabalhador ou da comunidade.


ID
3763456
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Lesões medulares semelhantes às que ocorrem na neurossífilis, na deficiência de vitamina B12 e na esclerose múltipla podem ocorrer por comprometimento neurológico relacionado ao trabalho. Estas lesões podem resultar de exposições a:

Alternativas

ID
3763459
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A gastroenterite tóxica pode decorrer da ingestão, acidental ou voluntária, de veneno puro ou misturado com alimentos, de produtos orgânicos, como conservas inadequadas para a alimentação, por estarem alterados ou contarem em sua composição substâncias tóxicas. Em trabalhadores expostos, a gastroenterite tóxica deve ser considerada como doença relacionada ao trabalho. Sobre as gastroenterites tóxicas, assinale a opção CORRETA.

Alternativas

ID
3763462
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo o Ministério da Saúde (Portaria/MS n˚ 1.339/1999), a leptospirose (CID A27) encontra-se listada como doença infecciosa relacionada ao trabalho. As manifestações clínicas da leptospirose apresentam espectro variável, desde formas assintomáticas a oligossintomáticas. Em sua forma ictérica, o diagnóstico diferencial deve ser feito com:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento sobre as disposições a respeito da doença leptospirose, nos termos no Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde de Doenças Relacionadas ao Trabalho do Ministério da Saúde.

    De acordo com a Portaria citada no enunciado, a leptospirose relacionada ao trabalho e seus agentes de riscos são descritos da seguinte forma:

    "Exposição ocupacional a Leptospira icterohaemorrhagiae (e outras espécies), em trabalhos expondo ao contato direto com águas sujas, ou efetuado em locais suscetíveis de serem sujos por dejetos de animais portadores de germes; trabalhos efetuados dentro de minas, túneis, galerias, esgotos em locais subterrâneos; trabalhos em cursos d’água; trabalhos de drenagem; contato com roedores; trabalhos com animais domésticos, e com gado; preparação de alimentos de origem animal, de peixes, de laticínios, etc."

    De acordo com o Manual do MS (2001, pág 69), o diagnóstico diferencial deve ser feito com:

    • FORMA ANICTÉRICA: gripe, febre tifóide, septicemia por germes gram-negativos, dengue, apendicite aguda, colecistite aguda, malária, pielonefrite aguda, toxoplasmose;
    • FORMA ICTÉRICA: formas ictéricas da febre tifóide, sepse por germes gram-negativos, febre amarela, hepatites, malária por P. falciparum, entre outras.

    Analisando as alternativas:

    A- Incorreta. Relaciona-se ao diagnóstico diferencial para a forma anictérica, de acordo com o manual do MS.

    B- Incorreta. Relaciona-se ao diagnóstico diferencial para a forma anictérica, de acordo com o manual do MS

    C- Incorreta. Relaciona-se ao diagnóstico diferencial para a forma anictérica, de acordo com o manual do MS

    D- Incorreta. Relaciona-se ao diagnóstico diferencial para a forma anictérica, de acordo com o manual do MS

    E- Correta. Das alternativas, esse é a única que se relaciona corretamente a forma ictérica, que é a solicitada pela questão.

    De acordo com o Ministério da Saúde (2001), "a forma ictérica, também chamada de doença de Weil, evolui com insuficiência renal, fenômenos hemorrágicos e alterações hemodinâmicas. Os sintomas são mais intensos que na forma anictérica, com duração de 1 a 3 semanas, com taxas de letalidade de 5 a 20%".

    Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças Relacionadas ao Trabalho. Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde. Brasília. 2001.

