SóProvas



Prova FGV - 2016 - Prefeitura de São Paulo - SP - Professor - Português


ID
3498382
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O documento “Indagações sobre o currículo”, elaborado pelo Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental- DPE, vinculado à Secretaria de Educação Básica – SEB, do Ministério da Educação – MEC, propõe o debate sobre a concepção de currículo e seu processo de elaboração.


Sobre as ideias expressas nesse documento, analise as afirmativas a seguir.

I. Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características sociais, culturais e econômicas locais e regionais.

II. O processo educativo é complexo e marcado pelas variáveis pedagógicas e sociais, e, portanto, não pode ser analisado fora de interação dialógica entre escola e vida, considerando o desenvolvimento humano, o conhecimento e a cultura.

III. Eliminar a reprovação implica em não avaliar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D


ID
3498385
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma escola da rede municipal de São Paulo está recebendo uma pesquisadora vinculada a uma Faculdade de Educação. A pesquisadora, na apresentação da proposta de trabalho aos professores, ressaltou a relação entre a escola e a universidade na gestão do conhecimento.


A partir das reflexões propostas pelo documento “Programa Mais Educação: São Paulo”, sobre essa relação, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Cabe à universidade pesquisar e à escola investigar


ID
3498388
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O documento “Programa Mais Educação” da rede municipal de ensino de São Paulo aborda a educação para as questões étnico-raciais, a partir da reflexão sobre a instituição das Leis 10.639/03 e 11.645/08.


Sobre essa temática, o documento “reconhece o papel fundamental da educação no que tange à eliminação das _____ e para a emancipação dos grupos historicamente discriminados. No entanto, ainda existe uma série de lacunas para que as instituições escolares possam cumprir este papel, entre os quais se destacam a _____ de educadores, ainda muito incipiente no trato com a diversidade, e a tímida implementação das leis que pautam a _____ da inclusão curricular de conteúdos referentes à cultura e história de africanos, afro-brasileiros e indígenas, fazendo com que se reproduzam no espaço escolar preconceitos que, na realidade, deveriam ser _____”.


Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C - discriminações – formação inicial – obrigatoriedade – desconstruídos


ID
3498391
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Pedro, professor do 7º ano, está preocupado com um aluno que está ausente da escola há mais de 20 dias.


Sobre as providências que devem ser tomadas pela escola, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Compete ao Poder Público recensear os educandos do ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.


ID
3498397
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Maria tem 4 filhos. Os dois mais velhos, de 12 e 10 anos, não estão frequentando a escola porque estão ajudando a mãe no trabalho. Uma Assistente Social visitou a família e aconselhou a matrícula imediata das crianças na rede regular de ensino.


A indicação dada à mãe está de acordo com a seguinte disposição legal:

Alternativas
Comentários
  • LDB. Art. 6º É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 (quatro) anos de idade.


ID
3498400
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

José e Beatriz vão matricular sua filha, de 4 anos, em uma das escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Como esta é a primeira experiência do casal, estão em dúvida sobre a participação dos pais no processo escolar.


Sua vizinha, agente comunitária, explicou que o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê essa participação considerando o seguinte critério:

Alternativas

ID
3498403
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre as características da Educação Básica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) A Educação Básica é obrigatória e deve ser realizada dos 4 aos 17 anos.

( ) A Educação Básica é organizada da seguinte forma: pré-escola, ensino fundamental e ensino médio.

( ) O dever do Estado com a educação escolar será efetivado mediante a garantia da Educação Básica pública e gratuita.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Questão mal formulada, pois o gabartito refere-se à Educação Básica obrigatória. A EB é dividida em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

  • Muito me surpreende a FGV cometendo erros tão básicos

    A Educação Básica é obrigatória e deve ser realizada dos 4 aos 17 anos. ERRADO

    A Educação Básica não é obrigatória, a Educação Básica dos 4 aos 17, sim. O sentido da afirmação não condiz com o que a LDB afirma. A supressão dos termos destacados corrigiria o sentido.

    A Educação Básica é organizada da seguinte forma: pré-escola, ensino fundamental e ensino médio.ERRADO

    A Educação Básica obrigatória é organizada dessa forma. A Educação Básica é organizada em: Educação Infantil; Ensino Fundamental e Ensino Médio.

    O dever do Estado com a educação escolar será efetivado mediante a garantia da Educação Básica pública e gratuita.CORRETO

  • Questão mal formulada e incorreta.

  • Segundo a banca:a opção educação básica seria pré-escola,ensino fundamental e médio é verdadeira no entanto vamos nos atentar ao que consta na LDB/1996

    Realmente foi uma questão mal feita pois educação básica abrange educação infantil(creche e pré-escola),ensino fundamental e médio e não o que consta na opção.

    Questão passível de anulação sem maiores problemas!

  • Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;

    I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma:           

    a) pré-escola;            

    b) ensino fundamental;           

    c) ensino médio;          

  • Art. 21. A educação escolar compõe-se de: I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;

    II - educação superior.

    Esta questão foi apenas uma pegadinha, logo a resposta é a Letra E mesmo


ID
3498406
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Patrícia, professora de Matemática do 9º ano, informou à Coordenadora Pedagógica que, para a avaliação da aprendizagem dos seus alunos nesse bimestre, aplicaria apenas um teste ao final da etapa escolar.

A Coordenadora Pedagógica explicou à professora que esse procedimento não seria possível, pois esta metodologia avaliativa não estava adequada para acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos ao longo da etapa, além de contrariar o regimento da escola e até mesmo às indicações legais.


A Coordenadora Pedagógica, a partir da legislação educacional nacional, justificou sua resposta informando que

Alternativas
Comentários
  • a avaliação da aprendizagem deve ser contínua e cumulativa, com prevalência dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.

  • Avaliações diagnósticas:

    Esta avaliação é usada para “diagnosticar” o que um aluno sabe e o que não sabe. A avaliação diagnóstica normalmente acontece no início de uma nova fase da educação e abrange tópicos que serão ensinados aos alunos nas próximas aulas.

    Os professores utilizam as informações das avaliações diagnósticas para nortear o que e como ensinar. Eles passarão mais tempo ensinando as habilidades nas quais seus alunos enfrentam mais dificuldades de acordo com os resultados da avaliação diagnóstica. Elas também podem ser uma ferramenta útil para os pais. O feedback que meus filhos recebem nestas avaliações apontam que tipo de conteúdo eles estarão trabalhando em aula e me permite prever quais as habilidades ou as áreas em que poderão enfrentar problemas.

