Conforming to ISO-OSI the FDDI documents specify Physical and Media Access Control (Sub-) Layers operating under the 802.2 Logical Link Control Sublayer.
Opera nas camadas 1 e 2.
1 - Física - Toda a camada
2 - Na camada de Enlace, sabemos que ela é subdivida em LLC e MAC - Mas o FDDI atua na subcamada MAC.
Para formar o Protocolo Ethernet, é a união do IEEE 802.2 LLC + 802.3 EN.
Mas o 802.3 LLC (Subcamada de Enlace) rodam também em cima do Token Ring e FDDI.
Referência: https://books.google.com.br/books?id=7q9Vi2UZrf0C&pg=PA240&lpg=PA240&dq=fddi+layer+osi&source=bl&ots=IxNIpl3X1t&sig=TN86D55BEOFcvB9NHtnteX8QMaE&hl=pt-BR&sa=X&ei=NkoTVf2HG8-KyATz-IGgCA&ved=0CGYQ6AEwCA#v=onepage&q=fddi%20layer%20osi&f=false
Gabarito E
Protocolos da camada física e de enlace:
Token Ring: é um protocolo de redes que opera na camada física (ligação de dados) e de enlace do modelo OSI dependendo da sua aplicação. Usa um símbolo (em inglês, token), que consiste em uma trama de três bytes, que circula numa topologia em anel em que as estações devem aguardar a sua recepção para transmitir. A transmissão dá-se durante uma pequena janela de tempo, e apenas por quem detém o token. Este protocolo foi descontinuado em detrimento de Ethernet e é utilizado atualmente apenas em infra-estruturas antigas.
ATM: Asynchronous Transfer Mode, ou simplesmente ATM, é uma arquitetura de rede de alta velocidade orientada a conexão e baseada na comutação de células de dados.
Ethernet: é uma tecnologia de interconexão para redes locais - Local Area Networks (LAN) - baseada no envio de pacotes. Ela define cabeamento e sinais elétricos para a camada física, e formato de pacotes e protocolos para a camada de controle de acesso ao meio (Media Access Control - MAC) (Endereço MAC) do modelo OSI. A Ethernet foi padronizada pelo IEEE como 802.3. A partir dos anos 90, ela vem sendo a tecnologia de LAN mais amplamente utilizada e tem tomado grande parte do espaço de outros padrões de rede como Token Ring, FDDI e ARCNET.
FDDI: o padrão FDDI (Fiber Distributed Data Interface) foi estabelecido pelo ANSI (American National Standards Institute) em 1987. Este abrange o nível físico e de ligação de dados (as primeiras duas camadas do modelo OSI).
HDLC: o modelo OSI, desenvolvido pela ISO, para padronização de protocolos divide-se em sete camadas (níveis) de serviço, sendo que neste trabalho o objeto de estudo será um protocolo de comunicação utilizado no nível dois, nível de enlace de dados, o protocolo HDLC ( high-level data link control ).
XDSL: Digital Subscriber Line (simplesmente DSL ou ainda xDSL) é uma família de tecnologias que fornecem um meio de transmissão digital de dados, aproveitando a própria rede de telefonia que chega na maioria das residências. As velocidades típicas de download de uma linha DSL variam de 128 kilobits por segundo (kbps) até 100 Mbits/s dependendo da tecnologia implementada e oferecida aos clientes. As velocidades de upload são menores do que as de download para o ADSL e são iguais para o caso do SDSL.
ADSL: Asymmetric Digital Subscriber Line (ADSL) é um formato de DSL, uma tecnologia de comunicação de dados que permite uma transmissão de dados mais rápida através de linhas de telefone do que um modem convencional pode oferecer.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !