SóProvas



Questões de NR 28 - Norma Regulamentadora nº 28 - Fiscalização e Penalidades


ID
6811
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

      

Quanto ao que se depreende da NR-28 - Fiscalização e Penalidades -, marque a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • 28.1.5 Poderão ainda os agentes da inspeção do trabalho lavrar auto de infração pelo descumprimento dos preceitos legais e/ou regulamentares sobre segurança e saúde do
    trabalhador, à vista de laudo técnico emitido por engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho, devidamente habilitado.

    3.1. O Delegado Regional do Trabalho ou Delegado do Trabalho
    Marítimo, conforme o caso, à vista de laudo técnico do serviço competente que demonstre grave e iminente risco para o trabalhador, poderá interditar estabelecimento, setor de serviço,máquina ou equipamento, ou embargar obra, indicando na decisão tomada, com a brevidade que a ocorrência exigir, as providências que deverão ser adotadas para prevenção de acidentes do trabalho e doenças profissionais.

    Constatada a existência de uma situação de risco grave e iminente num determinado ambiente de trabalho, deverá o engenheiro ou médico do trabalho da DRT proceder à lavratura do laudo técnico de embargo ou interdição, requisitando ao Delegado Regional da DRT a adoção do embargo ou da interdição, conforme o caso.
  • Alguém poderia me dizer porque a alternativa "C" esta errada?

    Bons estudos
  • Só se embarga obra.
  • A "C" também estaria certa, se não esbarrasse na oponibilidade da multa descrita na letra "D", ou seja a C está menos certa que a B.

  • Vilmar, o erro da B está em dizer que iria embargar o setor ou máquina, e só se embarga obra.

  • Alguém consegue mostrar o erro da letra A ? Acredito que seja a palavra "deverá"

  • gabarito: letra E


ID
333838
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação a NR-28 é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
    • Vamos as questões:
    • a) A autoridade regional competente, à vista de novo laudo técnico do agente da inspeção do trabalho, procederá à suspensão da interdição ou do embargo; ERRADO
    • Art. 161. § 5º O Delegado Regional do Trabalho, independente de recurso, e após laudo técnico do serviço competente, poderá levantar a interdição.
    • b) A autoridade regional competente, diante de solicitação escrita do notificado, acompanhada de exposição de motivos relevantes, poderá prorrogar por 120 dias contados da data da solicitação, o prazo para seu cumprimento. INCOMPLETO
      • 28.1.4.2 A autoridade regional competente, diante de solicitação escrita do notificado, acompanhada de exposição de motivos relevantes, apresentada no prazo de 10 dias do recebimento da notificação, poderá prorrogar por 120 (cento e vinte) dias, contados da data do Termo de Notificação, o prazo para seu cumprimento. (Alterado pela Portaria n.º 7, de 05 de outubro de 1992)
      • c) A concessão de prazos superiores a 120 dias fica condicionada a prévia negociação entre o notificado, o sindicato representante da categoria e a delegacia regional do trabalho.(NÃO É QUALQUER SINDICATO)
      • 28.1.4.3 A concessão de prazos superiores a 120 (cento e vinte) dias fica condicionada à prévia negociação entre o notificado e o sindicato representante da categoria dos empregados, com a presença da autoridade regional competente. (Alterado pela Portaria n.º 7, de 05 de outubro de 1992)
      • d) É vedado ao agente de inspeção do trabalho anexar aos processos resultantes da ação fiscalizadora documentos audiovisuais para a comprovação da infração. ERRADO
      • 28.1.2 Aos processos resultantes da ação fiscalizadora é facultado anexar quaisquer documentos, quer de pormenorização de fatos circunstanciais, quer comprobatórios, podendo, no exercício das funções de inspeção do trabalho, o agente de inspeção do trabalho usar de todos os meios, inclusive audiovisuais, necessários à comprovação da infração.
      • E) O agente de inspeção do trabalho, com base em critérios técnicos, poderá notificar os empregadores concedendo prazo de no máximo 60 dias para correção das irregularidades. CERTO
    •  
  • 28.1.4.1 O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 60 (sessenta) dias. 


     
    28.1.4.2 A autoridade regional competente, diante de solicitação escrita do notificado, acompanhada de exposição de motivos relevantes, apresentada no prazo de 10 dias do recebimento da notificação, poderá prorrogar por 120 (cento e vinte) dias, contados da data do Termo de Notificação, o prazo para seu cumprimento. (Alterado pela Portaria n.º 7, de 05 de outubro de 1992) 


     
    28.1.4.3 A concessão de prazos superiores a 120 (cento e vinte) dias fica condicionada à prévia negociação entre o notificado e o sindicato representante da categoria dos empregados, com a presença da autoridade regional competente. (Alterado pela Portaria n.º 7, de 05 de outubro de 1992) 
     

  • A) A autoridade regional competente, à vista de novo laudo técnico do agente da inspeção do trabalho, procederá à suspensão da interdição ou do embargo. ERRADO. (procederá ou não à suspensão da interdição ou embargo, ou seja, mesmo com novo laudo a autoridade decidirá se sim ou não da suspensão...a alternativa do jeito que está nos dá entender que com o novo laudo a autoridade já de primeira procede a suspensão e isso não é correto).

    B) A autoridade regional competente, diante de solicitação escrita do notificado, acompanhada de exposição de motivos relevantes, poderá prorrogar por 120 dias contados da data da solicitação, o prazo para seu cumprimento. ERRADO. (faltou mencionar que o notificado tem 10 dias após da data do recebimento da notificação e que os 120 dias contados da data do Termo de Notificação)

    C) A concessão de prazos superiores a 120 dias fica condicionada a prévia negociação entre o notificado, o sindicato representante da categoria e a delegacia regional do trabalho. ERRADO. (negociação entre notificado, sindicato da categoria e autoridade REGIONAL competente)

    D) É vedado ao agente de inspeção do trabalho anexar aos processos resultantes da ação fiscalizadora documentos audiovisuais para a comprovação da infração. ERRADO. (não é vedado e sim FACULTATIVO anexar recursos audiovisuais entre outros...)

    E) O agente de inspeção do trabalho, com base em critérios técnicos, poderá notificar os empregadores concedendo prazo de no máximo 60 dias para correção das irregularidades. [CORRETO]


ID
531472
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em cada processo produtivo, há riscos ocupacionais em graus variados. Quando a empresa implanta todos os recursos orientados pela legislação, ocorre redução significativa e até anulação de riscos (processos fechados), mas, quando há infrações, a Fiscalização do Trabalho calcula o valor da multa com base na Norma Regulamentadora

Alternativas
Comentários
  • Nr 28:

    28.3 Penalidades

    28.3.1 As infrações aos preceitos legais e/ou regulamentadores sobre segurança e saúde do trabalhador terão as penalidades aplicadas conforme o disposto no quadro de gradação de multas (Anexo I), obedecendo às infrações previstas no quadro de classificação das infrações (Anexo II) desta Norma. (Alterado pela Portaria n.º 7, de 05 de outubro de 1992)

    28.3.1.1 Em caso de reincidência, embaraço ou resistência à fiscalização, emprego de artifício ou simulação com o objetivo de fraudar a lei, a multa será aplicada na forma do art. 201, parágrafo único, da CLT, conforme os seguintes valores estabelecidos: (Alterado pela Portaria n.º 7, de 05 de outubro de 1992)


ID
586696
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Conforme NR-28, quando o agente da inspeção do trabalho constatar situação de grave e iminente risco à saúde e/ou à integridade física do trabalhador, com base em critérios técnicos, deverá

Alternativas
Comentários
  • NR 28.2.1 - Quando o Agente da Inspeção do Trabalho constatar situação de grave e iminente risco à saúde e/ou integridade física do trabalhador, com base em critérios técnicos, deverá de imediato propor à autoridade regional competente a interdição do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento, ou o embargo parcial ou total da obra, determinando as medidas que deverão ser adotadas para a correção das situações de risco.

  • c) propor de imediato à autoridade regional competente a interdição do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento, ou o embargo parcial ou total da obra, determinando as medidas que deverão ser adotadas para a correção das situações de risco.

    Agente inspeção > Autoridade REGIONAL Competente > Interdição ou Embargo.


ID
1191007
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Imagine se a empresa onde você trabalha como técnico em segurança do trabalho está com alguma irregularidade e seu patrão não aceita fazer a correção por causa do custo alto. Vamos dizer que a empresa de 900 funcionários não tenha CIPA, o que é obrigatório de acordo com a NR 5, e você precisasse provar ao dono da empresa, através de números, que a multa prevista na NR 28 é muito alta. Para fazer o cálculo da soma da penalidade, você deveria considerar o cruzamento de duas variáveis que são:

Alternativas
Comentários
  • ANEXO 1 -  APRESENTA A GRADAÇÃO DAS MULTAS ATRAVÉS DO NÚMERO DE EMPREGADOS

    ANEXO 2 - ESTABELECE A GRADAÇÃO RELATIVA A CADA INFRAÇÃO ATRAVÉS DE CÓDIGOS

     

    ALTERNATIVA A


ID
1191010
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O prazo máximo previsto na NR 28 para o cumprimento dos itens notificados pelo agente de inspeção do trabalho é

Alternativas
Comentários
  • 28.1.4.1 O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 60 (sessenta) dias.