    Avaliação formativa:

    Esse tipo de avaliação é usada para medir a aprendizagem do aluno durante a aula. Ela é informal, vale pouca nota, é utilizada ao longo de uma palestra e é desenvolvida para dar aos alunos a oportunidade de mostrarem que compreenderam o assunto (como no exemplo acima, com a atividade do relógio). As escolas normalmente não enviam os relatórios das avaliações formativas para casa, mas são uma parte importante do ensino e da aprendizagem dentro da escola. Se você ajuda seus filhos com a tarefa de casa, você provavelmente está utilizando uma versão das avaliações formativas quando estudam juntos.

    Avaliação somativa:

    Esta avaliação é utilizada como uma forma de controle no final do ano ou do curso para avaliar quantos conteúdos os alunos aprenderam no geral. Esse tipo de avaliação é semelhante à avaliação comparativa, mas abrange tudo o que os alunos aprenderam ao longo do ano. Elas são aplicadas para todos os alunos em sala de aula, para que todos tenham uma oportunidade igual de demonstrarem o que sabem. Os alunos demonstram sua capacidade de desempenho em um nível prescrito como padrão para o teste de proficiência.

    Conteúdo originalmente publicado em .


ID
3498409
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia a manchete a seguir.


       Educação

Acesso a escola de tempo integral no ensino médio é desigual, diz pesquisa


(Matéria publicada no site do Jornal Folha de São Paulo, em 01/03/2016)


Sobre a oferta e a organização da jornada escolar, as Diretrizes Curriculares Nacionais

Alternativas
Comentários
  • Art. 12. Cabe aos sistemas educacionais, em geral, definir o programa de escolas de tempo

    parcial diurno (matutino ou vespertino), tempo parcial noturno, e tempo integral (turno e contra-

    turno ou turno único com jornada escolar de 7 horas, no mínimo, durante todo o período

    letivo), tendo em vista a amplitude do papel socioeducativo atribuído ao conjunto orgânico da

    Educação Básica, o que requer outra organização e gestão do trabalho pedagógico.

    § 1º Deve-se ampliar a jornada escolar, em único ou diferentes espaços educativos, nos quais

    a permanência do estudante vincula-se tanto à quantidade e qualidade do tempo diário de escolarização

    quanto à diversidade de atividades de aprendizagens.


ID
3498412
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as definições para a Educação Especial nas Diretrizes Curriculares para a Educação Básica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) Os sistemas de ensino devem matricular os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes comuns do ensino regular.

( ) A Educação Especial, como modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar.

( ) Na organização da Educação Especial, os sistemas de ensino devem observar, o pleno acesso e a efetiva participação dos estudantes no ensino regular.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

  • Comentário

    Gabarito (Todas verdadeiras)

    Alternativa 1 é o primeiro parágrafo

     do artigo 29

    Alternativa 2 é o próprio artigo 29.

    Alternativa 3 está no parágrafo 3º.


ID
3498415
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O professor de Matemática do Ensino Médio, durante uma reunião pedagógica, falou sobre o trabalho que vinha desenvolvendo com seus alunos para reforçar a autoestima e o vínculo com a escolarização.


O trabalho desenvolvido pelo professor de Matemática nessa escola

Alternativas

ID
3498418
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Lucas, professor de Inglês do 6º ano de uma unidade escolar da rede municipal de ensino de São Paulo, vai receber uma aluna com deficiência auditiva. A coordenadora pedagógica da escola conversou com os professores daquela série sobre o “Programa Inclui”, instituído pela Secretaria Municipal de Ensino de São Paulo.


Pensando no contexto de seu trabalho, Lucas e seus colegas se detiveram especialmente nos Projetos “Identificar” e “Rede” que propõem, respectivamente,

Alternativas

ID
3498421
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O professor de Matemática do 6º ano propôs ao professor de História da mesma série que desenvolvessem um trabalho interdisciplinar sobre a origem da Álgebra entre os árabes, propondo um estudo sobre a origem dos números e a história de diferentes povos e culturas.

O professor de História que nunca tinha participado desse tipo de atividade perguntou ao colega se, para desenvolver o trabalho, seria necessário abrir mão do objeto de estudo específico de sua disciplina.

Com base em sua experiência e nos documentos oficiais da Rede Municipal de Ensino, o colega de Matemática explicou que o trabalho interdisciplinar

Alternativas

ID
3498424
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As políticas de avaliação da aprendizagem devem ter, como finalidade essencial, o diagnóstico da aprendizagem dos alunos.


De acordo com BONAMINO e SOUZA, esta finalidade pode perder força quando passam a focalizar os resultados dessas avaliações como subsídio a políticas de

Alternativas
Comentários
  • Sim. Não faz sentido verificar aprendizado com a finalidade de responsabilizar alguém.


ID
3498430
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A professora Nilma Gomes considera que a obrigatoriedade do ensino de História da África e das culturas afro-brasileiras nos currículos das escolas da educação básica é um caminho para práticas de “descolonização dos currículos”.


A respeito dessas práticas, conforme a autora, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D - Valoriza a inexistência de conflitos étnicos na sociedade brasileira.


ID
3498433
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A mudança estrutural proposta pela Lei nº 10.639/03, de acordo com Nilma Gomes, abre caminhos para a construção de uma educação antirracista.


Sobre a educação antirracista, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Deve valorizar todas as situações de sala de aula que possibilitem analisar a diversidade cultural e étnico-racial.

( ) Deve ter, entre seus objetivos, o de valorizar a equidade de oportunidades, quando oferecidas a todos.

( ) Deve estimular os alunos, por meio de procedimentos e atitudes, a atuarem em uma sociedade multicultural.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E - V V V


ID
3498436
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental, o professor de Ciências está ensinando o conteúdo “Natureza cíclica das transformações da água na natureza”. Ao final dos 50 minutos de aula, o professor recolhe seu material, apaga as anotações do quadro e se despede. Na aula seguinte, a professora de Geografia, a partir da leitura do livro didático, inicia o estudo de um novo tema: “Os rios e as bacias hidrográficas”.


Sobre a situação hipotética acima, com base em Hernández (1998), assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a situação hipotética, a organização escolar baseia seu currículo nas disciplinas acadêmicas e na transmissão de conteúdos.

  • Questão e alternativas mal formuladas, FGV.


ID
3498439
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A pesquisadora e escritora Inaldete Pinheiro de Andrade realizou uma oficina em escolas em que oferecia livros que reforçavam a imagem do povo negro. Após lerem, os alunos deveriam comentar ou se expressar sobre a história lida.


A estratégia, replicada em vários espaços, tem como objetivos

I. apreender a manifestação da identidade racial.

II. estimular a promoção da autoestima dos alunos.

III. alimentar a memória negativa na construção da identidade do aluno negro.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C - I e II, apenas.


