SóProvas



Prova FGV - 2010 - FIOCRUZ - Tecnologista em Saúde - Citogenética Laboratorial


ID
1725574
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Estudos realizados em várias populações humanas indicam uma alta herdabilidade para a altura dos indivíduos. O pesquisador Peter M. Visscher, do Queensland Institute of Medical Research na Austrália, obteve uma estimativa de 80% para a herdabilidade da altura na população humana daquele país. Tal estimativa refere-se à proporção:

Alternativas

ID
1725577
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Suponha a seguinte situação: uma mulher que apresenta a doença A e um homem que apresenta a doença B, ambas monogênicas e causadas por mutações recessivas em genes diferentes, tiveram um filho chamado João, que não apresenta qualquer dessas doenças. Em um centro de aconselhamento genético, João foi informado que a probabilidade de ele formar um gameta portando ambos os alelos recessivos desses genes é menor do que 0,1.

Essa informação permite concluir que: 

Alternativas

ID
1725580
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na população Mapuche de indígenas da América do Sul, foram observados dois alelos para o lócus da Esterase D (D1 e D2), sendo 0,8 a frequência do alelo D1.

Se o coeficiente de endocruzamento (F) dessa população for de 0,05, o aumento esperado na frequência de homozigotos D1D1 em uma geração será de:

Alternativas
Comentários
  • O coeficiente de endogamia, F, para uma população pode ser definido como a fração de decréscimo na frequência de heterozigotos que resulta em um aumento das frequências dos homozigotos. Portanto, os genes de uma fração F dos 2pq heterozigotos serão transferidos para os homozigotos.

    Além disso, dos 2 x 2pqF genes que saíram da subpopulação de heterozigotos para a subpopulação de homozigotos, metade deve ser de alelos A e metade de alelos a, isto é, 2pqF são alelos A e 2pqF são alelos a.

    A frequência de Aa torna-se:

    f(Aa) = 2pq – 2pqF

    As frequências de AA e aa passam a ser:

    f(AA) = p + pqF

    f(aa) = q + pqF   

    Mas, para resolver a questão basta calcular pqF: (0,8) x (0,2) x 0,005

    FONTE: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=3199403


ID
1725583
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A deriva genética é um mecanismo evolutivo que difere da seleção por causar nas populações:

Alternativas
Comentários
  • Ela também faz gerar perda de variabilidade genética. Mas, acredito que a modificação aleatória dos genes em relação à seleção natural. 

  • Deriva genética é a mudança ao acaso das frequências alélicas. Ela pode ser definida também como desta oscilação genética aleatória. Ao longo do tempo, essa oscilação pode eliminar alelos (frequência = 0) ou fixá-los (frequência = 1) nas populações. Fonte: www.ufac.br/portal/ccbn/genetica/deriva.html

  • Fluxo gênico é uma migração de genes entre populações. O efeito destas transferências de genes entre populações depende da diferença nas freqüências do gene nas duas populações e da proporção de indivíduos migrantes. 

    Deriva genéticaderiva gênicaderiva alélicaderivação genética ou ainda oscilação genética é um mecanismo microevolutivoque modifica aleatoriamente as frequências alélicas ao longo do tempo. A deriva genética é um processo estocástico, não é possível prever a direção da mudança na frequência de um alelo causada pela deriva. Esse mecanismo resulta em perda de variação genética e na fixação de alelos em diferentes loci. Os alelos fixados pela deriva podem ser neutros, deletérios ou vantajosos. Nesses dois últimos casos, a trajetória da frequência alélica ao longo do tempo será determinada pela interação entre a deriva e a seleção natural. O efeito da deriva é maior quanto menor o tamanho da população, podendo aparecer em diferentes momentos da história evolutiva da população. Fonte: Wikipédia

    variabilidade genética mede a tendência dos diferentes alelos de um mesmo gene que variaram entre si em uma dada população. Não deve ser connfundida com diversidade genética, a qual é a quantidade total de variações genéticas observada tanto entre as populações de uma espécie como entre os indivíduos de uma população.

  • GABARITO B

    Na deriva genética a mudança das frequências alélicas ocorre ao acaso, de forma aleatória. Na seleção também ocorre uma alteração nas frequências alélicas, só que ela não é aleatória, é uma mudança adaptativa em resposta a uma pressão evolutiva.

     

    As outras alternativas apresetam mecanismos evolutivos que ocorrem tanto na deriva quando na seleção.

     

     

    Bons estudos!

     

     

  • A pergunta se refere à mecanismos evolutivos. Logo o item B é a melhor opção. A deriva genetica, em populações pequenas, pode acarretar sim na perda de variabilidade.


