SóProvas



Prova FADESP - 2014 - CREA-PA - Analista Técnico


ID
1376125
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

É caso de inexigibilidade de licitação

Alternativas
Comentários
  • Art. 25. É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública


    GABARITO D.

  • Para a inexigibilidade licitatória, prevista no art. 25, II, da L8666, é obrigatória a presença SIMULTÂNEA dos seguintes requisitos:

     

    1) inviabilidade de competição;

     

    2) previsão do serviço no art. 13 da L8666;

     

    3) singularidade do serviço (singularidade objetiva) e

     

    4) notória especialização (singularidade subjetiva).

     

    Como a dispensa, dispensabilidade e inexigibilidade são EXCEÇÕES ao principio administrativo da licitação, devem receber interpretação restritiva, porque a Lei nº 8.666/93 deve ser considerada à luz da CR/88.

  • GABARITO: LETRA D

    Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

    FONTE: LEI N° 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993

  • Questão pra não zerar.

  • Fique em dúvida nesse quesito "vedada a marca" por isso errei

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Lei 8.666/93. Vejamos:

    Inicialmente, importante fazermos menção à nova lei de licitações – Lei 14.133/2021, sancionada em 01/04/2021. Apesar desta sanção, a Lei nº 8.666/93 ainda terá aplicação por mais dois anos.

    Desta forma, nos primeiros dois anos, teremos a aplicação do diploma legal nº 8.666/93, bem como da lei nº 14.133/21. Os órgãos terão a possibilidade de optar em utilizar qualquer uma das duas, devendo ser justificada a escolha, sendo vedada a combinação das duas leis. Assim:

    Observa-se que apesar de a regra geral que disciplina as contratações públicas possuir como premissa a exigência da realização de licitação para a obtenção de bens e para a execução de serviços e obras, há, na própria Lei de Licitações exceções.

    Na licitação dispensável, rol taxativo presente no art. 24 da Lei 8.666/93, há para o administrador uma faculdade, que poderá realizar o processo licitatório ou não, dependendo das particularidades do caso concreto (ato discricionário).

    A licitação dispensada, rol taxativo presente no art. 17 da Lei 8.666/93, por sua vez, está relacionada às alienações de bens públicos tanto móveis quanto imóveis, não cabendo ao administrador nenhum tipo de juízo de valor, pois há na lei uma imposição (ato vinculado) da contratação direta.

    Por fim, a inexigibilidade de licitação, rol exemplificativo presente no art. 25 da Lei 8.666/93, faz referência aos casos em que o administrador também não tem a faculdade para licitar, porém, aqui o motivo é a ausência/inviabilidade de competição em relação ao objeto a ser contratado, condição indispensável para um procedimento licitatório. Tornando, assim, a licitação impossível.

    Desta forma:

    A. ERRADO.

    “Art. 24, Lei 8.666/93. É dispensável a licitação:

    XXIII - na contratação realizada por empresa pública ou sociedade de economia mista com suas subsidiárias e controladas, para a aquisição ou alienação de bens, prestação ou obtenção de serviços, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado.”

    B. ERRADO.

    “Art. 24, Lei 8.666/93. É dispensável a licitação:

    XXV - na contratação realizada por Instituição Científica e Tecnológica - ICT ou por agência de fomento para a transferência de tecnologia e para o licenciamento de direito de uso ou de exploração de criação protegida.”

    C. ERRADO.

    “Art. 24, Lei 8.666/93. É dispensável a licitação:

    XIX - para as compras de material de uso pelas Forças Armadas, com exceção de materiais de uso pessoal e administrativo, quando houver necessidade de manter a padronização requerida pela estrutura de apoio logístico dos meios navais, aéreos e terrestres, mediante parecer de comissão instituída por decreto.”

    D. CERTO.

    “Art. 25, Lei 8.666/93. É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes.”

    Gabarito: ALTERNATIVA D.


ID
1376128
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de _________ pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até _________ horas da apresentação das propostas. Os dados que preenchem corretamente as lacunas são

Alternativas
Comentários
  • Art. 22:  3o Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

  • ??????????

  • Isso é Direito Adm. ou RLM? kkkkkk

  • Gabarito letra b).

     

    Algumas palavras-chave sobre licitação e suas modalidades para a resolução de questões.

     

     

    Convite = "Com 24 horas de antecêdencia" + "número mínimo de 3".

     

     

    Tomada de preços = Terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas.

     

     

    Concorrência = habilitação preliminar + quaisquer interessados.

     

    * Destaco um princípio aplicado à concorrência que está sendo cobrado nas provas: a concorrência tem como um de seus requisitos o princípio da universalidade, que é a possibilidade que se oferece à participação de quaisquer interessados na concorrência, independente de registro cadastral na Administração que a realiza ou em qualquer outro órgão público.

     

    Fontes:

     

    http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=1352

     

    https://www.portaleducacao.com.br/direito/artigos/27814/modalidades-da-licitacao

     

     

    Leilão = Apenas para Venda + quaisquer interessados + oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação (maior lance ou oferta).

     

     

    Concurso = trabalho técnico, científico ou artístico + "prêmio" + antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

     

     

    Pregão (Lei 10.520/2002) = aquisição de bens e serviços comuns + será adotado o critério de menor preço.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • GABARITO: B


    LEI 8.666 (1993) Art. 22

    § 3 O Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto,

    cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade

    administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o

    estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu

    interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 8.666/1993.

    Art. 22, §3º, Lei 8.666/93 – (Carta) Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    Assim:

    A. ERRADO. Dois e 24.

    B. CERTO. Três e 24.

    C. ERRADO. Dois e 48.

    D. ERRADO. Três e 48.

    Gabarito: ALTERNATIVA B.

  • Dicas:

    "CONvite e quatro horas"

    A palavra "con-vi-te" tem 3 sílabas. Então são no mínimo 3 convidados.


ID
1376131
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei nº 9784/99, a Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da ______________, finalidade, ______________, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência. As palavras que preenchem corretamente as lacunas são

Alternativas
Comentários
  • ajeitem a questão por favor Qconcursos.

  • Essa questão é a prova viva de que é importante, no Direito administrativo, além de trabalhar bastante os conteúdos conhecer a lei a termo.

  • S/E/Ra F/A/C/I/L Pro Mo/Mo (SERA FACIL PRO MOMO)


    Segurança jurídica  Eficiência Razoabilidade

    Finalidade  Ampla defesa  Contraditório Interesse público Legalidade 

    Proporcionalidade

    Motivação Moralidade

  • FINALIDADE E IMPESSOALIDADE SÃO SINONÍMIAS, SENDO AQUELE EXPRESSO NA LEI E ESTE NA CONSTITUIÇÃO.


    GABARITO ''C''
  • Na dúvida sobre quais principais constitucionais da administração estão contidos na Lei de Processo Administrativo, é só lembrar que só há coincidência dos princípios extremos e do meio da palavra L.I.M.P.E: ou seja, Impessoalidade e Publicidade não entra.