  • A questão exigiu conhecimento sobre a NR-28 dispõe acerca do tema fiscalização e penalidades.

    De acordo com a referida NR, em relação às notificações, temos o seguinte:

    "28.1.4 O agente da inspeção do trabalho, com base em critérios técnicos, poderá notificar os empregadores concedendo prazos para a correção das irregularidades encontradas.

    28.1.4.1 O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 60 (sessenta) dias". 

    Prorrogação e recursos - outros prazos da NR-28:

    "28.1.4.2 A autoridade regional competente, diante de solicitação escrita do notificado, acompanhada de exposição de motivos relevantes, apresentada no prazo de 10 dias do recebimento da notificação, poderá prorrogar por 120 (cento e vinte) dias, contados da data do Termo de Notificação, o prazo para seu cumprimento.

    28.1.4.3 A concessão de prazos superiores a 120 (cento e vinte) dias fica condicionada à prévia negociação entre o notificado e o sindicato representante da categoria dos empregados, com a presença da autoridade regional competente.

    28.1.4.4 A empresa poderá recorrer ou solicitar prorrogação de prazo de cada item notificado até no máximo 10 (dez) dias a contar da data de emissão da notificação".

    Esquematizando:

    • Prazo máximo: 60 dias.
    • Prorrogação, nos termos do subitem 28.1.4.2: 120 dias contados do termo de notificação.
    • Recurso ou solicitação de prorrogação: 10 dias da emissão da notificação.

    Portanto, o prazo máximo do empregador para o devido cumprimento dos itens notificados será de 60 dias.

    GABARITO: LETRA B


ID
1746751
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A fiscalização do cumprimento das disposições legais e/ou regulamentares sobre segurança e saúde do trabalhador é efetuada de acordo com o estabelecido pela Norma Regulamentadora 28 (NR 28).

A esse respeito, assinale a afirmativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • NR 28 - FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES

    28.1.4.1 O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 60 (sessenta) dias.

  • gab:C

     

    28.1.4.1 O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 60 dias.

     

    28.1.4.2 A autoridade regional competente, diante de solicitação escrita do notificado, acompanhada de exposição de motivos relevantes, apresentada no prazo de 10 dias do recebimento da notificação, poderá prorrogar por 120 (cento e vinte) dias, contados da data do Termo de Notificação, o prazo para seu cumprimento. (Alterado pela Portaria n.º 7, de 05 de outubro de 1992)

  • 28.2.3 A autoridade regional competente, à vista de relatório circunstanciado, elaborado por agente da inspeção do trabalho que comprove o descumprimento reiterado das disposições legais e/ou regulamentares sobre segurança e saúde do trabalhador, poderá convocar representante legal da empresa para apurar o motivo da irregularidade e propor solução para corrigir as situações que estejam em desacordo com exigências legais. (Alterado pela Portaria n.º 7, de 05 de outubro de 1992)

  • NR 28 - FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES

    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

    a) os documentos e os fatos circunstanciais comprobatórios devem ser descartados dos processos resultantes da ação fiscalizadora. ERRADO

    28.1.2 Aos processos resultantes da ação fiscalizadora é facultado anexar quaisquer documentos, quer de pormenorização de fatos circunstanciais, quer comprobatórios, podendo, no exercício das funções de inspeção do trabalho, o agente de inspeção do trabalho usar de todos os meios, inclusive audiovisuais, necessários à comprovação da infração.
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

    b) o agente da inspeção do trabalho poderá notificar os empregadores, sem concessão de prazos (delegado a autoridade regional competente), para a correção das irregularidades encontradas. ERRADO

    28.1.4 O agente da inspeção do trabalho, com base em critérios técnicos, poderá notificar os empregadores concedendo prazos para a correção das irregularidades encontradas.
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

    c) o prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 60 dias. GABARITO

    28.1.4.1 O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 60 (sessenta) dias.
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

    d) a empresa não poderá recorrer ou solicitar prorrogação de prazo caso este já esteja estipulado em 60 dias.

    28.1.4.2 A autoridade regional competente, diante de solicitação escrita do notificado, acompanhada de exposição de motivos relevantes, apresentada no prazo de 10 dias do recebimento da notificação, poderá prorrogar por 120 (cento e vinte) dias, contados da data do Termo de Notificação, o prazo para seu cumprimento.
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

    e) o agente da inspeção do trabalho poderá convocar representante legal da empresa para apurar o motivo da irregularidade e propor solução para corrigir as situações que estejam em desacordo com as exigências legais. ERRADO

    28.2.3 A autoridade regional competente, à vista de relatório circunstanciado, elaborado por agente da inspeção do trabalho que comprove o descumprimento reiterado das disposições legais e/ou regulamentares sobre segurança e saúde do trabalhador, poderá convocar representante legal da empresa para apurar o motivo da irregularidade e propor solução para corrigir as situações que estejam em desacordo com exigências legais.
     

  • 28.1.4.1 O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 60 (sessenta) dias.

  • Cumprimento dos itens notificados - 60 dias

    Recebimento de recurso ou pedido de prorrogação - 10 dias 

    Prorrogação máxima* - 120 dias (concedida pela SRT)

    *Prorrogação >120 dias -> negociação coletiva assistida SRT


ID
1775689
Banca
CAIP-IMES
Órgão
Prefeitura de Santo André - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo em relação à NR 28 e marque (V) para as verdadeiras ou (F) para as falsas.

( ) De acordo com o Anexo II da NR-28 - Fiscalização e Penalidades, para facilitar a consulta ao manual de normas regulamentadoras, menciona-se, no final de cada item/subitem, o código e o grau de infração correspondentes.
( ) O agente da inspeção do trabalho, com base em critérios técnicos, poderá notificar os empregadores concedendo prazos para a correção das irregularidades encontradas. O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 90 (noventa) dias.
( ) Aos processos resultantes da ação fiscalizadora é facultado anexar quaisquer documentos, quer de pormenorização de fatos circunstanciais, quer comprobatórios, podendo, no exercício das funções de inspeção do trabalho, o agente de inspeção do trabalho usar de todos os meios, inclusive audiovisuais, necessários à comprovação da infração.
( ) As ações de fiscalização do trabalho, realizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, têm como finalidade verificar o cumprimento, por parte das empresas, da legislação de proteção ao trabalhador, com o objetivo de combater a informalidade no mercado de trabalho e garantir a observância da legislação trabalhista.

Assinale a alternativa que expressa a sequência correta de preenchimento das afirmativas.

Alternativas
Comentários
  • O prazo estabelecido na notificação do AFT, para regularização da situação encontrada, deve ser de no máximo 60 dias. 

  • (V) De acordo com o Anexo II da NR-28 - Fiscalização e Penalidades, para facilitar a consulta ao manual de normas regulamentadoras, menciona-se, no final de cada item/subitem, o código e o grau de infração correspondentes.

     

    (F) O agente da inspeção do trabalho, com base em critérios técnicos, poderá notificar os empregadores concedendo prazos para a correção das irregularidades encontradas. O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 90 (noventa) dias.

    28.1.4.1 O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 60 (sessenta) dias.

     

    (V) Aos processos resultantes da ação fiscalizadora é facultado anexar quaisquer documentos, quer de pormenorização de fatos circunstanciais, quer comprobatórios, podendo, no exercício das funções de inspeção do trabalho, o agente de inspeção do trabalho usar de todos os meios, inclusive audiovisuais, necessários à comprovação da infração.

     

    (V) As ações de fiscalização do trabalho, realizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, têm como finalidade verificar o cumprimento, por parte das empresas, da legislação de proteção ao trabalhador, com o objetivo de combater a informalidade no mercado de trabalho e garantir a observância da legislação trabalhista.

     

    GABARITO: C


ID
1860793
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa que identifica a NR 28.