ID
1725589
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em uma população japonesa a frequência dos alelos IA, IB e i no lócus do grupo sanguíneo ABO foi estimada em 0,28, 0,17 e 0,55, respectivamente.

Esse pode ser considerado um exemplo de polimorfismo pois:

Alternativas
Comentários
  • Não é preciso calcular se a população está em equilíbrio de HW, só observar o que a questão está pedindo: "Esse pode ser considerado um exemplo de polimorfismo pois":

    Ou seja, a banca quer saber POR QUE o sistema ABO é considerado é um exemplo de polimorfismo, logo, já podemos eliminar a alternativas A) e B), que não respondem à pergunta.

     

    C) Os alelos do grupo sanguíneo ABO estão distribuídos em mais de dois cromossomos - ERRADO - O locus ABO está localizado no cromossomo 9.

     

    D) nessa população, é comumente observado mais de um alelo para o sistema sanguíneo ABO - CERTO - Nem precisaria saber nada sobre o sistema ABO pra responder, já que é possível encontrar a resposta no próprio enunciado, que dá a frequência de 3 alelos do sistema ABO em uma determinada população.

     

    E)o lócus do grupo sanguíneo ABO sofre mutação - ERRADA - embora teoricamente a mutação possa ocorrer em qualquer gene, o que torna a afirmativa correta, ela NÃO JUSTIFICA a proposição porque para que uma variante genética seja considerada um polimorfismo, ela precisa ocorrer na frequência de pelo menos 1% em uma população, e nesse caso, mutações aleatórias são raríssimas e não chegam a essa frequência para dar origem a um NOVO alelo.


ID
1725592
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Mestriner e colaboradores, em 1976, investigaram a variação genotípica para o lócus da Esterase D em populações indígenas da América do Sul. Na população Mapuche, eles observaram dois alelos para esse lócus (D1 e D2) e estimaram em 0,8 a frequência do alelo D1.

Considerando-se que o lócus da Esterase D esteja em equilíbrio de Hardy-Weinberg na população de Mapuche, em uma amostra de 150 indivíduos espera-se observar: 

Alternativas
Comentários
  • D1 = 0,8

    D2 = 1 - 0,8 = 0,2

    D1D1 = 0,64

    D2D2 = 0,04

    D1D2 = 1 - 0,64 - 0,32 = 0,32

    Número de indivíduos:

    150 -------100

    X --------- 32%

    X= 48 indivíduos heterozigotos

    letra E


ID
1725595
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A anemia falciforme resulta de um alelo mutante recessivo conhecido como alelo S. Em regiões da África com alto índice de malária, a frequência do alelo S é cerca de 16%, sendo considerada alta em relação a outras populações. O aumento da frequência nessas regiões africanas se deve à vantagem dos heterozigotos em relação a ambos homozigotos. Os heterozigotos, além de não desenvolver a anemia falciforme, têm uma menor chance de contrair a malária.

O texto acima descreve um exemplo de: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito está errado. A resposta correta é letra E.

    A seleção natural pode manter ou exaurir a variação genética, dependendo de como ela age. Quando a seleção age para exaurir alelos deletérios, ou causa um alelo a ser impulsionado para fixação, ela diminui a variação genética. Quando heterozigotos são mais adaptados que qualquer homozigoto, entretanto, a seleção causa a manutenção da variação. Isso é chamado de seleção balanceada.

  • GABARITO ERRADOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!

    Impssível!!!!! Qualquer livro que vc vá pesquisar vai usar o exemplo da anemia falciforme como exemplo de seleção estabilizadora ou seleção purificante é um tipo de seleção natural onde são selecionados organismos com fenótipo INTERMEDIÁRIO. Isso quer dizer que indivíduos homozigotos têm menos sucesso reprodutivo.

    Só poderia ser a SELEÇÃO BALANCEADA

  • Também acredito que o gabarito certo seja letra E.

    A seleção Estabilizadora/ Balanceada favorece o genótipo heterozigoto, que é o caso da Anemia Falciforme.

  • A pode atuar de três modos diferentes sobre as características, dependendo dos fenótipos que são favorecidos na população. Estas três formas de seleção são chamadas de seleção direcional, seleção disruptiva e seleção estabilizadora.