  • O princípio da impessoalidade é implicito na lei 9.784. Este princípio encontra-se no inciso III do paragráfo único do art. 2º

     

    Objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridade (Princípio da impessoalidade);

     

    Obs.: Antes da virgula (trecho não sublinhado), refere-se ao pricípio da finalidade ou do interesse público.

     

    Gabarito: C

  • Lei 9784

    Art 2º A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

  • Segurança Jurídica           Finalidade                 Proporcionalidade
    Eficiência                          Ampla defesa            Moralidade
    Razoabilidade                  Contraditório              Motivação
                                             Interesse público
                                             Legalidade

  • Segurança Jurídica

    Eficiência

    Razoabilidade

    Finalidade

    Ampla defesa

    Contraditório

    Interesse público

    Legalidade

    PROporcionalidade

    MOtivação

    MOralidade

    SER FACIL PRO MOMO

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 9.784/99. Vejamos:

    “Art. 2º, Lei 9.784/99. A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.”

    Desta forma, as palavras que preenchem corretamente as lacunas são:

    C. CERTO. Legalidade e motivação.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.


ID
1376134
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal, a remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios,dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes políticos e os proventos, pensões ou outra espécie remuneratória, percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza ,não poderão exceder o subsídio mensal,em espécie, percebidos pelo(s)

Alternativas
Comentários
  • XI - a remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes políticos e os proventos, pensões ou outra espécie remuneratória, percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, aplicando-se como limite, nos Municípios, o subsídio do Prefeito, e nos Estados e no Distrito Federal, o subsídio mensal do Governador no âmbito do Poder Executivo, o subsídio dos Deputados Estaduais e Distritais no âmbito do Poder Legislativo e o sub-sídio dos Desembargadores do Tribunal de Justiça, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centésimos por cento do subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tri-bunal Federal, no âmbito do Poder Judiciário, aplicável este limite aos membros do Ministério Público, aos Procuradores e aos Defensores Públicos;

  • Vídeo Aula Youtube (Editora Atualizar) CF/88 - Art. 39, § 4º (Remuneração por Subsídio)

    https://www.youtube.com/watch?v=KGfD3e5TA6A&index=42&list=PLhTKk53U8pNnMV9eb2NcDF9mmOF1syrRk

     

    § 4º O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por SUBSÍDIO fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37, X e XI. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

    X - a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices;   (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)  (Regulamento)

     

    XI - a remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes políticos e os proventos, pensões ou outra espécie remuneratória, percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, aplicando-se como limite, nos Municípios, o subsídio do Prefeito, e nos Estados e no Distrito Federal, o subsídio mensal do Governador no âmbito do Poder Executivo, o subsídio dos Deputados Estaduais e Distritais no âmbito do Poder Legislativo e o subsidio dos Desembargadores do Tribunal de Justiça, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centésimos por cento do subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, no âmbito do Poder Judiciário, aplicável este limite aos membros do Ministério Público, aos Procuradores e aos Defensores Públicos; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 41, 19.12.2003)

     

    § 8º A remuneração dos servidores públicos organizados em carreira poderá ser fixada nos termos do § 4º. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

    Ou seja, poderão ser remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37, X e XI.

     

    Subsídio é uma forma de retribuição pecuniária prevista na Constituição Federal. No caso dos servidores públicos, é a contraprestação pelo serviço prestado, a remuneração.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca das determinações constitucionais. Vejamos:

    “Art. 37, CF. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:   

    XI - a remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes políticos e os proventos, pensões ou outra espécie remuneratória, percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, aplicando-se como limite, nos Municípios, o subsídio do Prefeito, e nos Estados e no Distrito Federal, o subsídio mensal do Governador no âmbito do Poder Executivo, o subsídio dos Deputados Estaduais e Distritais no âmbito do Poder Legislativo e o subsídio dos Desembargadores do Tribunal de Justiça, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centésimos por cento do subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, no âmbito do Poder Judiciário, aplicável este limite aos membros do Ministério Público, aos Procuradores e aos Defensores Públicos.”

    Desta forma:

    C. CERTO. Ministros do STF.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.


ID
1376137
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Advocacia-Geral da União tem por chefe o Advogado-Geral da União, de livre nomeação pelo Presidente da República dentre cidadãos maiores de _________ anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada.

Alternativas
Comentários
  • Art. 131. A Advocacia-Geral da União é a instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo.

    § 1º - A Advocacia-Geral da União tem por chefe o Advogado-Geral da União, de livre nomeação pelo Presidente da República dentre cidadãos maiores de trinta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada.

  • Vale lembrar, que para concorrer ao cargo de presidente da república, é necessário também que tenha no mínimo 35 anos de idade.

    Bons estudos.

     

  • ALTERNATIVA C)

     

    A Advocacia Geral da União (AGU) tem por chefe o Advogado Geral da União, de livre nomeação pelo Presidente da República
    dentre cidadãos maiores de 35 anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada (pessoa íntegra, sem mancha, incorrupta).


    Como pode ser observado, o Advogado Geral da União será nomeado entre os cidadãos que cumpram os requisitos constitucionais e legais, não sendo necessariamente um membro da carreira (Advogado da União ou Procurador da Fazenda Nacional).

     

    Fonte: Prof. Ali Mohamad Jaha

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Advocacia Geral da União. Vejamos:

    Art. 131, CF. A Advocacia-Geral da União é a instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo.

    § 1º - A Advocacia-Geral da União tem por chefe o Advogado-Geral da União, de livre nomeação pelo Presidente da República dentre cidadãos maiores de trinta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada.

    Assim:

    A. ERRADO. 25 anos.

    B. ERRADO. 30 anos.

    C. CERTO. 35 anos.

    Conforme art. 131, §1º, CF.

    D. ERRADO. 40 anos.

    Gabarito: ALTERNATIVA C.


ID
1376140
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Informando os valores 10, 15, 18, 30 nas células A1, A2, A3, A4, respectivamente, numa planilha no  Microsoft Office Excel 2010, e a fórmula inserida na célula A5, o número visualizado na célula A6, que   também contém uma fórmula, será:


                 Fórmula inserida na Célula A5               Fórmula inserida na Célula A6
          =SOMA(A1;A3;A4;MÉDIA(A4;A2;A3))              =SOMA(A1;A4;A5) 



Alternativas
Comentários
  • Pessoal, a questão parece complicada, mas não é. Respira fundo e faça o que pede.


    1ª resolução

    =SOMA(A1;A3;A4;MÉDIA(A4;A2;A3)) 

    =SOMA(10;18;30;MÉDIA(30;15;18)) 

    =SOMA (58;MÉDIA(63)

    =SOMA (58+21)

    = SOMA (79) — Resultado da Célula A5


    =SOMA(A1;A4;A5) 

    =SOMA(10;30;79)

    =SOMA(119)

  • Boa, Vanessa! Eu estava batendo cabeça com o a MÉDIA, mas com sua explicação entendi que é a média dos valores do parenteses seguinte, e não de todos.

  • Parabéns pela péssima edição da questão. Acertei, mas a maior dificuldade foi entender que haviam duas fórmulas para duas células distintas. Fora isso foi tranquilo. Qconcursos poderia melhorar essas edições.


