SóProvas



Prova EXATUS-PR - 2015 - Prefeitura de Nova Friburgo - RJ - Pedagogo


ID
1782022
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1º     Num recente debate com estudantes de Letras da USP, o crítico de arte e ficcionista Rodrigo Naves pôs lado a lado, numa boutade cheia de razão, Pelé e Machado de Assis. De fato, se a formação da literatura brasileira desemboca em Machado, a do futebol brasileiro desemboca em Pelé. Quem ousaria compará-los? Quem dirá quem é superior? Driblarei a questão indo direto ao ponto: como foram possíveis um ao outro? Ambos nos dão a impressão de render as condições que os geraram, como se pairassem acima delas. Render, aqui, significa submetê-las (a pobreza, o atraso, a situação periférica do país) levando-as as suas consequências máximas, e superando-as sem negá-las. A discrepância aparentemente berrante entre o escritor e o jogador de futebol contém nela mesma o xis do problema. Ambos são necessários para que se formule a trama de um país mal letrado e exorbitante, cujo destino passa pelas reversões entre a “alta" e a “baixa" cultura, pelo confronto e pelo contraponto das raças, pela palavra e pelo corpo, e cuja formação não poderia se dar apenas na literatura: o ser brasileiro pede minimamente – para se expor em sua extensão e intensidade – a literatura, o futebol e a música popular.

2º     Comparo Machado de Assis a Pelé (...) não porque sejam semelhantes como personalidades e estilos, mas porque ______ aquela similitude dos opostos complementares: além de todas as diferenças óbvias implicadas nos campos da literatura e do futebol, o foco de um ilumina o cerne da nossa incapacidade de escapar ao retorno vicioso do mesmo, e o do outro a nossa capacidade de invenção lúdica e a extraordinária potência da nossa promessa de felicidade. O que os ______ é a afirmação, na negatividade e na possibilidade, da consciência fulminante e da intuição em ato, assim como a capacidade de fazer o país saltar aos nossos olhos como melhor do que ele mesmo.

3º     Mas melhor do que ele mesmo supõe necessariamente um pior do que ele mesmo. Machado de Assis radiografou de maneira implacável o nosso atraso como um descortino fulgurante, cujo avanço não paramos de descobrir. E só pôde fazê-lo da maneira que o fez, acredito eu, porque viu por dentro a sociedade de ponta a ponta – como condição entranhada em sua trajetória de vida – e porque deu uma poderosa forma nova ....... tradição literária acumulada. Mais do que atraso, no entanto, flagrou a paralisia congênita da alma nacional, se quisermos chamar desse modo o renitente sistema auto-ilusão compartilhada que refuga os golpes do real ...... custa de expedientes de acomodação e escape que _______ ileso o estado de coisas, mesmo quando insustentável.

4º     O futebol brasileiro é, por sua vez, o saldo ambivalente desse déficit, seu veneno e seu remédio prodigioso. Seria mais um mecanismo de fuga entre outros se não fosse, ao mesmo tempo, o campo em que a experiência brasileira encontrou uma das vias privilegiadas para atravessar o seu avesso e tocar as fraturas traumáticas que nos constituem e permanecem em nós como um atoleiro. Ele é a confirmação do paradoxo da escravidão brasileira como um mal nunca superado e, ao mesmo tempo, como um bem valioso em nossa existência, não pela escravidão enquanto tal – o que é óbvio e gritante aos céus –, mas pela amplitude de humanidade que desvelou. Por isso mesmo, ele figura como redenção e como falha irresolvida, como remédio irremediável em que pendulamos, na incapacidade de estender os seus dons vitoriosos e potentes ....... outras áreas da vida nacional – em especial à educação e à política, com implicações para todo o resto. E a mesma cegueira faz com que se queira gozar os seus efeitos como se fossem dados de presente e desde sempre e que se recuse ....... reconhecer o custo permanente da sua construção.

(WISNIK, José Miguel. Veneno Remédio: o futebol e o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008).  

Considere as afirmativas sobre a acentuação gráfica das palavras retiradas do texto, marque (V) para as verdadeiras e (F) pra as falsas:

( ) A palavra “óbvias" recebe acento gráfico pela mesma regra de “lúdicas".

( ) A palavra “experiência" recebe acento gráfico pela mesma regra de “congênita" e “fazê- lo".

( ) As palavras “áreas" e “possíveis" são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo crescente.

( ) As palavras “déficit" e “traumática" obedecem à mesma regra de acentuação.

( ) As paroxítonas “implacável" e “insustentável" são acentuadas por terminarem em “el".

Assinale a sequência correta de cima para baixo:  

Alternativas
Comentários
  • Gab. C



    I) Falso. ób - vias = paraxítona terminada em ditongo crescente.  lú - di - cas =  Todas as proparoxítonas são acentuadas.



    II) Falso. experiência: paroxítona terminada em ditongo crescente. congênita: proparoxítona.  


    São acentuadas as formas verbais ligadas aos pronomes oblíquos. Exemplos: verbo fazer - fazê-lo/la/los/las; 



    III) Correto. Ditongos crescentes: são encontros vocálicos formados por semivogal + vogal constituem os ditongos crescentes (ia, ua, etc)



    IV) Correto, pois são proparoxítonas.


    Atenção: “Deficit, superavit e habitat”, segundo  a nova ortografia, devem ser escritas sem acento, pois são latinismos invariáveis



    V) Falso. São acentuadas por terminarem, apenas, em "L"



    DEUS é contigo!

  • ( ) As palavras “áreas" e “possíveis" são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo crescente.

    Isso não seria falso? "Possíveis" pelo enunciado é um ditongo crescente então, mas na regra não diz que ditongo crescente é terminado em (ia, ua), mas os constituídos por vogal + semivogal são os decrescentes: (ai, ei etc).?

  • Eu entendo que "possíveis" seja ditongo decrescente e "áreas" ditongo crescente

  • "As palavras “áreas" e “possíveis" são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo crescente."

    que é isso? desde quando "possíveis" é ditongo crescente?

  • GEEENTEEEEMMM... POSSÍVEIS NÃO É TERMINADO EM DITONGO CRESCENTE. AFE.


ID
1782025
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1º     Num recente debate com estudantes de Letras da USP, o crítico de arte e ficcionista Rodrigo Naves pôs lado a lado, numa boutade cheia de razão, Pelé e Machado de Assis. De fato, se a formação da literatura brasileira desemboca em Machado, a do futebol brasileiro desemboca em Pelé. Quem ousaria compará-los? Quem dirá quem é superior? Driblarei a questão indo direto ao ponto: como foram possíveis um ao outro? Ambos nos dão a impressão de render as condições que os geraram, como se pairassem acima delas. Render, aqui, significa submetê-las (a pobreza, o atraso, a situação periférica do país) levando-as as suas consequências máximas, e superando-as sem negá-las. A discrepância aparentemente berrante entre o escritor e o jogador de futebol contém nela mesma o xis do problema. Ambos são necessários para que se formule a trama de um país mal letrado e exorbitante, cujo destino passa pelas reversões entre a “alta" e a “baixa" cultura, pelo confronto e pelo contraponto das raças, pela palavra e pelo corpo, e cuja formação não poderia se dar apenas na literatura: o ser brasileiro pede minimamente – para se expor em sua extensão e intensidade – a literatura, o futebol e a música popular.