    GABARITO: LETRA E


ID
3763465
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Há vários transtornos mentais e do comportamento relacionados ao trabalho que têm sido encontrados entre os efeitos da exposição ocupacional a agentes químicos e físicos. Entre estes agentes, os níveis elevados de ruído são responsáveis pelo quadro clínico de:

Alternativas

ID
3763468
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A imunização dos profissionais da área de saúde tem por objetivo a proteção do trabalhador contra doenças às quais estão mais expostos em decorrência de sua área de atuação. O esquema básico de vacinação para profissionais de saúde recomenda:

Alternativas

ID
3763471
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em 1991, através do Decreto Legislativo n˚ 232/1991, o Congresso Nacional brasileiro aprovou o texto da Convenção n˚ 119 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), adotada na 47ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho da OIT, realizada em Genebra, em junho de 1963. Esta convenção é sobre:

Alternativas
Comentários
  • C119 - Proteção das Máquinas

    [1 ]CONVENÇÃO N. 119

    I — Aprovada na 47ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra — 1963), entrou em vigor no plano internacional em 21.4.65.

    II — Dados referentes ao Brasil: a) aprovação = Decreto Legislativo n. 232, de 16.12.91, do Congresso Nacional; b) ratificação = 16 de abril de 1992; c) promulgação = Decreto n. 1.255, de 24 de setembro de 1994; d) vigência nacional = 16 de abril de 1993. 


ID
3763474
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A lei 13.103/15, sancionada em 02/03/2015 e publicada no Diário Oficial em 03/03/2015, passou a ter vigência após 45 dias. Esta lei regulamenta a profissão dos motoristas profissionais e traz inovações que protegem a saúde do trabalhador. Sobre as disposições da lei 13.103/15, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Lei 13.103/15

    ‘ A jornada diária de trabalho do MOTORISTA profissional será de 8 (oito) horas, admitindo-se a sua prorrogação por até 2 (duas) horas extraordinárias ou, mediante previsão em CONVENÇÃO ou ACORDO coletivo, por até 4 (quatro) horas extraordinárias.


ID
3763477
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Norma Regulamentadora 4 (NR-4) disciplina os serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho. Sobre os dispositivos da NR-4, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D.

    d) Ao profissional especializado em Medicina do Trabalho é vedado o exercício de outras atividades na empresa, durante o horário de sua atuação nos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (dispositivo alterado pela Portaria T n˚ 33).


ID
3763480
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A higiene ocupacional é um conjunto de medidas preventivas relacionadas ao ambiente do trabalho com a intenção de reduzir os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais. Uma das medidas preventivas determinadas pela NR-7 do Ministério do Trabalho e Emprego é o Índice Biológico Máximo de Exposição (IBMP) que representa:

Alternativas

ID
3763483
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para um melhor controle médico ocupacional da exposição a substâncias químicas, o Ministério do Trabalho e Emprego adotou um manual de orientação para normatizar conceitos na área. Sobre estes conceitos assinale a opção CORRETA.

Alternativas

ID
3763486
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os agentes químicos podem ser classificados segundo cinco classes de toxicidade de acordo com os valores de DL50 (dose letal média). Os agentes classificados como extremamente tóxicos apresentam uma DL50 oral para ratos:

Alternativas
Comentários
  • Resposta certa é letra "E" < ou = 1 mg/kg.


ID
3763489
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NR-9 que trata do Programa de Controle Médico de Saúde Ambiental, consideram-se riscos ambientais os agentes químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e os riscos de acidentes de trabalho. Eles são capazes de causar danos à saúde e à integridade física do trabalhador em função de sua natureza, concentração, intensidade, suscetibilidade e tempo de exposição. Os riscos ambientais ou profissionais estão divididos em cinco grupos, estando os riscos referentes às poeiras minerais e alcalinas classificados no grupo:

Alternativas
Comentários
  • Os riscos ambientais ou profissionais estão divididos em cinco grupos:

    GRUPO 01: riscos físicos

    GRUPO 02: riscos químicos

    GRUPO 03: riscos biológicos

    GRUPO 04: riscos Ergonômicos

    GRUPO 05: riscos de Acidentes

    GRUPO 02: riscos químicos.