    A seleção estabilizadora é o modo de seleção mais comumente encontrado na natureza. Neste caso a seleção natural atua contra os dois fenótipos extremos e favorece os intermediários. Um exemplo clássico desse tipo de seleção é a associação entre a frequência do alelo responsável pela e a ocorrência da malária em algumas regiões da África. A anemia falciforme é uma doença determinada por um alelo recessivo (s). Por ser uma doença grave, seria esperado que o alelo s fosse raro na população. Entretanto, em algumas regiões da eles ocorrem numa frequência muito maior que a esperada, pois há uma pressão seletiva que favorece o caráter intermediário – o heterozigoto Ss – por este conferir maior resistência à

    O homozigoto ss não têm resistencia a malária e o homozigoto SS tem anemia grave, ambos sofrem pressão evolutiva negativa.

    A seleção balanceadora refere-se a vários pelos quais múltiplos (diferentes versões de um ) são activamente mantidos no de uma em frequências maiores do que o esperado se apenas actuasse . Isso pode ocorrer por vários mecanismos, em particular quando os para os alelos considerados têm uma mais alta que o . Desta forma, é conservado.

    Evidências para a selecção balanceadora podem ser encontradas no número de alelos em uma população mantida acima das frequências da taxa de mutação. Toda a investigação moderna mostrou que essa variação genética significativa é ubíqua em populações .

    Existem vários mecanismos (que não são exclusivos em uma determinada população) pelos quais o equilíbrio de seleção funciona para manter o polimorfismo. Os dois principais e mais estudados são a e a .


ID
1725598
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito da estrutura da molécula de DNA em dupla hélice, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) as porcentagens de bases nitrogenadas seguem a relação (A+C)/(T+G) = 1.  --> Certa

    B) os nucleotídeos são unidos por ligações fosfodiéster entre o primeiro e o terceiro átomos de carbono de desoxiriboses adjacentes.  --> errada, porque porque é no terceiro e no quinto;

    C)  há uma única estrutura secundária possível, conhecida como DNA-B.  --> errada, porque existe tres diferentes conformações, são elas denominadas como A-DNA, B-DNA e C-DNA. A forma mais estavel é forma B

    D) os nucleotídeos de ambas as cadeias estão no mesmo sentido, 5`→ 3` --> ERRADA, pq o DNA antiparalelo;

    E) as bases nitrogenadas adenina e timina são pirimidinas. --> Errada, pq adenina é purina.




ID
1725601
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No processo de replicação do DNA, as topoisomerases são enzimas que catalisam:

Alternativas
Comentários
  • a) DNA-Girase ou Topoisomerase

    b) Helicase

    c) Polimerase 

    d) Ligase

    e) Telomerase

     

    GABARITO A

  • GABARITO: A

    Uma topoisomerase tal como a DNA girase remove essas regiões, cortando os filamentos de DNA,

    permitindo que eles girem e, entao, reagrupando os filamentos.

  • Topoisomerase 1: Realiza a clivagem temporária de apenas uma ligação de fosfodiéster, fazendo com que a fita "solta" gire em torno da fita "presa".

    Topoisomerase 2: Realiza a clivagem temporária de duas ligações de fosfodiéster, uma em cada fita, onte estas fitas "soltas" irão girar simultaneamente diminuindo a tensão no DNA.


ID
1725604
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um casal, ambos surdos, teve três filhos com audição normal. A análise de suas famílias revelou que tanto no homem quanto na mulher a surdez estava relacionada a uma mutação recessiva em um gene autossômico.

Uma possível explicação para os filhos do casal não apresentarem a surdez é a de que esse traço: 

Alternativas

ID
1725607
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma diferença entre a replicação do DNA em eucariotos e procariotos é que em eucariotos:

Alternativas
Comentários
  • Enquanto as bactérias apresentam apenas uma origem de replicação em seu cromossomo, a replicação de uma molécula de DNA eucariótico inicia-se em diversos sítios, tornando o processo mais célere.

    Letra B


ID
1725610
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito do processo de transcrição em eucariotos, considere as afirmativas a seguir:

I. Três tipos de RNA polimerase estão envolvidos no processo.

II. A RNA polimerase II necessita de fatores de transcrição para se ligar ao promotor no DNA e iniciar a transcrição.

III. O transcrito primário é processado para gerar o mRNA maduro por etapas que incluem a adição de grupos metil às extremidades 5' e 3' e remoção dos íntrons.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Processo de transcrição em eucariotos:

     

    I. Correta. Três tipos de RNA polimerase estão envolvidos no processo.

    Justificativa:

    RNA polimerase I: responsável pela transcrição de RNAr (exceto 5S RNAr)

    RNA polimerase II: responsável pela transcrição do RNAm

    RNA polimerase III: responsável pela transcrição de RNAt e do 5S RNAr

    II. Correta. A RNA polimerase II necessita de fatores de transcrição para se ligar ao promotor no DNA e iniciar a transcrição.

