SóProvas



Prova COPESE - UFPI - 2015 - UFPI - Técnico em Segurança do Trabalho


ID
1975393
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei 8.112/90 institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais. Para os efeitos desta Lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público. Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. Com relação aos cargos públicos, está INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A - CORRETA: Lei 8.112,  Art. 5o  São requisitos básicos para investidura em cargo público: I - a nacionalidade brasileira; II - o gozo dos direitos políticos; III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;  IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo; V - a idade mínima de dezoito anos; VI - aptidão física e mental.

     

    LETRA B - CORRETA: Lei 8.112, Art. 19.  Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente

     

    LETRA C - INCORRETA: Lei 8112Art. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

     

    LETRA D - CORRETA - Lei 8112, Art. 15.  Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.§ 1o  É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.

     

    LETRA E - CORRETA - Lei 8112,  Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

  • GABARITO LETRA C.

    VAMOS AJUDAR COLOCANDO O GABARITO PARA AQUELES QUE NÃO PODEM PAGAR.

     

    #JESUS NOME SOBRE TODO NOME

  • A letra 'E' pode até estar correta de acordo com a lei 8.112, mas se você fizer uma interpretação sistemática da LEI (como um todo), ela estará incorreta, pois existe mais casos em que é possível a perda do cargo mesmo sendo estável, como excesso de despesa com pessoal..

  • Letra E 

    Perda por avaliação periódica de desmpenho e por excesso de despesa.

  • GABARITO: LETRA C

    Da Posse e do Exercício

    Art. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    FONTE: LEI N° 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • LETRA C INCORRETA

    LEI 8.112

     Art. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Ressalta-se que a questão deseja saber a alternativa incorreta.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está correta, pois dispõe o artigo 5º, da citada lei, o seguinte:

    “Art. 5º São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    I - a nacionalidade brasileira;

    II - o gozo dos direitos políticos;

    III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

    IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

    V - a idade mínima de dezoito anos;

    VI - aptidão física e mental.”

    Letra b) Esta alternativa está correta, pois, conforme o caput, do artigo 19, da citada lei, “os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente.”

    Letra c) Esta alternativa está incorreta e é o gabarito em tela. Conforme o caput, do artigo 13, da citada lei, “a posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.”

    Letra d) Esta alternativa está correta, pois, conforme o § 1º, do artigo 15, da citada lei, “é de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.”

    Letra e) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 22, da citada lei, “o servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.” Quanto a esta alternativa, cabe ressaltar que, embora o enunciado tenha solicitado a interpretação conforme a lei 8.112 de 1990, a Constituição Federal, no § 1º, do artigo 41, prevê também a possibilidade de o servidor público estável perder o cargo mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

    Gabarito: letra "c".


ID
1975396
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder e a investidura em cargo público ocorrerá com a posse. Com relação as formas de provimento do cargo público, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A - CORRETA - LEI 8112 Art. 8o  São formas de provimento de cargo público:   I - nomeação;  II - promoção;  V - readaptação; VI - reversão;  VII - aproveitamento;  VIII - reintegração;   IX - recondução.

     

    LETRA B - CORRETA - LEI 8112, Art. 9o  A nomeação far-se-á: I - em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;

     

    LETRA C - CORRETA - LEI 8112, Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

     

    LETRA D - CORRETA - LEI 8112,  Art. 25.  Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

     

    LETRA E - INCORRETA - LEI 8112, 

    Art. 30.  O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.

      Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

     

  • Reitegração

  • Formas de provimento = NAP 4R

     

    - Nomeação

    - Aproveitamento

    - Promoção

    - Recondução

    - Readaptação

    - Reversão

    - Reintegração

  • LETRA E INCORRETA

    Aproveito o Disponível.

    Reintegro o Demitido.

    Reverto o Aposentado.

    Reconduzo o Inabilitado

    Readapto o Incapacitado.

  • Gabarito: Letra E

    Correção adequada a alternativa:

    Aproveitamento é o retorno à atividade, de servidor público que tenha sido colocado em disponibilidade, em cargo com atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Ressalta-se que a questão deseja saber a alternativa incorreta.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está correta, pois dispõe o artigo 8º , da citada lei, o seguinte:

    “Art. 8º São formas de provimento de cargo público:

    I - nomeação;

    II - promoção;

    III - (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    IV - (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    V - readaptação;

    VI - reversão;

    VII - aproveitamento;

    VIII - reintegração;

    IX - recondução."

    * Mnemônico para as formas de provimento: "PAN4R's"

    "P" = Promoção

    "A" = Aproveitamento

    "N" = Nomeação

    "4R's" = Readaptação, Recondução, Reintegração e Reversão

    - Expressamente na lei 8.112 de 1990, Promoção e Readaptação são os únicos que são formas de vacância e provimento de cargo público.

    - Ascensão e Transferência foram revogados.

    Letra b) Esta alternativa está correta, pois dispõe o artigo 9º, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 9º A nomeação far-se-á:

    I - em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;

    II - em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.

    Parágrafo único. O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade."

    Letra c) Esta alternativa está correta, pois, conforme o caput, do artigo 24, da citada lei, "readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica."

    Letra d) Esta alternativa está correta, pois, conforme o caput, do artigo 25, da citada lei, "reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    (...)."

    Letra e) Esta alternativa está incorreta e é o gabarito em tela. Conforme o caput, do artigo 28, da citada lei, "a reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens."

    Gabarito: letra "e".


ID
1975399
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Ressalvados os casos previstos na Constituição, é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos. A proibição de acumular estende-se a cargos, empregos e funções em autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista da União, do Distrito Federal, dos Estados, dos Territórios e dos Municípios. A esse respeito pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta item "D".

     

    a) INCORRETA; Art. 118.  Ressalvados os casos previstos na Constituição, é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos.

     § 2o  A acumulação de cargos, ainda que lícita, fica condicionada à comprovação da compatibilidade de horários.

     b) INCORRETA: Art. 118, § 3o  Considera-se acumulação proibida a percepção de vencimento de cargo ou emprego público efetivo com proventos da inatividade, salvo quando os cargos de que decorram essas remunerações forem acumuláveis na atividade.

    c) INCORRETA: Art. 37, XVI, CF/88 - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:

    a) a de dois cargos de professor;

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;

    d) CORRETA: Art. 120.  O servidor vinculado ao regime desta Lei, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comissão, ficará afastado de ambos os cargos efetivos, salvo na hipótese em que houver compatibilidade de horário e local com o exercício de um deles, declarada pelas autoridades máximas dos órgãos ou entidades envolvidos.  

    e) INCORRETA: Art. 119, Parágrafo único.  O disposto neste artigo não se aplica à remuneração devida pela participação em conselhos de administração e fiscal das empresas públicas e sociedades de economia mista, suas subsidiárias e controladas, bem como quaisquer empresas ou entidades em que a União, direta ou indiretamente, detenha participação no capital social, observado o que, a respeito, dispuser legislação específica. 

  • Lei 8112/90:

     

    Art. 118.  Ressalvados os casos previstos na Constituição, é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos.

     

    a) § 2º. A acumulação de cargos, ainda que lícita, fica condicionada à comprovação da compatibilidade de horários.

     

    b) § 3º. Considera-se acumulação proibida a percepção de vencimento de cargo ou emprego público efetivo com proventos da inatividade, salvo quando os cargos de que decorram essas remunerações forem acumuláveis na atividade.

     

    c) CF, Art. 37, XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:
    a) a de dois cargos de professor;
    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;
    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;

     

    d) Art. 120.

     

    e) Art. 119, Parágrafo único. O disposto neste artigo não se aplica à remuneração devida pela participação em conselhos de administração e fiscal das empresas públicas e sociedades de economia mista, suas subsidiárias e controladas, bem como quaisquer empresas ou entidades em que a União, direta ou indiretamente, detenha participação no capital social, observado o que, a respeito, dispuser legislação específica.

  • Gabarito: Letra D.

    Capítulo III

    Da Acumulação

    Art. 120. O servidor vinculado ao regime desta Lei, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comissão, ficará afastado de ambos os cargos efetivos, salvo na hipótese em que houver compatibilidade de horário e local com o exercício de um deles, declarada pelas autoridades máximas dos órgãos ou entidades envolvidos. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o § 2º, do artigo 118, da citada lei, "a acumulação de cargos, ainda que lícita, fica condicionada à comprovação da compatibilidade de horários."