Alternativas
Comentários
  • NR 28 FISCALIZÇAO E PENALIDADES

  • a) NR 26

    b) NR 27 FOI REVOGADA

    c) NR 26  -  CERTA

    d) NR 29

    e) NR 30

     

  • Gab: C

     

    Segue listagem de todas as NRS:

     

    NR 01 - Disposições Gerais

    NR 02 - Inspeção Prévia

    NR 03 - Embargo ou Interdição

    NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho

    NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

    NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI

    NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional

    NR 08 - Edificações

    NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais

    NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

    NR 11 - Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais

    NR 12 - Máquinas e Equipamentos

    NR 13 - Caldeiras e Vasos de Pressão

    NR 14 - Fornos

    NR 15 - Atividades e Operações Insalubres

    NR 16 - Atividades e Operações Perigosas

    NR 17 - Ergonomia

    NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

    NR 19 - Explosivos

    NR 20 - Líquidos Combustíveis e Inflamáveis

    NR 21 - Trabalho a Céu Aberto

    NR 22 - Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração

    NR 23 - Proteção Contra Incêndios

    NR 24 - Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho

    NR 25 - Resíduos Industriais

    NR 26 - Sinalização de Segurança

    NR 27 - Registro Profissional do Técnico de Segurança do Trabalho no MTB (Revogada pela Portaria GM n.º 262/2008)

    NR 28 - Fiscalização e Penalidades

    NR 29 - Segurança e Saúde no Trabalho Portuário

    NR 30 - Segurança e Saúde no Trabalho Aquaviário

    NR 31 - Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura

    NR 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde

    NR 33 - Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados

    NR 34 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação Naval

    NR 35 - Trabalho em Altura  

    NR 36 - Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados           


ID
1921435
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a NR 6 (item 6.2), o equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação - CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego. O não cumprimento deste item da NR 6 é uma infração classificada segundo a NR 28, como:

Alternativas
Comentários
  • NR 28 - ANEXO II.

    Questão decoreba.

  • Decoreba mais ou menos...

    Por lógica:

    As infrações só são classificadas de duas formas S de Segurança e M de Medicina = Alternativas C e E já estão fora

    Como não ter CA é uma infração de segurança e não de medicina a Alternativa D também está fora...

    Temos só duas para chutar agora, A ou B, mas as chances já aumentaram bastante sem ter que decorar 50 páginas de tabelas sem sentido!

  • Aff..... Mesmo sendo fácil entender/lembrar que a única norma que se aplica M é a NR 7 e todas as demais S (me corrijam se eu estiver errada)... Decorar grau de infração é dureza! Nem fiscal do MTE sabe (nem precisam) decorar isso!

  • Carina, há classificação M em outras NRs também. Ex.: Item 1.7 e III da NR 1; Item 11.1.6.1 da NR 11; entre outros, logo, não é apenas na NR 07 que temos infrações do tipo/classificadas com M.

     

    Essa questão tem que decorar mesmo. A única infração da NR 06 de grau 1 é referente a obrigação por parte do fabricante informar à SSST qualquer alteração em seus dados cadastrais: "6.8.1. O fabricante nacional ou o importador deverá: g) comunicar ao órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho quaisquer alterações dos dados cadastrais fornecidos;"  

    Logo, por exclusão, é a letra B.

  • Se cair uma dessa no dia da prova, segura na mão de Deus e vai! Hahahaha

  • Por não saber a resposta fui pela elaboração da questão. (Chute probabilístico -> a união das alternativas que mais apareceram)


    A) Infração 1, tipo S.

    B) Infração 4, tipo S. 

    C) Infração 3, tipo G.

    D) Infração 4, tipo M.

    E) Infração 2, tipo L.


  • Não faz sentido cobrar uma coisa dessa na prova!!!!!


ID
1975489
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • NR 28 - FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES

    28.2 EMBARGO OU INTERDIÇÃO.

    28.2.1 Quando o agente da inspeção do trabalho constatar situação de grave e iminente risco à saúde e/ou integridade física do trabalhador, com base em critérios técnicos, deverá propor de imediato à autoridade regional competente a interdição do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento, ou o embargo parcial ou total da obra, determinando as medidas que deverão ser adotadas para a correção das situações de risco. (Alterado pela Portaria n.º 7, de 05 de outubro de 1992)

  • Interdição > estabelecimento

    Embargo > obra

    Letra D

  • Incorreta

    C) Segundo a NR 28 (Fiscalização e Penalidades), quando o agente da inspeção do trabalho constatar situação de grave e iminente risco à saúde e/ou integridade física do trabalhador, com base em critérios técnicos, deverá propor de imediato à autoridade regional competente a interdição (correto seria embargo) parcial ou total da obra, determinando as medidas que deverão ser adotadas para a correção das situações de risco.

  • 28.3.1.1 Em caso de reincidência, embaraço ou resistência à fiscalização, emprego de artifício ou simulação com o objetivo de fraudar a lei, a multa será aplicada na forma do art. 201, parágrafo único, da CLT, conforme os seguintes valores estabelecidos: (Alterado pela Portaria n.º 7, de 05 de outubro de 1992)

    VALOR DA MULTA (em UFIR)

    Segurança do Trabalho: 6.304

    Medicina do Trabalho: 3.782 


ID
2031793
Banca
IBFC
Órgão
COMLURB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NR 28 estabelece critérios a serem adotados pela fiscalização do trabalho e de penalidades que possam vir a ser aplicadas pelo agente da inspeção do trabalho, sendo que, com base em critérios técnicos, o agente da inspeção do trabalho, poderá notificar os empregadores concedendo prazos para a correção das irregularidades encontradas. Sobre os prazos estabelecidos pela NR 28, está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • NR 28 - FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES

    28.1.4.3 A concessão de prazos superiores a 120 (cento e vinte) dias fica condicionada à prévia negociação entre o notificado e o sindicato representante da categoria dos empregados, com a presença da autoridade regional competente. (Alterado pela Portaria n.º 7, de 05 de outubro de 1992)

  • NR 28 - FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES

     

    A - 28.1.4.2 A autoridade regional competente, diante de solicitação escrita do notificado, acompanhada de exposição de motivos relevantes, apresentada no prazo de 10 dias do recebimento da notificação, poderá prorrogar por 120 (cento e vinte) dias, contados da data do Termo de Notificação, o prazo para seu cumprimento.

     

    B - 28.1.4.1 O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 60 (sessenta) dias.

     

    C - 28.1.4.3 A concessão de prazos superiores a 120 (cento e vinte) dias fica condicionada à prévia negociação entre o notificado e o sindicato representante da categoria dos empregados, com a presença da autoridade regional competente. GABARITO

     

    D - 28.1.4.4 A empresa poderá recorrer ou solicitar prorrogação de prazo de cada item notificado até no máximo 10 (dez) dias a contar da data de emissão da notificação.

     

  • Na NR 28 não existem os prazos de 7, 20 ou 30 dias.


    Somente 10, 60 e 120 dias.


ID
2056774
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

“Em todas as normas regulamentadoras, ao final de cada item e _____________ é informado o código e o ___________ de infração correspondentes, descritos no ____________ da NR _____ – Fiscalização e Penalidades. Assim, no trecho entre parênteses o ‘C’ significa código e o ‘I’, infração.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • NR 28 - Fiscalização e Penalidades

    Gabarito Letra B

  • Questão muito fraca, complete as lacunas kkk, logo a consuplan estará no nível da IBFC!

     

    Gabarito B! Fiscalização e Penalidades, NR 28


ID
2087554
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a NR 28 – Fiscalização e Penalidades –, se houver notificação ao empregador por conta de irregularidades constatadas, a empresa poderá recorrer ou solicitar prorrogação de prazo de cada item solicitado. Assinale a alternativa que apresenta o prazo máximo de prorrogação de cada item notificado que a empresa pode solicitar, a contar da data de emissão da notificação.

Alternativas
Comentários
  • 28.1.4.4 A empresa poderá recorrer ou solicitar prorrogação de prazo de cada item notificado até no máximo 10 (dez) dias a contar da data de emissão da notificação.

  • NR 28 - FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES

     

    28.1.4.4 A empresa poderá recorrer ou solicitar prorrogação de prazo de cada item notificado até no máximo 10 (dez) dias a contar da data de emissão da notificação.

     

    GABARITO: A

  • GABARITE NR28 DECORANDO:

     

    AUDITOR -----------60 DIAS (prazo máximo dado pelo AFT para regularização)

     

    SRTE _________10 DIAS  (prazo máximo para empresa apresentar solicitação de prorrogação ou recurso administrativo) -------------------------- 120 (dias prorrogação maxima concedida pelo SRTE)

     

    NEGOCIAÇÃO ________________PRAZO SUPERIOR A 120 DIAS (condicionado a previa negociação entre a empresa e o sindicado profissional com presença do SRTE)

  • Na NR 28 não existem os prazos de 15, 20 ou 30 dias.


    Somente 10, 60 e 120 dias.

  • Na NR 28 não existem os prazos de 15, 20 ou 30 dias.


    Somente 10, 60 e 120 dias.

  • Na NR 28 não existem os prazos de 15, 20 ou 30 dias.


    Somente 10, 60 e 120 dias.

  • Na NR 28 não existem os prazos de 15, 20 ou 30 dias.