    Justificativa: Os fatores de transcrição + RNA polimerase II + promotor formam o complexo de iniciação da transcrição. Já nos procariotos não há necessidade da formação desse complexo, uma vez que a RNA polimerase II liga-se diretamente ao promotor.

    III. Errada. O transcrito primário é processado para gerar o mRNA maduro por etapas que incluem a adição de grupos metil às extremidades 5' e 3' e remoção dos íntrons.

    Justificativa: A extremisade 5' recebe um quepe - que são grupos nucleotídicos modificados de guanina, já a extremidade 3' recebe uma cauda de polia-A. Além disso, ocorre a remoção das regiões não codantes {introns} e união das regiões codantes {exóns}.

     

    Alternativa B.


ID
1725613
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito do código genético e o processo de tradução, considere as afirmativas a seguir:

I. O código genético é degenerado e alguns aminoácidos são codificados por mais de um códon.

II. Cada um dos 20 aminoácidos é ligado por meio de uma enzima aminoacil-tRNA sintetase específica ao mRNA.

III. Em eucariotos, a sequência de Shine-Dalgarno no mRNA é necessária para a ligação da subunidade menor do ribossomo.

VI. Com o deslocamento do ribossomo durante a síntese de proteínas, o tRNA que ocupa inicialmente o sítio aminoacil, passa para o sítio peptidil.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - D)

    I. O código genético é degenerado e alguns aminoácidos são codificados por mais de um códon. CORRETA

    II. Cada um dos 20 aminoácidos é ligado por meio de uma enzima aminoacil-tRNA sintetase específica ao mRNA.  ERRADA - a aminoacil-tRNA sintetase liga os aminoácidos ao tRNA, e não ao mRNA

    III. Em eucariotos, a sequência de Shine-Dalgarno no mRNA é necessária para a ligação da subunidade menor do ribossomo. ERRADA - eucariotos não possuem a sequência de Shine-Dalgarno, sendo a tradução basicamente orientada pela proximidade do códon de iniciação à extremidade 5'

    VI. Com o deslocamento do ribossomo durante a síntese de proteínas, o tRNA que ocupa inicialmente o sítio aminoacil, passa para o sítio peptidil. CORRETA


ID
1725616
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os elementos controladores da expressão gênica denominados enhancers ou acentuadores são

Alternativas
Comentários
  • Os enhancers ou acentuadores são sequências de DNA que aumentam a afinidade da maquinaria de transcrição por um certo promotor. Essas sequências podem estar localizadas acima (upstream), abaixo (downstream) ou dentro do gene a ser transcrito e podem também estar distantes muitos milhares de pares de base deste, e em qualquer uma das fitas.

    Alguns enhancers atuam apenas em células específicas e isso é, provavelmente, regulado através da presença de determinadas proteínas estimuladoras tecido-específicas que se ligam a acentuadores específicos.

    Acredita-se que as proteínas que se ligam a enhancers causem uma curvatura no DNA e permitam um acesso mais fácil das proteínas da maquinaria de transcrição a um determinado promotor.


    Fonte: http://www2.bioqmed.ufrj.br/prosdocimi/RNA/enhancer.htm


ID
1725619
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito da regulação da expressão gênica em eucariotos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O processo de regulação da expressão gênica em células eucarióticas pode ocorrer nos níveis estrutural, transcricional, pós-transcricional, traducional e pós-traducional.

  • Ø  7 passos na regulação da expressão gênica de eucariotos:

     

    1)         Ou a regulação é controlada no momento da transcrição, ou seja, o gene vai ser transcrito ou não, sendo inibido ou estimulado. Durante a transcrição pode ser produzido um RNAm ou não;

    2)         Depois que o RNAm é produzido na forma primária, precisa sofrer um processamento pós transcricional, podendo ocorrer a regulação do gene;

    3)         O RNAm maduro pode ser degradado pelas RNAases, caso o tecido não precise de determinada proteína;

    4)         O RNAm pode ser utilizado para produzir uma proteína na tradução, sendo também um mecanismo de regulação;

    5)         A proteína vai sofrer um processo pós-traducional;

    6)         A proteína pode ser degradada mesmo depois de produzida;

    7)         Pode ser processada, degradada e pode ser regulada em nível de endereçamento e transporte para seu local específico onde tem função biológica.