    Letra b) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o § 3º, do artigo 118, da citada lei, "considera-se acumulação proibida a percepção de vencimento de cargo ou emprego público efetivo com proventos da inatividade, salvo quando os cargos de que decorram essas remunerações forem acumuláveis na atividade." Portanto, quando os cargos não forem acumuláveis na atividade, não será lícita a percepção de vencimento de cargo ou emprego público efetivo com proventos da inatividade.

    Letra c) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o caput, do artigo 118, da citada lei, "ressalvados os casos previstos na Constituição, é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos."

    Nesse sentido, cabe dispõe o inciso XVI, do artigo 37, da Constituição Federal, o seguinte:

    "XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:

    a) a de dois cargos de professor;

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;"

    Letra d) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela. Conforme o artigo 120, da citada lei, "o servidor vinculado ao regime desta Lei, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comissão, ficará afastado de ambos os cargos efetivos, salvo na hipótese em que houver compatibilidade de horário e local com o exercício de um deles, declarada pelas autoridades máximas dos órgãos ou entidades envolvidos."

    Letra e) Esta alternativa está incorreta, pois dispõe o artigo 119, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 119. O servidor não poderá exercer mais de um cargo em comissão, exceto no caso previsto no parágrafo único do art. 9º, nem ser remunerado pela participação em órgão de deliberação coletiva.

    Parágrafo único. O disposto neste artigo não se aplica à remuneração devida pela participação em conselhos de administração e fiscal das empresas públicas e sociedades de economia mista, suas subsidiárias e controladas, bem como quaisquer empresas ou entidades em que a União, direta ou indiretamente, detenha participação no capital social, observado o que, a respeito, dispuser legislação específica."

    Gabarito: letra "d".

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA.

    A. ERRADO.

    Art. 118, § 2º, Lei 8.112/90. A acumulação de cargos, ainda que lícita, fica condicionada à comprovação da compatibilidade de horários.

    B. ERRADO.

    Art. 118, §3º, Lei 8.112/90. Considera-se acumulação proibida a percepção de vencimento de cargo ou emprego público efetivo com proventos da inatividade, salvo quando os cargos de que decorram essas remunerações forem acumuláveis na atividade.

    Ou seja, para que seja lícita a percepção de vencimento de cargo ou emprego público efetivo com proventos da inatividade, os cargos deverão ser acumuláveis na atividade.    

    C. ERRADO.

    Art. 118, Lei 8.112/90. Ressalvados os casos previstos na Constituição, é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos.

    Art. 37, XVI, CF. É vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:

    a) a de dois cargos de professor;

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas. 

    § 10. É vedada a percepção simultânea de proventos de aposentadoria decorrentes do art. 40 ou dos arts. 42 e 142 com a remuneração de cargo, emprego ou função pública, ressalvados os cargos acumuláveis na forma desta Constituição, os cargos eletivos e os cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração.

    Exemplos:

    Dois cargos de professor (Ex: professor da USP e da UNICAMP);

    Um cargo de professor e outro de técnico científico (Ex: professor da Faculdade de Medicina da UFPR e médico do Hospital de Clínicas);

    Dois cargos ou empregos privados de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas (Ex. Psicólogo da UFPR e Psicólogo na Prefeitura de Curitiba);

    Um cargo de juiz e outro de professor;

    Um cargo de membro do Ministério Público e outro de professor;

    Um cargo público com o exercício de mandato eletivo de vereador;

    Um cargo de militar com outro cargo ou emprego privativo de profissionais de saúde, com profissão regulamentada.

    D. CERTO.

    Art. 120, Lei 8.112/90. O servidor vinculado ao regime desta Lei, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comissão, ficará afastado de ambos os cargos efetivos, salvo na hipótese em que houver compatibilidade de horário e local com o exercício de um deles, declarada pelas autoridades máximas dos órgãos ou entidades envolvidos. 

    E. ERRADO.

    Art. 119, Lei 8.112/90. Parágrafo único. O disposto neste artigo não se aplica à remuneração devida pela participação em conselhos de administração e fiscal das empresas públicas e sociedades de economia mista, suas subsidiárias e controladas, bem como quaisquer empresas ou entidades em que a União, direta ou indiretamente, detenha participação no capital social, observado o que, a respeito, dispuser legislação específica.

    ALTERNATIVA D.


ID
1975402
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A União manterá Plano de Seguridade Social para o servidor e sua família. O Plano de Seguridade Social visa a dar cobertura aos riscos a que estão sujeitos o servidor e sua família, e compreende um conjunto de benefícios e ações que buscam garantir meios de subsistência nos eventos de doença, invalidez, velhice, acidente em serviço, inatividade, falecimento e reclusão, proteção à maternidade, à adoção e à paternidade, e a assistência à saúde. Com relação aos benefícios concedidos ao servidor, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Resposta item A.

    a) CORRETO:  Art. 187.  A aposentadoria compulsória será automática, e declarada por ato, com vigência a partir do dia imediato àquele em que o servidor atingir a idade-limite de permanência no serviço ativo.

    b) INCORRETO:  Art. 189.  O provento da aposentadoria será calculado com observância do disposto no § 3o do art. 41, e revisto na mesma data e proporção, sempre que se modificar a remuneração dos servidores em atividade. Parágrafo único.  São estendidos aos inativos quaisquer benefícios ou vantagens posteriormente concedidas aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes de transformação ou reclassificação do cargo ou função em que se deu a aposentadoria.

    c) INCORRETO: Art. 188.  A aposentadoria voluntária ou por invalidez vigorará a partir da data da publicação do respectivo ato.

    d) INCORRETO: Art. 197.  O salário-família é devido ao servidor ativo ou ao inativo, por dependente econômico. Parágrafo único.  Consideram-se dependentes econômicos para efeito de percepção do salário-família:

    e) INCORRETO: Art. 202.  Será concedida ao servidor licença para tratamento de saúde, a pedido ou de ofício, com base em perícia médica, sem prejuízo da remuneração a que fizer jus.

  •  INTERESSANTE DESTACAR QUE A EMENDA 41/ 2003 EXTINGUIU O BENEFÍCIO DA PARIDADE, QUE ESTENDIA AOS APOSENTADOS E AOS PENSIONISTAS OS BENEFÍCIOS,  VANTAGENS E REAJUSTES CONCEDIDOS AOS SERVIDORES EM ATIVIDADE.  PORTANTO, TAIS SERVIDORES TÉM DIREITO APENAS A REVISÃO GERAL ANUAL, CONFORME ART. 37, X , CF. 

    Fonte: ESTRATÉGIA CONCURSOS. 

  • ativo ou inativo

  • vejo a alternativa B como correta também.

  • A letra B não está incorreta pelo seguinte, apesar de ninguém mais ter direito à paridade após a EC 41/2003, aqueles que adquiriram o direito continuam sendo regidos pela regra contida nesse dispositivo. Ele não foi revogado, só não regulará nenhuma situação futura ante a impossibilidade de alguém vir a se encaixar nessa hipótese.

    Tal alternativa é incorreta se escrita dessa forma, porém se retirasse o "não" no começo, como é a redação do artigo, não o tornaria correto, exceto se a questão especificasse que se trata das pessoas com direito adquirido.

    Dúvido que o examinador tenha levado tudo isso em conta na elaboração da questão, ele deu foi sorte :P

  • ALTERNATIVA A)

     

    Art. 187.  A aposentadoria compulsória será automática, e declarada por ato, com vigência a partir do dia imediato àquele em que o servidor atingir a idade-limite de permanência no serviço ativo.

    -----------------------------------------------------------------------------------

    B) Art. 189. Parágrafo único.  São estendidos aos inativos quaisquer benefícios ou vantagens posteriormente concedidas aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes de transformação ou reclassificação do cargo ou função em que se deu a aposentadoria.

     

    C) Art. 188.  A aposentadoria voluntária ou por invalidez vigorará a partir da data da publicação do respectivo ato.

     

    D) Art. 197.  O salário-família é devido ao servidor ativo ou ao inativo, por dependente econômico.

