I - Durante o século XIX, a Europa foi a mais importante zona de repulsão demográfica do globo. O crescimento populacional se acelerou, houve queda das taxas de mortalidade. A revolução técnica na agricultura, a concentração fundiária, produziu excedentes demográficos no meio rural. A industrialização destruiu o artesanato e a pequena manufatura doméstica, gerando excedentes no meio urbano. Paralelamente, perseguições políticas e religiosas, guerras e crises econômicas foram responsáveis por grandes deslocamentos humanos da Europa e Ásia para as Américas.
II - Atualmente, como exemplos de áreas de atração, podemos identificar:
a) América Anglo-Saxônica – os EUA e, em menor escala, o Canadá.
b) Europa Ocidental – essa região concentra as principais economias do continente: Alemanha, França, Itália e Reino Unido, além da Holanda, Suécia e Suíça.
c) Japão – relativamente recente nos processos migratórios, o país começou a se tornar um polo de atração a partir de seu acelerado crescimento econômico dos anos 70.
III - Os movimentos migratórios atuais relacionam-se, principalmente, a duas causas:
• A busca por melhores condições de vida – caracteriza os deslocamentos populacionais provocados pela miséria que se concentra em algumas partes do mundo. Portanto, têm caráter econômico, constituindo fluxos ou correntes migratórias de países pobres para países ricos. Essas migrações são vistas como o efeito colateral mais perverso da globalização.
• A fuga de regiões em conflito – trata-se de migrações provocadas por guerras locais, portanto, têm motivação político-bélica, constituindo um verdadeiro êxodo para os países que recebem os refugiados. Esses deslocamentos ocorrem por uma questão de sobrevivência às perseguições motivadas por conflitos étnicos e às atrocidades cometidas contra as populações civis. Os exemplos mais recentes foram os que ocorreram na Bósnia-Herzegovina e Kosovo.
Mas é no continente africano que se desencadeia a maior quantidade de movimentos migratórios: são legiões de refugiados vagando pelo espaço local, à procura de abrigo, fugindo de guerras tribais, instabilidades políticas, questões raciais e religiosas e golpes militares.
IV - Em face das medidas tomadas pela maioria dos países desenvolvidos no intento de restringir a entrada de imigrantes, o tráfico destes tem se intensificado bastante, outra consequência é a “xenofobia”. Pessoas com aptidões técnicas e dotadas de conhecimentos são bem-vindas.
V - Há mais de 100 anos que trabalhadores migrantes, vindos de países vizinhos, se encaminham para a África do Sul, para encontrar trabalho nas minas de ouro, na indústria dos diamantes e nas explorações agrícolas daquele país. Com a abolição do apartheid e o surgimento de uma nova ordem política, a África do Sul tem vindo a sofrer um novo fluxo de migrantes e requerentes de asilo.
Resposta: D