    Poeiras minerais. Ex: sílica, asbesto, carvão, minerais. Silicose (quartzo), asbestose (amianto) e pneumoconiose dos minérios de carvão.

    Poeiras vegetais. Ex: algodão, bagaço de cana-de-açúcar. Bissinose (algodão), bagaçose (cana-de açúcar).

    Poeiras alcalinas. Ex: calcário

  • Gabarito B

    Pegadinha do malandro

    Veja que o examinador mudou de propósito a ordem dos riscos ocupacionais no enunciado para confundir o candidato.

    "agentes químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e os riscos de acidentes de trabalho"

    O correto é primeiro físicos e depois químicos.


ID
3763492
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NR-33 tem como objeto a segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados. Esta Norma define como função a ser desempenha pelo Vigia:

Alternativas
Comentários
  • Excetuando a letra C, todas as outras atribuições são do supervisor.

    Gabarito letra C!

  • 33.3.4.7 O Vigia deve desempenhar as seguintes funções:

    a) manter continuamente a contagem precisa do número de trabalhadores autorizados no espaço confinado e assegurar que todos saiam ao término da atividade;

    b) permanecer fora do espaço confinado, junto à entrada, em contato permanente com os trabalhadores autorizados;

    c) adotar os procedimentos de emergência, acionando a equipe de salvamento, pública ou privada, quando necessário;

    d) operar os movimentadores de pessoas;

    e) ordenar o abandono do espaço confinado sempre que reconhecer algum sinal de alarme, perigo, sintoma, queixa, condição proibida, acidente, situação não prevista ou quando não puder desempenhar efetivamente suas tarefas, nem ser substituído por outro Vigia. 


ID
3763495
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é uma obrigação imposta pela NR-7 que tem como objetivo a promoção e preservação da saúde do conjunto dos trabalhadores de uma empresa ou instituição. Esta Norma apresenta como responsabilidade do empregador:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Nova NR 07

    7.4.1 Compete ao EMPREGADOR:

     a)   garantir a elaboração e efetiva implantação do PCMSO;

     b)   custear SEM ônus para o empregado todos os procedimentos relacionados ao PCMSO;

     c)    indicar MÉDICO DO TRABALHO responsável pelo PCMSO.


ID
3763498
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A poluição atmosférica refere-se a mudanças no ar inalado que possa causar impacto a nível ambiental ou na saúde humana através da contaminação por gases, partículas sólidas, líquidos em suspensão, material biológico ou energia. O dióxido de enxofre é um gás tóxico e incolor que pode reagir com outros compostos na atmosfera e formar material particulado de diâmetro reduzido. O dióxido de enxofre pode produzir:

Alternativas

ID
3763501
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os altos níveis de ruído ambiental têm se tornado um agravante para a saúde do trabalhador. No Brasil, a Norma Brasileira da Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 10152 estabelece os níveis de ruído para conforto acústico. Conforme a NBR 10152, o nível de som para conforto em salas de aula é de:

Alternativas

ID
3763504
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O ruído intenso pode lesar a cóclea. Quando o indivíduo é exposto a um ruído abrupto e intenso (como estampidos e explosões) tem-se a ocorrência do trauma acústico. Porém a exposição a ruídos não tão intensos, mas por tempo prolongado, produz a instalação das Perdas Auditivas Induzidas por Ruído (PAIR). Sobre a PAIR, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • São considerados sinais dos efeitos auditivos:

     Ser sempre neurossensorial, uma vez que a lesão é no órgão de Corti da orelha interna .

     Ser geralmente bilateral, com padrões similares. Em algumas situações, observam-se diferenças entre os graus de perda das orelhas.

     Geralmente, não produzir perda maior que 40dB(NA) nas freqüências baixas e que 75dB(NA) nas altas.

     A sua progressão cessa com o fim da exposição ao ruído intenso.

     A presença de Pair não torna a orelha mais sensível ao ruído; à medida que aumenta o limiar, a progressão da perda se dá de forma mais lenta.