    Somente 10, 60 e 120 dias.

  • A questão cobra conhecimento da literalidade do texto da NR-28 (Fiscalização e Penalidades).

    Em relação à fiscalização e aos prazo de recurso ou requerimento de prorrogação de prazo, a referida NR dispõe o seguinte:

    "28.1.4.4 A empresa poderá recorrer ou solicitar prorrogação de prazo de cada item notificado até no máximo 10 (dez) dias a contar da data de emissão da notificação". 

    Portanto, a alternativa "c" é a correta, pois traz o prazo correto, de acordo com a NR-28.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA A


ID
2090245
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a Norma Regulamentadora no 28 (NR 28), o agente de inspeção do trabalho, com base em critérios técnicos, poderá notificar os empregadores, concedendo prazo para a correção das irregularidades encontradas. O prazo para cumprimento dos itens notificados será de, no máximo, 

Alternativas
Comentários
  • Gab: D

     

    28.1.4 O agente da inspeção do trabalho, com base em critérios técnicos, poderá notificar os empregadores concedendo prazos para a correção das irregularidades encontradas.

     

    28.1.4.1 O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 60 dias.

  • GABARITE NR28 DECORANDO:

     

    AUDITOR -----------60 DIAS (prazo máximo dado pelo AFT para regularização)

     

    SRTE _________10 DIAS  (prazo máximo para empresa apresentar solicitação de prorrogação ou recurso administrativo) -------------------------- 120 (dias prorrogação maxima concedida pelo SRTE)

     

    NEGOCIAÇÃO ________________PRAZO SUPERIOR A 120 DIAS (condicionado a previa negociação entre a empresa e o sindicado profissional com presença do SRTE)

  • A questão exigiu conhecimento sobre a NR-28 que dispõe acerca do tema fiscalização e penalidades.

    De acordo com a referida NR, em relação às notificações, temos o seguinte:

    "28.1.4 O agente da inspeção do trabalho, com base em critérios técnicos, poderá notificar os empregadores concedendo prazos para a correção das irregularidades encontradas.

    28.1.4.1 O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 60 (sessenta) dias". 

    Prorrogação e recursos - outros prazos da NR-28:

    "28.1.4.2 A autoridade regional competente, diante de solicitação escrita do notificado, acompanhada de exposição de motivos relevantes, apresentada no prazo de 10 dias do recebimento da notificação, poderá prorrogar por 120 (cento e vinte) dias, contados da data do Termo de Notificação, o prazo para seu cumprimento.

    28.1.4.3 A concessão de prazos superiores a 120 (cento e vinte) dias fica condicionada à prévia negociação entre o notificado e o sindicato representante da categoria dos empregados, com a presença da autoridade regional competente.

    28.1.4.4 A empresa poderá recorrer ou solicitar prorrogação de prazo de cada item notificado até no máximo 10 (dez) dias a contar da data de emissão da notificação".

    Esquematizando:

    • Prazo máximo60 dias.
    • Prorrogação, nos termos do subitem 28.1.4.2: 120 dias contados do termo de notificação.
    • Recurso ou solicitação de prorrogação: 10 dias da emissão da notificação.

    Portanto, o prazo máximo do empregador para o devido cumprimento dos itens notificados será de 60 dias.

    GABARITO: LETRA D


ID
2090650
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NR-28 determina os procedimentos a serem adotados pela fiscalização, a cargo dos órgãos competentes do MTE. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta a luz da referida Norma.

Alternativas
Comentários
  • Gab: D

     

    28.1.4.1 O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 60 dias.

     

    28.1.4.2 A autoridade regional competente, diante de solicitação escrita do notificado, acompanhada de exposição de motivos relevantes, apresentada no prazo de 10 dias do recebimento da notificação, poderá prorrogar por 120 (cento e vinte) dias, contados da data do Termo de Notificação, o prazo para seu cumprimento. (Alterado pela Portaria n.º 7, de 05 de outubro de 1992)

     

    28.1.4.4 A empresa poderá recorrer ou solicitar prorrogação de prazo de cada item notificado até no máximo 10 (dez) dias a contar da data de emissão da notificação.

  • A - 28.1.4.1 O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 60 (sessenta) dias.

     

    B - 28.2.3 A autoridade regional competente, à vista de relatório circunstanciado, elaborado por agente da inspeção do trabalho que comprove o descumprimento reiterado das disposições legais e/ou regulamentares sobre segurança e saúde do trabalhador, poderá convocar representante legal da empresa para apurar o motivo da irregularidade e propor solução para corrigir as situações que estejam em desacordo com exigências legais.

     

    C - 28.2.2 A autoridade regional competente, à vista de novo laudo técnico do agente da inspeção do trabalho, procederá à suspensão ou não da interdição ou embargo.

     

    D - GABARITO

     

    E - 28.3.1 As infrações aos preceitos legais e/ou regulamentadores sobre segurança e saúde do trabalhador terão as penalidades aplicadas conforme o disposto no quadro de gradação de multas (Anexo I), obedecendo às infrações previstas no quadro de classificação das infrações (Anexo II) desta Norma.

  • As infrações relativas à medicina do trabalho serão punidas com multa de 5 (cinco) a 50 (cinquenta) vezes o valor de referência.

    Poderão e não serão, pois será mediante ao quadro anexo, mas também poderão ser multadas de 3 a 30 vezes segundo art. 201 da CLT

  • Art. 201 - As infrações ao disposto neste Capítulo relativas à medicina do trabalho serão punidas com multa de 3 (três) a 30 (trinta) vezes o valor de referência previsto no artigo 2º, parágrafo único, da Lei nº 6.205, de 29 de abril de 1975, e as concernentes à segurança do trabalho com multa de 5 (cinco) a 50 (cinqüenta) vezes o mesmo valor. (Redação dada pela Lei nº 6.514, de 22.12.1977)

  • 28.1.4.2 A autoridade regional competente, diante de solicitação escrita do notificado, acompanhada de exposição de motivos relevantes, apresentada no prazo de 10 dias do recebimento da notificação, poderá prorrogar por 120 (cento e vinte) dias, contados da data do Termo de Notificação, o prazo para seu cumprimento.

    28.1.4.3 A concessão de prazos superiores a 120 (cento e vinte) dias fica condicionada à prévia negociação entre o notificado e o sindicato representante da categoria dos empregados, com a presença da autoridade regional competente.

    28.1.4.4 A empresa poderá recorrer ou solicitar prorrogação de prazo de cada item notificado até no máximo 10 (dez) dias a contar da data de emissão da notificação.

    28.1.5 Poderão ainda os agentes da inspeção do trabalho lavrar auto de infração pelo descumprimento dos preceitos legais e/ou regulamentares sobre segurança e saúde do trabalhador, à vista de laudo técnico emitido por engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho, devidamente habilitado.


ID
2246140
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Responda a questão de acordo com o tema a seguir.

A observância das Normas Regulamentadoras (NR), são de elevada importância à segurança e medicina do trabalho, e seu seguimento possui um caráter obrigatório pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário.

Complete o texto a seguir com a alternativa correta. A NR. 28 especifica a Fiscalização e Penalidades, e o agente da inspeção do trabalho, com base em critérios técnicos, poderá notificar os empregadores concedendo prazos para a correção das irregularidades encontradas. O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C.

     

    28.1.4 O agente da inspeção do trabalho, com base em critérios técnicos, poderá notificar os empregadores concedendo prazos para a correção das irregularidades encontradas.


    28.1.4.1 O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 60 (sessenta) dias.


    28.1.4.2 A autoridade regional competente, diante de solicitação escrita do notificado, acompanhada de exposição de motivos relevantes, apresentada no prazo de 10 dias do recebimento da notificação, poderá prorrogar por 120 (cento e vinte) dias, contados da data do Termo de Notificação, o prazo para seu cumprimento.

     

    28.1.4.3 A concessão de prazos superiores a 120 (cento e vinte) dias fica condicionada à prévia negociação entre o notificado e o sindicato representante da categoria dos empregados, com a presença da autoridade regional competente.

  • Na NR 28 não existem os prazos de 15, 30, 45 ou 90 dias.


    Somente 10, 60 e 120 dias.

  • A questão exigiu conhecimento sobre a NR-28 que dispõe acerca do tema fiscalização e penalidades.

    De acordo com a referida NR, em relação às notificações, temos o seguinte:

    "28.1.4 O agente da inspeção do trabalho, com base em critérios técnicos, poderá notificar os empregadores concedendo prazos para a correção das irregularidades encontradas.

    28.1.4.1 O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 60 (sessenta) dias". 

    Prorrogação e recursos - outros prazos da NR-28:

    "28.1.4.2 A autoridade regional competente, diante de solicitação escrita do notificado, acompanhada de exposição de motivos relevantes, apresentada no prazo de 10 dias do recebimento da notificação, poderá prorrogar por 120 (cento e vinte) dias, contados da data do Termo de Notificação, o prazo para seu cumprimento.