     

     


ID
1725622
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

O modelo de regulação gênica proposto por Jacob e Monod para o sistema lac de Escherichia coli inclui: um gene regulador (I), uma região operadora (O), um gene estrutural (Z) codificador da enzima β - galactosidase, um gene estrutural (Y) codificador da β- galactosídio permease e um terceiro gene estrutural (A) codificador de uma transacetilase.

Na ausência de lactose, uma proteína repressora codificada pelo gene I liga-se à região do operador e bloqueia a transcrição dos genes estruturais Z, Y e A.

Dentre as mutações conhecidas, linhagens mutantes Z- e Ysão incapazes de produzir, respectivamente, as enzimas β- galactosidase e β - galactosídio permease, enquanto linhagens mutantes I- ou Oc geram os produtos desses genes constitutivamente, isto é, mesmo na ausência do indutor. 

Uma bactéria parcialmente diplóide com o seguinte genótipo I+OcZ+Y-/ I-O+Z-Y+ resultará:


Alternativas

ID
1725625
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à herança epigenética, considere as afirmativas a seguir.

I. É uma alteração herdável na função gênica relacionada a variações na sequência de bases do DNA.

II. É uma alteração herdável na função gênica que pode estar relacionada ao padrão de metilação do DNA.

III. A inativação do cromossomo X em mamíferos é um exemplo de herança epigenética.

IV. O imprinting genômico ou imprinting parental é um exemplo de herança epigenética.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Epigenética é qualquer contribuição ao fenótipo, através de modificações da cromatina, que não envolvem mudanças nas sequências de bases do DNA.  Essas modificações possuem informação que é replicada durante as divisões celulares e é altamente susceptível a ação de fatores ambientais. Alguns exemplos de modificações epigenéticas incluem a permutação, bookmarking, imprinting genômico, silenciamento de genes, inativação do cromossomo X, position effect, reprogramação, transvecção, efeitos maternos, o progresso de carcinogênese, muitos efeitos de teratógenos, regulação das modificações de histona e heterocromatina e limitações técnicas afetando partenogênese e clonagem.


ID
1725628
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante o ciclo celular, após a fase S da Interfase cada cromossomo possui:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

  • Durante a Interfase, especificamente na fase S, ocorre a DUPLICAÇÃO DO MATERIAL GENÉTICO (DNA)

    X=2X

    LETRA D

    APMBB


ID
1725631
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando-se os processos de divisão celular, a meiose difere da mitose por apresentar:

Alternativas
Comentários
  • Gab D

     

    a) duplicação dos cromossomos antes de iniciar o processo de divisão.  ( Meiose não duplica)

    b) migração dos cromossomos para a placa equatorial da célula.  ( Meiose e mitose fazem isso)

    c) separação das cromátides irmãs dos cromossomos homólogos. ( Mitose não tem pareamento de cromossomo homólogo)

    e) alta condensação cromossômica durante a metáfase.  ( Condensação parte da prófase)

  • Léo Mendes,

    a opção "a" se refere ao processo que antecede a meiose e a mitose que é a Interfase onde ocorre a duplicação dos cromossomos na fase S antes de começar o processo de divisão. Não está se referindo a mitose ou meiose proppriemente, por isso essa questao é errada pois não diferem nesse quesito.

    Quanto a alternativa "c" :

    c) separação das cromátides irmãs dos cromossomos homólogos. ( Ambas fazem isso na anafase da mitose e meiose II )

     

     

     

  • Gente, mitose não tem cromossomo homólogo!

  • Na anáfase I da meiose ocorre a segregação independente dos cromossomos homólogos.

    Na anáfase da mitose ocorre a separação das cromátides irmãs.

  • Secreção dos cromossomos homólogos


ID
1725637
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a classificação dos cromossomos no cariótipo humano é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  a) os cromossomos são classificados em sete grupos nomeados de A a G, sendo que o grupo A inclui os menores cromossomos. ERRADO - maiores cromossomos

     

     

     b) os cromossomos 20, 21 e 22 são metacêntricos e classificados no grupo G. ERRADO - O 20 é grupo F

     

     c) os cromossomos 4 e 5 são classificados no grupo B, sendo submetacêntricos. CERTO

     

     d) o grupo C inclui apenas dois tipos de cromossomos. ERRADO-  um tipo

     

     e) o grupo F inclui o maior número de cromossomos. ERRADO - Grupo C tem o maior número de cromossomos. O grupo F tem apenas 2.

     

    Gabarito: C


ID
1725643
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante a meiose observa-se:

Alternativas
Comentários
  • O emparelhamento ocorre entre cromossomos homólogos.

    O crossing over ocorre no diplóteno da Profase I da meiose reducional.

     

    A segregação dos cromossomos homólogos ocorre na Anáfase I. 