     

    E) Art. 202.  Será concedida ao servidor licença para tratamento de saúde, a pedido ou de ofício, com base em perícia médica, sem prejuízo da remuneração a que fizer jus.

  • GABARITO: A

    a) CERTO: Art. 187. A aposentadoria compulsória será automática, e declarada por ato, com vigência a partir do dia imediato àquele em que o servidor atingir a idade-limite de permanência no serviço ativo.

    b) ERRADO: Art. 189. Parágrafo único. São estendidos aos inativos quaisquer benefícios ou vantagens posteriormente concedidas aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes de transformação ou reclassificação do cargo ou função em que se deu a aposentadoria.

    c) ERRADO: Art. 188. A aposentadoria voluntária ou por invalidez vigorará a partir da data da publicação do respectivo ato.

    d) ERRADO: Art. 197. O salário-família é devido ao servidor ativo ou ao inativo, por dependente econômico. Parágrafo único. Consideram-se dependentes econômicos para efeito de percepção do salário-família:

    e) ERRADO: Art. 202. Será concedida ao servidor licença para tratamento de saúde, a pedido ou de ofício, com base em perícia médica, sem prejuízo da remuneração a que fizer jus.


ID
1975405
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa. Diante dessa afirmação, pode-se afirmar que é CORRETO:

Alternativas
Comentários
  • Resposta item "B".

    a) INCORRETA: Art. 172.  O servidor que responder a processo disciplinar só poderá ser exonerado a pedido, ou aposentado voluntariamente, após a conclusão do processo e o cumprimento da penalidade, acaso aplicada.  Parágrafo único.  Ocorrida a exoneração de que trata o parágrafo único, inciso I do art. 34, o ato será convertido em demissão, se for o caso.

    b) CORRETA: Art. 146.  Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.

    c) INCORRETA: Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração. Parágrafo único. O afastamento poderá ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessarão os seus efeitos, ainda que não concluído o processo.

    d) INCORRETA:  Art. 149, § 2o  Não poderá participar de comissão de sindicância ou de inquérito, cônjuge, companheiro ou parente do acusado, consangüíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau.

    e) INCORRETA: Art. 166.  O processo disciplinar, com o relatório da comissão, será remetido à autoridade que determinou a sua instauração, para julgamento.

  • LETRA B CORRETA 

    LEI 8.112

       Art. 146.  Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.

  • GABARITO: LETRA B

    Do Processo Administrativo Disciplinar

    Art. 146.  Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.

    FONTE: LEI N° 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o caput, do artigo 172, da citada lei, "o servidor que responder a processo disciplinar só poderá ser exonerado a pedido, ou aposentado voluntariamente, após a conclusão do processo e o cumprimento da penalidade, acaso aplicada."

    Letra b) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela. Conforme o artigo 146, da citada lei, "sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar."

    Letra c) Esta alternativa está incorreta, pois dispõe o artigo 147, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 147. Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

    Parágrafo único. O afastamento poderá ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessarão os seus efeitos, ainda que não concluído o processo.'

    Letra d) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o § 2º, do artigo 149, da citada lei, "não poderá participar de comissão de sindicância ou de inquérito, cônjuge, companheiro ou parente do acusado, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau." Portanto, existe impedimento, sim, no que tange à participação, em comissão de sindicância ou de inquérito, de cônjuge, companheiro ou parente do acusado, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau.

    Letra e) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o artigo 166, da citada lei, "o processo disciplinar, com o relatório da comissão, será remetido à autoridade que determinou a sua instauração, para julgamento." Portanto, não será a comissão que conduziu o processo que fará o julgamento e decidirá pela penalidade a ser aplicada, sendo que caberá à autoridade que determinou a instauração do processo administrativo realizar o julgamento e decidir a penalidade a ser aplicada. Nesse sentido, cabe salientar o caput e o § 1º, do artigo 167, da citada lei, que assim se dispõem:

    "Art. 167. No prazo de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão.

    § 1º Se a penalidade a ser aplicada exceder a alçada da autoridade instauradora do processo, este será encaminhado à autoridade competente, que decidirá em igual prazo."

    Gabarito: letra "b".


ID
1975408
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O termo barramento refere-se a um conjunto de linhas de comunicação (contatos físicos) que permitem a interligação entre dispositivos de um sistema de computação (CPU; Memória Principal; HD e outros periféricos), ou entre vários sistemas de computação. Assinale a opção do barramento que permite a conexão de vários periféricos externos ao computador, através de uma única interface e um único protocolo, eliminando a necessidade de instalação e configuração de placas extras.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Uma USB, do inglês Universal Serial Bus, é uma tecnologia que tornou mais fácil a tarefa de conectar aparelhos e dispositivos periféricos ao computador (como teclados, mouse, modems, câmeras digitais) sem a necessidade de desligar/reiniciar o computador (“Plug and Play”) e com um formato diferenciado, universal, dispensando o uso de um tipo de conector específico para cada dispositivo.

    TODO SONHO TEM UMA BOA DOSE DE SACRIFÍCIO

  • O BARRAMENTO USB conecta até 127 dispositivos


ID
1975411
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a opção que corresponde a um sistema operacional cujo código fonte está disponível sob a licença GPL (General Public License – Licença Pública Geral) para que qualquer pessoa o possa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente de acordo com os termos da licença.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    A questão se refere a um sistema operacional livre, no qual é característica do linux, as principais características são: acesso ao codigo fonte, pode modificar para qualquer propósito, estudar, distribuir e etc.

     

  • Gabarito: Letra C

    Comentários: A licença GPL segue 4 liberdades:

    Liberdade 0: liberdade de rodar o programa para quaisquer propósito;

    Liberdade 1: Liberdade de estudar como o programa trabalha e adaptá-lo às suas necessidades. Ter acesso ao código fonte é essencial para isso;

    Liberdade 2: Liberdade de redistribuir cópias de forma que vc possa ajudar outras pessoas.

    Liberdade 3: Liberdade de melhorar o programa e disponibilizar as mmelhorias para o público, de forma que toda a comunidade possa se beneficiar disso. Ter acesso ao código fonte é essencial também para isso.

    Fonte: Patricia Lima Quintão

  • Cuidado!

    Não confunda gratuito x Livre

    Quando nos referimos a um software meramente gratuito (freeware), estamos falando de um programa que você pode utilizar sem pagar. Perceba, com isso, que um software pode ser gratuito e livre, por outro lado, pode ser também gratuito e fechado.

  • distribuição Debian GNU/Linux é uma das mais antigas em atividade, representando um sistema sólido e bastante popular não apenas em desktops, mas em servidores do mundo todo. Essa distro também serviu de origem para mais de 140 outros sistemas que derivaram dela, com é o caso do Ubuntu Linux.


ID
1975414
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a opção que corresponde a ameaças ou ataques que podem atingir os computadores.

Alternativas
Comentários
  • Letra c

    a) TCP/IP - é protocolo de comunicação 

    b) Certificado Digital - é tema relacionado a segurança digital

    d) Firewall - serve para bloquear / permitir pacotes de dados

     


ID
1975417
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas sobre a suíte de aplicativos de escritório, Microsoft Office:
I. O PowerPoint, a partir de sua versão 2007, pode salvar e ler uma apresentação usando a extensão .ppt e .pptx;
II. No MS-Word 2007, ao salvar um documento através da opção “Salvar como ...”, pode-se escolher extensões do tipo “.doc”, “.rtf”, “.htm”, “.dot”, entre outras, o que permitirá que outras versões do Word e até mesmo outros processadores de textos possam utilizá-lo;
III. Para se editar uma planilha eletrônica com a extensão .xls, deve-se usar o aplicativo PowerPoint.
São CORRETAS apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • A afirmação III está completamente errada. O programa correto seria o Excel.

    O afirmação II está correta, é isso mesmo, não há nada a ser comentado nela.

    Já a afirmação I poderia causar extranhesa ou no mínimo elevar o nível de atenção ao candidato atento, embora a banca não seja a CESPE, sempre é bom ter atenção nesse tipo de questão pois a banca usa o termo "apartir", ou seja, se afirma então que em versões anteriores não era possível realizar a operação descrita, aí é onde mora o perigo. Feito essa ressalva e verificado que a versão 2007 realmente ganhou essa opção, pode-se finalmente marca a alternativa correta.