ID
3498442
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A coordenadora pedagógica do Ensino Médio reuniu um grupo de professores para analisar o currículo da escola. Ela abriu a reunião propondo aos professores uma visão ampliada do conceito de currículo.


Segundo a coordenadora, a importância do currículo para a escolaridade reside no fato de que ele é

Alternativas
Comentários
  • C

    a expressão do projeto cultural e educacional que a unidade escolar pretende desenvolver.


ID
3498448
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nessa semana, uma escola da rede municipal de São Paulo recebeu a matrícula de uma estudante diagnosticada com um Transtorno Global do Desenvolvimento.


Na referida unidade escolar, de acordo com a legislação municipal, a estudante deverá ser atendida

Alternativas

ID
3498451
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede regular de ensino do município de São Paulo fizeram, no ano passado, os testes da Prova Brasil.


Sobre a Prova Brasil, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A Prova Brasil, que ocorre a cada dois anos, foi idealizada para produzir informações a respeito do ensino oferecido por município e escola, com o objetivo de estabelecer ações pedagógicas e administrativas capazes de melhorar a qualidade do ensino.

( ) A Prova Brasil, a partir de 2009, é aplicada em todas as escolas, urbanas ou rurais, que tenham o número mínimo de 20 alunos nas séries avaliadas.

( ) Os resultados da Prova Brasil servem de referência para a definição de metas a serem alcançadas, gradualmente, pelas redes públicas de ensino até 2021.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • (V) A Prova Brasil, que ocorre a cada dois anos, foi idealizada para produzir informações a respeito do ensino oferecido por município e escola, com o objetivo de estabelecer ações pedagógicas e administrativas capazes de melhorar a qualidade do ensino. (F) A Prova Brasil, a partir de 2009, é aplicada em todas as escolas, urbanas ou rurais, que tenham o número mínimo de 20 alunos nas séries avaliadas. [não são todas as escolas que participam, mas apenas as públicas] (V ) Os resultados da Prova Brasil servem de referência para a definição de metas a serem alcançadas, gradualmente, pelas redes públicas de ensino até 2021
  • A Prova Brasil trata-se de uma avaliação censitária envolvendo alunos do quarto e quinto ano, oitavo e nono do Ensino Fundamental das escolas públicas. Participam dessa avaliação as escolas que possuem no mínimo 20 alunos matriculados nas séries/ anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo.


ID
3498454
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Não há docência sem discência.”

(Paulo Freire.)


Com a afirmativa acima, o educador Paulo Freire inicia um diálogo sobre os conhecimentos necessários para a realização da prática educativa.

Assinale a opção que melhor explicita a afirmativa de Paulo Freire.

Alternativas

ID
3498457
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei nº 11.645/08 incluiu, no currículo oficial escolar, a obrigatoriedade do estudo da história e das culturas indígenas.

Sobre essa lei, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) O estudo dos povos indígenas brasileiros resgata suas contribuições nas áreas social, econômica e política.

( ) Essa lei procura reparar o tratamento de exclusão oferecido historicamente aos grupos indígenas no Brasil.

( ) Essa lei rompeu com a visão etnocêntrica que apresenta a ideia de que, aquele que é diferente, é naturalmente inferior.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A - V V V


ID
3498469
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em cursos pré-vestibulares, cria-se a disciplina Técnica de Redação, cujo objetivo é preparar os alunos para as dissertações dos exames vestibulares, dissertações essas que devem apresentar coesão e coerência, além de parágrafos definidos com o propósito de se estabelecer introdução, desenvolvimento e conclusão”.

Nícia de Andrade Verdini Clare, Ensino de língua portuguesa: uma visão histórica.


Nesse segmento do texto de Nícia de Andrade, destaca-se

Alternativas
Comentários
  • Em cursos pré-vestibulares, cria-se a disciplina Técnica de Redação, cujo objetivo é preparar os alunos para as dissertações dos exames vestibulares, dissertações essas que devem apresentar coesão e coerência, além de parágrafos definidos com o propósito de se estabelecer introdução, desenvolvimento e conclusão

    ou seja, a organização formal acaba sendo mais importante do que a criatividade.

    LETRA A

  • GABARITO A

    Por que a letra E está errada?


ID
3498472
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Chega-se, portanto, a mais um momento de questionar que gramática queremos ensinar: a gramática entendida como um sistema único ou a gramática como um diassistema? Valoriza-se a língua escrita, a língua oral, ou ambas? Qual a função do texto? Ensina-se redação ou trabalha-se com produção textual? Cobrase ou incentiva-se a leitura? Parece-nos já se ter chegado a um consenso: ensina-se a gramática como diassistema, valorizandose todas as modalidades linguísticas, adequadas a cada situação em particular; o texto é estudado em suas potencialidades expressivas; trabalha-se com produção textual; incentiva-se sempre a leitura”. (id.)

Segundo esse segmento do texto de Nícia de Andrade, diante da frase “Me empresta algum dinheiro, amigo!”, a posição didática do professor de Língua Portuguesa deve ser a de

Alternativas
Comentários
  • Na oralidade, é muito comum empregarmos o pronome oblíquo átono no início da oração em sentenças como te amo, te ligo, te falo, te busco mais tarde, te telefono, te peguei etc. Todos esses exemplos subvertem a regra, pois não se pode começar frase com pronome oblíquo átono.


ID
3498475
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Chega-se, portanto, a mais um momento de questionar que gramática queremos ensinar: a gramática entendida como um sistema único ou a gramática como um diassistema? Valoriza-se a língua escrita, a língua oral, ou ambas? Qual a função do texto? Ensina-se redação ou trabalha-se com produção textual? Cobrase ou incentiva-se a leitura? Parece-nos já se ter chegado a um consenso: ensina-se a gramática como diassistema, valorizandose todas as modalidades linguísticas, adequadas a cada situação em particular; o texto é estudado em suas potencialidades expressivas; trabalha-se com produção textual; incentiva-se sempre a leitura”. (id.)

No trecho destacado de Nícia de Andrade destacado aparecem várias perguntas. Assinale a opção que apresenta uma resposta inadequada.

Alternativas
Comentários
  • Valoriza-se a língua escrita, a língua oral, ou ambas? / Valoriza-se a língua oral, apesar de abandonada pela tradição, já que ela é a origem das modificações na língua escrita.