2º     Comparo Machado de Assis a Pelé (...) não porque sejam semelhantes como personalidades e estilos, mas porque ______ aquela similitude dos opostos complementares: além de todas as diferenças óbvias implicadas nos campos da literatura e do futebol, o foco de um ilumina o cerne da nossa incapacidade de escapar ao retorno vicioso do mesmo, e o do outro a nossa capacidade de invenção lúdica e a extraordinária potência da nossa promessa de felicidade. O que os ______ é a afirmação, na negatividade e na possibilidade, da consciência fulminante e da intuição em ato, assim como a capacidade de fazer o país saltar aos nossos olhos como melhor do que ele mesmo.

3º     Mas melhor do que ele mesmo supõe necessariamente um pior do que ele mesmo. Machado de Assis radiografou de maneira implacável o nosso atraso como um descortino fulgurante, cujo avanço não paramos de descobrir. E só pôde fazê-lo da maneira que o fez, acredito eu, porque viu por dentro a sociedade de ponta a ponta – como condição entranhada em sua trajetória de vida – e porque deu uma poderosa forma nova ....... tradição literária acumulada. Mais do que atraso, no entanto, flagrou a paralisia congênita da alma nacional, se quisermos chamar desse modo o renitente sistema auto-ilusão compartilhada que refuga os golpes do real ...... custa de expedientes de acomodação e escape que _______ ileso o estado de coisas, mesmo quando insustentável.

4º     O futebol brasileiro é, por sua vez, o saldo ambivalente desse déficit, seu veneno e seu remédio prodigioso. Seria mais um mecanismo de fuga entre outros se não fosse, ao mesmo tempo, o campo em que a experiência brasileira encontrou uma das vias privilegiadas para atravessar o seu avesso e tocar as fraturas traumáticas que nos constituem e permanecem em nós como um atoleiro. Ele é a confirmação do paradoxo da escravidão brasileira como um mal nunca superado e, ao mesmo tempo, como um bem valioso em nossa existência, não pela escravidão enquanto tal – o que é óbvio e gritante aos céus –, mas pela amplitude de humanidade que desvelou. Por isso mesmo, ele figura como redenção e como falha irresolvida, como remédio irremediável em que pendulamos, na incapacidade de estender os seus dons vitoriosos e potentes ....... outras áreas da vida nacional – em especial à educação e à política, com implicações para todo o resto. E a mesma cegueira faz com que se queira gozar os seus efeitos como se fossem dados de presente e desde sempre e que se recuse ....... reconhecer o custo permanente da sua construção.

(WISNIK, José Miguel. Veneno Remédio: o futebol e o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008).  

Analise as afirmativas referente às classes e funções que as palavras exercem no texto:

I - O vocábulo “os" em “que os geraram". (1º parágrafo) é pronome pessoal do caso oblíquo em função de objeto direto.

II - O vocábulo “traumáticas" em “tocar as fraturas traumáticas". (4º parágrafo) é adjetivo em função de adjunto adnominal.

III - O vocábulo “atraso" em “Assis radiografou de maneira implacável o nosso atraso" (3º parágrafo) é substantivo em função de núcleo do objeto indireto.

IV - O vocábulo “que" em “remitente sistema auto-ilusão compartilhada que refuga os golpes do real" (3º parágrafo) é pronome relativo em função de sujeito.

Quais afirmativas estão corretas?  

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe o porquê desta questão ter sido anulada?


ID
1782028
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1º     Num recente debate com estudantes de Letras da USP, o crítico de arte e ficcionista Rodrigo Naves pôs lado a lado, numa boutade cheia de razão, Pelé e Machado de Assis. De fato, se a formação da literatura brasileira desemboca em Machado, a do futebol brasileiro desemboca em Pelé. Quem ousaria compará-los? Quem dirá quem é superior? Driblarei a questão indo direto ao ponto: como foram possíveis um ao outro? Ambos nos dão a impressão de render as condições que os geraram, como se pairassem acima delas. Render, aqui, significa submetê-las (a pobreza, o atraso, a situação periférica do país) levando-as as suas consequências máximas, e superando-as sem negá-las. A discrepância aparentemente berrante entre o escritor e o jogador de futebol contém nela mesma o xis do problema. Ambos são necessários para que se formule a trama de um país mal letrado e exorbitante, cujo destino passa pelas reversões entre a “alta" e a “baixa" cultura, pelo confronto e pelo contraponto das raças, pela palavra e pelo corpo, e cuja formação não poderia se dar apenas na literatura: o ser brasileiro pede minimamente – para se expor em sua extensão e intensidade – a literatura, o futebol e a música popular.

2º     Comparo Machado de Assis a Pelé (...) não porque sejam semelhantes como personalidades e estilos, mas porque ______ aquela similitude dos opostos complementares: além de todas as diferenças óbvias implicadas nos campos da literatura e do futebol, o foco de um ilumina o cerne da nossa incapacidade de escapar ao retorno vicioso do mesmo, e o do outro a nossa capacidade de invenção lúdica e a extraordinária potência da nossa promessa de felicidade. O que os ______ é a afirmação, na negatividade e na possibilidade, da consciência fulminante e da intuição em ato, assim como a capacidade de fazer o país saltar aos nossos olhos como melhor do que ele mesmo.

3º     Mas melhor do que ele mesmo supõe necessariamente um pior do que ele mesmo. Machado de Assis radiografou de maneira implacável o nosso atraso como um descortino fulgurante, cujo avanço não paramos de descobrir. E só pôde fazê-lo da maneira que o fez, acredito eu, porque viu por dentro a sociedade de ponta a ponta – como condição entranhada em sua trajetória de vida – e porque deu uma poderosa forma nova ....... tradição literária acumulada. Mais do que atraso, no entanto, flagrou a paralisia congênita da alma nacional, se quisermos chamar desse modo o renitente sistema auto-ilusão compartilhada que refuga os golpes do real ...... custa de expedientes de acomodação e escape que _______ ileso o estado de coisas, mesmo quando insustentável.

4º     O futebol brasileiro é, por sua vez, o saldo ambivalente desse déficit, seu veneno e seu remédio prodigioso. Seria mais um mecanismo de fuga entre outros se não fosse, ao mesmo tempo, o campo em que a experiência brasileira encontrou uma das vias privilegiadas para atravessar o seu avesso e tocar as fraturas traumáticas que nos constituem e permanecem em nós como um atoleiro. Ele é a confirmação do paradoxo da escravidão brasileira como um mal nunca superado e, ao mesmo tempo, como um bem valioso em nossa existência, não pela escravidão enquanto tal – o que é óbvio e gritante aos céus –, mas pela amplitude de humanidade que desvelou. Por isso mesmo, ele figura como redenção e como falha irresolvida, como remédio irremediável em que pendulamos, na incapacidade de estender os seus dons vitoriosos e potentes ....... outras áreas da vida nacional – em especial à educação e à política, com implicações para todo o resto. E a mesma cegueira faz com que se queira gozar os seus efeitos como se fossem dados de presente e desde sempre e que se recuse ....... reconhecer o custo permanente da sua construção.

(WISNIK, José Miguel. Veneno Remédio: o futebol e o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008).  

Analise as afirmativas referente ao texto:

I - O propósito geral do texto é denunciar a presença velada do preconceito no Brasil como desdobramento natural da escravidão negra.

II - O texto afirma que o futebol no Brasil se constitui lugar de democracia racial.

III - O que torna Machado e Pelé complementares e que ambos integram um quadro do qual emerge um Brasil que surpreende por produzir, em meio as suas limitações, manifestações culturais de grande expressividade.

Quais afirmativas estão corretas? 