    Correta: D

  • I. O PowerPoint, a partir de sua versão 2007, pode salvar e ler uma apresentação usando a extensão .ppt e .pptx; (V)

    II. No MS-Word 2007, ao salvar um documento através da opção “Salvar como ...”, pode-se escolher extensões do tipo “.doc”, “.rtf”, “.htm”, “.dot”, entre outras, o que permitirá que outras versões do Word e até mesmo outros processadores de textos possam utilizá-lo; (V)

    III. Para se editar uma planilha eletrônica com a extensão .xls, deve-se usar o aplicativo PowerPoint.  (ESTÁ FALSO, POIS A EXTENSÃO INDICADA É DO EXCEL, DO POWER POINT É .PPTX)


ID
1975420
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o Microsoft Excel 2013, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    A função AGORA é útil quando você precisa exibir a data e a hora atuais em uma planilha ou calcular um valor com base na data e na hora atuais e ter esse valor atualizado sempre que abrir a planilha.

     

    https://support.office.com/pt-br/article/AGORA-Fun%25C3%25A7%25C3%25A3o-AGORA-3337fd29-145a-4347-b2e6-20c904739c46?ui=pt-BR&rs=pt-BR&ad=BR&fromAR=1

  • =Hoje() > Mostra a data atual do sistema

    =Agora() > Mostra a data e a hora atual do sistema

    Ctrl + ; > Mostra somente a data atual do sistema.

    Ctrl + Shift + : > mostra somente a HORA atual do sistema.


ID
1975423
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

É considerado o “Pai da Medicina do Trabalho”:

Alternativas
Comentários
  • http://www.anamt.org.br/site/pagina_geral.aspx?pagid=8

    História no Mundo

    "Bernardino Ramazzini, médico italiano nascido em Carpi, em 1633, é considerado o pai da Medicina do Trabalho (MT) pela contribuição do livro As Doenças dos Trabalhadores, publicado em 1700 e traduzido para o português pelo Dr. Raimundo Estrela. Nele, o autor relaciona 54 profissões e descreve os principais problemas de saúde apresentados pelos trabalhadores, chamando a atenção para a necessidade de os médicos conhecerem a ocupação atual e pregressa de seus pacientes ao fazer o diagnóstico correto e adotar os procedimentos adequados.

    A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra no século XVIII, desencadeou transformações radicais na forma de produzir e de viver das pessoas e, consequentemente, deu novo impulso à MT. Desde então, acompanhando as mudanças e exigências dos processos produtivos e dos movimentos sociais, suas práticas têm se transformado, incorporando novos enfoques e instrumentos de trabalho, em uma perspectiva interdisciplinar, delimitando o campo da Saúde Ocupacional e, mais recentemente, da Saúde dos Trabalhadores. [...]"

  • Assunto do edital: história da Segurança do trabalho

    Questão 17 - IFSC - 2019 - PROFESSOR EM SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO

    Em relação à história do prevencionismo mundial, assinale a alternativa CORRETA, entre as opções abaixo:

    (A) Em 1919, é criada a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Organização de carácter regional, a OIT tem as suas origens na matriz social da Europa e da América do Norte do século XIX. Estas regiões assistiram ao nascimento da Revolução Industrial, que gerou um extraordinário desenvolvimento econômico, muitas vezes à custa de um sofrimento humano intolerável e graves problemas sociais. A ideia de uma legislação internacional do trabalho surgiu logo no início do século XIX em resposta às preocupações de ordem moral e econômica associadas ao custo humano da Revolução Industrial.

    (B) A revolução industrial do século XVIII, trouxe consigo mudanças consideráveis na estrutura do trabalho que passou de doméstico para industrial, surgindo o artífice e o capitalista, o capital e o trabalho, gerando a necessidade de contratação exclusiva de mão-de-obra juvenil e adulta, pois esta força de trabalho era considerada de melhor desempenho, embora, a mão-de-obra infantil pudesse ser aproveitada pelo seu potencial produtivo, era desprezada.

    (C) O marco mais contundente do prevencionismo é o estudo do médico Bernardino Ramazzini, médico italiano nascido em Carpi, em 4/10/1633, considerado o Pai da Medicina do Trabalho pela contribuição de seu livro: “As Doenças dos Trabalhadores”, publicado em 1700 e traduzido para o português pelo Dr. Raimundo Estrela. Resumidamente, com o seu trabalho ele buscou a identificação da causa raiz das doenças, utilizando-se para tanto, técnicas de anamnese.

    (D) A Inglaterra publicou a 1a. legislação realmente eficiente na proteção do trabalhador – “Factory Act” (Lei da Fábrica), que tinha como principais itens as seguintes regras estatutárias: Proibição do trabalho noturno aos menores de 21 anos; restringia as horas trabalhadas por menores a 12 horas por dia e 69 horas por semana; A idade mínima para o trabalhador era “16 anos”; O cuidado com o desenvolvimento físico correspondente à idade cronológica.

    (E) A Revolução Industrial deixou poucos reflexos danosos no Brasil, pois a industrialização brasileira se deu muitos anos após ao início na Europa, permitindo ao Brasil melhor se preparar para os desafios desta mudança.

    GABARITO LETRA C.

    ESSA QUESTÃO É MUITO BOA, caso esse assunto esteja no seu edital, pega todas as alternativas e tente procurar a resposta correta, pois ela faz um passeio pela história da SST.

  • A questão cobrou conhecimento sobre o histórico da medicina do trabalho.

    Quem é considerado o pai da medicina do trabalho?

     A- INCORRETO. Georg Bauer, alemão, alquimista, mineralogista e pai da geologia.

    B- INCORRETO. Paracelso, foi médico, físico, alquimista alemão. Considerado o pai da alquimia.

    C- CORRETO. Bernardino Ramazzini, considerado o pai da medicina do trabalho, foi um médico italiano que em 1700 classificou as doenças ocupacionais (muito tempo antes que Schilling-1984) em dois grupos:

    I- doenças causadas diretamente por manipulação de substâncias nocivas.

    II- doenças causadas por posições inadequadas no trabalho.

    D- INCORRETO. Hipócrates, de fato, era médico, mas na Grécia Antiga. Considerado o pai da medicina e não o pai da medicina do trabalho.

    E- INCORRETO. Georgius Agrícola. Ver item "a"

    GABARITO DA MONITORA: LETRA C


ID
1975426
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a NR 7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, ficam desobrigados de indicar médico coordenador do PCMSO as empresas de Grau de Risco 3 e 4, segundo o Quadro I da Nr 4, cujo quantitativo de empregados NÃO exceda o limite de

Alternativas
Comentários
  • gab: E

     

    7.3.1.1. Ficam desobrigadas de indicar médico coordenador as empresas de grau de risco 1 e 2, segundo o Quadro 1 da NR 4, com até 25 empregados e aquelas de grau de risco 3 e 4, segundo o Quadro 1 da NR 4, com até 10 empregados.

  • NR 7 - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

     

    7.3.1.1 Ficam desobrigadas de indicar médico coordenador as empresas de grau de risco 1 e 2, segundo o Quadro 1 da NR 4, com até 25 (vinte e cinto) empregados e aquelas de grau de risco 3 e 4, segundo o Quadro 1 da NR 4, com até 10 (dez) empregados.

     

    GABARITO: E

  • obs: em acordo coletivo pode 20


ID
1975429
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Será obrigatória a realização do exame médico demissional até a data da homologação, desde que o último exame médico ocupacioanal tenha sido realizado há mais de ____________ para as empresas de Grau de Risco 3 e 4, segundo o Quadro I da NR 4:

Alternativas
Comentários
  • Gab: D

     

    7.4.3.5. No exame médico demissional, será obrigatoriamente realizada até a data da homologação, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de:

    135 dias para as empresas de grau de risco 1 e 2, segundo o Quadro I da NR 4;

    90 dias para as empresas de grau de risco 3 e 4, segundo o Quadro I da NR 4.

  • NR 7 - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

     

    7.4.3.5 No exame médico demissional, será obrigatoriamente realizada até a data da homologação, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de:

     

    - 135 (centro e trinta e cinco) dias para as empresas de grau de risco 1 e 2, segundo o Quadro I da NR-4;

    - 90 (noventa) dias para as empresas de grau de risco 3 e 4, segundo o Quadro I da NR-4.