    As cromátides irmãs serão separadas só na Anáfase II.

     

  • Gab B

     

    Meiose =  emparelha cromossomo homólogo, 1° fase reducional com crossing-over, 2° fase equacional

     

    Erros...

     

    a) o emparelhamento de cromossomos não homólogos, formando os bivalente. 

    c) o emparelhamento de cromossomos não homólogos durante a meiose equacional. 

    d) a permuta (crossing over) entre cromossomos homólogos durante a meiose equacional

    e) a separação das cromátides irmãs durante a segregação dos cromossomos homólogos. ( Cromossomos homólogos se separam na meiose I; cromátides irmas se separam na meiose II

     


ID
1725646
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a gametogênese na espécie humana observa-se que:

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da letra d?? 

  • Após o nascimento, por volta do terceiro mês de vida, as ovogônias param de se dividir, crescem, duplicam seus cromossomos e entram na prófase I da meiose, quando passam a ser chamadas de ovócitos primários ou ovócitos I. Os ovócitos primários permanecem dessa forma até que a mulher atinja a puberdade. 


    fonte: brasilescola

  • Para mim tb seria letra D. Pois na letra B (Gabarito da questão) diz que " espermatogônias (2n) sofrem sucessivas mitoses". Não ocorre mitose em espermatogônia para formar os espermatócitos primários, mas apenas crescimento preparando a célula para sua 1a meiose. Na minha opinião, o gabarito seria letra D.

  • O erro da questão D é que elas iniciam a primeira divisão meiótica ainda na vida embrionária, e elas só vão terminar ela na puberdade.

  • Em relação ao erro da letra D, ocorre que a proliferação de ovogonias por mitose tem inicio antes do período fetal. Na realidade acontece é uma paralisação dessas mitoses durante a a fase fetal para entao se da inicio a meiose

  • Em relação ao erro da letra D, ocorre que a proliferação de ovogonias por mitose tem inicio antes do período fetal.

  • A) nos homens, ao atingir a puberdade, (os espermatócitos primários) as espermatogônias (2n) sofrem a primeira divisão meiótica, originando os espermatócitos primários (n). Os espermatócitos primários sofrem a segunda divisão meiótica, originando os quatro espermatócitos secundários (n), que sofrem mitoses sucessivas e modificações, originando as espermátides.

    B) CORRETA nos homens, ao atingir a puberdade, as espermatogônias (2n) sofrem sucessivas mitoses e modificações, originando os espermatócitos primários (2n). Os espermatócitos primários sofrem a primeira divisão meiótica, originando os espermatócitos secundários (n), que sofrem a segunda divisão meiótica originando quatro espermátides (n).

    C nos homens, (na puberdade) no período fetal, as espermatogônias (2n) sofrem a primeira divisão meiótica, originando os espermatócitos primários (n). Os espermatócitos primários sofrem a segunda divisão meiótica, originando os espermatócitos secundários (n), que sofrem modificações para originar os espermatozóides (n).

    D nas mulheres, no período fetal, as ovogônias (2n) se proliferam por divisões mitóticas e se desenvolvem dando origem aos ovócitos primários (2n). Os ovócitos primários iniciam a primeira divisão meiótica na puberdade, mas a (meiose II) meiose só é concluída após a fecundação.

    E nas mulheres, no período fetal, as ovogônias (ovócitos primários) (2n) sofrem a primeira divisão meiótica, ate a prófase I. ). Os ovócitos primários iniciam a segunda divisão meiótica na puberdade, mas a meiose só é concluída após a fecundação.

  • para mim a D é a correta.


ID
1725652
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Analise as afirmativas a seguir.

I. As bandas G são produzidas por digestão com tripsina e posterior coloração com Giemsa.

II. As bandas C são produzidas pela coloração de heterocromatina constitutiva com Giemsa, após desnaturação com hidróxido de bário.

III. As bandas R são obtidas por desnaturação com calor antes da coloração com Giemsa e apresentam padrão de bandas claras e escuras inverso àquele apresentado pela banda G.

Assinale:

Alternativas

ID
1725655
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Com relação aos componentes de uma cultura de tecidos, analise as afirmativas a seguir.

I. A fitohemaglutinina (PHA) é uma lectina que possui potente atividade aglutinadora sobre eritrócitos e mitogênica para linfócitos.

II. Fatores de crescimento, que estimulam a proliferação celular, e transferina, que transporta ferro para dentro das células, são substâncias que a maioria das células necessita para sobreviver e proliferar em cultura.