    28.1.4.3 A concessão de prazos superiores a 120 (cento e vinte) dias fica condicionada à prévia negociação entre o notificado e o sindicato representante da categoria dos empregados, com a presença da autoridade regional competente.

    28.1.4.4 A empresa poderá recorrer ou solicitar prorrogação de prazo de cada item notificado até no máximo 10 (dez) dias a contar da data de emissão da notificação".

    Esquematizando:

    • Prazo máximo60 dias.
    • Prorrogação, nos termos do subitem 28.1.4.2: 120 dias contados do termo de notificação.
    • Recurso ou solicitação de prorrogação: 10 dias da emissão da notificação.

    Portanto, o prazo máximo do empregador para o devido cumprimento dos itens notificados será de 60 dias.

    GABARITO: LETRA C


ID
2247832
Banca
IBFC
Órgão
Docas - PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Conforme a Norma Regulamentadora 28, a empresa poderá recorrer ou solicitar prorrogação de prazo de cada item notificado______________________________ .
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • 28.1.4.4 - A empresa poderá recorrer ou solicitar prorrogação de prazo de cada item notificado até no máximo 10 (dez) dias a contar da data de emissão da notificação.

  • 28.1.4.4 A empresa poderá recorrer ou solicitar prorrogação de prazo de cada item notificado até no máximo 10 (dez) dias a contar da data de emissão da notificação.

  • GABARITE NR28 DECORANDO:

     

    AUDITOR -----------60 DIAS (prazo máximo dado pelo AFT para regularização)

     

    SRTE _________10 DIAS  (prazo máximo para empresa apresentar solicitação de prorrogação ou recurso administrativo) -------------------------- 120 (dias prorrogação maxima concedida pelo SRTE)

     

    NEGOCIAÇÃO ________________PRAZO SUPERIOR A 120 DIAS (condicionado a previa negociação entre a empresa e o sindicado profissional com presença do SRTE)

  • Na NR 28 não existem os prazos de 15, 20 ou 30 dias.


    Somente 10, 60 e 120 dias.

  • A questão cobra conhecimento da literalidade do texto da NR-28 (Fiscalização e Penalidades).

    Em relação à fiscalização e aos prazo de recurso ou requerimento de prorrogação de prazo, a referida NR dispõe o seguinte:

    "28.1.4.4 A empresa poderá recorrer ou solicitar prorrogação de prazo de cada item notificado até no máximo 10 (dez) dias a contar da data de emissão da notificação". 

    Portanto, a alternativa "c" é a correta, pois traz o prazo correto, de acordo com a NR-28.

    GABARITO: LETRA C


ID
2256421
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A gradação das multas aplicadas, segundo a Norma Regulamentadora 28 é dada na unidade estabelecida na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

     

    UFIR = Unidade Fiscal de Referência

     

    VALOR DA MULTA (em UFIR)

     

    Segurança do Trabalho: 6.304  

    Medicina do Trabalho: 3.782

  • De acordo com a NR-28, item 28.3.1.1 Em caso de reincidência, embaraço ou resistência à fiscalização, emprego de artifício ou simulação com o objetivo de fraudar a lei, a multa será aplicada na forma do art. 201, parágrafo único, da CLT, conforme os seguintes valores estabelecidos:

    VALOR DA MULTA (em UFIR)

    Segurança do Trabalho: 6.304  

    Medicina do Trabalho: 3.782

  • A multa será aplicada na forma do art. 201, parágrafo único, da CLT

    Parágrafo único - Em caso de reincidência, embaraço ou resistência à fiscalização, emprego de artifício ou simulação com o objetivo de fraudar a lei, a multa será aplicada em seu valor máximo. (Incluído pela Lei nº 6.514, de 22.12.1977)


ID
2260369
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NR-28, que trata de fiscalização e penalidades, diz que o Agente da Inspeção do Trabalho, com base em critérios técnicos, poderá notificar os empregadores concedendo prazos para a correção das irregularidades encontradas. Este prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo:

Alternativas
Comentários
  • 28.1.4 O agente da inspeção do trabalho, com base em critérios técnicos, poderá notificar os empregadores concedendo prazos para a correção das irregularidades encontradas.

    28.1.4.1 O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 60 (sessenta) dias.

  • prazo máximo 60 dias. Entretanto,  após  ter  sido  notificada,  a  empresa  poderá  apresentar  solicitação de  prorrogação  do  prazo  notificado.  Esta  solicitação  em  até 10 dias.  O Superintendente  Regional  do  Trabalho  e  Emprego  do  estado  onde  se  localiza  a empresa  notificada)  poderá  conceder  prorrogação  para  cumprimento  da notificação,  por  até  120  (cento  e  vinte)  dias,  contados  da  data  do  Termo  de Notificação.   

  • Na NR 28 não existem os prazos de 20, 30 ou 45 dias.


    Somente 10, 60 e 120 dias.


    Restando apenas duas alternativas D ou E. O prazo de 120 dias = prorrogação


    Resposta D) 60 dias.

  • A questão exigiu conhecimento sobre a NR-28 que dispõe acerca do tema fiscalização e penalidades.

    De acordo com a referida NR, em relação às notificações, temos o seguinte:

    "28.1.4 O agente da inspeção do trabalho, com base em critérios técnicos, poderá notificar os empregadores concedendo prazos para a correção das irregularidades encontradas.

    28.1.4.1 O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 60 (sessenta) dias". 

    Prorrogação e recursos - outros prazos da NR-28:

    "28.1.4.2 A autoridade regional competente, diante de solicitação escrita do notificado, acompanhada de exposição de motivos relevantes, apresentada no prazo de 10 dias do recebimento da notificação, poderá prorrogar por 120 (cento e vinte) dias, contados da data do Termo de Notificação, o prazo para seu cumprimento.

    28.1.4.3 A concessão de prazos superiores a 120 (cento e vinte) dias fica condicionada à prévia negociação entre o notificado e o sindicato representante da categoria dos empregados, com a presença da autoridade regional competente.

    28.1.4.4 A empresa poderá recorrer ou solicitar prorrogação de prazo de cada item notificado até no máximo 10 (dez) dias a contar da data de emissão da notificação".

    Esquematizando:

    • Prazo máximo60 dias.
    • Prorrogação, nos termos do subitem 28.1.4.2: 120 dias contados do termo de notificação.
    • Recurso ou solicitação de prorrogação: 10 dias da emissão da notificação.

    Portanto, o prazo máximo do empregador para o devido cumprimento dos itens notificados será de 60 dias.

    GABARITO: LETRA D


ID
2272363
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Quando afirmamos que poderão ainda os agentes da inspeção do trabalho lavrar auto de infração pelo descumprimento dos preceitos legais e/ ou regulamentares sobre segurança e saúde do trabalhador, à vista de laudo técnico emitido por engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho, devidamente habilitados, estamos nos referindo à norma regulamentadora:
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • NR28 Fiscalização e Penalidades, item 1.5

  • A) NR - 01 - DISPOSIÇÕES GERAIS

     

    B) NR - 04 - SESMT

     

    C) NR - 28 - FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES

     

    D) NR - 03 - EMBARGO OU INTERDIÇÃO

     

    E) NR - 02 - INSPEÇÃO PRÉVIA

  • A questão quer que a alternativa que traga o número correto na Norma Regulamentadora que versa sobre os agentes de inspeção do trabalho e etc.

    Entre as NR vigentes e as revogadas, temos a seguinte disposições:

    • NR-1 - Disposições Gerais. (Em breve: disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais)
    • NR-2 - Inspeção Prévia (Revogada)
    • NR-3 - Embargo ou Interdição
    • NR-4 - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho
    • NR-5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
    • NR-6 - Equipamento de Proteção Individual - EPI
    • NR-7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. (Em breve: Controle médico e risco ocupacional)
    • NR-8 - Edificações
    • NR-9 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. (Em breve- Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos)
    • NR-10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
    • NR-11 - Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais
    • NR-12 - Segurança No Trabalho Em Máquinas E Equipamentos
    • NR-13 - Caldeiras, Vasos De Pressão e Tubulações e Tanques Metálicos De Armazenamento
    • NR-14 - Fornos
    • NR-15 - Atividades e Operações Insalubres
    • NR-16 - Atividades e Operações Perigosas
    • NR-17 - Ergonomia
    • NR-18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. (Em breve: Condições de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção.)
    • NR-19 – Explosivos
    • NR-20 - Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis
    • NR-21 - Trabalhos a Céu Aberto
    • NR-22 - Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração
    • NR-23 - Proteção Contra Incêndios
    • NR-24 - Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho
    • NR-25 - Resíduos Industriais
    • NR-26 - Sinalização de Segurança
    • NR-27 - Registro Profissional do Técnico de Segurança do Trabalho (Revogada)
    • NR-28 - Fiscalização e Penalidades
    • NR-29 - Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário
    • NR-30 - Segurança e Saúde no Trabalho Aquaviário
    • NR 31 – SST na Agricultura, Pecuária Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura
    • NR 32 – SST em Estabelecimentos de Saúde
    • NR 33 – SST em Espaços Confinados
    • NR 34 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação Naval
    • NR 35 – Trabalho em Altura
    • NR 36 – SST em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados
    • NR 37 – Segurança e Saúde em Plataformas de Petróleo

    Analisando:

    A- Incorreta. NR-1 - Disposições Gerais. (Em breve: disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais)

    B- Incorreta. NR-4 - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho

    C- Correta. NR-28 - Fiscalização e Penalidades.