     

    GABARITO: D

  • A questão exige do candidato conhecimento acerca das disposições contidas na NR-7, que versa sobre o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO.

    Ressaltamos que o texto atual desta NR estará vigente até a dia 02/01/2022, nos termos da Portaria SEPRT 8.873 de 23 de julho de 2021.

    De acordo com a NR-7:

    7.4.1 O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos:

    a) admissional;

    b) periódico;

    c) de retorno ao trabalho;

    d) de mudança de função;

    e) demissional. 

    Na nova NR-07, por exemplo, o exame de mudança de função passará a ser chamado de exame de mudança de riscos ocupacionais.

    De acordo com a NR-7 vigente, o PCMSO deve incluir a realização obrigatório dos seguintes exames, entre outros:

    Demissional: será obrigatoriamente realizada em até 10 (dez) dias contados a partir do término do contrato, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de:

    • 135 dias (grau 1 ou 2) e 90 dias (grau 3 ou 4)

    A questão quer saber sobre o exame médico demissional para trabalhadores demitidos de uma empresa com grau de risco 3 ou 4. De acordo com o risco, o exame demissional será obrigatoriamente realizada até a data da homologação, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de 90 dias para empresas enquadradas na NR-04 no grau de risco 3 ou 4.

    GABARITO: LETRA D


ID
1975432
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
1975435
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Radiação classificada como Radiação Eletromagnética Ionizante é:

Alternativas
Comentários
  • gab:B

    As demais são consideradas não ionizantes pela NR 15.

     

    ANEXO N.º 7
    RADIAÇÕES NÃO-IONIZANTES


    1. Para os efeitos desta norma, são radiações não-ionizantes as microondas, ultravioletas e laser.


    2. As operações ou atividades que exponham os trabalhadores às radiações não-ionizantes, sem a proteção adequada, consideradas insalubres, em decorrência de laudo de inspeção realizada no local de trabalho.


    3. As atividades ou operações que exponham os trabalhadores às radiações da luz negra (ultravioleta na faixa - 400- 320 nanômetros) não serão consideradas insalubres.

  • Radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com uma determinada velocidade. Contêm energia, carga eléctrica e magnética. Podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem. Possuem energia variável desde valores pequenos até muito elevados.

    As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.

    Radiações não ionizante possuem relativamente baixa energia. De fato, radiações não ionizantes estão sempre a nossa volta. Ondas eletromagnéticas como a luz, calor e ondas de rádio são formas comuns de radiações não ionizantes.

    Radiação Ionizante

    Energia e partículas emitidas de núcleos instáveis são capazes de causar ionização. Quando um núcleo instável emite partículas, as partículas são, tipicamente, na forma de partículas alfa, partículas beta ou nêutrons. No caso da emissão de energia, a emissão se faz por uma forma de onda eletromagnética muito semelhante aos raios-x : os raios gama.

     


ID
1975438
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NR 24 trata das Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho. Sobre essa NR, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

     

    24.1.7 Os lavatórios poderão ser formados por calhas revestidas com materiais impermeáveis e laváveis, possuindo torneiras de metal, tipo comum, espaçadas de 0,60m, devendo haver disposição de 1 (uma) torneira para cada grupo de 20 (vinte) trabalhadores.

  • QUESTÃO PASSÍVEL DE ANULAÇÃO, POIS NÃO HÁ NADA NA NORMA ONDE FALE QUE A LETRA B ESTÁ CORRETA.

  • Não acho que é passivel de anulação. Quem colocaria mais de um sanitário em 1m²?

    Gabarito E

  • QUESTÃO NÃO É PASSÍVEL DE ANULAÇÃO, pois segue a regra geral


ID
1975441
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O Anexo 7 da NR 15 – Portaria 3.214/78 – Ministério do Trabalho e Emprego, define que a exposição ocupacional de um trabalhador a campos eletromagnéticos das radiações não ionizantes em consequência do seu trabalho e que não esteja devidamente protegido pode caracterizar uma condição de:

Alternativas
Comentários
  • Radiação não ionizante = a insalubridade

    Radiação ionizante + insalubridade ou periculosidade


ID
1975444
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O LASER é a ampliação de radiação não ionizante, que se propaga numa única direção e tem um único comprimento de onda. Tem aplicação na indústria (soldagem de peças, alinhamento ótico, levantamento topométricos; na medicina (microcirurgias, tratamento de pele etc) e na odontologia. O termo Laser se refere a:

Alternativas
Comentários
  • light amplication by stimulated emission of radiAtion

  • Além de médicos, engenheiros e psicologos, rh, socorrista... agora temos de ser bilingue.

  • erro na escrita de radiation atrapalhou a resolução da questão.


ID
1975447
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A opção abaixo que NÃO consta na fase de identificação dos Riscos Biológicos para elaboração do PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, segundo a NR 32 – Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde é:

Alternativas
Comentários
  • 32.2.2.1 O PPRA, além do previsto na NR-09, na fase de reconhecimento, deve conter:
    I. Identificação dos riscos biológicos mais prováveis, em função da localização geográfica e da característica do serviço de saúde e seus setores, considerando:
    a) fontes de exposição e reservatórios;
    b) vias de transmissão e de entrada;
    c) transmissibilidade, patogenicidade e virulência do agente;
    d) persistência do agente biológico no ambiente;
    e) estudos epidemiológicos ou dados estatísticos;
    f) outras informações científicas.
    II. Avaliação do local de trabalho e do trabalhador, considerando:
    a) a finalidade e descrição do local de trabalho;
    b) a organização e procedimentos de trabalho;
    c) a possibilidade de exposição;
    d) a descrição das atividades e funções de cada local de trabalho;
    e) as medidas preventivas aplicáveis e seu acompanhamento.

  • Gab. B

     

    Os Agentes Biológicos são avaliados qualitativamente e não quantitativamente. Já os Agentes químicos são avaliados qualitativamente e  quantitativamente.

  • Letra B

    32.2.2.1 O PPRA, além do previsto na NR-09, na fase de reconhecimento, deve conter:
    I. Identificação dos riscos biológicos mais prováveis, em função da localização geográfica e da característica do serviço de saúde e seus setores, considerando:
    a) fontes de exposição e reservatórios;
    b) vias de transmissão e de entrada;
    c) transmissibilidade, patogenicidade e virulência do agente;
    d) persistência do agente biológico no ambiente;
    e) estudos epidemiológicos ou dados estatísticos;
    f) outras informações científicas.
    II. Avaliação do local de trabalho e do trabalhador, considerando:
    a) a finalidade e descrição do local de trabalho;
    b) a organização e procedimentos de trabalho;
    c) a possibilidade de exposição;
    d) a descrição das atividades e funções de cada local de trabalho;
    e) as medidas preventivas aplicáveis e seu acompanhamento.


ID
1975450
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

NÃO é citada(o) como item ou informação que deve constar no PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, segundo a NR 32 (Segurança e Saúde no Trabalho em Serviço de Saúde):

Alternativas
Comentários
  • 32.2.3.1 O PCMSO, além do previsto na NR-07, e observando o disposto no inciso I do item 32.2.2.1, deve contemplar:
    a) o reconhecimento e a avaliação dos riscos biológicos;
    b) a localização das áreas de risco segundo os parâmetros do item 32.2.2;
    c) a relação contendo a identificação nominal dos trabalhadores, sua função, o local em que desempenham suas
    atividades e o risco a que estão expostos;
    d) a vigilância médica dos trabalhadores potencialmente expostos;
    e) o programa de vacinação.