Alternativas
Comentários
  • coitado dos engenheiros do rio de janeiro


ID
1782031
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1º     Num recente debate com estudantes de Letras da USP, o crítico de arte e ficcionista Rodrigo Naves pôs lado a lado, numa boutade cheia de razão, Pelé e Machado de Assis. De fato, se a formação da literatura brasileira desemboca em Machado, a do futebol brasileiro desemboca em Pelé. Quem ousaria compará-los? Quem dirá quem é superior? Driblarei a questão indo direto ao ponto: como foram possíveis um ao outro? Ambos nos dão a impressão de render as condições que os geraram, como se pairassem acima delas. Render, aqui, significa submetê-las (a pobreza, o atraso, a situação periférica do país) levando-as as suas consequências máximas, e superando-as sem negá-las. A discrepância aparentemente berrante entre o escritor e o jogador de futebol contém nela mesma o xis do problema. Ambos são necessários para que se formule a trama de um país mal letrado e exorbitante, cujo destino passa pelas reversões entre a “alta" e a “baixa" cultura, pelo confronto e pelo contraponto das raças, pela palavra e pelo corpo, e cuja formação não poderia se dar apenas na literatura: o ser brasileiro pede minimamente – para se expor em sua extensão e intensidade – a literatura, o futebol e a música popular.

2º     Comparo Machado de Assis a Pelé (...) não porque sejam semelhantes como personalidades e estilos, mas porque ______ aquela similitude dos opostos complementares: além de todas as diferenças óbvias implicadas nos campos da literatura e do futebol, o foco de um ilumina o cerne da nossa incapacidade de escapar ao retorno vicioso do mesmo, e o do outro a nossa capacidade de invenção lúdica e a extraordinária potência da nossa promessa de felicidade. O que os ______ é a afirmação, na negatividade e na possibilidade, da consciência fulminante e da intuição em ato, assim como a capacidade de fazer o país saltar aos nossos olhos como melhor do que ele mesmo.

3º     Mas melhor do que ele mesmo supõe necessariamente um pior do que ele mesmo. Machado de Assis radiografou de maneira implacável o nosso atraso como um descortino fulgurante, cujo avanço não paramos de descobrir. E só pôde fazê-lo da maneira que o fez, acredito eu, porque viu por dentro a sociedade de ponta a ponta – como condição entranhada em sua trajetória de vida – e porque deu uma poderosa forma nova ....... tradição literária acumulada. Mais do que atraso, no entanto, flagrou a paralisia congênita da alma nacional, se quisermos chamar desse modo o renitente sistema auto-ilusão compartilhada que refuga os golpes do real ...... custa de expedientes de acomodação e escape que _______ ileso o estado de coisas, mesmo quando insustentável.

4º     O futebol brasileiro é, por sua vez, o saldo ambivalente desse déficit, seu veneno e seu remédio prodigioso. Seria mais um mecanismo de fuga entre outros se não fosse, ao mesmo tempo, o campo em que a experiência brasileira encontrou uma das vias privilegiadas para atravessar o seu avesso e tocar as fraturas traumáticas que nos constituem e permanecem em nós como um atoleiro. Ele é a confirmação do paradoxo da escravidão brasileira como um mal nunca superado e, ao mesmo tempo, como um bem valioso em nossa existência, não pela escravidão enquanto tal – o que é óbvio e gritante aos céus –, mas pela amplitude de humanidade que desvelou. Por isso mesmo, ele figura como redenção e como falha irresolvida, como remédio irremediável em que pendulamos, na incapacidade de estender os seus dons vitoriosos e potentes ....... outras áreas da vida nacional – em especial à educação e à política, com implicações para todo o resto. E a mesma cegueira faz com que se queira gozar os seus efeitos como se fossem dados de presente e desde sempre e que se recuse ....... reconhecer o custo permanente da sua construção.

(WISNIK, José Miguel. Veneno Remédio: o futebol e o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008).  

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas de linhas contínuas no texto: 

Alternativas
Comentários
  • BOA.

  • OK.

  • Ótimo comentário do excelentíssimo colega Isaias Silva. Concordo com ele plenamente.

    OK.

  • São esses comentários para o Brasil que eu quero...

  • questão passível de anulação! o correto é a letra C.
  • Gabarito B


ID
1782034
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1º     Num recente debate com estudantes de Letras da USP, o crítico de arte e ficcionista Rodrigo Naves pôs lado a lado, numa boutade cheia de razão, Pelé e Machado de Assis. De fato, se a formação da literatura brasileira desemboca em Machado, a do futebol brasileiro desemboca em Pelé. Quem ousaria compará-los? Quem dirá quem é superior? Driblarei a questão indo direto ao ponto: como foram possíveis um ao outro? Ambos nos dão a impressão de render as condições que os geraram, como se pairassem acima delas. Render, aqui, significa submetê-las (a pobreza, o atraso, a situação periférica do país) levando-as as suas consequências máximas, e superando-as sem negá-las. A discrepância aparentemente berrante entre o escritor e o jogador de futebol contém nela mesma o xis do problema. Ambos são necessários para que se formule a trama de um país mal letrado e exorbitante, cujo destino passa pelas reversões entre a “alta" e a “baixa" cultura, pelo confronto e pelo contraponto das raças, pela palavra e pelo corpo, e cuja formação não poderia se dar apenas na literatura: o ser brasileiro pede minimamente – para se expor em sua extensão e intensidade – a literatura, o futebol e a música popular.

2º     Comparo Machado de Assis a Pelé (...) não porque sejam semelhantes como personalidades e estilos, mas porque ______ aquela similitude dos opostos complementares: além de todas as diferenças óbvias implicadas nos campos da literatura e do futebol, o foco de um ilumina o cerne da nossa incapacidade de escapar ao retorno vicioso do mesmo, e o do outro a nossa capacidade de invenção lúdica e a extraordinária potência da nossa promessa de felicidade. O que os ______ é a afirmação, na negatividade e na possibilidade, da consciência fulminante e da intuição em ato, assim como a capacidade de fazer o país saltar aos nossos olhos como melhor do que ele mesmo.

3º     Mas melhor do que ele mesmo supõe necessariamente um pior do que ele mesmo. Machado de Assis radiografou de maneira implacável o nosso atraso como um descortino fulgurante, cujo avanço não paramos de descobrir. E só pôde fazê-lo da maneira que o fez, acredito eu, porque viu por dentro a sociedade de ponta a ponta – como condição entranhada em sua trajetória de vida – e porque deu uma poderosa forma nova ....... tradição literária acumulada. Mais do que atraso, no entanto, flagrou a paralisia congênita da alma nacional, se quisermos chamar desse modo o renitente sistema auto-ilusão compartilhada que refuga os golpes do real ...... custa de expedientes de acomodação e escape que _______ ileso o estado de coisas, mesmo quando insustentável.

4º     O futebol brasileiro é, por sua vez, o saldo ambivalente desse déficit, seu veneno e seu remédio prodigioso. Seria mais um mecanismo de fuga entre outros se não fosse, ao mesmo tempo, o campo em que a experiência brasileira encontrou uma das vias privilegiadas para atravessar o seu avesso e tocar as fraturas traumáticas que nos constituem e permanecem em nós como um atoleiro. Ele é a confirmação do paradoxo da escravidão brasileira como um mal nunca superado e, ao mesmo tempo, como um bem valioso em nossa existência, não pela escravidão enquanto tal – o que é óbvio e gritante aos céus –, mas pela amplitude de humanidade que desvelou. Por isso mesmo, ele figura como redenção e como falha irresolvida, como remédio irremediável em que pendulamos, na incapacidade de estender os seus dons vitoriosos e potentes ....... outras áreas da vida nacional – em especial à educação e à política, com implicações para todo o resto. E a mesma cegueira faz com que se queira gozar os seus efeitos como se fossem dados de presente e desde sempre e que se recuse ....... reconhecer o custo permanente da sua construção.

