-
Quéisso?
-
Que confusão
-
Não entendi também kkkkk
-
é o q
-
O gab é E (nao pergunte o pq kkkkkk)
-
Gabarito E
Pessoal, resolvi por eliminação,utilizando a lógica, vou deixar minha contribuição. Lembrando que a questão pede o aspecto de MENOR IMPORTÂNCIA!!!
A) o estudo de elementos linguísticos verbais e recursos gráficos.
->Os gráficos são recursos muito importantes em um jornal, é o que chama atenção facilmente do leitor, a porta de entrada para uma notícia.
B)a seleção de notícias em vista do interesse dos leitores.
->autoexplicativa.
C)as estratégias argumentativas de motivação para o leitor.
-> é de suma importância para o jornal utilizar de estratégias que mantenham o interesse do leitor.
D)a valorização das imagens na apresentação das matérias.
->Mesma explicação da A.
E)o destaque de linguagem culta como o predominante no jornal.
->Pensem comigo: um jornal deve ser acessível ao maior número de pessoas possíveis, uma linguagem predominantemente culta se afastaria desse objetivo. Na prática, podemos observar que a linguagem dos jornais possuem uma linguagem bastante acessível.
-
Assistam a aula de Português sobre VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, lá tem toda a explicação. As aulas em vídeo tem me ajudado muito nessas questões de português.
-
GABARITO ABSURDO
Leia em voz alta. A FGV está dizendo que, em aula de linguística, o destaque da linguagem culta como predominante no jornal é menos importante que a valorização das imagens. Ou seja, o professor aprovado no concurso deve, em suas aulas de linguística, dar mais importância a imagens que à linguagem culta. Um completo contrassenso pedagógico.
O colega Mad King moveu o eixo da discussão dizendo que a linguagem do jornal não é predominantemente culta porque precisa ser acessível. Outro contrassenso. Basta folhear qualquer manual de redação de jornal para ver que a linguagem culta é predominante. Aliás, linguagem acessível significa apenas linguagem simples, não significa linguagem coloquial, como o colega acredita (esta questão colabora para o que estou dizendo: Q1218804). A Língua Culta pode (e deve!) ser simples, acessível.
-
Gente é o que deve ter MENOR importância! Pensa , são crianças de terceira série, vc na terceira serie iria se atentar pra linguagem culta predominante do jornal? REGRAS GRAMÁTICAS DOS TEXTOS PREDOMINANTEMENTE ARGUMENTATIVOS EXPOSITIVOS?
Eu nem teria idéia do que era isso!
-
Rodolfo Alves, a questão diz que os alunos são "de terceira série do nível médio", vulgo terceiro ano do Ensino Médio. Ademais, perceba que o cargo, tal como exposto no Edital, é de Professor de Ensino Fundamental II e Médio.
-
Texto jornalístico emprega norma culta e não é importante para uma aula de língua portuguesa?? Como???
ABSURDO!!
-
Olá, fazendo um adendo a questão, quando lemos um jornal, a primeira coisa que VEM NA PRIMEIRA PÁGINA (Como pede a questão) dele é uma manchete sobre algo ocorrido de grande repercussão. Pensando nisso, podemos deduzir que pode aparecer uma figura de linguagem para dá ênfase e chamar a atenção do leitor. Ex: "A democracia morreu". É uma figura de linguagem, e que pode desperta: (A)uma conclusão através de uma imagem, (B) a melhor notícia vai para a capa do jornal, (C) motivar o leitor a partir da curiosidade, (D) a foto de um caixão com o nome: DEMOCRACIA (Com certeza chamaria minha atenção). O Gabarito é letra (E), pois um texto na capa de um jornal, pode ou não ter como predominância um linguagem culta, depende da informação.
Bons Estudos!
-
SIDNEY MENEZES, sua colocação subentende que as figuras de linguagem são coloquiais. Isso não tem fundamento nenhum.