ID
1975453
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a opção VERDADEIRA para estabelecimentos que executam serviços de saúde:

Alternativas
Comentários
  • a) e b)

    32.2.4.5 O empregador deve vedar:
    a) a utilização de pias de trabalho para fins diversos dos previstos;
    b) o ato de fumar, o uso de adornos e o manuseio de lentes de contato nos postos de trabalho;

    c) o consumo de alimentos e bebidas nos postos de trabalho;
    d) a guarda de alimentos em locais não destinados para este fim;
    e) o uso de calçados abertos

    c)

    32.2.4.6.2 Os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as
    vestimentas utilizadas em suas atividades laborais.

    d)

    32.2.4.3.2 O uso de luvas não substitui o processo de lavagem das mãos, o que deve ocorrer, no mínimo, antes e depois do uso das mesmas.

    e)

    32.2.4.6.1 A vestimenta deve ser fornecida sem ônus para o empregado.

    b)

     

  • A - 32.2.4.5 O empregador deve vedar: b) o ato de fumar, o uso de adornos e o manuseio de lentes de contato nos postos de trabalho;

     

    B - 32.2.4.5 O empregador deve vedar: e) o uso de calçados abertos. GABARITO

     

    C - 32.2.4.6.2 Os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais.

     

    D - 32.2.4.3.2 O uso de luvas não substitui o processo de lavagem das mãos, o que deve ocorrer, no mínimo, antes e depois do uso das mesmas.

     

    E - 32.2.4.6.1 A vestimenta deve ser fornecida sem ônus para o empregado.

     

     


ID
1975456
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a NR 35 - Portaria SIT N. 313, de 23/03/2012, considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de:

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

    35.1.2 Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível
    inferior, onde haja risco de queda.

     

  • NR-35 TRABALHO EM ALTURA

     

    35.1.2 Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda.

     

    GABARITO: A

     

     

  • A questão cobrou conhecimento sobre a NR 35 que versa sobre trabalho em altura.

    A partir de que altura considera-se "trabalho em altura"?

    35.1.2 Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda.

    Portanto, o nosso gabarito é a letra "a".

    GABARITO: LETRA A


ID
1975459
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O empregador deverá promover para seus trabalhadores que executam serviços em altura um treinamento periódico bienal com carga horária mínima de:

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

     

    35.3.2 Considera-se trabalhador capacitado para trabalho em altura aquele que foi submetido e aprovado em treinamento, teórico e prático, com carga horária mínima de oito horas, cujo conteúdo programático deve, no mínimo, incluir:

  • NR-35 TRABALHO EM ALTURA

     

    35.3.2 Considera-se trabalhador capacitado para trabalho em altura aquele que foi submetido e aprovado em treinamento, teórico e prático, com carga horária mínima de 8 oito horas, cujo conteúdo programático deve, no mínimo, incluir:

     

    GABARITO: E

  • A questão cobrou conhecimento sobre a NR 35 que versa sobre trabalho em altura. De acordo com referida NR:

    35.3.2 Considera-se trabalhador capacitado para trabalho em altura aquele que foi submetido e aprovado em treinamento, teórico e prático, com carga horária mínima de oito horas, cujo conteúdo programático deve, no mínimo, incluir:

    • a) normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura;
    • b) análise de Risco e condições impeditivas;
    • c) riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle;
    • d) sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva;
    • e) equipamentos de Proteção Individual para trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso;
    • f) acidentes típicos em trabalhos em altura;
    • g) condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros. 

    Portanto, a duração mínima do treinamento é de 8 horas.

    GABARITO: LETRA E


ID
1975462
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Relacione a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda e marque a opção que corresponde a sequência CORRETA.

I. NR 20 ( ) Trabalho em Altura

II. NR 21 ( ) Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos

III. NR 24 ( ) Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis

IV. NR 12 ( ) Trabalho a Céu Aberto

V. NR 35 ( ) Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais e Trabalho

Alternativas

ID
1975465
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

NÃO constitui etapa do desenvolvimento de um PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (NR 9):

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

     

    9.3.1 O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá incluir as seguintes etapas:

     

    a) antecipação e reconhecimentos dos riscos;

    b) estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle;

    c) avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores;

    d) implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia;

    e) monitoramento da exposição aos riscos;

    f) registro e divulgação dos dados.


ID
1975468
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Embasado no Anexo 1 – NR 15 – Portaria 3.214/78, assinale a opção que se refere ao tempo máximo de exposição diária permissível de um trabalhador a um ruído contínuo ou intermitente de 110 decibéis.

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    110 db = 15 minutos


ID
1975471
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a opção FALSA sobre CIPA (NR 5):

Alternativas
Comentários
  • Gab:A

     

    A CIPA não para, ela solicita ao SESMT ou ao empregador a paralisação.

     

    DAS ATRIBUIÇÕES

     

    5.16 A CIPA terá por atribuição:

     

    a) identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver;

    b) elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho;

    c) participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho;

    d) realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores;

    e) realizar, a cada reunião, avaliação do cumprimento das metas fixadas em seu plano de trabalho e discutir as situações de risco que foram identificadas;

    f) divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e saúde no trabalho;

    g) participar, com o SESMT, onde houver, das discussões promovidas pelo empregador, para avaliar os impactos de alterações no ambiente e processo de trabalho relacionados à segurança e saúde dos trabalhadores;

    h) requerer ao SESMT, quando houver, ou ao empregador, a paralisação de máquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente à segurança e saúde dos trabalhadores;

    i) colaborar no desenvolvimento e implementação do PCMSO e PPRA e de outros programas relacionados à segurança e saúde no trabalho;

    j) divulgar e promover o cumprimento das Normas Regulamentadoras, bem como cláusulas de acordos e convenções coletivas de trabalho, relativas à segurança e saúde no trabalho;

    l) participar, em conjunto com o SESMT, onde houver, ou com o empregador da análise das causas das doenças e acidentes de trabalho e propor medidas de solução dos problemas identificados;

    m) requisitar ao empregador e analisar as informações sobre questões que tenham interferido na segurança e saúde dos trabalhadores;

    n) requisitar à empresa as cópias das CAT emitidas;

    o) promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho - SIPAT;

    p) participar, anualmente, em conjunto com a empresa, de Campanhas de Prevenção da AIDS.


ID
1975474
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

São considerados riscos físicos, químicos e biológicos, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

     Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infrassom e o ultrassom.

    9.1.5.2 Consideram-se agentes químicos as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.

    9.1.5.3 Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.

    Príons (em inglês: proteinaceous infections particles), são agentes infecciosos de tamanho menor que o dos vírus. brasilescola.uol.com.br/doencas/doencas-prion.htm

  • A questão exigiu conhecimento acerca do texto antigo da NR-09.

    De acordo com a NR-09 (texto antigo), consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos:

    1. Físicos: "ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infrassom e o ultrassom".
    2. Químicos: "as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão".
    3. Biológicos: "as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros".

    Independente do texto não está vigente em 2022, essa classificação dos riscos ainda é válida.

    A questão quer a alternativa que traga riscos físicos, químicos e biológicos, respectivamente:

    A- Correta.

    Radiação Infravermelho (agente físico); fumos (agente químico) ; príons - moléculas proteicas infectantes, mas sem carga genética, explicitamente trazidas na NR-32 como agente biológico.

    B-  Incorreta

    Frio (físico); micro-ondas (físico); bacilos (biológico).

    C- Incorreta

    Ruído (físico); radiação ionizante (físico); parasitas (químico).

    D- Incorreta

    Umidade (condição do ambiente - não se enquadra em nenhum dos riscos acima); radiofrequência (físico); fungos (biológico).

    E- Incorreta

    Luz visível (físico); micro-ondas (físico); toxinas (biológico).

    Portanto, a única alternativa que trouxe corretamente os riscos na sequência pedida foi a letra "a".

    GABARITO: LETRA A


ID
1975477
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Analise as proposições abaixo:
I. O trabalhador que realiza atividades em área onde exista exposição ocupacional à radiação ionizante deve utilizar monitoração individual (dosímetro);
II. A trabalhadora com gravidez confirmada deve ser afastada das atividades com radiações ionizantes até o quarto mês de gravidez;
III. Os dosímetros individuais devem ser obtidos, calibrados e avaliados exclusivamente em laboratórios de monitoração individual acreditados pela CNEN;
IV. Cada trabalhador de instalação radiativa deve ter um registro individual atualizado que deve permanecer arquivado na empresa por 30 meses após sua saída ou término de sua ocupação.
Assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • i -

    32.4.3 O trabalhador que realize atividades em áreas onde existam fontes de radiações ionizantes deve:
    a) permanecer nestas áreas o menor tempo possível para a realização do procedimento;
    b) ter conhecimento dos riscos radiológicos associados ao seu trabalho;
    c) estar capacitado inicialmente e de forma continuada em proteção radiológica;
    d) usar os EPI adequados para a minimização dos riscos;
    e) estar sob monitoração individual de dose de radiação ionizante, nos casos em que a exposição seja ocupacional.