(WISNIK, José Miguel. Veneno Remédio: o futebol e o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008).  

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas de linhas pontilhadas no texto:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D,  


    à – à – às – a.



    I) No contexto, Dar (VTI) exige preposição. Quem dá, dá algo a alguem. No caso, para a tradição literária. Havendo junção da preposição para com artigo femino a, que antecede a palavra tradição, há o acento grave indicador de crase.


    II) Mesmo caso, estender para as, ou às, outras áreas.



    III) A locução prepositiva "à custa de" (no singular e com crase) indica dependência financeira; com sacrifício, dano, ou prejuízo de. Lembrando, que a expressão “custas” só pode ser empregada no âmbito jurídico. Portanto, incorreta a frase vive às custas do pai, por exemplo.


    Fonte: O dia-a-dia da nossa língua (Pasquale Cipro Neto).



    I) Por fim, não cabe crase antes de verbo no infinitivo, no caso, reconhecer.

    Deus é fiel!


ID
1782037
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1º     Num recente debate com estudantes de Letras da USP, o crítico de arte e ficcionista Rodrigo Naves pôs lado a lado, numa boutade cheia de razão, Pelé e Machado de Assis. De fato, se a formação da literatura brasileira desemboca em Machado, a do futebol brasileiro desemboca em Pelé. Quem ousaria compará-los? Quem dirá quem é superior? Driblarei a questão indo direto ao ponto: como foram possíveis um ao outro? Ambos nos dão a impressão de render as condições que os geraram, como se pairassem acima delas. Render, aqui, significa submetê-las (a pobreza, o atraso, a situação periférica do país) levando-as as suas consequências máximas, e superando-as sem negá-las. A discrepância aparentemente berrante entre o escritor e o jogador de futebol contém nela mesma o xis do problema. Ambos são necessários para que se formule a trama de um país mal letrado e exorbitante, cujo destino passa pelas reversões entre a “alta" e a “baixa" cultura, pelo confronto e pelo contraponto das raças, pela palavra e pelo corpo, e cuja formação não poderia se dar apenas na literatura: o ser brasileiro pede minimamente – para se expor em sua extensão e intensidade – a literatura, o futebol e a música popular.

2º     Comparo Machado de Assis a Pelé (...) não porque sejam semelhantes como personalidades e estilos, mas porque ______ aquela similitude dos opostos complementares: além de todas as diferenças óbvias implicadas nos campos da literatura e do futebol, o foco de um ilumina o cerne da nossa incapacidade de escapar ao retorno vicioso do mesmo, e o do outro a nossa capacidade de invenção lúdica e a extraordinária potência da nossa promessa de felicidade. O que os ______ é a afirmação, na negatividade e na possibilidade, da consciência fulminante e da intuição em ato, assim como a capacidade de fazer o país saltar aos nossos olhos como melhor do que ele mesmo.

3º     Mas melhor do que ele mesmo supõe necessariamente um pior do que ele mesmo. Machado de Assis radiografou de maneira implacável o nosso atraso como um descortino fulgurante, cujo avanço não paramos de descobrir. E só pôde fazê-lo da maneira que o fez, acredito eu, porque viu por dentro a sociedade de ponta a ponta – como condição entranhada em sua trajetória de vida – e porque deu uma poderosa forma nova ....... tradição literária acumulada. Mais do que atraso, no entanto, flagrou a paralisia congênita da alma nacional, se quisermos chamar desse modo o renitente sistema auto-ilusão compartilhada que refuga os golpes do real ...... custa de expedientes de acomodação e escape que _______ ileso o estado de coisas, mesmo quando insustentável.

4º     O futebol brasileiro é, por sua vez, o saldo ambivalente desse déficit, seu veneno e seu remédio prodigioso. Seria mais um mecanismo de fuga entre outros se não fosse, ao mesmo tempo, o campo em que a experiência brasileira encontrou uma das vias privilegiadas para atravessar o seu avesso e tocar as fraturas traumáticas que nos constituem e permanecem em nós como um atoleiro. Ele é a confirmação do paradoxo da escravidão brasileira como um mal nunca superado e, ao mesmo tempo, como um bem valioso em nossa existência, não pela escravidão enquanto tal – o que é óbvio e gritante aos céus –, mas pela amplitude de humanidade que desvelou. Por isso mesmo, ele figura como redenção e como falha irresolvida, como remédio irremediável em que pendulamos, na incapacidade de estender os seus dons vitoriosos e potentes ....... outras áreas da vida nacional – em especial à educação e à política, com implicações para todo o resto. E a mesma cegueira faz com que se queira gozar os seus efeitos como se fossem dados de presente e desde sempre e que se recuse ....... reconhecer o custo permanente da sua construção.

(WISNIK, José Miguel. Veneno Remédio: o futebol e o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008).  

Assinale a alternativa em que o valor semântico do conector negritado no texto está indicado de forma correta: 

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    No contexto:

    Assim como = comparação 


    porque = explicação


    No entanto = oposição. 

    Indicam uma relação de oposição bem como de contraste ou compensação entre as unidades ligadas. Também pode gerar um sentido de consequência a algo dito anteriormente. São elas: mas, porém, todavia, entretanto, no entanto, senão, não obstante, contudo, etc. Antes dos nexos adversativos a vírgula é obrigatória. 


    Se não = condição. 1. Grafa-se SE NÃO quando o "se" for:

    a) conjunção condicional;

     seguido do advérbio de negação "não". Vejamos:


    a) O "se", conjunção condicional, e o "não" servindo para tornar a proposição negativa


    Fonte: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/se-nao-ou-senao-aprenda-a-usar-essas-expressoes.htm



    DEUS é contigo!
  • Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação.

     

    São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, NO ENTANTO, não obstante.


ID
1782040
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1º     Num recente debate com estudantes de Letras da USP, o crítico de arte e ficcionista Rodrigo Naves pôs lado a lado, numa boutade cheia de razão, Pelé e Machado de Assis. De fato, se a formação da literatura brasileira desemboca em Machado, a do futebol brasileiro desemboca em Pelé. Quem ousaria compará-los? Quem dirá quem é superior? Driblarei a questão indo direto ao ponto: como foram possíveis um ao outro? Ambos nos dão a impressão de render as condições que os geraram, como se pairassem acima delas. Render, aqui, significa submetê-las (a pobreza, o atraso, a situação periférica do país) levando-as as suas consequências máximas, e superando-as sem negá-las. A discrepância aparentemente berrante entre o escritor e o jogador de futebol contém nela mesma o xis do problema. Ambos são necessários para que se formule a trama de um país mal letrado e exorbitante, cujo destino passa pelas reversões entre a “alta" e a “baixa" cultura, pelo confronto e pelo contraponto das raças, pela palavra e pelo corpo, e cuja formação não poderia se dar apenas na literatura: o ser brasileiro pede minimamente – para se expor em sua extensão e intensidade – a literatura, o futebol e a música popular.

2º     Comparo Machado de Assis a Pelé (...) não porque sejam semelhantes como personalidades e estilos, mas porque ______ aquela similitude dos opostos complementares: além de todas as diferenças óbvias implicadas nos campos da literatura e do futebol, o foco de um ilumina o cerne da nossa incapacidade de escapar ao retorno vicioso do mesmo, e o do outro a nossa capacidade de invenção lúdica e a extraordinária potência da nossa promessa de felicidade. O que os ______ é a afirmação, na negatividade e na possibilidade, da consciência fulminante e da intuição em ato, assim como a capacidade de fazer o país saltar aos nossos olhos como melhor do que ele mesmo.