    Do texto da NR-28: "28.1.5 Poderão ainda os agentes da inspeção do trabalho lavrar auto de infração pelo descumprimento dos preceitos legais e/ou regulamentares sobre segurança e saúde do trabalhador, à vista de laudo técnico emitido por engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho, devidamente habilitado."

    D- Incorreta. NR-3 - Embargo ou Interdição

    E- Incorreta. NR-2 - Inspeção Prévia (Revogada)

    GABARITO: LETRA C


ID
2272366
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Quando calculamos as penalidades que a empresa está sujeita, é correto afirmar que o:

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • NR 28

  •               A  multa  varia  em  função  da  infração  cometida  (se  “mais  grave”  ou  “menos grave”),  se  relativa  à  segurança  do  trabalho  ou  à  saúde  (medicina)  do  trabalho e  também  em  função  da  quantidade  de  empregados  da  empresa  (quantidade total,  incluindo  matriz  e  filiais). As  multas  são  expressas  em  UFIR  (Unidade  Fiscal  de  Referência),  exceto  no caso  da  NR29  que,  com  a  publicação  da  Portaria  319/12,  passou  a  ter  as multas  expressas  em  reais  (R$). 

    Fonte Camisassa 

  • Uma curiosidade,  a Unidade de Referencia Fiscal (UFIR) é um valor fixado anualmente em cada estado, janeiro de 2018,

    1 UFIR =

    R$: 3,2514 (Minas Gerais)

    R$: 3,2788 (SP)

    R$: 3,2929 (RJ)

    Assim, basta multiplicar os valores apresentados no ANEXO I da NR28 , pelo valor referencia do seu estado.

  • Pessoal, estou com dúvida sobre essa questão e peço auxílio:


    O item 28.3.1 diz que as penalidades utilizarão o quadro de gradação de multas (ANEXO I). Este Anexo tem o seguinte texto: "GRADAÇÃO DE MULTAS (EM BTN)". A NR 28 que tenho foi atualizada em fevereiro de 2017 (Portaria MTE n° 167).


    Já o item 28.3.1.1 traz que "Em caso de reincidência, embaraço ou resistência à fiscalização, emprego de artifício ou simulação com o objetivo de fraudar a lei, a multa será aplicada na forma do art. 201, parágrafo único, da CLT, conforme os seguintes valores estabelecidos:". VALOR DA MULTA (em UFIR).


    Ou seja, entendi que a UFIR é utilizada SOMENTE nos casos em vermelho, e o BTN nos casos regulares de penalidades. Se isto estiver correto, a questão não trouxe os casos em vermelho, de modo que o gabarito correto é LETRA E --> BTN.

  • UFIR para valor e para gradação, mais ou menos leve, BTN.

    Para nr 29, reais.

  • UFIR para valor e para gradação, mais ou menos leve, BTN.

    Para nr 29, reais.


ID
2305126
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa correta. De acordo com a NR 28, com relação ao prazo para cumprimento dos itens notificados, a autoridade regional competente, diante de solicitação escrita do notificado, acompanhada de exposição de motivos relevantes, apresentada no prazo de 10 dias do recebimento da notificação, poderá prorrogar:

Alternativas
Comentários
  • 28.1.4.2 A autoridade regional competente, diante de solicitação escrita do notificado, acompanhada de exposição de motivos relevantes, apresentada no prazo de 10 dias do recebimento da notificação, poderá prorrogar por 120 (cento e vinte) dias, contados da data do Termo de Notificação, o prazo para seu cumprimento.

  • Olha que interessante !

     

    É  possível  a  concessão  de  prazos  superiores  a  120  dias?  Sim!  Neste caso,  a  concessão  fica  condicionada  à  prévia  negociação  entre  o  notificado  e  o sindicato  representante  da  categoria  dos  empregados,  com  a  presença  da autoridade  regional  competente. 

    #Bons Estudos

  • Na NR 28 não existem os prazos de 80, 90, 130 ou 150 dias.


    Somente 10, 60 e 120 dias.

  • A questão exigiu conhecimento sobre a NR-28 dispõe acerca do tema fiscalização e penalidades.

    De acordo com a referida NR, em relação às notificações, temos o seguinte:

    "28.1.4 O agente da inspeção do trabalho, com base em critérios técnicos, poderá notificar os empregadores concedendo prazos para a correção das irregularidades encontradas.

    28.1.4.1 O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 60 (sessenta) dias". 

    Prorrogação e recursos - outros prazos da NR-28:

    "28.1.4.2 A autoridade regional competente, diante de solicitação escrita do notificado, acompanhada de exposição de motivos relevantes, apresentada no prazo de 10 dias do recebimento da notificação, poderá prorrogar por 120 (cento e vinte) dias, contados da data do Termo de Notificação, o prazo para seu cumprimento.

    28.1.4.3 A concessão de prazos superiores a 120 (cento e vinte) dias fica condicionada à prévia negociação entre o notificado e o sindicato representante da categoria dos empregados, com a presença da autoridade regional competente.

    28.1.4.4 A empresa poderá recorrer ou solicitar prorrogação de prazo de cada item notificado até no máximo 10 (dez) dias a contar da data de emissão da notificação".

    Esquematizando:

    • Prazo máximo60 dias.
    • Prorrogação, nos termos do subitem 28.1.4.2: 120 dias contados do termo de notificação.
    • Recurso ou solicitação de prorrogação: 10 dias da emissão da notificação.

    Portanto, o prazo da prorrogação é de 120 dias, contados na notificação.

    GABARITO: LETRA A


ID
2309551
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a Norma Regulamentadora 28, é correto afirmar que:

Analise as afirmativas abaixo e assinale alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • rpta: LETRA D   28.1.4.1 O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 60 (sessenta) dias.

     A empresa poderá recorrer ou solicitar prorrogação de prazo de cada item notificado até no máximo 10 (dez) dias 

    A concessão de prazos superiores a 120 (cento e vinte) dias fica condicionada à prévia negociação entre o notificado e o sindicato representante da categoria dos empregados

     Quando o agente da inspeção do trabalho constatar situação de grave e iminente risco à saúde e/ou integridade física do trabalhador, com base em critérios técnicos, deverá propor de imediato à autoridade regional competente a interdição do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento, ou o embargo parcial ou total da obra, determinando as medidas que deverão ser adotadas para a correção das situações de risco

  • 28.1.4.4 A empresa poderá recorrer ou solicitar prorrogação de prazo de cada item notificado até no máximo 10 (dez) dias a contar da data de emissão da notificação.

     

    28.1.4.3 A concessão de prazos superiores a 120 (cento e vinte) dias fica condicionada à prévia negociação entre o notificado e o sindicato representante da categoria dos empregados, com a presença da autoridade regional competente.

     

    28.1.4.1 O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 60 (sessenta) dias.

     

    28.2.1 Quando o agente da inspeção do trabalho constatar situação de grave e iminente risco à saúde e/ou integridade física do trabalhador, com base em critérios técnicos, deverá propor de imediato à autoridade regional competente a interdição do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento, ou o embargo parcial ou total da obra, determinando as medidas que deverão ser adotadas para a correção das situações de risco.


ID
2351200
Banca
FCM
Órgão
IF-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Tendo por base a Norma Regulamentadora 28 (NR 28), Fiscalização e Penalidades, preencha as lacunas abaixo:

Quando o agente da inspeção do trabalho constatar situação de grave e iminente risco à saúde e/ou integridade física do trabalhador, com base em critérios técnicos, deverá propor de imediato à autoridade ____________ competente a/o _________________ do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento, ou a/o ___________ parcial ou total da obra, determinando as medidas que deverão ser adotadas para a correção das situações de risco.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • NR 28 - FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES

    28.2 EMBARGO OU INTERDIÇÃO.

     

    28.2.1 Quando o agente da inspeção do trabalho constatar situação de grave e iminente risco à saúde e/ou integridade física do trabalhador, com base em critérios técnicos, deverá propor de imediato à autoridade regional competente a interdição do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento, ou o embargo parcial ou total da obra, determinando as medidas que deverão ser adotadas para a correção das situações de risco.