ID
1376143
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O barramento que interliga os principais componentes do computador, tais como CPU, memórias auxiliares e dispositivos de entrada/saída é o barramento de

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta:

    b) Sistema.

  • barramento de sistema! também conhecido com FSB(front side bus).

  • Em arquitetura de computadores, um barramento é um conjunto de linhas de comunicação (condutor elétrico ou fibra optica) que permitem a interligação entre dispositivos de um sistema de computação (CPU; Memória Principal; HD e outros periféricos), ou entre vários sistemas de computação.


    Fonte: Wikipedia
  • BARRAMENTO é o nome dado as "vias" Por onde os Pulsos elétricos (bits) trafegam entre os elementos da Placa-mãe; são vias de ligação. Essencialmente, Permite que os comPonentes do sistema comPartilhem dados.

    Pode ser:

    INTERNO: interliga os diversos comPonentes de um disPositivo. Por exemPlo: os diversos comPonentes da CPU (ULA, UC, registradores, etc); 
    EXTERNO: interliga os diversos disPositivos de um comPutador. Ex.: Permite a comunicação entre HD e CPU;

    UNIDIRECIONAL: só Pode transferir dados em um sentido; utilizado Para interligar dois disPositivos, dos quais um é semPre a origem, enquanto o outro é semPre o destino;
    BIDIRECIONAL: Pode transferir dados nos dois sentidos, mas não em ambos simultaneamente; utilizado quando qualquer um dos disPositivos Pode ser a origem e qualquer outro Pode ser o destino; 
    (Fonte: http://www.lee.eng.uerj.br/downloads/graduacao/microprocessadores/computacao/tecnologia_da_comput1.pdf)


    DE DADOS (Data bus) - é Por onde Passam as instruções e os dados de um Para outro local. É o mais imPortante, Pois determina a tecnologia do Processador, atualmente são de 32bits ou 64 bits;
    DE ENDEREÇO (Address Bus) - armazena os endereços de origem e de destino dos dados que estão sendo transmitidos Pelo barramento de dados. Esse barramento determina a quantidade de memória RAM que o Processador Pode gerenciar, ou seja, comm 32 bits 2³² (4.294.967.296) ou seja, 4 GB de RAM;
    DE CONTROLE (Control Bus) - é resPonsável Pela sincronização dos barramentos de dados e de endereços e de transmitir os sinais de leitura e gravação a Partir da unidade de controle da CPU;


     

     

     

     

  • mas não é o barramento de expansão que serve pra conectar os periféricos? :(


ID
1376146
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O dispositivo de entrada que permite ao usuário selecionar  opções através de indicações sobre  o vídeo,  que é constituído de um painel sensível a pressões, é o vídeo

Alternativas
Comentários
  • Letra D. A tela touch screen é um periférico misto, de entrada e saída de dados.

  • Touch Screen e a tela sensível ao toque, é um display eletrônico visual que pode detectar a presença e localização de um toque dentro da área de exibição, por meio de pressão. O termo refere-se geralmente ao toque no visor do dispositivo com o dedo ou a mão, que também podem reconhecer objetos, como uma caneta.


ID
1376149
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Sobre os tipos de Malware, considere as afirmativas abaixo:

I. Adwares são programas comerciais que exibem anúncios publicitários num computador;

II. o programa espião que monitora informações no computador, tais como e-mails e mensagens instantâneas (Messenger), é o Spyware;

III. Hijacker são discadores mal-intencionados que forçam o computador a discar um número para conectar a um determinado lugar.

Estão corretos os itens

Alternativas
Comentários
  • Hijackers também chamados de spyware, os hijackers (”seqüestradores”) são Cavalos de Tróia que modificam a página inicial do navegador e, muitas vezes, também redirecionam toda página visitada para uma outra página escolhida pelo programador da praga. A idéia é vender os cliques que o usuário faz nessas páginas, o que gera lucro para o criador do hijacker.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Hijacker


    Letra A correta

  • Hijackers sequestram os navegadores - não pede resgate

    Ransomware sequestram seus dados - pede resgate

  • Sabendo o que é Hijackers  tu acertas a questão.


ID
1376152
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O tipo de site de busca denominado “Guias de busca local" lista as empresas e os prestadores de serviços próximos ao endereço do internauta. A alternativa que apresenta um exemplo desse tipo de site de busca é o

Alternativas
Comentários
  • gabarito "B"

  • GABARITO: B

     

    LISTÃO (ATUALMENTE ILOCAL) 

    O iLocal é um portal de buscas que te ajuda a encontrar os melhores serviços e locais na sua cidade. Nossa missão é simples: ser uma plataforma de buscas rápida e eficiente para nossos usuários encontrarem o que desejam.

    https://www.ilocal.com.br/quem-somos

     

    MAPLINK

    A MapLink, companhia que atua no mercado de geolocalização e fornece serviços de localização e roteirização em rodovias e cidades. A Maplink é distribuidora oficial de Google Maps.

    https://maplink.global/pt/google/

     

    BUSCAPÉ

    O Buscapé é mais do que um comparador de preços, é uma ferramenta essencial para se consultar antes de todas as compras, pois além de comparar preços, lojas e produtos, usando o Buscapé você paga um preço justo.

    https://www.buscape.com.br/conheca-o-buscape

     

    ILOCAL, O ANTIGO LISTÃO.

     


ID
1376155
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei nº 5194/66, o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia é constituído  por __________ membros, brasileiros, diplomados em Engenharia, Arquitetura ou Agronomia, habilitados de acordo com esta lei. A informação que preenche corretamente a lacuna é

Alternativas
Comentários
  • Art. 29 - O Conselho Federal será constituído por 18 (dezoito) membros, brasileiros, diplomados em Engenharia, Arquitetura ou Agronomia, habilitados de acordo com esta Lei.

  • Art. 29. O Conselho Federal será constituído por 18 (dezoito) membros, brasileiros, diplomados em Engenharia, Arquitetura ou Agronomia, habilitados de acôrdo com esta lei, obedecida a seguinte composição:

    a) 15 (quinze) representantes de grupos profissionais, sendo 9 (nove) engenheiros representantes de modalidades de engenharia estabelecida em têrmos genéricos pelo Conselho Federal, no mínimo de 3 (três) modalidades, de maneira a corresponderem às formações técnicas constantes dos registros nêle existentes; 3 (três) arquitetos e 3 (três) engenheiros-agrônomos;

    b) 1 (um) representante das escolas de engenharia, 1 (um) representante das escolas de arquitetura e 1 (um) representante das escolas de agronomia.

  • Art. 29. O Conselho Federal será constituído por 18 (dezoito) membros, brasileiros, diplomados em Engenharia, Arquitetura ou Agronomia, habilitados de acôrdo com esta lei, obedecida a seguinte composição:

    a) 15 (quinze) representantes de grupos profissionais, sendo 9 (nove) engenheiros representantes de modalidades de engenharia estabelecida em têrmos genéricos pelo Conselho Federal, no mínimo de 3 (três) modalidades, de maneira a corresponderem às formações técnicas constantes dos registros nêle existentes; 3 (três) arquitetos e 3 (três) engenheiros-agrônomos;

     

    b) 1 (um) representante das escolas de engenharia, 1 (um) representante das escolas de arquitetura e 1 (um) representante das escolas de agronomia.