3º     Mas melhor do que ele mesmo supõe necessariamente um pior do que ele mesmo. Machado de Assis radiografou de maneira implacável o nosso atraso como um descortino fulgurante, cujo avanço não paramos de descobrir. E só pôde fazê-lo da maneira que o fez, acredito eu, porque viu por dentro a sociedade de ponta a ponta – como condição entranhada em sua trajetória de vida – e porque deu uma poderosa forma nova ....... tradição literária acumulada. Mais do que atraso, no entanto, flagrou a paralisia congênita da alma nacional, se quisermos chamar desse modo o renitente sistema auto-ilusão compartilhada que refuga os golpes do real ...... custa de expedientes de acomodação e escape que _______ ileso o estado de coisas, mesmo quando insustentável.

4º     O futebol brasileiro é, por sua vez, o saldo ambivalente desse déficit, seu veneno e seu remédio prodigioso. Seria mais um mecanismo de fuga entre outros se não fosse, ao mesmo tempo, o campo em que a experiência brasileira encontrou uma das vias privilegiadas para atravessar o seu avesso e tocar as fraturas traumáticas que nos constituem e permanecem em nós como um atoleiro. Ele é a confirmação do paradoxo da escravidão brasileira como um mal nunca superado e, ao mesmo tempo, como um bem valioso em nossa existência, não pela escravidão enquanto tal – o que é óbvio e gritante aos céus –, mas pela amplitude de humanidade que desvelou. Por isso mesmo, ele figura como redenção e como falha irresolvida, como remédio irremediável em que pendulamos, na incapacidade de estender os seus dons vitoriosos e potentes ....... outras áreas da vida nacional – em especial à educação e à política, com implicações para todo o resto. E a mesma cegueira faz com que se queira gozar os seus efeitos como se fossem dados de presente e desde sempre e que se recuse ....... reconhecer o custo permanente da sua construção.

(WISNIK, José Miguel. Veneno Remédio: o futebol e o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008).  

Em relação a classificação das orações, marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

( ) Ambos são necessários para que se formule a trama de um país mal letrado. (1º parágrafo) – Oração subordinada adverbial final.

( ) Só pôde fazê-lo da maneira que o fez. (3º parágrafo) – Oração subordinada adverbial consecutiva.

( ) Ambos nos dão a impressão de render as condições que os geraram. (1º parágrafo) – Oração subordinada adjetiva explicativa.

( ) Ele figura como redenção e como falha irresolvida. (4º parágrafo) – Oração coordenada assindética aditiva. 

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    I) Correto. As orações subordinadas adverbiais finais indicam a intenção, a finalidade daquilo que se declara na oração principal. Outras conjunções finais: que, porque (= para que) e a locução conjuntiva para que.

    II) Correto. As orações subordinadas adverbiais consecutivas exprimem um fato que é consequência, que é efeito do que se declara na oração principal. São introduzidas pelas conjunções e locuções: que, de forma que, de sorte que

    III) Errado. Oração subordinada adjetiva restritiva, não explicativa.
    O.S.A. Restritiva: restringem ou especificam o sentido do termo a que se referem, individualizando-o. Nessas orações não há marcação de pausa (vírgulas).
    O.S.A.Explicativa: orações que realçam um detalhe ou amplificam dados sobre o antecedente, que já se encontra suficientemente definido.

    IV)Errado. É oração coordenada sindética aditiva, não assindética. O motivo é a conjunção aditiva e.



    Deus é fiel!
  • Ambos são necessários para que se formule a trama de um país mal letrado. Oração subordinada adverbial final. Confie na conjunção.

    pôde fazê-lo da maneira que o fez. Oração subordinada adverbial consecutiva.

    Confie na conjunção.

    Ambos nos dão a impressão de render as condições [AS QUAIS] que os geraram. Oração subordinada adjetiva explicativa. Não tem virgula, portanto é uma restritiva. Preste atenção na virgula.

    Ele figura como redenção e como falha irresolvida. (4º parágrafo) – Oração coordenada assindética aditiva. Cuidado com a cobrança do Síndeto. É uma sindética.


ID
1782043
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática

Se Alan não é médico, então Bruna é sua tia. Ou Caio ou Daniel é dentista. Se Bruna é tia de Eder ou Fabiana é mãe de Giovane, então Caio não é dentista. Sabendo que Daniel não é dentista, é possível concluir corretamente que: 

Alternativas

ID
1782046
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere como verdadeiras as cinco afirmativas abaixo:

I - Todas as galinhas ciscam.

II - Todas as galinhas possuem duas asas.

III - Os marrecos também possuem duas asas.

IV - Alguns papagaios imitam as galinhas ciscando.

V - Nem todas as galinhas voam e alguns marrecos machucam as pessoas.

Dessa forma, é possível concluir corretamente que:  

Alternativas
Comentários
  • Gab. D, 



    as galinhas que ciscam possuem duas asas, pois está perfeitamente de acordo com a proposição II:



    II - "Todas as galinhas possuem duas asas"
    , portanto correta.


    As demais proposições têm afirmações que, mesmo por meio de Diagrama de Venn, não é possível assegurar.


    Deus é contigo!



ID
1782049
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

André possui certa quantia, que equivale a 1/6 da quantia que possui Bruno, que por sua vez, possui o dobro do que possui Roberto. Sabe-se que Roberto possui 18 reais. Dessa forma, é correto afirmar que André possui:  

Alternativas
Comentários
  • Gab. A, pois:

    Andre= 1/6 x B
    Bruno= 2 x R
    Roberto= 18

    Logo:

    Bruno 2 x 18 = 36

    Andre 1/6 x 36 = 6

    Deus é contigo!
  • Kellyn Nascimento...o que você para aprender matemática? Como você faz para revisar e resumir os conteúdos?

  • Continuo sem entender! Muitas dificuldades em matemática! Me ajudem ! 

  • Roberta, comece pelo mais fácil, no caso Roberto. Ele tem R$ 18, 00, certo?

    Então, a questão nos diz que Bruno possui o dobro de roberto. Logo, se Roberto tem 18 e Bruno o dobro, Bruno tem 36. Certo?

    Por fim, a questão diz que André tem 1/6 de Bruno. Se Bruno tem 36, para retirar a sexta parte, multiplique o 36 por numerador (1) e
     divida pelo denominador (6). Você encontrará a resposta 6.


    Desculpe pormenorizar, a intenção foi contribuir.


    Bençãos mil!
  • monta se uma equação 

    18 x 2 : 6 =

    36 : 6 = 6 portanto resposta (a)

  • Obrigada Kelly Nascimento por contribuir e continue a detalhar as questões esta sendo muito útil pra mim.

    Que Jesus te abençoe.

  • Minha contribuição.

    André possui certa quantia, que equivale a 1/6 da quantia que possui Bruno, que por sua vez, possui o dobro do que possui Roberto. Sabe-se que Roberto possui 18 reais. Dessa forma, é correto afirmar que André possui: 

    André 1/6 de Bruno

    Bruno = 2x Roberto

    Roberto = 18

    18 x 2 = 36 (Bruno)

    1/6 de 36 = 36/6 = 6

    Abraço!!!

  • Gabarito A.

    Façam de trás pra frente.

    Não desista.