    GLOSSÁRIO DA NR-32

    Monitoração Individual: Monitoração por meio de dosímetros individuais colocados sobre o corpo do indivíduo
    para fins de controle das exposições ocupacionais. A monitoração individual tem a função primária de avaliar a dose
    no indivíduo monitorado. Também pode ser utilizada para verificar a adequação do plano de proteção radiológica às
    atividades da instalação.

     

    ii -

    32.4.4 Toda trabalhadora com gravidez confirmada deve ser afastada das atividades com radiações ionizantes, devendo ser remanejada para atividade compatível com seu nível de formação.
    32.4.5 Toda instalação radiativa deve dispor de monitoração individual e de áreas.

    iii-

    32.4.5.1 Os dosímetros individuais devem ser obtidos, calibrados e avaliados exclusivamente em laboratórios de monitoração individual acreditados pela CNEN.

    iv- (Obs.:Essa doeu)

    32.4.7 Cada trabalhador da instalação radiativa deve ter um registro individual atualizado, o qual deve ser
    conservado por 30 (trinta) anos após o término de sua ocupação, contendo as seguintes informações:
    a) identificação (Nome, DN, Registro, CPF), endereço e nível de instrução;
    b) datas de admissão e de saída do emprego;
    c) nome e endereço do responsável pela proteção radiológica de cada período trabalhado;
    d) funções associadas às fontes de radiação com as respectivas áreas de trabalho, os riscos radiológicos a que está
    ou esteve exposto, data de início e término da atividade com radiação, horários e períodos de ocupação;
    e) tipos de dosímetros individuais utilizados;
    f) registro de doses mensais e anuais (doze meses consecutivos) recebidas e relatórios de investigação de doses;
    g) capacitações realizadas;
    h) estimativas de incorporações;
    i) relatórios sobre exposições de emergência e de acidente;
    j) exposições ocupacionais anteriores a fonte de radiação.


ID
1975480
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a NR 15 – Atividades e Operações Insalubres, é assegurado ao trabalhador, quando do exercício do trabalho em condições de insalubridade o recebimento de um adicional de insalubridade. Em relação a esse adicional, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • b) Cabe à autoridade regional competente em matéria de segurança e saúde do trabalhador, comprovada a insalubridade por laudo técnico, elaborado por técnico em segurança do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho, devidamente habilitado, fixar o adicional devido aos empregados expostos à insalubridade quando impraticável sua eliminação ou neutralização. O  técnico em segurança do trabalho não emite laudo técnico apenas o Engenheiro e o Médico do Trabalho.

     

  • TST não emite qualquer tipo de Laudo

    Só fazer comparação a

    LTCAT

    Laudo de Insalubridade

    Laudo de periculosidade

    Laudo APENAS Engenheiro e Médico podem emitir


ID
1975483
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NR 17 (Ergonomia), trabalhador jovem é todo trabalhador com idade maior de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    17.2.1.3. Trabalhador jovem designa todo trabalhador com idade inferior a 18 (dezoito) anos e maior de 14 (quatorze) anos.


ID
1975486
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NR 20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis determina que as capacitações previstas nessa NR devem ser realizadas a cargo e custo do empregador e durante o expediente normal da empresa. Os trabalhadores que laboram em instalações de classes I, II ou III adentram na área ou local de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis e que mantêm contato direto com o processo ou processamento, realizando atividades específicas, pontuais e de curta duração devem realizar curso Básico. Assinale a opção que corresponde à quantidade de horas desse Curso Básico de capacitação:

Alternativas
Comentários
  • ANEXO 2 NR 20:

    Curso básico = 8h

  • Gabarito A)

    Anexo II

    1) Critérios para Capacitação

    [...]

    b) Capacitação para os trabalhadores que adentram na área e mantêm contato direto com o processo ou processamento:

    Curso Básico (8 horas)

  • Questão desatualizada!

    NR-20 (09/12/2019)

    20.12.2 O tipo de capacitação exigida está condicionada à atividade desempenhada pelo trabalhador,

    à classe da instalação e ao fato do trabalhador adentrar ou não na área e manter ou não contato

    direto com o processo ou processamento. Estes critérios encontram-se resumidos na Tabela 1 do

    Anexo I.

    Atividade: Específica, pontual e de curta duração

    Instalação Classe I: Curso Básico - 4h

    Instalação Classe II: Curso Básico - 6h

    Instalação Classe III: Curso Básico - 8h

    Atividade: Manutenção e inspeção

    Instalação Classe I: Curso Intermediário- 12h

    Instalação Classe II: Curso Intermediário- 14h

    Instalação Classe III: Curso Intermediário- 16h

    Atividade: Operação e atendimento a emergências

    Instalação Classe I: Curso Intermediário- 12h

    Instalação Classe II: Curso Avançado I- 20h

    Instalação Classe III: Curso Avançado II- 32h

    Atividade: Segurança e saúde no trabalho

    Instalação Classe II: Curso Específico - 14h

    Instalação Classe III: Curso Específico - 16h


ID
1975489
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • NR 28 - FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES

    28.2 EMBARGO OU INTERDIÇÃO.

    28.2.1 Quando o agente da inspeção do trabalho constatar situação de grave e iminente risco à saúde e/ou integridade física do trabalhador, com base em critérios técnicos, deverá propor de imediato à autoridade regional competente a interdição do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento, ou o embargo parcial ou total da obra, determinando as medidas que deverão ser adotadas para a correção das situações de risco. (Alterado pela Portaria n.º 7, de 05 de outubro de 1992)

  • Interdição > estabelecimento

    Embargo > obra

    Letra D

  • Incorreta

    C) Segundo a NR 28 (Fiscalização e Penalidades), quando o agente da inspeção do trabalho constatar situação de grave e iminente risco à saúde e/ou integridade física do trabalhador, com base em critérios técnicos, deverá propor de imediato à autoridade regional competente a interdição (correto seria embargo) parcial ou total da obra, determinando as medidas que deverão ser adotadas para a correção das situações de risco.

  • 28.3.1.1 Em caso de reincidência, embaraço ou resistência à fiscalização, emprego de artifício ou simulação com o objetivo de fraudar a lei, a multa será aplicada na forma do art. 201, parágrafo único, da CLT, conforme os seguintes valores estabelecidos: (Alterado pela Portaria n.º 7, de 05 de outubro de 1992)

    VALOR DA MULTA (em UFIR)

    Segurança do Trabalho: 6.304

    Medicina do Trabalho: 3.782 


ID
1975492
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na elaboração do Mapa de Riscos de uma determinada empresa, foi constatada a existência de três tipos de riscos ambientais:
- transporte manual de pesos;
- existência de animais peçonhentos;
- fumos metálicos.
Na representação gráfica do Mapa de Riscos, estes riscos deverão ser identificados, respectivamente, pelas cores:

Alternativas
Comentários
  • Significado das cores na tabela de riscos ocupacionais

    Grupo 1 – Verde

    Riscos físicos. Tais como ruídos, vibrações, radiações ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade.

    Grupo 2 – Vermelho

    Riscos químicos como poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores e substâncias compostas ou produtos químicos que podem prejudicar a saúde do trabalhador.

    Grupo 3 – Marrom

    Riscos biológicos. São eles: vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas e bacilos.

    Grupo 4 – Amarelo

    Riscos ergonômicos, tais como esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, exigência de postura inadequada, controle rígido de produtividade, imposição de ritmos excessivos, trabalho noturno, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia e repetitividade, entre outras situações causadoras de estresse físico ou psicológico.

    Grupo 5 – Azul

    Riscos de acidentes causados por arranjo físico inadequado, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas ou defeituosas, iluminação inadequada, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, animais peçonhentos, além de outras situações de risco que poderão contribuir para ocorrência de acidentes.

    Amarelo: transporte manual de pesos Ergonomico.

    Azul :- existência de animais peçonhentos de acidentes.

    Vermelho:fumos metálicos quimicos.