    § 1º Cada membro do Conselho Federal terá 1 (um) suplente.

    § 2º O presidente do Conselho Federal será eleito, por maioria absoluta, dentre os seus membros.

    § 3º A vaga do representante nomeado presidente do Conselho será preenchida por seu suplente.

  • Art. 29 - O Conselho Federal será constituído por 18 (dezoito) membros, brasileiros, diplomados em Engenharia, Arquitetura ou Agronomia, habilitados de acordo com esta Lei.

  • CONFEA

    O Q É? Instância SUPERIOR fiscalização exerc profissional

    ATRIBUIÇÕES: I- Organizar seu regimento interno Estabelecer normas gerais p/ regimentos Cons Reg II- Homologar regimentos internos organizados pelos Cons Reg III- Examinar Decidir Podendo anular qlqr ato q n estiver acôrclo com presente lei Em ÚLTIMA instância assuntos relativos no exercício das profissões Eng Arq Agro IV- Tomar conhecimento Dirimir quaisquer dúvidas suscitadas nos Cons Reg V- Julgar em ÚLTIMA instância recursos sobre Registros Decisões Penalidades Impostas pelos cons reg VI- Baixar Fazer Publicar resoluções previstas p/ Regulamentação Execução Da presente lei, e, ouvidos os Cons Reg, resolver casos omissos VII- Relacionar Cargos Funções Servs Estatais Paraestatais Autárquicos Econ mista Cujo exercício seja necessário o título Eng Arq Agro VIII- Incorporar ao seu balancete Receita Despesa Os dos Cons reg IX- Enviar Cons Regs cópia expediente encaminhado ao Trib Contas Até 30d após remessa X- Publicar ANUALMENTE relação Títulos Cursos Escolas ensino superior Assim como, periòdicamente, relação profissionais habilitados XI- Fixar, ouvido respec Cons Reg Condições p/ q entidades classe da região tenham nele direito representação XII- Promover, pelo menos 1 vez por ano Reuniões representantes Cons Fed Reg Previstas no art 53 XIII- Examinar Aprovar Proporção das representações dos grupos profissionais nos Cons Regs XIV- Julgar, em grau de RECURSO Infrações do Cód Ética Profissional Eng Arq Agro XV- Aprovar ou n propostas criação novos Cons Regs XVI- Fixar e alterar Anuidades Emolumentos Taxas XVII- Autorizar presidente Adquirir Onerar Ou mediante licitação, alienar bens IMÓVEIS

    DECISÕES CONSELHO FEDERAL QUANTIDADE VOTOS 12 EM QUAIS QUESTÕES? Atribs profissionais

    SUAS RENDAS I- 15% Produto arrecadação prevista nos itens I a V do art. 35 II- Doações Legados Juros Receitas patrimoniais III- Subvenções IV- Outros rendimentos eventuais COMPOSIÇÃO/ORGANIZAÇÃO QUANTOS: 18 REQUISITOS: I- Brasileiro II- Diplomados Eng Arq Agro PRESIDENTE: COMO É ELEITO? Maioria ABSOLUTA DURAÇÃO MANDATO: 3a SALÁRIO: Ñ tem Honorífico

    Estou comercializando meus mapas mentais de Engenharia Civil! São materiais feitos com os melhores materiais do Estratégia + lei seca + 29 mil questões resolvidas.

    Tenho sobre diversas matérias como:

    ·        Instalações hidráulica

    ·        Sinalização rodoviária

    ·        Ferrovia

    ·        Análise estrutura

    ·        Pisos

    ·        Esquadrias

    ·        Controle tecnológico

    ·        Argamassa

    ·        Lei 8.666/93

    ·        Entre outros

    O preço é camarada, apenas R$20 por matéria.

    Interessados entrem em contato por e-mail:consultoriaconcursos.wesley@gmail.com ou pelo bate-papo do qconcursos.

    Os arquivos estão em PDF, caso haja interesse na compra, eu disponibilizo o programa que realiza a criação e edição. Vc poderá alterar da forma que quiser e até mesmo fazer os seus próprios.

    Dou consultoria de estudo focada no concurso que estão estudando.

     


ID
1376158
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei nº 5194/66, contra as penalidades  impostas pelas Câmaras especializadas, poderá   o   interessado, dentro do prazo de _____ dias, contados da data da notificação, interpor recurso que terá efeito suspensivo, para o Conselho Regional e, no mesmo prazo, deste para o Conselho Federal.  A   informação  que preenche corretamente a lacuna é

Alternativas
Comentários
  • Alternativa c correta de acordo com o artigo 68.

  • Art. 78. Das penalidades impostas pelas Câmaras especializadas, poderá o interessado, dentro do prazo de 60
    (sessenta) dias, contados da data da notificação, interpor recurso que terá efeito suspensivo, para o Conselho Regional
    e, no mesmo prazo, dêste para o Conselho Federal.

  • Resolução 1008

  • Lei 5.194

    Art. 78. Das penalidades impostas pelas Câmaras especializadas, poderá o interessado, dentro do prazo de 60 (sessenta) dias, contados da data da notificação, interpor recurso que terá efeito suspensivo, para o Conselho Regional e, no mesmo prazo, deste para o Conselho Federal.

  • Resolução 1008/2004.

    Art. 18. § 1º Da decisão proferida pela câmara especializada o autuado pode interpor recurso, que terá efeito suspensivo, ao Plenário do Crea no prazo de sessenta dias, contados da data do recebimento da notificação.

    Lei 5.194/66

    Art. 78. Das penalidades impostas pelas Câmaras especializadas, poderá o interessado, dentro do prazo de 60 (sessenta) dias, contados da data da notificação, interpor recurso que terá efeito suspensivo, para o Conselho Regional e, no mesmo prazo, deste para o Conselho Federal.

    GAB: C

    Bom Estudo.

  • Art. 78. Das penalidades impostas pelas Câmaras especializadas, poderá o interessado, dentro do prazo de 60

    (sessenta) dias, contados da data da notificação, interpor recurso que terá efeito suspensivo, para o Conselho Regional

    e, no mesmo prazo, dêste para o Conselho Federal.


ID
1376161
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei nº 6496/77, a Mútua de Assistência dos Profissionais da Engenharia, Arquitetura e  Agronomia é administrada por uma Diretoria Executiva, composta de ________ membros, sendo _______ indicados pelo CONFEA e ________ pelos CREAs. As informações que preenchem corretamente  as  lacunas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Art 5º - A Mútua será administrada por uma Diretoria Executiva, composta de 5 (cinco) membros, sendo 3 (três) indicados pelo CONFEA e 2 (dois) pelos CREAs, na forma a ser fixada no Regimento.

  • Lei 6497/77

    Art 5º - A Mútua será administrada por uma Diretoria Executiva, composta de 5 (cinco) membros, sendo 3 (três) indicados pelo CONFEA e 2 (dois) pelos CREAs, na forma a ser fixada no Regimento.