ID
1782052
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A matrícula dos funcionários de uma empresa é formada por cinco dígitos numéricos, sendo o último, denominado dígito verificador, ou seja, a matrícula é um código do tipo “ABCD-E". Sabe-se que os quatro primeiros dígitos são gerados aleatoriamente e o dígito verificador é gerado da seguinte maneira:

- multiplica-se o número “A" por 1, “B" por 2, “C" por 3 e “D" por 4.

- soma-se esses produtos e divide por 11.

- toma-se o resto dessa divisão como dígito verificador.

O funcionário João da Silva possui matrícula “3742-E". Assim, é correto afirmar que o dígito verificador representado por “E" na matrícula do funcionário João da Silva é igual a:  

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    ABCD-E   =     3742-E

    (3 x 1) + (7 x 2) + (4 x 3) + (2 x4 )  / 11
    3 + 14 + 12 + 8  / 11
    37 /11 

    33 inteiros e 4 de resto

    Deus é fiel!



  • Gente que espetáculo! Parabéns!

  • equação do 1º gral 3+14+12+8:11

                                      37:11 =33 inteiros e 4 de resto  

  • da onde saiu o 33 e o 4 

  • 37/11 = 3,36... Reposta D :-/ ???? Para mim é C


ID
1782055
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Num curso há 104 professores. Sabe-se que 5/8 deles são formados em Geografia e que 70 professores são formados em História e que 11 professores não são formados em História nem em Geografia. O número de professores desse curso que são formados em História e em Geografia é igual a:  

Alternativas
Comentários
  • soma 5/8 de 104 (65) + 70+ 11-104

    =42

  • 42 a resposta para a vida, o universo e tudo mais.

     

    Entendedores, entenderão.

  • Primeiro procurei nº de formados em Geografia (5/8 de 104) = 65

    Após, reduzi os 11 que não são formados nem em Geografia e nem em História do total dos professores do curso (104 - 11) = 93

    Por fim, somei os professores de geografia (65) com os de história (70) e diminuí dos 93 que restaram = (135 - 93) = 42

  • DADOS:

    T= 104

    G= 5/8 *104, LOGO. G= 65

    H=70

    NENHUM=11

    Agora que já temos todos os dados e calculamos "G" é só montar a equação:

    65+70+11-104 (todos os termos - total_

    146-104= 42

    Gabarito letra c


ID
1782058
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Hugo escreveu todas as palavras possíveis utilizando apenas as letras do seu nome, sem repetição, e obedecendo a sequencia em que tais letras aparecem no alfabeto. Assim, a primeira palavra escrita por ele foi “GHOU", a segunda foi “GHUO", a terceira foi “GOHU", e assim por diante. Dessa forma, a palavra “HUGO" foi a:   

Alternativas
Comentários
  • Gab. C


    O macete está em trocar as letras por números, veja:


    Começando pela primeira palavra (GHOU) Substitua  G =1 ,   H = 2 ,  O = 3  e  U = 4


    Agora faça a sequência


    Sequência         Palavras        Substituição

    1                         1 2 3 4                GHOU

    2                         1 2 4 3                GHUO

    3                         1  3 2 4               GOHU

    4                         1 3 4 2                GOUH

    5                         1 4 2 3                GUHO

    6                         1 4 3 2                GUOH

    7                         2 1 3 4                HGOU

    8                         2 1 4 3                HGUO

    9                         2 3 1 4                HOGU

    10                       2 3 4 1                HOUG

    11                       2 4 1 3                HUGO



    Deus é fiel!
  • Kellyn nascimento...tire-me uma dúvida...apartir da 4ºsequência você seguiu para formar as novas sequência apartir da sequência do enunciado...foi assim? Não estou entendendo essa sua sequência...matemática sempre me complico nas provas



  • Foi a partir da 1ª palavra mesmo (GHOU), Fábio.



    Atribua à letra G numero 1, a H o número 2, a O número 3 e U o número 4. A partir daí procure, sem repetir, manter a sequência dos números. Depois substitua os números pelas letras. Fica mais fácil, na minha humilde opinião.



    Bençãos mil!

  • Queria aprender ! :(

  • fica melhor assim mesmo...atribuir letras...e a medida que vai formando as palavras e observar se tem alguma palavras foi repetida...para só começar outra sequência...obrigado kelly


  • Olá,Camila! Você vai aprender sim. Perceba:



    A primeira palavra é GHOU. Essa é a primeira sequência, certo?


    Você deveria manter a ordem alfabética das palavras até ver em que sequência seria montada a palavra HUGO, certo?!



    O melhor meio é troque G por 1, H por 2, O por 3, U por 4.  Por quê? 


    Perceba, fica mais fácil ordenar números (à) do que letras do alfabeto.


    O número 1234, primeira sequência, vem antes de 1243 (segunda), que vem antes de 1324 (terceira) e assim por diante. Note que na 


    décima primeira sequência você terá o número 2413.  Veja que substituindo o número (2413) pelas letras que foram, anteriormente 


    atribuídas a eles no início, você formará a palavra HUGO.



    Bençãos mil!


ID
1782061
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere o conjunto A = {10, 220, 2125, 16404, X, 2345678}. Sabe-se que a constituição do conjunto “A" obedece à determinada lógica. Dessa forma, assinale uma alternativa em que apresenta-se um número que pode substituir a letra “X" no conjunto “A": 

Alternativas
Comentários
  • Gab. C 


    A lógica do conjunto segue duas sequências:

    1º A cada termo do conjunto aumenta 1 número, veja:

    10 = 2 números, 220 = 3 números, 2125 = 4 números, 16404 = 5 números, x = 6 números


    2º Perceba que cada termo inicia pelo número 1, depois 2 e 2 e continua 1, 2 e 2, veja:


    A = {10, 220, 2125, 16404, 201104, 2345678}


    Deus é fiel!

  • note que a (b) é muito superior à seguinte e a(d) muito abaixo da que vem antes , então ja eliminamos duas a (a) está mais próxima da então resposta (c)

  • nao consigo perceber a sequencia logica desses numeros? aff.....gostaria mas nao da..

  • Todos começam com a letra D (dez, duzentos e vinte...). Assim ficaríamos entre duas alternativas, porém a cada termo na sequência aumenta uma unidade no número, então assim chegamos a resposta. C
  • 1* Perceba que à medida que o termos aumentam, aumenta um algarismo:

    2* Perceba, também, que todas nomenclaturas dos algarismos naturais começam com a letra "D":

    A = {10, 220, 2125, 16404, X, 2345678}.

    10 - 2 algarismos (dez)

    220 - 3 algarismos (duzentos...)

    2125 - 4 algarismos (dois mil...)

    16404 - 5 algarismos (dezesseis mil...)

    X - 6 algarismos (d...)

     

     

     


ID
1782064
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Muito se fala atualmente da abertura do Processo de Impeachment da Presidente Dilma Rousseff, algo que ocorreu no início da década de 1.990 com o Presidente Fernando Collor de Mello. Sobre estas duas figuras públicas é CORRETO afirmar: 

Alternativas
Comentários
  • Gab. A


    Datafolha: Dilma atinge 71% de rejeição e supera Collor

    Presidente passa a ser a mais impopular desde o início das pesquisas do instituto, em 1990. 


     O recordista anterior era Fernando Collor, reprovado por 68% dos brasileiros em setembro de 1992, nas vésperas do impeachment.


    Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/datafolha-dilma-atinge-71-de-reprovacao-e-supera-collor/

    Deus é fiel!
  • GAB: A


    a) Apesar de inconsistentes, pesquisas encomendadas pela grande mídia apontam rejeição de cerca de  69% de Dilma. Collor também teve grande rejeição pública iniciada pela grande mídia na época. 