III. Dentre as principais vantagens do uso do soro em cultivo de células está o aumento da proteção contra contaminação por vírus.

Assinale: 

Alternativas

ID
1725658
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

Com relação à metodologia para utilização de sangue periférico para diagnóstico citogenético, analise as afirmativas a seguir:

I. O sangue coletado deve permanecer por alguns minutos sem adição de qualquer outra substância de forma que as células vermelhas sedimentem mais rápido que os linfócitos e se depositem.

II. A colchicina é utilizada para interromper o processo de divisão celular, pois interfere na formação do fuso mitótico.

III. Após a ação da colchicina, as células devem ser fixadas e, posteriormente, submetidas a uma solução salina hipotônica (KCl).

Assinale: 

Alternativas

ID
1725661
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à inativação do cromossomo X, analise as afirmativas a seguir.

I. Na inativação aleatória, uma vez que um cromossomo X é inativado em uma célula, todas as suas descendentes terão o mesmo X inativado.

II. A inativação de um dos cromossomos X é completa, não havendo expressão de nenhum dos genes desse cromossomo.

III. O centro de inativação do X (XIC, do inglês X Inactivation Center) é dispensável para a correta inativação desse cromossomo, pois os cromossomos X que apresentam deleção desse lócus mantêm o padrão correto de inativação.

Assinale:

Alternativas

ID
1725664
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Sobre a técnica FISH, analise as afirmativas a seguir.

I. A fluorescência, visível por meio de microscópio de fluorescência com epiluminação e filtros apropriados, é utilizada para detectar a hibridização de sondas moleculares com regiões cromossômicas específicas.

II. Na aplicação dessa técnica, após a remoção do excesso da sonda específica, a adição de soluções como DAPI (azul) ou propidium iodice (vermelho) permite a contra-coloração do restante do material cromossômico.

III. A utilização de sondas específicas para regiões centroméricas dos cromossomos é adequada para detecção de aneuploidias humanas.

Assinale: 

Alternativas

ID
1725667
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a heterocromatina nos cromossomos humanos é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A: Heterocromatina tem início de replicação tardia, depois da eucromatina.

    B: Correta

    C: Bandeamento C cora heterocromatina constitutiva.

    D: Falso

    E: Heterocromatina é formada de DNA altamente repetitivo e pouco expresso.


ID
1725670
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Sobre a técnica de bandeamento cromossômico G, analise as afirmativas a seguir.

I. No bandeamento G cada par de cromossomos cora num padrão típico de bandas claras e escuras.

II. As bandas escuras obtidas por bandeamento G contêm DNA rico em bases adenina e timina.

III. As bandas claras obtidas por bandeamento G correspondem às bandas brilhantes obtidas com tratamento de quinacrina mostarda.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • I e II- Corretas

    III- ERRADA! As bandas brilhantes no bandeamento Q( Quinacrina mostarda) são ricas em AT, bem como as bandas ESCURAS do bandeamento G. As bandas claras do bandeamento G correspondem ao DNA rico em GC.


ID
1725673
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Assinale a afirmativa que complete corretamente a frase a seguir.

Na técnica de bandeamento cromossômico de alta resolução _____. 

Alternativas

ID
1725676
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

As técnicas de banda C, banda T e banda N (ou NOR) coram respectivamente:

Alternativas

ID
1725679
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Analise as afirmativas a seguir:

I. A citogenética molecular, como a citogenética clássica, baseia-se, exclusivamente, na análise dos cromossomos durante a divisão celular, em particular, na metáfase da mitose.

II. A hibridação in situ por fluorescência (FISH), a hibridação genômica comparativa (CGH) e a cariotipagem espectral (SKY) são exemplos de técnicas da citogenética molecular.

III. Uma das vantagens da hibridação in situ por fluorescência é a possibilidade de detectar anomalias cromossômicas que estão além do poder de resolução por banda G, como as microdeleções.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • I. A citogenética molecular, como a citogenética clássica, baseia-se, exclusivamente, na análise dos cromossomos durante a divisão celular, em particular, na metáfase da mitose.

    Errada.

    A Hibridação in situ por Fluorescência (FISH), por exemplo, é uma técnica de citogenética molecular que utiliza sondas de DNA marcadas com fluorescência para detectar anomalias cromossômicas como microdeleções e rearranjos complexos, que estão além do poder de resolução da citogenética clássica


ID
1725682
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

No método de hibridação genômica comparativa, os cromossomos de uma célula em metáfase são competitivamente hibridizados com duas amostras de DNA genômico marcadas diferencialmente: uma amostra teste (fluorescência verde) e um controle normal de referência (fluorescência vermelha).