    Gab: B


ID
3498478
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Chega-se, portanto, a mais um momento de questionar que gramática queremos ensinar: a gramática entendida como um sistema único ou a gramática como um diassistema? Valoriza-se a língua escrita, a língua oral, ou ambas? Qual a função do texto? Ensina-se redação ou trabalha-se com produção textual? Cobrase ou incentiva-se a leitura? Parece-nos já se ter chegado a um consenso: ensina-se a gramática como diassistema, valorizandose todas as modalidades linguísticas, adequadas a cada situação em particular; o texto é estudado em suas potencialidades expressivas; trabalha-se com produção textual; incentiva-se sempre a leitura”. (id.)

Diante da questão: “Que tipos de textos devemos estudar no espaço escolar?”, assinale a opção que indica a resposta mais adequada.

Alternativas

ID
3498481
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um artigo de Marcuschi se intitula “Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco ‘falada’”.

Sobre língua falada, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) As aulas de língua falada não pretendem ensinar a falar, mas sim de mostrar a imensa riqueza e variedade de usos da língua.

( ) A língua falada não é um estudo autônomo, ela deve ser vista integradamente e na relação com a escrita.

( ) Os estudos de língua falada permitem facilmente estudos de aspectos como a variação e a mudança.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas

ID
3498484
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco ‘falada’”.

No título do artigo de Marcuschi, as aspas empregadas na palavra “falada” indicam

Alternativas
Comentários
  • Como vou responder sem o texto? pelo menos no celular não aparece.
  • Cadê o texto Qc???

  • É uma crítica, a princípio pensei que estava sendo sarcástico, o que seria um sentido figurado e portanto uma ironia.

    Mas independente da ironia, ele fez uma crítica.

  • uma crítica à ausência de discussões sobre o ensino da oralidade.

    c

  • acertei porque usei minha bola de cristal.

  • Eu pensei como sendo uma ironia- por isso marquei a letra A, visto que ironia é uma figura de linguagem.

  • Eu pensei como sendo uma ironia- por isso marquei a letra A, visto que ironia é uma figura de linguagem.

  • Esse gabarito não faz sentido para mim: como "uma questão POUCO falada" equivale a "AUSÊNCIA de discussões"?

  • A letra A está incorreta pois "falada" não foi empregada no sentido figurado. Trata-se de um emprego incorreto do verbo, configurando uma não concordância nominal (o correto é "uma questão pouco discutida") de maneira proposital a fim de ressaltar que a oralidade e o ensino da língua é uma questão que merece mais relevância (crítica ao desprezo da sua importância).

  • FGV tem que ter MUITA atenção pessoal. Não tem fórmula pronta, é literalmente análise de opções, pensar na opção que você vê A BANCA adotando e ir.

    Fiquei em dúvida entre a A e a C; mas a C trazia o cerne da ideia não só do uso das aspas, mas do contexto em que ela foi inserida e construída; observem que a frase foi construída justamente para trazer a CRÍTICA, e a crítica está inserida na troca do sentido da palavra.

  • Sem o texto é impossível. Quem acertou foi na Bola de Cristal mesmo.

  • Fumei um baseado e acertei.

  • é na mais correta ou menos errada

  • Quem na sorte acertou, agora tenta justificar a ideia da banca.

  • GABARITO OFICIAL - C

    São os principais usos de Aspas:

    I) Antes e depois de citações textuais

    "Na cama fazemos as pazes ", disse a moça.

    II) Estrangeirismos , neologismos, Gírias.

    "Qualé" disse ela sorrindo.

    III) realçar uma palavra ou expressão imprópria

    que " educado" cuspiu no chão.

    IV) Também usada para expressar crítica.

    Bons estudos!

  • Quero entender pq q não é a A...


ID
3498487
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Diante de um texto ilustrativo da fala regional nordestina, a preocupação inicial e prioritária do professor deve ser

Alternativas
Comentários
  • Cadê o texto?

  • VTNC, FGV

  • VTNC MIL VEZES FGV.....

  • num tem pobrema uma ora nois vai acerta !

  • essa foi putaria !!! só rindo kkkk

  • FGV entrou no bonde identitário

  • Ou seja o professor tem que militar, juro que não marquei essa devido ao absurdo.

  • Gab B

    Sem texto fica fácil marcar e errar!

    kkk

    destacar a presença de injustos preconceitos nesse tipo de fala


ID
3498490
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O livro didático é peça importante no processo de aprendizagem e, por isso mesmo, sua seleção e adoção devem ser cuidadosamente realizadas.


Sobre os parâmetros significativos para a seleção do livro didático, analise as afirmativas a seguir.

I. Não deve propiciar situações textuais de preconceitos discriminatórios.

II. Deve ser coerente do ponto de vista teórico com as matérias apresentadas.

II. Deve mostrar caminhos metodológicos comprovadamente eficazes.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: E

    ✓ Todos itens plenamente corretos.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3498493
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Interpretar um texto corresponde prioritariamente a

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: C

    ➥ INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - o primeiro objetivo de uma interpretação de um texto é a identificação de sua ideia principal. A partir daí, localizam-se as ideias secundárias, ou fundamentações, as argumentações, ou explicações, que levem ao esclarecimento das questões apresentadas na prova. 

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3498496
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um determinado livro didático de Língua Portuguesa, destinado ao 6º ano do Ensino Fundamental, apresentava a célebre fábula de Esopo “A raposa e as uvas” para ser interpretada.


Entre as perguntas apresentadas nas opções a seguir, assinale a que lhe parece conceitualmente mais adequada a esse nível de ensino.

Alternativas
Comentários
  • acredito que seja necessário conhecer a fábula para responder corretamente.

  • GABARITO - D A argumentação da raposa é adequada?

    Questão específica para professor.

  • A pergunta a ser respondida é: qual dessas perguntas faria o aluno pensar mais? Além disso, levem em consideração isto: muitos brasileiros são, felizmente, alfabetizados; porém poucos são capazes de interpretar textos adequadamente. Então uma pergunta que estimule a interpretação do texto certamente seria a mais adequada.

  • Letra D.

    Como é uma prova para professor, ela pede algum conhecimento de técnicas de ensino. Nesse sentido, é cobrado que o candidato saiba aproximadamente nível de conhecimento dos alunos de cada série escolar.


ID
3498499
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“— Eu era um idiota quando me casei com você.

— É verdade. O problema é que eu estava tão apaixonada que nem percebi”.


Uma prova de Língua Portuguesa para a 5º ano do Ensino Fundamental apresentava a seguinte atividade sobre esse pequeno diálogo: Transcreva do diálogo acima a fala da mulher.


Assinale a opção que apresenta uma crítica adequada à atividade proposta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

  • O texto pede para transcrever a fala da mulher, ou seja, pede para identificar a fala da mulher pelo artigo e escrevê-la como resposta. Assim, não há qualquer tipo de interpretação a ser feita, mas puramente identificar e transcrever.