     

    GABARITO: C

  • Embargo > Obra

    Interdição > Estabelecimento

  • 28.2.1 Quando o agente da inspeção do trabalho constatar situação de grave e iminente risco à saúde e/ou integridade física do trabalhador, com base em critérios técnicos, deverá propor de imediato à autoridade regional competente a interdição do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento, ou o embargo parcial ou total da obra, determinando as medidas que deverão ser adotadas para a correção das situações de risco.

    28.2.2 A autoridade regional competente, à vista de novo laudo técnico do agente da inspeção do trabalho, procederá à suspensão ou não da interdição ou embargo.

    28.2.3 A autoridade regional competente, à vista de relatório circunstanciado, elaborado por agente da inspeção do trabalho que comprove o descumprimento reiterado das disposições legais e/ou regulamentares sobre segurança e saúde do trabalhador, poderá convocar representante legal da empresa para apurar o motivo da irregularidade e propor solução para corrigir as situações que estejam em desacordo com exigências legais.

    28.2.3.1 Entende-se por descumprimento reiterado a lavratura do auto de infração por 3 (três) vezes no tocante ao descumprimento do mesmo item de norma regulamentadora ou a negligência do empregador em cumprir as disposições legais e/ou regulamentares sobre segurança e saúde do trabalhador, violando-as reiteradamente, deixando de atender às advertências, intimações ou sanções e sob reiterada ação fiscal por parte dos agentes da inspeção do trabalho. 


ID
2554282
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O agente da inspeção do trabalho, com base em critérios técnicos, poderá notificar os empregadores concedendo prazos para a correção das irregularidades encontradas. O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a no máximo

Alternativas
Comentários
  • nr 28- 60 dias

  • 28.1.4.1 O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 60 (sessenta) dias.

  • 28.1.4 O agente da inspeção do trabalho, com base em critérios técnicos, poderá notificar os empregadores concedendo prazos para a correção das irregularidades encontradas.

    28.1.4.1 O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 60 (sessenta) dias.

  • Falou em prazo para regularizar é NR-28


ID
2898241
Banca
FADESP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A fiscalização do cumprimento das disposições legais e/ou regulamentares sobre segurança e saúde do trabalhador será efetuada obedecendo ao disposto nos Decretos Nº 55.841, de 15-03-65, Nº 97.955, de 26-07-89, no Título VII da CLT, no § 3˚do artigo 6 da lei Nº 7.855, de 24-10-89, e na Norma Regulamentadora de Segurança e Medicina do Trabalho 

Alternativas
Comentários
  • NR 28 - Fiscalização e Penalidades.

  • NR 28 - FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES 

    28.1.1 A fiscalização do cumprimento das disposições legais e/ou regulamentares sobre segurança e saúde do trabalhador será efetuada obedecendo ao disposto nos Decretos n.º 55.841, de 15/03/65, e n.º 97.995, de 26/07/89, no Título VII da CLT e no § 3º do art. 6º da Lei n.º 7.855, de 24/10/89 e nesta Norma Regulamentadora. 

  • A questão quer saber qual o número da NR que versa sobre a fiscalização do cumprimento das disposições legais e/ou regulamentares sobre segurança e saúde do trabalhador.

    Entre as NR vigentes e as revogadas, temos a seguinte disposições:

    • NR-1 - Disposições Gerais. (Em breve: disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais)
    • NR-2 - Inspeção Prévia (Revogada)
    • NR-3 - Embargo ou Interdição
    • NR-4 - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho
    • NR-5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
    • NR-6 - Equipamento de Proteção Individual - EPI
    • NR-7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. (Em breve: Controle médico e risco ocupacional)
    • NR-8 - Edificações
    • NR-9 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. (Em breve- Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos)
    • NR-10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
    • NR-11 - Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais
    • NR-12 - Segurança No Trabalho Em Máquinas E Equipamentos
    • NR-13 - Caldeiras, Vasos De Pressão e Tubulações e Tanques Metálicos De Armazenamento
    • NR-14 - Fornos
    • NR-15 - Atividades e Operações Insalubres
    • NR-16 - Atividades e Operações Perigosas
    • NR-17 - Ergonomia
    • NR-18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. (Em breve: Condições de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção.)
    • NR-19 – Explosivos
    • NR-20 - Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis
    • NR-21 - Trabalhos a Céu Aberto
    • NR-22 - Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração
    • NR-23 - Proteção Contra Incêndios
    • NR-24 - Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho
    • NR-25 - Resíduos Industriais
    • NR-26 - Sinalização de Segurança
    • NR-27 - Registro Profissional do Técnico de Segurança do Trabalho (Revogada)
    • NR-28 - Fiscalização e Penalidades
    • NR-29 - Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário
    • NR-30 - Segurança e Saúde no Trabalho Aquaviário
    • NR 31 – SST na Agricultura, Pecuária Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura
    • NR 32 – SST em Estabelecimentos de Saúde
    • NR 33 – SST em Espaços Confinados
    • NR 34 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação Naval
    • NR 35 – Trabalho em Altura
    • NR 36 – SST em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados
    • NR 37 – Segurança e Saúde em Plataformas de Petróleo

    Analisando:

    A- INCORRETA. A NR-29 refere-se à Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário

    B- INCORRETA. A NR-26 versa sobre Sinalização de Segurança

    C- CORRETA. A NR-28, de fato, versa sobre fiscalização e penalidades.

    D- INCORRETA. A NR-31 versa sobre Segurança e Saúde no trabalho na Agricultura, Pecuária Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura.

    E- INCORRETA A NR-14 versa sobre fornos.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA C


ID
3120478
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
IFAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca da NR – 28 – Fiscalização e Penalidades – O agente da inspeção do trabalho, com base em critérios técnicos, poderá notificar os empregadores concedendo prazos para a correção das irregularidades encontradas. Considere:


I – O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 90 (noventa) dias.

II – A autoridade regional competente, diante de solicitação escrita do notificado, acompanhada de exposição de motivos relevantes, apresentada no prazo de 10 dias do recebimento da notificação, poderá prorrogar por 120 (cento e vinte) dias, contados da data do Termo de Notificação, o prazo para seu cumprimento.

III – A concessão de prazos superiores a 120 (cento e vinte) dias fica condicionada à prévia negociação entre o notificado e o sindicato representante da categoria dos empregados, sem a obrigatoriedade da presença da autoridade regional competente.

IV – A empresa poderá recorrer ou solicitar prorrogação de prazo de cada item notificado até no máximo 10 (dez) dias a contar da data de emissão da notificação.

Está correto o que consta em: 

Alternativas
Comentários
  • I - O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 60 (sessenta) dias.

    II - Certo. (28.1.4.2)

    III - ...com a presença da autoridade regional competente.

    IV - Certo. (28.1.4.4)


ID
3214501
Banca
FEPESE
Órgão
Companhia Águas de Joinville
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa correta com relação à NR-28 – Fiscalização e Penalidades.

Alternativas
Comentários
  • d) Quando o agente da inspeção do trabalho constatar situação de grave e iminente risco à saúde e/ou integridade física do trabalhador, com base em critérios técnicos, deverá propor de imediato à autoridade regional competente a interdição do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento, ou o embargo parcial ou total da obra, determinando as medidas que deverão ser adotadas para a correção das situações de risco.


ID
3319174
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Analise a frase a seguir.
A fiscalização da NR-28 relata que o prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, _____ dias.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • a) 60 dias.

    28.1.4.1 O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 60 dias.

  • NR 28

    28.1.4.1 O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 60 dias.

    *Lembrando que poderá ser prorrogado por 120 dias.

  • A questão exige conhecimento sobre a NR-28 que dispõe acerca do tema fiscalização e penalidades.

    De acordo com a referida NR, em relação às notificações, temos o seguinte:

    "28.1.4 O agente da inspeção do trabalho, com base em critérios técnicos, poderá notificar os empregadores concedendo prazos para a correção das irregularidades encontradas.

    28.1.4.1 O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 60 (sessenta) dias". 

    Prorrogação e recursos - outros prazos da NR-28:

    "28.1.4.2 A autoridade regional competente, diante de solicitação escrita do notificado, acompanhada de exposição de motivos relevantes, apresentada no prazo de 10 dias do recebimento da notificação, poderá prorrogar por 120 (cento e vinte) dias, contados da data do Termo de Notificação, o prazo para seu cumprimento.

    28.1.4.3 A concessão de prazos superiores a 120 (cento e vinte) dias fica condicionada à prévia negociação entre o notificado e o sindicato representante da categoria dos empregados, com a presença da autoridade regional competente.