A observação de predomínio do marcador fluorescente: 

Alternativas

ID
1725685
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma mulher com suspeita de apresentar síndrome de DiGeorge, causada por uma deleção no braço longo do cromossomo 22, foi submetida a análises de citogenética convencional e FISH. O cariótipo dessa paciente foi determinado como 46,XX.ish 22q11.2(D22S75X2).

Esse resultado indica que essa mulher:

Alternativas

ID
1725691
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Analise as afirmativas a seguir:

I. A técnica de hibridização in situ por fluorescência (FISH) permite detectar alterações cromossômicas numéricas e/ou estruturais.

II. A técnica de cariotipagem espectral (SKY) permite detectar mutações estruturais do tipo translocações.

III. A técnica de hibridação genômica comparativa (CGH) permite detectar translocações recíprocas balanceadas.

Assinale:

Alternativas

ID
1725703
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma criança foi encaminhada a um Serviço de Genética por apresentar sinais clínicos sugestivos de síndrome de Down. Por meio de cultura de linfócitos de sangue periférico e coloração para banda G, foi realizada uma análise de cariótipo incluindo 97 metáfases desse paciente que revelaram uma proporção de 60 metáfases com cariótipo 45,X e 37 metáfases com cariótipo 47,XY,+21.

O resultado dessa análise indica que o paciente em questão apresenta: 

Alternativas
Comentários
  • mosaicismo ocorre quando um indivíduo apresenta dois materiais genéticos distintos. Geralmente, esse distúrbio acontece como uma variação no número de cromossomos nas células do organismo. O normal seria que todas as células do corpo apresentassem número de cromossomos iguais.

    Essa falha genética é causada quando a mutação eleva-se precocemente no desenvolvimento. O indivíduo resultante apresentará linhagens de células distintas geneticamente, alguns com a percentagem de células terão mutação. O mosaicismo pode ter linhagem germinativa ou somática.

  • Por quê a letra B está errada?


ID
1725709
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à sequência normal de bandas de um cromossomo é 1234*56789, onde cada algarismo indica uma banda e o asterisco indica a posição do centrômero, analise as afirmativas a seguir.

I. Um cromossomo que apresenta a sequência de bandas 1234*5678789 possui uma mutação cromossômica numérica do tipo duplicação.

II. Um cromossomo que apresenta a sequência de bandas 1234*5679 possui uma mutação cromossômica estrutural do tipo deleção.

III. Um cromossomo que apresenta a sequência de bandas 1234*58769 possui uma mutação cromossômica estrutural do tipo translocação.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • A duplicação é uma mutação cromossômica estrutural

  • A translocação acontece entre cromossomos diferentes, o apresentado na questão corresponde à INVERSÃO.


ID
1725712
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:

I. Em uma pessoa que apresenta Síndrome de Turner, monossomia do cromossomo X, espera-se observar uma cromatina sexual por célula somática em intérfase.

II. Em uma pessoa que apresenta Síndrome de Klinefelter, 47,XXY, espera-se observar uma cromatina sexual por célula somática em intérfase.

III. O fato de em um par gêmeas monozigóticas, uma apresentar Distrofia Muscular Duchenne, anomalia ligada a mutação em um gene localizado no cromossomo X, e a outra não, pode ser explicado por uma diferença no padrão de inativação do cromossomo X entre elas durante o desenvolvimento embrionário.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • parabens,Deus retribua ricamente em nome de Jesus


ID
1725715
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A análise de cariótipo convencional detectou uma trissomia do cromossomo 18 (Síndrome de Edwards) em um recém-nascido. Posteriormente, foram realizadas análises com marcadores moleculares, incluindo a criança e seus pais. Essas análises mostraram que ambos os pais eram heterozigóticos para várias regiões do cromossomo 18.

Caso a criança com Síndrome de Edwards tenha recebido dois cromossomos 18 com sequências de DNA idênticas pode-se dizer que: 

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me explicar por quê na meiose II e por quê na ovogênese?

  • Ocorre na meiose 2 a separação das cromátides-irmãs. Para uma pessoa ter sindrome de Edwars no cromossomo 18, ela deve ter 3 cromossomos 18. Para que isso ocorra, deve haver, uma não separação das cromatides irmas (nesse caso do cromossomo 18) durante a meiose 2. O que leva a formação de um óvulo (poderia ser tbm um espermatozoide) com 2 cromossomos 18. Após a fecundação o zigoto receberia 2 cromossomos 18 da mãe e 1 cromossomo 18 do pai, ficando com 3 cromossomos 18 (sindrome de Edwards).