     

     

     

  • A questão versou sobre riscos ocupacionais e sua representação no mapa de riscos. Essa classificação aparecia na antiga NR5 (no anexo de redação anterior da NR), mas ainda é bastante cobrada em concursos atuais. Essa classificação é a seguinte:

    1. Físico (na cor verde): relacionado aos ruídos, pressão, frio, calor, radiação e vibrações.
    2. Químico (na cor vermelha): relacionado com gases, vapores, neblinas, poeira, fumo.
    3. Biológico (na cor marrom): relacionado a parasitas, bactérias, vírus e insetos.
    4. Ergonômico (na cor amarela): relacionado a posturas incorretas, excesso de peso, repetição, excessos de movimentos e monotonia.
    5. Acidentes (na cor azul): relacionado à iluminação, à explosão, aos incêndios, às quedas e aos animais peçonhentos.

    A questão pediu para marcarmos a alternativas que contém a associação correta entre os riscos e as suas cores:

    1. transporte manual de pesos: representam riscos ergonômicos (grupo 4: cor amarela)
    2. existência de animais peçonhentos: representam um risco de acidentes (grupo 5: cor azul)
    3. fumos metálicos: são riscos químicos (cor vermelha, grupo 2)

    Analisando as assertivas, temos que a sequência correta é: amarela, azul e vermelho.

    GABARITO: LETRA B


ID
1975495
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A - 24.2.1 Em todos os estabelecimentos industriais e naqueles em que a atividade exija troca de roupas ou seja imposto o uso de uniforme ou guarda-pó, haverá local apropriado para vestiário dotado de armários individuais, observada a separação de sexos.

     

    B - 24.3.10 Água potável, em condições higiênicas, fornecida por meio de copos individuais, ou bebedouros de jato inclinado e guarda-protetora, proibindo-se sua instalação em pias e lavatórios, e o uso de copos coletivos.

     

    C - 24.2.11 Nas atividades e operações insalubres, bem como nas atividades incompatíveis com o asseio corporal, que exponham os empregados a poeiras e produtos graxos e oleosos, os armários serão de compartimentos duplos. GABARITO

     

    D - 24.3.1 Nos estabelecimentos em que trabalhem mais de 300 (trezentos) operários, é obrigatória a existência de refeitório, não sendo permitido aos trabalhadores tomarem suas refeições em outro local do estabelecimento.

     

    E - 24.3.15 Nos estabelecimentos em que trabalhem mais de 30 (trinta) até 300 (trezentos) empregados, embora não seja exigido o refeitório, deverão ser asseguradas aos trabalhadores condições suficientes de conforto para a ocasião das refeições.


ID
1975498
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NR 9 os agentes químicos deverão ser objetos de controle sistemático quando apresentar exposição ocupacional acima do nível de ação. Deverá haver ações preventivas para exposição a agentes químicos quando a exposição atingir ______ dos limites de exposição ocupacional considerados de acordo com os valores previstos na NR 15 ou, na ausência destes, os valores de limites de exposição ocupacional adotados pela ACGIH.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    9.3.6.2 Deverão ser objeto de controle sistemático as situações que apresentem exposição ocupacional acima dos níveis de ação, conforme indicado nas alíneas que seguem:

    a) para agentes químicos, a metade dos limites de exposição ocupacional considerados de acordo com a alínea "c" do subitem 9.3.5.1

    a metade dos limites de exposição ocupacional = 50%


ID
1975501
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Marque a opção que NÃO se encontra de acordo com as diretrizes de elaboração e implementação do PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (NR 9).

Alternativas
Comentários
  • Gab C

    Marquei por exclusão, fungos não é agente químico e sim biológico.


ID
1975504
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NR 17 (Ergonomia), nos locais de trabalho (laboratórios, análises de projetos, escritórios, etc) onde são executadas atividades que exigem solicitação intelectual e atenção constantes, recomenda-se uma das seguintes condições de conforto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    17.5.2. Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, são recomendadas as seguintes condiçôes de conforto:

    a) níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no INMETRO;

    b) índice de temperatura efetiva entre 20oC (vinte) e 23oC (vinte e três graus centígrados);

    c) velocidade do ar não superior a 0,75m/s;

    d) umidade relativa do ar não inferior a 40 (quarenta) por cento.

  • A questão não possui alternativa correta.

    A velocidade do ar deve ser inferior a 0,75m/s e não 75m/s.

  • FALTOU O  ZERO 0 .... MAS PELA LÓGICA E LETRA A.

  • VENTANIA

  • A questão exige conhecimento acerca da NR-17, que versa sobre ergonomia.

    Em relação aos locais em que se executam atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, a NR-17 traz uma série de condições, entre elas o índice de temperatura efetiva no ambiente, a umidade do ar e os níveis de ruído.

    Agora vamos trazer o texto contido da NR-17:

    "17.5.2 Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, são recomendadas as seguintes condições de conforto:

    a) níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no INMETRO;

    b) índice de temperatura efetiva entre 20ºC (vinte) e 23ºC (vinte e três graus centígrados);

    c) velocidade do ar não superior a 0,75m/s;

    d) umidade relativa do ar não inferior a 40 (quarenta) por cento. (...)"

    • Temperatura: entre 20ºC a 23ºC.
    • Velocidade do ar: não superior a 0,75 m/s.
    • Umidade relativa do ar: não inferior a 40%
    • Ruídos: NBR 10152.

    Agora vamos analisar as alternativas:

    A- CORRETA? A velocidade do ar não deve ser superior a 0,75m/s, de acordo com a NR-17. A questão fala na velocidade absurda de 75 m/s (270Km/h).

    B- INCORRETA. Os níveis de ruído devem está de acordo com o estabelecido pela NBR 10152.

    C- INCORRETA. O correto é índice de temperatura efetiva entre 20˚C e 23˚C.

    D- INCORRETA. O correto é não inferior a 40%.

    E- INCORRETA. Não há tal disposição no texto vigente da NR-17.

    Portanto, como o erro de digitação da alternativa "a", nenhuma das alternativas está correta, à luz da NR-17.

    GABARITO DA MONITORA: ANULADA

    GABARITO DA BANCA: LETRA A


ID
1975507
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Espaço Confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.

Analise as proposições abaixo referentes às medidas técnicas de prevenção para serviços em espaço confinado, deve-se:

I. proceder à avaliação e controle dos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos;
II. identificar, isolar e sinalizar os espaços confinados para evitar a entrada de pessoas não autorizadas;
III. proibir a ventilação com oxigênio puro;
IV. prever a implantação de travas, bloqueios, alívio, lacre e etiquetagem.
Assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • 33.3.2 Medidas técnicas de prevenção:

    a) identificar, isolar e sinalizar os espaços confinados para evitar a entrada de pessoas não autorizadas;

    b) antecipar e reconhecer os riscos nos espaços confinados;

    c) proceder à avaliação e controle dos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos;

    d) prever a implantação de travas, bloqueios, alívio, lacre e etiquetagem;

    e) implementar medidas necessárias para eliminação ou controle dos riscos atmosféricos em espaços confinados;

    f) avaliar a atmosfera nos espaços confinados, antes da entrada de trabalhadores, para verificar se o seu interior é seguro;

    g) manter condições atmosféricas aceitáveis na entrada e durante toda a realização dos trabalhos, monitorando, ventilando, purgando, lavando ou inertizando o espaço confinado;

    h) monitorar continuamente a atmosfera nos espaços confinados nas áreas onde os trabalhadores autorizados estiverem desempenhando as suas tarefas, para verificar se as condições de acesso e permanência são seguras;

    i) proibir a ventilação com oxigênio puro;

    j) testar os equipamentos de medição antes de cada utilização; e

    k) utilizar equipamento de leitura direta, intrinsecamente seguro, provido de alarme, calibrado e protegido contra emissões eletromagnéticas ou interferências de radiofreqüência.


ID
1975510
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

É chamado de Índice de Conforto Térmico:

Alternativas
Comentários
  • Há 2 Índices de conforto térmico: 
    •    Temperatura efetiva (TE): leva em consideração a temperatura,  a umidade e a velocidade do ar;
    •    Temperatura Efetiva corrigida (TEC): além a temperatura, umidade e velocidade do  ar,  considera o calor radiante;