    28.1.4.4 A empresa poderá recorrer ou solicitar prorrogação de prazo de cada item notificado até no máximo 10 (dez) dias a contar da data de emissão da notificação".

    Esquematizando:

    • Prazo máximo60 dias.
    • Prorrogação, nos termos do subitem 28.1.4.2: 120 dias contados do termo de notificação.
    • Recurso ou solicitação de prorrogação: 10 dias da emissão da notificação.

    Portanto, o prazo máximo do empregador para o devido cumprimento dos itens notificados será de 60 dias.

    GABARITO: LETRA A


ID
3859636
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Algumas empresas relegam o segundo plano as questões de Segurança e Saúde do Trabalhador. Estas questões podem levar a acidentes graves e até fatais. A NR-28 ± Fiscalização e Penalidades, em seu item 8.1.4 tem o seguinte texto : " O agente da inspeção do trabalho, com base em critérios técnicos, poderá notificar os empregadores concedendo prazos para a correção das irregularidades encontradas ". O agente de inspeção do trabalho , determina aos empregadores o prazo para cumprimento dos itens notificados que deverá ser limitado ao máximo de dias. Sobre esse prazo assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) 60 (sessenta) dias

    NR 28

    28.1.4.1 O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 60 dias.

    *Lembrando que poderá ser prorrogado por 120 dias.

  • 28.1.4.1 O praz o para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 60 

    (sessenta) dias.

    28.1.4.2 A autoridade regional competente, diante de solicitação escrita do notificado,

    acompanhada de exposição de motivos relevantes, apresentada no prazo de 10 (dez) dias do 

    recebimento da notificação, poderá prorrogar por 120 (cento e vinte) dias, contados da data do

    Termo de Notificação, o prazo para seu cumprimento.

    28.1.4.3 A concessão de prazos superiores a 120 (cento e vinte) dias fica condicionada à prévia 

    negociação entre o notificado e o sindicato representante da categoria dos empregados, com a 

    presença da autoridade regional competente.

  • A questão exige conhecimento sobre a NR-28 que dispõe acerca do tema fiscalização e penalidades.

    De acordo com a referida NR, em relação às notificações, temos o seguinte:

    "28.1.4 O agente da inspeção do trabalho, com base em critérios técnicos, poderá notificar os empregadores concedendo prazos para a correção das irregularidades encontradas.

    28.1.4.1 O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 60 (sessenta) dias". 

    Prorrogação e recursos - outros prazos da NR-28:

    "28.1.4.2 A autoridade regional competente, diante de solicitação escrita do notificado, acompanhada de exposição de motivos relevantes, apresentada no prazo de 10 dias do recebimento da notificação, poderá prorrogar por 120 (cento e vinte) dias, contados da data do Termo de Notificação, o prazo para seu cumprimento.

    28.1.4.3 A concessão de prazos superiores a 120 (cento e vinte) dias fica condicionada à prévia negociação entre o notificado e o sindicato representante da categoria dos empregados, com a presença da autoridade regional competente.

    28.1.4.4 A empresa poderá recorrer ou solicitar prorrogação de prazo de cada item notificado até no máximo 10 (dez) dias a contar da data de emissão da notificação".

    Esquematizando:

    • Prazo máximo60 dias.
    • Prorrogação, nos termos do subitem 28.1.4.2: 120 dias contados do termo de notificação.
    • Recurso ou solicitação de prorrogação: 10 dias da emissão da notificação.

    Portanto, o prazo máximo do empregador para o devido cumprimento dos itens notificados será de 60 dias.

    GABARITO: LETRA A


ID
5065393
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Balneário Camboriú - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

As normas regulamentadoras (NRs) detalham medidas preventivas de medicina do trabalho, edificações, iluminação, conforto térmico, instalações elétricas, armazenagem de materiais, atividades insalubres, entre outras.


Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.


1. A NR 18 aborda as condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

2. A NR 13 aborda as condições de transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais.

3. A NR 28 aborda as normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho portuário.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • NR 18 aborda as condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

    NR 13 caldeiras a vapor e vasos de pressão e suas tubulações

    NR 28 fiscalização e penalidades

    NR 11 aborda as condições de transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais.

    NR 29 aborda as normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho portuário.

  • A questão quer que julguemos os itens em relação ao conteúdos das NRs.

    Entre as NR vigentes e as revogadas, temos a seguinte disposições:

    • NR-1 - Disposições Gerais. (Em breve: disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais)
    • NR-2 - Inspeção Prévia (Revogada)
    • NR-3 - Embargo ou Interdição
    • NR-4 - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho
    • NR-5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
    • NR-6 - Equipamento de Proteção Individual - EPI
    • NR-7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. (Em breve: Controle médico e risco ocupacional)
    • NR-8 - Edificações
    • NR-9 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. (Em breve- Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos)
    • NR-10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
    • NR-11 - Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais
    • NR-12 - Segurança No Trabalho Em Máquinas E Equipamentos
    • NR-13 - Caldeiras, Vasos De Pressão e Tubulações e Tanques Metálicos De Armazenamento
    • NR-14 - Fornos
    • NR-15 - Atividades e Operações Insalubres
    • NR-16 - Atividades e Operações Perigosas
    • NR-17 - Ergonomia
    • NR-18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. (Em breve: Condições de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção.)
    • NR-19 – Explosivos
    • NR-20 - Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis
    • NR-21 - Trabalhos a Céu Aberto
    • NR-22 - Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração
    • NR-23 - Proteção Contra Incêndios
    • NR-24 - Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho
    • NR-25 - Resíduos Industriais
    • NR-26 - Sinalização de Segurança
    • NR-27 - Registro Profissional do Técnico de Segurança do Trabalho (Revogada)
    • NR-28 - Fiscalização e Penalidades
    • NR-29 - Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário
    • NR-30 - Segurança e Saúde no Trabalho Aquaviário
    • NR 31 – SST na Agricultura, Pecuária Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura
    • NR 32 – SST em Estabelecimentos de Saúde
    • NR 33 – SST em Espaços Confinados
    • NR 34 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação Naval
    • NR 35 – Trabalho em Altura
    • NR 36 – SST em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados
    • NR 37 – Segurança e Saúde em Plataformas de Petróleo

    Analisando:

    1. CERTO. NR 18: Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

    2. ERRADO. NR 13: Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento.

    3. ERRADO NR 28: Fiscalização e penalidades.

    Com isso, vemos que apenas o item I está correto.

    GABARITO: LETRA A


ID
5525668
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

As medidas que podem ser tomadas por uma inspeção de trabalho são apresentadas na Norma Regulamentadora 28.
Sobre o estabelecido nessa norma, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O prazo para cumprimento de itens notificados pelo agente de inspeção do trabalho é limitado, no máximo, a 30 dias.
( ) Possíveis multas decorrentes de uma inspeção de trabalho crescem com o número de empregados na empresa.
( ) Podem ser aplicadas multas tanto em questões relacionadas à segurança quanto à medicina do trabalho.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • NR 28 - FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES

    28.1.4.1 O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 60 (sessenta) dias.

    28.1.4.2 A autoridade regional competente, diante de solicitação escrita do notificado, acompanhada de exposição de motivos relevantes, apresentada no prazo de 10 dias do recebimento da notificação, poderá prorrogar por 120 (cento e vinte) dias, contados da data do Termo de Notificação, o prazo para seu cumprimento.

    28.1.4.3 A concessão de prazos superiores a 120 (cento e vinte) dias fica condicionada à prévia negociação entre o notificado e o sindicato representante da categoria dos empregados, com a presença da autoridade regional competente.

    28.1.4.4 A empresa poderá recorrer ou solicitar prorrogação de prazo de cada item notificado até no máximo 10 (dez) dias a contar da data de emissão da notificação. 

    .

    Os outros itens estão CORRETOS e podem ser observados no anexo I.

  • Esta norma só menciona como "prazos" estes três números: 10, 60 e 120 dias.


ID
5599561
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

As normas regulamentadoras (NR) consistem em obrigações, direitos e deveres a serem cumpridos por empregadores e trabalhadores com o objetivo de garantir trabalho seguro e sadio, prevenindo a ocorrência de doenças e acidentes de trabalho. Desse modo, relacione as NR aos seus respectivos títulos


1. NR-10

2. NR-19

3. NR-25

4. NR-28


( ) Fiscalização e penalidades

( ) Explosivos

( ) Resíduos industriais

( ) Segurança em instalações e serviços em eletricidade


A ordem correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • (NR-28) Fiscalização e penalidades

    (NR-19) Explosivos

    (NR-25) Resíduos industriais

    (NR-10) Segurança em instalações e serviços em eletricidade

  • NR-10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE NR-19 - EXPLOSIVOS NR-25 - RESÍDUOS INDUSTRIAIS NR-28 - FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES
  • É o tipo das perguntas em que o examinador, com preguiça, a faz.