     A perda tem seu início e predomínio nas freqüências de 3, 4 ou 6 kHz, progredindo, posteriormente, para 8, 2, 1, 0,5 e 0,25 kHz.Em condições estáveis de exposição, as perdas em 3, 4 ou 6 kHz, geralmente atingirão um nível máximo, em cerca de 10 a 15 anos.

     O trabalhador portador de Pair pode desenvolver intolerância a sons intensos, queixar-se de zumbido e de diminuição de inteligibilidade da fala, com prejuízo da comunicação oral.


ID
3763507
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O Sistema de Saúde Brasileiro foi organizado a partir da promulgação das Leis Orgânicas da Saúde, Lei 8.080/90 e Lei 8.142/90. De acordo com a Lei 8.080/90, é objetivo do Sistema Único de Saúde:

Alternativas
Comentários
  • Art.5, I, da 8080/90

    GAB. D

  • Art. 5º São objetivos do Sistema Único de Saúde SUS:

    I - a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde;

    II - a formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do disposto no § 1º do art. 2º desta lei;

    III - a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

  • Macete para objetivo que são 3: Identifica a formulação da Assistência. Logo temos: 1) A identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde. 2) A formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do disposto no 1° do art.2° desta lei; 3) a Assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação de saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

ID
3763510
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Lei 8.142/90 em seu artigo 1˚, estabelece dois mecanismos principais de participação da comunidade na gestão do SUS: os conselhos de saúde e as conferências de saúde. Em 2015 o Conselho Nacional de Saúde deliberou pela realização da 15ª Conferência Nacional de Saúde tendo como tema central:

Alternativas

ID
3763513
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NR-17 trata da Ergonomia, ou seja, visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Segundo a NR-17, os assentos utilizados nos postos de trabalho devem ter como requisito mínimo de conforto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    17.3.3.   Os ASSENTOS utilizados nos postos de trabalho devem atender aos seguintes requisitos mínimos de CONFORTO:

    a)    ALTURA AJUSTÁVEL à ESTATURA do trabalhador e à natureza da FUNÇÃO exercida;

    b)    características de POUCA ou NENHUMA CONFORMAÇÃO na BASE do ASSENTO;

    c)    BORDA FRONTAL ARREDONDADA;

    d)    ENCOSTO com forma LEVEMENTE ADAPTADA ao corpo para PROTEÇÃO da região LOMBAR.


ID
3763516
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, como laboratórios e salas de desenvolvimento ou análise de projetos, é recomendado pela NR-17:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Alternativa C - Velocidade do ar não superior a 0,75m/s.

    Atividade intelectual e atenção constantes

    Sala de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos

    Nível de ruído de acordo com NBR 10.152 (65 dB)

    20~23°C

    Velocidade do ar <0,75 m/s

    >40% umidade do ar

  • A questão exige conhecimento acerca da NR-17, que versa sobre ergonomia.

    Em relação aos locais em que se executam atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, a NR-17 traz uma série de condições, entre elas o índice de temperatura efetiva no ambiente, a umidade do ar e os níveis de ruído.

    Agora vamos trazer o texto contido da NR-17:

    "17.5.2 Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, são recomendadas as seguintes condições de conforto:

    a) níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no INMETRO;

    b) índice de temperatura efetiva entre 20ºC (vinte) e 23ºC (vinte e três graus centígrados);

    c) velocidade do ar não superior a 0,75m/s;

    d) umidade relativa do ar não inferior a 40 (quarenta) por cento.

    17.5.2.1 Para as atividades que possuam as características definidas no subitem 17.5.2, mas não apresentam equivalência ou correlação com aquelas relacionadas na NBR 10152, o nível de ruído aceitável para efeito de conforto será de até 65 dB (A) e a curva de avaliação de ruído (NC) de valor não superior a 60 dB.