    GAB: B

    Bom Estudo!


ID
1376164
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Regimento Interno

De acordo com o Regimento Interno do CREA-PA, dentre outros órgãos, compõem a sua estrutura básica

Alternativas
Comentários
  • Gab. D


ID
1376167
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Resolução 336/89 – CONFEA, atuando a pessoa jurídica em região diferente daquela   em que se encontra registrada, e caso a atividade exceda de _________ dias, fica a pessoa jurídica, a sua   agência, filial ou sucursal, obrigada a proceder ao seu registro na nova região.

Alternativas
Comentários
  • Resolução 336/89 - confea

    Art. 5 

    § 2º - No caso em que a atividade exceda de 180 (cento e oitenta) dias, fica a pessoa
    jurídica, a sua agência, filial ou sucursal, obrigada a proceder ao seu registro na nova região.

     

    "e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai." 
    Filipenses 2:11

  • Pessoa Jurídica -----> 180 dias

    Pessoa física ---------> 90 dias

  • Resolução 336/89

    Art. 5º - A atividade da pessoa jurídica, em região diferente daquela em que se encontra registrada, obriga ao visto do registro na nova região.

    § 1º - O visto exigido neste artigo pode ser concedido para atividade parcial dos objetivos sociais da requerente, com validade a ela restrito.

    § 2º - No caso em que a atividade exceda de 180 (cento e oitenta) dias, fica a pessoa jurídica, a sua agência, filial ou sucursal, obrigada a proceder ao seu registro na nova região. 

    GAB: D

    Bom Estudo.


ID
1376170
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Conforme a Resolução 425/98 – CONFEA, o erro ou falta de preenchimento de qualquer campo ou formulário da ART, gerará a obrigatoriedade de substituição da referida ART, no prazo de ______ dias, sob   pena de ser considerada nula na forma do Inciso I do artigo 9º dessa mesma Resolução.

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º - Todo contrato escrito ou verbal para a execução de obras ou prestação de quaisquer serviços profissionais referentes à Engenharia, à Arquitetura e à Agronomia fica sujeita à "Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)", no Conselho Regional em cuja jurisdição for exercida a respectiva atividade.

    §1º - A prorrogação, o aditamento, a modificação de objetivo ou qualquer outra alteração contratual, que envolva obras ou prestação de serviços de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, gerará a obrigatoriedade de ART complementar, vinculada à ART original.

    §2º - O erro ou falta de preenchimento de qualquer campo ou formulário da ART, gerará a obrigatoriedade de substituição da referida ART, no prazo de 30 (trinta) dias, sob pena de ser considerada nula na forma do Inciso I do artigo 9º dessa Resolução.

  • Resolução Nº 0425 (18/12/1998) REVOGADA pela Resolução nº 1.025 de 30 de outubro de 2009.

    RESOLUÇÃO Nº 1.025/09 - Art. 26. § 1º No caso da constatação de lacuna no preenchimento, erro ou inexatidão dos dados da ART, preliminarmente o Crea notificará o profissional e a pessoa jurídica contratada para proceder às correções necessárias no prazo de dez dias corridos, contados da data do recebimento da notificação.

  • caberia recurso...

  • GABA d)

    O Crea notifica em até 10 dias, porém a real substituição da referida ART, se da no prazo de até 30 (trinta) dias.


ID
1376173
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal

No processo ético-disciplinar, a câmara especializada deverá julgar o denunciado no prazo de até ________ dias, contados da data do recebimento do processo. A informação que preenche corretamente  a  lacuna   é

Alternativas
Comentários
  • No processo ético-disciplinar, a câmara especializada deverá julgar o denunciado no prazo de até ________ dias, contados da data do recebimento do processo. A informação que preenche corretamente  a  lacuna  é:

    90 dias...


    Em alguns Creas adota-se o procedimento de realizar uma análise dadenúncia antes de encaminhá -la à câmara especializada do denunciado para análisede admissibilidade. Registra-se que não há óbice quanto à adoção do procedimento,entretanto este deverá ser realizado no estrito cumprimento do prazo definido na Resolução nº 1.004, de 2003, ou seja, deverá ser realizado sem prejuízo do prazo de no máximo 90 (noventa) dias contados da instauração até a aprovação do relatório da CEP, para a instrução processual que se dá no âmbito da Comissão de Ética Profissional.


  • art. 41 da resolução 1.004 de 2003. art.41 O plenário do CREA julgará o recurso no prazo de até noventa dias após o seu recebimento. INTERPOR RECURSO - 60 dias com efeito suspensivo (art. 44). o teor do recurso apresentado será dado a conhecer a outra parte, que terá prazo de 15 dias para manifestação. forte abraço.

ID
1376176
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal

No processo ético-disciplinar, será concedido prazo de ________ dias para que as partes, se quiserem, manifestem-se quanto ao teor do relatório, prorrogável mediante justificativa, e a juízo do Coordenador da Câmara Especializada, por, no máximo, mais ________ dias. As informações que preenchem corretamente as lacunas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Resolução Nº 1004 Art. 30. Será concedido prazo de DEZ DIAS para que as partes, se quiserem, manifestem-se quanto ao teor do relatório.

    §2º Mediante justificativa, a juízo do coordenador da câmara especializada,o prazo para manifestação das partes poderá ser prorrogado,no máximo, por mais DEZ DIAS.


ID
1376179
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal

Em processo ético-disciplinar da decisão proferida pelo Plenário do CREA, as partes poderão, dentro do prazo de __________ dias, contados da data da juntada ao processo do aviso de recebimento   ou  do   comprovante de entrega da intimação, interpor recurso que terá efeito suspensivo,   para o Plenário  do   CONFEA.

Alternativas
Comentários
  • Art. 78. Das penalidades impostas pelas Câmaras especializadas, poderá o interessado, dentro do prazo de 60 (sessenta) dias, contados da data da notificação, interpor recurso que terá efeito suspensivo, para o Conselho Regional e, no mesmo prazo, deste para o Conselho Federal.

    LEI Nº 5.194, DE 24 DE DEZEMBRO DE 1966. = regulamenta a profissão dos engenheiros, arquitetos e engenheiro agrônomos. 