    Gabarito C

  • questão simples porém não entendi !

  • O texto ainda zomba daqueles que, como eu, erraram a questão, ao dizer que é de uma prova da 5ª série do ensino fundamental.

  • Gabarito C

    Da para chegar na resposta pela eliminação. Transcrição > cópia > atividade mecânica


ID
3498502
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os livros didáticos denominam de forma variada as seções destinadas à interpretação de texto.


Se, para um determinado autor, a abordagem é prioritariamente destinada a estimular a produção escrita, o título mais adequado à seção é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    ESTIMULAR A PRODUÇÃO ESCRITA = CRIAR.

  • Essa FGV inventa cada uma!!!!

  • Produção = criando e compondo


ID
3498505
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1


       Livro didático de Língua Portuguesa: o retorno do recalcado

      No que diz respeito à concepção de língua e de linguagem, outras condições também se impuseram no livro didático de Língua Portuguesa. Em primeiro lugar, as teorias do uso e a análise do discurso revelaram aspectos da linguagem (e das línguas) até então desconhecidos, negados ou apenas marginalmente abordados pelas ciências da linguagem. Entre eles, podemos nos referir a uma noção central como a de discurso, que podemos entender de forma genérica, como Benveniste o caracterizou: “linguagem posta em ação – e necessariamente entre parceiros”. Ao contrário da noção de sistema ou de código, ao contrário também do que denominamos como gramática, o conceito de discurso nos revela a linguagem como uso, como interação, por meio da linguagem, entre sujeitos que fazem parte de um determinado contexto histórico e social, numa situação de comunicação muito particular. Nesse sentido, o ensino de língua materna deve ser, antes de mais nada, o ensino de uma forma específica de (inter)agir, e não apenas de um conjunto de informações sobre a língua.

(Egon Rangel, O livro didático de português, Lucerna, RJ, 2005)

O texto 1 aborda uma modificação básica quanto ao conteúdo dos livros didáticos de Língua Portuguesa, que é a de

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    "Nesse sentido, o ensino de língua materna deve ser, antes de mais nada, o ensino de uma forma específica de (inter)agir, e não apenas de um conjunto de informações sobre a língua.


ID
3498508
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1


       Livro didático de Língua Portuguesa: o retorno do recalcado

      No que diz respeito à concepção de língua e de linguagem, outras condições também se impuseram no livro didático de Língua Portuguesa. Em primeiro lugar, as teorias do uso e a análise do discurso revelaram aspectos da linguagem (e das línguas) até então desconhecidos, negados ou apenas marginalmente abordados pelas ciências da linguagem. Entre eles, podemos nos referir a uma noção central como a de discurso, que podemos entender de forma genérica, como Benveniste o caracterizou: “linguagem posta em ação – e necessariamente entre parceiros”. Ao contrário da noção de sistema ou de código, ao contrário também do que denominamos como gramática, o conceito de discurso nos revela a linguagem como uso, como interação, por meio da linguagem, entre sujeitos que fazem parte de um determinado contexto histórico e social, numa situação de comunicação muito particular. Nesse sentido, o ensino de língua materna deve ser, antes de mais nada, o ensino de uma forma específica de (inter)agir, e não apenas de um conjunto de informações sobre a língua.

(Egon Rangel, O livro didático de português, Lucerna, RJ, 2005)

O fato de o autor do texto 1 não identificar quem seja Benveniste faz supor que

Alternativas
Comentários
  • GAB:C

    Quando consideramos o autor da frase conhecido pelos leitores, não há necessidade de descreve-lo.

    como Benveniste o caracterizou: “linguagem posta em ação – e necessariamente entre parceiros”.

    Ex:

    1- Platão diz que: ''Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado.''

    (Não há descrição de Platão pois se presume que todos o conheçam)

    2- Fernando Sabino, escritor e editor brasileiro, diz que: ''Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um.''

    (Perceba que há uma breve descrição de quem é Fernando Sabino pois é presumido que nem todo mundo o conhece)

  • Basta lembrar da '' ONU '' quando aparece em textos, 99% das vezes não especifica seu significado, pois ''o enunciador do texto considera o autor ( ÓRGÃO) citado bastante conhecido.''

    Gab letra C


ID
3498511
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1


       Livro didático de Língua Portuguesa: o retorno do recalcado

      No que diz respeito à concepção de língua e de linguagem, outras condições também se impuseram no livro didático de Língua Portuguesa. Em primeiro lugar, as teorias do uso e a análise do discurso revelaram aspectos da linguagem (e das línguas) até então desconhecidos, negados ou apenas marginalmente abordados pelas ciências da linguagem. Entre eles, podemos nos referir a uma noção central como a de discurso, que podemos entender de forma genérica, como Benveniste o caracterizou: “linguagem posta em ação – e necessariamente entre parceiros”. Ao contrário da noção de sistema ou de código, ao contrário também do que denominamos como gramática, o conceito de discurso nos revela a linguagem como uso, como interação, por meio da linguagem, entre sujeitos que fazem parte de um determinado contexto histórico e social, numa situação de comunicação muito particular. Nesse sentido, o ensino de língua materna deve ser, antes de mais nada, o ensino de uma forma específica de (inter)agir, e não apenas de um conjunto de informações sobre a língua.

(Egon Rangel, O livro didático de português, Lucerna, RJ, 2005)

O valor das teorias do uso e da análise do discurso está em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B


ID
3498514
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1


       Livro didático de Língua Portuguesa: o retorno do recalcado

      No que diz respeito à concepção de língua e de linguagem, outras condições também se impuseram no livro didático de Língua Portuguesa. Em primeiro lugar, as teorias do uso e a análise do discurso revelaram aspectos da linguagem (e das línguas) até então desconhecidos, negados ou apenas marginalmente abordados pelas ciências da linguagem. Entre eles, podemos nos referir a uma noção central como a de discurso, que podemos entender de forma genérica, como Benveniste o caracterizou: “linguagem posta em ação – e necessariamente entre parceiros”. Ao contrário da noção de sistema ou de código, ao contrário também do que denominamos como gramática, o conceito de discurso nos revela a linguagem como uso, como interação, por meio da linguagem, entre sujeitos que fazem parte de um determinado contexto histórico e social, numa situação de comunicação muito particular. Nesse sentido, o ensino de língua materna deve ser, antes de mais nada, o ensino de uma forma específica de (inter)agir, e não apenas de um conjunto de informações sobre a língua.