    B) O presidente não é eleito por voto indireto.

    C) Collor estava em seu primeiro mandato.

    D) Collor era do Partido Trabalhista Brasileiro.

  • Qual a consistência dessas pesquisas? Estranho é: 2/3 dos entrevistados apontam rejeição, mas ai eu pergunto: de onde são esses 2/3? 

    Embora totalmente infundadas sejam essas pesquisas, a "A" foi a "mais certa". 

    Gab. A 

  • * Alternativas INCORRETAS:

    1- Collor era do PRN; enquanto Lula, do PT ("d").

    2- Ademais, o empítima de Collor foi cogitado e ocorrido no seu primeiro mandato de Presidente da República ("c").

    3- Por fim, tanto na eleição de Collor quanto na de Dilma, para Presidência da República, as votações ocorreram por meio do voto direto ("b").

    Logo, confirma-se que as assertivas "b", "c" e "d" estão incorretas.

  • A presidente Dilma Rousseff bateu todos recordes de impopularidade da história das pesquisas do instituto Datafolha. O estudo, divulgado nesta quinta-feira (6), mostra 71% de reprovação do governo da petista.

    O índice de rejeição da presidente alcançou a marca tão temida pelo executivo: de superar a reprovação de Fernando Collor, que foi de 68% na véspera do impeachment, em setembro de 1992. Na edição anterior da pesquisa, Dilma tinha 65% de rejeição.

    A aprovação da presidente já era crítica com os 10% registrados na pesquisa anterior, mas piorou caindo para os 8%. Nem mesmo o Nordeste salvou o PT desta vez.

    Os resultados mostram um governo desequilibrado. O executivo há meses não fala a mesma língua do legislativo, mas agora a disputa de poder passou dos limites. Posicionamentos à parte, esta instabilidade crescente faz mal ao país e aos brasileiros.

    http://gaucha.clicrbs.com.br/rs/noticia-aberta/pesquisa-aponta-dilma-rousseff-como-a-presidente-com-maior-rejeicao-no-brasil-144435.html




ID
1782067
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Quem foi o escolhido pelo Governo Federal para ser o primeiro Governador do Estado da Guanabara, quando da sua separação do Rio de Janeiro?

Alternativas

ID
1782070
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
História

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da frase abaixo:  

A política nacional de desenvolvimento urbano foi estruturada nos anos __________ através da montagem de um sistema de financiamento de habitação e saneamento. 

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    A política nacional de desenvolvimento urbano foi estruturada nos anos de 1960/1970 por meio da montagem de um sistema de financiamento de habitação e saneamento. O governo federal arrecada e redistribui, mediante empréstimos, os recursos da principal fonte de financiamento dessas políticas:o fundo destinado a indenizar trabalhadores demitidos sem motivo, cuja arrecadação líquida é designada para financiar programas de saneamento e habitação (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS).


    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002011000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

    Deus é fiel!

ID
1782073
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Assinale a ordem cronológica em que ocorreu a fundação destas bandas musicais em Nova Friburgo:

Alternativas

ID
1782076
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em 1.910, que Presidente da República inaugurou em Nova Friburgo o Sanatório Naval? 

Alternativas
Comentários
  • Para inauguração compareceu o próprio presidente da República, Nilo Peçanha e uma grande comitiva, que incluía ministros de Estado e oficiais de alto escalão na hierarquia militar.


ID
1782079
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em se tratando de tecnologia, dos fatos abaixo, qual deles ocorreu mais recentemente?  

Alternativas
Comentários
  • Gab. A


    última terça-feira (24), foi assinada Portaria que definiu os critérios de adaptação de outorgas das empresas, o que o inclui os valores a serem pagos pelas emissoras para mudar do AM para o FM. 


    Dentro de três ou quatro anos, a tendência é de que a faixa AM não seja mais utilizada em todo o País. "Isso não é mandatório, é optativo. "A evolução se dará na velocidade que for mais adequada para que não haja prejuízo para as emissoras nem para o usuário, para o ouvinte


    Fonte: http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2015/11/migracao-de-todas-as-radios-am-para-fm-deve-ocorrer-dentro-de-4-anosPortal Brasil. Publicado: 26/11/2015 18h18 Última modificação: 30/11/2015 10h32


    Deus é fiel!
  • Emissoras de rádio começam a migrar de AM para FM no final do mês

       

    Da Redação | 15/02/2016, 15h31 - ATUALIZADO EM 19/02/2016, 15h27

     

    A partir de 25 de fevereiro/2016, as primeiras emissoras de rádio AM já devem começar a migrar para a frequência modulada, ou FM.

    Em debate na manhã desta segunda-feira (15), no Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, representantes do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entre outros, explicaram que o processo de migração das rádios AM para FM ocorrerá em dois lotes e vai provocar a necessidade de adaptação também por parte dos ouvintes dessas rádios.

    A extinção do serviço de radiodifusão local por onda média, onde estão as emissoras AM, foi determinada pelo Decreto 8.139/2013. O espectro de onda média regional e nacional continuará existindo, mas às emissoras locais foi dada a opção de migrar para a faixa FM. Para isso, foi determinado que essas emissoras deveriam optar até o final de novembro pela migração, que tem um custo diferente para cada emissora. Os valores vão de R$ 30 mil a R$ 4,5 milhões dependendo de fatores como potência, população, indicadores econômicos e sociais do município, entre outros. Após o decreto, mais duas portarias foram editadas com a determinação de que a migração seria feita em conjunto em cada município e com os valores e prazos para a migração.

     

    http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/02/15/emissoras-de-radio-comecam-a-migrar-de-am-para-fm-no-final-do-mes

  • Alguem se escreveu no concurso para a camara de Nilopolis RJ., no cargo de Agente Legislativo?

ID
1832944
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

 Leia o texto abaixo:

“A educação, nesse período, era “concebida como um subsistema cujo funcionamento eficaz é essencial ao equilíbrio do sistema social de que faz parte". A função da educação era formar indivíduos aptos a contribuírem para o aumento da produtividade da sociedade. O professor e os alunos são relegados a posições secundárias".

A Pedagogia abordada no texto é:

Alternativas
Comentários
  • ESSE GABARITO SÓ PODE ESTAR ERRADO.  TÁ NA CARA QUE O COMANDO DA QUESTÃO SE REFERE PEDAGOGIA TECNICISTA.

  • Concordo com Edvar Basílio. Na minha opinião também se refere à pedagogia tecnicista.

  • Teve alteração de gabarito essa questão. Correta LETRA "B"

  • A correta seria a letra B. Educação Tecnicista. O Gabarito do site que está errado.

  • o gabarito está totalmente errado!!!!!!

  • De acordo com Saviani (2008, p. 383), a educação influênciada pelo tecnicismo era “concebida como um subsistema cujo funcionamento eficaz é essencial ao equilíbrio do sistema social de que faz parte”. A função da educação era formar indivíduos aptos a contribuírem para o aumento da produtividade da sociedade; é nesse sentido que se define a competência do indivíduo e do próprio sistema educacional.

  • Pedagogia Tecnicista: subordina a educação à sociedade tendo como funçao a preparação de "recusos humanos" (mão-de-obra para a industria)

    Resposta: Letra B

  • Na Pedagogia Tecnicista, é papel do professor transmitir informações e o estudantes fixá-las. O estudante aprende técnicas para serem utilizadas no mundo do trabalho. O estudante não pode ser curioso, criativo e crítico.

  • Pedagogia Tecnicista, onde o aluno é preparado para o mercado de trabalho, mão de obra.