  • Prazos 10 dias - Interpor recurso apos Lavradura do auto de infração

    60 dias - recorrer da decisão da Câmara Especializada

    60 dias - recorrer da decisão do plenário do Crea


ID
1376182
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A suspensão temporária ou a ampliação do período de suspensão do registro são penalidades previstas  em  lei que podem ser aplicadas pelo CREA ao profissional que incorrer em nova reincidência, dentre outra,  da seguinte infração:

Alternativas
Comentários
  • A suspensão temporária ou a ampliação do período de suspensão do registro são penalidades previstas  em  lei que podem ser aplicadas pelo CREA ao profissional que incorrer em nova reincidência, dentre outra,  da seguinte infração:

     

    Resposta: Quem exerce ilegalmente a profissão; Art 6º 5194/66, dentre as condutas previstas:

     

    ·         Exerce ilegalmente a profissão de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrônomo:

    ·         o profissional que emprestar seu nome a pessoas, firmas, organizações ou empresas executoras de obras e serviços sem sua real participação nos trabalhos delas;

    ·         a pessoa física ou jurídica que realizar atos ou prestar serviços público ou privado reservados aos profissionais de que trata esta lei e que não possua registro nos Conselhos Regionais;

    ·         o profissional que, suspenso de seu exercício, continue em atividade

     

  • Advertência reservada - não cumprimento do código de ética

    Censura pública - não cumprimento do código de ética

    Multa - pode ser aplicada em dobro no caso de reincidência

    Suspensão temporária - continuar o exercício após suspenso, emprestar o nome e em caso de reincidência

    > 6 meses a 2 anos na câmara especializada - 2 a 5 anos no CREA

    Cancelamento - má conduta pública e escândalos (crimes infamantes)

    Fonte: Penalidades Lei 5194/66

  • LETRA D

    RESOLUÇÃO Nº 1.007/2003

    SUSPENSÃO DO REGISTRO

    Art. 38. A suspensão temporária ou a ampliação do período de suspensão do registro são penalidades previstas em lei que podem ser aplicadas pelo Crea ao profissional que incorrer em nova reincidência das seguintes infrações, respectivamente:

    I – emprestar seu nome a pessoas, firmas, organizações ou empresas executoras de obras e serviços sem sua real participação; ou

    II – continuar em atividade após suspenso do exercício profissional.

    CANCELAMENTO DO REGISTRO

    Art. 42. O cancelamento do registro previsto em lei é a cassação do direito ao exercício da profissão que deve ser aplicada pelo Crea ao profissional nos seguintes casos:

    I – por deixar de efetuar o pagamento da anuidade durante dois anos consecutivos, situação em que o cancelamento será automático;

    II – por má conduta pública e escândalos praticados; ou

    III - por condenação em última instância em virtude de crime considerado infamante.

  • Do exercício ilegal da profissão

    Art. 6º Exerce ilegalmente a profissão de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrônomo:

    a) a pessoa física ou jurídica que realizar atos ou prestar serviços público ou privado reservados aos profissionais de que trata esta lei e que não possua registro nos Conselhos Regionais;

    b) o profissional que se incumbir de atividades estranhas às atribuições discriminadas em seu registro;

    c) o profissional que emprestar seu nome a pessoas, firmas, organizações ou emprêsas executoras de obras e serviços sem sua real participação nos trabalhos delas;

    d) o profissional que, suspenso de seu exercício, continue em atividade;

    e) a firma, organização ou sociedade que, na qualidade de pessoa jurídica, exercer atribuições reservadas aos profissionais da engenharia, da arquitetura e da agronomia, com infringência do disposto no parágrafo único do art. 8º desta lei.


ID
1376185
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Conforme previsão da Resolução 1008/2004 – CONFEA, da decisão proferida pela câmara especializada o autuado pode interpor recurso, que terá efeito __________, ao Plenário do CREA no prazo de _______ dias, contados da data do recebimento da notificação. As informações que preenchem  corretamente  as   lacunas são , respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E

    Art. 18. O autuado será notificado da decisão da câmara especializada por meio de correspondência, acompanhada de cópia de inteiro teor da decisão proferida.

    § 1º Da decisão proferida pela câmara especializada o autuado pode interpor recurso, que terá efeito suspensivo, ao Plenário do Crea no prazo de sessenta dias, contados da data do recebimento da notificação.

  • GABARITO: D

    Art. 18. O autuado será notificado da decisão da câmara especializada por meio de correspondência, acompanhada de cópia de inteiro teor da decisão proferida.

    § 1º Da decisão proferida pela câmara especializada o autuado pode interpor recurso, que terá efeito suspensivo, ao Plenário do Crea no prazo de sessenta dias, contados da data do recebimento da notificação.

  • Art. 18.

    § 1º Da decisão proferida pela câmara especializada o autuado pode interpor recurso, que terá efeito suspensivo, ao Plenário do Crea no prazo de sessenta dias, contados da data do recebimento da notificação.


ID
1376188
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Conforme a Resolução 1015/2006 – CONFEA, dentre outras atribuições, compete ao Plenário do CONFEA

Alternativas
Comentários
  • a) CERTA

     

    b) Seção II - Da Competência da Comissão Permanente. Art. 31. Compete genericamente à comissão permanente.

     

    c) Seção II - Da Competência da Comissão Permanente. Art. 31. Compete genericamente à comissão permanente.

     

    d) Seção II - Da Competência da Comissão Permanente. Art. 31. Compete genericamente à comissão permanente.

  • Art. 9º Compete ao Plenário:

    XVI – apreciar e decidir sobre recurso referente à decisão da diretoria-executiva da Mútua;


ID
1376191
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Não definido

Conforme a Resolução 1015/2006 – CONFEA, dentre outras atribuições, compete ao conselho Diretor do CONFEA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D

     

    Seção III
    Da Competência do Conselho Diretor

    V – apreciar e decidir sobre o plano anual de trabalho do Confea;
     

  • 1015/2006 –

    Seção III Da Competência do Conselho Diretor Art. 63. Compete ao Conselho Diretor:

    I – propor ao Plenário a realização de estudos para alteração do Regimento do Confea;

    II – propor ao Plenário seu calendário anual indicando as datas de realização das sessões plenárias;

    III – apreciar e decidir sobre o calendário de reuniões do Confea a ser encaminhado ao Plenário para conhecimento;

    IV – apreciar e decidir sobre o plano anual de trabalho do Confea;

    V – acompanhar a execução do plano anual de trabalho do Confea;

    VI – apreciar e decidir sobre os resultados da execução do plano anual de trabalho do Confea;

    VII – apreciar, decidir e supervisionar o planejamento estratégico do Confea;

    VIII – acompanhar a execução de programas e projetos do planejamento estratégico do Confea relacionados às suas finalidades;

    IX – apreciar e decidir sobre os resultados dos projetos do planejamento estratégico do Confea relacionados às suas finalidades;

    X – apreciar o orçamento do Confea a ser encaminhado ao Plenário para aprovação;

    XI – apreciar e decidir sobre o funcionamento das unidades organizacionais do Confea, bem como lhes propor modificações;

    21 XII – apreciar e decidir sobre a estrutura organizacional e as rotinas administrativas do Confea propostas pelo presidente;

    XIII – apreciar e decidir sobre os instrumentos normativos de gestão de pessoas propostos pelo presidente;

    XIV – propor ao Plenário a instituição de comissão especial e de grupo de trabalho;

    e XV – apreciar informação sobre relatório referente a missão realizada no exterior, elaborada por diretor designado pelo presidente, a ser encaminhado ao Plenário para aprovação.

    atenção somente o caput dos arts. 90, 91, 92, 93, 94, 96, 112, 115, 128 e 149 do Anexo da Resolução n° 1.015, de 2006, que foram alterados pela resolução 1097/17.


ID
1376194
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Conforme a Resolução 1015/2006 – CONFEA, em Sessão Plenária, o conselheiro federal, em sua comunicação, pode fazer uso da palavra por, no máximo, ______

Alternativas
Comentários
  • cinco minutos

  • Art. 105

    §1º ... 5 minutos.