(Egon Rangel, O livro didático de português, Lucerna, RJ, 2005)

No que diz respeito à concepção de língua e de linguagem, outras condições também se impuseram no livro didático de Língua Portuguesa”.


A inferência possível da leitura desse segmento é

Alternativas

ID
3498517
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Observe o segmento a seguir.


“Sou fio das mata, cantô da mão grosa

Trabaio na roça, de inverno e de estio

A minha chupana é tapada de barro

Só fumo cigarro de paia de mio”.


No terreno da variação linguística, o aspecto a ser centralmente estudado nesse texto de Patativa do Assaré, intitulado “O poeta da roça” é a variação de

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Níveis da fala são os diferentes registros em que o português pode ser usado, segundo contexto e a realidade comunicativa, o nível de escolarização dos falantes etc.

  • gab:e


ID
3498520
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As frases de um diálogo são indicadas, em Língua Portuguesa, pela presença de um travessão; na Espanha, alguns autores sugeriram que, no caso dos diálogos telefônicos, fosse criado um outro sinal – um travessão encimado por um ponto de exclamação.

Com isso, eles queriam indicar uma diferença entre os dois diálogos, destacando que, ao contrário dos demais, os diálogos telefônicos

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - B se efetivam sem a presença próxima do interlocutor.

  • Olha, olha.. acho que temos um Sherlock Holmes por aqui!
  • Extrapolação nível 10000


ID
3498523
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Muitas são as formas de analisar a língua falada em sala de aula. Assinale a opção que indica a atividade que parece contrariar a boa didática da língua.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia comentar essa questão?

  • A questão está relacionada ao ensino da língua falada e a letra E ao dizer que "Discutirem-se as várias formas de desenvolvimento de temas, destacando-se as vantagens da expressão escrita." é a única alternativa que não está relacionado ao ensino da língua falada, porque está privilegiando a linguagem escrita.

    Questão mais relacionada à Didática que a Português. Lembrem-se que é prova para professor.

    Qualquer erro ou retificação peço que me notifiquem.

    Gabarito E


ID
3498526
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um livro didático apresenta em suas atividades de interpretação de texto uma entrevista, uma descrição de um folheto turístico, um poema de Carlos Drummond de Andrade e um trecho de um romance de Clarice Lispector.

Essa seleção se revela adequada

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ABSURDO

    É uma extrapolação afirmar que a entrevista e a descrição do folheto turístico são atuais (Gab - A). Não há absolutamente nenhum elemento textual que indique que elas são atuais.

  • Carlos Drummond e Clarice Lispector é atual??

  • Cadê o elemento que indica atualidade? Tanto a entrevista ou o folheto de turismo podem ser antigos.
  • Carlos Drummond e Clarice Lispector podem ser atemporais, mas atuais?? Não mesmo...

  • Estou pirando com essa banca... sem condições!

  • Banca FDP

  • da onde que um poema de Carlos Drummond de Andrade é atual???????????

  • Rapaz, essa banca merece levar uma r0lada de uns 30 cm..

  • A única coisa atual que vejo é o analfabetismo funcional por parte desses elaboradores de questões da FGV.

  • galera, vamos ter em mente que isso é prova para Professor de Português
  • Vitor Oliveira, a prova pode ser para astronauta. Continua absurda.

  • Está provado, só acerto questões de Português de nível fundamental dessa banca.


ID
3498529
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O mais importante para aprender-se a escrever uma dissertação é considerar a estrutura textual ‘introdução, desenvolvimento e conclusão’ como características específicas desse modo de organização discursiva”.


Essa afirmação, retirada de um livro didático

Alternativas
Comentários
  • Ao responder essa questão, não leve em consideração o que aprendeu sobre as técnicas de redação. Do contrário, marcaria alternativa e) sem problema (meu caso). Entretanto, FGV tem muito de você limitar-se apenas ao que o enunciado diz. E realmente, ao analisar apenas o enunciado, demonstra uma exagerada atenção para a esquematização do texto. (alternativa d) - gabarito).

    As provas de português da FGV são um ponto fora da curva. É necessário ligar o 'modo FGV' ao estudar português dessa banca.

    Avante...!

  • Luan Menezes, onde exatamente está a exagerada atenção? Qual é o elemento do enunciado que demonstra exagerada atenção para a esquematização?

    É fácil falar assim como se fosse óbvio. Quero ver provar.

    ADENDO

    Percebo que as provas de português da FGV são um ponto fora da curva é um eufemismo para frequentemente, as provas de português da FGV não têm lógica, pois é isto que acontece.

  • Cansativo é lidar com concurseiro profissional.

  • Michel Alves Lopes, consegue justificar o gabarito?

  • Vou abrir um processo contra a FGV, quem concorda com o português dessa banca, no mínimo, é louco.
  • Não entendi pq a E esta errada

  • VTNC FGV. A alternativa E é a mais correta de todas porque ela deixa bem claro como é o caminho para ser elaborada uma redação. É por isso que o ensino no Brasil é esse chorume educacional.

  • caraca é inacreditável essa banca ,eu tento não reclamar ,mas ela força muito a barra pqp

  • Acertei porque na minha cabeça a "D" estava errada, então não tive dúvida que era a certa hahahah...

  • Se esses cursinhos fossem mesmo por nós eles já teriam processado essas bancas, principalmente a FGV! mas eles só querem saber de dinheiro, quanto mais tempo na "fila do concurso", melhor pra eles!

ID
3498532
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma das características de um texto narrativo é a presença de uma sequência cronológica de ações ou acontecimentos.


Nesse caso, assinale a opção que apresenta a sequência considerada como pertencente ao modo narrativo de organização discursiva.

Alternativas
Comentários
  • Gab: D

    Uma das características de um texto narrativo é a presença de uma sequência cronológica de ações ou acontecimentos.

    Nesse caso, assinale a opção que apresenta a sequência considerada como pertencente ao modo narrativo de organização discursiva.

    D) “O funcionário acabou de rabiscar num papel, repousou a caneta e voltou-se para atender o cliente”.

    ***Galera, criei um Instagram para nós compartilharmos experiências e conhecimento sobre o mundo dos concursos. Segue lá!!!***

    https://www.instagram.com/maxtribunais/

  • GABARITO LETRA D

    Item A: Descritivo

    Item B: Expositivo

    Item C: Argumentativo

    Item D: Informativo

  • Se foi verificada, poderia então ter um gabarito comentado nessa questão.

  • Sequência cronológica é verbo de ação no passado... Logo, será texto narrativo.