    17.5.2.2 Os parâmetros previstos no subitem 17.5.2 devem ser medidos nos postos de trabalho, sendo os níveis de ruído determinados próximos à zona auditiva e as demais variáveis na altura do tórax do trabalhador."

    Esquematizando:

    • Temperatura: entre 20ºC a 23ºC.
    • Velocidade do ar: não superior a 0,75 m/s.
    • Umidade relativa do ar: não inferior a 40%
    • Ruídos: NBR 10152.

    Agora vamos analisar as alternativas:

    A- INCORRETA. Níveis de ruído de acordo com a NBR 10152

    B- INCORRETA. O correto é índice de temperatura efetiva entre 20˚C e 23˚C.

    C- CORRETA. A velocidade do ar não deve ser superior a 0,75m/s, de acordo com a NR-17.

    D- INCORRETA. O correto é não inferior a 40%.

    E- INCORRETA. Não há tal disposição no texto vigente da Nr-17.

    GABARITO: LETRA C


ID
3763519
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para a NR-17, a organização do trabalho deve ser adequada às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado. Assim, para efeito da NR-17, a organização do trabalho deve levar em consideração, no mínimo:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Alternativa D - O ritmo de trabalho.

    Questão cobra a literalidade do item 17.6.2 da NR 17.

    17.6.2. A organização do trabalho, para efeito desta NR, deve levar em consideração, no mínimo: 

    a) as normas de produção;

    b) o modo operatório;

    c) a exigência de tempo;

    d) a determinação do conteúdo de tempo; 

    e) o ritmo de trabalho;

    f) o conteúdo das tarefas.


ID
3763522
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sinestesia é a sensação secundária ou associada produzida em um ponto do corpo humano, como consequência de um estímulo aplicado em outro ponto diferente. A cor sendo um estímulo visual, pode evocar associações com percepções naturais de outros sentidos. O uso de cores no ambiente de trabalho altera o conforto geral do trabalhador. Sobre o emprego das cores no ambiente de trabalho, assinale a opção CORRETA.

Alternativas

ID
3763525
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A perícia médica é atribuição privativa de médico, podendo ser exercida desde que investido em função que assegure a competência legal e administrativa do ato profissional. O exame médico-pericial visa a definir o nexo de causalidade entre:

Alternativas

ID
3763528
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Lei 13.135/15 converteu a Medida Provisória 664/14 e alterou as Leis 8.213/91, 10.876/04, 10.666/03 e 8.112/90, estabelecendo que, nos casos de impossibilidade de realização de perícia médica pelo órgão ou setor próprio competente, assim como de efetiva incapacidade física ou técnica de implementação das atividades e de atendimento adequado à clientela da previdência social, o INSS poderá, sem ônus para os segurados, celebrar, nos termos do regulamento, convênios, termos de execução descentralizada, termos de fomento ou de colaboração, contratos não onerosos ou acordos de cooperação técnica para realização de perícia média, por delegação ou simples cooperação técnica, sob sua coordenação e supervisão, com:

Alternativas

ID
3763531
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Reabilitação funcional/vocacional se define como tudo o que ajuda o trabalhador com um problema de saúde a ficar e retornar ao trabalho e manter sua atividade. Consiste em uma abordagem, intervenção e serviço direcionados aos cuidados de saúde no trabalho e à acomodação dos locais de trabalho para adultos em idade ativa. Sobre os conceitos centrais que embasam os programas de reabilitação funcional/vocacional, assinale a opção CORRETA.

Alternativas

ID
3763534
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No processo de reabilitação da espasticidade, deve-se proceder a uma avaliação objetiva com indicadores quantitativos e qualitativos que identifiquem os padrões clínicos da disfunção e se promova o retorno do trabalhador a seu ambiente de trabalho. Os testes visam tanto à mensuração da espasticidade em si (tônus muscular), quanto a sua repercussão funcional. Sobre os testes de mensuração da espasticidade, assinale a opção CORRETA.

Alternativas