  • resolução 1015/06

    rt. 105. Os comunicados devem ser apresentados ao Plenário pelo presidente, por conselheiro federal ou por coordenador de comissão permanente ou especial. §1º O conselheiro federal, em sua comunicação, pode fazer uso da palavra por, no máximo, cinco minutos. 

  • Aquele tipo de questão que não acrescenta em nada. Minutos de fala, aff


ID
1376197
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Resolução 1015/2006 – CONFEA, toda decisão plenária deve, obrigatoriamente, ser assinada pelo presidente, no prazo máximo de ________ dias após a realização da sessão plenária que a  exarou. A informação que preenche   corretamente a lacuna é

Alternativas
Comentários
  • Art. 115. Toda decisão plenária deve, obrigatoriamente, ser assinada pelo presidente, no prazo máximo de quinze dias após a realização da sessão plenária que a exarou.

  • RESOLUÇÃO Nº 1.015

    Subseção IV

    Da Decisão Plenária

    Alterado de 15 para 10 dias Art. 115. Toda decisão plenária deve, obrigatoriamente, ser assinada pelo presidente, no prazo máximo de quinze dias após a realização da sessão plenária que a exarou. Alterado pela Resolução 1.097, de 13 de dezembro de 2017

    RESOLUÇÃO Nº 1.097, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2017.

    RESOLVE:

    Art. 1º Alterar o caput dos arts. 90, 91, 92, 93, 94, 96, 112, 115, 128 e 149 do Anexo da Resolução n° 1.015, de 2006

    Art. 115. Toda decisão plenária deve, obrigatoriamente, ser assinada pelo presidente, no prazo máximo de dez dias após a realização da sessão plenária que a exarou. (NR)

    Marquei 10 dias

  • GABA b)

    De acordo com a Resolução 1015/2006 – CONFEA ...

    Art. 115. Toda decisão plenária deve, obrigatoriamente, ser assinada pelo presidente, no prazo máximo de dez dias após a realização da sessão plenária que a exarou. (NR) 


ID
1376200
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

De acordo com a Resolução 1015/2006 – CONFEA, as reuniões ordinárias da Comissão Permanente do CONFEA são realizadas em número definido no calendário anual de reuniões, com antecedência mínima de _____ dias das sessões plenárias do CONFEA.

Alternativas
Comentários
  • Art 128. As reuniões ordinárias são realizadas em número definido mo calendário anual de reuniões, com antecedência mínima de vinte dias das sessões plenárias do Confea.

  • RESOLUÇÃO Nº 1.015, DE 30 DE JUNHO DE 2006

    Art. 91. A convocação da sessão plenária ordinária deve ser encaminhada ao conselheiro federal com antecedência mínima de quinze dias da data de sua realização. Alterado pela Resolução 1.097, de 13 de dezembro de 2017.

    RESOLUÇÃO Nº 1.097, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2017.

    Art. 91. A convocação da sessão plenária ordinária deve ser encaminhada ao conselheiro federal com antecedência mínima de dez dias da data de sua realização. (NR)

    Marquei 10 dias, na minha opinião... questão desatualizada

  • Questão aparentemente desatualizada. A justificativa se encontra nos Arts. 128 e 129 da referida resolução:

    Seção II Da Reunião da Comissão Permanente

    Art. 128. As reuniões ordinárias são realizadas em número definido no calendário anual de reuniões da comissão permanente. (NR)

    Art. 129. A convocação de reunião ordinária é encaminhada aos integrantes da comissão permanente com antecedência mínima de dez dias da data de sua realização.

    O Art. 91, mencionado pelo colega Paulino, apesar de prever o mesmo prazo, trata das sessões plenárias ordinárias e não das reuniões ordinárias da comissão permanente, objeto da questão.

  • Resolução 1097/17 alterou a 1015/06

    "Art. 91. A convocação da sessão plenária ordinária deve ser encaminhada ao conselheiro federal com antecedência mínima de dez dias da data de sua realização." (NR)

    RESPOSTA CORRETA C.

  • Resolução 1015/2006

    rt. 129. A convocação de reunião ordinária é encaminhada aos integrantes da comissão permanente com antecedência mínima de dez dias da data de sua realização. 


ID
1376203
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Conforme previsto na Resolução 1020/2006 – CONFEA, na hipótese de ocorrer readmissão à Mutua, ficará  o mutualista sujeito a novo prazo de carência, conforme o estabelecido no § 2º do art. 11 da Lei nº 6.496, de 1977, salvo se tiver contribuído ininterruptamente durante _____ anos ou se a readmissão ocorrer dentro de vinte e quatro meses da exclusão. A informação que preenche corretamente a lacuna é

Alternativas
Comentários
  • 5 anos


ID
1376206
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Conforme previsto na Resolução 1020/2006 – CONFEA, até 30 de _________ de cada ano, a Diretoria-Executiva da Mútua submeterá ao Plenário do CONFEA, para apreciação, a proposta orçamentária   para  o exercício  seguinte.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 1.020, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2006 Aprova o Estatuto da Mútua.

    Art. 15. Até 30 de outubro de cada ano, a Diretoria-Executiva da Mútua submeterá ao Plenário do Confea, para apreciação, a proposta orçamentária para o exercício seguinte.

    Parágrafo único. Até 30 de setembro de cada ano, a representação da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea submeterá à Diretoria-Executiva da Mútua, para aprovação, a proposta orçamentária para o exercício seguinte, apreciada pelo Plenário do Regional.


ID
1376209
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Conforme previsto na Resolução 1020/2006 – CONFEA, a Mútua será administrada por uma Diretoria-Executiva composta de _____ membros, sendo _____ indicados pelo CONFEA e _____ pelo Colégio de Presidentes do Sistema CONFEA/CREA, dentre os mutualistas contribuintes, profissionais fiscalizados   pelo Sistema CONFEA/CREA, com mais de um ano de associação. As informações que preenchem  corretamente as lacunas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO IV DA ESTRUTURA DA ENTIDADE

    Seção I Da Diretoria-Executiva

    Art. 16. A Mútua será administrada por uma Diretoria-Executiva composta de cinco membros, sendo três indicados pelo Confea e dois pelo Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea, dentre os mutualistas contribuintes, profissionais fiscalizados pelo Sistema Confea/Crea, com mais de um ano de associação.

    § 1° Caberá ao Plenário do Confea a indicação do diretor-presidente e aos demais diretores a escolha, entre si, dos ocupantes das outras funções.

    § 2° O regimento fixará as atribuições de cada membro da Diretoria-Executiva, bem como o modo de substituição nos casos de vacância, impedimento, licença ou falta.

    § 3° A Diretoria-Executiva administrará a Mútua mediante decisões, tomadas por maioria de votos de seus membros, cabendo ao diretor-presidente o voto de desempate.

    § 4° A Mútua será representada em juízo e fora dele pelo seu diretor-presidente, que poderá outorgar procuração ad judicia quando necessário.

    § 5° O mandato dos membros da Diretoria-Executiva terá duração de três anos, sendo permitida uma recondução.

    § 6° O exercício da função de diretor-executivo será honorífico.