  • Gab D

    A) “Visto de uma certa distância, o fotógrafo lambe-lambe, com a cabeça enfiada na máquina sobre o seu tripé, parece um monstro de cinco patas”. (DESCRITIVO)

    B) “O diminutivo é ao mesmo tempo uma maneira afetuosa e precavida de usar a linguagem”. (DISSERTATIVO)

    C)“A secreta gravidade e a espantosa riqueza do carnaval chocam-se com essa arrumação extremamente pífia que os decoradores da Prefeitura fizeram na Avenida”. (DISSERTATIVO)

    D) “O funcionário acabou de rabiscar num papel, repousou a caneta e voltou-se para atender o cliente”. (NARRATIVO)

    E) “Há em nosso povo duas constantes que nos induzem a sustentar que o Brasil é o único país brasileiro de todo o mundo”. (DISSERTATIVO)


ID
3498535
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto “Operação, por exemplo, é uma palavra assustadora. Pior do que intervenção cirúrgica porque promete uma intromissão muito mais radical nos intestinos”.


Esse segmento do texto “Diminutivos”, de Luís Fernando Veríssimo, exemplifica uma função de linguagem denominada

Alternativas
Comentários
  • Está usando palavras para explicar a própria palavra.

  • GAB E

    A Metalinguagem é a linguagem que descreve sobre ela mesma. Ou seja, ela utiliza o próprio código para explicá-lo.

    Vale lembrar que utilizamos muito a metalinguagem no cotidiano. Quando perguntamos o significado de determinada palavra estamos usando a função metalinguística.

    Além disso, ela é usada no cinema, nas artes visuais, na literatura, na publicidade, etc.

    DENOTAÇÃO

    Quando a linguagem está no sentido denotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido literal, ou seja, o sentido que carrega o significado básico das palavras, expressões e enunciados de uma língua. Em outras palavras, o sentido denotativo é o sentido real, dicionarizado das palavras.

    CONOTAÇÃO

    Quando a linguagem está no sentido conotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido figurado, ou seja, aquele cujas palavras, expressões ou enunciados ganham um novo significado em situações e contextos particulares de uso. O sentido conotativo modifica o sentido denotativo (literal) das palavras e expressões, ressignificando-as.

  • Tentei associar a palavra "intestino" a "fato", porque é normal empregar-se "fato" em substituição a "intestino": Na construção "Ele levou uma facada e os intestinos (fatos) ficaram expostos." tem-se um bom exemplo disso. Por isso marquei a letra "B", função fática (de fatos, intestinos)... porém me dei mal, mas enfim.... Pertenceremos!!!

    #PMCE2021

  • FUNÇÕES: / MARCAS: / ELEMENTOS:

    • Emotiva ou Expressiva / Sentimento / Emissor
    • Apelativa ou Conativa / Convencer / Receptor
    • Poética ou Artística / Realce / Mensagem
    • Referencial ou Informativa / Informar / Referente
    • Metalinguística / Explicação / Código
    • Fática ou de Contato / Contato / Canal

ID
3498538
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um livro didático de interpretação de textos diz em seu prefácio: “Vem-se observando há tempo, nos livros de interpretação de texto, uma distorção quanto ao termo interpretação. Deve-se isto ao fato de dar-se o nome de interpretação ao que realmente não passa de uma releitura”.


A crítica inicial dos autores desse livro é a de que

Alternativas
Comentários
  • as perguntas limitam-se aos significados do texto.

  • Tenho que parar de perder tempo com essas questões da FGV.

  • FGV piada.

  • A resposta não tem nada a ver com o enunciado.

  • significado x sentido

  • mermão... se é interpretação de texto a pergunta tem que se limitar ao texto mesmo... que po**a é essa
  • Peçam o comentário dos professores!!


ID
3498541
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção que indica uma característica exclusiva da avaliação formativa.

Alternativas
Comentários
  • Serve como instrumento de análise crítica da prática educativa do professor.

    A avaliação formativa tem seu foco no processo ensino-aprendizagem. Alguns teóricos chegam a nomear essa modalidade com o nome de avaliação formativa diagnóstica. A avaliação formativa não tem finalidade probatória e está incorporada no ato de ensinar, integrada na ação de formação. Alguns autores consideram que a avaliação formativa englobe as outras modalidades de avaliação já que ela se dá durante o processo educacional. Seu caráter é especificamente pedagógico.

    FONTE: http://www.portalavaliacao.caedufjf.net/pagina-exemplo/tipos-de-avaliacao/avaliacao-formativa/

  • A A charge versa sobre um crítica
  • Essa questão foi de uma prova de professor. Acredito que se refira à formação de professores. Acertei por esse raciocínio.


ID
3498544
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os argumentos presentes na defesa de uma tese podem apoiarse em valores culturais, como acontece frequentemente na propaganda.


Assinale a opção em que a identificação desse valor cultural está equivocada.

Alternativas
Comentários
  • “Desodorante XY: mais quantidade e preço menor!” / durabilidade.

    C

  • Gabarito C

    C) “Desodorante XY: mais quantidade e preço menor!” / durabilidade.

    -> o mais adequado seria economia.

  • Toda modelo é elegante? Além do mais, se eu comprar um desodorante com mais quantidade pelo menor preço a durabilidade dele será um fator chave.

    Gostei

    (0)

    Respostas

    (0)

  • Preço menor não concorda com durabilidade

    preço menor concordaria com mais economia.

    Gab: Ce

  • FVG, questões de português pra professor: Qual a cor do lápis preto? Questões pra outros cargos: Se o jacaré é azul e o gato late então o pato mia.

ID
3498547
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Há um consenso entre estudiosos de língua e de educação, que o ensino de Português deve basear-se nos seguintes eixos:

Alternativas
Comentários
  • leitura e escrita.

    d

  • Quanto mais questões de português da fgv eu respondo mais medo fico das provas!

ID
3498550
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os diversos textos a serem interpretados em um livro didático devem ser distribuídos segundo o seguinte critério:

Alternativas
Comentários
  • textos de gêneros textuais variados.

    c

  • Questão típica da FGV, na qual qualquer alternativa poderia ser a correta.

  • QUÍNTUPLO GABARITO

  • Olá guerreiros.

    Gabarito C.

    Pergunta que requer conhecimento de tipologia textual.

    Acredito que a confusao maior esta nas alternativas C e D. Mas da pra entender.

    "Textos de gêneros textuais variados" é diferente de "generos literarios difetentes"

  • FGV viaja em algumas questões...mas vamos lá, acredito que o principal conhecimento para resolver esta questão estava em saber a diferença entre GÊNEROS TEXTUAIS e GÊNEROS LITERÁRIOS:

    Tipos e gêneros textuais:


ID
3498553
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Diante de um segmento textual expresso em linguagem coloquial, a atitude didática mais adequada do professor é:

Alternativas
Comentários
  • mostrar a provável adequação dessa linguagem à situação comunicativa.

    d

  • Qualquer alternativa poderia ser a correta.