  • Tecnicista  --->>> Centro --->> Conteúdos  e  Técnicas

  • O foco principal desta tendência pedagógica é produzir sujeitos capazes e eficientes para o desempenho de funções no mercado de trabalho. Ao valorizar as informações científicas, presentes nos manuais técnicos e de instrução, incumbe a escola de divulgar o modelo de produção capitalista, de forma a que o aluno internalize e seja bem treinado para inserir-se profissionalmente no sistema econômico vigente. BONS ESTUDOS.

  • Alternativa Correta : B


ID
1832947
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender. Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna:

1ª COLUNA:

1 - Teoria Sócio-Cultural de Vygotsky.

2 - Teoria Construtivista de Bruner.

2ª COLUNA: 

( ) O desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD).

( ) O aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados.

( ) A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos.

( ) O aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões. É participante ativo no processo de aquisição de conhecimento. Instrução relacionada a contextos e experiências pessoais.

A sequência CORRETA é:  


Alternativas
Comentários
  • Esta questão está errada a resposta d não seria a b

  • Questão errada! Também acredito que a resposta seja B

  • Claro que é a B. Só pensar que a última questão não se enquadra no que diz o Vygo.
  • Última coluna, na verdade.
  • Ao analisar a primeira alternativa e a última , já conseguimos encontrar a questão exata que seria a letra B, SEM PRECISAR SABER DAS DEMAIS ...

    Sempre que fala de potencialidades e ZDP é o pensamento de Vigotsky.

    É participante ativo no processo de aquisição de conhecimento..logo seria do autor do construtivismo .

     Vigotsky defende essa tese.

     


ID
1832950
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A comunicação é hoje uma das principais preocupações das empresas num mundo globalizado, pois todas elas hoje para terem sucesso devem trabalhar em equipe. Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos instrumentos utilizados na comunicação das empresas:

Alternativas

ID
1832953
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Pedagogia Empresarial tem como objetivo:

I - Implementar programas de qualificação difundindo o conhecimento.

II - Promover um clima organizacional saudável, sendo articulador entre as peculiaridades organizacionais.

III - Elaborar estratégias e metodologias que asseguram uma melhor aprendizagem dos funcionários.

Está correto o que se afirma em:  

Alternativas
Comentários
  • Não concordo. Qual a fundamentação teórica pra esta resposta?

    Creio que todas as alternativas estão corretas, apesar de ser uma questão 'senso comum'.

  • O gabarito do QConcursos está errado. A resposta correta é a letra D, todas as afirmativas estão certas.


ID
1832956
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

São competências de um pedagogo dentro da empresa, EXCETO:

Alternativas

ID
1832959
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação às técnicas de dinâmica de grupo, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna. 1ª COLUNA:

1 - Debate.

2 - Seminário.

3 - Simpósio.

4 - Tempestade cerebral.

2ª COLUNA:

( ) Grupo reduzido investiga ou estuda intensamente um tema em uma ou mais sessões planificadas, recorrendo a diversas fontes originais de informação.

( ) Possibilita ver como o candidato assume papéis diferentes em situações polêmicas e de pressão.

( ) Técnica de produção de ideias ou de soluções de problemas em grupo. Possibilita o surgimento de aspectos ou ideias que não iriam ser, normalmente, levantadas.

( ) Consiste na exposição sucessiva sobre diferentes aspectos ou fases de um só assunto ou problema, feita por uma equipe selecionada (3 a 5 pessoas) perante um auditório, sob a direção de um moderador.

A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe dizer se esse gabarito foi mantido pela banca? Não há como ser esse aí, a opção correta é a A e não a B, como foi declarado.

  • GABARITO CORRETO LETRA A

    SEMINÁRIO =>Grupo reduzido investiga ou estuda intensamente um tema em uma ou mais sessões planificadas, recorrendo a diversas fontes originais de informação. É uma forma de discussão em grupo de idéias, sugestões, opiniões. Os membros não recebem informações já elaboradas, mas investigam com seus próprios meios em um clima de colaboração recíproca. Os resultados ou conclusões são de responsabilidade de todo o grupo e o seminário se conclui com uma sessão de resumo e avaliação. O seminário é semelhante ao congresso, porém tem uma organização mais simples e um número mais limitado de participantes, sendo, porém, este grupo mais homogêneo.

    SIMPÓSIO => Consiste na exposição sucessiva sobre diferentes aspectos ou fases de um só assunto ou problema, feita por uma equipe selecionada (3 a 5 pessoas) perante um auditório, sob a direção de um moderador. O expositor não deve ultrapassar a 20 minutos na sua preleção e o simpósio não deve ir além de hora e meia de duração. Ao final do simpósio, o auditório poderá participar em forma de perguntas diretas.

    TEMPESTADE CEREBRAL => É uma técnica de produção de idéias ou de soluções de problemas em grupo. Possibilita o surgimento de aspectos ou idéias que não iriam ser, normalmente, levantadas. Na prática não deve ser estabelecida nenhuma regra ou limite, eliminando assim todos os prováveis bloqueios ao "insight".

    DEBATE => Possibilita ver como o candidato assume papéis diferentes em situações polêmicas e de pressão.

  • o gabarito correto é a letra A mesmo uai. olha lá!


ID
1832962
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Pedagogo Empresarial surge como uma nova ferramenta para o desenvolvimento nas organizações que caminham para serem empresas aprendentes. Em relação ao papel do Pedagogo nas empresas é correto afirmar que:

I - Deve estabelecer as diretrizes do negócio condizentes com as necessidades do mercado.

II - Deve pensar globalmente e agir localmente e se manter informado e anteceder os fatos que ocorrem fora da sua empresa.

III - Deve proporcionar um ambiente de aprendizado desenvolvendo nas pessoas o intuito das cinco disciplinas utilizadas nas organizações aprendentes.

Está CORRETO o que se afirma em:  

Alternativas
Comentários
  • Fundamentação teórica?????

  • Resposta correta é a III .. DEVE PROPORCIONAR UM AMBIENTE DE APRENDIZADO DESENVOLVENDO NAS PESSOAS....


ID
1832965
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo:

I - O pedagogo empresarial promove ações multidisciplinares nas diversas áreas da empresa, articulando as pessoas e estimulando a gestão de conhecimentos.

II - O pedagogo empresarial é o condutor dos processos relacionados à construção do saber prático e da educação como veículo do desenvolvimento humano e social, a ser empregado no cotidiano das organizações.

III - O pedagogo empresarial promove a reconstrução de conceitos básicos, como criatividade, espírito de equipe e autonomia emocional e cognitiva.

IV - O pedagogo empresarial tem uma função específica que não condiz à implantação de programas de qualificação, requalificação e práticas de treinamento.

Está CORRETO o que se afirma em: 

Alternativas

ID
1832968
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O mundo corporativo, com sua dinamicidade e rapidez, tem levado um número cada vez maior de empresas a trabalhar com gestão de projetos. São benefícios que a gestão de projetos gera para uma organização, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Aumenta as disputas por fatias no poder


ID
1832971
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O gerente do projeto é o indivíduo responsável pela condução do projeto e deverá possuir uma visão integrada do mesmo. São responsabilidades do gerente de projetos:

I - Organizar a equipe e demais recursos.

II - Conduzir avaliações periódicas dos resultados obtidos.

III - Estimular a pressão sobre o time durante períodos críticos.

Está CORRETO o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  • a) Apenas as afirmativas I e III.

  • Aí é dose pra mamute.

  • a) Apenas as afirmativas I e III