    § 7° Os membros da Diretoria-Executiva somente poderão ser destituídos após o devido processo administrativo, que tramitará em segredo, por decisão do Confea, em reunião secreta especialmente convocada para esse fim, e por maioria de dois terços dos membros do Plenário.

    § 8° A posse dos membros da Diretoria-Executiva da Mútua dar-se-á perante o Plenário do Confea;

    § 9° A Diretoria-Executiva reunir-se-á ordinariamente uma vez por mês e extraordinariamente quando necessário, por convocação do diretor-presidente ou da maioria dos membros.

    § 10. A Diretoria-Executiva elaborará, na primeira reunião ordinária de cada exercício, o calendário de reuniões, dando conhecimento ao Confea.

    § 11. A Diretoria-Executiva da Mútua apresentará, mensalmente, prestação de contas ao Confea e, por ocasião das sessões plenárias ordinárias do Confea, relatório de atividades do período.

    § 12. Como medida cautelar, a fim de que o membro da Diretoria-Executiva não venha a influir na apuração de irregularidade e para assegurar a legitimidade dos atos, poderá o Confea determinar o seu afastamento preventivo pelo prazo de até noventa dias.

  • CAPÍTULO IV DA ESTRUTURA DA ENTIDADE

    Seção I Da Diretoria-Executiva

    Art. 16. A Mútua será administrada por uma Diretoria-Executiva composta de cinco membros, sendo três indicados pelo Confea e dois pelo Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea, dentre os mutualistas contribuintes, profissionais fiscalizados pelo Sistema Confea/Crea, com mais de um ano de associação.

  • Eu gostaria de saber o que é mútua

  • Mútua é um entidade que presta assitência dos profissionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, estando vinculada ao CONFEA com personalidade jurídica e patrimônio próprio.

  • Lei N° 6.496/1977

    Art 5º - A Mútua será administrada por uma Diretoria Executiva, composta de 5 (cinco) membros, sendo 3 (três) indicados pelo CONFEA e 2 (dois) pelos CREAs, na forma a ser fixada no Regimento.

  • GABA c)

    Lei 6496

    Art 5º - A Mútua será administrada por uma Diretoria Executiva, composta de 5 (cinco) membros, sendo 3 (três) indicados pelo CONFEA e 2 (dois) pelos CREAs, na forma a ser fixada no Regimento.

  • MÚTUA: É uma entidade vinculada diretamente ao CONFEA que terá personalidade jurídica e patrimônio próprios, sede em Brasília e representações junto aos CREAs. Ela tem a finalidade de prestar assistências aos profissionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

    Lei 6496

    Art 5º - A Mútua será administrada por uma Diretoria Executiva, composta de 5 (cinco) membros, sendo 3 (três) indicados pelo CONFEA e 2 (dois) pelos CREAs, na forma a ser fixada no Regimento.

    GAB: C

  • O que é a Mútua

    A Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas – é uma sociedade civil sem fins lucrativos criada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), pela resolução nº 252 de 17 de dezembro de 1977, conforme autorização legal contida no artigo 4º da Lei 6.496 de 7 de dezembro de 1977.

    O principal objetivo da Mútua é oferecer a seus associados planos de benefícios sociais, previdenciários e assistenciais, de acordo com sua disponibilidade financeira, respeitando o seu equilíbrio econômico-financeiro.

     

    Quem pode se associar à Mútua

    Todos os profissionais com registro nos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Creas) – desde que atendam às condições estabelecidas em seu regimento -, além de empregados dos Creas, do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e da Mútua.

  • COMPOSIÇÃO

    MEMBROS: 5: 3 indicados pelo CONFEA, 2 pelos CREAs, na forma ser fixada no Regimento

    Estou comercializando meus mapas mentais de Engenharia Civil! São materiais feitos com os melhores materiais do Estratégia + lei seca + 29 mil questões resolvidas.

    Tenho sobre diversas matérias como:

    ·        Instalações hidráulicas

    ·        Abastecimento e saneamento

    ·        Concreto pré-moldado

    ·        Empuxo e Contenção de taludes

    ·        Estrutura metálica

    ·        Hidrologia

    ·        Hidráulica

    ·        Instalações elétricas

    ·        Instalações especiais (gás, rede lógica, água quente, Telefone)

    ·        Lei 5.194/1996 (Regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo, e dá outras providências)

    ·        Lei 6.496/1977 (Institui a " Anotação de Responsabilidade Técnica ")

    ·        Sistema nacional de viação

    ·        Fundações

    ·        Alvenaria

    ·        Tratamento de água

    ·        Estrutura de madeira

    ·        Segurança e saúde

    ·        Concreto Armado

    ·        Revestimento

    ·        Canteiro de obras

    ·        Cobertura

    ·        Terraplenagem

    ·        Sondagens

    ·        Pavimentação

    ·        Drenagem

    ·        OAE

    ·        Meio ambiente

    ·        Conservação rodoviária

    ·        Obras portuárias

    ·        Impermeabilização

    ·        Característica dos materiais

    ·        Análise orçamentária

    ·        Planejamento e gerenciamento obras

    ·        Ensaios

    ·        Fiscalização

    ·        Sinalização rodoviária

    ·        Ferrovia

    ·        Análise estrutura

    ·        Pisos

    ·        Esquadrias

    ·        Controle tecnológico

    ·        Argamassa

    ·        Lei 8.666/93

    ·        Entre outros

    O preço é camarada, apenas R$20 por matéria.

    Interessados entrem em contato por e-mail:consultoriaconcursos.wesley@gmail.com ou pelo bate-papo do qconcursos.

    Os arquivos estão em PDF, caso haja interesse na compra, eu disponibilizo o programa que realiza a criação e edição. Vc poderá alterar da forma que quiser e até mesmo fazer os seus próprios.

    Dou consultoria de estudo focada no concurso que estão estudando.

     

  • A Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas – é uma sociedade civil sem fins lucrativos criada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), pela resolução nº 252 de 17 de dezembro de 1977, conforme autorização legal contida no artigo 4º da Lei 6.496 de 7 de dezembro de 1977.

    O principal objetivo da Mútua é oferecer a seus associados planos de benefícios sociais, previdenciários e assistenciais, de acordo com sua disponibilidade financeira, respeitando o seu equilíbrio econômico-financeiro.


ID
1376212
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal

Conforme previsto na Resolução 1020/2006 – CONFEA, de qualquer ato da Diretoria-Executiva da Mútua caberá recurso, com efeito ___________, ao ________.

Alternativas
Comentários
  • Art 22. De qualquer ato da Diretoria-Executiva da Mútua caberá recurso, com efeito suspensivo, ao Confea.

  • Art. 22. De qualquer ato da Diretoria-Executiva da Mútua caberá recurso, com
    efeito suspensivo, ao Confea.
    Art. 23. Da decisão administrativa praticada pela Diretoria-Regional caberá
    recurso, com efeito suspensivo, à Diretoria-Executiva.

  • Lei N° 6.496/1977

    Art 17 - De qualquer ato da Diretoria Executiva da Mútua caberá recurso, com efeito suspensivo, ao CONFEA.