  • GABARITO ABSURDO

    As alternativas B e D são a mesma alternativa. Se a D é o Gabarito, a B também é. Além disso, as alternativas A e C também estão corretas. Mas discordo do colega Ramón Ramos: a alternativa E não é correta, o professor não deve condenar as variantes linguísticas.

  • Alternativa D

    A linguagem coloquial, também é uma linguagem. Não quer dizer que esteja errada, só é abordada de maneira diferente da formal. A comunicação existe, o papel do educador nesse caso é orientar o aluno para um entendimento do texto.

    A- Errada

    A linguagem irá depender do seu interlocutor.

    B- Errada

    Quando se fala em interpretação eu tenho que buscar entender o que o autor quer dizer e pra quem ele quer dizer, e não corrigi-lo.

    C- Errada

    O texto coloquial tem características diferentes do formal. O que não quer esteja errada.

    D- Certa

    Mostrar o que o autor que dizer com o texto e pra quem. Se o texto tem uma predominância regional, por exemplo. O sotaque massa dos gauchos tem expressões regionais que podem significar a mesma coisa que palavras formais (Sinônimos).

    E- Errada

    Essa é a mais absurda, "CONDENAR" na interpretação? Xiiiii, essa nem vou comentar!

    Bons estudos...

  • SIDNEY MENEZES

    A

    Não é possível afirmar nada aí sem contexto. Aliás, presume-se que o professor esteja lecionando a norma culta ao aluno, de modo que, quando o aluno apresenta segmento textual expresso em linguagem coloquial, a atitude mais didática do professor é corrigí-lo sim. A alternativa é nula.

    B

    Ótimo. O professor deixa o aluno escrever errado para o resto da vida. Ótimo professor.

    C

    Essa alternativa não diz nada sobre linguagem certa ou errada, ela diz "deficiências comunicativas". É uma atitude didática sim mostrar as deficiências comunicativas da linguagem que o aluno usa para mostrar-lhe como superá-las.

  • Pessoal, nos dias atuais muito se fala sobre '' Qual é a linguagem correta ? qual a comunicação mais eficaz ? '' e a conclusão que os grandes gramáticos chegam é a de que a melhor forma de comunicação é aquela que se entende, ou seja, falar culto não é o mais importante se o receptor não entende nada.

    GAB LETRA D


ID
3498556
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um professor de Português leva para seus alunos de terceira série do nível médio a primeira página de um jornal de grande circulação a fim de ser linguisticamente analisada.

Nesse caso, o aspecto de menor importância deve ser

Alternativas
Comentários
  • Quéisso?

  • Que confusão

  • Não entendi também kkkkk

  • é o q

  • O gab é E (nao pergunte o pq kkkkkk)

  • Gabarito E

    Pessoal, resolvi por eliminação,utilizando a lógica, vou deixar minha contribuição. Lembrando que a questão pede o aspecto de MENOR IMPORTÂNCIA!!!

    A) o estudo de elementos linguísticos verbais e recursos gráficos.

    ->Os gráficos são recursos muito importantes em um jornal, é o que chama atenção facilmente do leitor, a porta de entrada para uma notícia.

    B)a seleção de notícias em vista do interesse dos leitores.

    ->autoexplicativa.

    C)as estratégias argumentativas de motivação para o leitor.

    -> é de suma importância para o jornal utilizar de estratégias que mantenham o interesse do leitor.

    D)a valorização das imagens na apresentação das matérias.

    ->Mesma explicação da A.

    E)o destaque de linguagem culta como o predominante no jornal.

    ->Pensem comigo: um jornal deve ser acessível ao maior número de pessoas possíveis, uma linguagem predominantemente culta se afastaria desse objetivo. Na prática, podemos observar que a linguagem dos jornais possuem uma linguagem bastante acessível.

  • Assistam a aula de Português sobre VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, lá tem toda a explicação. As aulas em vídeo tem me ajudado muito nessas questões de português.

  • GABARITO ABSURDO

    Leia em voz alta. A FGV está dizendo que, em aula de linguística, o destaque da linguagem culta como predominante no jornal é menos importante que a valorização das imagens. Ou seja, o professor aprovado no concurso deve, em suas aulas de linguística, dar mais importância a imagens que à linguagem culta. Um completo contrassenso pedagógico.

    O colega Mad King moveu o eixo da discussão dizendo que a linguagem do jornal não é predominantemente culta porque precisa ser acessível. Outro contrassenso. Basta folhear qualquer manual de redação de jornal para ver que a linguagem culta é predominante. Aliás, linguagem acessível significa apenas linguagem simples, não significa linguagem coloquial, como o colega acredita (esta questão colabora para o que estou dizendo: Q1218804). A Língua Culta pode (e deve!) ser simples, acessível.

  • Gente é o que deve ter MENOR importância! Pensa , são crianças de terceira série, vc na terceira serie iria se atentar pra linguagem culta predominante do jornal? REGRAS GRAMÁTICAS DOS TEXTOS PREDOMINANTEMENTE ARGUMENTATIVOS EXPOSITIVOS?

    Eu nem teria idéia do que era isso!

  • Rodolfo Alves, a questão diz que os alunos são "de terceira série do nível médio", vulgo terceiro ano do Ensino Médio. Ademais, perceba que o cargo, tal como exposto no Edital, é de Professor de Ensino Fundamental II e Médio.

  • Texto jornalístico emprega norma culta e não é importante para uma aula de língua portuguesa?? Como???

    ABSURDO!!

  • Olá, fazendo um adendo a questão, quando lemos um jornal, a primeira coisa que VEM NA PRIMEIRA PÁGINA (Como pede a questão) dele é uma manchete sobre algo ocorrido de grande repercussão. Pensando nisso, podemos deduzir que pode aparecer uma figura de linguagem para dá ênfase e chamar a atenção do leitor. Ex: "A democracia morreu". É uma figura de linguagem, e que pode desperta: (A)uma conclusão através de uma imagem, (B) a melhor notícia vai para a capa do jornal, (C) motivar o leitor a partir da curiosidade, (D) a foto de um caixão com o nome: DEMOCRACIA (Com certeza chamaria minha atenção). O Gabarito é letra (E), pois um texto na capa de um jornal, pode ou não ter como predominância um linguagem culta, depende da informação.

    Bons Estudos!

  • SIDNEY MENEZES, sua colocação subentende que as figuras de linguagem são coloquiais. Isso não tem fundamento nenhum.